segunda-feira, 9 de novembro de 2020

9ºAnos finais semana de 09 a 12 de novembro de 2020

 Atividade da semana de   09  a 12 de novembro 2020

                                                Eletivas/Profº Denis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

4º Bim semana 4 (09.11 à 13.11) Denis

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva


            Você ao ouvir bolsa de valores o que passa por suas mentes? Imagino que seja uma bolsa cheia de dinheiro!

            Ficou curioso para saber? veja essa matéria do blog da rico corretora que separei para vocês aprenderem mais sobre:

https://blog.rico.com.vc/bolsa-de-valores-o-que-e

            Depois de ler essa matéria envie seus comentários no e-mail do professor sobre o que entendeu. Até a próxima.

 

Fonte: Bolg da Rico

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

                                               Eletivas/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 09 a 12/11/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA-JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

        TÉCNICAS DO JIU JITSU E AUTODEFESA

 

Aula I: Assista ao vídeo abaixo e faça um comentário sobre o vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=udB_--9lXVY

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Assista ao vídeo abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=08DeI1luFq8

 

Reflita sobre o resultado na luta e responda:

 

Como acontece s pontuações no Jiu Jitsu?

O que é a finalização no Jiu Jitsu?

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

:

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

 

 


                                               Eletivas/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

 

ATIVIDADES

 

OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ DIA 17/11/2020

 

·         Atividade 1-Realizar a leitrura da reportagem;

·         Link: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/26/parques-municipais-de-sp-voltam-a-funcionar-aos-finais-de-semana-a-partir-do-proximo-sabado.ghtml

·         Atividade 2- Descrever a sua opinião sobre o retorno dos parques;

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 17/11/2020

                                      

9ºAno A 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade: Apreciação 1

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR02)Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da fotografia, do grafite, da escultura, da intervenção e de outras modalidades da arte pública contemporânea, contextualizando-os no tempo e no espaço.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

A cidade é um lugar em contínuo movimento e transformação, muitos artistas buscam, nos espaços públicos, um campo para desenvolver e expor suas propostas, suas ideias por meio da Arte. Temos abaixo algumas imagens que abordam fotografia, grafite, escultura, intervenção e arte pública contemporânea de artistas brasileiros e estrangeiros, vocês irão apreciar e analisar os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem.

1

1a

2

2a

3

3a

 


 1 Escultura abstrata -Meteoro/Bruno Giorgi. Fonte: Victor32/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxyw3. Acesso em: 13 abr. 2020.

1a. Escultura Alegórica. Fonte: Pete Linforth/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hyicy. Acesso em: 13 abr. 2020.

2. Grafite Estêncil-Menina com balão/Banksy. Fonte: Zorro4/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hskth. Acesso em: 03 abr. 2020

.2a. Grafite 3D -Rio/Kobra. Fonte: Marcos Souza/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hsktz. Acesso em: 03 abr. 2020.

3. Intervenção urbana -Grafite-Mundano-Fonte: tatosievers/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxyzg.Acesso em: 13 abr. 2020.

3a.Intervenção urbana -Stickers -Fonte: ShonEjai/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxy98. Acesso em: 13 abr. 2020.

 

Após a realização da apreciação realizem uma leitura de imagens e escrevam em seu caderno as suas impressões sobre as obras.

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações..

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 09/11 a 12/11

 

__

 

 

Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 09/11/2020 à 12/11/2020

 

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: Fazer pesquisa em livros didáticos ou internet

1-    Quais são os astros do Sistema Solar?

2-    Descreva sobre as características dos astros do Sistema Solar:

     

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação física/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Ginástica

 

 

 

ATIVIDADE

Caderno do Aluno

OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ DIA 17/11/2020

·         Atividade 1- Saúde é o que Interessa;

·         O que eu sei sobre a Ginástica de Conscientização corporal e a de condicionamento físico? (pg: 85);

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:17/11/2020

Geografia/Profº Djair

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 09 a 12 do 11 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.    

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, os conceitos de cidade e/ou urbanização.

 

GEOGRAFIA : conceitos de cidade e urbanização  ( 2 / 2 ).

 

Questões sobre conceitos de cidade e urbanização.

 

1- O que é urbanização e quais são as suas causas ? responda e explique.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2- O que faz com que uma sociedade seja considerada urbanizada ?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

3- Pesquise e responda explicando o que é conurbação ?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

                                      Reflexão sobre os nossos tempos:      

 

A perseverança e a força de vontade têm efeitos

mágicos na superação das dificuldades da vida.

Quem supera, vence ! ”

 

História/Profº Silvio 

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

 

TURMA: 9A

A atividade dessa semana é a mesma da anterior. Os alunos que já realizaram não precisam fazer novamente. Isso está acontecendo para dar outra oportunidade aos alunos que ainda não fizeram.

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Introdução ao tema com texto sobre a Segunda Grande Guerra Mundial. Não tem atividade nessa semana.

DURAÇÃO: 02 aulas

SEMANA: de 09 a 12 de novembro

 

Segunda Guerra Mundial



RESPONDA

 

RESPONDA

 

1.     O que foi a Segunda Guerra Mundial?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2.     Quais alianças se formaram durante a guerra?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3.     Qual foi o marco inicial da guerra?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4.     Pesquise e responda quais as principais consequências da segunda grande guerra mundial.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor Silvio

Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 09/11/20 a 13/11/20

Turmas: 9º A, B, C

Tema: Dias da Semana

 

1ª aula – Algumas frases com dias da semana (leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno e envie para meu e-mail). Faremos atividade nas próximas aulas.

a) Monday is my busiest day.

Segunda-feira é meu dia mais atarefado.

b) I’m never free on Mondays.

Eu nunca estou livre às segundas-feiras.

(Sempre use a preposição on para se referir a algo que acontece em algum dia da semana.)

c) We can get this project done by Monday.

Nós conseguimos terminar esse projeto até segunda-feira.

 

2ª aula: continuação

d) Are you free on Tuesday?

Você está livre na terça-feira?

e) Tom told me that he could come on any day but Tuesday.

O Tom me disse que ele poderia vir qualquer dia, menos terça-feira.

f) The board of directors is going to discuss the proposal next Tuesday.

A diretoria irá discutir a proposta na próxima terça-feira.

g) I’ll see you next Wednesday.

Te vejo na próxima quarta-feira.

h) She has been absent since last Wednesday.

Ela está ausente desde quarta-feira passada.

 

Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br


Língua portuguesa/Profº Jobiane

Semana de 9/11/2020 a 12/11/2020

Matéria: Língua Portuguesa – Professora Jobiane

Anos: 9°A, 9°B e 9°C

Tema: Violência contra as mulheres

Orientação da atividade: Registrar as atividades no caderno e enviar sua reflexão sobre esse tema e justificar qual é a importância de debater e se conscientizar sobre os atos de violências praticados contra as mulheres.

 

TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDA CONTRA A MULHER

A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com

diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema.

– Violência de gênero

Violência de gênero consiste em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado. A violência de gênero é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a subordinação não implica na ausência absoluta de poder.

– Violência intrafamiliar

Violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra. O conceito de violência intrafamiliar não se refere apenas ao espaço físico onde a violência ocorre, mas também às relações em que se constrói e efetua.

– Violência doméstica

A violência doméstica distingue-se da violência intrafamiliar por incluir outros membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico. Incluem-se aí empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados. Acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.

– Violência física

Ocorre quando uma pessoa, que está em relação de poder em relação a outra, causa ou tenta causar dano não acidental, por meio do uso da força física ou de algum tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas. Segundo concepções mais recentes, o castigo repetido, não severo, também se considera violência física. Esta violência pode se manifestar de várias formas:

• Tapas

• Empurrões

• Socos

• Mordidas

• Chutes

• Queimaduras

• Cortes

• Estrangulamento

• Lesões por armas ou objetos

• Obrigar a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool,

drogas ou outras substâncias, inclusive alimentos.

• Tirar de casa à força

• Amarrar

• Arrastar

• Arrancar a roupa

• Abandonar em lugares desconhecidos

• Danos à integridade corporal decorrentes de negligência (omissão de

cuidados e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo,

doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre outros).

– Violência sexual

A violência sexual compreende uma variedade de atos ou tentativas de relação sexual sob coação ou fisicamente forçada, no casamento ou em outros relacionamentos.

A violência sexual é cometida na maioria das vezes por autores conhecidos das mulheres envolvendo o vínculo conjugal (esposo e companheiro) no espaço doméstico, o que contribui para sua invisibilidade. Esse tipo de violência acontece nas várias classes sociais e nas diferentes culturas. Diversos atos sexualmente violentos podem ocorrer em diferentes circunstâncias e cenários.

Dentre eles podemos citar:

• Estupro dentro do casamento ou namoro;

• Estupro cometido por estranhos;

• Investidas sexuais indesejadas ou assédio sexual, inclusive exigência de sexo como pagamento de favores;

• Abuso sexual de pessoas mental ou fisicamente incapazes;

• Abuso sexual de crianças;

• Casamento ou coabitação forçados, inclusive casamento de crianças;

• Negação do direito de usar anticoncepcionais ou de adotar outras medidas de

proteção contra doenças sexualmente transmitidas;

• Aborto forçado;

• Atos violentos contra a integridade sexual das mulheres,

inclusive mutilação genital feminina e exames obrigatórios de virgindade;

• Prostituição forçada e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual;

• Estupro sistemático durante conflito armado.

– Violência psicológica

É toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano á autoestima, à

identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui:

• Insultos constantes

• Humilhação

• Desvalorização

• Chantagem

• Isolamento de amigos e familiares

• Ridicularização

• Rechaço

• Manipulação afetiva

• Exploração

• Negligência (atos de omissão a cuidados e proteção contra agravos evitáveis

como situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre

outros)

• Ameaças

• Privação arbitraria da liberdade (impedimento de trabalhar, estudar,

cuidar da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar, etc.)

• Confinamento doméstico

• Criticas pelo desempenho sexual

• Omissão de carinho

• Negar atenção e supervisão

– Violência econômica ou financeira

São todos os atos destrutivos ou omissões do(a) agressor(a) que afetam a saúde emocional e a sobrevivência dos membros da família. Inclui:

• Roubo

• Destruição de bens pessoais (roupas, objetos, documentos, animais de estimação e outros) ou de bens da sociedade conjugal (residência, móveis e utensílios domésticos, terras e outros)

• Recusa de pagar a pensão alimentícia ou de participar nos gastos básicos para a sobrevivência do núcleo familiar

• Uso dos recursos econômicos da pessoa idosa, tutelada ou incapaz, destituindo-a de gerir seus próprios recursos e deixando-a sem provimentos e cuidados

– Violência institucional

Violência institucional é aquela exercida nos/ pelos próprios serviços públicos, por ação ou omissão. Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má qualidade dos serviços. Abrange abusos cometidos em virtude das relações de poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por uma noção mais restrita de dano físico intencional. Esta violência poder ser identificada de várias formas:

• Peregrinação por diversos serviços até receber atendimento

• Falta de escuta e tempo para a clientela

• Frieza, rispidez, falta de atenção, negligência

• Maus-tratos dos profissionais para com os usuários, motivados por

discriminação, abrangendo questões de raça, idade, opção sexual, deficiência física, doença mental

• Violação dos direitos reprodutivos (discrição das mulheres em processo de abortamento, aceleração do parto para liberar leitos, preconceitos acerca dos papéis sexuais e em relação às mulheres soropositivas [HIV], quando estão grávidas ou desejam engravidar)

• Desqualificação do saber prático, da experiência de vida, diante do saber científico.

Referências bibliográficas

Ministério da Saúde. Violência Intrafamiliar: orientações para a Prática em Serviço. Brasília DF: Ministério da Saúde; 2002.

Rede Feminista de Saúde. Dossiê Violência contra a Mulher.

http://www.redesaude.gov.br (acessado em 26/Julho/2006).

WHO (World Health Organization).World report on violence and health. GenevaGeneva: World Health Organization; 2002.

Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de    09/11/ 2020  a 12/11/2020 (6 aulas)

4º BIMESTRE

Meus queridos vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3 com o objetivo de recuperar reforçar e avançar esse material é composto de sequencias de atividades.

Habilidade : EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

AULA 1

FIGURAS PLANAS: NÚMERO DE LADOS E ÂNGULO

                                                            AULA 2
       SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS

Link das aulas do centro de mídias

13/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I

 

https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

14/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte II

 

https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

Projeto de vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 4 (09.11 à 13.11)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos concluam a atividade 2- “A organização de uma rotina” da situação de aprendizagem 3 - ROTINA PRODUTIVA PARA UMA ORGANIZAÇÃO COMPLETA. Envie por e-mail para o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é importante para vocês?

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos entendam e faça ATIVIDADE 3 – CHECKLIST da situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a Atividade 1 - Um pouco da minha história da situação de aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão! Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a  Atividade 1 - “Como saber se consegui?” (p.32)  a situação de aprendizagem 3- PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO  do caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Foco; Persistência; Autoconfiança; Respeito; Assertividade;

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e inovação/Profº Denis

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

4º Bim semana 4 (09.11 à 13.11)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

Prezados alunos,

A proposta desta semana é realizar a ATIVIDADE 3 – DIGITAL TEM QUE SER SEM PRESSÃO!  responda as perguntas a seguir e envie para o e-mail do professor:

Quais desafios a navegação pela internet sem os devidos cuidados pode apresentar?

Você conhece alguém que já sofreu ameaça ou violência pelas redes sociais?

De que forma a exposição sem limites pode prejudicar algumas pessoas?

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

 

Habilidades envolvidas:

EF89TEC05 – Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas e analisar intencionalidades de seus usuários.

EF89TEC09 – Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e textos com senso estético e ético.

EF89TEC17- Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

-------------------------------------------------------------

9ºAno B 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade: Apreciação 1

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR02)Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da fotografia, do grafite, da escultura, da intervenção e de outras modalidades da arte pública contemporânea, contextualizando-os no tempo e no espaço.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

A cidade é um lugar em contínuo movimento e transformação, muitos artistas buscam, nos espaços públicos, um campo para desenvolver e expor suas propostas, suas ideias por meio da Arte. Temos abaixo algumas imagens que abordam fotografia, grafite, escultura, intervenção e arte pública contemporânea de artistas brasileiros e estrangeiros, vocês irão apreciar e analisar os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem.

1

1a

2

2a

3

3a

 


 1 Escultura abstrata -Meteoro/Bruno Giorgi. Fonte: Victor32/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxyw3. Acesso em: 13 abr. 2020.

1a. Escultura Alegórica. Fonte: Pete Linforth/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hyicy. Acesso em: 13 abr. 2020.

2. Grafite Estêncil-Menina com balão/Banksy. Fonte: Zorro4/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hskth. Acesso em: 03 abr. 2020

.2a. Grafite 3D -Rio/Kobra. Fonte: Marcos Souza/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hsktz. Acesso em: 03 abr. 2020.

3. Intervenção urbana -Grafite-Mundano-Fonte: tatosievers/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxyzg.Acesso em: 13 abr. 2020.

3a.Intervenção urbana -Stickers -Fonte: ShonEjai/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxy98. Acesso em: 13 abr. 2020.

 

Após a realização da apreciação realizem uma leitura de imagens e escrevam em seu caderno as suas impressões sobre as obras.

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações..

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 09/11 a 12/11

 

__

 

 


Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 09/11/2020 à 12/11/2020

 

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: Fazer pesquisa em livros didáticos ou internet

1-    Quais são os astros do Sistema Solar?

2-    Descreva sobre as características dos astros do Sistema Solar:

     

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


Educação física/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Ginástica

 

 

 

ATIVIDADE

Caderno do Aluno

OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ DIA 17/11/2020

·         Atividade 1- Saúde é o que Interessa;

·         O que eu sei sobre a Ginástica de Conscientização corporal e a de condicionamento físico? (pg: 85);

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:17/11/2020


Geografia/Profº Djair

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 09 a 12 do 11 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.    

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, os conceitos de cidade e/ou urbanização.

 

GEOGRAFIA : conceitos de cidade e urbanização  ( 2 / 2 ).

 

Questões sobre conceitos de cidade e urbanização.

 

1- O que é urbanização e quais são as suas causas ? responda e explique.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2- O que faz com que uma sociedade seja considerada urbanizada ?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

3- Pesquise e responda explicando o que é conurbação ?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

                                      Reflexão sobre os nossos tempos:      

 

A perseverança e a força de vontade têm efeitos

mágicos na superação das dificuldades da vida.

Quem supera, vence ! ”

 

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – 9º Ano B

Professor: Wilson de Oliveira

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 02 aulas

Semana de 09 de novembro a 12 de novembro.

 

 

 

TEMA: O processo de urbanização do Brasil: Um olhar para São Paulo e Rio de Janeiro

 

HABILIDADES: (EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

 

Objetivos:

·         Analisar os acontecimentos históricos relacionados à implantação da República no Brasil.

·         Compreender o processo de urbanização do Brasil, com olhar para São Paulo e Rio de Janeiro.

·         Identificar e analisar as principais características das contradições sociais no processo de urbanização do Brasil.

 

 

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

        Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

      

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta.

        

Aula 1 Assista à videoaula no Centro de Mídias SP, através do link

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4734&id=421  >  e faça registro sobre  a aula em seu caderno.

 

 

Aula 2 – Responda às questões propostas:

 

1)    Como se caracterizou a República oligárquica no Brasil?

2)    Qual foi o período que predominou República oligárquica?

3)    Explique detalhadamente as etapas no processo de imigração no Brasil do século XIX e durante o século XX.

4)    Leia  a matéria “História do Túnel João Ricardo, que deu fim a Cabeça de Porco” disponível no link  < https://diariodorio.com/historia-do-tunel-joao-ricardo/ >, acessado em 04/11/2020,  e faça uma análise  detalhada do texto assinado por Felipe Lucena.

 

 

Fontes:

Videoaula no Centro de Mídias SP, link

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4734&id=421 >, acessado em 04/11/2020.

 

diário do Rio.com < https://diariodorio.com/historia-do-tunel-joao-ricardo/ >, acessado em 04/11/2020.

Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 09/11/20 a 13/11/20

Turmas: 9º A, B, C

Tema: Dias da Semana

 

1ª aula – Algumas frases com dias da semana (leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno e envie para meu e-mail). Faremos atividade nas próximas aulas.

a) Monday is my busiest day.

Segunda-feira é meu dia mais atarefado.

b) I’m never free on Mondays.

Eu nunca estou livre às segundas-feiras.

(Sempre use a preposição on para se referir a algo que acontece em algum dia da semana.)

c) We can get this project done by Monday.

Nós conseguimos terminar esse projeto até segunda-feira.

 

2ª aula: continuação

d) Are you free on Tuesday?

Você está livre na terça-feira?

e) Tom told me that he could come on any day but Tuesday.

O Tom me disse que ele poderia vir qualquer dia, menos terça-feira.

f) The board of directors is going to discuss the proposal next Tuesday.

A diretoria irá discutir a proposta na próxima terça-feira.

g) I’ll see you next Wednesday.

Te vejo na próxima quarta-feira.

h) She has been absent since last Wednesday.

Ela está ausente desde quarta-feira passada.

 

Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua portuguesa/Profº Jobiane

Semana de 9/11/2020 a 12/11/2020

Matéria: Língua Portuguesa – Professora Jobiane

Anos: 9°A, 9°B e 9°C

Tema: Violência contra as mulheres

Orientação da atividade: Registrar as atividades no caderno e enviar sua reflexão sobre esse tema e justificar qual é a importância de debater e se conscientizar sobre os atos de violências praticados contra as mulheres.

 

TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDA CONTRA A MULHER

A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com

diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema.

– Violência de gênero

Violência de gênero consiste em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado. A violência de gênero é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a subordinação não implica na ausência absoluta de poder.

– Violência intrafamiliar

Violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra. O conceito de violência intrafamiliar não se refere apenas ao espaço físico onde a violência ocorre, mas também às relações em que se constrói e efetua.

– Violência doméstica

A violência doméstica distingue-se da violência intrafamiliar por incluir outros membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico. Incluem-se aí empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados. Acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.

– Violência física

Ocorre quando uma pessoa, que está em relação de poder em relação a outra, causa ou tenta causar dano não acidental, por meio do uso da força física ou de algum tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas. Segundo concepções mais recentes, o castigo repetido, não severo, também se considera violência física. Esta violência pode se manifestar de várias formas:

• Tapas

• Empurrões

• Socos

• Mordidas

• Chutes

• Queimaduras

• Cortes

• Estrangulamento

• Lesões por armas ou objetos

• Obrigar a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool,

drogas ou outras substâncias, inclusive alimentos.

• Tirar de casa à força

• Amarrar

• Arrastar

• Arrancar a roupa

• Abandonar em lugares desconhecidos

• Danos à integridade corporal decorrentes de negligência (omissão de

cuidados e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo,

doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre outros).

– Violência sexual

A violência sexual compreende uma variedade de atos ou tentativas de relação sexual sob coação ou fisicamente forçada, no casamento ou em outros relacionamentos.

A violência sexual é cometida na maioria das vezes por autores conhecidos das mulheres envolvendo o vínculo conjugal (esposo e companheiro) no espaço doméstico, o que contribui para sua invisibilidade. Esse tipo de violência acontece nas várias classes sociais e nas diferentes culturas. Diversos atos sexualmente violentos podem ocorrer em diferentes circunstâncias e cenários.

Dentre eles podemos citar:

• Estupro dentro do casamento ou namoro;

• Estupro cometido por estranhos;

• Investidas sexuais indesejadas ou assédio sexual, inclusive exigência de sexo como pagamento de favores;

• Abuso sexual de pessoas mental ou fisicamente incapazes;

• Abuso sexual de crianças;

• Casamento ou coabitação forçados, inclusive casamento de crianças;

• Negação do direito de usar anticoncepcionais ou de adotar outras medidas de

proteção contra doenças sexualmente transmitidas;

• Aborto forçado;

• Atos violentos contra a integridade sexual das mulheres,

inclusive mutilação genital feminina e exames obrigatórios de virgindade;

• Prostituição forçada e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual;

• Estupro sistemático durante conflito armado.

– Violência psicológica

É toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano á autoestima, à

identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui:

• Insultos constantes

• Humilhação

• Desvalorização

• Chantagem

• Isolamento de amigos e familiares

• Ridicularização

• Rechaço

• Manipulação afetiva

• Exploração

• Negligência (atos de omissão a cuidados e proteção contra agravos evitáveis

como situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre

outros)

• Ameaças

• Privação arbitraria da liberdade (impedimento de trabalhar, estudar,

cuidar da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar, etc.)

• Confinamento doméstico

• Criticas pelo desempenho sexual

• Omissão de carinho

• Negar atenção e supervisão

– Violência econômica ou financeira

São todos os atos destrutivos ou omissões do(a) agressor(a) que afetam a saúde emocional e a sobrevivência dos membros da família. Inclui:

• Roubo

• Destruição de bens pessoais (roupas, objetos, documentos, animais de estimação e outros) ou de bens da sociedade conjugal (residência, móveis e utensílios domésticos, terras e outros)

• Recusa de pagar a pensão alimentícia ou de participar nos gastos básicos para a sobrevivência do núcleo familiar

• Uso dos recursos econômicos da pessoa idosa, tutelada ou incapaz, destituindo-a de gerir seus próprios recursos e deixando-a sem provimentos e cuidados

– Violência institucional

Violência institucional é aquela exercida nos/ pelos próprios serviços públicos, por ação ou omissão. Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má qualidade dos serviços. Abrange abusos cometidos em virtude das relações de poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por uma noção mais restrita de dano físico intencional. Esta violência poder ser identificada de várias formas:

• Peregrinação por diversos serviços até receber atendimento

• Falta de escuta e tempo para a clientela

• Frieza, rispidez, falta de atenção, negligência

• Maus-tratos dos profissionais para com os usuários, motivados por

discriminação, abrangendo questões de raça, idade, opção sexual, deficiência física, doença mental

• Violação dos direitos reprodutivos (discrição das mulheres em processo de abortamento, aceleração do parto para liberar leitos, preconceitos acerca dos papéis sexuais e em relação às mulheres soropositivas [HIV], quando estão grávidas ou desejam engravidar)

• Desqualificação do saber prático, da experiência de vida, diante do saber científico.

Referências bibliográficas

Ministério da Saúde. Violência Intrafamiliar: orientações para a Prática em Serviço. Brasília DF: Ministério da Saúde; 2002.

Rede Feminista de Saúde. Dossiê Violência contra a Mulher.

http://www.redesaude.gov.br (acessado em 26/Julho/2006).

WHO (World Health Organization).World report on violence and health. GenevaGeneva: World Health Organization; 2002.

Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de    09/11/ 2020  a 12/11/2020 (6 aulas)

4º BIMESTRE

Meus queridos vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3 com o objetivo de recuperar reforçar e avançar esse material é composto de sequencias de atividades.

Habilidade : EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

AULA 1

FIGURAS PLANAS: NÚMERO DE LADOS E ÂNGULO

                                                            AULA 2
       SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS

Link das aulas do centro de mídias

13/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I

 

https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

14/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte II

 

https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

Projeto de vida/Profº Rosiane

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

E.E. SALIM FARAH MALUF

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

                ANOS FINAIS

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.      PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.      TURMA

 

9° ANO - B

3.      DISCIPLINA:

Professor especialista, Projeto de vida

4.      CONTEÚDOS:

Nossa! Quanta coisa para fazer! Cadê o tempo que estava aqui?

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Imaginação criativa e organização.

6.      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Tempo, tempo, tempo...

1-    O que é o tempo?

2-    Como você distribui suas 24 horas do seu dia?

3-    Você gasta mais tempo fazendo o que?

4-    Como é seu tempo de estudo?

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.

 

7.      RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno do aluno.

8.      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

 

09 a 12/11/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

12.  VALIDADO EM:

09/11/2020

 

Tecnologia e inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B e C

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade 11 a 12/11 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que a tecnologia pode ajudar no meio ambiente?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

-------------------------------------------------------------

9ºAno C 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade: Apreciação 1

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR02)Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da fotografia, do grafite, da escultura, da intervenção e de outras modalidades da arte pública contemporânea, contextualizando-os no tempo e no espaço.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

A cidade é um lugar em contínuo movimento e transformação, muitos artistas buscam, nos espaços públicos, um campo para desenvolver e expor suas propostas, suas ideias por meio da Arte. Temos abaixo algumas imagens que abordam fotografia, grafite, escultura, intervenção e arte pública contemporânea de artistas brasileiros e estrangeiros, vocês irão apreciar e analisar os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem.

1

1a

2

2a

3

3a

 


 1 Escultura abstrata -Meteoro/Bruno Giorgi. Fonte: Victor32/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxyw3. Acesso em: 13 abr. 2020.

1a. Escultura Alegórica. Fonte: Pete Linforth/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hyicy. Acesso em: 13 abr. 2020.

2. Grafite Estêncil-Menina com balão/Banksy. Fonte: Zorro4/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hskth. Acesso em: 03 abr. 2020

.2a. Grafite 3D -Rio/Kobra. Fonte: Marcos Souza/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hsktz. Acesso em: 03 abr. 2020.

3. Intervenção urbana -Grafite-Mundano-Fonte: tatosievers/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxyzg.Acesso em: 13 abr. 2020.

3a.Intervenção urbana -Stickers -Fonte: ShonEjai/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxy98. Acesso em: 13 abr. 2020.

 

Após a realização da apreciação realizem uma leitura de imagens e escrevam em seu caderno as suas impressões sobre as obras.

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações..

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 09/11 a 12/11

 

__

 

 


Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 09/11/2020 à 12/11/2020

 

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: Fazer pesquisa em livros didáticos ou internet

1-    Quais são os astros do Sistema Solar?

2-    Descreva sobre as características dos astros do Sistema Solar:

     

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação física/ProfºDonizeti

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA       DE     09/11        Á     12/11/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Ginástica / Corpo Movimento Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  9º ANO  C

                                   PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA




Explique com suas palavras, qual a relação entre: Corpo, Movimento e Saúde?

2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página 85

Atividade 1

ORIENTAÇÕES

Retirar na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador.

Atividades referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo.

Quem perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube.

Essas atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada no seu caderno.

As atividades realizadas correspondem a presença e nota.

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com                 ou               Google Classroom

Geografia/Profº Hosana

ATIVIDADE SEMANAL (09 a 12/11)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA: 9ºC

DURAÇÃO: 4 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

De acordo com o tema abordado na semana anterior REFORMA AGRÁRIA, realize uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema e elabore um pequeno resumo do seu entendimento.

 

 

 

Sobre o conceito de reforma agrária, é correto afirmar que:

a) a reforma agrária é o processo de redistribuição das propriedades produtivas de um determinado país ou região.

b) a reforma agrária é o processo de redistribuição das propriedades rurais improdutivas para camponeses que não possuem terras.

c) é uma política de incentivo à produção agrária vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

d) a reforma agrária é o processo de redistribuição das propriedades rurais improdutivas que só atende que tem condições para produzir na terra.

e) a reforma agrária é o processo de doação de terras para o Governo, que produzirá alimentos para os mais carentes. Muitos fazendeiros realizam essa prática em troca da isenção de impostos. 

História/Profº Vanildo

ATIVIDADE 9C HISTÓRIA 4ºBimestre SEMANA 09 a 12/11 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)

Leitura dos textos para responder questionamentos futuros

AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA NA ÁFRICA



África Ocidental Francesa

AS INDEPENDÊNCIAS DAS COLÔNIAS PORTUGUESAS


Atividades:

Observe a charge a seguir.


Com base em seus conhecimentos, explique: Como esta charge interpreta o processo de independência das colônias africanas?




Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 09/11/20 a 13/11/20

Turmas: 9º A, B, C

Tema: Dias da Semana

 

1ª aula – Algumas frases com dias da semana (leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno e envie para meu e-mail). Faremos atividade nas próximas aulas.

a) Monday is my busiest day.

Segunda-feira é meu dia mais atarefado.

b) I’m never free on Mondays.

Eu nunca estou livre às segundas-feiras.

(Sempre use a preposição on para se referir a algo que acontece em algum dia da semana.)

c) We can get this project done by Monday.

Nós conseguimos terminar esse projeto até segunda-feira.

 

2ª aula: continuação

d) Are you free on Tuesday?

Você está livre na terça-feira?

e) Tom told me that he could come on any day but Tuesday.

O Tom me disse que ele poderia vir qualquer dia, menos terça-feira.

f) The board of directors is going to discuss the proposal next Tuesday.

A diretoria irá discutir a proposta na próxima terça-feira.

g) I’ll see you next Wednesday.

Te vejo na próxima quarta-feira.

h) She has been absent since last Wednesday.

Ela está ausente desde quarta-feira passada.

 

Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua portuguesa/Profº Jobiane

Semana de 9/11/2020 a 12/11/2020

Matéria: Língua Portuguesa – Professora Jobiane

Anos: 9°A, 9°B e 9°C

Tema: Violência contra as mulheres

Orientação da atividade: Registrar as atividades no caderno e enviar sua reflexão sobre esse tema e justificar qual é a importância de debater e se conscientizar sobre os atos de violências praticados contra as mulheres.

 

TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDA CONTRA A MULHER

A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com

diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema.

– Violência de gênero

Violência de gênero consiste em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado. A violência de gênero é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a subordinação não implica na ausência absoluta de poder.

– Violência intrafamiliar

Violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra. O conceito de violência intrafamiliar não se refere apenas ao espaço físico onde a violência ocorre, mas também às relações em que se constrói e efetua.

– Violência doméstica

A violência doméstica distingue-se da violência intrafamiliar por incluir outros membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico. Incluem-se aí empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados. Acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.

– Violência física

Ocorre quando uma pessoa, que está em relação de poder em relação a outra, causa ou tenta causar dano não acidental, por meio do uso da força física ou de algum tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas. Segundo concepções mais recentes, o castigo repetido, não severo, também se considera violência física. Esta violência pode se manifestar de várias formas:

• Tapas

• Empurrões

• Socos

• Mordidas

• Chutes

• Queimaduras

• Cortes

• Estrangulamento

• Lesões por armas ou objetos

• Obrigar a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool,

drogas ou outras substâncias, inclusive alimentos.

• Tirar de casa à força

• Amarrar

• Arrastar

• Arrancar a roupa

• Abandonar em lugares desconhecidos

• Danos à integridade corporal decorrentes de negligência (omissão de

cuidados e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo,

doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre outros).

– Violência sexual

A violência sexual compreende uma variedade de atos ou tentativas de relação sexual sob coação ou fisicamente forçada, no casamento ou em outros relacionamentos.

A violência sexual é cometida na maioria das vezes por autores conhecidos das mulheres envolvendo o vínculo conjugal (esposo e companheiro) no espaço doméstico, o que contribui para sua invisibilidade. Esse tipo de violência acontece nas várias classes sociais e nas diferentes culturas. Diversos atos sexualmente violentos podem ocorrer em diferentes circunstâncias e cenários.

Dentre eles podemos citar:

• Estupro dentro do casamento ou namoro;

• Estupro cometido por estranhos;

• Investidas sexuais indesejadas ou assédio sexual, inclusive exigência de sexo como pagamento de favores;

• Abuso sexual de pessoas mental ou fisicamente incapazes;

• Abuso sexual de crianças;

• Casamento ou coabitação forçados, inclusive casamento de crianças;

• Negação do direito de usar anticoncepcionais ou de adotar outras medidas de

proteção contra doenças sexualmente transmitidas;

• Aborto forçado;

• Atos violentos contra a integridade sexual das mulheres,

inclusive mutilação genital feminina e exames obrigatórios de virgindade;

• Prostituição forçada e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual;

• Estupro sistemático durante conflito armado.

– Violência psicológica

É toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano á autoestima, à

identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui:

• Insultos constantes

• Humilhação

• Desvalorização

• Chantagem

• Isolamento de amigos e familiares

• Ridicularização

• Rechaço

• Manipulação afetiva

• Exploração

• Negligência (atos de omissão a cuidados e proteção contra agravos evitáveis

como situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre

outros)

• Ameaças

• Privação arbitraria da liberdade (impedimento de trabalhar, estudar,

cuidar da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar, etc.)

• Confinamento doméstico

• Criticas pelo desempenho sexual

• Omissão de carinho

• Negar atenção e supervisão

– Violência econômica ou financeira

São todos os atos destrutivos ou omissões do(a) agressor(a) que afetam a saúde emocional e a sobrevivência dos membros da família. Inclui:

• Roubo

• Destruição de bens pessoais (roupas, objetos, documentos, animais de estimação e outros) ou de bens da sociedade conjugal (residência, móveis e utensílios domésticos, terras e outros)

• Recusa de pagar a pensão alimentícia ou de participar nos gastos básicos para a sobrevivência do núcleo familiar

• Uso dos recursos econômicos da pessoa idosa, tutelada ou incapaz, destituindo-a de gerir seus próprios recursos e deixando-a sem provimentos e cuidados

– Violência institucional

Violência institucional é aquela exercida nos/ pelos próprios serviços públicos, por ação ou omissão. Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má qualidade dos serviços. Abrange abusos cometidos em virtude das relações de poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por uma noção mais restrita de dano físico intencional. Esta violência poder ser identificada de várias formas:

• Peregrinação por diversos serviços até receber atendimento

• Falta de escuta e tempo para a clientela

• Frieza, rispidez, falta de atenção, negligência

• Maus-tratos dos profissionais para com os usuários, motivados por

discriminação, abrangendo questões de raça, idade, opção sexual, deficiência física, doença mental

• Violação dos direitos reprodutivos (discrição das mulheres em processo de abortamento, aceleração do parto para liberar leitos, preconceitos acerca dos papéis sexuais e em relação às mulheres soropositivas [HIV], quando estão grávidas ou desejam engravidar)

• Desqualificação do saber prático, da experiência de vida, diante do saber científico.

Referências bibliográficas

Ministério da Saúde. Violência Intrafamiliar: orientações para a Prática em Serviço. Brasília DF: Ministério da Saúde; 2002.

Rede Feminista de Saúde. Dossiê Violência contra a Mulher.

http://www.redesaude.gov.br (acessado em 26/Julho/2006).

WHO (World Health Organization).World report on violence and health. GenevaGeneva: World Health Organization; 2002.

Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de    09/11/ 2020  a 12/11/2020 (6 aulas)

4º BIMESTRE

Meus queridos vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3 com o objetivo de recuperar reforçar e avançar esse material é composto de sequencias de atividades.

Habilidade : EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

AULA 1

FIGURAS PLANAS: NÚMERO DE LADOS E ÂNGULO

                                                            AULA 2
       SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS

Link das aulas do centro de mídias

13/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I

 

https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

14/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte II

 

https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

Projeto de vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 4 (09.11 à 13.11)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos concluam a atividade 2- “A organização de uma rotina” da situação de aprendizagem 3 - ROTINA PRODUTIVA PARA UMA ORGANIZAÇÃO COMPLETA. Envie por e-mail para o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é importante para vocês?

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos entendam e faça ATIVIDADE 3 – CHECKLIST da situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a Atividade 1 - Um pouco da minha história da situação de aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão! Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a  Atividade 1 - “Como saber se consegui?” (p.32)  a situação de aprendizagem 3- PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO  do caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Foco; Persistência; Autoconfiança; Respeito; Assertividade;

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B e C

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade 11 a 12/11 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que a tecnologia pode ajudar no meio ambiente?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

 

 

 

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário