Atividade da semana de 03 a 06 de novembro 2020
5ºAno A ( Anos Iniciais )
Professora: João Bina
ROTEIRO DE ATIVIDADES
5 ANO A Semana de 2 a 6 de novembro de 2020
Professor João Bina de Almeida-envio de atividades e
contato: whatsapp 96303 1446 almeidabina@htmail.com FACEBOOK
DA ESCOLA-https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600
/ http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
Segunda feira 2 /11 /2020
Feriado nacional
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Terça feira 3/11/2020
1ª aula e 2 aula Momento texto informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando
data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.
Roda de leitura no grupo whatsapp -
Ler e escrever PAG
200 Conhecendo algumas historia da cultura Africana.
Na aula anterior,
lemos o conto “OXÓSSI”. Nesta aula, vamos conhecer a biografia da princesa
africana Aqualtune.
Vocês já ouviram falar na princesa?
1. Leiam a biografia da princesa e depois compartilhem as
informações
de acordo com a orientação de seu professor.
Após lerem a
biografia de Aqualtune, pesquisem mais informações sobre a vida da princesa
africana e escrevam-nas abaixo:
Habilidade
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a
ajuda do professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de
fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).
(EF05LP10) Ler/ouvir e
compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos,
entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias,
considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura
composicional e o estilo do gênero.
3ª aula
–
EMAI ATIVIDADE 19.3 pagina 34
Vovó Isaura reuniu seus netos Fábio, Ana Beatriz e Rafaela
e comentou que estudos mostram que muitos dos acidentes de trânsito são
causados pela imprudência dos motoristas.
Fábio disse que é cuidadoso ao atravessar as ruas, procura
utilizar as faixas de pedestre e que
gosta de observar e identificar os significados dos sinais e das placas de
trânsito.Vovó Isaura explicou que há placas com sinalização de regulamentação,
de advertência, de indicação, de atrativos turísticos, de sinalização de obras
e outras placas e mostrou ilustrações de placas para eles.
Fábio comentou que tem um álbum de figurinhas com placas de
trânsito e que 66 delas são repetidas.
Vovó Isaura propôs, então, um desafio para as crianças:
1. Fábio quer distribuir as 66 figurinhas para Ana Beatriz
e Rafaela, mas elas não receberão quantidades iguais, Rafaela deve receber o
dobro da quantidade de Ana Beatriz.
A. Como ele pode realizar essa distribuição?
B. Quantas figurinhas cada uma delas deve recebe.
Atividade complementar
livro buriti matemática pagina 79
a 80 medida de ângulo (EF05MA24) Analisar e interpretar dados estatísticos
apresentados em textos, tabelas
(simples ou de dupla entrada) e gráficos (colunas agrupadas
ou linhas), referentes a outras
áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e
trânsito, e produzir textos
com o objetivo de sintetizar conclusões.
EF05MA25- Realizar
pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados
coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com
e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a
finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
EF05MA13- Resolver
situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes
desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma
seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e
delas com o todo.
EF05MA09- Resolver e
elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio
multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se
combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção,
por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
4 aula
Atividade recuperação Aprender sempre matemática sequencia 6 pagina 36
atividade 2 b e atividade 3
A professora de Lucas apresentou um quadro de ordem e
classes já conhecido da turma, para ser preenchido com os resultados obtidos no
quadro acima. Ajude Lucas a escrever no quadro de ordens e classes os outros
números obtidos no item a, e em seguida, escreva-os por extenso.
Atividade 3
Anna Julia, Thiago, Anna Cecilia, Caio e Vinícius foram no
sábado da semana passada, com seus pais e avós, visitar o Mercado Municipal
Paulistano, conhecido como Mercadão, localizado no centro histórico da cidade
de São Paulo. Sua construção teve início em 1928 e a inauguração ocorreu em 25
de janeiro de 1933. O local é especializado na comercialização de frutas,
verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. Lá existem
cinco vitrais que foram criados por Conrado Sorgenicht Filho e que retratam
cenas da vida no campo.
Habilidade
5N1.1 Escrever números
racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita
até a ordem dos milésimos) em sua representação por algarismos ou em língua
materna ou associar o registro numérico ao registro em língua.
5 aula -atividade reforço matemática aprender sempre volume 3
atividade 2- pág. 5 Os valores dos algarismos em
função da sua posição.
alguns José escreveu em seu caderno o numero 678.231 e começou a trocar algarismo
de lugar .Ele trocou no lugar os números 6 e 2 obtendo 178.631
a-Qual desses números é o maior? Explique como você pensou.
b-Qual é o valor relativo do algarismo 6 no numero 678.231 ? e o valor relativo do
numero 2?
c- E depois da troca
dos algarismos, qual o valor relativo do numero 6 ?
3- A leitura dos números naturais Ana e Pedro estudam na
Escola Jardim Esperança e quando entraram na sala de aula, eles observaram que
na lousa estava escrito o número 498.230. Pedro perguntou se Ana sabia lê-lo
.Ana respondeu: “Eu sei. Não é difícil, esse número é: quatrocentos e noventa e
oito mil, duzentos e trinta”. Ana escreveu na lousa o número 582.128 e
perguntou se Pedro sabia lê-lo.Pedro respondeu: “Acho um pouco difícil, mas vou
colocá-lo no quadro de classes e ordens que vou escrever na lousa para ver se
consigo”.
Agora é com você! Utilize o quadro, se necessário, e
escreva os números por extenso:
a. 78.453
b. 780.459
c. 805.907
d.358.762.
Habilidade EF05MA01- Ler, escrever e ordenar
números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das
principais Características do sistema de
numeração decimal.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Quarta feira 4/11/2020
1ª aula-educação física
2ª aula- Leitura texto informativo Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura
diária e autor. Roda de leitura no grupo
whatsapp. Ler escrever página 184 Atividade 3H 1. Temos conversado, até o
momento, sobre o desmatamento e as ações humanas que costumam provocá-lo. Neste
momento, vamos estudar um pouco mais a esse respeito. Para tanto, leia o texto
apresentado a seguir. Depois, anote as ideias principais de cada subtema em seu
caderno.
Pág. 184 Desmatamento e o seu impacto ambiental
Pág. 185 Problemas Climáticos, aumento da população fogo.
Página . 186 Energia
Elétrica e estradas.
Agora pegue uma um lápis e marque as partes mais importantes para você . Ideias
principais
1º parágrafo: Elaboração do conceito de sustentabilidade:
anos 1980.
2º parágrafo: ONU conclui que é preciso mudar padrões de
produção e consumo mundiais. Isso gera movimento mundial.
3º parágrafo: Filantropia, responsabilidade social e
sustentabilidade. Sustentabilidade: cuidar.
4º parágrafo: Sustentabilidade: compromisso com o futuro;
caminho; prever impactos da ação humana.
5º parágrafo: Sustentabilidade: exercício cotidiano de
responsabilidade.
EF35LP03- Identificar a
ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global.
EF05LP24A- Planejar e
produzir textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas
conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de
interesse dos estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de
informação impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas
ou infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura
composicional e o estilo do gênero.
3 aula e 4 aula
Caderno aprender sempre atividade recuperação 4 bimestre - pagina 6 atividade 2 e 3 CONTAR E ENCANTAR
O QUE VAMOS APRENDER? Nesta aula, vamos contar ouvir piadas
e aprender as características desse texto.
1 Agora é a sua vez de contar uma piada. Prepare-se:
preocupe-se com a entonação e com o perfil das personagens. Leia várias vezes a
piada. Vá até o grupo da sala e conte a
piada que você pesquisou.
.2 Das piadas que seus colegas leram ou contaram em classe:
a. Qual foi a piada que você mais gostou? Por quê?
b. Qual foi a piada que você menos gostou? Por quê?
c. Qual foi a piada que você considera menos engraçada.
Simples e coloquial, com predomínio do discurso direto e
final surpreendente, contada para c. Qual foi a piada que você considerou menos
engraçada? Por quê?
Conhecendo mais sobre o gênero piada
As piadas são textos curtos, populares, de autoria
desconhecida e apresentam enredo e linguagem simples e coloquial e provocar
risos.O objetivo é o de divertir, porém também pode criticar ou manter relações
de poder e disseminar preconceitos, por meio de recursos como humor, ambiguidade, sarcasmo e ironia. A temática é bastante variada,
cotidiana ou polêmica e a narração podem, ser feita no tempo presente ou
passado, contada oralmente ou escrita. Apresentam os componentes dos textos
narrativos: enredo ,narrador, personagem e passagem de tempo.
Circula
em ambientes informais e descontraídos, onde há proximidade entre os
participantes.
3 Grife no texto acima as principais características do
gênero textual piada.
Habilidade EF05LP10-
Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas,
minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias,
considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional
e o estilo do gênero.
(EF35LP04) Inferir informações
implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros. EF35LP05- Inferir o sentido
de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes
gêneros.
5- aula- EMAI ATIVIDADE
19.4 pagina 35 A professora Cecília comentou com a turma,
que muitos acidentes de trânsito, acontecem pela falta de responsabilidade dos
condutores dos veículos em não respeitar as sinalizações. Para saber mais sobre
o assunto, realizou uma pesquisa sobre o número de mortes em acidentes de
trânsito no Brasil, de 2006 a 2017, e organizou as informações em um gráfico de
colunas.
1. Observe o gráfico e responda às questões:
A. Considerando esse
período, em que ano houve maior número de mortes em acidentes de trânsito?
B. De 2009 a 2012 houve aumento ou diminuição do número de
mortes no trânsito?
C. Considerados os anos de 2014 e 2015, em qual deles houve
menor número de mortes? Quantas a menos?
Habilidade
EF05MA25- Realizar
pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados
coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com
e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a
finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
EF05MA13- Resolver
situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes
desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma
seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e
delas com o todo.
Quinta feira 5/112020- 1ª aula educação
física
2ª aula –
Momento de leitura -Leitura texto
informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor,
nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. . Roda de leitura no grupo whatsapp Ler e
escrever. Sequencia didática
conhecendo algumas historias da cultura afro-brasileira ATIVIDADE 3 página 200
1. Leiam a
indicação bibliográfica do livro “Aqualtune”.
O livro
Aqualtune foi escrito por Ana Cristina Massa e publicado pela editora Gaivota em 2012. A narrativa é um ficção, mas
apresenta, no decorrer da história, personagens e fatos reais sobre os
quilombos. Um dos personagens que aparecem na história é Aqualtune, que lutou
contra a opressão da escravidão. Três amigos irão passar as férias juntos em
uma fazenda. Durante as férias, conhecem uma bela lenda africana e vivenciam
uma grande aventura. Qual será essa aventura?
Quais
desafios terão que enfrentar? Será que terão que ser guerreiros e lutar?
2. Depois de
ler a sinopse dessa indicação, conversem em duplas sobre as questões
a seguir, e
na sequência socializem o que conversaram com toda a turma.
a. Você já
ouviu falar do livro?
b. Você
gostaria de conhecê-lo? Por quê?
Habilidade EF15LP16-
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,
textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos,
de assombração, entre outros).
EF05LP10-
Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas,
minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes
mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura
composicional e o estilo do gênero.
3ª aula- EMAI sequencia ATIVIDADE 19.5 pagina 36
ATIVIDADE 19.5
Giovana gosta de aviões e de helicópteros e coleciona miniaturas. Veja as miniaturas que ela tem.
EF05MA13- Resolver situações-problema
envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como
dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra,
com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.EF05MA09-
Resolver e elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o
princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos
possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de
outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
4ª e 5ª aula-
Atividade de recuperação 4 bimestre de português atividade4e5 PORTUGUÊSAULAS
4 E 5 Nesta aula, vamos ler e interpretar algumas piadas. Vamos identificar a
ideia central, inferir o sentido de palavras e observar a importância da
pontuação para o entendimento da piada.
Piada 1 – Coitado do
gatinho Luísa, brincando com Bola de neve, o gatinho de estimação, pergunta
para a mãe: – Mamãe, posso dar banho no Bola de neve? E a mãe responde sem hesitar: – Claro que
pode, minha querida. Está tão calor. Luísa leva o gatinho para tomar banho e
inusitadamente percebe que uma tragédia aconteceu. Em prantos, diz à mãe:–
Mamãe... O Bola de neve morreu!– Ué... Luísa! Será que o gatinho de neve não
gostava de água? Perguntou a mãe. Luísa esclareceu: – Mamãe, não foi a água que
matou o gatinho! Bola de neve morreu quando o torci!
Piada 2 – Dois irmãos
ladrões e o delegado Presos, acusados de vários roubos na redondeza do bairro
do Bexiga, os irmãos Gilberto e Gildo são conduzidos à delegacia. O delegado
calmamente pergunta: – Vocês são larápios? Ildo olha desconfiado para Gilberto,
mas resolve confessar: – Semo sim. Senhô delegado. Meu irmão e eu semo larápio,
porque não temo opção.Ao que o delegado rapidamente corrige:– Semo, não.
Somos.Gilberto e Gildo ficam surpresos. Gilberto fala:– Dotô delegado. Nóis num
sabia que o senhô também era. As aparênças inganam heim.
Piada 3 - O filhinho da
mamãe Marcos adora andar de bicicleta. E sua mãe fica na frente da casa para
observar. O garoto, muito arteiro, passa a primeira vez, com as mãos levantadas
e diz:
– Mamãe, olha, estou
sem os braços.
Na segunda vez que
Marcos passa na frente da casa, com as pernas e braços levantados, ele grita:
– Mamãe, olha, estou
sem os braços e sem as pernas.
Na terceira vez, o
garoto passa e grita:
– Mamãe! Agora estou
sem os braços, sem as pernas e sem os dentes.
Piadas populares
Versão de Luciana Leal
a-Você gostou das piadas ? Escreva nas linhas abaixo o que
mais chamou sua atenção nas piadas.
b. Qual das três piadas você mais gostou? Por quê?
Habilidade EF35LP21-
Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e
extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros,
temas, autores.
EF35LP05- Inferir o
sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de
diferentes gêneros. EF35LP07- Utilizar conhecimentos linguísticos e
gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e
verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação,
vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
EF35LP03- Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros
(assunto/tema)
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Sexta feira
6/11/2020
1ª aula Momento texto
informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do
professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. Roda de leitura no grupo whatsapp Sequencia didática conhecendo algumas historias da cultura
afro-brasileira ATIVIDADE 4 página 200 –e 202
atividade 4
1. Pesquise em sites,
um livro de lendas ou contos africanos. Depois de conhecê-lo, responda
às questões a seguir:
Título do livro
Autor
Editora
Ano de Publicação
Ilustrador
Qual parte lhe chamou mais a atenção?
Você recomendaria esse livro? Quais informações usaria para
recomendá-lo para os(as) colegas?
CA
Caso não recomendasse a leitura do livro informe os motivos
os motivo
Habilidade EF15LP16- Ler e compreender, em colaboração com
os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário
(contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).
EF05LP10- Ler/ouvir e
compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos,
entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias,
considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura
composicional e o estilo do gênero.
EF35LP01- Ler e
compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, gêneros textuais variados.
EF35LP02- Selecionar
livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis
em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e
compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
.
2ª aula
Atividade recuperação aprender sempre página70 e 71
2ª Atividade –
o Caramelo e a Maria Joaninha Cascudo.
já viram essa
tirinha em outro lugar e se já leram sobre o autor da tirinha. Explorando Tiras
em Quadrinhos .
Vocês conhecem Ela foi retirada da internet.
Para Saber Mais
A autora: Clara Gomes é a criadora da tira em quadrinhos
Bichinhos de Jardim, publicada no jornal O Globo. Petrotropolitana, com
formação em design gráfico e arte-educação, a autora busca a construção de um
universo cômico, lúdico, poético e crítico em suas tirinhas.
Este simpático gastrópode, conhecido como Caramelo, foi o
primeiro habitante do jardim. Uma espécie de ‘Adão’ dos Bichinhos, que nasceu
em meados do ano 2000. Representante da espécie Helix aspersa, Caramelo é um
sonhador típico: otimista e romântico. Não aceita ser considerado apenas ‘um
pedaço de gosma ambulante com um caroço nas costas’, como já foi chamado.
Caramelo crê ainda que vá sofrer algum tipo de metamorfose
que lhe dará asas. Ele nutre uma paixão utópica pela bela e cabeçuda borboleta
Brigitte. Seu melhor amigo é Mauro Minhoca.
O caramujinho é filósofo, inteligente e adora poesia. Mas
também tem seus momentos de indivíduo mediano, gosta de consumir, assistir
televisão e come bastante. Seus pratos prediletos são folhas, flores e amoras.
Caramelo por ele mesmo: “sou um ser vivo, arrebatado, infinito, que, por isso
mesmo, não caibo em mim – a não ser quando me enrolo e viro uma bolinha”.
Vocês sabem em qual (quais) lugar (lugares) suas histórias
são publicadas?
Vocês conhecem o Caramelo e a Maria Joaninha Cascudo?
Do que mais gostaram?”
• “É engraçada”? Por quê?
• Caso não tenham gostado, questione o motivo.
Habilidade- Identificar efeitos de ironia ou
humor em tirinha.
• Inferir uma
informação implícita no texto.
3ª aula –
EMAI sequencia 19.6 página 37,38
Ela comentou que é possível identificar 15 maneiras
diferentes de realizar a escolha e que esse valor pode ser determinado pelo
cálculo 3 x 5 ou 5 x 3, considerando as três linhas e as cinco colunas .Você
concorda com Giovana?
1. Emerson disse para Mateus e Giovana, que gosta de escrever
cartas e enviar para seus familiares e amigos, que moram em outras cidades. Ele
comprou 10 envelopes diferentes e selos com 5 ilustrações diferentes. De
quantas maneiras diferentes ele pode enviar uma carta, selecionando 1 envelope
e 1 selo?
Habilidade -EF05MA25-
Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados
coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com
e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a
finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
EF05MA13- Resolver
situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes
desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma
seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e
delas com o todo.
EF05MA09- Resolver e
elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo,
como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada
elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de
diagramas de árvore ou por tabelas.
4 aula
Aprender sempre
matemática sequencia 6 atividade 2 pagina 36
A professora de Lucas
apresentou um quadro de ordem e classes já conhecido da turma, para ser
preenchido com os resultados obtidos no quadro acima. Ajude Lucas a escrever no
quadro de ordens e classes os outros números obtidos no item a, e em seguida,
escreva-os por extenso.
Atividade -numero será
ditado no grupo
Habilidade - 5N1.1 Escrever números
racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal
finita até a ordem dos milésimos) em sua representação por algarismos ou em
língua materna ou associar o registro numérico ao registro em língua materna
5ª aula artes
------------------------------------------
Professora :Flávia
Disciplina: Arte
Atividade
de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 5º A e B anos
iniciais.
Objetivos: Interpretar
e reproduzir imagens
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e
borracha para fazer a atividade escolhida.
Faça uma pesquisa sobre piada e escreva no seu
caderno, depois faça uma ilustração sobre ela
no caderno de desenho ou caderno normal da sala.
Professor :Donizeti
Disciplina: Educação Física
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 3º ANOS A / B / C |
ATIVIDADES SEMANA 03/11 Á 06/11/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Escreva no seu caderno, quais os jogos que você conhece ou já praticou que possuem regras e quais são essas regras. |
2ª AULA (50 minutos) Qual habilidade motora a figura acima representa? Marque a alternativa correta: ( ) força ( ) flexibilidade ( ) velocidade E escreva no seu caderno quais outras atividades também desenvolvem essa mesma habilidade. |
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis preto e um caderno. Assistir as aulas no CMSP |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala |
------------------------------------------
5ºAno B ( Anos Iniciais )
Professora:Rosangela
Roteiro
de Atividades – 5º ano B ( 4º Bimestre)
Professora
Rosângela
Semana
de 03 à 06 de novembro de 2020
03/11/20 – terça –feira
1ª aula: Português
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
No
livro Ler e Escrever volume II, Unidade 5
Sequência
Didática: Produzindo texto de Autoria para Publicar em um Portador de Mídia
Social Digital
Atividade
1 pág. 205. Nessa atividade, vamos conhecer as características de uma
reportagem. Pesquise na internet quais são essas características da reportagem
de texto
informativo, em seguida preencham o quadro respondendo as perguntas.
Habilidade:
(EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida
social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na
escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a
situação comunicativa.
2ª aula: Português
No
livro Ler e Escrever volume II, Unidade 5:
Atividade 2ª. Nessa reportagem, pesquise sobre a vacina contra Covid-19,analise e preencha o quadro da pág.206. Quadro 1. Estrutura de montagem, em seguida na sequência, preencha os quadros após analisar os elementos verbais e não verbais do Quadro 2. E no Quadro 3. Preencha A linguagem da reportagem respondendo as perguntas
Interatividade:Na internet, o Jornalista precisa lidar com o feedback que o público dá. Nisto estão os comentários positivos e negativos, É necessário interagir, para conseguir suprir as necessidades do veículo. Instantaneidade:A transmissão de informação via internet consegue ser tão rápida quanto à do rádio. Isso porque a postagem é executada com facilidade, e gasta poucos recursos. Olhar comercial: As técnicas de SEO: São basicamente um conjunto de práticas que auxiliam o trabalho a ser localizado na rede, na escolha das palavras-chave.
Habilidade(EF15LP01)
Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos
quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em
diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação
comunicativa.
3ª e 4ª
aula: Matemática (Livro EMAI VOLUME 2)
Atividade 18.4 pág.27 e 28
Agora nessa atividade, faça a leitura e interpretação
da resolução de problemas e responda as letras (a,b,c). Regina está na porta da
saída de sua casa, de frente para a rua, Observa a ilustração, faça a leitura
das situações problemas e responda.
Habilidade:
(EF05MA15A) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação
de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas
cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.
5ª aula:
Artes.
04/11/20
– quarta-feira
1ª aula: Ciencias
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
Livro Buriti
de Ciências, Uso da água
Nessa aula, tem como objetivo conscientizar sobre o desperdício de água
e propor ações para economizar água em diversas atividades do dia a dia.
Observe as imagens anexadas e responda o link abaixo.
Link: https://forms.gle/TndiZx5w2nj4eeyg9
Habilidade: (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais
consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e
reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana, servem de
base para o desenvolvimento de conteúdos relacionados à preservação ambiental
que serão estudados nos próximos anos.
2ª aula: Geografia
Livro Buriti
de Geografia. Chuva ácida.
Essa
atividade,tem como objetivo Ler e compreender um texto com estrutura de
causa-consequências. Faça a leitura e responda no link abaixo:
https://forms.gle/vZbJiiiziYsWED7B8
Habilidade: (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que
ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes,
destruição do patrimônio histórico, etc).
3ª aula: História
Livro Buriti de História. Calendários na Antiguidade.
Nessa atividade, tem como objetivo trazer a
passagem do tempo entre as sociedades antigas e retomadas para aprofundar os
estudos sobre esses povos.
Após leitura e estudo, responda as questões
no link abaixo:
https://forms.gle/46GZ5E8cNBe3HmeZ9
Habilidade:(EF05HI09): Comparar pontos de vista sobre
temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente,por meio ao acesso a
diferentes fontes, incluindo orais.
4ª e 5 ª aula Reforço de Matemática Livro(currículo paulista APRENDER SEMPRE ).
Sequência
6 Atividade 1 Números escritos na forma fracionária. Nessa
atividade vamos estudar parte inteira e parte decimal.na pág. 34 . Em seguida vocês vão precisar de calculadora para
preencher o seguinte quadro da pág.35, parte
fracionária e número que aparece no visor.
Na atividade 2 usando as informações com auxílio da
calculadora, ajude Lucas a escrever para cada representação fracionária, sua
representação decimal e preencha a tabela da pág.35.
(EF05MA04A) Identificar
diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em
representações gráficas, identificando as frações equivalentes.
05/11/20
– quinta-feira
1ª aula LÍNGUA PORTUGUESA (REFORÇO)
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
No livro Aprender Sempre volume III LÍNGUA PORTUGUESA
Nessa
atividade faça a leitura da pág. 7
“Conhecendo mais sobre o gênero piada”, após grife no texto as principais
características do gênero textual piada.
Habilidade(EF35LP04) Inferir informações implícitas,
na leitura de textos de diferentes gêneros.
Habilidade:(EF35LP05) Inferir sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Habilidade: (EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com
autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos
do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação
comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
2ª aula: Português REFORÇO
No livro Aprender Sempre volume III: LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:
(EF05LP21) Ler/ouvir e compreender, de forma autônoma, textos literários de
diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações,
estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF35LP05)Inferir o
sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de
diferentes gêneros.
(EF35LP07)Utilizar
conhecimentos lingüísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas
de concordância nominal e verbal, pontuação, (ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto,
quando for o acaso.
3ª aula
Reforço
No livro Aprender Sempre volume III: LÍNGUA PORTUGUESA
Continue
fazendo leitura da piada 3 – O filhinho da mamãe, em seguida responda as
perguntas da pág.9
Habilidade:
(EF05LP21) Ler/ouvir e compreender, de forma autônoma, textos literários de
diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações,
estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF35LP05)Inferir o
sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de
diferentes gêneros.
(EF35LP07)Utilizar
conhecimentos lingüísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas
de concordância nominal e verbal, pontuação, (ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto,
quando for o acaso.
4ªaula Reforço de matemática livro Currículo Paulista
(APRENDER SEMPRE)
PÁG. 36 LETRA (b) Escreva no quadro de ordens e classe os
outros números obtidos no item a, e em seguida, escreva-os por extenso
Habilidade:( EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e
divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal
é finita.
5ª aula
Educação Física
06/11/20- sexta- feira
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
1ª aula. Reforço de Matemática
No livro
Aprender Sempre volume III:
Resolver
problemas com números naturais e com números racionais.
Nessa aula,
vamos aprender a resolver problemas com números naturais e com números
racionais, assim faça a leitura com muita atenção dos problemas da pág.8 e resolva.
Habilidade:( EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e
divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal
é finita.
2ª aula: Reforço de Matemática
No livro
Aprender Sempre volume III:
Já na pág.9, procure resolver os desafios
propostos pelo professor Antônio.
Habilidade:( EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e
divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal
é finita.
3ª aula: Reforço de Matemática
No livro
Aprender Sempre volume III: Na pág. 10. Faça
seus cálculos, anotando suas estratégias nos campos solicitados.
Habilidade:( EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e
divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal
é finita.
4ªaula e Reforço de Língua Portuguesa
No livro Aprender Sempre volume III: LÍNGUA PORTUGUESA
Na pág. 10, observe que a palavra
“estimação” tem muitos significados, mas no contexto da Piada 1. “Coitado do
gatinho”, a palavra é sinônimo de: e responda as perguntas.
Habilidade
(EF35LP03) Identificar a idéia de textos de diferentes gêneros(assunto/tema).
5 ª aula Artes
.
------------------------------------------
Professora : Flávia
Disciplina:Arte
Atividade
de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 5º A e B anos
iniciais.
Objetivos: Interpretar
e reproduzir imagens
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e
borracha para fazer a atividade escolhida.
Faça uma pesquisa sobre piada e escreva no seu
caderno, depois faça uma ilustração sobre ela
no caderno de desenho ou caderno normal da sala.
------------------------------------------
Professor :Donizeti
Disciplina: Educação Física
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 3º ANOS A / B / C |
ATIVIDADES SEMANA 03/11 Á 06/11/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Escreva no seu caderno, quais os jogos que você conhece ou já praticou que possuem regras e quais são essas regras. |
2ª AULA (50 minutos) Qual habilidade motora a figura acima representa? Marque a alternativa correta: ( ) força ( ) flexibilidade ( ) velocidade E escreva no seu caderno quais outras atividades também desenvolvem essa mesma habilidade. |
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis preto e um caderno. Assistir as aulas no CMSP |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala |
Nenhum comentário:
Postar um comentário