Atividade da semana de 28 de setembro a 02 de outubro 2020
2ºTA /Noturno
Arte/ProfºJorge
ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2º TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO:
A
poética pessoal de Michelangelo
Assista
ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=9AJBGsjwN9M
A
poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos
vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o
processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois
exemplos dessa poética pessoal de Michelangelo.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Termo A, 2 Termo B , 2º Termo C
e 2º Termo D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
Conteúdos:
Mitose, mecanismo básico de reprodução
celular e mitoses descontroladas (cânceres)
|
Atividades: Assistam
a aula do Centro de mídia: Mitose e câncer https://www.youtube.com/watch?v=45lzDIrK4IM
Após assistir a aula,
faça um resumo destacando os principais pontos sobre o conteúdo abordado.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 29/09 até 02/10 (Duas aulas de 45
minutos cada) |
Instrumento para
verificar a aprendizagem:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o
desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais
deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância
dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. |
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
1º Bimestre
2TA,B,C
Homens e mulheres no mercado de trabalho
Semana 28 a 02 de setembro / outubro
· Ler o texto disponível no link:
· https://news.un.org/pt/story/2019/03/1663231
· Faça um breve resumo
· Entrega até 07 de outubro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 EJA 2TA,2ºTB,2ºTC,2ºTD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
PERGUNTAS:
1) Qual a diferença de Migração, imigração e emigração?Justifique!
2) Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!
3) Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!
4) Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?
5) Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração
Pesquisar sobre:
O que é necessário para ocorrer a combustão?
Como funcionam os foguetes?
Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane - Química Atividades : 28/09 a 02/10/2020
Séries: 2 termos A, B,C e D
Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre dispersões coloidais no link abaixo do youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=ZRkLPNm_T_8
Geografia/ProfºRicardo
Semana 28 a 02 de outubro
Professor Ricardo José dos Santos
Atividade de Geografia
EJA 2 TA,TB
Email ricardosantosgeo@gmail.com
Segregação Urbana
A segregação urbana é a reprodução dos imperativos sociais
no contexto de transformação do espaço das cidades.
A segregação urbana – também chamada de segregação
socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas
pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até
raciais no espaço das cidades. No Brasil, alguns exemplos de segregação urbana
mais comuns são a formação de favelas, habitações em áreas irregulares,
cortiços e áreas de invasão.
Pode-se dizer que a segregação urbana é a representação ou
reprodução espacial e geográfica da segregação social, estando quase sempre
relacionada com o processo de divisão e luta de classes, em que a população
mais pobre tende a residir em áreas mais afastadas e menos acessíveis aos
grandes centros econômicos. Esses espaços segregados, além do mais, costumam
apresentar uma baixa disponibilidade de infraestruturas, como pavimentação,
saneamento básico, espaços de lazer, entre outros.
O principal modelo apontado pela literatura especializada –
através de autores como Jean Lojkine, Roberto Lobato Corrêa e Flávio Villaça –
para a causa da segregação urbana é o que parte da oposição entre centro e
periferia e constitui-se a partir da formação de novas centralidades. Basicamente,
as cidades constituem-se a partir de seus sítios ou espaços centrais,
expandindo-se a partir de então. Nesse ínterim, as classes economicamente mais
abastadas tendem a localizar-se nas proximidades desse centro, uma vez que são
esses os espaços mais caros e valorizados.
Com o passar do tempo, esses centros principais tornam-se
sobrecarregados e inchados, e a evolução das técnicas vai permitindo que as
práticas e serviços desloquem-se a partir de novos subcentros. Estes vão
tornando-se mais valorizados, o que encarece os preços dos terrenos e eleva os
custos sociais, proporcionando o afastamento das populações mais pobres e a
ocupação pela população mais rica.
O Estado age também nesse processo no sentido de oferecer a
esses centros as melhores condições de infraestrutura, com uma maior
diversidade de transportes, praças, áreas de lazer, entre outras. Dessa forma,
essas áreas empregam mais do que as demais, o que proporciona uma maior
mobilidade e atividade em seus espaços, incluindo os trabalhadores que residem
nas periferias e que precisam deslocar-se em grandes faixas para exercerem seus
ofícios.
Além disso, nas chamadas “bordas” das cidades, amplia-se o
crescimento desordenado dos bairros periféricos, além das favelas e das casas
em áreas irregulares, como nas proximidades de cursos d´água. Essas áreas são
compostas por pessoas com baixos salários, com poucas condições de renda e que
não possuem outra opção a não ser residir em locais com pouca infraestrutura, o
que caracteriza a segregação urbana.
Esse caso representa a segregação involuntária, aquela que
não ocorre de forma planejada por parte de seus atores, mas é forjada pelas
condições sociais e econômicas. Esse tipo de segregação não pode ser confundido
com a segregação voluntária, também chamada de autossegregação, que é aquela
praticada por grupos economicamente mais ricos que buscam afastar-se do
inchamento das cidades, passando a residir em locais mais ou menos isolados,
geralmente em grandes condomínios residenciais luxuosos.
A segregação urbana, como podemos ver, revela as
contradições econômicas e sociais da sociedade contemporânea sobre o espectro
do espaço geográfico.
Questões
1 A segregação urbana – também chamada de segregação
socioespacial, refere- se o que?
2 Como está relacionada a segregação espacial?
3 Qual a relação entre os grandes centros econômicos e a
periferia em relação a segregação espacial.
4 Qual é a função do Estado em relação a segregação
espacial.
História/Profº Silvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMA: 2A, 2B, 2TA, 2TB
HABILIDADES
ENVOLVIDAS: Analisar a importância do voto feminino, a luta das mulheres por
direitos.
SEMANA:
de 28 de setembro a 02 de outubro
Quantidade
de aulas: 02
Assista
ao filme As Sufragistas acessando o endereço eletrônico abaixo.
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 2o. TERMO "A" - EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 28 de setembro à 02 de outubro de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por UNIVERSITY OF THE PEOPLE,https://www.uopeople.edu/10-facts-about-education-in-brazil/ sobre a Situação da Educação Brasileira. Em seguida escreva em seu caderno quais fatos foram analisados para traçar um perfil da edução no Brasil. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com 10 Facts About Education in Brazil Education in Brazil has its fair shares of challenges, but the country is taking active measures to turn around the prospects in order to improve the country’s population and future prospects. Education in Brazil has faced its fair share of challenges, but it continues to have a hopeful outlook as the country is taking steps toward improvement. Out of all the OECD and partner countries, Brazil has one of the largest shares of adults who lack secondary education. But that doesn’t mean that its residents aren’t trying to get an education, nor does it mean that the government is not working towards reform. Brazil is ranked #32 in the world for education, but in the form of the Plano Nacional de Edcucacao (PNE), there are 21 measures that the country is taking to increase the quality of education in the country. While these facts may be mind blowing and some are less than optimal, the silver lining is that education is becoming globally accessible through online programs, such as what University of the People offers. But before we jump into beyond-the-border alternatives, let’s take a look at the current status of education in the country. Source: Unsplash 1. Income Inequality and Education With only 69% of 15-19 year olds enrolled in education and 29% of 20-24 year olds, the country is facing a crisis of uneducated adults. Therefore, when compared with partner countries, Brazil’s income equality is one of the highest. Because education is highly correlated with income, the lack of education contributes to larger salary gaps between those who have and those who have not earned their degrees. 2. Degrees Hold High Weight for Salaries Like virtually anywhere in the world, those with undergraduate and graduate degrees earn higher salaries than their counterparts without a degree. But, in Brazil, the difference is starkly contrasted. For example, graduate salaries are 2.5 times higher than those without degrees, and for those who didn’t finish secondary education, the salaries end up being 5 times higher. This is why the income inequality and educational discrepancies is so dramatic. But why is the difference between those who are educated versus those who are uneducated so large? The truth is Brazil’s education system favors the rich. Even those who attend the public universities are more likely to be whiter and richer, and have mostly attended private schools in their past. 3. Government Expenditure on Education is Increasing In 2014, Dilma Rousseff, Brazil’s president, announced a new educational plan. The plan called for the country to invest 10% of the gross domestic product (GDP) towards education by 2024. But the projection is doubtful to occur because of the aftermath of the financial crisis that occured not too long ago. Even with this reform and plan, the investment in education is lower than most OECD countries. 4. Educational Structure The educational system in Brazil starts at a young age. Students up to three years old can attend pre-school and those ages 4-6 can enroll in kindergarten. However, pre-school is not mandatory. With that being said, they are broken up into Maternal, which are usually state funded and accept children ages 2-5, or Jardim, which are more likely to be private and accept older students at ages 3-6. The educational differences start at this young age. Jardims are more likely to focus on academics and provide a foundation for the future education of a child, and they are private. This means the publicly funded pre-schools serve more as daycares, and it’s in these early stages that the discrepancies which later cause income inequality can be seen. 5. School Types Like most other countries, Brazil has different types of school, including public, private and international options. Public schools are free, but most expats prefer to enroll their children in private or international schools for better quality education. International schools are a form of private schools, but they are more reputable because they offer foreign education, like British or American curriculums. Therefore, they are more desirable to better prepare students to enroll in colleges in those countries upon graduation, should they choose to do so. International schools cost BRL 3,000-9,000 per month, whereas private schools can cost less than BRL 1,000 per month. It’s clear to see that the better quality of education is reserved for those with deeper pockets. 6. Large Class Sizes Across all public and private primary education, Brazil has relatively large class sizes, which means that there are more students per teacher. Although the average number has decreased from 25 in 2005 to 22.9 in 2016, the data helps to paint the story of how many people in Brazil lack education. In comparison, the same statistic in the United States saw an average class size of 20.8 in 2016, 15.4 in Costa Rica, and 21.1 in Portugal. While there are definitely countries with bigger class sizes, Brazil also struggles with low teacher salaries which further contributes to the high demand from students, but the low supply of educators. 7. Low Teacher Salaries Regardless of the grade that teachers in Brazil teach, their salaries are relatively low in comparison to other countries. For example, Brazil ranks 20/25 for OECD and partner countries in its salary for pre-primary teacher salaries, 25/28 for primary school educators, and 25/28 for secondary school teachers. In American dollars, the average salary was recorded at $22,0003 for pre-primary, $22,740 for primary school, and $23,252 for lower secondary educators. Interestingly, the amount of women teaching in pre-primary schools is relatively low in comparison to other countries, and there is a high number of secondary teachers younger than age 30 and between the ages 30 and 49. 8. Brazil Under-performs Academically Along with social and regional disparities, Brazil under-performs academically in science, mathematics and reading. In Brazil, students are more likely to repeat a secondary school grade than a grade in primary school. Of the worst 100 schools in the country, 99 are public. The school’s infrastructure and technological infrastructure are directly related to the quality of the education. According to the research, the biggest differentiating factors when comparing the top performing schools versus the lowest were the number of employees per student, multimedia equipment per student, students per class and computers per class proved to be the most impactful. 9. Education is Undergoing Reform Despite the somewhat dismal aforementioned facts, there’s good news. Brazil is undergoing educational reform to tackle these deficiencies. In 2016, the public got involved with demonstrations to signal their concern to the government. Thankfully, the government took notice and has tried to instill some of the familiar American tactics to tackle educational reform. For example, there was talk of merit pay for teachers, as well as using private charter organizations to manage schools. However, it’s still too early to evaluate changes. Additionally, reform is sweeping the countries disproportionately. For example, urban centers are experiencing innovation faster than rural locations. However, the government is prioritizing the introduction of technological infrastructure to assist in bringing the schools up to speed with the current educational and global landscape. Source: Unsplash 10. Beyond the Borders Along with educational reform, there are options for Brazilian students to study abroad by physically relocating. However, if that option is impossible to some, there are international online options for students to earn their education. For example, American, accredited online universities like University of the People exist for this exact reason, namely to grant students an affordable, accessible and quality education from wherever they may be in the world, including Brazil. All they need to do is have an internet connection, and apply with proof of English proficiency and high school completion. Existing as a tuition-free university, UoPeople offers degree-granting programs in Computer Science, Health Science, Business Administration and Education. Students from over 200 countries and territories have enrolled in its programs because they have proven to be life-changing. Wrapping Up Despite the challenges that Brazil faces when it comes to education, the country is making strides to improve. Whether you were born in or moved to Brazil, your educational opportunities should not be limited by the country’s offerings. While it’s not all bad news, it’s still a good idea to look at alternative options like online universities so that your degree can be of top-quality and place you in a position to be successful in your future.
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 28/09
até 02/10. |
2º TERMO A, B, C, D - Leitura e
compreensão textual Professora Claudia. Disciplina:
Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br Responder no caderno e enviar foto das respostas. |
Texto I
“Justiça condena universitária por preconceito contra
nordestinos no Twitter”.
A estudante de direito Mayara
Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) por postar mensagens
preconceituosas contra nordestinos no Twitter na época das eleições de 2010. A
justiça estabeleceu que ela ficasse presa por um ano, 5 meses e 15 dias. No
entanto, a pena foi convertida em prestação de serviços comunitários e
pagamento de multa.
Após a vitória de Dilma
Rousseff no pleito realizado em 2010, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP:
mate um nordestino afogado”. Segundo a Vara Federal Criminal em São Paulo, a acusada
confessou ter publicado as mensagens e que o verdadeiro motivo do conteúdo foi
o resultado das eleições da presidente Dilma, que teve grande votação na região
nordeste do país. Apesar de toda repercussão, ela disse à justiça que não tinha
intenção de ofender ninguém, que não é preconceituosa e que estava arrependida
do que fez.
Texto II
“Preconceito / Estudante sofre ataque
homofóbico”.
https://mp-pr.jusbrasil.com.br/noticias/973052/preconceito-estudante-sofre-ataque-homofobico-preconceito-denuncia-e-importante
Agressão contra
aluno do curso de Ciências Sociais, provavelmente praticada por grupo skinhead,
mobiliza estudantes e entidades sociais. Rapaz terá de passar por cirurgia
facial
Um aluno do curso
de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi brutalmente
espancado no último dia 23, por volta das 18 horas, na região do Alto da XV. O
estudante foi agredido com socos, pontapés e pedradas por um grupo de
aproximadamente dez homens de cabelos raspados, vestindo suspensórios e
calçando botas - o que indicaria serem skinheads de orientação neonazista. Com
duas fraturas no maxilar, o rapaz - que prestou queixa à polícia e fez exame de
corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML) - terá que passar por uma
cirurgia facial.
O caso chocou os
estudantes de Ciências Sociais, que estão mobilizando alunos de outros cursos,
bem como entidades sociais, para um protesto semana que vem contra a homofobia.
Na semana passada, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) puniu um aluno
do curso de Engenharia que agrediu física e verbalmente um estudante de Artes
Visuais por suposta motivação homofóbica. O agressor, cujo nome não foi
divulgado, foi expulso do alojamento estudantil.
•Qual é o conteúdo comum a todos
esses textos?
•Alguma
dessas notícias chamou a sua atenção por alguma razão especial? Qual?Por
quê?
•Você
já presenciou situações similares no seu cotidiano? Quais foram? Como reagiram
as pessoas presentes nessas situações?
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB
8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.
------------------------------------------------------------------
2ºTB /Noturno
Arte/ProfºJorge
ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2º TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO:
A
poética pessoal de Michelangelo
Assista
ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=9AJBGsjwN9M
A
poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos
vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o
processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois
exemplos dessa poética pessoal de Michelangelo.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Termo A, 2 Termo B , 2º Termo C
e 2º Termo D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
Conteúdos:
Mitose, mecanismo básico de reprodução
celular e mitoses descontroladas (cânceres)
|
Atividades: Assistam
a aula do Centro de mídia: Mitose e câncer https://www.youtube.com/watch?v=45lzDIrK4IM
Após assistir a aula,
faça um resumo destacando os principais pontos sobre o conteúdo abordado.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 29/09 até 02/10 (Duas aulas de 45
minutos cada) |
Instrumento para
verificar a aprendizagem:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o
desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais
deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância
dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. |
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
1º Bimestre
2TA,B,C
Homens e mulheres no mercado de trabalho
Semana 28 a 02 de setembro / outubro
· Ler o texto disponível no link:
· https://news.un.org/pt/story/2019/03/1663231
· Faça um breve resumo
· Entrega até 07 de outubro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 EJA 2TA,2ºTB,2ºTC,2ºTD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
PERGUNTAS:
1) Qual a diferença de Migração, imigração e emigração?Justifique!
2) Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!
3) Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!
4) Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?
5) Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração
Pesquisar sobre:
O que é necessário para ocorrer a combustão?
Como funcionam os foguetes?
Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane - Química Atividades : 28/09 a 02/10/2020
Séries: 2 termos A, B,C e D
Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre dispersões coloidais no link abaixo do youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=ZRkLPNm_T_8
Geografia/ProfºRicardo
Semana 28 a 02 de outubro
Professor Ricardo José dos Santos
Atividade de Geografia
EJA 2 TA,TB
Email ricardosantosgeo@gmail.com
Segregação Urbana
A segregação urbana é a reprodução dos imperativos sociais
no contexto de transformação do espaço das cidades.
A segregação urbana – também chamada de segregação
socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas
pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até
raciais no espaço das cidades. No Brasil, alguns exemplos de segregação urbana
mais comuns são a formação de favelas, habitações em áreas irregulares,
cortiços e áreas de invasão.
Pode-se dizer que a segregação urbana é a representação ou
reprodução espacial e geográfica da segregação social, estando quase sempre
relacionada com o processo de divisão e luta de classes, em que a população
mais pobre tende a residir em áreas mais afastadas e menos acessíveis aos
grandes centros econômicos. Esses espaços segregados, além do mais, costumam
apresentar uma baixa disponibilidade de infraestruturas, como pavimentação,
saneamento básico, espaços de lazer, entre outros.
O principal modelo apontado pela literatura especializada –
através de autores como Jean Lojkine, Roberto Lobato Corrêa e Flávio Villaça –
para a causa da segregação urbana é o que parte da oposição entre centro e
periferia e constitui-se a partir da formação de novas centralidades. Basicamente,
as cidades constituem-se a partir de seus sítios ou espaços centrais,
expandindo-se a partir de então. Nesse ínterim, as classes economicamente mais
abastadas tendem a localizar-se nas proximidades desse centro, uma vez que são
esses os espaços mais caros e valorizados.
Com o passar do tempo, esses centros principais tornam-se
sobrecarregados e inchados, e a evolução das técnicas vai permitindo que as
práticas e serviços desloquem-se a partir de novos subcentros. Estes vão
tornando-se mais valorizados, o que encarece os preços dos terrenos e eleva os
custos sociais, proporcionando o afastamento das populações mais pobres e a
ocupação pela população mais rica.
O Estado age também nesse processo no sentido de oferecer a
esses centros as melhores condições de infraestrutura, com uma maior
diversidade de transportes, praças, áreas de lazer, entre outras. Dessa forma,
essas áreas empregam mais do que as demais, o que proporciona uma maior
mobilidade e atividade em seus espaços, incluindo os trabalhadores que residem
nas periferias e que precisam deslocar-se em grandes faixas para exercerem seus
ofícios.
Além disso, nas chamadas “bordas” das cidades, amplia-se o
crescimento desordenado dos bairros periféricos, além das favelas e das casas
em áreas irregulares, como nas proximidades de cursos d´água. Essas áreas são
compostas por pessoas com baixos salários, com poucas condições de renda e que
não possuem outra opção a não ser residir em locais com pouca infraestrutura, o
que caracteriza a segregação urbana.
Esse caso representa a segregação involuntária, aquela que
não ocorre de forma planejada por parte de seus atores, mas é forjada pelas
condições sociais e econômicas. Esse tipo de segregação não pode ser confundido
com a segregação voluntária, também chamada de autossegregação, que é aquela
praticada por grupos economicamente mais ricos que buscam afastar-se do
inchamento das cidades, passando a residir em locais mais ou menos isolados,
geralmente em grandes condomínios residenciais luxuosos.
A segregação urbana, como podemos ver, revela as
contradições econômicas e sociais da sociedade contemporânea sobre o espectro
do espaço geográfico.
Questões
1 A segregação urbana – também chamada de segregação
socioespacial, refere- se o que?
2 Como está relacionada a segregação espacial?
3 Qual a relação entre os grandes centros econômicos e a
periferia em relação a segregação espacial.
4 Qual é a função do Estado em relação a segregação
espacial.
História/Profº História
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMA: 2A, 2B, 2TA, 2TB
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Analisar a importância do voto feminino, a luta das mulheres por direitos.
SEMANA: de 28 de setembro a 02 de outubro
Quantidade de aulas: 02
Assista ao filme As Sufragistas acessando o endereço eletrônico abaixo.
Inglês/ProfºMºAntonia
Série: 2o. TERMO "B" - EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 28 de setembro à 02 de outubro de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por UNIVERSITY OF THE PEOPLE,https://www.uopeople.edu/10-facts-about-education-in-brazil/ sobre a Situação da Educação Brasileira. Em seguida escreva em seu caderno quais fatos foram analisados para traçar um perfil da edução no Brasil. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com 10 Facts About Education in Brazil Education in Brazil has its fair shares of challenges, but the country is taking active measures to turn around the prospects in order to improve the country’s population and future prospects. Education in Brazil has faced its fair share of challenges, but it continues to have a hopeful outlook as the country is taking steps toward improvement. Out of all the OECD and partner countries, Brazil has one of the largest shares of adults who lack secondary education. But that doesn’t mean that its residents aren’t trying to get an education, nor does it mean that the government is not working towards reform. Brazil is ranked #32 in the world for education, but in the form of the Plano Nacional de Edcucacao (PNE), there are 21 measures that the country is taking to increase the quality of education in the country. While these facts may be mind blowing and some are less than optimal, the silver lining is that education is becoming globally accessible through online programs, such as what University of the People offers. But before we jump into beyond-the-border alternatives, let’s take a look at the current status of education in the country. Source: Unsplash 1. Income Inequality and Education With only 69% of 15-19 year olds enrolled in education and 29% of 20-24 year olds, the country is facing a crisis of uneducated adults. Therefore, when compared with partner countries, Brazil’s income equality is one of the highest. Because education is highly correlated with income, the lack of education contributes to larger salary gaps between those who have and those who have not earned their degrees. 2. Degrees Hold High Weight for Salaries Like virtually anywhere in the world, those with undergraduate and graduate degrees earn higher salaries than their counterparts without a degree. But, in Brazil, the difference is starkly contrasted. For example, graduate salaries are 2.5 times higher than those without degrees, and for those who didn’t finish secondary education, the salaries end up being 5 times higher. This is why the income inequality and educational discrepancies is so dramatic. But why is the difference between those who are educated versus those who are uneducated so large? The truth is Brazil’s education system favors the rich. Even those who attend the public universities are more likely to be whiter and richer, and have mostly attended private schools in their past. 3. Government Expenditure on Education is Increasing In 2014, Dilma Rousseff, Brazil’s president, announced a new educational plan. The plan called for the country to invest 10% of the gross domestic product (GDP) towards education by 2024. But the projection is doubtful to occur because of the aftermath of the financial crisis that occured not too long ago. Even with this reform and plan, the investment in education is lower than most OECD countries. 4. Educational Structure The educational system in Brazil starts at a young age. Students up to three years old can attend pre-school and those ages 4-6 can enroll in kindergarten. However, pre-school is not mandatory. With that being said, they are broken up into Maternal, which are usually state funded and accept children ages 2-5, or Jardim, which are more likely to be private and accept older students at ages 3-6. The educational differences start at this young age. Jardims are more likely to focus on academics and provide a foundation for the future education of a child, and they are private. This means the publicly funded pre-schools serve more as daycares, and it’s in these early stages that the discrepancies which later cause income inequality can be seen. 5. School Types Like most other countries, Brazil has different types of school, including public, private and international options. Public schools are free, but most expats prefer to enroll their children in private or international schools for better quality education. International schools are a form of private schools, but they are more reputable because they offer foreign education, like British or American curriculums. Therefore, they are more desirable to better prepare students to enroll in colleges in those countries upon graduation, should they choose to do so. International schools cost BRL 3,000-9,000 per month, whereas private schools can cost less than BRL 1,000 per month. It’s clear to see that the better quality of education is reserved for those with deeper pockets. 6. Large Class Sizes Across all public and private primary education, Brazil has relatively large class sizes, which means that there are more students per teacher. Although the average number has decreased from 25 in 2005 to 22.9 in 2016, the data helps to paint the story of how many people in Brazil lack education. In comparison, the same statistic in the United States saw an average class size of 20.8 in 2016, 15.4 in Costa Rica, and 21.1 in Portugal. While there are definitely countries with bigger class sizes, Brazil also struggles with low teacher salaries which further contributes to the high demand from students, but the low supply of educators. 7. Low Teacher Salaries Regardless of the grade that teachers in Brazil teach, their salaries are relatively low in comparison to other countries. For example, Brazil ranks 20/25 for OECD and partner countries in its salary for pre-primary teacher salaries, 25/28 for primary school educators, and 25/28 for secondary school teachers. In American dollars, the average salary was recorded at $22,0003 for pre-primary, $22,740 for primary school, and $23,252 for lower secondary educators. Interestingly, the amount of women teaching in pre-primary schools is relatively low in comparison to other countries, and there is a high number of secondary teachers younger than age 30 and between the ages 30 and 49. 8. Brazil Under-performs Academically Along with social and regional disparities, Brazil under-performs academically in science, mathematics and reading. In Brazil, students are more likely to repeat a secondary school grade than a grade in primary school. Of the worst 100 schools in the country, 99 are public. The school’s infrastructure and technological infrastructure are directly related to the quality of the education. According to the research, the biggest differentiating factors when comparing the top performing schools versus the lowest were the number of employees per student, multimedia equipment per student, students per class and computers per class proved to be the most impactful. 9. Education is Undergoing Reform Despite the somewhat dismal aforementioned facts, there’s good news. Brazil is undergoing educational reform to tackle these deficiencies. In 2016, the public got involved with demonstrations to signal their concern to the government. Thankfully, the government took notice and has tried to instill some of the familiar American tactics to tackle educational reform. For example, there was talk of merit pay for teachers, as well as using private charter organizations to manage schools. However, it’s still too early to evaluate changes. Additionally, reform is sweeping the countries disproportionately. For example, urban centers are experiencing innovation faster than rural locations. However, the government is prioritizing the introduction of technological infrastructure to assist in bringing the schools up to speed with the current educational and global landscape. Source: Unsplash 10. Beyond the Borders Along with educational reform, there are options for Brazilian students to study abroad by physically relocating. However, if that option is impossible to some, there are international online options for students to earn their education. For example, American, accredited online universities like University of the People exist for this exact reason, namely to grant students an affordable, accessible and quality education from wherever they may be in the world, including Brazil. All they need to do is have an internet connection, and apply with proof of English proficiency and high school completion. Existing as a tuition-free university, UoPeople offers degree-granting programs in Computer Science, Health Science, Business Administration and Education. Students from over 200 countries and territories have enrolled in its programs because they have proven to be life-changing. Wrapping Up Despite the challenges that Brazil faces when it comes to education, the country is making strides to improve. Whether you were born in or moved to Brazil, your educational opportunities should not be limited by the country’s offerings. While it’s not all bad news, it’s still a good idea to look at alternative options like online universities so that your degree can be of top-quality and place you in a position to be successful in your future.
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 28/09
até 02/10. |
2º TERMO A, B, C, D - Leitura e
compreensão textual Professora Claudia. Disciplina:
Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br Responder no caderno e enviar foto das respostas. |
Texto I
“Justiça condena universitária por preconceito contra
nordestinos no Twitter”.
A estudante de direito Mayara
Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) por postar mensagens
preconceituosas contra nordestinos no Twitter na época das eleições de 2010. A
justiça estabeleceu que ela ficasse presa por um ano, 5 meses e 15 dias. No
entanto, a pena foi convertida em prestação de serviços comunitários e
pagamento de multa.
Após a vitória de Dilma
Rousseff no pleito realizado em 2010, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP:
mate um nordestino afogado”. Segundo a Vara Federal Criminal em São Paulo, a acusada
confessou ter publicado as mensagens e que o verdadeiro motivo do conteúdo foi
o resultado das eleições da presidente Dilma, que teve grande votação na região
nordeste do país. Apesar de toda repercussão, ela disse à justiça que não tinha
intenção de ofender ninguém, que não é preconceituosa e que estava arrependida
do que fez.
Texto II
“Preconceito / Estudante sofre ataque
homofóbico”.
https://mp-pr.jusbrasil.com.br/noticias/973052/preconceito-estudante-sofre-ataque-homofobico-preconceito-denuncia-e-importante
Agressão contra
aluno do curso de Ciências Sociais, provavelmente praticada por grupo skinhead,
mobiliza estudantes e entidades sociais. Rapaz terá de passar por cirurgia
facial
Um aluno do curso
de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi brutalmente
espancado no último dia 23, por volta das 18 horas, na região do Alto da XV. O
estudante foi agredido com socos, pontapés e pedradas por um grupo de
aproximadamente dez homens de cabelos raspados, vestindo suspensórios e
calçando botas - o que indicaria serem skinheads de orientação neonazista. Com
duas fraturas no maxilar, o rapaz - que prestou queixa à polícia e fez exame de
corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML) - terá que passar por uma
cirurgia facial.
O caso chocou os
estudantes de Ciências Sociais, que estão mobilizando alunos de outros cursos,
bem como entidades sociais, para um protesto semana que vem contra a homofobia.
Na semana passada, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) puniu um aluno
do curso de Engenharia que agrediu física e verbalmente um estudante de Artes
Visuais por suposta motivação homofóbica. O agressor, cujo nome não foi
divulgado, foi expulso do alojamento estudantil.
•Qual é o conteúdo comum a todos
esses textos?
•Alguma
dessas notícias chamou a sua atenção por alguma razão especial? Qual?Por
quê?
•Você
já presenciou situações similares no seu cotidiano? Quais foram? Como reagiram
as pessoas presentes nessas situações?
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB
8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.
-------------------------------------------------------------------
2ºTC /Noturno
Arte/ProfºJorge
ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2º TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO:
A
poética pessoal de Michelangelo
Assista
ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=9AJBGsjwN9M
A
poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos
vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o
processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois
exemplos dessa poética pessoal de Michelangelo.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Termo A, 2 Termo B , 2º Termo C
e 2º Termo D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
Conteúdos:
Mitose, mecanismo básico de reprodução
celular e mitoses descontroladas (cânceres)
|
Atividades: Assistam
a aula do Centro de mídia: Mitose e câncer https://www.youtube.com/watch?v=45lzDIrK4IM
Após assistir a aula,
faça um resumo destacando os principais pontos sobre o conteúdo abordado.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 29/09 até 02/10 (Duas aulas de 45
minutos cada) |
Instrumento para
verificar a aprendizagem:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o
desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais
deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância
dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. |
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
1º Bimestre
2TA,B,C
Homens e mulheres no mercado de trabalho
Semana 28 a 02 de setembro / outubro
· Ler o texto disponível no link:
· https://news.un.org/pt/story/2019/03/1663231
· Faça um breve resumo
· Entrega até 07 de outubro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 EJA 2TA,2ºTB,2ºTC,2ºTD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
PERGUNTAS:
1) Qual a diferença de Migração, imigração e emigração?Justifique!
2) Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!
3) Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!
4) Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?
5) Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração
Pesquisar sobre:
O que é necessário para ocorrer a combustão?
Como funcionam os foguetes?
Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane - Química Atividades : 28/09 a 02/10/2020
Séries: 2 termos A, B,C e D
Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre dispersões coloidais no link abaixo do youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=ZRkLPNm_T_8
Geografia/ProfºEdivaldo
História/ProfºSergio
Atividade de História - 2ºs TC e TD –
Prof.: Sérgio - semana de 28/09 a 02/10/2020
1) O que foi a Revolução Industrial?
2) O que eram as manufaturas?
3) Por que alguns trabalhadores ficaram conhecidos
como “os quebradores de máquinas”?
4) Por que a Inglaterra foi a percussora da
Revolução Industrial?
5) Explique as etapas da Revolução Industrial.
Enviar para o
e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 1 e 02/10 Nome do aluno: |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 2º Termos C e D |
|
CONTEÚDOS: Relembrado os artigos A e AN são os artigos indefinidos no inglês, e
correspondem ao um (ou uma) no português. A
diferença entre eles é
que a é usado antes de palavras que começam com som de consoante e an é usado antes de palavras
que começam com som de vogal. Veja exemplos: an animal, a machine, an hour, a day, an engineer, a doctor, an architect, a student
O Artigo Definido The é usado antes de um substantivo já conhecido pelo ouvinte ou
leitor. Significa O, A, OS, AS, mas, em Inglês, é invariável em gênero e
número, ao contrário do que acontece no Português. Exemplos: The boy - O menino - The boys
- Os meninos The girl - A menina - The girls
- As meninas
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1. Relembrando: Em inglês
os artigos indefinidos são _______________, que em Português traduzimos para
_______________________ Já o
artigo definido é ____________, que em Português traduzimos para
_______________
2. Complete parte da música “Happy” com o artigo correto (a, an, the) It might seem crazy what I’m about to say Sunshine she’s here, you can take _______ break I'm __________ hot air balloon that could go to
space With ________ air, like I don't care, baby, by ______
way Because I’m happy Clap along, if you feel like ______ room without _______
roof Because I’m happy Clap along, if you feel like happiness is ________
truth Because I’m happy Clap along, if you know what happiness is to you Encontre a música em: https://www.letras.mus.br/pharrel-williams/happy/traducao.html
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ Link para pesquisa: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 28/09
até 02/10. |
2º TERMO A, B, C, D - Leitura e
compreensão textual Professora Claudia. Disciplina:
Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br Responder no caderno e enviar foto das respostas. |
Texto I
“Justiça condena universitária por preconceito contra
nordestinos no Twitter”.
A estudante de direito Mayara
Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) por postar mensagens
preconceituosas contra nordestinos no Twitter na época das eleições de 2010. A
justiça estabeleceu que ela ficasse presa por um ano, 5 meses e 15 dias. No
entanto, a pena foi convertida em prestação de serviços comunitários e
pagamento de multa.
Após a vitória de Dilma
Rousseff no pleito realizado em 2010, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP:
mate um nordestino afogado”. Segundo a Vara Federal Criminal em São Paulo, a acusada
confessou ter publicado as mensagens e que o verdadeiro motivo do conteúdo foi
o resultado das eleições da presidente Dilma, que teve grande votação na região
nordeste do país. Apesar de toda repercussão, ela disse à justiça que não tinha
intenção de ofender ninguém, que não é preconceituosa e que estava arrependida
do que fez.
Texto II
“Preconceito / Estudante sofre ataque
homofóbico”.
https://mp-pr.jusbrasil.com.br/noticias/973052/preconceito-estudante-sofre-ataque-homofobico-preconceito-denuncia-e-importante
Agressão contra
aluno do curso de Ciências Sociais, provavelmente praticada por grupo skinhead,
mobiliza estudantes e entidades sociais. Rapaz terá de passar por cirurgia
facial
Um aluno do curso
de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi brutalmente
espancado no último dia 23, por volta das 18 horas, na região do Alto da XV. O
estudante foi agredido com socos, pontapés e pedradas por um grupo de
aproximadamente dez homens de cabelos raspados, vestindo suspensórios e
calçando botas - o que indicaria serem skinheads de orientação neonazista. Com
duas fraturas no maxilar, o rapaz - que prestou queixa à polícia e fez exame de
corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML) - terá que passar por uma
cirurgia facial.
O caso chocou os
estudantes de Ciências Sociais, que estão mobilizando alunos de outros cursos,
bem como entidades sociais, para um protesto semana que vem contra a homofobia.
Na semana passada, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) puniu um aluno
do curso de Engenharia que agrediu física e verbalmente um estudante de Artes
Visuais por suposta motivação homofóbica. O agressor, cujo nome não foi
divulgado, foi expulso do alojamento estudantil.
•Qual é o conteúdo comum a todos
esses textos?
•Alguma
dessas notícias chamou a sua atenção por alguma razão especial? Qual?Por
quê?
•Você
já presenciou situações similares no seu cotidiano? Quais foram? Como reagiram
as pessoas presentes nessas situações?
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termo C e D – Periodo 28/09 a 02/10
Atividades Matemática
Exemplifique como efetuar a multiplicação entre 2 ou mais matrizes
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
------------------------------------------------------------------
2ºTD /Noturno
Arte/ProfºJorge
ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2º TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO:
A
poética pessoal de Michelangelo
Assista
ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=9AJBGsjwN9M
A
poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos
vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o
processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois
exemplos dessa poética pessoal de Michelangelo.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 28/09/2020 a 02/10/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Termo A, 2 Termo B , 2º Termo C
e 2º Termo D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
Conteúdos:
Mitose, mecanismo básico de reprodução
celular e mitoses descontroladas (cânceres)
|
Atividades: Assistam
a aula do Centro de mídia: Mitose e câncer https://www.youtube.com/watch?v=45lzDIrK4IM
Após assistir a aula,
faça um resumo destacando os principais pontos sobre o conteúdo abordado.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 29/09 até 02/10 (Duas aulas de 45
minutos cada) |
Instrumento para
verificar a aprendizagem:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o
desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais
deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância
dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. |
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºIslilia
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia 28/09/2020 a 02/10/2020 para 2TD Ano Eja.
Atividade: Fazer a leitura do conceito de liberdade, e explicar.
Objetivo: Conscientização da liberdade e responsabilidade.
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/consciencia-e-liberda-humana-texto-2.htm
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 EJA 2TA,2ºTB,2ºTC,2ºTD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
PERGUNTAS:
1) Qual a diferença de Migração, imigração e emigração?Justifique!
2) Quais são os motivos para a Migração, Emigração e Imigração? Justifique!
3) Nos dias atuais, existe migração para outros países? Explique!
4) Quais são as outras nacionalidades que existe no Brasil?E qual é a maior população que veio de outros países para o Brasil?
5) Estrangeiro tem Direitos aqui no Brasil? Se caso afirmativo, cite-os?
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração
Pesquisar sobre:
O que é necessário para ocorrer a combustão?
Como funcionam os foguetes?
Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane - Química Atividades : 28/09 a 02/10/2020
Séries: 2 termos A, B,C e D
Apenas para fixação do conteúdo (não é avaliativo), assistir a aula sobre dispersões coloidais no link abaixo do youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=ZRkLPNm_T_8
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 2TD SEMANA 28/09 a 02/10 PROF.
VANILDO.
EMAIl:
vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para
correção).
Atividade
Transformações na dinâmica demográfica nacional
https://youtu.be/r3mHCwrIHgQ?t=30
1 Compare as
pirâmides. Depois, responda às questões propostas.
a)
Indique as diferenças na distribuição da
população por faixa etária em 1970 e 2020.
b)
Era comum
na década de 1970 as pessoas dizerem que o Brasil era um país jovem, ou de
jovens. A pirâmide do período confirma isso? Em 2020, ele continuou a ser um
país de jovens? Explique sua resposta
História/ProfºSergio
Atividade de História - 2ºs TC e TD –
Prof.: Sérgio - semana de 28/09 a 02/10/2020
1) O que foi a Revolução Industrial?
2) O que eram as manufaturas?
3) Por que alguns trabalhadores ficaram conhecidos
como “os quebradores de máquinas”?
4) Por que a Inglaterra foi a percussora da
Revolução Industrial?
5) Explique as etapas da Revolução Industrial.
Enviar para o
e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 1 e 02/10 Nome do aluno: |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 2º Termos C e D |
|
CONTEÚDOS: Relembrado os artigos A e AN são os artigos indefinidos no inglês, e
correspondem ao um (ou uma) no português. A
diferença entre eles é
que a é usado antes de palavras que começam com som de consoante e an é usado antes de palavras
que começam com som de vogal. Veja exemplos: an animal, a machine, an hour, a day, an engineer, a doctor, an architect, a student
O Artigo Definido The é usado antes de um substantivo já conhecido pelo ouvinte ou
leitor. Significa O, A, OS, AS, mas, em Inglês, é invariável em gênero e
número, ao contrário do que acontece no Português. Exemplos: The boy - O menino - The boys
- Os meninos The girl - A menina - The girls
- As meninas
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1. Relembrando: Em inglês
os artigos indefinidos são _______________, que em Português traduzimos para
_______________________ Já o
artigo definido é ____________, que em Português traduzimos para
_______________
2. Complete parte da música “Happy” com o artigo correto (a, an, the) It might seem crazy what I’m about to say Sunshine she’s here, you can take _______ break I'm __________ hot air balloon that could go to
space With ________ air, like I don't care, baby, by ______
way Because I’m happy Clap along, if you feel like ______ room without _______
roof Because I’m happy Clap along, if you feel like happiness is ________
truth Because I’m happy Clap along, if you know what happiness is to you Encontre a música em: https://www.letras.mus.br/pharrel-williams/happy/traducao.html
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ Link para pesquisa: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 28/09
até 02/10. |
2º TERMO A, B, C, D - Leitura e
compreensão textual Professora Claudia. Disciplina:
Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br Responder no caderno e enviar foto das respostas. |
Texto I
“Justiça condena universitária por preconceito contra
nordestinos no Twitter”.
A estudante de direito Mayara
Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) por postar mensagens
preconceituosas contra nordestinos no Twitter na época das eleições de 2010. A
justiça estabeleceu que ela ficasse presa por um ano, 5 meses e 15 dias. No
entanto, a pena foi convertida em prestação de serviços comunitários e
pagamento de multa.
Após a vitória de Dilma
Rousseff no pleito realizado em 2010, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP:
mate um nordestino afogado”. Segundo a Vara Federal Criminal em São Paulo, a acusada
confessou ter publicado as mensagens e que o verdadeiro motivo do conteúdo foi
o resultado das eleições da presidente Dilma, que teve grande votação na região
nordeste do país. Apesar de toda repercussão, ela disse à justiça que não tinha
intenção de ofender ninguém, que não é preconceituosa e que estava arrependida
do que fez.
Texto II
“Preconceito / Estudante sofre ataque
homofóbico”.
https://mp-pr.jusbrasil.com.br/noticias/973052/preconceito-estudante-sofre-ataque-homofobico-preconceito-denuncia-e-importante
Agressão contra
aluno do curso de Ciências Sociais, provavelmente praticada por grupo skinhead,
mobiliza estudantes e entidades sociais. Rapaz terá de passar por cirurgia
facial
Um aluno do curso
de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi brutalmente
espancado no último dia 23, por volta das 18 horas, na região do Alto da XV. O
estudante foi agredido com socos, pontapés e pedradas por um grupo de
aproximadamente dez homens de cabelos raspados, vestindo suspensórios e
calçando botas - o que indicaria serem skinheads de orientação neonazista. Com
duas fraturas no maxilar, o rapaz - que prestou queixa à polícia e fez exame de
corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML) - terá que passar por uma
cirurgia facial.
O caso chocou os
estudantes de Ciências Sociais, que estão mobilizando alunos de outros cursos,
bem como entidades sociais, para um protesto semana que vem contra a homofobia.
Na semana passada, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) puniu um aluno
do curso de Engenharia que agrediu física e verbalmente um estudante de Artes
Visuais por suposta motivação homofóbica. O agressor, cujo nome não foi
divulgado, foi expulso do alojamento estudantil.
•Qual é o conteúdo comum a todos
esses textos?
•Alguma
dessas notícias chamou a sua atenção por alguma razão especial? Qual?Por
quê?
•Você
já presenciou situações similares no seu cotidiano? Quais foram? Como reagiram
as pessoas presentes nessas situações?
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termo C e D – Periodo 28/09 a 02/10
Atividades Matemática
Exemplifique como efetuar a multiplicação entre 2 ou mais matrizes
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário