segunda-feira, 2 de novembro de 2020

4ºAnos iniciais semana de 03 a 06 de novembro de 2020

  Atividade da semana de   03  a 06 de novembro 2020

4ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora: Claudia Rudi

São Paulo, 03 de novembro de 2020.

Terça-feira.

Professora: Claudia Rudi

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

Telefone: (11) 9 9330-3341

 

 

1ª aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 


1.    VOCÊ JÁ JOGOU PETECA? COMO BRINCAVA?

2.    QUAL ORIGEM DA PETECA?

3.    SEGUNDO O TEXTO, EM QUE LUGARES DO BRASIL E DO MUNDO SE BRINCA COM PETECA?

4.    4. E VOCÊ COMO BRINCA?

5.    QUAIS SÃO OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE QUE

VOCÊ MAIS GOSTA ESCREVA NA LISTA ABAIXO.

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

 

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Projeto Jornal. Etapa 6 D – Revisão coletiva de carta ao leitor.

Atividade propõe ler e analisar cartas de leitor. Relendo cada parágrafo e verificar as possibilidades de alteração.

 

 

Habilidade: EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública. EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

2ª aula                                             

Educação física.

uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª aula. (Português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português.

 

Aula 5 - Leitura colaborativa de uma reportagem – nessa aula, em colaboração com os colegas, você lerá uma notícia para compreender as informações apresentadas e compartilhará procedimentos de leitura coma turma.

Atividade será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Páginas 09,10.

 

 

Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

 

4ª Aula (matemática)

Atividade permanente;

 

Resolver situação-problema:

 

1)    Aumento no preço do arroz assusta consumidores. Juracy foi ao mercado e comprou 2 pacotes de arroz que custam R$ 25,00 cada e 2 pacotes de feijão carioca que custam R$12,00 cada. Quanto Maria gastou no mercado?

 

2)    Laura ganhou de seu pai 60 figurinhas brilhantes da copa, para

colar em seu álbum, já a sua irmã Mara ganhou duas vezes mais que

ela. Quantas figurinhas Mara ganhou?

 

Habilidade: Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

 

 

 

4ª Aula (matemática)

Caderno do aluno EMAI

Sequência 27

Atividade 27.5 – A atividade tem por objetivo, apresentar para as crianças algumas situação-problema que exploram os números racionais com o significado de razão.

Páginas 86.

 

Habilidade: (EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. (EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

5ª aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

Sequência didática 1 - Aula 5 – Pirâmide. Nesta aula, vamos aprender a identificar planificações de superfícies de pirâmides, figuras geométricas espaciais que fazem parte da classe dos poliedros. Página 8.

 

 

Habilidade: (EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, identificando regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

São Paulo, 04 de novembro de 2020.

Quarta-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

 

1ª Aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

Cartas que nunca te entregarei...

 

Aqui jaz cartas...

Cartas, que o tamanho do meu amor me fez

escrevê-las;

Cartas que muitas vezes sofrendo, escrevi;

Pois meus únicos amigos eram canetas e papéis;

Cartas, que eu gostaria que

você as tivesse lido...

Mas acima de tudo são cartas...

Cartas que minha falta de

coragem não me permitiu

entregar a você...

 

Viviane Gomes Carvalho

http://cartasdalua.blogspot.com

 

a)    que tipo de cartas são essas?

b) que significa o termo jaz, em “Aqui jaz cartas...”?

c)  Por que as cartas foram escritas?

d)  Por que elas não foram entregues?

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Etapa 5 – Produção de textos de divulgação científica.

 

Atividade 5 A - Aprofundando conhecimento sobre a dengue.

Atividade propõe ao aluno a leitura de texto científico para ampliar o conhecimento sobre a dengue. saiba como a dengue é transmitida e oque fazer se for infectado. página

190 e 191.

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

2ª Aula (Português)- Recuperação contínua.

 

Aula 5 Leitura colaborativa de uma reportagem – nessa aula, em colaboração com os colegas, você lerá uma notícia para compreender as informações apresentadas e compartilhará procedimentos de leitura coma turma.

Atividade será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula).  Páginas 11 e 12.

 

Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

3ª Aula (Matemática)

Atividade permanente:

 

Resolver situação-problema:

 

1.    Sofia e Michele gostam de adesivos de unhas. Sandra tem 37 adesivos e Sofia possui um terço da quantidade de Michele. Quantos adesivos de unhas Fernanda possui?

 

2.    Na nova sala de teatro “Preço Alto” foram organizadas 15 fileiras com 9 cadeiras cada uma delas. Quantas cadeiras existem na nova sala de cinema?

 

Habilidade: (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 

 

Caderno do aluno EMAI

Sequência 28

Atividade 28.1 – A atividade tem por objetivo, propor o preenchimento de um quadro com resultados de um experimento aleatório: “lançamento de uma moeda e observação da fase voltada para cima”. Página, 84.

 

Habilidade: (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em situações-problema simples. (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

Sequência didática 1 - AULA 6 – Características de pirâmides.

Nesta aula, vamos aprender a identificar regularidades na contagem de faces, vértices e arestas das pirâmides. Páginas, 9 e 10.

 

Habilidade: (EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, identificando regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides. (EF04MA17B) Identificar as regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

5ª Aula – (Geografia)

Livro Ápis – Capítulo1- Construindo mapas.

Atividade propõe ao aluno observar diferentes formas representações espacial do desenho livre ao mapa, desenvolvendo a capacidade de representar o espaço geográfico. Páginas 10 e 11.

 

https://youtu.be/gLj21JYkhSY    24/09 - 4º ano EF - Geografia - Mapas e a rosa dos ventos

 

Habilidade: (EF04GE17*) Identificar os pontos cardeais, colaterais e sub colaterais como referenciais de orientação espacial, a partir dos lugares de vivência. (EF04GE18*) Identificar e comparar diferentes formas de representação, como as imagens de satélite, fotografias aéreas, planta pictórica, plantas, croquis entre outros

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

 

São Paulo, 05 de novembro de 2020.

Quinta-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

1ª aula (Português)

 

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 



 

a) Quem é o entrevistado?

b) O que se sabe sobre a profissão do entrevistado?

c)  Por que você acha que o texto recebeu o título “O primeiro astronauta brasileiro”?

 

d) O texto foi escrito para:

( ) contar sobre diversas missões espaciais.

( ) conhecer as respostas de um astronauta sobre sua profissão.

( ) apresentar sugestões sobre diferentes profissões.

 

e)  Em sua opinião, quem gostaria de ler esse texto?

f)  Você já viu um texto como esse? Em caso afirmativo, onde?

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Projeto Jornal. Etapa 6 Produção de carta ao leitor coletiva para envio ao jornal. Produção coletiva de carta ao leitor.

Para esta atividade, iremos nos reunir através do Facebook (sala de aula) e iniciar uma escrita coletiva de uma carta para o Jornal, é importante para este momento relembrar os argumentos levantados anteriormente.

 

Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...). (EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

2ª Aula (Português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português.

 

Aula 7 – Roda de jornal para a leitura de uma notícia ou reportagem que a turma escolheria para se informar mais sobre um mesmo assunto. Nesta atividade, você ampliará o que sabe sobre a pandemia no país ou na sua região, escolhendo uma notícia ou reportagem para ler e comentar com os colegas. Assim, também aprenderá mais sobre a leitura de textos jornalísticos. Páginas 13 e 14.

 

 

Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª Aula (Matemática)

Atividade permanente;

 

Resolver situação-problema:

 

1.    No estacionamento do Super Mercado “Dom Quixote” estão estacionados setenta e dois carros em 12 fileiras, com a mesma quantidade. Quantos carros estão estacionados em cada uma das fileiras?

 

2.    Qual fração pode representar a parte pintada da figura em relação

à figura toda?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Habilidade: (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA10A) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro, estabelecendo relações entre representação fracionária e representação decimal de um número racional.

 

 

Caderno do aluno EMAI

Sequência 28

Atividade 28.2 – A atividade tem por objetivo, propor ás crianças a análise de chances de resultado de soma em um lançamento de dois dados, em que são adicionados os pontos das faces voltadas para cima. Página 89.

 

Habilidade: EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em situações-problema simples. (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

Sequência 1 - Aula 7 – Frutas do pomar - Nesta aula, vamos resolver problemas utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. Páginas, 10 e11.

 

Habilidade: (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos





Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

5ª Aula (Ciências)

Livro Ápis, capítulo 17 – Unidade 3 – Recursos naturais renováveis ou não.

Atividade propõe ao aluno identificar os exemplos de recursos naturais renováveis e não renováveis.

https://youtu.be/LOnOWtSj7hY  - Recursos naturais renováveis ou não.

https://youtu.be/xqQwPUrBRY8  -Turma da Mônica - Cuidado com o Meio Ambiente.

 

Habilidade: (EF04CI07) Explicar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.

Uma aula de cinquenta minutos.

 


São Paulo, 06 de novembro de 2020.

Sexta-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

 

3ª Aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

1.Leia agora um verbete sobre “Nutrição”:

***Verbete: conjunto de significações e explicações referentes a uma palavra.


Leia agora um verbete de enciclopédia sobre “enciclopédia”:




2. Lendo os dois verbetes, que diferenças você percebe entre uma enciclopédia e um dicionário?

3.No trecho “procura tratar metodicamente de todas as áreas do conhecimento”, a palavra “metodicamente” significa:

a. de forma cuidadosa

b. de forma organizada

c. comedidamente

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Etapa 5 –

Atividade 5 B - Planejamento planificação e textualização de um texto de divulgação cientifica sobre a dengue.

Atividade propõe ao aluno a escrita de um texto de divulgação cientifica sobre a dengue.

Para a produção do texto de divulgação e importante pensar;

a.    Como podemos iniciar o texto?

b.    Esse título combina com o assunto e chama a atenção do leitor?

c.     Quais são os conhecimentos sobre a dengue que vamos tratar?

d.    Quais provas vamos apresentar sobre o conhecimento tratado (exemplo, pesquisa, palavra de um pesquisador ...)?

e.    A linguagem está adequada ao leitor?

Para está etapa e muito importante que seja feita a leitura e releitura de sua produção.

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

4ª Aula (português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português.

 

AULA 8 – Leitura colaborativa de mais uma notícia, a intenção é que os estudantes reflitam sobre um procedimento adotado por leitores na busca de informações e como ele apoia a ampliação da compreensão sobre um assunto. Página 18 e 16.

 

Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

5ª Aula (História)

Livro Ápis, capítulo 11 - Os meios de comunicação (Superando distâncias), páginas 244 e 245.

Atividade propõe ao aluno, observar que os seres humanos desenvolveram ao longo do tempo meios de comunicação. O objetivo é reconhecer o mundo como tecnologia e integração das pessoas.

 

Habilidade:(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos da sociedade.

Uma aula de cinquenta minutos.




------------------------------------------

Professora :Flávia

                                          Disciplina: Arte

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 4º A anos iniciais.

Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem

Duração: 2 aulas.

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.

 

Com a ajuda dos pais ou responsável faça a sua própria reportagem para depois colocarmos no jornal, utilize texto e desenhos usando o caderno de desenho ou caderno normal da sala.


                                               ------------------------------------------

Professor :Donizeti

Disciplina: Educação Física



                                EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 3º ANOS  A  /  B  /  C

                 ATIVIDADES   SEMANA    03/11   Á  06/11/2020

1ª AULA (50 minutos)

Escreva no seu caderno, quais os jogos que você conhece ou já praticou que possuem regras e quais são essas regras.


2ª AULA (50 minutos)



Qual habilidade motora a figura acima representa? Marque a alternativa correta:

(  ) força   (  ) flexibilidade   (  ) velocidade  

E escreva no seu caderno quais outras atividades também desenvolvem essa mesma habilidade.

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto e um caderno.

Assistir as aulas no CMSP

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala

Nenhum comentário:

Postar um comentário