Atividade da semana de 30 de novembro 04 dezembro 2020
Eletivas Profª Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA
ATÉ: 03/12/20
·
Atividade 1- Assistir o vídeo sobre Funcional
Kids;
·
Link: https://www.youtube.com/watch?v=_h3cg6LYUfk
·
Atividade 2- Responder o questionátio;
1.
Nome da atividade?
2.
Idade e sexo do praticante?
3.
Local praticado?
4.
Benficios?
5.
Princípios presentes?
6.
Principais movimentos?
E-mail para
devolutiva
Data
de entrega até: 03/12/2020
Eletivas / Denis
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
4º Bim semana 6 (30.11 à 04.12) Denis
Fiquem
atentos se está inscrito nesta eletiva
Prezados alunos ao longo do semestre você viram diversos
exercícios e atividade propostas pela eletiva grana no bolso, chegou o momento
da reta final, a culminância, talvez vocês não saibam o que significa está
palavra mostrarei no exemplo do youtube sobre uma eletiva que mostra exatamente
o que seria uma culminância. Assistam ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=HNeMxzjbXQE. Após terem assistido reflitam sobre
tudo que foi aprendido na eletiva nossa
faça um breve relato ou se preferir um vídeo no youtube pra dar seu
depoimento de como está aplicando os conhecimentos dessa eletiva no seu
dia-a-dia? Não se esqueça de verificar se o vídeo está na posição correta para
não estragar seu vídeo. E enviar o
link no e-mail para o professor assistir.
Aulas
Previstas: 2 Aulas
Público:
8º
ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades
envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;
Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Eletivas Denise
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
DATA: 30 a 04/12/2020 |
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DISCIPLINA/TURMA: 7°,
9°, 1°.
ELETIVA-JIU
JITSU |
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CONTEÚDOS:
SISTEMA DE PONTUAÇÃO E
FINALIZAÇÕES NO JIU JITSU
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Aula
I: Descreva 5 posições de pontuação e 5 finalizações no Jiu Jitsu.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II: Explique o que é vantagem no Jiu Jitsu. Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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: Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode
ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
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9ºAno A
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Objetos de
conhecimento: Contextos e práticas |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR03)Analisar situações nas quais
as modalidades das artes visuais se integram ao design digital e aos jogos
eletrônicos. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa atividade
está no caderno do aluno São Paulo Faz Escola volume 4– Atividade 1 Sondagem-
Situação de Aprendizagem II, páginas
16 e 17. A seguir, apresentamos
os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta
Situação de Aprendizagem: Design digital: Está relacionado a tudo que
envolve os ambientes virtuais, valendo-se de formas, estética, textos e
criação de objetos para atender uma demanda, tais como jogos, animações,
aplicativos, sites, interfaces de smartphones, editoração eletrônica,
comércio eletrônico etc. Portanto,
configura-se como uma área multifacetada com diferentes nichos de atuação
dentro do mercado de tecnologia e da Arte. Jogos eletrônicos: são jogos
desenvolvidos para plataformas computacionais como videogames, fliperamas,
consoles de jogos pessoais, computadores e smartphones. Tais jogos utilizam
tecnologia computacional para permitir seu funcionamento. Podem ser jogados
por uma única pessoa ou coletivamente, presencialmente ou a distância. Projeto temático:
sistematização de uma ação com público-alvo e detalhamento, abordando uma
temática específica. Sendo assim, todas as ações planejadas devem gravitar em
torno do tema eleito. Relações processuais: nesta
habilidade, trata-se da investigação, pesquisa e análise das possibilidades
de criação e utilização de produções artísticas, das diferentes modalidades e
linguagens artísticas (danças, músicas, encenações, desenhos, pinturas etc),
durante a realização de projetos temáticos. 1.Conforme estudado, anteriormente, nas aulas de
Arte, quais são as linguagens artísticas? 2.Na linguagem das Artes Visuais, cite alguns
exemplos de modalidades e, pelo menos um elemento de cada uma delas, entre as
que você conhece e/ou estudou. 3.No mundo dos jogos e
aplicativos digitais, a parte gráfica tem grande importância, sendo ela
composta pelos elementos visuais das artes visuais. Quais são estes
elementos? 4.O que é design digital? Explique. 5.Dê exemplos de onde o design digital
se faz presente. Em quais objetos do nosso dia a dia eles aparecem? 6.De que forma o design digital
está inserido na criação de personagens e paisagens, dos jogos eletrônicos?
Dê exemplos. 7.Quais modalidades das artes
visuais estão presentes no design digital e nos jogos eletrônicos?
Justifique. 8.Quais linguagens artísticas,
além das artes visuais, aparecem nos jogos eletrônicos? |
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RECURSOS:
Caderno para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 30/11 a 04/12
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Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 3011/2020
à 04/12/2020
Habilidades: Descrever
a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema
solar na nossa Galáxia e dela no Universo.
Atividade: Fazer pesquisa em
livros didáticos ou
1 – Qual a origem do Universo?
2 – Como foi que surgiu o
planeta Terra?
3 – Qual a constituiçao do
Universo?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Ed. Física/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO
FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NA ESCOLA
Unidade
Temática: Unidade Temática – Ginástica
ATIVIDADE
Caderno do Aluno
·
Atividade 1- Conhecendo mais sobre a
Ginástica de Condicionamento Físico;
·
Leitura do texto Crossfite do Hiit e
responder a pergunta (pg: 88);
·
Atividade 2- Leitura do Texto explicativo e
assistir os vídeos propostos na (página: 89);
E-mail
para devolutiva
Data de entrega até:03/12/2020
Geografia/Profº Djair
EE
SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 30 do 11 a 04 do 12
de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 4º bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa,
compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.
Quantidade de aulas: 4
aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar
por meio de textos, mapas e/ou gráficos, as características das redes
geográficas e/ou cidades globais.
GEOGRAFIA : Redes Geográficas e
Cidades Globais ( 2 / 2 ).
Os
exercícios sobre cidades globais requerem a compreensão sobre o funcionamento e
o crescente desempenho desses espaços na sociedade contemporânea.
QUESTÃO
1
As Cidades
Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:
a) possuírem
necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.
b) apresentarem
um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.
c) serem
densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.
d) não apresentarem
vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras.
QUESTÃO
2
Assinale a
alternativa que não apresenta
os elementos que costumam estar presentes nas Cidades Globais:
a) sedes de
empresas e serviços urbanos sofisticados
b) bolsas de
valores e centros comerciais de destaque
c) centros de
pesquisas e universidades
d) portos ou
aeroportos de abrangência zonal.
QUESTÃO
3
(PUC-PR -
adaptada)
“Na atual fase
da economia mundial, é precisamente a combinação da dispersão global das
atividades econômicas e da integração global, mediante uma concentração
contínua do controle econômico e da propriedade, que tem contribuído para o
papel estratégico desempenhado por certas grandes cidades, que denomino cidades
globais.”
(SASSEN,
Saskia. As cidades na economia mundial.
São Paulo: Nobel, 1998, p. 16)
As
características das cidades globais estão corretamente descritas na questão:
a) Em poucas
décadas, as cidades globais, pela dinâmica das trocas econômicas mundiais,
estarão mais presentes em nações pobres que nas ricas.
b) As cidades
globais são sinônimos de megacidades, porque seu poder de polarização econômica
também é resultado do tamanho de sua população.
c) As cidades
globais, por serem centros vitais da dinâmica capitalista atual de onde partem
as diretrizes da economia mundial, estão localizadas apenas em países
desenvolvidos.
d) Por sua
importância econômico-financeira e técnica e por serem grandes prestadoras de
serviços especializados – e não pelo tamanho de sua população -, são centros
vitais da dinâmica capitalista atual, de onde partem as diretrizes da economia
mundial.
QUESTÃO
4
(UFJF) Leia o texto:
“Para avaliar
se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais
empresas (em contabilidade, consultoria, publicidade e banco) e a sua rede
financeira/bancária, de telecomunicações etc.. As cidades globais são vetores
importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a
economia global é administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede
onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros
internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”.
Fonte: Maria da
Glória in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html
Com base no
texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:
a) quantidade
de habitantes.
b) localização
geográfica.
c) influência
supranacional.
d) economia socio-democrata.
e) reserva de
biodiversidade.
_______________________________________________________________________________________________
Esta
atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos
tempos:
20
de Novembro de 2020 – Dia
da Consciência Negra.
“ TODOS TEMOS CICATRIZES,
ALGUNS NA PELE. . . OUTROS NA ALMA. . .
MAS, AS QUE MAIS CAUSAM DOR
ESTÃO NA NOSSA MENTE !
História/Profº Silvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Atividade para a semana de 30 de novembro a 04 de dezembro
Turma: 9A – Ensino Fundamental II – Período da manhã
Duração da atividade: Quatro aulas
Habilidades envolvidas: Compreender a questão do racismo, suas consequências e a importância de sua eliminação. Compreender a complexidade da sociedade contemporânea e a importância das políticas de inclusão.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
OBSERVAÇÃO: ATIVIDADES ANTERIORES AINDA PODEM SER ENTREGUES
RASCIMO E GENOCÍDIO NEGRO
“Não consigo respirar”, suplicava George Floyd, enquanto tinha o seu pescoço pressionado pelo joelho de um policial por 8 minutos e 46 segundos. Depois, morreu. O fato ocorreu no dia 25 de maio de 2020 em Minneapolis, Estados Unidos. Nas semanas seguintes, milhares de pessoas saíram às ruas em diversas cidades dos Estados Unidos e de outros países, contrariando as recomendações dos órgãos de saúde de isolamento social devido a pandemia de coronavírus, para protestarem contra o racismo e a violência policial, visto como tão ou mais letal do que o vírus.
O Movimento Negro nos Estados Unidos da América, assim como em outros países, já protagonizou diversas lutas pelos direitos civis da população descendente dos africanos escravizados, no sistema colonial que marcou a ocupação da América ao longo de séculos. O fim da escravidão nestes países não significou liberdade e igualdade para as pessoas escravizadas. As mazelas de um sistema cruel e marcado por violência e desumanização persiste fortemente em nossa sociedade.
Martin Luther King, importante líder do Movimento Negro nos Estados Unidos, fez um discurso em 1963, que se tornou um hino na defesa da igualdade. Vejamos um trecho:
“(...) Tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos de ex-escravos e os filhos de ex-donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da irmandade.
Tenho um sonho de que um dia até o Estado do Mississippi, um Estado desértico que sufoca no calor da injustiça e da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e de justiça. Tenho um sonho de que meus quatro filhos viverão um dia em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo teor de seu caráter.
Tenho um sonho hoje. (...) Então que a liberdade ressoe dos prodigiosos picos de New Hampshire.
Que a liberdade ecoe das majestosas montanhas de Nova York!
Que a liberdade ecoe dos elevados Alleghenies da Pensilvânia!
Que a liberdade ecoe das nevadas Rochosas do Colorado!
Que a liberdade ecoe das suaves encostas da Califórnia!
Mas não só isso – que a liberdade ecoe da Montanha de Pedra da Geórgia!
Que a liberdade ecoe da Montanha Sentinela do Tennessee!”
Que a liberdade ecoe de cada monte e montículo do Mississippi. De cada encosta de montanha, que a liberdade ecoe.
E quando isso acontecer, quando deixarmos a liberdade ecoar, quando a deixarmos ressoar em cada vila e vilarejo, em cada Estado e cada cidade, poderemos trazer para mais perto o dia que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestante e católicos, poderão se dar as mãos e cantar, nas palavras da velha canção negra, ‘livres, enfim! Livres, enfim! (...) Estamos livres, enfim!’”
Assim como nos Estados Unidos, o Brasil é marcado por diversas lutas da população negra contra as diferentes formas de racismo que estão presentes no nosso cotidiano e em toda a nossa estrutura social. Por aqui, o racismo muitas vezes é negado e as práticas racistas são vistas como “normais” e até encaradas como “brincadeiras”. Durante muito tempo, o mito da “democracia racial” persistiu entre nós e a tendência a afirmarem que “somos todos iguais” esconde as marcantes desigualdades, que mantém a população negra excluída e vitimada por uma violência social e do Estado. Os séculos de exploração e a ausência de políticas públicas reparadoras se refletem nos baixos índices de bem-estar da maioria da população composta por pretos e pardos (que formam 55,8% dos brasileiros, segundo dados do IBGE), principalmente, pelo pouco acesso a direitos básicos, como saúde, moradia digna, educação de qualidade. Como afirmou a filósofa Djamila Ribeiro, em entrevista à BBC Brasil no dia 05 de junho de 2020,
“(...) durante três séculos, quase quatro séculos, as pessoas negras foram tratadas como mercadoria e construíram as riquezas desse país sem ter acesso a essas riquezas. E, a partir daí, essas desigualdades foram sendo construídas, então, se pessoas negras hoje não ocupam espaços de poder, eles partem de um lugar social que suas oportunidades são restringidas por causa do racismo. Então, às vezes, é esse entendimento que falta às pessoas — e de não discutir o lugar social da branquitude também. De chegar em um espaço em um país de maioria negra e só ter pessoas brancas nesse espaço e isso ser naturalizado e não ser questionado. Se pessoas brancas estão ocupando esses espaços, será que é por que elas são mais inteligentes e geniais ou por que tiveram condições concretas para estar naqueles espaços?”
“Vidas negras importam!” é o grito que tem eclodido em manifestações públicas e também nas redes sociais, que denunciam o genocídio da população negra brasileira. Crianças assassinadas dentro de casa por “balas perdidas”, família alvejada por 80 tiros pelo exército “por engano”, jovens da periferia que “desparecem” em batidas policias são algumas notícias que acompanhamos diariamente e que compõem traços desse genocídio já tão denunciado pelos movimentos negros no Brasil e revelado em números assustadores. Segundo o Atlas da Violência 2019 (publicação que apresenta taxas de homicídios no país), no ano de 2017, “75,5% das vítimas de homicídios foram indivíduos negros (definidos aqui como a soma de indivíduos pretos ou pardos, segundo a classificação do IBGE), sendo que a taxa de homicídios por 100 mil negros foi de 43,1, ao passo que a taxa de não negros (brancos, amarelos e indígenas) foi de 16,0. Ou seja, proporcionalmente às respectivas populações, para cada indivíduo não negro que sofreu homicídio em 2017, aproximadamente, 2,7 negros foram mortos”. Quando fazemos a leitura dos homicídios dentro de um recorte temporal maior (2007 a 2017), os números são ainda mais alarmantes, como podemos ver no gráfico abaixo:
Fonte: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/12/atlas-2019
VAMOS PRATICAR!
a) Resumidamente, escreva qual era o sonho de Martin Luther King?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Diante do relatado no início do texto, você acredita que o sonho de Martin Luther King apresentado, há mais de 50 anos, realizou-se? Justifique a sua resposta.
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c) Quais as maiores consequências do racismo no Brasil?
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d) O que o gráfico da taxa de homicídios de negros e não negros da década, 2007 a 2017, revela?
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e) Quais questionamentos a filósofa Djamila Ribeiro nos convida a fazer? Você já havia pensado nessas questões anteriormente?
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f) A filósofa e professora estadunidense Angela Davis afirma que, “numa sociedade racista, não basta não ser racista, é necessário ser antirracista”. O que você entende por antirracista? Quais práticas podem ser consideradas antirracistas?
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Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.
Angela Davis
História/Profº
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim.
Data: 30/11/20 a 04/12/20
Turmas: 9º A, B, C
Tema: O
Natal em tempo de pandemia - Christmas in Pandemic Time
1ª aula – Faça a
leitura do texto: Natal em tempo de pandemia – (se for necessário faça a
tradução do texto). Pratique a pronúncia das palavras. Leia em voz alta
tentando entender o sentido das frases. Faça a leitura em inglês para aperfeiçoar sua oralidade.
Christmas is coming but how can you celebrate it without giving the
unwelcome gift of coronavirus?
Cosy rooms packed with people, chatting, laughing, even singing, and
sharing food and drink for hours are the norm for the festive season.
Unfortunately, almost everything that's great for lifting our spirits at
Christmas is also ideal for fuelling the pandemic.
2ª aula – Faça a leitura do final do texto, pois faremos atividade nas
próximas semanas.
Faça a leitura em
inglês para aperfeiçoar sua oralidade.
(faça a tradução do texto se for necessário)
What are the Covid rules at Christmas?
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
SEMANA de
30/11/2020 a 4/12/2020.
Anos:
9°A, 9°B e 9°C
Matéria:
Língua Portuguesa
Prof.
Jobiane Reis
Assunto:
Empatia
1 - Orientação da Atividade: Registrar o texto no caderno.
Tema:
Empatia
O que é Empatia:
Empatia significa a capacidade psicológica para
sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação
vivenciada por ela. Consiste em tentar
compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de
forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas
às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo
- e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o
sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de
agir seguindo princípios morais.
A capacidade de se
colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a
compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a
forma como outra pessoa toma as decisões.
Com origem no termo em
grego empatheia,
que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva
com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão
psicológica de outros indivíduos.
O
que é uma pessoa empática?
Ser empático é se identificar
com outra pessoa ou com a situação vivida por ela. É saber ouvir os outros e se
esforçar para compreender os seus problemas, suas dificuldades e as suas
emoções.
Quando alguém diz “houve
uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande
envolvimento, uma identificação instantânea. O contato com a outra pessoa gerou
prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia
pode ser considerada o oposto de antipatia.
Para ser empático é
preciso conseguir ultrapassar as barreiras do egoísmo, do preconceito ou do
medo do que é desconhecido ou diferente. Para que uma pessoa consiga exercer a
empatia é preciso retirar a atenção de seus próprios problemas e manter seu
foco de atenção na outra pessoa.
Empatia
nas relações:
A empatia pode ocorrer
em todos os tipos de relacionamentos humanos: nas relações familiares, nas
amizades, no ambiente de trabalho e até mesmo com pessoas desconhecidas. É um
sentimento indispensável para melhorar a qualidade da comunicação e do
relacionamento entre as pessoas.
Nas relações pessoais a
empatia pode ser fundamental para a compreensão de dificuldades das pessoas com
quem se convive, ajudando a diminuir e evitar conflitos. O mesmo pode ocorrer
no ambiente de trabalho, já que a empatia pode ajudar que um colega compreenda
as dificuldades enfrentadas por outro.
A empatia entre pessoas
que não se conhecem é a mais difícil de ocorrer, já que se caracteriza por um
sentimento de compreensão com uma pessoa com quem não existe nenhum vínculo de
afeto.
Entretanto, é importante
saber que a empatia é um sentimento que pode ser praticado. Uma das maneiras de
exercitar a empatia é treinar manter um olhar de afeto sobre as necessidades de
outras pessoas.
2
- Orientação da Atividade:
Assistir o filme: Os meninos que
enganavam os nazistas.
Obs:
As atividades sobre o filme serão enviadas na próxima semana.
Matemática / Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta
para o período de 30/11/ 2020 a 04 /12/2020
(6 aulas)
Habilidade : (EF06MA08) Reconhecer que os números
racionais positivos podem ser expressos nas formas
fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações,
passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos
na reta numérica.
Meus
queridos espero que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades
do Caderno Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra
precisamos melhorar nossa comunicação, pois a interação é de extrema
necessidade, portanto vou disponibilizar um link para que eu possa dar as
comandas das atividades ok
AULAS AULA
5 E 6
– NÚMEROS RACIONAIS E
SUAS DIFERENTES
REPRESENTAÇÕES
Atividades
páginas 15,16,17,18 e 19
Projeto de vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º Bimestre- Semana 6 (30.11 à 04.12)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos realizem a atividade 1 “Não me
canso de avaliar!” da situação de aprendizagem 5 - REAVALIAR
PARA ALCANÇAR: MEU PROJETO DE VIDA. Envie por e-mail para o professor o quadro
preenchido conforme a legenda.
ü 8º Ano;
Prezados alunos realizem a ATIVIDADE 1 – MINHA LINHA DO TEMPO da
situação de aprendizagem 3 APROPRIAÇÃO DE
RESULTADOS do caderno do estudante, depois envie para o
professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos e realizem a atividade 1 da situação de aprendizagem 4- Como
saber se está dando certo, antes de dar errado? do caderno do estudante,
envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos
Atividade 1
- “Continue a nadar”
- disponível no Caderno do Estudante p. 44, da
situação de aprendizagem 8- Começar
de novo: O projeto de vida não tem fim do caderno
do estudante, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização;
Determinação; Persistência; Empatia;
Respeito; Assertividade; Imaginação criativa; Autoconfiança;
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 -
Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e inovação/Profº Denis
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf Séries:
8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
4º Bim semana 6 (30.11 à 04.12)
Atenção fique
atenta as séries que se destinam essa atividade
Prezados alunos,
A proposta
desta semana é realizar a ATIVIDADE 5 – DIGITAL SEM PRESSÃO responda o teste proposto nesta atividade faça sua
autoanálise e escreva uma breve reflexão para o professor sobre o que achou
desse teste e o que ele permite enxergarmos
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e
9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas:
EF89TEC05 –
Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas
e analisar intencionalidades de seus usuários.
EF89TEC09 –
Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e
textos com senso estético e ético.
EF89TEC17-
Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais
envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
------------------------------------------------------------------
9ºAno B
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Objetos de
conhecimento: Contextos e práticas |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR03)Analisar situações nas quais
as modalidades das artes visuais se integram ao design digital e aos jogos
eletrônicos. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa atividade
está no caderno do aluno São Paulo Faz Escola volume 4– Atividade 1 Sondagem-
Situação de Aprendizagem II, páginas
16 e 17. A seguir, apresentamos
os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta
Situação de Aprendizagem: Design digital: Está relacionado a tudo que
envolve os ambientes virtuais, valendo-se de formas, estética, textos e
criação de objetos para atender uma demanda, tais como jogos, animações,
aplicativos, sites, interfaces de smartphones, editoração eletrônica,
comércio eletrônico etc. Portanto,
configura-se como uma área multifacetada com diferentes nichos de atuação
dentro do mercado de tecnologia e da Arte. Jogos eletrônicos: são jogos
desenvolvidos para plataformas computacionais como videogames, fliperamas,
consoles de jogos pessoais, computadores e smartphones. Tais jogos utilizam
tecnologia computacional para permitir seu funcionamento. Podem ser jogados
por uma única pessoa ou coletivamente, presencialmente ou a distância. Projeto temático:
sistematização de uma ação com público-alvo e detalhamento, abordando uma
temática específica. Sendo assim, todas as ações planejadas devem gravitar em
torno do tema eleito. Relações processuais: nesta
habilidade, trata-se da investigação, pesquisa e análise das possibilidades
de criação e utilização de produções artísticas, das diferentes modalidades e
linguagens artísticas (danças, músicas, encenações, desenhos, pinturas etc),
durante a realização de projetos temáticos. 1.Conforme estudado, anteriormente, nas aulas de
Arte, quais são as linguagens artísticas? 2.Na linguagem das Artes Visuais, cite alguns
exemplos de modalidades e, pelo menos um elemento de cada uma delas, entre as
que você conhece e/ou estudou. 3.No mundo dos jogos e
aplicativos digitais, a parte gráfica tem grande importância, sendo ela
composta pelos elementos visuais das artes visuais. Quais são estes
elementos? 4.O que é design digital? Explique. 5.Dê exemplos de onde o design digital
se faz presente. Em quais objetos do nosso dia a dia eles aparecem? 6.De que forma o design digital
está inserido na criação de personagens e paisagens, dos jogos eletrônicos?
Dê exemplos. 7.Quais modalidades das artes
visuais estão presentes no design digital e nos jogos eletrônicos?
Justifique. 8.Quais linguagens artísticas,
além das artes visuais, aparecem nos jogos eletrônicos? |
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RECURSOS:
Caderno para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 30/11 a 04/12
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Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 3011/2020
à 04/12/2020
Habilidades: Descrever
a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema
solar na nossa Galáxia e dela no Universo.
Atividade: Fazer pesquisa em
livros didáticos ou
1 – Qual a origem do Universo?
2 – Como foi que surgiu o
planeta Terra?
3 – Qual a constituiçao do
Universo?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Ed. Física/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO
FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NA ESCOLA
Unidade
Temática: Unidade Temática – Ginástica
ATIVIDADE
Caderno do Aluno
·
Atividade 1- Conhecendo mais sobre a
Ginástica de Condicionamento Físico;
·
Leitura do texto Crossfite do Hiit e
responder a pergunta (pg: 88);
·
Atividade 2- Leitura do Texto explicativo e
assistir os vídeos propostos na (página: 89);
E-mail
para devolutiva
Data de entrega até:03/12/2020
Geografia/Profº Djair
EE
SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 30 do 11 a 04 do 12
de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 4º bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa,
compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.
Quantidade de aulas: 4
aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar
por meio de textos, mapas e/ou gráficos, as características das redes
geográficas e/ou cidades globais.
GEOGRAFIA : Redes Geográficas e
Cidades Globais ( 2 / 2 ).
Os
exercícios sobre cidades globais requerem a compreensão sobre o funcionamento e
o crescente desempenho desses espaços na sociedade contemporânea.
QUESTÃO
1
As Cidades
Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:
a) possuírem
necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.
b) apresentarem
um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.
c) serem
densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.
d) não apresentarem
vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras.
QUESTÃO
2
Assinale a
alternativa que não apresenta
os elementos que costumam estar presentes nas Cidades Globais:
a) sedes de
empresas e serviços urbanos sofisticados
b) bolsas de
valores e centros comerciais de destaque
c) centros de
pesquisas e universidades
d) portos ou
aeroportos de abrangência zonal.
QUESTÃO
3
(PUC-PR -
adaptada)
“Na atual fase
da economia mundial, é precisamente a combinação da dispersão global das
atividades econômicas e da integração global, mediante uma concentração
contínua do controle econômico e da propriedade, que tem contribuído para o
papel estratégico desempenhado por certas grandes cidades, que denomino cidades
globais.”
(SASSEN,
Saskia. As cidades na economia mundial.
São Paulo: Nobel, 1998, p. 16)
As
características das cidades globais estão corretamente descritas na questão:
a) Em poucas
décadas, as cidades globais, pela dinâmica das trocas econômicas mundiais,
estarão mais presentes em nações pobres que nas ricas.
b) As cidades
globais são sinônimos de megacidades, porque seu poder de polarização econômica
também é resultado do tamanho de sua população.
c) As cidades
globais, por serem centros vitais da dinâmica capitalista atual de onde partem
as diretrizes da economia mundial, estão localizadas apenas em países
desenvolvidos.
d) Por sua
importância econômico-financeira e técnica e por serem grandes prestadoras de
serviços especializados – e não pelo tamanho de sua população -, são centros
vitais da dinâmica capitalista atual, de onde partem as diretrizes da economia
mundial.
QUESTÃO
4
(UFJF) Leia o texto:
“Para avaliar
se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais
empresas (em contabilidade, consultoria, publicidade e banco) e a sua rede
financeira/bancária, de telecomunicações etc.. As cidades globais são vetores
importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a
economia global é administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede
onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros
internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”.
Fonte: Maria da
Glória in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html
Com base no
texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:
a) quantidade
de habitantes.
b) localização
geográfica.
c) influência
supranacional.
d) economia socio-democrata.
e) reserva de
biodiversidade.
_______________________________________________________________________________________________
Esta
atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos
tempos:
20
de Novembro de 2020 – Dia
da Consciência Negra.
“ TODOS TEMOS CICATRIZES,
ALGUNS NA PELE. . . OUTROS NA ALMA. . .
MAS, AS QUE MAIS CAUSAM DOR
ESTÃO NA NOSSA MENTE !
História/Profº Wilson
E.E.
Salim Farah Maluf
Disciplina:
História – 9º Ano B
Professor:
Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 30 de novembro a 04 de dezembro.
TEMA: A
descolonização Afro-Asiática
HABILIDADES:
(EF09HI05) (EF09HI31)
Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia,
identificando o papel dos principais movimentos nacionalistas nas lutas de
independência.
Objetivo: Analisar os processos de
descolonização na África e na Ásia.
Acesse
o link < https://forms.gle/NWUig2Zjp1TVEk3WA > formulário Google preencha os campos
solicitados e desenvolva às atividade propostas conforme segue:
Aula 1 – Assista à videoaula “Colonialismo na África e na Ásia: disputas e crise” e
responda a atividade proposta.
Aula 2 a 4 – Leia a atividade 1, Fonte 1 e Fonte 2, responda às atividades propostas e depois clique em enviar.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim.
Data: 30/11/20 a 04/12/20
Turmas: 9º A, B, C
Tema: O
Natal em tempo de pandemia - Christmas in Pandemic Time
1ª aula – Faça a
leitura do texto: Natal em tempo de pandemia – (se for necessário faça a
tradução do texto). Pratique a pronúncia das palavras. Leia em voz alta
tentando entender o sentido das frases. Faça a leitura em inglês para aperfeiçoar sua oralidade.
Christmas is coming but how can you celebrate it without giving the
unwelcome gift of coronavirus?
Cosy rooms packed with people, chatting, laughing, even singing, and
sharing food and drink for hours are the norm for the festive season.
Unfortunately, almost everything that's great for lifting our spirits at
Christmas is also ideal for fuelling the pandemic.
2ª aula – Faça a leitura do final do texto, pois faremos atividade nas
próximas semanas.
Faça a leitura em
inglês para aperfeiçoar sua oralidade.
(faça a tradução do texto se for necessário)
What are the Covid rules at Christmas?
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
SEMANA de
30/11/2020 a 4/12/2020.
Anos:
9°A, 9°B e 9°C
Matéria:
Língua Portuguesa
Prof.
Jobiane Reis
Assunto:
Empatia
1 - Orientação da Atividade: Registrar o texto no caderno.
Tema:
Empatia
O que é Empatia:
Empatia significa a capacidade psicológica para
sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação
vivenciada por ela. Consiste em tentar
compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de
forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas
às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo
- e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o
sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de
agir seguindo princípios morais.
A capacidade de se
colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a
compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a
forma como outra pessoa toma as decisões.
Com origem no termo em
grego empatheia,
que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva
com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão
psicológica de outros indivíduos.
O
que é uma pessoa empática?
Ser empático é se identificar
com outra pessoa ou com a situação vivida por ela. É saber ouvir os outros e se
esforçar para compreender os seus problemas, suas dificuldades e as suas
emoções.
Quando alguém diz “houve
uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande
envolvimento, uma identificação instantânea. O contato com a outra pessoa gerou
prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia
pode ser considerada o oposto de antipatia.
Para ser empático é
preciso conseguir ultrapassar as barreiras do egoísmo, do preconceito ou do
medo do que é desconhecido ou diferente. Para que uma pessoa consiga exercer a
empatia é preciso retirar a atenção de seus próprios problemas e manter seu
foco de atenção na outra pessoa.
Empatia
nas relações:
A empatia pode ocorrer
em todos os tipos de relacionamentos humanos: nas relações familiares, nas
amizades, no ambiente de trabalho e até mesmo com pessoas desconhecidas. É um
sentimento indispensável para melhorar a qualidade da comunicação e do
relacionamento entre as pessoas.
Nas relações pessoais a
empatia pode ser fundamental para a compreensão de dificuldades das pessoas com
quem se convive, ajudando a diminuir e evitar conflitos. O mesmo pode ocorrer
no ambiente de trabalho, já que a empatia pode ajudar que um colega compreenda
as dificuldades enfrentadas por outro.
A empatia entre pessoas
que não se conhecem é a mais difícil de ocorrer, já que se caracteriza por um
sentimento de compreensão com uma pessoa com quem não existe nenhum vínculo de
afeto.
Entretanto, é importante
saber que a empatia é um sentimento que pode ser praticado. Uma das maneiras de
exercitar a empatia é treinar manter um olhar de afeto sobre as necessidades de
outras pessoas.
2
- Orientação da Atividade:
Assistir o filme: Os meninos que
enganavam os nazistas.
Obs:
As atividades sobre o filme serão enviadas na próxima semana.
Matemática / Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 30/11/ 2020 a 04 /12/2020
(6 aulas)
Habilidade : (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas
fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos
na reta numérica.
Meus queridos espero que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades do Caderno Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok
AULAS AULA 5 E 6
– NÚMEROS RACIONAIS E SUAS DIFERENTES
REPRESENTAÇÕES
Atividades páginas 15,16,17,18 e 19
Projeto de vida/Profº Rosiane
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
E.E.
SALIM FARAH MALUF
ANO
LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias
Quintão |
2.
TURMA
9° ANO - B |
|||
3.
DISCIPLINA: Professor
especialista, Projeto de vida |
||||
4.
CONTEÚDOS: Como planejar o tempo em função das metas? |
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Imaginação criativa e
organização. |
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Faça um
checklist dos seguintes questionamentos? -Ordem
de prioridades das atividades. -A quais
metas a atividade está priorizada? (um curto prazo) -A
quais metas a atividade está priorizada? (média praza) -A
quais metas a atividade está priorizada? (longo prazo)
OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.
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||||
7.
RECURSOS
UTILIZADOS: Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno. |
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8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via
whatsapp.
|
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9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
10. PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
30-11 a 04-12-2020 |
11. PROFESSOR
Rosiane
Ap. Dias Quintão |
12.
VALIDADO EM: 30/11/2020 |
|
Tecnologia e inovação/Profº Sandra
E.
E. Salim Farah Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º B e C
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
02 a 04/12 Duração de 45 minutos.
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. A tecnologia é hoje parte inerente da vida?
Habilidade:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
------------------------------------------------------------------
9ºAno C
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Objetos de
conhecimento: Contextos e práticas |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR03)Analisar situações nas quais
as modalidades das artes visuais se integram ao design digital e aos jogos
eletrônicos. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa atividade
está no caderno do aluno São Paulo Faz Escola volume 4– Atividade 1 Sondagem-
Situação de Aprendizagem II, páginas
16 e 17. A seguir, apresentamos
os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta
Situação de Aprendizagem: Design digital: Está relacionado a tudo que
envolve os ambientes virtuais, valendo-se de formas, estética, textos e
criação de objetos para atender uma demanda, tais como jogos, animações,
aplicativos, sites, interfaces de smartphones, editoração eletrônica,
comércio eletrônico etc. Portanto,
configura-se como uma área multifacetada com diferentes nichos de atuação
dentro do mercado de tecnologia e da Arte. Jogos eletrônicos: são jogos
desenvolvidos para plataformas computacionais como videogames, fliperamas,
consoles de jogos pessoais, computadores e smartphones. Tais jogos utilizam
tecnologia computacional para permitir seu funcionamento. Podem ser jogados
por uma única pessoa ou coletivamente, presencialmente ou a distância. Projeto temático:
sistematização de uma ação com público-alvo e detalhamento, abordando uma
temática específica. Sendo assim, todas as ações planejadas devem gravitar em
torno do tema eleito. Relações processuais: nesta
habilidade, trata-se da investigação, pesquisa e análise das possibilidades
de criação e utilização de produções artísticas, das diferentes modalidades e
linguagens artísticas (danças, músicas, encenações, desenhos, pinturas etc),
durante a realização de projetos temáticos. 1.Conforme estudado, anteriormente, nas aulas de
Arte, quais são as linguagens artísticas? 2.Na linguagem das Artes Visuais, cite alguns
exemplos de modalidades e, pelo menos um elemento de cada uma delas, entre as
que você conhece e/ou estudou. 3.No mundo dos jogos e
aplicativos digitais, a parte gráfica tem grande importância, sendo ela
composta pelos elementos visuais das artes visuais. Quais são estes
elementos? 4.O que é design digital? Explique. 5.Dê exemplos de onde o design digital
se faz presente. Em quais objetos do nosso dia a dia eles aparecem? 6.De que forma o design digital
está inserido na criação de personagens e paisagens, dos jogos eletrônicos?
Dê exemplos. 7.Quais modalidades das artes
visuais estão presentes no design digital e nos jogos eletrônicos?
Justifique. 8.Quais linguagens artísticas,
além das artes visuais, aparecem nos jogos eletrônicos? |
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RECURSOS:
Caderno para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 30/11 a 04/12
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Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 3011/2020
à 04/12/2020
Habilidades: Descrever
a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema
solar na nossa Galáxia e dela no Universo.
Atividade: Fazer pesquisa em
livros didáticos ou
1 – Qual a origem do Universo?
2 – Como foi que surgiu o
planeta Terra?
3 – Qual a constituiçao do
Universo?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Ed. Física/Profº Donizete
EE
SALIM FARAH MALUF SEMANA DE
30/11 Á 04/12/2020 AULA
1 E 2 - TEMA: Ginástica / Corpo Movimento Saúde EDUCAÇÃO
FÍSICA - EF II
- 9º ANO C PROFESSOR
: DONIZETI |
1ª AULA Descreva com suas palavras o que você entende por
“Corpo e Movimento” |
2ª AULA Ler e
responder no Caderno do Aluno Página: 88 Atividade:
3. |
ORIENTAÇÕES Retirar
na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador. Atividades
referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo. Quem
perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube. Essas
atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada
no seu caderno. As atividades realizadas correspondem a presença e nota. Mandar atividades com: nome, número, ano e semana da atividade. |
REGISTRO Quem não tiver acesso a e-mail,
acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para
conferência no retorno as aulas presenciais |
DEVOLUÇÃO |
Geografia/Profº Hosana
ATIVIDADE SEMANAL (30/11 a 04/12)
PROFESSORA: HOSANA
EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA: 9ºC
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após
realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre
eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a
Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema
abordado.
Após realizar a leitura
sobre o tema IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), realize as atividades
abaixo:
1)
Qual o objetivo das médias
de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?
2)
Os países do continente
africano apresentam as menores médias de IDH do planeta. Quais os fatores que
contribuem para esse fato?
3)
Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento
Humano são, respectivamente:
a) Estados Unidos, França e Reino Unido
b) Brasil, Austrália e Japão
c) Níger, Finlândia e Alemanha
d) Noruega, Austrália e Islândia
e) Japão, Noruega e Suíça
História/Profº Vanildo
ATIVIDADE DE HISTÓRIA 9C, 4ºBimestre SEMANA 30 11 a 04/12 PROF.
VANILDO
EMAIl:
vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção
A renúncia de Jânio e a crise
sucessória
https://youtu.be/5uQkcTZKVCE?t=9
As medidas adotadas por Jânio
desagradaram militares e lideranças políticas que apoiavam seu governo. Isolado
politicamente, o presidente renunciou a seu mandato em 25 de agosto, alegando
que “forças ocultas” o impediam de governar. Acredita-se que, com isso, Jânio
esperava mobilizar a população em defesa de seu governo. Mas isso não ocorreu.
O Congresso Nacional aceitou o pedido de renúncia e a população não se
manifestou.
Com a renúncia de Jânio, o
vice-presidente João Goulart deveria assumir. Entretanto, Jango, como era
conhecido, estava em viagem diplomática à China na ocasião. Jango tinha ligação
com movimentos de trabalhadores, e por isso era visto com desconfiança pelas
elites conservadoras e pelos militares, que o identificavam com a “ameaça
comunista”. Por isso, tentaram impedir a sua posse.
No Rio Grande do Sul, o então governador Leonel Brizola iniciou uma campanha exigindo o cumprimento
da Constituição, o que significava garantir a posse de Jango. Nomeada Campanha
da Legalidade, a operação recebeu o apoio de vários políticos e setores da
sociedade.
Com o impasse, o Congresso votou uma proposta: Goulart assumiria a presidência, mas com poderes limitados. Instaurou-se no país um regime parlamentarista, no qual um primeiro-ministro seria o chefe de governo. Uma consulta popular a ser realizada em 1965 definiria a permanência do parlamentarismo ou o retorno ao presidencialismo. O nome indicado pelas lideranças políticas e militares e aceito por João Goulart foi o do mineiro Tancredo Neves. Assim, Jango retornou ao Brasil e assumiu a presidência da república.
O GOVERNO DE JANGO
Graças à campanha movida pelo partido de Jango, o PTB, e apoiado por
sindicatos e movimentos populares, o
plebiscito que definiria a permanência ou a revogação do parlamentarismo foi
antecipado em dois anos. A votação ocorreu em 6 de janeiro de 1963, e a maioria
dos eleitores decidiu pelo retorno ao presidencialismo.
Ao recuperar os poderes presidenciais, Jango manifestou sua intenção de
promover reformas que tinham como objetivo modernizar o capitalismo brasileiro
e garantir justiça social. As reformas de base, como ficaram conhecidas,
previam a extensão do direito de voto aos analfabetos e aos militares de baixa
patente, a ampliação do monopólio da Petrobras, a nacionalização de empresas
farmacêuticas e prestadoras de serviços públicos e a limitação da remessa de
lucros das empresas para o exterior, entre outras medidas.
A mobilização popular e as Ligas
Camponesas
Os primeiros anos do governo de Jango coincidiram com o aumento da
participação popular na vida política do país. Os trabalhadores reuniam-se em
sindicatos para organizar greves e reivindicar melhores condições de trabalho;
os estudantes formavam organizações estudantis, como a União Nacional dos
Estudantes (UNE); e até os militares de baixa patente, como os soldados, os
cabos, os sargentos e os marinheiros, exigiam ser ouvidos por seus superiores.
No campo, também houve aumento da
organização dos trabalhadores. Um dos movimentos de maior destaque foi o das
Ligas Camponesas. Criado pelo advogado e político pernambucano Francisco
Julião, esse movimento procurava defender os trabalhadores rurais de abusos praticados
pelos donos de terras.
Leia o trecho da “Carta de alforria do camponês”, escrita por Francisco
Julião, das Ligas Camponesas de Pernambuco, em fevereiro de 1961, e responda às
questões.
Tu és com os teus irmãos
quase todo o Brasil. És tu quem mata a nossa fome. E morre de fome. És tu quem
nos veste. E vive de tanga. Dás o soldado para defender a Pátria. E a Pátria te
esquece. Dás o capanga para o latifúndio. E o capanga te esmaga. [...] Muitos
são os caminhos que te levarão à liberdade. Liberdade quer dizer terra. Quer
dizer pão. Quer dizer casa. Quer dizer remédio. Quer dizer escola. Quer dizer
paz. [...]
JULIÃO, Francisco. Carta de alforria do camponês. In: Que são as Ligas
Camponesas? Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1962. p. 71-72
a)
Explique
o que eram as Ligas Camponesas.
b)
Segundo
o texto, o que significa liberdade?
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim.
Data: 30/11/20 a 04/12/20
Turmas: 9º A, B, C
Tema: O
Natal em tempo de pandemia - Christmas in Pandemic Time
1ª aula – Faça a
leitura do texto: Natal em tempo de pandemia – (se for necessário faça a
tradução do texto). Pratique a pronúncia das palavras. Leia em voz alta
tentando entender o sentido das frases. Faça a leitura em inglês para aperfeiçoar sua oralidade.
Christmas is coming but how can you celebrate it without giving the
unwelcome gift of coronavirus?
Cosy rooms packed with people, chatting, laughing, even singing, and
sharing food and drink for hours are the norm for the festive season.
Unfortunately, almost everything that's great for lifting our spirits at
Christmas is also ideal for fuelling the pandemic.
2ª aula – Faça a leitura do final do texto, pois faremos atividade nas
próximas semanas.
Faça a leitura em
inglês para aperfeiçoar sua oralidade.
(faça a tradução do texto se for necessário)
What are the Covid rules at Christmas?
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
SEMANA de
30/11/2020 a 4/12/2020.
Anos:
9°A, 9°B e 9°C
Matéria:
Língua Portuguesa
Prof.
Jobiane Reis
Assunto:
Empatia
1 - Orientação da Atividade: Registrar o texto no caderno.
Tema:
Empatia
O que é Empatia:
Empatia significa a capacidade psicológica para
sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação
vivenciada por ela. Consiste em tentar
compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de
forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas
às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo
- e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o
sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de
agir seguindo princípios morais.
A capacidade de se
colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a
compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a
forma como outra pessoa toma as decisões.
Com origem no termo em
grego empatheia,
que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva
com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão
psicológica de outros indivíduos.
O
que é uma pessoa empática?
Ser empático é se identificar
com outra pessoa ou com a situação vivida por ela. É saber ouvir os outros e se
esforçar para compreender os seus problemas, suas dificuldades e as suas
emoções.
Quando alguém diz “houve
uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande
envolvimento, uma identificação instantânea. O contato com a outra pessoa gerou
prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia
pode ser considerada o oposto de antipatia.
Para ser empático é
preciso conseguir ultrapassar as barreiras do egoísmo, do preconceito ou do
medo do que é desconhecido ou diferente. Para que uma pessoa consiga exercer a
empatia é preciso retirar a atenção de seus próprios problemas e manter seu
foco de atenção na outra pessoa.
Empatia
nas relações:
A empatia pode ocorrer
em todos os tipos de relacionamentos humanos: nas relações familiares, nas
amizades, no ambiente de trabalho e até mesmo com pessoas desconhecidas. É um
sentimento indispensável para melhorar a qualidade da comunicação e do
relacionamento entre as pessoas.
Nas relações pessoais a
empatia pode ser fundamental para a compreensão de dificuldades das pessoas com
quem se convive, ajudando a diminuir e evitar conflitos. O mesmo pode ocorrer
no ambiente de trabalho, já que a empatia pode ajudar que um colega compreenda
as dificuldades enfrentadas por outro.
A empatia entre pessoas
que não se conhecem é a mais difícil de ocorrer, já que se caracteriza por um
sentimento de compreensão com uma pessoa com quem não existe nenhum vínculo de
afeto.
Entretanto, é importante
saber que a empatia é um sentimento que pode ser praticado. Uma das maneiras de
exercitar a empatia é treinar manter um olhar de afeto sobre as necessidades de
outras pessoas.
2
- Orientação da Atividade:
Assistir o filme: Os meninos que
enganavam os nazistas.
Obs:
As atividades sobre o filme serão enviadas na próxima semana.
Matemática / Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 30/11/ 2020 a 04 /12/2020
(6 aulas)
Habilidade : (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas
fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos
na reta numérica.
Meus queridos espero que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades do Caderno Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok
AULAS AULA 5 E 6
– NÚMEROS RACIONAIS E SUAS DIFERENTES
REPRESENTAÇÕES
Atividades páginas 15,16,17,18 e 19
Projeto de vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º Bimestre- Semana 6 (30.11 à 04.12)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos realizem a atividade 1 “Não me
canso de avaliar!” da situação de aprendizagem 5 - REAVALIAR
PARA ALCANÇAR: MEU PROJETO DE VIDA. Envie por e-mail para o professor o quadro
preenchido conforme a legenda.
ü 8º Ano;
Prezados alunos realizem a ATIVIDADE 1 – MINHA LINHA DO TEMPO da
situação de aprendizagem 3 APROPRIAÇÃO DE
RESULTADOS do caderno do estudante, depois envie para o
professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos e realizem a atividade 1 da situação de aprendizagem 4- Como
saber se está dando certo, antes de dar errado? do caderno do estudante,
envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos
Atividade 1
- “Continue a nadar”
- disponível no Caderno do Estudante p. 44, da
situação de aprendizagem 8- Começar
de novo: O projeto de vida não tem fim do caderno
do estudante, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização;
Determinação; Persistência; Empatia;
Respeito; Assertividade; Imaginação criativa; Autoconfiança;
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 -
Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e inovação/Profº Sandra
E.
E. Salim Farah Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º B e C
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
02 a 04/12 Duração de 45 minutos.
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. A tecnologia é hoje parte inerente da vida?
Habilidade:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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