segunda-feira, 21 de setembro de 2020

9ºAnos finais semana de 21 a 25 de setembro de 2020

 Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020

                                                  Eletivas/ProfºDenis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

3º Bim- Semana 7 (21.09 à 25.09)

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 



 

Taxa Selic: O que é, para que serve e como influencia seus investimentos

https://www.infomoney.com.br/guias/taxa-selic

O Banco Central do Brasil nesta pandemia resolveu baixar a SELIC?  Pesquise e reflita sobre essa redução. Justifique sua resposta e envie para o professor por e-mail.

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

                                                 Eletivas/Dayane

                                          DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6º/8º/ 9º

 

CONTEÚDOS:

           

 

·       Unidade Temática: Esporte e Lazer

·       Jogos, games e tv;

 

ATIVIDADES

 

 

 

·       Atividade 1- Pesquisar quais foram os times de futebol que teve Covid;

·       Atividade 2- Quais foram as providencias do clube dos jogadores que foram contaminados pelo Covid?

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 02/10/2020

                                                 Eletivas/Denise


                                                

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 21 a 25/09/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA: JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

        A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA NO JIU JITSU

 

Aula I: Faça uma pesquisa por escrito sobre o que é preparação física e qual sua importância. 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Leia o resumo do artigo abaixo:

 

          A preparação física auxiliando na diminuição das lesões ligamentares no jiu-jitsu

O jiu-jítsu é uma arte marcial milenar e possui várias características semelhantes com o esporte olímpico judô. Ações de “pegada”, “projeção”, “deslocamento”, “estrangulamento” e “chave em articulações” são bastante comuns nesse esporte. Entretanto, poucos estudos têm como foco o jiu-jítsu, principalmente em relação aos aspectos físicos, sendo mais comuns trabalhos envolvendo o judô, por essa razão reuniremos diversos estudos onde às características dos golpes e movimentos se assemelhem com a execução dos movimentos do jiu-jitsu.

    Estudos publicados na literatura médica sobre o perfil do jiu-jítsu como esporte e sobre as características das lesões que seus praticantes sofrem durante treinamento ou competição, não são comuns. Buschbacher e Shay descrevem o jiu-jítsu como arte marcial similar ao Aikidô, na medida em que utiliza manipulações articulares para imobilizar e controlar o oponente, ocasionando lesões por quedas ou entorses articulares. Os autores não estimam a freqüência em que essas lesões ocorrem. Na literatura são encontrados trabalhos que apontam uma alta freqüência de lesões em praticantes de outras artes marciais, inclusive em atletas de judô.

    Birrer demonstrou um risco significativo de ocorrência de lesões em artes marciais, determinando como fatores identificáveis de risco: falha no uso de equipamento protetor, falta de experiência do atleta. Sugeriu ainda que a qualificação, a supervisão e a atitude dos treinadores e árbitros, assim como a presença de um ambiente de treinamento ou competições seguros e regulamentos rígidos em competições são fatores críticos na epidemiologia de lesões nas artes marciais. Vemos também como fatores determinantes para essas lesões a sobrecarga de treinamento que gera cansaço e assim uma aplicação errada das técnicas específicas, a competição interna entre membros da mesma equipe de treinamento que gera disputa dentro do treino e falta de preparo de alguns instrutores e professores que não observam nem limitam a aplicação das técnicas nos treinos.

    Segundo Suzinéa Tezotto Menegue Soares, estudos demonstram pouco interesse dos atletas em um programa de preparação física específico, que vise à prevenção de lesões no esporte, mas que aqueles que participaram obtiveram bons resultados. A preparação específica tem o objetivo de fortalecer os grupos musculares dando maior apoio, suporte e flexibilidade e consequentemente maior proteção para as articulações que sofrem as aplicação das técnicas. Constatou-se a pouca importância dada pelos atletas e treinadores a trabalhos de prevenção no jiu-jítsu e em outros esportes. Assim com a realização de mais pesquisas na área, divulgação dos resultados e apresentação dos mesmos a treinadores e atletas o quadro poderia ser modificado, fazendo com que a prevenção passasse a fazer parte da rotina de treinamentos.

    STANLEI define o esporte como um aperfeiçoamento físico do indivíduo por meio de técnicas e exercícios musculares; o aquecimento antes dos treinos e competições é considerado muito importante para evitar estiramentos, torções ou lesões mais graves, visto que no judô têm-se muitas quedas, rolamentos, pegada, etc., às quais se não bem desenvolvidas podem também levar a uma lesão muscular ou óssea. O jiu-jitsu da mesma forma sobrecarrega o ombro pelas técnicas de projeção e torções que visão direta ou indiretamente a articulação do ombro. Um programa de preparação física preventivo, preparado diante de um estudo anatômico e biomecânico do complexo da cintura escapular e das lesões que a atingem pode auxiliar na prevenção e diminuição de lesões da mesma.

    Ide & Padilha apresentam um tipo de lesão que não está associada a nenhuma técnica especifica, e sim as características do esporte que exigem muito contato corporal, essa lesão é chamada hematoma auricular. Segundo os autores, essa lesão está presente em 40% dos lutadores.

    João Caetano Carpeggiani em estudo realizado aponta, o ombro como região anatômica mais lesada por lesões articulares no jiu-jítsu. Outros autores relatam que o ombro também é a área do corpo mais freqüentemente lesada no judô, o que pode ser justificado pela maior carga de treinamento em posição ortostática com 18 golpes que utilizam o membro superior como alavanca para ocasionar queda do oponente. Este tipo de abordagem de luta não é o mais freqüente no jiu-jítsu, modalidade na qual prevalecem os combates no solo, em posições não ortostáticas, e que exerceriam relativamente menor trauma de forma repetida à cintura escapular do oponente, tanto no inicio, quanto no desfecho do golpe. As situações de raspagens, em que o atleta de jiu-jítsu se encontra por baixo do adversário e através de determinada técnica procura desequilibrar o oponente para assumir a posição sobre o mesmo, empregam muitas vezes a extensão do joelho contra uma carga equivalente ao peso do lutador. Ainda, posições dos lutadores observadas em treinamentos e descritas em manuais práticos de jiu-jítsu, poderiam estar relacionadas à maior freqüência de lesões ocorridas sobre esta articulação, como o trauma direto sobre a face lateral do joelho causado por quedas quando os rolamentos são mal realizados, o trauma repetido da face frontal do joelho contra o solo quando o atleta se encontra sobre o oponente, assim como a hiperflexão da articulação do joelho pelo atleta quando se encontra na chamada guarda do adversário, as manobras de estrangulamento como o triângulo, que utilizam o joelho em flexão e rotação interna contra a força do oponente, e finalmente as chaves de perna sofridas pelo praticante de jiu-jítsu.

       Os mecanismos de lesões no ombro do atleta ocorrem por meio atraumático e traumático. Os movimentos repetitivos são responsáveis por grande número de lesões atraumáticas (CAVALLO R.J., SPEER K.P). Os traumas diretos ou indiretos ocorrem principalmente nos esportes que priorizam o contato físico, como jiu-jítsu (BURKART S.S., MORGAN C.D., KIBLER W.B).

    A dor é o principal sintoma manifestado pelos atletas. A localização da dor nos atletas deve ser minuciosamente avaliada. Os atletas muitas vezes apresentam clínica de dor anterolateral sugestiva de síndrome do impacto, mas esta pode ser secundária à instabilidade glenoumeral. O ombro doloroso afeta não só o atleta de alto nível como também o atleta amador e recreacional.

    Dentro deste contexto, Guimarães e Guimarães, compreende que a flexibilidade, sem dúvida, é uma das qualidades físicas extremamente importante, reforçado por Ducan, que apresenta entre as que as qualidades físicas inerentes à prática do karatê, a capacidade cardiorrespiratória, força muscular, resistência muscular localizada e a flexibilidade. Da mesma forma, Gracie e Gracie, afirma ainda que, para a prática de artes marciais a flexibilidade, força e velocidade são pré-requisitos absolutamente indispensáveis.

    O mesmo autor afirma que, no jiu-Jitsu, o praticante aprende técnicas baseadas nas leis da física, como alavanca, inércia, centro de gravidade, sendo necessário treinamento nos requisitos força e flexibilidade.

    O jiu-jitsu tem na defesa pessoal sua principal essência, baseada no equilíbrio, momento de força, flexibilidade, alavanca, inércia, centro de gravidade.

  Atualmente, poucos professores formados ou em fase de formação nos cursos de Educação Física estão atuando na área das artes marciais, e é grande a escassez de recursos e bibliografias relevantes nessa área, Tendo em vista o crescimento das artes marciais, e sabendo-se que a flexibilidade é uma aptidão física muito importante para realização de movimentos articulares; apesar de nem sempre ser analisada e desenvolvida de forma específica, levando-se em consideração a modalidade esportiva e tipo de treinamento que desenvolvem. O objetivo deste estudo foi comparar os níveis de flexibilidade entre atletas de karatê e Jiu-Jitsu, com idade de 18 a 30 anos, da cidade de Montes Claros, MG, Minas Gerais, Brasil.

Conclusão

    Durante a prática do Jiu-jitsu ocorre uma exigência muito grande das articulações do ombro e do joelho, o índice de lesões nessas articulações é alarmante e provoca em muitos casos o abandono do esporte pelo atleta pelo longo tempo de recuperação e seqüelas dessas lesões.

    Um trabalho muscular para ganho de força, melhora da estabilidade articular e aumento da flexibilidade das articulações dos atletas previne e diminui a gravidade dessas lesões. Para isso é necessário que os professores de jiu-jitsu ou procurem formação superior em Educação física ou procurem apoio em um profissional para preparação das aulas e desenvolvimento dessas habilidades, focando em um treino específico para essas valências.

 

 

Fontece: https://www.efdeportes.com/efd188/lesoes-ligamentares-no-jiu-jitsu.htm#:~:text=Durante%20a%20pr%C3%A1tica%20do%20Jiu,recupera%C3%A7%C3%A3o%20e%20seq%C3%BCelas%20dessas%20les%C3%B5es.  Acesso em 15/09/2020.

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

9ºAno A 

Arte / Profº ADRIANA 

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Sondagem Teatral

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens do drama.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade de Sondagem

1.Já participou de alguma experimentação teatral de improvisação, jogo cênico, construção corporal e vocal de personagens do drama? Conte um pouco desta experiência.

2.Se já participou, onde foi? Na escola? Projetos sociais? Igreja? Centro Cultural?

3.Cite quais as profissões ligadas ao teatro você conhece que tem funções técnicas, artísticas, de comunicação e imagem e administrativas.

4. Quais as principais atividades que um ator, um figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista, um cenógrafo, um iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor de imprensa exercem em uma produção teatral?

5.Já participou alguma vez da produção de um espetáculo teatral na escola ou em outro local? Como foi esta experiência? Qual ou quais funções exerceu?

.

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 21/09 a 25/09

 

__

 

 

Ciências/ProfºAna Paula

Atividades de ciências Naturais

Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora : Ana Paula

Período: 21/09/2020 à 25/09/2020

Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas:

Atividade:

1 – Faça uma pesquisa sobre:

a- Qual a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do Patrimônio Nacional?

b- Quais os biomas são considerados Patrimônio Nacional?

c- O que deve ser feito para a preservação da biodiversidade nas Unidades de Conservação?

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação Física/ProfºDayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

ATIVIDADE

·       Atividade 1- Aspectos Tecnicos e Táticos do Basquetebol;

           1º Parte- Responder questionário;

·       Atividade 2- 2ª Parte- Posição dos jogadores em quadra;

Acessar o link disponivel no caderno do aluno e enviar um OK como resposta para a professora;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:02/10/2020

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Analisar a formação de blocos regionais da Europa e Ásia, comparar as suas características e relacionar com a atuação de blocos de outras regiões do mundo. Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.

 

GEOGRAFIA : Transformações do espaço na sociedade / características dos blocos econômicos. (  1 / 2 ).

Os blocos econômicos surgiram em um contexto amplo de difusão da globalização, a qual faz com que as economias do mundo todo se conectem, transformando o planeta em uma grande rede de trocas comerciais, culturais, políticas, sociais e várias outras possíveis.

Esses blocos passaram a se formar com o intuito de diminuir as fronteiras impostas pelos países, havendo trocas significativas, como mão de obra, serviços, capitais e fluxo de mercadorias. Além disso, também é um objetivo aumentar o Produto Interno Bruto (PIB), o lucro das empresas e, consequentemente, os empregos nos países envolvidos.

 

O que são blocos econômicos?

Um bloco econômico pode ser considerado como um grande grupo de países que visam a aumentar as trocas comerciais regionais, expandindo seus dados econômicos, como PIB, empregos, multinacionais no país, poder de compra da população, entre outros.

Muitos autores chamam esses blocos de mercados regionais, em razão da restrição dos acordos à região dos países envolvidos, ou megablocos regionais, dada a grandeza de alguns, como a União Europeia.

 

Em um mundo cada vez mais globalizado, é natural que países queiram proteger suas economias da concorrência global. Isso porque, em muitas localidades, alguns fatores deixam a mercadoria mais atrativa a investidores, como a disponibilidade de mão de obra ou mesmo os incentivos fiscais oferecidos pelos governos.

Diante disso, após a Segunda Guerra Mundial, surgiu a ideia da criação de um mercado restrito para um grupo de países, a fim de incentivar suas economias. Esse era o objetivo da criação do Benelux (palavra que corresponde às três sílabas iniciais de cada país-membro), formado por Bélgica, Holanda (Netherlands, em inglês) e Luxemburgo.

Depois, outros blocos surgiram ao longo do século XX, como a União Europeia, o Mercosul, o Nafta, entre outros.

Tipos de blocos econômicos

Para compreendermos como funcionam os blocos econômicos, é necessário compreender como eles são criados. Existem vários blocos econômicos pelo mundo, mas cada um possui um nível de integração diferente dos demais. O que caracteriza essa integração é o desejo dos países-membros de intensificar mais ou menos as relações econômicas entre as nações.

 

 

 




                                                

 

No mundo globalizado, as economias mundiais estão em constante comunicação.

 

Podemos organizar os blocos econômicos em diferentes tipos (características):

·        Zona de livre comércio: os países unem-se para a liberação gradual de mercadorias e capitais dentro dos limites territoriais do bloco. É uma integração tímida, visando apenas aos produtos e aos lucros obtidos nessa produção. Como exemplo, podemos citar o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que envolve os três países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.

·        União aduaneira: trata-se de uma evolução da zona livre de comércio. Além da liberação das mercadorias e produtos, é estabelecida uma Tarifa Externa Comum (TEC) aos países de fora do bloco. Isso significa que, quando um país do bloco negociar com outro país que não pertença ao bloco, haverá uma taxa de importação padronizada, igual para todos os que participam da integração econômica. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um exemplo de bloco que possui a TEC.

 

·        Mercado comum: possui a integração mais evoluída. Há as duas características anteriores, como a zona de livre comércio e o estabelecimento da TEC, e outras para promover uma ampliação das relações entre os envolvidos. Essa ampliação busca padronizar leis trabalhistas, legislações econômicas, além da livre circulação de pessoas. Além disso, empresas nacionais podem expandir seus negócios, instalando-se em qualquer um dos países do bloco que está nesse nível de integração.

·        União econômica e monetária: Conforme as relações se intensificam e avançam, o bloco econômico pode chegar ao seu estágio máximo e completo: a adoção de uma moeda única e criação de um banco central do bloco. É o caso da União Europeia, que adotou o euro como moeda oficial em 2002. Porém, essa moeda não é adotada em todos os países que fazem parte desse bloco.

 



Quais os principais blocos econômicos?

Sede da União Europeia, na cidade de Bruxelas, Bélgica.

 

União Europeia (UE)

 

União Europeia, bloco iniciado com a criação do Belenux, em 1944, é o bloco econômico que representa a maior integração de nações, pois possui todas as características para tal ação. Apesar de adotar uma moeda única no bloco, nem todos os países-membros utilizam o euro. São 27 países participantes desse bloco, os quais, juntos, possuem um PIB maior do que a China (segunda maior potência econômica do mundo).

 

Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA - do inglês North American Free Trade Agreement)

Esse bloco teve seu início em 1989, com adesão de dois países da América do Norte: Canadá e Estados Unidos. As conversas com o México começaram dois anos depois, em 1991. Em 1994, o Nafta entrou em vigor com a adesão dos três países citados após três anos de negociações.

Com uma pequena integração econômica, os três países envolvidos possuem trocas comerciais significativas, com amplo mercado consumidor. Tais trocas possibilitaram uma modernização industrial, além de impulsionar investimentos e fluxos de comércio nos três países. Estima-se que as trocas em mercadorias diárias entre esses países cheguem a 2,6 bilhões de dólares, o que corresponde, aproximadamente, a 108 milhões de dólares por hora.

 

Mercado Comum do Sul (Mercosul)

Criado no início da década de 1990, o Mercosul corresponde ao maior PIB da América Latina, com 10 países envolvidos, havendo desde trocas comerciais até livre circulação de pessoas. O Mercosul corresponde à quinta maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) de quase 2,8 trilhões de dólares. Além disso, esse bloco é um espaço privilegiado para investimentos, associações empresariais, turismo, comércio, entre outros cenários econômicos.

 

Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean - do inglês Association of South East Asian Nations)

Esse bloco foi criado em 1967, na Tailândia, com o objetivo de desenvolver países que estão no sudeste da Ásia, como Indonésia, Cingapura, Malásia e outros. Trata-se de um bloco tímido que se encaixa em uma união aduaneira, cujas ações buscam a integração política e econômica dos países-membros.

Asia-Pacific Economic Cooperation (Apec)

Com 21 países participantes, esse bloco inclui as nações banhadas pelo oceano Pacífico, como Estado Unidos, Japão, China, Peru, Hong Kong e outros. Inicialmente, quando foi criado, em 1989, era apenas um fórum para decisões econômicas entre as nações. Com o tempo, houve a tentativa de implantar uma zona de livre comércio, mas as disparidades eram imensas.Apesar de haver uma interdependência gradual entre as nações, ainda há muito que superar para que essa zona de livre comércio seja implementada, haja vista as disputas comerciais entre as três maiores economias do globo presentes nesse bloco: Estados Unidos, China e Japão.





Bandeiras dos 21 países-membros da Apec.

Vantagens e desvantagens dos blocos econômicos

 

Os blocos são vantajosos para a maioria dos países envolvidos, pois a troca econômica é bem ampla, o que contribui para que empresas de um país instalem-se em outro, para a circulação de bens, serviços e capital, além da circulação de pessoas, como o caso da União Europeia e do Mercosul.

Entretanto, as economias mais frágeis do bloco ficam prejudicadas em alguns quesitos, como é o caso do México no NAFTA. Indústrias estadunidenses instalam-se no país latino, usam mão de obra mais barata para produzir suas mercadorias e vendem, com um preço elevado, para mexicanos e estadunidenses, além dos canadenses. O poder de compra dos Estados Unidos é maior que o dos mexicanos, ou seja, a aquisição de um bem não depende, nesse caso, da origem do produto, mas sim do preço que lhe é colocado.

Outra desvantagem, em tempos de globalização, é o protecionismo econômico que há em alguns blocos em relação a produtos que vêm de outros países não pertencentes ao bloco.

 

Há, também, situações em que a xenofobia está presente, como na União Europeia. Em muitos países, como na França, a Frente Nacional, partido de extrema-direita, defende a França para os franceses, slogan utilizado em algumas eleições e que se posiciona contra a integração dos países. Para esse partido e seus apoiadores, a livre entrada de pessoas deve ser revista, com restrições a determinadas nacionalidades.

 

Em linhas gerais, nos blocos econômicos, as grandes economias só têm a ganhar, pois, com a ampliação das relações econômicas, a tendência é que os grandes continuem grandes e até maiores. Já para os países com economias mais frágeis, há uma dependência em relação aos países mais fortes, como é o caso do México e do Canadá no Nafta, que dependem do mercado consumidor estadunidense para que suas economias continuem pujantes.

 

 

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                           Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI MESMO,

DO QUE DEZENAS NO OUTRO,

POIS O SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ”   !

-  DALAI LAMA

História/ProfºSilvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.

SEMANA: de 21 a 25 de setembro

Quantidade de aulas:

9A quatro aulas

2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas

AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.

 

 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS.    QUAL A SUA OPINIÃO ?


 

(  ) SIM

(  ) NÃO

JUSTIFICATIVA

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Inglês/ProfºMonica

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 9º A, B, C

Atividade semanal: 21/09/20 a 25/09/20

TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas

 

CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.

 

Orientação da atividade:

 

1ª aula:

 Na aula passada nós vimos o significado e alguns exemplos de metáforas. Pedi para que lessem o poema abaixo e respondessem às questões. Os alunos que ainda não fizeram essa atividade, façam nessa primeira aula. Não esqueçam de me enviar para o fechamento da nota do 3º bimestre.

 Enquanto você lê o poema, pense nas questões abaixo. Coloquei a tradução para facilitar o entendimento. Responda em seu caderno.

a) Qual o assunto tratado no poema?

b) Qual é a sua impressão disso?

c) Você consegue identificar as metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno.

d) O que você acha que eles significam?

e) Eles reforçam o assunto do poema? Explique.

 

Mother to Son - Poem by Langston Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)

(1922)

Well, son, I’ll tell you:

Life for me ain’t been no crystal stair.

 

It’s had tacks in it,

And splinters,

And boards torn up,

And places with no carpet on the floor —

Bare.

But all the time

I’se been a-climbin’ on,

And reachin’ landin’s,

And turnin’ corners,

And sometimes goin’ in the dark

Where there ain’t been no light.

So boy, don’t you turn back.

Don’t you set down on the steps

‘Cause you finds it’s kinder hard.

Don’t you fall now —

For I’se still goin’, honey,

I’se still climbin’,

And life for me ain’t been no crystal stair.

 

Tradução:

 

Mãe para filho - poema de Langston Hughes

(1922)

Bem, filho, vou te dizer:

A vida para mim não tem sido uma escada de cristal.

Tem tachas,

E lascas,

E as tábuas rasgadas,

E lugares sem carpete no chão -

Nua.

Mas o tempo todo

Eu estive escalando,

E chegando a pousar,

E curvas,

E às vezes indo no escuro

Onde não havia luz.

Então garoto, não volte atrás.

Não descanse nos degraus

'Porque você acha que é mais difícil.

Não caia agora -

Pois eu ainda vou, querido,

Eu ainda estou escalando,

E a vida para mim não tem sido uma escada de crista

2ª aula

1)Quais os versos que te chamou mais a atenção? Faça um comentário sobre eles e copie-os em seu caderno.

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua Portuguesa/ProfºJobiane

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 21/09/2020 a 25/09/2020

 

Língua Portuguesa e Literatura - 9º A. B E C

 

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: SETEMBRO AMARELO

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir a palestra: Depressão e prevenção ao suicídio.

https://www.youtube.com/watch?v=kjsbdMpY4KA

 

v Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.

 

 

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto informativo no caderno.

 

Como o Setembro Amarelo começou?

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Esta data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.

Objetivos do Setembro Amarelo

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.

Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.

Como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio?

Pessoas sob risco de suicídio podem:

  • apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos;
  • ter casos de doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor (depressão, bipolaridade), transtornos de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade generalizada;
  • apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;
  • sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.
  • odiar-se, apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
  • ter um desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento;
  • apresentar sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
  • escrever cartas de despedida;
  • falar repentinamente sobre morte ou suicídio;
  • apresentar um convívio social conturbado;
  • ter doenças físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
  • apresentar personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.


Matemática/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 21/09/2020  a 25/09/2020

(6 aulas)

 

Caderno do aluno 3ºbimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

Habilidade que vamos desenvolver!!!

(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

 

Caros alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de aprendizagem 1,o objetivo das  atividades que vamos desenvolver são conhecer a história do Teorema de Pitágoras. Demonstrar geometricamente o Teorema de Pitágoras e  Reconhecer as ternas pitagóricas e suas relações com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos passados.

Disponibilizei as aulas do centro de mídias que abordaram o tema de estudo!

Assistam as aulas caso você tenha perdido para resolver as atividades propostas continuo esperando o retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!

10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III

https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11

11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV

https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17

Resolver as seguintes atividades

ATIVIDADE 4- PROJEÇÕES

ATIVIDADE 5 – RELAÇÕES MÉTRICAS

ATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES MÉTRICAS E APLICAÇÕES

Próxima semana vamos resolver  atividade avaliativa sobre a

                                          SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

Projeto de vida /ProfºDenis

Projeto de Vida                                    Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 7 (21.09 à 25.09)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 4 MITOS DO ESTUDO E VILÕES DOS ESTUDANTES proposta no caderno do estudante, vejam o quais são os violões que os atrapalham seus estudos reflita sobre eles e envie sua resposta para o professor por e-mail.

ü  8º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 4 Visualização de vídeo da serie Consciente Coletivo para posterior elaboração de narrativas sobre o consumo e a sustentabilidade. Disponível em:

https://www.akatu.org.br/videos/. Acesso em: 10 fev. 2020. Vocês acreditam que esses assuntos tratados nos vídeos tem relação com as queimadas no Pantanal e com a Amazônia? Justifique e envie sua reflexão para o e-mail do professor.

 

ü  9 Ano: 

Prezados alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3 MAPA PARA O FUTURO  preencha o quadro de aprendizagem, conforme tenha entendido e reflita sobre o que mudou em relação ao semestre passado? O que vocês pensam para o seu futuro? Transcreva em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, realizem diários de práticas a situação de aprendizagem 3 DO SONHO À REALIDADE: A ARTE DO PLANEJAMENTO Conforme a atividade “O que poderia ter mudado na história?”, do Caderno do Estudante (página 143). Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa Social; Curiosidade para aprender; Responsabilidade, Organização; Determinação.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação /ProfºDenis

Tecnologias                                                Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 7 (21.09 à 25.09)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

APRENDENDO A PROGRAMAR

Qual linguagem do computador?

Como eles conseguem exibir imagens e sons?

Qual linguagem o computador usa?

Você já parou para se perguntar sobre como o computador consegue armazenar e exibir informações? O computador, na verdade, transforma todas as informações que inserimos nele em apenas dois números: zero e um. Pode acreditar, o computador se comunica com a gente por meio de uma linguagem matemática binária. Tudo para ele ou é zero ou é um. Mas você deve estar se perguntando: como números, letras, palavras, imagens e sons podem ser convertidos em zeros e uns? Bem, para responder a essa pergunta, nós precisamos aprender sobre os números binários, e nada melhor do que realizarmos uma atividade prática

 

Após a leitura do texto que também tem no caderno do estudante realize, a atividade 1 – Conversão de números decimais em números binários. Envie para o professor no e-mail.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

 

Habilidades envolvidas:

EF89TEC22: Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de programação.

EF89TEC23: Compreender a sequência cíclica que envolve a programação.

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

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9ºAno B 

Arte / Profº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Sondagem Teatral

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens do drama.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade de Sondagem

1.Já participou de alguma experimentação teatral de improvisação, jogo cênico, construção corporal e vocal de personagens do drama? Conte um pouco desta experiência.

2.Se já participou, onde foi? Na escola? Projetos sociais? Igreja? Centro Cultural?

3.Cite quais as profissões ligadas ao teatro você conhece que tem funções técnicas, artísticas, de comunicação e imagem e administrativas.

4. Quais as principais atividades que um ator, um figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista, um cenógrafo, um iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor de imprensa exercem em uma produção teatral?

5.Já participou alguma vez da produção de um espetáculo teatral na escola ou em outro local? Como foi esta experiência? Qual ou quais funções exerceu?

.

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 21/09 a 25/09

 

__

 

 

Ciências/ProfºAna Paula

Atividades de ciências Naturais

Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora : Ana Paula

Período: 21/09/2020 à 25/09/2020

Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas:

Atividade:

1 – Faça uma pesquisa sobre:

a- Qual a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do Patrimônio Nacional?

b- Quais os biomas são considerados Patrimônio Nacional?

c- O que deve ser feito para a preservação da biodiversidade nas Unidades de Conservação?

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação Física/ProfºDayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

ATIVIDADE

·       Atividade 1- Aspectos Tecnicos e Táticos do Basquetebol;

           1º Parte- Responder questionário;

·       Atividade 2- 2ª Parte- Posição dos jogadores em quadra;

Acessar o link disponivel no caderno do aluno e enviar um OK como resposta para a professora;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:02/10/2020

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Analisar a formação de blocos regionais da Europa e Ásia, comparar as suas características e relacionar com a atuação de blocos de outras regiões do mundo. Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.

 

GEOGRAFIA : Transformações do espaço na sociedade / características dos blocos econômicos. (  1 / 2 ).

Os blocos econômicos surgiram em um contexto amplo de difusão da globalização, a qual faz com que as economias do mundo todo se conectem, transformando o planeta em uma grande rede de trocas comerciais, culturais, políticas, sociais e várias outras possíveis.

Esses blocos passaram a se formar com o intuito de diminuir as fronteiras impostas pelos países, havendo trocas significativas, como mão de obra, serviços, capitais e fluxo de mercadorias. Além disso, também é um objetivo aumentar o Produto Interno Bruto (PIB), o lucro das empresas e, consequentemente, os empregos nos países envolvidos.

 

O que são blocos econômicos?

Um bloco econômico pode ser considerado como um grande grupo de países que visam a aumentar as trocas comerciais regionais, expandindo seus dados econômicos, como PIB, empregos, multinacionais no país, poder de compra da população, entre outros.

Muitos autores chamam esses blocos de mercados regionais, em razão da restrição dos acordos à região dos países envolvidos, ou megablocos regionais, dada a grandeza de alguns, como a União Europeia.

 

Em um mundo cada vez mais globalizado, é natural que países queiram proteger suas economias da concorrência global. Isso porque, em muitas localidades, alguns fatores deixam a mercadoria mais atrativa a investidores, como a disponibilidade de mão de obra ou mesmo os incentivos fiscais oferecidos pelos governos.

Diante disso, após a Segunda Guerra Mundial, surgiu a ideia da criação de um mercado restrito para um grupo de países, a fim de incentivar suas economias. Esse era o objetivo da criação do Benelux (palavra que corresponde às três sílabas iniciais de cada país-membro), formado por Bélgica, Holanda (Netherlands, em inglês) e Luxemburgo.

Depois, outros blocos surgiram ao longo do século XX, como a União Europeia, o Mercosul, o Nafta, entre outros.

Tipos de blocos econômicos

Para compreendermos como funcionam os blocos econômicos, é necessário compreender como eles são criados. Existem vários blocos econômicos pelo mundo, mas cada um possui um nível de integração diferente dos demais. O que caracteriza essa integração é o desejo dos países-membros de intensificar mais ou menos as relações econômicas entre as nações.

 

 

 




                                                

 

No mundo globalizado, as economias mundiais estão em constante comunicação.

 

Podemos organizar os blocos econômicos em diferentes tipos (características):

·        Zona de livre comércio: os países unem-se para a liberação gradual de mercadorias e capitais dentro dos limites territoriais do bloco. É uma integração tímida, visando apenas aos produtos e aos lucros obtidos nessa produção. Como exemplo, podemos citar o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que envolve os três países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.

·        União aduaneira: trata-se de uma evolução da zona livre de comércio. Além da liberação das mercadorias e produtos, é estabelecida uma Tarifa Externa Comum (TEC) aos países de fora do bloco. Isso significa que, quando um país do bloco negociar com outro país que não pertença ao bloco, haverá uma taxa de importação padronizada, igual para todos os que participam da integração econômica. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um exemplo de bloco que possui a TEC.

 

·        Mercado comum: possui a integração mais evoluída. Há as duas características anteriores, como a zona de livre comércio e o estabelecimento da TEC, e outras para promover uma ampliação das relações entre os envolvidos. Essa ampliação busca padronizar leis trabalhistas, legislações econômicas, além da livre circulação de pessoas. Além disso, empresas nacionais podem expandir seus negócios, instalando-se em qualquer um dos países do bloco que está nesse nível de integração.

·        União econômica e monetária: Conforme as relações se intensificam e avançam, o bloco econômico pode chegar ao seu estágio máximo e completo: a adoção de uma moeda única e criação de um banco central do bloco. É o caso da União Europeia, que adotou o euro como moeda oficial em 2002. Porém, essa moeda não é adotada em todos os países que fazem parte desse bloco.

 



Quais os principais blocos econômicos?

Sede da União Europeia, na cidade de Bruxelas, Bélgica.

 

União Europeia (UE)

 

União Europeia, bloco iniciado com a criação do Belenux, em 1944, é o bloco econômico que representa a maior integração de nações, pois possui todas as características para tal ação. Apesar de adotar uma moeda única no bloco, nem todos os países-membros utilizam o euro. São 27 países participantes desse bloco, os quais, juntos, possuem um PIB maior do que a China (segunda maior potência econômica do mundo).

 

Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA - do inglês North American Free Trade Agreement)

Esse bloco teve seu início em 1989, com adesão de dois países da América do Norte: Canadá e Estados Unidos. As conversas com o México começaram dois anos depois, em 1991. Em 1994, o Nafta entrou em vigor com a adesão dos três países citados após três anos de negociações.

Com uma pequena integração econômica, os três países envolvidos possuem trocas comerciais significativas, com amplo mercado consumidor. Tais trocas possibilitaram uma modernização industrial, além de impulsionar investimentos e fluxos de comércio nos três países. Estima-se que as trocas em mercadorias diárias entre esses países cheguem a 2,6 bilhões de dólares, o que corresponde, aproximadamente, a 108 milhões de dólares por hora.

 

Mercado Comum do Sul (Mercosul)

Criado no início da década de 1990, o Mercosul corresponde ao maior PIB da América Latina, com 10 países envolvidos, havendo desde trocas comerciais até livre circulação de pessoas. O Mercosul corresponde à quinta maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) de quase 2,8 trilhões de dólares. Além disso, esse bloco é um espaço privilegiado para investimentos, associações empresariais, turismo, comércio, entre outros cenários econômicos.

 

Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean - do inglês Association of South East Asian Nations)

Esse bloco foi criado em 1967, na Tailândia, com o objetivo de desenvolver países que estão no sudeste da Ásia, como Indonésia, Cingapura, Malásia e outros. Trata-se de um bloco tímido que se encaixa em uma união aduaneira, cujas ações buscam a integração política e econômica dos países-membros.

Asia-Pacific Economic Cooperation (Apec)

Com 21 países participantes, esse bloco inclui as nações banhadas pelo oceano Pacífico, como Estado Unidos, Japão, China, Peru, Hong Kong e outros. Inicialmente, quando foi criado, em 1989, era apenas um fórum para decisões econômicas entre as nações. Com o tempo, houve a tentativa de implantar uma zona de livre comércio, mas as disparidades eram imensas.Apesar de haver uma interdependência gradual entre as nações, ainda há muito que superar para que essa zona de livre comércio seja implementada, haja vista as disputas comerciais entre as três maiores economias do globo presentes nesse bloco: Estados Unidos, China e Japão.





Bandeiras dos 21 países-membros da Apec.

Vantagens e desvantagens dos blocos econômicos

 

Os blocos são vantajosos para a maioria dos países envolvidos, pois a troca econômica é bem ampla, o que contribui para que empresas de um país instalem-se em outro, para a circulação de bens, serviços e capital, além da circulação de pessoas, como o caso da União Europeia e do Mercosul.

Entretanto, as economias mais frágeis do bloco ficam prejudicadas em alguns quesitos, como é o caso do México no NAFTA. Indústrias estadunidenses instalam-se no país latino, usam mão de obra mais barata para produzir suas mercadorias e vendem, com um preço elevado, para mexicanos e estadunidenses, além dos canadenses. O poder de compra dos Estados Unidos é maior que o dos mexicanos, ou seja, a aquisição de um bem não depende, nesse caso, da origem do produto, mas sim do preço que lhe é colocado.

Outra desvantagem, em tempos de globalização, é o protecionismo econômico que há em alguns blocos em relação a produtos que vêm de outros países não pertencentes ao bloco.

 

Há, também, situações em que a xenofobia está presente, como na União Europeia. Em muitos países, como na França, a Frente Nacional, partido de extrema-direita, defende a França para os franceses, slogan utilizado em algumas eleições e que se posiciona contra a integração dos países. Para esse partido e seus apoiadores, a livre entrada de pessoas deve ser revista, com restrições a determinadas nacionalidades.

 

Em linhas gerais, nos blocos econômicos, as grandes economias só têm a ganhar, pois, com a ampliação das relações econômicas, a tendência é que os grandes continuem grandes e até maiores. Já para os países com economias mais frágeis, há uma dependência em relação aos países mais fortes, como é o caso do México e do Canadá no Nafta, que dependem do mercado consumidor estadunidense para que suas economias continuem pujantes.

 

 

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                           Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI MESMO,

DO QUE DEZENAS NO OUTRO,

POIS O SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ”   !

 DALAI LAMA

História/Profºwilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – 9º Ano

Professor: Wilson de Oliveira

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 21 de setembro a 25 de setembro

 

 

 

TEMA: Revoluções socialistas; China e Cuba

 

HABILIDADES: (EF09HI28)   Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.

 

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br  

 

        Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

      

 

       

Aula 1 Assista o vídeo instrucional “Como fazer um bom fichamento? Brasil Escola”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2qSZiPybT0o , acessado em 16/06/2020.

 

 

Aula 2 a 4 Leitura do Capítulo 10, “Revoluções socialistas: China e Cuba”  do livro Historia sociedade & cidadania, páginas 150 a 159.

 Faça um fichamento de citação












 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo: Editora FTD, 2018. cap.10, p. 150 - 159. 

Inglês/ProfºMonica

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 9º A, B, C

Atividade semanal: 21/09/20 a 25/09/20

TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas

 

CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.

 

Orientação da atividade:

 

1ª aula:

 Na aula passada nós vimos o significado e alguns exemplos de metáforas. Pedi para que lessem o poema abaixo e respondessem às questões. Os alunos que ainda não fizeram essa atividade, façam nessa primeira aula. Não esqueçam de me enviar para o fechamento da nota do 3º bimestre.

 Enquanto você lê o poema, pense nas questões abaixo. Coloquei a tradução para facilitar o entendimento. Responda em seu caderno.

a) Qual o assunto tratado no poema?

b) Qual é a sua impressão disso?

c) Você consegue identificar as metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno.

d) O que você acha que eles significam?

e) Eles reforçam o assunto do poema? Explique.

 

Mother to Son - Poem by Langston Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)

(1922)

Well, son, I’ll tell you:

Life for me ain’t been no crystal stair.

 

It’s had tacks in it,

And splinters,

And boards torn up,

And places with no carpet on the floor —

Bare.

But all the time

I’se been a-climbin’ on,

And reachin’ landin’s,

And turnin’ corners,

And sometimes goin’ in the dark

Where there ain’t been no light.

So boy, don’t you turn back.

Don’t you set down on the steps

‘Cause you finds it’s kinder hard.

Don’t you fall now —

For I’se still goin’, honey,

I’se still climbin’,

And life for me ain’t been no crystal stair.

 

Tradução:

 

Mãe para filho - poema de Langston Hughes

(1922)

Bem, filho, vou te dizer:

A vida para mim não tem sido uma escada de cristal.

Tem tachas,

E lascas,

E as tábuas rasgadas,

E lugares sem carpete no chão -

Nua.

Mas o tempo todo

Eu estive escalando,

E chegando a pousar,

E curvas,

E às vezes indo no escuro

Onde não havia luz.

Então garoto, não volte atrás.

Não descanse nos degraus

'Porque você acha que é mais difícil.

Não caia agora -

Pois eu ainda vou, querido,

Eu ainda estou escalando,

E a vida para mim não tem sido uma escada de crista

2ª aula

1)Quais os versos que te chamou mais a atenção? Faça um comentário sobre eles e copie-os em seu caderno.

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua Portuguesa/ProfºJobiane

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 21/09/2020 a 25/09/2020

 

Língua Portuguesa e Literatura - 9º A. B E C

 

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: SETEMBRO AMARELO

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir a palestra: Depressão e prevenção ao suicídio.

https://www.youtube.com/watch?v=kjsbdMpY4KA

 

v Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.

 

 

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto informativo no caderno.

 

Como o Setembro Amarelo começou?

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Esta data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.

Objetivos do Setembro Amarelo

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.

Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.

Como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio?

Pessoas sob risco de suicídio podem:

  • apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos;
  • ter casos de doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor (depressão, bipolaridade), transtornos de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade generalizada;
  • apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;
  • sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.
  • odiar-se, apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
  • ter um desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um      testamento;
  • apresentar sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
  • escrever cartas de despedida;
  • falar repentinamente sobre morte ou suicídio;
  • apresentar um convívio social conturbado;
  • ter doenças físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
  • apresentar personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.

Matemática/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 21/09/2020  a 25/09/2020

(6 aulas)

 

Caderno do aluno 3ºbimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

Habilidade que vamos desenvolver!!!

(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

 

Caros alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de aprendizagem 1,o objetivo das  atividades que vamos desenvolver são conhecer a história do Teorema de Pitágoras. Demonstrar geometricamente o Teorema de Pitágoras e  Reconhecer as ternas pitagóricas e suas relações com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos passados.

Disponibilizei as aulas do centro de mídias que abordaram o tema de estudo!

Assistam as aulas caso você tenha perdido para resolver as atividades propostas continuo esperando o retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!

10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III

https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11

11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV

https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17

Resolver as seguintes atividades

ATIVIDADE 4- PROJEÇÕES

ATIVIDADE 5 – RELAÇÕES MÉTRICAS

ATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES MÉTRICAS E APLICAÇÕES

Próxima semana vamos resolver  atividade avaliativa sobre a

                                          SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

Projeto de vida /ProfºRosiane

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.     PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.     TURMA

 

9° ANO - B

3.     DISCIPLINA:

Professor especialista, Projeto de vida

4.     CONTEÚDOS:

Novotec.

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Assertividade.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-    Você conhece ou já ouviu fala do novotec?

2-    Pesquise um pouco sobre o que é o programa novotec?

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.

 

7.     RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno do aluno.

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

 

21a 25/09/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

12.  VALIDADO EM:

21/09/2020

 

Tecnologia e Inovação /ProfºSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                    Série: 9º

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

----------------------------------------------------------------------

9ºAno C

Arte / Profº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Sondagem Teatral

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens do drama.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade de Sondagem

1.Já participou de alguma experimentação teatral de improvisação, jogo cênico, construção corporal e vocal de personagens do drama? Conte um pouco desta experiência.

2.Se já participou, onde foi? Na escola? Projetos sociais? Igreja? Centro Cultural?

3.Cite quais as profissões ligadas ao teatro você conhece que tem funções técnicas, artísticas, de comunicação e imagem e administrativas.

4. Quais as principais atividades que um ator, um figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista, um cenógrafo, um iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor de imprensa exercem em uma produção teatral?

5.Já participou alguma vez da produção de um espetáculo teatral na escola ou em outro local? Como foi esta experiência? Qual ou quais funções exerceu?

.

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 21/09 a 25/09

 

__

 

 

Ciências/ProfºAna Paula

Atividades de ciências Naturais

Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora : Ana Paula

Período: 21/09/2020 à 25/09/2020

Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas:

Atividade:

1 – Faça uma pesquisa sobre:

a- Qual a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do Patrimônio Nacional?

b- Quais os biomas são considerados Patrimônio Nacional?

c- O que deve ser feito para a preservação da biodiversidade nas Unidades de Conservação?

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação Física/Profº DONI

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA       DE     21/09        Á     25/09/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: ESPORTES

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  9º ANO  C

                                        PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA (50 MINUTOS)



Qual o nome desse jogo da figura acima?

Quais as regras desse jogo que você conhece?

 

2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página 47

Atividade 4

Página 48

Atividade 5  -  6

 

ORIENTAÇÕES

Retirar na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador.

Atividades referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo

Quem perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube.

Essas atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada no seu caderno.

As atividades realizadas correspondem a presença e nota.

 

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

 

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com                 ou               Google Classroom

 

 

Geografia/ProfºHosana

ATIVIDADE  (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA: 9ºC

DURAÇÃO:4 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

ATIVIDADES SOBRE FONTES DE ENERGIA

1) Essa fonte de energia muito utilizada no Brasil e no mundo é um minério fóssil que, quando processado, dá origem a vários subprodutos, como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.

A que fonte de energia refere-se o fragmento acima?

a) Gás natural

b) Cana-de-açúcar

c) Carvão mineral

d) Petróleo

e) Xisto betuminoso

2) Explique:

a) Fontes de energia renováveis:

b) Fontes de energia não renováveis:

História/ProfºVanildo

ATIVIDADE SEMANA 21 a 25/09                  HISTÓRIA 9C                  PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

Retome a leitura do texto da semana anterior, assista aos vídeos aula (https://youtu.be/MjHuK_2rSZY?t=404   https://youtu.be/9gG4GDWU43E?t=300 ), para responderem os questionamentos citados abaixo:

Atividades

1.E m que consistia a Organização do Tratado do Atlântico Norte e que países fizeram parte dela, logo na época de sua fundação?

2.Leia o texto para responder às questões.

  A eclosão da guerra entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível, sintetizava o cientista político francês Raymond Aron. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses em disputa. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição que, se acontecesse um conflito generalizado, seria, com certeza, o último. [...]

  Nem paz nem guerra, e sim um equilíbrio de forças entre os blocos, baseado no poder de mútua destruição. Desaparecia a política como interlocução. [...] É precisamente isso que aconteceu: a arma da lógica foi substituída pela lógica das armas.

ARBEX JÚNIOR, José. Guerra Fria: o Estado terrorista.  2. ed. São Paulo: Moderna, 2005. p. 10.

a)  Quais são os blocos a que o texto se refere?

 

 b)  Por que, segundo Raymond Aron, a guerra entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível?

 

 c)  Como se garantia o equilíbrio de forças que caracterizou a Guerra Fria?


Observe a charge e responda:


a) Descrevam a charge.

Inglês/ProfºMonica

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 9º A, B, C

Atividade semanal: 21/09/20 a 25/09/20

TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas

 

CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.

 

Orientação da atividade:

 

1ª aula:

 Na aula passada nós vimos o significado e alguns exemplos de metáforas. Pedi para que lessem o poema abaixo e respondessem às questões. Os alunos que ainda não fizeram essa atividade, façam nessa primeira aula. Não esqueçam de me enviar para o fechamento da nota do 3º bimestre.

 Enquanto você lê o poema, pense nas questões abaixo. Coloquei a tradução para facilitar o entendimento. Responda em seu caderno.

a) Qual o assunto tratado no poema?

b) Qual é a sua impressão disso?

c) Você consegue identificar as metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno.

d) O que você acha que eles significam?

e) Eles reforçam o assunto do poema? Explique.

 

Mother to Son - Poem by Langston Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)

(1922)

Well, son, I’ll tell you:

Life for me ain’t been no crystal stair.

 

It’s had tacks in it,

And splinters,

And boards torn up,

And places with no carpet on the floor —

Bare.

But all the time

I’se been a-climbin’ on,

And reachin’ landin’s,

And turnin’ corners,

And sometimes goin’ in the dark

Where there ain’t been no light.

So boy, don’t you turn back.

Don’t you set down on the steps

‘Cause you finds it’s kinder hard.

Don’t you fall now —

For I’se still goin’, honey,

I’se still climbin’,

And life for me ain’t been no crystal stair.

 

Tradução:

 

Mãe para filho - poema de Langston Hughes

(1922)

Bem, filho, vou te dizer:

A vida para mim não tem sido uma escada de cristal.

Tem tachas,

E lascas,

E as tábuas rasgadas,

E lugares sem carpete no chão -

Nua.

Mas o tempo todo

Eu estive escalando,

E chegando a pousar,

E curvas,

E às vezes indo no escuro

Onde não havia luz.

Então garoto, não volte atrás.

Não descanse nos degraus

'Porque você acha que é mais difícil.

Não caia agora -

Pois eu ainda vou, querido,

Eu ainda estou escalando,

E a vida para mim não tem sido uma escada de crista

2ª aula

1)Quais os versos que te chamou mais a atenção? Faça um comentário sobre eles e copie-os em seu caderno.

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua Portuguesa/ProfºJobiane

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 21/09/2020 a 25/09/2020

 

Língua Portuguesa e Literatura - 9º A. B E C

 

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: SETEMBRO AMARELO

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir a palestra: Depressão e prevenção ao suicídio.

https://www.youtube.com/watch?v=kjsbdMpY4KA

 

v Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.

 

 

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto informativo no caderno.

 

Como o Setembro Amarelo começou?

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Esta data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.

Objetivos do Setembro Amarelo

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.

Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.

Como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio?

Pessoas sob risco de suicídio podem:

  • apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos;
  • ter casos de doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor (depressão, bipolaridade), transtornos de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade generalizada;
  • apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;
  • sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.
  • odiar-se, apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
  • ter um desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um      testamento;
  • apresentar sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
  • escrever cartas de despedida;
  • falar repentinamente sobre morte ou suicídio;
  • apresentar um convívio social conturbado;
  • ter doenças físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
  • apresentar personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.

Matemática/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 21/09/2020  a 25/09/2020

(6 aulas)

 

Caderno do aluno 3ºbimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

Habilidade que vamos desenvolver!!!

(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

 

Caros alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de aprendizagem 1,o objetivo das  atividades que vamos desenvolver são conhecer a história do Teorema de Pitágoras. Demonstrar geometricamente o Teorema de Pitágoras e  Reconhecer as ternas pitagóricas e suas relações com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos passados.

Disponibilizei as aulas do centro de mídias que abordaram o tema de estudo!

Assistam as aulas caso você tenha perdido para resolver as atividades propostas continuo esperando o retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!

10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III

https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11

11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV

https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17

Resolver as seguintes atividades

ATIVIDADE 4- PROJEÇÕES

ATIVIDADE 5 – RELAÇÕES MÉTRICAS

ATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES MÉTRICAS E APLICAÇÕES

Próxima semana vamos resolver  atividade avaliativa sobre a

                                          SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

Projeto de vida /ProfºDenis

Projeto de Vida                                    Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 7 (21.09 à 25.09)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 4 MITOS DO ESTUDO E VILÕES DOS ESTUDANTES proposta no caderno do estudante, vejam o quais são os violões que os atrapalham seus estudos reflita sobre eles e envie sua resposta para o professor por e-mail.

ü  8º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 4 Visualização de vídeo da serie Consciente Coletivo para posterior elaboração de narrativas sobre o consumo e a sustentabilidade. Disponível em:

https://www.akatu.org.br/videos/. Acesso em: 10 fev. 2020. Vocês acreditam que esses assuntos tratados nos vídeos tem relação com as queimadas no Pantanal e com a Amazônia? Justifique e envie sua reflexão para o e-mail do professor.

 

ü  9 Ano: 

Prezados alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3 MAPA PARA O FUTURO  preencha o quadro de aprendizagem, conforme tenha entendido e reflita sobre o que mudou em relação ao semestre passado? O que vocês pensam para o seu futuro? Transcreva em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, realizem diários de práticas a situação de aprendizagem 3 DO SONHO À REALIDADE: A ARTE DO PLANEJAMENTO Conforme a atividade “O que poderia ter mudado na história?”, do Caderno do Estudante (página 143). Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa Social; Curiosidade para aprender; Responsabilidade, Organização; Determinação.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação /Profºsandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:         Série: 9º

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

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