Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020
Eletivas/ProfºDenis
Eletiva Grana no Bolso Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
3º Bim- Semana 7 (21.09 à 25.09)
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
Taxa Selic: O que é, para que serve e como influencia seus investimentos
https://www.infomoney.com.br/guias/taxa-selic
O Banco Central do Brasil nesta pandemia resolveu baixar a SELIC? Pesquise e reflita sobre essa redução. Justifique sua resposta e envie para o professor por e-mail.
Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Eletivas/Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)/ 6º/8º/ 9º
CONTEÚDOS:
· Unidade
Temática: Esporte e Lazer
· Jogos, games e tv;
ATIVIDADES
· Atividade 1-
Pesquisar quais foram os times de futebol que teve Covid;
· Atividade 2-
Quais foram as providencias do clube dos jogadores que foram contaminados pelo
Covid?
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 02/10/2020
Eletivas/Denise
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
DATA: 21 a
25/09/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 7°,
9°, 1°.
ELETIVA: JIU
JITSU |
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CONTEÚDOS:
A IMPORTÂNCIA DA
PREPARAÇÃO FÍSICA NO JIU JITSU |
|
Aula
I: Faça uma pesquisa por escrito sobre o que é preparação física e qual sua
importância.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II: Leia o resumo do artigo abaixo:
A
preparação física auxiliando na diminuição das lesões ligamentares no
jiu-jitsu O jiu-jítsu é uma arte marcial
milenar e possui várias características semelhantes com o esporte olímpico
judô. Ações de “pegada”, “projeção”, “deslocamento”, “estrangulamento” e
“chave em articulações” são bastante comuns nesse esporte. Entretanto, poucos
estudos têm como foco o jiu-jítsu, principalmente em relação aos aspectos
físicos, sendo mais comuns trabalhos envolvendo o judô, por essa razão
reuniremos diversos estudos onde às características dos golpes e movimentos
se assemelhem com a execução dos movimentos do jiu-jitsu. Estudos publicados
na literatura médica sobre o perfil do jiu-jítsu como esporte e sobre as
características das lesões que seus praticantes sofrem durante treinamento ou
competição, não são comuns. Buschbacher e Shay descrevem o jiu-jítsu como
arte marcial similar ao Aikidô, na medida em que utiliza manipulações
articulares para imobilizar e controlar o oponente, ocasionando lesões por
quedas ou entorses articulares. Os autores não estimam a freqüência em que
essas lesões ocorrem. Na literatura são encontrados trabalhos que apontam uma
alta freqüência de lesões em praticantes de outras artes marciais, inclusive
em atletas de judô. Birrer
demonstrou um risco significativo de ocorrência de lesões em artes marciais,
determinando como fatores identificáveis de risco: falha no uso de
equipamento protetor, falta de experiência do atleta. Sugeriu ainda que a
qualificação, a supervisão e a atitude dos treinadores e árbitros, assim como
a presença de um ambiente de treinamento ou competições seguros e
regulamentos rígidos em competições são fatores críticos na epidemiologia de
lesões nas artes marciais. Vemos também como fatores determinantes para essas
lesões a sobrecarga de treinamento que gera cansaço e assim uma aplicação
errada das técnicas específicas, a competição interna entre membros da mesma
equipe de treinamento que gera disputa dentro do treino e falta de preparo de
alguns instrutores e professores que não observam nem limitam a aplicação das
técnicas nos treinos. Segundo
Suzinéa Tezotto Menegue Soares, estudos demonstram pouco interesse dos
atletas em um programa de preparação física específico, que vise à prevenção
de lesões no esporte, mas que aqueles que participaram obtiveram bons
resultados. A preparação específica tem o objetivo de fortalecer os grupos musculares
dando maior apoio, suporte e flexibilidade e consequentemente maior proteção
para as articulações que sofrem as aplicação das técnicas. Constatou-se a
pouca importância dada pelos atletas e treinadores a trabalhos de prevenção
no jiu-jítsu e em outros esportes. Assim com a realização de mais pesquisas
na área, divulgação dos resultados e apresentação dos mesmos a treinadores e
atletas o quadro poderia ser modificado, fazendo com que a prevenção passasse
a fazer parte da rotina de treinamentos. STANLEI
define o esporte como um aperfeiçoamento físico do indivíduo por meio de
técnicas e exercícios musculares; o aquecimento antes dos treinos e
competições é considerado muito importante para evitar estiramentos, torções
ou lesões mais graves, visto que no judô têm-se muitas quedas, rolamentos,
pegada, etc., às quais se não bem desenvolvidas podem também levar a uma
lesão muscular ou óssea. O jiu-jitsu da mesma forma sobrecarrega o ombro
pelas técnicas de projeção e torções que visão direta ou indiretamente a
articulação do ombro. Um programa de preparação física preventivo, preparado
diante de um estudo anatômico e biomecânico do complexo da cintura escapular
e das lesões que a atingem pode auxiliar na prevenção e diminuição de lesões
da mesma. Ide &
Padilha apresentam um tipo de lesão que não está associada a nenhuma técnica
especifica, e sim as características do esporte que exigem muito contato
corporal, essa lesão é chamada hematoma auricular. Segundo os autores, essa
lesão está presente em 40% dos lutadores. João Caetano
Carpeggiani em estudo realizado aponta, o ombro como região anatômica mais
lesada por lesões articulares no jiu-jítsu. Outros autores relatam que o
ombro também é a área do corpo mais freqüentemente lesada no judô, o que pode
ser justificado pela maior carga de treinamento em posição ortostática com 18
golpes que utilizam o membro superior como alavanca para ocasionar queda do
oponente. Este tipo de abordagem de luta não é o mais freqüente no jiu-jítsu,
modalidade na qual prevalecem os combates no solo, em posições não
ortostáticas, e que exerceriam relativamente menor trauma de forma repetida à
cintura escapular do oponente, tanto no inicio, quanto no desfecho do golpe.
As situações de raspagens, em que o atleta de jiu-jítsu se encontra por baixo
do adversário e através de determinada técnica procura desequilibrar o
oponente para assumir a posição sobre o mesmo, empregam muitas vezes a
extensão do joelho contra uma carga equivalente ao peso do lutador. Ainda,
posições dos lutadores observadas em treinamentos e descritas em manuais
práticos de jiu-jítsu, poderiam estar relacionadas à maior freqüência de
lesões ocorridas sobre esta articulação, como o trauma direto sobre a face
lateral do joelho causado por quedas quando os rolamentos são mal realizados,
o trauma repetido da face frontal do joelho contra o solo quando o atleta se
encontra sobre o oponente, assim como a hiperflexão da articulação do joelho
pelo atleta quando se encontra na chamada guarda do adversário, as manobras de
estrangulamento como o triângulo, que utilizam o joelho em flexão e rotação
interna contra a força do oponente, e finalmente as chaves de perna sofridas
pelo praticante de jiu-jítsu.
Os mecanismos de lesões no ombro do atleta ocorrem por meio atraumático e
traumático. Os movimentos repetitivos são responsáveis por grande número de
lesões atraumáticas (CAVALLO R.J., SPEER K.P). Os traumas diretos ou
indiretos ocorrem principalmente nos esportes que priorizam o contato físico,
como jiu-jítsu (BURKART S.S., MORGAN C.D., KIBLER W.B). A dor é o
principal sintoma manifestado pelos atletas. A localização da dor nos atletas
deve ser minuciosamente avaliada. Os atletas muitas vezes apresentam clínica
de dor anterolateral sugestiva de síndrome do impacto, mas esta pode ser
secundária à instabilidade glenoumeral. O ombro doloroso afeta não só o
atleta de alto nível como também o atleta amador e recreacional. Dentro deste
contexto, Guimarães e Guimarães, compreende que a flexibilidade, sem dúvida,
é uma das qualidades físicas extremamente importante, reforçado por Ducan,
que apresenta entre as que as qualidades físicas inerentes à prática do
karatê, a capacidade cardiorrespiratória, força muscular, resistência
muscular localizada e a flexibilidade. Da mesma forma, Gracie e Gracie,
afirma ainda que, para a prática de artes marciais a flexibilidade, força e
velocidade são pré-requisitos absolutamente indispensáveis. O mesmo autor
afirma que, no jiu-Jitsu, o praticante aprende técnicas baseadas nas leis da
física, como alavanca, inércia, centro de gravidade, sendo necessário
treinamento nos requisitos força e flexibilidade. O jiu-jitsu
tem na defesa pessoal sua principal essência, baseada no equilíbrio, momento
de força, flexibilidade, alavanca, inércia, centro de gravidade. Atualmente, poucos
professores formados ou em fase de formação nos cursos de Educação Física
estão atuando na área das artes marciais, e é grande a escassez de recursos e
bibliografias relevantes nessa área, Tendo em vista o crescimento das artes
marciais, e sabendo-se que a flexibilidade é uma aptidão física muito
importante para realização de movimentos articulares; apesar de nem sempre
ser analisada e desenvolvida de forma específica, levando-se em consideração
a modalidade esportiva e tipo de treinamento que desenvolvem. O objetivo
deste estudo foi comparar os níveis de flexibilidade entre atletas de karatê
e Jiu-Jitsu, com idade de 18 a 30 anos, da cidade de Montes Claros, MG, Minas
Gerais, Brasil. Conclusão Durante a
prática do Jiu-jitsu ocorre uma exigência muito grande das articulações do
ombro e do joelho, o índice de lesões nessas articulações é alarmante e
provoca em muitos casos o abandono do esporte pelo atleta pelo longo tempo de
recuperação e seqüelas dessas lesões. Um trabalho
muscular para ganho de força, melhora da estabilidade articular e aumento da
flexibilidade das articulações dos atletas previne e diminui a gravidade
dessas lesões. Para isso é necessário que os professores de jiu-jitsu ou procurem
formação superior em Educação física ou procurem apoio em um profissional
para preparação das aulas e desenvolvimento dessas habilidades, focando em um
treino específico para essas valências.
Fontece: https://www.efdeportes.com/efd188/lesoes-ligamentares-no-jiu-jitsu.htm#:~:text=Durante%20a%20pr%C3%A1tica%20do%20Jiu,recupera%C3%A7%C3%A3o%20e%20seq%C3%BCelas%20dessas%20les%C3%B5es. Acesso em 15/09/2020.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
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9ºAno A
Arte / Profº ADRIANA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Sondagem
Teatral |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR29):Experimentar, de maneira
imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as
construções corporais e vocais de personagens do drama. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de
Sondagem 1.Já participou de alguma experimentação teatral
de improvisação, jogo cênico, construção corporal e vocal de personagens do
drama? Conte um pouco desta experiência. 2.Se já participou, onde foi? Na escola? Projetos
sociais? Igreja? Centro Cultural? 3.Cite quais as profissões ligadas ao teatro você
conhece que tem funções técnicas, artísticas, de comunicação e imagem e
administrativas. 4. Quais as principais atividades que um ator, um
figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista, um cenógrafo, um
iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor de imprensa
exercem em uma produção teatral? 5.Já participou alguma vez da
produção de um espetáculo teatral na escola ou em outro local? Como foi esta
experiência? Qual ou quais funções exerceu? . |
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RECURSOS:
Caderno para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 21/09 a 25/09
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Ciências/ProfºAna Paula
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 21/09/2020 à 25/09/2020
Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas:
Atividade:
1 – Faça uma pesquisa sobre:
a- Qual a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do Patrimônio Nacional?
b- Quais os biomas são considerados Patrimônio Nacional?
c- O que deve ser feito para a preservação da biodiversidade nas Unidades de Conservação?
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação Física/ProfºDayane
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática:
Unidade Temática – Esporte;
ATIVIDADE
· Atividade 1- Aspectos
Tecnicos e Táticos do Basquetebol;
1º Parte- Responder questionário;
·
Atividade 2- 2ª Parte- Posição dos jogadores em
quadra;
Acessar o link
disponivel no caderno do aluno e enviar um OK como resposta para a professora;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:02/10/2020
Geografia/ProfºDjair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 21 a 25 do 09 de
2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.
Quantidade de
aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Analisar a formação de blocos
regionais da Europa e Ásia, comparar as suas características e relacionar com a
atuação de blocos de outras regiões do mundo. Transformações do espaço na
sociedade urbano-industrial.
GEOGRAFIA :
Transformações do
espaço na sociedade / características dos blocos econômicos. ( 1 / 2 ).
Os blocos econômicos surgiram
em um contexto amplo de difusão da globalização, a qual faz com que
as economias do mundo todo se conectem, transformando o planeta em uma
grande rede de trocas comerciais, culturais, políticas,
sociais e várias outras possíveis.
Esses blocos passaram a se formar com o intuito
de diminuir as fronteiras impostas pelos países, havendo
trocas significativas, como mão de obra, serviços, capitais e fluxo de
mercadorias. Além disso, também é um objetivo aumentar o Produto Interno
Bruto (PIB), o lucro das empresas e, consequentemente, os empregos nos
países envolvidos.
O que são blocos econômicos?
Um bloco econômico pode ser considerado como um
grande grupo de países que visam a aumentar as trocas comerciais regionais, expandindo
seus dados econômicos, como PIB, empregos, multinacionais no país, poder de
compra da população, entre outros.
Muitos autores chamam esses blocos de mercados
regionais, em razão da restrição dos acordos à região dos países envolvidos,
ou megablocos regionais, dada a grandeza de alguns, como a
União Europeia.
Em um
mundo cada vez mais globalizado, é natural que países queiram proteger suas
economias da concorrência global. Isso porque, em muitas localidades, alguns
fatores deixam a mercadoria mais atrativa a investidores, como a
disponibilidade de mão de obra ou mesmo os incentivos fiscais oferecidos pelos
governos.
Diante disso, após a Segunda Guerra Mundial,
surgiu a ideia da criação de um mercado restrito para
um grupo de países, a fim de incentivar suas
economias. Esse era o objetivo da criação do Benelux (palavra que corresponde às três sílabas
iniciais de cada país-membro), formado por Bélgica, Holanda (Netherlands, em
inglês) e Luxemburgo.
Depois,
outros blocos surgiram ao longo do século XX, como a União Europeia, o
Mercosul, o Nafta, entre outros.
Tipos de blocos econômicos
Para compreendermos como funcionam os blocos
econômicos, é necessário compreender como eles são criados. Existem vários
blocos econômicos pelo mundo, mas cada um possui um nível de integração diferente dos demais. O que
caracteriza essa integração é o desejo dos países-membros de intensificar mais
ou menos as relações econômicas entre as nações.
No mundo globalizado, as economias mundiais estão
em constante comunicação.
Podemos
organizar os blocos econômicos em diferentes tipos (características):
·
Zona
de livre comércio: os
países unem-se para a liberação gradual de mercadorias e capitais dentro dos
limites territoriais do bloco. É uma integração tímida, visando
apenas aos produtos e aos lucros obtidos nessa produção. Como exemplo, podemos
citar o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que envolve os três países da América do
Norte: Canadá, Estados Unidos e México.
·
União
aduaneira: trata-se
de uma evolução da zona livre de comércio. Além da liberação das mercadorias e
produtos, é estabelecida uma Tarifa Externa Comum
(TEC) aos países de fora do bloco. Isso significa que, quando
um país do bloco negociar com outro país que não pertença ao bloco, haverá uma
taxa de importação padronizada, igual para todos os que participam da
integração econômica. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um exemplo de bloco que possui a TEC.
·
Mercado
comum: possui
a integração mais evoluída. Há as duas características anteriores, como a zona
de livre comércio e o estabelecimento da TEC, e outras para promover uma
ampliação das relações entre os envolvidos. Essa ampliação busca padronizar
leis trabalhistas, legislações econômicas, além da livre circulação de pessoas.
Além disso, empresas nacionais podem expandir seus negócios, instalando-se em
qualquer um dos países do bloco que está nesse nível de integração.
·
União
econômica e monetária: Conforme as relações se intensificam e avançam, o bloco econômico
pode chegar ao seu estágio máximo e completo: a adoção de
uma moeda única e criação de um banco
central do bloco. É o caso da União Europeia, que adotou o euro como moeda oficial em 2002. Porém, essa moeda
não é adotada em todos os países que fazem parte desse bloco.
Quais os principais blocos econômicos?
Sede da União Europeia, na cidade de Bruxelas,
Bélgica.
União Europeia (UE)
A União Europeia, bloco iniciado com a
criação do Belenux, em 1944, é o bloco econômico que representa a maior integração de nações, pois possui
todas as características para tal ação. Apesar de adotar uma moeda única no
bloco, nem todos os países-membros utilizam o euro. São 27
países participantes desse bloco, os quais, juntos, possuem um PIB
maior do que a China (segunda maior potência econômica do mundo).
Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA
- do inglês North American Free Trade Agreement)
Esse bloco teve seu início em
1989, com adesão de dois países da América do Norte: Canadá e Estados
Unidos. As conversas com o México começaram dois anos depois, em 1991. Em
1994, o Nafta entrou em vigor com a adesão dos três países citados após três
anos de negociações.
Com uma pequena integração
econômica, os três países envolvidos
possuem trocas comerciais significativas, com amplo mercado consumidor. Tais
trocas possibilitaram uma modernização industrial, além de impulsionar
investimentos e fluxos de comércio nos três países. Estima-se que as trocas em
mercadorias diárias entre esses países cheguem a 2,6 bilhões de dólares, o que corresponde,
aproximadamente, a 108 milhões de dólares por hora.
Mercado Comum do Sul (Mercosul)
Criado no início da década de 1990, o Mercosul
corresponde ao maior PIB da América Latina, com 10
países envolvidos, havendo desde trocas comerciais até livre circulação
de pessoas. O Mercosul corresponde à quinta maior economia do mundo,
com um Produto Interno Bruto (PIB) de quase 2,8 trilhões de dólares. Além
disso, esse bloco é um espaço privilegiado para investimentos, associações
empresariais, turismo, comércio, entre outros cenários econômicos.
Associação das Nações do Sudeste Asiático
(Asean - do inglês Association of South East Asian Nations)
Esse bloco foi criado em 1967, na Tailândia, com o
objetivo de desenvolver países que estão no sudeste da
Ásia, como Indonésia, Cingapura, Malásia e outros. Trata-se de um
bloco tímido que se encaixa em uma união aduaneira,
cujas ações buscam a integração política e econômica dos países-membros.
Asia-Pacific
Economic Cooperation (Apec)
Com 21 países participantes, esse bloco inclui as nações banhadas pelo oceano Pacífico, como Estado
Unidos, Japão, China, Peru, Hong Kong e outros. Inicialmente, quando foi
criado, em 1989, era apenas um fórum para decisões econômicas entre as nações.
Com o tempo, houve a tentativa de implantar uma zona de livre comércio, mas as
disparidades eram imensas.Apesar de haver uma interdependência gradual entre as
nações, ainda há muito que superar para que essa zona de livre comércio seja
implementada, haja vista as disputas comerciais entre as três maiores economias
do globo presentes nesse bloco: Estados Unidos, China e Japão.
Bandeiras dos 21 países-membros da Apec.
Vantagens e desvantagens dos blocos
econômicos
Os blocos são vantajosos para a maioria dos
países envolvidos, pois a troca econômica é bem ampla, o que
contribui para que empresas de um país instalem-se em outro, para a circulação
de bens, serviços e capital, além da circulação de pessoas, como o caso da
União Europeia e do Mercosul.
Entretanto, as economias mais frágeis do bloco
ficam prejudicadas em alguns quesitos, como é o caso do México no NAFTA. Indústrias
estadunidenses instalam-se no país latino, usam mão de obra mais barata para
produzir suas mercadorias e vendem, com um preço elevado, para mexicanos e
estadunidenses, além dos canadenses. O poder de compra dos Estados Unidos é
maior que o dos mexicanos, ou seja, a aquisição de um bem não depende, nesse
caso, da origem do produto, mas sim do preço que lhe é colocado.
Outra desvantagem, em tempos de globalização, é
o protecionismo econômico que há em alguns blocos em
relação a produtos que vêm de outros países não pertencentes ao bloco.
Há, também, situações em que a xenofobia está
presente, como na União Europeia. Em muitos países, como na França,
a Frente Nacional, partido de extrema-direita, defende a França para os franceses, slogan utilizado em algumas
eleições e que se posiciona contra a integração dos países. Para esse partido e
seus apoiadores, a livre entrada de pessoas deve ser revista, com restrições a
determinadas nacionalidades.
Em linhas gerais, nos blocos econômicos, as grandes economias só têm a ganhar, pois, com a
ampliação das relações econômicas, a tendência é que os grandes continuem
grandes e até maiores. Já para os países com economias mais
frágeis, há uma dependência em relação aos países mais fortes, como
é o caso do México e do Canadá no Nafta,
que dependem do mercado consumidor estadunidense para que suas economias
continuem pujantes.
Esta atividade é, somente de leitura e
pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI
MESMO,
DO QUE
DEZENAS NO OUTRO,
POIS O
SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ” !
- DALAI LAMA
História/ProfºSilvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.
SEMANA: de 21 a 25 de setembro
Quantidade de aulas:
9A quatro aulas
2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas
AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.
VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS. QUAL A SUA OPINIÃO ?
( ) SIM
( ) NÃO
JUSTIFICATIVA
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Inglês/ProfºMonica
Prof.ª
Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 9º A, B, C
Atividade
semanal: 21/09/20 a 25/09/20
TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas
CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.
Orientação da atividade:
Na
aula passada nós vimos o significado e alguns exemplos de metáforas. Pedi para
que lessem o poema abaixo e respondessem às questões. Os alunos que ainda não fizeram
essa atividade, façam nessa primeira aula. Não esqueçam de me enviar para o
fechamento da nota do 3º bimestre.
Enquanto você lê o poema, pense nas questões
abaixo. Coloquei a tradução para facilitar o entendimento. Responda em seu
caderno.
a) Qual o assunto tratado no poema?
b) Qual é a sua impressão disso?
c) Você consegue identificar as metáforas
nesses trechos? Copie-as em seu caderno.
d) O que você acha que eles
significam?
e) Eles reforçam o assunto do
poema? Explique.
Mother
to Son - Poem by Langston Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)
(1922)
Well,
son, I’ll tell you:
Life
for me ain’t been no crystal stair.
It’s had tacks in it,
And splinters,
And boards torn up,
And places with no carpet on the
floor —
Bare.
But all the time
I’se been a-climbin’ on,
And reachin’ landin’s,
And turnin’ corners,
And sometimes goin’ in the dark
Where there ain’t been no light.
So boy, don’t you turn back.
Don’t you set down on the steps
‘Cause you finds it’s kinder hard.
Don’t you fall now —
For I’se still goin’, honey,
I’se still climbin’,
And life for me ain’t been no crystal stair.
Tradução:
Mãe para filho -
poema de Langston Hughes
(1922)
Bem, filho, vou te
dizer:
A vida para mim
não tem sido uma escada de cristal.
Tem tachas,
E lascas,
E as tábuas
rasgadas,
E lugares sem
carpete no chão -
Nua.
Mas o tempo todo
Eu estive
escalando,
E
chegando a pousar,
E curvas,
E às
vezes indo no escuro
Onde não
havia luz.
Então
garoto, não volte atrás.
Não
descanse nos degraus
'Porque
você acha que é mais difícil.
Não caia
agora -
Pois eu
ainda vou, querido,
Eu ainda
estou escalando,
E a vida
para mim não tem sido uma escada de crista
2ª aula
1)Quais os
versos que te chamou mais a atenção? Faça um comentário sobre eles e copie-os
em seu caderno.
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/ProfºJobiane
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
21/09/2020 a 25/09/2020
Língua
Portuguesa e Literatura - 9º A. B E C
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: SETEMBRO AMARELO
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: Assistir a palestra: Depressão
e prevenção ao suicídio.
https://www.youtube.com/watch?v=kjsbdMpY4KA
v Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto
informativo no caderno.
Como o Setembro Amarelo começou?
A
campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro
de Valorização da Vida (CVV),
Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação
Brasileira de Psiquiatria (ABP).
As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital
do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país
aderiram ao movimento e também participaram.
A Associação Internacional para a Prevenção do
Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de
setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Esta
data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do
Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do
suicídio, por meio da
adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca
de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.
Objetivos do Setembro Amarelo
O principal objetivo da campanha Setembro
Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a
população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o
Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos
e discussões que abordem o problema.
Suicídio
é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste
comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim
como os transtornos relacionados ao problema.
Durante
todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população
e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.
Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde
pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um
problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou
personalidade.
Como identificar
alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio?
Pessoas sob risco de suicídio podem:
- apresentar
comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e
amigos;
- ter casos de
doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor
(depressão, bipolaridade), transtornos de
comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas),
transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade
generalizada;
- apresentar
irritabilidade, pessimismo ou apatia;
- sofrer mudanças nos hábitos alimentares
ou de sono.
- odiar-se,
apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
- ter um desejo
súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um
testamento;
- apresentar
sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
- escrever cartas de
despedida;
- falar
repentinamente sobre morte ou suicídio;
- apresentar um convívio
social conturbado;
- ter doenças
físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes
como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
- apresentar
personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 21/09/2020 a 25/09/2020
(6 aulas)
Caderno do aluno 3ºbimestre
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Habilidade que vamos desenvolver!!!
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas
do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando,
inclusive, a semelhança de triângulos.
Caros
alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de
aprendizagem 1,o objetivo das atividades
que vamos desenvolver são conhecer a história do
Teorema de Pitágoras. Demonstrar
geometricamente o Teorema de Pitágoras e
Reconhecer as ternas pitagóricas e suas relações
com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos
passados.
Disponibilizei as aulas do centro de mídias que abordaram o tema
de estudo!
Assistam as aulas caso
você tenha perdido para resolver as atividades propostas continuo esperando o
retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!
10/08 -
9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III
https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11
11/08 -
9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV
https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17
Resolver as seguintes
atividades
ATIVIDADE 4- PROJEÇÕES
ATIVIDADE 5 – RELAÇÕES MÉTRICAS
ATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES MÉTRICAS E APLICAÇÕES
Próxima
semana vamos resolver atividade
avaliativa sobre a
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1
Projeto de vida /ProfºDenis
Projeto de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
7ºC,
8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 7 (21.09 à 25.09)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 4 MITOS DO ESTUDO E VILÕES DOS
ESTUDANTES proposta no caderno do estudante, vejam o quais são os violões
que os atrapalham seus estudos reflita sobre eles e envie sua resposta para o
professor por e-mail.
ü 8º Ano:
Prezados alunos por gentileza
realizar a atividade 4 Visualização de vídeo da serie Consciente
Coletivo para posterior elaboração de narrativas sobre o consumo e a
sustentabilidade. Disponível em:
https://www.akatu.org.br/videos/. Acesso em: 10 fev. 2020. Vocês
acreditam que esses assuntos tratados nos vídeos tem relação com as queimadas
no Pantanal e com a Amazônia? Justifique e envie sua reflexão para
o e-mail do professor.
ü 9 Ano:
Prezados alunos por gentileza realize nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3 MAPA PARA O FUTURO preencha o quadro de aprendizagem, conforme
tenha entendido e reflita sobre o que mudou em relação ao semestre passado? O
que vocês pensam para o seu futuro? Transcreva em seus diários de práticas e
vivências, em seguida envie por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos, realizem
diários de práticas a situação de aprendizagem 3 DO SONHO À REALIDADE: A ARTE DO PLANEJAMENTO Conforme a atividade “O que poderia ter mudado na história?”,
do Caderno do Estudante (página 143).
Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por
e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Iniciativa
Social; Curiosidade para aprender; Responsabilidade, Organização; Determinação.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação /ProfºDenis
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 7 (21.09 à 25.09)
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade
APRENDENDO
A PROGRAMAR
Qual linguagem do computador?
Como eles conseguem exibir imagens e sons?
Qual linguagem o computador usa?
Você já parou para se
perguntar sobre como o computador consegue armazenar e exibir informações? O
computador, na verdade, transforma todas as informações que inserimos nele em
apenas dois números: zero e um. Pode acreditar, o computador se comunica com a
gente por meio de uma linguagem matemática binária. Tudo para ele ou é zero
ou é um. Mas você deve estar se perguntando: como números, letras, palavras,
imagens e sons podem ser convertidos em zeros e uns? Bem, para responder a
essa pergunta, nós precisamos aprender sobre os números binários, e nada
melhor do que realizarmos uma atividade prática
|
Após a leitura do texto que também tem no
caderno do estudante realize, a atividade 1 – Conversão de números decimais em
números binários. Envie para o professor no e-mail.
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas:
EF89TEC22:
Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo
em uma linguagem de programação.
EF89TEC23: Compreender a sequência cíclica que
envolve a programação.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
----------------------------------------------------------------------
9ºAno B
Arte / Profº ADRIANA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Sondagem
Teatral |
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||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR29):Experimentar, de maneira
imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as
construções corporais e vocais de personagens do drama. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de
Sondagem 1.Já participou de alguma experimentação teatral
de improvisação, jogo cênico, construção corporal e vocal de personagens do
drama? Conte um pouco desta experiência. 2.Se já participou, onde foi? Na escola? Projetos
sociais? Igreja? Centro Cultural? 3.Cite quais as profissões ligadas ao teatro você
conhece que tem funções técnicas, artísticas, de comunicação e imagem e
administrativas. 4. Quais as principais atividades que um ator, um
figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista, um cenógrafo, um
iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor de imprensa
exercem em uma produção teatral? 5.Já participou alguma vez da
produção de um espetáculo teatral na escola ou em outro local? Como foi esta
experiência? Qual ou quais funções exerceu? . |
|
||||
RECURSOS:
Caderno para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
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|
DATA 21/09 a 25/09
__ |
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|
Ciências/ProfºAna Paula
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 21/09/2020 à 25/09/2020
Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas:
Atividade:
1 – Faça uma pesquisa sobre:
a- Qual a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do Patrimônio Nacional?
b- Quais os biomas são considerados Patrimônio Nacional?
c- O que deve ser feito para a preservação da biodiversidade nas Unidades de Conservação?
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação Física/ProfºDayane
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática:
Unidade Temática – Esporte;
ATIVIDADE
· Atividade 1- Aspectos
Tecnicos e Táticos do Basquetebol;
1º Parte- Responder questionário;
·
Atividade 2- 2ª Parte- Posição dos jogadores em
quadra;
Acessar o link
disponivel no caderno do aluno e enviar um OK como resposta para a professora;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:02/10/2020
Geografia/ProfºDjair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar a formação de blocos regionais da Europa e Ásia, comparar as suas características e relacionar com a atuação de blocos de outras regiões do mundo. Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.
GEOGRAFIA : Transformações do espaço na sociedade / características dos blocos econômicos. ( 1 / 2 ).
Os blocos econômicos surgiram em um contexto amplo de difusão da globalização, a qual faz com que as economias do mundo todo se conectem, transformando o planeta em uma grande rede de trocas comerciais, culturais, políticas, sociais e várias outras possíveis.
Esses blocos passaram a se formar com o intuito de diminuir as fronteiras impostas pelos países, havendo trocas significativas, como mão de obra, serviços, capitais e fluxo de mercadorias. Além disso, também é um objetivo aumentar o Produto Interno Bruto (PIB), o lucro das empresas e, consequentemente, os empregos nos países envolvidos.
O que são blocos econômicos?
Um bloco econômico pode ser considerado como um grande grupo de países que visam a aumentar as trocas comerciais regionais, expandindo seus dados econômicos, como PIB, empregos, multinacionais no país, poder de compra da população, entre outros.
Muitos autores chamam esses blocos de mercados regionais, em razão da restrição dos acordos à região dos países envolvidos, ou megablocos regionais, dada a grandeza de alguns, como a União Europeia.
Em um mundo cada vez mais globalizado, é natural que países queiram proteger suas economias da concorrência global. Isso porque, em muitas localidades, alguns fatores deixam a mercadoria mais atrativa a investidores, como a disponibilidade de mão de obra ou mesmo os incentivos fiscais oferecidos pelos governos.
Diante disso, após a Segunda Guerra Mundial, surgiu a ideia da criação de um mercado restrito para um grupo de países, a fim de incentivar suas economias. Esse era o objetivo da criação do Benelux (palavra que corresponde às três sílabas iniciais de cada país-membro), formado por Bélgica, Holanda (Netherlands, em inglês) e Luxemburgo.
Depois, outros blocos surgiram ao longo do século XX, como a União Europeia, o Mercosul, o Nafta, entre outros.
Tipos de blocos econômicos
Para compreendermos como funcionam os blocos econômicos, é necessário compreender como eles são criados. Existem vários blocos econômicos pelo mundo, mas cada um possui um nível de integração diferente dos demais. O que caracteriza essa integração é o desejo dos países-membros de intensificar mais ou menos as relações econômicas entre as nações.
No mundo globalizado, as economias mundiais estão em constante comunicação.
Podemos organizar os blocos econômicos em diferentes tipos (características):
· Zona de livre comércio: os países unem-se para a liberação gradual de mercadorias e capitais dentro dos limites territoriais do bloco. É uma integração tímida, visando apenas aos produtos e aos lucros obtidos nessa produção. Como exemplo, podemos citar o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que envolve os três países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.
· União aduaneira: trata-se de uma evolução da zona livre de comércio. Além da liberação das mercadorias e produtos, é estabelecida uma Tarifa Externa Comum (TEC) aos países de fora do bloco. Isso significa que, quando um país do bloco negociar com outro país que não pertença ao bloco, haverá uma taxa de importação padronizada, igual para todos os que participam da integração econômica. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um exemplo de bloco que possui a TEC.
· Mercado comum: possui a integração mais evoluída. Há as duas características anteriores, como a zona de livre comércio e o estabelecimento da TEC, e outras para promover uma ampliação das relações entre os envolvidos. Essa ampliação busca padronizar leis trabalhistas, legislações econômicas, além da livre circulação de pessoas. Além disso, empresas nacionais podem expandir seus negócios, instalando-se em qualquer um dos países do bloco que está nesse nível de integração.
· União econômica e monetária: Conforme as relações se intensificam e avançam, o bloco econômico pode chegar ao seu estágio máximo e completo: a adoção de uma moeda única e criação de um banco central do bloco. É o caso da União Europeia, que adotou o euro como moeda oficial em 2002. Porém, essa moeda não é adotada em todos os países que fazem parte desse bloco.
Quais os principais blocos econômicos?
Sede da União Europeia, na cidade de Bruxelas, Bélgica.
União Europeia (UE)
A União Europeia, bloco iniciado com a criação do Belenux, em 1944, é o bloco econômico que representa a maior integração de nações, pois possui todas as características para tal ação. Apesar de adotar uma moeda única no bloco, nem todos os países-membros utilizam o euro. São 27 países participantes desse bloco, os quais, juntos, possuem um PIB maior do que a China (segunda maior potência econômica do mundo).
Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA - do inglês North American Free Trade Agreement)
Esse bloco teve seu início em 1989, com adesão de dois países da América do Norte: Canadá e Estados Unidos. As conversas com o México começaram dois anos depois, em 1991. Em 1994, o Nafta entrou em vigor com a adesão dos três países citados após três anos de negociações.
Com uma pequena integração econômica, os três países envolvidos possuem trocas comerciais significativas, com amplo mercado consumidor. Tais trocas possibilitaram uma modernização industrial, além de impulsionar investimentos e fluxos de comércio nos três países. Estima-se que as trocas em mercadorias diárias entre esses países cheguem a 2,6 bilhões de dólares, o que corresponde, aproximadamente, a 108 milhões de dólares por hora.
Mercado Comum do Sul (Mercosul)
Criado no início da década de 1990, o Mercosul corresponde ao maior PIB da América Latina, com 10 países envolvidos, havendo desde trocas comerciais até livre circulação de pessoas. O Mercosul corresponde à quinta maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) de quase 2,8 trilhões de dólares. Além disso, esse bloco é um espaço privilegiado para investimentos, associações empresariais, turismo, comércio, entre outros cenários econômicos.
Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean - do inglês Association of South East Asian Nations)
Esse bloco foi criado em 1967, na Tailândia, com o objetivo de desenvolver países que estão no sudeste da Ásia, como Indonésia, Cingapura, Malásia e outros. Trata-se de um bloco tímido que se encaixa em uma união aduaneira, cujas ações buscam a integração política e econômica dos países-membros.
Asia-Pacific Economic Cooperation (Apec)
Com 21 países participantes, esse bloco inclui as nações banhadas pelo oceano Pacífico, como Estado Unidos, Japão, China, Peru, Hong Kong e outros. Inicialmente, quando foi criado, em 1989, era apenas um fórum para decisões econômicas entre as nações. Com o tempo, houve a tentativa de implantar uma zona de livre comércio, mas as disparidades eram imensas.Apesar de haver uma interdependência gradual entre as nações, ainda há muito que superar para que essa zona de livre comércio seja implementada, haja vista as disputas comerciais entre as três maiores economias do globo presentes nesse bloco: Estados Unidos, China e Japão.
Bandeiras dos 21 países-membros da Apec.
Vantagens e desvantagens dos blocos econômicos
Os blocos são vantajosos para a maioria dos países envolvidos, pois a troca econômica é bem ampla, o que contribui para que empresas de um país instalem-se em outro, para a circulação de bens, serviços e capital, além da circulação de pessoas, como o caso da União Europeia e do Mercosul.
Entretanto, as economias mais frágeis do bloco ficam prejudicadas em alguns quesitos, como é o caso do México no NAFTA. Indústrias estadunidenses instalam-se no país latino, usam mão de obra mais barata para produzir suas mercadorias e vendem, com um preço elevado, para mexicanos e estadunidenses, além dos canadenses. O poder de compra dos Estados Unidos é maior que o dos mexicanos, ou seja, a aquisição de um bem não depende, nesse caso, da origem do produto, mas sim do preço que lhe é colocado.
Outra desvantagem, em tempos de globalização, é o protecionismo econômico que há em alguns blocos em relação a produtos que vêm de outros países não pertencentes ao bloco.
Há, também, situações em que a xenofobia está presente, como na União Europeia. Em muitos países, como na França, a Frente Nacional, partido de extrema-direita, defende a França para os franceses, slogan utilizado em algumas eleições e que se posiciona contra a integração dos países. Para esse partido e seus apoiadores, a livre entrada de pessoas deve ser revista, com restrições a determinadas nacionalidades.
Em linhas gerais, nos blocos econômicos, as grandes economias só têm a ganhar, pois, com a ampliação das relações econômicas, a tendência é que os grandes continuem grandes e até maiores. Já para os países com economias mais frágeis, há uma dependência em relação aos países mais fortes, como é o caso do México e do Canadá no Nafta, que dependem do mercado consumidor estadunidense para que suas economias continuem pujantes.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos tempos:
“ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI MESMO,
DO QUE DEZENAS NO OUTRO,
POIS O SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ” !
- DALAI LAMA
História/Profºwilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – 9º Ano
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 21 de setembro a 25 de setembro
TEMA: Revoluções socialistas; China e Cuba
HABILIDADES:
(EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais
conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por
soviéticos e estadunidenses.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS
DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA
SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 – Assista
o vídeo instrucional “Como fazer um bom fichamento? Brasil Escola”,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2qSZiPybT0o ,
acessado em 16/06/2020.
Aula 2 a
4 – Leitura
do Capítulo 10, “Revoluções socialistas: China e Cuba” do livro Historia sociedade & cidadania,
páginas 150 a 159.
Faça um fichamento de citação
Fontes:
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania: 9º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo:
Editora FTD, 2018. cap.10, p. 150 - 159.
Inglês/ProfºMonica
Prof.ª
Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 9º A, B, C
Atividade
semanal: 21/09/20 a 25/09/20
TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas
CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.
Orientação da atividade:
Na
aula passada nós vimos o significado e alguns exemplos de metáforas. Pedi para
que lessem o poema abaixo e respondessem às questões. Os alunos que ainda não fizeram
essa atividade, façam nessa primeira aula. Não esqueçam de me enviar para o
fechamento da nota do 3º bimestre.
Enquanto você lê o poema, pense nas questões
abaixo. Coloquei a tradução para facilitar o entendimento. Responda em seu
caderno.
a) Qual o assunto tratado no poema?
b) Qual é a sua impressão disso?
c) Você consegue identificar as metáforas
nesses trechos? Copie-as em seu caderno.
d) O que você acha que eles
significam?
e) Eles reforçam o assunto do
poema? Explique.
Mother
to Son - Poem by Langston Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)
(1922)
Well,
son, I’ll tell you:
Life
for me ain’t been no crystal stair.
It’s had tacks in it,
And splinters,
And boards torn up,
And places with no carpet on the
floor —
Bare.
But all the time
I’se been a-climbin’ on,
And reachin’ landin’s,
And turnin’ corners,
And sometimes goin’ in the dark
Where there ain’t been no light.
So boy, don’t you turn back.
Don’t you set down on the steps
‘Cause you finds it’s kinder hard.
Don’t you fall now —
For I’se still goin’, honey,
I’se still climbin’,
And life for me ain’t been no crystal stair.
Tradução:
Mãe para filho -
poema de Langston Hughes
(1922)
Bem, filho, vou te
dizer:
A vida para mim
não tem sido uma escada de cristal.
Tem tachas,
E lascas,
E as tábuas
rasgadas,
E lugares sem
carpete no chão -
Nua.
Mas o tempo todo
Eu estive
escalando,
E
chegando a pousar,
E curvas,
E às
vezes indo no escuro
Onde não
havia luz.
Então
garoto, não volte atrás.
Não
descanse nos degraus
'Porque
você acha que é mais difícil.
Não caia
agora -
Pois eu
ainda vou, querido,
Eu ainda
estou escalando,
E a vida
para mim não tem sido uma escada de crista
2ª aula
1)Quais os
versos que te chamou mais a atenção? Faça um comentário sobre eles e copie-os
em seu caderno.
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/ProfºJobiane
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 21/09/2020 a 25/09/2020
Língua Portuguesa e Literatura - 9º A. B E C
PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: SETEMBRO AMARELO
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir a palestra: Depressão e prevenção ao suicídio.
https://www.youtube.com/watch?v=kjsbdMpY4KA
v Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto informativo no caderno.
Como o Setembro Amarelo começou?
A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.
A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Esta data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.
Objetivos do Setembro Amarelo
O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.
Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.
Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.
Como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio?
Pessoas sob risco de suicídio podem:
- apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos;
- ter casos de doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor (depressão, bipolaridade), transtornos de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade generalizada;
- apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;
- sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.
- odiar-se, apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
- ter um desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento;
- apresentar sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
- escrever cartas de despedida;
- falar repentinamente sobre morte ou suicídio;
- apresentar um convívio social conturbado;
- ter doenças físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
- apresentar personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 21/09/2020 a 25/09/2020
(6 aulas)
Caderno do aluno 3ºbimestre
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Habilidade que vamos desenvolver!!!
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas
do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando,
inclusive, a semelhança de triângulos.
Caros
alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de
aprendizagem 1,o objetivo das atividades
que vamos desenvolver são conhecer a história do
Teorema de Pitágoras. Demonstrar
geometricamente o Teorema de Pitágoras e
Reconhecer as ternas pitagóricas e suas relações
com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos
passados.
Disponibilizei as aulas do centro de mídias que abordaram o tema
de estudo!
Assistam as aulas caso
você tenha perdido para resolver as atividades propostas continuo esperando o
retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!
10/08 -
9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III
https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11
11/08 -
9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV
https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17
Resolver as seguintes
atividades
ATIVIDADE 4- PROJEÇÕES
ATIVIDADE 5 – RELAÇÕES MÉTRICAS
ATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES MÉTRICAS E APLICAÇÕES
Próxima
semana vamos resolver atividade
avaliativa sobre a
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1
Projeto de vida /ProfºRosiane
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
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1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias
Quintão |
2.
TURMA
9° ANO - B |
|||
3.
DISCIPLINA: Professor
especialista, Projeto de vida |
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4.
CONTEÚDOS: Novotec. |
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Assertividade. |
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: 1-
Você conhece ou já ouviu fala do novotec? 2-
Pesquise um pouco sobre o que é o programa novotec? OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.
|
||||
7.
RECURSOS
UTILIZADOS: Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno. |
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via
whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
21a
25/09/2020 |
11.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão |
12. VALIDADO EM: 21/09/2020 |
|
Tecnologia e Inovação /ProfºSandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º
Matéria de Tecnologia e Inovação
3º Bimestre
Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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9ºAno C
Arte / Profº ADRIANA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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||||
CONTEÚDOS: Sondagem
Teatral |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR29):Experimentar, de maneira
imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as
construções corporais e vocais de personagens do drama. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de
Sondagem 1.Já participou de alguma experimentação teatral
de improvisação, jogo cênico, construção corporal e vocal de personagens do
drama? Conte um pouco desta experiência. 2.Se já participou, onde foi? Na escola? Projetos
sociais? Igreja? Centro Cultural? 3.Cite quais as profissões ligadas ao teatro você
conhece que tem funções técnicas, artísticas, de comunicação e imagem e
administrativas. 4. Quais as principais atividades que um ator, um
figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista, um cenógrafo, um
iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor de imprensa
exercem em uma produção teatral? 5.Já participou alguma vez da
produção de um espetáculo teatral na escola ou em outro local? Como foi esta
experiência? Qual ou quais funções exerceu? . |
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RECURSOS:
Caderno para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 21/09 a 25/09
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Ciências/ProfºAna Paula
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 21/09/2020 à 25/09/2020
Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas:
Atividade:
1 – Faça uma pesquisa sobre:
a- Qual a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do Patrimônio Nacional?
b- Quais os biomas são considerados Patrimônio Nacional?
c- O que deve ser feito para a preservação da biodiversidade nas Unidades de Conservação?
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação Física/Profº DONI
EE SALIM FARAH MALUF SEMANA
DE 21/09 Á
25/09/2020 AULA 1 E 2
- TEMA: ESPORTES EDUCAÇÃO FÍSICA - EF
II -
9º ANO C
PROFESSOR : DONIZETI |
1ª
AULA (50 MINUTOS) Qual
o nome desse jogo da figura acima? Quais
as regras desse jogo que você conhece?
|
2ª
AULA Ler e
responder no Caderno do Aluno Página
47 Atividade
4 Página
48 Atividade
5 -
6
|
ORIENTAÇÕES Retirar na escola atividades impressas,
para quem não tiver acesso a computador. Atividades
referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo Quem perdeu essas aulas, para rever acesse
o Youtube. Essas atividades devem ser consultadas no
Caderno do aluno ou Internet e registrada no seu caderno. As
atividades realizadas correspondem a presença e nota.
|
REGISTRO Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o
Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para
conferência no retorno as aulas presenciais
|
DEVOLUÇÃO doniz6@hotmail.com ou Google Classroom
|
Geografia/ProfºHosana
ATIVIDADE (21 a 25/9)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA: 9ºC
DURAÇÃO:4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADES SOBRE FONTES DE ENERGIA
1) Essa fonte de energia muito utilizada no Brasil e no mundo é um minério fóssil que, quando processado, dá origem a vários subprodutos, como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.
A que fonte de energia refere-se o fragmento acima?
a) Gás natural
b) Cana-de-açúcar
c) Carvão mineral
d) Petróleo
e) Xisto betuminoso
2) Explique:
a) Fontes de energia renováveis:
b) Fontes de energia não renováveis:
História/ProfºVanildo
ATIVIDADE
SEMANA 21 a 25/09
HISTÓRIA 9C PROF. VANILDO
EMAIl:
vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para
correção).
Retome a
leitura do texto da semana anterior, assista aos vídeos aula (https://youtu.be/MjHuK_2rSZY?t=404 https://youtu.be/9gG4GDWU43E?t=300 ), para responderem os questionamentos
citados abaixo:
Atividades
1.E m que consistia a Organização do Tratado do Atlântico
Norte e que países fizeram parte dela, logo na época de sua fundação?
2.Leia o texto para responder às questões.
A eclosão da guerra
entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível, sintetizava o
cientista político francês Raymond Aron. A paz era impossível porque não havia
maneira de conciliar os interesses em disputa. Um sistema só poderia sobreviver
à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois
blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição que, se acontecesse um conflito
generalizado, seria, com certeza, o último. [...]
Nem paz nem guerra,
e sim um equilíbrio de forças entre os blocos, baseado no poder de mútua
destruição. Desaparecia a política como interlocução. [...] É precisamente isso
que aconteceu: a arma da lógica foi substituída pela lógica das armas.
ARBEX JÚNIOR, José. Guerra Fria: o
Estado terrorista. 2. ed. São Paulo:
Moderna, 2005. p. 10.
a) Quais são os
blocos a que o texto se refere?
b) Por que, segundo Raymond Aron, a guerra entre
os blocos era improvável, mas a paz era impossível?
c) Como se garantia o equilíbrio de forças que
caracterizou a Guerra Fria?
Observe a charge e responda:
a) Descrevam a charge.
Inglês/ProfºMonica
Prof.ª
Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 9º A, B, C
Atividade
semanal: 21/09/20 a 25/09/20
TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas
CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.
Orientação da atividade:
Na
aula passada nós vimos o significado e alguns exemplos de metáforas. Pedi para
que lessem o poema abaixo e respondessem às questões. Os alunos que ainda não fizeram
essa atividade, façam nessa primeira aula. Não esqueçam de me enviar para o
fechamento da nota do 3º bimestre.
Enquanto você lê o poema, pense nas questões
abaixo. Coloquei a tradução para facilitar o entendimento. Responda em seu
caderno.
a) Qual o assunto tratado no poema?
b) Qual é a sua impressão disso?
c) Você consegue identificar as metáforas
nesses trechos? Copie-as em seu caderno.
d) O que você acha que eles
significam?
e) Eles reforçam o assunto do
poema? Explique.
Mother
to Son - Poem by Langston Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)
(1922)
Well,
son, I’ll tell you:
Life
for me ain’t been no crystal stair.
It’s had tacks in it,
And splinters,
And boards torn up,
And places with no carpet on the
floor —
Bare.
But all the time
I’se been a-climbin’ on,
And reachin’ landin’s,
And turnin’ corners,
And sometimes goin’ in the dark
Where there ain’t been no light.
So boy, don’t you turn back.
Don’t you set down on the steps
‘Cause you finds it’s kinder hard.
Don’t you fall now —
For I’se still goin’, honey,
I’se still climbin’,
And life for me ain’t been no crystal stair.
Tradução:
Mãe para filho -
poema de Langston Hughes
(1922)
Bem, filho, vou te
dizer:
A vida para mim
não tem sido uma escada de cristal.
Tem tachas,
E lascas,
E as tábuas
rasgadas,
E lugares sem
carpete no chão -
Nua.
Mas o tempo todo
Eu estive
escalando,
E
chegando a pousar,
E curvas,
E às
vezes indo no escuro
Onde não
havia luz.
Então
garoto, não volte atrás.
Não
descanse nos degraus
'Porque
você acha que é mais difícil.
Não caia
agora -
Pois eu
ainda vou, querido,
Eu ainda
estou escalando,
E a vida
para mim não tem sido uma escada de crista
2ª aula
1)Quais os
versos que te chamou mais a atenção? Faça um comentário sobre eles e copie-os
em seu caderno.
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/ProfºJobiane
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 21/09/2020 a 25/09/2020
Língua Portuguesa e Literatura - 9º A. B E C
PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: SETEMBRO AMARELO
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir a palestra: Depressão e prevenção ao suicídio.
https://www.youtube.com/watch?v=kjsbdMpY4KA
v Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto informativo no caderno.
Como o Setembro Amarelo começou?
A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.
A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Esta data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.
Objetivos do Setembro Amarelo
O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.
Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.
Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.
Como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio?
Pessoas sob risco de suicídio podem:
- apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos;
- ter casos de doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor (depressão, bipolaridade), transtornos de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade generalizada;
- apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;
- sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.
- odiar-se, apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
- ter um desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento;
- apresentar sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
- escrever cartas de despedida;
- falar repentinamente sobre morte ou suicídio;
- apresentar um convívio social conturbado;
- ter doenças físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
- apresentar personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 21/09/2020 a 25/09/2020
(6 aulas)
Caderno do aluno 3ºbimestre
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Habilidade que vamos desenvolver!!!
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas
do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando,
inclusive, a semelhança de triângulos.
Caros
alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de
aprendizagem 1,o objetivo das atividades
que vamos desenvolver são conhecer a história do
Teorema de Pitágoras. Demonstrar
geometricamente o Teorema de Pitágoras e
Reconhecer as ternas pitagóricas e suas relações
com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos
passados.
Disponibilizei as aulas do centro de mídias que abordaram o tema
de estudo!
Assistam as aulas caso
você tenha perdido para resolver as atividades propostas continuo esperando o
retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!
10/08 -
9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III
https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11
11/08 -
9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV
https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17
Resolver as seguintes
atividades
ATIVIDADE 4- PROJEÇÕES
ATIVIDADE 5 – RELAÇÕES MÉTRICAS
ATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES MÉTRICAS E APLICAÇÕES
Próxima
semana vamos resolver atividade
avaliativa sobre a
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1
Projeto de vida /ProfºDenis
Projeto de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
7ºC,
8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 7 (21.09 à 25.09)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 4 MITOS DO ESTUDO E VILÕES DOS
ESTUDANTES proposta no caderno do estudante, vejam o quais são os violões
que os atrapalham seus estudos reflita sobre eles e envie sua resposta para o
professor por e-mail.
ü 8º Ano:
Prezados alunos por gentileza
realizar a atividade 4 Visualização de vídeo da serie Consciente
Coletivo para posterior elaboração de narrativas sobre o consumo e a
sustentabilidade. Disponível em:
https://www.akatu.org.br/videos/. Acesso em: 10 fev. 2020. Vocês
acreditam que esses assuntos tratados nos vídeos tem relação com as queimadas
no Pantanal e com a Amazônia? Justifique e envie sua reflexão para
o e-mail do professor.
ü 9 Ano:
Prezados alunos por gentileza realize nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3 MAPA PARA O FUTURO preencha o quadro de aprendizagem, conforme
tenha entendido e reflita sobre o que mudou em relação ao semestre passado? O
que vocês pensam para o seu futuro? Transcreva em seus diários de práticas e
vivências, em seguida envie por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos, realizem
diários de práticas a situação de aprendizagem 3 DO SONHO À REALIDADE: A ARTE DO PLANEJAMENTO Conforme a atividade “O que poderia ter mudado na história?”,
do Caderno do Estudante (página 143).
Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por
e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Iniciativa
Social; Curiosidade para aprender; Responsabilidade, Organização; Determinação.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação /Profºsandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º
Matéria de Tecnologia e Inovação
3º Bimestre
Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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