segunda-feira, 16 de novembro de 2020

9ºAnos finais semana de 16 a 20 de novembro de 2020

 Atividade da semana de   16 a 20 de novembro 2020

                                                 Eletivas Dayane

                                          DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

 

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1- Assistir o vídeo sobre Funcional Kids;

·         Link: https://www.youtube.com/watch?v=_h3cg6LYUfk

·         Atividade 2- Responder o questionátio;

1.    Nome da atividade?

2.    Idade e sexo do praticante?

3.    Local praticado?

4.    Benficios?

5.    Princípios presentes?

6.    Principais movimentos?

 

 

 

                                 E-mail para devolutiva

                                       parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 25/11/2020

                                                 Eletivas Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 16 a 20/11/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA-JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

            SUBMISSION

Aula I: Leia o texto:

            Submission grappling: uma breve história do Jiu-Jitsu sem kimono

                                                                                  22/05/2017   |    Escrito por: Graciemag Newsroom

Por Willian von Söhsten *

 

Cada vez mais a Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF) tem dado importância ao chamado “no-gi”, expressão em inglês para designar o Jiu-Jitsu “sem kimono”. Em algumas academias é possível encontrar um dia específico para o treino dessa modalidade mais casual, muitas vezes na sexta-feira. Em outros lugares há horários sagrados e definidos para o treino sem kimono.

A diferença mais profunda dessa modalidade, num primeiro momento, está nas pegadas. Há que se dominar a nuca, trabalhar esgrimas, isso sem falar que tentar dar aquela “amarrada” para descansar fica um pouco mais difícil sem o pano. É tudo no dobro da velocidade, e ainda escorregadio.

Mas como foi que os Gracie e seus pupilos começaram a vestir o sungão e deixar o kimono, por algumas horas, no armário? A moda teria ganhado força nos tempos de Rolls Gracie (1951–1982), professor de mente aberta que é considerado uma legenda na família. Sempre antenado em se testar em modalidades diversas, como o sambô e a luta olímpica, Rolls levava o que aprendia para dentro do dojô em Copacabana, onde difundia aos parentes e alunos.

Não foi, claro, a primeira vez que lutadores do Jiu-Jitsu vestiram a sunga no tatame.

O treino sem kimono também se fazia necessário com os treinos para os antigos combates de vale-tudo, modalidade nascida nos anos 1920 com grande mestre Carlos e que teve Helio Gracie, seu irmão George e depois Carlson como grandes representantes da família.

Muitos dos desafios no século passado eram realizados com o uso de kimono, e George Gracie teria sido o primeiro dos irmãos a se aventurar em lutas de vale-tudo sem o uso do traje oriental. Eram tempos em que a família do Jiu-Jitsu enfrentava muitos praticantes da modalidade “catch as catch can”, que em tradução livre significa “pegue onde puder pegar”. É uma luta também conhecida como Lancashire wrestling, estilo que nasceu na Inglaterra e é a precursora do catch wrestling, modalidade na qual o ex-campeão do UFC Josh Barnett é um de seus grandes expoentes.

Faixa-preta graduado por Rolls, Carlos Gracie Jr. manteve nos anos 1980 a rotina do irmão, incentivando o treino sem kimono nas academias, e anos depois impulsionou ainda mais o esporte com campeonatos como o Pan Sem Kimono e o Mundial de Jiu-Jitsu Sem Kimono, ambos criados em 2007, que além da bermuda preveem a camisa de lycra como uniforme.

O surgimento do ADCC

O primeiro grande torneio de Jiu-Jitsu sem kimono começou a nascer a partir de 1995. Nesse ano, Tahnoon bin Zayed, filho do rei dos Emirados Árabes, estudava incógnito numa universidade da Califórnia e, se interessou pelo Jiu-Jitsu ao ver Royce Gracie vencendo o UFC. Após treinar por três anos com o professor Nelsinho Monteiro, decidiu criar um UFC sem os socos, com atletas de todas as modalidades do mundo se enfrentando, inspirado em outros torneios a que assistiu nos EUA.

Nascia a copa do mundo das lutas agarradas, uma tentativa de mesclar todos os estilos de lutas sob uma regra unificada. O primeiro evento foi realizado em 1998 na capital dos Emirados, e chamado de Abu Dhabi Combat Club (ADCC). Com prêmios polpudos na casa dos milhares de dólares, a disputa atraiu diversos representantes do Jiu-Jitsu, judô, sambô, wrestling e MMA para lutarem sempre em busca da submissão do oponente, o que rendeu o nome de “submission” para esse tipo de confronto. Historicamente o Jiu-Jitsu brasileiro é a modalidade que mais fez campeões neste torneio – o primeiro vencedor do absoluto foi, não à toa, o faixa-preta José Mario Sperry.

Para o mestre Relson Gracie, a modalidade até hoje guarda severas diferenças do Jiu-Jitsu propriamente dito: “Jiu-Jitsu sem kimono é damas, com kimono é xadrez”, compara o filho de Helio.

Por fim, o grande mestre Carlos Gracie, nosso pioneiro, fazia questão de ressaltar a importância dos trajes clássicos do Jiu-Jitsu, para que jamais abandonássemos o paletó. “Só com kimono ou roupas normais de uso, poderá o lutador de Jiu-Jitsu empregar com eficiência todos os mil e um recursos da arte nipônica”, ensinou o faixa-vermelha.

E você, amigo leitor, gosta de rolar sem kimono? Na sua escola, há um dia direcionado para o treino sem pano?

 

* Willian von Söhsten é formado em jornalismo e direito, com pós-graduação em semiótica. É faixa-preta de Cícero Costha e professor de Jiu-Jitsu da Team Nogueira em Ribeirão Preto, SP.

Fonte:Acesso disponível em:  https://www.graciemag.com/2017/05/22/submission-grappling-uma-breve-historia-do-jiu-jitsu-sem-kimono/ acesso em 10/11/2020

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Responda as questões:

 

1.      Quais outros esportes são semelhantes ao submission?

2.      Qual é o uniforme utilizado pelo praticante de submission?

3.      Quais as diferenças dessa modalidade para o jiu jitsu sem kimono?

4.      O que torna o submission mais complicado na prática?

5.      Qual a relação do UFC com os treinos de submission?

6.      Quando surgiu o campeonato ADCC?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

:

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

 

 

                                                 Eletivas Denis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

4º Bim semana 5 (16.11 à 20.11) Denis

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

            Você sabe a diferença entre Investidor e trader ??? Não então veja o vídeo do Special Squad Traders  https://www.youtube.com/watch?v=yS1-X9VBHKQ e entenda um pouco mais do perfil de investidores e como se comportam.Caso queiram se aperfeiçoar mais cadastrem-se no SST (https://app.sst.trade/) e faça o curso ead chamado The North e seja um soldado você também.

            Mande sua resposta para o professor sobre o que aprendeu neste vídeo e se você acha possível ser trader??

 

Fonte: Special Squad Traders. A diferença entre trader e investidor. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yS1-X9VBHKQ

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

                                    

9ºAno A 


Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade: Ação Expressiva I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF69AR31)Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Estudantes vamos pensar na cidade onde vocês moram, no seu bairro e nas principais características dos locais urbanos, baseado nisso respondam as questões de ação expressiva.

 

1.A arte se faz presente em inúmeras formas de expressão cultural e ocupa lugar significativo nos espaços urbanos da sociedade contemporânea por meio da música, do teatro, da dança e das artes visuais. Considerando esses aspectos, quais são as características culturais da sua cidade?

 2.Tendo em vista o que você conhece sobre a sua cidade em relação à cultura e à arte, quais pontos importantes você destacaria?

3.Quais produções artísticas, você já percebeu, no percurso de sua casa até a escola?

4.Quais espaços de criação e apropriação artística, existem na sua cidade?

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 16/11 a 20/11

 

__

 

 

 

 

Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

 

Período: 16/11/2020 à 20/11/2020

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: Fazer pesquisa em livros didáticos ou

1-    Qual é o sexto planeta do Sistema Solar a partir do Sol, sendo o maior planeta?

2-    Quais são os planetas rochosos do Sistema Solar?

     

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


Educação física/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NA ESCOLA

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Ginástica

 

 

 

ATIVIDADE

Caderno do Aluno

 

·         Atividade 1- Conhecendo mais sobre algumas Ginásticas de Conscientização Corporal;

·         Responder a pergunta e assistir os vídeos (pg: 86 e 87/ link disponível caderno do aluno);

·         Atividade 2- Texto: Alguns aspectos importantes para a prática do Pilates e da Yoga;

·         Prática: praticar algum movimento de Pilates ou yoga, enviar foto ou vídeo com autorização (pg: 87);

 

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:25/11/2020


Geografia/Profº Djair


EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 16 a 19 do 11 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto.   

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Identificar por meio de textos, mapas e/ou gráficos, as características das redes geográficas e/ou cidades globais.

 

GEOGRAFIA : Redes Geográficas e Cidades Globais ( 1 / 2 ).

 

As redes geográficas envolvem o conjunto de fixos e fluxos que se comportam como instrumentos do processo de Globalização.

O espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e articula-se a partir das redes. Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos. Nesse ínterim, formam-se diversos tipos e subtipos, como as redes de transportes, as digitais, as urbanas, entre outros exemplos.

 

Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.

Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.

 

É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias. No século XIX, as transformações proporcionadas pelas revoluções industriais propiciaram um fundamental avanço das redes de transportes, incluindo os modais rodoviários e ferroviários. Desse modo, cidades distantes passaram a estar interligadas entre si, o que se estendeu para pontos situados, até mesmo, em continentes distintos.

Revolução Técnico-Científica Informacional também intensificou sobremaneira a expansão das redes, incluindo a própria rede de transportes, por meios dos aviões e jatos mais avançados. A formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para esse período. Assim, em tempo real, comunicados e transações financeiras ocorrem e notícias importantes são divulgadas; até reuniões de negócios não mais necessitam da presença física de todos os seus participantes, o que exemplifica o grau de avanço técnico das redes.

A importância das redes geográficas deu-se também para o avanço do sistema capitalista financeiro, que, para muitos, ganhou o status de capitalismo informacional. A expansão das empresas multinacionais encontra-se bastante facilitada, incluindo a formação das holdings, que são agrupamentos entre empresas interligadas em redes internacionais.

 

As redes possuem papel ativo na configuração do espaço geográfico, e isso se estabelece de forma mais nítida na constituição das hierarquias no cerne das próprias redes. Um exemplo é a rede urbana, que se define de local ao global nos mais diversos níveis hierárquicos, desde as cidades globais mais avançadas até os centros regionais dos países periféricos. Assim, o que se percebe nas diferentes redes geográficas é a constituição de “nós” formados por tamanhos diferentes, ou seja, alguns com mais fluxos dos que os outros.

As redes geográficas são, afinal, um importante elo entre as diferentes partes do espaço geográfico que integram o sistema mundial em tempos de globalização. Assim, elas permitem e também condicionam o transporte e difusão de inúmeros instrumentos técnicos, além de mercadorias, informações e conhecimentos, estando diretamente associadas à maioria dos elementos que compõem a vida cotidiana das sociedades.





         As redes geográficas estruturam-se, atualmente, em nível global.

 

Por : PENA, Rodolfo F. Alves.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

                                       Reflexão sobre os nossos tempos:       

 

20 de Novembro de 2020Dia da Consciência Negra.

 

“ A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE . . .

 

O RESPEITO NOS UNE ! . . .

 

O PRECONCEITO CEGA !”

 


História/Profº Silvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

 

Atividade para a semana de 16 a 20 de novembro

Turma: 9A – Ensino Fundamental II – Período da manhã

Duração da atividade: Quatro aulas

Habilidades envolvidas: Compreender a questão do racismo, suas consequências e a importância de sua eliminação. Compreender a complexidade da sociedade contemporânea e a importância das políticas de inclusão.

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

OBSERVAÇÃO: ATIVIDADES ANTERIORES AINDA PODEM SER ENTREGUES

 

RASCIMO E GENOCÍDIO NEGRO

 

“Não consigo respirar”, suplicava George Floyd, enquanto tinha o seu pescoço pressionado pelo joelho de um policial por 8 minutos e 46 segundos. Depois, morreu. O fato ocorreu no dia 25 de maio de 2020 em Minneapolis, Estados Unidos. Nas semanas seguintes, milhares de pessoas saíram às ruas em diversas cidades dos Estados Unidos e de outros países, contrariando as recomendações dos órgãos de saúde de isolamento social devido a pandemia de coronavírus, para protestarem contra o racismo e a violência policial, visto como tão ou mais letal do que o vírus.

O Movimento Negro nos Estados Unidos da América, assim como em outros países, já protagonizou diversas lutas pelos direitos civis da população descendente dos africanos escravizados, no sistema colonial que marcou a ocupação da América ao longo de séculos. O fim da escravidão nestes países não significou liberdade e igualdade para as pessoas escravizadas. As mazelas de um sistema cruel e marcado por violência e desumanização persiste fortemente em nossa sociedade.

Martin Luther King, importante líder do Movimento Negro nos Estados Unidos, fez um discurso em 1963, que se tornou um hino na defesa da igualdade. Vejamos um trecho:

“(...) Tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos de ex-escravos e os filhos de ex-donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da irmandade.

Tenho um sonho de que um dia até o Estado do Mississippi, um Estado desértico que sufoca no calor da injustiça e da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e de justiça. Tenho um sonho de que meus quatro filhos viverão um dia em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo teor de seu caráter.

Tenho um sonho hoje. (...) Então que a liberdade ressoe dos prodigiosos picos de New Hampshire.

Que a liberdade ecoe das majestosas montanhas de Nova York!

Que a liberdade ecoe dos elevados Alleghenies da Pensilvânia!

Que a liberdade ecoe das nevadas Rochosas do Colorado!

Que a liberdade ecoe das suaves encostas da Califórnia!

Mas não só isso – que a liberdade ecoe da Montanha de Pedra da Geórgia!

Que a liberdade ecoe da Montanha Sentinela do Tennessee!”

Que a liberdade ecoe de cada monte e montículo do Mississippi. De cada encosta de montanha, que a liberdade ecoe.

E quando isso acontecer, quando deixarmos a liberdade ecoar, quando a deixarmos ressoar em cada vila e vilarejo, em cada Estado e cada cidade, poderemos trazer para mais perto o dia que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestante e católicos, poderão se dar as mãos e cantar, nas palavras da velha canção negra, ‘livres, enfim! Livres, enfim! (...) Estamos livres, enfim!’”

Assim como nos Estados Unidos, o Brasil é marcado por diversas lutas da população negra contra as diferentes formas de racismo que estão presentes no nosso cotidiano e em toda a nossa estrutura social. Por aqui, o racismo muitas vezes é negado e as práticas racistas são vistas como “normais” e até encaradas como “brincadeiras”. Durante muito tempo, o mito da “democracia racial” persistiu entre nós e a tendência a afirmarem que “somos todos iguais” esconde as marcantes desigualdades, que mantém a população negra excluída e vitimada por uma violência social e do Estado. Os séculos de exploração e a ausência de políticas públicas reparadoras se refletem nos baixos índices de bem-estar da maioria da população composta por pretos e pardos (que formam 55,8% dos brasileiros, segundo dados do IBGE), principalmente, pelo pouco acesso a direitos básicos, como saúde, moradia digna, educação de qualidade. Como afirmou a filósofa Djamila Ribeiro, em entrevista à BBC Brasil no dia 05 de junho de 2020,

“(...) durante três séculos, quase quatro séculos, as pessoas negras foram tratadas como mercadoria e construíram as riquezas desse país sem ter acesso a essas riquezas. E, a partir daí, essas desigualdades foram sendo construídas, então, se pessoas negras hoje não ocupam espaços de poder, eles partem de um lugar social que suas oportunidades são restringidas por causa do racismo. Então, às vezes, é esse entendimento que falta às pessoas — e de não discutir o lugar social da branquitude também. De chegar em um espaço em um país de maioria negra e só ter pessoas brancas nesse espaço e isso ser naturalizado e não ser questionado. Se pessoas brancas estão ocupando esses espaços, será que é por que elas são mais inteligentes e geniais ou por que tiveram condições concretas para estar naqueles espaços?”

“Vidas negras importam!” é o grito que tem eclodido em manifestações públicas e também nas redes sociais, que denunciam o genocídio da população negra brasileira. Crianças assassinadas dentro de casa por “balas perdidas”, família alvejada por 80 tiros pelo exército “por engano”, jovens da periferia que “desparecem” em batidas policias são algumas notícias que acompanhamos diariamente e que compõem traços desse genocídio já tão denunciado pelos movimentos negros no Brasil e revelado em números assustadores. Segundo o Atlas da Violência 2019 (publicação que apresenta taxas de homicídios no país), no ano de 2017, “75,5% das vítimas de homicídios foram indivíduos negros (definidos aqui como a soma de indivíduos pretos ou pardos, segundo a classificação do IBGE), sendo que a taxa de homicídios por 100 mil negros foi de 43,1, ao passo que a taxa de não negros (brancos, amarelos e indígenas) foi de 16,0. Ou seja, proporcionalmente às respectivas populações, para cada indivíduo não negro que sofreu homicídio em 2017, aproximadamente, 2,7 negros foram mortos”. Quando fazemos a leitura dos homicídios dentro de um recorte temporal maior (2007 a 2017), os números são ainda mais alarmantes, como podemos ver no gráfico abaixo:



Fonte: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/12/atlas-2019

 

VAMOS PRATICAR!

 

a)     Resumidamente, escreva qual era o sonho de Martin Luther King?

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b)    Diante do relatado no início do texto, você acredita que o sonho de Martin Luther King apresentado, há mais de 50 anos, realizou-se? Justifique a sua resposta.

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c)     Quais as maiores consequências do racismo no Brasil?

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d)    O que o gráfico da taxa de homicídios de negros e não negros da década, 2007 a 2017, revela?

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e)     Quais questionamentos a filósofa Djamila Ribeiro nos convida a fazer? Você já havia pensado nessas questões anteriormente?

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f)      A filósofa e professora estadunidense Angela Davis afirma que, “numa sociedade racista, não basta não ser racista, é necessário ser antirracista”. O que você entende por antirracista? Quais práticas podem ser consideradas antirracistas?

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Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.

 

                                           Angela Davis


Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 16/11/20 a 19/11/20

Turmas: 9º A, B, C

Tema: Dias da Semana – Atividade Avaliativa

 

 

Atividade avaliativa sobre dias da semana. (Se for necessário revise as aulas das últimas 3 semanas).

 

 

1ª aula: Escreva sua rotina de estudo em cada dia da semana. Escreva em inglês.

 

2ª aula: Escreva o que você gosta de fazer quando está com sua família no sábado e no domingo. Escreva o texto em inglês.

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br


Língua Portuguesa/Profº Jobiane

Semana de 16/11/2020 a 20/11/2020

Professora Jobiane Reis

Matéria: Língua Portuguesa

Anos: 9°A, 9°B e 9°C

ASSUNTO: 20 de novembro – Consciência Negra.

Orientação das atividades:

1- Registrar o texto informativo no caderno;

2-Fazer uma reflexão (mínimo 15 linhas/máximo 30 linhas) com o tema: Quais práticas o Brasil adota para combater o racismo na sociedade atual?

3-Enviar a reflexão em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com.

 

 O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade. 

 Sendo uma data tão significativa, é importante saber o que é e para que serve o Dia da Consciência Negra. Pensando nisso, o E+B Educação preparou um resumo sobre a história e importância do 20 de novembro. 

Como surgiu o Dia da Consciência Negra? 

 

O Dia da Consciência Negra foi instituído durante o governo Lula, através da Lei nº 10.639. O documento inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Além disso, instituiu o 20 de novembro como o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’. Apesar da legislação reconhecer a data em 2003, a sua existência é bem anterior. 

Em uma pesquisa sobre a consciência negra, é importante saber que em 1978 ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU) se reuniram em Salvador e acordaram que o dia da morte de Zumbi, 20 de novembro, seria celebrado como o Dia da Consciência Negra. A ideia era usar a data para relembrar a luta dos negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravista da época.

Já em 2011, no governo Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519, a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. A escolha da data é uma referência a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país.

Orientação da atividade:

Assistir o filme: Zumbi dos Palmares

https://youtu.be/HOsuKoHgNDQ

  

Matemática/Profº  Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 16/11/ 2020  a 20 /11/2020

 (6 aulas)

4º BIMESTRE

Meus queridos vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3 com o objetivo de recuperar reforçar e avançar esse material é composto de sequencias de atividades.

Habilidade : EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Meus queridos espero que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades do Caderno Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok

AULAS 3 E 4


SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS EM MALHAS QUADRICULADAS

Link das aulas do centro de mídias

13/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I

 

https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

14/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte II

 

https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

Fiquem Ligados essa semana vocês vão realizar a Avaliação de Aprendizagem em Processo 3º bimestre de Língua Portuguesa e Matemática .

Essa avaliação terá um formato inovador .

Acesso via Link

O que vocês vão precisar para entrar seu Ra  e Senha (a mesma que vocês acessam a secretaria escolar digital )

Tempo 48h a partir do primeiro acesso

 

Acessem o Link

 

 

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 5 (16.11 à 20.11)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos leia o  texto - “Aprendendo e ensinando junto: Como vai ser?” da  atividade 2 da situação de aprendizagem 4 - UM GRUPO QUE ESTUDA JUNTO, COMPARTILHA SABERES!. Envie por e-mail para o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é importante para vocês?

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos entendam e relate como se fosse realiza uma mostra ATIVIDADE 1 – MONTAGEM DA MOSTRA da situação de aprendizagem 2- mão MONTAGEM E REALIZAÇÃO DA MOSTRA do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a Atividade 2  e 3 da situação de aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão! Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a Atividade 2 - “Como vão as minhas prioridades”(p. 33) da situação de aprendizagem 3- PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO  do caderno do estudante do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Organização; Respeito; Responsabilidade; Assertividade; Tolerância ao estresse; Imaginação criativa; Autoconfiança

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


Tecnologia e Inovação/Profº Denis

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

4º Bim semana 5 (16.11 à 20.11)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

Prezados alunos,

            A proposta desta semana é realizar a ATIVIDADE 4 – PARE E REFLITA!  responda as perguntas a seguir e envie para o e-mail do professor:

            Baseado nesta atividade reflita sobre o a idade mínima para criar um perfil em qualquer plataforma. Você acha que é importante saber? ou estabelecer uma idade mínima e identificar todos? Justifique.

 

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

 

Habilidades envolvidas:

EF89TEC05 – Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas e analisar intencionalidades de seus usuários.

EF89TEC09 – Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e textos com senso estético e ético.

EF89TEC17- Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 


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9ºAno B 


Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade: Ação Expressiva I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF69AR31)Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Estudantes vamos pensar na cidade onde vocês moram, no seu bairro e nas principais características dos locais urbanos, baseado nisso respondam as questões de ação expressiva.

 

1.A arte se faz presente em inúmeras formas de expressão cultural e ocupa lugar significativo nos espaços urbanos da sociedade contemporânea por meio da música, do teatro, da dança e das artes visuais. Considerando esses aspectos, quais são as características culturais da sua cidade?

 2.Tendo em vista o que você conhece sobre a sua cidade em relação à cultura e à arte, quais pontos importantes você destacaria?

3.Quais produções artísticas, você já percebeu, no percurso de sua casa até a escola?

4.Quais espaços de criação e apropriação artística, existem na sua cidade?

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 16/11 a 20/11

 

__

 

 

 

 

Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

 

Período: 16/11/2020 à 20/11/2020

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: Fazer pesquisa em livros didáticos ou

1-    Qual é o sexto planeta do Sistema Solar a partir do Sol, sendo o maior planeta?

2-    Quais são os planetas rochosos do Sistema Solar?

     

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


Educação física/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NA ESCOLA

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Ginástica

 

 

 

ATIVIDADE

Caderno do Aluno

 

·         Atividade 1- Conhecendo mais sobre algumas Ginásticas de Conscientização Corporal;

·         Responder a pergunta e assistir os vídeos (pg: 86 e 87/ link disponível caderno do aluno);

·         Atividade 2- Texto: Alguns aspectos importantes para a prática do Pilates e da Yoga;

·         Prática: praticar algum movimento de Pilates ou yoga, enviar foto ou vídeo com autorização (pg: 87);

 

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:25/11/2020


Geografia/Profº Djair


EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 16 a 19 do 11 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto.   

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Identificar por meio de textos, mapas e/ou gráficos, as características das redes geográficas e/ou cidades globais.

 

GEOGRAFIA : Redes Geográficas e Cidades Globais ( 1 / 2 ).

 

As redes geográficas envolvem o conjunto de fixos e fluxos que se comportam como instrumentos do processo de Globalização.

O espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e articula-se a partir das redes. Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos. Nesse ínterim, formam-se diversos tipos e subtipos, como as redes de transportes, as digitais, as urbanas, entre outros exemplos.

 

Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.

Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.

 

É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias. No século XIX, as transformações proporcionadas pelas revoluções industriais propiciaram um fundamental avanço das redes de transportes, incluindo os modais rodoviários e ferroviários. Desse modo, cidades distantes passaram a estar interligadas entre si, o que se estendeu para pontos situados, até mesmo, em continentes distintos.

Revolução Técnico-Científica Informacional também intensificou sobremaneira a expansão das redes, incluindo a própria rede de transportes, por meios dos aviões e jatos mais avançados. A formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para esse período. Assim, em tempo real, comunicados e transações financeiras ocorrem e notícias importantes são divulgadas; até reuniões de negócios não mais necessitam da presença física de todos os seus participantes, o que exemplifica o grau de avanço técnico das redes.

A importância das redes geográficas deu-se também para o avanço do sistema capitalista financeiro, que, para muitos, ganhou o status de capitalismo informacional. A expansão das empresas multinacionais encontra-se bastante facilitada, incluindo a formação das holdings, que são agrupamentos entre empresas interligadas em redes internacionais.

 

As redes possuem papel ativo na configuração do espaço geográfico, e isso se estabelece de forma mais nítida na constituição das hierarquias no cerne das próprias redes. Um exemplo é a rede urbana, que se define de local ao global nos mais diversos níveis hierárquicos, desde as cidades globais mais avançadas até os centros regionais dos países periféricos. Assim, o que se percebe nas diferentes redes geográficas é a constituição de “nós” formados por tamanhos diferentes, ou seja, alguns com mais fluxos dos que os outros.

As redes geográficas são, afinal, um importante elo entre as diferentes partes do espaço geográfico que integram o sistema mundial em tempos de globalização. Assim, elas permitem e também condicionam o transporte e difusão de inúmeros instrumentos técnicos, além de mercadorias, informações e conhecimentos, estando diretamente associadas à maioria dos elementos que compõem a vida cotidiana das sociedades.


         As redes geográficas estruturam-se, atualmente, em nível global.

 

Por : PENA, Rodolfo F. Alves.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

                                       Reflexão sobre os nossos tempos:       

 

20 de Novembro de 2020 – Dia da Consciência Negra.

 

“ A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE . . .

 

O RESPEITO NOS UNE ! . . .

 

O PRECONCEITO CEGA !”


História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – 9º Ano B

Professor: Wilson de Oliveira

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 16 de novembro a 20 de novembro.

 

 

 

TEMA:   Semana da Consciência Negra.

              A história do professor negro e antirracista que ensinou durante a escravidão.

 

 

HABILIDADES: (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

 

Objetivos: Discutir a luta do negro contra o racismo.  A prática permanente do preconceito dificulta que a população afrodescendente alcance a cidadania desejada.

 

 

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

        Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

      

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta.

        

Aula 1 –   Ouça o Podcast , sobre o professor Hemetério  através do link:

< https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2020/07/a-historia-do-professor-negro-e-antirracista-que-ensinou-durante-a-escravidao.shtml >

 

 

 

Aula 2 a 4 Retomando o Podcast responda às perguntas propostas:

1)      Qual o tema da Podcast?

2)      Qual o nome completo do professor?

3)      Quando e onde o professor nasceu?

4)      Quais foram as atividades exercidas pelo professor ao longo de sua vida?

5)      A quais questões o professor esteve mais ligado ao longo de sua vida?

6)      Como foi a formação de Hemetério?

7)      Qual a visão que o Imperador tinha do professor?

8)      Qual foi o poeta famoso que teve a avó como professora da escola que Hemetério fundou?

9)      De acordo com o podcast quais foram os mecanismos de desigualdade racial usados após a abolição da escravidão para manter o negro marginalizado?

10)   Qual era a finalidade da escola que o professor Hemetério criou com o professor Israel Soares e o advogado   Evaristo de Moraes?

11)   Quais argumentos Hemetério usa para defender o negro na discussão com Alcindo Guanabara?

12)   Qual o argumento que Eliana Hemetério dos Santos, usa pagar justificar a importância do bisavo?

        

Fontes:

Jornal Folha de São Paulo.Folha na Sala. 09/07/2020, link:

< https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2020/07/a-historia-do-professor-negro-e-antirracista-que-ensinou-durante-a-escravidao.shtml >, acessado em 11/11/2020.


Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 16/11/20 a 19/11/20

Turmas: 9º A, B, C

Tema: Dias da Semana – Atividade Avaliativa

 

 

Atividade avaliativa sobre dias da semana. (Se for necessário revise as aulas das últimas 3 semanas).

 

 

1ª aula: Escreva sua rotina de estudo em cada dia da semana. Escreva em inglês.

 

2ª aula: Escreva o que você gosta de fazer quando está com sua família no sábado e no domingo. Escreva o texto em inglês.

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br


Língua Portuguesa/Profº Jobiane

Semana de 16/11/2020 a 20/11/2020

Professora Jobiane Reis

Matéria: Língua Portuguesa

Anos: 9°A, 9°B e 9°C

ASSUNTO: 20 de novembro – Consciência Negra.

Orientação das atividades:

1- Registrar o texto informativo no caderno;

2-Fazer uma reflexão (mínimo 15 linhas/máximo 30 linhas) com o tema: Quais práticas o Brasil adota para combater o racismo na sociedade atual?

3-Enviar a reflexão em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com.

 

 O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade. 

 Sendo uma data tão significativa, é importante saber o que é e para que serve o Dia da Consciência Negra. Pensando nisso, o E+B Educação preparou um resumo sobre a história e importância do 20 de novembro. 

Como surgiu o Dia da Consciência Negra? 

 

O Dia da Consciência Negra foi instituído durante o governo Lula, através da Lei nº 10.639. O documento inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Além disso, instituiu o 20 de novembro como o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’. Apesar da legislação reconhecer a data em 2003, a sua existência é bem anterior. 

Em uma pesquisa sobre a consciência negra, é importante saber que em 1978 ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU) se reuniram em Salvador e acordaram que o dia da morte de Zumbi, 20 de novembro, seria celebrado como o Dia da Consciência Negra. A ideia era usar a data para relembrar a luta dos negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravista da época.

Já em 2011, no governo Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519, a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. A escolha da data é uma referência a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país.

Orientação da atividade:

Assistir o filme: Zumbi dos Palmares

https://youtu.be/HOsuKoHgNDQ

 

Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 16/11/ 2020  a 20 /11/2020

 (6 aulas)

4º BIMESTRE

Meus queridos vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3 com o objetivo de recuperar reforçar e avançar esse material é composto de sequencias de atividades.

Habilidade : EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Meus queridos espero que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades do Caderno Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok

AULAS 3 E 4


SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS EM MALHAS QUADRICULADAS

Link das aulas do centro de mídias

13/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I

 

https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

14/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte II

 

https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

Fiquem Ligados essa semana vocês vão realizar a Avaliação de Aprendizagem em Processo 3º bimestre de Língua Portuguesa e Matemática .

Essa avaliação terá um formato inovador .

Acesso via Link

O que vocês vão precisar para entrar seu Ra  e Senha (a mesma que vocês acessam a secretaria escolar digital )

Tempo 48h a partir do primeiro acesso

 

Acessem o Link

 

 

Projeto de Vida/Profº Rosiane

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

E.E. SALIM FARAH MALUF

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

                ANOS FINAIS

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.      PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.      TURMA

 

9° ANO - B

3.      DISCIPLINA:

Professor especialista, Projeto de vida

4.      CONTEÚDOS:

Nossa! Quanta coisa para fazer! Cadê o tempo que estava aqui?(continuação).

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Imaginação criativa e organização.

6.      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-    Você em algum momento da sua vida já deu uma desculpa para alguma coisa que deixou de fazer por causa do tempo?

2-    Por que administrar o tempo é importante?

3-    Você acha que não fazer nada é desperdício de tempo? Justifique sua resposta?

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.

 

7.      RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno do aluno.

8.      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

 

16 a 20/11/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

12.  VALIDADO EM:

16/11/2020

 

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B e C

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade 18 a 20/11 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que a tecnologia no campo proporciona?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

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9ºAno C


Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade: Ação Expressiva I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF69AR31)Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Estudantes vamos pensar na cidade onde vocês moram, no seu bairro e nas principais características dos locais urbanos, baseado nisso respondam as questões de ação expressiva.

 

1.A arte se faz presente em inúmeras formas de expressão cultural e ocupa lugar significativo nos espaços urbanos da sociedade contemporânea por meio da música, do teatro, da dança e das artes visuais. Considerando esses aspectos, quais são as características culturais da sua cidade?

 2.Tendo em vista o que você conhece sobre a sua cidade em relação à cultura e à arte, quais pontos importantes você destacaria?

3.Quais produções artísticas, você já percebeu, no percurso de sua casa até a escola?

4.Quais espaços de criação e apropriação artística, existem na sua cidade?

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 16/11 a 20/11

 

__

 

 

 

 


Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

 

Período: 16/11/2020 à 20/11/2020

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: Fazer pesquisa em livros didáticos ou

1-    Qual é o sexto planeta do Sistema Solar a partir do Sol, sendo o maior planeta?

2-    Quais são os planetas rochosos do Sistema Solar?

     

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


Educação física/Profº Donizete

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA       DE     16/11        Á     20/11/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Ginástica / Corpo Movimento Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  9º ANO  C

                                   PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA



O que podemos e devemos fazer para termos uma vida saudável?

2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página: 86.

Atividade: 2.

ORIENTAÇÕES

Retirar na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador.

Atividades referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo.

Quem perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube.

Essas atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada no seu caderno.

As atividades realizadas correspondem a presença e nota.

Mandar atividades com: nome, número, ano e semana da atividade.

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com                 ou               Google Classroom


Geografia/Profº Hosana

ATIVIDADE SEMANAL (16 a 20/11)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA: 9ºC

DURAÇÃO: 4 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

REALIZAR A LEITURA DO TEXTO ABAIXO PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NA PRÒXIMA SEMANA.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma avaliação comparativa elaborada em 1990, pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq.

Possui o intuito de mensurar o desenvolvimento da humanidade a partir de informações sobre a qualidade de vida e da economia de um território.

Origem do IDH

O IDH surgiu a partir da necessidade de criar um novo índice que levasse em conta os fatores sociais e não apenas os econômicos de um país.

Por isso, o economista indiano Amartya Sen e o paquistanês Mahbub ul Haq criaram uma metodologia que considerava o papel do Estado para o bem-estar da sociedade.

Com isso, o IDH rompe com a função determinista da análise econômica, baseada apenas em índices como o Produto Interno Bruto (PIB), consumo, industrialização e renda familiar.

O IDH passou a ser o principal componente do Relatório para o Desenvolvimento Humano (RDH), produzido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Este informe integra o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e auxilia as agências das Nações Unidas a elaborarem planos de ajuda humanitária.

Na prática, o IDH é utilizado de modo comparativo, para distinguir os países pelo seu grau de desenvolvimento socioeconômico.


História/Profº Vanildo

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 9C, 4ºBimestre SEMANA 16 a 20/11 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)

Brasil: dos “anos dourados” à ditadura

Você já ouviu falar de JK? Essa é a maneira pela qual muitas pessoas se referem a Juscelino Kubitschek, mineiro que ocupou a presidência da república entre janeiro de 1956 e janeiro de 1961. O governo de Juscelino foi marcado por uma grande euforia em razão do crescimento econômico, resultado, em grande parte, dos incentivos ao desenvolvimento industrial e da construção de uma nova capital. O slogan usado em sua campanha presidencial resumia o objetivo de seu governo: fazer o Brasil progredir “cinquenta anos em cinco”. Nesse mesmo período, o país obteve grandes conquistas no mundo do esporte: em 1958, a seleção brasileira de futebol se sagrou campeã mundial. No tênis feminino, Maria Esther Bueno foi reconhecida como a melhor do mundo em 1959. Na música, o destaque foi o surgimento da bossa nova. Esse novo ritmo musical, derivado do samba e com forte influência do jazz, teve grande projeção internacional. De modo geral, a euforia e o clima de otimismo foram as marcas que caracterizaram o país em seus “anos dourados”.

O DESENVOLVIMENTISMO

Determinado a promover o desenvolvimento do país, Juscelino criou o Plano de Metas, um programa com trinta objetivos a serem alcançados ao longo dos cinco anos de seu governo. Inúmeras facilidades foram criadas visando estimular a entrada de investimentos estrangeiros: concessão de terrenos para a instalação de fábricas, redução de impostos, permissão para a remessa de lucros ao exterior e autorização para importar equipamentos industriais. Tais medidas estimularam a entrada de multinacionais, sobretudo no setor automobilístico, e facilitaram a criação de empresas nacionais, fabricantes de bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos. O desenvolvimento da indústria também exigiu grandes investimentos por parte do governo. Os recursos foram direcionados prioritariamente aos setores de energia, indústria de base, transportes, alimentação e educação. Visando aumentar a oferta de energia, o governo construiu as usinas hidrelétricas de Furnas e de Três Marias, em Minas Gerais, e ampliou o refino de petróleo. No setor de transportes, portos e ferrovias foram modernizados, mas privilegiou-se a construção de rodovias para receber os carros e caminhões produzidos no país.



OS CANDANGOS

O sonho de muitos brasileiros de erguer a capital do país no Planalto Central não teria sido realizado sem o esforço dos operários que ficaram conhecidos como candangos.  Eles saíram de diversas partes do Brasil, principalmente do Nordeste, para trabalhar na construção de Brasília. Ao concluírem a obra, muitos decidiram permanecer na nova capital. O depoimento a seguir é de Eronildes Guerra de Queiroz, um pernambucano que deixou sua cidade e mudou-se para Brasília no final dos anos 1950.



 Aí eu vim num caminhão mais um primo meu. Aí disse que estava arrastando um dinheiro com rodo aqui. A notícia era essa: que tinha visto falar no jornal, no rádio, a notícia que a gente pegava de interior era quando a gente ia na cidade... A gente escutava as notícias: ouvindo falar isso e tal. E lá na cidadezinha tem um rádio, tem uma coisa, de pilha, de pilha não, de bateria. Não existia pilha nessa época. Se existia, ninguém sabia que existia. Muito atrasado, muito atrasado. Aí a gente pegava aquelas notícias lá, e eu fiquei doido pra vim pra Brasília pra ganhar dinheiro.

QUEIROZ, Eronildes Guerra de. Citado em: CARDOSO, Heloisa Helena Pacheco. Narrativas de um candango em Brasília. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 47, 2004.

1 Quem é Eronildes? Em que estado ele nasceu? Por que migrou para Brasília? Qual tipo de trabalho ele realizou na futura capital do Brasil?

 2 Que informações apresentadas por Eronildes caracterizam a vida de grande parte dos brasileiros nos anos 1950?


Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 16/11/20 a 19/11/20

Turmas: 9º A, B, C

Tema: Dias da Semana – Atividade Avaliativa

 

 

Atividade avaliativa sobre dias da semana. (Se for necessário revise as aulas das últimas 3 semanas).

 

 

1ª aula: Escreva sua rotina de estudo em cada dia da semana. Escreva em inglês.

 

2ª aula: Escreva o que você gosta de fazer quando está com sua família no sábado e no domingo. Escreva o texto em inglês.

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br


Língua Portuguesa/Profº Jobiane

Semana de 16/11/2020 a 20/11/2020

Professora Jobiane Reis

Matéria: Língua Portuguesa

Anos: 9°A, 9°B e 9°C

ASSUNTO: 20 de novembro – Consciência Negra.

Orientação das atividades:

1- Registrar o texto informativo no caderno;

2-Fazer uma reflexão (mínimo 15 linhas/máximo 30 linhas) com o tema: Quais práticas o Brasil adota para combater o racismo na sociedade atual?

3-Enviar a reflexão em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com.

 

 O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade. 

 Sendo uma data tão significativa, é importante saber o que é e para que serve o Dia da Consciência Negra. Pensando nisso, o E+B Educação preparou um resumo sobre a história e importância do 20 de novembro. 

Como surgiu o Dia da Consciência Negra? 

 

O Dia da Consciência Negra foi instituído durante o governo Lula, através da Lei nº 10.639. O documento inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Além disso, instituiu o 20 de novembro como o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’. Apesar da legislação reconhecer a data em 2003, a sua existência é bem anterior. 

Em uma pesquisa sobre a consciência negra, é importante saber que em 1978 ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU) se reuniram em Salvador e acordaram que o dia da morte de Zumbi, 20 de novembro, seria celebrado como o Dia da Consciência Negra. A ideia era usar a data para relembrar a luta dos negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravista da época.

Já em 2011, no governo Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519, a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. A escolha da data é uma referência a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país.

Orientação da atividade:

Assistir o filme: Zumbi dos Palmares

https://youtu.be/HOsuKoHgNDQ

 

Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 16/11/ 2020  a 20 /11/2020

 (6 aulas)

4º BIMESTRE

Meus queridos vamos iniciar o Caderno Aprender Sempre volume 3 com o objetivo de recuperar reforçar e avançar esse material é composto de sequencias de atividades.

Habilidade : EF05MA18-Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Meus queridos espero que estejam vamos dar continuidade nas sequencias de atividades do Caderno Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok

AULAS 3 E 4


SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS EM MALHAS QUADRICULADAS

Link das aulas do centro de mídias

13/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I

 

https://youtu.be/opuykkcu-hc?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

14/10 - 9º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte II

 

https://youtu.be/ruHiFEg1hY8?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

 

Fiquem Ligados essa semana vocês vão realizar a Avaliação de Aprendizagem em Processo 3º bimestre de Língua Portuguesa e Matemática .

Essa avaliação terá um formato inovador .

Acesso via Link

O que vocês vão precisar para entrar seu Ra  e Senha (a mesma que vocês acessam a secretaria escolar digital )

Tempo 48h a partir do primeiro acesso

 

Acessem o Link

 

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 5 (16.11 à 20.11)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos leia o  texto - “Aprendendo e ensinando junto: Como vai ser?” da  atividade 2 da situação de aprendizagem 4 - UM GRUPO QUE ESTUDA JUNTO, COMPARTILHA SABERES!. Envie por e-mail para o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é importante para vocês?

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos entendam e relate como se fosse realiza uma mostra ATIVIDADE 1 – MONTAGEM DA MOSTRA da situação de aprendizagem 2- mão MONTAGEM E REALIZAÇÃO DA MOSTRA do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a Atividade 2  e 3 da situação de aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão! Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a Atividade 2 - “Como vão as minhas prioridades”(p. 33) da situação de aprendizagem 3- PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO  do caderno do estudante do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Organização; Respeito; Responsabilidade; Assertividade; Tolerância ao estresse; Imaginação criativa; Autoconfiança

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B e C

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade 18 a 20/11 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que a tecnologia no campo proporciona?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

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