domingo, 20 de setembro de 2020

4ºAnos iniciais semana de 21 a 25 de setembro de 2020

   Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020

4ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora: Cláudia


São Paulo, 21 de setembro de 2020.

Segunda-feira.

Professora: Claudia Rudi

Telefone: (11) 99330-3341

Leitura Inicial: A menina gente

Escritor(a): Manuel Jorge Marmelo e Maria Miguel Marmelo.

 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda conhecida.

 

Etapa 4A – Reescrita de conto com mudança de foco narrativo. Está atividade tem a finalidade de desenvolver alguns comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever, a partir de uma proposta de mudança de foco narrativo. Fazendo uso da coerência e concordância verbal.

 

Uma questão de ponto de vista

 

À sombra de um coqueiro, um dia dois amigos cochilavam. Um macaco subiu no coqueiro e, percebendo os dois lá embaixo, atirou um coco na cabeça de cada um.

Os dois acordaram, assustados. Um deles, furioso, esbravejou:

– Esse macaco me paga!

Pegou o coco e foi correndo atrás do macaco, querendo acertar-lhe de volta o coco na cabeça. Praguejando, corria em vão, pois o ágil bichinho pulava de árvore em árvore e se afastava cada vez mais rápido.

Finalmente, o homem desistiu e, suado e aborrecido por não ter conseguido se vingar, voltou para a companhia do amigo, que continuava à sombra do coqueiro.

– Não entendo como você não se enfureceu! – exclamou o que vinha

chegando.

– Enfurecer-me por quê? Eu só tenho a agradecer....

Então o tolo homem percebeu que o amigo havia preenchido seu tempo fazendo, com a casca de seu coco, uma linda cuia. A água de coco ele havia bebido, e a polpa, saboreado com muito prazer.

 

Conto de tradição Sufi

Referência: “UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA”.

IN: O HOMEM QUE CONTAVA HISTÓRIAS. TEXTO DE ROSANE PAMPLONA E

ILUSTRAÇÕES DE SÔNIA MAGALHÃES. SÃO PAULO: ESCARLATE, 2014.

 

Duas Aulas de cinquenta minutos.

Habilidade:(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

Artes, (uma aula de cinquenta minutos).

Matemática

Atividade, copiar no caderno os numerais por extenso em letra cursiva.




Caderno do aluno EMAI.

 

Sequência 21.6

Está atividade tem o objetivo de que as crianças reconheçam, por meio de investigação, que a grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades.

Sequência 22.0

A atividade tem por objetivo propor que as crianças reflitam sobre a operação de divisão entre números naturais por meio da resolução de situações-problema.

Atividade complementar (PNLD). Livro: Buriti Mais de Matemática, Páginas 112 a 113.

Habilidades: (EF04MA24) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do cotidiano e de outros contextos, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, se possível, planilhas eletrônicas.

(EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória e proporcionalidade. (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

São Paulo, 22 de setembro de 2020.

Terça-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura Inicial: O segredo do Guajara

Escritor(a): Henrique Dídimo

 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda conhecida.

 

Projeto Didático Jornal.

Leitura de jornal.

 

Atividade 3 D - O lead e a sua função na organização da notícia.

Atividade tem o objetivo que os alunos compreendam os aspectos relativos ao tipo de informações, que o primeiro parágrafo contém, assim como sua finalidade.

                                                                                                                                                                                                             

Atividade Habitual. Leitura de jornal.

 

Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

Educação Física, (uma aula de cinquenta minutos).

 

Matemática

Atividade, copiar no caderno os numerais por extenso em letra cursiva.




Caderno do aluno EMAI.

Sequência 22.2 Atividade tem por objetivo propor que as crianças reflitam sobre a operação de divisão entre números naturais por meio da resolução de situações problema.

 

Sequência 22.3 A atividade tem por objetivo propor as crianças, por meio de utilização de figuras representadas em malhas quadriculadas, explorem, além da ideia de perímetro de figuras planas, a área de cada uma delas, isto é, a medida de superfície dessas figuras e compare-as.

 

Atividade complementar (PNLD). Livro: Buriti Mais de Matemática, Páginas 134 a 135.

 

(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória e proporcionalidade. (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

São Paulo, 23 de setembro de 2020.

Quarta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura Inicial: Dom Ratão -O rei da confusão

Escritor(a): Elisabete Viana

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda conhecida.

 

Sequência didática – Lendo e escrevendo carta de reclamação.

Atividade 4b – Nesta etapa, os alunos, produzirão com o apoio da professora uma carta de reclamação. Considerando os elementos constitutivos e sua estrutura composicional.

 

Habilidade: EF04LP15A Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. EF04LP15B Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

Matemática

 

Atividade, copiar no caderno os numerais por extenso em letra cursiva.

Sequência 22.4

A atividade tem por objetivo, propor que a turma calcule quantos metros de madeira o Sr. Antônio deverá comprar para cercar seus canteiros, por meio do calculo da medida dos contornos das figuras representativas de cada canteiro.

 

Sequência 22. 5

Está atividade tem por objetivo, propor que as crianças reflitam sobre cálculos de perímetro, uso do metro como unidade de medida de comprimento, em seguida, cálculo de perímetro de espaços maiores e que necessitam de outras unidades de medidas, como o quilômetro. Além disso, que eles também analisem, o que o Max quis saber a respeito da medição de perímetros sempre com o metro.

 

Atividade complementar (PNLD). Livro: Buriti Mais de Matemática, Páginas 136 a 137.

 

(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória e proporcionalidade. (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Duas aulas de cinquenta minutos.

Geografia

 

Relação campo cidade

Livro Ápis (PNLD), Capitulo 7- atividades Páginas 154 a 156.

A proposta é que os estudantes adquiram informações sobre o meio rural do município ou do estado onde vivem. E identifiquem a produção da agricultura familiar.

Habilidade: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da

cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

São Paulo, 24 de setembro de 2020.

Quinta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura Inicial: Como funciona a transformação do cacau em chocolate?

Escritor(a): Marcelus Caldas e Amanda Smith Caldas

 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda conhecida.

 

Ortografia. 

Objetivo escrever texto argumentativo sobre fofoca.

Livro Buriti mais português. Páginas 58,59.

(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso.

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

Matemática

Atividade, copiar no caderno os numerais por extenso em letra cursiva.




Caderno do aluno EMAI.

Sequência 22.6

Atividade tem por objetivo, explorar uma situação de movimentação em que foi necessário dar instrução às pessoas para que, estando na entrada da escola, possam chegar ao local destinado. É proposto o desenho que represente essa movimentação.

 

Retomada de conteúdo.

Frações e números na forma decimal.

Livro Buriti Mais de matemática, Páginas: 154,155,156 e 157.

A atividade tem o objetivo de recuperar habilidades não consolidadas. Reconhecendo e representando partes do todo sob a forma de desenhos e de frações, identificando numerador e denominador, além de resolver situação -problema que envolva frações.

 

(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória e proporcionalidade. (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

(EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

História

 

Livro Ápis (PNLD) - Capítulo 11 percorrendo distâncias

Atividade propõe o reconhecer as vias de transportes atuais, principalmente as rodovias, como elementos básicos para a ocupação agrícola e a integração dessas áreas à economia Nacional.  O objetivo é reconhecer as atividades econômicas e o comércio com o desenvolvimento das vias de transportes ao longo da nossa vida. Páginas 235 a 237(continuação).

Habilidade: (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

São Paulo, 25 de setembro de 2020.

Sexta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura Inicial: O que está acontecendo...?!

Escritor(a): Paulo Artaxo.

Educação Física, (uma aula de cinquenta minutos).

 

Artes, (uma aula de cinquenta minutos).

Português

Atividade Habitual.

Leitura de infográficos.

https://pin.it/6bpft1P  Site: br.pinterest.com – infográficos.

https://pin.it/4zUB8K5 Site: br.pinterest.com – infográficos.

Reconhecendo características da propaganda.

Livro Buriti mais português. Páginas 48,49,50 e 51.

(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.

(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública

 

Ciências

Livro Ápis – Capítulo 1- Páginas de 34 a 37.

 

A atividade propõe ao aluno, explorar o uso da bússola e do gnômon para o estabelecimento dos pontos cardeais e referências de localização.

Páginas de 34 a 37.

 

Habilidade: (EF04CI011A) Explicar a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua e associá-los a

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

CMSP- Centro de Mídias de São Paulo

Diariamente se segunda-feira a sexta-feira, das 14:00 as 15:30 horas. 

O seu acesso é muito importante para nós.

 





Disciplina :Arte

Professora: Flávia 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.

 

Habilidade: (EF015AR23) RECONHECER E EXPERIMENTAR, EM PROJETOS TEMÁTICOS, AS RELAÇÕES PROCESSUAIS ENTRE DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.  

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.

 

A partir do material básico como jornal ou revista e lápis de cor, com a ajuda dos pais ou responsáveis faça uma reprodução do modelo abaixo no caderno de desenho ou caderno normal da sala.




Disciplina :Educação Física

Professor Donizeti

                                   EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 4º ANO

                  ATIVIDADES   SEMANA    21/09   Á   25/09/2020

1ª AULA (50 minutos)

Desafio da dancinha  -  Enquanto duas pessoas batem a corda, outra pula, mas de um jeito diferente: o desafio é dançar enquanto salta. Vocês podem colocar uma música para tocar e quem pula deverá seguir o ritmo.

 

 


2ª AULA (50 minutos)

Passarinho voa? Duas pessoas ou mais devem ficar sentadas em círculo, com as mãos no joelho. Uma pessoa deverá perguntar se algum animal voa e todos vão responder se voa ou não tirando as mãos do joelho. Exemplo: Borboleta voa? Pomba voa? Macaco voa? E assim por diante usando sua imaginação.

 






ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar uma corda, ou um cordão de varal, aparelho de som.

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

 

-------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário