terça-feira, 8 de setembro de 2020

6ºAnos finais semana de 08 a 11 de setembro de 2020

  Atividade da semana de 08 a 11 de setembro 2020


Eletiva/profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

ATIVIDADES

 

 

 

   OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ 16/09

 

·         Atividade 1- Autoconfiança- Psicologia do Esporte;

           Assistir o vídeo;

·         Link: https://www.youtube.com/watch?v=cplSE6rCeME

·         Atividade 2- Descrever pontos principais da matéria do vídeo;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 16/09/2020

Eletiva/profº Denis

Eletiva Inteligência Emocional                        Professor Denis Maimoni

E. E. Profº Salim Farah Maluf                        Séries: 6º, 7º anos

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 5 (07.09 à 11.09)

 

Fique atento se você está inscrito nesta eletiva

 



Ondas Bineurais: Como aumentar seu foco nos estudos

 

Hoje aprenderemos sobre as ondas bineurais vejam este vídeo sobre assunto e experiência com o relato: https://www.youtube.com/watch?v=65Euc3EuO9Y

 

Sugestão de áudios para ouvir estudando:

https://www.youtube.com/watch?v=HA6nSQawROM

 

Faça também este experimento e conte ao professor no que te ajudou???

 

Aulas previstas: 2 aulas

Público: 6º e 7º anos

Habilidades envolvidas: Resiliência; Motivação; Respeito; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

6ºA

Arte/profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

 

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        6º A e B

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

Conceito de Improvisação, Performance, Esquete e Jogos Cênicos

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF06AR25) Investigar, identificar e analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana vocês irão copiar no caderno o conceito de Improvisação, performance, esquete e jogos cênicos.

Com o propósito de atingir uma criação com maior espontaneidade no teatro, as peças que utilizam este artifício simulam uma improvisação. Assim como, na música, os instrumentistas e cantores podem improvisar com liberdade em suas apresentações, no teatro de improvisação, os atores e atrizes agem de forma a inventar uma história.

Por se tratar de um gênero que se refere a si mesmo, o improviso tem como características principais: aprofundamento nos limites da criação e maior envolvimento ao ator na ação. Além destes elementos, o improviso é considerado um recurso de interpretação que demonstra a espontaneidade do ator nas ações dramáticas. Um exemplo geralmente apontado para se referir ao teatro improvisado é a Commedia Dell’Arte. Porém, nesta obra, há um personagem fixo que encena com improvisações. Desta forma, a improvisação é apenas aparente.

De acordo com a definição de dicionário Aulete, performance significa “desempenho em uma exibição” ou “evento geralmente improvisado em que o (s) artista (s) se apresenta (m) por conta própria”. A palavra performance foi emprestada do inglês à língua portuguesa recentemente e pode ser considerada uma forma de estrangeirismo. A expressão é utilizada com maior frequência no campo artístico. Geralmente, serve para análises de apresentações como malabarismo, mímica, mágica, teatro, canto e dança, em referência aos performers. Nos EUA, durante o século XX, há o surgimento de um gênero de arte chamado Performance Art, resultante da síntese do teatro, cinema, dança, poesia, música e artes plásticas.

Esquete é como é conhecida a interpretação ou escrita de um pequeno texto para um ou mais autores. Uma esquete em geral tem caráter cômico e é uma forma de dramaturgia muito utilizada em programas de TV, sobretudo humorísticos.

Uma esquete tende a ser uma cena bem curta, ou mesmo um pequeno conjunto de poucas cenas curtas, entretanto, uma esquete pode chegar a 10 minutos ou mesmo passar disso.

Como são quadros voltados em geral para o humor, o sucesso de uma enquete depende muito do talento cômico do ator, que muitas vezes com cacos, improvisos e trejeitos próprios consegue dar mais vida e deixar mais engraçada uma esquete. No estilo brasileiro de humor, é comum que as esquetes possuam um bordão ao qual o personagem cômico sempre recorre. É usual que a própria esquete se encerre com um bordão.

Os jogos cênicos de improvisação são usados para auxiliar as expressões gestuais e vocais, utilizando situações cotidianas, ou até mesmo simulando situações para organizar as ideias e as formas de como resolvem os problemas da vida diária.

Um jogo cênico importante no processo de improvisação e criação, é o de dar significado diferente para objetos habituais. Pode ser disponibilizado inúmeros objetos dentro de uma caixa, e cada um deve ir à frente dos demais, escolher um objeto e representar de forma diferente. Por exemplo se escolher um balde, ao invés de utilizar como habitualmente para colocar água utiliza-se então para colocar na cabeça e imitar um soldado. Com isso utiliza-se a criatividade para criar novas funções para as coisas, novas possibilidades.

 

 

 

RECURSOS:

Caderno para realização da atividade

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

Ciências/profº Mario

Atividade de Ciências - Turma:  6º A e B

Prof Mário José 

Atividade referente a semana de 08 a 11

 

3º bimestre 

 

Questões:

 

1)O sistema nervoso humano é formado por?

2)O agrupamento de neurônios formam estruturas do sistema nervoso. Quais?

3)Qual é a função das celulas glíais?

4)Quais são os componentes do encéfalo?

Educação Física /Profº Doni

EE SALIM FARAH MALUF

                            SEMANA     DE     08/09       Á     11/09/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Práticas Corporais / Movimento e Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A / B

                                 PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA

            Atividade física        Exercício físico

Definição      Qualquer movimento feito pelos músculos do corpo que tenha como resultado o gasto de energia em valores superiores ao gasto em repouso.        Atividade que, além do gasto energético, proporciona maior aptidão física e atlética, resultando em maiores índices de saúde. Também utilizado para recreação e fins estéticos.

Exemplos     

Andar;

Correr;

Dançar;

Subir e descer escadas.

Musculação;

Futebol;

Natação;

Artes marciais.

Diante desses exemplos, no seu caderno separe o que é exercício físico de atividade física.

 

2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página 51

Atividade 3

Página 52

Atividade 4

 

ORIENTAÇÕES

- Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador.

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

 

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

 

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com

 

Geografia/profº Ricardo

Semana 8 a 11 de setembro

Atividade de geografia 6 ano A,B

Professor Ricardo José dos Santos

Leitura do texto e responder as questões.

 

Os vulcões

 

A Vulcanologia é a ciência que estuda os vulcões e todos os fenómenos associados.

 

A atividade vulcânica dá-se principalmente nas fronteiras das placas tectónicas podendo também dar-se nas próprias placas. É uma manifestação exterior de processos complexos que ocorrem no interior da Terra e que se podem manifestar pela emissão de gases, materiais líquidos e sólidos através de aberturas existentes nas superfícies das placas. Verificando-se que 80% dos vulcões ativos se encontram em limites convergentes, 15% em limites divergentes e 5% em regiões intraplaca. Verifica-se assim que a distribuição geográfica dos sismos e dos vulcões está intimamente ligada com as fronteiras das placas.

 

O vulcão é uma abertura na superfície da Terra pelo qual são expelidos materiais magmáticos ou ígneos, para o exterior, provenientes do interior da Terra.

 

O vulcão é constituído por uma estrutura que resulta da acumulação dos materiais emitidos – cone vulcânico; reservatórios onde se acumula o magma – câmaras magmáticas; o magma ascende até à superfície pela chaminé principal ou pelas chaminés secundárias e é expelido através da abertura do aparelho vulcânico – cratera. O magma é produzido a partir da fusão parcial das rochas encaixantes devido à alteração das condições de pressão e temperatura.

As erupções vulcânicas dão-se devido ao aumento de pressão na câmara magmática. Provocando a fratura do teto da câmara o que conduz à descompressão do magma e dispersão do gás dissolvido. Estas condições favorecem a ascensão do magma através da chaminé. A lava é constituída pelo material constituinte do magma no qual houve a libertação de gases e cristalização e alguns materiais, alterando assim a sua composição.

 

A ascensão do magma na câmara magmática pode provocar sismos que antecedem e acompanham as erupções vulcânicas.

 

Existem dois tipos de vulcanismo conforme o tipo de aparelho vulcânico. Assim, se existe uma chaminé principal incorporada no cone vulcânico o vulcanismo designa-se do tipo central. Quando a erupção se dá através de fissuras o vulcanismo designa-se de tipo fissural.

 




 

 

Questões

 

1 Onde ocorre 80% dos vulcões ativos no mundo?

2 Quais as características interna dos vulcões?

3 Como é constituído a estrutura interna do vulcão.

História/profº Sueli

BLOG SEXTOS ANOS A/B SEMANA 08/09/2020 À 11/09/2020

PROFESSORA SUELI                                      O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA                                   SÉRIE 6° ANOS A/B

CONTEÚDOS

TEMA: ROMA ANTIGA OU IMPÉRIO ROMANO.

PESQUISE:

1- A HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NA ROMA ANTIGA, OU IMPÉRIO ROMANO.

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL : suelibernadetedecarvalho@hotmail.com

Inglês/profº Francielle

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

E.E. Professor Salim Farah Maluf

RUA Jardim Tamoio, 100- Conjunto Residencial Jose Bonifácio.

São Paulo – SP CEP: 08255-010 Fone: (011) 2521-0892

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO LESTE 3

PLANO DE AULA

 

PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 6 ° A/B

CONTEÚDOS: PARTS OF THE BODY

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

-Desenvolvimento das Atividades:

  • Parte 1:  Cells and Genetic Inheritance?

1.    No link abaixo, temos o vídeo CENTRO DE MÍDIAS para auxiliar no entendimento.

2.    Link 1: https://youtu.be/Cw83yiv4WuM

3.    Assista mais de uma vez, se necessário.

4.    Assista o vídeo 2 para auxiliar no vocabulário.

5.    Link 2 : https://youtu.be/SUt8q0EKbms

  • Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.       No próximo link, temos o caderno do aluno em pdf

2.       Link: https://drive.google.com/file/d/1LzBnfSMLUe9yeG9-3JoO3HF5FxSojlio/view?usp=sharing

3.       Realizar os exercícios da página 36.

RECURSOS:

·         Internet,

·         Dicionário,

·         Tradutor on-line,

·         Classroom,

·         Blog,

·         Caderno do aluno,

·         Centro de mídias.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  / WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana

 

 

DATA: 07/09/2020

 

 

 


Lingua portuguesa/profº Cláudia

6ºA – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.

 

Atividade:oralidade, escrita, representação.

 

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Tempo para realização: Uma semana.  (De 08 até 11/Setembro)

 


Página 30-Caderno do aluno

 

Preencha no Caderno do aluno e envie uma foto por email.

 

ATIVIDADE 4

O TEXTO EM SÍNTESE 1.

 

1-    Com base na leitura do Texto 2 “A Esfinge e o oráculo de Apolo”, preencha o quadro a seguir:

 

Texto 2

“A Esfinge e o oráculo de Apolo”

O texto é uma narrativa. Como essa afirmativa pode ser comprovada?

 

Quem é o autor do texto original? A narrativa traz algumas pistas que poderão ajudá-lo a responder esse item

 

Quais são os elementos que fazem parte da Antiguidade Greco-Romana? Retire do texto alguns exemplos.

 

As personagens da atualidade interagem de forma harmônica com as personagens da Antiguidade Greco-Romana?

 

 

2-    Agora, recupere as perguntas e as respostas presentes no quadro anterior para produzir a síntese do texto. Essa síntese será iniciada assim:

O texto “A esfinge e o oráculo de Apolo” é uma narrativa que envolve______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha no Caderno do aluno e envie uma foto por email.


Matemática/profº Marcelo


Atividade de Matemática 6º Ano A

5º semana de 08/09/2020 à 11/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

CLICK NO LINK E RESPONDA AS PERGUNTAS DO FORMULÁRIO

https://forms.gle/4c3TKNyepFh12svj7

 

Projeto de vida/profº Cláudia

E.E Salim Farah Maluf

3º bimestre.

 

6ºA e B– Professora Claudia.  Disciplina: Projeto de Vida.

 

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividade: Caderno do aluno Página 76 / Situação de Aprendizagem 4 - FAZEMOS SEMPRE O QUE QUEREMOS?

Semana de 08/09 até 11/09.










Página 76.

Situação de Aprendizagem 4,

FAZEMOS SEMPRE O QUE QUEREMOS?

 

Objetivo principal da atividade
Por meio do relaxamento, os estudantes se conectem com a sua verdadeira
essência, equilibrando as suas emoções e, consequentemente, desenvolvam
a capacidade de fazer escolhas e decidir, bem como as competências de
tolerância ao estresse e autoconfiança. Afinal, os sentimentos de medo, raiva,
ansiedade e preocupação irão aparecer ao longo da nossa vida e precisamos
encontrar maneiras eficientes de administrar esses sentimentos negativos.
Para isso, é importante que se sintam livres de culpas, de sentimentos como
saudade ou dor, da falta de algo ou até mesmo de cobranças e tensões sobre
o futuro.

 

APENAS LEITURA: Atividade: Relaxamento

A atividade proposta desenvolve a prática de relaxamento. Sua importância está fundamentada não apenas na
melhoria da autoestima, concentração e tranquilidade dos estudantes, mas no
conhecimento que essa prática possibilita acerca do corpo e das sensações que vêm do ambiente.

Para condução da prática do relaxamento, não precisa ser
nenhum expert no assunto, basta resgatar a capacidade de
esticar o corpo, respirar e relaxar...

 

·         Respeite os limites do corpo

·         O ambiente escolhido pode ser o chão da sua casa
(livre de cadeiras e mesas), ou qualquer espaço ventilado e tranqüilo.

·         Não realize a prática após o almoço e NÃO realize-a estando horas em jejum

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR: Após finalizar a atividade, expresse suas emoções e sentimentos em forma de desenho. Você pode utilizar recorte de revistas, desenhar, pintar, escrever ou outra forma que achar interessante. Use sua criatividade para simbolizar esse momento de relaxamento.

                       Tecnologia e Inovação/profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 07/09/2020 a 11/09/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE

6º ano – Caderno do aluno, páginas 51,52

7ºano  Caderno do Aluno, páginas 49,50

DE OLHO NO LIXO

Cada vez mais populares, os celulares são o principal meio de acesso à internet entre crianças, adolescentes e adultos no Brasil, como mostrou uma pesquisa importante chamada TiC Kids online Brasil, em 2018. E isso você deve saber melhor que ninguém Mas, depois de ver o número de aparelhos ativos e constatar a quantidade de lançamentos (e como as pessoas trocam de modelo rapidamente), será que você já se perguntou para onde vai tudo isso depois do descarte?

Hoje vamos falar de um tema cada vez mais importante na nossa sociedade de consumo, na qual os produtos não são feitos para durar muito: o lixo.

 E vamos ver também uma forma de lidar com ele seguindo os princípios dos 3 Rs.

 Você os conhece?

Ou será que já os segue?
Tem até Super-Herói falando sobre essas letrinhas…

Ao final desta aula, quem vai propor  uma solução é você. Prepare-se.

Cada um fazendo sua parte!

Atividade 1 – O lixo eletrônico no mundo

Nessa atividade você deve realizar a leitura do texto acompanhando as informações do infográfico

Atividade 2 – A publicidade e o consumismo

Responder as questões de 1 a 5

Atividade 3 – Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Agora vamos assistir  o vídeo   Canal: Youtube. Educação Ambiental – Lixo. Disponível
em:
https://youtu.be/pvlncGoMboQ. Acesso em: 01 jun. 2020, produzido por estudantes, enfatizando o papel que todos nós temos na solução do problema do lixo

Para essa semana não há necessidade de encaminhar aas atividades realizadas na apostila !

Próxima aula iremos realizar a atividade 4 que vai ser o fechamento dessas sequencias de atividade okk

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail 

 

---------------------------------------------------------------

6ºB

Arte/profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

 

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        6º A e B

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

Conceito de Improvisação, Performance, Esquete e Jogos Cênicos

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF06AR25) Investigar, identificar e analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana vocês irão copiar no caderno o conceito de Improvisação, performance, esquete e jogos cênicos.

Com o propósito de atingir uma criação com maior espontaneidade no teatro, as peças que utilizam este artifício simulam uma improvisação. Assim como, na música, os instrumentistas e cantores podem improvisar com liberdade em suas apresentações, no teatro de improvisação, os atores e atrizes agem de forma a inventar uma história.

Por se tratar de um gênero que se refere a si mesmo, o improviso tem como características principais: aprofundamento nos limites da criação e maior envolvimento ao ator na ação. Além destes elementos, o improviso é considerado um recurso de interpretação que demonstra a espontaneidade do ator nas ações dramáticas. Um exemplo geralmente apontado para se referir ao teatro improvisado é a Commedia Dell’Arte. Porém, nesta obra, há um personagem fixo que encena com improvisações. Desta forma, a improvisação é apenas aparente.

De acordo com a definição de dicionário Aulete, performance significa “desempenho em uma exibição” ou “evento geralmente improvisado em que o (s) artista (s) se apresenta (m) por conta própria”. A palavra performance foi emprestada do inglês à língua portuguesa recentemente e pode ser considerada uma forma de estrangeirismo. A expressão é utilizada com maior frequência no campo artístico. Geralmente, serve para análises de apresentações como malabarismo, mímica, mágica, teatro, canto e dança, em referência aos performers. Nos EUA, durante o século XX, há o surgimento de um gênero de arte chamado Performance Art, resultante da síntese do teatro, cinema, dança, poesia, música e artes plásticas.

Esquete é como é conhecida a interpretação ou escrita de um pequeno texto para um ou mais autores. Uma esquete em geral tem caráter cômico e é uma forma de dramaturgia muito utilizada em programas de TV, sobretudo humorísticos.

Uma esquete tende a ser uma cena bem curta, ou mesmo um pequeno conjunto de poucas cenas curtas, entretanto, uma esquete pode chegar a 10 minutos ou mesmo passar disso.

Como são quadros voltados em geral para o humor, o sucesso de uma enquete depende muito do talento cômico do ator, que muitas vezes com cacos, improvisos e trejeitos próprios consegue dar mais vida e deixar mais engraçada uma esquete. No estilo brasileiro de humor, é comum que as esquetes possuam um bordão ao qual o personagem cômico sempre recorre. É usual que a própria esquete se encerre com um bordão.

Os jogos cênicos de improvisação são usados para auxiliar as expressões gestuais e vocais, utilizando situações cotidianas, ou até mesmo simulando situações para organizar as ideias e as formas de como resolvem os problemas da vida diária.

Um jogo cênico importante no processo de improvisação e criação, é o de dar significado diferente para objetos habituais. Pode ser disponibilizado inúmeros objetos dentro de uma caixa, e cada um deve ir à frente dos demais, escolher um objeto e representar de forma diferente. Por exemplo se escolher um balde, ao invés de utilizar como habitualmente para colocar água utiliza-se então para colocar na cabeça e imitar um soldado. Com isso utiliza-se a criatividade para criar novas funções para as coisas, novas possibilidades.

 

 

 

RECURSOS:

Caderno para realização da atividade

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

Ciências/profº Mario

Atividade de Ciências - Turma:  6º A e B

Prof Mário José 

Atividade referente a semana de 08 a 11 

 

3º bimestre 

 

Questões:

 

1)O sistema nervoso humano é formado por?

2)O agrupamento de neurônios formam estruturas do sistema nervoso. Quais?

3)Qual é a função das celulas glíais?

4)Quais são os componentes do encéfalo?

Educação Física /Profº Doni

EE SALIM FARAH MALUF

                            SEMANA     DE     08/09       Á     11/09/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Práticas Corporais / Movimento e Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A / B

                                 PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA

            Atividade física        Exercício físico

Definição      Qualquer movimento feito pelos músculos do corpo que tenha como resultado o gasto de energia em valores superiores ao gasto em repouso.        Atividade que, além do gasto energético, proporciona maior aptidão física e atlética, resultando em maiores índices de saúde. Também utilizado para recreação e fins estéticos.

Exemplos     

Andar;

Correr;

Dançar;

Subir e descer escadas.

Musculação;

Futebol;

Natação;

Artes marciais.

Diante desses exemplos, no seu caderno separe o que é exercício físico de atividade física.

 

2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página 51

Atividade 3

Página 52

Atividade 4

 

ORIENTAÇÕES

- Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador.

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

 

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

 

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com

 

Geografia/profº Ricardo

Semana 8 a 11 de setembro

Atividade de geografia 6 ano A,B

Professor Ricardo José dos Santos

Leitura do texto e responder as questões.

 

Os vulcões

 

A Vulcanologia é a ciência que estuda os vulcões e todos os fenómenos associados.

 

A atividade vulcânica dá-se principalmente nas fronteiras das placas tectónicas podendo também dar-se nas próprias placas. É uma manifestação exterior de processos complexos que ocorrem no interior da Terra e que se podem manifestar pela emissão de gases, materiais líquidos e sólidos através de aberturas existentes nas superfícies das placas. Verificando-se que 80% dos vulcões ativos se encontram em limites convergentes, 15% em limites divergentes e 5% em regiões intraplaca. Verifica-se assim que a distribuição geográfica dos sismos e dos vulcões está intimamente ligada com as fronteiras das placas.

 

O vulcão é uma abertura na superfície da Terra pelo qual são expelidos materiais magmáticos ou ígneos, para o exterior, provenientes do interior da Terra.

 

O vulcão é constituído por uma estrutura que resulta da acumulação dos materiais emitidos – cone vulcânico; reservatórios onde se acumula o magma – câmaras magmáticas; o magma ascende até à superfície pela chaminé principal ou pelas chaminés secundárias e é expelido através da abertura do aparelho vulcânico – cratera. O magma é produzido a partir da fusão parcial das rochas encaixantes devido à alteração das condições de pressão e temperatura.

As erupções vulcânicas dão-se devido ao aumento de pressão na câmara magmática. Provocando a fratura do teto da câmara o que conduz à descompressão do magma e dispersão do gás dissolvido. Estas condições favorecem a ascensão do magma através da chaminé. A lava é constituída pelo material constituinte do magma no qual houve a libertação de gases e cristalização e alguns materiais, alterando assim a sua composição.

 

A ascensão do magma na câmara magmática pode provocar sismos que antecedem e acompanham as erupções vulcânicas.

 

Existem dois tipos de vulcanismo conforme o tipo de aparelho vulcânico. Assim, se existe uma chaminé principal incorporada no cone vulcânico o vulcanismo designa-se do tipo central. Quando a erupção se dá através de fissuras o vulcanismo designa-se de tipo fissural.

 




 

 

Questões

 

1 Onde ocorre 80% dos vulcões ativos no mundo?

2 Quais as características interna dos vulcões?

3 Como é constituído a estrutura interna do vulcão.

História/profº Sueli

BLOG SEXTOS ANOS A/B SEMANA 08/09/2020 À 11/09/2020

PROFESSORA SUELI                                      O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA                                   SÉRIE 6° ANOS A/B

CONTEÚDOS

TEMA: ROMA ANTIGA OU IMPÉRIO ROMANO.

PESQUISE:

1- A HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NA ROMA ANTIGA, OU IMPÉRIO ROMANO.

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL : suelibernadetedecarvalho@hotmail.com

Inglês/profº Franciellen


COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

E.E. Professor Salim Farah Maluf

RUA Jardim Tamoio, 100- Conjunto Residencial Jose Bonifácio.

São Paulo – SP CEP: 08255-010 Fone: (011) 2521-0892

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO LESTE 3

PLANO DE AULA

 

PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 6 ° A/B

CONTEÚDOS: PARTS OF THE BODY

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

-Desenvolvimento das Atividades:

  • Parte 1:  Cells and Genetic Inheritance?

1.    No link abaixo, temos o vídeo CENTRO DE MÍDIAS para auxiliar no entendimento.

2.    Link 1: https://youtu.be/Cw83yiv4WuM

3.    Assista mais de uma vez, se necessário.

4.    Assista o vídeo 2 para auxiliar no vocabulário.

5.    Link 2 : https://youtu.be/SUt8q0EKbms

  • Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.       No próximo link, temos o caderno do aluno em pdf

2.       Link: https://drive.google.com/file/d/1LzBnfSMLUe9yeG9-3JoO3HF5FxSojlio/view?usp=sharing

3.       Realizar os exercícios da página 36.

RECURSOS:

·         Internet,

·         Dicionário,

·         Tradutor on-line,

·         Classroom,

·         Blog,

·         Caderno do aluno,

·         Centro de mídias.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  / WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana

 

 

DATA: 07/09/2020

 

 

 

Lingua portuguesa/profº Liliane

                                       DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA: LILIANE

SÉRIE: 6º ANO B

REALIZAR AS ATIVIDADES SEMANA 07 a 11-09-2020

 PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A SEMANA

EMAIL DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: lilycristy03@gmail.com

 

 OBS: CONTINUAÇÃO DA ATIVIDADE DA SEMANA ANTERIOR, MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA QUE NÃO FEZ, FAZER E QUEM FEZ COMPLETAR. LEITURA DO TEXTO, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NÃO VERBAL.                              

 

 

HABILIDADES: EF67LP28

LEITURA E COMPREENSÃO- SELECIONANDO PROCEDIMENTOS E ESTRATÉGIAS   DE LEITURA ADEQUADOS A DIFERENTES OBJETIVOS E LEVANDO EM CONTA CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS E SUPORTES ROMANCES- INFANTO JUVENIS, CONTOS POPULARES, CONTOS DE TERROR, LENDAS BRASILEIRAS, AFRICANAS E ÌNDIGENAS, POEMAS ENTRE OUTROS, EXPRESSANDO AVALIAÇÃO SOBRE O TEXTO LIDO E ESTABELECENDO PREFERÊCIAS POR GÊNEROS, TEMAS E AUTORES.

 

 

PESQUISAR O QUE É LENDA, EM SEGUIDA COM O MESMO TÍTULO DADO ABAIXO NO TEXTO DA LENDA: LENDA DO GUARANÁ, VOCÊ SERÁ O PROTAGNISTA, FARÁ A PRODUÇÃO DE TEXTO DESTA LENDA COM O MESMO TÍTULO.

 

 

 

EM SEGUIDA DESENHARÁ UM DESENHO DE UM CONTO CRIADO POR VOCÊ.

NESSE VOCÊ DARÁ O NOME AO TÍTULO OK.

 

 

FICO NO AGUARDO, ABRAÇO, PROF. LILY.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lenda do Guaraná

 

 

 

 

 

A lenda do Guaraná tem origem na região norte do Brasil e é uma das mais populares do nosso folclore.

 

O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando estava apanhando frutos na floresta.

 

História da Lenda do Guaraná

lenda do guaraná

 

Tudo aconteceu quando um casal de índios que não tinha filhos pediu ao deus Tupã que tornasse possível o seu desejo de serem pais.

 

O pedido foi atendido e o casal teve um menino bonito e saudável que era estimado em toda a tribo.

Invejoso de suas qualidades, Jurupari, o deus da escuridão, resolveu matar o indiozinho. Um dia, enquanto o menino colhia frutos na floresta, Jurupari se transformou em serpente.

 

Tupã mandou trovões ensurdecedores alertando os pais do perigo que o menino corria, mas não houve tempo até que a serpente matasse o menino com o seu veneno.

 

Assim, Tupã mandou plantar os olhos da criança para que deles nascesse uma planta. O fruto dessa planta deveria ser dado para as pessoas comerem com o objetivo de lhes dar energia.

 

No local onde os olhos foram plantados nasceu o guaraná, frutinha que apresenta o aspecto de olhos.

 

 

 

                                               ATIVIDADES

 

 

 

1)   EM PRIMEIRA MÃO VOCÊ COPIARÁ EM SEU CADERNO TUDO, EM SEGUIDA PESQUISARÁ SOBRE AS DATAS, SUPERTIÇÕES, COMIDAS, EXPRESSÕES, LENDAS E PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO.

 

2)   FARÁ EM SEU CADERNO UM BREVE RELATO SOBRE A LENDA NÃO VERBAL, O QUE VOCE ENTENDEU.

 

3)   VOCÊ FARÁ 5 PERGUNTAS SOBRE AS SUAS DÚVIDAS EM SEGUIDA POSTAREI AS RESPOSTAS.

 

BORA! BOA SORTE MINHA TURMA DO CORAÇÃO.

SAUDADES DE VOCÊS GALERINHA.

Matemática/profº Romeu

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

6 aulas por semana  08/09 a 11/09//2020

 

DISCIPLINA/TURMA:

             Matematica Turma 6° B

 

CONTEÚDOS: Frações , significados ( parte/todo ,quociente ) equivalência comparação , calculo da fração de um número natural.

            

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: ( EF06MA07 )

Compreender , comparar e ordenar frações associadas as ideias de partes de

Inteiros e resultados de divisão identificando frações equivalentes.

 

 

 

                      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

                                  ATIVIDADE DE estudos (  5  )

.

                                                            Exercicio

 

 

         Fazer os exercícios da pagina da apostila do 2 bimestre n°16 exercicios  ( a e B )

 

 

      OBS: todas as atividades deverão ser encaminhadas  para o email jromeugobo@gmail.com

                  O nome completo , série e N°

 

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

Projeto de vida/profº Cláudia

E.E Salim Farah Maluf

3º bimestre.

 

6ºA e B– Professora Claudia.  Disciplina: Projeto de Vida.

 

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividade: Caderno do aluno Página 76 / Situação de Aprendizagem 4 - FAZEMOS SEMPRE O QUE QUEREMOS?

Semana de 08/09 até 11/09.










Página 76.

Situação de Aprendizagem 4,

FAZEMOS SEMPRE O QUE QUEREMOS?

 

Objetivo principal da atividade 
Por meio do relaxamento, os estudantes se conectem com a sua verdadeira
essência, equilibrando as suas emoções e, consequentemente, desenvolvam
a capacidade de fazer escolhas e decidir, bem como as competências de
tolerância ao estresse e autoconfiança. Afinal, os sentimentos de medo, raiva,
ansiedade e preocupação irão aparecer ao longo da nossa vida e precisamos
encontrar maneiras eficientes de administrar esses sentimentos negativos.
Para isso, é importante que se sintam livres de culpas, de sentimentos como
saudade ou dor, da falta de algo ou até mesmo de cobranças e tensões sobre
o futuro.

 

APENAS LEITURA: Atividade: Relaxamento

A atividade proposta desenvolve a prática de relaxamento. Sua importância está fundamentada não apenas na
melhoria da autoestima, concentração e tranquilidade dos estudantes, mas no
conhecimento que essa prática possibilita acerca do corpo e das sensações que vêm do ambiente.

Para condução da prática do relaxamento, não precisa ser
nenhum expert no assunto, basta resgatar a capacidade de
esticar o corpo, respirar e relaxar...

 

·         Respeite os limites do corpo

·         O ambiente escolhido pode ser o chão da sua casa 
(livre de cadeiras e mesas), ou qualquer espaço ventilado e tranqüilo.

·         Não realize a prática após o almoço e NÃO realize-a estando horas em jejum

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR: Após finalizar a atividade, expresse suas emoções e sentimentos em forma de desenho. Você pode utilizar recorte de revistas, desenhar, pintar, escrever ou outra forma que achar interessante. Use sua criatividade para simbolizar esse momento de relaxamento.

 Tecnologia e Inovação/profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 07/09/2020 a 11/09/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE

6º ano – Caderno do aluno, páginas 51,52

7ºano  Caderno do Aluno, páginas 49,50

DE OLHO NO LIXO

Cada vez mais populares, os celulares são o principal meio de acesso à internet entre crianças, adolescentes e adultos no Brasil, como mostrou uma pesquisa importante chamada TiC Kids online Brasil, em 2018. E isso você deve saber melhor que ninguém Mas, depois de ver o número de aparelhos ativos e constatar a quantidade de lançamentos (e como as pessoas trocam de modelo rapidamente), será que você já se perguntou para onde vai tudo isso depois do descarte?

Hoje vamos falar de um tema cada vez mais importante na nossa sociedade de consumo, na qual os produtos não são feitos para durar muito: o lixo.

 E vamos ver também uma forma de lidar com ele seguindo os princípios dos 3 Rs.

 Você os conhece?

Ou será que já os segue?
Tem até Super-Herói falando sobre essas letrinhas…

Ao final desta aula, quem vai propor  uma solução é você. Prepare-se.

Cada um fazendo sua parte!

Atividade 1 – O lixo eletrônico no mundo

Nessa atividade você deve realizar a leitura do texto acompanhando as informações do infográfico

Atividade 2 – A publicidade e o consumismo

Responder as questões de 1 a 5

Atividade 3 – Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Agora vamos assistir  o vídeo   Canal: Youtube. Educação Ambiental – Lixo. Disponível
em: 
https://youtu.be/pvlncGoMboQ. Acesso em: 01 jun. 2020, produzido por estudantes, enfatizando o papel que todos nós temos na solução do problema do lixo

Para essa semana não há necessidade de encaminhar aas atividades realizadas na apostila !

Próxima aula iremos realizar a atividade 4 que vai ser o fechamento dessas sequencias de atividade okk

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail 

 



---------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário