Atividade da semana de 16 a 20 de novembro 2020
Eletivas Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
·
Atividade 1- Assistir o vídeo sobre Funcional
Kids;
·
Link: https://www.youtube.com/watch?v=_h3cg6LYUfk
·
Atividade 2- Responder o questionátio;
1.
Nome da atividade?
2.
Idade e sexo do praticante?
3.
Local praticado?
4.
Benficios?
5.
Princípios presentes?
6.
Principais movimentos?
E-mail para
devolutiva
Data
de entrega até: 25/11/2020
Eletivas Denise
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
DATA: 16 a 20/11/2020 |
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DISCIPLINA/TURMA: 7°,
9°, 1°.
ELETIVA-JIU
JITSU |
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CONTEÚDOS:
SUBMISSION
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Aula
I: Leia o texto: Submission grappling:
uma breve história do Jiu-Jitsu sem kimono
22/05/2017
| Escrito por: Graciemag Newsroom
Por Willian von Söhsten * Cada vez mais a Federação
Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF) tem dado importância ao chamado “no-gi”,
expressão em inglês para designar o Jiu-Jitsu “sem kimono”. Em algumas
academias é possível encontrar um dia específico para o treino dessa
modalidade mais casual, muitas vezes na sexta-feira. Em outros lugares há
horários sagrados e definidos para o treino sem kimono. A diferença mais profunda
dessa modalidade, num primeiro momento, está nas pegadas. Há que se dominar a
nuca, trabalhar esgrimas, isso sem falar que tentar dar aquela “amarrada”
para descansar fica um pouco mais difícil sem o pano. É tudo no dobro da
velocidade, e ainda escorregadio. Mas como foi que os Gracie e
seus pupilos começaram a vestir o sungão e deixar o kimono, por algumas
horas, no armário? A moda teria ganhado força nos tempos de Rolls Gracie
(1951–1982), professor de mente aberta que é considerado uma legenda na
família. Sempre antenado em se testar em modalidades diversas, como o sambô e
a luta olímpica, Rolls levava o que aprendia para dentro do dojô em
Copacabana, onde difundia aos parentes e alunos. Não foi, claro, a primeira
vez que lutadores do Jiu-Jitsu vestiram a sunga no tatame. O treino sem kimono também se
fazia necessário com os treinos para os antigos combates de vale-tudo,
modalidade nascida nos anos 1920 com grande mestre Carlos e que teve Helio
Gracie, seu irmão George e depois Carlson como grandes representantes da
família. Muitos dos desafios no século passado eram
realizados com o uso de kimono, e George Gracie teria sido o primeiro dos
irmãos a se aventurar em lutas de vale-tudo sem o uso do traje oriental. Eram
tempos em que a família do Jiu-Jitsu enfrentava muitos praticantes da
modalidade “catch as catch can”, que em tradução livre significa
“pegue onde puder pegar”. É uma luta também conhecida como Lancashire
wrestling, estilo que nasceu na Inglaterra e é a precursora do catch
wrestling, modalidade na qual o ex-campeão do UFC Josh Barnett é um de seus
grandes expoentes. Faixa-preta graduado por
Rolls, Carlos Gracie Jr. manteve nos anos 1980 a rotina do irmão,
incentivando o treino sem kimono nas academias, e anos depois impulsionou
ainda mais o esporte com campeonatos como o Pan Sem Kimono e o Mundial de
Jiu-Jitsu Sem Kimono, ambos criados em 2007, que além da bermuda preveem a
camisa de lycra como uniforme. O surgimento do ADCC O primeiro grande torneio de
Jiu-Jitsu sem kimono começou a nascer a partir de 1995. Nesse ano, Tahnoon
bin Zayed, filho do rei dos Emirados Árabes, estudava incógnito numa
universidade da Califórnia e, se interessou pelo Jiu-Jitsu ao ver Royce
Gracie vencendo o UFC. Após treinar por três anos com o professor Nelsinho
Monteiro, decidiu criar um UFC sem os socos, com atletas de todas as
modalidades do mundo se enfrentando, inspirado em outros torneios a que
assistiu nos EUA. Nascia a copa do mundo das
lutas agarradas, uma tentativa de mesclar todos os estilos de lutas sob uma
regra unificada. O primeiro evento foi realizado em 1998 na capital dos Emirados,
e chamado de Abu Dhabi Combat Club (ADCC). Com prêmios polpudos na casa dos
milhares de dólares, a disputa atraiu diversos representantes do Jiu-Jitsu,
judô, sambô, wrestling e MMA para lutarem sempre em busca da submissão do
oponente, o que rendeu o nome de “submission” para esse tipo de confronto.
Historicamente o Jiu-Jitsu brasileiro é a modalidade que mais fez campeões
neste torneio – o primeiro vencedor do absoluto foi, não à toa, o faixa-preta
José Mario Sperry. Para o mestre Relson Gracie,
a modalidade até hoje guarda severas diferenças do Jiu-Jitsu propriamente
dito: “Jiu-Jitsu sem kimono é damas, com kimono é xadrez”, compara o filho de
Helio. Por fim, o grande mestre
Carlos Gracie, nosso pioneiro, fazia questão de ressaltar a importância dos trajes
clássicos do Jiu-Jitsu, para que jamais abandonássemos o paletó. “Só com
kimono ou roupas normais de uso, poderá o lutador de Jiu-Jitsu empregar com
eficiência todos os mil e um recursos da arte nipônica”, ensinou o
faixa-vermelha. E você, amigo leitor, gosta
de rolar sem kimono? Na sua escola, há um dia direcionado para o treino sem
pano? * Willian von Söhsten é formado em jornalismo e
direito, com pós-graduação em semiótica. É faixa-preta de Cícero Costha e
professor de Jiu-Jitsu da Team Nogueira em Ribeirão Preto, SP. Fonte:Acesso
disponível em: https://www.graciemag.com/2017/05/22/submission-grappling-uma-breve-historia-do-jiu-jitsu-sem-kimono/
acesso em 10/11/2020
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II: Responda as questões:
1.
Quais outros esportes são semelhantes ao
submission? 2.
Qual é o uniforme utilizado pelo
praticante de submission? 3.
Quais as diferenças dessa modalidade
para o jiu jitsu sem kimono? 4.
O que torna o submission mais complicado
na prática? 5.
Qual a relação do UFC com os treinos de
submission? 6.
Quando surgiu o campeonato ADCC? Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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: Você pode realizar a atividade
pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode
ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
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Eletivas Denis
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
4º Bim semana 5 (16.11 à 20.11) Denis
Fiquem
atentos se está inscrito nesta eletiva
Você sabe a diferença entre Investidor
e trader ??? Não então veja o vídeo do Special Squad Traders https://www.youtube.com/watch?v=yS1-X9VBHKQ e
entenda um pouco mais do perfil de investidores e como se comportam.Caso
queiram se aperfeiçoar mais cadastrem-se no SST (https://app.sst.trade/) e faça o curso ead chamado The North e
seja um soldado você também.
Mande sua resposta para o professor sobre o que aprendeu
neste vídeo e se você acha possível ser trader??
Fonte: Special Squad Traders. A
diferença entre trader e investidor. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yS1-X9VBHKQ
Aulas
Previstas: 2 Aulas
Público:
8º
ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades
envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;
Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
9ºAno A
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Atividade: Ação
Expressiva I
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF69AR31)Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Estudantes vamos
pensar na cidade onde vocês moram, no seu bairro e nas principais
características dos locais urbanos, baseado nisso respondam as questões de
ação expressiva.
1.A arte se faz
presente em inúmeras formas de expressão cultural e ocupa lugar significativo
nos espaços urbanos da sociedade contemporânea por meio da música, do teatro,
da dança e das artes visuais. Considerando esses aspectos, quais são as
características culturais da sua cidade? 2.Tendo em vista o que você conhece sobre a
sua cidade em relação à cultura e à arte, quais pontos importantes você
destacaria? 3.Quais
produções artísticas, você já percebeu, no percurso de sua casa até a escola? 4.Quais espaços
de criação e apropriação artística, existem na sua cidade? |
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RECURSOS:
Caderno para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 16/11 a 20/11
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Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 16/11/2020
à 20/11/2020
Habilidades: Descrever
a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema
solar na nossa Galáxia e dela no Universo.
Atividade: Fazer pesquisa em
livros didáticos ou
1-
Qual é o sexto planeta do Sistema Solar a
partir do Sol, sendo o maior planeta?
2-
Quais são os planetas rochosos do Sistema
Solar?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NA ESCOLA
Unidade Temática:
Unidade Temática – Ginástica
ATIVIDADE
Caderno do Aluno
·
Atividade 1- Conhecendo mais sobre algumas
Ginásticas de Conscientização Corporal;
·
Responder a pergunta e assistir os vídeos (pg:
86 e 87/ link disponível caderno do aluno);
·
Atividade 2- Texto: Alguns aspectos importantes
para a prática do Pilates e da Yoga;
·
Prática: praticar algum movimento de Pilates ou
yoga, enviar foto ou vídeo com autorização (pg: 87);
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:25/11/2020
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 16 a 19 do 11 de
2020.
Série: 9º
Anos : A e B. – Professor: Djair
Santos. Disciplina: Geografia. 4º bimestre.
Atividade: Leitura;
Pesquisa, compreensão do texto.
Quantidade de aulas: 4 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar por meio de textos, mapas e/ou gráficos, as características
das redes geográficas e/ou cidades globais.
GEOGRAFIA : Redes Geográficas e Cidades Globais ( 1 / 2 ).
As redes geográficas envolvem o
conjunto de fixos e fluxos que se comportam como instrumentos do processo de
Globalização.
O espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e
articula-se a partir das redes. Milton Santos fez
reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização
das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos
interligados por meio dos fluxos. Nesse ínterim, formam-se diversos tipos e
subtipos, como as redes de transportes, as digitais, as urbanas, entre outros
exemplos.
Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes
geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre
conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem ser materiais,
digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias,
conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.
Com o processo de Globalização, podemos dizer que
as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e
abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de
difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades,
constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos
ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes
geográficas.
É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam,
impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias. No século XIX, as
transformações proporcionadas pelas revoluções industriais propiciaram um
fundamental avanço das redes de transportes, incluindo os modais rodoviários e
ferroviários. Desse modo, cidades distantes passaram a estar interligadas entre
si, o que se estendeu para pontos situados, até mesmo, em continentes
distintos.
A Revolução
Técnico-Científica Informacional também intensificou sobremaneira
a expansão das redes, incluindo a própria rede de transportes, por meios dos
aviões e jatos mais avançados. A formação das redes digitais e
também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes
marcos para esse período. Assim, em tempo real, comunicados e transações
financeiras ocorrem e notícias importantes são divulgadas; até reuniões de
negócios não mais necessitam da presença física de todos os seus participantes,
o que exemplifica o grau de avanço técnico das redes.
A importância das redes geográficas deu-se também para o avanço do sistema capitalista
financeiro, que, para muitos, ganhou o status de capitalismo
informacional. A expansão das empresas multinacionais encontra-se bastante
facilitada, incluindo a formação das holdings, que são agrupamentos
entre empresas interligadas em redes internacionais.
As redes possuem papel ativo na configuração do espaço geográfico, e
isso se estabelece de forma mais nítida na constituição das hierarquias no
cerne das próprias redes. Um exemplo é a rede urbana, que se define
de local ao global nos mais diversos níveis hierárquicos, desde as cidades
globais mais avançadas até os centros regionais dos países periféricos. Assim,
o que se percebe nas diferentes redes geográficas é a constituição de “nós”
formados por tamanhos diferentes, ou seja, alguns com mais fluxos dos que os
outros.
As redes geográficas são, afinal, um importante elo entre as diferentes
partes do espaço geográfico que integram o sistema mundial em tempos de
globalização. Assim, elas permitem e também condicionam o transporte e difusão
de inúmeros instrumentos técnicos, além de mercadorias, informações e
conhecimentos, estando diretamente associadas à maioria dos elementos que
compõem a vida cotidiana das sociedades.
As redes geográficas estruturam-se,
atualmente, em nível global.
Por : PENA, Rodolfo F. Alves.
Esta atividade é, somente de leitura e
pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
20 de
Novembro de 2020 – Dia da Consciência Negra.
“ A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE . . .
O RESPEITO NOS UNE ! . . .
O
PRECONCEITO CEGA !”
História/Profº Silvio
HISTÓRIA – PROFESSOR
SILVIO
Atividade para a semana de 16 a 20 de novembro
Turma: 9A – Ensino Fundamental II – Período da manhã
Duração da atividade: Quatro aulas
Habilidades envolvidas: Compreender a questão do racismo,
suas consequências e a importância de sua eliminação. Compreender a
complexidade da sociedade contemporânea e a importância das políticas de
inclusão.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
OBSERVAÇÃO: ATIVIDADES ANTERIORES AINDA PODEM SER
ENTREGUES
RASCIMO E GENOCÍDIO NEGRO
“Não consigo respirar”, suplicava George Floyd, enquanto
tinha o seu pescoço pressionado pelo joelho de um policial por 8 minutos e 46
segundos. Depois, morreu. O fato ocorreu no dia 25 de maio de 2020 em
Minneapolis, Estados Unidos. Nas semanas seguintes, milhares de pessoas saíram
às ruas em diversas cidades dos Estados Unidos e de outros países, contrariando
as recomendações dos órgãos de saúde de isolamento social devido a pandemia de
coronavírus, para protestarem contra o racismo e a violência policial, visto
como tão ou mais letal do que o vírus.
O Movimento Negro nos Estados Unidos da América, assim como
em outros países, já protagonizou diversas lutas pelos direitos civis da
população descendente dos africanos escravizados, no sistema colonial que
marcou a ocupação da América ao longo de séculos. O fim da escravidão nestes
países não significou liberdade e igualdade para as pessoas escravizadas. As
mazelas de um sistema cruel e marcado por violência e desumanização persiste
fortemente em nossa sociedade.
Martin Luther King, importante líder do Movimento Negro nos
Estados Unidos, fez um discurso em 1963, que se tornou um hino na defesa da
igualdade. Vejamos um trecho:
“(...) Tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da
Geórgia, os filhos de ex-escravos e os filhos de ex-donos de escravos poderão
sentar-se juntos à mesa da irmandade.
Tenho um sonho de que um dia até o Estado do Mississippi, um
Estado desértico que sufoca no calor da injustiça e da opressão, será
transformado em um oásis de liberdade e de justiça. Tenho um sonho de que meus
quatro filhos viverão um dia em uma nação onde não serão julgados pela cor de
sua pele, mas pelo teor de seu caráter.
Tenho um sonho hoje. (...) Então que a liberdade ressoe dos prodigiosos
picos de New Hampshire.
Que a liberdade ecoe das majestosas montanhas de Nova York!
Que a liberdade ecoe dos elevados Alleghenies da Pensilvânia!
Que a liberdade ecoe das nevadas Rochosas do Colorado!
Que a liberdade ecoe das suaves encostas da Califórnia!
Mas não só isso – que a liberdade ecoe da Montanha de Pedra
da Geórgia!
Que a liberdade ecoe da Montanha Sentinela do Tennessee!”
Que a liberdade ecoe de cada monte e montículo do
Mississippi. De cada encosta de montanha, que a liberdade ecoe.
E quando isso acontecer, quando deixarmos a liberdade ecoar,
quando a deixarmos ressoar em cada vila e vilarejo, em cada Estado e cada
cidade, poderemos trazer para mais perto o dia que todos os filhos de Deus,
negros e brancos, judeus e gentios, protestante e católicos, poderão se dar as
mãos e cantar, nas palavras da velha canção negra, ‘livres, enfim! Livres,
enfim! (...) Estamos livres, enfim!’”
Assim como nos Estados Unidos, o Brasil é marcado por
diversas lutas da população negra contra as diferentes formas de racismo que
estão presentes no nosso cotidiano e em toda a nossa estrutura social. Por
aqui, o racismo muitas vezes é negado e as práticas racistas são vistas como
“normais” e até encaradas como “brincadeiras”. Durante muito tempo, o mito da
“democracia racial” persistiu entre nós e a tendência a afirmarem que “somos
todos iguais” esconde as marcantes desigualdades, que mantém a população negra
excluída e vitimada por uma violência social e do Estado. Os séculos de exploração
e a ausência de políticas públicas reparadoras se refletem nos baixos índices
de bem-estar da maioria da população composta por pretos e pardos (que formam
55,8% dos brasileiros, segundo dados do IBGE), principalmente, pelo pouco
acesso a direitos básicos, como saúde, moradia digna, educação de qualidade.
Como afirmou a filósofa Djamila Ribeiro, em entrevista à BBC Brasil no dia 05
de junho de 2020,
“(...) durante três séculos, quase quatro séculos, as pessoas
negras foram tratadas como mercadoria e construíram as riquezas desse país sem
ter acesso a essas riquezas. E, a partir daí, essas desigualdades foram sendo
construídas, então, se pessoas negras hoje não ocupam espaços de poder, eles
partem de um lugar social que suas oportunidades são restringidas por causa do
racismo. Então, às vezes, é esse entendimento que falta às pessoas — e de não
discutir o lugar social da branquitude também. De chegar em um espaço em um
país de maioria negra e só ter pessoas brancas nesse espaço e isso ser
naturalizado e não ser questionado. Se pessoas brancas estão ocupando esses
espaços, será que é por que elas são mais inteligentes e geniais ou por que
tiveram condições concretas para estar naqueles espaços?”
“Vidas negras importam!” é o grito que tem eclodido em manifestações
públicas e também nas redes sociais, que denunciam o genocídio da população
negra brasileira. Crianças assassinadas dentro de casa por “balas perdidas”,
família alvejada por 80 tiros pelo exército “por engano”, jovens da periferia
que “desparecem” em batidas policias são algumas notícias que acompanhamos
diariamente e que compõem traços desse genocídio já tão denunciado pelos
movimentos negros no Brasil e revelado em números assustadores. Segundo o Atlas
da Violência 2019 (publicação que apresenta taxas de homicídios no país), no
ano de 2017, “75,5% das vítimas de homicídios foram indivíduos negros (definidos
aqui como a soma de indivíduos pretos ou pardos, segundo a classificação do
IBGE), sendo que a taxa de homicídios por 100 mil negros foi de 43,1, ao passo
que a taxa de não negros (brancos, amarelos e indígenas) foi de 16,0. Ou seja,
proporcionalmente às respectivas populações, para cada indivíduo não negro que
sofreu homicídio em 2017, aproximadamente, 2,7 negros foram mortos”. Quando
fazemos a leitura dos homicídios dentro de um recorte temporal maior (2007 a
2017), os números são ainda mais alarmantes, como podemos ver no gráfico
abaixo:
Fonte:
https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/12/atlas-2019
VAMOS PRATICAR!
a) Resumidamente, escreva qual era o
sonho de Martin Luther King?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Diante do relatado no início do texto,
você acredita que o sonho de Martin Luther King apresentado, há mais de 50
anos, realizou-se? Justifique a sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Quais as maiores consequências do
racismo no Brasil?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) O que o gráfico da taxa de homicídios
de negros e não negros da década, 2007 a 2017, revela?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Quais questionamentos a filósofa
Djamila Ribeiro nos convida a fazer? Você já havia pensado nessas questões
anteriormente?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) A filósofa e professora estadunidense
Angela Davis afirma que, “numa sociedade racista, não basta não ser racista, é
necessário ser antirracista”. O que você entende por antirracista? Quais práticas
podem ser consideradas antirracistas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Numa sociedade racista, não basta não
ser racista. É necessário ser antirracista.
Angela Davis
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim.
Data: 16/11/20 a 19/11/20
Turmas: 9º A, B, C
Tema: Dias da Semana – Atividade Avaliativa
Atividade
avaliativa sobre dias da semana. (Se for necessário revise as aulas das últimas
3 semanas).
1ª aula: Escreva sua rotina de estudo em cada dia
da semana. Escreva em inglês.
2ª aula: Escreva o que você gosta de fazer quando
está com sua família no sábado e no domingo. Escreva o texto em inglês.
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
Semana de 16/11/2020 a 20/11/2020
Professora Jobiane Reis
Matéria: Língua Portuguesa
Anos: 9°A, 9°B e 9°C
ASSUNTO: 20 de novembro – Consciência
Negra.
Orientação das atividades:
1-
Registrar o texto informativo no caderno;
2-Fazer
uma reflexão (mínimo 15 linhas/máximo 30 linhas) com o tema: Quais práticas o
Brasil adota para combater o racismo na sociedade atual?
3-Enviar
a reflexão em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com.
O Dia
da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data reúne
diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos
negros ao país, a escravidão no Brasil e
o racismo estrutural da sociedade.
Sendo uma data tão significativa, é importante
saber o que é e para que serve o Dia da Consciência Negra. Pensando
nisso, o E+B Educação preparou um resumo sobre a história e importância do 20
de novembro.
Como surgiu o Dia da Consciência Negra?
O
Dia da Consciência Negra foi instituído durante o governo Lula, através da Lei
nº 10.639. O documento inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira”
como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Além disso,
instituiu o 20 de novembro como o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’. Apesar
da legislação reconhecer a data em 2003, a sua existência é bem anterior.
Em
uma pesquisa sobre a consciência negra, é importante saber que em
1978 ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU) se reuniram em Salvador e
acordaram que o dia da morte de Zumbi, 20 de novembro, seria celebrado como o
Dia da Consciência Negra. A ideia era usar a data para relembrar a luta dos
negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravista da época.
Já
em 2011, no governo Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519, a data foi
oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. A
escolha da data é uma referência a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores
líderes quilombolas do país.
Orientação da atividade:
Assistir
o filme: Zumbi dos Palmares
https://youtu.be/HOsuKoHgNDQ
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta
para o período de 16/11/ 2020 a 20
/11/2020
(6 aulas)
4º BIMESTRE
Meus queridos
vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3 com o objetivo de recuperar
reforçar e avançar esse material é composto de sequencias de atividades.
Habilidade : EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos
e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em
situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando
tecnologias digitais.
Meus queridos espero
que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades do Caderno
Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar
nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou
disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok
AULAS
3 E 4
SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS EM
MALHAS QUADRICULADAS
Link das aulas do centro de
mídias
13/10 -
9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I
https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
14/10 -
9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte II
https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
Fiquem Ligados essa semana vocês vão
realizar a Avaliação de Aprendizagem em Processo 3º bimestre de Língua
Portuguesa e Matemática .
Essa avaliação terá um formato
inovador .
Acesso via Link
O que vocês vão precisar para entrar
seu Ra e Senha (a mesma que vocês
acessam a secretaria escolar digital )
Tempo 48h a partir do primeiro
acesso
Acessem o Link
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º Bimestre- Semana 5 (16.11 à 20.11)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos leia o texto - “Aprendendo e
ensinando junto: Como vai ser?” da atividade 2 da situação de aprendizagem 4 - UM
GRUPO QUE ESTUDA JUNTO, COMPARTILHA SABERES!. Envie por e-mail para o professor uma
reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é importante para vocês?
ü 8º Ano;
Prezados alunos entendam e relate como se fosse realiza uma
mostra ATIVIDADE 1 – MONTAGEM DA
MOSTRA da situação de aprendizagem 2- mão MONTAGEM E REALIZAÇÃO DA MOSTRA do caderno
do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da
atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos concluam a Atividade 2 e 3 da situação de aprendizagem 2- Eu
tenho um sonho...Eu tenho uma visão! Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante
do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados
alunos concluam a Atividade
2 - “Como vão as minhas prioridades”(p. 33) da
situação de aprendizagem 3- PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO do caderno do estudante do 4º Bimestre,
envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização;
Respeito; Responsabilidade; Assertividade; Tolerância ao estresse; Imaginação
criativa; Autoconfiança
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/Profº Denis
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf Séries:
8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
4º Bim semana 5 (16.11 à 20.11)
Atenção fique
atenta as séries que se destinam essa atividade
Prezados alunos,
A proposta
desta semana é realizar a ATIVIDADE 4 – PARE E REFLITA! responda as
perguntas a seguir e envie para o e-mail do professor:
Baseado
nesta atividade reflita sobre o a idade mínima para criar um perfil em qualquer
plataforma. Você acha que é importante saber? ou estabelecer uma idade mínima e
identificar todos? Justifique.
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e
9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas:
EF89TEC05 –
Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas
e analisar intencionalidades de seus usuários.
EF89TEC09 –
Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e
textos com senso estético e ético.
EF89TEC17-
Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais
envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
--------------------------------------------------------------
9ºAno B
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Atividade: Ação
Expressiva I
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF69AR31)Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. |
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Estudantes vamos
pensar na cidade onde vocês moram, no seu bairro e nas principais
características dos locais urbanos, baseado nisso respondam as questões de
ação expressiva.
1.A arte se faz
presente em inúmeras formas de expressão cultural e ocupa lugar significativo
nos espaços urbanos da sociedade contemporânea por meio da música, do teatro,
da dança e das artes visuais. Considerando esses aspectos, quais são as
características culturais da sua cidade? 2.Tendo em vista o que você conhece sobre a
sua cidade em relação à cultura e à arte, quais pontos importantes você
destacaria? 3.Quais
produções artísticas, você já percebeu, no percurso de sua casa até a escola? 4.Quais espaços
de criação e apropriação artística, existem na sua cidade? |
||||
RECURSOS:
Caderno para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 16/11 a 20/11
__ |
|
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 16/11/2020
à 20/11/2020
Habilidades: Descrever
a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema
solar na nossa Galáxia e dela no Universo.
Atividade: Fazer pesquisa em
livros didáticos ou
1-
Qual é o sexto planeta do Sistema Solar a
partir do Sol, sendo o maior planeta?
2-
Quais são os planetas rochosos do Sistema
Solar?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NA ESCOLA
Unidade Temática:
Unidade Temática – Ginástica
ATIVIDADE
Caderno do Aluno
·
Atividade 1- Conhecendo mais sobre algumas
Ginásticas de Conscientização Corporal;
·
Responder a pergunta e assistir os vídeos (pg:
86 e 87/ link disponível caderno do aluno);
·
Atividade 2- Texto: Alguns aspectos importantes
para a prática do Pilates e da Yoga;
·
Prática: praticar algum movimento de Pilates ou
yoga, enviar foto ou vídeo com autorização (pg: 87);
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:25/11/2020
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 16 a 19 do 11 de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 4º bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar por meio de textos, mapas e/ou gráficos, as características das redes geográficas e/ou cidades globais.
GEOGRAFIA : Redes Geográficas e Cidades Globais ( 1 / 2 ).
As redes geográficas envolvem o conjunto de fixos e fluxos que se comportam como instrumentos do processo de Globalização.
O espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e articula-se a partir das redes. Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos. Nesse ínterim, formam-se diversos tipos e subtipos, como as redes de transportes, as digitais, as urbanas, entre outros exemplos.
Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.
Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.
É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias. No século XIX, as transformações proporcionadas pelas revoluções industriais propiciaram um fundamental avanço das redes de transportes, incluindo os modais rodoviários e ferroviários. Desse modo, cidades distantes passaram a estar interligadas entre si, o que se estendeu para pontos situados, até mesmo, em continentes distintos.
A Revolução Técnico-Científica Informacional também intensificou sobremaneira a expansão das redes, incluindo a própria rede de transportes, por meios dos aviões e jatos mais avançados. A formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para esse período. Assim, em tempo real, comunicados e transações financeiras ocorrem e notícias importantes são divulgadas; até reuniões de negócios não mais necessitam da presença física de todos os seus participantes, o que exemplifica o grau de avanço técnico das redes.
A importância das redes geográficas deu-se também para o avanço do sistema capitalista financeiro, que, para muitos, ganhou o status de capitalismo informacional. A expansão das empresas multinacionais encontra-se bastante facilitada, incluindo a formação das holdings, que são agrupamentos entre empresas interligadas em redes internacionais.
As redes possuem papel ativo na configuração do espaço geográfico, e isso se estabelece de forma mais nítida na constituição das hierarquias no cerne das próprias redes. Um exemplo é a rede urbana, que se define de local ao global nos mais diversos níveis hierárquicos, desde as cidades globais mais avançadas até os centros regionais dos países periféricos. Assim, o que se percebe nas diferentes redes geográficas é a constituição de “nós” formados por tamanhos diferentes, ou seja, alguns com mais fluxos dos que os outros.
As redes geográficas são, afinal, um importante elo entre as diferentes partes do espaço geográfico que integram o sistema mundial em tempos de globalização. Assim, elas permitem e também condicionam o transporte e difusão de inúmeros instrumentos técnicos, além de mercadorias, informações e conhecimentos, estando diretamente associadas à maioria dos elementos que compõem a vida cotidiana das sociedades.
As redes geográficas estruturam-se, atualmente, em nível global.
Por : PENA, Rodolfo F. Alves.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos tempos:
20 de Novembro de 2020 – Dia da Consciência Negra.
“ A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE . . .
O RESPEITO NOS UNE ! . . .
O PRECONCEITO CEGA !”
História/Profº Wilson
E.E.
Salim Farah Maluf
Disciplina:
História – 9º Ano B
Professor:
Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 16 de novembro a 20 de
novembro.
TEMA: Semana da
Consciência Negra.
A história do professor negro e
antirracista que ensinou durante a escravidão.
HABILIDADES:
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais,
econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
Objetivos: Discutir a luta do negro
contra o racismo. A prática permanente
do preconceito dificulta que a população afrodescendente alcance a cidadania
desejada.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS
DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
Favor usar caneta azul ou
preta.
Aula 1 – Ouça o
Podcast , sobre o professor Hemetério
através do link:
Aula 2 a
4 – Retomando
o Podcast responda às perguntas propostas:
1) Qual
o tema da Podcast?
2) Qual
o nome completo do professor?
3) Quando
e onde o professor nasceu?
4) Quais
foram as atividades exercidas pelo professor ao longo de sua vida?
5) A
quais questões o professor esteve mais ligado ao longo de sua vida?
6) Como
foi a formação de Hemetério?
7) Qual
a visão que o Imperador tinha do professor?
8) Qual
foi o poeta famoso que teve a avó como professora da escola que Hemetério
fundou?
9) De
acordo com o podcast quais foram os mecanismos de desigualdade racial usados
após a abolição da escravidão para manter o negro marginalizado?
10) Qual
era a finalidade da escola que o professor Hemetério criou com o professor
Israel Soares e o advogado Evaristo de
Moraes?
11) Quais
argumentos Hemetério usa para defender o negro na discussão com Alcindo
Guanabara?
12) Qual
o argumento que Eliana Hemetério dos Santos, usa pagar justificar a importância
do bisavo?
Jornal
Folha de São Paulo.Folha na Sala. 09/07/2020, link:
< https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2020/07/a-historia-do-professor-negro-e-antirracista-que-ensinou-durante-a-escravidao.shtml >,
acessado em 11/11/2020.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim.
Data: 16/11/20 a 19/11/20
Turmas: 9º A, B, C
Tema: Dias da Semana – Atividade Avaliativa
Atividade
avaliativa sobre dias da semana. (Se for necessário revise as aulas das últimas
3 semanas).
1ª aula: Escreva sua rotina de estudo em cada dia
da semana. Escreva em inglês.
2ª aula: Escreva o que você gosta de fazer quando está com sua família no sábado e no domingo. Escreva o texto em inglês.
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
Semana de 16/11/2020 a 20/11/2020
Professora Jobiane Reis
Matéria: Língua Portuguesa
Anos: 9°A, 9°B e 9°C
ASSUNTO: 20 de novembro – Consciência
Negra.
Orientação das atividades:
1-
Registrar o texto informativo no caderno;
2-Fazer
uma reflexão (mínimo 15 linhas/máximo 30 linhas) com o tema: Quais práticas o
Brasil adota para combater o racismo na sociedade atual?
3-Enviar
a reflexão em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com.
O Dia
da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data reúne
diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos
negros ao país, a escravidão no Brasil e
o racismo estrutural da sociedade.
Sendo uma data tão significativa, é importante
saber o que é e para que serve o Dia da Consciência Negra. Pensando
nisso, o E+B Educação preparou um resumo sobre a história e importância do 20
de novembro.
Como surgiu o Dia da Consciência Negra?
O
Dia da Consciência Negra foi instituído durante o governo Lula, através da Lei
nº 10.639. O documento inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira”
como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Além disso,
instituiu o 20 de novembro como o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’. Apesar
da legislação reconhecer a data em 2003, a sua existência é bem anterior.
Em
uma pesquisa sobre a consciência negra, é importante saber que em
1978 ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU) se reuniram em Salvador e
acordaram que o dia da morte de Zumbi, 20 de novembro, seria celebrado como o
Dia da Consciência Negra. A ideia era usar a data para relembrar a luta dos
negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravista da época.
Já
em 2011, no governo Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519, a data foi
oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. A
escolha da data é uma referência a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores
líderes quilombolas do país.
Orientação da atividade:
Assistir
o filme: Zumbi dos Palmares
https://youtu.be/HOsuKoHgNDQ
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta
para o período de 16/11/ 2020 a 20
/11/2020
(6 aulas)
4º BIMESTRE
Meus queridos
vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3 com o objetivo de recuperar
reforçar e avançar esse material é composto de sequencias de atividades.
Habilidade : EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos
e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em
situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando
tecnologias digitais.
Meus queridos espero
que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades do Caderno
Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar
nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou
disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok
AULAS
3 E 4
SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS EM
MALHAS QUADRICULADAS
Link das aulas do centro de
mídias
13/10 -
9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I
https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
14/10 -
9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte II
https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
Fiquem Ligados essa semana vocês vão
realizar a Avaliação de Aprendizagem em Processo 3º bimestre de Língua
Portuguesa e Matemática .
Essa avaliação terá um formato
inovador .
Acesso via Link
O que vocês vão precisar para entrar
seu Ra e Senha (a mesma que vocês
acessam a secretaria escolar digital )
Tempo 48h a partir do primeiro
acesso
Acessem o Link
Projeto de Vida/Profº Rosiane
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
E.E.
SALIM FARAH MALUF
ANO
LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias
Quintão |
2.
TURMA
9° ANO - B |
|||
3.
DISCIPLINA: Professor
especialista, Projeto de vida |
||||
4.
CONTEÚDOS: Nossa! Quanta coisa
para fazer! Cadê o tempo que estava aqui?(continuação). |
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Imaginação criativa e
organização. |
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: 1-
Você em algum momento da sua vida já deu uma desculpa
para alguma coisa que deixou de fazer por causa do tempo? 2-
Por que administrar o tempo é importante? 3-
Você acha que não fazer nada é desperdício de tempo?
Justifique sua resposta? OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.
|
||||
7.
RECURSOS
UTILIZADOS: Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno. |
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via
whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
10. PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
16 a 20/11/2020 |
11. PROFESSOR
Rosiane
Ap. Dias Quintão |
12.
VALIDADO EM: 16/11/2020 |
|
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º B e C
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
18 a 20/11 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
a tecnologia no campo proporciona?
Habilidade: Analisar,
Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto,
reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------
9ºAno C
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Atividade: Ação
Expressiva I
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF69AR31)Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. |
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Estudantes vamos
pensar na cidade onde vocês moram, no seu bairro e nas principais
características dos locais urbanos, baseado nisso respondam as questões de
ação expressiva.
1.A arte se faz
presente em inúmeras formas de expressão cultural e ocupa lugar significativo
nos espaços urbanos da sociedade contemporânea por meio da música, do teatro,
da dança e das artes visuais. Considerando esses aspectos, quais são as
características culturais da sua cidade? 2.Tendo em vista o que você conhece sobre a
sua cidade em relação à cultura e à arte, quais pontos importantes você
destacaria? 3.Quais
produções artísticas, você já percebeu, no percurso de sua casa até a escola? 4.Quais espaços
de criação e apropriação artística, existem na sua cidade? |
||||
RECURSOS:
Caderno para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 16/11 a 20/11
__ |
|
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 16/11/2020
à 20/11/2020
Habilidades: Descrever
a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema
solar na nossa Galáxia e dela no Universo.
Atividade: Fazer pesquisa em
livros didáticos ou
1-
Qual é o sexto planeta do Sistema Solar a
partir do Sol, sendo o maior planeta?
2-
Quais são os planetas rochosos do Sistema
Solar?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Donizete
EE
SALIM FARAH MALUF SEMANA DE
16/11 Á 20/11/2020 AULA
1 E 2 - TEMA: Ginástica / Corpo Movimento Saúde EDUCAÇÃO
FÍSICA - EF II
- 9º ANO C PROFESSOR
: DONIZETI |
1ª AULA O que podemos e devemos fazer para termos uma vida
saudável? |
2ª AULA Ler e
responder no Caderno do Aluno Página: 86. Atividade: 2. |
ORIENTAÇÕES Retirar
na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador. Atividades
referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo. Quem
perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube. Essas
atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada
no seu caderno. As atividades realizadas correspondem a presença e nota. Mandar atividades com: nome, número, ano e semana da atividade. |
REGISTRO Quem não tiver acesso a e-mail,
acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para
conferência no retorno as aulas presenciais |
DEVOLUÇÃO doniz6@hotmail.com ou Google Classroom |
Geografia/Profº Hosana
ATIVIDADE SEMANAL (16 a 20/11)
PROFESSORA: HOSANA
EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA: 9ºC
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após
realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre
eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a
Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema
abordado.
REALIZAR A LEITURA DO TEXTO
ABAIXO PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NA PRÒXIMA SEMANA.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
é uma avaliação comparativa elaborada em 1990, pelos economistas Amartya Sen e
Mahbub ul Haq.
Possui o intuito de mensurar o desenvolvimento
da humanidade a partir de informações sobre a qualidade de vida e da economia
de um território.
Origem do IDH
O IDH surgiu a partir da necessidade de criar
um novo índice que levasse em conta os fatores sociais e não apenas os
econômicos de um país.
Por isso, o economista indiano Amartya Sen e o
paquistanês Mahbub ul Haq criaram uma metodologia que considerava o papel do
Estado para o bem-estar da sociedade.
Com isso, o IDH rompe com a função determinista
da análise econômica, baseada apenas em índices como o Produto Interno Bruto
(PIB), consumo, industrialização e renda familiar.
O IDH passou a ser o principal componente do Relatório
para o Desenvolvimento Humano (RDH), produzido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Este informe
integra o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e auxilia as
agências das Nações Unidas a elaborarem planos de ajuda humanitária.
Na prática, o IDH é utilizado de modo
comparativo, para distinguir os países pelo seu grau de desenvolvimento
socioeconômico.
História/Profº Vanildo
ATIVIDADE
DE HISTÓRIA 9C, 4ºBimestre SEMANA 16 a 20/11 PROF. VANILDO
EMAIl:
vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para
correção)
Brasil: dos “anos dourados” à
ditadura
Você
já ouviu falar de JK? Essa é a maneira pela qual muitas pessoas se referem a
Juscelino Kubitschek, mineiro que ocupou a presidência da república entre
janeiro de 1956 e janeiro de 1961. O governo de Juscelino foi marcado por uma
grande euforia em razão do crescimento econômico, resultado, em grande parte,
dos incentivos ao desenvolvimento industrial e da construção de uma nova
capital. O slogan usado em sua campanha presidencial resumia o objetivo de seu
governo: fazer o Brasil progredir “cinquenta anos em cinco”. Nesse mesmo
período, o país obteve grandes conquistas no mundo do esporte: em 1958, a
seleção brasileira de futebol se sagrou campeã mundial. No tênis feminino,
Maria Esther Bueno foi reconhecida como a melhor do mundo em 1959. Na música, o
destaque foi o surgimento da bossa nova. Esse novo ritmo musical, derivado do
samba e com forte influência do jazz, teve grande projeção internacional. De
modo geral, a euforia e o clima de otimismo foram as marcas que caracterizaram
o país em seus “anos dourados”.
O DESENVOLVIMENTISMO
Determinado
a promover o desenvolvimento do país, Juscelino criou o Plano de Metas, um
programa com trinta objetivos a serem alcançados ao longo dos cinco anos de seu
governo. Inúmeras facilidades foram criadas visando estimular a entrada de
investimentos estrangeiros: concessão de terrenos para a instalação de
fábricas, redução de impostos, permissão para a remessa de lucros ao exterior e
autorização para importar equipamentos industriais. Tais medidas estimularam a
entrada de multinacionais, sobretudo no setor automobilístico, e facilitaram a
criação de empresas nacionais, fabricantes de bens de consumo duráveis, como
eletrodomésticos. O desenvolvimento da indústria também exigiu grandes
investimentos por parte do governo. Os recursos foram direcionados
prioritariamente aos setores de energia, indústria de base, transportes,
alimentação e educação. Visando aumentar a oferta de energia, o governo
construiu as usinas hidrelétricas de Furnas e de Três Marias, em Minas Gerais,
e ampliou o refino de petróleo. No setor de transportes, portos e ferrovias
foram modernizados, mas privilegiou-se a construção de rodovias para receber os
carros e caminhões produzidos no país.
OS
CANDANGOS
O
sonho de muitos brasileiros de erguer a capital do país no Planalto Central não
teria sido realizado sem o esforço dos operários que ficaram conhecidos como
candangos. Eles saíram de diversas
partes do Brasil, principalmente do Nordeste, para trabalhar na construção de
Brasília. Ao concluírem a obra, muitos decidiram permanecer na nova capital. O
depoimento a seguir é de Eronildes Guerra de Queiroz, um pernambucano que
deixou sua cidade e mudou-se para Brasília no final dos anos 1950.
Aí eu vim num caminhão mais um primo meu. Aí
disse que estava arrastando um dinheiro com rodo aqui. A notícia era essa: que
tinha visto falar no jornal, no rádio, a notícia que a gente pegava de interior
era quando a gente ia na cidade... A gente escutava as notícias: ouvindo falar
isso e tal. E lá na cidadezinha tem um rádio, tem uma coisa, de pilha, de pilha
não, de bateria. Não existia pilha nessa época. Se existia, ninguém sabia que
existia. Muito atrasado, muito atrasado. Aí a gente pegava aquelas notícias lá,
e eu fiquei doido pra vim pra Brasília pra ganhar dinheiro.
QUEIROZ,
Eronildes Guerra de. Citado em: CARDOSO, Heloisa Helena Pacheco. Narrativas de
um candango em Brasília. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n.
47, 2004.
1 Quem é Eronildes? Em que estado ele
nasceu? Por que migrou para Brasília? Qual tipo de trabalho ele realizou na
futura capital do Brasil?
2
Que informações apresentadas por Eronildes caracterizam a vida de grande parte
dos brasileiros nos anos 1950?
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim.
Data: 16/11/20 a 19/11/20
Turmas: 9º A, B, C
Tema: Dias da Semana – Atividade Avaliativa
Atividade
avaliativa sobre dias da semana. (Se for necessário revise as aulas das últimas
3 semanas).
1ª aula: Escreva sua rotina de estudo em cada dia
da semana. Escreva em inglês.
2ª aula: Escreva o que você gosta de fazer quando está com sua família no sábado e no domingo. Escreva o texto em inglês.
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
Semana de 16/11/2020 a 20/11/2020
Professora Jobiane Reis
Matéria: Língua Portuguesa
Anos: 9°A, 9°B e 9°C
ASSUNTO: 20 de novembro – Consciência
Negra.
Orientação das atividades:
1-
Registrar o texto informativo no caderno;
2-Fazer
uma reflexão (mínimo 15 linhas/máximo 30 linhas) com o tema: Quais práticas o
Brasil adota para combater o racismo na sociedade atual?
3-Enviar
a reflexão em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com.
O Dia
da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data reúne
diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos
negros ao país, a escravidão no Brasil e
o racismo estrutural da sociedade.
Sendo uma data tão significativa, é importante
saber o que é e para que serve o Dia da Consciência Negra. Pensando
nisso, o E+B Educação preparou um resumo sobre a história e importância do 20
de novembro.
Como surgiu o Dia da Consciência Negra?
O
Dia da Consciência Negra foi instituído durante o governo Lula, através da Lei
nº 10.639. O documento inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira”
como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Além disso,
instituiu o 20 de novembro como o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’. Apesar
da legislação reconhecer a data em 2003, a sua existência é bem anterior.
Em
uma pesquisa sobre a consciência negra, é importante saber que em
1978 ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU) se reuniram em Salvador e
acordaram que o dia da morte de Zumbi, 20 de novembro, seria celebrado como o
Dia da Consciência Negra. A ideia era usar a data para relembrar a luta dos
negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravista da época.
Já
em 2011, no governo Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519, a data foi
oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. A
escolha da data é uma referência a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores
líderes quilombolas do país.
Orientação da atividade:
Assistir
o filme: Zumbi dos Palmares
https://youtu.be/HOsuKoHgNDQ
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta
para o período de 16/11/ 2020 a 20
/11/2020
(6 aulas)
4º BIMESTRE
Meus queridos
vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3 com o objetivo de recuperar
reforçar e avançar esse material é composto de sequencias de atividades.
Habilidade : EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos
e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em
situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando
tecnologias digitais.
Meus queridos espero
que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades do Caderno
Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar
nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou
disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok
AULAS
3 E 4
SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS EM
MALHAS QUADRICULADAS
Link das aulas do centro de
mídias
13/10 -
9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I
https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
14/10 -
9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte II
https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6
Fiquem Ligados essa semana vocês vão
realizar a Avaliação de Aprendizagem em Processo 3º bimestre de Língua
Portuguesa e Matemática .
Essa avaliação terá um formato
inovador .
Acesso via Link
O que vocês vão precisar para entrar
seu Ra e Senha (a mesma que vocês
acessam a secretaria escolar digital )
Tempo 48h a partir do primeiro
acesso
Acessem o Link
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º Bimestre- Semana 5 (16.11 à 20.11)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos leia o texto - “Aprendendo e
ensinando junto: Como vai ser?” da atividade 2 da situação de aprendizagem 4 - UM
GRUPO QUE ESTUDA JUNTO, COMPARTILHA SABERES!. Envie por e-mail para o professor uma
reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é importante para vocês?
ü 8º Ano;
Prezados alunos entendam e relate como se fosse realiza uma
mostra ATIVIDADE 1 – MONTAGEM DA
MOSTRA da situação de aprendizagem 2- mão MONTAGEM E REALIZAÇÃO DA MOSTRA do caderno
do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da
atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos concluam a Atividade 2 e 3 da situação de aprendizagem 2- Eu
tenho um sonho...Eu tenho uma visão! Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante
do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados
alunos concluam a Atividade
2 - “Como vão as minhas prioridades”(p. 33) da
situação de aprendizagem 3- PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO do caderno do estudante do 4º Bimestre,
envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização;
Respeito; Responsabilidade; Assertividade; Tolerância ao estresse; Imaginação
criativa; Autoconfiança
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º B e C
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
18 a 20/11 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
a tecnologia no campo proporciona?
Habilidade: Analisar,
Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto,
reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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