Atividade da semana de 28 de setembro a 02 de outubro 2020
3ºTA /Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
3º TA, TB.
CONTEÚDOS:
IMPRESSIONISMO
1º aula e 2ª
aula
Assista
ao vídeo do link abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=idwJGxXa1K4
O
que você mais achou interessante sobre o Impressionismo?
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3º
TERMO A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
Reconhecer as características gerais do Reino
Animalia.
|
Atividade:
Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre
o
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 28/09 a 02/10 (Quatro
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Vídeos:
Reino
Animalia – Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=-gw5r1BYDgI&t=70s
REINO
ANIMALIA - INTRODUÇÃO À ZOOLOGIA - CONCEITOS | Aula - Biologia com Samuel Cunha
https://www.youtube.com/watch?v=wX2T2CaVmaA
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
1º Bimestre
3TA, TB
Concepção de Liberdade
Semana 28 a 02 de setembro / outubro
· Assistir a vídeo aula disponível no link.
· https://www.youtube.com/watch?v=Jyv5MIwRVyk
· Qual concepção de liberdade você não concorda. Explique!
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Entregar até 07 outubro
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA NOTURNO/3TA-3TB-3TC
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Video-Reflexão
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Video-Reflexão
Para entender melhor o que é a Constituição do Brasil, entre no link abaixo e assista um curto vídeo sobre o tema.
https://www.youtube.com/watch?v=N7pCR51AIrA
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
Física: 3 º termo A
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
28/09/2020
a 02/10/2020
TEMA:ELETRICIDADE
Processos
de eletrização
1)Vamos
realizar uma verificação respondendo às perguntas a seguir :
a) Como
eletrizar um corpo?
b) A
eletrização pode ocorrer de três formas:
por atrito, contato ou indução ,descreva
cada processo .
2)
Fazer uma breve pesquisa sobre condutores e isolantes .
3)
Vamos fazer uma investigação sobre os aparelhos elétricos de sua casa :
E
vamos verificar quanto é o consumo mensal de cada aparelho:
Exemplo
:Numa
casa, observa-se que uma família apresenta o seguinte consumo de
energia elétrica.
dessa família para uma tarifa de R$ 0,25
por kWh.
Aparelhos elétricos |
Dias estimados |
Média utilização/dia |
Consumo médio mensal (kWh) |
Chuveiro (4.500 W) |
30 |
30 min |
R$16,87 |
Resolução:
4.500 W Vamos transformar em KWh sabendo que 1 KWh é igual a 1000 W.
45000 /1000= 4,5 KWh
Tempo de Utilização
30 min por dia em 30
dias teremos 15 horas
Vamos
multiplicar 4,5KWh x 15 h = 67,5 KWh
Agora vamos descobrir o
valor gasto com a tarifa de R$ 0,25 por
KWh
67,5 x 0,25 = 16,87
Agora é sua vez vamos lá !
Aparelhos elétricos |
Dias estimados |
Média utilização/dia |
Consumo médio mensal (kWh) |
|
30 |
30min |
|
|
30 |
30min |
|
|
30 |
30min |
|
|
30 |
30min |
|
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane - Química Atividades: 28/09 a 02/10/2020
Séries: 3 termos A, B e C
Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre ácidos e bases no link abaixo do youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=_pv7ZCZwDUM
Geografia/ProfºRicardo
Semana 28 a 02 de
outubro
Atividade de
Geografia
Professor Ricardo
José dos Santos
Email
ricardosantosgeo@gmail.com
Agricultura no Brasil
atual
Atualmente, a agricultura no Brasil é marcada pelo processo
de mecanização e expansão das atividades em direção à região Norte.
A atividade do setor agrícola é uma das mais importantes da
economia brasileira, pois, embora componha pouco mais de 5% do PIB brasileiro
na atualidade, é responsável por quase R$100 bilhões em volume de exportações
em conjunto com a pecuária, segundo dados da Secretaria de Relações
Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(SRI/Mapa). A produção agrícola no Brasil, portanto, é uma das principais
responsáveis pelos valores da balança comercial do país.
Ao longo da história, o setor da agricultura no Brasil
passou por diversos ciclos e transformações, indo desde a economia canavieira,
pautada principalmente na produção de cana-de-açúcar durante o período
colonial, até as recentes transformações e expansão do café e da soja.
Atualmente, essas transformações ainda ocorrem, sobretudo garantindo um ritmo
de sequência às transformações técnicas ocorridas a partir do século XX, como a
mecanização da produção e a modernização das atividades.
A modernização da agricultura no Brasil atual está
diretamente associada ao processo de industrialização ocorrido no país durante
o mesmo período citado, fator que foi responsável por uma reconfiguração no
espaço geográfico e na divisão territorial do Brasil. Nesse novo panorama, o
avanço das indústrias, o crescimento do setor terciário e a aceleração do
processo de urbanização colocaram o campo economicamente subordinado à cidade,
tornando-o dependente das técnicas e produções industriais (máquinas,
equipamentos, defensivos agrícolas etc.).
Podemos dizer que a principal marca da agricultura no Brasil
atual – e também, por extensão, a pecuária – é a formação dos complexos agrícolas,
notadamente desenvolvidos nas regiões que englobam os estados de São Paulo,
Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás,
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, destacam-se a produção de
soja, a carne para exportação e também a cana-de-açúcar, em razão do aumento da
necessidade nacional e internacional por etanol.
Na região Sul do país, a produção agrícola é caracterizada
pela ocupação histórica de grupos imigrantes europeus, pela expansão da soja
voltada para a exportação nos últimos decênios e pela intensiva modernização
agrícola. Essa configuração é preponderante no oeste do Paraná e de Santa
Catarina, além do norte do Rio Grande do sul. Além da soja, cultivam-se também,
em larga escala, o milho, a cana-de-açúcar e o algodão. Na pecuária, a maior
parte da produção é a de carne de porco e de aves.
Na região Sudeste, assim como na região sul, a mecanização e
produção com base em procedimentos intensivos de alta tecnologia são
predominantes. Embora seja essa a região em que a agricultura encontra-se mais
completamente subordinada à indústria, destacam-se os altos índices de
produtividade e uso do solo. Por outro lado, com a maior presença de
maquinários, a geração de empregos é limitada e, quando muito, gerada nas
agroindústrias. As principais culturas cultivadas são o café, a cana-de-açúcar
e a fruticultura, com ênfase para os laranjais.
Produção cafeeira em Alfenas, Minas Gerais *
Na região Nordeste, por sua vez, encontra-se uma relativa
pluralidade. Na Zona da Mata, mais úmida, predomina o cultivo das plantations,
presente desde tempos coloniais, com destaque novamente para a cana, voltada
atualmente para a produção de álcool e também de açúcar. Nas áreas semiáridas,
ressalta-se a presença da agricultura familiar e também de algumas zonas com
uma produção mais mecanizada. O principal cultivo é o de frutas, como o melão,
a uva, a manga e o abacaxi. Além disso, a agricultura de subsistência também
possui um importante papel.
Já a região Centro-Oeste é a área em que mais se expande o
cultivo pela produção mecanizada, que se expande em direção à Amazônia e vem
pressionando a expansão da fronteira agrícola para o norte do país. A Revolução
Verde, no século passado, foi a principal responsável pela ocupação dos solos
do Cerrado nessa região, pois permitiu o cultivo de diversas culturas em seus
solos de elevada acidez. O principal produto é a soja, também voltada para o
mercado externo.
Produção mecanizada de soja no Mato Grosso **
Por fim, a região Norte é caracterizada por receber,
atualmente, as principais frentes de expansão, vindas do Nordeste e do
Centro-Oeste. A região do “matopiba” (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), por
exemplo, é a área onde a pressão pela expansão das atividades agrárias ocorre
mais intensamente, o que torna a região Norte como o futuro centro de
crescimento do agronegócio brasileiro. As atividades mais praticadas nessa
região ainda são de caráter extensivo e de baixa tecnologia, com ênfase na
pecuária primitiva, na soja em expansão e em outros produtos, que passam a
competir com o extrativismo vegetal existente
.
Questões
1 Como a produção agrícola contribui para o desenvolvimento
do Brasil.
2 Quais os principais produtos agrícolas que o Brasil
produz, e seu maior comércio dessa produção.
3 Como a expansão agrícola prejudica a conservação de biomas
como Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e outros.
4 Explique o que vem ocorrendo com a alto do preço do arroz,
e a produção agrícola do arroz no Brasil.
História/Profº Silvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.
SEMANA: de 28 de setembro a 02 de outubro
Quantidade de aulas: 02
Assista ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
||||||||||||||||||||||
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 01 e 02/10 Nome do aluno: |
|||||||||||||||||||||
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
||||||||||||||||||||||
CONTEÚDOS: Pronomes
interrogativos Quais são os pronomes
interrogativos em inglês? Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados
para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período. Veja quais são os interrogative pronouns na
tabela a seguir:
|
||||||||||||||||||||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1.Complete a música com o pronome
interrogativo correto, escolha uma das opções: Offer
-Alanis Morissette ______, ______ am I to be blue (What/Who) Look at my family and fortune? Look at my friends and my house? ______, ______ am I to feel dead? (Who/Why) And, ______ am I to feel spent? (Where/Who) Look at my health and my money And ______, ______ do I go to feel good? (Where/ Who) ______ do I still look outside me? (Why/Who) ______ clearly I've seen it won't work? (Why/When) Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (What/When) Is it my job to be selfless extraordinaire? And my generosity has me disabled by this My sense of duty to offer And ______, ______ do I feel so ungrateful? (Who/Why) Me, ______ is far beyond survival (Who/Why) Me, ______ seen life as an oyster (Where/Who) Is it my calling to keep on when I'm unable? Is it my job to be selfless extraordinaire? And my generousity has me disabled by this My sense of duty to offer And ______, ______ dare I rest on my laurels? (What/How) _____ dare I ignore an outstretched hand? (How/Where) ______ dare I ignore a third world country? (What/How) Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (When/Where) Is it my job to be selfless extraordinaire? And my generousity has me disabled by this My sense of duty to offer ______, ______ am I to be blue? (When/Who)
Ouça a
música em https://www.letras.mus.br/alanis-morissette/64213/ |
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
- Thiago Gomes Soares
Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
[...]
Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.
Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro.
Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
A aprendizagem que me deram,
Desci dela pela janela das traseiras da casa.
Fui até ao campo com grandes propósitos.
Mas lá encontrei só ervas e árvores,
E quando havia gente era igual à outra.
Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei de pensar?
[...]
Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime
1) Prezado Aluno, você deverá escrever um texto dissertativo (com suas palavras) e tentar explicar (interpretar) , principalmente o sentimento do homem (narrador) em relação a sua vida.
1.1 Caso queira, procure vídeos e materiais sobre análise dessa obra, só não irei aceitar cópias, a única forma de você ser avaliado com nota vermelha é copiando textos da internet.
1.2 Prefiro ler algo em desacordo mas escrito realmente por você , do que rompermos nossa confiança ética.
Bom Traabalho
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC
8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.
------------------------------------------------------------------
3ºTB /Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
3º TA, TB.
CONTEÚDOS:
IMPRESSIONISMO
1º aula e 2ª
aula
Assista
ao vídeo do link abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=idwJGxXa1K4
O
que você mais achou interessante sobre o Impressionismo?
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3º
TERMO A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
Reconhecer as características gerais do Reino
Animalia.
|
Atividade:
Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre
o
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 28/09 a 02/10 (Quatro
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Vídeos:
Reino
Animalia – Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=-gw5r1BYDgI&t=70s
REINO
ANIMALIA - INTRODUÇÃO À ZOOLOGIA - CONCEITOS | Aula - Biologia com Samuel Cunha
https://www.youtube.com/watch?v=wX2T2CaVmaA
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
1º Bimestre
3TA, TB
Concepção de Liberdade
Semana 28 a 02 de setembro / outubro
· Assistir a vídeo aula disponível no link.
· hhttps://www.youtube.com/watch?v=Jyv5MIwRVyk
· Qual concepção de liberdade você não concorda. Explique!
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Entregar até 07 outubro
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA NOTURNO/3TA-3TB-3TC
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Video-Reflexão
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Video-Reflexão
Para entender melhor o que é a Constituição do Brasil, entre no link abaixo e assista um curto vídeo sobre o tema.
https://www.youtube.com/watch?v=N7pCR51AIrA
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºPatricia
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: Percepção dos campos e sua natureza
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 07/10/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 1º Bimestre sobre Percepção dos campos e sua natureza
1- Quando podemos dizer que há repulsão entre dois corpos eletrizados? E entre ímãs?
2- Duas esferas eletrizadas com sinais contrários atraem-se com uma força elétrica. Qual será a intensidade da força de atração quando as esferas forem colocadas com o dobro da distância entre elas?
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane - Química Atividades: 28/09 a 02/10/2020
Séries: 3 termos A, B e C
Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre ácidos e bases no link abaixo do youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=_pv7ZCZwDUM
Geografia/ProfºRicardo
Semana 28 a 02 de
outubro
Atividade de
Geografia
Professor Ricardo
José dos Santos
Email
ricardosantosgeo@gmail.com
Agricultura no Brasil
atual
Atualmente, a agricultura no Brasil é marcada pelo processo
de mecanização e expansão das atividades em direção à região Norte.
A atividade do setor agrícola é uma das mais importantes da
economia brasileira, pois, embora componha pouco mais de 5% do PIB brasileiro
na atualidade, é responsável por quase R$100 bilhões em volume de exportações
em conjunto com a pecuária, segundo dados da Secretaria de Relações
Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(SRI/Mapa). A produção agrícola no Brasil, portanto, é uma das principais
responsáveis pelos valores da balança comercial do país.
Ao longo da história, o setor da agricultura no Brasil
passou por diversos ciclos e transformações, indo desde a economia canavieira,
pautada principalmente na produção de cana-de-açúcar durante o período
colonial, até as recentes transformações e expansão do café e da soja.
Atualmente, essas transformações ainda ocorrem, sobretudo garantindo um ritmo
de sequência às transformações técnicas ocorridas a partir do século XX, como a
mecanização da produção e a modernização das atividades.
A modernização da agricultura no Brasil atual está
diretamente associada ao processo de industrialização ocorrido no país durante
o mesmo período citado, fator que foi responsável por uma reconfiguração no
espaço geográfico e na divisão territorial do Brasil. Nesse novo panorama, o
avanço das indústrias, o crescimento do setor terciário e a aceleração do
processo de urbanização colocaram o campo economicamente subordinado à cidade,
tornando-o dependente das técnicas e produções industriais (máquinas,
equipamentos, defensivos agrícolas etc.).
Podemos dizer que a principal marca da agricultura no Brasil
atual – e também, por extensão, a pecuária – é a formação dos complexos agrícolas,
notadamente desenvolvidos nas regiões que englobam os estados de São Paulo,
Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás,
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, destacam-se a produção de
soja, a carne para exportação e também a cana-de-açúcar, em razão do aumento da
necessidade nacional e internacional por etanol.
Na região Sul do país, a produção agrícola é caracterizada
pela ocupação histórica de grupos imigrantes europeus, pela expansão da soja
voltada para a exportação nos últimos decênios e pela intensiva modernização
agrícola. Essa configuração é preponderante no oeste do Paraná e de Santa
Catarina, além do norte do Rio Grande do sul. Além da soja, cultivam-se também,
em larga escala, o milho, a cana-de-açúcar e o algodão. Na pecuária, a maior
parte da produção é a de carne de porco e de aves.
Na região Sudeste, assim como na região sul, a mecanização e
produção com base em procedimentos intensivos de alta tecnologia são
predominantes. Embora seja essa a região em que a agricultura encontra-se mais
completamente subordinada à indústria, destacam-se os altos índices de
produtividade e uso do solo. Por outro lado, com a maior presença de
maquinários, a geração de empregos é limitada e, quando muito, gerada nas
agroindústrias. As principais culturas cultivadas são o café, a cana-de-açúcar
e a fruticultura, com ênfase para os laranjais.
Produção cafeeira em Alfenas, Minas Gerais *
Na região Nordeste, por sua vez, encontra-se uma relativa
pluralidade. Na Zona da Mata, mais úmida, predomina o cultivo das plantations,
presente desde tempos coloniais, com destaque novamente para a cana, voltada
atualmente para a produção de álcool e também de açúcar. Nas áreas semiáridas,
ressalta-se a presença da agricultura familiar e também de algumas zonas com
uma produção mais mecanizada. O principal cultivo é o de frutas, como o melão,
a uva, a manga e o abacaxi. Além disso, a agricultura de subsistência também
possui um importante papel.
Já a região Centro-Oeste é a área em que mais se expande o
cultivo pela produção mecanizada, que se expande em direção à Amazônia e vem
pressionando a expansão da fronteira agrícola para o norte do país. A Revolução
Verde, no século passado, foi a principal responsável pela ocupação dos solos
do Cerrado nessa região, pois permitiu o cultivo de diversas culturas em seus
solos de elevada acidez. O principal produto é a soja, também voltada para o
mercado externo.
Produção mecanizada de soja no Mato Grosso **
Por fim, a região Norte é caracterizada por receber,
atualmente, as principais frentes de expansão, vindas do Nordeste e do
Centro-Oeste. A região do “matopiba” (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), por
exemplo, é a área onde a pressão pela expansão das atividades agrárias ocorre
mais intensamente, o que torna a região Norte como o futuro centro de
crescimento do agronegócio brasileiro. As atividades mais praticadas nessa
região ainda são de caráter extensivo e de baixa tecnologia, com ênfase na
pecuária primitiva, na soja em expansão e em outros produtos, que passam a
competir com o extrativismo vegetal existente
.
Questões
1 Como a produção agrícola contribui para o desenvolvimento
do Brasil.
2 Quais os principais produtos agrícolas que o Brasil
produz, e seu maior comércio dessa produção.
3 Como a expansão agrícola prejudica a conservação de biomas
como Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e outros.
4 Explique o que vem ocorrendo com a alto do preço do arroz,
e a produção agrícola do arroz no Brasil.
História/Profº Silvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.
SEMANA: de 28 de setembro a 02 de outubro
Quantidade de aulas: 02
Assista ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
||||||||||||||||||||||
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 01 e 02/10 Nome do aluno: |
|||||||||||||||||||||
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
||||||||||||||||||||||
CONTEÚDOS: Pronomes
interrogativos Quais são os pronomes
interrogativos em inglês? Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados
para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período. Veja quais são os interrogative pronouns na
tabela a seguir:
|
||||||||||||||||||||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1.Complete a música com o pronome
interrogativo correto, escolha uma das opções: Offer
-Alanis Morissette ______, ______ am I to be blue (What/Who) Look at my family and fortune? Look at my friends and my house? ______, ______ am I to feel dead? (Who/Why) And, ______ am I to feel spent? (Where/Who) Look at my health and my money And ______, ______ do I go to feel good? (Where/ Who) ______ do I still look outside me? (Why/Who) ______ clearly I've seen it won't work? (Why/When) Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (What/When) Is it my job to be selfless extraordinaire? And my generosity has me disabled by this My sense of duty to offer And ______, ______ do I feel so ungrateful? (Who/Why) Me, ______ is far beyond survival (Who/Why) Me, ______ seen life as an oyster (Where/Who) Is it my calling to keep on when I'm unable? Is it my job to be selfless extraordinaire? And my generousity has me disabled by this My sense of duty to offer And ______, ______ dare I rest on my laurels? (What/How) _____ dare I ignore an outstretched hand? (How/Where) ______ dare I ignore a third world country? (What/How) Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (When/Where) Is it my job to be selfless extraordinaire? And my generousity has me disabled by this My sense of duty to offer ______, ______ am I to be blue? (When/Who)
Ouça a
música em https://www.letras.mus.br/alanis-morissette/64213/ |
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
- Thiago Gomes Soares
Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
[...]
Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.
Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro.
Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
A aprendizagem que me deram,
Desci dela pela janela das traseiras da casa.
Fui até ao campo com grandes propósitos.
Mas lá encontrei só ervas e árvores,
E quando havia gente era igual à outra.
Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei de pensar?
[...]
Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime
1) Prezado Aluno, você deverá escrever um texto dissertativo (com suas palavras) e tentar explicar (interpretar) , principalmente o sentimento do homem (narrador) em relação a sua vida.
1.1 Caso queira, procure vídeos e materiais sobre análise dessa obra, só não irei aceitar cópias, a única forma de você ser avaliado com nota vermelha é copiando textos da internet.
1.2 Prefiro ler algo em desacordo mas escrito realmente por você , do que rompermos nossa confiança ética.
Bom Traabalho
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC
8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.
-------------------------------------------------------------------
3ºTC /Noturno
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas
E.JA 3º T. C |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Teatro |
|
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Desenvolver
habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita.
|
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Origem do Teatro Teatro
é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas
para apresentação em público e o lugar onde são apresentadas essas peças é
também uma forma de arte na qual um ou vários autores apresentam uma
determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Dá-se
o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo
a pessoa responsável pela composição dos textos. Existem muitos gêneros de
teatros, dentro os quais destacam-se: auto, comédia, drama, fantoche, ópera,
musical, revistas, tragédias, tragicomédia. A Origem do Teatro remota
ao homem primitivo e a todas as suas formas de rituais (associados à caça,
colheita, morte, etc.), danças, imitações de animais, culto aos deuses e
práticas lúdicas. Acredita-se
que a ideia de teatro tal qual conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, no
século IV aC. O termo grego “theatron” significa “lugar para ver”. No
theatron eram realizadas cerimônias religiosas em honra a Dionísio, o deus
grego do vinho. Na celebração da colheita de uvas (vindima) havia música,
dança e apresentações do ditirambo. O
ditirambo era um hino cantado e representado por um coro fantasiado. O teatro
passou a ser não só o local físico para onde o público se deslocava para ver
as cerimônias como as próprias representações, que aos poucos foram
adquirindo a forma teatral com a introdução de histórias sobre os grandes
heróis gregos. No
Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais
escritas pelos padres Jesuítas nas ações da divulgação da fé religiosa entre
os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no
Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais
intensa.
Interpretação
de texto. 1- O
que é teatro? 2- O
que é dramaturgia? 3- Quais
são os gêneros teatrais? 4- Qual
é a origem do teatro? 5- Como
surgiu a ideia de teatro tal como conhecemos hoje? 6- Quem
é o deus do teatro? 7- O
que é ditirambo? 8- Como
surgiu o teatro no Brasil? 9- Quando
o teatro se desenvolveu de forma mais intensa no Brasil? |
|
||||
RECURSOS: Caderno
anotações e registro das atividades.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA
28/09 a 02/10
__ |
|
|
Biologia/ProfºRene
Plano de
aula semanal
Período : de
28/09 a 02 /10
Disciplina :
biologia
Série : 3tc
Tema : a
evolução por seleção natural
Atividade
:pesquisar quais são os fundamentos da teoria da seleção natural
Material
livro didático ou internet (citar a fonte )
Respostas em
renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºEdison
Filosofia 3TC
PROFESSOR EDISON
ENTREGA : 28 A 02 DE OUTUBRO
edison.v24@yahoo.com
Filosofia
política
A filosofia política engloba a
multiplicidade de reflexões filosóficas sobre a origem ou a organização da
vida em sociedade e as várias implicações que esse convívio impõe aos
indivíduos.
Mesmo que alguns pensadores tenham refletido sobre
as mesmas noções e temáticas, como a justiça e a natureza das leis, a
relevância de suas propostas está mais na novidade ou especificidade com a qual
abordaram essas questões do que em sua viabilidade prática.
Considera-se que a filosofia política seja
um estudo de cunho normativo, uma vez que suas propostas envolvem teorizações
sobre a política em um contexto estritamente filosófico.
A ciência
política, por outro lado, seria a forma de pensamento político voltada à
prática da política, descrevendo o modo como os governos agem em nível
nacional e internacional.
A relevância dos gregos para o pensamento político
ocidental não se deixa perceber apenas na etimologia da palavra política, que se
origina do grego pólis (que significa cidade), mas também nos mitos e
nos grandes legisladores, em especial Sólon.
Os escritos de
Platão
e Aristóteles,
que
orientaram suas principais reflexões pela noção de virtude, indicaram e
orientaram, em certo sentido, os principais temas com os quais os filósofos
ocuparam-se por muitos anos. Certamente, a discussão acerca da melhor forma de
governo da cidade-Estado e a questão da convencionalidade das leis foram duas
das principais contribuições desse período histórico.
É o período
moderno, entretanto, aquele que estabeleceu as principais
temáticas que estão em questão ainda hoje. Distanciando-se de propostas
anteriores, os filósofos desse período argumentaram sobre a hipótese de um contrato
social que seria o marco do início da vida em sociedade.
A pretensa sociabilidade natural dos
seres humanos é criticada por Thomas
Hobbes, que pensou a situação anterior à sociedade como instável e perigosa,
propondo que apenas um poder absoluto poderia garantir a segurança de todos em
sociedade. O custo seria a liberdade dos indivíduos (entendidos como seres
naturalmente belicosos), a qual deveria ser severamente diminuída para que um
estado de paz pudesse ser instaurado.
John Locke, com sua defesa de uma visão liberal e democrática
do Estado, pensou o contrato como meio de assegurar certos direitos naturais,
especialmente o de propriedade, devendo o indivíduo ser submisso ao governo na
medida em que esses direitos forem respeitados.
Não pare
agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O terceiro grande contratualista, Jean Jacques
Rousseau, defendeu o ser humano como naturalmente bondoso, sendo sua
corrupção fruto do convívio social. Coube a esse filósofo de origem genovesa a
proposta de uma vontade geral, conceito ainda hoje muito
estudado.
É Nicolau
Maquiavel, entretanto, que muitos identificam como o inaugurador
do pensamento político moderno. Sua ênfase sobre os fatos e as circunstâncias
resultou em uma visão menos idealizada da ação política. Criticou, principalmente,
a relevância da noção de virtude para que um governante tivesse êxito em
suas ações.
Jeremy Bentham apresenta-se como um dos primeiros críticos da
concepção naturalista dos direitos e um precursor do positivismo
no direito. De acordo com seu pensamento,
só se poderia tratar de direitos, em um sistema político, como expressão de uma
vontade humana e não algo natural e anterior a um governo. Sua perspectiva,
baseada em seu utilitarismo, foi desenvolvida posteriormente por John Stuart
Mill e John Austin.
As implicações sociais das revoluções
industriais e os movimentos por independência, em especial o da Revolução
Francesa, modificaram o cenário mundial do século XIX e fomentaram a discussão
sobre a democracia e a questão dos direitos. Há muitas contribuições relevantes
nesse período histórico, mas são as consequências das duas grandes guerras
que marcam profundamente o pensamento político contemporâneo.
Destaca-se, quanto a isso, as observações da
pensadora alemã Hannah
Arendt, com sua visão sobre a banalidade do mal e as iniciativas
revolucionárias, dentro de suas pesquisas acerca do fenômeno do totalitarismo.
Um dos principais nomes da segunda metade do século
XX em filosofia política é John Rawls, que criticou uma interpretação
utilitarista da justiça e propôs a justiça como equidade. Em Uma
teoria da justiça, afirma que sua proposta seria a escolhida por pessoas em
uma situação idealizada, a saber, pessoas livres, razoáveis e em iguais
condições de escolha, promovendo, assim, uma sociedade mais igualitária. O
resultado seria válido para qualquer sociedade democrática.
Já Ronald Dworkin propõe a igualdade como
valor central, defendendo que todos deveriam ter a mesma disponibilidade de
recursos, em seu livro A virtude soberana. Esses dois filósofos são os
principais representantes do pensamento político liberal na contemporaneidade.
Em crítica principalmente à noção abstrata de
pessoa e às condições de escolha adotadas por John Rawls, o termo comunitarismo
foi utilizado para referir-se às teorias que rejeitaram as pretensões
universalistas, indicando que as decisões políticas dependiam de pessoas em
seus próprios contextos, enfatizando a cultura
e as tradições. Michael
Walzer e Charles Taylor são seus principais representantes, embora
rejeitem essa classificação. Este último e Axel Honneth, inclusive, são
os principais propositores da teoria do reconhecimento.
Como ocorreu nos demais campos de investigação
filosófica, as questões políticas passaram a receber novos olhares, em especial
o do economista Amartya Sen, que enfatizou a questão da pobreza e
desenvolveu a teoria das capacidades, e o de Michel Foucault, com sua
proposta original sobre o poder, ou melhor, as relações de poder que se
constituem no tecido social. É sua a noção de biopoder, que seria um
mecanismo usado pelos governos para controlarem todo um grupo de pessoas.
1- O que é Filosofia
política ?
2- Qual a diferença entre
filosofia política e ciência política?
3- História da filosofia política
e seus principais representantes ?
4- Fale
sobre a Filosofia política na Idade Antiga , moderna e contemporânea.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA NOTURNO/3TA-3TB-3TC
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Video-Reflexão
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Video-Reflexão
Para entender melhor o que é a Constituição do Brasil, entre no link abaixo e assista um curto vídeo sobre o tema.
https://www.youtube.com/watch?v=N7pCR51AIrA
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºPatricia
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: Percepção dos campos e sua natureza
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 07/10/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 1º Bimestre sobre Percepção dos campos e sua natureza
1- Quando podemos dizer que há repulsão entre dois corpos eletrizados? E entre ímãs?
2- Duas esferas eletrizadas com sinais contrários atraem-se com uma força elétrica. Qual será a intensidade da força de atração quando as esferas forem colocadas com o dobro da distância entre elas?
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane - Química Atividades: 28/09 a 02/10/2020
Séries: 3 termos A, B e C
Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre ácidos e bases no link abaixo do youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=_pv7ZCZwDUM
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA
EJA 3TC SEMANA 28/09 a 02/10 PROF. VANILDO.
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)
Integração regional no
continente americano: Mercosul e nafta
Avalie a pauta comercial Brasil – Argentina, depois,
responda às questões propostas.
O total da soma dos produtos exportados para Argentina é maior ou
menor que o total da soma dos produtos
importados? Qual a diferença dos valores
dessa relação comercial (US$ em milhões)?
História/Profº Silvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.
SEMANA: de 28 de setembro a 02 de outubro
Quantidade de aulas: 02
Assista ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
||||||||||||||||||||||
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 01 e 02/10 Nome do aluno: |
|||||||||||||||||||||
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
||||||||||||||||||||||
CONTEÚDOS: Pronomes
interrogativos Quais são os pronomes
interrogativos em inglês? Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados
para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período. Veja quais são os interrogative pronouns na
tabela a seguir:
|
||||||||||||||||||||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1.Complete a música com o pronome
interrogativo correto, escolha uma das opções: Offer
-Alanis Morissette ______, ______ am I to be blue (What/Who) Look at my family and fortune? Look at my friends and my house? ______, ______ am I to feel dead? (Who/Why) And, ______ am I to feel spent? (Where/Who) Look at my health and my money And ______, ______ do I go to feel good? (Where/ Who) ______ do I still look outside me? (Why/Who) ______ clearly I've seen it won't work? (Why/When) Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (What/When) Is it my job to be selfless extraordinaire? And my generosity has me disabled by this My sense of duty to offer And ______, ______ do I feel so ungrateful? (Who/Why) Me, ______ is far beyond survival (Who/Why) Me, ______ seen life as an oyster (Where/Who) Is it my calling to keep on when I'm unable? Is it my job to be selfless extraordinaire? And my generousity has me disabled by this My sense of duty to offer And ______, ______ dare I rest on my laurels? (What/How) _____ dare I ignore an outstretched hand? (How/Where) ______ dare I ignore a third world country? (What/How) Is it my calling to keep on _____ I'm unable? (When/Where) Is it my job to be selfless extraordinaire? And my generousity has me disabled by this My sense of duty to offer ______, ______ am I to be blue? (When/Who)
Ouça a
música em https://www.letras.mus.br/alanis-morissette/64213/ |
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
- Thiago Gomes Soares
Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
[...]
Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.
Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro.
Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
A aprendizagem que me deram,
Desci dela pela janela das traseiras da casa.
Fui até ao campo com grandes propósitos.
Mas lá encontrei só ervas e árvores,
E quando havia gente era igual à outra.
Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei de pensar?
[...]
Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime
1) Prezado Aluno, você deverá escrever um texto dissertativo (com suas palavras) e tentar explicar (interpretar) , principalmente o sentimento do homem (narrador) em relação a sua vida.
1.1 Caso queira, procure vídeos e materiais sobre análise dessa obra, só não irei aceitar cópias, a única forma de você ser avaliado com nota vermelha é copiando textos da internet.
1.2 Prefiro ler algo em desacordo mas escrito realmente por você , do que rompermos nossa confiança ética.
Bom Traabalho
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC
8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário