Atividade da semana de 09 a 12 de novembro 2020
4ºAno A ( Anos Iniciais )
Professora: Cláudia Rudi
São
Paulo, 09 de novembro de 2020.
segunda-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Nome
completo:
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Telefone:
(11) 9 9330-3341
1ª aula (Português)
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
LENDA
DA MANDIOCA
MANI ERA UMA INDIAZINHA DE PELE MUITO BRANCA. TODA A TRIBO A AMAVA,
POIS ELA MUITO MEIGA.
CERTO DIA, MANI FICOU MUITO DOENTE, NEM O PAJÉ CONSEGUIU CURÁ-LA.
E MANI MORREU DEIXANDO A TRIBO MUITO TRISTE.
OS ÍNDIOS A ENTERRARAM NO JARDIM E TODOS OS DIAS REGAVAM SUA SEPULTURA
COM MUITAS LÁGRIMAS.
O TEMPO PASSOU, E ALI NASCEU UMA PLANTA DESCONHECIDA.
OS ÍNDIOS CAVARAM A TERRA E VIRAM UMA RAIZ BRANCA COMO A PELE DE MANI.
DERAM-LHE, ENTÃO, O NOME DE MANDIOCA, QUE SIGNIFICA “CASA DE MANI” A TRIBO
HAVIA DESCOBERTO UM PRECIOSO ALIMENTO.
LENDA
DO FOLCLORE BRASILEIRO
a. Qual a característica de Mani?
b. Oque aconteceu com Mani?
c. Oque aconteceu em sua sepultura?
d. Qual a fonte deste texto?
e. Qual o significado que o texto da para a palavra mandioca?
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Caderno do aluno, ler e escrever.
Projeto
Jornal. Etapa 6 E - Produção de carta ao leitor coletiva
para envio ao jornal. Produção coletiva de carta ao leitor.
Para
esta atividade, iremos nos reunir através do Facebook (sala de aula) e iniciar
uma escrita coletiva de uma carta para o Jornal, é importante para este momento
relembrar os argumentos levantados anteriormente. Página, 163.
Habilidade:
EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre
outros textos do campo da vida pública. EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente
em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados.
Uma
aula de cinquenta minutos.
2ª aula. (Português) - Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Português.
Aula 9 - SELEÇÃO DE NOTÍCIAS E PRODUÇÃO
DE UM JORNAL-MURAL– Nesta aula, você vai planejar e produzir um
jornal-mural com os colegas. Para isso, selecionará textos jornalísticos
pensando nos leitores e planejará a sua forma de apresentação. Atividade
será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 17.
Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender
notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da
vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários,
posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local
e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.
Uma aula de cinquenta minutos.
3ª Aula (matemática)
Atividade permanente;
Resolver situação-problema:
1.
Leia
na seção Esportes: Marta e Zagallo ganharão estátuas em museu da Seleção.
Inspirados
no tema futebol, resolva a situação-problema e as questões de história sobre as
mudanças
da modalidade ao longo do tempo.
a.
Paulo
coleciona figurinhas de futebol. Ele tinha 145 figurinhas repetidas e conseguiu
trocar
25 delas. Quantas figurinhas Paulo ainda pode trocar?
Fonte:
Reame, Eliane e Montenegro, Priscila. Projeto Coopera: Alfabetização Matemática
3º ano. Editora Saraiva.
São
Paulo: 2015.
b)
A bola é um dos brinquedos mais antigos que existe. Veja o que Cristina Von
conta sobre
as
bolas de antigamente:
ü
Os
japoneses faziam bolas com fibras de bambu;
ü
Os
chineses usavam crinas de animais para confeccionar bolas;
ü
Os
romanos e os gregos faziam bolas com a bexiga dos bois;
ü
As
pessoas usavam bolas para se divertir ou para treinar técnicas de guerra.
VON,
Cristina. A história do brinquedo: para as crianças conhecerem e os adultos se
lembrarem. Alegro. São
Paulo,
2001.
a.
Segundo
Cristina Von, os povos antigos no passado, usavam partes de animais para fazer
bolas. Que partes eram essas?
Resposta:
b.
Eles
usavam também as fibras de uma planta. Qual planta era essa?
Resposta:
c.
Nos
dias de hoje as bolas continuam sendo muito usadas. Dê exemplos de atividades
em que elas são usadas no Brasil.
Resposta:
Habilidade: EF04MA06A Resolver
e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração,
utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos,
além de fazer estimativas do resultado.
Aula
(matemática)
Caderno do aluno EMAI
Sequência 28
Atividade
28.3 – Atividade tem por objetivo que, a criança reconheça e mostre, por meio
de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece
quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.
Página 91.
Habilidade: EF04MA26)
Identificar,
entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de
ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem
utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em
situações-problema simples. (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas
simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em
informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a
síntese de sua análise. (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos,
que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se
adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.
Uma aula de cinquenta minutos.
4ª aula
Artes. uma aula de cinquenta
minutos. |
5ª aula (Matemática)
- Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.
Sequência didática 1 - Aula 8 – MEDIR
E ESTIMAR COMPRIMENTOS. Nesta
aula, vamos resolver problemas que exploram medidas de comprimento como o metro
e o centímetro. Páginas, 12 e 13.
Habilidade: (EF04MA20) Medir e estimar
comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades
de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 10 de novembro de
2020.
Terça-feira.
Professora:
Nome completo:
Leitura inicial: Será enviada
por Whatsapp.
1ª Aula (Português)
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
De acordo com o texto responda:
ir
à praia é uma atividade considerada de;
A)
alto risco de contrair covid-19.
B)
baixo risco de contrair covid-19.
C)
moderado risco de contrair covid-19.
D)
moderado alto risco de contrair covid-19.
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. 9EF15LP03)
- Localizar informações explícitas em textos.
Caderno do aluno, ler e escrever.
Etapa 5 – Produção de textos de
divulgação científica.
Atividade 5 A - Aprofundando
conhecimento sobre a dengue.
Atividade
propõe ao aluno a leitura de texto científico para ampliar o conhecimento sobre
a dengue. saiba como a dengue é transmitida e oque fazer se for infectado. Páginas,
190 e 191. Continuação.
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Uma aula de cinquenta minutos.
2ª aula Educação física. uma aula de cinquenta
minutos. |
3ª aula. (Português) - Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Português.
Aula 9 - SELEÇÃO DE NOTÍCIAS E
PRODUÇÃO DE UM JORNAL-MURAL– Nesta aula, você vai planejar e
produzir um jornal-mural com os colegas. Para isso, selecionará textos
jornalísticos pensando nos leitores e planejará a sua forma de apresentação. Atividade
será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 18.
Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender
notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da
vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários,
posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local
e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.
Uma aula de cinquenta minutos.
4ª
Aula (Matemática)
Atividade permanente:
Resolver
situação-problema:
1.
Leia
na seção Esportes: Marta e Zagallo ganharão estátuas em museu da Seleção.
Inspirados no tema futebol, resolva as questões matemáticas.
Veja na tabela o público
pagante de três jogos em um estádio de futebol:
Jogos |
Pagantes |
1º |
26315 |
2º |
18608 |
3º |
2026 |
a. Qual é o total de pessoas que pagaram
para assistir ao 1º, 2º e ao 3º jogos?
b. De quanto é a diferença de pagantes
entre o 1º e o 2º jogo?
c.
Para
se aquecerem, os jogadores correm em volta do campo. Considerando que
este
campo de futebol tem 6 metros de largura e 13 metros de comprimento, qual é o
perímetro dele?
d. Se os jogadores derem 4 voltas completas
em torno deste campo, quantos metros
eles irão percorrer?
Habilidade:
(EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados
da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando
estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados
da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Caderno
do aluno EMAI
Sequência
28
Atividade
28.4 – Está atividade tem como objetivo relacionar os dados apresentados em uma
tabela com os setores constantes de um esboço de um gráfico de setores. Página,
92.
Habilidade: (EF04MA26)
Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance
de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem
utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em
situações-problema simples. (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas
simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em
informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a
síntese de sua análise. (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos,
que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se
adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.
Uma aula de cinquenta minutos.
5ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.
Sequência didática 1 - AULA 9 – PESQUISA
SOBRE LEITURA DE LIVROS. Nesta aula, vamos resolver problemas com dados
apresentados em gráfico de colunas. Página, 14.
Habilidade: (EF04MA27) Analisar dados apresentados
em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos,
com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto
com a síntese de sua análise.
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 11 de novembro de
2020.
Quarta-feira.
Professora:
Nome completo:
Leitura inicial: Será enviada
por Whatsapp.
1ª aula (Português)
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
1.
Leia o texto abaixo e depois responda ao que
é pedido.
O texto
foi escrito com o objetivo principal de
A) ressaltar a coragem do rato.
B) informar sobre a premiação de um rato.
C) fazer uma demonstração da habilidade do rato.
D)
opinar sobre a premiação que deu medalha de ouro para o rato.
Habilidade: EF35LP01 Ler e compreender,
silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros
textuais variados.
Caderno do aluno, ler e escrever.
Projeto
Jornal. Etapa 6 F- Revisão da carta de
leitor e envio para publicação.
Produção
coletiva de carta ao leitor.
Para
esta atividade, iremos nos reunir através do Facebook (sala de aula), é
importante para este momento relembrar os argumentos levantados anteriormente
para atender ás exigências para envio da carta ao leitor. Páginas, 164 e 165.
Habilidade: (EF04LP14) Identificar em
notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da
vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do
fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor,
comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos
do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...). (EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme
a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde
escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as
características do gênero.
Uma aula de cinquenta minutos.
2ª Aula (Português)
- Recuperação contínua.
Aprender
sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2 - ESTÁ NA HORA DO
JORNAL!
AULA
1 - Nesta aula, você fará a leitura de uma notícia em colaboração com os
colegas e conhecerá a importância do seu título.
Páginas,
23 e 24.
Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários,
posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF35LP01) Ler e
compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de
textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05)
Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos
de diferentes gêneros.
Uma aula de cinquenta minutos.
3ª
Aula (Matemática)
Atividade permanente;
Resolver
situação-problema:
Leia na seção Brasil jornal Joca : Nota
de 200 reais começa a circular.
No começo de setembro o Banco Central
lançou a nota de 200 reais. A cédula terá
como personagem o lobo-guará, e o
assunto gerou muitas perguntas.
Observando as notas de Real, nome do
nosso sistema monetário, escreva nos retângulos
Disciplina :Arte
Professora :Flávia
Atividade
de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 4º A anos iniciais.
Objetivos: Interpretar
e reproduzir uma imagem
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha
para fazer a atividade escolhida.
Disciplina :Educação física
Professor:Donizeti
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 3º ANOS A / B / C |
ATIVIDADES SEMANA 09/11 Á 12/11/2020 |
1ª AULA Quais atividades físicas podemos praticar, para termos uma boa saúde? |
2ª AULA Um jogo de Voleibol é disputado por duas equipes. Cada equipe do jogo tem 06 jogadores, quantos jogadores têm ao total que estão na quadra jogando? |
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que têm uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis preto e um caderno. Assistir as aulas no CMSP |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala |
Nenhum comentário:
Postar um comentário