Atividade da semana de 30 de novembro 04 dezembro 2020
3ºTA/Noturno
Arte/ProfºJorge
Professor: Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE 3ºTA, 3ºTB
Duas aulas de 45 minutos cada.
CONTEÚDO:
Surrealismo
1ª e 2ª aula
Assista ao vídeo nos link: https://www.youtube.com/watch?v=ENZjUhsLZro
https://www.youtube.com/watch?v=Lf_R3ppm2kU
https://www.youtube.com/watch?v=72VGwyqhL3k
Atividade: Pesquise uma das obras de René Magritte e comente sobre ela.
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com
Atividade do período 30/11/2020 a 04/12/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3º
Termo A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia.
|
Habilidades: Reconhecer os impactos da intervenção humana
na evolução, nos campos da medicina, da agricultura e da farmacologia, e relação
com o aumento da esperança de vida. |
Atividade: Pesquise sobre “A Intervenção Humana na
evolução” · Processo de seleção
animal e vegetal; · Impactos da medicina,
agricultura e farmacologia no aumento da expectativa de vida.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 30/11 até 06/12 (Duas
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Enviar a pesquisa para
o e-mail benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail
das 19h30min às 21h30min.
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
3TA, TB
Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade
Semana 30 a 04 de novembro / dezembro
· O que é Infelicidade? Ela existe? Quais são as suas características?
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Entregar até 10 de dezembro
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: perguntas
Retornando a nossas aulas anteriores, onde foi pedido uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo, nesta aula vamos fazer a seguinte atividade.
!) Quem foi João Figueiredo?
2)Como foi a gestão de João Figueiredo?
3) Cite 3 pontos positivos durante sua gestão?
4) Cite 3 pontos negativos durante sua gestão?
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºMarcela
Física: 3 º termo A
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o
período de 30/11/2020 a 04/12/2020
Horário e dia para
esclarecer Dúvidas
segundas feiras
(19:00h as 20:30h)
Por e-mail e Watts
2º BIMESTRE
Meus queridos ,estamos
chegando na reta final não desistam !!!!
Radiação eletromagnética
Atualmente, a comunicação entre pessoas é mais
fácil, pois são várias as possibilidades disponíveis para os seres humanos se
comunicarem uns com os outros.
Observe a
figura a seguir e responda o que se pede.
Qual
é a diferença entre os telefones fixos e os telefones celulares?
•
como é feita a conexão entre um telefone fixo e outro
telefone fixo?
•
como é feita a comunicação entre aparelhos celulares?
•
Ondas de TV, de rádio e micro-ondas são iguais, da mesma
natureza? Por quê?
•
os raios gama são ondas ou matéria?
Geografia/Profº
História/ProfºSilvio
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 30 de novembro A 04 de Dezembro
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX
“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.
(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)
DUPLA DELÍCIA
“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.
VAMOS PRATICAR!
Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor Silvio
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 03 e 04/12 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
|
Adjetivos:
comparação de superioridade Para
fazer essa comparação de superioridade na língua inglesa, é
necessário seguir algumas regras: Quando o
adjetivo é uma palavra longa, para fazer uma comparação
acrescenta-se a palavra more antes do adjetivo: expensive (caro)
– more expensive (mais caro) Ex.: Honda Civic is more
expensive than Uno. (O Honda Civic é mais caro do que o Uno.) Quando o
adjetivo é uma palavra pequena, curta, como regra geral acrescentamos -er. Esse -er significa
“mais”: strong (forte) – stronger (mais
forte) Ex.: Rafa is stronger than me. (Rafa é mais
forte do que eu.) young (jovem)
– younger (mais jovem) Ex.: My little sister is younger than
me. (Minha irmãzinha é mais
nova do que eu.) Construções especiais: Good – better (Bom-melhor) Bad – worse (ruim-pior) Far – farther (longe-mais longe) Quando o
adjetivo é uma palavra pequena e termina em CVC –
consoante, vogal, consoante –, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -er: hot (quente) – hotter (mais
quente) Quando o
adjetivo pequeno termina com –y, retira-se o –y e
acrescenta-se –ier: happy (feliz)
– happier (mais feliz) Ex.: Michelle is happier than
you. (Michelle
é mais feliz do que você.
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS Leia o texto explicativo e
recorra a ele para responder as questões abaixo: 1) Qual palavra utilizamos antes de um adjetivo longo? 2) Como regra geral, quando o adjetivo é uma palavra curta, quais letras acrescentamos? 3)
Temos alguns adjetivos que são especiais, ou seja, não seguem as mesmas
regras, complete com a forma correta de cada um: Good
_______________ Bad
_________________ Far
_________________ 4)
Se o adjetivo é uma palavra curta
que termina com: consoante, vogal, consoante (CVC) qual alteração acontece? 5)
Se o adjetivo é curto/pequeno e
termina com y, qual alteração
acontece? 6)
Forme uma frase de comparação de
superioridade com cada um desses adjetivos: beautiful, rich, good, easy.
Veja suas respostas anteriores para responder esta questão corretamente. |
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
Bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual chamado charge.
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3ºTB/Noturno
Arte/ProfºJorge
Professor: Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE 3ºTA, 3ºTB
Duas aulas de 45 minutos cada.
CONTEÚDO:
Surrealismo
1ª e 2ª aula
Assista ao vídeo nos link: https://www.youtube.com/watch?v=ENZjUhsLZro
https://www.youtube.com/watch?v=Lf_R3ppm2kU
https://www.youtube.com/watch?v=72VGwyqhL3k
Atividade: Pesquise uma das obras de René Magritte e comente sobre ela.
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com
Atividade do período 30/11/2020 a 04/12/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
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3º
Termo A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia.
|
Habilidades: Reconhecer os impactos da intervenção humana
na evolução, nos campos da medicina, da agricultura e da farmacologia, e relação
com o aumento da esperança de vida. |
Atividade: Pesquise sobre “A Intervenção Humana na
evolução” · Processo de seleção
animal e vegetal; · Impactos da medicina,
agricultura e farmacologia no aumento da expectativa de vida.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 30/11 até 06/12 (Duas
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Enviar a pesquisa para
o e-mail benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail
das 19h30min às 21h30min.
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
3TA, TB
Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade
Semana 30 a 04 de novembro / dezembro
· O que é Infelicidade? Ela existe? Quais são as suas características?
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Entregar até 10 de dezembro
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: perguntas
Retornando a nossas aulas anteriores, onde foi pedido uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo, nesta aula vamos fazer a seguinte atividade.
!) Quem foi João Figueiredo?
2)Como foi a gestão de João Figueiredo?
3) Cite 3 pontos positivos durante sua gestão?
4) Cite 3 pontos negativos durante sua gestão?
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: FORNECIMENTO DE ENERGIA
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar: Qual (is) é (são), a(s) usina(s) que fornece(m) energia à sua cidade/região, destacando as seguintes caracterítas:tipo de usina; capacidade de produção em KW (potência); tempo de construção e operação; custos, etc
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/Profº
História/ProfºSilvio
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 30 de novembro A 04 de Dezembro
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX
“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.
(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)
DUPLA DELÍCIA
“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.
VAMOS PRATICAR!
Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor Silvio
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 03 e 04/12 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
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Adjetivos:
comparação de superioridade Para
fazer essa comparação de superioridade na língua inglesa, é
necessário seguir algumas regras: Quando o
adjetivo é uma palavra longa, para fazer uma comparação
acrescenta-se a palavra more antes do adjetivo: expensive (caro)
– more expensive (mais caro) Ex.: Honda Civic is more
expensive than Uno. (O Honda Civic é mais caro do que o Uno.) Quando o
adjetivo é uma palavra pequena, curta, como regra geral acrescentamos -er. Esse -er significa
“mais”: strong (forte) – stronger (mais
forte) Ex.: Rafa is stronger than me. (Rafa é mais
forte do que eu.) young (jovem)
– younger (mais jovem) Ex.: My little sister is younger than
me. (Minha irmãzinha é mais
nova do que eu.) Construções especiais: Good – better (Bom-melhor) Bad – worse (ruim-pior) Far – farther (longe-mais longe) Quando o
adjetivo é uma palavra pequena e termina em CVC –
consoante, vogal, consoante –, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -er: hot (quente) – hotter (mais
quente) Quando o
adjetivo pequeno termina com –y, retira-se o –y e
acrescenta-se –ier: happy (feliz)
– happier (mais feliz) Ex.: Michelle is happier than
you. (Michelle
é mais feliz do que você.
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS Leia o texto explicativo e
recorra a ele para responder as questões abaixo: 1) Qual palavra utilizamos antes de um adjetivo longo? 2) Como regra geral, quando o adjetivo é uma palavra curta, quais letras acrescentamos? 3)
Temos alguns adjetivos que são especiais, ou seja, não seguem as mesmas
regras, complete com a forma correta de cada um: Good
_______________ Bad
_________________ Far
_________________ 4)
Se o adjetivo é uma palavra curta
que termina com: consoante, vogal, consoante (CVC) qual alteração acontece? 5)
Se o adjetivo é curto/pequeno e
termina com y, qual alteração
acontece? 6)
Forme uma frase de comparação de
superioridade com cada um desses adjetivos: beautiful, rich, good, easy.
Veja suas respostas anteriores para responder esta questão corretamente. |
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
Bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual chamado charge.
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3ºTC/Noturno
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 3º T.C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Leitura e Interpretação
de texto. |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver habilidade de Práticas
de Leitura, Interpretação e Escrita.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de interpretação O Amor A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos
significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão,
misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem,
satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor
envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com
algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os
estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e
motivação. É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser. Fala-se do amor das mais diversas formas: amor
físico, amor platônico, amor materno, amor à vida. É o tipo de amor que tem
relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de
querer bem e agir em prol). Segundo os gregos, há quatro palavras que definem o
“amor”. Éros (cupido) refere-se ao amor romântico o amor entre os sexos.
Storgé (amor entre os membros da família). Filos (refere-se a afeição sentida
por amigos). Águape (amor baseado em princípios–amor incondicional).
1-E para você o que é o amor? 2-Que forma
de amor você conhece 3-Quais significados pode ter o amor, de acordo com
a língua portuguesa? 4-Quais são
as diversas formas de amor? 5-De acordo com
os gregos quais palavras definem o amor e a que se referem? 6-Para você
como surge o amor? 7-De que
forma é possível mostrar que se ama alguém?
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||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
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DATA 30/11 a 04/12
__ |
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Biologia/Profº
Filosofia/ProfºEdison
PROFESSOR: EDISON VIEIRA
MATERIA : FILOSOFIA
SERIE 3TC
ANALFABETO
PÓLITICO
O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa
dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o
preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que
se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil
que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o
pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo [...].
Bertold Brecht.
Interpretação do texto:
01 –
Segundo o poema, quem é o analfabeto político?
02 – Você
conhece algum “analfabeto político” como foi descrito no texto?
03 – “O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não
sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel,
do sapato dependem de decisões políticas.”
A partir
da leitura do trecho acima, marque a opção que reflete o estado desse homem não
politizado.
a)
Desolação e descrença.
b)
Alienação e indiferença.
c)
Insatisfação e acomodação.
d)
Preocupação e ingenuidade.
e)
Desamparo e incompreensão
04 – A
dimensão política do ser humano se constrói, constitui-se e alarga-se num longo
processo de aprendizado, desde os pequenos espaços sociais até os mais
complexos contextos. Sabendo-se que esse caminhar possibilita o grande desafio
para o efetivo exercício da cidadania. Assinale a alternativa que ratifica esta
assertiva.
a)
Compreender que a cidadania se conquista politicamente da forma plena, mesmo
numa sociedade dividida em classes.
b) Saber
que existe uma política democrática que viabiliza mudanças econômicas,
políticas, educacionais e acreditar nelas.
c)
Reconhecer o aparato estatal e a tradição política conservadora do país e,
ainda assim ter expectativa de que aconteçam mudanças qualitativas na
sociedade.
d) Ter
conhecimento legal e ser cônscio de que na sociedade democrática é assegurado o
direito de todos à liberdade de pensamento, à manifestação de opinião, à
associação, ao credo, de modo que a luta por esses direitos seja uma
consequência da consciência de sua garantia.
e) Ser
indiferente às questões políticas que perpassam e estão inseridas em todos os
âmbitos de desenvolvimento da sociedade, admitindo que só a política partidária
influencia as ações politizadas.
05 – No
poema, fatos da vida cotidiana, como o preço do feijão e do remédio, dependem
de decisões políticas. Você imagina que tipo de decisão política influencia
esses aspectos? Quem toma essas decisões?
06 – Faça
uma lista com outros itens da vida cotidiana que também dependem de decisões
políticas.
07 –
Quais as consequências da ignorância política, segundo o poema?
08 – Você
concorda com o que o poema afirma sobre quem não se interessa por política?
Justifique.
09 – Há
alguma relação com as afirmações do poeta alemão e a realidade política no
Brasil de hoje? Explique.
10 – A
partir da reflexão sugerida pelo poema de Berthold Brecht, “O Analfabeto
Político”, é CORRETO afirmar que:
a) O
desinteresse pela política tem consequências econômicas e sociais que afetam
todos as pessoas, tanto as que participam ativamente da política como aquelas que
se abstêm.
b) Todas as
pessoas deveriam participar diretamente da política institucional: quer dizer,
se candidatar a algum cargo eletivo, já que vivemos em uma democracia
participativa.
c) Brecht
sugere que as pessoas analfabetas não se interessam por política e por isso são
culpados pelo surgimento de problemas sociais, como prostituição, corrupção e
altos preços de alimentos.
d) A
política é, como mostra Brecht, uma atividade altamente especializada que deve
ser exercida apenas por profissionais – sobretudo economistas, que conseguirão
tomar as melhores decisões.
e) O
envolvimento de pessoas analfabetas na política – que podem votar e se
candidatar a cargos eletivos – é o responsável pela situação crítica que
enfrentamos e pela corrupção.
11 –
Quais os três adjetivos dados ao político no final desse texto? E qual foi dado
aos empresários?
12 – Você acha que a política interfere em sua vida? Justifique sua resposta.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: perguntas
Retornando a nossas aulas anteriores, onde foi pedido uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo, nesta aula vamos fazer a seguinte atividade.
!) Quem foi João Figueiredo?
2)Como foi a gestão de João Figueiredo?
3) Cite 3 pontos positivos durante sua gestão?
4) Cite 3 pontos negativos durante sua gestão?
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: FORNECIMENTO DE ENERGIA
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar: Qual (is) é (são), a(s) usina(s) que fornece(m) energia à sua cidade/região, destacando as seguintes caracterítas:tipo de usina; capacidade de produção em KW (potência); tempo de construção e operação; custos, etc
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/ProfºVanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 3TC EJA 4ºBimestre SEMANA 30 11 a 04/12 PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
Religiões no mundo atual
Os muçulmanos, ou adeptos do islamismo, estão concentrados no Oriente Médio, no Leste Asiático, no norte da África e na África ocidental. A Indonésia é o país que tem o maior número de adeptos. Já os judeus se concentram no Estado de Israel e muitos encontram-se também na América Latina (sobretudo na Argentina).
O cristianismo aparece representado em três grandes correntes: católicos, ortodoxos e protestantes – os primeiros com forte concentração na América Latina e na Europa, sendo que o Brasil é o país com maior número de católicos (aproximadamente 123 milhões, segundo o Censo 2010 do IBGE). O cristianismo ortodoxo, por sua vez, se concentra na Rússia e no Leste Europeu. Já as correntes protestantes localizam-se na Europa, na América do Norte (sobretudo nos EUA) e na África Subsaariana.
A análise dos mapas nos permite verificar que, somadas as três correntes, o cristianismo é a religião que tem o maior número de adeptos, com mais de 2 bilhões de pessoas. Em seguida, está o islamismo, com aproximadamente 1,5 bilhão de seguidores. Em menor número, está o judaísmo. Essas três religiões, embora disseminadas em menor ou maior grau pelo mundo, têm em comum a sua origem no Oriente Médio.
É importante saber que outras religiões como o hinduísmo, o budismo, o taoismo e religiões populares surgiram e se disseminaram na Índia, na China, no Japão e no Sudeste Asiático. Em menor número, o espiritismo se disseminou por alguns países do mundo. Existem ainda a umbanda e o candomblé, presentes no Brasil, que, assim como outras religiões, revelam a influência de crenças de origem africana.
Como no caso das línguas, as religiões não se restringem a uma dada área, região ou grupo de países. Com as migrações ao longo do tempo, os adeptos se espalham. Muitos se convertem a uma religião, mesmo que ela não seja a predominante em seu país ou sua cultura de origem. Além disso, as religiões mudam ou se adaptam também em face das influências externas. As fronteiras religiosas são, portanto, muito flexíveis.
O sincretismo religioso é a fusão de elementos de duas ou mais religiões. No Brasil, há um forte sincretismo afro-católico em que se combinam elementos católicos e cultos de origem africana. Para evitar punições e poder cultuar suas divindades e tradições, africanos escravizados criavam correspondências entre os santos católicos e suas divindades. Por exemplo, no candomblé, Iansã é a deusa dos ventos e tempestades. Sua correspondente no catolicismo é Santa Bárbara.
As práticas religiosas são comuns aos seres humanos desde os tempos mais remotos. Escolher uma religião e praticá-la ou optar por outra durante a vida é um direito incondicional, expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em declarações sobre a diversidade cultural aprovadas na ONU.
Do mesmo modo, deixar de professar uma religião também é um direito humano, e há muitas pessoas que declaram não possuir ou seguir religião alguma: são os ateus e os agnósticos. Para essas pessoas, as explicações sobre o mundo e a vida podem se pautar por comprovações científicas, por exemplo. Assim, não baseiam seus preceitos existenciais em visões religiosas.
Uma realidade triste no que diz respeito às religiões é que há, na história, inúmeros registros de conflitos violentos, mortes, perseguições e segregação em função delas. É comum que atitudes extremistas sejam associadas a uma ou outra religião. Existem organizações terroristas, como a Al Qaeda, e outras da Ásia central, que fazem sua leitura particular do Corão (o livro sagrado do Islã), sendo assim consideradas islâmicas radicais. Há também fundamentalistas cristãos que promovem massacres e perseguições em nome de sua fé. É o caso dos grupos que condenam ou atacam homossexuais em diversos países. Mas isso não significa que todo muçulmano seja “terrorista” ou que todo cristão seja intolerante.
ATIVIDADE:
A ideia de intolerância foi usada para denominar situações de não aceitação do outro ou do diferente por motivações políticas, étnicas, raciais, religiosas e outras. O caminho da intolerância foi, quase sempre, o de promover a discriminação e a violência. Alguns questionam essas ideias e propõem praticar a tolerância em seu lugar.
Para você, o que significa “tolerar” o outro? Tolerância seria o contrário de intolerância? Você já se envolveu em situações de intolerância ou foi vítima delas? Como as sociedades podem combater a intolerância? Registre suas reflexões a seguir.
História/ProfºSilvio
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 30 de novembro A 04 de Dezembro
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX
“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.
(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)
DUPLA DELÍCIA
“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.
VAMOS PRATICAR!
Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:
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Professor Silvio
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 03 e 04/12 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
|
Adjetivos:
comparação de superioridade Para
fazer essa comparação de superioridade na língua inglesa, é
necessário seguir algumas regras: Quando o
adjetivo é uma palavra longa, para fazer uma comparação
acrescenta-se a palavra more antes do adjetivo: expensive (caro)
– more expensive (mais caro) Ex.: Honda Civic is more
expensive than Uno. (O Honda Civic é mais caro do que o Uno.) Quando o
adjetivo é uma palavra pequena, curta, como regra geral acrescentamos -er. Esse -er significa
“mais”: strong (forte) – stronger (mais
forte) Ex.: Rafa is stronger than me. (Rafa é mais
forte do que eu.) young (jovem)
– younger (mais jovem) Ex.: My little sister is younger than
me. (Minha irmãzinha é mais
nova do que eu.) Construções especiais: Good – better (Bom-melhor) Bad – worse (ruim-pior) Far – farther (longe-mais longe) Quando o
adjetivo é uma palavra pequena e termina em CVC –
consoante, vogal, consoante –, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -er: hot (quente) – hotter (mais
quente) Quando o
adjetivo pequeno termina com –y, retira-se o –y e
acrescenta-se –ier: happy (feliz)
– happier (mais feliz) Ex.: Michelle is happier than
you. (Michelle
é mais feliz do que você.
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS Leia o texto explicativo e
recorra a ele para responder as questões abaixo: 1) Qual palavra utilizamos antes de um adjetivo longo? 2) Como regra geral, quando o adjetivo é uma palavra curta, quais letras acrescentamos? 3)
Temos alguns adjetivos que são especiais, ou seja, não seguem as mesmas
regras, complete com a forma correta de cada um: Good
_______________ Bad
_________________ Far
_________________ 4)
Se o adjetivo é uma palavra curta
que termina com: consoante, vogal, consoante (CVC) qual alteração acontece? 5)
Se o adjetivo é curto/pequeno e
termina com y, qual alteração
acontece? 6)
Forme uma frase de comparação de
superioridade com cada um desses adjetivos: beautiful, rich, good, easy.
Veja suas respostas anteriores para responder esta questão corretamente. |
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RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
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