Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020
4ºAno A ( Anos Iniciais )
Professora: Cláudia
São Paulo, 21 de setembro de 2020.
Segunda-feira.
Professora: Claudia Rudi
Telefone: (11) 99330-3341
Leitura Inicial: A menina gente
Escritor(a): Manuel Jorge Marmelo
e Maria Miguel Marmelo.
Português
Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda
conhecida.
Etapa 4A – Reescrita de conto com
mudança de foco narrativo. Está atividade tem a finalidade de desenvolver alguns
comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever, a partir de uma
proposta de mudança de foco narrativo. Fazendo uso da coerência e concordância
verbal.
Uma
questão de ponto de vista
À sombra de um coqueiro, um dia dois amigos cochilavam. Um
macaco subiu no coqueiro e, percebendo os dois lá embaixo, atirou um
coco na cabeça de cada um.
Os dois acordaram, assustados. Um deles, furioso,
esbravejou:
– Esse macaco me paga!
Pegou o coco e foi correndo atrás do macaco, querendo
acertar-lhe de volta o coco na cabeça. Praguejando, corria em vão, pois o ágil
bichinho pulava de árvore em árvore e se afastava cada vez mais rápido.
Finalmente, o homem desistiu e, suado e aborrecido por não ter
conseguido se vingar, voltou para a companhia do amigo, que continuava à
sombra do coqueiro.
– Não entendo como você não se enfureceu! – exclamou o que vinha
chegando.
– Enfurecer-me por quê? Eu só tenho a agradecer....
Então o tolo homem percebeu que o amigo havia preenchido seu
tempo fazendo, com a casca de seu coco, uma linda cuia. A água de coco ele
havia bebido, e a polpa, saboreado com muito prazer.
Conto
de tradição Sufi
Referência:
“UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA”.
IN: O
HOMEM QUE CONTAVA HISTÓRIAS. TEXTO DE ROSANE PAMPLONA E
ILUSTRAÇÕES
DE SÔNIA MAGALHÃES. SÃO PAULO: ESCARLATE, 2014.
Duas Aulas de cinquenta minutos.
Habilidade:(EF35LP07) Utilizar conhecimentos
linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de
concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto,
quando for o caso.
Duas aulas de cinquenta minutos.
Artes, (uma aula de
cinquenta minutos).
Matemática
Atividade, copiar no caderno os
numerais por extenso em letra cursiva.
Caderno do aluno EMAI.
Sequência 21.6
Está atividade tem o objetivo de
que as crianças reconheçam, por meio de investigação, que a grupos de números
naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos
iguais, identificando regularidades.
Sequência 22.0
A atividade tem por objetivo
propor que as crianças reflitam sobre a operação de divisão entre números
naturais por meio da resolução de situações-problema.
Atividade complementar (PNLD).
Livro: Buriti Mais de Matemática, Páginas 112 a 113.
Habilidades: (EF04MA24) Registrar as
temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do cotidiano e de outros
contextos, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da
temperatura, utilizando, se possível, planilhas eletrônicas.
(EF04MA27) Ler, interpretar e analisar
dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de
colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do
conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
(EF04MA06B) Resolver
e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da
multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas
envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória
e proporcionalidade. (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de
figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos
ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos
diferentes podem ter a mesma medida de área.
São Paulo,
22 de setembro de 2020.
Terça-feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura Inicial: O segredo do
Guajara
Escritor(a): Henrique Dídimo
Português
Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda
conhecida.
Projeto Didático Jornal.
Leitura de jornal.
Atividade 3 D - O lead e a sua
função na organização da notícia.
Atividade tem o objetivo que os
alunos compreendam os aspectos relativos ao tipo de informações, que o primeiro
parágrafo contém, assim como sua finalidade.
Atividade Habitual. Leitura de
jornal.
Habilidade:
(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas
de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública,
fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto
comentado.(EF04LP15A) Ler e compreender notícias,
cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida
pública (EF04LP15B) Distinguir fatos de
opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública
(notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).
Duas aulas de cinquenta minutos.
Educação Física, (uma
aula de cinquenta minutos).
Matemática
Atividade, copiar no caderno os
numerais por extenso em letra cursiva.
Caderno do aluno EMAI.
Sequência 22.2
Atividade tem por objetivo propor que as crianças reflitam sobre a operação de
divisão entre números naturais por meio da resolução de situações problema.
Sequência 22.3
A atividade tem por objetivo propor as crianças, por meio de utilização de
figuras representadas em malhas quadriculadas, explorem, além da ideia de
perímetro de figuras planas, a área de cada uma delas, isto é, a medida de
superfície dessas figuras e compare-as.
Atividade
complementar (PNLD). Livro: Buriti Mais de Matemática, Páginas 134 a 135.
(EF04MA06B) Resolver
e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação:
combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo
por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo diferentes
significados da multiplicação e da divisão: combinatória e proporcionalidade. (EF04MA21) Medir,
comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada,
pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que
duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
São Paulo,
23 de setembro de 2020.
Quarta-feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura Inicial: Dom Ratão -O rei
da confusão
Escritor(a): Elisabete Viana
Português
Escrever no
caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e
bastão e uma parlenda conhecida.
Sequência
didática – Lendo e escrevendo carta de reclamação.
Atividade 4b –
Nesta etapa, os alunos, produzirão com o apoio da professora uma carta de reclamação.
Considerando os elementos constitutivos e sua estrutura composicional.
Habilidade: EF04LP15A Ler e compreender notícias,
cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida
pública. EF04LP15B Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de
diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor,
comentários, posts...).
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Matemática
Atividade, copiar no caderno os
numerais por extenso em letra cursiva.
Sequência 22.4
A atividade tem
por objetivo, propor que a turma calcule quantos metros de madeira o Sr.
Antônio deverá comprar para cercar seus canteiros, por meio do calculo da
medida dos contornos das figuras representativas de cada canteiro.
Sequência 22. 5
Está atividade
tem por objetivo, propor que as crianças reflitam sobre cálculos de perímetro,
uso do metro como unidade de medida de comprimento, em seguida, cálculo de
perímetro de espaços maiores e que necessitam de outras unidades de medidas,
como o quilômetro. Além disso, que eles também analisem, o que o Max quis saber
a respeito da medição de perímetros sempre com o metro.
Atividade
complementar (PNLD). Livro: Buriti Mais de Matemática, Páginas 136 a 137.
(EF04MA06B) Resolver
e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da
multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas
envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória
e proporcionalidade. (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de
figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos
ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos
diferentes podem ter a mesma medida de área.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Geografia
Relação campo cidade
Livro Ápis (PNLD), Capitulo 7- atividades Páginas 154 a 156.
A proposta é que os estudantes adquiram
informações sobre o meio rural do município ou do estado onde vivem. E
identifiquem a produção da agricultura familiar.
Habilidade:
(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e
da
cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias
e de pessoas.
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo,
24 de setembro de 2020.
Quinta-feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura Inicial: Como funciona a
transformação do cacau em chocolate?
Escritor(a): Marcelus Caldas e
Amanda Smith Caldas
Português
Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda
conhecida.
Ortografia.
Objetivo escrever texto
argumentativo sobre fofoca.
Livro Buriti mais português.
Páginas 58,59.
(EF35LP07) Utilizar conhecimentos
linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de
concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Matemática
Atividade,
copiar no caderno os numerais por extenso em letra cursiva.
Caderno do aluno EMAI.
Sequência 22.6
Atividade tem
por objetivo, explorar uma situação de movimentação em que foi necessário dar
instrução às pessoas para que, estando na entrada da escola, possam chegar ao
local destinado. É proposto o desenho que represente essa movimentação.
Retomada de
conteúdo.
Frações e
números na forma decimal.
Livro Buriti
Mais de matemática, Páginas: 154,155,156 e 157.
A atividade tem
o objetivo de recuperar habilidades não consolidadas. Reconhecendo e
representando partes do todo sob a forma de desenhos e de frações,
identificando numerador e denominador, além de resolver situação -problema que
envolva frações.
(EF04MA06B) Resolver
e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da
multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas
envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória
e proporcionalidade. (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de
figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos
ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos
diferentes podem ter a mesma medida de área.
(EF04MA09A)
Reconhecer as frações unitárias mais
usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e
decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta
numérica como recurso.
História
Livro Ápis (PNLD) - Capítulo 11 percorrendo
distâncias
Atividade propõe o reconhecer as vias de transportes atuais,
principalmente as rodovias, como elementos básicos para a ocupação agrícola e a
integração dessas áreas à economia Nacional.
O objetivo é reconhecer as atividades econômicas e o comércio com o
desenvolvimento das vias de transportes ao longo da nossa vida. Páginas 235 a
237(continuação).
Habilidade: (EF04HI07) Identificar e
descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a
dinâmica da vida comercial.
Uma aula de cinquenta minutos.
São
Paulo, 25 de setembro de 2020.
Sexta-feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura Inicial: O que está
acontecendo...?!
Escritor(a): Paulo Artaxo.
Educação Física, (uma
aula de cinquenta minutos).
Artes, (uma aula de
cinquenta minutos).
Português
Atividade Habitual.
Leitura de infográficos.
https://pin.it/6bpft1P Site: br.pinterest.com – infográficos.
https://pin.it/4zUB8K5 Site:
br.pinterest.com – infográficos.
Reconhecendo características da
propaganda.
Livro Buriti mais português.
Páginas 48,49,50 e 51.
(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de
leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos,
participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.
(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de
leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública
Ciências
Livro Ápis – Capítulo 1- Páginas
de 34 a 37.
A atividade propõe ao aluno,
explorar o uso da bússola e do gnômon para o estabelecimento dos pontos
cardeais e referências de localização.
Páginas de 34 a 37.
Habilidade:
(EF04CI011A) Explicar a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol,
Terra e Lua e associá-los a
Uma aula de cinquenta minutos.
CMSP- Centro de Mídias de São
Paulo
Diariamente se segunda-feira a
sexta-feira, das 14:00 as 15:30 horas.
O seu acesso é muito importante
para nós.
Disciplina :Arte
Professora: Flávia
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.
Habilidade: (EF015AR23) RECONHECER E EXPERIMENTAR, EM PROJETOS TEMÁTICOS, AS RELAÇÕES PROCESSUAIS ENTRE DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.
A partir do material básico como jornal ou revista e lápis de cor, com a ajuda dos pais ou responsáveis faça uma reprodução do modelo abaixo no caderno de desenho ou caderno normal da sala.
Disciplina :Educação Física
Professor Donizeti
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 4º ANO |
ATIVIDADES SEMANA 21/09 Á 25/09/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Desafio da dancinha - Enquanto duas pessoas batem a corda, outra pula, mas de um jeito diferente: o desafio é dançar enquanto salta. Vocês podem colocar uma música para tocar e quem pula deverá seguir o ritmo.
|
2ª AULA (50 minutos) Passarinho voa? Duas pessoas ou mais devem ficar sentadas em círculo, com as mãos no joelho. Uma pessoa deverá perguntar se algum animal voa e todos vão responder se voa ou não tirando as mãos do joelho. Exemplo: Borboleta voa? Pomba voa? Macaco voa? E assim por diante usando sua imaginação.
|
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar uma corda, ou um cordão de varal, aparelho de som. Assistir as aulas no CMSP. |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.
|
-------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário