Atividade da semana de 03 a 06 de novembro 2020
4ºAno A ( Anos Iniciais )
Professora: Claudia Rudi
São
Paulo, 03 de novembro de 2020.
Terça-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Nome
completo:
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Telefone:
(11) 9 9330-3341
1ª aula (Português)
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
1.
VOCÊ JÁ JOGOU PETECA? COMO BRINCAVA?
2.
QUAL ORIGEM DA PETECA?
3.
SEGUNDO O TEXTO, EM QUE LUGARES DO BRASIL E
DO MUNDO SE BRINCA COM PETECA?
4.
4. E VOCÊ COMO BRINCA?
5.
QUAIS SÃO OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE QUE
VOCÊ MAIS GOSTA ESCREVA NA LISTA ABAIXO.
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Caderno do aluno, ler e escrever.
Projeto Jornal. Etapa 6 D – Revisão
coletiva de carta ao leitor.
Atividade propõe ler e analisar cartas de
leitor. Relendo cada parágrafo e verificar as possibilidades de alteração.
Habilidade:
EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre
outros textos do campo da vida pública. EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente
em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados.
Uma
aula de cinquenta minutos.
2ª aula
Educação física. uma aula de cinquenta
minutos. |
3ª aula. (Português) - Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Português.
Aula 5 - Leitura colaborativa de uma
reportagem – nessa aula, em colaboração com os colegas, você lerá uma
notícia para compreender as informações apresentadas e compartilhará
procedimentos de leitura coma turma.
Atividade será desenvolvida pelo aplicativo
Facebook, (sala de aula). Páginas 09,10.
Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender
notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da
vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários,
posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local
e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.(EF35LP03) Identificar
a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões
desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
4ª Aula (matemática)
Atividade permanente;
Resolver situação-problema:
1)
Aumento
no preço do arroz assusta consumidores. Juracy foi ao mercado e comprou 2
pacotes de arroz que custam R$ 25,00 cada e 2 pacotes de feijão carioca que
custam R$12,00 cada. Quanto Maria gastou no mercado?
2)
Laura
ganhou de seu pai 60 figurinhas brilhantes da copa, para
colar em seu álbum, já a sua
irmã Mara ganhou duas vezes mais que
ela. Quantas figurinhas Mara ganhou?
Habilidade: Resolver e
elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração,
utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos,
além de fazer estimativas do resultado.
4ª
Aula (matemática)
Caderno do aluno EMAI
Sequência 27
Atividade
27.5 – A atividade tem por objetivo, apresentar para as crianças algumas
situação-problema que exploram os números racionais com o significado de razão.
Páginas 86.
Habilidade: (EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e
1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores
do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. (EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e
decimal. (EF04MA25) Resolver e elaborar
situações problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento,
utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético,
consciente e responsável.
Uma aula de cinquenta minutos.
5ª aula (Matemática)
- Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.
Sequência didática 1 - Aula 5 –
Pirâmide. Nesta aula, vamos aprender a identificar planificações de superfícies
de pirâmides, figuras geométricas espaciais que fazem parte da classe dos
poliedros. Página 8.
Habilidade: (EF04MA17A)
Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar
seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e
espaciais, identificando regularidades nas contagens de faces, vértices e
arestas no caso dos prismas e das pirâmides.
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 04 de novembro de
2020.
Quarta-feira.
Professora:
Nome completo:
Leitura inicial: Será enviada
por Whatsapp.
1ª Aula (Português)
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
Cartas que nunca te entregarei...
Aqui jaz cartas...
Cartas, que o tamanho do meu amor me fez
escrevê-las;
Cartas que muitas vezes sofrendo,
escrevi;
Pois meus únicos amigos eram canetas e
papéis;
Cartas, que eu gostaria que
você as tivesse lido...
Mas acima de tudo são cartas...
Cartas que minha falta de
coragem não me permitiu
entregar a você...
Viviane
Gomes Carvalho
http://cartasdalua.blogspot.com
a)
que
tipo de cartas são essas?
b)
que significa o termo jaz, em “Aqui jaz cartas...”?
c)
Por que as cartas foram escritas?
d)
Por que elas não foram entregues?
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Caderno do aluno, ler e escrever.
Etapa 5 – Produção de textos de
divulgação científica.
Atividade 5 A - Aprofundando
conhecimento sobre a dengue.
Atividade propõe ao aluno a leitura de texto
científico para ampliar o conhecimento sobre a dengue. saiba como a dengue é
transmitida e oque fazer se for infectado. página
190 e 191.
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Uma aula de cinquenta minutos.
2ª Aula (Português)- Recuperação
contínua.
Aula 5 Leitura colaborativa de uma reportagem
– nessa aula, em colaboração com os colegas, você lerá uma
notícia para compreender as informações apresentadas e compartilhará
procedimentos de leitura coma turma.
Atividade será desenvolvida pelo aplicativo
Facebook, (sala de aula). Páginas 11 e
12.
Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender
notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da
vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários,
posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local
e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.(EF35LP03) Identificar
a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões
desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Uma aula de cinquenta minutos.
3ª
Aula (Matemática)
Atividade permanente:
Resolver
situação-problema:
1.
Sofia
e Michele gostam de adesivos de unhas. Sandra tem 37 adesivos e Sofia possui um
terço da quantidade de Michele. Quantos adesivos de unhas Fernanda possui?
2.
Na
nova sala de teatro “Preço Alto” foram organizadas 15 fileiras com 9 cadeiras
cada uma delas. Quantas cadeiras existem na nova sala de cinema?
Habilidade:
(EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados
da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando
estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados
da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Caderno
do aluno EMAI
Sequência
28
Atividade
28.1 – A atividade tem por objetivo, propor o preenchimento de um quadro com
resultados de um experimento aleatório: “lançamento de uma moeda e observação
da fase voltada para cima”. Página, 84.
Habilidade: (EF04MA26)
Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance
de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem
utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em
situações-problema simples. (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas
simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em
informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a
síntese de sua análise. (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos,
que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se
adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.
Uma aula de cinquenta minutos.
4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.
Sequência didática 1 - AULA 6 – Características
de pirâmides.
Nesta aula, vamos aprender a
identificar regularidades na contagem de faces, vértices e arestas das pirâmides.
Páginas, 9 e 10.
Habilidade: (EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e
analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as
representações planas e espaciais, identificando regularidades nas contagens de
faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides. (EF04MA17B)
Identificar as regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso
dos prismas e das pirâmides.
Uma aula de cinquenta minutos.
5ª
Aula – (Geografia)
Livro
Ápis – Capítulo1- Construindo mapas.
Atividade
propõe ao aluno observar diferentes formas representações espacial do desenho
livre ao mapa, desenvolvendo a capacidade de representar o espaço geográfico.
Páginas 10 e 11.
https://youtu.be/gLj21JYkhSY 24/09 - 4º ano EF - Geografia - Mapas e a rosa
dos ventos
Habilidade:
(EF04GE17*) Identificar os pontos cardeais, colaterais e sub colaterais como
referenciais de orientação espacial, a partir dos lugares de vivência.
(EF04GE18*) Identificar e comparar diferentes formas de representação, como as
imagens de satélite, fotografias aéreas, planta pictórica, plantas, croquis
entre outros
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 05 de novembro de
2020.
Quinta-feira.
Professora:
Nome completo:
Leitura inicial: Será enviada
por Whatsapp.
1ª aula (Português)
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
a) Quem é o entrevistado?
b) O que se sabe sobre a profissão do
entrevistado?
c) Por
que você acha que o texto recebeu o título “O primeiro astronauta brasileiro”?
d) O texto foi escrito para:
( ) contar sobre diversas missões espaciais.
( ) conhecer as respostas de um astronauta
sobre sua profissão.
( ) apresentar sugestões sobre diferentes
profissões.
e) Em sua opinião, quem gostaria de ler esse
texto?
f) Você
já viu um texto como esse? Em caso afirmativo, onde?
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Caderno do aluno, ler e escrever.
Projeto
Jornal. Etapa 6 Produção de carta ao leitor coletiva para envio ao jornal. Produção
coletiva de carta ao leitor.
Para
esta atividade, iremos nos reunir através do Facebook (sala de aula) e iniciar
uma escrita coletiva de uma carta para o Jornal, é importante para este momento
relembrar os argumentos levantados anteriormente.
Habilidade: (EF04LP14) Identificar em
notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da
vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do
fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor,
comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos
do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...). (EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme
a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde
escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as
características do gênero.
Uma aula de cinquenta minutos.
2ª Aula (Português)
- Recuperação contínua.
Aprender
sempre - Volume 3 – Português.
Aula 7
– Roda de jornal para a leitura de uma notícia ou reportagem que a turma
escolheria para se informar mais sobre um mesmo assunto. Nesta atividade, você
ampliará o que sabe sobre a pandemia no país ou na sua região, escolhendo uma
notícia ou reportagem para ler e comentar com os colegas. Assim, também
aprenderá mais sobre a leitura de textos jornalísticos. Páginas 13 e 14.
Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários,
posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP14) Identificar em
notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da
vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do
fato/assunto comentado. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em
seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03)
Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões
desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Uma aula de cinquenta minutos.
3ª
Aula (Matemática)
Atividade permanente;
Resolver
situação-problema:
1.
No
estacionamento do Super Mercado “Dom Quixote” estão estacionados setenta e dois
carros em 12 fileiras, com a mesma quantidade. Quantos carros estão
estacionados em cada uma das fileiras?
2.
Qual
fração pode representar a parte pintada da figura em relação
à figura toda?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Habilidade:
(EF04MA06A)
Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da
multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA10A) Reconhecer que as
regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a
representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos
com a representação do sistema monetário brasileiro, estabelecendo relações
entre representação fracionária e representação decimal de um número racional.
Caderno do aluno EMAI
Sequência 28
Atividade
28.2 – A atividade tem por objetivo, propor ás crianças a análise de chances de
resultado de soma em um lançamento de dois dados, em que são adicionados os
pontos das faces voltadas para cima. Página 89.
Habilidade: EF04MA26)
Identificar,
entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de
ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem
utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em
situações-problema simples. (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas
simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em
informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a
síntese de sua análise. (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos,
que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se
adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.
Uma
aula de cinquenta minutos.
4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.
Aprender
sempre - Volume 3 – Matemática.
Sequência 1 - Aula 7 – Frutas do pomar -
Nesta aula, vamos resolver problemas utilizando estratégias diversas, como
cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. Páginas, 10
e11.
Uma
aula de cinquenta minutos.
5ª
Aula (Ciências)
Livro
Ápis, capítulo 17 – Unidade 3 – Recursos naturais renováveis ou não.
Atividade
propõe ao aluno identificar os exemplos de recursos naturais renováveis e não
renováveis.
https://youtu.be/LOnOWtSj7hY - Recursos
naturais renováveis ou não.
https://youtu.be/xqQwPUrBRY8 -Turma da Mônica - Cuidado com o Meio Ambiente.
Habilidade: (EF04CI07) Explicar a participação de
microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre
outros.
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 06 de novembro de
2020.
Sexta-feira.
Professora:
Nome completo:
Leitura inicial: Será enviada
por Whatsapp.
3ª Aula (Português)
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
1.Leia agora um
verbete sobre “Nutrição”:
***Verbete:
conjunto de significações e explicações referentes a uma palavra.
Leia agora um
verbete de enciclopédia sobre “enciclopédia”:
2.
Lendo os dois verbetes, que diferenças você percebe entre uma enciclopédia e um
dicionário?
3.No
trecho “procura tratar metodicamente de todas as áreas do conhecimento”, a
palavra “metodicamente” significa:
a.
de forma cuidadosa
b.
de forma organizada
c.
comedidamente
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Caderno do aluno, ler e escrever.
Etapa 5 –
Atividade 5 B - Planejamento planificação e
textualização de um texto de divulgação cientifica sobre a dengue.
Atividade propõe ao aluno a escrita de um
texto de divulgação cientifica sobre a dengue.
Para a produção do texto de divulgação e importante
pensar;
a.
Como podemos iniciar o texto?
b.
Esse título combina com o assunto e chama a
atenção do leitor?
c.
Quais são os conhecimentos sobre a dengue que
vamos tratar?
d.
Quais provas vamos apresentar sobre o
conhecimento tratado (exemplo, pesquisa, palavra de um pesquisador ...)?
e.
A linguagem está adequada ao leitor?
Para está etapa e muito importante que seja
feita a leitura e releitura de sua produção.
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Uma aula de cinquenta minutos.
4ª Aula (português) - Recuperação
contínua.
Aprender
sempre - Volume 3 – Português.
AULA 8
– Leitura colaborativa de mais uma notícia, a intenção é que os estudantes
reflitam sobre um procedimento adotado por leitores na busca de informações e
como ele apoia a ampliação da compreensão sobre um assunto. Página 18 e 16.
Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários,
posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local
e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF35LP03) Identificar
a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão
global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas,
na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias,
cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida
pública.
Uma
aula de cinquenta minutos.
5ª Aula (História)
Livro
Ápis, capítulo 11 - Os meios de comunicação (Superando distâncias), páginas 244
e 245.
Atividade propõe ao aluno, observar que
os seres humanos desenvolveram ao longo do tempo meios de comunicação. O
objetivo é reconhecer o mundo como tecnologia e integração das pessoas.
Habilidade:(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação
(cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais
tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados
para os diferentes grupos da sociedade.
Uma aula de cinquenta minutos.
------------------------------------------
Professora :Flávia
Disciplina: Arte
Atividade
de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 4º A anos iniciais.
Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e
borracha para fazer a atividade escolhida.
Com a ajuda dos pais ou responsável
faça a sua própria reportagem para depois
colocarmos no jornal, utilize texto e desenhos usando o caderno de desenho ou
caderno normal da sala.
------------------------------------------
Professor :Donizeti
Disciplina: Educação Física
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 3º ANOS A / B / C |
ATIVIDADES SEMANA 03/11 Á 06/11/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Escreva no seu caderno, quais os jogos que você conhece ou já praticou que possuem regras e quais são essas regras. |
2ª AULA (50 minutos) Qual habilidade motora a figura acima representa? Marque a alternativa correta: ( ) força ( ) flexibilidade ( ) velocidade E escreva no seu caderno quais outras atividades também desenvolvem essa mesma habilidade. |
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis preto e um caderno. Assistir as aulas no CMSP |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala |
Nenhum comentário:
Postar um comentário