domingo, 13 de setembro de 2020

2º EJA do ensino médio semana de 14 a 18 de setembro 2020

    Atividade da semana de 14 a 18 de setembro 2020


2ºTA/Noturno 

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:    Arte       2ºTA, 2ºTB, 2ºTC, 2ºTD.

CONTEÚDO:

 

Texto Teatral

 

 

O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.

A história em si é retratada pelos atores por meio do diálogo, no qual o objetivo maior pauta-se por promover uma efetiva interação com o público expectador, onde razão e emoção se fundem a todo momento, proporcionando prazer e entretenimento.

Pelo fato de o texto teatral ser representado e não contado, ele dispensa a presença do narrador, pois como anteriormente mencionado, os atores assumem um papel de destaque no trabalho realizado por meio de um discurso direto em consonância com outros recursos que tendem a valorizar ainda mais a modalidade em questão, como pausas, mímica, sonoplastia, gestos e outros elementos ligados à postura corporal.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-texto-teatral.htm

 

Atividade:

Crie um pequeno texto teatral com um diálogo entre dois ou mais personagens.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com .

Para sanar qualquer dúvida sobre conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.

 

DATA: 14/09/2020 a 18/09/2020.

 Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B  ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:

        Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes;

  • Identificar os processos de obtenção de energia pelos seres vivos.
  • Associar a divisão mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares.

Atividades:

Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre cada vídeo.

Tempo para realização: Uma semana.       De 14/09 até 18/09 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 























Conteúdos:

  • Processos de obtenção de energia pelos seres vivos – fotossíntese e respiração celular.
  • Mitose, mecanismo básico de reprodução celular.

Vídeos:

 

Metabolismo Energético - Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=7DjOud20prk

Fotossíntese - https://www.youtube.com/watch?v=cgt0le8scGM

Respiração celular e fermentação - Diferenças | Biologia com Samuel Cunha

https://www.youtube.com/watch?v=WKFiN_qBwNI

Mitose - Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=-kx_vOrlY40

Meiose – Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=CzUYF_p1H7U

Câncer e ciclo celular - Flashdica #27 - Maratona Enem - Prof. Gui

 https://www.youtube.com/watch?v=1n4NL5xxamE

 

 

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

3º Bimestre

2TA,B,C

Humilhação Social

Semana 14 a 18 de setembro

· Fazer uma pesquisa sobre “ Humilhação Social”

· Link: Utilizar sites confiáveis

· Entrega até 30 de setembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/Profº Joyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M/ EJA 2TA/2TB/2TC/2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

 

PERGUNTAS:

 

1)    Qual a diferebça de Migração, imigração e emigração?Justifique!

2)    Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!

3)    Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!

4)    Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?

5)    Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?

 

 

 

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A, B, C e D)

CONTEÚDOS: O calor nos processos naturais tecnológicos e na vida OBS: Essa atividade terá duração de duas semanas, portanto aula 2/2.

ATIVIDADE: Experimento sobre Transferência de Calor

Tabela 1 – Lista de Materiais

Materiais

Comentários

Três recipientes

Dois deles deverão caber em uma mão, pelo menos, e o terceiro tem que ser grande o suficiente para que caibam as duas mãos da pessoa que for realizar o experimento.

Água quente

Quente o suficiente para que a pessoa que for colocar a mão não se queime.

Água fria

Acrescente uns gelos para que a água fique próxima do 0° Celsius.

Água morna

À temperatura ambiente.

Conceito de calor

A definição correta de calor dentro da Física é a transferência de energia térmica entre dois corpos de temperaturas diferentes. Essa transferência ocorre de maneira natural: do corpo mais quente para o mais frio.

É preciso entender que todos os corpos possuem calor, mesmo os que se encontram frios.

Isso ocorre porque toda matéria é composta por átomos que estão em movimento contínuo. Esse movimento é sentido em forma de calor, portanto, quanto maior a agitação dos átomos maior será o calor do objeto em questão.

Dessa forma, dois corpos com as temperaturas diferentes, dentro de um sistema, sempre procuraram encontrar um equilíbrio térmico. Para isso acontecer, o corpo de maior temperatura fornece energia térmica para o corpo de menor temperatura até que o equilíbrio seja instaurado.

Conceito de temperatura

Já quando se trata da grandeza que mede o grau de agitação dos átomos, ou agitação térmica, o correto a se utilizar é temperatura. Nesse caso, quanto maior for o agito, maior será a energia cinética do objeto e, por consequência, maior será a temperatura.

A temperatura pode ser medida por meio de um termômetro. Os mais comuns se utilizam do mercúrio como marcador. A partir do equilíbrio térmico com o objeto analisado, o mercúrio expande ou contrai mostrando a temperatura na escala utilizada.

Aliás, a escala é um fator determinante para a análise correta da temperatura. As escalas de temperatura mais utilizadas são: Celsius (°C), Kelvin (K) e Fahrenheit (ºF).

Passo a passo

  1. Coloquem uma das mãos na água fria e a outra na água quente durante uns 30 segundos (Fig. 3).

  1. Coloque as duas mãos na água morna por no máximo dez segundos.

Após o término do experimento, respondam:

  1. O que aconteceu quando foram colocadas as duas mãos na água morna? O que foi sentido em cada mão?
  2. Você concorda que quando se coloca as mãos nos recipiente com água quente e fria, estas buscam o equilíbrio térmico (igualar suas temperaturas), portanto a mão direita está com uma temperatura mais baixa que a do ambiente e a mão esquerda estará um pouco mais quente que a temperatura do ambiente. Quando ambas são postas na água morna, a mão direita (que estava na água fria) recebe calor, por estar numa temperatura mais baixa, e a esquerda (que estava na água quente) cede calor, por estar numa temperatura mais alta que a da água morna. Justifique a sua resposta!

EMAIL ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br Orientação de envio: NOME DO ALUNO + TURMA + SEMANA _________


Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                 Atividades 14 a 18/09/2020

Turmas: 2Termos A,B,C,D

 

TEXTO PARA CONTINUAÇÃO DA MATÉRIA. NÃO É PARA ENTREGAR.

SOLUBILIDADE

Solubilidade é a propriedade física das substâncias de se dissolverem, ou não, em um determinado líquido.

Denomina-se soluto, os compostos químicos que se dissolvem em outra substância. O solvente é a substância na qual o soluto será dissolvido para formação de um novo produto.

A dissolução química é o processo de dispersão do soluto em um solvente, dando a origem a uma solução ou mistura homogênea.

Os solutos podem ser classificados em:

Solúvel: são os solutos que se dissolvem no solvente.

Pouco solúvel: são os solutos que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente.

Insolúvel: são os solutos que não se dissolvem no solvente.

Um princípio comum em solubilidade é: “semelhante dissolve semelhante”. Isso quer dizer que um soluto polar tende a se dissolver em um solvente polar. O mesmo é verdadeiro para substâncias apolares.

Veja alguns exemplos:

Os hidrocarbonetos, compostos presentes na gasolina, são apolares e apresentam pouca solubilidade em água, que é polar.

Os álcoois, como o etanol e o metanol, são polares devido à presença do oxigênio na cadeia carbônica e, por isso, são solúveis em água.

Os sais apresentam solubilidade diferenciada. Eles podem ser classificados em: sal solúvel e sal praticamente insolúvel.

Coeficiente de Solubilidade

O coeficiente de solubilidade (Cs) determina a capacidade máxima do soluto que se dissolve em uma determinada quantidade de solvente. Isso, conforme as condições de temperatura.

Em resumo, o coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente a uma determinada condição.

Por exemplo, considere a seguinte situação:

Em um copo de água com sal (NaCl), inicialmente, o sal desaparece na água.

Entretanto, se for adicionado mais sal, em determinado momento ele começará a se acumular no fundo do copo.

Isso acontece porque a água, que é o solvente, atingiu o seu limite de solubilidade e a quantidade máxima de concentração. A isso também chamamos de ponto de saturação.

O soluto que resta no fundo do recipiente e que não se dissolve é chamado de corpo de fundo ou precipitado.

Em relação ao ponto de saturação, as soluções classificam-se em três tipos:

Solução insaturada: quando a quantidade de soluto é menor que Cs.

Solução saturada: quando a quantidade de soluto é exatamente a mesma do Cs. É o limite de saturação.

Solução supersaturada: quando a quantidade do soluto é maior que o Cs.

Produto de Solubilidade

Como vimos, a solubilidade representa a quantidade de soluto dissolvida em uma solução. O produto de solubilidade (Kps) é uma constante de equilíbrio diretamente relacionada com a solubilidade.

O seu cálculo permite determinar se uma solução é saturada, insaturada ou saturada com precipitado. Esse cálculo está relacionado com o equilíbrio de dissolução e a concentração de íons na solução.

Isso porque o produto da solubilidade refere-se ao equilíbrio de dissolução de substâncias iônicas.

Entenda mais sobre Soluto e Solvente.

Curva de Solubilidade

A capacidade de solubilidade química de uma substância submetida à alteração de temperatura não é linear. A variação da capacidade de solubilidade, em função da temperatura, é conhecida por curva de solubilidade.

A maioria das substâncias sólidas têm o seu coeficiente de solubilidade aumentado com o aumento da temperatura. Assim, a solubilidade de cada material ocorre de maneira proporcional, conforme a temperatura.

Cada substância possui uma curva de solubilidade própria para um determinado solvente. A variação de solubilidade é considerada linear quando o está sob influência da temperatura. Para conhecer a variação é preciso observar a curva de solubilidade.




No gráfico, a curva de solubilidade demonstra que a solução é:

Saturada: quando o ponto está sobre a curva de solubilidade.

Insaturada: quando o ponto está abaixo da curva de solubilidade.

Saturada homogênea: quando o ponto está acima da curva de solubilidade.

Fórmula do Coeficiente de Solubilidade

A fórmula para calcular o coeficiente de solubilidade é:

Cs = 100 . m1/m2

onde:

Cs:coeficiente de solubilidade

m1: massa do soluto

m2: massa do solvente

Aplicação

O coeficiente de solubilidade do KCl em água é de 34 gramas de KCl / 100 gramas de H2O a 20 oC. Qual será a quantidade de soluto que poderá ser dissolvida em 400 gramas de H2O a 20 oC?

Montando a regra de três com base no coeficiente de solubilidade:

100 gramas de H2O ------------ 34 gramas de KNO3

400 gramas de H2O ------------ x gramas de KNO3

Multiplicando cruzado:

100.x = 350.202

100.x = 13600

x = 136 gramas de KCl podem ser dissolvidos.

 

 

Geografia/ProfºRicardo

Professor Ricardo José dos Santos

email ricardosantosgeo@gmail.com

Whatsapp 11 983394030

Globalização

.A origem da Globalização

Não existe um total consenso sobre qual é a origem do processo de globalização. O termo em si só veio a ser elaborado a partir da década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. No entanto, são muitos os autores que defendem que a globalização tenha se iniciado a partir da expansão marítimo-comercial europeia, no final do século XV e início do século XVI, momento no qual o sistema capitalista iniciou sua expansão pelo mundo.

De toda forma, como já dissemos, ela foi gradativamente apresentando evoluções, recebendo incrementos substanciais com as transformações tecnológicas proporcionadas pelas três revoluções industriais. Nesse caso, cabe um destaque especial para a última delas, também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciada a partir de meados do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência. Nesse processo, intensificaram-se os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação, com destaque para a difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, além de uma maior evolução nos meios de transporte.

Portanto, a título de síntese, podemos considerar que, se a globalização iniciou-se há cerca de cinco séculos aproximadamente, ela consolidou-se de forma mais elaborada e desenvolvida ao longo dos últimos 50 anos, a partir da segunda metade do século XX em diante.

Aspectos positivos e negativos da globalização

Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.

Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e discordâncias no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.

Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante. Nesse sentido, forma-se,

segundo essas opiniões, uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas, obliterando, assim, suas matrizes tradicionais.

Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores.

É claro que o que pode ser considerado como vantagem ou desvantagem da globalização depende da abordagem realizada e também, de certa forma, da ideologia empregada em sua análise. Não é objetivo, portanto, deste texto entrar no mérito da discussão em dizer se esse processo é benéfico ou prejudicial para a sociedade e para o planeta.

Questões

1 Quando se inicia o processo de globalização e quais os fatores levaram a esse início.

2 Como o capitalismo desenvolveu o processo de globalização.

3 Quais são as características da globalização?

4 Quais os aspectos positivos da globalização?

5 Quais os aspectos negativoa da globalização?

História/ProfºSilvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Turmas: 2TA , 2TB

 

HABILIDADES: Analise da complexidade das relações do mundo do trabalho; capacidade de construção de pertencimento ao mundo do trabalho; desenvolvimento de consciência do funcionamento da sociedade capitalista; identidade de classe.

 

QUANTIDADE DE AULAS PARA REALIZAÇÃO: 02 – de 14 a 18 de setembro

 

          Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa

          ENTREGAR AS ATIVIDADES NO ENDEREÇO ELETRÔNICO: silviosouzacs@hotmail.com

          Não esquecerem de colocar nome e turma.

 

Capitalismo

 

O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Nesse sistema a burguesia é que controla a produção de bens, ficando com o lucro produzido pelos trabalhadores, que chamamos de mais valia.

Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista. O preço de um produto é composto de matéria prima+mão de obra+outros gastos+lucro.

No capitalismo existem duas classes sociais antagônicas, que possuem diferentes interesses: A burguesia e o proletariado.

Burguesia é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital, ou seja comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção.

Burguesia é a qualidade do burguês. É o oposto do proletariado, a classe operária, cujo único bem é a força de trabalho. Do latim "burgus", que significa fortaleza, ou do alemão "burgs", pequena cidade.

Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado para definir a classe antagônica à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver.

Por não ser dono do resultado de seu trabalho o trabalhador é considerado alienado. A alienação no trabalho é gerada na sociedade devido à mercadoria, que são os produtos confeccionados pelos trabalhadores explorados, e o lucro, que vem a ser a usurpação do trabalhador para que mais mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido no trabalhador, assim rompendo o homem de si mesmo.



 


 

ATIVIDADES

 

1. O que são meios de produção?

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2. O que os trabalhadores possuem como seu? O que é mais valia?

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3. Interprete a charge do final do texto.

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4. Qual a origem da burguesia?

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Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "A" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 14 à 18 de setembro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Leia as informações abaixo sobre "Aprender a Aprender" e escreva em seu caderno quais
são os itens listados que mais colaboram para o seu aprendizado. Em seguida envie para o endereço 
eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

5%  Lecture

10% Reading

20% Audiovisual

30% Demonstration

50% Discussion
	
75% Practice Doing

90% Teaching others

Fique em casa e cuide-se bem.

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º TERMO A, B, C e D – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

Tempo para realização: 14 até 18/09.

 E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 



A MAIORIA DOS ALUNOS DESTA SÉRIE NÃO ESTÁ ENTREGANDO AS ATIVIDADES.

SOLICITO QUE COLOQUEM AS ATIVIDADES EM DIA E ME ENVIEM POR EMAIL.

Para você entender melhor, sugiro que você pesquise sobre esses conceitos Linguísticos.

ANÁLISE LINGUÍSTICA: PERÍODO.

 

Período simples: formado a partir de um único verbo, ou seja, construído por uma oração absoluta, EXEMPLOS:

O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.

 

 

Período composto: possui mais de uma oração, portanto construído por mais de um verbo, EXEMPLOS:

Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vou gritar para todos ouvirem, que estou sabendo o que acontece ao anoitecer.
Chegueijantei e fui dormir.

 

Quanto ao período analisado acima (Composto), percebe-se que a primeira oração, sozinha, não tem sentido completo. As últimas orações funcionam como seu complemento.

 

Todo período é frase, mas nem toda frase é período, pois existem frases nominais, ou seja, que não contêm verbos. EXEMPLOS:

-- Ai!

– Socorro!

– O quê?

– Mas que coisa terrível!

– Quanta bagunça...

– Que tragédia!

– Como assim?

 

 Assim, para determinar o número de períodos, você pode contar o número de frases verbais. Procure contar a quantidade de verbos e veja a pontuação.


 

1- Frase, Oração e Período

Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para o período composto:

(   ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.

(   ) Antes os índios eram os donos da terra.

(   ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.

(   ) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.

(   ) Você está triste.

(   ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar

(   ) Atenção, vou contar uma piada.

(   ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.

(   ) O estudo nos traz benefícios.

(   ) O amor constrói e o ódio destrói.

 

 

2- Coloque C(certo) ou E (errado) para as afirmações colocadas nos parênteses abaixo:

(   ) Cuidado com nossas crianças. (período simples)

(   ) Tudo voltou ao que era antes. (período composto)

(   ) Minha mãe usa óculos, a sua não usa. (período simples)

(   ) Chuva e sol, casamento de espanhol. (frase)

(   ) Deus fez você para a vida. (período simples)

(   ) Lá vai ele para o mundo. (período simples)

(   ) Todo casal briga um dia na vida. (período composto).

(   ) O menino muito educadamente se despediu. (período composto)

(   ) Deus fez a lua que ilumina nossa estrada. (período composto)

(   ) Os dois eram parceiros inseparáveis. (período simples)

 

 

 

Matemática/ProfºMarcelo


Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

6º semana de 14/09/2020 à 18/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

Respondam as questões pelo link

geral  https://forms.gle/7FFzS69y2TcKqXCT6

2tatb 

 https://forms.gle/ik7Cj9smjvPKopdP6

https://forms.gle/CwkHDwjRkThcubT69

https://forms.gle/6VT7PnqHGuCcrJz6A

Essa semana é dedicada para vocês colocarem atividades que perderam da minha disciplina ou de outro professor em dia, caso esteja tudo em dia você deverá acompanhar as aulas do centro de mídias

 

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2ºTB/Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:    Arte       2ºTA, 2ºTB, 2ºTC, 2ºTD.

CONTEÚDO:

 

Texto Teatral

 

 

O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.

A história em si é retratada pelos atores por meio do diálogo, no qual o objetivo maior pauta-se por promover uma efetiva interação com o público expectador, onde razão e emoção se fundem a todo momento, proporcionando prazer e entretenimento.

Pelo fato de o texto teatral ser representado e não contado, ele dispensa a presença do narrador, pois como anteriormente mencionado, os atores assumem um papel de destaque no trabalho realizado por meio de um discurso direto em consonância com outros recursos que tendem a valorizar ainda mais a modalidade em questão, como pausas, mímica, sonoplastia, gestos e outros elementos ligados à postura corporal.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-texto-teatral.htm

 

Atividade:

Crie um pequeno texto teatral com um diálogo entre dois ou mais personagens.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com .

Para sanar qualquer dúvida sobre conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.

 

DATA: 14/09/2020 a 18/09/2020.

 Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B  ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:

        Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes;

  • Identificar os processos de obtenção de energia pelos seres vivos.
  • Associar a divisão mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares.

Atividades:

Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre cada vídeo.

Tempo para realização: Uma semana.       De 14/09 até 18/09 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 























Conteúdos:

  • Processos de obtenção de energia pelos seres vivos – fotossíntese e respiração celular.
  • Mitose, mecanismo básico de reprodução celular.

Vídeos:

 

Metabolismo Energético - Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=7DjOud20prk

Fotossíntese - https://www.youtube.com/watch?v=cgt0le8scGM

Respiração celular e fermentação - Diferenças | Biologia com Samuel Cunha

https://www.youtube.com/watch?v=WKFiN_qBwNI

Mitose - Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=-kx_vOrlY40

Meiose – Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=CzUYF_p1H7U

Câncer e ciclo celular - Flashdica #27 - Maratona Enem - Prof. Gui

 https://www.youtube.com/watch?v=1n4NL5xxamE

 

 

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

3º Bimestre

2TA,B,C

Humilhação Social

Semana 14 a 18 de setembro

· Fazer uma pesquisa sobre “ Humilhação Social”

· Link: Utilizar sites confiáveis

· Entrega até 30 de setembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/Profº Joyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M/ EJA 2TA/2TB/2TC/2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

 

PERGUNTAS:

 

1)    Qual a diferebça de Migração, imigração e emigração?Justifique!

2)    Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!

3)    Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!

4)    Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?

5)    Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?

 

 

 

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.


Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A, B, C e D)

CONTEÚDOS: O calor nos processos naturais tecnológicos e na vida OBS: Essa atividade terá duração de duas semanas, portanto aula 2/2.

ATIVIDADE: Experimento sobre Transferência de Calor

Tabela 1 – Lista de Materiais

Materiais

Comentários

Três recipientes

Dois deles deverão caber em uma mão, pelo menos, e o terceiro tem que ser grande o suficiente para que caibam as duas mãos da pessoa que for realizar o experimento.

Água quente

Quente o suficiente para que a pessoa que for colocar a mão não se queime.

Água fria

Acrescente uns gelos para que a água fique próxima do 0° Celsius.

Água morna

À temperatura ambiente.

Conceito de calor

A definição correta de calor dentro da Física é a transferência de energia térmica entre dois corpos de temperaturas diferentes. Essa transferência ocorre de maneira natural: do corpo mais quente para o mais frio.

É preciso entender que todos os corpos possuem calor, mesmo os que se encontram frios.

Isso ocorre porque toda matéria é composta por átomos que estão em movimento contínuo. Esse movimento é sentido em forma de calor, portanto, quanto maior a agitação dos átomos maior será o calor do objeto em questão.

Dessa forma, dois corpos com as temperaturas diferentes, dentro de um sistema, sempre procuraram encontrar um equilíbrio térmico. Para isso acontecer, o corpo de maior temperatura fornece energia térmica para o corpo de menor temperatura até que o equilíbrio seja instaurado.

Conceito de temperatura

Já quando se trata da grandeza que mede o grau de agitação dos átomos, ou agitação térmica, o correto a se utilizar é temperatura. Nesse caso, quanto maior for o agito, maior será a energia cinética do objeto e, por consequência, maior será a temperatura.

A temperatura pode ser medida por meio de um termômetro. Os mais comuns se utilizam do mercúrio como marcador. A partir do equilíbrio térmico com o objeto analisado, o mercúrio expande ou contrai mostrando a temperatura na escala utilizada.

Aliás, a escala é um fator determinante para a análise correta da temperatura. As escalas de temperatura mais utilizadas são: Celsius (°C), Kelvin (K) e Fahrenheit (ºF).

Passo a passo

  1. Coloquem uma das mãos na água fria e a outra na água quente durante uns 30 segundos (Fig. 3).

  1. Coloque as duas mãos na água morna por no máximo dez segundos.

Após o término do experimento, respondam:

  1. O que aconteceu quando foram colocadas as duas mãos na água morna? O que foi sentido em cada mão?
  2. Você concorda que quando se coloca as mãos nos recipiente com água quente e fria, estas buscam o equilíbrio térmico (igualar suas temperaturas), portanto a mão direita está com uma temperatura mais baixa que a do ambiente e a mão esquerda estará um pouco mais quente que a temperatura do ambiente. Quando ambas são postas na água morna, a mão direita (que estava na água fria) recebe calor, por estar numa temperatura mais baixa, e a esquerda (que estava na água quente) cede calor, por estar numa temperatura mais alta que a da água morna. Justifique a sua resposta!

EMAIL ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br Orientação de envio: NOME DO ALUNO + TURMA + SEMANA _________


Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                 Atividades 14 a 18/09/2020

Turmas: 2Termos A,B,C,D

 

TEXTO PARA CONTINUAÇÃO DA MATÉRIA. NÃO É PARA ENTREGAR.

SOLUBILIDADE

Solubilidade é a propriedade física das substâncias de se dissolverem, ou não, em um determinado líquido.

Denomina-se soluto, os compostos químicos que se dissolvem em outra substância. O solvente é a substância na qual o soluto será dissolvido para formação de um novo produto.

A dissolução química é o processo de dispersão do soluto em um solvente, dando a origem a uma solução ou mistura homogênea.

Os solutos podem ser classificados em:

Solúvel: são os solutos que se dissolvem no solvente.

Pouco solúvel: são os solutos que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente.

Insolúvel: são os solutos que não se dissolvem no solvente.

Um princípio comum em solubilidade é: “semelhante dissolve semelhante”. Isso quer dizer que um soluto polar tende a se dissolver em um solvente polar. O mesmo é verdadeiro para substâncias apolares.

Veja alguns exemplos:

Os hidrocarbonetos, compostos presentes na gasolina, são apolares e apresentam pouca solubilidade em água, que é polar.

Os álcoois, como o etanol e o metanol, são polares devido à presença do oxigênio na cadeia carbônica e, por isso, são solúveis em água.

Os sais apresentam solubilidade diferenciada. Eles podem ser classificados em: sal solúvel e sal praticamente insolúvel.

Coeficiente de Solubilidade

O coeficiente de solubilidade (Cs) determina a capacidade máxima do soluto que se dissolve em uma determinada quantidade de solvente. Isso, conforme as condições de temperatura.

Em resumo, o coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente a uma determinada condição.

Por exemplo, considere a seguinte situação:

Em um copo de água com sal (NaCl), inicialmente, o sal desaparece na água.

Entretanto, se for adicionado mais sal, em determinado momento ele começará a se acumular no fundo do copo.

Isso acontece porque a água, que é o solvente, atingiu o seu limite de solubilidade e a quantidade máxima de concentração. A isso também chamamos de ponto de saturação.

O soluto que resta no fundo do recipiente e que não se dissolve é chamado de corpo de fundo ou precipitado.

Em relação ao ponto de saturação, as soluções classificam-se em três tipos:

Solução insaturada: quando a quantidade de soluto é menor que Cs.

Solução saturada: quando a quantidade de soluto é exatamente a mesma do Cs. É o limite de saturação.

Solução supersaturada: quando a quantidade do soluto é maior que o Cs.

Produto de Solubilidade

Como vimos, a solubilidade representa a quantidade de soluto dissolvida em uma solução. O produto de solubilidade (Kps) é uma constante de equilíbrio diretamente relacionada com a solubilidade.

O seu cálculo permite determinar se uma solução é saturada, insaturada ou saturada com precipitado. Esse cálculo está relacionado com o equilíbrio de dissolução e a concentração de íons na solução.

Isso porque o produto da solubilidade refere-se ao equilíbrio de dissolução de substâncias iônicas.

Entenda mais sobre Soluto e Solvente.

Curva de Solubilidade

A capacidade de solubilidade química de uma substância submetida à alteração de temperatura não é linear. A variação da capacidade de solubilidade, em função da temperatura, é conhecida por curva de solubilidade.

A maioria das substâncias sólidas têm o seu coeficiente de solubilidade aumentado com o aumento da temperatura. Assim, a solubilidade de cada material ocorre de maneira proporcional, conforme a temperatura.

Cada substância possui uma curva de solubilidade própria para um determinado solvente. A variação de solubilidade é considerada linear quando o está sob influência da temperatura. Para conhecer a variação é preciso observar a curva de solubilidade.




No gráfico, a curva de solubilidade demonstra que a solução é:

Saturada: quando o ponto está sobre a curva de solubilidade.

Insaturada: quando o ponto está abaixo da curva de solubilidade.

Saturada homogênea: quando o ponto está acima da curva de solubilidade.

Fórmula do Coeficiente de Solubilidade

A fórmula para calcular o coeficiente de solubilidade é:

Cs = 100 . m1/m2

onde:

Cs:coeficiente de solubilidade

m1: massa do soluto

m2: massa do solvente

Aplicação

O coeficiente de solubilidade do KCl em água é de 34 gramas de KCl / 100 gramas de H2O a 20 oC. Qual será a quantidade de soluto que poderá ser dissolvida em 400 gramas de H2O a 20 oC?

Montando a regra de três com base no coeficiente de solubilidade:

100 gramas de H2O ------------ 34 gramas de KNO3

400 gramas de H2O ------------ x gramas de KNO3

Multiplicando cruzado:

100.x = 350.202

100.x = 13600

x = 136 gramas de KCl podem ser dissolvidos.

Geografia/ProfºRicardo

Professor Ricardo José dos Santos

email ricardosantosgeo@gmail.com

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Globalização

.A origem da Globalização

Não existe um total consenso sobre qual é a origem do processo de globalização. O termo em si só veio a ser elaborado a partir da década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. No entanto, são muitos os autores que defendem que a globalização tenha se iniciado a partir da expansão marítimo-comercial europeia, no final do século XV e início do século XVI, momento no qual o sistema capitalista iniciou sua expansão pelo mundo.

De toda forma, como já dissemos, ela foi gradativamente apresentando evoluções, recebendo incrementos substanciais com as transformações tecnológicas proporcionadas pelas três revoluções industriais. Nesse caso, cabe um destaque especial para a última delas, também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciada a partir de meados do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência. Nesse processo, intensificaram-se os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação, com destaque para a difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, além de uma maior evolução nos meios de transporte.

Portanto, a título de síntese, podemos considerar que, se a globalização iniciou-se há cerca de cinco séculos aproximadamente, ela consolidou-se de forma mais elaborada e desenvolvida ao longo dos últimos 50 anos, a partir da segunda metade do século XX em diante.

Aspectos positivos e negativos da globalização

Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.

Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e discordâncias no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.

Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante. Nesse sentido, forma-se,

segundo essas opiniões, uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas, obliterando, assim, suas matrizes tradicionais.

Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores.

É claro que o que pode ser considerado como vantagem ou desvantagem da globalização depende da abordagem realizada e também, de certa forma, da ideologia empregada em sua análise. Não é objetivo, portanto, deste texto entrar no mérito da discussão em dizer se esse processo é benéfico ou prejudicial para a sociedade e para o planeta.

Questões

1 Quando se inicia o processo de globalização e quais os fatores levaram a esse início.

2 Como o capitalismo desenvolveu o processo de globalização.

3 Quais são as características da globalização?

4 Quais os aspectos positivos da globalização?

5 Quais os aspectos negativoa da globalização?

História/ProfºSilvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Turmas: 2TA , 2TB

 

HABILIDADES: Analise da complexidade das relações do mundo do trabalho; capacidade de construção de pertencimento ao mundo do trabalho; desenvolvimento de consciência do funcionamento da sociedade capitalista; identidade de classe.

 

QUANTIDADE DE AULAS PARA REALIZAÇÃO: 02 – de 14 a 18 de setembro

 

          Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa

          ENTREGAR AS ATIVIDADES NO ENDEREÇO ELETRÔNICOsilviosouzacs@hotmail.com

          Não esquecerem de colocar nome e turma.

 

Capitalismo

 

capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Nesse sistema a burguesia é que controla a produção de bens, ficando com o lucro produzido pelos trabalhadores, que chamamos de mais valia.

Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalistaO preço de um produto é composto de matéria prima+mão de obra+outros gastos+lucro.

No capitalismo existem duas classes sociais antagônicas, que possuem diferentes interesses: A burguesia e o proletariado.

Burguesia é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital, ou seja comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção.

Burguesia é a qualidade do burguês. É o oposto do proletariado, a classe operária, cujo único bem é a força de trabalho. Do latim "burgus", que significa fortaleza, ou do alemão "burgs", pequena cidade.

Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado para definir a classe antagônica à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver.

Por não ser dono do resultado de seu trabalho o trabalhador é considerado alienado. A alienação no trabalho é gerada na sociedade devido à mercadoria, que são os produtos confeccionados pelos trabalhadores explorados, e o lucro, que vem a ser a usurpação do trabalhador para que mais mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido no trabalhador, assim rompendo o homem de si mesmo.



 


 

ATIVIDADES

 

1. O que são meios de produção?

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2. O que os trabalhadores possuem como seu? O que é mais valia?

........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3. Interprete a charge do final do texto.

............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4. Qual a origem da burguesia?

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Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 14 à 18 de setembro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Leia as informações abaixo sobre "Aprender a Aprender" e escreva em seu caderno quais
são os itens listados que mais colaboram para o seu aprendizado. Em seguida envie para o endereço 
eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

5%  Lecture

10% Reading

20% Audiovisual

30% Demonstration

50% Discussion
	
75% Practice Doing

90% Teaching others

Fique em casa e cuide-se bem.

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º TERMO A, B, C e D – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

Tempo para realização: 14 até 18/09.

 E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 



A MAIORIA DOS ALUNOS DESTA SÉRIE NÃO ESTÁ ENTREGANDO AS ATIVIDADES.

SOLICITO QUE COLOQUEM AS ATIVIDADES EM DIA E ME ENVIEM POR EMAIL.

Para você entender melhor, sugiro que você pesquise sobre esses conceitos Linguísticos.

ANÁLISE LINGUÍSTICA: PERÍODO.

 

Período simples: formado a partir de um único verbo, ou seja, construído por uma oração absoluta, EXEMPLOS:

O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.

 

 

Período composto: possui mais de uma oração, portanto construído por mais de um verbo, EXEMPLOS:

Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vou gritar para todos ouvirem, que estou sabendo o que acontece ao anoitecer.
Chegueijantei e fui dormir.

 

Quanto ao período analisado acima (Composto), percebe-se que a primeira oração, sozinha, não tem sentido completo. As últimas orações funcionam como seu complemento.

 

Todo período é frase, mas nem toda frase é período, pois existem frases nominais, ou seja, que não contêm verbos. EXEMPLOS:

-- Ai!

– Socorro!

– O quê?

– Mas que coisa terrível!

– Quanta bagunça...

– Que tragédia!

– Como assim?

 

 Assim, para determinar o número de períodos, você pode contar o número de frases verbais. Procure contar a quantidade de verbos e veja a pontuação.


 

1- Frase, Oração e Período

Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para o período composto:

(   ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.

(   ) Antes os índios eram os donos da terra.

(   ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.

(   ) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.

(   ) Você está triste.

(   ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar

(   ) Atenção, vou contar uma piada.

(   ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.

(   ) O estudo nos traz benefícios.

(   ) O amor constrói e o ódio destrói.

 

 

2Coloque C(certo) ou E (errado) para as afirmações colocadas nos parênteses abaixo:

(   ) Cuidado com nossas crianças. (período simples)

(   ) Tudo voltou ao que era antes. (período composto)

(   ) Minha mãe usa óculos, a sua não usa. (período simples)

(   ) Chuva e sol, casamento de espanhol. (frase)

(   ) Deus fez você para a vida. (período simples)

(   ) Lá vai ele para o mundo. (período simples)

(   ) Todo casal briga um dia na vida. (período composto).

(   ) O menino muito educadamente se despediu. (período composto)

(   ) Deus fez a lua que ilumina nossa estrada. (período composto)

(   ) Os dois eram parceiros inseparáveis. (período simples)

 

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

6º semana de 14/09/2020 à 18/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

Respondam as questões pelo link

geral  https://forms.gle/7FFzS69y2TcKqXCT6

2tatb 

 https://forms.gle/ik7Cj9smjvPKopdP6

https://forms.gle/CwkHDwjRkThcubT69

https://forms.gle/6VT7PnqHGuCcrJz6A

Essa semana é dedicada para vocês colocarem atividades que perderam da minha disciplina ou de outro professor em dia, caso esteja tudo em dia você deverá acompanhar as aulas do centro de mídias

 

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2ºTC/Noturno 

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:    Arte       2ºTA, 2ºTB, 2ºTC, 2ºTD.

CONTEÚDO:

 

Texto Teatral

 

 

O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.

A história em si é retratada pelos atores por meio do diálogo, no qual o objetivo maior pauta-se por promover uma efetiva interação com o público expectador, onde razão e emoção se fundem a todo momento, proporcionando prazer e entretenimento.

Pelo fato de o texto teatral ser representado e não contado, ele dispensa a presença do narrador, pois como anteriormente mencionado, os atores assumem um papel de destaque no trabalho realizado por meio de um discurso direto em consonância com outros recursos que tendem a valorizar ainda mais a modalidade em questão, como pausas, mímica, sonoplastia, gestos e outros elementos ligados à postura corporal.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-texto-teatral.htm

 

Atividade:

Crie um pequeno texto teatral com um diálogo entre dois ou mais personagens.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com .

Para sanar qualquer dúvida sobre conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.

 

DATA: 14/09/2020 a 18/09/2020.

 Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B  ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:

        Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes;

  • Identificar os processos de obtenção de energia pelos seres vivos.
  • Associar a divisão mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares.

Atividades:

Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre cada vídeo.

Tempo para realização: Uma semana.       De 14/09 até 18/09 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 























Conteúdos:

  • Processos de obtenção de energia pelos seres vivos – fotossíntese e respiração celular.
  • Mitose, mecanismo básico de reprodução celular.

Vídeos:

 

Metabolismo Energético - Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=7DjOud20prk

Fotossíntese - https://www.youtube.com/watch?v=cgt0le8scGM

Respiração celular e fermentação - Diferenças | Biologia com Samuel Cunha

https://www.youtube.com/watch?v=WKFiN_qBwNI

Mitose - Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=-kx_vOrlY40

Meiose – Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=CzUYF_p1H7U

Câncer e ciclo celular - Flashdica #27 - Maratona Enem - Prof. Gui

 https://www.youtube.com/watch?v=1n4NL5xxamE

 

 

Educação Física/Profº

Filosofia/Profºeverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

3º Bimestre

2TA,B,C

Humilhação Social

Semana 14 a 18 de setembro

· Fazer uma pesquisa sobre “ Humilhação Social”

· Link: Utilizar sites confiáveis

· Entrega até 30 de setembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/Profº Joyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M/ EJA 2TA/2TB/2TC/2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

 

PERGUNTAS:

 

1)    Qual a diferebça de Migração, imigração e emigração?Justifique!

2)    Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!

3)    Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!

4)    Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?

5)    Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?

 

 

 

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.


Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A, B, C e D)

CONTEÚDOS: O calor nos processos naturais tecnológicos e na vida OBS: Essa atividade terá duração de duas semanas, portanto aula 2/2.

ATIVIDADE: Experimento sobre Transferência de Calor

Tabela 1 – Lista de Materiais

Materiais

Comentários

Três recipientes

Dois deles deverão caber em uma mão, pelo menos, e o terceiro tem que ser grande o suficiente para que caibam as duas mãos da pessoa que for realizar o experimento.

Água quente

Quente o suficiente para que a pessoa que for colocar a mão não se queime.

Água fria

Acrescente uns gelos para que a água fique próxima do 0° Celsius.

Água morna

À temperatura ambiente.

Conceito de calor

A definição correta de calor dentro da Física é a transferência de energia térmica entre dois corpos de temperaturas diferentes. Essa transferência ocorre de maneira natural: do corpo mais quente para o mais frio.

É preciso entender que todos os corpos possuem calor, mesmo os que se encontram frios.

Isso ocorre porque toda matéria é composta por átomos que estão em movimento contínuo. Esse movimento é sentido em forma de calor, portanto, quanto maior a agitação dos átomos maior será o calor do objeto em questão.

Dessa forma, dois corpos com as temperaturas diferentes, dentro de um sistema, sempre procuraram encontrar um equilíbrio térmico. Para isso acontecer, o corpo de maior temperatura fornece energia térmica para o corpo de menor temperatura até que o equilíbrio seja instaurado.

Conceito de temperatura

Já quando se trata da grandeza que mede o grau de agitação dos átomos, ou agitação térmica, o correto a se utilizar é temperatura. Nesse caso, quanto maior for o agito, maior será a energia cinética do objeto e, por consequência, maior será a temperatura.

A temperatura pode ser medida por meio de um termômetro. Os mais comuns se utilizam do mercúrio como marcador. A partir do equilíbrio térmico com o objeto analisado, o mercúrio expande ou contrai mostrando a temperatura na escala utilizada.

Aliás, a escala é um fator determinante para a análise correta da temperatura. As escalas de temperatura mais utilizadas são: Celsius (°C), Kelvin (K) e Fahrenheit (ºF).

Passo a passo

  1. Coloquem uma das mãos na água fria e a outra na água quente durante uns 30 segundos (Fig. 3).

  1. Coloque as duas mãos na água morna por no máximo dez segundos.

Após o término do experimento, respondam:

  1. O que aconteceu quando foram colocadas as duas mãos na água morna? O que foi sentido em cada mão?
  2. Você concorda que quando se coloca as mãos nos recipiente com água quente e fria, estas buscam o equilíbrio térmico (igualar suas temperaturas), portanto a mão direita está com uma temperatura mais baixa que a do ambiente e a mão esquerda estará um pouco mais quente que a temperatura do ambiente. Quando ambas são postas na água morna, a mão direita (que estava na água fria) recebe calor, por estar numa temperatura mais baixa, e a esquerda (que estava na água quente) cede calor, por estar numa temperatura mais alta que a da água morna. Justifique a sua resposta!

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Quimica/ProfºEdjane

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Turmas: 2Termos A,B,C,D

 

TEXTO PARA CONTINUAÇÃO DA MATÉRIA. NÃO É PARA ENTREGAR.

SOLUBILIDADE

Solubilidade é a propriedade física das substâncias de se dissolverem, ou não, em um determinado líquido.

Denomina-se soluto, os compostos químicos que se dissolvem em outra substância. O solvente é a substância na qual o soluto será dissolvido para formação de um novo produto.

A dissolução química é o processo de dispersão do soluto em um solvente, dando a origem a uma solução ou mistura homogênea.

Os solutos podem ser classificados em:

Solúvel: são os solutos que se dissolvem no solvente.

Pouco solúvel: são os solutos que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente.

Insolúvel: são os solutos que não se dissolvem no solvente.

Um princípio comum em solubilidade é: “semelhante dissolve semelhante”. Isso quer dizer que um soluto polar tende a se dissolver em um solvente polar. O mesmo é verdadeiro para substâncias apolares.

Veja alguns exemplos:

Os hidrocarbonetos, compostos presentes na gasolina, são apolares e apresentam pouca solubilidade em água, que é polar.

Os álcoois, como o etanol e o metanol, são polares devido à presença do oxigênio na cadeia carbônica e, por isso, são solúveis em água.

Os sais apresentam solubilidade diferenciada. Eles podem ser classificados em: sal solúvel e sal praticamente insolúvel.

Coeficiente de Solubilidade

O coeficiente de solubilidade (Cs) determina a capacidade máxima do soluto que se dissolve em uma determinada quantidade de solvente. Isso, conforme as condições de temperatura.

Em resumo, o coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente a uma determinada condição.

Por exemplo, considere a seguinte situação:

Em um copo de água com sal (NaCl), inicialmente, o sal desaparece na água.

Entretanto, se for adicionado mais sal, em determinado momento ele começará a se acumular no fundo do copo.

Isso acontece porque a água, que é o solvente, atingiu o seu limite de solubilidade e a quantidade máxima de concentração. A isso também chamamos de ponto de saturação.

O soluto que resta no fundo do recipiente e que não se dissolve é chamado de corpo de fundo ou precipitado.

Em relação ao ponto de saturação, as soluções classificam-se em três tipos:

Solução insaturada: quando a quantidade de soluto é menor que Cs.

Solução saturada: quando a quantidade de soluto é exatamente a mesma do Cs. É o limite de saturação.

Solução supersaturada: quando a quantidade do soluto é maior que o Cs.

Produto de Solubilidade

Como vimos, a solubilidade representa a quantidade de soluto dissolvida em uma solução. O produto de solubilidade (Kps) é uma constante de equilíbrio diretamente relacionada com a solubilidade.

O seu cálculo permite determinar se uma solução é saturada, insaturada ou saturada com precipitado. Esse cálculo está relacionado com o equilíbrio de dissolução e a concentração de íons na solução.

Isso porque o produto da solubilidade refere-se ao equilíbrio de dissolução de substâncias iônicas.

Entenda mais sobre Soluto e Solvente.

Curva de Solubilidade

A capacidade de solubilidade química de uma substância submetida à alteração de temperatura não é linear. A variação da capacidade de solubilidade, em função da temperatura, é conhecida por curva de solubilidade.

A maioria das substâncias sólidas têm o seu coeficiente de solubilidade aumentado com o aumento da temperatura. Assim, a solubilidade de cada material ocorre de maneira proporcional, conforme a temperatura.

Cada substância possui uma curva de solubilidade própria para um determinado solvente. A variação de solubilidade é considerada linear quando o está sob influência da temperatura. Para conhecer a variação é preciso observar a curva de solubilidade.




No gráfico, a curva de solubilidade demonstra que a solução é:

Saturada: quando o ponto está sobre a curva de solubilidade.

Insaturada: quando o ponto está abaixo da curva de solubilidade.

Saturada homogênea: quando o ponto está acima da curva de solubilidade.

Fórmula do Coeficiente de Solubilidade

A fórmula para calcular o coeficiente de solubilidade é:

Cs = 100 . m1/m2

onde:

Cs:coeficiente de solubilidade

m1: massa do soluto

m2: massa do solvente

Aplicação

O coeficiente de solubilidade do KCl em água é de 34 gramas de KCl / 100 gramas de H2O a 20 oC. Qual será a quantidade de soluto que poderá ser dissolvida em 400 gramas de H2O a 20 oC?

Montando a regra de três com base no coeficiente de solubilidade:

100 gramas de H2O ------------ 34 gramas de KNO3

400 gramas de H2O ------------ x gramas de KNO3

Multiplicando cruzado:

100.x = 350.202

100.x = 13600

x = 136 gramas de KCl podem ser dissolvidos.

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 2º anos: C, D, E e 2º Termo C do EJA< durante a semana de 14 a 18/09/20. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com

↕. Lei de Mercado: como a lei da Oferta e da Procura pode impactar no seu dia.

→. Você acorda hoje, acessa seu site de notícias e fica sabendo de um surto de gripe Covid 19. Os dias vão passando, a doença vai se espalhando e logo se transforma em epidemia. Para se proteger da gripe, os médicos recomendam o uso de álcool em gel e de máscaras.

↔. A situação piora e a população fica alarmada. De um dia para o outro as farmácias ficam sem álcool em gel. Quando o produto retorna às prateleiras, o preço é aumentado. Se você teve um déjà vu, é já viu esta história antes.

↔. Situação parecida enfrentamos na greve dos caminhoneiros. Postos de gasolina subiram o preço do combustível, alimentos perecíveis tiveram um aumento e o resto, você já sabe. Isso acontece porque existe algo chamado de Lei da Oferta e da Procura, a qual estabelece que o Mercado determina o preço.

 →. Para entender mais sobre as regras do mercado para Formação do preço de venda, siga na leitura deste conteúdo.

↕. Entendendo a Lei da Oferta e da Procura.

↔. Na Lei de mercado, temos o que chamamos de Concorrência Perfeita. Nesse modelo, empresas, instituições financeiras ou qualquer outro agente econômico buscam um equilíbrio econômico a fim de que o preço de um produto e/ou serviço varie de tal maneira que a quantidade procurada (a demanda) seja igual à quantidade oferecida (a oferta).

↔. Quando um bem ou serviço tem demanda baixa, ou seja, a oferta excede a procura, os preços tendem a cair. Em épocas de demanda alta (como a gasolina na greve dos caminhoneiros, ou biquíni no verão), a tendência é o aumento dos preços.

↔. A Lei da Oferta e Procura é conhecida como a espinha dorsal da economia de Mercado. Para você entender melhor, vamos esmiuçar um pouco.

↕... Lei da Oferta

→. Oferta representa o quanto o mercado pode oferecer. Por exemplo, na greve dos caminhoneiros os postos não tinham combustíveis. Sendo assim, a Lei da Oferta trabalha com as quantidades que serão vendidas a um determinado preço. Frutas e verduras sofrem uma constante elasticidade do preço, pois a safra está muito sujeita às condições climáticas. Muitas vezes, produtores acabam tendo que vender produtos a um preço mais alto para recuperar prejuízos.

 

↔. Existem diversos fatores que determinam a oferta, como: capacidade de produção, os custos de produção (como mão-de-obra e materiais), concorrência, disponibilidade de material, clima, entre outros.

↕... Lei da Procura:

 

→. Procura (ou demanda) refere-se a quanto um produto ou serviço é desejado. A demanda trabalha com relação entre preço e quantidade demandada (quantidade de um produto que as pessoas estão dispostas a comprar a um determinado preço).

 

↔. De acordo com a Lei da demanda, se todos os outros fatores permaneceram iguais (como os fatores citados na Lei da Oferta), quanto maior for o preço de um bem, menos pessoas exigirão esse bem.

Trocando em miúdos: quanto mais caro for um produto ou serviço, menor a quantidade demandada.

 

↕... Como a Lei da Oferta e da Procura influencia o mercado?

 

↔. A elasticidade do produto reflete na elasticidade do preço. Isso significa que quanto mais um produto é desejado, maior será o valor na etiqueta.

 

 

Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 2º anos: C, D, E e 2º Termo C do EJA: durante a semana de 14 a 18/09/20. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com

1 ª questão:

Assinale a alternativa que NÃO representa uma característica da Economia de Mercado:

a)  (  ) Livre concorrência

b) (  ) Lei da oferta e da procura

c) (  ) Predomínio de instituições privadas

d) (  ) Burocratização e centralidade do Estado na Economia

2ª questão:

Entendemos que a Lei da Oferta e da Procura exerce uma influência direta no preço de venda.

Como se preparar para a alta ou baixa demanda?

Respostas:   --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

História/ProfºSergio

Atividade de História - 2ºs TC e TD – Prof.: Sérgio - semana de 14 a 18/09/2020

1) Explique o que é Reforma Protestante.

2) Quem foi Matinho Lutero?

3) Qual o objetivo de Lutero com a elaboração das 95 teses?

4) Explique “Protestantismo”.

5) Cite algumas denominações cristãs que surgiram após o protestantismo.

Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 17 e 18/09

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:

Artigos Indefinidos: a e an

A e AN são os artigos indefinidos no inglês, e correspondem ao um (ou uma) no português. A diferença entre eles é que a é usado antes de palavras que começam com som de consoante e an é usado antes de palavras que começam com som de vogal.

Resumindo: Para saber qual o artigo que deve usar, basta observar se o som da próxima palavra se é de consoante ou vogal.



 


 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

Dê mais uma olhada na explicação acima e responda as questões abaixo:

  1. Coloque um (x) nas opções que estão incorretas.

a.(    ) an egg.

b. (    ) an apple.

c. (    ) an table.

d. (    ) a elephant.

e. (    ) a house.

f. (    ) a orange.

g. (    ) an pencil.

h. (    ) an desk.

 

2. Assinale a alternativa que tem a sequência correta:

a.(   )an opera, a boy, a girl,

b.(   )a opera, a evening, an arm

c.(   )an book, an house, a apple

d.(   )a book, a house, an year

 

3. Complete o texto com os artigos a ou an:

Cards

Sending ______ Valentine's card to ______ loved one is ______ custom that started more than ______ century ago. Couples give cards to each other, but it is also traditional to send ______ anonymous card to anyone you secretly love. This practice is particularly common in schools and can be ______ source of great amusement and embarrassment as everyone tries to work out who sent ______ card and who has ______ secret admirer! Valentine's Day symbols on cards include hearts designs, doves, and the figure of the winged angel, Cupid.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

Link para pesquisa:  https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º TERMO A, B, C e D – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

Tempo para realização: 14 até 18/09.

 E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 



A MAIORIA DOS ALUNOS DESTA SÉRIE NÃO ESTÁ ENTREGANDO AS ATIVIDADES.

SOLICITO QUE COLOQUEM AS ATIVIDADES EM DIA E ME ENVIEM POR EMAIL.

Para você entender melhor, sugiro que você pesquise sobre esses conceitos Linguísticos.

ANÁLISE LINGUÍSTICA: PERÍODO.

 

Período simples: formado a partir de um único verbo, ou seja, construído por uma oração absoluta, EXEMPLOS:

O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.

 

 

Período composto: possui mais de uma oração, portanto construído por mais de um verbo, EXEMPLOS:

Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vou gritar para todos ouvirem, que estou sabendo o que acontece ao anoitecer.
Chegueijantei e fui dormir.

 

Quanto ao período analisado acima (Composto), percebe-se que a primeira oração, sozinha, não tem sentido completo. As últimas orações funcionam como seu complemento.

 

Todo período é frase, mas nem toda frase é período, pois existem frases nominais, ou seja, que não contêm verbos. EXEMPLOS:

-- Ai!

– Socorro!

– O quê?

– Mas que coisa terrível!

– Quanta bagunça...

– Que tragédia!

– Como assim?

 

 Assim, para determinar o número de períodos, você pode contar o número de frases verbais. Procure contar a quantidade de verbos e veja a pontuação.


 

1- Frase, Oração e Período

Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para o período composto:

(   ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.

(   ) Antes os índios eram os donos da terra.

(   ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.

(   ) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.

(   ) Você está triste.

(   ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar

(   ) Atenção, vou contar uma piada.

(   ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.

(   ) O estudo nos traz benefícios.

(   ) O amor constrói e o ódio destrói.

 

 

2Coloque C(certo) ou E (errado) para as afirmações colocadas nos parênteses abaixo:

(   ) Cuidado com nossas crianças. (período simples)

(   ) Tudo voltou ao que era antes. (período composto)

(   ) Minha mãe usa óculos, a sua não usa. (período simples)

(   ) Chuva e sol, casamento de espanhol. (frase)

(   ) Deus fez você para a vida. (período simples)

(   ) Lá vai ele para o mundo. (período simples)

(   ) Todo casal briga um dia na vida. (período composto).

(   ) O menino muito educadamente se despediu. (período composto)

(   ) Deus fez a lua que ilumina nossa estrada. (período composto)

(   ) Os dois eram parceiros inseparáveis. (período simples)

 

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo  C e D – Periodo  14 a 18 de setembro

 

Atividades Matemática

Exemplifique os tipos de Matriz

 

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br 


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2ºTD/Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:    Arte       2ºTA, 2ºTB, 2ºTC, 2ºTD.

CONTEÚDO:

 

Texto Teatral

 

 

O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.

A história em si é retratada pelos atores por meio do diálogo, no qual o objetivo maior pauta-se por promover uma efetiva interação com o público expectador, onde razão e emoção se fundem a todo momento, proporcionando prazer e entretenimento.

Pelo fato de o texto teatral ser representado e não contado, ele dispensa a presença do narrador, pois como anteriormente mencionado, os atores assumem um papel de destaque no trabalho realizado por meio de um discurso direto em consonância com outros recursos que tendem a valorizar ainda mais a modalidade em questão, como pausas, mímica, sonoplastia, gestos e outros elementos ligados à postura corporal.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-texto-teatral.htm

 

Atividade:

Crie um pequeno texto teatral com um diálogo entre dois ou mais personagens.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com .

Para sanar qualquer dúvida sobre conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.

 

DATA: 14/09/2020 a 18/09/2020.

 Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B  ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:

        Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes;

  • Identificar os processos de obtenção de energia pelos seres vivos.
  • Associar a divisão mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares.

Atividades:

Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre cada vídeo.

Tempo para realização: Uma semana.       De 14/09 até 18/09 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 
























Conteúdos:

  • Processos de obtenção de energia pelos seres vivos – fotossíntese e respiração celular.
  • Mitose, mecanismo básico de reprodução celular.

Vídeos:

 

Metabolismo Energético - Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=7DjOud20prk

Fotossíntese - https://www.youtube.com/watch?v=cgt0le8scGM

Respiração celular e fermentação - Diferenças | Biologia com Samuel Cunha

https://www.youtube.com/watch?v=WKFiN_qBwNI

Mitose - Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=-kx_vOrlY40

Meiose – Brasil Escola - https://www.youtube.com/watch?v=CzUYF_p1H7U

Câncer e ciclo celular - Flashdica #27 - Maratona Enem - Prof. Gui

 https://www.youtube.com/watch?v=1n4NL5xxamE

 

 

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºIslilia

São Paulo, 14 de Setembro 2020

Professora: Islilia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 14/09/2020 a 18/09 /2020 para 2TD Ano Eja.

Fazer uma pesquisa sobre Ética e Moral.

Objetivo: A compreensão dos conceitos.

Sociologia/Profº Joyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M/ EJA 2TA/2TB/2TC/2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

 

PERGUNTAS:

 

1)    Qual a diferebça de Migração, imigração e emigração?Justifique!

2)    Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!

3)    Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!

4)    Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?

5)    Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?

 

 

 

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.


Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A, B, C e D)

CONTEÚDOS: O calor nos processos naturais tecnológicos e na vida OBS: Essa atividade terá duração de duas semanas, portanto aula 2/2.

ATIVIDADE: Experimento sobre Transferência de Calor

Tabela 1 – Lista de Materiais

Materiais

Comentários

Três recipientes

Dois deles deverão caber em uma mão, pelo menos, e o terceiro tem que ser grande o suficiente para que caibam as duas mãos da pessoa que for realizar o experimento.

Água quente

Quente o suficiente para que a pessoa que for colocar a mão não se queime.

Água fria

Acrescente uns gelos para que a água fique próxima do 0° Celsius.

Água morna

À temperatura ambiente.

Conceito de calor

A definição correta de calor dentro da Física é a transferência de energia térmica entre dois corpos de temperaturas diferentes. Essa transferência ocorre de maneira natural: do corpo mais quente para o mais frio.

É preciso entender que todos os corpos possuem calor, mesmo os que se encontram frios.

Isso ocorre porque toda matéria é composta por átomos que estão em movimento contínuo. Esse movimento é sentido em forma de calor, portanto, quanto maior a agitação dos átomos maior será o calor do objeto em questão.

Dessa forma, dois corpos com as temperaturas diferentes, dentro de um sistema, sempre procuraram encontrar um equilíbrio térmico. Para isso acontecer, o corpo de maior temperatura fornece energia térmica para o corpo de menor temperatura até que o equilíbrio seja instaurado.

Conceito de temperatura

Já quando se trata da grandeza que mede o grau de agitação dos átomos, ou agitação térmica, o correto a se utilizar é temperatura. Nesse caso, quanto maior for o agito, maior será a energia cinética do objeto e, por consequência, maior será a temperatura.

A temperatura pode ser medida por meio de um termômetro. Os mais comuns se utilizam do mercúrio como marcador. A partir do equilíbrio térmico com o objeto analisado, o mercúrio expande ou contrai mostrando a temperatura na escala utilizada.

Aliás, a escala é um fator determinante para a análise correta da temperatura. As escalas de temperatura mais utilizadas são: Celsius (°C), Kelvin (K) e Fahrenheit (ºF).

Passo a passo

  1. Coloquem uma das mãos na água fria e a outra na água quente durante uns 30 segundos (Fig. 3).

  1. Coloque as duas mãos na água morna por no máximo dez segundos.

Após o término do experimento, respondam:

  1. O que aconteceu quando foram colocadas as duas mãos na água morna? O que foi sentido em cada mão?
  2. Você concorda que quando se coloca as mãos nos recipiente com água quente e fria, estas buscam o equilíbrio térmico (igualar suas temperaturas), portanto a mão direita está com uma temperatura mais baixa que a do ambiente e a mão esquerda estará um pouco mais quente que a temperatura do ambiente. Quando ambas são postas na água morna, a mão direita (que estava na água fria) recebe calor, por estar numa temperatura mais baixa, e a esquerda (que estava na água quente) cede calor, por estar numa temperatura mais alta que a da água morna. Justifique a sua resposta!

EMAIL ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br Orientação de envio: NOME DO ALUNO + TURMA + SEMANA _________


Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                 Atividades 14 a 18/09/2020

Turmas: 2Termos A,B,C,D

 

TEXTO PARA CONTINUAÇÃO DA MATÉRIA. NÃO É PARA ENTREGAR.

SOLUBILIDADE

Solubilidade é a propriedade física das substâncias de se dissolverem, ou não, em um determinado líquido.

Denomina-se soluto, os compostos químicos que se dissolvem em outra substância. O solvente é a substância na qual o soluto será dissolvido para formação de um novo produto.

A dissolução química é o processo de dispersão do soluto em um solvente, dando a origem a uma solução ou mistura homogênea.

Os solutos podem ser classificados em:

Solúvel: são os solutos que se dissolvem no solvente.

Pouco solúvel: são os solutos que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente.

Insolúvel: são os solutos que não se dissolvem no solvente.

Um princípio comum em solubilidade é: “semelhante dissolve semelhante”. Isso quer dizer que um soluto polar tende a se dissolver em um solvente polar. O mesmo é verdadeiro para substâncias apolares.

Veja alguns exemplos:

Os hidrocarbonetos, compostos presentes na gasolina, são apolares e apresentam pouca solubilidade em água, que é polar.

Os álcoois, como o etanol e o metanol, são polares devido à presença do oxigênio na cadeia carbônica e, por isso, são solúveis em água.

Os sais apresentam solubilidade diferenciada. Eles podem ser classificados em: sal solúvel e sal praticamente insolúvel.

Coeficiente de Solubilidade

O coeficiente de solubilidade (Cs) determina a capacidade máxima do soluto que se dissolve em uma determinada quantidade de solvente. Isso, conforme as condições de temperatura.

Em resumo, o coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente a uma determinada condição.

Por exemplo, considere a seguinte situação:

Em um copo de água com sal (NaCl), inicialmente, o sal desaparece na água.

Entretanto, se for adicionado mais sal, em determinado momento ele começará a se acumular no fundo do copo.

Isso acontece porque a água, que é o solvente, atingiu o seu limite de solubilidade e a quantidade máxima de concentração. A isso também chamamos de ponto de saturação.

O soluto que resta no fundo do recipiente e que não se dissolve é chamado de corpo de fundo ou precipitado.

Em relação ao ponto de saturação, as soluções classificam-se em três tipos:

Solução insaturada: quando a quantidade de soluto é menor que Cs.

Solução saturada: quando a quantidade de soluto é exatamente a mesma do Cs. É o limite de saturação.

Solução supersaturada: quando a quantidade do soluto é maior que o Cs.

Produto de Solubilidade

Como vimos, a solubilidade representa a quantidade de soluto dissolvida em uma solução. O produto de solubilidade (Kps) é uma constante de equilíbrio diretamente relacionada com a solubilidade.

O seu cálculo permite determinar se uma solução é saturada, insaturada ou saturada com precipitado. Esse cálculo está relacionado com o equilíbrio de dissolução e a concentração de íons na solução.

Isso porque o produto da solubilidade refere-se ao equilíbrio de dissolução de substâncias iônicas.

Entenda mais sobre Soluto e Solvente.

Curva de Solubilidade

A capacidade de solubilidade química de uma substância submetida à alteração de temperatura não é linear. A variação da capacidade de solubilidade, em função da temperatura, é conhecida por curva de solubilidade.

A maioria das substâncias sólidas têm o seu coeficiente de solubilidade aumentado com o aumento da temperatura. Assim, a solubilidade de cada material ocorre de maneira proporcional, conforme a temperatura.

Cada substância possui uma curva de solubilidade própria para um determinado solvente. A variação de solubilidade é considerada linear quando o está sob influência da temperatura. Para conhecer a variação é preciso observar a curva de solubilidade.




No gráfico, a curva de solubilidade demonstra que a solução é:

Saturada: quando o ponto está sobre a curva de solubilidade.

Insaturada: quando o ponto está abaixo da curva de solubilidade.

Saturada homogênea: quando o ponto está acima da curva de solubilidade.

Fórmula do Coeficiente de Solubilidade

A fórmula para calcular o coeficiente de solubilidade é:

Cs = 100 . m1/m2

onde:

Cs:coeficiente de solubilidade

m1: massa do soluto

m2: massa do solvente

Aplicação

O coeficiente de solubilidade do KCl em água é de 34 gramas de KCl / 100 gramas de H2O a 20 oC. Qual será a quantidade de soluto que poderá ser dissolvida em 400 gramas de H2O a 20 oC?

Montando a regra de três com base no coeficiente de solubilidade:

100 gramas de H2O ------------ 34 gramas de KNO3

400 gramas de H2O ------------ x gramas de KNO3

Multiplicando cruzado:

100.x = 350.202

100.x = 13600

x = 136 gramas de KCl podem ser dissolvidos.

Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 2TD, 3TC            SEMANA 14 a 18/09            PROF. VANILDO.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)

Brasil: mapeando a produção agropecuária atual

  O Brasil apresenta um parque industrial amplo e diversificado. Mesmo distante dos resultados encontrados nos países desenvolvidos, o País oferece ao mercado mundial bens industriais de alta tecnologia, como veículos, aviões e eletroeletrônicos.

Essa, talvez, seja uma chave importante para entender o que ocorre no meio rural do País. Houve também uma forte modernização no campo, com o uso de máquinas, equipamentos, defensivos agrícolas etc.

Atividade: produção agropecuária nacional: uma radiografia

1      Compare as imagens. Em seguida, indique as diferenças entre elas quanto à paisagem rural, modo de produzir e tecnologias utilizadas na produção.

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História/ProfºSergio

Atividade de História - 2ºs TC e TD – Prof.: Sérgio - semana de 14 a 18/09/2020

1) Explique o que é Reforma Protestante.

2) Quem foi Matinho Lutero?

3) Qual o objetivo de Lutero com a elaboração das 95 teses?

4) Explique “Protestantismo”.

5) Cite algumas denominações cristãs que surgiram após o protestantismo.

Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 17 e 18/09

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:

Artigos Indefinidos: an

A e AN são os artigos indefinidos no inglês, e correspondem ao um (ou uma) no português. A diferença entre eles é que a é usado antes de palavras que começam com som de consoante e an é usado antes de palavras que começam com som de vogal.

Resumindo: Para saber qual o artigo que deve usar, basta observar se o som da próxima palavra se é de consoante ou vogal.



 


 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

Dê mais uma olhada na explicação acima e responda as questões abaixo:

  1. Coloque um (x) nas opções que estão incorretas.

a.(    ) an egg.

b. (    ) an apple.

c. (    ) an table.

d. (    ) a elephant.

e. (    ) a house.

f. (    ) a orange.

g. (    ) an pencil.

h. (    ) an desk.

 

2. Assinale a alternativa que tem a sequência correta:

a.(   )an opera, a boy, a girl,

b.(   )a opera, a evening, an arm

c.(   )an book, an house, a apple

d.(   )a book, a house, an year

 

3. Complete o texto com os artigos a ou an:

Cards

Sending ______ Valentine's card to ______ loved one is ______ custom that started more than ______ century ago. Couples give cards to each other, but it is also traditional to send ______ anonymous card to anyone you secretly love. This practice is particularly common in schools and can be ______ source of great amusement and embarrassment as everyone tries to work out who sent ______ card and who has ______ secret admirer! Valentine's Day symbols on cards include hearts designs, doves, and the figure of the winged angel, Cupid.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

Link para pesquisa:  https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º TERMO A, B, C e D – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

Tempo para realização: 14 até 18/09.

 E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 



A MAIORIA DOS ALUNOS DESTA SÉRIE NÃO ESTÁ ENTREGANDO AS ATIVIDADES.

SOLICITO QUE COLOQUEM AS ATIVIDADES EM DIA E ME ENVIEM POR EMAIL.

Para você entender melhor, sugiro que você pesquise sobre esses conceitos Linguísticos.

ANÁLISE LINGUÍSTICA: PERÍODO.

 

Período simples: formado a partir de um único verbo, ou seja, construído por uma oração absoluta, EXEMPLOS:

O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.

 

 

Período composto: possui mais de uma oração, portanto construído por mais de um verbo, EXEMPLOS:

Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vou gritar para todos ouvirem, que estou sabendo o que acontece ao anoitecer.
Chegueijantei e fui dormir.

 

Quanto ao período analisado acima (Composto), percebe-se que a primeira oração, sozinha, não tem sentido completo. As últimas orações funcionam como seu complemento.

 

Todo período é frase, mas nem toda frase é período, pois existem frases nominais, ou seja, que não contêm verbos. EXEMPLOS:

-- Ai!

– Socorro!

– O quê?

– Mas que coisa terrível!

– Quanta bagunça...

– Que tragédia!

– Como assim?

 

 Assim, para determinar o número de períodos, você pode contar o número de frases verbais. Procure contar a quantidade de verbos e veja a pontuação.


 

1- Frase, Oração e Período

Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para o período composto:

(   ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.

(   ) Antes os índios eram os donos da terra.

(   ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.

(   ) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.

(   ) Você está triste.

(   ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar

(   ) Atenção, vou contar uma piada.

(   ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.

(   ) O estudo nos traz benefícios.

(   ) O amor constrói e o ódio destrói.

 

 

2Coloque C(certo) ou E (errado) para as afirmações colocadas nos parênteses abaixo:

(   ) Cuidado com nossas crianças. (período simples)

(   ) Tudo voltou ao que era antes. (período composto)

(   ) Minha mãe usa óculos, a sua não usa. (período simples)

(   ) Chuva e sol, casamento de espanhol. (frase)

(   ) Deus fez você para a vida. (período simples)

(   ) Lá vai ele para o mundo. (período simples)

(   ) Todo casal briga um dia na vida. (período composto).

(   ) O menino muito educadamente se despediu. (período composto)

(   ) Deus fez a lua que ilumina nossa estrada. (período composto)

(   ) Os dois eram parceiros inseparáveis. (período simples)

 

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo  C e D – Periodo  14 a 18 de setembro

 

Atividades Matemática

Exemplifique os tipos de Matriz

 

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

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