segunda-feira, 30 de novembro de 2020

6ºAnos finais semana de 30 de novembro a 04 dezembro de 2020

  Atividade da semana de   30 de novembro 04 dezembro 2020

                                                    Eletivas Profª Dayane

 

                                            DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

 

ATIVIDADES

 

OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ: 03/12/20

 

·         Atividade 1- Assistir o vídeo sobre Funcional Kids;

·         Link: https://www.youtube.com/watch?v=_h3cg6LYUfk

·         Atividade 2- Responder o questionátio;

1.    Nome da atividade?

2.    Idade e sexo do praticante?

3.    Local praticado?

4.    Benficios?

5.    Princípios presentes?

6.    Principais movimentos?

 

 

 

                                 E-mail para devolutiva

                                       parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 03/12/2020

                                                    Eletivas/ Denis

Eletiva Inteligência Emocional                        Professor Denis Maimoni

E. E. Profº Salim Farah Maluf                        Séries: 6º, 7º anos

Nome:___________________________________________

 

4º Bim semana 6 (30.11 à 04.12) Denis

Fique atento se você está inscrito nesta eletiva

 

 

Prezados alunos ao longo do semestre você viram diversos exercícios e atividade propostas pela eletiva de inteligência emocional, chegou o momento da reta final, a culminância, talvez vocês  não saibam o que significa está palavra mostrarei no exemplo do youtube sobre uma eletiva que mostra exatamente o que seria uma culminância. Assistam ao vídeo  https://www.youtube.com/watch?v=HNeMxzjbXQE. Após terem assistido reflitam sobre tudo que foi aprendido na eletiva nossa  faça um breve relato ou se preferir um vídeo no youtube pra dar seu depoimento de como está aplicando os conhecimentos dessa eletiva no seu dia-a-dia? Não se esqueça de verificar se o vídeo está na posição correta para não estragar seu vídeo.        E enviar o link no e-mail para o professor assistir.

 

 

Aulas previstas: 2 aulas

Público: 6º e 7º anos

Habilidades envolvidas: Motivação; Respeito; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

 


6ºAno A 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

 

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        6º A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

 

CONTEÚDOS:

Situação de Aprendizagem III – Atividade de Sondagem I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF06AR04)Analisar os elementos constitutivos da dobradura, do lambe-lambe e da animação na apreciação de diferentes produções artísticas.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

Conceitos orientadores para auxilia- los na atividade não é necessário copia-los no caderno, apenas a atividade que faz parte do caderno do aluno São Paulo Faz Escola Vol. 4 – Situação de Aprendizagem III – Atividade de Sondagem I páginas 14 e 15 (para quem está sem o caderno do aluno a atividade está abaixo).

Dobradura: é uma modalidade artística que tem como função, transformar papel em arte, a partir de diversas dobras. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam o origami e o kirigami.

Elementos constitutivos da dobradura: papel, metal, linhas, ângulos, retas, dobras  

Lambe-lambe: é um cartaz de diferentes tamanhos, exposto em espaços públicos. Originalmente, tinha como função, divulgar um produto ou evento; hoje em dia, além dessa função, também permeia por temas diversos que podem ir de política a poesia. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam aqueles que mantêm o formato cartaz e aqueles que utilizam formato recortado, que procura se incorporar ao local onde está colocado.

Elementos constitutivos do lambe-lambe: papel, tinta, palavras, imagens.

Animação: técnica que utiliza meios físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou desenhos. Atualmente existem várias formas de se trabalhar com animação, seja através de flipbook ou mesmo com tecnologias avançadas (destaques para efeitos especiais ou mesmo animações inteiras feitas em 3D). Flipbook-técnica de animação feita a partir de desenhos sequenciados em folhas de papel, que ao serem folheadas rapidamente, o desenho ganha ilusão de movimento.

Elementos constitutivos da animação: imagem, movimento, áudio, personagens, história, cenário.

Processos de criação: ato de criar, caracterizado por uma construção em etapas, que se desenvolvem, geralmente, na seguinte ordem: percepção de um problema/tema, reflexão, pesquisa, insights, planejamento técnico e realização.

Materiais: Tudo o que é utilizado para a configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: tintas, plástico, metais, madeira, mármore, água etc. Instrumentos: São as ferramentas utilizadas para manipular os materiais na configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: pincel, tesoura, máquina de solda, goiva, cinzel, fogo etc.

Recursos convencionais: São meios e técnicas, tradicionalmente utilizados, pelos quais se articula a utilização de materiais e instrumentos na configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: pincel para pintar, cinzel para esculpir etc. Recursos Alternativos: São meios e técnicas, pouco ou raramente utilizados, que permitem investigações e articulações na produção e utilização de materiais e instrumentos para configuração de produções artísticas. Sua aplicação pode ser observada nas obras de Adriana Varejão, por exemplo, que utilizou carne (feita de poliuretano) em suas obras.

Recursos Digitais: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.

Tecnologias e recursos digitais: filmadora, máquina fotográfica, smartphone, computador, plataformas da internet, Chroma Key etc., formatos de imagens digitais mais comuns: JPG, GIF e PNG.

1. Como reconhecemos uma dobradura?

2. Quais elementos uma dobradura possui para que possamos reconhece-la como tal?

3. Na pesquisa realizada na Situação de Aprendizagem I, quais foram as características identificadas

que compõem um lambe-lambe?

4. Quais são as características que um filme precisa ter para ser considerado como animação?

5. O que você entende por processo criativo na arte?

6. Quais materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e/ou digitais você já

utilizou nas suas produções escolares?

7. Quais tecnologias e recursos digitais você já utilizou em seus trabalhos escolares?

 

RECURSOS:

Caderno para realização da atividade.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA  30/11 a 04/12

 

__

 

 

Ciências/ProfºMario

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA OS 6ºANOS A e B EMAIL: mariojosearaujo@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 965522053

SEMANA DE 30/11 A 04/12

QUESTÕES

1) O que são substâncias químicas?

2) Cite algumas propriedades das substâncias químicas?

3) Qual é o conceito de substância química?

4) Duas substâncias químicas podem ter algumas propriedades iguais?

Ed. Física/Profº Donizete

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE     30/11       Á     04/12/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Brincadeiras e Jogos e Lutas

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A / B

                                    PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA

Qual dessas lutas tiveram sua origem no Brasil? Assinale a alternativa correta.

(  ) KUNG-FU

(  ) CAPOEIRA

(  ) MUAY THAI

2ª AULA

Ler responder no caderno do aluno

Página: 91- 92

Atividade: 6 e 7

ORIENTAÇÕES

- Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador.

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente (Nome, número, ano e semana da atividade)

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com

Geografia/ProfºRicardo

Série 6ª,6ºB

Lê o texto e responder a questão.

 

INDUSTRIALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS

GEOGRAFIA

 

O processo de industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço. Por isso, a compreensão de seus aspectos, tipos e características é de grande relevância.

 

Um dos principais agentes de produção e transformação do espaço geográfico na sociedade atual, sem dúvidas, é a atividade industrial, pois ela provoca efeitos sobre os movimentos populacionais e o crescimento das cidades; interfere nos tipos de produção no meio urbano e também no meio rural, entre outros.

 

Entende-se por industrialização o processo de transformação de matérias-primas em mercadorias ou bens de produção (esses últimos podendo ser novamente transformados) por meio do trabalho, do emprego de equipamentos e do investimento de capital. Obviamente, o crescimento da atividade industrial aumentou a demanda por matérias-primas e mais recursos naturais, por isso o ser humano passou a explorar ainda mais a natureza e, sobre ela e o espaço em geral, realizar cada vez mais intervenções e impactos.

 

Na visão de muitos autores no campo das Ciências Humanas, o processo de industrialização é sinônimo da era da modernidade, ou seja, a industrialização das sociedades marca, assim, a inserção delas no mundo moderno.

Ao longo do tempo, as sociedades pré-industriais e industriais passaram por sucessivos estágios de transformação, o que gerou diretas consequências sobre os tipos de produção de mercadorias e a forma de inserção destas no mercado.

 

Fase pré-industrial (artesanal): a fase da atividade artesanal – isto é, quando essa prática era o modo de produção predominante – estendeu-se desde a Antiguidade até o século XVII. A produção era individual e centrada na figura do artesão, que atuava desde o início do processo produtivo até, por vezes, a comercialização de seus produtos.

 

Fase manufatureira: as primeiras indústrias pautavam-se na manufatura, ou seja, no trabalho manual. Essa fase estendeu-se durante o século XVII até meados do século XVIII, quando se iniciou, na Inglaterra, o processo de Revolução Industrial. Utilizava-se o trabalho manual e máquinas simples com a inauguração do processo de divisão de tarefas e a formação das classes trabalhadoras (os assalariados) e as patronais (os patrões).

 

Fase maquinofatureira ou industrial: podemos dizer que a fase industrial propriamente dita ocorreu após o início da I Revolução Industrial com a invenção de maquinários capazes de intensificar a produção e empregar um maior número de trabalhadores, além de produzirem novos e variados tipos de mercadorias. Com o tempo, essa atividade aperfeiçoou-se com a Segunda e Terceira Revoluções Industriais.

 

Fase pós-industrial: embora não haja consenso sobre esse termo, a fase pós-industrial seria aquela em que as indústrias, embora ainda muito importantes, deixam de desempenhar um papel central no cerne das sociedades em uma etapa recente. A principal característica, nesse caso, é o deslocamento do emprego para o setor terciário (comércio e serviços), em um fenômeno que os economistas chamam de terciarização da economia.

 

É válido ressaltar que as etapas acima mencionadas não se sucederam de forma linear em todas as sociedades e nem de modo igualitário. Alguns países ou regiões do mundo somente conheceram o processo de industrialização em sua fase mais avançada ou moderna; outras regiões, em alguns países subdesenvolvidos, sequer podem ser consideradas como sociedades industriais.

 

Questão

 

Aponte os principais fatores de transformação da indústria no espaço geográfico.

 

 

História/ProfºSueli

BLOG DOS SEXTOS ANOS A/B SEMANA DE 30/11/2020 À 04/12/2020

PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6° ANO A/B

CONTEÚDOS

TEMA: DIVISÃO DO FEUDO

PESQUISE:

1- COMO ERAM UTILIZADAS AS TERRAS DO MANSO SENHORIAL?

2- COMO ERAM UTILIZADAS AS TERRAS DO MANSO SERVIL?

3- COMO ERAM UTILIZADAS AS TERRAS COMUNAIS?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEOS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com

Inglês/ProfºFrancielen

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 6 ° A/B

 

CONTEÚDOS: THE FIVE SENSES OF THE HUMAN BODY

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF06LI14) Organizar ideias, selecionandoas em função da estrutura e do objetivo do texto.

 

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

-Desenvolvimento das Atividades:

Parte 1:THE FIVE SENSES OF THE HUMAN BODY

1.     No link abaixo, temos o vídeo para auxiliar no entendimento.

2.     Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=LNajQTnZviQ

3.     Assista mais de uma vez, se necessário.

  • Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.      Caderno doa aluno volume 4 – Página 75 ao 76 .

2.      No link abaixo temos o caderno do aluno volume 4 parte1.

3.      Link: https://drive.google.com/file/d/1qkKr4hBXLBYl5usChevC6MYC4HOdbm_a/view?usp=sharing

                      Observação: Pessoal, realizem todas atividades do caderno do aluno volume 4.Enviar as fotos do caderno no meu e-mail. Quem não tem nota no 3º bimestre realizem o caderno do aluno volume 3. Qualquer dúvida estou à disposição.

 

RECURSOS:

·       Internet,

·       Dicionário,

·       Tradutor on-line,

·       Classroom,

·       Blog,

·       Caderno do aluno,

·       Centro de mídias.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educacao.sp.gov.br/WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana

 

 

 

DATA:  30   a 04 /12/2020

 

 

 

 

 

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E Salim Farah Maluf

6ºA - 4º Bimestre – Semana de 30/11 até 04/12

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

ENVIAR SOMENTE AS RESPOSTAS.

 









Guilherme Gonçalves, Luan de Almeida, Lucas Leite e Nycollas Gomes.

 

ATENÇÃO: Esta é a última atividade para os alunos mencionados acima.

Próximas semanas serão de recuperação para os alunos que não tiveram nenhuma participação, ou participação parcial.

 

 

POR DENTRO DA CRÔNICA




Projeto de vida/ProfºClaudia

E.E.SALIM FARAH MALUF

Professora Claudia/Projeto de Vida–6º A,B.

30/11 até 04/12

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br




6ºA - Guilherme Gonçalves, Luan de Almeida, Lucas Leite e Nycollas Gomes.

6ºB  -  Nicolas Soares.

 

ATENÇÃO: Esta é a última atividade para os alunos mencionados acima.

Próximas semanas serão de recuperação para os alunos que não tiveram nenhuma participação, ou participação parcial.

 

 

“A organização de uma rotina”

Pensem nas questões:

1. Como seria a minha rotina ideal?

2. Que atividades não podem faltar no meu dia a dia?

3. Quais são as minhas prioridades?

4. Como eu dividiria o tempo para dar conta de tudo o que tenho para fazer?

 

 

Reavaliar para alcançar: meu projeto de vida

Pensando nas disciplinas/componentes curriculares(Geografia - história - ciências - matemática - educação física - língua portuguesa - língua estrangeira / inglês - arte - projeto de vida - eletiva - tecnologia e inovação), responda e veja sua pontuação a seguir.

 

Autoavaliação

Eu e as disciplinas

Legenda:

Avalie, de 5 a 1, as questões a seguir:

5 – Amo/ Ótimo

4 – Gosto/ Bom

3 – Tanto faz/ Razoável/ Na média

2 - Tolero/ Pouco

1 – Odeio/ Muito pouco

       

Quanto ao gosto pelo componente, eu...

Eu compreendo os conteúdos...

Meu nível de concentração é...

Minha dedicação (em sala e fora de sala) é...

Minhas notas são...

 

 

 

 

Total

 

+

+

+

+

=

 

 

Resultado!

Entre 18 e 25: está ÓTIMO, mas pode ficar ainda melhor!

Entre 15 e 17: está BOM, mas preciso me empenhar um pouco mais, porque sou capaz!

Entre 5 e 14: BAIXO, preciso melhorar e muito!                                  

Tecnologia e inovação/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 30/11/2020 a 04 /12/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

Caderno do aluno volume 4

Meus queridos estamos caminhando para o final do ano letivo e as próximas atividades do caderno do aluno ,nesse momento em que vivemos não será possível realizar, pois o objetivo delas é desenvolver o trabalho em grupo e  a autonomia .

Como eu sei que vocês estão repletos de atividades vou postar os links das atividades anteriores para que àqueles que não realizaram tenham uma nova oportunidade e para aqueles que realizaram  refletiram em suas respostas anteriores .

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Movimento todos contra o Bullying

Acessem o link para realizar a atividade

https://forms.gle/gpRPzm6qTnebW4Fb6

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Bullying & Cyberbullying

Acessem o link para realizar a atividade

https://forms.gle/xK4QskHcGLH5QgKr6

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Internet Segura

Acessem o link para realizar a atividade

                             https://forms.gle/hnzA2fFfD7zxaABe9

 

 

 

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

 

------------------------------------------------------------------

6ºAno B 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

 

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        6º A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

 

CONTEÚDOS:

Situação de Aprendizagem III – Atividade de Sondagem I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF06AR04)Analisar os elementos constitutivos da dobradura, do lambe-lambe e da animação na apreciação de diferentes produções artísticas.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

Conceitos orientadores para auxilia- los na atividade não é necessário copia-los no caderno, apenas a atividade que faz parte do caderno do aluno São Paulo Faz Escola Vol. 4 – Situação de Aprendizagem III – Atividade de Sondagem I páginas 14 e 15 (para quem está sem o caderno do aluno a atividade está abaixo).

Dobradura: é uma modalidade artística que tem como função, transformar papel em arte, a partir de diversas dobras. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam o origami e o kirigami.

Elementos constitutivos da dobradura: papel, metal, linhas, ângulos, retas, dobras  

Lambe-lambe: é um cartaz de diferentes tamanhos, exposto em espaços públicos. Originalmente, tinha como função, divulgar um produto ou evento; hoje em dia, além dessa função, também permeia por temas diversos que podem ir de política a poesia. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam aqueles que mantêm o formato cartaz e aqueles que utilizam formato recortado, que procura se incorporar ao local onde está colocado.

Elementos constitutivos do lambe-lambe: papel, tinta, palavras, imagens.

Animação: técnica que utiliza meios físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou desenhos. Atualmente existem várias formas de se trabalhar com animação, seja através de flipbook ou mesmo com tecnologias avançadas (destaques para efeitos especiais ou mesmo animações inteiras feitas em 3D). Flipbook-técnica de animação feita a partir de desenhos sequenciados em folhas de papel, que ao serem folheadas rapidamente, o desenho ganha ilusão de movimento.

Elementos constitutivos da animação: imagem, movimento, áudio, personagens, história, cenário.

Processos de criação: ato de criar, caracterizado por uma construção em etapas, que se desenvolvem, geralmente, na seguinte ordem: percepção de um problema/tema, reflexão, pesquisa, insights, planejamento técnico e realização.

Materiais: Tudo o que é utilizado para a configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: tintas, plástico, metais, madeira, mármore, água etc. Instrumentos: São as ferramentas utilizadas para manipular os materiais na configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: pincel, tesoura, máquina de solda, goiva, cinzel, fogo etc.

Recursos convencionais: São meios e técnicas, tradicionalmente utilizados, pelos quais se articula a utilização de materiais e instrumentos na configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: pincel para pintar, cinzel para esculpir etc. Recursos Alternativos: São meios e técnicas, pouco ou raramente utilizados, que permitem investigações e articulações na produção e utilização de materiais e instrumentos para configuração de produções artísticas. Sua aplicação pode ser observada nas obras de Adriana Varejão, por exemplo, que utilizou carne (feita de poliuretano) em suas obras.

Recursos Digitais: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.

Tecnologias e recursos digitais: filmadora, máquina fotográfica, smartphone, computador, plataformas da internet, Chroma Key etc., formatos de imagens digitais mais comuns: JPG, GIF e PNG.

1. Como reconhecemos uma dobradura?

2. Quais elementos uma dobradura possui para que possamos reconhece-la como tal?

3. Na pesquisa realizada na Situação de Aprendizagem I, quais foram as características identificadas

que compõem um lambe-lambe?

4. Quais são as características que um filme precisa ter para ser considerado como animação?

5. O que você entende por processo criativo na arte?

6. Quais materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e/ou digitais você já

utilizou nas suas produções escolares?

7. Quais tecnologias e recursos digitais você já utilizou em seus trabalhos escolares?

 

RECURSOS:

Caderno para realização da atividade.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA  30/11 a 04/12

 

__

 

 

Ciências/ProfºMario

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA OS 6ºANOS A e B EMAIL: mariojosearaujo@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 965522053

SEMANA DE 30/11 A 04/12

QUESTÕES

1) O que são substâncias químicas?

2) Cite algumas propriedades das substâncias químicas?

3) Qual é o conceito de substância química?

4) Duas substâncias químicas podem ter algumas propriedades iguais?

Ed. Física/Profº Donizete

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE     30/11       Á     04/12/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Brincadeiras e Jogos e Lutas

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A / B

                                    PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA

Qual dessas lutas tiveram sua origem no Brasil? Assinale a alternativa correta.

(  ) KUNG-FU

(  ) CAPOEIRA

(  ) MUAY THAI

2ª AULA

Ler responder no caderno do aluno

Página: 91- 92

Atividade: 6 e 7

ORIENTAÇÕES

- Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador.

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente (Nome, número, ano e semana da atividade)

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com

Geografia/ProfºRicardo

Série 6ª,6ºB

Lê o texto e responder a questão.

 

INDUSTRIALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS

GEOGRAFIA

 

O processo de industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço. Por isso, a compreensão de seus aspectos, tipos e características é de grande relevância.

 

Um dos principais agentes de produção e transformação do espaço geográfico na sociedade atual, sem dúvidas, é a atividade industrial, pois ela provoca efeitos sobre os movimentos populacionais e o crescimento das cidades; interfere nos tipos de produção no meio urbano e também no meio rural, entre outros.

 

Entende-se por industrialização o processo de transformação de matérias-primas em mercadorias ou bens de produção (esses últimos podendo ser novamente transformados) por meio do trabalho, do emprego de equipamentos e do investimento de capital. Obviamente, o crescimento da atividade industrial aumentou a demanda por matérias-primas e mais recursos naturais, por isso o ser humano passou a explorar ainda mais a natureza e, sobre ela e o espaço em geral, realizar cada vez mais intervenções e impactos.

 

Na visão de muitos autores no campo das Ciências Humanas, o processo de industrialização é sinônimo da era da modernidade, ou seja, a industrialização das sociedades marca, assim, a inserção delas no mundo moderno.

Ao longo do tempo, as sociedades pré-industriais e industriais passaram por sucessivos estágios de transformação, o que gerou diretas consequências sobre os tipos de produção de mercadorias e a forma de inserção destas no mercado.

 

Fase pré-industrial (artesanal): a fase da atividade artesanal – isto é, quando essa prática era o modo de produção predominante – estendeu-se desde a Antiguidade até o século XVII. A produção era individual e centrada na figura do artesão, que atuava desde o início do processo produtivo até, por vezes, a comercialização de seus produtos.

 

Fase manufatureira: as primeiras indústrias pautavam-se na manufatura, ou seja, no trabalho manual. Essa fase estendeu-se durante o século XVII até meados do século XVIII, quando se iniciou, na Inglaterra, o processo de Revolução Industrial. Utilizava-se o trabalho manual e máquinas simples com a inauguração do processo de divisão de tarefas e a formação das classes trabalhadoras (os assalariados) e as patronais (os patrões).

 

Fase maquinofatureira ou industrial: podemos dizer que a fase industrial propriamente dita ocorreu após o início da I Revolução Industrial com a invenção de maquinários capazes de intensificar a produção e empregar um maior número de trabalhadores, além de produzirem novos e variados tipos de mercadorias. Com o tempo, essa atividade aperfeiçoou-se com a Segunda e Terceira Revoluções Industriais.

 

Fase pós-industrial: embora não haja consenso sobre esse termo, a fase pós-industrial seria aquela em que as indústrias, embora ainda muito importantes, deixam de desempenhar um papel central no cerne das sociedades em uma etapa recente. A principal característica, nesse caso, é o deslocamento do emprego para o setor terciário (comércio e serviços), em um fenômeno que os economistas chamam de terciarização da economia.

 

É válido ressaltar que as etapas acima mencionadas não se sucederam de forma linear em todas as sociedades e nem de modo igualitário. Alguns países ou regiões do mundo somente conheceram o processo de industrialização em sua fase mais avançada ou moderna; outras regiões, em alguns países subdesenvolvidos, sequer podem ser consideradas como sociedades industriais.

 

Questão

 

Aponte os principais fatores de transformação da indústria no espaço geográfico.

 

 

História/ProfºSueli

BLOG DOS SEXTOS ANOS A/B SEMANA DE 30/11/2020 À 04/12/2020

PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6° ANO A/B

CONTEÚDOS

TEMA: DIVISÃO DO FEUDO

PESQUISE:

1- COMO ERAM UTILIZADAS AS TERRAS DO MANSO SENHORIAL?

2- COMO ERAM UTILIZADAS AS TERRAS DO MANSO SERVIL?

3- COMO ERAM UTILIZADAS AS TERRAS COMUNAIS?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEOS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com

Inglês/ProfºFrancielen

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 6 ° A/B

 

CONTEÚDOS: THE FIVE SENSES OF THE HUMAN BODY

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF06LI14) Organizar ideias, selecionandoas em função da estrutura e do objetivo do texto.

 

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

-Desenvolvimento das Atividades:

Parte 1:THE FIVE SENSES OF THE HUMAN BODY

1.     No link abaixo, temos o vídeo para auxiliar no entendimento.

2.     Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=LNajQTnZviQ

3.     Assista mais de uma vez, se necessário.

  • Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.      Caderno doa aluno volume 4 – Página 75 ao 76 .

2.      No link abaixo temos o caderno do aluno volume 4 parte1.

3.      Link: https://drive.google.com/file/d/1qkKr4hBXLBYl5usChevC6MYC4HOdbm_a/view?usp=sharing

                      Observação: Pessoal, realizem todas atividades do caderno do aluno volume 4.Enviar as fotos do caderno no meu e-mail. Quem não tem nota no 3º bimestre realizem o caderno do aluno volume 3. Qualquer dúvida estou à disposição.

 

RECURSOS:

·       Internet,

·       Dicionário,

·       Tradutor on-line,

·       Classroom,

·       Blog,

·       Caderno do aluno,

·       Centro de mídias.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educacao.sp.gov.br/WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana

 

 

 

DATA:  30   a 04 /12/2020

 

 

 

 

 

Língua Portuguesa/ProfºLiliane

PROFESSORA: LILIANE

SÉRIE: 6B

AULA SEMANAL-30-11 A 04-12

OBS: ASSISTIR O VÍDEO, DESENHAR, RELATAR OU GRAVAR COM AMIGO, PARENTE E ENVIAR PARA EMAIL: lilycristy03@gmail.com

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

EF89LP02 - Analisar, ética e criticamente, diferentes práticas sociais frente aos gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge, curtida, post, blog, entre outros) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.

EF69LP29 Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica (reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia, esquema, infográfico, relatório, relato multimidiático de campo, entre outros) e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

CONSCIÊNCIA NEGRA

CLICAR NO LINK ABAIXO:

https://drive.google.com/file/d/ 1d60aiTI7bwSzMxeH7pENK4Nf6z1h2unk /view?usp=sharing.




https://drive.google.com/file/d/1d60aiTI7bwSzMxeH7pENK4Nf6z1h2unk/view?usp=sharing


Matemática/ Prof Romeu

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

 

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

6 aulas por semana 30/11 a 04/12

DISCIPLINA/TURMA:

             Matemática Turma 6° B

CONTEÚDOS:     Interpretando Informações em Tabelas e Graficos

 

            

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: ( EF06MA31)identificar e diferenciar

As variáveis e suas frequencias e os elementos constitutivos ( títulos, eixos, legendas, fontes e  tabelas )em diferentes tipos de gráficos.

 

                      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

                                             ATIVIDADE  (  6  )

                            Situação de aprendizagem 6

       

           Fazer a atividade da apostila  do 2 bimestre pagina 77e78 atividades ( 1 , 2 e 3 )      

 

             

                

      OBS: todas as atividades deverão ser encaminhadas  para o email jromeugobo@gmail.com

                  O nome completo , série e N°

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtubeetc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

 

 

Projeto de vida/ProfºClaudia

E.E.SALIM FARAH MALUF

Professora Claudia/Projeto de Vida–6º A,B.

30/11 até 04/12

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br




6ºA - Guilherme Gonçalves, Luan de Almeida, Lucas Leite e Nycollas Gomes.

6ºB  -  Nicolas Soares.

 

ATENÇÃO: Esta é a última atividade para os alunos mencionados acima.

Próximas semanas serão de recuperação para os alunos que não tiveram nenhuma participação, ou participação parcial.

 

 

“A organização de uma rotina”

Pensem nas questões:

1. Como seria a minha rotina ideal?

2. Que atividades não podem faltar no meu dia a dia?

3. Quais são as minhas prioridades?

4. Como eu dividiria o tempo para dar conta de tudo o que tenho para fazer?

 

 

Reavaliar para alcançar: meu projeto de vida

Pensando nas disciplinas/componentes curriculares(Geografia - história - ciências - matemática - educação física - língua portuguesa - língua estrangeira / inglês - arte - projeto de vida - eletiva - tecnologia e inovação), responda e veja sua pontuação a seguir.

 

Autoavaliação

Eu e as disciplinas

Legenda:

Avalie, de 5 a 1, as questões a seguir:

5 – Amo/ Ótimo

4 – Gosto/ Bom

3 – Tanto faz/ Razoável/ Na média

2 - Tolero/ Pouco

1 – Odeio/ Muito pouco

       

Quanto ao gosto pelo componente, eu...

Eu compreendo os conteúdos...

Meu nível de concentração é...

Minha dedicação (em sala e fora de sala) é...

Minhas notas são...

 

 

 

 

Total

 

+

+

+

+

=

 

 

Resultado!

Entre 18 e 25: está ÓTIMO, mas pode ficar ainda melhor!

Entre 15 e 17: está BOM, mas preciso me empenhar um pouco mais, porque sou capaz!

Entre 5 e 14: BAIXO, preciso melhorar e muito!                                  

Tecnologia e inovação/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 30/11/2020 a 04 /12/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

Caderno do aluno volume 4

Meus queridos estamos caminhando para o final do ano letivo e as próximas atividades do caderno do aluno ,nesse momento em que vivemos não será possível realizar, pois o objetivo delas é desenvolver o trabalho em grupo e  a autonomia .

Como eu sei que vocês estão repletos de atividades vou postar os links das atividades anteriores para que àqueles que não realizaram tenham uma nova oportunidade e para aqueles que realizaram  refletiram em suas respostas anteriores .

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Movimento todos contra o Bullying

Acessem o link para realizar a atividade

https://forms.gle/gpRPzm6qTnebW4Fb6

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Bullying & Cyberbullying

Acessem o link para realizar a atividade

https://forms.gle/xK4QskHcGLH5QgKr6

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Internet Segura

Acessem o link para realizar a atividade

                             https://forms.gle/hnzA2fFfD7zxaABe9

 

 

 

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário