segunda-feira, 2 de novembro de 2020

5ºAnos iniciais semana de 03 a 06 de novembro de 2020

  Atividade da semana de   03  a 06 de novembro 2020

5ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora: João Bina 

 

ROTEIRO DE ATIVIDADES  5 ANO A  Semana  de 2 a 6 de novembro de 2020

Professor João Bina de Almeida-envio de atividades e contato: whatsapp 96303 1446   almeidabina@htmail.com FACEBOOK DA  ESCOLA-https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600 / http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

Segunda feira 2 /11 /2020

Feriado nacional

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Terça feira 3/11/2020

1ª aula e 2 aula   Momento  texto informativo  Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. Roda de leitura no grupo whatsapp -

  Ler e escrever PAG 200 Conhecendo algumas historia da cultura Africana.

  Na aula anterior, lemos o conto “OXÓSSI”. Nesta aula, vamos conhecer a biografia da princesa africana Aqualtune.

Vocês já ouviram falar na princesa?

1. Leiam a biografia da princesa e depois compartilhem as informações

de acordo com a orientação de seu professor.   

      Após lerem a biografia de Aqualtune, pesquisem mais informações sobre a vida da princesa africana e escrevam-nas abaixo:              

 

 Habilidade  (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).

(EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 3ª  aula

 EMAI  ATIVIDADE 19.3  pagina 34

Vovó Isaura reuniu seus netos Fábio, Ana Beatriz e Rafaela e comentou que estudos mostram que muitos dos acidentes de trânsito são causados pela imprudência dos motoristas.

Fábio disse que é cuidadoso ao atravessar as ruas, procura utilizar as faixas de  pedestre e que gosta de observar e identificar os significados dos sinais e das placas de trânsito.Vovó Isaura explicou que há placas com sinalização de regulamentação, de advertência, de indicação, de atrativos turísticos, de sinalização de obras e outras placas e mostrou ilustrações de placas para eles.

Fábio comentou que tem um álbum de figurinhas com placas de trânsito e que 66 delas são repetidas.

Vovó Isaura propôs, então, um desafio para as crianças:

1. Fábio quer distribuir as 66 figurinhas para Ana Beatriz e Rafaela, mas elas não receberão quantidades iguais, Rafaela deve receber o dobro da quantidade de Ana Beatriz.

A. Como ele pode realizar essa distribuição?

B. Quantas figurinhas cada uma delas deve recebe.

Atividade complementar  livro buriti matemática pagina  79 a 80  medida de ângulo (EF05MA24) Analisar e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas

(simples ou de dupla entrada) e gráficos (colunas agrupadas ou linhas), referentes a outras

áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos

com o objetivo de sintetizar conclusões.

EF05MA25- Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

EF05MA13- Resolver situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

EF05MA09- Resolver e elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.

4 aula

Atividade recuperação Aprender sempre matemática  sequencia 6 pagina  36  atividade  2 b   e atividade 3

A professora de Lucas apresentou um quadro de ordem e classes já conhecido da turma, para ser preenchido com os resultados obtidos no quadro acima. Ajude Lucas a escrever no quadro de ordens e classes os outros números obtidos no item a, e em seguida, escreva-os por extenso.

Atividade 3

Anna Julia, Thiago, Anna Cecilia, Caio e Vinícius foram no sábado da semana passada, com seus pais e avós, visitar o Mercado Municipal Paulistano, conhecido como Mercadão, localizado no centro histórico da cidade de São Paulo. Sua construção teve início em 1928 e a inauguração ocorreu em 25 de janeiro de 1933. O local é especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. Lá existem cinco vitrais que foram criados por Conrado Sorgenicht Filho e que retratam cenas da vida no campo.

Habilidade

5N1.1 Escrever números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos) em sua representação por algarismos ou em língua materna ou associar o registro numérico ao registro em língua.

5 aula -atividade reforço  matemática aprender sempre volume 3

 atividade 2-  pág. 5 Os valores dos algarismos em função  da sua posição.

alguns José escreveu em seu caderno  o numero 678.231 e começou a trocar algarismo de lugar .Ele trocou no lugar os números 6 e 2 obtendo 178.631

a-Qual desses números é o maior? Explique como você pensou.

b-Qual é o valor relativo do algarismo  6 no numero 678.231 ? e o valor relativo do numero 2?

c- E depois da troca  dos algarismos, qual o valor relativo do numero 6 ?

3-  A leitura dos números naturais Ana e Pedro estudam na Escola Jardim Esperança e quando entraram na sala de aula, eles observaram que na lousa estava escrito o número 498.230. Pedro perguntou se Ana sabia lê-lo .Ana respondeu: “Eu sei. Não é difícil, esse número é: quatrocentos e noventa e oito mil, duzentos e trinta”. Ana escreveu na lousa o número 582.128 e perguntou se Pedro sabia lê-lo.Pedro respondeu: “Acho um pouco difícil, mas vou colocá-lo no quadro de classes e ordens que vou escrever na lousa para ver se consigo”.



Agora é com você! Utilize o quadro, se necessário, e escreva os números por extenso:

a. 78.453

b. 780.459

c. 805.907

d.358.762.

 Habilidade EF05MA01- Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais  Características do sistema de numeração decimal.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Quarta feira 4/11/2020

1ª aula-educação  física

2ª  aula- Leitura texto informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.  Roda de leitura no grupo whatsapp. Ler escrever página 184 Atividade 3H 1. Temos conversado, até o momento, sobre o desmatamento e as ações humanas que costumam provocá-lo. Neste momento, vamos estudar um pouco mais a esse respeito. Para tanto, leia o texto apresentado a seguir. Depois, anote as ideias principais de cada subtema em seu caderno.

Pág. 184 Desmatamento e o seu impacto ambiental

Pág. 185 Problemas Climáticos, aumento da população  fogo.

Página . 186  Energia Elétrica e estradas.

Agora pegue uma um lápis e marque  as partes mais importantes para você . Ideias principais

1º parágrafo: Elaboração do conceito de sustentabilidade: anos 1980.

2º parágrafo: ONU conclui que é preciso mudar padrões de produção e consumo mundiais. Isso gera movimento mundial.

3º parágrafo: Filantropia, responsabilidade social e sustentabilidade. Sustentabilidade: cuidar.

4º parágrafo: Sustentabilidade: compromisso com o futuro; caminho; prever impactos da ação humana.

5º parágrafo: Sustentabilidade: exercício cotidiano de responsabilidade.

EF35LP03- Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.

EF05LP24A- Planejar e produzir textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

3 aula e 4 aula

Caderno aprender sempre atividade recuperação 4 bimestre -  pagina 6 atividade 2 e 3 CONTAR E ENCANTAR

O QUE VAMOS APRENDER? Nesta aula, vamos contar ouvir piadas e aprender as características desse texto.

1 Agora é a sua vez de contar uma piada. Prepare-se: preocupe-se com a entonação e com o perfil das personagens. Leia várias vezes a piada. Vá até o grupo  da sala e conte a piada que você pesquisou.

.2 Das piadas que seus colegas leram ou contaram em classe:

a. Qual foi a piada que você mais gostou? Por quê?

b. Qual foi a piada que você menos gostou? Por quê?

c. Qual foi a piada que você considera menos  engraçada.

Simples e coloquial, com predomínio do discurso direto e final surpreendente, contada para c. Qual foi a piada que você considerou menos engraçada? Por quê?

Conhecendo mais sobre o gênero piada

As piadas são textos curtos, populares, de autoria desconhecida e apresentam enredo e linguagem simples e coloquial e provocar risos.O objetivo é o de divertir, porém também pode criticar ou manter relações de poder e disseminar preconceitos, por meio de recursos como humor, ambiguidade, sarcasmo e ironia. A temática é bastante variada, cotidiana ou polêmica e a narração podem, ser feita no tempo presente ou passado, contada oralmente ou escrita. Apresentam os componentes dos textos narrativos: enredo ,narrador, personagem e passagem de tempo.

Circula em ambientes informais e descontraídos, onde há proximidade entre os participantes.

3 Grife no texto acima as principais características do gênero textual piada.

Habilidade EF05LP10- Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros. EF35LP05- Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

5- aula- EMAI   ATIVIDADE 19.4  pagina 35  A professora Cecília comentou com a turma, que muitos acidentes de trânsito, acontecem pela falta de responsabilidade dos condutores dos veículos em não respeitar as sinalizações. Para saber mais sobre o assunto, realizou uma pesquisa sobre o número de mortes em acidentes de trânsito no Brasil, de 2006 a 2017, e organizou as informações em um gráfico de colunas.

1. Observe o gráfico e responda às questões:






 A. Considerando esse período, em que ano houve maior número de mortes em acidentes de trânsito?

B. De 2009 a 2012 houve aumento ou diminuição do número de mortes no trânsito?

C. Considerados os anos de 2014 e 2015, em qual deles houve menor número de mortes? Quantas a menos?

Habilidade

EF05MA25- Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

EF05MA13- Resolver situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

Quinta feira   5/112020- 1ª aula educação física

2ª aula –

 Momento de leitura  -Leitura texto  informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. .  Roda de leitura no grupo whatsapp Ler e escrever. Sequencia didática conhecendo algumas historias da cultura afro-brasileira ATIVIDADE 3 página 200

1. Leiam a indicação bibliográfica do livro “Aqualtune”.

O livro Aqualtune foi escrito por Ana Cristina Massa e publicado pela editora  Gaivota em 2012. A narrativa é um ficção, mas apresenta, no decorrer da história, personagens e fatos reais sobre os quilombos. Um dos personagens que aparecem na história é Aqualtune, que lutou contra a opressão da escravidão. Três amigos irão passar as férias juntos em uma fazenda. Durante as férias, conhecem uma bela lenda africana e vivenciam uma grande aventura. Qual será essa aventura?

Quais desafios terão que enfrentar? Será que terão que ser guerreiros e lutar?

2. Depois de ler a sinopse dessa indicação, conversem em duplas sobre as questões

a seguir, e na sequência socializem o que conversaram com toda a turma.

a. Você já ouviu falar do livro?

b. Você gostaria de conhecê-lo? Por quê?

Habilidade EF15LP16- Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).

EF05LP10- Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 3ª  aula-    EMAI sequencia  ATIVIDADE 19.5 pagina  36

ATIVIDADE 19.5

Giovana gosta de aviões e de helicópteros e coleciona miniaturas. Veja as miniaturas que ela tem.





EF05MA13- Resolver situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.EF05MA09- Resolver e elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.


4ª e 5ª  aula-

Atividade de recuperação 4 bimestre de português  atividade4e5 PORTUGUÊSAULAS 4 E 5 Nesta aula, vamos ler e interpretar algumas piadas. Vamos identificar a ideia central, inferir o sentido de palavras e observar a importância da pontuação para o entendimento da piada.

Piada 1 – Coitado do gatinho Luísa, brincando com Bola de neve, o gatinho de estimação, pergunta para a mãe: – Mamãe, posso dar banho no Bola de neve?    E a mãe responde sem hesitar: – Claro que pode, minha querida. Está tão calor. Luísa leva o gatinho para tomar banho e inusitadamente percebe que uma tragédia aconteceu. Em prantos, diz à mãe:– Mamãe... O Bola de neve morreu!– Ué... Luísa! Será que o gatinho de neve não gostava de água? Perguntou a mãe. Luísa esclareceu: – Mamãe, não foi a água que matou o gatinho! Bola de neve morreu quando o torci!

Piada 2 – Dois irmãos ladrões e o delegado Presos, acusados de vários roubos na redondeza do bairro do Bexiga, os irmãos Gilberto e Gildo são conduzidos à delegacia. O delegado calmamente pergunta: – Vocês são larápios? Ildo olha desconfiado para Gilberto, mas resolve confessar: – Semo sim. Senhô delegado. Meu irmão e eu semo larápio, porque não temo opção.Ao que o delegado rapidamente corrige:– Semo, não. Somos.Gilberto e Gildo ficam surpresos. Gilberto fala:– Dotô delegado. Nóis num sabia que o senhô também era. As aparênças inganam heim.

Piada 3 - O filhinho da mamãe Marcos adora andar de bicicleta. E sua mãe fica na frente da casa para observar. O garoto, muito arteiro, passa a primeira vez, com as mãos levantadas e diz:

– Mamãe, olha, estou sem os braços.

Na segunda vez que Marcos passa na frente da casa, com as pernas e braços levantados, ele grita:

– Mamãe, olha, estou sem os braços e sem as pernas.

Na terceira vez, o garoto passa e grita:

– Mamãe! Agora estou sem os braços, sem as pernas e sem os dentes.

Piadas populares

Versão de Luciana Leal

a-Você gostou das piadas ? Escreva nas linhas abaixo o que mais chamou sua atenção nas piadas.

b. Qual das três piadas você mais gostou? Por quê?

  Habilidade EF35LP21- Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF35LP05- Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. EF35LP07- Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. EF35LP03- Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema)

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sexta feira    6/11/2020

1ª aula  Momento  texto informativo  Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. Roda de leitura no grupo whatsapp Sequencia didática conhecendo algumas historias da cultura afro-brasileira ATIVIDADE 4 página 200 –e 202  atividade 4

1.    Pesquise em sites,  um livro de lendas ou contos africanos. Depois de conhecê-lo, responda às questões a seguir:

Título do livro

Autor

Editora

Ano de Publicação

Ilustrador

Qual parte lhe chamou mais a atenção?

Você recomendaria esse livro? Quais informações usaria para recomendá-lo para os(as) colegas?  

CA

 

Caso não recomendasse a leitura do livro informe os motivos os motivo

 Habilidade EF15LP16- Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).

EF05LP10- Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

EF35LP01- Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados.

EF35LP02- Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.

.

2ª aula

Atividade recuperação aprender sempre  página70 e 71   2ª Atividade –

o Caramelo e a Maria Joaninha Cascudo.

 já viram essa tirinha em outro lugar e se já leram sobre o autor da tirinha. Explorando Tiras em Quadrinhos .

Vocês conhecem Ela foi retirada da internet.

Para Saber Mais

A autora: Clara Gomes é a criadora da tira em quadrinhos Bichinhos de Jardim, publicada no jornal O Globo. Petrotropolitana, com formação em design gráfico e arte-educação, a autora busca a construção de um universo cômico, lúdico, poético e crítico em suas tirinhas.

Este simpático gastrópode, conhecido como Caramelo, foi o primeiro habitante do jardim. Uma espécie de ‘Adão’ dos Bichinhos, que nasceu em meados do ano 2000. Representante da espécie Helix aspersa, Caramelo é um sonhador típico: otimista e romântico. Não aceita ser considerado apenas ‘um pedaço de gosma ambulante com um caroço nas costas’, como já foi chamado.

Caramelo crê ainda que vá sofrer algum tipo de metamorfose que lhe dará asas. Ele nutre uma paixão utópica pela bela e cabeçuda borboleta Brigitte. Seu melhor amigo é Mauro Minhoca.

O caramujinho é filósofo, inteligente e adora poesia. Mas também tem seus momentos de indivíduo mediano, gosta de consumir, assistir televisão e come bastante. Seus pratos prediletos são folhas, flores e amoras. Caramelo por ele mesmo: “sou um ser vivo, arrebatado, infinito, que, por isso mesmo, não caibo em mim – a não ser quando me enrolo e viro uma bolinha”.

 

Vocês sabem em qual (quais) lugar (lugares) suas histórias são publicadas?

Vocês conhecem o Caramelo e a Maria Joaninha Cascudo?

Do que mais gostaram?”

• “É engraçada”? Por quê?

• Caso não tenham gostado, questione o motivo.

  Habilidade- Identificar efeitos de ironia ou humor em tirinha.

• Inferir uma informação implícita no texto.

3ª  aula –

 

 

 

 EMAI sequencia  19.6 página 37,38

 


Ela comentou que é possível identificar 15 maneiras diferentes de realizar a escolha e que esse valor pode ser determinado pelo cálculo 3 x 5 ou 5 x 3, considerando as três linhas e as cinco colunas .Você concorda com Giovana?

1.    Emerson disse para Mateus e Giovana, que gosta de escrever cartas e enviar para seus familiares e amigos, que moram em outras cidades. Ele comprou 10 envelopes diferentes e selos com 5 ilustrações diferentes. De quantas maneiras diferentes ele pode enviar uma carta, selecionando 1 envelope e 1 selo?

Habilidade -EF05MA25- Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

EF05MA13- Resolver situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

EF05MA09- Resolver e elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.

 

4 aula

 Aprender sempre matemática  sequencia 6  atividade 2 pagina 36

 A professora de Lucas apresentou um quadro de ordem e classes já conhecido da turma, para ser preenchido com os resultados obtidos no quadro acima. Ajude Lucas a escrever no quadro de ordens e classes os outros números obtidos no item a, e em seguida, escreva-os por extenso.



Atividade -numero será ditado  no grupo

Habilidade - 5N1.1 Escrever números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos) em sua representação por algarismos ou em língua materna ou associar o registro numérico ao registro em língua materna

 

 5ª aula  artes


------------------------------------------

 

Professora :Flávia 

                                          Disciplina: Arte


Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º A  e B anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.

 

Faça uma pesquisa sobre piada e escreva no seu caderno, depois faça uma ilustração sobre ela no caderno de desenho ou caderno normal da sala.

                                            ------------------------------------------

 

Professor :Donizeti

Disciplina: Educação Física


                                EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 3º ANOS  A  /  B  /  C

                 ATIVIDADES   SEMANA    03/11   Á  06/11/2020

1ª AULA (50 minutos)

Escreva no seu caderno, quais os jogos que você conhece ou já praticou que possuem regras e quais são essas regras.


2ª AULA (50 minutos)



Qual habilidade motora a figura acima representa? Marque a alternativa correta:

(  ) força   (  ) flexibilidade   (  ) velocidade  

E escreva no seu caderno quais outras atividades também desenvolvem essa mesma habilidade.

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto e um caderno.

Assistir as aulas no CMSP

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala

------------------------------------------

5ºAno B ( Anos Iniciais )

Professora:Rosangela

 

Roteiro de Atividades – 5º ano B  ( 4º Bimestre)

Professora Rosângela

Semana de 03 à 06 de novembro de 2020

 

03/11/20 – terça –feira

1ª aula: Português

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

No livro Ler e Escrever volume II, Unidade 5

Sequência Didática: Produzindo texto de Autoria para Publicar em um Portador de Mídia Social Digital

Atividade 1 pág. 205. Nessa atividade, vamos conhecer as características de uma reportagem. Pesquise na internet quais são essas características da reportagem de texto informativo, em seguida preencham o quadro respondendo as perguntas.

Habilidade: (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.

2ª aula: Português

No livro Ler e Escrever volume II, Unidade 5: 

Atividade 2ª. Nessa reportagem, pesquise sobre a vacina contra Covid-19,analise  e preencha o quadro da pág.206. Quadro 1. Estrutura de montagem, em seguida na sequência, preencha os quadros após analisar os elementos verbais e não verbais do Quadro 2. E no Quadro 3. Preencha A linguagem da reportagem respondendo as perguntas





 Interatividade:Na internet, o Jornalista precisa lidar com o feedback que o público dá. Nisto estão os comentários positivos e negativos, É necessário interagir, para conseguir suprir as necessidades do veículo. Instantaneidade:A transmissão de informação via internet consegue ser tão rápida quanto à do rádio. Isso porque a postagem é executada com facilidade, e gasta poucos recursos. Olhar comercial: As técnicas de SEO: São basicamente um conjunto de práticas que auxiliam o trabalho a ser localizado na rede, na escolha das palavras-chave.

Habilidade(EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.

3ª e 4ª aula: Matemática  (Livro EMAI VOLUME 2)

 Atividade 18.4 pág.27 e 28

Agora nessa atividade, faça a leitura e interpretação da resolução de problemas e responda as letras (a,b,c). Regina está na porta da saída de sua casa, de frente para a rua, Observa a ilustração, faça a leitura das situações problemas e responda.

 

 

Habilidade: (EF05MA15A) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

5ª aula: Artes.

 

04/11/20 – quarta-feira

 

1ª aula: Ciencias

 

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

Livro Buriti de Ciências, Uso da água

Nessa aula, tem como objetivo conscientizar sobre o desperdício de água e propor ações para economizar água em diversas atividades do dia a dia. Observe as imagens anexadas e responda o link abaixo.

Link: https://forms.gle/TndiZx5w2nj4eeyg9

 

Habilidade: (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana, servem de base para o desenvolvimento de conteúdos relacionados à preservação ambiental que serão estudados nos próximos anos.

 

2ª aula: Geografia

Livro Buriti de Geografia. Chuva ácida.

Essa atividade,tem como objetivo Ler e compreender um texto com estrutura de causa-consequências. Faça a leitura e responda no link abaixo:

https://forms.gle/vZbJiiiziYsWED7B8

 

Habilidade: (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico, etc).

 

3ª aula: História

 

Livro Buriti de História.  Calendários na Antiguidade.

Nessa atividade, tem como objetivo trazer a passagem do tempo entre as sociedades antigas e retomadas para aprofundar os estudos sobre esses povos.

Após leitura e estudo, responda as questões no link abaixo:

https://forms.gle/46GZ5E8cNBe3HmeZ9


Habilidade:(EF05HI09): Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente,por meio ao acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

 

4ª e 5 ª aula Reforço de Matemática Livro(currículo paulista  APRENDER SEMPRE ).

Sequência 6       Atividade 1  Números escritos na forma fracionária. Nessa atividade vamos estudar parte inteira e parte decimal.na pág. 34 . Em seguida vocês vão precisar de calculadora para preencher o seguinte quadro da pág.35, parte fracionária e número que aparece no visor.

 

Na atividade 2  usando as informações com auxílio da calculadora, ajude Lucas a escrever para cada representação fracionária, sua representação decimal e preencha a tabela da pág.35.

 

(EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes.

 

05/11/20 – quinta-feira

1ª aula LÍNGUA PORTUGUESA (REFORÇO)

 

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

 

No livro Aprender Sempre volume III LÍNGUA PORTUGUESA

Nessa atividade faça a leitura da pág. 7 “Conhecendo mais sobre o gênero piada”, após grife no texto as principais características do gênero textual piada.



Habilidade(EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

Habilidade:(EF35LP05) Inferir sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

Habilidade: (EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 

2ª aula: Português REFORÇO

No livro Aprender Sempre volume III: LÍNGUA PORTUGUESA 



Habilidade: (EF05LP21) Ler/ouvir e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF35LP05)Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

(EF35LP07)Utilizar conhecimentos lingüísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação, (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o acaso.

 

3ª aula Reforço

 

No livro Aprender Sempre volume III: LÍNGUA PORTUGUESA 

 

Continue fazendo leitura da piada 3 – O filhinho da mamãe, em seguida responda as perguntas da pág.9

 

Habilidade: (EF05LP21) Ler/ouvir e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF35LP05)Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

(EF35LP07)Utilizar conhecimentos lingüísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação, (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o acaso.

 

4ªaula Reforço de matemática livro Currículo Paulista (APRENDER SEMPRE)

PÁG. 36 LETRA (b) Escreva no quadro de ordens e classe os outros números obtidos no item a, e em seguida, escreva-os por extenso



Habilidade:( EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita.

 

5ª aula Educação Física

 

06/11/20- sexta- feira

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

1ª aula. Reforço de Matemática

No livro Aprender Sempre volume III:

Resolver problemas com números naturais e com números racionais.

Nessa aula, vamos aprender a resolver problemas com números naturais e com números racionais, assim faça a leitura com muita atenção dos problemas da pág.8 e resolva.

Habilidade:( EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita.

 

 

2ª aula: Reforço de Matemática

No livro Aprender Sempre volume III:

Já na pág.9, procure resolver os desafios propostos pelo professor Antônio.

Habilidade:( EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita.

 

 

3ª aula: Reforço de Matemática

No livro Aprender Sempre volume III: Na pág. 10.    Faça seus cálculos, anotando suas estratégias nos campos solicitados.

Habilidade:( EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita.

 

4ªaula e Reforço de Língua Portuguesa

No livro Aprender Sempre volume III: LÍNGUA PORTUGUESA 

Na pág. 10, observe que a palavra “estimação” tem muitos significados, mas no contexto da Piada 1. “Coitado do gatinho”, a palavra é sinônimo de: e responda as perguntas.

Habilidade (EF35LP03) Identificar a idéia de textos de diferentes gêneros(assunto/tema).

5 ª aula    Artes



.

------------------------------------------

Professora : Flávia

Disciplina:Arte

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º A  e B anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.

 

Faça uma pesquisa sobre piada e escreva no seu caderno, depois faça uma ilustração sobre ela no caderno de desenho ou caderno normal da sala.

 

------------------------------------------


Professor :Donizeti

Disciplina: Educação Física


                                EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 3º ANOS  A  /  B  /  C

                 ATIVIDADES   SEMANA    03/11   Á  06/11/2020

1ª AULA (50 minutos)

Escreva no seu caderno, quais os jogos que você conhece ou já praticou que possuem regras e quais são essas regras.


2ª AULA (50 minutos)



Qual habilidade motora a figura acima representa? Marque a alternativa correta:

(  ) força   (  ) flexibilidade   (  ) velocidade  

E escreva no seu caderno quais outras atividades também desenvolvem essa mesma habilidade.

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto e um caderno.

Assistir as aulas no CMSP

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala



Nenhum comentário:

Postar um comentário