Atividade da semana de 28 de setembro a 02 de outubro 2020
Eletiva/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E
LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ
02/10/2020
ATIVIDADES
·
Atividade 1- Pesquisar quais foram os times de
futebol que teve Covid;
·
Atividade 2- Quais foram as providencias do
clube dos jogadores que foram contaminados pelo Covid?
E-mail
para devolutiva
Data de entrega até: 02/10/2020
Eletiva/Profº Jobiane
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
22/09/2020 a 02/10/2020
Eletiva
Esporte e Lazer – 8° ano A
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: Encerramento das atividades sobre SETEMBRO AMARELO.
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: Assistir a palestra
com Drauzio Varella, seguir o link abaixo:
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE:
Responder as questões abaixo e encaminhar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com em documento Word ou PDF da foto do caderno.
1 - O que é setembro amarelo?
2 – O que o setembro amarelo tem a ver com a
escola?
3 – Como clima escolar e saúde mental se
relacionam?
4
- Que tipo de ações as escolas podem fazer para atuar no problema?
5 - No que consistem as ações de
prevenção?
6 - E
o que são as ações de posvenção?
7 - Quando
alguma tragédia impacta a comunidade escolar, a escola precisa lidar com tudo
sozinha?
8 - Quem
pode ajudar a escola quando uma tragédia acontece com membros da comunidade
escolar?
9 - Autolesão
provocada é a mesma coisa que tentativa de suicídio?
10
- O bullying tem alguma coisa a ver com essa história toda?
Eletiva/Profº LUCILENE
ELETIVA
E. E. SALIM FARAH
MALUF
SEMANA DE 28/09 A
02/10/2020
Professora: Lucilene Pereira
dos Santos
Disciplina: Eletiva
(Alimentação Saudável)
Turma: 8ºD 02 aulas
semanais (90 minutos)
Tema:
Semana para a recuperação dos
conteúdos trabalhados anteriormente
Desenvolvimento:
Considerando que o final do
bimestre está se aproximando a proposta é que os educandos revisem os conteúdos
anteriores ou que realizem alguma atividade que porventura não tenha sido
realizada ainda. Além disso, sugiro que vocês estudantes continuem acompanhando
as aulas ministradas pelo aplicativo CMSP com o objetivo de aprofundar os seus
conhecimentos.
Ao realizar as atividades
atrasadas enviar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar o seu nome
completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.
Plantão de dúvidas é na
quarta-feira das 09:50 as 10:40 horas da manhã via e-mail ou WhatsApp.
Eletiva/Profº Denis
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
3º Bim- Semana 8 (28.09 à 02.10)
Fiquem
atentos se está inscrito nesta eletiva
Você sabe o que é debêntures??
Não então dá uma olhada nesse vídeo que selecionei para vocês conhecerem sobre
esse tipo de investimento.
O que são DEBÊNTURES?! Aprenda na PRÁTICA!
https://www.youtube.com/watch?v=93eghVtGwE0
Veja o vídeo acima e diga se acha
uma boa opção de investimento justifique sua resposta e envie para o professor
por e-mail.
Aulas
Previstas: 2 Aulas
Público:
8º
ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades
envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;
Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
8ºA
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Processos
de Criação: Cenas, performances, esquetes e improvisações |
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR30):Compor
cenas, performances, esquetes e improvisações que focalizem temáticas
identitárias e o repertório pessoal e cultural brasileiro, caracterizando
personagens(com figurinos, adereços e maquiagem), cenário, iluminação e
sonoplastia e considerando a relação com o espectador.. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: O momento da sondagem é importante para você
perceber o que os estudantes trazem de repertório sobre os objetos de
conhecimento que serão trabalhados nas atividades desta Situação de
Aprendizagem. Copiar os conceitos no caderno e responder as
questões Cena-
No teatro, é uma subdivisão da ação de uma peça (um trecho da narrativa da
história) com um conjunto de personagens, atores, coadjuvantes e outros
tipos. Várias pessoas fazem parte de uma só história, formando juntos o que
chamamos de uma cena que tem palavras movimentos fictícios e tudo mais.
Assim, como qualquer outra narração, possui uma trama ou argumento, a qual se
desenvolve em três tempos ou partes: exposição, clímax e desenlace. A maioria
das peças teatrais é composta por três atos que se constituem de uma série de
cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme
as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco
um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens. Performance– Nasce como arte híbrida, espetacular, mix de artes
plásticas, visuais e cênicas. Partindo da investigação de suporte, das
assemblages do corpo (body art), dos happenings, que enfatizam o
acontecimento e do uso de multimídia, a performance propõe modos inventivos
em um movimento antiestablishment (contra o que é instituído oficialmente) e
antiarte. Surge como live art, que se refere tanto à arte ao vivo, sem
representação, quanto à arte viva. A performance estende e desconstrói a
tríade da linguagem teatral (ator-texto-público), somando a corporalidade e o
teatro de imagens ao texto, alterando as relações de espaço-tempo
convencionais. Esquetes-é uma cena curta (no máximo tem duração de dez
minutos). Em sua maioria, os atores improvisam uma cena com teor cômico seja
no teatro ou na televisão. Como criar uma Esquete. Disponível em:
https://pt.wikihow.com/Criar-uma-Esquete. Acesso em: 27/12/2019. Improvisação-Teoricamente, é um modo de criação realizado sem
preparação prévia, mas estruturado sobre regras, que coloca o ator em estado
de alerta para agir diante das mais variadas situações. A improvisação
estimula o desenvolvimento criativo do ator, de sua espontaneidade,
flexibilidade e imaginação dramática. Outro modo, é a improvisação como
espetáculo. Nesse sentido, improvisar significa que os atores se colocam
diante do público para improvisar uma criação cênica, que não foi previamente
ensaiada. O público percebe isso imediatamente e se surpreende ao descobrir
que é parte integrante do evento teatral, já que o espetáculo está sendo
criado naquele momento ante a presença dos espectadores, ou mesmo porque,
muitas vezes, a base da improvisação surge de sugestões da plateia.
Atividade de Sondagem 1.Você sabe o que é uma cena, performance, esquete,
improvisação teatral? Comente. 2.No seu bairro, cidade ou região existem escolas
de teatro, igrejas, centros culturais, projetos sociais que desenvolvem estas
atividades teatrais? Quais? 3.Já
assistiu a algum espetáculo que apresentasse alguma cena dramática,
performance, esquete ou improvisação teatral? Onde? Ao vivo, pela TV ou
internet? 4.Já participou de algum grupo de teatro na escola
ou em outro ambiente? Como foi a sua experiência?
|
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 28/09 a 02/10
__ |
|
|
Ciências/Profº Lucilene
CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS
E.E. SALIM
FARAH MALUF
SEMANA DE 28/09 A 02/10/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 04 aulas
semanais (180 minutos)
Tema:
Respeito, autocuidado e a saúde
Desenvolvimento:
Revisar os conteúdos da aula anterior
Vamos testar os seus conhecimentos.
1.a) O que é considerado droga?
1.b) Como posso considerar um remédio para dor de cabeça um
tipo de droga? E as bebidas alcoólicas? Justifique.
1.c) Por que não se deve brincar com a química? Justifique
1.d) O nosso corpo produz drogas? Justifique
1.e) A cafeína presente no café é um tipo de droga? Por quê?
2) O que significa dizer que uma substância é lícita ou
ilícita?
3) O álcool é uma droga lícita ou ilícita?
4) Há alguma relação entre o uso de bebidas alcoólicas e
outros alucinógenos e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)?
5) Por que nem todo mundo que experimenta drogas fica
dependente?
6) Como saber se o que um amigo está me oferecendo como uma
coisa ótima pode me prejudicar no futuro?
Ao término de sua atividade encaminhar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail colocar o nome completo,
ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.
Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 08:50 horas da
manhã via e-mail ou WhatsApp.
Educação Física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 28/09 a 02/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA DE
CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL |
|
Aula I: Faça um relato
pessoal sobre as vivências relacionadas à ginástica de conscientização
corporal. Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Realize a leitura do texto: Ginástica de conscientização corporal. As ginásticas de conscientização corporal são práticas milenares,
como o relaxamento, a meditação e a automassagem, que tiveram origem em
países orientais. Elas foram organizadas e utilizadas na busca pelo
equilíbrio e, consequentemente, seus enfoques concentram-se principalmente na
prevenção de doenças e na procura cotidiana pelo bem-estar. O
autoconhecimento das sensações/percepções corporais permite a identificação
de alguns desequilíbrios que, se forem percebidos em seu início, podem ser
tratados, evitando a manifestação do estágio chamado de doença. O relaxamento
é uma ação corporal cujo objetivo é romper as tensões físicas, mentais e
emocionais. As atividades do cotidiano, como ficar muitas horas sentado na
escola ou diante de um computador, propiciam a aquisição de tensões de várias
origens, as quais, de modo 147 Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal
e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. geral, podem afetar as fibras
musculares, provocando várias alterações físicas e metabólicas. As técnicas
de relaxamento são muito indicadas para a eliminação de tensões. Relaxar
significa reduzir drasticamente a atividade muscular e mental por meio de um
ato consciente e autodirigido. Diferentes técnicas podem ser usadas nessa
prática e, de modo geral, elas são aplicadas em locais tranquilos. Seus
adeptos devem vestir roupas confortáveis, prestar atenção na respiração e
procurar o relaxamento das tensões das diversas partes do corpo. A meditação
é uma prática de intensa concentração e atenção da mente. Apesar de ser
associada a questões relacionadas com a espiritualidade, ela também pode ser
utilizada para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso. Quando
realizada de modo regular, ela proporciona vários benefícios, como descanso
físico, mental e emocional; aumento da capacidade de concentração; redução da
ansiedade; equilíbrio da respiração, entre outros. A posição do corpo varia
bastante: pode-se meditar deitado, em pé ou sentado, sendo esta última
adotada por grande parte de seus adeptos por ser considerada a mais fácil e
porque, apesar de o corpo estar em repouso, ele continua alerta. A
automassagem é uma prática que relaxa e auxilia na manutenção da saúde. Como
o termo sugere, trata-se do ato de massagear a si mesmo, promovendo conforto
pessoal diante de situações corriqueiras, como sensação de alívio depois do
uso de um sapato apertado ou de um sinal de dor muscular. Ela é realizada com
o auxílio de acessórios (bolas, bambus, massageadores) ou apenas com as mãos.
Esse tipo de ginástica ativa a circulação sanguínea, diminui as dores
musculares e alivia tensões emocionais. A aplicação da automassagem depende
de o praticante conhecer o ponto que deseja tratar e massagear essa região
durante alguns minutos. Disponível em:
https://www.dicaseducacaofisica.info/ginastica-bncc-educacao-fisica
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere.
|
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 28 do 09 a 02 do 10 de 2020.
Série: 8º Anos : A
e B. – Professor: Djair
Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Leitura;
Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.
Quantidade de aulas: 4 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, comparar e analisar as
principais problemáticas sociais, econômicas, demográficas, culturais,
ambientais, políticas entre outras e relacionar o processo de urbanização das
cidades latino-americanas.
Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
GEOGRAFIA : Questões sobre
os principais problemas
sociais e demográficos ( 2 / 2 ).
Para resolver esta lista de
exercícios sobre problemas sociais nas cidades do Brasil, você deve ter lido a
atividade anterior, e conhecer bem o tema.
Questão 1
Sobre a urbanização brasileira e os problemas sociais dela decorrentes,
avalie as proposições a seguir:
I) A urbanização brasileira – intensificada a partir da década de 1950 –
possui íntima associação com a industrialização, que se iniciou no mesmo
período. O expressivo êxodo rural ocorrido desde então contribui para o
agravamento das questões sociais nos centros urbanos;
II) O inchaço das cidades e a falta de infraestrutura adequada para
atender os moradores são problemas causados exclusivamente pelo fenômeno
acelerado do êxodo rural;
III) Questões relacionadas com o desemprego, desigualdade social,
violência e exclusão social estão entre os grandes problemas enfrentados nos
centros urbanos brasileiros desde a intensificação da urbanização no país.
Estão corretas as alternativas:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa I.
Questão 2
A questão da moradia no Brasil, em especial nos grandes centros urbanos,
é um problema social que ocorre em muitos municípios. Sobre essa questão, estão
corretas as afirmativas abaixo, exceto:
a) Mesmo tendo diversas opções de moradia, áreas impróprias para a
ocupação, como as margens de rios e encostas de morros, são escolhidas por
alguns grupos populacionais, principalmente por razões culturais e afetivas.
b) As ocupações em áreas irregulares e a ampliação e surgimento de
favelas são consequências de um processo de urbanização desordenado e sem
planejamento.
c) Em muitas situações, as pessoas que não conseguem obter renda
suficiente para custear sua habitação acabam utilizando as ruas da cidade como
espaço de moradia.
d) A questão da moradia no Brasil não se restringe à falta de uma casa
para as famílias. Ela é muito mais ampla e envolve problemas relacionados com a
ausência de saneamento básico, asfaltamento das ruas, iluminação pública e
redes de água tratada.
e) A ausência de moradias e/ou infraestrutura para os habitantes é um
problema que atinge camadas específicas da população, em especial os menos
favorecidos economicamente.
Questão 3
Sobre os problemas sociais nas cidades do Brasil, avalie as proposições
a seguir:
I) A questão da violência nas cidades tem ampliado a sensação de
insegurança e a descrença nos serviços de segurança pública. Noticiários
relatam assassinatos, assaltos, sequestros, agressões e outros tipos de
violência diariamente;
II) Problemas relacionados com a infraestrutura (iluminação pública,
redes de água, esgoto e energia elétrica, asfaltamento, segurança e lazer) não
são considerados relevantes para a análise dos problemas sociais urbanos, como
as questões de moradia;
III) A deficiência no planejamento e execução de políticas públicas no
espaço urbano são alguns dos principais responsáveis pela gênese e perpetuação
dos problemas sociais nas cidades brasileiras;
IV) A desigualdade social provoca o agravamento dos problemas sociais.
Uma distribuição de renda mais igualitária contribuiria para a diminuição dos
problemas de saúde, moradia, educação e segurança nos espaços urbanos
brasileiros.
Assinale a alternativa correta:
a) F, V, V, F
b) V, F, V, V
c) F, V, F, V
d) V, V, F, F
e) V, F, F, F
Questão 4
São considerados problemas sociais urbanos, exceto:
a) A erosão causada pela retirada da mata ciliar.
b) Os serviços de saúde oferecidos para a população das cidades muitas
vezes são ineficientes e insuficientes.
c) A baixa qualidade do ensino público que atende a população de baixa
renda.
d) A questão da violência e da ineficiência das políticas de segurança
pública.
e) Falta de habitações e infraestrutura para toda a população.
Esta atividade é, somente de leitura e
pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“HOJE VOCÊ ACHA CANSATIVO, PORÉM MAIS TARDE
RECEBERÁ A RECOMPENSA
POR
TODO ESSE TEMPO QUE PASSOU ESTUDANDO” !
História/Profº Wilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 28 de setembro a 02 de outubro
TEMAS: Revolta dos Carrancas, Cabanagem e Revolução Farroupilha
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e
regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado,
durante o período regencial do Brasil.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados
ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias
e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA
SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 e 3 – Realizar pesquisas:
a)
Revolta dos
Carrancas
b)
Cabanagem
Aula 4 – c)
Guerra dos Farrapos
Obs.:
não esquecer de relacionar no final da pesquisa as fontes, ou seja, de
onde foram tirada as informações.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 8º
A, B, C, D
Atividade semanal: 28/09/20 a 02/10/20
TEMA DA AULA: Esporte e saúde (Continuação da
atividade)
Orientação da atividade
1ª aula –
Relembrando: na aula passada nós lemos uma matéria sobre o
tenista austríaco Dominic Thiem. Pedi também para que vocês pesquisassem na
internet algum atleta que venceu seus obstáculos através do esporte. Agora
responda às questões abaixo sobre sua pesquisa:
- O que te chamou mais a atenção
no texto que você pesquisou? Faça um comentário.
2ª aula –
- Qual a importância do esporte
para a vida das pessoas? O que o esporte pode mudar e melhorar o estilo de vida
de uma pessoa? Como?
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 25/09/2020 A 02/10/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
8ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Construção do Idioma
Ø Assunto
abordado: Influências da Língua Portuguesa (Atividades)
Ø Link
da aula dos CMSP - https://youtu.be/9dHMfua8Phg
Acolhida
Na semana anterior, lemos um texto
sobre a origem da língua portuguesa.
·
Você se lembra de qual idioma se originou?
·
Que outros idiomas tiveram a mesma origem
da língua portuguesa?
Atividades
1. Para
conhecer um pouco mais a origem dos termos que usamos em nosso idioma, vamos
fazer o exercício proposto.
Nos
caça-palavras a seguir, estão escondidas palavras de origem africana, indígena,
árabe, francesa e grega.
Ø
Após
de encontrar palavras , preencha a lacuna e descubra a origem delas:
a) Relativo
à cidade do Rio de Janeiro de origem indígena (tupi)
________________
b) Mamífero
de grandes domar fortes, paquete de origem grega _________________
c) Instrumento
musical de origem africana _________________
d) Construção
usada para repensar água de origem árabe _________________
e) Fritada
de ovos batida de origem francesa
__________________
f) Local
onde se vendem carnes de origem árabe
___________________
g)
Característica de quem é muito
elegante de origem francesa ___________________
Ø Após
de encontrar palavras , preencha a lacuna e descubra a origem delas:
h) Ciência
que estuda a superfície da terra de origem grega_______________
i) Prato
da culinária brasileira feito de milho de origem africana_________________
j) Fruta
cujo nome significa vermelho de origem indígena (tupi)______________
k) Prato
da culinária brasileira à base de peixe de origem indígena (tupi) ______________
l)
Planta da família das leguminosas de
origem indígena (tupi)_______________
Gênero textual: caça-palavras
Caça-palavras
é um passatempo que consiste em letras aparentemente aleatórias em uma grade
quadrada ou retangular. O objetivo é encontrar e circundar as palavras
escondidas na grade tão rapidamente quanto possível. As palavras podem estar
escondidas vertical, horizontal ou diagonalmente dentro da grade e são
arranjadas normalmente de modo que possam ser lidas da esquerda para a direita
ou de cima para baixo, sendo que em passatempos de maior dificuldade também
pode ocorrer o oposto. A maioria dos passatempos de caça-palavras tem também um
tema comum ao qual todas as palavras escondidas estão relacionadas.
Você já deve ter feito um
caça-palavras, certo?
1.
Onde podemos encontrar caça-palavras?
2. O caça-palavras, além de entreter,
desenvolve o ________________lógico e a__________________
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 28/09 a
02/10.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Organização
dos dados de uma variável contínua em classes.
Áreas de Figuras Planas
(retomada CMSP)
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA24) Reconhecer e
classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes,
de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.
(EF08MA19) Resolver e
elaborar problemas que envolvam medidas de áreas de figuras geométricas,
utilizando expressões de cálculo de área(quadriláteros, triângulos e círculos).
Em situações como determinar medidas de terrenos. (Retomada CMSP)
- Descrever os Estudos
/Atividades Propostas
Obs: Os links abaixo
contém os conteúdos (temas) citados, São de vídeos produzidos no centro de mídia (CMSP) e Youtube
está diretamente voltado aos objetivo desta aula: Organização dos dados
de uma variável contínua em classes. https://youtu.be/AXyANTCGOW0
https://youtu.be/AXyANTCGOW0
Assistir os vídeos
acima, fazer leitura e análise nas páginas nas páginas 76 e 77 do caderno SP
FAZ ESCOLA, resolvendo os respectivos exercícios.
- Assistir os vídeos
abaixo produzidos no CMSP, projeto matemática em casa (se ainda não tiver
assistido) e comentar as suas conclusões em relação aos exercícios de cálculo
de área relacionados ao cotidiano.
https://youtu.be/JwPDDyaDDAU
https://youtu.be/buM8DS9prGg
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google
Classroom.
·
RECURSOS
- blog -
internet
- e-mail - Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x
) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados
acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma, assim que
puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para
o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp
Projeto de vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 8 (28.09 à 02.10)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü
7º
Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de
práticas a situação de aprendizagem 6 O QUE COMPÕE UM PROJETO DE VIDA, proposta no caderno do estudante, façam
as atividades 1 e 2 e envie sua resposta para o professor por e-mail.
ü
8º
Ano:
Prezados alunos por gentileza
realizar a ATIVIDADE 5 Após ter estudado a
sustentabilidade e o consumo consciente, chegou a hora de os estudantes exercitarem
tudo o que eles aprenderam. Produzirem um conto. Em seguida envie sua reflexão para
o e-mail do professor.
ü
9º Ano:
Prezados
alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de
aprendizagem 5 CIDADANIA E PROJETOS DE VIDA. Responda a questões da atividade 1: Por que a escola existe?
Qual a importância da educação para a sociedade? E para vocês? Qual função ou
papel que as pessoas na escola – estudantes, professores(as), funcionários(as),
equipe de gestão - desempenham? Como a escola está relacionada ao projeto de
vida dessas pessoas? E ao de vocês? Transcreva em seus diários de práticas e
vivências, em seguida envie por e-mail.
ü
1º EM:
Prezados
alunos, realizem diários de práticas a situação de aprendizagem 4 MINHAS
PREMISSAS: MEUS PONTOS DE PARTIDA.
Conforme a atividade “conforme a atividade Não abro mão, no Caderno
do Estudante (página 146). Façam uma reflexão no diário de práticas e
vivências, em seguida envie por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Autoconfiança; Iniciativa
Social; Curiosidade para aprender; Assertividade; Empatia;
Responsabilidade; Organização.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/Profº
------------------------------------------------------------------
8ºB
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Processos
de Criação: Cenas, performances, esquetes e improvisações |
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR30):Compor
cenas, performances, esquetes e improvisações que focalizem temáticas
identitárias e o repertório pessoal e cultural brasileiro, caracterizando
personagens(com figurinos, adereços e maquiagem), cenário, iluminação e
sonoplastia e considerando a relação com o espectador.. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: O momento da sondagem é importante para você
perceber o que os estudantes trazem de repertório sobre os objetos de
conhecimento que serão trabalhados nas atividades desta Situação de
Aprendizagem. Copiar os conceitos no caderno e responder as
questões Cena-
No teatro, é uma subdivisão da ação de uma peça (um trecho da narrativa da
história) com um conjunto de personagens, atores, coadjuvantes e outros
tipos. Várias pessoas fazem parte de uma só história, formando juntos o que
chamamos de uma cena que tem palavras movimentos fictícios e tudo mais.
Assim, como qualquer outra narração, possui uma trama ou argumento, a qual se
desenvolve em três tempos ou partes: exposição, clímax e desenlace. A maioria
das peças teatrais é composta por três atos que se constituem de uma série de
cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme
as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco
um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens. Performance– Nasce como arte híbrida, espetacular, mix de artes
plásticas, visuais e cênicas. Partindo da investigação de suporte, das
assemblages do corpo (body art), dos happenings, que enfatizam o
acontecimento e do uso de multimídia, a performance propõe modos inventivos
em um movimento antiestablishment (contra o que é instituído oficialmente) e
antiarte. Surge como live art, que se refere tanto à arte ao vivo, sem
representação, quanto à arte viva. A performance estende e desconstrói a
tríade da linguagem teatral (ator-texto-público), somando a corporalidade e o
teatro de imagens ao texto, alterando as relações de espaço-tempo
convencionais. Esquetes-é uma cena curta (no máximo tem duração de dez
minutos). Em sua maioria, os atores improvisam uma cena com teor cômico seja
no teatro ou na televisão. Como criar uma Esquete. Disponível em:
https://pt.wikihow.com/Criar-uma-Esquete. Acesso em: 27/12/2019. Improvisação-Teoricamente, é um modo de criação realizado sem
preparação prévia, mas estruturado sobre regras, que coloca o ator em estado
de alerta para agir diante das mais variadas situações. A improvisação
estimula o desenvolvimento criativo do ator, de sua espontaneidade,
flexibilidade e imaginação dramática. Outro modo, é a improvisação como
espetáculo. Nesse sentido, improvisar significa que os atores se colocam
diante do público para improvisar uma criação cênica, que não foi previamente
ensaiada. O público percebe isso imediatamente e se surpreende ao descobrir
que é parte integrante do evento teatral, já que o espetáculo está sendo
criado naquele momento ante a presença dos espectadores, ou mesmo porque,
muitas vezes, a base da improvisação surge de sugestões da plateia.
Atividade de Sondagem 1.Você sabe o que é uma cena, performance, esquete,
improvisação teatral? Comente. 2.No seu bairro, cidade ou região existem escolas
de teatro, igrejas, centros culturais, projetos sociais que desenvolvem estas
atividades teatrais? Quais? 3.Já
assistiu a algum espetáculo que apresentasse alguma cena dramática,
performance, esquete ou improvisação teatral? Onde? Ao vivo, pela TV ou
internet? 4.Já participou de algum grupo de teatro na escola
ou em outro ambiente? Como foi a sua experiência?
|
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 28/09 a 02/10
__ |
|
|
Ciências/Profº Lucilene
CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS
E.E. SALIM
FARAH MALUF
SEMANA DE 28/09 A 02/10/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 04 aulas
semanais (180 minutos)
Tema:
Respeito, autocuidado e a saúde
Desenvolvimento:
Revisar os conteúdos da aula anterior
Vamos testar os seus conhecimentos.
1.a) O que é considerado droga?
1.b) Como posso considerar um remédio para dor de cabeça um
tipo de droga? E as bebidas alcoólicas? Justifique.
1.c) Por que não se deve brincar com a química? Justifique
1.d) O nosso corpo produz drogas? Justifique
1.e) A cafeína presente no café é um tipo de droga? Por quê?
2) O que significa dizer que uma substância é lícita ou
ilícita?
3) O álcool é uma droga lícita ou ilícita?
4) Há alguma relação entre o uso de bebidas alcoólicas e
outros alucinógenos e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)?
5) Por que nem todo mundo que experimenta drogas fica
dependente?
6) Como saber se o que um amigo está me oferecendo como uma
coisa ótima pode me prejudicar no futuro?
Ao término de sua atividade encaminhar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail colocar o nome completo,
ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.
Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 08:50 horas da
manhã via e-mail ou WhatsApp.
Educação Física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 28/09 a 02/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA DE
CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL |
|
Aula I: Faça um relato
pessoal sobre as vivências relacionadas à ginástica de conscientização
corporal. Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Realize a leitura do texto: Ginástica de conscientização corporal. As ginásticas de conscientização corporal são práticas milenares,
como o relaxamento, a meditação e a automassagem, que tiveram origem em
países orientais. Elas foram organizadas e utilizadas na busca pelo
equilíbrio e, consequentemente, seus enfoques concentram-se principalmente na
prevenção de doenças e na procura cotidiana pelo bem-estar. O
autoconhecimento das sensações/percepções corporais permite a identificação
de alguns desequilíbrios que, se forem percebidos em seu início, podem ser
tratados, evitando a manifestação do estágio chamado de doença. O relaxamento
é uma ação corporal cujo objetivo é romper as tensões físicas, mentais e
emocionais. As atividades do cotidiano, como ficar muitas horas sentado na
escola ou diante de um computador, propiciam a aquisição de tensões de várias
origens, as quais, de modo 147 Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal
e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. geral, podem afetar as fibras
musculares, provocando várias alterações físicas e metabólicas. As técnicas
de relaxamento são muito indicadas para a eliminação de tensões. Relaxar
significa reduzir drasticamente a atividade muscular e mental por meio de um
ato consciente e autodirigido. Diferentes técnicas podem ser usadas nessa
prática e, de modo geral, elas são aplicadas em locais tranquilos. Seus
adeptos devem vestir roupas confortáveis, prestar atenção na respiração e
procurar o relaxamento das tensões das diversas partes do corpo. A meditação
é uma prática de intensa concentração e atenção da mente. Apesar de ser
associada a questões relacionadas com a espiritualidade, ela também pode ser
utilizada para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso. Quando
realizada de modo regular, ela proporciona vários benefícios, como descanso
físico, mental e emocional; aumento da capacidade de concentração; redução da
ansiedade; equilíbrio da respiração, entre outros. A posição do corpo varia
bastante: pode-se meditar deitado, em pé ou sentado, sendo esta última
adotada por grande parte de seus adeptos por ser considerada a mais fácil e
porque, apesar de o corpo estar em repouso, ele continua alerta. A
automassagem é uma prática que relaxa e auxilia na manutenção da saúde. Como
o termo sugere, trata-se do ato de massagear a si mesmo, promovendo conforto
pessoal diante de situações corriqueiras, como sensação de alívio depois do
uso de um sapato apertado ou de um sinal de dor muscular. Ela é realizada com
o auxílio de acessórios (bolas, bambus, massageadores) ou apenas com as mãos.
Esse tipo de ginástica ativa a circulação sanguínea, diminui as dores
musculares e alivia tensões emocionais. A aplicação da automassagem depende
de o praticante conhecer o ponto que deseja tratar e massagear essa região
durante alguns minutos. Disponível em:
https://www.dicaseducacaofisica.info/ginastica-bncc-educacao-fisica
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere.
|
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 28 do 09 a 02 do 10 de 2020.
Série: 8º Anos : A
e B. – Professor: Djair
Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Leitura;
Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.
Quantidade de aulas: 4 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, comparar e analisar as
principais problemáticas sociais, econômicas, demográficas, culturais,
ambientais, políticas entre outras e relacionar o processo de urbanização das
cidades latino-americanas.
Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
GEOGRAFIA : Questões sobre
os principais problemas
sociais e demográficos ( 2 / 2 ).
Para resolver esta lista de
exercícios sobre problemas sociais nas cidades do Brasil, você deve ter lido a
atividade anterior, e conhecer bem o tema.
Questão 1
Sobre a urbanização brasileira e os problemas sociais dela decorrentes,
avalie as proposições a seguir:
I) A urbanização brasileira – intensificada a partir da década de 1950 –
possui íntima associação com a industrialização, que se iniciou no mesmo
período. O expressivo êxodo rural ocorrido desde então contribui para o
agravamento das questões sociais nos centros urbanos;
II) O inchaço das cidades e a falta de infraestrutura adequada para
atender os moradores são problemas causados exclusivamente pelo fenômeno
acelerado do êxodo rural;
III) Questões relacionadas com o desemprego, desigualdade social,
violência e exclusão social estão entre os grandes problemas enfrentados nos
centros urbanos brasileiros desde a intensificação da urbanização no país.
Estão corretas as alternativas:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa I.
Questão 2
A questão da moradia no Brasil, em especial nos grandes centros urbanos,
é um problema social que ocorre em muitos municípios. Sobre essa questão, estão
corretas as afirmativas abaixo, exceto:
a) Mesmo tendo diversas opções de moradia, áreas impróprias para a
ocupação, como as margens de rios e encostas de morros, são escolhidas por
alguns grupos populacionais, principalmente por razões culturais e afetivas.
b) As ocupações em áreas irregulares e a ampliação e surgimento de
favelas são consequências de um processo de urbanização desordenado e sem
planejamento.
c) Em muitas situações, as pessoas que não conseguem obter renda
suficiente para custear sua habitação acabam utilizando as ruas da cidade como
espaço de moradia.
d) A questão da moradia no Brasil não se restringe à falta de uma casa
para as famílias. Ela é muito mais ampla e envolve problemas relacionados com a
ausência de saneamento básico, asfaltamento das ruas, iluminação pública e
redes de água tratada.
e) A ausência de moradias e/ou infraestrutura para os habitantes é um
problema que atinge camadas específicas da população, em especial os menos
favorecidos economicamente.
Questão 3
Sobre os problemas sociais nas cidades do Brasil, avalie as proposições
a seguir:
I) A questão da violência nas cidades tem ampliado a sensação de
insegurança e a descrença nos serviços de segurança pública. Noticiários
relatam assassinatos, assaltos, sequestros, agressões e outros tipos de
violência diariamente;
II) Problemas relacionados com a infraestrutura (iluminação pública,
redes de água, esgoto e energia elétrica, asfaltamento, segurança e lazer) não
são considerados relevantes para a análise dos problemas sociais urbanos, como
as questões de moradia;
III) A deficiência no planejamento e execução de políticas públicas no
espaço urbano são alguns dos principais responsáveis pela gênese e perpetuação
dos problemas sociais nas cidades brasileiras;
IV) A desigualdade social provoca o agravamento dos problemas sociais.
Uma distribuição de renda mais igualitária contribuiria para a diminuição dos
problemas de saúde, moradia, educação e segurança nos espaços urbanos
brasileiros.
Assinale a alternativa correta:
a) F, V, V, F
b) V, F, V, V
c) F, V, F, V
d) V, V, F, F
e) V, F, F, F
Questão 4
São considerados problemas sociais urbanos, exceto:
a) A erosão causada pela retirada da mata ciliar.
b) Os serviços de saúde oferecidos para a população das cidades muitas
vezes são ineficientes e insuficientes.
c) A baixa qualidade do ensino público que atende a população de baixa
renda.
d) A questão da violência e da ineficiência das políticas de segurança
pública.
e) Falta de habitações e infraestrutura para toda a população.
Esta atividade é, somente de leitura e
pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“HOJE VOCÊ ACHA CANSATIVO, PORÉM MAIS TARDE
RECEBERÁ A RECOMPENSA
POR
TODO ESSE TEMPO QUE PASSOU ESTUDANDO” !
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 28 de setembro a 02 de outubro
TEMAS: Revolta dos Carrancas, Cabanagem e Revolução Farroupilha
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 e 3 – Realizar pesquisas:
a) Revolta dos Carrancas
b) Cabanagem
Aula 4 – c) Guerra dos Farrapos
Obs.: não esquecer de relacionar no final da pesquisa as fontes, ou seja, de onde foram tirada as informações.
Inglês/Profº MÔnica
Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 8º
A, B, C, D
Atividade semanal: 28/09/20 a 02/10/20
TEMA DA AULA: Esporte e saúde (Continuação da
atividade)
Orientação da atividade
1ª aula –
Relembrando: na aula passada nós lemos uma matéria sobre o
tenista austríaco Dominic Thiem. Pedi também para que vocês pesquisassem na
internet algum atleta que venceu seus obstáculos através do esporte. Agora
responda às questões abaixo sobre sua pesquisa:
- O que te chamou mais a atenção
no texto que você pesquisou? Faça um comentário.
2ª aula –
- Qual a importância do esporte
para a vida das pessoas? O que o esporte pode mudar e melhorar o estilo de vida
de uma pessoa? Como?
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 25/09/2020 A 02/10/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
8ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Construção do Idioma
Ø Assunto abordado: Influências da Língua Portuguesa (Atividades)
Ø Link da aula dos CMSP - https://youtu.be/9dHMfua8Phg
Acolhida
Na semana anterior, lemos um texto sobre a origem da língua portuguesa.
· Você se lembra de qual idioma se originou?
· Que outros idiomas tiveram a mesma origem da língua portuguesa?
Atividades
1. Para conhecer um pouco mais a origem dos termos que usamos em nosso idioma, vamos fazer o exercício proposto.
Nos caça-palavras a seguir, estão escondidas palavras de origem africana, indígena, árabe, francesa e grega.
Ø
Após de encontrar palavras , preencha a lacuna e descubra a origem delas:
a) Relativo à cidade do Rio de Janeiro de origem indígena (tupi) ________________
b) Mamífero de grandes domar fortes, paquete de origem grega _________________
c) Instrumento musical de origem africana _________________
d) Construção usada para repensar água de origem árabe _________________
e) Fritada de ovos batida de origem francesa __________________
f) Local onde se vendem carnes de origem árabe ___________________
g) Característica de quem é muito elegante de origem francesa ___________________
Ø Após de encontrar palavras , preencha a lacuna e descubra a origem delas:
h) Ciência que estuda a superfície da terra de origem grega_______________
i) Prato da culinária brasileira feito de milho de origem africana_________________
j) Fruta cujo nome significa vermelho de origem indígena (tupi)______________
k) Prato da culinária brasileira à base de peixe de origem indígena (tupi) ______________
l) Planta da família das leguminosas de origem indígena (tupi)_______________
Gênero textual: caça-palavras
Caça-palavras é um passatempo que consiste em letras aparentemente aleatórias em uma grade quadrada ou retangular. O objetivo é encontrar e circundar as palavras escondidas na grade tão rapidamente quanto possível. As palavras podem estar escondidas vertical, horizontal ou diagonalmente dentro da grade e são arranjadas normalmente de modo que possam ser lidas da esquerda para a direita ou de cima para baixo, sendo que em passatempos de maior dificuldade também pode ocorrer o oposto. A maioria dos passatempos de caça-palavras tem também um tema comum ao qual todas as palavras escondidas estão relacionadas.
Você já deve ter feito um caça-palavras, certo?
1. Onde podemos encontrar caça-palavras?
2. O caça-palavras, além de entreter, desenvolve o ________________lógico e a__________________
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8 A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 28/09 a 02/10.
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Organização dos dados de uma variável contínua em classes.
Áreas de Figuras Planas (retomada CMSP)
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA24) Reconhecer e classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.
(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de áreas de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área(quadriláteros, triângulos e círculos). Em situações como determinar medidas de terrenos. (Retomada CMSP)
- Descrever os Estudos /Atividades Propostas
Obs: Os links abaixo contém os conteúdos (temas) citados, São de vídeos produzidos no centro de mídia (CMSP) e Youtube está diretamente voltado aos objetivo desta aula: Organização dos dados de uma variável contínua em classes. https://youtu.be/AXyANTCGOW0 https://youtu.be/AXyANTCGOW0
Assistir os vídeos acima, fazer leitura e análise nas páginas nas páginas 76 e 77 do caderno SP FAZ ESCOLA, resolvendo os respectivos exercícios.
- Assistir os vídeos abaixo produzidos no CMSP, projeto matemática em casa (se ainda não tiver assistido) e comentar as suas conclusões em relação aos exercícios de cálculo de área relacionados ao cotidiano.
https://youtu.be/JwPDDyaDDAU https://youtu.be/buM8DS9prGg
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom.
· RECURSOS
- blog - internet
- e-mail - Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma, assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp
Projeto de vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 8 (28.09 à 02.10)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü
7º
Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de
práticas a situação de aprendizagem 6 O QUE COMPÕE UM PROJETO DE VIDA, proposta no caderno do estudante, façam
as atividades 1 e 2 e envie sua resposta para o professor por e-mail.
ü
8º
Ano:
Prezados alunos por gentileza
realizar a ATIVIDADE 5 Após ter estudado a
sustentabilidade e o consumo consciente, chegou a hora de os estudantes exercitarem
tudo o que eles aprenderam. Produzirem um conto. Em seguida envie sua reflexão para
o e-mail do professor.
ü
9º Ano:
Prezados
alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de
aprendizagem 5 CIDADANIA E PROJETOS DE VIDA. Responda a questões da atividade 1: Por que a escola existe?
Qual a importância da educação para a sociedade? E para vocês? Qual função ou
papel que as pessoas na escola – estudantes, professores(as), funcionários(as),
equipe de gestão - desempenham? Como a escola está relacionada ao projeto de
vida dessas pessoas? E ao de vocês? Transcreva em seus diários de práticas e
vivências, em seguida envie por e-mail.
ü
1º EM:
Prezados
alunos, realizem diários de práticas a situação de aprendizagem 4 MINHAS
PREMISSAS: MEUS PONTOS DE PARTIDA.
Conforme a atividade “conforme a atividade Não abro mão, no Caderno
do Estudante (página 146). Façam uma reflexão no diário de práticas e
vivências, em seguida envie por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Autoconfiança; Iniciativa
Social; Curiosidade para aprender; Assertividade; Empatia;
Responsabilidade; Organização.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/Profº
------------------------------------------------------------------
8ºC
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Processos
de Criação: Cenas, performances, esquetes e improvisações |
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR30):Compor
cenas, performances, esquetes e improvisações que focalizem temáticas
identitárias e o repertório pessoal e cultural brasileiro, caracterizando
personagens(com figurinos, adereços e maquiagem), cenário, iluminação e
sonoplastia e considerando a relação com o espectador.. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: O momento da sondagem é importante para você
perceber o que os estudantes trazem de repertório sobre os objetos de
conhecimento que serão trabalhados nas atividades desta Situação de
Aprendizagem. Copiar os conceitos no caderno e responder as
questões Cena-
No teatro, é uma subdivisão da ação de uma peça (um trecho da narrativa da
história) com um conjunto de personagens, atores, coadjuvantes e outros
tipos. Várias pessoas fazem parte de uma só história, formando juntos o que
chamamos de uma cena que tem palavras movimentos fictícios e tudo mais.
Assim, como qualquer outra narração, possui uma trama ou argumento, a qual se
desenvolve em três tempos ou partes: exposição, clímax e desenlace. A maioria
das peças teatrais é composta por três atos que se constituem de uma série de
cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme
as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco
um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens. Performance– Nasce como arte híbrida, espetacular, mix de artes
plásticas, visuais e cênicas. Partindo da investigação de suporte, das
assemblages do corpo (body art), dos happenings, que enfatizam o
acontecimento e do uso de multimídia, a performance propõe modos inventivos
em um movimento antiestablishment (contra o que é instituído oficialmente) e
antiarte. Surge como live art, que se refere tanto à arte ao vivo, sem
representação, quanto à arte viva. A performance estende e desconstrói a
tríade da linguagem teatral (ator-texto-público), somando a corporalidade e o
teatro de imagens ao texto, alterando as relações de espaço-tempo
convencionais. Esquetes-é uma cena curta (no máximo tem duração de dez
minutos). Em sua maioria, os atores improvisam uma cena com teor cômico seja
no teatro ou na televisão. Como criar uma Esquete. Disponível em:
https://pt.wikihow.com/Criar-uma-Esquete. Acesso em: 27/12/2019. Improvisação-Teoricamente, é um modo de criação realizado sem
preparação prévia, mas estruturado sobre regras, que coloca o ator em estado
de alerta para agir diante das mais variadas situações. A improvisação
estimula o desenvolvimento criativo do ator, de sua espontaneidade,
flexibilidade e imaginação dramática. Outro modo, é a improvisação como
espetáculo. Nesse sentido, improvisar significa que os atores se colocam
diante do público para improvisar uma criação cênica, que não foi previamente
ensaiada. O público percebe isso imediatamente e se surpreende ao descobrir
que é parte integrante do evento teatral, já que o espetáculo está sendo
criado naquele momento ante a presença dos espectadores, ou mesmo porque,
muitas vezes, a base da improvisação surge de sugestões da plateia.
Atividade de Sondagem 1.Você sabe o que é uma cena, performance, esquete,
improvisação teatral? Comente. 2.No seu bairro, cidade ou região existem escolas
de teatro, igrejas, centros culturais, projetos sociais que desenvolvem estas
atividades teatrais? Quais? 3.Já
assistiu a algum espetáculo que apresentasse alguma cena dramática,
performance, esquete ou improvisação teatral? Onde? Ao vivo, pela TV ou
internet? 4.Já participou de algum grupo de teatro na escola
ou em outro ambiente? Como foi a sua experiência?
|
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 28/09 a 02/10
__ |
|
|
Ciências/Profº
Educação Física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 28/09 a 02/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA DE
CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL |
|
Aula I: Faça um relato
pessoal sobre as vivências relacionadas à ginástica de conscientização
corporal. Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Realize a leitura do texto: Ginástica de conscientização corporal. As ginásticas de conscientização corporal são práticas milenares,
como o relaxamento, a meditação e a automassagem, que tiveram origem em
países orientais. Elas foram organizadas e utilizadas na busca pelo
equilíbrio e, consequentemente, seus enfoques concentram-se principalmente na
prevenção de doenças e na procura cotidiana pelo bem-estar. O
autoconhecimento das sensações/percepções corporais permite a identificação
de alguns desequilíbrios que, se forem percebidos em seu início, podem ser
tratados, evitando a manifestação do estágio chamado de doença. O relaxamento
é uma ação corporal cujo objetivo é romper as tensões físicas, mentais e
emocionais. As atividades do cotidiano, como ficar muitas horas sentado na
escola ou diante de um computador, propiciam a aquisição de tensões de várias
origens, as quais, de modo 147 Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal
e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. geral, podem afetar as fibras
musculares, provocando várias alterações físicas e metabólicas. As técnicas
de relaxamento são muito indicadas para a eliminação de tensões. Relaxar
significa reduzir drasticamente a atividade muscular e mental por meio de um
ato consciente e autodirigido. Diferentes técnicas podem ser usadas nessa
prática e, de modo geral, elas são aplicadas em locais tranquilos. Seus
adeptos devem vestir roupas confortáveis, prestar atenção na respiração e
procurar o relaxamento das tensões das diversas partes do corpo. A meditação
é uma prática de intensa concentração e atenção da mente. Apesar de ser
associada a questões relacionadas com a espiritualidade, ela também pode ser
utilizada para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso. Quando
realizada de modo regular, ela proporciona vários benefícios, como descanso
físico, mental e emocional; aumento da capacidade de concentração; redução da
ansiedade; equilíbrio da respiração, entre outros. A posição do corpo varia
bastante: pode-se meditar deitado, em pé ou sentado, sendo esta última
adotada por grande parte de seus adeptos por ser considerada a mais fácil e
porque, apesar de o corpo estar em repouso, ele continua alerta. A
automassagem é uma prática que relaxa e auxilia na manutenção da saúde. Como
o termo sugere, trata-se do ato de massagear a si mesmo, promovendo conforto
pessoal diante de situações corriqueiras, como sensação de alívio depois do
uso de um sapato apertado ou de um sinal de dor muscular. Ela é realizada com
o auxílio de acessórios (bolas, bambus, massageadores) ou apenas com as mãos.
Esse tipo de ginástica ativa a circulação sanguínea, diminui as dores
musculares e alivia tensões emocionais. A aplicação da automassagem depende
de o praticante conhecer o ponto que deseja tratar e massagear essa região
durante alguns minutos. Disponível em:
https://www.dicaseducacaofisica.info/ginastica-bncc-educacao-fisica
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere.
|
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA
8C, D SEMANA 28/09 a 02/10 PROF.VANILDO EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)
Leitura de
textos e mapas a respeito da América do sul:
Urbanização, Economia, Recursos minerais, Petróleo e gás.
Elaborado com base em
dados obtidos em: BRIGHT lights, big cities. The Economist, 4 fev. 2015. Disponível em:
<http://www.economist.com/ node/21642053?fsrc=scn/tw/
te/dc/ed/brightlightsbigcities>. Acesso em: 5 nov. 2017.
Crescimento urbano, industrialização e meio
ambiente
Em muitos países, a urbanização acelerada (resultado, em parte, das
transformações da produção agropecuária e dos processos de industrialização)
fez com que as cidades crescessem de maneira desordenada e sem a infraestrutura
necessária para abrigar os grandes contingentes de população que para elas se
dirigiram. O resultado desse processo foi a expansão das periferias, a
favelização, a falta de empregos e a precariedade das condições de vida de
parte dos habitantes dos grandes centros urbanos. Apesar disso, a pobreza nas
cidades vem apresentando queda.
É importante lembrar que as atividades industriais existentes em muitas
cidades dessa região ainda impactam fortemente o meio ambiente e a vida das
pessoas. A poluição do ar, gerada pelas
indústrias e por seus produtos, como os automóveis, contribui
significativamente para a ocorrência de diferentes doenças respiratórias, além
da formação, nessas áreas urbanas, das chamadas ilhas de calor e da chuva
ácida. Esses processos ocorrem, por exemplo, em muitas cidades industriais do
Sudeste brasileiro.
ECONOMIA
Área de colheita de soja
mecanizada, em Formoso do Rio Preto, BA (2017).
RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS
Rica em recursos naturais, a América do Sul é grande produtora de
petróleo e gás natural. No Brasil e na Venezuela, parte das reservas de
petróleo está localizada em áreas marítimas.
O território sul-americano também
abriga importantes reservas minerais, destacando-se o cobre, no Chile (maior
produtor mundial — observe as áreas de exploração no mapa desta página); a
prata e o cobre, no Peru; e a bauxita e o minério de ferro, no Brasil. Na
América do Sul há uso intenso das águas, principalmente na atividade pesqueira
e para geração de energia em hidrelétricas. As reservas de recursos minerais e
energéticos e as regiões industriais estão distribuídas por todo o
subcontinente.´
Petróleo e gás
Na última década, foram
descobertas na América do Sul reservas estimadas em 100 bilhões de barris de
petróleo — 80% delas encontradas no pré-sal brasileiro. A Venezuela é o 11o
país no ranking global de produtores de petróleo, com uma produção que corresponde
a cerca de 17% do total mundial. Em 2016, esse país detinha a maior reserva
comprovada de petróleo do mundo, no lago Maracaibo.
Pré-sal Camada rochosa em área muito profunda, que fica entre 7 000 e
8 000 metros abaixo do leito do mar, depois de uma camada de sal.
Além do petróleo, cresce a importância do gás natural na economia dos
países sul-americanos, sobretudo para uso industrial. Os principais produtores
regionais são Venezuela, Bolívia e Argentina. A produção brasileira atual, por
sua vez, ainda é inferior ao consumo interno do país, tornando-o dependente da
importação do gás boliviano. Esse quadro, porém, deve mudar nos próximos anos,
quando se iniciar a extração do gás existente na camada do pré-sal, que
resultará na ampliação da capacidade nacional de produção desse recurso.
Fontes
renováveis de energia
Muitos países têm buscado fontes renováveis de
energia, por gerarem baixos índices de poluição: solar, eólica (vento),
biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor do interior da Terra) e
hidrelétrica (água). Alguns países sul-americanos têm se destacado na produção
de energia de fontes renováveis, principalmente Brasil e Argentina. O Brasil é
o segundo país no ranking mundial em capacidade de produção de energia por meio
de hidrelétricas, dado seu potencial em recursos hídricos. Além disso, é o
segundo maior produtor mundial de energia de biomassa (depois dos Estados
Unidos), em virtude dos investimentos nos setores de biodiesel e etanol.
Recentemente, a Argentina também tem investido maciçamente na produção de
biodiesel.
Embora não faça parte do quadro
dos maiores produtores, o Peru tem ampliado os investimentos em fontes
renováveis. O país possui importantes fontes de recursos hídricos e geotermais
que permitem exploração futura.
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 28 de setembro a 02 de outubro
TEMAS: Revolta dos Carrancas, Cabanagem e Revolução Farroupilha
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 e 3 – Realizar pesquisas:
a) Revolta dos Carrancas
b) Cabanagem
Aula 4 – c) Guerra dos Farrapos
Obs.: não esquecer de relacionar no final da pesquisa as fontes, ou seja, de onde foram tirada as informações.
Inglês/Profº MÔnica
Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 8º
A, B, C, D
Atividade semanal: 28/09/20 a 02/10/20
TEMA DA AULA: Esporte e saúde (Continuação da
atividade)
Orientação da atividade
1ª aula –
Relembrando: na aula passada nós lemos uma matéria sobre o
tenista austríaco Dominic Thiem. Pedi também para que vocês pesquisassem na
internet algum atleta que venceu seus obstáculos através do esporte. Agora
responda às questões abaixo sobre sua pesquisa:
- O que te chamou mais a atenção
no texto que você pesquisou? Faça um comentário.
2ª aula –
- Qual a importância do esporte
para a vida das pessoas? O que o esporte pode mudar e melhorar o estilo de vida
de uma pessoa? Como?
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 25/09/2020 A 02/10/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
8ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Construção do Idioma
Ø Assunto abordado: Influências da Língua Portuguesa (Atividades)
Ø Link da aula dos CMSP - https://youtu.be/9dHMfua8Phg
Acolhida
Na semana anterior, lemos um texto sobre a origem da língua portuguesa.
· Você se lembra de qual idioma se originou?
· Que outros idiomas tiveram a mesma origem da língua portuguesa?
Atividades
1. Para conhecer um pouco mais a origem dos termos que usamos em nosso idioma, vamos fazer o exercício proposto.
Nos caça-palavras a seguir, estão escondidas palavras de origem africana, indígena, árabe, francesa e grega.
Ø
Após de encontrar palavras , preencha a lacuna e descubra a origem delas:
a) Relativo à cidade do Rio de Janeiro de origem indígena (tupi) ________________
b) Mamífero de grandes domar fortes, paquete de origem grega _________________
c) Instrumento musical de origem africana _________________
d) Construção usada para repensar água de origem árabe _________________
e) Fritada de ovos batida de origem francesa __________________
f) Local onde se vendem carnes de origem árabe ___________________
g) Característica de quem é muito elegante de origem francesa ___________________
Ø Após de encontrar palavras , preencha a lacuna e descubra a origem delas:
h) Ciência que estuda a superfície da terra de origem grega_______________
i) Prato da culinária brasileira feito de milho de origem africana_________________
j) Fruta cujo nome significa vermelho de origem indígena (tupi)______________
k) Prato da culinária brasileira à base de peixe de origem indígena (tupi) ______________
l) Planta da família das leguminosas de origem indígena (tupi)_______________
Gênero textual: caça-palavras
Caça-palavras é um passatempo que consiste em letras aparentemente aleatórias em uma grade quadrada ou retangular. O objetivo é encontrar e circundar as palavras escondidas na grade tão rapidamente quanto possível. As palavras podem estar escondidas vertical, horizontal ou diagonalmente dentro da grade e são arranjadas normalmente de modo que possam ser lidas da esquerda para a direita ou de cima para baixo, sendo que em passatempos de maior dificuldade também pode ocorrer o oposto. A maioria dos passatempos de caça-palavras tem também um tema comum ao qual todas as palavras escondidas estão relacionadas.
Você já deve ter feito um caça-palavras, certo?
1. Onde podemos encontrar caça-palavras?
2. O caça-palavras, além de entreter, desenvolve o ________________lógico e a__________________
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8 A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 28/09 a 02/10.
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Organização dos dados de uma variável contínua em classes.
Áreas de Figuras Planas (retomada CMSP)
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA24) Reconhecer e classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.
(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de áreas de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área(quadriláteros, triângulos e círculos). Em situações como determinar medidas de terrenos. (Retomada CMSP)
- Descrever os Estudos /Atividades Propostas
Obs: Os links abaixo contém os conteúdos (temas) citados, São de vídeos produzidos no centro de mídia (CMSP) e Youtube está diretamente voltado aos objetivo desta aula: Organização dos dados de uma variável contínua em classes. https://youtu.be/AXyANTCGOW0 https://youtu.be/AXyANTCGOW0
Assistir os vídeos acima, fazer leitura e análise nas páginas nas páginas 76 e 77 do caderno SP FAZ ESCOLA, resolvendo os respectivos exercícios.
- Assistir os vídeos abaixo produzidos no CMSP, projeto matemática em casa (se ainda não tiver assistido) e comentar as suas conclusões em relação aos exercícios de cálculo de área relacionados ao cotidiano.
https://youtu.be/JwPDDyaDDAU https://youtu.be/buM8DS9prGg
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom.
· RECURSOS
- blog - internet
- e-mail - Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma, assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp
Projeto de vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 8 (28.09 à 02.10)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü
7º
Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de
práticas a situação de aprendizagem 6 O QUE COMPÕE UM PROJETO DE VIDA, proposta no caderno do estudante, façam
as atividades 1 e 2 e envie sua resposta para o professor por e-mail.
ü
8º
Ano:
Prezados alunos por gentileza
realizar a ATIVIDADE 5 Após ter estudado a
sustentabilidade e o consumo consciente, chegou a hora de os estudantes exercitarem
tudo o que eles aprenderam. Produzirem um conto. Em seguida envie sua reflexão para
o e-mail do professor.
ü
9º Ano:
Prezados
alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de
aprendizagem 5 CIDADANIA E PROJETOS DE VIDA. Responda a questões da atividade 1: Por que a escola existe?
Qual a importância da educação para a sociedade? E para vocês? Qual função ou
papel que as pessoas na escola – estudantes, professores(as), funcionários(as),
equipe de gestão - desempenham? Como a escola está relacionada ao projeto de
vida dessas pessoas? E ao de vocês? Transcreva em seus diários de práticas e
vivências, em seguida envie por e-mail.
ü
1º EM:
Prezados
alunos, realizem diários de práticas a situação de aprendizagem 4 MINHAS
PREMISSAS: MEUS PONTOS DE PARTIDA.
Conforme a atividade “conforme a atividade Não abro mão, no Caderno
do Estudante (página 146). Façam uma reflexão no diário de práticas e
vivências, em seguida envie por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Autoconfiança; Iniciativa
Social; Curiosidade para aprender; Assertividade; Empatia;
Responsabilidade; Organização.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/Profº
------------------------------------------------------------------
8ºD
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Processos
de Criação: Cenas, performances, esquetes e improvisações |
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR30):Compor
cenas, performances, esquetes e improvisações que focalizem temáticas
identitárias e o repertório pessoal e cultural brasileiro, caracterizando
personagens(com figurinos, adereços e maquiagem), cenário, iluminação e
sonoplastia e considerando a relação com o espectador.. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: O momento da sondagem é importante para você
perceber o que os estudantes trazem de repertório sobre os objetos de
conhecimento que serão trabalhados nas atividades desta Situação de
Aprendizagem. Copiar os conceitos no caderno e responder as
questões Cena-
No teatro, é uma subdivisão da ação de uma peça (um trecho da narrativa da
história) com um conjunto de personagens, atores, coadjuvantes e outros
tipos. Várias pessoas fazem parte de uma só história, formando juntos o que
chamamos de uma cena que tem palavras movimentos fictícios e tudo mais.
Assim, como qualquer outra narração, possui uma trama ou argumento, a qual se
desenvolve em três tempos ou partes: exposição, clímax e desenlace. A maioria
das peças teatrais é composta por três atos que se constituem de uma série de
cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme
as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco
um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens. Performance– Nasce como arte híbrida, espetacular, mix de artes
plásticas, visuais e cênicas. Partindo da investigação de suporte, das
assemblages do corpo (body art), dos happenings, que enfatizam o
acontecimento e do uso de multimídia, a performance propõe modos inventivos
em um movimento antiestablishment (contra o que é instituído oficialmente) e
antiarte. Surge como live art, que se refere tanto à arte ao vivo, sem
representação, quanto à arte viva. A performance estende e desconstrói a
tríade da linguagem teatral (ator-texto-público), somando a corporalidade e o
teatro de imagens ao texto, alterando as relações de espaço-tempo
convencionais. Esquetes-é uma cena curta (no máximo tem duração de dez
minutos). Em sua maioria, os atores improvisam uma cena com teor cômico seja
no teatro ou na televisão. Como criar uma Esquete. Disponível em:
https://pt.wikihow.com/Criar-uma-Esquete. Acesso em: 27/12/2019. Improvisação-Teoricamente, é um modo de criação realizado sem
preparação prévia, mas estruturado sobre regras, que coloca o ator em estado
de alerta para agir diante das mais variadas situações. A improvisação
estimula o desenvolvimento criativo do ator, de sua espontaneidade,
flexibilidade e imaginação dramática. Outro modo, é a improvisação como
espetáculo. Nesse sentido, improvisar significa que os atores se colocam
diante do público para improvisar uma criação cênica, que não foi previamente
ensaiada. O público percebe isso imediatamente e se surpreende ao descobrir
que é parte integrante do evento teatral, já que o espetáculo está sendo
criado naquele momento ante a presença dos espectadores, ou mesmo porque,
muitas vezes, a base da improvisação surge de sugestões da plateia.
Atividade de Sondagem 1.Você sabe o que é uma cena, performance, esquete,
improvisação teatral? Comente. 2.No seu bairro, cidade ou região existem escolas
de teatro, igrejas, centros culturais, projetos sociais que desenvolvem estas
atividades teatrais? Quais? 3.Já
assistiu a algum espetáculo que apresentasse alguma cena dramática,
performance, esquete ou improvisação teatral? Onde? Ao vivo, pela TV ou
internet? 4.Já participou de algum grupo de teatro na escola
ou em outro ambiente? Como foi a sua experiência?
|
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 28/09 a 02/10
__ |
|
|
Ciências/Profº
Educação Física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 28/09 a 02/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA DE
CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL |
|
Aula I: Faça um relato
pessoal sobre as vivências relacionadas à ginástica de conscientização
corporal. Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Realize a leitura do texto: Ginástica de conscientização corporal. As ginásticas de conscientização corporal são práticas milenares,
como o relaxamento, a meditação e a automassagem, que tiveram origem em
países orientais. Elas foram organizadas e utilizadas na busca pelo
equilíbrio e, consequentemente, seus enfoques concentram-se principalmente na
prevenção de doenças e na procura cotidiana pelo bem-estar. O
autoconhecimento das sensações/percepções corporais permite a identificação
de alguns desequilíbrios que, se forem percebidos em seu início, podem ser
tratados, evitando a manifestação do estágio chamado de doença. O relaxamento
é uma ação corporal cujo objetivo é romper as tensões físicas, mentais e
emocionais. As atividades do cotidiano, como ficar muitas horas sentado na
escola ou diante de um computador, propiciam a aquisição de tensões de várias
origens, as quais, de modo 147 Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal
e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. geral, podem afetar as fibras
musculares, provocando várias alterações físicas e metabólicas. As técnicas
de relaxamento são muito indicadas para a eliminação de tensões. Relaxar
significa reduzir drasticamente a atividade muscular e mental por meio de um
ato consciente e autodirigido. Diferentes técnicas podem ser usadas nessa
prática e, de modo geral, elas são aplicadas em locais tranquilos. Seus
adeptos devem vestir roupas confortáveis, prestar atenção na respiração e
procurar o relaxamento das tensões das diversas partes do corpo. A meditação
é uma prática de intensa concentração e atenção da mente. Apesar de ser
associada a questões relacionadas com a espiritualidade, ela também pode ser
utilizada para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso. Quando
realizada de modo regular, ela proporciona vários benefícios, como descanso
físico, mental e emocional; aumento da capacidade de concentração; redução da
ansiedade; equilíbrio da respiração, entre outros. A posição do corpo varia
bastante: pode-se meditar deitado, em pé ou sentado, sendo esta última
adotada por grande parte de seus adeptos por ser considerada a mais fácil e
porque, apesar de o corpo estar em repouso, ele continua alerta. A
automassagem é uma prática que relaxa e auxilia na manutenção da saúde. Como
o termo sugere, trata-se do ato de massagear a si mesmo, promovendo conforto
pessoal diante de situações corriqueiras, como sensação de alívio depois do
uso de um sapato apertado ou de um sinal de dor muscular. Ela é realizada com
o auxílio de acessórios (bolas, bambus, massageadores) ou apenas com as mãos.
Esse tipo de ginástica ativa a circulação sanguínea, diminui as dores
musculares e alivia tensões emocionais. A aplicação da automassagem depende
de o praticante conhecer o ponto que deseja tratar e massagear essa região
durante alguns minutos. Disponível em:
https://www.dicaseducacaofisica.info/ginastica-bncc-educacao-fisica
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere.
|
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 8C, D SEMANA 28/09 a 02/10 PROF.VANILDO EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)
Leitura de textos e mapas a respeito da América do sul:
Urbanização, Economia, Recursos minerais, Petróleo e gás.
Elaborado com base em dados obtidos em: BRIGHT lights, big cities. The Economist, 4 fev. 2015. Disponível em: <http://www.economist.com/ node/21642053?fsrc=scn/tw/ te/dc/ed/brightlightsbigcities>. Acesso em: 5 nov. 2017.
Crescimento urbano, industrialização e meio ambiente
Em muitos países, a urbanização acelerada (resultado, em parte, das transformações da produção agropecuária e dos processos de industrialização) fez com que as cidades crescessem de maneira desordenada e sem a infraestrutura necessária para abrigar os grandes contingentes de população que para elas se dirigiram. O resultado desse processo foi a expansão das periferias, a favelização, a falta de empregos e a precariedade das condições de vida de parte dos habitantes dos grandes centros urbanos. Apesar disso, a pobreza nas cidades vem apresentando queda.
É importante lembrar que as atividades industriais existentes em muitas cidades dessa região ainda impactam fortemente o meio ambiente e a vida das pessoas. A poluição do ar, gerada pelas indústrias e por seus produtos, como os automóveis, contribui significativamente para a ocorrência de diferentes doenças respiratórias, além da formação, nessas áreas urbanas, das chamadas ilhas de calor e da chuva ácida. Esses processos ocorrem, por exemplo, em muitas cidades industriais do Sudeste brasileiro.
A contaminação das águas, em geral associada ao despejo inadequado de produtos utilizados em indústrias, resulta na morte de diversas espécies de animais que vivem nos rios (em áreas urbanas e próximas a elas) e em suas margens. Os seres humanos, quando consomem animais aquáticos de locais contaminados, também se contaminam e apresentam problemas de saúde.´
ECONOMIA
Área de colheita de soja mecanizada, em Formoso do Rio Preto, BA (2017).
RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS
Rica em recursos naturais, a América do Sul é grande produtora de petróleo e gás natural. No Brasil e na Venezuela, parte das reservas de petróleo está localizada em áreas marítimas.
O território sul-americano também abriga importantes reservas minerais, destacando-se o cobre, no Chile (maior produtor mundial — observe as áreas de exploração no mapa desta página); a prata e o cobre, no Peru; e a bauxita e o minério de ferro, no Brasil. Na América do Sul há uso intenso das águas, principalmente na atividade pesqueira e para geração de energia em hidrelétricas. As reservas de recursos minerais e energéticos e as regiões industriais estão distribuídas por todo o subcontinente.´
Petróleo e gás
Na última década, foram descobertas na América do Sul reservas estimadas em 100 bilhões de barris de petróleo — 80% delas encontradas no pré-sal brasileiro. A Venezuela é o 11o país no ranking global de produtores de petróleo, com uma produção que corresponde a cerca de 17% do total mundial. Em 2016, esse país detinha a maior reserva comprovada de petróleo do mundo, no lago Maracaibo.
Pré-sal Camada rochosa em área muito profunda, que fica entre 7 000 e 8 000 metros abaixo do leito do mar, depois de uma camada de sal.
Além do petróleo, cresce a importância do gás natural na economia dos países sul-americanos, sobretudo para uso industrial. Os principais produtores regionais são Venezuela, Bolívia e Argentina. A produção brasileira atual, por sua vez, ainda é inferior ao consumo interno do país, tornando-o dependente da importação do gás boliviano. Esse quadro, porém, deve mudar nos próximos anos, quando se iniciar a extração do gás existente na camada do pré-sal, que resultará na ampliação da capacidade nacional de produção desse recurso.
Fontes renováveis de energia
Muitos países têm buscado fontes renováveis de energia, por gerarem baixos índices de poluição: solar, eólica (vento), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor do interior da Terra) e hidrelétrica (água). Alguns países sul-americanos têm se destacado na produção de energia de fontes renováveis, principalmente Brasil e Argentina. O Brasil é o segundo país no ranking mundial em capacidade de produção de energia por meio de hidrelétricas, dado seu potencial em recursos hídricos. Além disso, é o segundo maior produtor mundial de energia de biomassa (depois dos Estados Unidos), em virtude dos investimentos nos setores de biodiesel e etanol. Recentemente, a Argentina também tem investido maciçamente na produção de biodiesel.
Embora não faça parte do quadro dos maiores produtores, o Peru tem ampliado os investimentos em fontes renováveis. O país possui importantes fontes de recursos hídricos e geotermais que permitem exploração futura.
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 28 de setembro a 02 de outubro
TEMAS: Revolta dos Carrancas, Cabanagem e Revolução Farroupilha
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 e 3 – Realizar pesquisas:
a) Revolta dos Carrancas
b) Cabanagem
Aula 4 – c) Guerra dos Farrapos
Obs.: não esquecer de relacionar no final da pesquisa as fontes, ou seja, de onde foram tirada as informações.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 8º
A, B, C, D
Atividade semanal: 28/09/20 a 02/10/20
TEMA DA AULA: Esporte e saúde (Continuação da
atividade)
Orientação da atividade
1ª aula –
Relembrando: na aula passada nós lemos uma matéria sobre o
tenista austríaco Dominic Thiem. Pedi também para que vocês pesquisassem na
internet algum atleta que venceu seus obstáculos através do esporte. Agora
responda às questões abaixo sobre sua pesquisa:
- O que te chamou mais a atenção
no texto que você pesquisou? Faça um comentário.
2ª aula –
- Qual a importância do esporte
para a vida das pessoas? O que o esporte pode mudar e melhorar o estilo de vida
de uma pessoa? Como?
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 25/09/2020 A 02/10/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
8ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Construção do Idioma
Ø Assunto abordado: Influências da Língua Portuguesa (Atividades)
Ø Link da aula dos CMSP - https://youtu.be/9dHMfua8Phg
Acolhida
Na semana anterior, lemos um texto sobre a origem da língua portuguesa.
· Você se lembra de qual idioma se originou?
· Que outros idiomas tiveram a mesma origem da língua portuguesa?
Atividades
1. Para conhecer um pouco mais a origem dos termos que usamos em nosso idioma, vamos fazer o exercício proposto.
Nos caça-palavras a seguir, estão escondidas palavras de origem africana, indígena, árabe, francesa e grega.
Ø
Após de encontrar palavras , preencha a lacuna e descubra a origem delas:
a) Relativo à cidade do Rio de Janeiro de origem indígena (tupi) ________________
b) Mamífero de grandes domar fortes, paquete de origem grega _________________
c) Instrumento musical de origem africana _________________
d) Construção usada para repensar água de origem árabe _________________
e) Fritada de ovos batida de origem francesa __________________
f) Local onde se vendem carnes de origem árabe ___________________
g) Característica de quem é muito elegante de origem francesa ___________________
Ø Após de encontrar palavras , preencha a lacuna e descubra a origem delas:
h) Ciência que estuda a superfície da terra de origem grega_______________
i) Prato da culinária brasileira feito de milho de origem africana_________________
j) Fruta cujo nome significa vermelho de origem indígena (tupi)______________
k) Prato da culinária brasileira à base de peixe de origem indígena (tupi) ______________
l) Planta da família das leguminosas de origem indígena (tupi)_______________
Gênero textual: caça-palavras
Caça-palavras é um passatempo que consiste em letras aparentemente aleatórias em uma grade quadrada ou retangular. O objetivo é encontrar e circundar as palavras escondidas na grade tão rapidamente quanto possível. As palavras podem estar escondidas vertical, horizontal ou diagonalmente dentro da grade e são arranjadas normalmente de modo que possam ser lidas da esquerda para a direita ou de cima para baixo, sendo que em passatempos de maior dificuldade também pode ocorrer o oposto. A maioria dos passatempos de caça-palavras tem também um tema comum ao qual todas as palavras escondidas estão relacionadas.
Você já deve ter feito um caça-palavras, certo?
1. Onde podemos encontrar caça-palavras?
2. O caça-palavras, além de entreter, desenvolve o ________________lógico e a__________________
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 8 º ANOS D
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES PROPOSTA PARA O PERÍODO DE 28/09/2020 a 02/10/2020
(6 AULAS)
terça-feira |
quarta-feira |
sexta-feira |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
Habilidade que vamos
desenvolver nessa situação de Aprendizagem
(EF08MA06) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões
algébricas, utilizando as propriedades das
operações.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
ATIVIDADE 5 –
CONTEXTO ALGÉBRICO
ATIVIDADE
AVALIATIVA ACESSE O LINK:
https://forms.gle/fd7qhp4D9KdQdkKj6
Projeto de vida/Profº Rosiane
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1. PROFESSOR Rosiane
Ap. Dias Quintão |
2.
TURMA
8° ANO - D |
|||
2.DISCIPLINA: Professor
especialista, projeto de vida. |
||||
3.
CONTEÚDOS:
Disseminando ideias(continuação). |
||||
4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Foco, determinação e
empatia. |
||||
5. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: 1-O que você aprendeu e pode pôr em prática
sobre e temática estudada na sua casa, escola ou comunidade? 2- Qual
é mensagem que você pode passar para seus colegas sobre o que você aprendeu?
OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.
|
||||
6. RECURSOS UTILIZADOS: Os
alunos iram utilizar o caderno. |
||||
7. AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro
escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou
via whatsapp.
|
||||
8.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
9.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO 28/09/2020
a 02/10/2020 |
10. PROFESSOR
Rosiane |
11.
VALIDADO EM: 28/09/2020 |
|
Tecnologia e Inovação/Prof Denis
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf Séries:
8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 8 (28.09 à 02.10)
Atenção fique
atenta as séries que se destinam essa atividade
ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGM BINÁRIA
8º ano – Caderno do
Aluno página 48 / 9º ano – Caderno do Aluno página 47
Nessa atividade, os estudantes farão o caminho inverso, a
partir do código binário dado e, com o auxílio dos cartões binários, deverão
escrever o número na representação decimal. Envie para o professor no e-mail.
Aulas previstas: 1
aula
Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas:
EF89TEC22: Interpretar
um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de
programação.
EF89TEC23: Compreender a sequência cíclica que
envolve a programação.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Nenhum comentário:
Postar um comentário