domingo, 27 de setembro de 2020

3ºEJA do ensino médio semana de 28 de setembro a 02 de outubro de 2020

   Atividade da semana de 28 de setembro  a 02 de outubro 2020



3ºTA /Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           3º TA, TB.

 

CONTEÚDOS:

 

IMPRESSIONISMO

 

 1º aula e 2ª aula

 

Assista ao vídeo do link abaixo;

 

https://www.youtube.com/watch?v=idwJGxXa1K4

 

O que você mais achou interessante sobre o Impressionismo?

 

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º TERMO A    e 3º Termo B                                    – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 

Reconhecer as características gerais do Reino Animalia.

 

Atividade:

 

Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre o

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 28/09 a 02/10 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

  
















Vídeos:

 

Reino Animalia – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=-gw5r1BYDgI&t=70s

 

REINO ANIMALIA - INTRODUÇÃO À ZOOLOGIA - CONCEITOS | Aula - Biologia com Samuel Cunha

https://www.youtube.com/watch?v=wX2T2CaVmaA

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

3TA, TB

Concepção de Liberdade

Semana 28 a 02 de setembro / outubro

· Assistir a vídeo aula disponível no link.

· https://www.youtube.com/watch?v=Jyv5MIwRVyk

· Qual concepção de liberdade você não concorda. Explique!

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 07 outubro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA NOTURNO/3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira

Atividade: Video-Reflexão

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Video-Reflexão

Para entender melhor o que é a Constituição do Brasil, entre no link abaixo e assista um curto vídeo sobre o tema.

https://www.youtube.com/watch?v=N7pCR51AIrA

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 3 º termo A

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

28/09/2020 a 02/10/2020

 

TEMA:ELETRICIDADE

Processos de eletrização

1)Vamos realizar uma verificação respondendo às perguntas a seguir :

a) Como eletrizar um corpo?

b) A eletrização pode  ocorrer de três formas: por atrito, contato ou indução ,descreva  cada processo .

2) Fazer uma breve pesquisa sobre condutores e isolantes .

3) Vamos fazer uma investigação sobre os aparelhos elétricos de sua casa :

E vamos verificar quanto é o consumo mensal de cada aparelho:

Exemplo :Numa casa, observa-se que uma família apresenta o seguinte consumo de

energia elétrica. dessa  família para uma tarifa de R$ 0,25 por kWh.

 

Aparelhos elétricos

 

Dias estimados

Média

utilização/dia

Consumo médio

mensal (kWh)

Chuveiro (4.500 W)

30

30 min

R$16,87

Resolução:

4.500 W  Vamos transformar em KWh  sabendo que 1 KWh é igual a 1000 W.

45000 /1000=  4,5 KWh

Tempo de Utilização 30 min  por dia   em  30 dias  teremos 15 horas

Vamos multiplicar  4,5KWh  x 15 h = 67,5 KWh

                   Agora vamos descobrir o valor gasto com a tarifa de R$  0,25 por KWh

                                                               67,5 x 0,25 = 16,87

                       Agora é sua vez vamos lá !

 

Aparelhos elétricos

 

Dias estimados

Média utilização/dia

Consumo médio

mensal (kWh)

 

30

30min

 

 

30

30min

 

 

30

30min

 

 

30

30min

 

 

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane - Química Atividades: 28/09 a 02/10/2020

Séries: 3 termos A, B e C

Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre ácidos e bases no link abaixo do youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=_pv7ZCZwDUM

Geografia/ProfºRicardo

Semana 28 a 02 de outubro

Atividade de Geografia

Professor Ricardo José dos Santos

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

Agricultura no Brasil atual

 

Atualmente, a agricultura no Brasil é marcada pelo processo de mecanização e expansão das atividades em direção à região Norte.

A atividade do setor agrícola é uma das mais importantes da economia brasileira, pois, embora componha pouco mais de 5% do PIB brasileiro na atualidade, é responsável por quase R$100 bilhões em volume de exportações em conjunto com a pecuária, segundo dados da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa). A produção agrícola no Brasil, portanto, é uma das principais responsáveis pelos valores da balança comercial do país.

 

Ao longo da história, o setor da agricultura no Brasil passou por diversos ciclos e transformações, indo desde a economia canavieira, pautada principalmente na produção de cana-de-açúcar durante o período colonial, até as recentes transformações e expansão do café e da soja. Atualmente, essas transformações ainda ocorrem, sobretudo garantindo um ritmo de sequência às transformações técnicas ocorridas a partir do século XX, como a mecanização da produção e a modernização das atividades.

 

A modernização da agricultura no Brasil atual está diretamente associada ao processo de industrialização ocorrido no país durante o mesmo período citado, fator que foi responsável por uma reconfiguração no espaço geográfico e na divisão territorial do Brasil. Nesse novo panorama, o avanço das indústrias, o crescimento do setor terciário e a aceleração do processo de urbanização colocaram o campo economicamente subordinado à cidade, tornando-o dependente das técnicas e produções industriais (máquinas, equipamentos, defensivos agrícolas etc.).

 

Podemos dizer que a principal marca da agricultura no Brasil atual – e também, por extensão, a pecuária – é a formação dos complexos agrícolas, notadamente desenvolvidos nas regiões que englobam os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, destacam-se a produção de soja, a carne para exportação e também a cana-de-açúcar, em razão do aumento da necessidade nacional e internacional por etanol.

 

Na região Sul do país, a produção agrícola é caracterizada pela ocupação histórica de grupos imigrantes europeus, pela expansão da soja voltada para a exportação nos últimos decênios e pela intensiva modernização agrícola. Essa configuração é preponderante no oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do sul. Além da soja, cultivam-se também, em larga escala, o milho, a cana-de-açúcar e o algodão. Na pecuária, a maior parte da produção é a de carne de porco e de aves.

 

Na região Sudeste, assim como na região sul, a mecanização e produção com base em procedimentos intensivos de alta tecnologia são predominantes. Embora seja essa a região em que a agricultura encontra-se mais completamente subordinada à indústria, destacam-se os altos índices de produtividade e uso do solo. Por outro lado, com a maior presença de maquinários, a geração de empregos é limitada e, quando muito, gerada nas agroindústrias. As principais culturas cultivadas são o café, a cana-de-açúcar e a fruticultura, com ênfase para os laranjais.

 

Produção cafeeira em Alfenas, Minas Gerais *

 

Na região Nordeste, por sua vez, encontra-se uma relativa pluralidade. Na Zona da Mata, mais úmida, predomina o cultivo das plantations, presente desde tempos coloniais, com destaque novamente para a cana, voltada atualmente para a produção de álcool e também de açúcar. Nas áreas semiáridas, ressalta-se a presença da agricultura familiar e também de algumas zonas com uma produção mais mecanizada. O principal cultivo é o de frutas, como o melão, a uva, a manga e o abacaxi. Além disso, a agricultura de subsistência também possui um importante papel.

 

Já a região Centro-Oeste é a área em que mais se expande o cultivo pela produção mecanizada, que se expande em direção à Amazônia e vem pressionando a expansão da fronteira agrícola para o norte do país. A Revolução Verde, no século passado, foi a principal responsável pela ocupação dos solos do Cerrado nessa região, pois permitiu o cultivo de diversas culturas em seus solos de elevada acidez. O principal produto é a soja, também voltada para o mercado externo.

 

Produção mecanizada de soja no Mato Grosso **

 

Por fim, a região Norte é caracterizada por receber, atualmente, as principais frentes de expansão, vindas do Nordeste e do Centro-Oeste. A região do “matopiba” (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), por exemplo, é a área onde a pressão pela expansão das atividades agrárias ocorre mais intensamente, o que torna a região Norte como o futuro centro de crescimento do agronegócio brasileiro. As atividades mais praticadas nessa região ainda são de caráter extensivo e de baixa tecnologia, com ênfase na pecuária primitiva, na soja em expansão e em outros produtos, que passam a competir com o extrativismo vegetal existente

.

Questões

 

1 Como a produção agrícola contribui para o desenvolvimento do Brasil.

2 Quais os principais produtos agrícolas que o Brasil produz, e seu maior comércio dessa produção.

3 Como a expansão agrícola prejudica a conservação de biomas como Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e outros.

4 Explique o que vem ocorrendo com a alto do preço do arroz, e a produção agrícola do arroz no Brasil. 

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.

SEMANA: de 28 de setembro a 02 de outubro

Quantidade de aulas: 02

 

Assista ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.

https://youtu.be/Wle8FBZ_z_0

 


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 01 e 02/10

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:

 Pronomes interrogativos

Quais são os pronomes interrogativos em inglês?

Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período.

Veja quais são os interrogative pronouns na tabela a seguir:

Pronome interrogativos

Tradução para o português

(interrogative pronouns)

What

Qual / Quais / O que

Who

Quem

Where

Onde

When

Quando

Why

Por que

Whose

De quem / A quem pertence

How

Como

Whom

Quem

Which

Qual / Quais / O que

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.Complete a música com o pronome interrogativo correto, escolha uma das opções:

Offer -Alanis Morissette

______, ______ am I to be blue (What/Who)

Look at my family and fortune?

Look at my friends and my house?

______, ______ am I to feel dead? (Who/Why)

And, ______ am I to feel spent? (Where/Who)

Look at my health and my money

And ______, ______ do I go to feel good? (Where/ Who)

______ do I still look outside me? (Why/Who)

______ clearly I've seen it won't work? (Why/When)

Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (What/When)

Is it my job to be selfless extraordinaire?

And my generosity has me disabled by this

My sense of duty to offer

And ______, ______ do I feel so ungrateful? (Who/Why)

Me, ______ is far beyond survival (Who/Why)

Me, ______ seen life as an oyster (Where/Who)

Is it my calling to keep on when I'm unable?

Is it my job to be selfless extraordinaire?

And my generousity has me disabled by this

My sense of duty to offer

And ______, ______ dare I rest on my laurels? (What/How)

_____ dare I ignore an outstretched hand? (How/Where)

______ dare I ignore a third world country? (What/How)

Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (When/Where)

Is it my job to be selfless extraordinaire?

And my generousity has me disabled by this

My sense of duty to offer

______, ______ am I to be blue? (When/Who)

 

Ouça a música em https://www.letras.mus.br/alanis-morissette/64213/


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

  • Thiago Gomes Soares
Atividade deve ser entregue em:

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
[...]
Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.

Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro.

Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
A aprendizagem que me deram,
Desci dela pela janela das traseiras da casa.
Fui até ao campo com grandes propósitos.
Mas lá encontrei só ervas e árvores,
E quando havia gente era igual à outra.
Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei de pensar?
[...]
Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime 


1) Prezado Aluno, você deverá escrever um texto dissertativo (com suas palavras) e tentar explicar (interpretar) , principalmente o sentimento do homem (narrador) em relação a sua vida.

1.1 Caso queira, procure vídeos e materiais sobre análise dessa obra, só não irei aceitar cópias, a única forma de você ser avaliado com nota vermelha é copiando textos da internet.

1.2 Prefiro ler algo em desacordo mas escrito realmente por você , do que rompermos nossa confiança ética.

Bom Traabalho  

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC

8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

------------------------------------------------------------------

3ºTB /Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           3º TA, TB.

 

CONTEÚDOS:

 

IMPRESSIONISMO

 

 1º aula e 2ª aula

 

Assista ao vídeo do link abaixo;

 

https://www.youtube.com/watch?v=idwJGxXa1K4

 

O que você mais achou interessante sobre o Impressionismo?

 

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º TERMO A    e 3º Termo B                                    – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 

Reconhecer as características gerais do Reino Animalia.

 

Atividade:

 

Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre o

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 28/09 a 02/10 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 















 

Vídeos:

 

Reino Animalia – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=-gw5r1BYDgI&t=70s

 

REINO ANIMALIA - INTRODUÇÃO À ZOOLOGIA - CONCEITOS | Aula - Biologia com Samuel Cunha

https://www.youtube.com/watch?v=wX2T2CaVmaA

Educação Física/Profº


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

3TA, TB

Concepção de Liberdade

Semana 28 a 02 de setembro / outubro

· Assistir a vídeo aula disponível no link.

· hhttps://www.youtube.com/watch?v=Jyv5MIwRVyk

· Qual concepção de liberdade você não concorda. Explique!

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 07 outubro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA NOTURNO/3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira

Atividade: Video-Reflexão

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Video-Reflexão

Para entender melhor o que é a Constituição do Brasil, entre no link abaixo e assista um curto vídeo sobre o tema.

https://www.youtube.com/watch?v=N7pCR51AIrA

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºPatricia

Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:  Percepção dos campos e sua natureza
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno  e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 07/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividades 1º Bimestre sobre  Percepção dos campos e sua natureza
1- Quando podemos dizer que há repulsão entre dois corpos eletrizados? E entre ímãs?
2- Duas esferas eletrizadas com sinais contrários atraem-se com uma força elétrica. Qual será a intensidade da força de atração quando as esferas forem colocadas com o dobro da distância entre elas? 

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane - Química Atividades: 28/09 a 02/10/2020

Séries: 3 termos A, B e C

Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre ácidos e bases no link abaixo do youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=_pv7ZCZwDUM

Geografia/ProfºRicardo

Semana 28 a 02 de outubro

Atividade de Geografia

Professor Ricardo José dos Santos

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

Agricultura no Brasil atual

 

Atualmente, a agricultura no Brasil é marcada pelo processo de mecanização e expansão das atividades em direção à região Norte.

A atividade do setor agrícola é uma das mais importantes da economia brasileira, pois, embora componha pouco mais de 5% do PIB brasileiro na atualidade, é responsável por quase R$100 bilhões em volume de exportações em conjunto com a pecuária, segundo dados da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa). A produção agrícola no Brasil, portanto, é uma das principais responsáveis pelos valores da balança comercial do país.

 

Ao longo da história, o setor da agricultura no Brasil passou por diversos ciclos e transformações, indo desde a economia canavieira, pautada principalmente na produção de cana-de-açúcar durante o período colonial, até as recentes transformações e expansão do café e da soja. Atualmente, essas transformações ainda ocorrem, sobretudo garantindo um ritmo de sequência às transformações técnicas ocorridas a partir do século XX, como a mecanização da produção e a modernização das atividades.

 

A modernização da agricultura no Brasil atual está diretamente associada ao processo de industrialização ocorrido no país durante o mesmo período citado, fator que foi responsável por uma reconfiguração no espaço geográfico e na divisão territorial do Brasil. Nesse novo panorama, o avanço das indústrias, o crescimento do setor terciário e a aceleração do processo de urbanização colocaram o campo economicamente subordinado à cidade, tornando-o dependente das técnicas e produções industriais (máquinas, equipamentos, defensivos agrícolas etc.).

 

Podemos dizer que a principal marca da agricultura no Brasil atual – e também, por extensão, a pecuária – é a formação dos complexos agrícolas, notadamente desenvolvidos nas regiões que englobam os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, destacam-se a produção de soja, a carne para exportação e também a cana-de-açúcar, em razão do aumento da necessidade nacional e internacional por etanol.

 

Na região Sul do país, a produção agrícola é caracterizada pela ocupação histórica de grupos imigrantes europeus, pela expansão da soja voltada para a exportação nos últimos decênios e pela intensiva modernização agrícola. Essa configuração é preponderante no oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do sul. Além da soja, cultivam-se também, em larga escala, o milho, a cana-de-açúcar e o algodão. Na pecuária, a maior parte da produção é a de carne de porco e de aves.

 

Na região Sudeste, assim como na região sul, a mecanização e produção com base em procedimentos intensivos de alta tecnologia são predominantes. Embora seja essa a região em que a agricultura encontra-se mais completamente subordinada à indústria, destacam-se os altos índices de produtividade e uso do solo. Por outro lado, com a maior presença de maquinários, a geração de empregos é limitada e, quando muito, gerada nas agroindústrias. As principais culturas cultivadas são o café, a cana-de-açúcar e a fruticultura, com ênfase para os laranjais.

 

Produção cafeeira em Alfenas, Minas Gerais *

 

Na região Nordeste, por sua vez, encontra-se uma relativa pluralidade. Na Zona da Mata, mais úmida, predomina o cultivo das plantations, presente desde tempos coloniais, com destaque novamente para a cana, voltada atualmente para a produção de álcool e também de açúcar. Nas áreas semiáridas, ressalta-se a presença da agricultura familiar e também de algumas zonas com uma produção mais mecanizada. O principal cultivo é o de frutas, como o melão, a uva, a manga e o abacaxi. Além disso, a agricultura de subsistência também possui um importante papel.

 

Já a região Centro-Oeste é a área em que mais se expande o cultivo pela produção mecanizada, que se expande em direção à Amazônia e vem pressionando a expansão da fronteira agrícola para o norte do país. A Revolução Verde, no século passado, foi a principal responsável pela ocupação dos solos do Cerrado nessa região, pois permitiu o cultivo de diversas culturas em seus solos de elevada acidez. O principal produto é a soja, também voltada para o mercado externo.

 

Produção mecanizada de soja no Mato Grosso **

 

Por fim, a região Norte é caracterizada por receber, atualmente, as principais frentes de expansão, vindas do Nordeste e do Centro-Oeste. A região do “matopiba” (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), por exemplo, é a área onde a pressão pela expansão das atividades agrárias ocorre mais intensamente, o que torna a região Norte como o futuro centro de crescimento do agronegócio brasileiro. As atividades mais praticadas nessa região ainda são de caráter extensivo e de baixa tecnologia, com ênfase na pecuária primitiva, na soja em expansão e em outros produtos, que passam a competir com o extrativismo vegetal existente

.

Questões

 

1 Como a produção agrícola contribui para o desenvolvimento do Brasil.

2 Quais os principais produtos agrícolas que o Brasil produz, e seu maior comércio dessa produção.

3 Como a expansão agrícola prejudica a conservação de biomas como Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e outros.

4 Explique o que vem ocorrendo com a alto do preço do arroz, e a produção agrícola do arroz no Brasil. 

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.

SEMANA: de 28 de setembro a 02 de outubro

Quantidade de aulas: 02

 

Assista ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.

https://youtu.be/Wle8FBZ_z_0

 

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 01 e 02/10

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:

 Pronomes interrogativos

Quais são os pronomes interrogativos em inglês?

Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período.

Veja quais são os interrogative pronouns na tabela a seguir:

Pronome interrogativos

Tradução para o português

(interrogative pronouns)

What

Qual / Quais / O que

Who

Quem

Where

Onde

When

Quando

Why

Por que

Whose

De quem / A quem pertence

How

Como

Whom

Quem

Which

Qual / Quais / O que

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.Complete a música com o pronome interrogativo correto, escolha uma das opções:

Offer -Alanis Morissette

______, ______ am I to be blue (What/Who)

Look at my family and fortune?

Look at my friends and my house?

______, ______ am I to feel dead? (Who/Why)

And, ______ am I to feel spent? (Where/Who)

Look at my health and my money

And ______, ______ do I go to feel good? (Where/ Who)

______ do I still look outside me? (Why/Who)

______ clearly I've seen it won't work? (Why/When)

Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (What/When)

Is it my job to be selfless extraordinaire?

And my generosity has me disabled by this

My sense of duty to offer

And ______, ______ do I feel so ungrateful? (Who/Why)

Me, ______ is far beyond survival (Who/Why)

Me, ______ seen life as an oyster (Where/Who)

Is it my calling to keep on when I'm unable?

Is it my job to be selfless extraordinaire?

And my generousity has me disabled by this

My sense of duty to offer

And ______, ______ dare I rest on my laurels? (What/How)

_____ dare I ignore an outstretched hand? (How/Where)

______ dare I ignore a third world country? (What/How)

Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (When/Where)

Is it my job to be selfless extraordinaire?

And my generousity has me disabled by this

My sense of duty to offer

______, ______ am I to be blue? (When/Who)

 

Ouça a música em https://www.letras.mus.br/alanis-morissette/64213/


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

  • Thiago Gomes Soares
Atividade deve ser entregue em:

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
[...]
Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.

Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro.

Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
A aprendizagem que me deram,
Desci dela pela janela das traseiras da casa.
Fui até ao campo com grandes propósitos.
Mas lá encontrei só ervas e árvores,
E quando havia gente era igual à outra.
Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei de pensar?
[...]
Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime 


1) Prezado Aluno, você deverá escrever um texto dissertativo (com suas palavras) e tentar explicar (interpretar) , principalmente o sentimento do homem (narrador) em relação a sua vida.

1.1 Caso queira, procure vídeos e materiais sobre análise dessa obra, só não irei aceitar cópias, a única forma de você ser avaliado com nota vermelha é copiando textos da internet.

1.2 Prefiro ler algo em desacordo mas escrito realmente por você , do que rompermos nossa confiança ética.

Bom Traabalho  

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC

8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

-------------------------------------------------------------------

3ºTC /Noturno

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  3º T. C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Teatro

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita.

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Origem do Teatro

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o lugar onde são apresentadas essas peças é também uma forma de arte na qual um ou vários autores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.

Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos. Existem muitos gêneros de teatros, dentro os quais destacam-se: auto, comédia, drama, fantoche, ópera, musical, revistas, tragédias, tragicomédia.

A Origem do Teatro remota ao homem primitivo e a todas as suas formas de rituais (associados à caça, colheita, morte, etc.), danças, imitações de animais, culto aos deuses e práticas lúdicas.

Acredita-se que a ideia de teatro tal qual conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, no século IV aC. O termo grego “theatron” significa “lugar para ver”. No theatron eram realizadas cerimônias religiosas em honra a Dionísio, o deus grego do vinho. Na celebração da colheita de uvas (vindima) havia música, dança e apresentações do ditirambo.

O ditirambo era um hino cantado e representado por um coro fantasiado. O teatro passou a ser não só o local físico para onde o público se deslocava para ver as cerimônias como as próprias representações, que aos poucos foram adquirindo a forma teatral com a introdução de histórias sobre os grandes heróis gregos.

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações da divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.

 

Interpretação de texto.

1-      O que é teatro?

2-      O que é dramaturgia?

3-      Quais são os gêneros teatrais?

4-      Qual é a origem do teatro?

5-      Como surgiu a ideia de teatro tal como conhecemos hoje?

6-      Quem é o deus do teatro?

7-      O que é ditirambo?

8-      Como surgiu o teatro no Brasil?

9-      Quando o teatro se desenvolveu de forma mais intensa no Brasil?

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 28/09 a 02/10

 

__

 

 

Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal

Período : de 28/09 a 02 /10

Disciplina : biologia

Série : 3tc

Tema : a evolução por seleção natural

Atividade :pesquisar quais são os fundamentos da teoria da seleção natural

Material livro didático ou internet (citar a fonte )

Respostas em renecaesquerdo@outlook.com.br


Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEdison

Filosofia 3TC

PROFESSOR   EDISON

ENTREGA : 28 A 02 DE OUTUBRO

edison.v24@yahoo.com         

 

Filosofia política

A filosofia política engloba a multiplicidade de reflexões filosóficas sobre a origem ou a organização da vida em sociedade e as várias implicações que esse convívio impõe aos indivíduos.

Mesmo que alguns pensadores tenham refletido sobre as mesmas noções e temáticas, como a justiça e a natureza das leis, a relevância de suas propostas está mais na novidade ou especificidade com a qual abordaram essas questões do que em sua viabilidade prática.

Considera-se que a filosofia política seja um estudo de cunho normativo, uma vez que suas propostas envolvem teorizações sobre a política em um contexto estritamente filosófico.

A ciência política, por outro lado, seria a forma de pensamento político voltada à prática da política, descrevendo o modo como os governos agem em nível nacional e internacional.



A deusa da justiça começou a ser representada com uma venda a partir do século XVI, para simbolizar o julgamento imparcial.

A relevância dos gregos para o pensamento político ocidental não se deixa perceber apenas na etimologia da palavra política, que se origina do grego pólis (que significa cidade), mas também nos mitos e nos grandes legisladores, em especial Sólon.

Os escritos de Platão e Aristóteles, que orientaram suas principais reflexões pela noção de virtude, indicaram e orientaram, em certo sentido, os principais temas com os quais os filósofos ocuparam-se por muitos anos. Certamente, a discussão acerca da melhor forma de governo da cidade-Estado e a questão da convencionalidade das leis foram duas das principais contribuições desse período histórico.

 

É o período moderno, entretanto, aquele que estabeleceu as principais temáticas que estão em questão ainda hoje. Distanciando-se de propostas anteriores, os filósofos desse período argumentaram sobre a hipótese de um contrato social que seria o marco do início da vida em sociedade.

A pretensa sociabilidade natural dos seres humanos é criticada por Thomas Hobbes, que pensou a situação anterior à sociedade como instável e perigosa, propondo que apenas um poder absoluto poderia garantir a segurança de todos em sociedade. O custo seria a liberdade dos indivíduos (entendidos como seres naturalmente belicosos), a qual deveria ser severamente diminuída para que um estado de paz pudesse ser instaurado.

John Locke, com sua defesa de uma visão liberal e democrática do Estado, pensou o contrato como meio de assegurar certos direitos naturais, especialmente o de propriedade, devendo o indivíduo ser submisso ao governo na medida em que esses direitos forem respeitados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O terceiro grande contratualista, Jean Jacques Rousseau, defendeu o ser humano como naturalmente bondoso, sendo sua corrupção fruto do convívio social. Coube a esse filósofo de origem genovesa a proposta de uma vontade geral, conceito ainda hoje muito estudado.

É Nicolau Maquiavel, entretanto, que muitos identificam como o inaugurador do pensamento político moderno. Sua ênfase sobre os fatos e as circunstâncias resultou em uma visão menos idealizada da ação política. Criticou, principalmente, a relevância da noção de virtude para que um governante tivesse êxito em suas ações.

Jeremy Bentham apresenta-se como um dos primeiros críticos da concepção naturalista dos direitos e um precursor do positivismo no direito. De acordo com seu pensamento, só se poderia tratar de direitos, em um sistema político, como expressão de uma vontade humana e não algo natural e anterior a um governo. Sua perspectiva, baseada em seu utilitarismo, foi desenvolvida posteriormente por John Stuart Mill e John Austin.

As implicações sociais das revoluções industriais e os movimentos por independência, em especial o da Revolução Francesa, modificaram o cenário mundial do século XIX e fomentaram a discussão sobre a democracia e a questão dos direitos. Há muitas contribuições relevantes nesse período histórico, mas são as consequências das duas grandes guerras que marcam profundamente o pensamento político contemporâneo.

Destaca-se, quanto a isso, as observações da pensadora alemã Hannah Arendt, com sua visão sobre a banalidade do mal e as iniciativas revolucionárias, dentro de suas pesquisas acerca do fenômeno do totalitarismo.

Um dos principais nomes da segunda metade do século XX em filosofia política é John Rawls, que criticou uma interpretação utilitarista da justiça e propôs a justiça como equidade. Em Uma teoria da justiça, afirma que sua proposta seria a escolhida por pessoas em uma situação idealizada, a saber, pessoas livres, razoáveis e em iguais condições de escolha, promovendo, assim, uma sociedade mais igualitária. O resultado seria válido para qualquer sociedade democrática.

Ronald Dworkin propõe a igualdade como valor central, defendendo que todos deveriam ter a mesma disponibilidade de recursos, em seu livro A virtude soberana. Esses dois filósofos são os principais representantes do pensamento político liberal na contemporaneidade.

Em crítica principalmente à noção abstrata de pessoa e às condições de escolha adotadas por John Rawls, o termo comunitarismo foi utilizado para referir-se às teorias que rejeitaram as pretensões universalistas, indicando que as decisões políticas dependiam de pessoas em seus próprios contextos, enfatizando a cultura e as tradições. Michael Walzer e Charles Taylor são seus principais representantes, embora rejeitem essa classificação. Este último e Axel Honneth, inclusive, são os principais propositores da teoria do reconhecimento.

Como ocorreu nos demais campos de investigação filosófica, as questões políticas passaram a receber novos olhares, em especial o do economista Amartya Sen, que enfatizou a questão da pobreza e desenvolveu a teoria das capacidades, e o de Michel Foucault, com sua proposta original sobre o poder, ou melhor, as relações de poder que se constituem no tecido social. É sua a noção de biopoder, que seria um mecanismo usado pelos governos para controlarem todo um grupo de pessoas.

 

1- O que é Filosofia política ?

2- Qual a diferença entre filosofia política e ciência política?

3- História da filosofia política e seus principais representantes ?

4- Fale sobre a Filosofia política na Idade Antiga , moderna e contemporânea. 

 

 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA NOTURNO/3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira

Atividade: Video-Reflexão

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Video-Reflexão

Para entender melhor o que é a Constituição do Brasil, entre no link abaixo e assista um curto vídeo sobre o tema.

https://www.youtube.com/watch?v=N7pCR51AIrA

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºPatricia

Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:  Percepção dos campos e sua natureza
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno  e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 07/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividades 1º Bimestre sobre  Percepção dos campos e sua natureza
1- Quando podemos dizer que há repulsão entre dois corpos eletrizados? E entre ímãs?
2- Duas esferas eletrizadas com sinais contrários atraem-se com uma força elétrica. Qual será a intensidade da força de atração quando as esferas forem colocadas com o dobro da distância entre elas? 

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane - Química Atividades: 28/09 a 02/10/2020

Séries: 3 termos A, B e C

Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre ácidos e bases no link abaixo do youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=_pv7ZCZwDUM


Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 3TC           SEMANA 28/09 a 02/10           PROF. VANILDO.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)

Integração regional no continente americano: Mercosul e nafta

Avalie a pauta comercial Brasil – Argentina, depois, responda às questões propostas.


O total da soma dos  produtos exportados para Argentina é maior ou menor que o total da soma  dos produtos importados?  Qual a diferença dos valores dessa relação comercial (US$ em milhões)? 

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.

SEMANA: de 28 de setembro a 02 de outubro

Quantidade de aulas: 02

 

Assista ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.

https://youtu.be/Wle8FBZ_z_0

 


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 01 e 02/10

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:

 Pronomes interrogativos

Quais são os pronomes interrogativos em inglês?

Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período.

Veja quais são os interrogative pronouns na tabela a seguir:

Pronome interrogativos

Tradução para o português

(interrogative pronouns)

What

Qual / Quais / O que

Who

Quem

Where

Onde

When

Quando

Why

Por que

Whose

De quem / A quem pertence

How

Como

Whom

Quem

Which

Qual / Quais / O que

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.Complete a música com o pronome interrogativo correto, escolha uma das opções:

Offer -Alanis Morissette

______, ______ am I to be blue (What/Who)

Look at my family and fortune?

Look at my friends and my house?

______, ______ am I to feel dead? (Who/Why)

And, ______ am I to feel spent? (Where/Who)

Look at my health and my money

And ______, ______ do I go to feel good? (Where/ Who)

______ do I still look outside me? (Why/Who)

______ clearly I've seen it won't work? (Why/When)

Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (What/When)

Is it my job to be selfless extraordinaire?

And my generosity has me disabled by this

My sense of duty to offer

And ______, ______ do I feel so ungrateful? (Who/Why)

Me, ______ is far beyond survival (Who/Why)

Me, ______ seen life as an oyster (Where/Who)

Is it my calling to keep on when I'm unable?

Is it my job to be selfless extraordinaire?

And my generousity has me disabled by this

My sense of duty to offer

And ______, ______ dare I rest on my laurels? (What/How)

_____ dare I ignore an outstretched hand? (How/Where)

______ dare I ignore a third world country? (What/How)

Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (When/Where)

Is it my job to be selfless extraordinaire?

And my generousity has me disabled by this

My sense of duty to offer

______, ______ am I to be blue? (When/Who)

 

Ouça a música em https://www.letras.mus.br/alanis-morissette/64213/


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

  • Thiago Gomes Soares
Atividade deve ser entregue em:

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
[...]
Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.

Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro.

Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
A aprendizagem que me deram,
Desci dela pela janela das traseiras da casa.
Fui até ao campo com grandes propósitos.
Mas lá encontrei só ervas e árvores,
E quando havia gente era igual à outra.
Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei de pensar?
[...]
Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime 


1) Prezado Aluno, você deverá escrever um texto dissertativo (com suas palavras) e tentar explicar (interpretar) , principalmente o sentimento do homem (narrador) em relação a sua vida.

1.1 Caso queira, procure vídeos e materiais sobre análise dessa obra, só não irei aceitar cópias, a única forma de você ser avaliado com nota vermelha é copiando textos da internet.

1.2 Prefiro ler algo em desacordo mas escrito realmente por você , do que rompermos nossa confiança ética.

Bom Traabalho  

Matemática/ProfºMarcelo


Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC

8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário