Atividade da semana de 09 a 12 de novembro 2020
Eletivas/Profº Denis
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
4º Bim semana 4 (09.11 à 13.11) Denis
Fiquem
atentos se está inscrito nesta eletiva
Você ao ouvir bolsa de valores o que passa por suas mentes? Imagino que
seja uma bolsa cheia de dinheiro!
Ficou curioso para saber? veja essa
matéria do blog da rico corretora que separei para vocês aprenderem mais sobre:
https://blog.rico.com.vc/bolsa-de-valores-o-que-e
Depois de ler essa matéria envie
seus comentários no e-mail do professor sobre o que entendeu. Até a próxima.
Fonte: Bolg da Rico
Aulas
Previstas: 2 Aulas
Público:
8º
ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades
envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;
Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Eletivas/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 09 a 12/11/2020 |
||
DISCIPLINA/TURMA: 7°,
9°, 1°.
ELETIVA-JIU
JITSU |
|||
CONTEÚDOS:
TÉCNICAS DO JIU
JITSU E AUTODEFESA |
|||
Aula I: Assista ao vídeo abaixo e faça um comentário sobre o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=udB_--9lXVY
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II: Assista ao vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=08DeI1luFq8
Reflita sobre o resultado na
luta e responda:
Como acontece s pontuações
no Jiu Jitsu? O que é a finalização no Jiu
Jitsu?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
|
|||
: Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode
ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
|
|||
|
|
|
Eletivas/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
OBS:
ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ DIA 17/11/2020
·
Atividade 1-Realizar a leitrura da reportagem;
·
Atividade 2- Descrever a sua opinião sobre o
retorno dos parques;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 17/11/2020
9ºAno A
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Atividade:
Apreciação 1
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR02)Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais da fotografia, do grafite, da escultura, da
intervenção e de outras modalidades da arte pública contemporânea,
contextualizando-os no tempo e no espaço. |
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
A cidade é um
lugar em contínuo movimento e transformação, muitos artistas buscam, nos
espaços públicos, um campo para desenvolver e expor suas propostas, suas
ideias por meio da Arte. Temos abaixo algumas imagens que abordam fotografia,
grafite, escultura, intervenção e arte pública contemporânea de artistas
brasileiros e estrangeiros, vocês irão apreciar e analisar os objetos de
conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem.
1a. Escultura Alegórica. Fonte: Pete
Linforth/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hyicy. Acesso em: 13 abr. 2020. 2. Grafite Estêncil-Menina com
balão/Banksy. Fonte: Zorro4/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hskth.
Acesso em: 03 abr. 2020 .2a. Grafite 3D -Rio/Kobra. Fonte:
Marcos Souza/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hsktz. Acesso em: 03 abr.
2020. 3. Intervenção urbana
-Grafite-Mundano-Fonte: tatosievers/Pixabay. Disponível em:
http://gg.gg/hxyzg.Acesso em: 13 abr. 2020. 3a.Intervenção urbana -Stickers -Fonte:
ShonEjai/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxy98. Acesso em: 13 abr. 2020.
Após a
realização da apreciação realizem uma leitura de imagens e escrevam em seu
caderno as suas impressões sobre as obras.
|
||||
RECURSOS:
Caderno para anotações..
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 09/11 a 12/11
__ |
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 09/11/2020
à 12/11/2020
Habilidades: Descrever
a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema
solar na nossa Galáxia e dela no Universo.
Atividade: Fazer pesquisa em
livros didáticos ou internet
1-
Quais são os astros do Sistema Solar?
2-
Descreva sobre as características dos astros do
Sistema Solar:
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática:
Unidade Temática – Ginástica
ATIVIDADE
Caderno do Aluno
OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ DIA 17/11/2020
·
Atividade 1- Saúde é o que Interessa;
·
O que eu sei sobre a Ginástica de
Conscientização corporal e a de condicionamento físico? (pg: 85);
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:17/11/2020
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 09 a 12 do 11 de
2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 4º bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões
relacionadas.
Quantidade de
aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, os conceitos de cidade e/ou urbanização.
GEOGRAFIA : conceitos de cidade e urbanização ( 2 / 2 ).
Questões sobre conceitos de cidade e urbanização.
1- O que é urbanização e quais
são as suas causas ? responda e explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O que faz com que uma
sociedade seja considerada urbanizada ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Pesquise e responda explicando
o que é conurbação ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Registre
no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ A perseverança e a força de vontade têm efeitos
mágicos na superação das dificuldades da vida.
Quem supera, vence ! ”
História/Profº Silvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMA: 9A
A atividade dessa semana é a mesma da anterior. Os alunos que
já realizaram não precisam fazer novamente. Isso está acontecendo para dar
outra oportunidade aos alunos que ainda não fizeram.
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra
mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a
humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de
um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das
diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.
AVALIAÇÃO: Introdução ao tema com texto sobre a Segunda Grande Guerra
Mundial. Não tem atividade nessa semana.
DURAÇÃO: 02 aulas
SEMANA: de 09 a 12 de novembro
A Segunda Guerra Mundial
RESPONDA
RESPONDA
1. O
que foi a Segunda Guerra Mundial?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais
alianças se formaram durante a guerra?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Qual
foi o marco inicial da guerra?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Pesquise
e responda quais as principais consequências da segunda grande guerra mundial.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor Silvio
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim. Data:
09/11/20 a 13/11/20
Turmas: 9º A, B, C
Tema: Dias da Semana
1ª aula – Algumas frases com dias da semana
(leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno e envie para meu
e-mail). Faremos atividade nas próximas aulas.
a) Monday is my busiest day.
Segunda-feira é meu dia mais atarefado.
b)
I’m never free on Mondays.
Eu nunca estou livre às segundas-feiras.
(Sempre use a preposição on para se referir a algo
que acontece em algum dia da semana.)
c) We
can get this project done by Monday.
Nós conseguimos terminar esse projeto até
segunda-feira.
2ª
aula: continuação
d) Are you free on Tuesday?
Você
está livre na terça-feira?
e) Tom told me that he
could come on any day but Tuesday.
O
Tom me disse que ele poderia vir qualquer dia, menos terça-feira.
f) The board of directors
is going to discuss the proposal next Tuesday.
A
diretoria irá discutir a proposta na próxima terça-feira.
g) I’ll see you next
Wednesday.
Te
vejo na próxima quarta-feira.
h) She has been absent
since last Wednesday.
Ela
está ausente desde quarta-feira passada.
Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua portuguesa/Profº Jobiane
Semana de 9/11/2020 a 12/11/2020
Matéria: Língua Portuguesa – Professora Jobiane
Anos: 9°A, 9°B e 9°C
Tema:
Violência contra as mulheres
Orientação da atividade:
Registrar as atividades no caderno e enviar sua reflexão sobre esse tema e
justificar qual é a importância de debater e se conscientizar sobre os atos de
violências praticados contra as mulheres.
TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDA
CONTRA A MULHER
A
violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com
diferentes
graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente,
mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é
a manifestação mais extrema.
– Violência de gênero
Violência
de gênero consiste em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause
morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no
âmbito público como no privado. A violência de gênero é uma manifestação de
relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a
subordinação não implica na ausência absoluta de poder.
– Violência intrafamiliar
Violência
intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade
física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de
outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum
membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental,
ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra. O
conceito de violência intrafamiliar não se refere apenas ao espaço físico onde
a violência ocorre, mas também às relações em que se constrói e efetua.
– Violência doméstica
A
violência doméstica distingue-se da violência intrafamiliar por incluir outros
membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico.
Incluem-se aí empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados.
Acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um
membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso
físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.
– Violência física
Ocorre
quando uma pessoa, que está em relação de poder em relação a outra, causa ou
tenta causar dano não acidental, por meio do uso da força física ou de algum
tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas.
Segundo concepções mais recentes, o castigo repetido, não severo, também se
considera violência física. Esta violência pode se manifestar de várias formas:
•
Tapas
•
Empurrões
•
Socos
•
Mordidas
•
Chutes
• Queimaduras
•
Cortes
•
Estrangulamento
•
Lesões por armas ou objetos
•
Obrigar a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool,
drogas
ou outras substâncias, inclusive alimentos.
•
Tirar de casa à força
•
Amarrar
•
Arrastar
•
Arrancar a roupa
• Abandonar
em lugares desconhecidos
•
Danos à integridade corporal decorrentes de negligência (omissão de
cuidados
e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo,
doenças,
gravidez, alimentação, higiene, entre outros).
– Violência sexual
A
violência sexual compreende uma variedade de atos ou tentativas de relação
sexual sob coação ou fisicamente forçada, no casamento ou em outros
relacionamentos.
A
violência sexual é cometida na maioria das vezes por autores conhecidos das
mulheres envolvendo o vínculo conjugal (esposo e companheiro) no espaço
doméstico, o que contribui para sua invisibilidade. Esse tipo de violência
acontece nas várias classes sociais e nas diferentes culturas. Diversos atos
sexualmente violentos podem ocorrer em diferentes circunstâncias e cenários.
Dentre
eles podemos citar:
•
Estupro dentro do casamento ou namoro;
•
Estupro cometido por estranhos;
•
Investidas sexuais indesejadas ou assédio sexual, inclusive exigência de sexo
como pagamento de favores;
•
Abuso sexual de pessoas mental ou fisicamente incapazes;
•
Abuso sexual de crianças;
•
Casamento ou coabitação forçados, inclusive casamento de crianças;
•
Negação do direito de usar anticoncepcionais ou de adotar outras medidas de
proteção
contra doenças sexualmente transmitidas;
•
Aborto forçado;
•
Atos violentos contra a integridade sexual das mulheres,
inclusive
mutilação genital feminina e exames obrigatórios de virgindade;
•
Prostituição forçada e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual;
•
Estupro sistemático durante conflito armado.
– Violência psicológica
É
toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano á autoestima, à
identidade
ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui:
•
Insultos constantes
•
Humilhação
•
Desvalorização
•
Chantagem
•
Isolamento de amigos e familiares
•
Ridicularização
•
Rechaço
•
Manipulação afetiva
•
Exploração
•
Negligência (atos de omissão a cuidados e proteção contra agravos evitáveis
como
situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre
outros)
•
Ameaças
•
Privação arbitraria da liberdade (impedimento de trabalhar, estudar,
cuidar
da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar, etc.)
•
Confinamento doméstico
•
Criticas pelo desempenho sexual
•
Omissão de carinho
•
Negar atenção e supervisão
– Violência econômica ou
financeira
São
todos os atos destrutivos ou omissões do(a) agressor(a) que afetam a saúde
emocional e a sobrevivência dos membros da família. Inclui:
•
Roubo
•
Destruição de bens pessoais (roupas, objetos, documentos, animais de estimação
e outros) ou de bens da sociedade conjugal (residência, móveis e utensílios
domésticos, terras e outros)
•
Recusa de pagar a pensão alimentícia ou de participar nos gastos básicos para a
sobrevivência do núcleo familiar
•
Uso dos recursos econômicos da pessoa idosa, tutelada ou incapaz, destituindo-a
de gerir seus próprios recursos e deixando-a sem provimentos e cuidados
– Violência institucional
Violência
institucional é aquela exercida nos/ pelos próprios serviços públicos, por ação
ou omissão. Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má
qualidade dos serviços. Abrange abusos cometidos em virtude das relações de
poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por
uma noção mais restrita de dano físico intencional. Esta violência poder ser
identificada de várias formas:
•
Peregrinação por diversos serviços até receber atendimento
•
Falta de escuta e tempo para a clientela
•
Frieza, rispidez, falta de atenção, negligência
•
Maus-tratos dos profissionais para com os usuários, motivados por
discriminação,
abrangendo questões de raça, idade, opção sexual, deficiência física, doença
mental
•
Violação dos direitos reprodutivos (discrição das mulheres em processo de
abortamento, aceleração do parto para liberar leitos, preconceitos acerca dos
papéis sexuais e em relação às mulheres soropositivas [HIV], quando estão
grávidas ou desejam engravidar)
•
Desqualificação do saber prático, da experiência de vida, diante do saber científico.
Referências bibliográficas
Ministério
da Saúde. Violência Intrafamiliar: orientações para a Prática em Serviço.
Brasília DF: Ministério da Saúde; 2002.
Rede
Feminista de Saúde. Dossiê Violência contra a Mulher.
http://www.redesaude.gov.br
(acessado em 26/Julho/2006).
WHO
(World Health Organization).World report on violence and health. GenevaGeneva:
World Health Organization; 2002.
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 09/11/ 2020
a 12/11/2020 (6 aulas)
4º BIMESTRE
Meus queridos vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3
com o objetivo de recuperar reforçar e avançar esse material é composto de
sequencias de atividades.
Habilidade :
EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os
lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de
redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
AULA 1
FIGURAS PLANAS: NÚMERO DE LADOS E ÂNGULO
AULA 2
SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E
ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS
Link das aulas do centro de
mídias
13/10 - 9º ano EF -
Matemática - Recuperação: Parte I
https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
14/10 - 9º ano EF -
Matemática - Recuperação: Parte II
https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
Projeto de vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º Bimestre- Semana 4 (09.11 à 13.11)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos concluam a atividade 2- “A
organização de uma rotina” da situação de aprendizagem 3 - ROTINA PRODUTIVA PARA UMA ORGANIZAÇÃO COMPLETA. Envie por e-mail para
o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é
importante para vocês?
ü 8º Ano;
Prezados alunos entendam e faça ATIVIDADE 3 – CHECKLIST da
situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre,
depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos concluam a Atividade 1 - Um pouco da minha história da situação de
aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão!
Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o
professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos concluam a Atividade
1 - “Como saber se consegui?” (p.32) a situação de aprendizagem 3- PARA
ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO do
caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas
da atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização;
Foco; Persistência; Autoconfiança; Respeito; Assertividade;
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e inovação/Profº Denis
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf Séries:
8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
4º Bim semana 4 (09.11 à 13.11)
Atenção fique
atenta as séries que se destinam essa atividade
Prezados alunos,
A proposta desta semana é realizar a ATIVIDADE 3 – DIGITAL TEM QUE SER SEM PRESSÃO! responda as perguntas a seguir e envie para o
e-mail do professor:
Quais
desafios a navegação pela internet sem os devidos cuidados pode apresentar?
Você
conhece alguém que já sofreu ameaça ou violência pelas redes sociais?
De que forma a exposição sem limites pode prejudicar
algumas pessoas?
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e
9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas:
EF89TEC05 –
Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas
e analisar intencionalidades de seus usuários.
EF89TEC09 –
Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e
textos com senso estético e ético.
EF89TEC17-
Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais
envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
-------------------------------------------------------------
9ºAno B
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Atividade: Apreciação 1
| ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR02)Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da fotografia, do grafite, da escultura, da intervenção e de outras modalidades da arte pública contemporânea, contextualizando-os no tempo e no espaço. | ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
A cidade é um lugar em contínuo movimento e transformação, muitos artistas buscam, nos espaços públicos, um campo para desenvolver e expor suas propostas, suas ideias por meio da Arte. Temos abaixo algumas imagens que abordam fotografia, grafite, escultura, intervenção e arte pública contemporânea de artistas brasileiros e estrangeiros, vocês irão apreciar e analisar os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem.
1a. Escultura Alegórica. Fonte: Pete Linforth/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hyicy. Acesso em: 13 abr. 2020. 2. Grafite Estêncil-Menina com balão/Banksy. Fonte: Zorro4/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hskth. Acesso em: 03 abr. 2020 .2a. Grafite 3D -Rio/Kobra. Fonte: Marcos Souza/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hsktz. Acesso em: 03 abr. 2020. 3. Intervenção urbana -Grafite-Mundano-Fonte: tatosievers/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxyzg.Acesso em: 13 abr. 2020. 3a.Intervenção urbana -Stickers -Fonte: ShonEjai/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxy98. Acesso em: 13 abr. 2020.
Após a realização da apreciação realizem uma leitura de imagens e escrevam em seu caderno as suas impressões sobre as obras.
| ||||
RECURSOS:
Caderno para anotações..
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
| ||||
|
DATA 09/11 a 12/11
__ |
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 09/11/2020
à 12/11/2020
Habilidades: Descrever
a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema
solar na nossa Galáxia e dela no Universo.
Atividade: Fazer pesquisa em
livros didáticos ou internet
1-
Quais são os astros do Sistema Solar?
2-
Descreva sobre as características dos astros do
Sistema Solar:
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática:
Unidade Temática – Ginástica
ATIVIDADE
Caderno do Aluno
OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ DIA 17/11/2020
·
Atividade 1- Saúde é o que Interessa;
·
O que eu sei sobre a Ginástica de
Conscientização corporal e a de condicionamento físico? (pg: 85);
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:17/11/2020
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 09 a 12 do 11 de
2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 4º bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões
relacionadas.
Quantidade de
aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, os conceitos de cidade e/ou urbanização.
GEOGRAFIA : conceitos de cidade e urbanização ( 2 / 2 ).
Questões sobre conceitos de cidade e urbanização.
1- O que é urbanização e quais
são as suas causas ? responda e explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O que faz com que uma
sociedade seja considerada urbanizada ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Pesquise e responda explicando
o que é conurbação ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Registre
no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ A perseverança e a força de vontade têm efeitos
mágicos na superação das dificuldades da vida.
Quem supera, vence ! ”
História/Profº Wilson
E.E.
Salim Farah Maluf
Disciplina:
História – 9º Ano B
Professor:
Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE
ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 02
aulas
Semana de 09 de
novembro a 12 de novembro.
TEMA: O processo de urbanização do Brasil: Um olhar para São
Paulo e Rio de Janeiro
HABILIDADES:
(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade
brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
Objetivos:
·
Analisar os acontecimentos históricos
relacionados à implantação da República no Brasil.
·
Compreender o processo de urbanização do
Brasil, com olhar para São Paulo e Rio de Janeiro.
·
Identificar e analisar as principais características
das contradições sociais no processo de urbanização do Brasil.
FAVOR ENVIAR
FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos
com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Favor usar
caneta azul ou preta.
Aula 1 – Assista à videoaula no Centro de Mídias SP,
através do link
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4734&id=421 > e
faça registro sobre a aula em seu
caderno.
Aula 2 – Responda às questões propostas:
1)
Como se caracterizou a República oligárquica
no Brasil?
2)
Qual foi o período que predominou República
oligárquica?
3)
Explique detalhadamente as etapas no processo
de imigração no Brasil do século XIX e durante o século XX.
4)
Leia a
matéria “História do Túnel João Ricardo, que deu fim a Cabeça de Porco”
disponível no link < https://diariodorio.com/historia-do-tunel-joao-ricardo/ >, acessado em 04/11/2020, e faça uma análise detalhada do texto assinado por Felipe Lucena.
Fontes:
Videoaula no Centro de Mídias SP, link
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4734&id=421 >,
acessado em 04/11/2020.
diário do Rio.com < https://diariodorio.com/historia-do-tunel-joao-ricardo/ >, acessado em 04/11/2020.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim. Data:
09/11/20 a 13/11/20
Turmas: 9º A, B, C
Tema: Dias da Semana
1ª aula – Algumas frases com dias da semana
(leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno e envie para meu
e-mail). Faremos atividade nas próximas aulas.
a) Monday is my busiest day.
Segunda-feira é meu dia mais atarefado.
b)
I’m never free on Mondays.
Eu nunca estou livre às segundas-feiras.
(Sempre use a preposição on para se referir a algo
que acontece em algum dia da semana.)
c) We
can get this project done by Monday.
Nós conseguimos terminar esse projeto até
segunda-feira.
2ª
aula: continuação
d) Are you free on Tuesday?
Você
está livre na terça-feira?
e) Tom told me that he
could come on any day but Tuesday.
O
Tom me disse que ele poderia vir qualquer dia, menos terça-feira.
f) The board of directors
is going to discuss the proposal next Tuesday.
A
diretoria irá discutir a proposta na próxima terça-feira.
g) I’ll see you next
Wednesday.
Te
vejo na próxima quarta-feira.
h) She has been absent
since last Wednesday.
Ela
está ausente desde quarta-feira passada.
Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua portuguesa/Profº Jobiane
Semana de 9/11/2020 a 12/11/2020
Matéria: Língua Portuguesa – Professora Jobiane
Anos: 9°A, 9°B e 9°C
Tema:
Violência contra as mulheres
Orientação da atividade:
Registrar as atividades no caderno e enviar sua reflexão sobre esse tema e
justificar qual é a importância de debater e se conscientizar sobre os atos de
violências praticados contra as mulheres.
TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDA
CONTRA A MULHER
A
violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com
diferentes
graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente,
mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é
a manifestação mais extrema.
– Violência de gênero
Violência
de gênero consiste em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause
morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no
âmbito público como no privado. A violência de gênero é uma manifestação de
relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a
subordinação não implica na ausência absoluta de poder.
– Violência intrafamiliar
Violência
intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade
física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de
outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum
membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental,
ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra. O
conceito de violência intrafamiliar não se refere apenas ao espaço físico onde
a violência ocorre, mas também às relações em que se constrói e efetua.
– Violência doméstica
A
violência doméstica distingue-se da violência intrafamiliar por incluir outros
membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico.
Incluem-se aí empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados.
Acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um
membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso
físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.
– Violência física
Ocorre
quando uma pessoa, que está em relação de poder em relação a outra, causa ou
tenta causar dano não acidental, por meio do uso da força física ou de algum
tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas.
Segundo concepções mais recentes, o castigo repetido, não severo, também se
considera violência física. Esta violência pode se manifestar de várias formas:
•
Tapas
•
Empurrões
•
Socos
•
Mordidas
•
Chutes
• Queimaduras
•
Cortes
•
Estrangulamento
•
Lesões por armas ou objetos
•
Obrigar a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool,
drogas
ou outras substâncias, inclusive alimentos.
•
Tirar de casa à força
•
Amarrar
•
Arrastar
•
Arrancar a roupa
• Abandonar
em lugares desconhecidos
•
Danos à integridade corporal decorrentes de negligência (omissão de
cuidados
e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo,
doenças,
gravidez, alimentação, higiene, entre outros).
– Violência sexual
A
violência sexual compreende uma variedade de atos ou tentativas de relação
sexual sob coação ou fisicamente forçada, no casamento ou em outros
relacionamentos.
A
violência sexual é cometida na maioria das vezes por autores conhecidos das
mulheres envolvendo o vínculo conjugal (esposo e companheiro) no espaço
doméstico, o que contribui para sua invisibilidade. Esse tipo de violência
acontece nas várias classes sociais e nas diferentes culturas. Diversos atos
sexualmente violentos podem ocorrer em diferentes circunstâncias e cenários.
Dentre
eles podemos citar:
•
Estupro dentro do casamento ou namoro;
•
Estupro cometido por estranhos;
•
Investidas sexuais indesejadas ou assédio sexual, inclusive exigência de sexo
como pagamento de favores;
•
Abuso sexual de pessoas mental ou fisicamente incapazes;
•
Abuso sexual de crianças;
•
Casamento ou coabitação forçados, inclusive casamento de crianças;
•
Negação do direito de usar anticoncepcionais ou de adotar outras medidas de
proteção
contra doenças sexualmente transmitidas;
•
Aborto forçado;
•
Atos violentos contra a integridade sexual das mulheres,
inclusive
mutilação genital feminina e exames obrigatórios de virgindade;
•
Prostituição forçada e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual;
•
Estupro sistemático durante conflito armado.
– Violência psicológica
É
toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano á autoestima, à
identidade
ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui:
•
Insultos constantes
•
Humilhação
•
Desvalorização
•
Chantagem
•
Isolamento de amigos e familiares
•
Ridicularização
•
Rechaço
•
Manipulação afetiva
•
Exploração
•
Negligência (atos de omissão a cuidados e proteção contra agravos evitáveis
como
situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre
outros)
•
Ameaças
•
Privação arbitraria da liberdade (impedimento de trabalhar, estudar,
cuidar
da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar, etc.)
•
Confinamento doméstico
•
Criticas pelo desempenho sexual
•
Omissão de carinho
•
Negar atenção e supervisão
– Violência econômica ou
financeira
São
todos os atos destrutivos ou omissões do(a) agressor(a) que afetam a saúde
emocional e a sobrevivência dos membros da família. Inclui:
•
Roubo
•
Destruição de bens pessoais (roupas, objetos, documentos, animais de estimação
e outros) ou de bens da sociedade conjugal (residência, móveis e utensílios
domésticos, terras e outros)
•
Recusa de pagar a pensão alimentícia ou de participar nos gastos básicos para a
sobrevivência do núcleo familiar
•
Uso dos recursos econômicos da pessoa idosa, tutelada ou incapaz, destituindo-a
de gerir seus próprios recursos e deixando-a sem provimentos e cuidados
– Violência institucional
Violência
institucional é aquela exercida nos/ pelos próprios serviços públicos, por ação
ou omissão. Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má
qualidade dos serviços. Abrange abusos cometidos em virtude das relações de
poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por
uma noção mais restrita de dano físico intencional. Esta violência poder ser
identificada de várias formas:
•
Peregrinação por diversos serviços até receber atendimento
•
Falta de escuta e tempo para a clientela
•
Frieza, rispidez, falta de atenção, negligência
•
Maus-tratos dos profissionais para com os usuários, motivados por
discriminação,
abrangendo questões de raça, idade, opção sexual, deficiência física, doença
mental
•
Violação dos direitos reprodutivos (discrição das mulheres em processo de
abortamento, aceleração do parto para liberar leitos, preconceitos acerca dos
papéis sexuais e em relação às mulheres soropositivas [HIV], quando estão
grávidas ou desejam engravidar)
•
Desqualificação do saber prático, da experiência de vida, diante do saber científico.
Referências bibliográficas
Ministério
da Saúde. Violência Intrafamiliar: orientações para a Prática em Serviço.
Brasília DF: Ministério da Saúde; 2002.
Rede
Feminista de Saúde. Dossiê Violência contra a Mulher.
http://www.redesaude.gov.br
(acessado em 26/Julho/2006).
WHO
(World Health Organization).World report on violence and health. GenevaGeneva:
World Health Organization; 2002.
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 09/11/ 2020
a 12/11/2020 (6 aulas)
4º BIMESTRE
Meus queridos vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3
com o objetivo de recuperar reforçar e avançar esse material é composto de
sequencias de atividades.
Habilidade :
EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os
lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de
redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
AULA 1
FIGURAS PLANAS: NÚMERO DE LADOS E ÂNGULO
AULA 2
SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E
ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS
Link das aulas do centro de
mídias
13/10 - 9º ano EF -
Matemática - Recuperação: Parte I
https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
14/10 - 9º ano EF -
Matemática - Recuperação: Parte II
https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
Projeto de vida/Profº Rosiane
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
E.E.
SALIM FARAH MALUF
ANO
LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias
Quintão |
2.
TURMA
9° ANO - B |
|||
3.
DISCIPLINA: Professor
especialista, Projeto de vida |
||||
4.
CONTEÚDOS: Nossa! Quanta coisa
para fazer! Cadê o tempo que estava aqui? |
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Imaginação criativa e
organização. |
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Tempo,
tempo, tempo... 1-
O que é o tempo? 2-
Como você distribui suas 24 horas do seu dia? 3-
Você gasta mais tempo fazendo o que? 4-
Como é seu tempo de estudo? OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.
|
||||
7.
RECURSOS
UTILIZADOS: Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno. |
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via
whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
09
a 12/11/2020 |
11.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão |
12. VALIDADO EM: 09/11/2020 |
|
Tecnologia e inovação/Profº Sandra
E. E.
Salim Farah Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º B e C
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
11 a 12/11 Duração de 45 minutos.
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
a tecnologia pode ajudar no meio ambiente?
Habilidade:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
-------------------------------------------------------------
9ºAno C
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Atividade: Apreciação 1
| ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR02)Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da fotografia, do grafite, da escultura, da intervenção e de outras modalidades da arte pública contemporânea, contextualizando-os no tempo e no espaço. | ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
A cidade é um lugar em contínuo movimento e transformação, muitos artistas buscam, nos espaços públicos, um campo para desenvolver e expor suas propostas, suas ideias por meio da Arte. Temos abaixo algumas imagens que abordam fotografia, grafite, escultura, intervenção e arte pública contemporânea de artistas brasileiros e estrangeiros, vocês irão apreciar e analisar os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem.
1a. Escultura Alegórica. Fonte: Pete Linforth/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hyicy. Acesso em: 13 abr. 2020. 2. Grafite Estêncil-Menina com balão/Banksy. Fonte: Zorro4/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hskth. Acesso em: 03 abr. 2020 .2a. Grafite 3D -Rio/Kobra. Fonte: Marcos Souza/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hsktz. Acesso em: 03 abr. 2020. 3. Intervenção urbana -Grafite-Mundano-Fonte: tatosievers/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxyzg.Acesso em: 13 abr. 2020. 3a.Intervenção urbana -Stickers -Fonte: ShonEjai/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxy98. Acesso em: 13 abr. 2020.
Após a realização da apreciação realizem uma leitura de imagens e escrevam em seu caderno as suas impressões sobre as obras.
| ||||
RECURSOS:
Caderno para anotações..
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
| ||||
|
DATA 09/11 a 12/11
__ |
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 09/11/2020
à 12/11/2020
Habilidades: Descrever
a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema
solar na nossa Galáxia e dela no Universo.
Atividade: Fazer pesquisa em
livros didáticos ou internet
1-
Quais são os astros do Sistema Solar?
2-
Descreva sobre as características dos astros do
Sistema Solar:
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/ProfºDonizeti
EE
SALIM FARAH MALUF SEMANA DE
09/11 Á 12/11/2020 AULA
1 E 2 - TEMA: Ginástica / Corpo Movimento Saúde EDUCAÇÃO
FÍSICA - EF II
- 9º ANO C PROFESSOR
: DONIZETI |
1ª AULA Explique com suas palavras, qual a relação entre:
Corpo, Movimento e Saúde? |
2ª AULA Ler e
responder no Caderno do Aluno Página 85 Atividade 1 |
ORIENTAÇÕES Retirar
na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador. Atividades
referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo. Quem
perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube. Essas
atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada
no seu caderno. As atividades realizadas correspondem a presença e nota. |
REGISTRO Quem não tiver acesso a e-mail,
acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para
conferência no retorno as aulas presenciais |
DEVOLUÇÃO doniz6@hotmail.com ou Google Classroom |
Geografia/Profº Hosana
ATIVIDADE SEMANAL (09 a 12/11)
PROFESSORA: HOSANA
EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA: 9ºC
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após
realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre
eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a
Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema
abordado.
De acordo com o
tema abordado na semana anterior REFORMA
AGRÁRIA, realize uma pesquisa
mais aprofundada sobre o tema e elabore um pequeno resumo do seu entendimento.
Sobre
o conceito de reforma agrária, é correto afirmar que:
a) a reforma agrária
é o processo de redistribuição das propriedades produtivas de um determinado
país ou região.
b) a reforma agrária
é o processo de redistribuição das propriedades rurais improdutivas para
camponeses que não possuem terras.
c) é uma política de
incentivo à produção agrária vinculada ao Ministério do Desenvolvimento
Agrário.
d) a reforma agrária
é o processo de redistribuição das propriedades rurais improdutivas que só
atende que tem condições para produzir na terra.
e) a reforma agrária
é o processo de doação de terras para o Governo, que produzirá alimentos para
os mais carentes. Muitos fazendeiros realizam essa prática em troca da isenção
de impostos.
História/Profº Vanildo
ATIVIDADE 9C HISTÓRIA 4ºBimestre
SEMANA 09 a 12/11 PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br
(manda aqui suas atividades para correção)
Leitura dos textos
para responder questionamentos futuros
AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA NA ÁFRICA
AS INDEPENDÊNCIAS DAS
COLÔNIAS PORTUGUESAS
Atividades:
Observe a charge a seguir.
Com base em seus conhecimentos,
explique: Como esta charge interpreta o processo de independência das colônias
africanas?
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim. Data:
09/11/20 a 13/11/20
Turmas: 9º A, B, C
Tema: Dias da Semana
1ª aula – Algumas frases com dias da semana
(leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno e envie para meu
e-mail). Faremos atividade nas próximas aulas.
a) Monday is my busiest day.
Segunda-feira é meu dia mais atarefado.
b)
I’m never free on Mondays.
Eu nunca estou livre às segundas-feiras.
(Sempre use a preposição on para se referir a algo
que acontece em algum dia da semana.)
c) We
can get this project done by Monday.
Nós conseguimos terminar esse projeto até
segunda-feira.
2ª
aula: continuação
d) Are you free on Tuesday?
Você
está livre na terça-feira?
e) Tom told me that he
could come on any day but Tuesday.
O
Tom me disse que ele poderia vir qualquer dia, menos terça-feira.
f) The board of directors
is going to discuss the proposal next Tuesday.
A
diretoria irá discutir a proposta na próxima terça-feira.
g) I’ll see you next
Wednesday.
Te
vejo na próxima quarta-feira.
h) She has been absent
since last Wednesday.
Ela
está ausente desde quarta-feira passada.
Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua portuguesa/Profº Jobiane
Semana de 9/11/2020 a 12/11/2020
Matéria: Língua Portuguesa – Professora Jobiane
Anos: 9°A, 9°B e 9°C
Tema:
Violência contra as mulheres
Orientação da atividade:
Registrar as atividades no caderno e enviar sua reflexão sobre esse tema e
justificar qual é a importância de debater e se conscientizar sobre os atos de
violências praticados contra as mulheres.
TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDA
CONTRA A MULHER
A
violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com
diferentes
graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente,
mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é
a manifestação mais extrema.
– Violência de gênero
Violência
de gênero consiste em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause
morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no
âmbito público como no privado. A violência de gênero é uma manifestação de
relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a
subordinação não implica na ausência absoluta de poder.
– Violência intrafamiliar
Violência
intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade
física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de
outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum
membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental,
ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra. O
conceito de violência intrafamiliar não se refere apenas ao espaço físico onde
a violência ocorre, mas também às relações em que se constrói e efetua.
– Violência doméstica
A
violência doméstica distingue-se da violência intrafamiliar por incluir outros
membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico.
Incluem-se aí empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados.
Acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um
membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso
físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.
– Violência física
Ocorre
quando uma pessoa, que está em relação de poder em relação a outra, causa ou
tenta causar dano não acidental, por meio do uso da força física ou de algum
tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas.
Segundo concepções mais recentes, o castigo repetido, não severo, também se
considera violência física. Esta violência pode se manifestar de várias formas:
•
Tapas
•
Empurrões
•
Socos
•
Mordidas
•
Chutes
• Queimaduras
•
Cortes
•
Estrangulamento
•
Lesões por armas ou objetos
•
Obrigar a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool,
drogas
ou outras substâncias, inclusive alimentos.
•
Tirar de casa à força
•
Amarrar
•
Arrastar
•
Arrancar a roupa
• Abandonar
em lugares desconhecidos
•
Danos à integridade corporal decorrentes de negligência (omissão de
cuidados
e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo,
doenças,
gravidez, alimentação, higiene, entre outros).
– Violência sexual
A
violência sexual compreende uma variedade de atos ou tentativas de relação
sexual sob coação ou fisicamente forçada, no casamento ou em outros
relacionamentos.
A
violência sexual é cometida na maioria das vezes por autores conhecidos das
mulheres envolvendo o vínculo conjugal (esposo e companheiro) no espaço
doméstico, o que contribui para sua invisibilidade. Esse tipo de violência
acontece nas várias classes sociais e nas diferentes culturas. Diversos atos
sexualmente violentos podem ocorrer em diferentes circunstâncias e cenários.
Dentre
eles podemos citar:
•
Estupro dentro do casamento ou namoro;
•
Estupro cometido por estranhos;
•
Investidas sexuais indesejadas ou assédio sexual, inclusive exigência de sexo
como pagamento de favores;
•
Abuso sexual de pessoas mental ou fisicamente incapazes;
•
Abuso sexual de crianças;
•
Casamento ou coabitação forçados, inclusive casamento de crianças;
•
Negação do direito de usar anticoncepcionais ou de adotar outras medidas de
proteção
contra doenças sexualmente transmitidas;
•
Aborto forçado;
•
Atos violentos contra a integridade sexual das mulheres,
inclusive
mutilação genital feminina e exames obrigatórios de virgindade;
•
Prostituição forçada e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual;
•
Estupro sistemático durante conflito armado.
– Violência psicológica
É
toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano á autoestima, à
identidade
ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui:
•
Insultos constantes
•
Humilhação
•
Desvalorização
•
Chantagem
•
Isolamento de amigos e familiares
•
Ridicularização
•
Rechaço
•
Manipulação afetiva
•
Exploração
•
Negligência (atos de omissão a cuidados e proteção contra agravos evitáveis
como
situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre
outros)
•
Ameaças
•
Privação arbitraria da liberdade (impedimento de trabalhar, estudar,
cuidar
da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar, etc.)
•
Confinamento doméstico
•
Criticas pelo desempenho sexual
•
Omissão de carinho
•
Negar atenção e supervisão
– Violência econômica ou
financeira
São
todos os atos destrutivos ou omissões do(a) agressor(a) que afetam a saúde
emocional e a sobrevivência dos membros da família. Inclui:
•
Roubo
•
Destruição de bens pessoais (roupas, objetos, documentos, animais de estimação
e outros) ou de bens da sociedade conjugal (residência, móveis e utensílios
domésticos, terras e outros)
•
Recusa de pagar a pensão alimentícia ou de participar nos gastos básicos para a
sobrevivência do núcleo familiar
•
Uso dos recursos econômicos da pessoa idosa, tutelada ou incapaz, destituindo-a
de gerir seus próprios recursos e deixando-a sem provimentos e cuidados
– Violência institucional
Violência
institucional é aquela exercida nos/ pelos próprios serviços públicos, por ação
ou omissão. Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má
qualidade dos serviços. Abrange abusos cometidos em virtude das relações de
poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por
uma noção mais restrita de dano físico intencional. Esta violência poder ser
identificada de várias formas:
•
Peregrinação por diversos serviços até receber atendimento
•
Falta de escuta e tempo para a clientela
•
Frieza, rispidez, falta de atenção, negligência
•
Maus-tratos dos profissionais para com os usuários, motivados por
discriminação,
abrangendo questões de raça, idade, opção sexual, deficiência física, doença
mental
•
Violação dos direitos reprodutivos (discrição das mulheres em processo de
abortamento, aceleração do parto para liberar leitos, preconceitos acerca dos
papéis sexuais e em relação às mulheres soropositivas [HIV], quando estão
grávidas ou desejam engravidar)
•
Desqualificação do saber prático, da experiência de vida, diante do saber científico.
Referências bibliográficas
Ministério
da Saúde. Violência Intrafamiliar: orientações para a Prática em Serviço.
Brasília DF: Ministério da Saúde; 2002.
Rede
Feminista de Saúde. Dossiê Violência contra a Mulher.
http://www.redesaude.gov.br
(acessado em 26/Julho/2006).
WHO
(World Health Organization).World report on violence and health. GenevaGeneva:
World Health Organization; 2002.
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 09/11/ 2020
a 12/11/2020 (6 aulas)
4º BIMESTRE
Meus queridos vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3
com o objetivo de recuperar reforçar e avançar esse material é composto de
sequencias de atividades.
Habilidade :
EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os
lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de
redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
AULA 1
FIGURAS PLANAS: NÚMERO DE LADOS E ÂNGULO
AULA 2
SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E
ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS
Link das aulas do centro de
mídias
13/10 - 9º ano EF -
Matemática - Recuperação: Parte I
https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
14/10 - 9º ano EF -
Matemática - Recuperação: Parte II
https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
Projeto de vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º Bimestre- Semana 4 (09.11 à 13.11)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos concluam a atividade 2- “A
organização de uma rotina” da situação de aprendizagem 3 - ROTINA PRODUTIVA PARA UMA ORGANIZAÇÃO COMPLETA. Envie por e-mail para
o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é
importante para vocês?
ü 8º Ano;
Prezados alunos entendam e faça ATIVIDADE 3 – CHECKLIST da
situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre,
depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos concluam a Atividade 1 - Um pouco da minha história da situação de
aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão!
Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o
professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos concluam a Atividade
1 - “Como saber se consegui?” (p.32) a situação de aprendizagem 3- PARA
ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO do
caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas
da atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização;
Foco; Persistência; Autoconfiança; Respeito; Assertividade;
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e inovação/Profº Sandra
E. E.
Salim Farah Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º B e C
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
11 a 12/11 Duração de 45 minutos.
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
a tecnologia pode ajudar no meio ambiente?
Habilidade:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário