terça-feira, 3 de novembro de 2020

3ºEJA do ensino médio semana de 03 a 06 de novembro de 2020

  Atividade da semana de   03  a 06 de novembro 2020

                                 

                                                

                                         3ºTA /Noturno


                                                    Arte/ProfºJorge

E. E. Salim Farah Maluf

Professor: Jorge C. Pessoa

DISCIPLINA/TURMA:

ARTE 3ºTA, 3ºTB

Duas aulas de 45 minutos cada.

CONTEÚDO:

FUTURISMO

1ª e 2ª aula

Assista aos vídeos nos links: https://www.youtube.com/watch?v=0_oQlGfLfY0

https://www.youtube.com/watch?v=B2yySLkCva8

https://www.youtube.com/watch?v=vSVASZL2dck

Responda: Como você pode definir o futurismo com suas próprias palavras após assistir aos vídeos? O que há de “bom ou de mal”?

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com

Atividade do período 03/11/2020 a 06/11/2020.

                                             Biologia /ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

Semana 03/11 a 06/11

 Olá queridos alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o link do google forms e respondam às questões.

 


 

3º Termos A e B – Atividade Link: https://forms.gle/rJkD7PakUDeYtnvd7

                                                                                                                     


 

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

3TA, TB

Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade

Semana 03 a 06 de novembro

· Assitir a vídeo aula disponível no link.

· https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-e-felicidade-o-que-e-ser-feliz-segundo-os-grandes-filosofos-do-passado-e-do-presente.htm

· Elabore um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 30 novembro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 ANOS EJA -3tA-3tB-3tC Noturno

Habilidades: Conceitos de sociedade e sua evolução

Atividade:--------

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Acolhimento

Ola Caros Alunos,

Meu nome é Joyce, sou a professora de Sociologia e filosofia da turma de vocês.

Sejam todos bem vindos, a nossa escola Salim Farah Maluf.

Nesta semana, como será de acolhimento, gostaria de conhecer vocês, mas como nesse momento não é possível, peço que vocês mande um e-mail, se apresentando, com o Nome, Idade, e o seu objetivo para este ano.

Esta semana será de interação e conhecimento.

Como vai funcionar as aulas?

Nossa interação será através do meu E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

e para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h, online para tirar todas as duvidas.

Toda semana estarei deixando alguma atividade, ou texto, vocês iram responder, e encaminhar para o meu e-mail.

Pode ficar tranquilos, que vocês terão resposta do email que vocês encaminharam.

As faltas serão contabilizadas, conforme a entrega das atividades, tente não perder o prazo.

Pode fazer atividade no caderno, e tirar foto e mandar para o meu e-mail, tente colocar a foto no melhor ângulo para que eu possa ler.

Notas: cada atividade terá um valor, mas agora neste momento de pandemia, serei generosa na medida do possível.

Atividades erradas, pedirei que refaçam, não podemos deixar que o conhecimento fique prejudicado.

Contudo, quero agradecer a todos, e pedir paciência para este momento, vamos conseguir superar juntos.

Cuidem se, e ate a próxima semana.

Prof Joyce

Sociologia

Fisica/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 3 º termo A

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 03/11/2020  a 06/11/2020

 

Horário e dia para esclarecer Dúvidas

segundas feiras (19:00h as 20:30h)

Por e-mail e Watts

 

 2º BIMESTRE

 

TEMA 2 -MAGNETISMO TERRESTRE

 

1ª atividade Avaliativa 4º Bimestre

Comanda :Assistam o vídeo e leiam atentamente as questões !

Acessem o formulário para realizar a avalição !!

Boa Sorte !!

 

https://forms.gle/QNhhmiBtL6sZPBdg8

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020

Turmas: 3 termos A, B e C

Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.

Introdução ao estudo da Química Orgânica

1. Surgimento

Na antiguidade, muitas substâncias eram conhecidas e extraídas de produtos naturais, como por exemplo: do limão extraía-se o ácido cítrico; do leite azedo extraía-se o ácido láctico; da uva extraía-se o ácido tartárico; da urina extraía-se a ureia.

No ano de 1777 Bergmam dividiu a química em:

Química inorgânica - estuda as substâncias inorgânicas,

Química orgânica - estuda as substâncias orgânica.

No Século XVII: iniciou a sistematização dos processos de obtenção de substâncias.

O Cientista Lavoisier: concluiu que o carbono está presente em todas as substâncias provenientes dos organismos vivos.

No início do século XIX: Surgiu a Teoria Vitalista (Teoria da Força Vital).

Segundo Jakob Berzelius: Os Organismos vivos não podiam ser produzidos em Laboratórios, só podiam ser formados com a interferência de uma Força Sobrenatural (Força Vital).

No ano de 1828 com a Síntese de Wholer, quebra-se a Teoria da Força vital, que funcionava como um travão para o desenvolvimento da Química Orgânica.

Equação de reação de aquecimento do cianato de amónio para obter a Ureia:

NH4OCN + CALOR → (NH2)2CO

Após a Síntese de Wholer, obteve-se muitas outras substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas e vice-versa.

Exemplos:

No ano de 1828, obteve-se o álcool etílico; em 1842 obteve-se a anilina; em 1847, obteve-se a clorofórmio; em 1880, obteve-se a primeira fibra artificial; em 1945 obteve-se a penicilina sintética.

No ano de 1848 o cientista Gmelim, reconheceu que o carbono é o elemento fundamental dos compostos orgânicos.

No ano de 1858: August Kekulé, considerou Química Orgânica: A Química dos Compostos do Carbono.

Composto orgânico:

A substância que contém o elemento Carbono na sua composição, proveniente ou não dos organismos vivos.

Postulados de Kekulé:

Tetravalência do átomo de carbono;

Encadeamento;

As quatros valências são iguais entre si.

2. Objeto de estudo da Química Orgânica

A Química Orgânica é a parte da Química que se ocupa do estudo das substâncias que se encontram nos organismos vivos (animal e vegetal), ou seja, aquelas substâncias que possuem átomos de carbono na composição da sua molécula.

O objeto de estudo da Química Orgânica, é o estudo dos compostos orgânicos, sua composição, estrutura e suas transformações químicas.

SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS E ORGÂNICAS

Substâncias Inorgânicas: são aquelas substâncias de origem mineral e podem ser: ácidos, bases, sais, óxidos ou hidróxidos.

Substâncias Orgânicas: são aquelas substâncias de origem animal ou vegetal e podem ser: ácidos, bases, sais ou óxidos.

3. Química Orgânica como a química dos compostos do carbono

A designação “orgânica” perdeu grande parte da sua concepção original, ao demonstrar-se a relação estreita que existe entre os compostos orgânicos e inorgânicos, já que as leis, regras e princípios da Química, são válidos para ambos os tipos de classes de substâncias.

Os compostos orgânicos caracterizam-se por apresentar maior complexidade e organização estrutural que os compostos inorgânicos.

O fato de que todas as substâncias orgânicas possuírem átomos de carbono, levou a definir a Química Orgânica como a “Química dos compostos do Carbono”. (Butlerov séc. XIX).

4. Substâncias orgânicas naturais e sintéticas

As substâncias orgânicas podem ser separadas de matérias-primas existentes na natureza ou por síntese de outras substâncias.

As fontes de matérias orgânicas são variáveis, desde os organismos vivos até as matérias sem vida. Também podem obter-se por transformações de outras substâncias através de reações químicas, estas transformações podem implicar,

a construção de uma molécula grande por combinação de duas ou mais moléculas pequenas ou por ruptura de moléculas grandes em partes mais simples (síntese orgânica).

Grande parte dos compostos orgânicos conhecidos são obtidos sinteticamente (via artificial). Os compostos orgânicos sintéticos também podem ser obtidos partindo de substâncias naturais, a maior parte de produtos farmacêuticos, corantes, fibras têxtis, etc., são sintéticos.

Existem outros produtos orgânicos importantes que são obtidos opcionalmente, por fontes naturais ou por vía sintética, dependendo de fatores económicos.

5. Importância da química orgânica na vida social e económica

A tarefa cognitiva principal da Química Orgânica na atualidade, consiste no estudo profundo dos processos que ocorrem nas células dos organismos, a nível molecular e o esclarecimento de mecanismos complicados que constituem a essência material da vida.

O estudo da química das substâncias orgânicas amplia os conhecimentos sobre a sua natureza, as relações existentes entre as diferentes substâncias e os seus processos de transformações noutras substâncias mais complexas.

Os avanços alcançados pela Química Orgânica, são empregues na produção, ao realizar-se em grande extensão os processos de elaboração de substâncias naturais e diferentes sínteses orgânicas.

A indústria química produz múltiplas substâncias para outros ramos: ciências médicas, agricultura, pesca, etc.

A Química Orgânica é um fator importante no avanço da economia, no desenvolvimento das forças produtivas e na criação de bases técnico-material para o avanço da economia de um país.

6. TEORIA ESTRUTURAL

Na Química Orgânica, o estudo dos compostos orgânicos apoia-se na teoria da estrutura química.

No século XIX grandes quantidades de dados experimentais sobre a química orgânica já se conheciam, embora que as concepções teóricas eram incapazes de explicar e predizer infinidade de processos. Exemplo:

“...não se conhecia a valência do carbono nos compostos orgânicos e não se entendia porque dois elementos químicos (carbono e hidrogénio) formavam tantos compostos...”

O cientista Wholer numa carta dirigida ao seu professor Berzelius (1853) expressou:

“ A química orgânica na atualidade enlouquece qualquer pessoa, para mim é como um bosque tropical primitivo cheio de coisas surpreendentes. Uma selva interminável que inspira medo, em que uma pessoa não se atreve entrar, porque parece não ter saída”.

Uma das primeiras teorias sobre as ligações químicas nos compostos orgânicos foi a teoria dualista de Berzelius. No ano de 1832, os cientistas Liebig e Wholer reconheceram que certos agrupamentos atómicos podiam permanecer se produzir mudanças em certas reações químicas.

A descoberta da valência por Frakland (1853) e as teses de Kekulé (1858) levaram diretamente a ideia de que as moléculas deviam ter uma estrutura definida, mais a questão era como determinar a estrutura dos compostos orgânicos “ parte escura na química orgânica”.

Uma nova época da química orgânica acontece com o surgimento da teoria da estrutura química do cientista Butlerov (1861).

7. TESES DA TEORIA DAS COMBINAÇÕES ORGÂNICAS DE BUTLEROVAs ideias fundamentais da teoria de Butlerov foram publicadas por ele numa conferência aos 19 de setembro de 1861, no congresso de naturalistas e médicos na Alemanha, em que dizia:

“ A natureza química de uma partícula complexa fica determinada pela natureza, quantidade e estrutura química das partículas elementares que a constituem”.

Quer dizer, todos os átomos que formam uma molécula de uma substância complexa influem reciprocamente entre si.

Butlerov denominou estrutura química, as distribuições das interações determinadas pela ordem de ligação dos átomos.

Butlerov ao responder a pergunta, “ pode ser determinada a estrutura química? “ disse: “para cada composto químico somente pode existir uma fórmula estrutural, que deve expressar todas as propriedades da substância em causa e que era possível estabelecer a estrutura molecular estudando as propriedades químicas de uma substância e vice-versa.”

Resumindo:

As propriedades químicas de uma substância determinam a sua estrutura química.

8. HIPOTESES BÁSICAS DA TEORIA DA ESTRUTURA QUÍMICA DE BUTLEROV

Nas moléculas os átomos não se dispõem de forma desordenada, senão, estão unidos mutuamente numa sequência determinada de acordo com a sua valência.

As propriedades das substâncias não só dependem dos elementos que a formam, nem da quantidade de átomos, senão da sequência de união dos átomos nas moléculas, quer dizer, da ordem de influências mutuas e da sua estrutura química.

Geografia/ProfºRicardo

Semana 03 a 06 de novembro

Atividade de Geografia

Professor Ricardo José dos Santos

3 TA e TB Email ricardosantosgeo@gmail.com

Lê o texto e responder a questão.

Causas da violência no Brasil

Antecedentes históricos

No Brasil, a violência é um fenômeno histórico que persistiu em todos os arranjos sociais, mesmo após diversas mudanças políticas. No período colonial (1540-1822), a Coroa portuguesa valia-se da violência para escravizar indígenas e negros bem como para manter a centralidade política e a unidade territorial em uma colônia tão vasta.

Durante o império (1822-1889), o uso da violência permaneceu nos mesmos moldes e houve também as rebeliões por emancipação política, como:

Revolta dos Balaios

Cabanagem

Sabinada

Farroupilha

Mesmo após a proclamação da república, em 1889, que só atingiu legalmente seu apogeu democrático com a Constituição de 1988 (praticamente 100 anos depois), a violência persistiu como instrumento do Estado, especialmente para reprimir populações pobres.

Durante os períodos de ditadura (Estado Novo de 1937-1945 e Golpe Militar de 1964-1985), a violência também foi utilizada como mecanismo de repressão política, mecanismo esse que não foi completamente desmontado após a redemocratização, pois algumas de suas práticas foram mantidas e ainda hoje reverberam, por exemplo, na crescente letalidade policial.

Dias atuais

Os pesquisadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques e Roberta Astolfi, apontam que, tratando-se do tráfico de drogas, existe uma relação direta entre competição e violência. A disputa de mercados por facções rivais somada à ampla circulação de armas e à atuação de governos fracos politicamente geram aumento na violência em determinados territórios, como o que ocorre hoje nos estados do Norte e Nordeste, para onde o PCC tenta expandir-se em confronto com a Família do Norte.

Quando uma facção conquista a hegemonia em determinada localidade, a violência diminui. Um exemplo disso é o estado de São Paulo, onde, desde que o PCC hegemonizou-se, as taxas de homicídio diminuíram paulatinamente.

Ao contrário do que se imagina, tentativa de roubo não figura entre as principais causas de morte violenta. Mortes provocadas por assalto compõem um pequeno percentual do total de mortes. Em 2015, por exemplo, menos de 4% dos homicídios eram resultados de latrocínio.

A desigualdade social é um dos fatores que agravam quadros de violência. Os homicídios concentram-se em bairros pobres e atingem, em proporção muito maior, a população pobre. A situação é ainda mais preocupante quando se conjugam a desigualdade e o racismo. A estigmatização da figura do negro como potencial suspeito faz com que a possibilidade de um jovem negro morrer vítima de homicídio seja 23,5% maior que a de um jovem não negro. A cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, cerca de 70 são negras.

Outro fator preponderante para o aumento da violência é o paradoxo impunidade versus punição. O Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo, mais de 40% dos presos não foram a julgamento. No entanto, o encarceramento em massa está vinculado a delitos que não são contra a vida, principalmente relacionados a drogas e a furtos.

Quando se trata do crime de homicídio, a Justiça leva em média 8,6 anos para concluir um julgamento. Além disso, o baixo investimento no setor de inteligência das polícias para ampliar sua capacidade investigativa faz com que mais de 90% dos crimes de homicídio não sejam elucidados e, portanto, não sejam punidos.

Grandes fluxos migratórios em curto espaço de tempo também são fenômenos geralmente acompanhados de aumento da violência. Um exemplo disso é a cidade Altamira, no Pará, que protagonizou uma explosão populacional em consequência da construção da usina de Belo Monte num curto espaço de tempo e sem que a estrutura de serviços da cidade pudesse preparar-se para atender à nova demanda. Altamira hoje é a segunda cidade mais violenta do Brasil.

A circulação de armas também incide nos indicadores de violência. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, a cada 1% de armas a mais circulando, há um crescimento de 2% no número de homicídios no país. Além disso, legislações que flexibilizem as regras sobre a posse e o porte de armas propiciam que se diminua a rastreabilidade de armas e munições, o que, por sua vez, dificulta o esclarecimento de homicídios por arma de fogo.

Questão

A violência é um dos fatores que acompanha a história do Brasil, deste a chegada dos portugueses a esse território, aponte os fatores e as causas que gera a violência, e apresente algumas ideias de solução.


História/Profº Silvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 03 a 06 de novembro


1.     Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?

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2.     Quais fatores desencadearam o conflito?

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3.     O que foi o fascismo e nazismo?

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4.     Quais blocos se formaram durante a guerra?

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5.     Quais as consequências da guerra?

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A ROSA DE HIROSHIMA

 

Rio de Janeiro, 1954

 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

VINICIUS DE MORAES

 

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 05 e 06/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

Verbo to be - Presente Simples  – Texto

 

Are you my son? 
The Prince and the Pauper (1881) is a book by Mark Twain. The book is about two boys, Tom and Edward. They are 15 years old but their lives are very different. Tom is a poor boy but Edward is a prince. They change places by mistake so Edward is a poor boy and Tom is a prince. The old King, Henry VIII, is not well but he is Edward's father and he wants to know the truth...

The King visits the prince (or is he the poor boy?). 

King: I don't understand! Are you my son? 

Tom: No, I'm not a prince, I'm poor. 

King: Are you sure? Your clothes are not very old! 

Tom: They're not my clothes. They're Edward's clothes. He's poor now. 

King: Oh no! This is terrible! Is it true? 

Tom: Yes, it is. I'm really sorry, King Henry. 

You aren't my father, you're my King. 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1). Do que fala o texto? Faça um resumo com as suas palavras em português ou inglês

 

2). Sublinhe a opção correta:

f) It - am / is / are very hot. 

g) My sister - am/is/are at work. 

h) I -  be / am / are hungry. 

i) We - am / is / are students. 

j) The book - be / is / are about tigers. 

 

3). Complete as frases das histórias com o presente simples do verbo To be. Alguns são negativos ou perguntas:

a) The poor boy has no coat. He ________ cold. 

b) We are the three bears. We ________ in the woods. 

c) Cinderella is running home. It ________ 12 o'clock. 

d) The monster has a very ugly face. He __________ handsome. 

 

4) Forme uma frase afirmativa em inglês com o Verbo To be usando o pronome pessoal “They

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Lingua portuguesa/ProfºThiago

ATIVIDADES 1º E 3º ANOS 


1)PREZADO ALUNO, RELATE POR TÓPICOS O QUE VOCÊ APRENDEU , EM LÍNGUA PORTUGUESA ESSE ANO, E O QUE GOSTARIA DE APRENDER .???????????




2) DESENVOLVA 5 TÍTULOS (redação) DE TEMAS ATUAIS DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA 
*só os títulos, sobre 5 assuntos que você acredita que estão em evidência (só título)
* Pesquise nos portais, os assuntos de maior importância, para desenvolvermos textos.


2.1) ESCREVA QUAIS VOCÊ DOMINA, E QUAIS VOCÊ PRECISARIA SE APLICAR MAIS PARA DESENVOLVER UM TEXTO


AS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES PARA [



Boa sorte.

Matemática/profºMarcelo

Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC

ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/Ne5ZiucrkQapi77h7


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3ºTB /Noturno


                                                    Arte/ProfºJorge

E. E. Salim Farah Maluf

Professor: Jorge C. Pessoa

DISCIPLINA/TURMA:

ARTE 3ºTA, 3ºTB

Duas aulas de 45 minutos cada.

CONTEÚDO:

FUTURISMO

1ª e 2ª aula

Assista aos vídeos nos links: https://www.youtube.com/watch?v=0_oQlGfLfY0

https://www.youtube.com/watch?v=B2yySLkCva8

https://www.youtube.com/watch?v=vSVASZL2dck

Responda: Como você pode definir o futurismo com suas próprias palavras após assistir aos vídeos? O que há de “bom ou de mal”?

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com

Atividade do período 03/11/2020 a 06/11/2020.

                                             Biologia /ProfºBenedita

 E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

Semana 03/11 a 06/11

 Olá queridos alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o link do google forms e respondam às questões.

 


3º Termos A e B – Atividade Link: https://forms.gle/rJkD7PakUDeYtnvd7

                                                                                                                     


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

3TA, TB

Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade

Semana 03 a 06 de novembro

· Assitir a vídeo aula disponível no link.

· https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-e-felicidade-o-que-e-ser-feliz-segundo-os-grandes-filosofos-do-passado-e-do-presente.htm

· Elabore um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 30 novembro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 ANOS EJA -3tA-3tB-3tC Noturno

Habilidades: Conceitos de sociedade e sua evolução

Atividade:--------

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Acolhimento

Ola Caros Alunos,

Meu nome é Joyce, sou a professora de Sociologia e filosofia da turma de vocês.

Sejam todos bem vindos, a nossa escola Salim Farah Maluf.

Nesta semana, como será de acolhimento, gostaria de conhecer vocês, mas como nesse momento não é possível, peço que vocês mande um e-mail, se apresentando, com o Nome, Idade, e o seu objetivo para este ano.

Esta semana será de interação e conhecimento.

Como vai funcionar as aulas?

Nossa interação será através do meu E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

e para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h, online para tirar todas as duvidas.

Toda semana estarei deixando alguma atividade, ou texto, vocês iram responder, e encaminhar para o meu e-mail.

Pode ficar tranquilos, que vocês terão resposta do email que vocês encaminharam.

As faltas serão contabilizadas, conforme a entrega das atividades, tente não perder o prazo.

Pode fazer atividade no caderno, e tirar foto e mandar para o meu e-mail, tente colocar a foto no melhor ângulo para que eu possa ler.

Notas: cada atividade terá um valor, mas agora neste momento de pandemia, serei generosa na medida do possível.

Atividades erradas, pedirei que refaçam, não podemos deixar que o conhecimento fique prejudicado.

Contudo, quero agradecer a todos, e pedir paciência para este momento, vamos conseguir superar juntos.

Cuidem se, e ate a próxima semana.

Prof Joyce

Sociologia

Fisica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: CAMPOS E FORÇAS ELETROMAGNÉTICAS
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: A presença do campo magnético terrestre proporciona alguns efeitos interessantes. Dentre eles estão as auroras polares. Faça uma pesquisa e explique como esse fenômeno ocorre.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 11/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020

Turmas: 3 termos A, B e C

Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.

Introdução ao estudo da Química Orgânica

1. Surgimento

Na antiguidade, muitas substâncias eram conhecidas e extraídas de produtos naturais, como por exemplo: do limão extraía-se o ácido cítrico; do leite azedo extraía-se o ácido láctico; da uva extraía-se o ácido tartárico; da urina extraía-se a ureia.

No ano de 1777 Bergmam dividiu a química em:

Química inorgânica - estuda as substâncias inorgânicas,

Química orgânica - estuda as substâncias orgânica.

No Século XVII: iniciou a sistematização dos processos de obtenção de substâncias.

O Cientista Lavoisier: concluiu que o carbono está presente em todas as substâncias provenientes dos organismos vivos.

No início do século XIX: Surgiu a Teoria Vitalista (Teoria da Força Vital).

Segundo Jakob Berzelius: Os Organismos vivos não podiam ser produzidos em Laboratórios, só podiam ser formados com a interferência de uma Força Sobrenatural (Força Vital).

No ano de 1828 com a Síntese de Wholer, quebra-se a Teoria da Força vital, que funcionava como um travão para o desenvolvimento da Química Orgânica.

Equação de reação de aquecimento do cianato de amónio para obter a Ureia:

NH4OCN + CALOR → (NH2)2CO

Após a Síntese de Wholer, obteve-se muitas outras substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas e vice-versa.

Exemplos:

No ano de 1828, obteve-se o álcool etílico; em 1842 obteve-se a anilina; em 1847, obteve-se a clorofórmio; em 1880, obteve-se a primeira fibra artificial; em 1945 obteve-se a penicilina sintética.

No ano de 1848 o cientista Gmelim, reconheceu que o carbono é o elemento fundamental dos compostos orgânicos.

No ano de 1858: August Kekulé, considerou Química Orgânica: A Química dos Compostos do Carbono.

Composto orgânico:

A substância que contém o elemento Carbono na sua composição, proveniente ou não dos organismos vivos.

Postulados de Kekulé:

Tetravalência do átomo de carbono;

Encadeamento;

As quatros valências são iguais entre si.

2. Objeto de estudo da Química Orgânica

A Química Orgânica é a parte da Química que se ocupa do estudo das substâncias que se encontram nos organismos vivos (animal e vegetal), ou seja, aquelas substâncias que possuem átomos de carbono na composição da sua molécula.

O objeto de estudo da Química Orgânica, é o estudo dos compostos orgânicos, sua composição, estrutura e suas transformações químicas.

SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS E ORGÂNICAS

Substâncias Inorgânicas: são aquelas substâncias de origem mineral e podem ser: ácidos, bases, sais, óxidos ou hidróxidos.

Substâncias Orgânicas: são aquelas substâncias de origem animal ou vegetal e podem ser: ácidos, bases, sais ou óxidos.

3. Química Orgânica como a química dos compostos do carbono

A designação “orgânica” perdeu grande parte da sua concepção original, ao demonstrar-se a relação estreita que existe entre os compostos orgânicos e inorgânicos, já que as leis, regras e princípios da Química, são válidos para ambos os tipos de classes de substâncias.

Os compostos orgânicos caracterizam-se por apresentar maior complexidade e organização estrutural que os compostos inorgânicos.

O fato de que todas as substâncias orgânicas possuírem átomos de carbono, levou a definir a Química Orgânica como a “Química dos compostos do Carbono”. (Butlerov séc. XIX).

4. Substâncias orgânicas naturais e sintéticas

As substâncias orgânicas podem ser separadas de matérias-primas existentes na natureza ou por síntese de outras substâncias.

As fontes de matérias orgânicas são variáveis, desde os organismos vivos até as matérias sem vida. Também podem obter-se por transformações de outras substâncias através de reações químicas, estas transformações podem implicar,

a construção de uma molécula grande por combinação de duas ou mais moléculas pequenas ou por ruptura de moléculas grandes em partes mais simples (síntese orgânica).

Grande parte dos compostos orgânicos conhecidos são obtidos sinteticamente (via artificial). Os compostos orgânicos sintéticos também podem ser obtidos partindo de substâncias naturais, a maior parte de produtos farmacêuticos, corantes, fibras têxtis, etc., são sintéticos.

Existem outros produtos orgânicos importantes que são obtidos opcionalmente, por fontes naturais ou por vía sintética, dependendo de fatores económicos.

5. Importância da química orgânica na vida social e económica

A tarefa cognitiva principal da Química Orgânica na atualidade, consiste no estudo profundo dos processos que ocorrem nas células dos organismos, a nível molecular e o esclarecimento de mecanismos complicados que constituem a essência material da vida.

O estudo da química das substâncias orgânicas amplia os conhecimentos sobre a sua natureza, as relações existentes entre as diferentes substâncias e os seus processos de transformações noutras substâncias mais complexas.

Os avanços alcançados pela Química Orgânica, são empregues na produção, ao realizar-se em grande extensão os processos de elaboração de substâncias naturais e diferentes sínteses orgânicas.

A indústria química produz múltiplas substâncias para outros ramos: ciências médicas, agricultura, pesca, etc.

A Química Orgânica é um fator importante no avanço da economia, no desenvolvimento das forças produtivas e na criação de bases técnico-material para o avanço da economia de um país.

6. TEORIA ESTRUTURAL

Na Química Orgânica, o estudo dos compostos orgânicos apoia-se na teoria da estrutura química.

No século XIX grandes quantidades de dados experimentais sobre a química orgânica já se conheciam, embora que as concepções teóricas eram incapazes de explicar e predizer infinidade de processos. Exemplo:

“...não se conhecia a valência do carbono nos compostos orgânicos e não se entendia porque dois elementos químicos (carbono e hidrogénio) formavam tantos compostos...”

O cientista Wholer numa carta dirigida ao seu professor Berzelius (1853) expressou:

“ A química orgânica na atualidade enlouquece qualquer pessoa, para mim é como um bosque tropical primitivo cheio de coisas surpreendentes. Uma selva interminável que inspira medo, em que uma pessoa não se atreve entrar, porque parece não ter saída”.

Uma das primeiras teorias sobre as ligações químicas nos compostos orgânicos foi a teoria dualista de Berzelius. No ano de 1832, os cientistas Liebig e Wholer reconheceram que certos agrupamentos atómicos podiam permanecer se produzir mudanças em certas reações químicas.

A descoberta da valência por Frakland (1853) e as teses de Kekulé (1858) levaram diretamente a ideia de que as moléculas deviam ter uma estrutura definida, mais a questão era como determinar a estrutura dos compostos orgânicos “ parte escura na química orgânica”.

Uma nova época da química orgânica acontece com o surgimento da teoria da estrutura química do cientista Butlerov (1861).

7. TESES DA TEORIA DAS COMBINAÇÕES ORGÂNICAS DE BUTLEROVAs ideias fundamentais da teoria de Butlerov foram publicadas por ele numa conferência aos 19 de setembro de 1861, no congresso de naturalistas e médicos na Alemanha, em que dizia:

“ A natureza química de uma partícula complexa fica determinada pela natureza, quantidade e estrutura química das partículas elementares que a constituem”.

Quer dizer, todos os átomos que formam uma molécula de uma substância complexa influem reciprocamente entre si.

Butlerov denominou estrutura química, as distribuições das interações determinadas pela ordem de ligação dos átomos.

Butlerov ao responder a pergunta, “ pode ser determinada a estrutura química? “ disse: “para cada composto químico somente pode existir uma fórmula estrutural, que deve expressar todas as propriedades da substância em causa e que era possível estabelecer a estrutura molecular estudando as propriedades químicas de uma substância e vice-versa.”

Resumindo:

As propriedades químicas de uma substância determinam a sua estrutura química.

8. HIPOTESES BÁSICAS DA TEORIA DA ESTRUTURA QUÍMICA DE BUTLEROV

Nas moléculas os átomos não se dispõem de forma desordenada, senão, estão unidos mutuamente numa sequência determinada de acordo com a sua valência.

As propriedades das substâncias não só dependem dos elementos que a formam, nem da quantidade de átomos, senão da sequência de união dos átomos nas moléculas, quer dizer, da ordem de influências mutuas e da sua estrutura química.

Geografia/ProfºRicardo

Semana 03 a 06 de novembro

Atividade de Geografia

Professor Ricardo José dos Santos

3 TA e TB Email ricardosantosgeo@gmail.com

Lê o texto e responder a questão.

Causas da violência no Brasil

Antecedentes históricos

No Brasil, a violência é um fenômeno histórico que persistiu em todos os arranjos sociais, mesmo após diversas mudanças políticas. No período colonial (1540-1822), a Coroa portuguesa valia-se da violência para escravizar indígenas e negros bem como para manter a centralidade política e a unidade territorial em uma colônia tão vasta.

Durante o império (1822-1889), o uso da violência permaneceu nos mesmos moldes e houve também as rebeliões por emancipação política, como:

Revolta dos Balaios

Cabanagem

Sabinada

Farroupilha

Mesmo após a proclamação da república, em 1889, que só atingiu legalmente seu apogeu democrático com a Constituição de 1988 (praticamente 100 anos depois), a violência persistiu como instrumento do Estado, especialmente para reprimir populações pobres.

Durante os períodos de ditadura (Estado Novo de 1937-1945 e Golpe Militar de 1964-1985), a violência também foi utilizada como mecanismo de repressão política, mecanismo esse que não foi completamente desmontado após a redemocratização, pois algumas de suas práticas foram mantidas e ainda hoje reverberam, por exemplo, na crescente letalidade policial.

Dias atuais

Os pesquisadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques e Roberta Astolfi, apontam que, tratando-se do tráfico de drogas, existe uma relação direta entre competição e violência. A disputa de mercados por facções rivais somada à ampla circulação de armas e à atuação de governos fracos politicamente geram aumento na violência em determinados territórios, como o que ocorre hoje nos estados do Norte e Nordeste, para onde o PCC tenta expandir-se em confronto com a Família do Norte.

Quando uma facção conquista a hegemonia em determinada localidade, a violência diminui. Um exemplo disso é o estado de São Paulo, onde, desde que o PCC hegemonizou-se, as taxas de homicídio diminuíram paulatinamente.

Ao contrário do que se imagina, tentativa de roubo não figura entre as principais causas de morte violenta. Mortes provocadas por assalto compõem um pequeno percentual do total de mortes. Em 2015, por exemplo, menos de 4% dos homicídios eram resultados de latrocínio.

A desigualdade social é um dos fatores que agravam quadros de violência. Os homicídios concentram-se em bairros pobres e atingem, em proporção muito maior, a população pobre. A situação é ainda mais preocupante quando se conjugam a desigualdade e o racismo. A estigmatização da figura do negro como potencial suspeito faz com que a possibilidade de um jovem negro morrer vítima de homicídio seja 23,5% maior que a de um jovem não negro. A cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, cerca de 70 são negras.

Outro fator preponderante para o aumento da violência é o paradoxo impunidade versus punição. O Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo, mais de 40% dos presos não foram a julgamento. No entanto, o encarceramento em massa está vinculado a delitos que não são contra a vida, principalmente relacionados a drogas e a furtos.

Quando se trata do crime de homicídio, a Justiça leva em média 8,6 anos para concluir um julgamento. Além disso, o baixo investimento no setor de inteligência das polícias para ampliar sua capacidade investigativa faz com que mais de 90% dos crimes de homicídio não sejam elucidados e, portanto, não sejam punidos.

Grandes fluxos migratórios em curto espaço de tempo também são fenômenos geralmente acompanhados de aumento da violência. Um exemplo disso é a cidade Altamira, no Pará, que protagonizou uma explosão populacional em consequência da construção da usina de Belo Monte num curto espaço de tempo e sem que a estrutura de serviços da cidade pudesse preparar-se para atender à nova demanda. Altamira hoje é a segunda cidade mais violenta do Brasil.

A circulação de armas também incide nos indicadores de violência. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, a cada 1% de armas a mais circulando, há um crescimento de 2% no número de homicídios no país. Além disso, legislações que flexibilizem as regras sobre a posse e o porte de armas propiciam que se diminua a rastreabilidade de armas e munições, o que, por sua vez, dificulta o esclarecimento de homicídios por arma de fogo.

Questão

A violência é um dos fatores que acompanha a história do Brasil, deste a chegada dos portugueses a esse território, aponte os fatores e as causas que gera a violência, e apresente algumas ideias de solução.

História/ProfºSilvio


HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 03 a 06 de novembro

SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

 



 RESPONDA

1.     Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Quais fatores desencadearam o conflito?

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3.     O que foi o fascismo e nazismo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.     Quais blocos se formaram durante a guerra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Quais as consequências da guerra?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

A ROSA DE HIROSHIMA

 

Rio de Janeiro, 1954

 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

VINICIUS DE MORAES

 

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 05 e 06/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

Verbo to be - Presente Simples  – Texto

 

Are you my son? 
The Prince and the Pauper (1881) is a book by Mark Twain. The book is about two boys, Tom and Edward. They are 15 years old but their lives are very different. Tom is a poor boy but Edward is a prince. They change places by mistake so Edward is a poor boy and Tom is a prince. The old King, Henry VIII, is not well but he is Edward's father and he wants to know the truth...

The King visits the prince (or is he the poor boy?). 

King: I don't understand! Are you my son? 

Tom: No, I'm not a prince, I'm poor. 

King: Are you sure? Your clothes are not very old! 

Tom: They're not my clothes. They're Edward's clothes. He's poor now. 

King: Oh no! This is terrible! Is it true? 

Tom: Yes, it is. I'm really sorry, King Henry. 

You aren't my father, you're my King. 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1). Do que fala o texto? Faça um resumo com as suas palavras em português ou inglês

 

2). Sublinhe a opção correta:

f) It - am / is / are very hot. 

g) My sister - am/is/are at work. 

h) I -  be / am / are hungry. 

i) We - am / is / are students. 

j) The book - be / is / are about tigers. 

 

3). Complete as frases das histórias com o presente simples do verbo To be. Alguns são negativos ou perguntas:

a) The poor boy has no coat. He ________ cold. 

b) We are the three bears. We ________ in the woods. 

c) Cinderella is running home. It ________ 12 o'clock. 

d) The monster has a very ugly face. He __________ handsome. 

 

4) Forme uma frase afirmativa em inglês com o Verbo To be usando o pronome pessoal “They

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Lingua portuguesa/ProfºThiago

ATIVIDADES 1º E 3º ANOS 


1)PREZADO ALUNO, RELATE POR TÓPICOS O QUE VOCÊ APRENDEU , EM LÍNGUA PORTUGUESA ESSE ANO, E O QUE GOSTARIA DE APRENDER .???????????




2) DESENVOLVA 5 TÍTULOS (redação) DE TEMAS ATUAIS DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA 
*só os títulos, sobre 5 assuntos que você acredita que estão em evidência (só título)
* Pesquise nos portais, os assuntos de maior importância, para desenvolvermos textos.


2.1) ESCREVA QUAIS VOCÊ DOMINA, E QUAIS VOCÊ PRECISARIA SE APLICAR MAIS PARA DESENVOLVER UM TEXTO


AS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES PARA [



Boa sorte.

Matemática/profºMarcelo

Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC

ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/Ne5ZiucrkQapi77h7

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                                                 3ºTC /Noturno


                                                    Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Representação da Natureza

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Conhecer, explorar e analisar diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A seguir, vamos conhecer alguns artistas que representaram ou interagiram com a natureza. Em suas obras, eles refletiram sobre a relação do ser humano com outras espécies e com o planeta de modo geral.

 

Claude Monet, Ninfeias, 1916. (Óleo sobre tela 200,5cm x201cm, Museu Nacional de Arte Ocidental, Toquio

 

O pintor francês Claude Monet (1840-1926), um dos mais importantes artistas impressionistas, cultivava plantas de espécies variadas no jardim de sua casa em  Giverny, no interior da França. A obra apresentada acima pertence a uma série de pinturas em que representou as ninfeias, um tipo de planta aquática que existia no lago de sua propriedade. Nessas pinturas, não há linha do horizonte e as manchas de cores e pinceladas chamam mais a atenção do que sua própria paisagem.

1.       Você observou quantas cores diferentes Monet usou para representar a água e as plantas? Cite algumas.

2.       Observando a obra o que mais chamou a sua atenção?

3.       Crie sua releitura da obra.

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 03/11 a 06/11

 

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                                             Biologia /ProfºRene

Plano de aula semanal

Disciplina : biologia

Serie :e.j.a 3tc

Aulas : quarta 4 e 5 aula )

Período de 03/11 a 6/11’

Tema : reino animalia

Atividade\;

Pesquisar a origem dos animais

Habilidade : Compreender a origem dos animais

Material : livro didático internet ( sempre citar a fonte )

Enviar em renecaesquerdo@outlook.com.br


Filosofia/ProfºEdison

FILOSOFIA 3TC

 PROFESSOR   EDISON

ENTREGA : 03 A 07  DE NOVEMBRO

edison.v24@yahoo.com

O que é filosofia?

 

A Filosofia lida com o conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual.

A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.

É fato que a Filosofia mantém acesa a chama que aquece a busca pelo conhecimento sem, na maioria das vezes, fornecer respostas prontas e acabadas. A Filosofia é, portanto, uma atividade que problematiza, ou seja, coloca questões em jogo, respondendo a cada pergunta com uma nova pergunta – o que faz o pensamento manter-se sempre em movimento.

A pergunta “o que é a Filosofia?” é complexa e envolta de polêmicas. Ao longo da história universal, vários pensadores diferentes apresentaram as suas ideias sobre o que vem a ser a Filosofia, mas nunca houve um consenso estabelecido, pronto e definido sobre a sua essência. Essa seja, talvez, a maior característica da Filosofia, que, por meio do livre pensar e da crítica, permite que seja desenvolvida uma maneira autônoma de se pensar sobre diversos assuntos, impulsionando o conhecimento sempre adiante.

Porém, de maneira provisória e seguindo uma convenção acadêmica, podemos dizer que a filosofia é a atividade crítica, abstrata, conceitual e problematizadora que o ser humano pode estabelecer sobre os diversos elementos do conhecimento humano e de seu meio.

Na tentativa de formular uma resposta genérica que abarque o conceito de Filosofia em geral, faremos uma incursão perigosa, pois ela pode tender para um determinado ponto de vista. Por não haver um consenso do que seja a Filosofia e de como a Filosofia deve operar, muitos pensadores desenvolveram teses diferentes acerca da atividade filosófica.

A Filosofia é uma área do conhecimento que coloca em questão o próprio conhecimento. Os filósofos, desde a Antiguidade, tentaram entender o mundo e tudo o que há nele, seja concreto, seja abstrato, de maneira conceitual. Perguntando pelas essências das coisas, por meio da pergunta “o que é?”, passaram a formular definições complexas e envoltas em problemas, que resultaram em um movimento de constante problematização e formulação de novas questões que rodeia as perguntas “como é?”, “por que é?”, “em que situações se aplica?”, etc.

Gilles Deleuze e Félix Guattari afirmaram que “a filosofia, mais rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos”i. Isso indica, em primeira mão, que a Filosofia é um trabalho de criação e também de recriação, renovação e atualização dos conceitos. O filósofo, na ótica dos pensadores contemporâneos citados, deve trabalhar com um “plano de imanência”, que seria um plano conceitual no qual ele pode pegar os conceitos criados por filósofos anteriores e recriá-los, atualizá-los, moldá-los novamente, criando um pensamento novo. Nessa perspectiva, a Filosofia passa a criar novos significados para o mundo, sempre transformando a si mesma e ao meio, na medida em que permite que o pensamento nunca cesse a sua marcha.

A professora Marilena Chaui, da Universidade de São Paulo (USP), escreveu em seu livro Convite à Filosofiaii que esse saber tem a missão de duvidar das crenças costumeiras. Isso significa colocar em questão o senso comum. A Filosofia seria, para Chaui, aquele movimento que Sócrates iniciou na Antiguidade de olhar para dentro de si (“conhece-te a ti mesmo” são as palavras entalhadas no templo dedicado a Apolo em Atenas que tanto marcaram a trajetória de Sócrates), para então tentar entender o mundo e a verdade. Esse movimento seria percebido apenas em momentos de crise, quando a pessoa sai de sua zona de conforto e percebe a existência de uma realidade muito maior do que a que ela julgava existir.

Existem, hoje, os cursos de Filosofia que ensinam História da Filosofia. Os professores e filósofos em formação estudam, de início, a produção intelectual de pensadores já canonizados como arautos do conhecimento por meio da história para, quem sabe, produzirem o seu próprio conhecimento.

Algumas perspectivas de estudiosos da didática e da metodologia filosófica, como a de Gonzalo Armijos Paláciosiii, professor titular de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), contrariam essa visão, conjecturando que (com base em uma frase comumente atribuída a Kant) não se deve ensinar História da Filosofia, mas filosofar.

Nessa perspectiva, o aprendizado da Filosofia acontece por meio da atitude filosófica, que não é passiva, no sentido de esperar por um conhecimento, mas sim ativa, no sentido de ser a própria atividade um conhecimento.

Ao longo da história, diversos pensadores apresentaram diversas visões do que é a Filosofia. Alguns disseram a respeito dessas visões próprias; outros, simplesmente, agiram de acordo com o que acreditavam. Se para Sócrates a Filosofia deveria partir do conhecimento interior para se chegar à verdade, para Aristóteles e Tomás de Aquino a Filosofia partiria do conhecimento das causas para se chegar a um conhecimento das essências.

Se para Descartes a Filosofia era racionalista, devendo atuar somente no campo conceitual e abstrato do pensamento, para Hume e Bacon ela deveria partir da experiência prática. Se para Kant e Nietzsche a Filosofia é feita pelo criticismo, para Deleuze, que tem inspirações nietzschianas, a filosofia é o trabalho com os conceitos.

Para a epistemologia, a Filosofia deve buscar entender como é possível o conhecimento. Para a filosofia política, o trabalho filosófico consiste em problematizar as ações humanas resultantes da vida em sociedade. Há uma variedade imensa de estudos e possibilidades de atuação para os filósofos, sendo impossível elencar, em um breve texto, todas essas possibilidades.

Outra questão que gera querela entre os filósofos e, principalmente, aqueles que se dedicam a estudar a História da Filosofia é quanto à origem certa desse ramo do saber. Uns afirmam com veemência que a origem da filosofia é grega. Outros admitem, ao menos, a possibilidade de que a filosofia tenha se originado a partir de doutrinas orientais.

Giovanni Reale, historiador da Filosofia, é convicto da tese mais aceita pela academia, de que a filosofia surgiu na Grécia Antiga. Segundo o pesquisador,

encontramo-nos diante de um fenômeno tão novo que […] não só não há entre os povos orientais idêntico correlativo, mas nem mesmo algo que analogicamente comporte comparação com a filosofia dos gregos ou que a prefigure de modo inequívocoiv.

Essa tese suporta a ideia de que Tales de Mileto tenha sido o primeiro filósofo, ao buscar uma origem racional para o surgimento do universo e afirmando que a água seria a possível origem, por volta do ano 585 a.C.

Tales, ao fazer a sua Filosofia, não sabia que ficaria marcado na história ocidental. Também não sabia que o que estava fazendo era Filosofia e tampouco cunhou a palavra que ficou conhecida pela posteridade. Aristóteles foi o responsável por afirmar que Tales foi o primeiro filósofo e reconheceu em Pitágoras a origem do termo filosofia, que seria a junção dos vocábulos gregos philos (de philia, que significa amor ou amizade) e sophia (que significa sabedoria). O filósofo seria, portanto, um amigo ou amante da sabedoria.

Quem discorda dessa tese tem também os seus motivos. Alguns pesquisadores acreditam que os pensadores gregos tiveram contato com povos egípcios e babilônicos, que trouxeram, devido ao contato com hindus, caldeus e hebreus, as influências do pensamento oriental para a região da Grécia. Alguns ainda dizem que, em períodos anteriores, os gregos tiveram contato direto com orientais.

Na esteira do que foi dito, deve-se considerar como Filosofia a produção de doutrinas orientais, fundadas no budismo, escritas por pensadores como Lao Tsé, Confúcio e Mozi, mais ou menos no mesmo período em que os gregos desenvolviam a sua Filosofia.





Selos chineses estampam os rostos dos antigos sábios Mozi, Lao-Tsé, Confúcio e Chuang-Tzu.

A pergunta acerca da utilidade da Filosofia gera muitas polêmicas. Muitos acusam a Filosofia de não ter utilidade alguma, pois ela não apresenta nada de concreto e útil em suas teses. Em partes, é verdade. A Filosofia não atua de maneira prática e concreta, modificando visivelmente o mundo.

De tanto essa pergunta se repetir, com intenções irônicas, os estudantes de Filosofia também se habituaram a soltar uma resposta não menos irônica: “a filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qualv”. Assim, partindo do ponto de vista pragmático da sociedade capitalista que afirma que algo somente tem o direito de existir se for imediatamente útil e, em todos os casos, lucrativo, então a Filosofia não tem utilidade.

A Filosofia não serve para essa modificação concreta do mundo porque ela não serve a ninguém. A Filosofia, ao menos uma Filosofia autêntica, é autônoma e crítica, emancipada das amarras de qualquer norma que determine o que deve ou não ser feito, o que pode ou não ser dito. Esse foi o motivo da condenação de Sócrates pelos atenienses, que viram no pensador um perigo para a estabilidade política dos governantes.

A Filosofia é aquela capaz de criar subterfúgios e caminhos para que o pensamento continue avançando, que a humanidade continue questionando-se e tentando entender o mundo e o seu próprio pensamento de maneira crítica e racional. É a Filosofia que oferece ferramentas para as ciências ao mesmo tempo em que questiona a validade das teorias científicas. É a Filosofia que oferece subsídios teóricos para a política, ao mesmo tempo em que questiona as ações políticas. É a Filosofia que estrutura a ética e o modo como o ser humano deve agir. Nesse ponto, a Filosofia tem a sua utilidade e a sua importância no mundo. É a Filosofia que tem a capacidade de derrotar a ignorância por intermédio de um pensamento livre, crítico e autônomo.

1- O que é Filosofia?

2- O que a filosofia estuda?

3- Qual a Origens da Filosofia ?

4- Para que serve a Filosofia?

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 ANOS EJA -3tA-3tB-3tC Noturno

Habilidades: Conceitos de sociedade e sua evolução

Atividade:--------

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Acolhimento

Ola Caros Alunos,

Meu nome é Joyce, sou a professora de Sociologia e filosofia da turma de vocês.

Sejam todos bem vindos, a nossa escola Salim Farah Maluf.

Nesta semana, como será de acolhimento, gostaria de conhecer vocês, mas como nesse momento não é possível, peço que vocês mande um e-mail, se apresentando, com o Nome, Idade, e o seu objetivo para este ano.

Esta semana será de interação e conhecimento.

Como vai funcionar as aulas?

Nossa interação será através do meu E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

e para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h, online para tirar todas as duvidas.

Toda semana estarei deixando alguma atividade, ou texto, vocês iram responder, e encaminhar para o meu e-mail.

Pode ficar tranquilos, que vocês terão resposta do email que vocês encaminharam.

As faltas serão contabilizadas, conforme a entrega das atividades, tente não perder o prazo.

Pode fazer atividade no caderno, e tirar foto e mandar para o meu e-mail, tente colocar a foto no melhor ângulo para que eu possa ler.

Notas: cada atividade terá um valor, mas agora neste momento de pandemia, serei generosa na medida do possível.

Atividades erradas, pedirei que refaçam, não podemos deixar que o conhecimento fique prejudicado.

Contudo, quero agradecer a todos, e pedir paciência para este momento, vamos conseguir superar juntos.

Cuidem se, e ate a próxima semana.

Prof Joyce

Sociologia

Fisica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: CAMPOS E FORÇAS ELETROMAGNÉTICAS
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: A presença do campo magnético terrestre proporciona alguns efeitos interessantes. Dentre eles estão as auroras polares. Faça uma pesquisa e explique como esse fenômeno ocorre.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 11/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020

Turmas: 3 termos A, B e C

Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.

Introdução ao estudo da Química Orgânica

1. Surgimento

Na antiguidade, muitas substâncias eram conhecidas e extraídas de produtos naturais, como por exemplo: do limão extraía-se o ácido cítrico; do leite azedo extraía-se o ácido láctico; da uva extraía-se o ácido tartárico; da urina extraía-se a ureia.

No ano de 1777 Bergmam dividiu a química em:

Química inorgânica - estuda as substâncias inorgânicas,

Química orgânica - estuda as substâncias orgânica.

No Século XVII: iniciou a sistematização dos processos de obtenção de substâncias.

O Cientista Lavoisier: concluiu que o carbono está presente em todas as substâncias provenientes dos organismos vivos.

No início do século XIX: Surgiu a Teoria Vitalista (Teoria da Força Vital).

Segundo Jakob Berzelius: Os Organismos vivos não podiam ser produzidos em Laboratórios, só podiam ser formados com a interferência de uma Força Sobrenatural (Força Vital).

No ano de 1828 com a Síntese de Wholer, quebra-se a Teoria da Força vital, que funcionava como um travão para o desenvolvimento da Química Orgânica.

Equação de reação de aquecimento do cianato de amónio para obter a Ureia:

NH4OCN + CALOR → (NH2)2CO

Após a Síntese de Wholer, obteve-se muitas outras substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas e vice-versa.

Exemplos:

No ano de 1828, obteve-se o álcool etílico; em 1842 obteve-se a anilina; em 1847, obteve-se a clorofórmio; em 1880, obteve-se a primeira fibra artificial; em 1945 obteve-se a penicilina sintética.

No ano de 1848 o cientista Gmelim, reconheceu que o carbono é o elemento fundamental dos compostos orgânicos.

No ano de 1858: August Kekulé, considerou Química Orgânica: A Química dos Compostos do Carbono.

Composto orgânico:

A substância que contém o elemento Carbono na sua composição, proveniente ou não dos organismos vivos.

Postulados de Kekulé:

Tetravalência do átomo de carbono;

Encadeamento;

As quatros valências são iguais entre si.

2. Objeto de estudo da Química Orgânica

A Química Orgânica é a parte da Química que se ocupa do estudo das substâncias que se encontram nos organismos vivos (animal e vegetal), ou seja, aquelas substâncias que possuem átomos de carbono na composição da sua molécula.

O objeto de estudo da Química Orgânica, é o estudo dos compostos orgânicos, sua composição, estrutura e suas transformações químicas.

SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS E ORGÂNICAS

Substâncias Inorgânicas: são aquelas substâncias de origem mineral e podem ser: ácidos, bases, sais, óxidos ou hidróxidos.

Substâncias Orgânicas: são aquelas substâncias de origem animal ou vegetal e podem ser: ácidos, bases, sais ou óxidos.

3. Química Orgânica como a química dos compostos do carbono

A designação “orgânica” perdeu grande parte da sua concepção original, ao demonstrar-se a relação estreita que existe entre os compostos orgânicos e inorgânicos, já que as leis, regras e princípios da Química, são válidos para ambos os tipos de classes de substâncias.

Os compostos orgânicos caracterizam-se por apresentar maior complexidade e organização estrutural que os compostos inorgânicos.

O fato de que todas as substâncias orgânicas possuírem átomos de carbono, levou a definir a Química Orgânica como a “Química dos compostos do Carbono”. (Butlerov séc. XIX).

4. Substâncias orgânicas naturais e sintéticas

As substâncias orgânicas podem ser separadas de matérias-primas existentes na natureza ou por síntese de outras substâncias.

As fontes de matérias orgânicas são variáveis, desde os organismos vivos até as matérias sem vida. Também podem obter-se por transformações de outras substâncias através de reações químicas, estas transformações podem implicar,

a construção de uma molécula grande por combinação de duas ou mais moléculas pequenas ou por ruptura de moléculas grandes em partes mais simples (síntese orgânica).

Grande parte dos compostos orgânicos conhecidos são obtidos sinteticamente (via artificial). Os compostos orgânicos sintéticos também podem ser obtidos partindo de substâncias naturais, a maior parte de produtos farmacêuticos, corantes, fibras têxtis, etc., são sintéticos.

Existem outros produtos orgânicos importantes que são obtidos opcionalmente, por fontes naturais ou por vía sintética, dependendo de fatores económicos.

5. Importância da química orgânica na vida social e económica

A tarefa cognitiva principal da Química Orgânica na atualidade, consiste no estudo profundo dos processos que ocorrem nas células dos organismos, a nível molecular e o esclarecimento de mecanismos complicados que constituem a essência material da vida.

O estudo da química das substâncias orgânicas amplia os conhecimentos sobre a sua natureza, as relações existentes entre as diferentes substâncias e os seus processos de transformações noutras substâncias mais complexas.

Os avanços alcançados pela Química Orgânica, são empregues na produção, ao realizar-se em grande extensão os processos de elaboração de substâncias naturais e diferentes sínteses orgânicas.

A indústria química produz múltiplas substâncias para outros ramos: ciências médicas, agricultura, pesca, etc.

A Química Orgânica é um fator importante no avanço da economia, no desenvolvimento das forças produtivas e na criação de bases técnico-material para o avanço da economia de um país.

6. TEORIA ESTRUTURAL

Na Química Orgânica, o estudo dos compostos orgânicos apoia-se na teoria da estrutura química.

No século XIX grandes quantidades de dados experimentais sobre a química orgânica já se conheciam, embora que as concepções teóricas eram incapazes de explicar e predizer infinidade de processos. Exemplo:

“...não se conhecia a valência do carbono nos compostos orgânicos e não se entendia porque dois elementos químicos (carbono e hidrogénio) formavam tantos compostos...”

O cientista Wholer numa carta dirigida ao seu professor Berzelius (1853) expressou:

“ A química orgânica na atualidade enlouquece qualquer pessoa, para mim é como um bosque tropical primitivo cheio de coisas surpreendentes. Uma selva interminável que inspira medo, em que uma pessoa não se atreve entrar, porque parece não ter saída”.

Uma das primeiras teorias sobre as ligações químicas nos compostos orgânicos foi a teoria dualista de Berzelius. No ano de 1832, os cientistas Liebig e Wholer reconheceram que certos agrupamentos atómicos podiam permanecer se produzir mudanças em certas reações químicas.

A descoberta da valência por Frakland (1853) e as teses de Kekulé (1858) levaram diretamente a ideia de que as moléculas deviam ter uma estrutura definida, mais a questão era como determinar a estrutura dos compostos orgânicos “ parte escura na química orgânica”.

Uma nova época da química orgânica acontece com o surgimento da teoria da estrutura química do cientista Butlerov (1861).

7. TESES DA TEORIA DAS COMBINAÇÕES ORGÂNICAS DE BUTLEROVAs ideias fundamentais da teoria de Butlerov foram publicadas por ele numa conferência aos 19 de setembro de 1861, no congresso de naturalistas e médicos na Alemanha, em que dizia:

“ A natureza química de uma partícula complexa fica determinada pela natureza, quantidade e estrutura química das partículas elementares que a constituem”.

Quer dizer, todos os átomos que formam uma molécula de uma substância complexa influem reciprocamente entre si.

Butlerov denominou estrutura química, as distribuições das interações determinadas pela ordem de ligação dos átomos.

Butlerov ao responder a pergunta, “ pode ser determinada a estrutura química? “ disse: “para cada composto químico somente pode existir uma fórmula estrutural, que deve expressar todas as propriedades da substância em causa e que era possível estabelecer a estrutura molecular estudando as propriedades químicas de uma substância e vice-versa.”

Resumindo:

As propriedades químicas de uma substância determinam a sua estrutura química.

8. HIPOTESES BÁSICAS DA TEORIA DA ESTRUTURA QUÍMICA DE BUTLEROV

Nas moléculas os átomos não se dispõem de forma desordenada, senão, estão unidos mutuamente numa sequência determinada de acordo com a sua valência.

As propriedades das substâncias não só dependem dos elementos que a formam, nem da quantidade de átomos, senão da sequência de união dos átomos nas moléculas, quer dizer, da ordem de influências mutuas e da sua estrutura química.

Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 3TC EJA 4ºBimestre SEMANA 03 a 6/11 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

                     Espaço, cultura e identidades culturais

A palavra cultura vem do latim colere, que quer dizer “cultivar”. Ao longo do tempo, ela foi adquirindo o significado de obra humana. Ou seja, a produção de cultura é um dos atributos humanos que distinguem o ser humano dos outros seres vivos.

O texto de Roberto DaMatta destaca alguns significados do termo cultura encontrados em nossa sociedade. Segundo o autor, cultura é a “maneira de viver total de um grupo, sociedade, país ou pessoa”. Portanto, para cada grupo humano identificado, cada um com sua história, existiria uma cultura particular. E, como diz o autor, todas as culturas devem ser analisadas em “pé de igualdade” com as demais.

Em seu texto, o autor recusa teorias “evolucionistas” de cultura. Para essas teorias, as sociedades consideradas “primitivas” deveriam evoluir até chegar ao padrão considerado ideal, o da moderna sociedade ocidental. Os europeus, criadores dessa teoria, julgavam as demais culturas do mundo com base em suas próprias referências e as classificavam segundo estágios de “evolução”.

É conhecido o relato de portugueses que aportaram no Brasil em 1500, surpresos ao se deparar com indígenas nus e de corpos enfeitados. Porém, se cada cultura produz suas práticas e seus valores, conclui-se que não existem culturas superiores e inferiores, como acreditavam os evolucionistas. Elas são apenas diferentes; expressam a diversidade dos modos de vida e da relação que cada grupo estabelece com os lugares em que vive. Assim, os espaços e as paisagens também resultam da produção cultural.

Atualmente, cada vez mais as chamadas paisagens culturais são reconhecidas em valor e importância para o povo que as gerou e para a humanidade. Um exemplo é o das paisagens culturais do Rio de Janeiro, uma singular combinação entre morros, praias e obras humanas, as quais foram reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

As culturas têm, em regra, um povo e um espaço de origem, mas não são estáticas. Elas mudam constantemente, por meio de inúmeras trocas e contatos entre diferentes povos. As culturas receberam e recebem influências externas a todo momento. Por exemplo, a língua portuguesa falada no Brasil é repleta de palavras de origem indígena e africana, fruto do contato ao longo dos séculos.

Tais trocas e influências se intensificaram muito com os avanços nas telecomunicações, sobretudo a internet.  Porém, é importante lembrar que há uma difusão desigual das técnicas e tecnologias. Assim, as novidades são apropriadas diferentemente por cada grupo social.

 

 

 


 


ATIVIDADES:

Existem manifestações culturais tradicionais em seu município ou sua região, como festas populares, feiras de arte, apresentações musicais, teatrais e de dança? Conhece outras além dessas? Quais? Quando elas ocorrem? Quais são suas  origens? Para você, qual é o significado dessas manifestações para a população e para a cultura locais? Escreva suas respostas

História/Profº Silvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 03 a 06 de novembro

SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

 



 RESPONDA

1.     Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Quais fatores desencadearam o conflito?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.     O que foi o fascismo e nazismo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.     Quais blocos se formaram durante a guerra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Quais as consequências da guerra?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

A ROSA DE HIROSHIMA

 

Rio de Janeiro, 1954

 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

VINICIUS DE MORAES

 



Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 05 e 06/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

Verbo to be - Presente Simples  – Texto

 

Are you my son? 
The Prince and the Pauper (1881) is a book by Mark Twain. The book is about two boys, Tom and Edward. They are 15 years old but their lives are very different. Tom is a poor boy but Edward is a prince. They change places by mistake so Edward is a poor boy and Tom is a prince. The old King, Henry VIII, is not well but he is Edward's father and he wants to know the truth...

The King visits the prince (or is he the poor boy?). 

King: I don't understand! Are you my son? 

Tom: No, I'm not a prince, I'm poor. 

King: Are you sure? Your clothes are not very old! 

Tom: They're not my clothes. They're Edward's clothes. He's poor now. 

King: Oh no! This is terrible! Is it true? 

Tom: Yes, it is. I'm really sorry, King Henry. 

You aren't my father, you're my King. 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1). Do que fala o texto? Faça um resumo com as suas palavras em português ou inglês

 

2). Sublinhe a opção correta:

f) It - am / is / are very hot. 

g) My sister - am/is/are at work. 

h) I -  be / am / are hungry. 

i) We - am / is / are students. 

j) The book - be / is / are about tigers. 

 

3). Complete as frases das histórias com o presente simples do verbo To be. Alguns são negativos ou perguntas:

a) The poor boy has no coat. He ________ cold. 

b) We are the three bears. We ________ in the woods. 

c) Cinderella is running home. It ________ 12 o'clock. 

d) The monster has a very ugly face. He __________ handsome. 

 

4) Forme uma frase afirmativa em inglês com o Verbo To be usando o pronome pessoal “They

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Lingua portuguesa/ProfºThiago

ATIVIDADES 1º E 3º ANOS 


1)PREZADO ALUNO, RELATE POR TÓPICOS O QUE VOCÊ APRENDEU , EM LÍNGUA PORTUGUESA ESSE ANO, E O QUE GOSTARIA DE APRENDER .???????????




2) DESENVOLVA 5 TÍTULOS (redação) DE TEMAS ATUAIS DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA 
*só os títulos, sobre 5 assuntos que você acredita que estão em evidência (só título)
* Pesquise nos portais, os assuntos de maior importância, para desenvolvermos textos.


2.1) ESCREVA QUAIS VOCÊ DOMINA, E QUAIS VOCÊ PRECISARIA SE APLICAR MAIS PARA DESENVOLVER UM TEXTO


AS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES PARA [



Boa sorte.

Matemática/profºMarcelo

Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC

ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/Ne5ZiucrkQapi77h7

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