Atividade da semana de 16 a 20 de novembro 2020
5ºAno A ( Anos Iniciais )
Professora: João
ROTEIRO DE ATIVIDADES 5 ANO A Semana de 16 a20 de novembro
de 2020- 4º bimestre
Professor João Bina de Almeida-envio de atividades e
contato: whatsapp 96303 1446 almeidabina@htmail.com FACEBOOK
DA ESCOLA-https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600
/ http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
Segunda feira 16/11/2020
1ª aula Momento texto LEITURA No Pantanal, animais
que sobrevivem ao fogo enfrentam fome
Após incêndios que já destruíram
22% do bioma em 2020, animais perambulam desorientados em busca de água e
comida, e voluntários tentam amenizar sofrimento. "Nunca vimos nada igual", diz veterinária.
Cachorros-do-mato se
alimentam de frutas distribuídas por voluntários no Pantanal Cachorros-do-mato
se alimentam de frutas distribuídas por voluntários Com a cauda queimada e as
patas muito feridas, o jupará que acaba de chegar ao Centro de Medicina e
Pesquisa de Animais Silvestre (Cema), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),
é mais uma vítima das queimadas no Pantanal. Sandra Ramiro, coordenadora do
centro, diz que o caso é bastante grave. "É uma fêmea, chegou muito
desidratada e ainda está se estabilizando", comenta a médica veterinária sobre o animal, também chamado de macaco-da-meia-noite em algumas regiões.
Foi Ramiro quem recebeu na madrugada desta terça-feira (22/09) o jupará
resgatado e levado da zona do fogo a Cuiabá pela Polícia Ambiental. Três antas
gravemente feridas e encaminhadas ao hospital da universidade, infelizmente,
não sobreviveram. Um filhote de veado-catingueiro que teve as quatro patas
queimadas ainda resiste sob os cuidados dos veterinários e com amamentação
artificial.
"A grande
dificuldade é a gravidade de cada lesão. São queimaduras de segundo e terceiro
graus que comprometem ligamento e causam exposição óssea, já que a pele é
consumida pela queimadura", comenta Ramiro.
Fonte DW MADE FOR
MINDS.
Escrever no caderno o cabeçalho, colocando
data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. Roda de leitura no grupo whatsapp- Sequência Didática 5 Produzindo Texto de
Autoria para Publicar em um Portador de Mídia Social Digital atividade 1 A PAGINA 205, Analisando as características de uma reportagem.
Produzindo texto de
autoria para publicar em um portador de
mídia social. Característica da reportagem.
(EF15LP01) Compreender a função social de textos que
circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa,
na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e
digital, reconhecendo a situação comunicativa.
2ª aula artes
3a aula
Aprender sempre português Etapa 4 atividade 4ª Atividade: Analisando Tiras em Quadrinhos A
atividade consiste em analisar. e identificar individualmente os efeitos de
humor contido na tirinha.PG 73
Após a leitura individual, responda, as seguintes questões:
1- Quem é o personagem dessa tirinha?
2- O que mostram as imagens dos três primeiros quadrinhos?
3- Observe qual a distância que Caramelo percorreu. É
grande ou pequena?
4- Quais pistas você observou para encontrar a resposta da
questão anterior?
5- Onde está o efeito de humor?
habilidade
Identificar efeitos de
ironia ou humor em tirinhas.
• Localizar informações
explícitas na narrativa.• Inferir uma informação implícita no texto.
4ª aula
-EMAI ATIVIDADE 20.4
Você conhece este símbolo ( ) ?
A professora Elaine disse que em Matemática, usamos
parênteses quando queremos indicar que certa operação deve ser feita antes de
outra. A colocação de parênteses pode modificar os procedimentos e provocar
alterações no resultado. Observe o exemplo:
3 x 4 + 5 =
12 + 5 = 17
3 x (4 + 5) =
3 x 9 = 27
Calcule o resultado de cada expressão numérica
A. 44 – 44 = |
|
B. 44 ÷ 44 = |
|
C. (4 ÷ 4) + (4 ÷ 4) = |
|
D. (4 + 4 + 4) ÷ 4 = |
|
E. 4 x (4 – 4) + 4 = |
|
2. Responda às questões:
A. O que há de curioso nas escritas registradas na primeira
coluna?
B. Há alguma curiosidade na sequência de resultados? Qual?
3. Que tal calcular o resultado destas expressões numéricas
e descobrir novas curiosidades?
A. |
(4 x 4 + 4) ÷ 4 = |
|
D. |
4 – 4 + 4 + 4 = |
|
B. |
(4 + 4) ÷ 4 + 4 = |
|
E. |
4 + 4 ÷ 4 + 4 = |
|
C. |
4 + 4 – ( 4 ÷ 4 ) = |
|
F. |
(44 – 4 ) ÷ 4 = |
|
(EF05MA07)
Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com números
naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como
cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.(EF05MA08) Resolver e
elaborar situações- problema de multiplicação e divisão envolvendo números
naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com
multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA12) Resolver situações-problema que
envolvam variação deproporcionalidade direta entre duas grandezas, para
associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de
ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente
entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir
cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção e
equivalência.
5ª aula atividade de
recuperação aprender sempre matemática
volume 3 atividade calculando o
perímetro e a área do campo de futebol
continuação pág. 11 e 12
b-Quantos m
Habilidade
EF05MA08- Resolver e
elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com
números racionais, cuja representação decimal é finita (com multiplicador
natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas,
como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Terça feira 17/11/2020
1ª aula Momento texto informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando
data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.
Roda de leitura no grupo whatsapp leitura- Leitura
Folha de são Paulo
As queimadas continuam
castigando biomas brasileiros. Na Amazônia, o fogo aumentou 121% em outubro em
relação ao mesmo mês em 2019. Enquanto isso, o Pantanal teve o seu pior outubro
de incêndios já registrado. Na Amazônia, foram registrados 17.326 focos de
queimada no último mês, segundo dados do Programa Queimadas, do Inpe (Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais). Em outubro de 2019, foram 7.855 (menor valor
já registrado no bioma para o mês).
É o segundo pior
outubro de queimadas da Amazônia dos últimos dez anos, atrás apenas de 2015,
com 19.469 focos de calor. O fogo no bioma tem origem humana e é normalmente
ligado ao desmatamento.
Pantanal do Mato
Grosso do Sul em chamas Pantanal do Mato Grosso do Sul em chamas.
2 aula. Ler e escrever Sequência
Didática 5 Produzindo Texto de Autoria para Publicar em um Portador de Mídia
Social Digital atividade 2 A PAGINA
205,206 Na etapa 2, vamos
analisar as características de uma reportagem selecionada pelo(a)professor(a).
Dessa forma, em duplas, analisem e preencham o quadro abaixo usando como
auxílio as discussões realizadas na aula anterior.
Quadro 1 – Estrutura
da reportagem
Título ou Manchete: Encabeça a reportagem. É importante que
seja preciso e desperte a atenção do leitor .
Subtítulo: Completa o título, trazendo mais informações
sobre o que será abordado na matéria (não é obrigatório)
Resumo da matéria ou lead: Primeiro parágrafo que resume,
em letra destacada, os fatos. Tem como objetivo captar a atenção do leitor e
introduzir o tema.
Corpo da reportagem: Parágrafos seguintes nos quais o
repórter narra detalhadamente, os acontecimentos, dá opiniões, comprova fatos,
com recursos de fotografia, de gráficos, de trechos de entrevistas com
especialistas no assunto, dentre outros.
Ideia – síntese: Retoma os aspectos essenciais do fato
relatado e, geralmente, aparece no último parágrafo.
Quadro 2 – Elementos verbais e não verbais
Imagem/fotografia: Servem para ilustrar e descrever a
reportagem.
Legenda: Fica logo abaixo da foto, serve para reforçar o poder
de
Infográfico: Inclui mapas, gráficos estatísticos,
sequencias e esquemas visuais.
Cabeçalho e rodapé: Inclui marcas básicas como editora, data, número da edição e número de
páginas
Box: É um espaço graficamente delimitado que, normalmente,
inclui um texto explicativo ou sobre assunto relacionado à matéria principal.
Quadro 3 –A linguagem da reportagem
A linguagem da reportagem deve ser: Clara e direta
,Privilegiar a função informativa , Usar o discurso na 3ª pessoa, ainda que
possa incluir o discurso na 1ª pessoa, a fim de expressar a opinião do repórter
Usar linguagem formal Incluir o discurso direto quando se pretende. incluir
comentários de pessoas
Habilidades:
EF35LP03- Identificar a
ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global.EF05LP24A- Planejar e produzir textos do campo das práticas
de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação
científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, para
organizar resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais,
com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou infográficos, considerando a
situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero
.3ª aula – EMAI ATIVIDADE 20.5 Você conhece este símbolo “=”?
A professora Elaine disse que em Matemática usamos o sinal
de igual para indicar a igualdade entre os dois membros da operação. Observe o
que acontece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses
membros por um mesmo número. Analise os exemplos que ela mostrou:
a) 3 x 4 + 5 = 17 b)
3 x 4 +
5 = 17
12 + 5 = 17
12 + 5 = 17
17 = 17 17=17
• Adicionar 2 aos dois membros
2 + 3 x 4 + 5 = 17 + 2
2 + 12 + 5 = 17 + 2
19 = 19
b) 3 x 4 + 5 = 17
12 + 5 = 17
17 = 17
• Subtrair 5 aos dois membros
5 – 3 x 4 + 5 = 17 – 5
5 – 12 + 5 = 17 – 5
5 – 17 = 12
12 = 12
Habilidade -EF05MA07-
Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com números
naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita,
utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e
algoritmos.
(EF05MA08) Resolver e elaborar situações-
problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números
racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e
divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo
por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA12) Resolver
situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas
grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar
as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas,
entre outros. (EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de
igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair,
multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para
construir a noção de equivalência.
………………………………………………
4 aula 5 aula atividade de recuperação matemática aprender sempre par ou impar e cara e coroa pagina 13 e 14
Habilidade
(EF05MA22) Apresentar
todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses
resultados são igualmente prováveis ou não, explorando a ideia de probabilidade
em situações-problema simples .
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Quarta feira 18/11/2020
1ª aula-educação física
2ª aula- Leitura texto informativo Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura
diária e autor. Roda de leitura no grupo
whatsapp. Ler escrever projeto mata atlântica atividade pagina 187 Na etapa 4, será planejado o
seminário, com o apoio do professor.
para elaborar um plano geral da apresentação.
Habilidade
(EF15LP05A) Planejar o
texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação
comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o
meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do
gênero.(EF05LP12A) Planejar e produzir, com autonomia, resumos, mapas
conceituais, relatórios, entre outros textos do campo das práticas de estudo e
pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura
composicional e o estilo do gênero.
3 aula- Leitura de Textos Literários
Atividade de recuperação -Sequência Didática:
Leitura de Textos da Esfera
Literária aprender sempre português
livro roxo pag75 1ª Atividade: Leitura
Compartilhada do Conto: “O Baile do Caixeiro Viajante”.
DO7
INDENTIFICAR OCONFLITO GERADOR DO ENREDO E OS ELEMENTOS QUE CNSTROEM A
NARRATIVA DO4 INFERIR UMA INFORMAÇÃO IMPLICITA EM UM TEXTO. (D01) Localizar informações explícitas em um texto.
4 EMAI ATIVIDADE 20.6 pagina 47,48
Áurea, Emerson e
Glauce, ao realizar cálculos envolvendo expressões numéricas ,gostam de fazer
investigações observando os resultados e regularidades para utilizá-las em
outras situações.
Habilidade
(EF05MA07) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com
números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja
finita utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo
mental e algoritmos.(EF05MA08) Resolver e elaborar situações- problema de
multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e
diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por
estimativa, cálculo mental e algoritmos . (EF05MA12) Resolver
situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas
grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar
as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas,
entre outros.
(EF05MA10) Concluir, por meio de
investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros
permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros
por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
5 aula aprender
sempre volume 3 pagina 15 AULAS 8 E 9
CONSTRUINDO E INTERPRETANDO TABELAS E GRÁFICOS
O QUE VAMOS APRENDER? Nestas aulas, vamos organizar dados em uma
tabela e interpretar gráfico de colunas.
Bruna realizou uma pesquisa sobre algumas raças de cachorro
e suas características como origem,
tamanho e massa. Ela anotou essas informações:
Habilidade-EF05MA24-Interpretar
dados estatísticos apresentados em textos ,tabelas e gráficos (colunas e
linhas) referentes outras áreas
do conhecimento ou a outros
textos como saúde e transito ,e
produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Quinta feira 19/112020- 1ª aula educação
física
2ª aula –
Momento de leitura -Leitura texto
informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do
professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. Roda de leitura no grupo whatsapp. Ler
escrever projeto mata atlântica atividade
pagina 187 Na etapa 4, será planejado o seminário, com o apoio do
professor. para elaborar um plano geral
da apresentação. Organização do grupo.pagina190
Habilidade
(EF15LP05A) Planejar o
texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação
comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o
meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do
gênero..
3aula e 4 aula
Atividade de recuperação língua portuguesa aprender sempre volume
3 pagina 11 E 12 discurso direto e
indireto
Sobre a Piada 2, “Dois irmãos ladrões e o delegado”,
responda as perguntas abaixo:
a. Os sinais de pontuação utilizados para marcar os
diálogos entre o delegado e os irmãos são:
• Aspas e dois pontos.
• Ponto e o travessão.
• Travessão e dois pontos.
• Exclamação e interrogação.
b. Por que você chegou a essa resposta? Explique tendo como
base o texto.
c. Coletivamente, vamos reescrever a piada 2 eliminando a
figura do narrador? Releia o texto com o seu/sua professor/a e siga as suas
orientações.
d. Vamos voltar ao texto, coletivamente, e reescrever a
piada 3 de outra maneira, transformando o discurso direto em discurso indireto.
Para saber mais!
O humor é um efeito de sentido utilizado pelo
escritor para expressar sentidos além do previsível. Na piada, é muito comum a
utilização de situações que pareçam cômicas ou surpreendentes para provocar
o efeito de humor. O humor consiste em
ocorrer algo fora do esperado numa situação. Veja essa piada abaixo:
A verdadeira amizade Maurício e Edson chegam
bem atrasados na sala de aula. A professora, não gostando nada dessa situação,
pergunta:
- Por que chegaram tão atrasados na escola?
Maurício responde:
- Perdão, professora. Ontem sonhei que estava
indo de avião para o Japão. Como a viagem é longa, perdi a hora.
E, você, Edson, por que chegou atrasado?
- Eu fui buscar o Maurício no aeroporto.
O humor está presente porque a situação é
inesperada e cômica. E assim acontece com todas as piadas desse encarte. O
humor está muito presente por meio de situações inesperadas que provocam o riso
EF35LP21- Ler e
compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e
extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por
gêneros, temas, autores.
5ª aula- EMAI sequencia
21 ATIVIDADE 21.1 PAGINA 49
identifique, a partir dos números que estão registrados nas representações de
retas numéricas, os intervalos estabelecidos e determinem os números ausentes.
HABILIDADE
(EF05MA05) Comparar e
ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal),
relacionando-os a pontos na reta numérica. (EF05MA02) Ler, escrever e ordenar
números racionais Positivos na forma decimal com compreensão das principais características
do sistema de numeração decimal, utilizando, Como recursos, a composição e
decomposição e a reta numérica
Sexta-feira 20/11/2020
1ª aula
Escrever projeto mata atlântica atividade pagina 187 Na etapa 4, será planejado o
seminário, com o apoio do professor.
Para elaborar um plano geral da apresentação. Conversar com os(as)
alunos(as) a respeito do propósito da atividade e da maneira como será desenvolvida.
• Para começar, retomar as características do seminário,
discutidas na atividade 2, Retomar,
ainda, o quadro do projeto.
• Para explicar ao(as) alunos(as) o que é um seminário e
como se organiza e apresenta, aponte os seguintes aspectos:
Eles precisam
considerar quem redigirá a exposição por escrito;
Habilidade
(EF15LP05A)
Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a
situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde
escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as
características do gênero.(EF05LP12A) Planejar e produzir, com autonomia,
resumos, mapas conceituais, relatórios, entre outros textos do campo das
práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/
assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
2ª aula
Recuperação aprender
sempre livro roxinho Atividade 2:
Identificando os elementos de um texto narrativo Pagina 77
Leia novamente o texto,
agora, discutindo com os alunos aspectos utilizados pelo autor para construir a
narrativa, por meio das questões.
DO7 INDENTIFICAR
OCONFLITO GERADOR DO ENREDO E OS ELEMENTOS QUE CONSTROEM A NARRATIVA DO4
INFERIR UMA INFORMAÇÃO IMPLICITA EM UM TEXTO. (D01) Localizar informações explícitas em um texto.
3ª aula
português /historia
Leitura e interpretação
do texto identidade
1. Pesquise no
dicionário as palavras abaixo e registre em seu caderno.
Etnia - Diversidade
2. Observe a imagem
abaixo e em seguida, responda às questões no caderno.
A. Todas as crianças da
imagem apresentam as mesmas características? Explique.
B. No que elas são
parecidas?
Identidade
A identidade é um conjunto de características
e aspectos (traços físicos, comportamentos, interesses, etc.) que compõem cada
pessoa. Alguns desses elementos são escolhidos (as cores que gostamos, por
exemplo), e outros não (ter nascido no Brasil). Muitos dos elementos que
compõem a identidade de uma pessoa não são fixos. Por exemplo, nossa aparência
física muda ao longo do tempo, nossos interesses, nossos amigos e amigas também
podem mudar. A identidade é algo dinâmico e em constante construção. Algumas
características são mantidas, enquanto outras podem ser transformadas por
nossas próprias decisões, pela influência de pessoas próximas ou por novas experiências.
A identidade também está relacionada ao senso de pertencimento e participação
em um grupo que tenha características que tornem seus membros semelhantes entre
si, como uma família, um território, uma comunidade, uma cidade ou um país; mas
também um grupo de amigos, um tipo de música de que gostamos, uma religião, ou
uma faixa etária. Assim, a identidade é construída no âmbito de um processo de
convivência e interações entre pessoas a partir de suas características comuns.
Quando buscamos incluir-nos, independentemente do grupo ou coletivo, que muitas
vezes pode ser abstrato e distante, estamos respondendo a uma necessidade
humana fundamental de reconhecimento. Ademais, para muitas pessoas, sua herança
cultural está ligada à sua origem racial ou origem étnica. As tradições, os
valores e as crenças foram transmitidos por gerações e são muito importantes,
pois são as conexões com seus antepassados, seu país de origem e sua história.
Fonte: Cidadania e democracia desde a escola. Caderno pedagógico metodológico
Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação .Disponível em: http://www.auschwitzinstitute.org/wp-content/uploads
Acesso 26-06-20.
(EF05HI11A*) Reconhecer e respeitar a
diversidade humana.
4ª aula EMAI ATIVIDADE 21.2 pagina 504ª aula EMAI ATIVIDADE 21.2
pagina 50 habilidade
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais positivos na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando,como recursos, a composição e composição e a reta numérica
5ª aula artes
Disciplina :Arte
Professora:Flávia
Atividade
de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 5º A e B anos
iniciais.
Objetivos: Interpretar
e reproduzir imagens
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha
para fazer a atividade escolhida.
Com a ajuda dos pais ou responsável faça um
desenho usando a técnica dos pontos
usando o seu caderno de desenho ou caderno
normal da sala.
Disciplina :Educação física
Professor: Donizeti
-----------------------------------------------
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 3º ANOS A / B / C |
ATIVIDADES SEMANA 16/11 Á 20/11/2020 |
1ª AULA Escolha três das habilidades acima e dê exemplo de qual jogo ou brincadeira praticamos essa habilidade. |
2ª AULA Todos esportes possuem regras. Qual o nome do esporte da figura acima? Responda no seu caderno |
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que têm uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis preto e um caderno. Assistir as aulas no CMSP |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala |
---------------
5ºAno B ( Anos Iniciais )
Professora:Rosângela
Roteiro
de Atividades – 5º ano B ( 4º Bimestre)
Professora
Rosângela
Semana
de 16 à 20 de novembro de 2020
16/11/20 – segunda
–feira
1ª
aula e 2 aula: Português
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
No
livro Ler e Escrever volume II, Unidade 5
Agora
na Atividade 4 e 4A, vocês terão que planejar uma produção de reportagem para o
público alvo do 3º ano. Deixo aqui algumas sugestões
de pesquisa passeios pela cidade, na natureza, jogos e brincadeiras, desenhos,filmes,
de teatro, de música, dança.
Após
definir o tema, agora tem que definir quais os recursos que serão utilizados
para a reportagem como: gravação de vídeo, uso da internet, construção de blog,
divulgação em rede social, entre outros.
Somente
após preencha o Roteiro para a produção da reportagem da pág.210.
Na
Atividade 5 e 5A , vocês devem gravar um vídeo como se estivesse apresentando
para o 3 ano. No quadro Função e nome do responsável, defina com seus
familiares quem pode ser Redator, Revisor,
Editor e criador do link, rede social ou blog da reportagem e preencha o quadro
pág. 211.
Habilidade:
(EF15LP05B)Pesquisar, em meios impressos e/ou digitais, informações necessárias
à produção do texto, organizando os dados e as fontes pesquisadas em tópicos.
Habilidade:
(EF05LP17) Planejar e produzir roteiro sobre temas de interesse da turma,para a
produção de uma reportagem digital, a partir de buscas de informações, imagens.
Áudios e vídeos na internet, para a produção de uma reportagem digital.
3ª e 4ª aula: Matemática (Livro EMAI VOLUME 2)
Sequência 19 Atividade 19.1. A atividade
propõe a leitura de dados que estão apresentados de maneira organizada em um
gráfico de linhas. Bom, diariamente em noticiários da TV ou rádio, são
apresentadas as previsões de temperaturas máximas e mínimas para o dia e para
os próximos dias. Faça a pesquisa na internet e responda no seu caderno as
seguintes perguntas:
1)
É
interessante saber a previsão do tempo? Por quê?
2)
Quais
meses do ano de modo geral, são os mais quentes?
3)
Quais
meses do ano de modo geral, são os mais frios?
4)
Você
já ouviu falar em temperatura mínima e máxima? Sabe o que significa?
Agora analise o gráfico de
Linha das páginas 32 e 33 e responda o solicitado.
Habilidade:
(EF05MA24) Analisar e interpretar dados estatísticos apresentados em textos,
tabelas (simples ou de dupla entrada) e gráficos (colunas agrupadas ou linhas),
referentes a outrasáreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e
trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
●
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas,
organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos
e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito
sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
5ª aula: Artes.
17/11/20
– terça-feira
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
1 aula e 2 aula: Reforço de Matemática Livro(currículo paulista
APRENDER SEMPRE ).
Sequência 7
Atividade 1. Nessa atividade, vamos estudar a
temperatura corporal, é muito importante ter esse conhecimento. A febre
acontece quando nosso corpo está mais quente que o normal e, em geral, indica
se estamos doentes. Assim, responda as perguntas das págs. 39 à 41 até letra (G). Obs. No exercício (e) da pág.40, o
cálculo tem que ser feito da seguinte forma.
36,7
1,0
37,7 ou seja o (a) o resultado é 37,7 , então
sempre que tiver número inteiro ele vem sempre antes da vírgula conforme o 1 no exemplo.
(EF05MA19)
Resolver e elaborar situaçõesproblema envolvendo medidas de diferentes
grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade e área,
reconhecendo e utilizando medidas como o metro quadrado e o centímetro
quadrado, recorrendo a transformações adequadas entre as unidades mais usuais
em contextos socioculturais.
3 aula e 4 aula: Reforço de Língua Portuguesa Livro(currículo paulista APRENDER SEMPRE ).
Livro
Aprender Sempre volume III pág.18.
aulas 8 e 9.
Agora, vamos escrever e revisar! Contexto de
produção, nessa atividade escolha uma piada
que você gostou e reescreva mudando o sentido da piada, depois faça a
revisão conforme solicitado nas páginas 18 e 19.
Habilidade (EF05LP11A) Planejar e
produzir,com autonomia, anedotas, piadas, cartuns,contos entre outros texto do
campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa, o tema/
assunto,a estrutura composicional e o estilo do gênero.
Habilidade (EF05LP11B) Revisar e editar, com
autonomia, anedotas, piadas, cartuns,contos entre outros textos produzidos,
cuidando da apresentação final do texto.
5 ª aula Educação Física
18/11/20
– quarta-feira
1ª
aula: Ciências
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
Livro Buriti
de Ciências, Movimentos
da rotação da Terra, essa aula tem como objetivo compreender os
fenômenos com a rotação e a translação exige um grau considerável de capacidade
de abstração.
Link: https://forms.gle/qifKwJ5yR9DZPQEM7
Habilidade: (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais
estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
2ª aula Geografia
Livro Buriti de Geografia. “A produção
de energia elétrica”.”
Objetivo dessa aula é entender que, no Brasil, a energia elétrica é
proveniente principalmente da hidreletricidade. Faça a leitura e responda as
questões no link.
Link> https://forms.gle/tUhFVGYqWgPkCLP88
Habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia
utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das
populações.
3ªaula História
Livro
Buriti de História. “O aprendizado da escrita”
Nessa
atividade objetivo é conhecer as técnicas e suporte dos escribas, que eram
instruídos desde muito cedo e pertenciam majoritariamente às classes mais alta
do Egito antigo.
Link: https://forms.gle/M7dw668ZepRNbQbr5
Habilidades
(EF05HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras
atuais e de outras épocas e lugares.
4 e 5ª aula Reforço de Língua Portuguesa
No livro
Aprender Sempre volume III: ´pág.20.
Nessa atividade, vocês devem revisar a piada
escrita na pág. 19, observe o que possa estar errado, corrigindo ou melhorando
e em seguida passe a limpo no espaço da pág.
20.
Na pág. 21, nessa atividade deve pegar a piada que
reescreveu e desenhar a representação do que ocorre na piada, no caderno de
desenhos de artes. Depois explique como foi reescrever a piada. E responda no
exercício 3. Tire foto e me envie. No Livro Ler e escrever
volume II, na pág. 212 (atividade 5C)há um quadro auxiliar para revisão
utilize, para a revisão da piada.
(EF05LP11B)
Revisar e editar, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, contos, entre
outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.
(EF05LP28)
Observar, na leitura de anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre
outros textos, recursos multissemióticos (de áudio, de vídeo, imagens estáticas
e/ou em movimento, cor etc.) em diferentes mídias.
19/11/20- quinta- feira
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
1ª aula./2 aula e 3 aula Reforço de Língua Portuguesa
No livro
Aprender Sempre volume III: Sequência
Didática 2- Vamos Ler poemas e realizar um Sarau.
Aula 1
“Ouvir e ler Poemas”, Nessa atividade, vamos ouvir, ler poemas e
registrar nossos conhecimentos sobre o que sabemos a respeito do assunto.na pág.25, responda as perguntas no seu
caderno da pág. 26, Em seguida
pesquise na internet o que é um Sarau. Pesquise
também um Poema que mais lhe chame atenção, depois registre o na parte da pág. 26.
(EF05LP10)
Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas,
minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias,
considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional
e o estilo do gênero.
4ªaula e Reforço
de Matemática
No livro Aprender Sempre volume III: Aula 7.
Par ou Ímpar e Cara ou Coroa Nessa atividade vamos aprender sobre
possíveis resultados de um experimento aleatório. Faça a leitura da situação
problema na pág.14, e responda ( a).
Habilidade
(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento
aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não,
explorando a idéia de probabilidade em situações-problema simples.
5 ªaula Educação Física
20/11/20- sexta-feira
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
1ª aula./2 aula e 3 aula Reforço de Matemática
No livro Aprender Sempre volume III: AULAS 8 e 9:
Construindo e interpretando tabelas e gráficos. Nas pág. 15 e 16/17 faça a leitura de cada pesquisa sobre animais e
preencha o quadro com as informações solicitadas.
(EF05MA24) Interpretar
dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou
linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como
saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
4ª aula Reforço de Língua Portuguesa
No livro Aprender Sempre volume III: na pág. 28, faça a leitura sobre Sarau. E grave o
áudio.
(EF05LP10)
Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas,
minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes
mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura
composicional e o estilo do gênero.
5ª aula Artes
Disciplina :Arte
Professora:Flávia
Atividade de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 5º A e B anos iniciais.
Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.
Com a ajuda dos pais ou responsável faça um desenho usando a técnica dos pontos usando o seu caderno de desenho ou caderno normal da sala.
Disciplina :Educação física
Professor: Donizeti
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 3º ANOS A / B / C |
ATIVIDADES SEMANA 16/11 Á 20/11/2020 |
1ª AULA Escolha três das habilidades acima e dê exemplo de qual jogo ou brincadeira praticamos essa habilidade. |
2ª AULA Todos esportes possuem regras. Qual o nome do esporte da figura acima? Responda no seu caderno |
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que têm uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis preto e um caderno. Assistir as aulas no CMSP |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala |
Nenhum comentário:
Postar um comentário