domingo, 27 de setembro de 2020

2ºEJA do ensino médio semana de 28 de setembro a 02 de outubro de 2020

  Atividade da semana de 28 de setembro  a 02 de outubro 2020



2ºTA /Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

 

            A poética pessoal de Michelangelo

 

Assista ao vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=9AJBGsjwN9M

 

 

A poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois exemplos dessa poética pessoal de Michelangelo.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

  • Relacionar funções das células a seus respectivos componentes.

 

Conteúdos:

 

Mitose, mecanismo básico de reprodução celular e mitoses descontroladas (cânceres)

 

Atividades:

Assistam a aula do Centro de mídia:  Mitose e câncer

https://www.youtube.com/watch?v=45lzDIrK4IM

 

Após assistir a aula, faça um resumo destacando os principais pontos sobre o conteúdo abordado.

 

 

 

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 29/09 até 02/10 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.




















Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

2TA,B,C

Homens e mulheres no mercado de trabalho

Semana 28 a 02 de setembro / outubro

· Ler o texto disponível no link:

· https://news.un.org/pt/story/2019/03/1663231

· Faça um breve resumo

· Entrega até 07 de outubro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2  EJA 2TA,2ºTB,2ºTC,2ºTD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

PERGUNTAS:

1) Qual a diferença de Migração, imigração e emigração?Justifique!

2) Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!

3) Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!

4) Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?

5) Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração

Pesquisar sobre:

O que é necessário para ocorrer a combustão?

Como funcionam os foguetes?

Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane - Química Atividades : 28/09 a 02/10/2020

Séries: 2 termos A, B,C e D

Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre dispersões coloidais no link abaixo do youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZRkLPNm_T_8

Geografia/ProfºRicardo

Semana 28 a 02 de outubro

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de Geografia

EJA 2 TA,TB

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

Segregação Urbana

 

A segregação urbana é a reprodução dos imperativos sociais no contexto de transformação do espaço das cidades.

A segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades. No Brasil, alguns exemplos de segregação urbana mais comuns são a formação de favelas, habitações em áreas irregulares, cortiços e áreas de invasão.

 

Pode-se dizer que a segregação urbana é a representação ou reprodução espacial e geográfica da segregação social, estando quase sempre relacionada com o processo de divisão e luta de classes, em que a população mais pobre tende a residir em áreas mais afastadas e menos acessíveis aos grandes centros econômicos. Esses espaços segregados, além do mais, costumam apresentar uma baixa disponibilidade de infraestruturas, como pavimentação, saneamento básico, espaços de lazer, entre outros.

 

 

O principal modelo apontado pela literatura especializada – através de autores como Jean Lojkine, Roberto Lobato Corrêa e Flávio Villaça – para a causa da segregação urbana é o que parte da oposição entre centro e periferia e constitui-se a partir da formação de novas centralidades. Basicamente, as cidades constituem-se a partir de seus sítios ou espaços centrais, expandindo-se a partir de então. Nesse ínterim, as classes economicamente mais abastadas tendem a localizar-se nas proximidades desse centro, uma vez que são esses os espaços mais caros e valorizados.

 

Com o passar do tempo, esses centros principais tornam-se sobrecarregados e inchados, e a evolução das técnicas vai permitindo que as práticas e serviços desloquem-se a partir de novos subcentros. Estes vão tornando-se mais valorizados, o que encarece os preços dos terrenos e eleva os custos sociais, proporcionando o afastamento das populações mais pobres e a ocupação pela população mais rica.

 

O Estado age também nesse processo no sentido de oferecer a esses centros as melhores condições de infraestrutura, com uma maior diversidade de transportes, praças, áreas de lazer, entre outras. Dessa forma, essas áreas empregam mais do que as demais, o que proporciona uma maior mobilidade e atividade em seus espaços, incluindo os trabalhadores que residem nas periferias e que precisam deslocar-se em grandes faixas para exercerem seus ofícios.

 

 

Além disso, nas chamadas “bordas” das cidades, amplia-se o crescimento desordenado dos bairros periféricos, além das favelas e das casas em áreas irregulares, como nas proximidades de cursos d´água. Essas áreas são compostas por pessoas com baixos salários, com poucas condições de renda e que não possuem outra opção a não ser residir em locais com pouca infraestrutura, o que caracteriza a segregação urbana.

 

Esse caso representa a segregação involuntária, aquela que não ocorre de forma planejada por parte de seus atores, mas é forjada pelas condições sociais e econômicas. Esse tipo de segregação não pode ser confundido com a segregação voluntária, também chamada de autossegregação, que é aquela praticada por grupos economicamente mais ricos que buscam afastar-se do inchamento das cidades, passando a residir em locais mais ou menos isolados, geralmente em grandes condomínios residenciais luxuosos.

 

A segregação urbana, como podemos ver, revela as contradições econômicas e sociais da sociedade contemporânea sobre o espectro do espaço geográfico.

 

Questões

 

1 A segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial, refere- se o que?

2 Como está relacionada a segregação espacial?

3 Qual a relação entre os grandes centros econômicos e a periferia em relação a segregação espacial.

4 Qual é a função do Estado em relação a segregação espacial.

 

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 2A, 2B, 2TA, 2TB

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Analisar a importância do voto feminino, a luta das mulheres por direitos.

SEMANA: de 28 de setembro a 02 de outubro

Quantidade de aulas: 02

 

Assista ao filme As Sufragistas acessando o endereço eletrônico abaixo.

https://youtu.be/VTTy39nxGc4

 



Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "A" - EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 28 de setembro à 02 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por
UNIVERSITY OF THE PEOPLE,https://www.uopeople.edu/10-facts-about-education-in-brazil/ sobre
a Situação da Educação Brasileira. Em seguida escreva em seu caderno quais fatos
foram analisados para traçar um perfil da edução no Brasil.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

10 Facts About Education in Brazil
Education in Brazil has its fair shares of challenges, but the country is taking active 
measures to turn around the prospects in order to improve the country’s population and future
prospects.
Education in Brazil has faced its fair share of challenges, but it continues to have a 
hopeful outlook as the country is taking steps toward improvement. Out of all the OECD and
partner countries, Brazil has one of the largest shares of adults who lack secondary education.
But that doesn’t mean that its residents aren’t trying to get an education, nor does it mean 
that the government is not working towards reform.
Brazil is ranked #32 in the world for education, but in the form of the Plano Nacional de 
Edcucacao (PNE), there are 21 measures that the country is taking to increase the quality 
of education in the country.
While these facts may be mind blowing and some are less than optimal, the silver lining is
that education is becoming globally accessible through online programs, such as what 
University of the People offers. But before we jump into beyond-the-border alternatives,
let’s take a look at the current status of education in the country.
Source: Unsplash
 

1. Income Inequality and Education
With only 69% of 15-19 year olds enrolled in education and 29% of 20-24 year olds, the country
is facing a crisis of uneducated adults. Therefore, when compared with partner countries, 
Brazil’s income equality is one of the highest. Because education is highly correlated with
income, the lack of education contributes to larger salary gaps between those who have and
those who have not earned their degrees.

2. Degrees Hold High Weight for Salaries
Like virtually anywhere in the world, those with undergraduate and graduate degrees earn higher
salaries than their counterparts without a degree. But, in Brazil, the difference is starkly
contrasted.
For example, graduate salaries are 2.5 times higher than those without degrees, and for those
who didn’t finish secondary education, the salaries end up being 5 times higher. This is why
the income inequality and educational discrepancies is so dramatic.
But why is the difference between those who are educated versus those who are uneducated so 
large? The truth is Brazil’s education system favors the rich. Even those who attend the 
public universities are more likely to be whiter and richer, and have mostly attended private
schools in their past.

3. Government Expenditure on Education is Increasing
In 2014, Dilma Rousseff, Brazil’s president, announced a new educational plan. The plan called
for the country to invest 10% of the gross domestic product (GDP) towards education by 2024.
But the projection is doubtful to occur because of the aftermath of the financial crisis that
occured not too long ago. Even with this reform and plan, the investment in
education is lower than most OECD countries.

4. Educational Structure
The educational system in Brazil starts at a young age. Students up to three years old can 
attend pre-school and those ages 4-6 can enroll in kindergarten. However, pre-school is not
mandatory. With that being said, they are broken up into Maternal, which are usually state
funded and accept children ages 2-5, or Jardim, which are more likely to be private and 
accept older students at ages 3-6. The educational differences start at this young age. 
Jardims are more likely to focus on academics and provide a foundation for the future 
education of a child, and they are private. This means the publicly funded pre-schools 
serve more as daycares, and it’s in these early stages that the discrepancies which later 
cause income inequality can be seen.

5. School Types
Like most other countries, Brazil has different types of school, including public, private
and international options. Public schools are free, but most expats prefer to enroll their
children in private or international schools for better quality education. International 
schools are a form of private schools, but they are more reputable because they offer foreign
education, like British or American curriculums. Therefore, they are more desirable to better
prepare students to enroll in colleges in those countries upon graduation, should they choose
to do so. International schools cost BRL 3,000-9,000 per month, whereas private schools can
cost less than BRL 1,000 per month. It’s clear to see that the better quality of education is
reserved for those with deeper pockets.

6. Large Class Sizes
Across all public and private primary education, Brazil has relatively large class sizes,
which means that there are more students per teacher. Although the average number has 
decreased from 25 in 2005 to 22.9 in 2016, the data helps to paint the story of how many
people in Brazil lack education. In comparison, the same statistic in the United States
saw an average class size of 20.8 in 2016, 15.4 in Costa Rica, and 21.1 in Portugal.
While there are definitely countries with bigger class sizes, Brazil also struggles with
low teacher salaries which further contributes to the high demand from students, but the
low supply of educators.

7. Low Teacher Salaries
Regardless of the grade that teachers in Brazil teach, their salaries are relatively low in
comparison to other countries. For example, Brazil ranks 20/25 for OECD and partner countries
in its salary for pre-primary teacher salaries, 25/28 for primary school educators, and 25/28
for secondary school teachers.
In American dollars, the average salary was recorded at $22,0003 for pre-primary, $22,740 for
primary school, and $23,252 for lower secondary educators. Interestingly, the amount of women
teaching in pre-primary schools is relatively low in comparison to other countries, and there
is a high number of secondary teachers younger than age 30 and between the ages 30 and 49.

8. Brazil Under-performs Academically
Along with social and regional disparities, Brazil under-performs academically in science,
mathematics and reading. In Brazil, students are more likely to repeat a secondary school
grade than a grade in primary school. Of the worst 100 schools in the country, 99 are public.
The school’s infrastructure and technological infrastructure are directly related to the
quality of the education. According to the research, the biggest differentiating factors when
comparing the top performing schools versus the lowest were the number of employees per 
student, multimedia equipment per student, students per class and computers per class proved
to be the most impactful.

9. Education is Undergoing Reform
Despite the somewhat dismal aforementioned facts, there’s good news. Brazil is undergoing
educational reform to tackle these deficiencies. In 2016, the public got involved with 
demonstrations to signal their concern to the government. Thankfully, the government took
notice and has tried to instill some of the familiar American tactics to tackle educational
reform.
For example, there was talk of merit pay for teachers, as well as using private charter
organizations to manage schools. However, it’s still too early to evaluate changes.
Additionally, reform is sweeping the countries disproportionately. For example, urban centers
are experiencing innovation faster than rural locations. However, the government is 
prioritizing the introduction of technological infrastructure to assist in bringing the schools
up to speed with the current educational and global landscape.
Source: Unsplash
 
10. Beyond the Borders
Along with educational reform, there are options for Brazilian students to study abroad by
physically relocating. However, if that option is impossible to some, there are international
online options for students to earn their education.
For example, American, accredited online universities like University of the People exist for
this exact reason, namely to grant students an affordable, accessible and quality education 
from wherever they may be in the world, including Brazil. All they need to do is have an 
internet connection, and apply with proof of English proficiency and high school completion.
Existing as a tuition-free university, UoPeople offers degree-granting programs in Computer
Science, Health Science, Business Administration and Education. Students from over 200
countries and territories have enrolled in its programs because they have proven to be
life-changing.

Wrapping Up
Despite the challenges that Brazil faces when it comes to education, the country is making
strides to improve. Whether you were born in or moved to Brazil, your educational 
opportunities should not be limited by the country’s offerings. While it’s not all bad news,
it’s still a good idea to look at alternative options like online universities so that your
degree can be of top-quality and place you in a position to be successful in your future.

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 28/09 até 02/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Responder no caderno e enviar foto das respostas.

 





Texto I

“Justiça condena universitária por preconceito contra nordestinos no Twitter”.

Do UOL, em São Paulo-16/05/2012 17h22

 

A estudante de direito Mayara Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) por postar mensagens preconceituosas contra nordestinos no Twitter na época das eleições de 2010. A justiça estabeleceu que ela ficasse presa por um ano, 5 meses e 15 dias. No entanto, a pena foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa.

Após a vitória de Dilma Rousseff no pleito realizado em 2010, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. Segundo a Vara Federal Criminal em São Paulo, a acusada confessou ter publicado as mensagens e que o verdadeiro motivo do conteúdo foi o resultado das eleições da presidente Dilma, que teve grande votação na região nordeste do país. Apesar de toda repercussão, ela disse à justiça que não tinha intenção de ofender ninguém, que não é preconceituosa e que estava arrependida do que fez.

 

Texto II

“Preconceito / Estudante sofre ataque homofóbico”.

https://mp-pr.jusbrasil.com.br/noticias/973052/preconceito-estudante-sofre-ataque-homofobico-preconceito-denuncia-e-importante

Agressão contra aluno do curso de Ciências Sociais, provavelmente praticada por grupo skinhead, mobiliza estudantes e entidades sociais. Rapaz terá de passar por cirurgia facial

Um aluno do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi brutalmente espancado no último dia 23, por volta das 18 horas, na região do Alto da XV. O estudante foi agredido com socos, pontapés e pedradas por um grupo de aproximadamente dez homens de cabelos raspados, vestindo suspensórios e calçando botas - o que indicaria serem skinheads de orientação neonazista. Com duas fraturas no maxilar, o rapaz - que prestou queixa à polícia e fez exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML) - terá que passar por uma cirurgia facial.

O caso chocou os estudantes de Ciências Sociais, que estão mobilizando alunos de outros cursos, bem como entidades sociais, para um protesto semana que vem contra a homofobia. Na semana passada, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) puniu um aluno do curso de Engenharia que agrediu física e verbalmente um estudante de Artes Visuais por suposta motivação homofóbica. O agressor, cujo nome não foi divulgado, foi expulso do alojamento estudantil.

 

•Qual é o conteúdo comum a todos esses textos? 

Alguma dessas notícias chamou a sua atenção por alguma razão especial? Qual?Por quê? 

Você já presenciou situações similares no seu cotidiano? Quais foram? Como reagiram as pessoas presentes nessas situações?

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

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2ºTB /Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

 

            A poética pessoal de Michelangelo

 

Assista ao vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=9AJBGsjwN9M

 

 

A poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois exemplos dessa poética pessoal de Michelangelo.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

  • Relacionar funções das células a seus respectivos componentes.

 

Conteúdos:

 

Mitose, mecanismo básico de reprodução celular e mitoses descontroladas (cânceres)

 

Atividades:

Assistam a aula do Centro de mídia:  Mitose e câncer

https://www.youtube.com/watch?v=45lzDIrK4IM

 

Após assistir a aula, faça um resumo destacando os principais pontos sobre o conteúdo abordado.

 

 

 

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 29/09 até 02/10 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.




















Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

2TA,B,C

Homens e mulheres no mercado de trabalho

Semana 28 a 02 de setembro / outubro

· Ler o texto disponível no link:

· https://news.un.org/pt/story/2019/03/1663231

· Faça um breve resumo

· Entrega até 07 de outubro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2  EJA 2TA,2ºTB,2ºTC,2ºTD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

PERGUNTAS:

1) Qual a diferença de Migração, imigração e emigração?Justifique!

2) Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!

3) Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!

4) Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?

5) Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração

Pesquisar sobre:

O que é necessário para ocorrer a combustão?

Como funcionam os foguetes?

Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane - Química Atividades : 28/09 a 02/10/2020

Séries: 2 termos A, B,C e D

Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre dispersões coloidais no link abaixo do youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZRkLPNm_T_8

Geografia/ProfºRicardo

Semana 28 a 02 de outubro

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de Geografia

EJA 2 TA,TB

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

Segregação Urbana

 

A segregação urbana é a reprodução dos imperativos sociais no contexto de transformação do espaço das cidades.

A segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades. No Brasil, alguns exemplos de segregação urbana mais comuns são a formação de favelas, habitações em áreas irregulares, cortiços e áreas de invasão.

 

Pode-se dizer que a segregação urbana é a representação ou reprodução espacial e geográfica da segregação social, estando quase sempre relacionada com o processo de divisão e luta de classes, em que a população mais pobre tende a residir em áreas mais afastadas e menos acessíveis aos grandes centros econômicos. Esses espaços segregados, além do mais, costumam apresentar uma baixa disponibilidade de infraestruturas, como pavimentação, saneamento básico, espaços de lazer, entre outros.

 

 

O principal modelo apontado pela literatura especializada – através de autores como Jean Lojkine, Roberto Lobato Corrêa e Flávio Villaça – para a causa da segregação urbana é o que parte da oposição entre centro e periferia e constitui-se a partir da formação de novas centralidades. Basicamente, as cidades constituem-se a partir de seus sítios ou espaços centrais, expandindo-se a partir de então. Nesse ínterim, as classes economicamente mais abastadas tendem a localizar-se nas proximidades desse centro, uma vez que são esses os espaços mais caros e valorizados.

 

Com o passar do tempo, esses centros principais tornam-se sobrecarregados e inchados, e a evolução das técnicas vai permitindo que as práticas e serviços desloquem-se a partir de novos subcentros. Estes vão tornando-se mais valorizados, o que encarece os preços dos terrenos e eleva os custos sociais, proporcionando o afastamento das populações mais pobres e a ocupação pela população mais rica.

 

O Estado age também nesse processo no sentido de oferecer a esses centros as melhores condições de infraestrutura, com uma maior diversidade de transportes, praças, áreas de lazer, entre outras. Dessa forma, essas áreas empregam mais do que as demais, o que proporciona uma maior mobilidade e atividade em seus espaços, incluindo os trabalhadores que residem nas periferias e que precisam deslocar-se em grandes faixas para exercerem seus ofícios.

 

 

Além disso, nas chamadas “bordas” das cidades, amplia-se o crescimento desordenado dos bairros periféricos, além das favelas e das casas em áreas irregulares, como nas proximidades de cursos d´água. Essas áreas são compostas por pessoas com baixos salários, com poucas condições de renda e que não possuem outra opção a não ser residir em locais com pouca infraestrutura, o que caracteriza a segregação urbana.

 

Esse caso representa a segregação involuntária, aquela que não ocorre de forma planejada por parte de seus atores, mas é forjada pelas condições sociais e econômicas. Esse tipo de segregação não pode ser confundido com a segregação voluntária, também chamada de autossegregação, que é aquela praticada por grupos economicamente mais ricos que buscam afastar-se do inchamento das cidades, passando a residir em locais mais ou menos isolados, geralmente em grandes condomínios residenciais luxuosos.

 

A segregação urbana, como podemos ver, revela as contradições econômicas e sociais da sociedade contemporânea sobre o espectro do espaço geográfico.

 

Questões

 

1 A segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial, refere- se o que?

2 Como está relacionada a segregação espacial?

3 Qual a relação entre os grandes centros econômicos e a periferia em relação a segregação espacial.

4 Qual é a função do Estado em relação a segregação espacial.

 

História/Profº História

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 2A, 2B, 2TA, 2TB

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Analisar a importância do voto feminino, a luta das mulheres por direitos.

SEMANA: de 28 de setembro a 02 de outubro

Quantidade de aulas: 02

 

Assista ao filme As Sufragistas acessando o endereço eletrônico abaixo.

https://youtu.be/VTTy39nxGc4

 

Inglês/ProfºMºAntonia

Série: 2o. TERMO "B" - EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 28 de setembro à 02 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por
UNIVERSITY OF THE PEOPLE,https://www.uopeople.edu/10-facts-about-education-in-brazil/ sobre
a Situação da Educação Brasileira. Em seguida escreva em seu caderno quais fatos
foram analisados para traçar um perfil da edução no Brasil.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

10 Facts About Education in Brazil
Education in Brazil has its fair shares of challenges, but the country is taking active 
measures to turn around the prospects in order to improve the country’s population and future
prospects.
Education in Brazil has faced its fair share of challenges, but it continues to have a 
hopeful outlook as the country is taking steps toward improvement. Out of all the OECD and
partner countries, Brazil has one of the largest shares of adults who lack secondary education.
But that doesn’t mean that its residents aren’t trying to get an education, nor does it mean 
that the government is not working towards reform.
Brazil is ranked #32 in the world for education, but in the form of the Plano Nacional de 
Edcucacao (PNE), there are 21 measures that the country is taking to increase the quality 
of education in the country.
While these facts may be mind blowing and some are less than optimal, the silver lining is
that education is becoming globally accessible through online programs, such as what 
University of the People offers. But before we jump into beyond-the-border alternatives,
let’s take a look at the current status of education in the country.
Source: Unsplash
 

1. Income Inequality and Education
With only 69% of 15-19 year olds enrolled in education and 29% of 20-24 year olds, the country
is facing a crisis of uneducated adults. Therefore, when compared with partner countries, 
Brazil’s income equality is one of the highest. Because education is highly correlated with
income, the lack of education contributes to larger salary gaps between those who have and
those who have not earned their degrees.

2. Degrees Hold High Weight for Salaries
Like virtually anywhere in the world, those with undergraduate and graduate degrees earn higher
salaries than their counterparts without a degree. But, in Brazil, the difference is starkly
contrasted.
For example, graduate salaries are 2.5 times higher than those without degrees, and for those
who didn’t finish secondary education, the salaries end up being 5 times higher. This is why
the income inequality and educational discrepancies is so dramatic.
But why is the difference between those who are educated versus those who are uneducated so 
large? The truth is Brazil’s education system favors the rich. Even those who attend the 
public universities are more likely to be whiter and richer, and have mostly attended private
schools in their past.

3. Government Expenditure on Education is Increasing
In 2014, Dilma Rousseff, Brazil’s president, announced a new educational plan. The plan called
for the country to invest 10% of the gross domestic product (GDP) towards education by 2024.
But the projection is doubtful to occur because of the aftermath of the financial crisis that
occured not too long ago. Even with this reform and plan, the investment in
education is lower than most OECD countries.

4. Educational Structure
The educational system in Brazil starts at a young age. Students up to three years old can 
attend pre-school and those ages 4-6 can enroll in kindergarten. However, pre-school is not
mandatory. With that being said, they are broken up into Maternal, which are usually state
funded and accept children ages 2-5, or Jardim, which are more likely to be private and 
accept older students at ages 3-6. The educational differences start at this young age. 
Jardims are more likely to focus on academics and provide a foundation for the future 
education of a child, and they are private. This means the publicly funded pre-schools 
serve more as daycares, and it’s in these early stages that the discrepancies which later 
cause income inequality can be seen.

5. School Types
Like most other countries, Brazil has different types of school, including public, private
and international options. Public schools are free, but most expats prefer to enroll their
children in private or international schools for better quality education. International 
schools are a form of private schools, but they are more reputable because they offer foreign
education, like British or American curriculums. Therefore, they are more desirable to better
prepare students to enroll in colleges in those countries upon graduation, should they choose
to do so. International schools cost BRL 3,000-9,000 per month, whereas private schools can
cost less than BRL 1,000 per month. It’s clear to see that the better quality of education is
reserved for those with deeper pockets.

6. Large Class Sizes
Across all public and private primary education, Brazil has relatively large class sizes,
which means that there are more students per teacher. Although the average number has 
decreased from 25 in 2005 to 22.9 in 2016, the data helps to paint the story of how many
people in Brazil lack education. In comparison, the same statistic in the United States
saw an average class size of 20.8 in 2016, 15.4 in Costa Rica, and 21.1 in Portugal.
While there are definitely countries with bigger class sizes, Brazil also struggles with
low teacher salaries which further contributes to the high demand from students, but the
low supply of educators.

7. Low Teacher Salaries
Regardless of the grade that teachers in Brazil teach, their salaries are relatively low in
comparison to other countries. For example, Brazil ranks 20/25 for OECD and partner countries
in its salary for pre-primary teacher salaries, 25/28 for primary school educators, and 25/28
for secondary school teachers.
In American dollars, the average salary was recorded at $22,0003 for pre-primary, $22,740 for
primary school, and $23,252 for lower secondary educators. Interestingly, the amount of women
teaching in pre-primary schools is relatively low in comparison to other countries, and there
is a high number of secondary teachers younger than age 30 and between the ages 30 and 49.

8. Brazil Under-performs Academically
Along with social and regional disparities, Brazil under-performs academically in science,
mathematics and reading. In Brazil, students are more likely to repeat a secondary school
grade than a grade in primary school. Of the worst 100 schools in the country, 99 are public.
The school’s infrastructure and technological infrastructure are directly related to the
quality of the education. According to the research, the biggest differentiating factors when
comparing the top performing schools versus the lowest were the number of employees per 
student, multimedia equipment per student, students per class and computers per class proved
to be the most impactful.

9. Education is Undergoing Reform
Despite the somewhat dismal aforementioned facts, there’s good news. Brazil is undergoing
educational reform to tackle these deficiencies. In 2016, the public got involved with 
demonstrations to signal their concern to the government. Thankfully, the government took
notice and has tried to instill some of the familiar American tactics to tackle educational
reform.
For example, there was talk of merit pay for teachers, as well as using private charter
organizations to manage schools. However, it’s still too early to evaluate changes.
Additionally, reform is sweeping the countries disproportionately. For example, urban centers
are experiencing innovation faster than rural locations. However, the government is 
prioritizing the introduction of technological infrastructure to assist in bringing the schools
up to speed with the current educational and global landscape.
Source: Unsplash
 
10. Beyond the Borders
Along with educational reform, there are options for Brazilian students to study abroad by
physically relocating. However, if that option is impossible to some, there are international
online options for students to earn their education.
For example, American, accredited online universities like University of the People exist for
this exact reason, namely to grant students an affordable, accessible and quality education 
from wherever they may be in the world, including Brazil. All they need to do is have an 
internet connection, and apply with proof of English proficiency and high school completion.
Existing as a tuition-free university, UoPeople offers degree-granting programs in Computer
Science, Health Science, Business Administration and Education. Students from over 200
countries and territories have enrolled in its programs because they have proven to be
life-changing.

Wrapping Up
Despite the challenges that Brazil faces when it comes to education, the country is making
strides to improve. Whether you were born in or moved to Brazil, your educational 
opportunities should not be limited by the country’s offerings. While it’s not all bad news,
it’s still a good idea to look at alternative options like online universities so that your
degree can be of top-quality and place you in a position to be successful in your future.


Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 28/09 até 02/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Responder no caderno e enviar foto das respostas.

 





Texto I

“Justiça condena universitária por preconceito contra nordestinos no Twitter”.

Do UOL, em São Paulo-16/05/2012 17h22

 

A estudante de direito Mayara Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) por postar mensagens preconceituosas contra nordestinos no Twitter na época das eleições de 2010. A justiça estabeleceu que ela ficasse presa por um ano, 5 meses e 15 dias. No entanto, a pena foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa.

Após a vitória de Dilma Rousseff no pleito realizado em 2010, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. Segundo a Vara Federal Criminal em São Paulo, a acusada confessou ter publicado as mensagens e que o verdadeiro motivo do conteúdo foi o resultado das eleições da presidente Dilma, que teve grande votação na região nordeste do país. Apesar de toda repercussão, ela disse à justiça que não tinha intenção de ofender ninguém, que não é preconceituosa e que estava arrependida do que fez.

 

Texto II

“Preconceito / Estudante sofre ataque homofóbico”.

https://mp-pr.jusbrasil.com.br/noticias/973052/preconceito-estudante-sofre-ataque-homofobico-preconceito-denuncia-e-importante

Agressão contra aluno do curso de Ciências Sociais, provavelmente praticada por grupo skinhead, mobiliza estudantes e entidades sociais. Rapaz terá de passar por cirurgia facial

Um aluno do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi brutalmente espancado no último dia 23, por volta das 18 horas, na região do Alto da XV. O estudante foi agredido com socos, pontapés e pedradas por um grupo de aproximadamente dez homens de cabelos raspados, vestindo suspensórios e calçando botas - o que indicaria serem skinheads de orientação neonazista. Com duas fraturas no maxilar, o rapaz - que prestou queixa à polícia e fez exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML) - terá que passar por uma cirurgia facial.

O caso chocou os estudantes de Ciências Sociais, que estão mobilizando alunos de outros cursos, bem como entidades sociais, para um protesto semana que vem contra a homofobia. Na semana passada, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) puniu um aluno do curso de Engenharia que agrediu física e verbalmente um estudante de Artes Visuais por suposta motivação homofóbica. O agressor, cujo nome não foi divulgado, foi expulso do alojamento estudantil.

 

•Qual é o conteúdo comum a todos esses textos? 

Alguma dessas notícias chamou a sua atenção por alguma razão especial? Qual?Por quê? 

Você já presenciou situações similares no seu cotidiano? Quais foram? Como reagiram as pessoas presentes nessas situações?

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

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2ºTC /Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

 

            A poética pessoal de Michelangelo

 

Assista ao vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=9AJBGsjwN9M

 

 

A poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois exemplos dessa poética pessoal de Michelangelo.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

  • Relacionar funções das células a seus respectivos componentes.

 

Conteúdos:

 

Mitose, mecanismo básico de reprodução celular e mitoses descontroladas (cânceres)

 

Atividades:

Assistam a aula do Centro de mídia:  Mitose e câncer

https://www.youtube.com/watch?v=45lzDIrK4IM

 

Após assistir a aula, faça um resumo destacando os principais pontos sobre o conteúdo abordado.

 

 

 

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 29/09 até 02/10 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.




















Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

2TA,B,C

Homens e mulheres no mercado de trabalho

Semana 28 a 02 de setembro / outubro

· Ler o texto disponível no link:

· https://news.un.org/pt/story/2019/03/1663231

· Faça um breve resumo

· Entrega até 07 de outubro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2  EJA 2TA,2ºTB,2ºTC,2ºTD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

PERGUNTAS:

1) Qual a diferença de Migração, imigração e emigração?Justifique!

2) Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!

3) Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!

4) Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?

5) Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração

Pesquisar sobre:

O que é necessário para ocorrer a combustão?

Como funcionam os foguetes?

Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane - Química Atividades : 28/09 a 02/10/2020

Séries: 2 termos A, B,C e D

Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre dispersões coloidais no link abaixo do youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZRkLPNm_T_8

Geografia/ProfºEdivaldo


História/ProfºSergio

    Atividade de História - 2ºs TC e TD – Prof.: Sérgio - semana de 28/09 a 02/10/2020

 

 

 

1) O que foi a Revolução Industrial?

 

2) O que eram as manufaturas?

 

3) Por que alguns trabalhadores ficaram conhecidos como “os quebradores de máquinas”?

 

4) Por que a Inglaterra foi a percussora da Revolução Industrial?

 

5) Explique as etapas da Revolução Industrial.

 

 

Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 1 e 02/10

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:

 Relembrado os artigos

A e AN são os artigos indefinidos no inglês, e correspondem ao um (ou uma) no português.

A diferença entre eles é que a é usado antes de palavras que começam com som de consoante e an é usado antes de palavras que começam com som de vogal. Veja exemplos:

an animal, a machine, an hour, a day, an engineer, a doctor, an architect, a student

 

O Artigo Definido The é usado antes de um substantivo já conhecido pelo ouvinte ou leitor. Significa O, A, OS, AS, mas, em Inglês, é invariável em gênero e número, ao contrário do que acontece no Português. Exemplos:

The boy - O menino - The boys - Os meninos

The girl - A menina - The girls - As meninas

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.      Relembrando:

Em inglês os artigos indefinidos são _______________, que em Português traduzimos para _______________________

Já o artigo definido é ____________, que em Português traduzimos para _______________

 

2.      Complete parte da música “Happy” com o artigo correto (a, an, the)

It might seem crazy what I’m about to say

Sunshine she’s here, you can take _______ break

I'm __________ hot air balloon that could go to space

With ________ air, like I don't care, baby, by ______ way

Because I’m happy

Clap along, if you feel like ______ room without _______ roof

Because I’m happy

Clap along, if you feel like happiness is ________ truth

Because I’m happy

Clap along, if you know what happiness is to you

Encontre a música em:

https://www.letras.mus.br/pharrel-williams/happy/traducao.html

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

Link para pesquisa:  https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 28/09 até 02/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Responder no caderno e enviar foto das respostas.

 





Texto I

“Justiça condena universitária por preconceito contra nordestinos no Twitter”.

Do UOL, em São Paulo-16/05/2012 17h22

 

A estudante de direito Mayara Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) por postar mensagens preconceituosas contra nordestinos no Twitter na época das eleições de 2010. A justiça estabeleceu que ela ficasse presa por um ano, 5 meses e 15 dias. No entanto, a pena foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa.

Após a vitória de Dilma Rousseff no pleito realizado em 2010, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. Segundo a Vara Federal Criminal em São Paulo, a acusada confessou ter publicado as mensagens e que o verdadeiro motivo do conteúdo foi o resultado das eleições da presidente Dilma, que teve grande votação na região nordeste do país. Apesar de toda repercussão, ela disse à justiça que não tinha intenção de ofender ninguém, que não é preconceituosa e que estava arrependida do que fez.

 

Texto II

“Preconceito / Estudante sofre ataque homofóbico”.

https://mp-pr.jusbrasil.com.br/noticias/973052/preconceito-estudante-sofre-ataque-homofobico-preconceito-denuncia-e-importante

Agressão contra aluno do curso de Ciências Sociais, provavelmente praticada por grupo skinhead, mobiliza estudantes e entidades sociais. Rapaz terá de passar por cirurgia facial

Um aluno do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi brutalmente espancado no último dia 23, por volta das 18 horas, na região do Alto da XV. O estudante foi agredido com socos, pontapés e pedradas por um grupo de aproximadamente dez homens de cabelos raspados, vestindo suspensórios e calçando botas - o que indicaria serem skinheads de orientação neonazista. Com duas fraturas no maxilar, o rapaz - que prestou queixa à polícia e fez exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML) - terá que passar por uma cirurgia facial.

O caso chocou os estudantes de Ciências Sociais, que estão mobilizando alunos de outros cursos, bem como entidades sociais, para um protesto semana que vem contra a homofobia. Na semana passada, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) puniu um aluno do curso de Engenharia que agrediu física e verbalmente um estudante de Artes Visuais por suposta motivação homofóbica. O agressor, cujo nome não foi divulgado, foi expulso do alojamento estudantil.

 

•Qual é o conteúdo comum a todos esses textos? 

Alguma dessas notícias chamou a sua atenção por alguma razão especial? Qual?Por quê? 

Você já presenciou situações similares no seu cotidiano? Quais foram? Como reagiram as pessoas presentes nessas situações?

Matemática/ProfºAdilson


Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 28/09 a 02/10

Atividades Matemática

Exemplifique como efetuar a multiplicação entre 2 ou mais matrizes

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

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2ºTD /Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

 

            A poética pessoal de Michelangelo

 

Assista ao vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=9AJBGsjwN9M

 

 

A poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois exemplos dessa poética pessoal de Michelangelo.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

  • Relacionar funções das células a seus respectivos componentes.

 

Conteúdos:

 

Mitose, mecanismo básico de reprodução celular e mitoses descontroladas (cânceres)

 

Atividades:

Assistam a aula do Centro de mídia:  Mitose e câncer

https://www.youtube.com/watch?v=45lzDIrK4IM

 

Após assistir a aula, faça um resumo destacando os principais pontos sobre o conteúdo abordado.

 

 

 

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 29/09 até 02/10 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.




















Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºIslilia


Professora: Islilia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 28/09/2020 a 02/10/2020 para 2TD Ano Eja.

Atividade: Fazer a leitura do conceito de liberdade, e explicar.

Objetivo: Conscientização da liberdade e responsabilidade.

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/consciencia-e-liberda-humana-texto-2.htm

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2  EJA 2TA,2ºTB,2ºTC,2ºTD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

PERGUNTAS:

1) Qual a diferença de Migração, imigração e emigração?Justifique!

2) Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!

3) Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!

4) Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?

5) Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração

Pesquisar sobre:

O que é necessário para ocorrer a combustão?

Como funcionam os foguetes?

Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane - Química Atividades : 28/09 a 02/10/2020

Séries: 2 termos A, B,C e D

Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre dispersões coloidais no link abaixo do youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZRkLPNm_T_8


Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 2TD SEMANA 28/09 a 02/10 PROF. VANILDO.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

Atividade

Transformações na dinâmica demográfica nacional

https://youtu.be/xBwb8Gh14Y4

https://youtu.be/r3mHCwrIHgQ?t=30

1  Compare as pirâmides. Depois, responda às questões propostas.



 

a)       Indique as diferenças na distribuição da população por faixa etária em 1970 e 2020.

 

b)       Era comum na década de 1970 as pessoas dizerem que o Brasil era um país jovem, ou de jovens. A pirâmide do período confirma isso? Em 2020, ele continuou a ser um país de jovens? Explique sua resposta


História/ProfºSergio

    Atividade de História - 2ºs TC e TD – Prof.: Sérgio - semana de 28/09 a 02/10/2020

 

 

 

1) O que foi a Revolução Industrial?

 

2) O que eram as manufaturas?

 

3) Por que alguns trabalhadores ficaram conhecidos como “os quebradores de máquinas”?

 

4) Por que a Inglaterra foi a percussora da Revolução Industrial?

 

5) Explique as etapas da Revolução Industrial.

 

 

Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 1 e 02/10

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:

 Relembrado os artigos

A e AN são os artigos indefinidos no inglês, e correspondem ao um (ou uma) no português.

A diferença entre eles é que a é usado antes de palavras que começam com som de consoante e an é usado antes de palavras que começam com som de vogal. Veja exemplos:

an animal, a machine, an hour, a day, an engineer, a doctor, an architect, a student

 

O Artigo Definido The é usado antes de um substantivo já conhecido pelo ouvinte ou leitor. Significa O, A, OS, AS, mas, em Inglês, é invariável em gênero e número, ao contrário do que acontece no Português. Exemplos:

The boy - O menino - The boys - Os meninos

The girl - A menina - The girls - As meninas

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.      Relembrando:

Em inglês os artigos indefinidos são _______________, que em Português traduzimos para _______________________

Já o artigo definido é ____________, que em Português traduzimos para _______________

 

2.      Complete parte da música “Happy” com o artigo correto (a, an, the)

It might seem crazy what I’m about to say

Sunshine she’s here, you can take _______ break

I'm __________ hot air balloon that could go to space

With ________ air, like I don't care, baby, by ______ way

Because I’m happy

Clap along, if you feel like ______ room without _______ roof

Because I’m happy

Clap along, if you feel like happiness is ________ truth

Because I’m happy

Clap along, if you know what happiness is to you

Encontre a música em:

https://www.letras.mus.br/pharrel-williams/happy/traducao.html

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

Link para pesquisa:  https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 28/09 até 02/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Responder no caderno e enviar foto das respostas.

 





Texto I

“Justiça condena universitária por preconceito contra nordestinos no Twitter”.

Do UOL, em São Paulo-16/05/2012 17h22

 

A estudante de direito Mayara Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) por postar mensagens preconceituosas contra nordestinos no Twitter na época das eleições de 2010. A justiça estabeleceu que ela ficasse presa por um ano, 5 meses e 15 dias. No entanto, a pena foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa.

Após a vitória de Dilma Rousseff no pleito realizado em 2010, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. Segundo a Vara Federal Criminal em São Paulo, a acusada confessou ter publicado as mensagens e que o verdadeiro motivo do conteúdo foi o resultado das eleições da presidente Dilma, que teve grande votação na região nordeste do país. Apesar de toda repercussão, ela disse à justiça que não tinha intenção de ofender ninguém, que não é preconceituosa e que estava arrependida do que fez.

 

Texto II

“Preconceito / Estudante sofre ataque homofóbico”.

https://mp-pr.jusbrasil.com.br/noticias/973052/preconceito-estudante-sofre-ataque-homofobico-preconceito-denuncia-e-importante

Agressão contra aluno do curso de Ciências Sociais, provavelmente praticada por grupo skinhead, mobiliza estudantes e entidades sociais. Rapaz terá de passar por cirurgia facial

Um aluno do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi brutalmente espancado no último dia 23, por volta das 18 horas, na região do Alto da XV. O estudante foi agredido com socos, pontapés e pedradas por um grupo de aproximadamente dez homens de cabelos raspados, vestindo suspensórios e calçando botas - o que indicaria serem skinheads de orientação neonazista. Com duas fraturas no maxilar, o rapaz - que prestou queixa à polícia e fez exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML) - terá que passar por uma cirurgia facial.

O caso chocou os estudantes de Ciências Sociais, que estão mobilizando alunos de outros cursos, bem como entidades sociais, para um protesto semana que vem contra a homofobia. Na semana passada, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) puniu um aluno do curso de Engenharia que agrediu física e verbalmente um estudante de Artes Visuais por suposta motivação homofóbica. O agressor, cujo nome não foi divulgado, foi expulso do alojamento estudantil.

 

•Qual é o conteúdo comum a todos esses textos? 

Alguma dessas notícias chamou a sua atenção por alguma razão especial? Qual?Por quê? 

Você já presenciou situações similares no seu cotidiano? Quais foram? Como reagiram as pessoas presentes nessas situações?

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 28/09 a 02/10

Atividades Matemática

Exemplifique como efetuar a multiplicação entre 2 ou mais matrizes

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br








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