Atividade da semana de 03 a 06 de novembro 2020
3ºTA /Noturno
Arte/ProfºJorge
E. E. Salim Farah Maluf
Professor: Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE 3ºTA, 3ºTB
Duas aulas de 45 minutos cada.
CONTEÚDO:
FUTURISMO
1ª e 2ª aula
Assista aos vídeos nos links: https://www.youtube.com/watch?v=0_oQlGfLfY0
https://www.youtube.com/watch?v=B2yySLkCva8
https://www.youtube.com/watch?v=vSVASZL2dck
Responda: Como você pode definir o futurismo com suas próprias palavras após assistir aos vídeos? O que há de “bom ou de mal”?
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com
Atividade do período 03/11/2020 a 06/11/2020.
Biologia /ProfºBenedita
E.E. Salim Farah Maluf
Professora Benedita.
Disciplina: Biologia.
E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Roteiros para os Alunos Ensino Médio e
EJA
4ºBimestre
Semana
03/11 a 06/11
Olá queridos
alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o
link do google forms e respondam às questões.
3º Termos A e B – Atividade Link:
https://forms.gle/rJkD7PakUDeYtnvd7
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
3TA, TB
Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade
Semana 03 a 06 de novembro
· Assitir a vídeo aula disponível no link.
· https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-e-felicidade-o-que-e-ser-feliz-segundo-os-grandes-filosofos-do-passado-e-do-presente.htm
· Elabore um breve resumo
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Entregar até 30 novembro
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 ANOS EJA -3tA-3tB-3tC Noturno
Habilidades: Conceitos de sociedade e sua evolução
Atividade:--------
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Acolhimento
Ola Caros Alunos,
Meu nome é Joyce, sou a professora de Sociologia e filosofia da turma de vocês.
Sejam todos bem vindos, a nossa escola Salim Farah Maluf.
Nesta semana, como será de acolhimento, gostaria de conhecer vocês, mas como nesse momento não é possível, peço que vocês mande um e-mail, se apresentando, com o Nome, Idade, e o seu objetivo para este ano.
Esta semana será de interação e conhecimento.
Como vai funcionar as aulas?
Nossa interação será através do meu E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
e para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h, online para tirar todas as duvidas.
Toda semana estarei deixando alguma atividade, ou texto, vocês iram responder, e encaminhar para o meu e-mail.
Pode ficar tranquilos, que vocês terão resposta do email que vocês encaminharam.
As faltas serão contabilizadas, conforme a entrega das atividades, tente não perder o prazo.
Pode fazer atividade no caderno, e tirar foto e mandar para o meu e-mail, tente colocar a foto no melhor ângulo para que eu possa ler.
Notas: cada atividade terá um valor, mas agora neste momento de pandemia, serei generosa na medida do possível.
Atividades erradas, pedirei que refaçam, não podemos deixar que o conhecimento fique prejudicado.
Contudo, quero agradecer a todos, e pedir paciência para este momento, vamos conseguir superar juntos.
Cuidem se, e ate a próxima semana.
Prof Joyce
Sociologia
Fisica/ProfºMarcela
Física: 3 º termo A
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o
período de 03/11/2020 a 06/11/2020
Horário e dia para
esclarecer Dúvidas
segundas feiras
(19:00h as 20:30h)
Por e-mail e Watts
2º BIMESTRE
TEMA 2 -MAGNETISMO TERRESTRE
1ª atividade Avaliativa 4º Bimestre
Comanda :Assistam o vídeo e leiam atentamente as
questões !
Acessem o formulário para realizar a avalição !!
Boa Sorte !!
https://forms.gle/QNhhmiBtL6sZPBdg8
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020
Turmas: 3 termos A, B e C
Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.
Introdução ao estudo da Química Orgânica
1. Surgimento
Na antiguidade, muitas substâncias eram conhecidas e extraídas de produtos naturais, como por exemplo: do limão extraía-se o ácido cítrico; do leite azedo extraía-se o ácido láctico; da uva extraía-se o ácido tartárico; da urina extraía-se a ureia.
No ano de 1777 Bergmam dividiu a química em:
Química inorgânica - estuda as substâncias inorgânicas,
Química orgânica - estuda as substâncias orgânica.
No Século XVII: iniciou a sistematização dos processos de obtenção de substâncias.
O Cientista Lavoisier: concluiu que o carbono está presente em todas as substâncias provenientes dos organismos vivos.
No início do século XIX: Surgiu a Teoria Vitalista (Teoria da Força Vital).
Segundo Jakob Berzelius: Os Organismos vivos não podiam ser produzidos em Laboratórios, só podiam ser formados com a interferência de uma Força Sobrenatural (Força Vital).
No ano de 1828 com a Síntese de Wholer, quebra-se a Teoria da Força vital, que funcionava como um travão para o desenvolvimento da Química Orgânica.
Equação de reação de aquecimento do cianato de amónio para obter a Ureia:
NH4OCN + CALOR → (NH2)2CO
Após a Síntese de Wholer, obteve-se muitas outras substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas e vice-versa.
Exemplos:
No ano de 1828, obteve-se o álcool etílico; em 1842 obteve-se a anilina; em 1847, obteve-se a clorofórmio; em 1880, obteve-se a primeira fibra artificial; em 1945 obteve-se a penicilina sintética.
No ano de 1848 o cientista Gmelim, reconheceu que o carbono é o elemento fundamental dos compostos orgânicos.
No ano de 1858: August Kekulé, considerou Química Orgânica: A Química dos Compostos do Carbono.
Composto orgânico:
A substância que contém o elemento Carbono na sua composição, proveniente ou não dos organismos vivos.
Postulados de Kekulé:
Tetravalência do átomo de carbono;
Encadeamento;
As quatros valências são iguais entre si.
2. Objeto de estudo da Química Orgânica
A Química Orgânica é a parte da Química que se ocupa do estudo das substâncias que se encontram nos organismos vivos (animal e vegetal), ou seja, aquelas substâncias que possuem átomos de carbono na composição da sua molécula.
O objeto de estudo da Química Orgânica, é o estudo dos compostos orgânicos, sua composição, estrutura e suas transformações químicas.
SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS E ORGÂNICAS
Substâncias Inorgânicas: são aquelas substâncias de origem mineral e podem ser: ácidos, bases, sais, óxidos ou hidróxidos.
Substâncias Orgânicas: são aquelas substâncias de origem animal ou vegetal e podem ser: ácidos, bases, sais ou óxidos.
3. Química Orgânica como a química dos compostos do carbono
A designação “orgânica” perdeu grande parte da sua concepção original, ao demonstrar-se a relação estreita que existe entre os compostos orgânicos e inorgânicos, já que as leis, regras e princípios da Química, são válidos para ambos os tipos de classes de substâncias.
Os compostos orgânicos caracterizam-se por apresentar maior complexidade e organização estrutural que os compostos inorgânicos.
O fato de que todas as substâncias orgânicas possuírem átomos de carbono, levou a definir a Química Orgânica como a “Química dos compostos do Carbono”. (Butlerov séc. XIX).
4. Substâncias orgânicas naturais e sintéticas
As substâncias orgânicas podem ser separadas de matérias-primas existentes na natureza ou por síntese de outras substâncias.
As fontes de matérias orgânicas são variáveis, desde os organismos vivos até as matérias sem vida. Também podem obter-se por transformações de outras substâncias através de reações químicas, estas transformações podem implicar,
a construção de uma molécula grande por combinação de duas ou mais moléculas pequenas ou por ruptura de moléculas grandes em partes mais simples (síntese orgânica).
Grande parte dos compostos orgânicos conhecidos são obtidos sinteticamente (via artificial). Os compostos orgânicos sintéticos também podem ser obtidos partindo de substâncias naturais, a maior parte de produtos farmacêuticos, corantes, fibras têxtis, etc., são sintéticos.
Existem outros produtos orgânicos importantes que são obtidos opcionalmente, por fontes naturais ou por vía sintética, dependendo de fatores económicos.
5. Importância da química orgânica na vida social e económica
A tarefa cognitiva principal da Química Orgânica na atualidade, consiste no estudo profundo dos processos que ocorrem nas células dos organismos, a nível molecular e o esclarecimento de mecanismos complicados que constituem a essência material da vida.
O estudo da química das substâncias orgânicas amplia os conhecimentos sobre a sua natureza, as relações existentes entre as diferentes substâncias e os seus processos de transformações noutras substâncias mais complexas.
Os avanços alcançados pela Química Orgânica, são empregues na produção, ao realizar-se em grande extensão os processos de elaboração de substâncias naturais e diferentes sínteses orgânicas.
A indústria química produz múltiplas substâncias para outros ramos: ciências médicas, agricultura, pesca, etc.
A Química Orgânica é um fator importante no avanço da economia, no desenvolvimento das forças produtivas e na criação de bases técnico-material para o avanço da economia de um país.
6. TEORIA ESTRUTURAL
Na Química Orgânica, o estudo dos compostos orgânicos apoia-se na teoria da estrutura química.
No século XIX grandes quantidades de dados experimentais sobre a química orgânica já se conheciam, embora que as concepções teóricas eram incapazes de explicar e predizer infinidade de processos. Exemplo:
“...não se conhecia a valência do carbono nos compostos orgânicos e não se entendia porque dois elementos químicos (carbono e hidrogénio) formavam tantos compostos...”
O cientista Wholer numa carta dirigida ao seu professor Berzelius (1853) expressou:
“ A química orgânica na atualidade enlouquece qualquer pessoa, para mim é como um bosque tropical primitivo cheio de coisas surpreendentes. Uma selva interminável que inspira medo, em que uma pessoa não se atreve entrar, porque parece não ter saída”.
Uma das primeiras teorias sobre as ligações químicas nos compostos orgânicos foi a teoria dualista de Berzelius. No ano de 1832, os cientistas Liebig e Wholer reconheceram que certos agrupamentos atómicos podiam permanecer se produzir mudanças em certas reações químicas.
A descoberta da valência por Frakland (1853) e as teses de Kekulé (1858) levaram diretamente a ideia de que as moléculas deviam ter uma estrutura definida, mais a questão era como determinar a estrutura dos compostos orgânicos “ parte escura na química orgânica”.
Uma nova época da química orgânica acontece com o surgimento da teoria da estrutura química do cientista Butlerov (1861).
7. TESES DA TEORIA DAS COMBINAÇÕES ORGÂNICAS DE BUTLEROVAs ideias fundamentais da teoria de Butlerov foram publicadas por ele numa conferência aos 19 de setembro de 1861, no congresso de naturalistas e médicos na Alemanha, em que dizia:
“ A natureza química de uma partícula complexa fica determinada pela natureza, quantidade e estrutura química das partículas elementares que a constituem”.
Quer dizer, todos os átomos que formam uma molécula de uma substância complexa influem reciprocamente entre si.
Butlerov denominou estrutura química, as distribuições das interações determinadas pela ordem de ligação dos átomos.
Butlerov ao responder a pergunta, “ pode ser determinada a estrutura química? “ disse: “para cada composto químico somente pode existir uma fórmula estrutural, que deve expressar todas as propriedades da substância em causa e que era possível estabelecer a estrutura molecular estudando as propriedades químicas de uma substância e vice-versa.”
Resumindo:
As propriedades químicas de uma substância determinam a sua estrutura química.
8. HIPOTESES BÁSICAS DA TEORIA DA ESTRUTURA QUÍMICA DE BUTLEROV
Nas moléculas os átomos não se dispõem de forma desordenada, senão, estão unidos mutuamente numa sequência determinada de acordo com a sua valência.
As propriedades das substâncias não só dependem dos elementos que a formam, nem da quantidade de átomos, senão da sequência de união dos átomos nas moléculas, quer dizer, da ordem de influências mutuas e da sua estrutura química.
Geografia/ProfºRicardo
Semana 03 a 06 de novembro
Atividade de Geografia
Professor Ricardo José dos Santos
3 TA e TB Email ricardosantosgeo@gmail.com
Lê o texto e responder a questão.
Causas da violência no Brasil
Antecedentes históricos
No Brasil, a violência é um fenômeno histórico que persistiu em todos os arranjos sociais, mesmo após diversas mudanças políticas. No período colonial (1540-1822), a Coroa portuguesa valia-se da violência para escravizar indígenas e negros bem como para manter a centralidade política e a unidade territorial em uma colônia tão vasta.
Durante o império (1822-1889), o uso da violência permaneceu nos mesmos moldes e houve também as rebeliões por emancipação política, como:
Revolta dos Balaios
Cabanagem
Sabinada
Farroupilha
Mesmo após a proclamação da república, em 1889, que só atingiu legalmente seu apogeu democrático com a Constituição de 1988 (praticamente 100 anos depois), a violência persistiu como instrumento do Estado, especialmente para reprimir populações pobres.
Durante os períodos de ditadura (Estado Novo de 1937-1945 e Golpe Militar de 1964-1985), a violência também foi utilizada como mecanismo de repressão política, mecanismo esse que não foi completamente desmontado após a redemocratização, pois algumas de suas práticas foram mantidas e ainda hoje reverberam, por exemplo, na crescente letalidade policial.
Dias atuais
Os pesquisadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques e Roberta Astolfi, apontam que, tratando-se do tráfico de drogas, existe uma relação direta entre competição e violência. A disputa de mercados por facções rivais somada à ampla circulação de armas e à atuação de governos fracos politicamente geram aumento na violência em determinados territórios, como o que ocorre hoje nos estados do Norte e Nordeste, para onde o PCC tenta expandir-se em confronto com a Família do Norte.
Quando uma facção conquista a hegemonia em determinada localidade, a violência diminui. Um exemplo disso é o estado de São Paulo, onde, desde que o PCC hegemonizou-se, as taxas de homicídio diminuíram paulatinamente.
Ao contrário do que se imagina, tentativa de roubo não figura entre as principais causas de morte violenta. Mortes provocadas por assalto compõem um pequeno percentual do total de mortes. Em 2015, por exemplo, menos de 4% dos homicídios eram resultados de latrocínio.
A desigualdade social é um dos fatores que agravam quadros de violência. Os homicídios concentram-se em bairros pobres e atingem, em proporção muito maior, a população pobre. A situação é ainda mais preocupante quando se conjugam a desigualdade e o racismo. A estigmatização da figura do negro como potencial suspeito faz com que a possibilidade de um jovem negro morrer vítima de homicídio seja 23,5% maior que a de um jovem não negro. A cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, cerca de 70 são negras.
Outro fator preponderante para o aumento da violência é o paradoxo impunidade versus punição. O Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo, mais de 40% dos presos não foram a julgamento. No entanto, o encarceramento em massa está vinculado a delitos que não são contra a vida, principalmente relacionados a drogas e a furtos.
Quando se trata do crime de homicídio, a Justiça leva em média 8,6 anos para concluir um julgamento. Além disso, o baixo investimento no setor de inteligência das polícias para ampliar sua capacidade investigativa faz com que mais de 90% dos crimes de homicídio não sejam elucidados e, portanto, não sejam punidos.
Grandes fluxos migratórios em curto espaço de tempo também são fenômenos geralmente acompanhados de aumento da violência. Um exemplo disso é a cidade Altamira, no Pará, que protagonizou uma explosão populacional em consequência da construção da usina de Belo Monte num curto espaço de tempo e sem que a estrutura de serviços da cidade pudesse preparar-se para atender à nova demanda. Altamira hoje é a segunda cidade mais violenta do Brasil.
A circulação de armas também incide nos indicadores de violência. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, a cada 1% de armas a mais circulando, há um crescimento de 2% no número de homicídios no país. Além disso, legislações que flexibilizem as regras sobre a posse e o porte de armas propiciam que se diminua a rastreabilidade de armas e munições, o que, por sua vez, dificulta o esclarecimento de homicídios por arma de fogo.
Questão
A violência é um dos fatores que acompanha a história do Brasil, deste a chegada dos portugueses a esse território, aponte os fatores e as causas que gera a violência, e apresente algumas ideias de solução.
História/Profº Silvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.
AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial
DURAÇÃO: 02 AULAS
SEMANA: de 03 a 06 de novembro
1. Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais fatores desencadearam o conflito?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que foi o fascismo e nazismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais blocos se formaram durante a guerra?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais as consequências da guerra?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A ROSA DE HIROSHIMA
Rio de Janeiro, 1954
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
VINICIUS DE MORAES
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 05 e 06/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
|
Verbo to be - Presente Simples – Texto
Are you my son? The King visits the prince (or is he the poor boy?). King: I don't
understand! Are you my
son? Tom: No, I'm not a prince, I'm poor. King: Are you sure? Your
clothes are not very
old! Tom: They're not my clothes. They're Edward's clothes. He's poor now. King: Oh no! This is terrible! Is it true? Tom: Yes, it is. I'm really sorry, King Henry. You aren't my father, you're my King.
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1). Do que fala
o texto? Faça um resumo com as suas palavras em português ou inglês
2). Sublinhe a
opção correta:
f) It - am / is /
are very hot. g) My sister - am/is/are
at work. h) I - be / am / are hungry. i) We - am / is /
are students. j) The book - be / is /
are about tigers.
3). Complete as frases das histórias
com o presente simples do verbo To be. Alguns são negativos ou
perguntas: a) The poor boy
has no coat. He ________ cold. b) We are the
three bears. We ________ in the woods. c) Cinderella is
running home. It ________ 12 o'clock. d) The
monster has a very ugly face. He __________ handsome.
4) Forme uma frase afirmativa em
inglês com o Verbo To be usando o pronome
pessoal “They” |
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Lingua portuguesa/ProfºThiago
ATIVIDADES 1º E 3º ANOS
Matemática/profºMarcelo
Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC
ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/Ne5ZiucrkQapi77h7
-------------------------------------------------------
3ºTB /Noturno
Arte/ProfºJorge
E. E. Salim Farah Maluf
Professor: Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE 3ºTA, 3ºTB
Duas aulas de 45 minutos cada.
CONTEÚDO:
FUTURISMO
1ª e 2ª aula
Assista aos vídeos nos links: https://www.youtube.com/watch?v=0_oQlGfLfY0
https://www.youtube.com/watch?v=B2yySLkCva8
https://www.youtube.com/watch?v=vSVASZL2dck
Responda: Como você pode definir o futurismo com suas próprias palavras após assistir aos vídeos? O que há de “bom ou de mal”?
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com
Atividade do período 03/11/2020 a 06/11/2020.
Biologia /ProfºBenedita
E.E. Salim Farah Maluf
Professora Benedita.
Disciplina: Biologia.
E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Roteiros para os Alunos Ensino Médio e
EJA
4ºBimestre
Semana
03/11 a 06/11
Olá queridos
alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o
link do google forms e respondam às questões.
3º Termos A e B – Atividade Link:
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Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
3TA, TB
Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade
Semana 03 a 06 de novembro
· Assitir a vídeo aula disponível no link.
· https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-e-felicidade-o-que-e-ser-feliz-segundo-os-grandes-filosofos-do-passado-e-do-presente.htm
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· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Entregar até 30 novembro
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 ANOS EJA -3tA-3tB-3tC Noturno
Habilidades: Conceitos de sociedade e sua evolução
Atividade:--------
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Acolhimento
Ola Caros Alunos,
Meu nome é Joyce, sou a professora de Sociologia e filosofia da turma de vocês.
Sejam todos bem vindos, a nossa escola Salim Farah Maluf.
Nesta semana, como será de acolhimento, gostaria de conhecer vocês, mas como nesse momento não é possível, peço que vocês mande um e-mail, se apresentando, com o Nome, Idade, e o seu objetivo para este ano.
Esta semana será de interação e conhecimento.
Como vai funcionar as aulas?
Nossa interação será através do meu E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
e para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h, online para tirar todas as duvidas.
Toda semana estarei deixando alguma atividade, ou texto, vocês iram responder, e encaminhar para o meu e-mail.
Pode ficar tranquilos, que vocês terão resposta do email que vocês encaminharam.
As faltas serão contabilizadas, conforme a entrega das atividades, tente não perder o prazo.
Pode fazer atividade no caderno, e tirar foto e mandar para o meu e-mail, tente colocar a foto no melhor ângulo para que eu possa ler.
Notas: cada atividade terá um valor, mas agora neste momento de pandemia, serei generosa na medida do possível.
Atividades erradas, pedirei que refaçam, não podemos deixar que o conhecimento fique prejudicado.
Contudo, quero agradecer a todos, e pedir paciência para este momento, vamos conseguir superar juntos.
Cuidem se, e ate a próxima semana.
Prof Joyce
Sociologia
Fisica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: CAMPOS E FORÇAS ELETROMAGNÉTICAS
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: A presença do campo magnético terrestre proporciona alguns efeitos interessantes. Dentre eles estão as auroras polares. Faça uma pesquisa e explique como esse fenômeno ocorre.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 11/11/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020
Turmas: 3 termos A, B e C
Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.
Introdução ao estudo da Química Orgânica
1. Surgimento
Na antiguidade, muitas substâncias eram conhecidas e extraídas de produtos naturais, como por exemplo: do limão extraía-se o ácido cítrico; do leite azedo extraía-se o ácido láctico; da uva extraía-se o ácido tartárico; da urina extraía-se a ureia.
No ano de 1777 Bergmam dividiu a química em:
Química inorgânica - estuda as substâncias inorgânicas,
Química orgânica - estuda as substâncias orgânica.
No Século XVII: iniciou a sistematização dos processos de obtenção de substâncias.
O Cientista Lavoisier: concluiu que o carbono está presente em todas as substâncias provenientes dos organismos vivos.
No início do século XIX: Surgiu a Teoria Vitalista (Teoria da Força Vital).
Segundo Jakob Berzelius: Os Organismos vivos não podiam ser produzidos em Laboratórios, só podiam ser formados com a interferência de uma Força Sobrenatural (Força Vital).
No ano de 1828 com a Síntese de Wholer, quebra-se a Teoria da Força vital, que funcionava como um travão para o desenvolvimento da Química Orgânica.
Equação de reação de aquecimento do cianato de amónio para obter a Ureia:
NH4OCN + CALOR → (NH2)2CO
Após a Síntese de Wholer, obteve-se muitas outras substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas e vice-versa.
Exemplos:
No ano de 1828, obteve-se o álcool etílico; em 1842 obteve-se a anilina; em 1847, obteve-se a clorofórmio; em 1880, obteve-se a primeira fibra artificial; em 1945 obteve-se a penicilina sintética.
No ano de 1848 o cientista Gmelim, reconheceu que o carbono é o elemento fundamental dos compostos orgânicos.
No ano de 1858: August Kekulé, considerou Química Orgânica: A Química dos Compostos do Carbono.
Composto orgânico:
A substância que contém o elemento Carbono na sua composição, proveniente ou não dos organismos vivos.
Postulados de Kekulé:
Tetravalência do átomo de carbono;
Encadeamento;
As quatros valências são iguais entre si.
2. Objeto de estudo da Química Orgânica
A Química Orgânica é a parte da Química que se ocupa do estudo das substâncias que se encontram nos organismos vivos (animal e vegetal), ou seja, aquelas substâncias que possuem átomos de carbono na composição da sua molécula.
O objeto de estudo da Química Orgânica, é o estudo dos compostos orgânicos, sua composição, estrutura e suas transformações químicas.
SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS E ORGÂNICAS
Substâncias Inorgânicas: são aquelas substâncias de origem mineral e podem ser: ácidos, bases, sais, óxidos ou hidróxidos.
Substâncias Orgânicas: são aquelas substâncias de origem animal ou vegetal e podem ser: ácidos, bases, sais ou óxidos.
3. Química Orgânica como a química dos compostos do carbono
A designação “orgânica” perdeu grande parte da sua concepção original, ao demonstrar-se a relação estreita que existe entre os compostos orgânicos e inorgânicos, já que as leis, regras e princípios da Química, são válidos para ambos os tipos de classes de substâncias.
Os compostos orgânicos caracterizam-se por apresentar maior complexidade e organização estrutural que os compostos inorgânicos.
O fato de que todas as substâncias orgânicas possuírem átomos de carbono, levou a definir a Química Orgânica como a “Química dos compostos do Carbono”. (Butlerov séc. XIX).
4. Substâncias orgânicas naturais e sintéticas
As substâncias orgânicas podem ser separadas de matérias-primas existentes na natureza ou por síntese de outras substâncias.
As fontes de matérias orgânicas são variáveis, desde os organismos vivos até as matérias sem vida. Também podem obter-se por transformações de outras substâncias através de reações químicas, estas transformações podem implicar,
a construção de uma molécula grande por combinação de duas ou mais moléculas pequenas ou por ruptura de moléculas grandes em partes mais simples (síntese orgânica).
Grande parte dos compostos orgânicos conhecidos são obtidos sinteticamente (via artificial). Os compostos orgânicos sintéticos também podem ser obtidos partindo de substâncias naturais, a maior parte de produtos farmacêuticos, corantes, fibras têxtis, etc., são sintéticos.
Existem outros produtos orgânicos importantes que são obtidos opcionalmente, por fontes naturais ou por vía sintética, dependendo de fatores económicos.
5. Importância da química orgânica na vida social e económica
A tarefa cognitiva principal da Química Orgânica na atualidade, consiste no estudo profundo dos processos que ocorrem nas células dos organismos, a nível molecular e o esclarecimento de mecanismos complicados que constituem a essência material da vida.
O estudo da química das substâncias orgânicas amplia os conhecimentos sobre a sua natureza, as relações existentes entre as diferentes substâncias e os seus processos de transformações noutras substâncias mais complexas.
Os avanços alcançados pela Química Orgânica, são empregues na produção, ao realizar-se em grande extensão os processos de elaboração de substâncias naturais e diferentes sínteses orgânicas.
A indústria química produz múltiplas substâncias para outros ramos: ciências médicas, agricultura, pesca, etc.
A Química Orgânica é um fator importante no avanço da economia, no desenvolvimento das forças produtivas e na criação de bases técnico-material para o avanço da economia de um país.
6. TEORIA ESTRUTURAL
Na Química Orgânica, o estudo dos compostos orgânicos apoia-se na teoria da estrutura química.
No século XIX grandes quantidades de dados experimentais sobre a química orgânica já se conheciam, embora que as concepções teóricas eram incapazes de explicar e predizer infinidade de processos. Exemplo:
“...não se conhecia a valência do carbono nos compostos orgânicos e não se entendia porque dois elementos químicos (carbono e hidrogénio) formavam tantos compostos...”
O cientista Wholer numa carta dirigida ao seu professor Berzelius (1853) expressou:
“ A química orgânica na atualidade enlouquece qualquer pessoa, para mim é como um bosque tropical primitivo cheio de coisas surpreendentes. Uma selva interminável que inspira medo, em que uma pessoa não se atreve entrar, porque parece não ter saída”.
Uma das primeiras teorias sobre as ligações químicas nos compostos orgânicos foi a teoria dualista de Berzelius. No ano de 1832, os cientistas Liebig e Wholer reconheceram que certos agrupamentos atómicos podiam permanecer se produzir mudanças em certas reações químicas.
A descoberta da valência por Frakland (1853) e as teses de Kekulé (1858) levaram diretamente a ideia de que as moléculas deviam ter uma estrutura definida, mais a questão era como determinar a estrutura dos compostos orgânicos “ parte escura na química orgânica”.
Uma nova época da química orgânica acontece com o surgimento da teoria da estrutura química do cientista Butlerov (1861).
7. TESES DA TEORIA DAS COMBINAÇÕES ORGÂNICAS DE BUTLEROVAs ideias fundamentais da teoria de Butlerov foram publicadas por ele numa conferência aos 19 de setembro de 1861, no congresso de naturalistas e médicos na Alemanha, em que dizia:
“ A natureza química de uma partícula complexa fica determinada pela natureza, quantidade e estrutura química das partículas elementares que a constituem”.
Quer dizer, todos os átomos que formam uma molécula de uma substância complexa influem reciprocamente entre si.
Butlerov denominou estrutura química, as distribuições das interações determinadas pela ordem de ligação dos átomos.
Butlerov ao responder a pergunta, “ pode ser determinada a estrutura química? “ disse: “para cada composto químico somente pode existir uma fórmula estrutural, que deve expressar todas as propriedades da substância em causa e que era possível estabelecer a estrutura molecular estudando as propriedades químicas de uma substância e vice-versa.”
Resumindo:
As propriedades químicas de uma substância determinam a sua estrutura química.
8. HIPOTESES BÁSICAS DA TEORIA DA ESTRUTURA QUÍMICA DE BUTLEROV
Nas moléculas os átomos não se dispõem de forma desordenada, senão, estão unidos mutuamente numa sequência determinada de acordo com a sua valência.
As propriedades das substâncias não só dependem dos elementos que a formam, nem da quantidade de átomos, senão da sequência de união dos átomos nas moléculas, quer dizer, da ordem de influências mutuas e da sua estrutura química.
Geografia/ProfºRicardo
Semana 03 a 06 de novembro
Atividade de Geografia
Professor Ricardo José dos Santos
3 TA e TB Email ricardosantosgeo@gmail.com
Lê o texto e responder a questão.
Causas da violência no Brasil
Antecedentes históricos
No Brasil, a violência é um fenômeno histórico que persistiu em todos os arranjos sociais, mesmo após diversas mudanças políticas. No período colonial (1540-1822), a Coroa portuguesa valia-se da violência para escravizar indígenas e negros bem como para manter a centralidade política e a unidade territorial em uma colônia tão vasta.
Durante o império (1822-1889), o uso da violência permaneceu nos mesmos moldes e houve também as rebeliões por emancipação política, como:
Revolta dos Balaios
Cabanagem
Sabinada
Farroupilha
Mesmo após a proclamação da república, em 1889, que só atingiu legalmente seu apogeu democrático com a Constituição de 1988 (praticamente 100 anos depois), a violência persistiu como instrumento do Estado, especialmente para reprimir populações pobres.
Durante os períodos de ditadura (Estado Novo de 1937-1945 e Golpe Militar de 1964-1985), a violência também foi utilizada como mecanismo de repressão política, mecanismo esse que não foi completamente desmontado após a redemocratização, pois algumas de suas práticas foram mantidas e ainda hoje reverberam, por exemplo, na crescente letalidade policial.
Dias atuais
Os pesquisadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques e Roberta Astolfi, apontam que, tratando-se do tráfico de drogas, existe uma relação direta entre competição e violência. A disputa de mercados por facções rivais somada à ampla circulação de armas e à atuação de governos fracos politicamente geram aumento na violência em determinados territórios, como o que ocorre hoje nos estados do Norte e Nordeste, para onde o PCC tenta expandir-se em confronto com a Família do Norte.
Quando uma facção conquista a hegemonia em determinada localidade, a violência diminui. Um exemplo disso é o estado de São Paulo, onde, desde que o PCC hegemonizou-se, as taxas de homicídio diminuíram paulatinamente.
Ao contrário do que se imagina, tentativa de roubo não figura entre as principais causas de morte violenta. Mortes provocadas por assalto compõem um pequeno percentual do total de mortes. Em 2015, por exemplo, menos de 4% dos homicídios eram resultados de latrocínio.
A desigualdade social é um dos fatores que agravam quadros de violência. Os homicídios concentram-se em bairros pobres e atingem, em proporção muito maior, a população pobre. A situação é ainda mais preocupante quando se conjugam a desigualdade e o racismo. A estigmatização da figura do negro como potencial suspeito faz com que a possibilidade de um jovem negro morrer vítima de homicídio seja 23,5% maior que a de um jovem não negro. A cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, cerca de 70 são negras.
Outro fator preponderante para o aumento da violência é o paradoxo impunidade versus punição. O Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo, mais de 40% dos presos não foram a julgamento. No entanto, o encarceramento em massa está vinculado a delitos que não são contra a vida, principalmente relacionados a drogas e a furtos.
Quando se trata do crime de homicídio, a Justiça leva em média 8,6 anos para concluir um julgamento. Além disso, o baixo investimento no setor de inteligência das polícias para ampliar sua capacidade investigativa faz com que mais de 90% dos crimes de homicídio não sejam elucidados e, portanto, não sejam punidos.
Grandes fluxos migratórios em curto espaço de tempo também são fenômenos geralmente acompanhados de aumento da violência. Um exemplo disso é a cidade Altamira, no Pará, que protagonizou uma explosão populacional em consequência da construção da usina de Belo Monte num curto espaço de tempo e sem que a estrutura de serviços da cidade pudesse preparar-se para atender à nova demanda. Altamira hoje é a segunda cidade mais violenta do Brasil.
A circulação de armas também incide nos indicadores de violência. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, a cada 1% de armas a mais circulando, há um crescimento de 2% no número de homicídios no país. Além disso, legislações que flexibilizem as regras sobre a posse e o porte de armas propiciam que se diminua a rastreabilidade de armas e munições, o que, por sua vez, dificulta o esclarecimento de homicídios por arma de fogo.
Questão
A violência é um dos fatores que acompanha a história do Brasil, deste a chegada dos portugueses a esse território, aponte os fatores e as causas que gera a violência, e apresente algumas ideias de solução.
História/ProfºSilvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.
AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial
DURAÇÃO: 02 AULAS
SEMANA: de 03 a 06 de novembro
SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL
RESPONDA
1. Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais fatores desencadearam o conflito?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que foi o fascismo e nazismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais blocos se formaram durante a guerra?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais as consequências da guerra?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A ROSA DE HIROSHIMA
Rio de Janeiro, 1954
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
VINICIUS DE MORAES
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 05 e 06/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
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Verbo to be - Presente Simples – Texto
Are you my son? The King visits the prince (or is he the poor boy?). King: I don't
understand! Are you my
son? Tom: No, I'm not a prince, I'm poor. King: Are you sure? Your
clothes are not very
old! Tom: They're not my clothes. They're Edward's clothes. He's poor now. King: Oh no! This is terrible! Is it true? Tom: Yes, it is. I'm really sorry, King Henry. You aren't my father, you're my King.
|
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1). Do que fala
o texto? Faça um resumo com as suas palavras em português ou inglês
2). Sublinhe a
opção correta:
f) It - am / is /
are very hot. g) My sister - am/is/are
at work. h) I - be / am / are hungry. i) We - am / is /
are students. j) The book - be / is /
are about tigers.
3). Complete as frases das histórias
com o presente simples do verbo To be. Alguns são negativos ou
perguntas: a) The poor boy
has no coat. He ________ cold. b) We are the
three bears. We ________ in the woods. c) Cinderella is
running home. It ________ 12 o'clock. d) The
monster has a very ugly face. He __________ handsome.
4) Forme uma frase afirmativa em
inglês com o Verbo To be usando o pronome
pessoal “They” |
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RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Lingua portuguesa/ProfºThiago
ATIVIDADES 1º E 3º ANOS
Matemática/profºMarcelo
Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC
ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/Ne5ZiucrkQapi77h7
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3ºTC /Noturno
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Representação da Natureza
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conhecer,
explorar e analisar diferentes modalidades das artes visuais, explorando
materialidades.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: A
seguir, vamos conhecer alguns artistas que representaram ou interagiram com a
natureza. Em suas obras, eles refletiram sobre a relação do ser humano com
outras espécies e com o planeta de modo geral.
Claude Monet, Ninfeias, 1916. (Óleo sobre tela
200,5cm x201cm, Museu Nacional de Arte Ocidental, Toquio
O
pintor francês Claude Monet (1840-1926), um dos mais importantes artistas
impressionistas, cultivava plantas de espécies variadas no jardim de sua casa
em Giverny, no interior da França. A
obra apresentada acima pertence a uma série de pinturas em que representou as
ninfeias, um tipo de planta aquática que existia no lago de sua propriedade.
Nessas pinturas, não há linha do horizonte e as manchas de cores e pinceladas
chamam mais a atenção do que sua própria paisagem. 1. Você
observou quantas cores diferentes Monet usou para representar a água e as
plantas? Cite algumas. 2. Observando
a obra o que mais chamou a sua atenção? 3. Crie
sua releitura da obra.
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RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 03/11 a 06/11
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Biologia /ProfºRene
Plano de aula semanal
Disciplina : biologia
Serie :e.j.a 3tc
Aulas : quarta 4 e 5 aula )
Período de 03/11 a 6/11’
Tema : reino animalia
Atividade\;
Pesquisar a origem dos animais
Habilidade : Compreender a origem dos animais
Material : livro didático internet ( sempre citar a fonte )
Enviar em renecaesquerdo@outlook.com.br
Filosofia/ProfºEdison
FILOSOFIA 3TC
PROFESSOR
EDISON
ENTREGA : 03 A 07 DE NOVEMBRO
edison.v24@yahoo.com
O que é
filosofia?
A Filosofia lida com o
conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual.
A Filosofia é uma forma do pensamento
se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual
e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico
parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas
próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.
É fato que a Filosofia mantém acesa a chama que
aquece a busca pelo conhecimento sem, na maioria das vezes, fornecer respostas
prontas e acabadas. A Filosofia é, portanto, uma atividade que problematiza,
ou seja, coloca questões em jogo, respondendo a cada pergunta com uma nova
pergunta – o que faz o pensamento manter-se sempre em movimento.
A pergunta “o que é a Filosofia?” é complexa e
envolta de polêmicas. Ao longo da história universal, vários pensadores
diferentes apresentaram as suas ideias sobre o que vem a ser a Filosofia, mas
nunca houve um consenso estabelecido, pronto e definido sobre a sua essência.
Essa seja, talvez, a maior característica da Filosofia, que, por meio do livre
pensar e da crítica, permite que seja desenvolvida uma maneira autônoma
de se pensar sobre diversos assuntos, impulsionando o
conhecimento sempre adiante.
Porém, de maneira provisória e seguindo uma
convenção acadêmica, podemos dizer que a filosofia é a atividade crítica,
abstrata, conceitual e problematizadora que o ser humano pode estabelecer
sobre os diversos elementos do conhecimento humano e de seu meio.
Na tentativa de formular uma resposta genérica que
abarque o conceito de Filosofia em geral, faremos uma incursão perigosa, pois
ela pode tender para um determinado ponto de vista. Por não haver um consenso
do que seja a Filosofia e de como a Filosofia deve operar, muitos
pensadores desenvolveram teses diferentes acerca da atividade
filosófica.
A Filosofia é uma área do conhecimento
que coloca em questão o próprio conhecimento. Os filósofos, desde a
Antiguidade, tentaram entender o mundo e tudo o que há nele, seja concreto,
seja abstrato, de maneira conceitual. Perguntando pelas essências
das coisas, por meio da pergunta “o que é?”, passaram a formular
definições complexas e envoltas em problemas, que resultaram em um movimento de
constante problematização e formulação de novas questões que rodeia as
perguntas “como é?”, “por que é?”, “em que situações se aplica?”, etc.
Gilles Deleuze e Félix Guattari afirmaram que “a filosofia, mais
rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos”i.
Isso indica, em primeira mão, que a Filosofia é um trabalho de criação e
também de recriação, renovação e atualização dos conceitos. O filósofo, na
ótica dos pensadores contemporâneos citados, deve trabalhar com um “plano de
imanência”, que seria um plano conceitual no qual ele pode pegar os conceitos
criados por filósofos anteriores e recriá-los, atualizá-los, moldá-los
novamente, criando um pensamento novo. Nessa perspectiva, a Filosofia passa a
criar novos significados para o mundo, sempre transformando a si mesma e ao
meio, na medida em que permite que o pensamento nunca cesse a sua marcha.
A professora Marilena Chaui, da Universidade
de São Paulo (USP), escreveu em seu livro Convite à Filosofiaii
que esse saber tem a missão de duvidar das crenças costumeiras. Isso significa
colocar em questão o senso comum. A Filosofia seria, para Chaui, aquele
movimento que Sócrates
iniciou na
Antiguidade de olhar para dentro de si (“conhece-te a ti mesmo” são as
palavras entalhadas no templo dedicado a Apolo em Atenas que tanto marcaram a
trajetória de Sócrates), para então tentar entender o mundo e a verdade. Esse
movimento seria percebido apenas em momentos de crise, quando a pessoa sai
de sua zona de conforto e percebe a existência de uma realidade muito maior
do que a que ela julgava existir.
Existem, hoje, os cursos de Filosofia que ensinam História
da Filosofia. Os professores e filósofos em formação estudam, de início, a produção
intelectual de pensadores já canonizados como arautos do
conhecimento por meio da história para, quem sabe, produzirem o seu próprio
conhecimento.
Algumas perspectivas de estudiosos da didática e da
metodologia filosófica, como a de Gonzalo Armijos Paláciosiii,
professor titular de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG),
contrariam essa visão, conjecturando que (com base em uma frase comumente
atribuída a Kant) não se deve ensinar História da Filosofia, mas filosofar.
Nessa perspectiva, o aprendizado da Filosofia
acontece por meio da atitude filosófica, que não é passiva, no
sentido de esperar por um conhecimento, mas sim ativa, no sentido de ser
a própria atividade um conhecimento.
Ao longo da história, diversos pensadores
apresentaram diversas visões do que é a Filosofia. Alguns
disseram a respeito dessas visões próprias; outros, simplesmente, agiram de
acordo com o que acreditavam. Se para
Sócrates a Filosofia deveria partir do conhecimento interior
para se chegar à verdade, para Aristóteles
e Tomás de Aquino a Filosofia partiria do conhecimento das causas para se
chegar a um conhecimento das essências.
Se para Descartes
a Filosofia era racionalista, devendo atuar somente no campo conceitual
e abstrato do pensamento, para Hume e Bacon
ela deveria partir da experiência prática. Se para Kant e Nietzsche
a Filosofia é feita pelo criticismo, para Deleuze, que tem
inspirações nietzschianas, a filosofia é o trabalho com os conceitos.
Para a epistemologia, a Filosofia deve
buscar entender como é possível o conhecimento. Para a filosofia
política, o trabalho filosófico consiste em problematizar as ações humanas
resultantes da vida em sociedade. Há uma variedade imensa de estudos e
possibilidades de atuação para os filósofos, sendo impossível elencar, em um
breve texto, todas essas possibilidades.
Outra questão que gera querela entre os filósofos
e, principalmente, aqueles que se dedicam a estudar a História da Filosofia é quanto à origem certa desse ramo do
saber. Uns afirmam com veemência que a origem
da filosofia é grega. Outros admitem, ao menos, a possibilidade
de que a filosofia tenha se originado a partir de doutrinas orientais.
Giovanni Reale,
historiador da Filosofia, é convicto da tese mais aceita pela academia, de que
a filosofia surgiu na Grécia
Antiga. Segundo
o pesquisador,
encontramo-nos diante de um
fenômeno tão novo que […] não só não há entre os povos orientais idêntico
correlativo, mas nem mesmo algo que analogicamente comporte comparação com a
filosofia dos gregos ou que a prefigure de modo inequívocoiv.
Essa tese suporta a ideia de que Tales
de Mileto tenha sido o primeiro filósofo, ao buscar uma origem
racional para o surgimento do universo e afirmando que a água seria a possível
origem, por volta do ano 585 a.C.
Tales, ao fazer a sua Filosofia, não sabia que
ficaria marcado na história ocidental. Também não sabia que o que estava
fazendo era Filosofia e tampouco cunhou a palavra que ficou conhecida pela
posteridade. Aristóteles foi o responsável por afirmar que Tales foi o
primeiro filósofo e reconheceu em Pitágoras a origem do termo filosofia,
que seria a junção dos vocábulos gregos philos (de philia,
que significa amor ou amizade) e sophia (que significa
sabedoria). O filósofo seria, portanto, um amigo ou amante da sabedoria.
Quem discorda dessa tese tem também os seus
motivos. Alguns pesquisadores acreditam que os pensadores gregos tiveram contato
com povos egípcios e babilônicos, que trouxeram, devido ao contato com
hindus, caldeus e hebreus, as influências do pensamento oriental para a região
da Grécia. Alguns ainda dizem que, em períodos anteriores, os gregos tiveram
contato direto com orientais.
Na esteira do que foi dito, deve-se considerar como
Filosofia a produção de doutrinas orientais, fundadas no budismo,
escritas por pensadores como Lao Tsé, Confúcio e Mozi, mais ou menos no mesmo
período em que os gregos desenvolviam a sua Filosofia.
Selos chineses estampam os rostos dos antigos sábios Mozi, Lao-Tsé, Confúcio e
Chuang-Tzu.
A pergunta acerca da utilidade da Filosofia
gera muitas polêmicas. Muitos acusam a Filosofia de não ter utilidade alguma,
pois ela não apresenta nada de concreto e útil em suas teses. Em partes, é
verdade. A Filosofia não atua de maneira prática e concreta, modificando
visivelmente o mundo.
De tanto essa pergunta se repetir, com intenções
irônicas, os estudantes de Filosofia também se habituaram a soltar uma resposta
não menos irônica: “a filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o
mundo permanece tal e qualv”.
Assim, partindo do ponto de vista pragmático da sociedade capitalista que
afirma que algo somente tem o direito de existir se for imediatamente útil e,
em todos os casos, lucrativo, então a Filosofia não tem utilidade.
A Filosofia não serve para essa modificação
concreta do mundo porque ela não serve a ninguém. A Filosofia, ao menos uma
Filosofia autêntica, é autônoma e crítica, emancipada das amarras
de qualquer norma que determine o que deve ou não ser feito, o que pode ou não
ser dito. Esse foi o motivo da condenação de Sócrates pelos atenienses, que viram
no pensador um perigo para a estabilidade política dos governantes.
A Filosofia é aquela capaz de criar
subterfúgios e caminhos para que o pensamento continue avançando, que a
humanidade continue questionando-se e tentando entender o mundo e o seu próprio
pensamento de maneira crítica e racional. É a Filosofia que oferece ferramentas
para as ciências ao mesmo tempo em que questiona a validade das teorias
científicas. É a Filosofia que oferece subsídios teóricos para a política, ao
mesmo tempo em que questiona as ações políticas. É a Filosofia que estrutura a
ética e o modo como o ser humano deve agir. Nesse ponto, a Filosofia tem a sua
utilidade e a sua importância no mundo. É a Filosofia que tem a capacidade de
derrotar a ignorância por intermédio de um pensamento livre, crítico e
autônomo.
1- O
que é Filosofia?
2- O
que a filosofia estuda?
3- Qual
a Origens da Filosofia ?
4- Para
que serve a Filosofia?
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 ANOS EJA -3tA-3tB-3tC Noturno
Habilidades: Conceitos de sociedade e sua evolução
Atividade:--------
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Acolhimento
Ola Caros Alunos,
Meu nome é Joyce, sou a professora de Sociologia e filosofia da turma de vocês.
Sejam todos bem vindos, a nossa escola Salim Farah Maluf.
Nesta semana, como será de acolhimento, gostaria de conhecer vocês, mas como nesse momento não é possível, peço que vocês mande um e-mail, se apresentando, com o Nome, Idade, e o seu objetivo para este ano.
Esta semana será de interação e conhecimento.
Como vai funcionar as aulas?
Nossa interação será através do meu E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
e para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h, online para tirar todas as duvidas.
Toda semana estarei deixando alguma atividade, ou texto, vocês iram responder, e encaminhar para o meu e-mail.
Pode ficar tranquilos, que vocês terão resposta do email que vocês encaminharam.
As faltas serão contabilizadas, conforme a entrega das atividades, tente não perder o prazo.
Pode fazer atividade no caderno, e tirar foto e mandar para o meu e-mail, tente colocar a foto no melhor ângulo para que eu possa ler.
Notas: cada atividade terá um valor, mas agora neste momento de pandemia, serei generosa na medida do possível.
Atividades erradas, pedirei que refaçam, não podemos deixar que o conhecimento fique prejudicado.
Contudo, quero agradecer a todos, e pedir paciência para este momento, vamos conseguir superar juntos.
Cuidem se, e ate a próxima semana.
Prof Joyce
Sociologia
Fisica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: CAMPOS E FORÇAS ELETROMAGNÉTICAS
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: A presença do campo magnético terrestre proporciona alguns efeitos interessantes. Dentre eles estão as auroras polares. Faça uma pesquisa e explique como esse fenômeno ocorre.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 11/11/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020
Turmas: 3 termos A, B e C
Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.
Introdução ao estudo da Química Orgânica
1. Surgimento
Na antiguidade, muitas substâncias eram conhecidas e extraídas de produtos naturais, como por exemplo: do limão extraía-se o ácido cítrico; do leite azedo extraía-se o ácido láctico; da uva extraía-se o ácido tartárico; da urina extraía-se a ureia.
No ano de 1777 Bergmam dividiu a química em:
Química inorgânica - estuda as substâncias inorgânicas,
Química orgânica - estuda as substâncias orgânica.
No Século XVII: iniciou a sistematização dos processos de obtenção de substâncias.
O Cientista Lavoisier: concluiu que o carbono está presente em todas as substâncias provenientes dos organismos vivos.
No início do século XIX: Surgiu a Teoria Vitalista (Teoria da Força Vital).
Segundo Jakob Berzelius: Os Organismos vivos não podiam ser produzidos em Laboratórios, só podiam ser formados com a interferência de uma Força Sobrenatural (Força Vital).
No ano de 1828 com a Síntese de Wholer, quebra-se a Teoria da Força vital, que funcionava como um travão para o desenvolvimento da Química Orgânica.
Equação de reação de aquecimento do cianato de amónio para obter a Ureia:
NH4OCN + CALOR → (NH2)2CO
Após a Síntese de Wholer, obteve-se muitas outras substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas e vice-versa.
Exemplos:
No ano de 1828, obteve-se o álcool etílico; em 1842 obteve-se a anilina; em 1847, obteve-se a clorofórmio; em 1880, obteve-se a primeira fibra artificial; em 1945 obteve-se a penicilina sintética.
No ano de 1848 o cientista Gmelim, reconheceu que o carbono é o elemento fundamental dos compostos orgânicos.
No ano de 1858: August Kekulé, considerou Química Orgânica: A Química dos Compostos do Carbono.
Composto orgânico:
A substância que contém o elemento Carbono na sua composição, proveniente ou não dos organismos vivos.
Postulados de Kekulé:
Tetravalência do átomo de carbono;
Encadeamento;
As quatros valências são iguais entre si.
2. Objeto de estudo da Química Orgânica
A Química Orgânica é a parte da Química que se ocupa do estudo das substâncias que se encontram nos organismos vivos (animal e vegetal), ou seja, aquelas substâncias que possuem átomos de carbono na composição da sua molécula.
O objeto de estudo da Química Orgânica, é o estudo dos compostos orgânicos, sua composição, estrutura e suas transformações químicas.
SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS E ORGÂNICAS
Substâncias Inorgânicas: são aquelas substâncias de origem mineral e podem ser: ácidos, bases, sais, óxidos ou hidróxidos.
Substâncias Orgânicas: são aquelas substâncias de origem animal ou vegetal e podem ser: ácidos, bases, sais ou óxidos.
3. Química Orgânica como a química dos compostos do carbono
A designação “orgânica” perdeu grande parte da sua concepção original, ao demonstrar-se a relação estreita que existe entre os compostos orgânicos e inorgânicos, já que as leis, regras e princípios da Química, são válidos para ambos os tipos de classes de substâncias.
Os compostos orgânicos caracterizam-se por apresentar maior complexidade e organização estrutural que os compostos inorgânicos.
O fato de que todas as substâncias orgânicas possuírem átomos de carbono, levou a definir a Química Orgânica como a “Química dos compostos do Carbono”. (Butlerov séc. XIX).
4. Substâncias orgânicas naturais e sintéticas
As substâncias orgânicas podem ser separadas de matérias-primas existentes na natureza ou por síntese de outras substâncias.
As fontes de matérias orgânicas são variáveis, desde os organismos vivos até as matérias sem vida. Também podem obter-se por transformações de outras substâncias através de reações químicas, estas transformações podem implicar,
a construção de uma molécula grande por combinação de duas ou mais moléculas pequenas ou por ruptura de moléculas grandes em partes mais simples (síntese orgânica).
Grande parte dos compostos orgânicos conhecidos são obtidos sinteticamente (via artificial). Os compostos orgânicos sintéticos também podem ser obtidos partindo de substâncias naturais, a maior parte de produtos farmacêuticos, corantes, fibras têxtis, etc., são sintéticos.
Existem outros produtos orgânicos importantes que são obtidos opcionalmente, por fontes naturais ou por vía sintética, dependendo de fatores económicos.
5. Importância da química orgânica na vida social e económica
A tarefa cognitiva principal da Química Orgânica na atualidade, consiste no estudo profundo dos processos que ocorrem nas células dos organismos, a nível molecular e o esclarecimento de mecanismos complicados que constituem a essência material da vida.
O estudo da química das substâncias orgânicas amplia os conhecimentos sobre a sua natureza, as relações existentes entre as diferentes substâncias e os seus processos de transformações noutras substâncias mais complexas.
Os avanços alcançados pela Química Orgânica, são empregues na produção, ao realizar-se em grande extensão os processos de elaboração de substâncias naturais e diferentes sínteses orgânicas.
A indústria química produz múltiplas substâncias para outros ramos: ciências médicas, agricultura, pesca, etc.
A Química Orgânica é um fator importante no avanço da economia, no desenvolvimento das forças produtivas e na criação de bases técnico-material para o avanço da economia de um país.
6. TEORIA ESTRUTURAL
Na Química Orgânica, o estudo dos compostos orgânicos apoia-se na teoria da estrutura química.
No século XIX grandes quantidades de dados experimentais sobre a química orgânica já se conheciam, embora que as concepções teóricas eram incapazes de explicar e predizer infinidade de processos. Exemplo:
“...não se conhecia a valência do carbono nos compostos orgânicos e não se entendia porque dois elementos químicos (carbono e hidrogénio) formavam tantos compostos...”
O cientista Wholer numa carta dirigida ao seu professor Berzelius (1853) expressou:
“ A química orgânica na atualidade enlouquece qualquer pessoa, para mim é como um bosque tropical primitivo cheio de coisas surpreendentes. Uma selva interminável que inspira medo, em que uma pessoa não se atreve entrar, porque parece não ter saída”.
Uma das primeiras teorias sobre as ligações químicas nos compostos orgânicos foi a teoria dualista de Berzelius. No ano de 1832, os cientistas Liebig e Wholer reconheceram que certos agrupamentos atómicos podiam permanecer se produzir mudanças em certas reações químicas.
A descoberta da valência por Frakland (1853) e as teses de Kekulé (1858) levaram diretamente a ideia de que as moléculas deviam ter uma estrutura definida, mais a questão era como determinar a estrutura dos compostos orgânicos “ parte escura na química orgânica”.
Uma nova época da química orgânica acontece com o surgimento da teoria da estrutura química do cientista Butlerov (1861).
7. TESES DA TEORIA DAS COMBINAÇÕES ORGÂNICAS DE BUTLEROVAs ideias fundamentais da teoria de Butlerov foram publicadas por ele numa conferência aos 19 de setembro de 1861, no congresso de naturalistas e médicos na Alemanha, em que dizia:
“ A natureza química de uma partícula complexa fica determinada pela natureza, quantidade e estrutura química das partículas elementares que a constituem”.
Quer dizer, todos os átomos que formam uma molécula de uma substância complexa influem reciprocamente entre si.
Butlerov denominou estrutura química, as distribuições das interações determinadas pela ordem de ligação dos átomos.
Butlerov ao responder a pergunta, “ pode ser determinada a estrutura química? “ disse: “para cada composto químico somente pode existir uma fórmula estrutural, que deve expressar todas as propriedades da substância em causa e que era possível estabelecer a estrutura molecular estudando as propriedades químicas de uma substância e vice-versa.”
Resumindo:
As propriedades químicas de uma substância determinam a sua estrutura química.
8. HIPOTESES BÁSICAS DA TEORIA DA ESTRUTURA QUÍMICA DE BUTLEROV
Nas moléculas os átomos não se dispõem de forma desordenada, senão, estão unidos mutuamente numa sequência determinada de acordo com a sua valência.
As propriedades das substâncias não só dependem dos elementos que a formam, nem da quantidade de átomos, senão da sequência de união dos átomos nas moléculas, quer dizer, da ordem de influências mutuas e da sua estrutura química.
Geografia/ProfºVanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 3TC EJA 4ºBimestre SEMANA 03 a 6/11 PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br
(manda aqui suas atividades para correção).
Espaço, cultura e
identidades culturais
A palavra cultura vem do latim colere, que quer dizer
“cultivar”. Ao longo do tempo, ela foi adquirindo o significado de obra humana.
Ou seja, a produção de cultura é um dos atributos humanos que distinguem o ser
humano dos outros seres vivos.
O texto de Roberto DaMatta destaca alguns significados do
termo cultura encontrados em nossa sociedade. Segundo o autor, cultura é a
“maneira de viver total de um grupo, sociedade, país ou pessoa”. Portanto, para
cada grupo humano identificado, cada um com sua história, existiria uma cultura
particular. E, como diz o autor, todas as culturas devem ser analisadas em “pé
de igualdade” com as demais.
Em seu texto, o autor recusa teorias “evolucionistas” de
cultura. Para essas teorias, as sociedades consideradas “primitivas” deveriam
evoluir até chegar ao padrão considerado ideal, o da moderna sociedade
ocidental. Os europeus, criadores dessa teoria, julgavam as demais culturas do
mundo com base em suas próprias referências e as classificavam segundo estágios
de “evolução”.
É conhecido o relato de portugueses que aportaram no Brasil
em 1500, surpresos ao se deparar com indígenas nus e de corpos enfeitados.
Porém, se cada cultura produz suas práticas e seus valores, conclui-se que não
existem culturas superiores e inferiores, como acreditavam os evolucionistas.
Elas são apenas diferentes; expressam a diversidade dos modos de vida e da
relação que cada grupo estabelece com os lugares em que vive. Assim, os espaços
e as paisagens também resultam da produção cultural.
Atualmente, cada vez mais as chamadas paisagens culturais
são reconhecidas em valor e importância para o povo que as gerou e para a
humanidade. Um exemplo é o das paisagens culturais do Rio de Janeiro, uma
singular combinação entre morros, praias e obras humanas, as quais foram
reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura (Unesco).
As culturas têm, em regra, um povo e um espaço de origem,
mas não são estáticas. Elas mudam constantemente, por meio de inúmeras trocas e
contatos entre diferentes povos. As culturas receberam e recebem influências
externas a todo momento. Por exemplo, a língua portuguesa falada no Brasil é
repleta de palavras de origem indígena e africana, fruto do contato ao longo
dos séculos.
Tais trocas e influências se intensificaram muito com os
avanços nas telecomunicações, sobretudo a internet. Porém, é importante lembrar que há uma
difusão desigual das técnicas e tecnologias. Assim, as novidades são
apropriadas diferentemente por cada grupo social.
ATIVIDADES:
Existem manifestações culturais tradicionais em seu
município ou sua região, como festas populares, feiras de arte, apresentações
musicais, teatrais e de dança? Conhece outras além dessas? Quais? Quando elas
ocorrem? Quais são suas origens? Para
você, qual é o significado dessas manifestações para a população e para a
cultura locais? Escreva suas respostas
História/Profº Silvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.
AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial
DURAÇÃO: 02 AULAS
SEMANA: de 03 a 06 de novembro
SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL
RESPONDA
1. Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais fatores desencadearam o conflito?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que foi o fascismo e nazismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais blocos se formaram durante a guerra?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais as consequências da guerra?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A ROSA DE HIROSHIMA
Rio de Janeiro, 1954
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
VINICIUS DE MORAES
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 05 e 06/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
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Verbo to be - Presente Simples – Texto
Are you my son? The King visits the prince (or is he the poor boy?). King: I don't
understand! Are you my
son? Tom: No, I'm not a prince, I'm poor. King: Are you sure? Your
clothes are not very
old! Tom: They're not my clothes. They're Edward's clothes. He's poor now. King: Oh no! This is terrible! Is it true? Tom: Yes, it is. I'm really sorry, King Henry. You aren't my father, you're my King.
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1). Do que fala
o texto? Faça um resumo com as suas palavras em português ou inglês
2). Sublinhe a
opção correta:
f) It - am / is /
are very hot. g) My sister - am/is/are
at work. h) I - be / am / are hungry. i) We - am / is /
are students. j) The book - be / is /
are about tigers.
3). Complete as frases das histórias
com o presente simples do verbo To be. Alguns são negativos ou
perguntas: a) The poor boy
has no coat. He ________ cold. b) We are the
three bears. We ________ in the woods. c) Cinderella is
running home. It ________ 12 o'clock. d) The
monster has a very ugly face. He __________ handsome.
4) Forme uma frase afirmativa em
inglês com o Verbo To be usando o pronome
pessoal “They” |
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Lingua portuguesa/ProfºThiago
ATIVIDADES 1º E 3º ANOS
Matemática/profºMarcelo
Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC
ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/Ne5ZiucrkQapi77h7
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