domingo, 8 de novembro de 2020

4ºAnos iniciais semana de 09 a 12 de novembro de 2020

  Atividade da semana de   09  a 12 de novembro 2020

4ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora: Cláudia Rudi


São Paulo, 09 de novembro de 2020.

segunda-feira.

Professora: Claudia Rudi

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

Telefone: (11) 9 9330-3341

 

 

1ª aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

LENDA DA MANDIOCA

 

MANI ERA UMA INDIAZINHA DE PELE MUITO BRANCA. TODA A TRIBO A AMAVA, POIS ELA MUITO MEIGA.

CERTO DIA, MANI FICOU MUITO DOENTE, NEM O PAJÉ CONSEGUIU CURÁ-LA.

E MANI MORREU DEIXANDO A TRIBO MUITO TRISTE.

OS ÍNDIOS A ENTERRARAM NO JARDIM E TODOS OS DIAS REGAVAM SUA SEPULTURA COM MUITAS LÁGRIMAS.

O TEMPO PASSOU, E ALI NASCEU UMA PLANTA DESCONHECIDA.

OS ÍNDIOS CAVARAM A TERRA E VIRAM UMA RAIZ BRANCA COMO A PELE DE MANI. DERAM-LHE, ENTÃO, O NOME DE MANDIOCA, QUE SIGNIFICA “CASA DE MANI” A TRIBO HAVIA DESCOBERTO UM PRECIOSO ALIMENTO.

 

LENDA DO FOLCLORE BRASILEIRO

 

a. Qual a característica de Mani?

b. Oque aconteceu com Mani?

c. Oque aconteceu em sua sepultura?

d. Qual a fonte deste texto?

e. Qual o significado que o texto da para a palavra mandioca?

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

 

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Projeto Jornal. Etapa 6 E - Produção de carta ao leitor coletiva para envio ao jornal. Produção coletiva de carta ao leitor.

Para esta atividade, iremos nos reunir através do Facebook (sala de aula) e iniciar uma escrita coletiva de uma carta para o Jornal, é importante para este momento relembrar os argumentos levantados anteriormente. Página, 163.

 

 

Habilidade: EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública. EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

2ª aula. (Português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português.

 

Aula 9 - SELEÇÃO DE NOTÍCIAS E PRODUÇÃO DE UM JORNAL-MURALNesta aula, você vai planejar e produzir um jornal-mural com os colegas. Para isso, selecionará textos jornalísticos pensando nos leitores e planejará a sua forma de apresentação. Atividade será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 17.

 

Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª Aula (matemática)

Atividade permanente;

 

Resolver situação-problema:

 

1.    Leia na seção Esportes: Marta e Zagallo ganharão estátuas em museu da Seleção.

 

Inspirados no tema futebol, resolva a situação-problema e as questões de história sobre as

mudanças da modalidade ao longo do tempo.

 

a.    Paulo coleciona figurinhas de futebol. Ele tinha 145 figurinhas repetidas e conseguiu

trocar 25 delas. Quantas figurinhas Paulo ainda pode trocar?

 

Fonte: Reame, Eliane e Montenegro, Priscila. Projeto Coopera: Alfabetização Matemática 3º ano. Editora Saraiva.

São Paulo: 2015.

 

b) A bola é um dos brinquedos mais antigos que existe. Veja o que Cristina Von conta sobre

as bolas de antigamente:

 

ü  Os japoneses faziam bolas com fibras de bambu;

ü  Os chineses usavam crinas de animais para confeccionar bolas;

ü  Os romanos e os gregos faziam bolas com a bexiga dos bois;

ü  As pessoas usavam bolas para se divertir ou para treinar técnicas de guerra.

 

VON, Cristina. A história do brinquedo: para as crianças conhecerem e os adultos se lembrarem. Alegro. São

Paulo, 2001.

 

a.    Segundo Cristina Von, os povos antigos no passado, usavam partes de animais para fazer bolas. Que partes eram essas?

Resposta:

 

b.    Eles usavam também as fibras de uma planta. Qual planta era essa?

Resposta:

 

c.     Nos dias de hoje as bolas continuam sendo muito usadas. Dê exemplos de atividades em que elas são usadas no Brasil.

Resposta:

 

Habilidade: EF04MA06A Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

 

 

 

Aula (matemática)

Caderno do aluno EMAI

Sequência 28

Atividade 28.3 – Atividade tem por objetivo que, a criança reconheça e mostre, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos. Página 91.

 

Habilidade: EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em situações-problema simples. (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.

Uma aula de cinquenta minutos.

4ª aula                                             

Artes.

uma aula de cinquenta minutos.

 

 

5ª aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

Sequência didática 1 - Aula 8 – MEDIR E ESTIMAR COMPRIMENTOS. Nesta aula, vamos resolver problemas que exploram medidas de comprimento como o metro e o centímetro.  Páginas, 12 e 13.

 

 

Habilidade: (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

São Paulo, 10 de novembro de 2020.

Terça-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

 

1ª Aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.






De acordo com o texto responda:

 

ir à praia é uma atividade considerada de;

 

 

A) alto risco de contrair covid-19.

B) baixo risco de contrair covid-19.

C) moderado risco de contrair covid-19.

D) moderado alto risco de contrair covid-19.

 

 

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. 9EF15LP03) - Localizar informações explícitas em textos.

 

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Etapa 5 – Produção de textos de divulgação científica.

 

Atividade 5 A - Aprofundando conhecimento sobre a dengue.

Atividade propõe ao aluno a leitura de texto científico para ampliar o conhecimento sobre a dengue. saiba como a dengue é transmitida e oque fazer se for infectado. Páginas, 190 e 191. Continuação.

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

2ª aula                                              

Educação física.

uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª aula. (Português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português.

 

Aula 9 - SELEÇÃO DE NOTÍCIAS E PRODUÇÃO DE UM JORNAL-MURALNesta aula, você vai planejar e produzir um jornal-mural com os colegas. Para isso, selecionará textos jornalísticos pensando nos leitores e planejará a sua forma de apresentação. Atividade será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 18.

 

Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

4ª Aula (Matemática)

Atividade permanente:

 

Resolver situação-problema:

 

1.    Leia na seção Esportes: Marta e Zagallo ganharão estátuas em museu da Seleção. Inspirados no tema futebol, resolva as questões matemáticas.

 

Veja na tabela o público pagante de três jogos em um estádio de futebol:

 

 

 

 

Jogos

Pagantes

26315

18608

2026

 

a.    Qual é o total de pessoas que pagaram para assistir ao 1º, 2º e ao 3º jogos?

b.    De quanto é a diferença de pagantes entre o 1º e o 2º jogo?

c.     Para se aquecerem, os jogadores correm em volta do campo. Considerando que

  este campo de futebol tem 6 metros de largura e 13 metros de comprimento, qual é o perímetro dele?

d.    Se os jogadores derem 4 voltas completas em torno deste campo, quantos metros

eles irão percorrer?

 

Habilidade: (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 

 

Caderno do aluno EMAI

Sequência 28

Atividade 28.4 – Está atividade tem como objetivo relacionar os dados apresentados em uma tabela com os setores constantes de um esboço de um gráfico de setores. Página, 92.

 

 

Habilidade: (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em situações-problema simples. (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

5ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

Sequência didática 1 - AULA 9 – PESQUISA SOBRE LEITURA DE LIVROS. Nesta aula, vamos resolver problemas com dados apresentados em gráfico de colunas. Página, 14.

 

Habilidade: (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Uma aula de cinquenta minutos.



São Paulo, 11 de novembro de 2020.

Quarta-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

1ª aula (Português)

 

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

1.    Leia o texto abaixo e depois responda ao que é pedido.

O texto foi escrito com o objetivo principal de

A) ressaltar a coragem do rato.

B) informar sobre a premiação de um rato.

C) fazer uma demonstração da habilidade do rato.

D) opinar sobre a premiação que deu medalha de ouro para o rato.

 

Habilidade: EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados.

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Projeto Jornal. Etapa 6 F-  Revisão da carta de leitor e envio para publicação.

Produção coletiva de carta ao leitor.

Para esta atividade, iremos nos reunir através do Facebook (sala de aula), é importante para este momento relembrar os argumentos levantados anteriormente para atender ás exigências para envio da carta ao leitor. Páginas, 164 e 165.

 

Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...). (EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

2ª Aula (Português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2 - ESTÁ NA HORA DO JORNAL!

AULA 1 - Nesta aula, você fará a leitura de uma notícia em colaboração com os colegas e conhecerá a importância do seu título.

Páginas, 23 e 24.

 

Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª Aula (Matemática)

Atividade permanente;

 

Resolver situação-problema:

 

Leia na seção Brasil jornal Joca : Nota de 200 reais começa a circular. 



No começo de setembro o Banco Central lançou a nota de 200 reais. A cédula terá

como personagem o lobo-guará, e o assunto gerou muitas perguntas.

 

Observando as notas de Real, nome do nosso sistema monetário, escreva nos retângulos



Disciplina :Arte

Professora :Flávia

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 4º A anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.







Disciplina :Educação física

Professor:Donizeti

                               EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 3º ANOS  A  /  B  /  C

                    ATIVIDADES   SEMANA    09/11   Á  12/11/2020

1ª AULA






Quais atividades físicas podemos praticar, para termos uma boa saúde?

2ª AULA



Um jogo de Voleibol é disputado por duas equipes. Cada equipe do jogo tem 06 jogadores, quantos jogadores têm ao total que estão na quadra jogando?

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que têm uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto e um caderno.

Assistir as aulas no CMSP

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala



Nenhum comentário:

Postar um comentário