segunda-feira, 30 de novembro de 2020

3º EJA do ensino médio semana de 30 de novembro a 04 de dezembro 2020

 Atividade da semana de   30 de novembro 04 dezembro 2020

                                                  

                                              3ºTA/Noturno

                                        

Arte/ProfºJorge

Professor: Jorge C. Pessoa

DISCIPLINA/TURMA:

ARTE 3ºTA, 3ºTB

Duas aulas de 45 minutos cada.

CONTEÚDO:

Surrealismo

1ª e 2ª aula

Assista ao vídeo nos link: https://www.youtube.com/watch?v=ENZjUhsLZro

https://www.youtube.com/watch?v=Lf_R3ppm2kU

https://www.youtube.com/watch?v=72VGwyqhL3k

Atividade: Pesquise uma das obras de René Magritte e comente sobre ela.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com

Atividade do período 30/11/2020 a 04/12/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º Termo A e 3º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.         

 

Habilidades:  

 Reconhecer os impactos da intervenção humana na evolução, nos campos da medicina, da agricultura e da farmacologia, e relação com o aumento da esperança de vida.

 

Atividade:

Pesquise sobre “A Intervenção Humana na evolução”

·       Processo de seleção animal e vegetal;

·       Impactos da medicina, agricultura e farmacologia no aumento da expectativa de vida.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 30/11 até 06/12 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 














Enviar a pesquisa    para o e-mail benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

 

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

3TA, TB

Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade

Semana 30 a 04 de novembro / dezembro

· O que é Infelicidade? Ela existe? Quais são as suas características?

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 10 de dezembro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: perguntas

Retornando a nossas aulas anteriores, onde foi pedido uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo, nesta aula vamos fazer a seguinte atividade.

!) Quem foi João Figueiredo?

2)Como foi a gestão de João Figueiredo?

3) Cite 3 pontos positivos durante sua gestão?

4) Cite 3 pontos negativos durante sua gestão?

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 3 º termo A

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 30/11/2020  a 04/12/2020

Horário e dia para esclarecer Dúvidas

segundas feiras (19:00h as 20:30h)

Por e-mail e Watts

 2º BIMESTRE

        Meus queridos ,estamos chegando na reta final não desistam !!!!

 

                                            Radiação eletromagnética

 

Atualmente, a comunicação entre pessoas é mais fácil, pois são várias as possibilidades disponíveis para os seres humanos se comunicarem uns com os outros.
Observe a figura a seguir e responda o que se pede.

 


Qual é a diferença entre os telefones fixos e os telefones celulares?
como é feita a conexão entre um telefone fixo e outro telefone fixo?
como é feita a comunicação entre aparelhos celulares?
Ondas de TV, de rádio e micro-ondas são iguais, da mesma natureza? Por quê?                                     
os raios gama são ondas ou matéria?


Geografia/Profº

História/ProfºSilvio


TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 30 de novembro A 04 de Dezembro

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX


 

“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.

 

(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)

 

DUPLA DELÍCIA

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

 

Mario Quintana

 

 


VAMOS PRATICAR!

Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor Silvio


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 03 e 04/12

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

Adjetivos: comparação de superioridade 

 

Para fazer essa comparação de superioridade na língua inglesa, é necessário seguir algumas regras:

Quando o adjetivo é uma palavra longa, para fazer uma comparação acrescenta-se a palavra more antes do adjetivo: expensive (caro) – more expensive (mais caro)

Ex.: Honda Civic is more expensive than Uno. (O Honda Civic é mais caro do que o Uno.)

 

Quando o adjetivo é uma palavra pequena, curta, como regra geral acrescentamos -er. Esse -er significa “mais”: strong (forte) – stronger (mais forte) Ex.: Rafa is stronger than me. (Rafa é mais forte do que eu.)

young (jovem) – younger (mais jovem) Ex.: My little sister is younger than me. (Minha irmãzinha é mais nova do que eu.)

Construções especiais:

Good – better (Bom-melhor)

Bad – worse (ruim-pior)

Far – farther (longe-mais longe)

Quando o adjetivo é uma palavra pequena e termina em CVC – consoante, vogal, consoante –, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -erhot (quente) – hotter (mais quente)

 

Quando o adjetivo pequeno termina com –y, retira-se o –e acrescenta-se –ier:

happy (feliz) – happier (mais feliz)

Ex.: Michelle is happier than you. (Michelle é mais feliz do que você.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Leia o texto explicativo e recorra a ele para responder as questões abaixo:

1) Qual palavra utilizamos antes de um adjetivo longo?

2) Como regra geral, quando o adjetivo é uma palavra curta, quais letras acrescentamos?

3) Temos alguns adjetivos que são especiais, ou seja, não seguem as mesmas regras, complete com a forma correta de cada um:

Good _______________

Bad _________________

Far _________________

4) Se o adjetivo é uma palavra curta que termina com: consoante, vogal, consoante (CVC) qual alteração acontece?

5) Se o adjetivo é curto/pequeno e termina com y, qual alteração acontece?

6) Forme uma frase de comparação de superioridade com cada um desses adjetivos: beautiful, rich, good, easy. Veja suas respostas anteriores para responder esta questão corretamente.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

Charge

Bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual chamado charge.




















image.png


1-A imagem indicada na questão tem como objetivo
a) satirizar os homens apaixonados.
b) exaltar a força da industrialização.
c) enaltecer a exuberância das borboletas.
d) criticar a devastação do meio ambiente.
e) desaprovar o roubo

2-  Como você pode relacionar o desenho " acima com a atual situação do Brasil no âmbito do meio ambiente?

3- Ratinho (Carlos Massa) dispara contra mico-leão-dourado: "Se todos morressem, o que mudaria pra nós?" 
 COMENTE A CITAÇÂO DO APRESENTADOR (PEQUENO TEXTO)

Prezado aluno encaminhar a atividade para thiagomhz@gmail.com



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3ºTB/Noturno

Arte/ProfºJorge

Professor: Jorge C. Pessoa

DISCIPLINA/TURMA:

ARTE 3ºTA, 3ºTB

Duas aulas de 45 minutos cada.

CONTEÚDO:

Surrealismo

1ª e 2ª aula

Assista ao vídeo nos link: https://www.youtube.com/watch?v=ENZjUhsLZro

https://www.youtube.com/watch?v=Lf_R3ppm2kU

https://www.youtube.com/watch?v=72VGwyqhL3k

Atividade: Pesquise uma das obras de René Magritte e comente sobre ela.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com

Atividade do período 30/11/2020 a 04/12/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º Termo A e 3º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.         

 

Habilidades:  

 Reconhecer os impactos da intervenção humana na evolução, nos campos da medicina, da agricultura e da farmacologia, e relação com o aumento da esperança de vida.

 

Atividade:

Pesquise sobre “A Intervenção Humana na evolução”

·       Processo de seleção animal e vegetal;

·       Impactos da medicina, agricultura e farmacologia no aumento da expectativa de vida.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 30/11 até 06/12 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 















Enviar a pesquisa    para o e-mail benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

 


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

3TA, TB

Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade

Semana 30 a 04 de novembro / dezembro

· O que é Infelicidade? Ela existe? Quais são as suas características?

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 10 de dezembro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: perguntas

Retornando a nossas aulas anteriores, onde foi pedido uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo, nesta aula vamos fazer a seguinte atividade.

!) Quem foi João Figueiredo?

2)Como foi a gestão de João Figueiredo?

3) Cite 3 pontos positivos durante sua gestão?

4) Cite 3 pontos negativos durante sua gestão?

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:  FORNECIMENTO DE ENERGIA
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Pesquisar: Qual (is) é (são), a(s) usina(s) que fornece(m) energia à sua cidade/região, destacando as seguintes caracterítas:tipo de usina; capacidade de produção em KW (potência); tempo de construção e operação; custos, etc
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno

Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com


Geografia/Profº

História/ProfºSilvio


TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 30 de novembro A 04 de Dezembro

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX


 

“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.

 

(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)

 

DUPLA DELÍCIA

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

 

Mario Quintana

 

 


VAMOS PRATICAR!

Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor Silvio


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 03 e 04/12

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

Adjetivos: comparação de superioridade 

 

Para fazer essa comparação de superioridade na língua inglesa, é necessário seguir algumas regras:

Quando o adjetivo é uma palavra longa, para fazer uma comparação acrescenta-se a palavra more antes do adjetivo: expensive (caro) – more expensive (mais caro)

Ex.: Honda Civic is more expensive than Uno. (O Honda Civic é mais caro do que o Uno.)

 

Quando o adjetivo é uma palavra pequena, curta, como regra geral acrescentamos -er. Esse -er significa “mais”: strong (forte) – stronger (mais forte) Ex.: Rafa is stronger than me. (Rafa é mais forte do que eu.)

young (jovem) – younger (mais jovem) Ex.: My little sister is younger than me. (Minha irmãzinha é mais nova do que eu.)

Construções especiais:

Good – better (Bom-melhor)

Bad – worse (ruim-pior)

Far – farther (longe-mais longe)

Quando o adjetivo é uma palavra pequena e termina em CVC – consoante, vogal, consoante –, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -erhot (quente) – hotter (mais quente)

 

Quando o adjetivo pequeno termina com –y, retira-se o –e acrescenta-se –ier:

happy (feliz) – happier (mais feliz)

Ex.: Michelle is happier than you. (Michelle é mais feliz do que você.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Leia o texto explicativo e recorra a ele para responder as questões abaixo:

1) Qual palavra utilizamos antes de um adjetivo longo?

2) Como regra geral, quando o adjetivo é uma palavra curta, quais letras acrescentamos?

3) Temos alguns adjetivos que são especiais, ou seja, não seguem as mesmas regras, complete com a forma correta de cada um:

Good _______________

Bad _________________

Far _________________

4) Se o adjetivo é uma palavra curta que termina com: consoante, vogal, consoante (CVC) qual alteração acontece?

5) Se o adjetivo é curto/pequeno e termina com y, qual alteração acontece?

6) Forme uma frase de comparação de superioridade com cada um desses adjetivos: beautiful, rich, good, easy. Veja suas respostas anteriores para responder esta questão corretamente.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

Charge

Bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual chamado charge.




















image.png


1-A imagem indicada na questão tem como objetivo
a) satirizar os homens apaixonados.
b) exaltar a força da industrialização.
c) enaltecer a exuberância das borboletas.
d) criticar a devastação do meio ambiente.
e) desaprovar o roubo

2-  Como você pode relacionar o desenho " acima com a atual situação do Brasil no âmbito do meio ambiente?

3- Ratinho (Carlos Massa) dispara contra mico-leão-dourado: "Se todos morressem, o que mudaria pra nós?" 
 COMENTE A CITAÇÂO DO APRESENTADOR (PEQUENO TEXTO)

Prezado aluno encaminhar a atividade para thiagomhz@gmail.com


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                                             3ºTC/Noturno

                                        

Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  3º T.C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Leitura e Interpretação de texto.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita.

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade de interpretação

O Amor

A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser.

Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor à vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).

Segundo os gregos, há quatro palavras que definem o “amor”. Éros (cupido) refere-se ao amor romântico o amor entre os sexos. Storgé (amor entre os membros da família). Filos (refere-se a afeição sentida por amigos). Águape (amor baseado em princípios–amor incondicional).

 

1-E para você o que é o amor?

 2-Que forma de amor você conhece

3-Quais significados pode ter o amor, de acordo com a língua portuguesa?

 4-Quais são as diversas formas de amor?

 5-De acordo com os gregos quais palavras definem o amor e a que se referem?

 6-Para você como surge o amor?

 7-De que forma é possível mostrar que se ama alguém?

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 30/11 a 04/12

 

__

 

 

 

 

Biologia/Profº


Filosofia/ProfºEdison

PROFESSOR: EDISON VIEIRA

MATERIA : FILOSOFIA  SERIE  3TC

ANALFABETO PÓLITICO

 

  O pior analfabeto é o analfabeto político.

        Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

        Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

        O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo [...].

                                                                                                       Bertold Brecht.

 

 

Interpretação do texto:

 

 

01 – Segundo o poema, quem é o analfabeto político?

 

     

02 – Você conhece algum “analfabeto político” como foi descrito no texto?

     

 

03 – “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato dependem de decisões políticas.”

 

A partir da leitura do trecho acima, marque a opção que reflete o estado desse homem não politizado.

a) Desolação e descrença.

b) Alienação e indiferença.

c) Insatisfação e acomodação.

d) Preocupação e ingenuidade.

e) Desamparo e incompreensão

 

 

04 – A dimensão política do ser humano se constrói, constitui-se e alarga-se num longo processo de aprendizado, desde os pequenos espaços sociais até os mais complexos contextos. Sabendo-se que esse caminhar possibilita o grande desafio para o efetivo exercício da cidadania. Assinale a alternativa que ratifica esta assertiva.

 

 

a) Compreender que a cidadania se conquista politicamente da forma plena, mesmo numa sociedade dividida em classes.

b) Saber que existe uma política democrática que viabiliza mudanças econômicas, políticas, educacionais e acreditar nelas.

 

c) Reconhecer o aparato estatal e a tradição política conservadora do país e, ainda assim ter expectativa de que aconteçam mudanças qualitativas na sociedade.

d) Ter conhecimento legal e ser cônscio de que na sociedade democrática é assegurado o direito de todos à liberdade de pensamento, à manifestação de opinião, à associação, ao credo, de modo que a luta por esses direitos seja uma consequência da consciência de sua garantia.

e) Ser indiferente às questões políticas que perpassam e estão inseridas em todos os âmbitos de desenvolvimento da sociedade, admitindo que só a política partidária influencia as ações politizadas.

 

 

05 – No poema, fatos da vida cotidiana, como o preço do feijão e do remédio, dependem de decisões políticas. Você imagina que tipo de decisão política influencia esses aspectos? Quem toma essas decisões?

 

 

06 – Faça uma lista com outros itens da vida cotidiana que também dependem de decisões políticas.

  

 

07 – Quais as consequências da ignorância política, segundo o poema?

     

 

08 – Você concorda com o que o poema afirma sobre quem não se interessa por política? Justifique.

 

 

09 – Há alguma relação com as afirmações do poeta alemão e a realidade política no Brasil de hoje? Explique.

 

 

10 – A partir da reflexão sugerida pelo poema de Berthold Brecht, “O Analfabeto Político”, é CORRETO afirmar que:

a)   O desinteresse pela política tem consequências econômicas e sociais que afetam todos as pessoas, tanto as que participam ativamente da política como aquelas que se abstêm.

b)   Todas as pessoas deveriam participar diretamente da política institucional: quer dizer, se candidatar a algum cargo eletivo, já que vivemos em uma democracia participativa.

 

c)   Brecht sugere que as pessoas analfabetas não se interessam por política e por isso são culpados pelo surgimento de problemas sociais, como prostituição, corrupção e altos preços de alimentos.

 

d)   A política é, como mostra Brecht, uma atividade altamente especializada que deve ser exercida apenas por profissionais – sobretudo economistas, que conseguirão tomar as melhores decisões.

 

e)   O envolvimento de pessoas analfabetas na política – que podem votar e se candidatar a cargos eletivos – é o responsável pela situação crítica que enfrentamos e pela corrupção.

 

 

 

11 – Quais os três adjetivos dados ao político no final desse texto? E qual foi dado aos empresários?

 

  12 – Você acha que a política interfere em sua vida? Justifique sua resposta.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: perguntas

Retornando a nossas aulas anteriores, onde foi pedido uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo, nesta aula vamos fazer a seguinte atividade.

!) Quem foi João Figueiredo?

2)Como foi a gestão de João Figueiredo?

3) Cite 3 pontos positivos durante sua gestão?

4) Cite 3 pontos negativos durante sua gestão?

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:  FORNECIMENTO DE ENERGIA
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Pesquisar: Qual (is) é (são), a(s) usina(s) que fornece(m) energia à sua cidade/região, destacando as seguintes caracterítas:tipo de usina; capacidade de produção em KW (potência); tempo de construção e operação; custos, etc
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno

Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com


Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 3TC EJA 4ºBimestre SEMANA 30 11 a 04/12 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

Religiões no mundo atual

Os muçulmanos, ou adeptos do islamismo, estão concentrados no Oriente Médio, no Leste Asiático, no norte da África e na África ocidental. A Indonésia é o país que tem o maior número de adeptos. Já os judeus se concentram no Estado de Israel e muitos encontram-se também na América Latina (sobretudo na Argentina).

O cristianismo aparece representado em três grandes correntes: católicos, ortodoxos e protestantes – os primeiros com forte concentração na América Latina e na Europa, sendo que o Brasil é o país com maior número de católicos (aproximadamente 123 milhões, segundo o Censo 2010 do IBGE). O cristianismo ortodoxo, por sua vez, se concentra na Rússia e no Leste Europeu. Já as correntes protestantes localizam-se na Europa, na América do Norte (sobretudo nos EUA) e na África Subsaariana.

A análise dos mapas nos permite verificar que, somadas as três correntes, o cristianismo é a religião que tem o maior número de adeptos, com mais de 2 bilhões de pessoas. Em seguida, está o islamismo, com aproximadamente 1,5 bilhão de seguidores. Em menor número, está o judaísmo. Essas três religiões, embora disseminadas em menor ou maior grau pelo mundo, têm em comum a sua origem no Oriente Médio.

É importante saber que outras religiões como o hinduísmo, o budismo, o taoismo e religiões populares surgiram e se disseminaram na Índia, na China, no Japão e no Sudeste Asiático. Em menor número, o espiritismo se disseminou por alguns países do mundo. Existem ainda a umbanda e o candomblé, presentes no Brasil, que, assim como outras religiões, revelam a influência de crenças de origem africana.

Como no caso das línguas, as religiões não se restringem a uma dada área, região ou grupo de países. Com as migrações ao longo do tempo, os adeptos se espalham. Muitos se convertem a uma religião, mesmo que ela não seja a predominante em seu país ou sua cultura de origem. Além disso, as religiões mudam ou se adaptam também em face das influências externas. As fronteiras religiosas são, portanto, muito flexíveis.

O sincretismo religioso é a fusão de elementos de duas ou mais religiões. No Brasil, há um forte sincretismo afro-católico em que se combinam elementos católicos e cultos de origem africana. Para evitar punições e poder cultuar suas divindades e tradições, africanos escravizados criavam correspondências entre os santos católicos e suas divindades. Por exemplo, no candomblé, Iansã é a deusa dos ventos e tempestades. Sua correspondente no catolicismo é Santa Bárbara.

As práticas religiosas são comuns aos seres humanos desde os tempos mais remotos. Escolher uma religião e praticá-la ou optar por outra durante a vida é um direito incondicional, expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em declarações sobre a diversidade cultural aprovadas na ONU.

Do mesmo modo, deixar de professar uma religião também é um direito humano, e há muitas pessoas que declaram não possuir ou seguir religião alguma: são os ateus e os agnósticos. Para essas pessoas, as explicações sobre o mundo e a vida podem se pautar por comprovações científicas, por exemplo. Assim, não baseiam seus preceitos existenciais em visões religiosas.

Uma realidade triste no que diz respeito às religiões é que há, na história, inúmeros registros de conflitos violentos, mortes, perseguições e segregação em função delas. É comum que atitudes extremistas sejam associadas a uma ou outra religião. Existem organizações terroristas, como a Al Qaeda, e outras da Ásia central, que fazem sua leitura particular do Corão (o livro sagrado do Islã), sendo assim consideradas islâmicas radicais. Há também fundamentalistas cristãos que promovem massacres e perseguições em nome de sua fé. É o caso dos grupos que condenam ou atacam homossexuais em diversos países. Mas isso não significa que todo muçulmano seja “terrorista” ou que todo cristão seja intolerante.

ATIVIDADE:

A ideia de intolerância foi usada para denominar situações de não aceitação do outro ou do diferente por motivações políticas, étnicas, raciais, religiosas e outras. O caminho da intolerância foi, quase sempre, o de promover a discriminação e a violência. Alguns questionam essas ideias e propõem praticar a tolerância em seu lugar.

Para você, o que significa “tolerar” o outro? Tolerância seria o contrário de intolerância? Você já se envolveu em situações de intolerância ou foi vítima delas? Como as sociedades podem combater a intolerância? Registre suas reflexões a seguir.

História/ProfºSilvio


TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 30 de novembro A 04 de Dezembro

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX


 

“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.

 

(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)

 

DUPLA DELÍCIA

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

 

Mario Quintana

 

 


VAMOS PRATICAR!

Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:

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Professor Silvio

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 03 e 04/12

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

Adjetivos: comparação de superioridade 

 

Para fazer essa comparação de superioridade na língua inglesa, é necessário seguir algumas regras:

Quando o adjetivo é uma palavra longa, para fazer uma comparação acrescenta-se a palavra more antes do adjetivo: expensive (caro) – more expensive (mais caro)

Ex.: Honda Civic is more expensive than Uno. (O Honda Civic é mais caro do que o Uno.)

 

Quando o adjetivo é uma palavra pequena, curta, como regra geral acrescentamos -er. Esse -er significa “mais”: strong (forte) – stronger (mais forte) Ex.: Rafa is stronger than me. (Rafa é mais forte do que eu.)

young (jovem) – younger (mais jovem) Ex.: My little sister is younger than me. (Minha irmãzinha é mais nova do que eu.)

Construções especiais:

Good – better (Bom-melhor)

Bad – worse (ruim-pior)

Far – farther (longe-mais longe)

Quando o adjetivo é uma palavra pequena e termina em CVC – consoante, vogal, consoante –, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -erhot (quente) – hotter (mais quente)

 

Quando o adjetivo pequeno termina com –y, retira-se o –e acrescenta-se –ier:

happy (feliz) – happier (mais feliz)

Ex.: Michelle is happier than you. (Michelle é mais feliz do que você.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Leia o texto explicativo e recorra a ele para responder as questões abaixo:

1) Qual palavra utilizamos antes de um adjetivo longo?

2) Como regra geral, quando o adjetivo é uma palavra curta, quais letras acrescentamos?

3) Temos alguns adjetivos que são especiais, ou seja, não seguem as mesmas regras, complete com a forma correta de cada um:

Good _______________

Bad _________________

Far _________________

4) Se o adjetivo é uma palavra curta que termina com: consoante, vogal, consoante (CVC) qual alteração acontece?

5) Se o adjetivo é curto/pequeno e termina com y, qual alteração acontece?

6) Forme uma frase de comparação de superioridade com cada um desses adjetivos: beautiful, rich, good, easy. Veja suas respostas anteriores para responder esta questão corretamente.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

Charge

Bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual chamado charge.




















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1-A imagem indicada na questão tem como objetivo
a) satirizar os homens apaixonados.
b) exaltar a força da industrialização.
c) enaltecer a exuberância das borboletas.
d) criticar a devastação do meio ambiente.
e) desaprovar o roubo

2-  Como você pode relacionar o desenho " acima com a atual situação do Brasil no âmbito do meio ambiente?

3- Ratinho (Carlos Massa) dispara contra mico-leão-dourado: "Se todos morressem, o que mudaria pra nós?" 
 COMENTE A CITAÇÂO DO APRESENTADOR (PEQUENO TEXTO)

Prezado aluno encaminhar a atividade para thiagomhz@gmail.com



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