domingo, 29 de novembro de 2020

9ºAnos finais semana de 30 de novembro a 04 dezembro de 2020

 Atividade da semana de   30 de novembro 04 dezembro 2020

                                                    Eletivas Profª Dayane

 

                                            DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

 

ATIVIDADES

 

OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ: 03/12/20

 

·         Atividade 1- Assistir o vídeo sobre Funcional Kids;

·         Link: https://www.youtube.com/watch?v=_h3cg6LYUfk

·         Atividade 2- Responder o questionátio;

1.    Nome da atividade?

2.    Idade e sexo do praticante?

3.    Local praticado?

4.    Benficios?

5.    Princípios presentes?

6.    Principais movimentos?

 

 

 

                                 E-mail para devolutiva

                                       parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 03/12/2020

                                                    Eletivas / Denis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

4º Bim semana 6 (30.11 à 04.12) Denis

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 

            Prezados alunos ao longo do semestre você viram diversos exercícios e atividade propostas pela eletiva grana no bolso, chegou o momento da reta final, a culminância, talvez vocês não saibam o que significa está palavra mostrarei no exemplo do youtube sobre uma eletiva que mostra exatamente o que seria uma culminância. Assistam ao vídeo  https://www.youtube.com/watch?v=HNeMxzjbXQE. Após terem assistido reflitam sobre tudo que foi aprendido na eletiva nossa  faça um breve relato ou se preferir um vídeo no youtube pra dar seu depoimento de como está aplicando os conhecimentos dessa eletiva no seu dia-a-dia? Não se esqueça de verificar se o vídeo está na posição correta para não estragar seu vídeo.    E enviar o link no e-mail para o professor assistir.

 

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

                                                     Eletivas Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 30 a 04/12/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA-JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

 SISTEMA DE PONTUAÇÃO E FINALIZAÇÕES NO JIU JITSU

 

 

Aula I: Descreva 5 posições de pontuação e 5 finalizações no Jiu Jitsu.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Explique o que é vantagem no Jiu Jitsu.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

:

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

 

 

                                          


9ºAno A 

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Objetos de conhecimento: Contextos e práticas

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR03)Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao design digital e aos jogos eletrônicos.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa atividade está no caderno do aluno São Paulo Faz Escola volume 4– Atividade 1 Sondagem-  Situação de Aprendizagem II, páginas 16 e 17.

A seguir, apresentamos os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem:

Design digital: Está relacionado a tudo que envolve os ambientes virtuais, valendo-se de formas, estética, textos e criação de objetos para atender uma demanda, tais como jogos, animações, aplicativos, sites, interfaces de smartphones, editoração eletrônica, comércio eletrônico etc.  Portanto, configura-se como uma área multifacetada com diferentes nichos de atuação dentro do mercado de tecnologia e da Arte.

Jogos eletrônicos: são jogos desenvolvidos para plataformas computacionais como videogames, fliperamas, consoles de jogos pessoais, computadores e smartphones. Tais jogos utilizam tecnologia computacional para permitir seu funcionamento. Podem ser jogados por uma única pessoa ou coletivamente, presencialmente ou a distância.

Projeto temático: sistematização de uma ação com público-alvo e detalhamento, abordando uma temática específica. Sendo assim, todas as ações planejadas devem gravitar em torno do tema eleito.

Relações processuais: nesta habilidade, trata-se da investigação, pesquisa e análise das possibilidades de criação e utilização de produções artísticas, das diferentes modalidades e linguagens artísticas (danças, músicas, encenações, desenhos, pinturas etc), durante a realização de projetos temáticos.

1.Conforme estudado, anteriormente, nas aulas de Arte, quais são as linguagens artísticas?

2.Na linguagem das Artes Visuais, cite alguns exemplos de modalidades e, pelo menos um elemento de cada uma delas, entre as que você conhece e/ou estudou.

3.No mundo dos jogos e aplicativos digitais, a parte gráfica tem grande importância, sendo ela composta pelos elementos visuais das artes visuais. Quais são estes elementos?

 4.O que é design digital? Explique.

5.Dê exemplos de onde o design digital se faz presente. Em quais objetos do nosso dia a dia eles aparecem?  

6.De que forma o design digital está inserido na criação de personagens e paisagens, dos jogos eletrônicos? Dê exemplos.

7.Quais modalidades das artes visuais estão presentes no design digital e nos jogos eletrônicos? Justifique.

8.Quais linguagens artísticas, além das artes visuais, aparecem nos jogos eletrônicos?

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 30/11 a 04/12

 

__

 

 

 

 

Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

 

Professora :  Ana Paula

 

 

Período: 3011/2020 à 04/12/2020

 

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: Fazer pesquisa em livros didáticos ou

 

 

1 – Qual a origem do Universo?

 

2 – Como foi que surgiu o planeta Terra?

 

3 – Qual a constituiçao do Universo?

     

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


Ed. Física/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NA ESCOLA

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Ginástica

 

 

 

ATIVIDADE

Caderno do Aluno

 

·         Atividade 1- Conhecendo mais sobre a Ginástica de Condicionamento Físico;

·         Leitura do texto Crossfite do Hiit e responder a pergunta (pg: 88);

·         Atividade 2- Leitura do Texto explicativo e assistir os vídeos propostos na (página: 89);

 

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:03/12/2020


Geografia/Profº Djair

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 30 do 11 a 04 do 12 de 2020. 

                                                                                             

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º bimestre.

 

Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

 

Habilidades: Identificar por meio de textos, mapas e/ou gráficos, as características das redes geográficas e/ou cidades globais.

 

GEOGRAFIA : Redes Geográficas e Cidades Globais ( 2 / 2 ).

 

Os exercícios sobre cidades globais requerem a compreensão sobre o funcionamento e o crescente desempenho desses espaços na sociedade contemporânea.

 

QUESTÃO 1

As Cidades Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:

a) possuírem necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.

b) apresentarem um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.

c) serem densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.

d) não apresentarem vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras. 

QUESTÃO 2

Assinale a alternativa que não apresenta os elementos que costumam estar presentes nas Cidades Globais:

a) sedes de empresas e serviços urbanos sofisticados

b) bolsas de valores e centros comerciais de destaque

c) centros de pesquisas e universidades

d) portos ou aeroportos de abrangência zonal. 

 

QUESTÃO 3

(PUC-PR - adaptada)

“Na atual fase da economia mundial, é precisamente a combinação da dispersão global das atividades econômicas e da integração global, mediante uma concentração contínua do controle econômico e da propriedade, que tem contribuído para o papel estratégico desempenhado por certas grandes cidades, que denomino cidades globais.”

(SASSEN, Saskia. As cidades na economia mundial. São Paulo: Nobel, 1998, p. 16)

As características das cidades globais estão corretamente descritas na questão:

a) Em poucas décadas, as cidades globais, pela dinâmica das trocas econômicas mundiais, estarão mais presentes em nações pobres que nas ricas.

b) As cidades globais são sinônimos de megacidades, porque seu poder de polarização econômica também é resultado do tamanho de sua população.

c) As cidades globais, por serem centros vitais da dinâmica capitalista atual de onde partem as diretrizes da economia mundial, estão localizadas apenas em países desenvolvidos.

d) Por sua importância econômico-financeira e técnica e por serem grandes prestadoras de serviços especializados – e não pelo tamanho de sua população -, são centros vitais da dinâmica capitalista atual, de onde partem as diretrizes da economia mundial.

 

QUESTÃO 4

(UFJF) Leia o texto:

“Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade, consultoria, publicidade e banco) e a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações etc.. As cidades globais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a economia global é administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”.

Fonte: Maria da Glória in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html

Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:

a) quantidade de habitantes.

b) localização geográfica.

c) influência supranacional.

d) economia socio-democrata.

e) reserva de biodiversidade. 

 

_______________________________________________________________________________________________

 

 

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

                                       Reflexão sobre os nossos tempos:       

20 de Novembro de 2020Dia da Consciência Negra.

 

“ TODOS TEMOS CICATRIZES,

 

ALGUNS NA PELE. . . OUTROS NA ALMA. . .

 

 

MAS, AS QUE MAIS CAUSAM DOR

 

ESTÃO NA NOSSA MENTE ! 


História/Profº Silvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

 

Atividade para a semana de 30 de novembro  a 04 de dezembro

Turma: 9A – Ensino Fundamental II – Período da manhã

Duração da atividade: Quatro aulas

Habilidades envolvidas: Compreender a questão do racismo, suas consequências e a importância de sua eliminação. Compreender a complexidade da sociedade contemporânea e a importância das políticas de inclusão.

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

OBSERVAÇÃO: ATIVIDADES ANTERIORES AINDA PODEM SER ENTREGUES

 

RASCIMO E GENOCÍDIO NEGRO

 

“Não consigo respirar”, suplicava George Floyd, enquanto tinha o seu pescoço pressionado pelo joelho de um policial por 8 minutos e 46 segundos. Depois, morreu. O fato ocorreu no dia 25 de maio de 2020 em Minneapolis, Estados Unidos. Nas semanas seguintes, milhares de pessoas saíram às ruas em diversas cidades dos Estados Unidos e de outros países, contrariando as recomendações dos órgãos de saúde de isolamento social devido a pandemia de coronavírus, para protestarem contra o racismo e a violência policial, visto como tão ou mais letal do que o vírus.

O Movimento Negro nos Estados Unidos da América, assim como em outros países, já protagonizou diversas lutas pelos direitos civis da população descendente dos africanos escravizados, no sistema colonial que marcou a ocupação da América ao longo de séculos. O fim da escravidão nestes países não significou liberdade e igualdade para as pessoas escravizadas. As mazelas de um sistema cruel e marcado por violência e desumanização persiste fortemente em nossa sociedade.

Martin Luther King, importante líder do Movimento Negro nos Estados Unidos, fez um discurso em 1963, que se tornou um hino na defesa da igualdade. Vejamos um trecho:

“(...) Tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos de ex-escravos e os filhos de ex-donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da irmandade.

Tenho um sonho de que um dia até o Estado do Mississippi, um Estado desértico que sufoca no calor da injustiça e da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e de justiça. Tenho um sonho de que meus quatro filhos viverão um dia em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo teor de seu caráter.

Tenho um sonho hoje. (...) Então que a liberdade ressoe dos prodigiosos picos de New Hampshire.

Que a liberdade ecoe das majestosas montanhas de Nova York!

Que a liberdade ecoe dos elevados Alleghenies da Pensilvânia!

Que a liberdade ecoe das nevadas Rochosas do Colorado!

Que a liberdade ecoe das suaves encostas da Califórnia!

Mas não só isso – que a liberdade ecoe da Montanha de Pedra da Geórgia!

Que a liberdade ecoe da Montanha Sentinela do Tennessee!”

Que a liberdade ecoe de cada monte e montículo do Mississippi. De cada encosta de montanha, que a liberdade ecoe.

E quando isso acontecer, quando deixarmos a liberdade ecoar, quando a deixarmos ressoar em cada vila e vilarejo, em cada Estado e cada cidade, poderemos trazer para mais perto o dia que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestante e católicos, poderão se dar as mãos e cantar, nas palavras da velha canção negra, ‘livres, enfim! Livres, enfim! (...) Estamos livres, enfim!’”

Assim como nos Estados Unidos, o Brasil é marcado por diversas lutas da população negra contra as diferentes formas de racismo que estão presentes no nosso cotidiano e em toda a nossa estrutura social. Por aqui, o racismo muitas vezes é negado e as práticas racistas são vistas como “normais” e até encaradas como “brincadeiras”. Durante muito tempo, o mito da “democracia racial” persistiu entre nós e a tendência a afirmarem que “somos todos iguais” esconde as marcantes desigualdades, que mantém a população negra excluída e vitimada por uma violência social e do Estado. Os séculos de exploração e a ausência de políticas públicas reparadoras se refletem nos baixos índices de bem-estar da maioria da população composta por pretos e pardos (que formam 55,8% dos brasileiros, segundo dados do IBGE), principalmente, pelo pouco acesso a direitos básicos, como saúde, moradia digna, educação de qualidade. Como afirmou a filósofa Djamila Ribeiro, em entrevista à BBC Brasil no dia 05 de junho de 2020,

“(...) durante três séculos, quase quatro séculos, as pessoas negras foram tratadas como mercadoria e construíram as riquezas desse país sem ter acesso a essas riquezas. E, a partir daí, essas desigualdades foram sendo construídas, então, se pessoas negras hoje não ocupam espaços de poder, eles partem de um lugar social que suas oportunidades são restringidas por causa do racismo. Então, às vezes, é esse entendimento que falta às pessoas — e de não discutir o lugar social da branquitude também. De chegar em um espaço em um país de maioria negra e só ter pessoas brancas nesse espaço e isso ser naturalizado e não ser questionado. Se pessoas brancas estão ocupando esses espaços, será que é por que elas são mais inteligentes e geniais ou por que tiveram condições concretas para estar naqueles espaços?”

“Vidas negras importam!” é o grito que tem eclodido em manifestações públicas e também nas redes sociais, que denunciam o genocídio da população negra brasileira. Crianças assassinadas dentro de casa por “balas perdidas”, família alvejada por 80 tiros pelo exército “por engano”, jovens da periferia que “desparecem” em batidas policias são algumas notícias que acompanhamos diariamente e que compõem traços desse genocídio já tão denunciado pelos movimentos negros no Brasil e revelado em números assustadores. Segundo o Atlas da Violência 2019 (publicação que apresenta taxas de homicídios no país), no ano de 2017, “75,5% das vítimas de homicídios foram indivíduos negros (definidos aqui como a soma de indivíduos pretos ou pardos, segundo a classificação do IBGE), sendo que a taxa de homicídios por 100 mil negros foi de 43,1, ao passo que a taxa de não negros (brancos, amarelos e indígenas) foi de 16,0. Ou seja, proporcionalmente às respectivas populações, para cada indivíduo não negro que sofreu homicídio em 2017, aproximadamente, 2,7 negros foram mortos”. Quando fazemos a leitura dos homicídios dentro de um recorte temporal maior (2007 a 2017), os números são ainda mais alarmantes, como podemos ver no gráfico abaixo:



Fonte: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/12/atlas-2019

 

VAMOS PRATICAR!

 

a)     Resumidamente, escreva qual era o sonho de Martin Luther King?

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b)    Diante do relatado no início do texto, você acredita que o sonho de Martin Luther King apresentado, há mais de 50 anos, realizou-se? Justifique a sua resposta.

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c)     Quais as maiores consequências do racismo no Brasil?

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d)    O que o gráfico da taxa de homicídios de negros e não negros da década, 2007 a 2017, revela?

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e)     Quais questionamentos a filósofa Djamila Ribeiro nos convida a fazer? Você já havia pensado nessas questões anteriormente?

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f)      A filósofa e professora estadunidense Angela Davis afirma que, “numa sociedade racista, não basta não ser racista, é necessário ser antirracista”. O que você entende por antirracista? Quais práticas podem ser consideradas antirracistas?

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Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.

 

                                           Angela Davis

História/Profº

Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 30/11/20 a 04/12/20

Turmas: 9º A, B, C

Tema: O Natal em tempo de pandemia - Christmas in Pandemic Time

 

1ª aula – Faça a leitura do texto: Natal em tempo de pandemia – (se for necessário faça a tradução do texto). Pratique a pronúncia das palavras. Leia em voz alta tentando entender o sentido das frases. Faça a leitura em inglês para aperfeiçoar sua oralidade.

 

 

 

Christmas is coming but how can you celebrate it without giving the unwelcome gift of coronavirus?

 

Cosy rooms packed with people, chatting, laughing, even singing, and sharing food and drink for hours are the norm for the festive season.

 

Unfortunately, almost everything that's great for lifting our spirits at Christmas is also ideal for fuelling the pandemic.

 

 

2ª aula – Faça a leitura do final do texto, pois faremos atividade nas próximas semanas.

Faça a leitura em inglês para aperfeiçoar sua oralidade.

(faça a tradução do texto se for necessário)

What are the Covid rules at Christmas?

 

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua Portuguesa/Profº Jobiane

SEMANA de 30/11/2020 a 4/12/2020.

Anos: 9°A, 9°B e 9°C

Matéria: Língua Portuguesa

Prof. Jobiane Reis

Assunto: Empatia

1 - Orientação da Atividade: Registrar o texto no caderno.

Tema: Empatia

O que é Empatia:

 

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões.

Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

O que é uma pessoa empática?

 

Ser empático é se identificar com outra pessoa ou com a situação vivida por ela. É saber ouvir os outros e se esforçar para compreender os seus problemas, suas dificuldades e as suas emoções.

Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação instantânea. O contato com a outra pessoa gerou prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia pode ser considerada o oposto de antipatia.

Para ser empático é preciso conseguir ultrapassar as barreiras do egoísmo, do preconceito ou do medo do que é desconhecido ou diferente. Para que uma pessoa consiga exercer a empatia é preciso retirar a atenção de seus próprios problemas e manter seu foco de atenção na outra pessoa.

Empatia nas relações:

 

A empatia pode ocorrer em todos os tipos de relacionamentos humanos: nas relações familiares, nas amizades, no ambiente de trabalho e até mesmo com pessoas desconhecidas. É um sentimento indispensável para melhorar a qualidade da comunicação e do relacionamento entre as pessoas.

Nas relações pessoais a empatia pode ser fundamental para a compreensão de dificuldades das pessoas com quem se convive, ajudando a diminuir e evitar conflitos. O mesmo pode ocorrer no ambiente de trabalho, já que a empatia pode ajudar que um colega compreenda as dificuldades enfrentadas por outro.

A empatia entre pessoas que não se conhecem é a mais difícil de ocorrer, já que se caracteriza por um sentimento de compreensão com uma pessoa com quem não existe nenhum vínculo de afeto.

Entretanto, é importante saber que a empatia é um sentimento que pode ser praticado. Uma das maneiras de exercitar a empatia é treinar manter um olhar de afeto sobre as necessidades de outras pessoas.

2 - Orientação da Atividade:

Assistir o filme: Os meninos que enganavam os nazistas.

https://youtu.be/OnFbafQ-AJE

 

Obs: As atividades sobre o filme serão enviadas na próxima semana.


Matemática / Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 30/11/ 2020  a 04 /12/2020

 (6 aulas)

Habilidade : (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas
fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos
na reta numérica.

Meus queridos espero que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades do Caderno Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok

AULAS AULA 5 E 6

 – NÚMEROS RACIONAIS E SUAS DIFERENTES
REPRESENTAÇÕES

                                  Atividades páginas 15,16,17,18 e 19
                            


Projeto de vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 6 (30.11 à 04.12)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos realizem a atividade 1 “Não me canso de avaliar!” da situação de aprendizagem 5 - REAVALIAR PARA ALCANÇAR: MEU PROJETO DE VIDA. Envie por e-mail para o professor o quadro preenchido conforme a legenda.

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos realizem a ATIVIDADE 1 – MINHA LINHA DO TEMPO da situação de aprendizagem 3 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS do caderno do estudante, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos e realizem a atividade 1 da situação de aprendizagem 4- Como saber se está dando certo, antes de dar errado? do caderno do estudante, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos

Atividade 1 - “Continue a nadar” - disponível no Caderno do Estudante p. 44, da situação de aprendizagem 8- Começar de novo: O projeto de vida não tem fim   do caderno do estudante, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Determinação; Persistência;       Empatia; Respeito; Assertividade; Imaginação criativa; Autoconfiança;

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e inovação/Profº Denis

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

4º Bim semana 6 (30.11 à 04.12)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

Prezados alunos,

            A proposta desta semana é realizar a ATIVIDADE 5 – DIGITAL SEM PRESSÃO responda o teste proposto nesta atividade faça sua autoanálise e escreva uma breve reflexão para o professor sobre o que achou desse teste e o que ele permite enxergarmos 

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

 

Habilidades envolvidas:

EF89TEC05 – Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas e analisar intencionalidades de seus usuários.

EF89TEC09 – Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e textos com senso estético e ético.

EF89TEC17- Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

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9ºAno B 

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Objetos de conhecimento: Contextos e práticas

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR03)Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao design digital e aos jogos eletrônicos.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa atividade está no caderno do aluno São Paulo Faz Escola volume 4– Atividade 1 Sondagem-  Situação de Aprendizagem II, páginas 16 e 17.

A seguir, apresentamos os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem:

Design digital: Está relacionado a tudo que envolve os ambientes virtuais, valendo-se de formas, estética, textos e criação de objetos para atender uma demanda, tais como jogos, animações, aplicativos, sites, interfaces de smartphones, editoração eletrônica, comércio eletrônico etc.  Portanto, configura-se como uma área multifacetada com diferentes nichos de atuação dentro do mercado de tecnologia e da Arte.

Jogos eletrônicos: são jogos desenvolvidos para plataformas computacionais como videogames, fliperamas, consoles de jogos pessoais, computadores e smartphones. Tais jogos utilizam tecnologia computacional para permitir seu funcionamento. Podem ser jogados por uma única pessoa ou coletivamente, presencialmente ou a distância.

Projeto temático: sistematização de uma ação com público-alvo e detalhamento, abordando uma temática específica. Sendo assim, todas as ações planejadas devem gravitar em torno do tema eleito.

Relações processuais: nesta habilidade, trata-se da investigação, pesquisa e análise das possibilidades de criação e utilização de produções artísticas, das diferentes modalidades e linguagens artísticas (danças, músicas, encenações, desenhos, pinturas etc), durante a realização de projetos temáticos.

1.Conforme estudado, anteriormente, nas aulas de Arte, quais são as linguagens artísticas?

2.Na linguagem das Artes Visuais, cite alguns exemplos de modalidades e, pelo menos um elemento de cada uma delas, entre as que você conhece e/ou estudou.

3.No mundo dos jogos e aplicativos digitais, a parte gráfica tem grande importância, sendo ela composta pelos elementos visuais das artes visuais. Quais são estes elementos?

 4.O que é design digital? Explique.

5.Dê exemplos de onde o design digital se faz presente. Em quais objetos do nosso dia a dia eles aparecem?  

6.De que forma o design digital está inserido na criação de personagens e paisagens, dos jogos eletrônicos? Dê exemplos.

7.Quais modalidades das artes visuais estão presentes no design digital e nos jogos eletrônicos? Justifique.

8.Quais linguagens artísticas, além das artes visuais, aparecem nos jogos eletrônicos?

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 30/11 a 04/12

 

__

 

 

 

 

Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

 

Professora :  Ana Paula

 

 

Período: 3011/2020 à 04/12/2020

 

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: Fazer pesquisa em livros didáticos ou

 

 

1 – Qual a origem do Universo?

 

2 – Como foi que surgiu o planeta Terra?

 

3 – Qual a constituiçao do Universo?

     

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


Ed. Física/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NA ESCOLA

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Ginástica

 

 

 

ATIVIDADE

Caderno do Aluno

 

·         Atividade 1- Conhecendo mais sobre a Ginástica de Condicionamento Físico;

·         Leitura do texto Crossfite do Hiit e responder a pergunta (pg: 88);

·         Atividade 2- Leitura do Texto explicativo e assistir os vídeos propostos na (página: 89);

 

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:03/12/2020



Geografia/Profº Djair

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 30 do 11 a 04 do 12 de 2020. 

                                                                                             

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º bimestre.

 

Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

 

Habilidades: Identificar por meio de textos, mapas e/ou gráficos, as características das redes geográficas e/ou cidades globais.

 

GEOGRAFIA : Redes Geográficas e Cidades Globais ( 2 / 2 ).

 

Os exercícios sobre cidades globais requerem a compreensão sobre o funcionamento e o crescente desempenho desses espaços na sociedade contemporânea.

 

QUESTÃO 1

As Cidades Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:

a) possuírem necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.

b) apresentarem um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.

c) serem densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.

d) não apresentarem vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras. 

QUESTÃO 2

Assinale a alternativa que não apresenta os elementos que costumam estar presentes nas Cidades Globais:

a) sedes de empresas e serviços urbanos sofisticados

b) bolsas de valores e centros comerciais de destaque

c) centros de pesquisas e universidades

d) portos ou aeroportos de abrangência zonal. 

 

QUESTÃO 3

(PUC-PR - adaptada)

“Na atual fase da economia mundial, é precisamente a combinação da dispersão global das atividades econômicas e da integração global, mediante uma concentração contínua do controle econômico e da propriedade, que tem contribuído para o papel estratégico desempenhado por certas grandes cidades, que denomino cidades globais.”

(SASSEN, Saskia. As cidades na economia mundial. São Paulo: Nobel, 1998, p. 16)

As características das cidades globais estão corretamente descritas na questão:

a) Em poucas décadas, as cidades globais, pela dinâmica das trocas econômicas mundiais, estarão mais presentes em nações pobres que nas ricas.

b) As cidades globais são sinônimos de megacidades, porque seu poder de polarização econômica também é resultado do tamanho de sua população.

c) As cidades globais, por serem centros vitais da dinâmica capitalista atual de onde partem as diretrizes da economia mundial, estão localizadas apenas em países desenvolvidos.

d) Por sua importância econômico-financeira e técnica e por serem grandes prestadoras de serviços especializados – e não pelo tamanho de sua população -, são centros vitais da dinâmica capitalista atual, de onde partem as diretrizes da economia mundial.

 

QUESTÃO 4

(UFJF) Leia o texto:

“Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade, consultoria, publicidade e banco) e a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações etc.. As cidades globais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a economia global é administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”.

Fonte: Maria da Glória in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html

Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:

a) quantidade de habitantes.

b) localização geográfica.

c) influência supranacional.

d) economia socio-democrata.

e) reserva de biodiversidade. 

 

_______________________________________________________________________________________________

 

 

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

                                       Reflexão sobre os nossos tempos:       

20 de Novembro de 2020Dia da Consciência Negra.

 

“ TODOS TEMOS CICATRIZES,

 

ALGUNS NA PELE. . . OUTROS NA ALMA. . .

 

 

MAS, AS QUE MAIS CAUSAM DOR

 

ESTÃO NA NOSSA MENTE ! 


História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – 9º Ano B

Professor: Wilson de Oliveira

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 30 de novembro a 04 de dezembro.

 

 

TEMA:  A descolonização Afro-Asiática

 

HABILIDADES: (EF09HI05) (EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia, identificando o papel dos principais movimentos nacionalistas nas lutas de independência.

 

Objetivo: Analisar os processos de descolonização na África e na Ásia.

 

Acesse o link < https://forms.gle/NWUig2Zjp1TVEk3WA  > formulário Google preencha os campos solicitados e desenvolva às atividade propostas conforme segue:

      

Aula 1 – Assista à videoaula “Colonialismo na  África e na Ásia: disputas e crise” e responda a atividade proposta.

 Aula 2  a 4 – Leia a atividade 1, Fonte 1 e Fonte 2, responda às atividades propostas e depois clique em enviar.

 

 

Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 30/11/20 a 04/12/20

Turmas: 9º A, B, C

Tema: O Natal em tempo de pandemia - Christmas in Pandemic Time

 

1ª aula – Faça a leitura do texto: Natal em tempo de pandemia – (se for necessário faça a tradução do texto). Pratique a pronúncia das palavras. Leia em voz alta tentando entender o sentido das frases. Faça a leitura em inglês para aperfeiçoar sua oralidade.

 

 

 

Christmas is coming but how can you celebrate it without giving the unwelcome gift of coronavirus?

 

Cosy rooms packed with people, chatting, laughing, even singing, and sharing food and drink for hours are the norm for the festive season.

 

Unfortunately, almost everything that's great for lifting our spirits at Christmas is also ideal for fuelling the pandemic.

 

 

2ª aula – Faça a leitura do final do texto, pois faremos atividade nas próximas semanas.

Faça a leitura em inglês para aperfeiçoar sua oralidade.

(faça a tradução do texto se for necessário)

What are the Covid rules at Christmas?

 

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua Portuguesa/Profº Jobiane

SEMANA de 30/11/2020 a 4/12/2020.

Anos: 9°A, 9°B e 9°C

Matéria: Língua Portuguesa

Prof. Jobiane Reis

Assunto: Empatia

1 - Orientação da Atividade: Registrar o texto no caderno.

Tema: Empatia

O que é Empatia:

 

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões.

Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

O que é uma pessoa empática?

 

Ser empático é se identificar com outra pessoa ou com a situação vivida por ela. É saber ouvir os outros e se esforçar para compreender os seus problemas, suas dificuldades e as suas emoções.

Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação instantânea. O contato com a outra pessoa gerou prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia pode ser considerada o oposto de antipatia.

Para ser empático é preciso conseguir ultrapassar as barreiras do egoísmo, do preconceito ou do medo do que é desconhecido ou diferente. Para que uma pessoa consiga exercer a empatia é preciso retirar a atenção de seus próprios problemas e manter seu foco de atenção na outra pessoa.

Empatia nas relações:

 

A empatia pode ocorrer em todos os tipos de relacionamentos humanos: nas relações familiares, nas amizades, no ambiente de trabalho e até mesmo com pessoas desconhecidas. É um sentimento indispensável para melhorar a qualidade da comunicação e do relacionamento entre as pessoas.

Nas relações pessoais a empatia pode ser fundamental para a compreensão de dificuldades das pessoas com quem se convive, ajudando a diminuir e evitar conflitos. O mesmo pode ocorrer no ambiente de trabalho, já que a empatia pode ajudar que um colega compreenda as dificuldades enfrentadas por outro.

A empatia entre pessoas que não se conhecem é a mais difícil de ocorrer, já que se caracteriza por um sentimento de compreensão com uma pessoa com quem não existe nenhum vínculo de afeto.

Entretanto, é importante saber que a empatia é um sentimento que pode ser praticado. Uma das maneiras de exercitar a empatia é treinar manter um olhar de afeto sobre as necessidades de outras pessoas.

2 - Orientação da Atividade:

Assistir o filme: Os meninos que enganavam os nazistas.

https://youtu.be/OnFbafQ-AJE

 

Obs: As atividades sobre o filme serão enviadas na próxima semana.


Matemática / Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 30/11/ 2020  a 04 /12/2020

 (6 aulas)

Habilidade : (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas
fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos
na reta numérica.

Meus queridos espero que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades do Caderno Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok

AULAS AULA 5 E 6

 – NÚMEROS RACIONAIS E SUAS DIFERENTES
REPRESENTAÇÕES

                                  Atividades páginas 15,16,17,18 e 19

Projeto de vida/Profº Rosiane

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

E.E. SALIM FARAH MALUF

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

                ANOS FINAIS

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.      PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.      TURMA

 

9° ANO - B

3.      DISCIPLINA:

Professor especialista, Projeto de vida

4.      CONTEÚDOS:

Como planejar o tempo em função das metas?

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Imaginação criativa e organização.

6.      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Faça um checklist dos seguintes questionamentos?

-Ordem de prioridades das atividades.

-A quais metas a atividade está priorizada? (um curto prazo)

-A quais metas a atividade está priorizada? (média praza)

-A quais metas a atividade está priorizada? (longo prazo)

 

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.

 

7.      RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno do aluno.

8.      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

 

30-11 a 04-12-2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

12.  VALIDADO EM:

30/11/2020

 

Tecnologia e inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B e C

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade 02 a 04/12 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.     A tecnologia é hoje parte inerente da vida?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

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9ºAno C 

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Objetos de conhecimento: Contextos e práticas

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR03)Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao design digital e aos jogos eletrônicos.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa atividade está no caderno do aluno São Paulo Faz Escola volume 4– Atividade 1 Sondagem-  Situação de Aprendizagem II, páginas 16 e 17.

A seguir, apresentamos os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem:

Design digital: Está relacionado a tudo que envolve os ambientes virtuais, valendo-se de formas, estética, textos e criação de objetos para atender uma demanda, tais como jogos, animações, aplicativos, sites, interfaces de smartphones, editoração eletrônica, comércio eletrônico etc.  Portanto, configura-se como uma área multifacetada com diferentes nichos de atuação dentro do mercado de tecnologia e da Arte.

Jogos eletrônicos: são jogos desenvolvidos para plataformas computacionais como videogames, fliperamas, consoles de jogos pessoais, computadores e smartphones. Tais jogos utilizam tecnologia computacional para permitir seu funcionamento. Podem ser jogados por uma única pessoa ou coletivamente, presencialmente ou a distância.

Projeto temático: sistematização de uma ação com público-alvo e detalhamento, abordando uma temática específica. Sendo assim, todas as ações planejadas devem gravitar em torno do tema eleito.

Relações processuais: nesta habilidade, trata-se da investigação, pesquisa e análise das possibilidades de criação e utilização de produções artísticas, das diferentes modalidades e linguagens artísticas (danças, músicas, encenações, desenhos, pinturas etc), durante a realização de projetos temáticos.

1.Conforme estudado, anteriormente, nas aulas de Arte, quais são as linguagens artísticas?

2.Na linguagem das Artes Visuais, cite alguns exemplos de modalidades e, pelo menos um elemento de cada uma delas, entre as que você conhece e/ou estudou.

3.No mundo dos jogos e aplicativos digitais, a parte gráfica tem grande importância, sendo ela composta pelos elementos visuais das artes visuais. Quais são estes elementos?

 4.O que é design digital? Explique.

5.Dê exemplos de onde o design digital se faz presente. Em quais objetos do nosso dia a dia eles aparecem?  

6.De que forma o design digital está inserido na criação de personagens e paisagens, dos jogos eletrônicos? Dê exemplos.

7.Quais modalidades das artes visuais estão presentes no design digital e nos jogos eletrônicos? Justifique.

8.Quais linguagens artísticas, além das artes visuais, aparecem nos jogos eletrônicos?

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 30/11 a 04/12

 

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Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

 

Professora :  Ana Paula

 

 

Período: 3011/2020 à 04/12/2020

 

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: Fazer pesquisa em livros didáticos ou

 

 

1 – Qual a origem do Universo?

 

2 – Como foi que surgiu o planeta Terra?

 

3 – Qual a constituiçao do Universo?

     

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


Ed. Física/Profº Donizete

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA       DE     30/11        Á     04/12/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Ginástica / Corpo Movimento Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  9º ANO  C

                                   PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA



Descreva com suas palavras o que você entende por “Corpo e Movimento”

2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página: 88

Atividade: 3.

ORIENTAÇÕES

Retirar na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador.

Atividades referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo.

Quem perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube.

Essas atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada no seu caderno.

As atividades realizadas correspondem a presença e nota.

Mandar atividades com: nome, número, ano e semana da atividade.

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com


Geografia/Profº Hosana

ATIVIDADE SEMANAL (30/11 a 04/12)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA: 9ºC

DURAÇÃO: 4 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

Após realizar a leitura sobre o tema IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), realize as atividades abaixo:

 

1)   Qual o objetivo das médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

 

2)   Os países do continente africano apresentam as menores médias de IDH do planeta. Quais os fatores que contribuem para esse fato?

 

3) Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:

a) Estados Unidos, França e Reino Unido

b) Brasil, Austrália e Japão

c) Níger, Finlândia e Alemanha

d) Noruega, Austrália e Islândia

e) Japão, Noruega e Suíça

História/Profº Vanildo

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 9C, 4ºBimestre SEMANA 30 11 a 04/12 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção

A renúncia de Jânio e a crise sucessória

https://youtu.be/5uQkcTZKVCE?t=9

   As medidas adotadas por Jânio desagradaram militares e lideranças políticas que apoiavam seu governo. Isolado politicamente, o presidente renunciou a seu mandato em 25 de agosto, alegando que “forças ocultas” o impediam de governar. Acredita-se que, com isso, Jânio esperava mobilizar a população em defesa de seu governo. Mas isso não ocorreu. O Congresso Nacional aceitou o pedido de renúncia e a população não se manifestou.

   Com a renúncia de Jânio, o vice-presidente João Goulart deveria assumir. Entretanto, Jango, como era conhecido, estava em viagem diplomática à China na ocasião. Jango tinha ligação com movimentos de trabalhadores, e por isso era visto com desconfiança pelas elites conservadoras e pelos militares, que o identificavam com a “ameaça comunista”. Por isso, tentaram impedir a sua posse.

   No Rio Grande do Sul, o então governador Leonel Brizola  iniciou uma campanha exigindo o cumprimento da Constituição, o que significava garantir a posse de Jango. Nomeada Campanha da Legalidade, a operação recebeu o apoio de vários políticos e setores da sociedade.

   Com o impasse, o Congresso votou uma proposta: Goulart assumiria a presidência, mas com poderes limitados. Instaurou-se no país um regime parlamentarista, no qual um primeiro-ministro seria o chefe de governo. Uma consulta popular a ser realizada em 1965 definiria a permanência do parlamentarismo ou o retorno ao presidencialismo. O nome indicado pelas lideranças políticas e militares e aceito por João Goulart foi o do mineiro Tancredo Neves. Assim, Jango retornou ao Brasil e assumiu a presidência da república.

                                                    


O GOVERNO DE JANGO

   Graças à campanha movida pelo partido de Jango, o PTB, e apoiado por sindicatos e movimentos populares,  o plebiscito que definiria a permanência ou a revogação do parlamentarismo foi antecipado em dois anos. A votação ocorreu em 6 de janeiro de 1963, e a maioria dos eleitores decidiu pelo retorno ao presidencialismo.

   Ao recuperar os poderes presidenciais, Jango manifestou sua intenção de promover reformas que tinham como objetivo modernizar o capitalismo brasileiro e garantir justiça social. As reformas de base, como ficaram conhecidas, previam a extensão do direito de voto aos analfabetos e aos militares de baixa patente, a ampliação do monopólio da Petrobras, a nacionalização de empresas farmacêuticas e prestadoras de serviços públicos e a limitação da remessa de lucros das empresas para o exterior, entre outras medidas.

A mobilização popular e as Ligas Camponesas

   Os primeiros anos do governo de Jango coincidiram com o aumento da participação popular na vida política do país. Os trabalhadores reuniam-se em sindicatos para organizar greves e reivindicar melhores condições de trabalho; os estudantes formavam organizações estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE); e até os militares de baixa patente, como os soldados, os cabos, os sargentos e os marinheiros, exigiam ser ouvidos por seus superiores.

    No campo, também houve aumento da organização dos trabalhadores. Um dos movimentos de maior destaque foi o das Ligas Camponesas. Criado pelo advogado e político pernambucano Francisco Julião, esse movimento procurava defender os trabalhadores rurais de abusos praticados pelos donos de terras.

                                                                


Leia o trecho da “Carta de alforria do camponês”, escrita por Francisco Julião, das Ligas Camponesas de Pernambuco, em fevereiro de 1961, e responda às questões.

   Tu és com os teus irmãos quase todo o Brasil. És tu quem mata a nossa fome. E morre de fome. És tu quem nos veste. E vive de tanga. Dás o soldado para defender a Pátria. E a Pátria te esquece. Dás o capanga para o latifúndio. E o capanga te esmaga. [...] Muitos são os caminhos que te levarão à liberdade. Liberdade quer dizer terra. Quer dizer pão. Quer dizer casa. Quer dizer remédio. Quer dizer escola. Quer dizer paz. [...]

JULIÃO, Francisco. Carta de alforria  do camponês. In: Que são as Ligas Camponesas?  Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962. p. 71-72

a)       Explique o que eram as Ligas Camponesas.

 

b)       Segundo o texto, o que significa liberdade?


Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 30/11/20 a 04/12/20

Turmas: 9º A, B, C

Tema: O Natal em tempo de pandemia - Christmas in Pandemic Time

 

1ª aula – Faça a leitura do texto: Natal em tempo de pandemia – (se for necessário faça a tradução do texto). Pratique a pronúncia das palavras. Leia em voz alta tentando entender o sentido das frases. Faça a leitura em inglês para aperfeiçoar sua oralidade.

 

 

 

Christmas is coming but how can you celebrate it without giving the unwelcome gift of coronavirus?

 

Cosy rooms packed with people, chatting, laughing, even singing, and sharing food and drink for hours are the norm for the festive season.

 

Unfortunately, almost everything that's great for lifting our spirits at Christmas is also ideal for fuelling the pandemic.

 

 

2ª aula – Faça a leitura do final do texto, pois faremos atividade nas próximas semanas.

Faça a leitura em inglês para aperfeiçoar sua oralidade.

(faça a tradução do texto se for necessário)

What are the Covid rules at Christmas?

 

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua Portuguesa/Profº Jobiane

SEMANA de 30/11/2020 a 4/12/2020.

Anos: 9°A, 9°B e 9°C

Matéria: Língua Portuguesa

Prof. Jobiane Reis

Assunto: Empatia

1 - Orientação da Atividade: Registrar o texto no caderno.

Tema: Empatia

O que é Empatia:

 

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões.

Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

O que é uma pessoa empática?

 

Ser empático é se identificar com outra pessoa ou com a situação vivida por ela. É saber ouvir os outros e se esforçar para compreender os seus problemas, suas dificuldades e as suas emoções.

Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação instantânea. O contato com a outra pessoa gerou prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia pode ser considerada o oposto de antipatia.

Para ser empático é preciso conseguir ultrapassar as barreiras do egoísmo, do preconceito ou do medo do que é desconhecido ou diferente. Para que uma pessoa consiga exercer a empatia é preciso retirar a atenção de seus próprios problemas e manter seu foco de atenção na outra pessoa.

Empatia nas relações:

 

A empatia pode ocorrer em todos os tipos de relacionamentos humanos: nas relações familiares, nas amizades, no ambiente de trabalho e até mesmo com pessoas desconhecidas. É um sentimento indispensável para melhorar a qualidade da comunicação e do relacionamento entre as pessoas.

Nas relações pessoais a empatia pode ser fundamental para a compreensão de dificuldades das pessoas com quem se convive, ajudando a diminuir e evitar conflitos. O mesmo pode ocorrer no ambiente de trabalho, já que a empatia pode ajudar que um colega compreenda as dificuldades enfrentadas por outro.

A empatia entre pessoas que não se conhecem é a mais difícil de ocorrer, já que se caracteriza por um sentimento de compreensão com uma pessoa com quem não existe nenhum vínculo de afeto.

Entretanto, é importante saber que a empatia é um sentimento que pode ser praticado. Uma das maneiras de exercitar a empatia é treinar manter um olhar de afeto sobre as necessidades de outras pessoas.

2 - Orientação da Atividade:

Assistir o filme: Os meninos que enganavam os nazistas.

https://youtu.be/OnFbafQ-AJE

 

Obs: As atividades sobre o filme serão enviadas na próxima semana.


Matemática / Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 30/11/ 2020  a 04 /12/2020

 (6 aulas)

Habilidade : (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas
fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos
na reta numérica.

Meus queridos espero que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades do Caderno Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok

AULAS AULA 5 E 6

 – NÚMEROS RACIONAIS E SUAS DIFERENTES
REPRESENTAÇÕES

                                  Atividades páginas 15,16,17,18 e 19


Projeto de vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 6 (30.11 à 04.12)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos realizem a atividade 1 “Não me canso de avaliar!” da situação de aprendizagem 5 - REAVALIAR PARA ALCANÇAR: MEU PROJETO DE VIDA. Envie por e-mail para o professor o quadro preenchido conforme a legenda.

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos realizem a ATIVIDADE 1 – MINHA LINHA DO TEMPO da situação de aprendizagem 3 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS do caderno do estudante, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos e realizem a atividade 1 da situação de aprendizagem 4- Como saber se está dando certo, antes de dar errado? do caderno do estudante, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos

Atividade 1 - “Continue a nadar” - disponível no Caderno do Estudante p. 44, da situação de aprendizagem 8- Começar de novo: O projeto de vida não tem fim   do caderno do estudante, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Determinação; Persistência;       Empatia; Respeito; Assertividade; Imaginação criativa; Autoconfiança;

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B e C

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade 02 a 04/12 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.     A tecnologia é hoje parte inerente da vida?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 





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