Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020
1ºTermo A /Noturno
Arte / Profº ADRIANA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 1º T.A |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Artes Visuais |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Investigar a arte e as práticas culturais como
patrimônio cultural no contexto da cultura urbana..
|
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: ARTES VISUAIS Copiar no caderno e responder as questões.
O mundo da arte é concreto e vivo podendo ser
observado, compreendido e apreciado. Atividade
para responder no caderno. 1-
Quais os elementos necessários para que possa existir Arte? |
|
||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 21/09 a 25/09
__ |
|
|
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1º
TERMO A
–
Professora Benedita. Disciplina: Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades: Diferenciar,
com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos em
um ecossistema.
|
Atividade: Faça uma pesquisa
sobre “Ecossistema, populações e comunidades” Assista os vídeos abaixo para complementar a
pesquisa.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 21/09 a 25/09 (Quatro
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Vídeos para complementar a
Pesquisa: sobre “Ecossistema, populações e comunidades”
Conceitos Básicos da
ECOLOGIA | Prof. Paulo Jubilut
https://www.youtube.com/watch?v=XvdePktAui8&list=PLXXIkklJqmKk--d4CNCMCcjOymKKVGNQC
ECOLOGIA: CADEIA ALIMENTAR,
BIOMAS E RELAÇÕES ECOLÓGICAS
https://www.youtube.com/watch?v=TsclSi3nNsI
Ecossistemas
https://www.youtube.com/watch?v=u_eP1v1jg-I
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºJoyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Filosofia
1 ANOS
EJA -1TA Noturno
Habilidades:
Argumentação, leitura, escrita.
Atividade:
Redação
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Redação
Nesta semana vamos analisar alguns conceitos,
os quais não pensamos, ou nunca paramos para analisar.
O tema desta semana é
O que é Felicidade?
Obs: Não quero frases feitas, e sim,
argumentação e reflexão suas, seja como for. Tente ser sincero com você .
Enviar atividade para o e-mail
Estarei
disponível de terças e quintas no
horário das 13h as 15h
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
1 ANOS
EJA -1TA-1TB-Noturno
Habilidades:
Desenvolver habilidades de leitura,
Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
Atividade:
O poder da Observação
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Reflexão - Opinião
Como pensar diferentes realidades
O imediatismo do
Olhar
Distinguir o conhecimento do Senso Comum do
conhecimento Científico, não é uma tarefa fácil, mas inicialmente para
facilitar este entendimento iniciaremos com as definições de ambos:
Senso Comum: significa um
tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de suas experiências,
vivências e observação do mundo.
Conhecimento
Científico: é o conhecimento racional, sistematizado,
exato e verificável da realidade;
O olhar do senso comum em contraposição do olhar científico
O olhar humano está cheio de pré-noções sobre a realidade, o que nos
achamos e etc, o que nos ajudam a compreender melhor nossa realidade (senso
comum). O conhecimento do senso comum é uma forma válida de pensamento, mas não
é o único possível. O conhecimento científico muitas as vezes parte do
senso comum para olhar a realidade, mas ele sempre precisa ir além do senso
comum, a ciência se constrói a partir de um cuidado
metodológico ao olhar a realidade que procura se afastar dos juízos de valor
típico do senso comum. Para lançar um olhar sociológico para a realidade é
necessário afastar-se dessa forma comum de observar a realidade, deixando de
lado questões como: "porque vi", "eu acho", "todos
dizem" e etc.
Tal maneira de observamos a realidade podem nos acarretar alguns problemas.
Segundo (DEMO, 1987)
·
Imediatista: se
caracteriza por ser extremamente simplista, não é fruto de uma reflexão mais
cuidadosa. Não se preocupa em definir nada muito bem.
·
Superficial: esta relacionada
com o fato de que ele se conforma com a aparência. expressa-se por frases como:
"PORQUE VI", "PORQUE SENTI", "PORQUE DISSERAM",
"PORQUE TODO MUNDO DIZ" segundo (ANDER-EGG apud MARCONI e LAKATOS,
2003, p. 77).
·
Acrítico: não
estabelece uma visão aprofundada do que se vê, não questiona o que é dito.
·
Cheio de sentimento: é
excessivamente marcada pelas nossas emoções, tiram a objetividade da pessoa,
não estão baseadas na razão.
·
Cheio de preconceitos: é o conceituar
antecipadamente, é a atitude de achar que já se sabe, sem conhecer algo de
verdade, repletas de juízo de valor.
Importante Ressaltar !!!
Todas as formas de observação acima citada estão intimamente relacionadas
pois uma alimenta a outra, se quisermos construir um conhecimento coerente e
consistente, precisamos afastar as pré-noções e os julgamentos de valor que
estão presentes no senso comum. Esta postura é conhecida como o Olhar
do Estranhamento.
Faça
uma analise desta imagem, e diga o que você vê
A REALIDADE É RELATIVA. DEPENDE DO OBSERVADOR E DO SEU CONTEXTO
E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
Para
tirar duvidas estarei de tercas feiras e quinta feira das 13h as 15h para tirar
duvidas.
Fisica/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Física.
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior,
Movimento Retilíneo Uniforme. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.
Atividade
Realize uma atividade com três questões e
respostas sobre o tema da aula anterior, Movimento Retilíneo Uniforme.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Quimica/Profºismael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° TA,
TB – Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior, Os
Estados Físicos da Matéria. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.
Atividade
Realize uma atividade com três questões e
respostas sobre o temas da aula anterior, Os Estados Físicos da Matéria.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20
“E, F do Regular e 1º Termo A e Termo B”
. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
Tipos de Rochas
A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existe uma infinidade de tipos de rochas.
Dessa forma, foram elaborados vários tipos de classificação das rochas. A forma mais conhecida concebe-as a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos.
Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.
1) Rochas ígneas ou magmáticas: são aquelas que se originam a partir da solidificação do magma ou da lava vulcânica. Elas costumam apresentar uma maior resistência e subtipos geologicamente recentes e de formações antigas. Elas dividem-se em dois tipos:
1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas. Um exemplo é o basalto.
Processo de constituição do basalto a partir da lava vulcânica
1.2) Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: são aquelas que se formam no interior da Terra, geralmente nas zonas de encontro entre a astenosfera e a litosfera, em um processo constitutivo mais longo. Elas surgem na superfície somente através de afloramentos, que se formam graças ao movimento das placas tectônicas, como ocorre com a constituição das montanhas. Exemplo: gabro.
O gabro é um exemplo de rocha ígnea intrusiva
2) Rochas metamórficas: são as rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante o processo, que é chamado de metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto da litosfera que apresenta temperatura e pressão diferentes do seu local de origem, ela altera as suas propriedades mineralógicas, transformando-se em rochas metamórficas. Exemplo: mármore.
O mármore surge a partir do metamorfismo do calcário
3) Rochas sedimentares: são rochas que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas. Uma rocha preexistente sofre com as ações dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, desgastando-se e segmentando-se em inúmeras partículas (meteorização); em seguida, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelos ventos para outras áreas, onde se acumulam e, a uma certa pressão, unem-se e solidificam-se novamente (diagênese), formando novas rochas.
Esse tipo de constituição rochosa, em certos casos, favorece a preservação de fósseis, que, por esse motivo, só podem ser encontrados em rochas sedimentares. Além disso, nas chamadas bacias sedimentares, é possível a existência de petróleo, recurso mineral muito importante para a sociedade contemporânea. Exemplo: calcário.
O calcário é uma rocha sedimentar *
Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do ensino médio noturno: durante a semana de 21 a 25/09/20
1º E, F. e 1º Termo A, B.
. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
As rochas mais antigas da Terra se encaixam em qual dos seguintes grupos?
a) ( ) Magnéticas.
b) ( ) Metamórficas.
c) ( ) Sedimentares.
d) ( ) Magmáticas.
2ª questão:
Em quais tipos de rochas são encontradas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral?
a) ( ) Metamórficas.
b) ( ) Intrusivas.
c) ( ) Plutônicas.
d) ( ) Magmáticas.
História/ProfºSergio
Conteúdo de História - 1º TA – Prof.:
Sérgio - semana de 21 a 25/09/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno. Na próxima semana enviarei atividades sobre o
tema.
Grécia Antiga
A Grécia Antiga que conhecemos como o
berço da civilização ocidental, da democracia, do teatro ou onde viveram
filósofos como Sócrates,
Platão e Aristóteles, é muito diferente do país Grécia que
conhecemos atualmente. Para os gregos antigos a relação com o território era
muito diferente do nosso conceito atual, pois para eles onde havia um grego ali
estaria a Grécia ou Hélade como chamavam. Ser grego ou heleno significava falar
o grego, todos os que não falavam a língua, portanto, eram considerados bárbaros, palavra que deriva de “bar-bar-bar” ou
balbucios incompreendido das línguas dos outros povos, forma etnocêntrica de
tratar os demais povos que para os gregos antigos serviam apenas para os
seguintes propósitos: comércio de metais
e alimentos, pilhagem durante as guerras e a obtenção de mão-de-obra
escravizada.
Vista do Partenon na Acrópole de Atenas. Foto: Sven Hansche /
Shutterstock.com
A Geografia
A Grécia
Antiga pode ser dividida pelo menos em cinco partes: Grécia continental, Grécia
peninsular, Grécia Insular, Grécia Asiática e Magna Grécia (estes dois últimos
são territórios mais longínquos que nos possibilitam perceber a migração dos
gregos).
A Grécia
continental também é chamada de península Balcânica era composta por terras
férteis banhadas pelos mares, Egeu ao leste, jônico a oeste e Mediterrâneo ao sul, cercadas de cadeias montanhosas o que influenciou
muito a navegação marítima em todo o território.
A Grécia
peninsular também conhecida de Peloponeso, ao sul da península Balcânica, tem
como principal rio, o Eurotas, que forma um vale cercado de montanhas. As
terras eram férteis e havia muitos minerais, o que movimentava a economia dos
seus habitantes. Mais ao sul se encontra a Lacônia, área pantanosa e repleta de
desfiladeiros onde tinham poucas áreas férteis que não favoreceram o comércio e
desencorajaram a navegação marítima.
A Grécia
Insular estava situada ao longo do mar Egeu, tendo grandes ilhas como Creta e ilhas um pouco
menores, como Rodes, Lesbos e Delos. As ilhas têm aspectos geográficos
semelhantes, muito montanhosas com vários portos naturais.
A Grécia
Asiática localizada na Ásia menor, região onde atualmente está a Turquia que os
gregos conheciam como Jônia, o lado mais ao leste do mar Egeu, tinha uma das
cidades mais conhecidas da antiguidade que
era Tróia, a mesma que foi relatada nos escritos de Homero a Ilíada e a Odisseia.
A Magna Grécia este situada no Mar
Mediterrâneo ao sul da
península Itálica e na ilha da Sicília, que futuramente os colonos gregos
presentes nesta região iriam ajudar a formar a civilização Romana.
Períodos da História
A história da Grécia Antiga pode ser
entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da
expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período
Homérico do século XII a.C. ao século
VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; Período Arcaico do século VIII a.C. ao século VI a.C., início
da expansão grega; Período
Clássico que vai do ano 508 a.C. quando a Democracia é estabelecida em Atenas até
o ano 338 a.C. quando a Grécia é dominada pelos macedônios; Período
Helenístico do ano 336 a.C.,
quando Alexandre sobe ao trono macedônico até o fim do império no ano 323 a.C.
com a morte de Alexandre, o
Grande.
População
A região
da Grécia antiga é habitada por populações originárias do sudoeste asiático há
pelos menos 4000 anos a.C. e já praticavam atividades agropastoris. Os
antepassados dos gregos só foram chegar na região por volta do fim do terceiro
milênio a.C., estes falavam uma língua indo-europeia que futuramente se
tornaria o grego e se estabeleceram na parte insular do Mar Egeu e passaram a se misturar com os povos que ali
habitavam.
Os
primeiros gregos eram conhecidos como jônios e submeteram todos os povos que ali viviam a
escravidão por meio da violência. Os jônios eram exímios militares e aprenderam
muito com as populações dominadas, construíram várias cidades fortificadas na
região e deixaram o comércio marítimo de lado. Por volta do ano de 1580 a.C.
foram expulsos da região pelos gregos aqueus eólios e encontraram refúgio na Grécia peninsular, mais
precisamente na região que era conhecida como Ática.
Originado dos Bálcãs, os aqueus eram povos guerreiros que que dominaram
a região de Creta e área continental por volta do ano de 1400 a.C. Os aqueus,
outro grupo grego, eram também exímios militares que se destacaram muito nas
navegações marítimas, por realizarem várias guerras com a parte oriental da
Grécia no final do segundo milênio a.C., onde está situada a cidade Tróia,
serviram de inspiração aos escritos de Homero a Ilíada e Odisseia. Os aqueus deram origem também a civilização
Micênica.
Os dórios foram os últimos gregos a se estabelecerem no
território por volta do ano 1200 a.C., e ficaram na região de Creta e no
Peloponeso, para onde trouxeram a metalurgia do ferro e a cerâmica. Eram guerreiros, que loteavam as terras em
partes iguais e submetiam os povos conquistados à escravidão.
Essa mistura de povos indo-europeus formava
então a civilização Grega, cujo os as várias cidades-estados falavam a mesma
língua, mas possuíam especificidades na cultura e na economia.
A civilização Grega
A
civilização grega se constitui como tal entre os Períodos Arcaico e Clássico,
entre os séculos VIII a.C. e VI a.C. No século VII a.C as os gregos formaram
várias póleis (plural de pólis, cidade em grego) ao longo do Mar Mediterrâneo,
e passaram a competir com o comércio marítimo com os povos do Oriente,
principalmente os fenícios e os persas. A cidade (pólis) era constituída basicamente de
um centro urbano com uma área rural no seu entorno, às vezes, haviam outros
povoados que pertenciam a esta pólis. As cidades eram definidas pelas
atividades do seu povo (demos), pois suas práticas culturais, tais como a crença
em uma divindade protetora, e práticas econômicas, tais como agricultura, mineração e comércio, moldavam a identidade de seus
habitantes.
Durante
o período Arcaico, a economia era baseada na agricultura e na pecuária. As
propriedades e os animais pertenciam aos nobres que, às vezes, faziam o papel
de reis, estes controlavam não só as terras, mas o poder judiciário e o exército. Portanto, neste período os gregos
viviam em um sistema aristocrático, ou oligárquico, pois os mais ricos detinham
o controle das decisões políticas, jurídicas e econômicas. Além dos nobres,
nesta sociedade viviam também os escravizados, que trabalhavam nas
propriedades, os trabalhadores rurais livres, os artesãos, e os pequenos
proprietários de terra.
A
expansão para outros territórios fez com que os gregos se tornassem
especialistas na navegação marítima e no comércio de artesanatos, principalmente
as cerâmicas e armas, o que fez com que eles começassem a usar moedas
transações econômicas, fato importante para economia, pois facilitou as trocas
comerciais e também para política, pois as moedas passaram a ser
particularmente emitidas nas cidades-estados.
As armas
mais baratas possibilitaram que os cidadãos livres e pequenos proprietários de
terra também se armassem e passassem a proteger as pólis. Este fato fez com que
agissem politicamente, pois começaram a reivindicar direitos junto aos
governantes das cidades. Estes pedidos geraram guerras-civis, que levaram aos
nobres convocarem os tiranos (“senhores” em grego) a redigir leis, como na
pólis Atenas,
para assegurar a estabilidade entre as classes sociais. Foi
neste que contexto, que várias cidades marítimas que comercializavam produtos,
entre os anos 650 e 500 a.C, passaram a desenvolver o governo do povo,
“democracia”. Já em outras cidades utilizava-se os governos aristocráticos
(“governo dos melhores”, nobres) e oligárquicos (“governo de poucos”), dando a
entender que no século VI a.C, as cidades-estados gregas eram distintas umas
das outras.
Entre as principais pólis gregas, que
influenciavam todas as outras cidades, ou seja, eram modelos a serem seguidas
figuravam Atenas e Esparta. A primeira que era voltada para o
desenvolvimento humano, pelo víeis da democracia, filosofia e arte, e a
segunda, potencializava o autoritarismo aristocrático e o militarismo.
Legado grego
Dos
gregos herdamos muitas influências em várias áreas do conhecimento: História,
Filosofia, Geografia, Literatura, Artes, Arquitetura, Teatro, Medicina, Astronomia.
A
História, foi escrita com estas palavras por Heródoto de Halicarnasso, que viveu no século V e
escreve a Obra História, onde relatou vários costumes e lugares por onde passou.
O termo História vem da palavra grega “histor” que quer dizer investigação,
dando origem assim a disciplina História. Por isso, atribui-se a Heródoto o
título de pai da história.
A filosofia grega é marcada por grandes nomes como Sócrates,
Platão e Aristóteles a partir do século IV a.C, que viveram em
Atenas, produzindo a dúvida com aqueles que conversavam. Estes criticavam as
superstições, os preconceitos e todo tipo de diferenças. Sócrates, não deixou registros escritos, e podemos
conhece-lo apenas pelos escritos de Platão e Xenofonte, segundo os autores, era um autêntico ateniense
de vida simples, vivia para cidade e para questionar os seus moradores. Com sua
frase célebre “Só sei que nada sei” funda o método baseado nos questionamentos,
foi base para várias ciências ao longo do tempo, mostrando que com o acúmulo de
conhecimento passamos a saber cada vez menos, pois outras possibilidades vão
surgindo. Já Platão era membro da aristocracia ateniense, e não poupou em seus escritos as
críticas a corrupção da política ateniense. Platão fundou a Academia, uma
escola voltada aos estudos de filosofia. Aristóteles foi o aluno mais promissor de Platão, e após a sua morte assumiu o controle da
Academia. Anos mais tarde saiu de Atenas e foi professor de Alexandre, filho de
Felipe II rei da Macedônia. Após Alexandre ter subido ao trono e ter dominado a
Grécia, Aristóteles regressa a Atenas onde monta o Liceu, uma escola
preparatória, onde escreveu inúmeras obras sobre vários temas. Tanto Platão como Aristóteles formaram as bases do pensamento ocidental
medieval e modernos.
Tirar foto e enviar para o e-mail:
sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 21 à 25 de setembro de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Período: Noturno Tema:Anglofonia Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por WENR World Education News + Reviews, sobre Investimentos em Educação e escreva em seu caderno qual é o percentual que os países investem em educação e se esse investimento colabora para o seu aprendizado. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com "However, despite this fiscal crisis, public spending in tertiary institutions actually increased by 19 percent between 2010 and 2016, before Bolsonaro’s recent cuts cast doubt on future higher education spending. Total education expenditures also increased with Brazil spending more on education as a percentage of its GDP (about 6 percent) “than countries like Argentina (5.3%), Colombia (4.7%), Chile (4.8%), Mexico (5.3%), and the US (5.4%). Some 80% of countries, several developed countries, spend a lower percentage of their GDP on education.”
Língua Portuguesa/Profº CLAUDIA
E.E. Salim Farah Maluf.
|
1º
TERMO A –
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
21/09 até 25/09 |
LUSOFONIA
O termo lusofonia é composto de dois elementos:
<luso->, que significa português, e <-fonia> que quer dizer fala.
Portanto, quando se fala em lusofonia, devem-se entender países falantes do
português. Existem termos para falantes de outros idiomas como anglofonia,
francofonia e hispanofonia.
A língua portuguesa surgiu na Península Ibérica
onde viviam os iberos, que tomados pelos celtas, falavam um idioma conhecido
como celtibero. Com a expansão do Império Romano, o latim chegou à Península e
foi imposto com língua oficial. Do choque com as línguas locais, surgiu na
região em que se localizava o Condado Portucalense a língua portuguesa.
Primeiro, foi identificada como galego-português (que é a forma arcaica do
português) e, com o passar do tempo, dividiu-se em dois idiomas: o português e
o espanhol. O mais antigo registro escrito em galego-português é uma cantiga
reconhecida como “A Ribeirinha”, datada de 1189 (ou 1198).
Somente no século XVI, com as Grandes Navegações
que os portugueses ganharam visibilidade já que expandiram seus territórios
pelo mundo. Nos cinco continentes há países lusófonos devido a esse momento da
história em que Portugal manteve colônias que perduraram até o século XX.
Há localidades pequenas na Ásia que falam um
português bastante afetado pela língua do país em que se inserem. Todos os
países falantes do português sofreram influências das línguas locais e isso dá
uma feição especial ao português de cada país.
A variante oral brasileira é a mais distante da
lusitana: isso se deve à interpenetração com a língua tupi, os falares
africanos e, depois, as outras línguas modernas vindas com os imigrantes como
os italianos, alemães, espanhóis, japoneses etc.
Após a leitura desse breve texto, pesquise:
Qual continente que tem mais países que falam português?
Qual a língua mais falada no mundo?
Qual o país que tem mais falantes da língua portuguesa?
Quais países que têm como idioma oficial o português?
Por que podemos considerar que a língua variante oral Brasileira
se distancia da Lusitana?
Entregar
as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Matemática/ProfºAdilson
Adilson
Velonisqui Rodrigues
1°
termo A , B , C – Periodo 21 a 25 de setembro
Atividades
Matemática
Exemplifique
com um exemplo do cotidiano , a aplicação de uma função de primeiro grau.
Ilustre
com exemplos de gráficos
CONTATO
PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
----------------------------------------------------------------------
1ºTermo B /Noturno
Arte / ProfºAdriana
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
| ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 1º T.A |
| |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
| ||||
CONTEÚDOS: Artes Visuais |
| ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana..
|
| ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: ARTES VISUAIS Copiar no caderno e responder as questões. O mundo da arte é concreto e vivo podendo ser observado, compreendido e apreciado. Atividade para responder no caderno. 1- Quais os elementos necessários para que possa existir Arte? |
| ||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das atividades.
|
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
| ||||
|
DATA 21/09 a 25/09
__ |
|
|
Biologia/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1°TB – Professor
Ismael. Disciplina: Biologia
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
pesquisa de 25 linhas sobre as Cadeias Alimentares. |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre as Cadeias Alimentares.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de
Ensino Leste 3 |
1°Termo B –
Noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 21/097/2020
a 25/09/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina:
Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: faça a leitura
dinâmica do esquema do princípio filosófico - a partir da Escola de Mileto e
sua síntese. Logo abaixo responda a questão reflexiva de acordo com o seu
entendimento. Aula anterior: Tales
de Mileto juntamente com Anaximandro sobre o principio do infinito
(Anaximandro). Aula atual:
Heráclito e todos têm o logos, mas
só os despertos o sabem. |
Tempo para
realização: Uma semana. |
Ano
letivo: 2020 – 2° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020
Time line e considerações iniciais da filosofia: Os Milésios e a
filosofia quando em seu início se torna racional acompanhadas de processos
lógicos, recusando o provável e o fantástico. Agora o foco consiste em saber
quem governa o mundo? Apresentamos Heráclito outro filósofo que discute a
questão inicial da filosofia.
Time line das aulas anteriores o problema: qual a origem do
mundo? Existe um princípio primordial (arché = ἀρχή)
do qual tudo se deriva? arché ou arqué (em grego antigo: ἀρχή), seria o elemento que deveria
estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo.
Time line da tese da aula
anterior: segundo Tales de Mileto, o princípio primordial deve ser
identificado na água. A resposta pode parecer insatisfatória atualmente, mas
sua importância reside no fato de que pela primeira vez na história do
pensamento busca-se uma solução racional, não mais mítico-fantástica. Isso pode
ser confirmado pelos motivos expostos por Tales de Mileto: as sementes, como
todo alimento, são úmidas. Esta é a tese da aula anterior.
Tese da aula atual: O problema atual, qual a lei que governa o
mundo? A lei que governa o mundo e, portanto, a mente do homem, é o lógos, palavra de difícil tradução: é o
pensamento, a razão, a inteligência, o discurso, é também o princípio de tudo,
a lei que regula o funcionamento do cosmo. Todo homem, enquanto parte do
universo, participa do lógos
universal.
Argumentação de Heráclito: Os adormecidos limitam-se às percepções
imediatas, vivem como que num sonho e desenvolvem opiniões subjetivas; outros –
os filósofos ou os despertos – utilizam o lógos
de modo consciente e conseguem penetrar profundamente na verdade da
natureza. A filosofia desde o princípio como fora mostrado nas aulas anteriores
coloca-se em oposição à mentalidade do senso-comum.
Questão reflexiva: Trecho
do livro Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. “Um filósofo nunca é capaz de se
habituar completamente com este mundo. Para ele ou para ela o mundo continua a
ter algo de incompreensível, algo até de enigmático, de secreto. Os filósofos e
as crianças têm, portanto, uma importante característica comum. Podemos dizer
que um filósofo permanece a sua vida toda tão receptivo e sensível às coisas
quanto um bebê. E agora você precisa se decidir, querida Sofia: você é uma
criança que ainda não se “acostumou” com mundo? Ou você é uma filósofa capaz de
jurar que isto nunca vai lhe acontecer? Se você simplesmente balança a cabeça e
não se sente nem como criança, nem como filósofa, a explicação para isto é que
você já se acostumou tanto com o mundo que não consegue mais se surpreender com
ele. Neste caso, você corre perigo. E justamente por medida de segurança, para
evitar que isto aconteça, é que você está recendo este curso de filosofia.” (
Pág. 30)
Responda
as questões que foram feitas para Sofia como se fosse a personagem pelo menos 5
linhas pode se estender além da 5 linhas.
Recomendação:
leitura do livro Mundo de Sofia.
Sociologia/ProfºJoyce
Professor Everton – Sociologia.
1º Bimestre
1TB
Semana de 21 a 25 de setembro
O que é sociologia
·
Assistir a vídeo aula
disponível no link:
·
Link:
https://www.youtube.com/watch?v=Y_xsAJ0rqEI
·
Fazer um breve resumo
· Não
esquecer de colocar o nome, número e série
·
Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
·
Entregar
até 30 de setembro
Fisica/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Física.
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior,
Movimento Retilíneo Uniforme. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.
Atividade
Realize uma atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior, Movimento Retilíneo Uniforme.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Quimica/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° TA,
TB – Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior, Os
Estados Físicos da Matéria. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.
Atividade
Realize uma atividade com três questões e respostas sobre o temas da aula anterior, Os Estados Físicos da Matéria.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20
“E, F do Regular e 1º Termo A e Termo B”
. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
Tipos de Rochas
A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existe uma infinidade de tipos de rochas.
Dessa forma, foram elaborados vários tipos de classificação das rochas. A forma mais conhecida concebe-as a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos.
Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.
1) Rochas ígneas ou magmáticas: são aquelas que se originam a partir da solidificação do magma ou da lava vulcânica. Elas costumam apresentar uma maior resistência e subtipos geologicamente recentes e de formações antigas. Elas dividem-se em dois tipos:
1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas. Um exemplo é o basalto.
Processo de constituição do basalto a partir da lava vulcânica
1.2) Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: são aquelas que se formam no interior da Terra, geralmente nas zonas de encontro entre a astenosfera e a litosfera, em um processo constitutivo mais longo. Elas surgem na superfície somente através de afloramentos, que se formam graças ao movimento das placas tectônicas, como ocorre com a constituição das montanhas. Exemplo: gabro.
O gabro é um exemplo de rocha ígnea intrusiva
2) Rochas metamórficas: são as rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante o processo, que é chamado de metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto da litosfera que apresenta temperatura e pressão diferentes do seu local de origem, ela altera as suas propriedades mineralógicas, transformando-se em rochas metamórficas. Exemplo: mármore.
O mármore surge a partir do metamorfismo do calcário
3) Rochas sedimentares: são rochas que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas. Uma rocha preexistente sofre com as ações dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, desgastando-se e segmentando-se em inúmeras partículas (meteorização); em seguida, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelos ventos para outras áreas, onde se acumulam e, a uma certa pressão, unem-se e solidificam-se novamente (diagênese), formando novas rochas.
Esse tipo de constituição rochosa, em certos casos, favorece a preservação de fósseis, que, por esse motivo, só podem ser encontrados em rochas sedimentares. Além disso, nas chamadas bacias sedimentares, é possível a existência de petróleo, recurso mineral muito importante para a sociedade contemporânea. Exemplo: calcário.
O calcário é uma rocha sedimentar *
Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do ensino médio noturno: durante a semana de 21 a 25/09/20
1º E, F. e 1º Termo A, B.
. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
As rochas mais antigas da Terra se encaixam em qual dos seguintes grupos?
a) ( ) Magnéticas.
b) ( ) Metamórficas.
c) ( ) Sedimentares.
d) ( ) Magmáticas.
2ª questão:
Em quais tipos de rochas são encontradas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral?
a) ( ) Metamórficas.
b) ( ) Intrusivas.
c) ( ) Plutônicas.
d) ( ) Magmáticas.
História/ProfºAlason
MOMENTO DE APRENDER
História
Nome do Professor: Alason Santos Silva
Disciplina: História
Turma envolvida: 1ºTB
Atividade e Conteúdo
Título: Pré-história.
Objetivo:
Analisar processos histórico-sociais aplicando
conhecimentos de várias áreas do saber
Explicação do Professor:
A palavra
“história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa
“aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a
partir da investigação e do estudo
Atividade do Aluno (Tarefa):
Pesquisar na internet ou livros didáticos e
responder à questão abaixo:
O que foi a Pré-história?
Descreva sobre objetos da época da pré-história encontrados
aqui no Brasil?
Encaminhar respostas das atividades ou para tirar
dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola
prof2012alason@gmail.com
Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com
internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 2
Período da
realização da atividade: 21/09/2020 a
25/09/2020
Inglês/ProfºRene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 21/09/2020 A 25/09/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE
LÍNGUA INGLESA
5ª ATIVIDADE DO 1º
BIMESTRE
1º TB - EJA - NOTURNO
Object Pronouns (Personal Pronouns – pronomes objeto)
O que são os Object Pronouns do inglês?
Os object pronouns (pronomes objeto) são um tipo de personal pronoun (pronome
pessoal) em inglês. O outro tipo é subject pronoun. Sendo personal pronouns, os
object pronouns servem para substituir alguém, ou melhor… O nome de alguém – ou
de uma coisa – na frase.
Só que, diferentemente dos subject pronouns, os object pronouns substituem nomes de pessoas ou coisas que tem a função de objeto direto ou indireto na frase, e não de sujeito.
Veja estes exemplos:
·
My cousin called you yesterday [Minha prima te
ligou ontem]
·
My friend Mara is in town. I saw her last
night [Minha amiga Mara está na cidade.
Eu a vi ontem à noite]
Nas frases acima, “you” e “her” são object pronouns (you e it são os únicos casos de object pronoun iguais aos respectivos subject pronouns). Perceba que tanto you
quanto her são objetos diretos nas frases (veja revisão
sobre Objetos abaixo).
Obs.: Os object pronouns nunca são usados como sujeito da frase, já que a função deles é a de objeto – a não ser as palavras you e it, como já mencionado. Os object pronouns podem aparecer em casos onde o sujeito da frase é, na verdade, uma expressão, como “ The earrings you gave me are beautiful” (Os brincos que você me deu são bonitos). Nesse caso, o sujeito da frase é uma frase subordinada adjetiva que inclui o object pronoun “me” e é por isso que “me” aparece no meio do sujeito, apesar de ele não ser o sujeito em si.
Tabela dos Object Pronouns
em inglês |
em
português |
me |
me |
you |
você |
him |
“o”, a ele, para ele |
her |
“a”, a ela, para ela |
it |
“o”, “a”, a ele, a ela (indefinido) |
us |
“a nós, para a gente” |
you |
vocês |
them |
a eles, para elas, “os”, “as” |
Como usar os Object Pronouns
Os object pronouns são usados para substituir nomes de
pessoas, animais ou coisas que são objetos diretos ou indiretos em uma frase.
Para compreender bem como usar os object pronouns, é preciso entender o que são
os objetos direto e
indireto em frases. Por isso, aqui vai uma revisão – veja
este exemplo: Meu pai me
deu um presente no
meu aniversário.
Nesta sentença, o sujeito é “meu pai” (QUEM me deu
um presente no meu aniversário?), e o predicado é todo o resto, tirando
o sujeito – “me deu um presente no meu aniversário”.
Agora, faça esta pergunta mentalmente: meu pai me deu o
quê? A resposta é o objeto direto da frase: um presente.
Faça esta outra pergunta: meu pai deu um presente a quem,
ou para quem? A resposta é “para mim”, o que nesta sentença aparece como o
pronome objeto “me”. Neste caso, “me” é o objeto indireto da frase.
Veja estes outros exemplos, onde os objetos diretos estão
em negrito e os objetos indiretos estão em itálico:
Eu contei a história a ela.
Minha mãe fez um bolo ontem.
A gente encontrou o tesouro.
Eu vou comprar um livro.
A Maria ligou pra você hoje de manhã.
Faça as perguntas contei o que? (para descobrir o objeto
direto) e contei a quem? (para descobrir o objeto indireto) para a primeira
frase, e continue com as
seguintes para identificar os objetos.
Assim, a tradução dos object pronouns para o português
depende de como eles estiverem sendo usados. Veja nos exemplos abaixo o uso de
object pronouns, e como são traduzidos para o português:
I’m happy for them [Estou feliz por eles]
That guy is looking at you! [Aquele cara está
olhando pra você!]
This is our house and we built it in 2010 [Essa é
nossa casa e nós a construímos em 2010]
Veja que no exemplo acima “it” vira o pronome oblíquo “a”
do português. Em linguagem falada informal, muitas vezes nós usamos ela, ele,
elas e eles também como pronome objeto: “nós construímos ela”.
She gave us the tickets [Ela nos deu as
entradas / Ela deu as entradas pra gente]
Who’s at the door? It’s me. [Quem está à porta?
Sou eu]
Did you give him your phone number? [Você deu seu
número de telefone pra ele?]
I don’t know them [Eu não os conheço / Não conheço
“eles“]
We prepared this dinner specially for her [Nós
preparamos esse jantar especialmente para ela]
A explicação deste conteúdo está abrangido na vídeo aula
》》》 Clique aqui
《《《
Contatos
para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Língua Portuguesa/ProfºSandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 1º
Termo B
Matéria
de Português
1º
Bimestre.
Atividade
do período 22/09 a 25/09 Duração de 45 minutos cada aula.
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Que
texto é considerado o primeiro da literatura portuguesa, quem o escreveu e
quando?
2. Qual
é a origem da palavra trovador?
3. Quais
são os tipos de cantigas?
4. Leia
o poema ‘’A Ribeirinha’’ e responda:
a. Quem
fala no poema, é o cavaleiro ou a dama?
b. Cite
dois versos em que é exaltada a amada.
Habilidades:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Matemática/ProfºAdilson
Adilson
Velonisqui Rodrigues
1°
termo A , B – Periodo 21 a 25 de setembro
Atividades
Matemática
Exemplifique
com um exemplo do cotidiano , a aplicação de uma função de primeiro grau.
Ilustre
com exemplos de gráficos
CONTATO
PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário