sábado, 19 de setembro de 2020

1º EJA do ensino médio semana de 21 a 25 de setembro 2020

 Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020

                                              

                                                                                    

1ºTermo  A /Noturno

Arte / Profº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Artes Visuais

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana..

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

ARTES VISUAIS

Copiar no caderno e responder as questões.

          O mundo da arte é concreto e vivo podendo ser observado, compreendido e apreciado.
Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade. A arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do entendimento de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo.
          Desta maneira, quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim, na representação simbólica do mundo humano.
           Para existir a arte são precisos três elementos: o artista, o observador e a obra de arte.
           O ser humano, ao longo de seu desenvolvimento, tem procurado encontrar formas de registrar essa imaginação ou realidade captada, através de pinturas, desenhos, esculturas, gravuras ou filmes, ou seja, através de representações imagéticas.
           A principal diferença entre imagem e representação imagética é que imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou não de maneira consciente – com valores artísticos.
           Hoje em dia, além das formas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura), existe o cinema, a televisão, o computador e a Internet. Através dessas novas tecnologias surgiram também várias manifestações artísticas que são produzidas basicamente utilizando-se das suas possibilidades e inovações. Através da TV encontramos várias manifestações de produções artísticas, como, por exemplo, telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Estes ligados diretamente às artes cênicas, porém utilizando mecanismo de representação imagética das artes visuais, como o vídeo. Nesse caso, são linguagens artísticas que se fundem, se unem. Podemos denominar essa linguagem artística como “audiovisual” – união de som e de imagem. Outras manifestações com elementos artísticos que estão presentes nas imagens do nosso cotidiano são as publicações gráficas como os jornais, as revistas, os livros, os outdoors, os panfletos, entre outras.

Atividade para responder no caderno.

1- Quais os elementos necessários para que possa existir Arte?
2- O que acontece quando o ser humano faz Arte?
3- Qual a principal diferença entre  imagem e representação imagética?
4- Cite diferentes manifestações artísticas encontradas na TV, segundo o texto.
5- Que manifestações artísticas você conhece?

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 21/09 a 25/09

 

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Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1º TERMO A                                        – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos em um ecossistema.

 

Atividade: Faça uma pesquisa sobre “Ecossistema, populações e comunidades”

Assista os vídeos abaixo para complementar a pesquisa.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 21/09 a 25/09 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

  

 

 












Vídeos para complementar a Pesquisa: sobre “Ecossistema, populações e comunidades”

 

Conceitos Básicos da ECOLOGIA | Prof. Paulo Jubilut

https://www.youtube.com/watch?v=XvdePktAui8&list=PLXXIkklJqmKk--d4CNCMCcjOymKKVGNQC

 

 

ECOLOGIA: CADEIA ALIMENTAR, BIOMAS E RELAÇÕES ECOLÓGICAS 

https://www.youtube.com/watch?v=TsclSi3nNsI

 

Ecossistemas

https://www.youtube.com/watch?v=u_eP1v1jg-I

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Filosofia

1 ANOS EJA -1TA Noturno

Habilidades:  Argumentação, leitura, escrita.

Atividade: Redação

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Redação

 

Nesta semana vamos analisar alguns conceitos, os quais não pensamos, ou nunca paramos para analisar.

O tema desta semana é

 

O que é Felicidade?

 

Obs: Não quero frases feitas, e sim, argumentação e reflexão suas, seja como for. Tente ser sincero com você .

 

 

Enviar atividade para o e-mail

Joycedancy@yahoo.com.br

 

Estarei disponível de terças e quintas  no horário das 13h as 15h

Sociologia/ProfºJoyce

 ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS EJA -1TA-1TB-Noturno

Habilidades:  Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.

Atividade: O poder da Observação

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão - Opinião

 Como pensar diferentes realidades

O imediatismo do Olhar

 

Distinguir o conhecimento do Senso Comum do conhecimento Científico, não é uma tarefa fácil, mas inicialmente para facilitar este entendimento iniciaremos com as definições de ambos:

 

Senso Comum: significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de suas experiências, vivências e observação do mundo.

 

Conhecimento Científico: é o conhecimento racional, sistematizado, exato e verificável da realidade;

 

O olhar do senso comum em contraposição do olhar científico

O olhar humano está cheio de pré-noções sobre a realidade, o que nos achamos e etc, o que nos ajudam a compreender melhor nossa realidade (senso comum). O conhecimento do senso comum é uma forma válida de pensamento, mas não é o único possível. O conhecimento científico muitas as vezes parte do senso comum para olhar a realidade, mas ele sempre precisa ir além do senso comum, a ciência se constrói a partir  de um cuidado metodológico ao olhar a realidade que procura se afastar dos juízos de valor típico do senso comum. Para lançar um olhar sociológico para a realidade é necessário afastar-se dessa forma comum de observar a realidade, deixando de lado questões como: "porque vi", "eu acho", "todos dizem" e etc.

Tal maneira de observamos a realidade podem nos acarretar alguns problemas. Segundo (DEMO, 1987)

·                     Imediatista: se caracteriza por ser extremamente simplista, não é fruto de uma reflexão mais cuidadosa. Não se preocupa em definir nada muito bem.

·                     Superficial: esta relacionada com o fato de que ele se conforma com a aparência. expressa-se por frases como: "PORQUE VI", "PORQUE SENTI", "PORQUE DISSERAM", "PORQUE TODO MUNDO DIZ" segundo (ANDER-EGG apud MARCONI e LAKATOS, 2003, p. 77).

·                     Acrítico: não estabelece uma visão aprofundada do que se vê, não questiona o que é dito.

·                     Cheio de sentimento: é excessivamente marcada pelas nossas emoções, tiram a objetividade da pessoa, não estão baseadas na razão.

·                     Cheio de preconceitos: é o conceituar antecipadamente, é a atitude de achar que já se sabe, sem conhecer algo de verdade, repletas de juízo de valor.


Importante Ressaltar !!!

Todas as formas de observação acima citada estão intimamente relacionadas pois uma alimenta a outra, se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as pré-noções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum. Esta postura é conhecida como o Olhar do Estranhamento.

 

Faça uma analise desta imagem, e diga o que você vê 


A REALIDADE É RELATIVA. DEPENDE DO OBSERVADOR E DO SEU CONTEXTO

 E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

Para tirar duvidas estarei de tercas feiras e quinta feira das 13h as 15h para tirar duvidas.

Fisica/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior, Movimento Retilíneo Uniforme.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

  





      DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior, Movimento Retilíneo Uniforme.  

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Quimica/Profºismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° TA, TB  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior, Os Estados Físicos da Matéria.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

  





      DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma atividade com três questões e respostas sobre o temas da aula anterior, Os Estados Físicos da Matéria.

     Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20

“E, F do Regular e 1º Termo A e Termo B”

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Tipos de Rochas

A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existe uma infinidade de tipos de rochas.

Dessa forma, foram elaborados vários tipos de classificação das rochas. A forma mais conhecida concebe-as a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos.

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

1) Rochas ígneas ou magmáticas: são aquelas que se originam a partir da solidificação do magma ou da lava vulcânica. Elas costumam apresentar uma maior resistência e subtipos geologicamente recentes e de formações antigas. Elas dividem-se em dois tipos:

1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas. Um exemplo é o basalto.


Processo de constituição do basalto a partir da lava vulcânica

1.2) Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: são aquelas que se formam no interior da Terra, geralmente nas zonas de encontro entre a astenosfera e a litosfera, em um processo constitutivo mais longo. Elas surgem na superfície somente através de afloramentos, que se formam graças ao movimento das placas tectônicas, como ocorre com a constituição das montanhas. Exemplo: gabro.


O gabro é um exemplo de rocha ígnea intrusiva

2) Rochas metamórficas: são as rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante o processo, que é chamado de metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto da litosfera que apresenta temperatura e pressão diferentes do seu local de origem, ela altera as suas propriedades mineralógicas, transformando-se em rochas metamórficas. Exemplo: mármore.


O mármore surge a partir do metamorfismo do calcário

3) Rochas sedimentares: são rochas que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas. Uma rocha preexistente sofre com as ações dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, desgastando-se e segmentando-se em inúmeras partículas (meteorização); em seguida, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelos ventos para outras áreas, onde se acumulam e, a uma certa pressão, unem-se e solidificam-se novamente (diagênese), formando novas rochas.

Esse tipo de constituição rochosa, em certos casos, favorece a preservação de fósseis, que, por esse motivo, só podem ser encontrados em rochas sedimentares. Além disso, nas chamadas bacias sedimentares, é possível a existência de petróleo, recurso mineral muito importante para a sociedade contemporânea. Exemplo: calcário.


O calcário é uma rocha sedimentar *

Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do ensino médio noturno: durante a semana de 21 a 25/09/20

1º E, F. e 1º Termo A, B.

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

 As rochas mais antigas da Terra se encaixam em qual dos seguintes grupos?

a) (  ) Magnéticas.

b) (  ) Metamórficas.

c) (  ) Sedimentares.

d) (  ) Magmáticas.

 

2ª questão:

 

 Em quais tipos de rochas são encontradas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral?

a) (  ) Metamórficas.

b) (  )  Intrusivas.

c) (  ) Plutônicas.

d) (  ) Magmáticas.

História/ProfºSergio

        Conteúdo de História - 1º TA – Prof.: Sérgio - semana de 21 a 25/09/2020

        Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno. Na próxima semana enviarei atividades sobre o tema.

 

                                                Grécia Antiga

  A Grécia Antiga que conhecemos como o berço da civilização ocidental, da democracia, do teatro ou onde viveram filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, é muito diferente do país Grécia que conhecemos atualmente. Para os gregos antigos a relação com o território era muito diferente do nosso conceito atual, pois para eles onde havia um grego ali estaria a Grécia ou Hélade como chamavam. Ser grego ou heleno significava falar o grego, todos os que não falavam a língua, portanto, eram considerados bárbaros, palavra que deriva de “bar-bar-bar” ou balbucios incompreendido das línguas dos outros povos, forma etnocêntrica de tratar os demais povos que para os gregos antigos serviam apenas para os seguintes propósitos: comércio de metais e alimentos, pilhagem durante as guerras e a obtenção de mão-de-obra escravizada.



Vista do Partenon na Acrópole de Atenas. Foto: Sven Hansche / Shutterstock.com

                                                    A Geografia

  A Grécia Antiga pode ser dividida pelo menos em cinco partes: Grécia continental, Grécia peninsular, Grécia Insular, Grécia Asiática e Magna Grécia (estes dois últimos são territórios mais longínquos que nos possibilitam perceber a migração dos gregos).

  A Grécia continental também é chamada de península Balcânica era composta por terras férteis banhadas pelos mares, Egeu ao leste, jônico a oeste e Mediterrâneo ao sul, cercadas de cadeias montanhosas o que influenciou muito a navegação marítima em todo o território.

  A Grécia peninsular também conhecida de Peloponeso, ao sul da península Balcânica, tem como principal rio, o Eurotas, que forma um vale cercado de montanhas. As terras eram férteis e havia muitos minerais, o que movimentava a economia dos seus habitantes. Mais ao sul se encontra a Lacônia, área pantanosa e repleta de desfiladeiros onde tinham poucas áreas férteis que não favoreceram o comércio e desencorajaram a navegação marítima.

  A Grécia Insular estava situada ao longo do mar Egeu, tendo grandes ilhas como Creta e ilhas um pouco menores, como Rodes, Lesbos e Delos. As ilhas têm aspectos geográficos semelhantes, muito montanhosas com vários portos naturais.

  A Grécia Asiática localizada na Ásia menor, região onde atualmente está a Turquia que os gregos conheciam como Jônia, o lado mais ao leste do mar Egeu, tinha uma das cidades mais conhecidas da antiguidade que era Tróia, a mesma que foi relatada nos escritos de Homero a Ilíada e a Odisseia.

  A Magna Grécia este situada no Mar Mediterrâneo ao sul da península Itálica e na ilha da Sicília, que futuramente os colonos gregos presentes nesta região iriam ajudar a formar a civilização Romana.

                                          Períodos da História

  A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; Período Arcaico do século VIII a.C. ao século VI a.C., início da expansão grega; Período Clássico que vai do ano 508 a.C. quando a Democracia é estabelecida em Atenas até o ano 338 a.C. quando a Grécia é dominada pelos macedônios; Período Helenístico do ano 336 a.C., quando Alexandre sobe ao trono macedônico até o fim do império no ano 323 a.C. com a morte de Alexandre, o Grande.

                                                  População

  A região da Grécia antiga é habitada por populações originárias do sudoeste asiático há pelos menos 4000 anos a.C. e já praticavam atividades agropastoris. Os antepassados dos gregos só foram chegar na região por volta do fim do terceiro milênio a.C., estes falavam uma língua indo-europeia que futuramente se tornaria o grego e se estabeleceram na parte insular do Mar Egeu e passaram a se misturar com os povos que ali habitavam.

  Os primeiros gregos eram conhecidos como jônios e submeteram todos os povos que ali viviam a escravidão por meio da violência. Os jônios eram exímios militares e aprenderam muito com as populações dominadas, construíram várias cidades fortificadas na região e deixaram o comércio marítimo de lado. Por volta do ano de 1580 a.C. foram expulsos da região pelos gregos aqueus eólios e encontraram refúgio na Grécia peninsular, mais precisamente na região que era conhecida como Ática.

  Originado dos Bálcãs, os aqueus eram povos guerreiros que que dominaram a região de Creta e área continental por volta do ano de 1400 a.C. Os aqueus, outro grupo grego, eram também exímios militares que se destacaram muito nas navegações marítimas, por realizarem várias guerras com a parte oriental da Grécia no final do segundo milênio a.C., onde está situada a cidade Tróia, serviram de inspiração aos escritos de Homero a Ilíada e Odisseia. Os aqueus deram origem também a civilização Micênica.

  Os dórios foram os últimos gregos a se estabelecerem no território por volta do ano 1200 a.C., e ficaram na região de Creta e no Peloponeso, para onde trouxeram a metalurgia do ferro e a cerâmica. Eram guerreiros, que loteavam as terras em partes iguais e submetiam os povos conquistados à escravidão.

  Essa mistura de povos indo-europeus formava então a civilização Grega, cujo os as várias cidades-estados falavam a mesma língua, mas possuíam especificidades na cultura e na economia.

                                                      A civilização Grega

  A civilização grega se constitui como tal entre os Períodos Arcaico e Clássico, entre os séculos VIII a.C. e VI a.C. No século VII a.C as os gregos formaram várias póleis (plural de pólis, cidade em grego) ao longo do Mar Mediterrâneo, e passaram a competir com o comércio marítimo com os povos do Oriente, principalmente os fenícios e os persas. A cidade (pólis) era constituída basicamente de um centro urbano com uma área rural no seu entorno, às vezes, haviam outros povoados que pertenciam a esta pólis. As cidades eram definidas pelas atividades do seu povo (demos), pois suas práticas culturais, tais como a crença em uma divindade protetora, e práticas econômicas, tais como agricultura, mineração e comércio, moldavam a identidade de seus habitantes.

  Durante o período Arcaico, a economia era baseada na agricultura e na pecuária. As propriedades e os animais pertenciam aos nobres que, às vezes, faziam o papel de reis, estes controlavam não só as terras, mas o poder judiciário e o exército. Portanto, neste período os gregos viviam em um sistema aristocrático, ou oligárquico, pois os mais ricos detinham o controle das decisões políticas, jurídicas e econômicas. Além dos nobres, nesta sociedade viviam também os escravizados, que trabalhavam nas propriedades, os trabalhadores rurais livres, os artesãos, e os pequenos proprietários de terra.

  A expansão para outros territórios fez com que os gregos se tornassem especialistas na navegação marítima e no comércio de artesanatos, principalmente as cerâmicas e armas, o que fez com que eles começassem a usar moedas transações econômicas, fato importante para economia, pois facilitou as trocas comerciais e também para política, pois as moedas passaram a ser particularmente emitidas nas cidades-estados.

  As armas mais baratas possibilitaram que os cidadãos livres e pequenos proprietários de terra também se armassem e passassem a proteger as pólis. Este fato fez com que agissem politicamente, pois começaram a reivindicar direitos junto aos governantes das cidades. Estes pedidos geraram guerras-civis, que levaram aos nobres convocarem os tiranos (“senhores” em grego) a redigir leis, como na pólis Atenas, para assegurar a estabilidade entre as classes sociais. Foi neste que contexto, que várias cidades marítimas que comercializavam produtos, entre os anos 650 e 500 a.C, passaram a desenvolver o governo do povo, “democracia”. Já em outras cidades utilizava-se os governos aristocráticos (“governo dos melhores”, nobres) e oligárquicos (“governo de poucos”), dando a entender que no século VI a.C, as cidades-estados gregas eram distintas umas das outras.

  Entre as principais pólis gregas, que influenciavam todas as outras cidades, ou seja, eram modelos a serem seguidas figuravam Atenas e Esparta. A primeira que era voltada para o desenvolvimento humano, pelo víeis da democracia, filosofia e arte, e a segunda, potencializava o autoritarismo aristocrático e o militarismo.

                                            Legado grego

  Dos gregos herdamos muitas influências em várias áreas do conhecimento: História, Filosofia, Geografia, Literatura, Artes, Arquitetura, Teatro, Medicina, Astronomia.

  A História, foi escrita com estas palavras por Heródoto de Halicarnasso, que viveu no século V e escreve a Obra História, onde relatou vários costumes e lugares por onde passou. O termo História vem da palavra grega “histor” que quer dizer investigação, dando origem assim a disciplina História. Por isso, atribui-se a Heródoto o título de pai da história.

  A filosofia grega é marcada por grandes nomes como Sócrates, Platão e Aristóteles a partir do século IV a.C, que viveram em Atenas, produzindo a dúvida com aqueles que conversavam. Estes criticavam as superstições, os preconceitos e todo tipo de diferenças. Sócrates, não deixou registros escritos, e podemos conhece-lo apenas pelos escritos de Platão e Xenofonte, segundo os autores, era um autêntico ateniense de vida simples, vivia para cidade e para questionar os seus moradores. Com sua frase célebre “Só sei que nada sei” funda o método baseado nos questionamentos, foi base para várias ciências ao longo do tempo, mostrando que com o acúmulo de conhecimento passamos a saber cada vez menos, pois outras possibilidades vão surgindo. Já Platão era membro da aristocracia ateniense, e não poupou em seus escritos as críticas a corrupção da política ateniense. Platão fundou a Academia, uma escola voltada aos estudos de filosofia. Aristóteles foi o aluno mais promissor de Platão, e após a sua morte assumiu o controle da Academia. Anos mais tarde saiu de Atenas e foi professor de Alexandre, filho de Felipe II rei da Macedônia. Após Alexandre ter subido ao trono e ter dominado a Grécia, Aristóteles regressa a Atenas onde monta o Liceu, uma escola preparatória, onde escreveu inúmeras obras sobre vários temas. Tanto Platão como Aristóteles formaram as bases do pensamento ocidental medieval e modernos.

 

      Tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 21 à 25 de setembro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Anglofonia

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por
WENR World Education News + Reviews, sobre Investimentos em Educação e escreva em seu caderno qual
é o percentual que os países investem em educação e se esse investimento colabora para o seu aprendizado.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

"However, despite this fiscal crisis, public spending in tertiary institutions actually increased
by 19 percent between 2010 and 2016, before Bolsonaro’s recent cuts cast doubt on future higher 
education spending. Total education expenditures also increased with Brazil spending more on 
education as a percentage of its GDP (about 6 percent) “than countries like Argentina (5.3%),
Colombia (4.7%), Chile (4.8%), Mexico (5.3%), and the US (5.4%). Some 80% of countries, 
several developed countries, spend a lower percentage of their GDP on education.”

Língua Portuguesa/Profº CLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.         

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

21/09 até 25/09

  





 

LUSOFONIA

 

 

O termo lusofonia é composto de dois elementos: <luso->, que significa português, e <-fonia> que quer dizer fala. Portanto, quando se fala em lusofonia, devem-se entender países falantes do português. Existem termos para falantes de outros idiomas como anglofonia, francofonia e hispanofonia.

A língua portuguesa surgiu na Península Ibérica onde viviam os iberos, que tomados pelos celtas, falavam um idioma conhecido como celtibero. Com a expansão do Império Romano, o latim chegou à Península e foi imposto com língua oficial. Do choque com as línguas locais, surgiu na região em que se localizava o Condado Portucalense a língua portuguesa. Primeiro, foi identificada como galego-português (que é a forma arcaica do português) e, com o passar do tempo, dividiu-se em dois idiomas: o português e o espanhol. O mais antigo registro escrito em galego-português é uma cantiga reconhecida como “A Ribeirinha”, datada de 1189 (ou 1198).

Somente no século XVI, com as Grandes Navegações que os portugueses ganharam visibilidade já que expandiram seus territórios pelo mundo. Nos cinco continentes há países lusófonos devido a esse momento da história em que Portugal manteve colônias que perduraram até o século XX.

Há localidades pequenas na Ásia que falam um português bastante afetado pela língua do país em que se inserem. Todos os países falantes do português sofreram influências das línguas locais e isso dá uma feição especial ao português de cada país.

A variante oral brasileira é a mais distante da lusitana: isso se deve à interpenetração com a língua tupi, os falares africanos e, depois, as outras línguas modernas vindas com os imigrantes como os italianos, alemães, espanhóis, japoneses etc.

 

 Após a leitura desse breve texto, pesquise:

 

*      Qual continente que tem mais países que falam português?

*      Qual a língua mais falada no mundo?

*      Qual o país que tem mais falantes da língua portuguesa?

*      Quais países que têm como idioma oficial o português?

*      Por que podemos considerar que a língua variante oral Brasileira se distancia da Lusitana?

 

Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo  A , B , C – Periodo  21 a 25 de setembro

Atividades Matemática

Exemplifique com um exemplo do cotidiano , a aplicação de uma função de primeiro grau.

Ilustre com exemplos de gráficos

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

 



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1ºTermo B /Noturno

Arte / ProfºAdriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Artes Visuais

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana..

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

ARTES VISUAIS

Copiar no caderno e responder as questões.

          O mundo da arte é concreto e vivo podendo ser observado, compreendido e apreciado.
Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade. A arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do entendimento de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo.
          Desta maneira, quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim, na representação simbólica do mundo humano.
           Para existir a arte são precisos três elementos: o artista, o observador e a obra de arte.
           O ser humano, ao longo de seu desenvolvimento, tem procurado encontrar formas de registrar essa imaginação ou realidade captada, através de pinturas, desenhos, esculturas, gravuras ou filmes, ou seja, através de representações imagéticas.
           A principal diferença entre imagem e representação imagética é que imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou não de maneira consciente – com valores artísticos.
           Hoje em dia, além das formas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura), existe o cinema, a televisão, o computador e a Internet. Através dessas novas tecnologias surgiram também várias manifestações artísticas que são produzidas basicamente utilizando-se das suas possibilidades e inovações. Através da TV encontramos várias manifestações de produções artísticas, como, por exemplo, telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Estes ligados diretamente às artes cênicas, porém utilizando mecanismo de representação imagética das artes visuais, como o vídeo. Nesse caso, são linguagens artísticas que se fundem, se unem. Podemos denominar essa linguagem artística como “audiovisual” – união de som e de imagem. Outras manifestações com elementos artísticos que estão presentes nas imagens do nosso cotidiano são as publicações gráficas como os jornais, as revistas, os livros, os outdoors, os panfletos, entre outras.

Atividade para responder no caderno.

1- Quais os elementos necessários para que possa existir Arte?
2- O que acontece quando o ser humano faz Arte?
3- Qual a principal diferença entre  imagem e representação imagética?
4- Cite diferentes manifestações artísticas encontradas na TV, segundo o texto.
5- Que manifestações artísticas você conhece?

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 21/09 a 25/09

 

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Biologia/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°TB – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre as Cadeias Alimentares.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                                 


              Atividade

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre as Cadeias Alimentares.

    Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

1°Termo B – Noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 21/097/2020 a 25/09/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica do esquema do princípio filosófico - a partir da Escola de Mileto e sua síntese. Logo abaixo responda a questão reflexiva de acordo com o seu entendimento. Aula anterior: Tales de Mileto juntamente com Anaximandro sobre o principio do infinito (Anaximandro). Aula atual: Heráclito e todos têm o logos, mas só os despertos o sabem.   

Tempo para realização: Uma semana.

 

  






           Ano letivo: 2020 – 2° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020

 

 

Time line e considerações iniciais da filosofia: Os Milésios e a filosofia quando em seu início se torna racional acompanhadas de processos lógicos, recusando o provável e o fantástico. Agora o foco consiste em saber quem governa o mundo? Apresentamos Heráclito outro filósofo que discute a questão inicial da filosofia.    

 

Time line das aulas anteriores o problema: qual a origem do mundo? Existe um princípio primordial (arché = ἀρχή) do qual tudo se deriva?  arché ou arqué (em grego antigoἀρχή), seria o elemento que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo.

Time line da tese da aula anterior: segundo Tales de Mileto, o princípio primordial deve ser identificado na água. A resposta pode parecer insatisfatória atualmente, mas sua importância reside no fato de que pela primeira vez na história do pensamento busca-se uma solução racional, não mais mítico-fantástica. Isso pode ser confirmado pelos motivos expostos por Tales de Mileto: as sementes, como todo alimento, são úmidas. Esta é a tese da aula anterior.

Tese da aula atual: O problema atual, qual a lei que governa o mundo? A lei que governa o mundo e, portanto, a mente do homem, é o lógos, palavra de difícil tradução: é o pensamento, a razão, a inteligência, o discurso, é também o princípio de tudo, a lei que regula o funcionamento do cosmo. Todo homem, enquanto parte do universo, participa do lógos universal.

Argumentação de Heráclito: Os adormecidos limitam-se às percepções imediatas, vivem como que num sonho e desenvolvem opiniões subjetivas; outros – os filósofos ou os despertos – utilizam o lógos de modo consciente e conseguem penetrar profundamente na verdade da natureza. A filosofia desde o princípio como fora mostrado nas aulas anteriores coloca-se em oposição à mentalidade do senso-comum.     

Questão reflexiva: Trecho do livro Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. “Um filósofo nunca é capaz de se habituar completamente com este mundo. Para ele ou para ela o mundo continua a ter algo de incompreensível, algo até de enigmático, de secreto. Os filósofos e as crianças têm, portanto, uma importante característica comum. Podemos dizer que um filósofo permanece a sua vida toda tão receptivo e sensível às coisas quanto um bebê. E agora você precisa se decidir, querida Sofia: você é uma criança que ainda não se “acostumou” com mundo? Ou você é uma filósofa capaz de jurar que isto nunca vai lhe acontecer? Se você simplesmente balança a cabeça e não se sente nem como criança, nem como filósofa, a explicação para isto é que você já se acostumou tanto com o mundo que não consegue mais se surpreender com ele. Neste caso, você corre perigo. E justamente por medida de segurança, para evitar que isto aconteça, é que você está recendo este curso de filosofia.” ( Pág. 30)

Responda as questões que foram feitas para Sofia como se fosse a personagem pelo menos 5 linhas pode se estender além da 5 linhas.

Recomendação: leitura do livro Mundo de Sofia.

Sociologia/ProfºJoyce

Atividade

Professor Everton – Sociologia.

1º Bimestre

 

1TB

 

 

Semana de 21 a 25 de setembro

 

O que é sociologia

 

·       Assistir a vídeo aula disponível no link:

 

·       Link: https://www.youtube.com/watch?v=Y_xsAJ0rqEI

 

·       Fazer um breve resumo

 

·       Não esquecer de colocar o nome, número e série 

 

·       Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

 

·       Entregar até 30 de setembro

 

 Fisica/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior, Movimento Retilíneo Uniforme.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)






        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior, Movimento Retilíneo Uniforme.                      

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Quimica/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° TA, TB  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior, Os Estados Físicos da Matéria.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)






        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma atividade com três questões e respostas sobre o temas da aula anterior, Os Estados Físicos da Matéria.      

 Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20

“E, F do Regular e 1º Termo A e Termo B”

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Tipos de Rochas

A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existe uma infinidade de tipos de rochas.

Dessa forma, foram elaborados vários tipos de classificação das rochas. A forma mais conhecida concebe-as a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos.

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

1) Rochas ígneas ou magmáticas: são aquelas que se originam a partir da solidificação do magma ou da lava vulcânica. Elas costumam apresentar uma maior resistência e subtipos geologicamente recentes e de formações antigas. Elas dividem-se em dois tipos:

1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas. Um exemplo é o basalto.


Processo de constituição do basalto a partir da lava vulcânica

1.2) Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: são aquelas que se formam no interior da Terra, geralmente nas zonas de encontro entre a astenosfera e a litosfera, em um processo constitutivo mais longo. Elas surgem na superfície somente através de afloramentos, que se formam graças ao movimento das placas tectônicas, como ocorre com a constituição das montanhas. Exemplo: gabro.


O gabro é um exemplo de rocha ígnea intrusiva

2) Rochas metamórficas: são as rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante o processo, que é chamado de metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto da litosfera que apresenta temperatura e pressão diferentes do seu local de origem, ela altera as suas propriedades mineralógicas, transformando-se em rochas metamórficas. Exemplo: mármore.


O mármore surge a partir do metamorfismo do calcário

3) Rochas sedimentares: são rochas que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas. Uma rocha preexistente sofre com as ações dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, desgastando-se e segmentando-se em inúmeras partículas (meteorização); em seguida, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelos ventos para outras áreas, onde se acumulam e, a uma certa pressão, unem-se e solidificam-se novamente (diagênese), formando novas rochas.

Esse tipo de constituição rochosa, em certos casos, favorece a preservação de fósseis, que, por esse motivo, só podem ser encontrados em rochas sedimentares. Além disso, nas chamadas bacias sedimentares, é possível a existência de petróleo, recurso mineral muito importante para a sociedade contemporânea. Exemplo: calcário.


O calcário é uma rocha sedimentar *

Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do ensino médio noturno: durante a semana de 21 a 25/09/20

1º E, F. e 1º Termo A, B.

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

 As rochas mais antigas da Terra se encaixam em qual dos seguintes grupos?

a) (  ) Magnéticas.

b) (  ) Metamórficas.

c) (  ) Sedimentares.

d) (  ) Magmáticas.

 

2ª questão:

 

 Em quais tipos de rochas são encontradas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral?

a) (  ) Metamórficas.

b) (  )  Intrusivas.

c) (  ) Plutônicas.

d) (  ) Magmáticas.

História/ProfºAlason

MOMENTO DE APRENDER

 História

 Nome do Professor: Alason Santos Silva

 Disciplina: História

 Turma envolvida: 1ºTB

 

Atividade e Conteúdo

 Título: Pré-história.

Objetivo:

Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber

Explicação do Professor:

A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo

 Atividade do Aluno (Tarefa):

Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:

 

O que foi a Pré-história?

 

Descreva sobre objetos da época da pré-história encontrados aqui no Brasil?

 

Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola

 

              prof2012alason@gmail.com

 Materiais para Realização da Tarefa:

Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.

Quantidade de Aulas: 2

Período da realização da atividade: 21/09/2020 a 25/09/2020

Inglês/ProfºRene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 21/09/2020 A 25/09/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA

5ª ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE

 1º TB - EJA - NOTURNO

 Object Pronouns (Personal Pronouns – pronomes objeto)

 O que são os Object Pronouns do inglês?

Os object pronouns (pronomes objeto) são um tipo de personal pronoun (pronome pessoal) em inglês. O outro tipo é subject pronoun. Sendo personal pronouns, os object pronouns servem para substituir alguém, ou melhor… O nome de alguém – ou de uma coisa – na frase.

 Só que, diferentemente dos subject pronouns, os object pronouns substituem nomes de pessoas ou coisas que tem a função de objeto direto ou indireto na frase, e não de sujeito.

 Veja estes exemplos:

·                      My cousin called you yesterday [Minha prima te ligou ontem]

·                      My friend Mara is in town. I saw her last night   [Minha amiga Mara está na cidade. Eu a vi ontem à noite]

 Nas frases acima, “you” e “her” são object pronouns (you e it são os únicos casos de object pronoun iguais aos respectivos subject pronouns). Perceba que tanto you

quanto her são objetos diretos nas frases (veja revisão sobre Objetos abaixo).

 Obs.: Os object pronouns nunca são usados como sujeito da frase, já que a função deles é a de objeto – a não ser as palavras you e it, como já mencionado. Os object pronouns podem aparecer em casos onde o sujeito da frase é, na verdade, uma expressão, como “ The earrings you gave me are beautiful” (Os brincos que você me deu são bonitos). Nesse caso, o sujeito da frase é uma frase subordinada adjetiva que inclui o object pronoun “me” e é por isso que “me” aparece no meio do sujeito, apesar de ele não ser o sujeito em si.

Tabela dos Object Pronouns

em inglês

em português

me

me

you

você

him

“o”, a ele, para ele

her

“a”, a ela, para ela

it

    “o”, “a”, a ele, a ela (indefinido)

us

“a nós, para a gente”

you

vocês

them

a eles, para elas, “os”, “as”

 Como usar os Object Pronouns

Os object pronouns são usados para substituir nomes de pessoas, animais ou coisas que são objetos diretos ou indiretos em uma frase. Para compreender bem como usar os object pronouns, é preciso entender o que são os objetos direto e

indireto em frases. Por isso, aqui vai uma revisão – veja este exemplo: Meu pai me

 deu um presente no meu aniversário.

 

Nesta sentença, o sujeito é “meu pai” (QUEM me deu um presente no meu aniversário?), e o predicado é todo o resto, tirando o sujeito – “me deu um presente no meu aniversário”.

 

Agora, faça esta pergunta mentalmente: meu pai me deu o quê? A resposta é o objeto direto da frase: um presente.

 

Faça esta outra pergunta: meu pai deu um presente a quem, ou para quem? A resposta é “para mim”, o que nesta sentença aparece como o pronome objeto “me”. Neste caso, “me” é o objeto indireto da frase.

 

Veja estes outros exemplos, onde os objetos diretos estão em negrito e os objetos indiretos estão em itálico:

 

Eu contei a história a ela.

 

Minha mãe fez um bolo ontem.

 

A gente encontrou o tesouro.

 

Eu vou comprar um livro.

 

A Maria ligou pra você hoje de manhã.

 

Faça as perguntas contei o que? (para descobrir o objeto direto) e contei a quem? (para descobrir o objeto indireto) para a primeira frase, e continue com as

seguintes para identificar os objetos.

Assim, a tradução dos object pronouns para o português depende de como eles estiverem sendo usados. Veja nos exemplos abaixo o uso de object pronouns, e como são traduzidos para o português:

 

I’m happy for them [Estou feliz por eles]

 

That guy is looking at you! [Aquele cara está olhando pra você!]

 

This is our house and we built it in 2010 [Essa é nossa casa e nós a construímos em 2010]

 

Veja que no exemplo acima “it” vira o pronome oblíquo “a” do português. Em linguagem falada informal, muitas vezes nós usamos ela, ele, elas e eles também como pronome objeto: “nós construímos ela”.

 

She gave us the tickets [Ela nos deu as entradas / Ela deu as entradas pra gente]

 

Who’s at the door? It’s me. [Quem está à porta? Sou eu]

 

Did you give him your phone number? [Você deu seu número de telefone pra ele?]

 

I don’t know them [Eu não os conheço / Não conheço “eles“]

 

We prepared this dinner specially for her [Nós preparamos esse jantar especialmente para ela]

 

A explicação deste conteúdo está abrangido na vídeo aula 

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Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Língua Portuguesa/ProfºSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                       Série: 1º Termo B

Matéria de Português

1º Bimestre.

Atividade do período 22/09 a 25/09 Duração de 45 minutos cada aula.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    Que texto é considerado o primeiro da literatura portuguesa, quem o escreveu e quando?

2.    Qual é a origem da palavra trovador?

3.    Quais são os tipos de cantigas?

4.    Leia o poema ‘’A Ribeirinha’’ e responda:

a.    Quem fala no poema, é o cavaleiro ou a dama?

b.    Cite dois versos em que é exaltada a amada.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo  A , B  – Periodo  21 a 25 de setembro

Atividades Matemática

Exemplifique com um exemplo do cotidiano , a aplicação de uma função de primeiro grau.

Ilustre com exemplos de gráficos

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

 



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