segunda-feira, 16 de novembro de 2020

5ºAnos iniciais semana de 16 a 20 de novembro de 2020

   Atividade da semana de   16 a 20 de novembro 2020

5ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora: João 


ROTEIRO DE ATIVIDADES 5 ANO A Semana de 16 a20 de novembro de 2020- 4º bimestre

Professor João Bina de Almeida-envio de atividades e contato: whatsapp 96303 1446   almeidabina@htmail.com FACEBOOK DA  ESCOLA-https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600 / http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

Segunda feira 16/11/2020

1ª aula Momento  texto LEITURA No Pantanal, animais que sobrevivem ao fogo enfrentam fome

Após incêndios que já destruíram 22% do bioma em 2020, animais perambulam desorientados em busca de água e comida, e voluntários tentam amenizar sofrimento. "Nunca vimos  nada igual", diz veterinária.   

Cachorros-do-mato se alimentam de frutas distribuídas por voluntários no Pantanal Cachorros-do-mato se alimentam de frutas distribuídas por voluntários Com a cauda queimada e as patas muito feridas, o jupará que acaba de chegar ao Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestre (Cema), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é mais uma vítima das queimadas no Pantanal. Sandra Ramiro, coordenadora do centro, diz que o caso é bastante grave. "É uma fêmea, chegou muito desidratada e ainda está se estabilizando", comenta a médica veterinária  sobre o animal, também chamado  de macaco-da-meia-noite em algumas regiões. Foi Ramiro quem recebeu na madrugada desta terça-feira (22/09) o jupará resgatado e levado da zona do fogo a Cuiabá pela Polícia Ambiental. Três antas gravemente feridas e encaminhadas ao hospital da universidade, infelizmente, não sobreviveram. Um filhote de veado-catingueiro que teve as quatro patas queimadas ainda resiste sob os cuidados dos veterinários e com amamentação artificial.

"A grande dificuldade é a gravidade de cada lesão. São queimaduras de segundo e terceiro graus que comprometem ligamento e causam exposição óssea, já que a pele é consumida pela queimadura", comenta Ramiro.

Fonte DW MADE FOR MINDS.

 Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. Roda de leitura no grupo whatsapp-   Sequência Didática 5 Produzindo Texto de Autoria para Publicar em um Portador de Mídia Social Digital  atividade 1 A PAGINA 205,  Analisando as características de uma reportagem.

Produzindo texto  de autoria para publicar em um portador de  mídia social. Característica da reportagem.

(EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.

2ª aula artes

3a aula   

Aprender sempre português Etapa 4 atividade  4ª Atividade: Analisando Tiras em Quadrinhos A atividade consiste em analisar. e identificar individualmente os efeitos de humor contido na tirinha.PG 73

Após a leitura individual, responda, as seguintes questões:

1- Quem é o personagem dessa tirinha?

2- O que mostram as imagens dos três primeiros quadrinhos?

3- Observe qual a distância que Caramelo percorreu. É grande ou pequena?

4- Quais pistas você observou para encontrar a resposta da questão anterior?

5- Onde está o efeito de humor?

habilidade

Identificar efeitos de ironia ou humor em tirinhas.

• Localizar informações explícitas na narrativa.• Inferir uma informação implícita no texto.

4ª aula    -EMAI ATIVIDADE 20.4

Você conhece este símbolo ( ) ?

A professora Elaine disse que em Matemática, usamos parênteses quando queremos indicar que certa operação deve ser feita antes de outra. A colocação de parênteses pode modificar os procedimentos e provocar alterações no resultado. Observe o exemplo:

3 x 4 + 5 =

12 + 5 = 17

3 x (4 + 5) =

3 x 9 = 27

Calcule o resultado de cada expressão numérica

A. 44 – 44 =

 

B. 44 ÷ 44 =

 

C. (4 ÷ 4) + (4 ÷ 4) =

 

D. (4 + 4 + 4) ÷ 4 =

 

E. 4 x (4 – 4) + 4 =

 

2. Responda às questões:

A. O que há de curioso nas escritas registradas na primeira coluna?

B. Há alguma curiosidade na sequência de resultados? Qual?

3. Que tal calcular o resultado destas expressões numéricas e descobrir novas curiosidades?

A.

(4 x 4 + 4) ÷ 4 =

 

D.

4 – 4 + 4 + 4 =

 

B.

(4 + 4) ÷ 4 + 4 =

 

E.

4 + 4 ÷ 4 + 4 =

 

C.

4 + 4 – ( 4 ÷ 4 ) =

 

F.

(44 – 4 ) ÷ 4 =

 

(EF05MA07) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.(EF05MA08) Resolver e elaborar situações- problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 (EF05MA12) Resolver situações-problema que envolvam variação deproporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros. (EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção e equivalência.

 

 

5ª aula atividade de recuperação aprender sempre matemática  volume 3 atividade calculando  o perímetro  e a área do campo de futebol continuação pág. 11 e 12

b-Quantos m

Habilidade

EF05MA08- Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Terça feira 17/11/2020

1ª aula   Momento  texto informativo  Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. Roda de leitura no grupo whatsapp leitura- Leitura

Folha de são Paulo

As queimadas continuam castigando biomas brasileiros. Na Amazônia, o fogo aumentou 121% em outubro em relação ao mesmo mês em 2019. Enquanto isso, o Pantanal teve o seu pior outubro de incêndios já registrado. Na Amazônia, foram registrados 17.326 focos de queimada no último mês, segundo dados do Programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Em outubro de 2019, foram 7.855 (menor valor já registrado no bioma para o mês).

É o segundo pior outubro de queimadas da Amazônia dos últimos dez anos, atrás apenas de 2015, com 19.469 focos de calor. O fogo no bioma tem origem humana e é normalmente ligado ao desmatamento.

Pantanal do Mato Grosso do Sul em chamas Pantanal do Mato Grosso do Sul em chamas.

2 aula.  Ler e escrever Sequência Didática 5 Produzindo Texto de Autoria para Publicar em um Portador de Mídia Social Digital  atividade 2 A PAGINA 205,206 Na etapa 2, vamos analisar as características de uma reportagem selecionada pelo(a)professor(a). Dessa forma, em duplas, analisem e preencham o quadro abaixo usando como auxílio as discussões realizadas na aula anterior.

 Quadro 1 – Estrutura da reportagem

Título ou Manchete: Encabeça a reportagem. É importante que seja preciso e desperte a atenção do leitor .

Subtítulo: Completa o título, trazendo mais informações sobre o que será abordado na matéria (não é obrigatório)

Resumo da matéria ou lead: Primeiro parágrafo que resume, em letra destacada, os fatos. Tem como objetivo captar a atenção do leitor e introduzir o tema.

Corpo da reportagem: Parágrafos seguintes nos quais o repórter narra detalhadamente, os acontecimentos, dá opiniões, comprova fatos, com recursos de fotografia, de gráficos, de trechos de entrevistas com especialistas no assunto, dentre outros.

Ideia – síntese: Retoma os aspectos essenciais do fato relatado e, geralmente, aparece no último parágrafo.

Quadro 2 – Elementos verbais e não verbais

Imagem/fotografia: Servem para ilustrar e descrever a reportagem.

Legenda: Fica logo abaixo da foto, serve para reforçar o poder de 

Infográfico: Inclui mapas, gráficos estatísticos, sequencias e esquemas visuais.

Cabeçalho e rodapé: Inclui marcas básicas como  editora, data, número da edição e número de páginas

Box: É um espaço graficamente delimitado que, normalmente, inclui um texto explicativo ou sobre assunto relacionado à matéria principal.

Quadro 3 –A linguagem da reportagem

A linguagem da reportagem deve ser: Clara e direta ,Privilegiar a função informativa , Usar o discurso na 3ª pessoa, ainda que possa incluir o discurso na 1ª pessoa, a fim de expressar a opinião do repórter Usar linguagem formal Incluir o discurso direto quando se pretende. incluir comentários de pessoas

Habilidades:

EF35LP03- Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.EF05LP24A- Planejar e produzir textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero

.3ª  aula – EMAI  ATIVIDADE 20.5 Você conhece este símbolo “=”?

A professora Elaine disse que em Matemática usamos o sinal de igual para indicar a igualdade entre os dois membros da operação. Observe o que acontece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número. Analise os exemplos que ela mostrou:

a) 3 x 4 + 5 = 17                                           b)  3 x 4 + 5 = 17

12 + 5 = 17                                                             12 + 5 = 17

17 = 17                                                                           17=17        

• Adicionar 2 aos dois membros

2 + 3 x 4 + 5 = 17 + 2

2 + 12 + 5 = 17 + 2

19 = 19

b) 3 x 4 + 5 = 17

12 + 5 = 17

17 = 17

• Subtrair 5 aos dois membros

5 – 3 x 4 + 5 = 17 – 5

5 – 12 + 5 = 17 – 5

5 – 17 = 12

12 = 12

 

 

Habilidade -EF05MA07- Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 (EF05MA08) Resolver e elaborar situações- problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA12) Resolver situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros. (EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

………………………………………………

 

4 aula 5 aula  atividade de recuperação  matemática aprender sempre  par ou impar e cara e coroa  pagina 13 e 14

 Habilidade

(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não, explorando a ideia de probabilidade em situações-problema simples .

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Quarta feira 18/11/2020

1ª aula-educação  física

2ª  aula- Leitura texto informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.  Roda de leitura no grupo whatsapp. Ler escrever projeto mata atlântica atividade   pagina 187 Na etapa 4, será planejado o seminário, com o apoio do professor.  para elaborar um plano geral da apresentação.

 

Habilidade

(EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero.(EF05LP12A) Planejar e produzir, com autonomia, resumos, mapas conceituais, relatórios, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 

3 aula- Leitura de Textos Literários

  Atividade de recuperação -Sequência Didática: Leitura de Textos da  Esfera Literária  aprender sempre português livro roxo pag75  1ª Atividade: Leitura Compartilhada do Conto: “O Baile do Caixeiro Viajante”.

DO7 INDENTIFICAR OCONFLITO GERADOR DO ENREDO E OS ELEMENTOS QUE CNSTROEM A NARRATIVA DO4 INFERIR UMA INFORMAÇÃO IMPLICITA EM UM TEXTO. (D01)  Localizar informações explícitas em um texto.

 

 

4  EMAI ATIVIDADE   20.6  pagina 47,48

Áurea, Emerson e Glauce, ao realizar cálculos envolvendo expressões numéricas ,gostam de fazer investigações observando os resultados e regularidades para utilizá-las em outras situações.

 

 

Habilidade
(EF05MA07) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.(EF05MA08) Resolver e elaborar situações- problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos . (EF05MA12) Resolver situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

 (EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

5 aula  aprender sempre volume 3 pagina 15 AULAS 8 E 9

CONSTRUINDO E INTERPRETANDO TABELAS E GRÁFICOS

O QUE VAMOS APRENDER?  Nestas aulas, vamos organizar dados em uma tabela e interpretar gráfico de colunas.

Bruna realizou uma pesquisa sobre algumas raças de cachorro e suas características como origem,

tamanho e massa. Ela anotou essas informações:

Habilidade-EF05MA24-Interpretar dados estatísticos apresentados em textos ,tabelas e gráficos (colunas e linhas) referentes  outras  áreas  do conhecimento  ou a outros textos como saúde  e transito ,e produzir  textos com o objetivo de  sintetizar conclusões.

 

Quinta feira  19/112020- 1ª aula educação física

2ª aula –

 Momento de leitura  -Leitura texto  informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.  Roda de leitura no grupo whatsapp. Ler escrever projeto mata atlântica atividade   pagina 187 Na etapa 4, será planejado o seminário, com o apoio do professor.  para elaborar um plano geral da apresentação. Organização do grupo.pagina190

 

Habilidade

(EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero..

 

 

 3aula e 4 aula

Atividade de recuperação  língua portuguesa aprender sempre volume 3  pagina 11 E 12 discurso direto e indireto

Sobre a Piada 2, “Dois irmãos ladrões e o delegado”, responda as perguntas abaixo:

a. Os sinais de pontuação utilizados para marcar os diálogos entre o delegado e os irmãos são:

• Aspas e dois pontos.

• Ponto e o travessão.

• Travessão e dois pontos.

• Exclamação e interrogação.

b. Por que você chegou a essa resposta? Explique tendo como base o texto.

c. Coletivamente, vamos reescrever a piada 2 eliminando a figura do narrador? Releia o texto com o seu/sua professor/a e siga as suas orientações.

d. Vamos voltar ao texto, coletivamente, e reescrever a piada 3 de outra maneira, transformando o discurso direto em discurso indireto.

Para saber mais!

O humor é um efeito de sentido utilizado pelo escritor para expressar sentidos além do previsível. Na piada, é muito comum a utilização de situações que pareçam cômicas ou surpreendentes para provocar

o efeito de humor. O humor consiste em ocorrer algo fora do esperado numa situação. Veja essa piada abaixo:

A verdadeira amizade Maurício e Edson chegam bem atrasados na sala de aula. A professora, não gostando nada dessa situação, pergunta:

- Por que chegaram tão atrasados na escola?

Maurício responde:

- Perdão, professora. Ontem sonhei que estava indo de avião para o Japão. Como a viagem é longa, perdi a hora.

E, você, Edson, por que chegou atrasado?

- Eu fui buscar o Maurício no aeroporto.

O humor está presente porque a situação é inesperada e cômica. E assim acontece com todas as piadas desse encarte. O humor está muito presente por meio de situações inesperadas que provocam o riso

EF35LP21- Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

5ª  aula-    EMAI sequencia 21  ATIVIDADE 21.1  PAGINA 49 identifique, a partir dos números que estão registrados nas representações de retas numéricas, os intervalos estabelecidos e determinem os números ausentes.

HABILIDADE

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica. (EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais Positivos na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, Como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica

Sexta-feira 20/11/2020

1ª aula

Escrever projeto mata atlântica atividade   pagina 187 Na etapa 4, será planejado o seminário, com o apoio do professor.  Para elaborar um plano geral da apresentação. Conversar com os(as) alunos(as) a respeito do propósito da atividade e da maneira como será desenvolvida.

• Para começar, retomar as características do seminário, discutidas na atividade 2,  Retomar, ainda, o quadro do projeto.

• Para explicar ao(as) alunos(as) o que é um seminário e como se organiza e apresenta, aponte os seguintes aspectos:

 Eles precisam considerar quem redigirá a exposição por escrito;

Habilidade

(EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero.(EF05LP12A) Planejar e produzir, com autonomia, resumos, mapas conceituais, relatórios, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

2ª aula 

Recuperação aprender sempre  livro roxinho Atividade 2: Identificando os elementos de um texto narrativo Pagina 77

Leia novamente o texto, agora, discutindo com os alunos aspectos utilizados pelo autor para construir a narrativa, por meio das questões.

DO7 INDENTIFICAR OCONFLITO GERADOR DO ENREDO E OS ELEMENTOS QUE CONSTROEM A NARRATIVA DO4 INFERIR UMA INFORMAÇÃO IMPLICITA EM UM TEXTO. (D01)  Localizar informações explícitas em um texto.

 3ª  aula  português /historia

Leitura e interpretação do texto identidade

1. Pesquise no dicionário as palavras abaixo e registre em seu caderno.

Etnia - Diversidade

2. Observe a imagem abaixo e em seguida, responda às questões no caderno.

 



A. Todas as crianças da imagem apresentam as mesmas características? Explique.

B. No que elas são parecidas?

Identidade

 A identidade é um conjunto de características e aspectos (traços físicos, comportamentos, interesses, etc.) que compõem cada pessoa. Alguns desses elementos são escolhidos (as cores que gostamos, por exemplo), e outros não (ter nascido no Brasil). Muitos dos elementos que compõem a identidade de uma pessoa não são fixos. Por exemplo, nossa aparência física muda ao longo do tempo, nossos interesses, nossos amigos e amigas também podem mudar. A identidade é algo dinâmico e em constante construção. Algumas características são mantidas, enquanto outras podem ser transformadas por nossas próprias decisões, pela influência de pessoas próximas ou por novas experiências. A identidade também está relacionada ao senso de pertencimento e participação em um grupo que tenha características que tornem seus membros semelhantes entre si, como uma família, um território, uma comunidade, uma cidade ou um país; mas também um grupo de amigos, um tipo de música de que gostamos, uma religião, ou uma faixa etária. Assim, a identidade é construída no âmbito de um processo de convivência e interações entre pessoas a partir de suas características comuns. Quando buscamos incluir-nos, independentemente do grupo ou coletivo, que muitas vezes pode ser abstrato e distante, estamos respondendo a uma necessidade humana fundamental de reconhecimento. Ademais, para muitas pessoas, sua herança cultural está ligada à sua origem racial ou origem étnica. As tradições, os valores e as crenças foram transmitidos por gerações e são muito importantes, pois são as conexões com seus antepassados, seu país de origem e sua história. Fonte: Cidadania e democracia desde a escola. Caderno pedagógico metodológico Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação .Disponível em: http://www.auschwitzinstitute.org/wp-content/uploads Acesso 26-06-20.

 (EF05HI11A*) Reconhecer e respeitar a diversidade humana.

 

4ª aula EMAI ATIVIDADE 21.2   pagina 504ª aula EMAI ATIVIDADE 21.2  

pagina 50  habilidade

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais positivos na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando,como recursos, a composição e composição e a reta numérica


5ª aula artes 





Disciplina :Arte

Professora:Flávia 

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º A  e B anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.

 

Com a ajuda dos pais ou responsável faça um desenho usando a técnica dos pontos  usando o seu caderno de desenho ou caderno normal da sala.

 




Disciplina :Educação física

Professor: Donizeti


-----------------------------------------------

                       EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 3º ANOS  A  /  B  /  C

                    ATIVIDADES   SEMANA    16/11   Á  20/11/2020

1ª AULA




Escolha três das habilidades acima e dê exemplo de qual jogo ou brincadeira praticamos essa habilidade.

2ª AULA



Todos esportes possuem regras. Qual o nome do esporte da figura acima?

Responda no seu caderno

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que têm uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto e um caderno.

Assistir as aulas no CMSP

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala

---------------

5ºAno B ( Anos Iniciais )

Professora:Rosângela

Roteiro de Atividades – 5º ano B  ( 4º Bimestre)

Professora Rosângela

Semana de 16 à 20 de novembro de 2020

 

16/11/20 – segunda –feira

1ª aula e 2 aula: Português

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

No livro Ler e Escrever volume II, Unidade 5

Agora na Atividade 4 e 4A, vocês terão que planejar uma produção de reportagem para o público alvo do 3º ano. Deixo aqui algumas sugestões de pesquisa passeios pela cidade, na natureza, jogos e brincadeiras, desenhos,filmes, de teatro, de música, dança.

Após definir o tema, agora tem que definir quais os recursos que serão utilizados para a reportagem como: gravação de vídeo, uso da internet, construção de blog, divulgação em rede social, entre outros.

Somente após preencha o Roteiro para a produção da reportagem da pág.210.

Na Atividade 5 e 5A , vocês devem gravar um vídeo como se estivesse apresentando para o 3 ano. No quadro Função e nome do responsável, defina com seus familiares quem pode ser  Redator, Revisor, Editor e criador do link, rede social ou blog da reportagem e preencha o quadro pág. 211.

Habilidade: (EF15LP05B)Pesquisar, em meios impressos e/ou digitais, informações necessárias à produção do texto, organizando os dados e as fontes pesquisadas em tópicos.

Habilidade: (EF05LP17) Planejar e produzir roteiro sobre temas de interesse da turma,para a produção de uma reportagem digital, a partir de buscas de informações, imagens. Áudios e vídeos na internet, para a produção de uma reportagem digital.

3ª e 4ª aula: Matemática  (Livro EMAI VOLUME 2)

Sequência 19       Atividade 19.1. A atividade propõe a leitura de dados que estão apresentados de maneira organizada em um gráfico de linhas. Bom, diariamente em noticiários da TV ou rádio, são apresentadas as previsões de temperaturas máximas e mínimas para o dia e para os próximos dias. Faça a pesquisa na internet e responda no seu caderno as seguintes perguntas:

1)    É interessante saber a previsão do tempo? Por quê?

2)    Quais meses do ano de modo geral, são os mais quentes?

3)    Quais meses do ano de modo geral, são os mais frios?

4)    Você já ouviu falar em temperatura mínima e máxima? Sabe o que significa?

Agora analise o gráfico de Linha das páginas 32 e 33 e responda o solicitado.





Habilidade: (EF05MA24) Analisar e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas (simples ou de dupla entrada) e gráficos (colunas agrupadas ou linhas), referentes a outrasáreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.

● (EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

 

5ª aula: Artes.

 

17/11/20 – terça-feira

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

1 aula e 2 aula: Reforço de Matemática Livro(currículo paulista  APRENDER SEMPRE ).

Sequência 7     

Atividade 1. Nessa atividade, vamos estudar a temperatura corporal, é muito importante ter esse conhecimento. A febre acontece quando nosso corpo está mais quente que o normal e, em geral, indica se estamos doentes. Assim, responda as perguntas das págs. 39 à 41 até letra (G). Obs. No exercício (e) da pág.40, o cálculo tem que ser feito da seguinte forma.

36,7

  1,0

37,7 ou seja o (a) o resultado é 37,7 , então sempre que tiver número inteiro ele vem sempre antes da vírgula conforme o 1 no exemplo.

 

(EF05MA19) Resolver e elaborar situaçõesproblema envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas como o metro quadrado e o centímetro quadrado, recorrendo a transformações adequadas entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

 

3 aula e 4 aula: Reforço de Língua Portuguesa Livro(currículo paulista  APRENDER SEMPRE ).

Livro Aprender Sempre volume III pág.18.  aulas 8 e 9.

Agora, vamos escrever e revisar! Contexto de produção, nessa atividade escolha uma piada  que você gostou e reescreva mudando o sentido da piada, depois faça a revisão conforme solicitado nas páginas  18 e 19.

 

Habilidade (EF05LP11A) Planejar e produzir,com autonomia, anedotas, piadas, cartuns,contos entre outros texto do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto,a estrutura composicional e o estilo do gênero.

Habilidade (EF05LP11B) Revisar e editar, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns,contos entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.

 

5 ª aula Educação Física

 

18/11/20 – quarta-feira

 

1ª aula: Ciências

 

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

Livro Buriti de Ciências, Movimentos da rotação da Terra, essa aula tem como objetivo compreender os fenômenos com a rotação e a translação exige um grau considerável de capacidade de abstração.  

Link:  https://forms.gle/qifKwJ5yR9DZPQEM7

 

Habilidade: (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

 

 

2ª aula Geografia

Livro Buriti de Geografia. “A produção de energia elétrica”.”

 

Objetivo dessa aula é entender que, no Brasil, a energia elétrica é proveniente principalmente da hidreletricidade. Faça a leitura e responda as questões no link.

Link> https://forms.gle/tUhFVGYqWgPkCLP88

 

Habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

 

3ªaula História

Livro Buriti de História. “O aprendizado da escrita”

Nessa atividade objetivo é conhecer as técnicas e suporte dos escribas, que eram instruídos desde muito cedo e pertenciam majoritariamente às classes mais alta do Egito antigo.

Link: https://forms.gle/M7dw668ZepRNbQbr5

Habilidades (EF05HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

4 e 5ª aula Reforço de Língua Portuguesa

 

No livro Aprender Sempre volume III: ´pág.20.

Nessa atividade, vocês devem revisar a piada escrita na pág. 19, observe o que possa estar errado, corrigindo ou melhorando e em seguida passe a limpo no espaço da pág. 20.

Na pág. 21, nessa atividade deve pegar a piada que reescreveu e desenhar a representação do que ocorre na piada, no caderno de desenhos de artes. Depois explique como foi reescrever a piada. E responda no exercício 3. Tire foto e me envie. No Livro Ler e escrever volume II, na pág. 212 (atividade 5C)há um quadro auxiliar para revisão utilize, para a revisão da piada.

 

(EF05LP11B) Revisar e editar, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, contos, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.

(EF05LP28) Observar, na leitura de anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos, recursos multissemióticos (de áudio, de vídeo, imagens estáticas e/ou em movimento, cor etc.) em diferentes mídias.

 

19/11/20- quinta- feira

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

1ª aula./2 aula e 3 aula Reforço de Língua Portuguesa

No livro Aprender Sempre volume III: Sequência Didática 2- Vamos Ler poemas e realizar um Sarau.

Aula 1       “Ouvir e ler Poemas”, Nessa atividade, vamos ouvir, ler poemas e registrar nossos conhecimentos sobre o que sabemos a respeito do assunto.na pág.25, responda as perguntas no seu caderno da pág. 26, Em seguida pesquise na internet  o que é um Sarau. Pesquise também um Poema que mais lhe chame atenção, depois registre o na parte da pág. 26.

 

(EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

4ªaula e Reforço de Matemática

No livro Aprender Sempre volume III: Aula 7.    Par ou Ímpar e Cara ou Coroa Nessa atividade vamos aprender sobre possíveis resultados de um experimento aleatório. Faça a leitura da situação problema na pág.14, e responda ( a).

Habilidade (EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não, explorando a idéia de probabilidade em situações-problema simples.

5 ªaula Educação Física

 

 

20/11/20- sexta-feira

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

1ª aula./2 aula e 3 aula Reforço de Matemática

 

No livro Aprender Sempre volume III: AULAS 8 e 9: Construindo e interpretando tabelas e gráficos. Nas pág. 15 e 16/17 faça a leitura de cada pesquisa sobre animais e preencha o quadro com as informações solicitadas.

(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

4ª aula Reforço de Língua Portuguesa

No livro Aprender Sempre volume III:  na pág. 28, faça a leitura sobre Sarau. E grave o áudio.

(EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 

5ª aula Artes

 


Disciplina :Arte

Professora:Flávia


Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º A  e B anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.

 

Com a ajuda dos pais ou responsável faça um desenho usando a técnica dos pontos  usando o seu caderno de desenho ou caderno normal da sala.



Disciplina :Educação física

Professor: Donizeti

                       EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 3º ANOS  A  /  B  /  C

                    ATIVIDADES   SEMANA    16/11   Á  20/11/2020

1ª AULA




Escolha três das habilidades acima e dê exemplo de qual jogo ou brincadeira praticamos essa habilidade.

2ª AULA



Todos esportes possuem regras. Qual o nome do esporte da figura acima?

Responda no seu caderno

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que têm uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto e um caderno.

Assistir as aulas no CMSP

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala


Nenhum comentário:

Postar um comentário