segunda-feira, 30 de novembro de 2020

3º série do ensino médio semana de 30 de novembro a 04 de dezembro 2020

 Atividade da semana de   30 de novembro 04 dezembro 2020

                                                    Eletivas Profª Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 1º A e 3° A

Matéria de Eletivas

4º Bimestre.

Atividade do período 01/12 Duração de 90 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O empreendedor assertivo é aquele que?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

                                                    Eletivas Profª Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos Eletronicos e de app;

 

ATIVIDADES

 

OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ: 03/12/20

 

 

·         Atividade 1- Assistir o vídeo sobre Treinamento Funcional para Adolescentes;

·         Link: https://www.youtube.com/watch?v=ruj1pSjeNmA

·         Atividade 2- Descrever quais os benefícios;

·         Práticar funcional em casa, enviar foto ou vídeo com autorização de imagens;

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 03/12/2020

                                                  

                                          3ºSérie A/Manhã

Arte/Profº Edlenne

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf         Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes,  Ensino médio 3ªA  3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617

                                    

                                       Atividade de artes

Segundo cita (ARSLAN; IAVELBERG, 2006, p. 16), uma das primeiras orientações para o trabalho com leituras de obras de arte divulgadas no Brasil foi a desenvolvida por Robert Ott, professor do Departamento de Arte-Educação da Penn State  University, Pensilvânia (Rizzi, 2004). Para um público heterogêneo, Ott desenvolveu o sistema Image Watching, com cinco níveis de leitura de imagem: descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando.

Para entendermos melhor o sistema de Ott  , faremos uma análise da obra

Onde eu estaria feliz, de Di Cavalcante, datada de 1965.


                               

                                                

Biologia/Profº Ismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Anelídeos ( Reino Animal).

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).

 

 

 

 

 

          

                                               Atividade

Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Anelídeos ( Reino Animal).                                                                                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

                                                  

Ed. Física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 30 a 04/12/2020

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

 

           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

         HÁBITOS CULTURAIS

 

Aula I: Assista ao vídeo abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=3u6z7Mc3pEE

 

Faça um resumo sobre o vídeo.

 

.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Explique como as políticas públicas podem auxiliar na ênfase em hábitos culturais e lazer.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Filosofia/Profº Hosana

ATIVIDADE SEMANAL (30/11 a 04/12)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: FILOSOFIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado

 

Após realizar a leitura sobre o tema História do Racismo no Brasil, realize as atividades abaixo:

 

Faça um breve comentário sobre os problemas mais comuns ainda enfrentados pela população negra do Brasil.


Sociologia/Profº Hosana

ATIVIDADE SEMANAL (30/11 a 04/12)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

Após realizar a leitura sobre o tema Problemas Sociais no Brasil, realize as atividades abaixo:

 

1)    Qual o maior problema ocasionado pela Desigualdade Social no Brasil?

 

2)    Na sua opinião, quais as políticas públicas poderiam amenizar esta situação?


Fisica/Profº Romeu

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana  30/11 a 04/12

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  Turma 3° A

CONTEÚDOS: Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis

 

 

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Identificar diferentes tipos de materiais no cotidiano,

Compreender a constituição e a organização da matéria viva e não viva , suas especificações e suas relações  com a estrutura atômica .

 

 

                                 DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                              Atividade de estudos ( 6 )

                                      Apostila do 3° bimestre pagina 28 Atividade 1 espectroscopia

                                                                

                                                   

                                                  

             

                           Apostila do 2 bimestre páginas  36 e 37 , energia elétrica e uso social atividade 3            

                  

                                                                

           

           

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com

 

            

              

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla )

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

 


 


Quimica/Profº Lucilene

                                                     QUÍMICA

                                     E. E. SALIM FARAH MALUF

                                 SEMANA DE 30/11 À 04/12/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Turma: 3ºA                                           02 aulas semanais (90 minutos)

Tema:

Reações de neutralização

Desenvolvimento:

Revisar os conteúdos trabalhados anteriormente

Revisão

O ácido sofre ionização e libera, em meio aquoso, cátions H+.

A base sofre dissociação e libera, em meio aquoso, ânions OH-.

Da junção desses dois íons formam-se as moléculas de água.

Genericamente temos:

Ácido + base ------------ água + sal

O sal é formado pela união do ânion do ácido com o cátion da base.

Resolva as questões a seguir:

1) Considere a reação entre 10mL de uma solução 0,1mol/L de H Cl e 10mL de uma solução de Na OH 0,1mol/L, representado pela equação a seguir:

H Cl + Na OH                       H2O + Na Cl

A) Calcule a quantidade de matéria (mol) para o H Cl.

B) Calcule a quantidade de (mol de Na OH).

C) Haverá excesso de algum dos reagentes.

2) Considere a reação entre 20mL de uma solução 0,2mol/L de H Cl e 10mL de uma solução de Na OH 0,1mol/L, representado na equação a seguir:

H Cl + Na OH                  H2O + Na Cl

A) Calcule a quantidade de matéria (mol) para o H Cl.

B) Calcule a quantidade de material (mol) para o NA OH.

C) Haverá excesso de algum dos reagentes? A solução resultante será ácida, básica ou neutra?

3) Considere certa quantidade de água e suco de lima, misturados, contidos em um copo. Análise estas três afirmativas concernentes a esse sistema:

I- O sistema é ácido.

II- O pH do sistema é maior que 7.

III- No sistema, a concentração dos íons H+ é maior que a dos OH-.

A partir dessa análise, é correto afirmar que:

(A) Apenas as afirmativas I e II estão certas.

(B) Apenas as afirmativas I e III estão certas.

(C) Apenas as afirmativas II e III estão certas.

(D) As três alternativas estão certas.

4) Dispõe-se de dois litros de uma solução aquosa de soda caustica que apresenta pH 9. O volume de água, em litros, que deve ser adicionado a esses dois litros para que a solução resultante apresente pH 8 é:

(A) 2.

(B) 6.

(C) 10.

(D) 14.

(E) 18.

Ao terminar a sua atividade enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com  no assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 09:00 às 09:50 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp 


Geografia/Profº Djair

EE SALIM FARAH MALUF.  Atividades  da semana de 30 do 11 a 04 do 12 de 2020.                                                                                                                                                                                               

Série: 3º Anos : A. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º Bimestre.

Atividade:  Leitura, pesquisa e compreensão do texto, junto com resposta as questões relacionadas.  

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Reconhecer, em textos, mapas e/ou iconografias, o conceito de terrorismo.

GEOGRAFIA :  O Conceito de Terrorismo. ( 2 / 2 ).

 

Estes exercícios sobre terrorismo poderão lhe ajudar a verificar os conhecimentos que você tem sobre esse fenômeno recente, mas impactante no mundo contemporâneo.

 

QUESTÃO 1

(IBMEC) Recentemente (julho de 2005) o IRA (Exército Republicano Irlandês) anunciou publicamente, depois de quase cem anos de sua fundação, o fim das ações terroristas. Esse grupo sempre empunhou a bandeira da reunificação da Irlanda e, portanto, a sua separação do Reino Unido. A imprensa nacional e internacional aventa que tal medida pode estar ligada:

a) à possibilidade, ainda neste ano, do primeiro-ministro Tony Blair assinar a definitiva separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e a sua tão esperada unificação com a República da Irlanda.

b) à percepção de que os atos terroristas não levam a lugar nenhum, uma vez que, depois de quase cem anos de existência, o IRA não conseguiu realizar nenhum acordo com o governo britânico.

c) à mudança dos membros do alto escalão do IRA, menos comprometidos com a causa da libertação da Irlanda do Norte e mais preocupados em manter acordos com guerrilheiros muçulmanos (Al-Qaeda) e colombianos (Farc).

d) aos ataques muçulmanos a Londres, pois esses teriam “roubado” do IRA o seu terreno de ação, levando as pessoas a confundir as organizações e a aumentar a aversão às práticas terroristas do grupo irlandês.

e) ao grupo unionista da Irlanda do Norte, liderado pelo pastor Ian Paisley, cada vez mais forte dentro do país, que vem gradativamente desmontando o grupo separatista e trazendo a público suas ligações com a máfia irlandesa.

QUESTÃO 2

Entre os atentados atribuídos ao Estado Islâmico, encontra-se o de 13 de novembro de 2015, em Paris. Sobre esse grupo terrorista, é correto dizer que:

a) tem como principal fonte de renda a escravidão sexual.

b) apoia o governo do ditador sírio Bashar al Assad.

c) é fiel à Al-Qaeda, com quem coopera na Síria e no Iraque.

d) proclamou-se um califado em 2014, tendo à frente Abu Bakr al-Baghdadi.

e) não tem atuações fora do Oriente Médio e da Europa.

 

QUESTÃO 3

(IBMEC) Em 2006, o grupo Hamas venceu as eleições na Palestina. Sobre esse grupo, é correto afirmar que:

a) foi criado por Yasser Arafat na primeira Intifada, sempre esteve dividido entre um braço político e outro armado. Enquanto o braço armado foi responsável por atentados contra Israel, o braço político disputa eleições parlamentares.

b) surgiu em 1987, no início da primeira Intifada, com o objetivo de combater a ocupação israelense. Ao longo de sua história, cometeu uma série de atentados suicidas contra alvos israelenses, sendo considerado um grupo terrorista.

c) foi grande fiador político dos Acordos de Oslo entre os palestinos. Seu fundador, o Sheikh Yassin, empenhou-se pelas conversações com Israel e Estados Unidos, opondo-sese ao grupo Fatah.

d) surgiu na segunda Intifada como um movimento de resistência islâmica para lutar contra a existência do estado de Israel. Atentados suicidas foram cometidos pelo braço armado do grupo, as brigadas de Al-Aqsa.

e) surgiu como um grupo armado de resistência à ocupação israelense, mas abandonou os atentados suicidas após a retirada de colonos israelenses da Faixa de Gaza, voltando-se para a ação política.

 

QUESTÃO 4

Em 2015, muitas redes de jornalismo televisivo, impresso e virtual noticiaram o sequestro de centenas de adolescentes cristãs da Nigéria por homens fortemente armados, pertencentes a um grupo terrorista islâmico chamado:

a) OLP

b) Boko Haram

c) Al-Qaeda

d) Al Nusra

e) Fatah

_______________________________________________________________________________________________

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

                                       Reflexão sobre os nossos tempos:       

20 de Novembro de 2020Dia da Consciência Negra.

 

“ TODOS TEMOS CICATRIZES,

 

ALGUNS NA PELE. . . OUTROS NA ALMA. . .

 

MAS, AS QUE MAIS CAUSAM DOR

 

ESTÃO NA NOSSA MENTE !  


História/ProfºSilvio


TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 30 de novembro A 04 de Dezembro

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX


 

“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.

 

(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)

 

DUPLA DELÍCIA

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

 

Mario Quintana

 

 


VAMOS PRATICAR!

Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor Silvio


Inglês/Profº Silvana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

Escola Salim Farah Maluf

PROVÃO DE LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 30/11 à 04/12/2020.

Nome/Número/Série

Data da semana da atividade.

 

DISCIPLINA/TURMA: 3º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

Leitura e interpretação de texto: Land of all peoples

 

Habilidade: Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais. 

                                                Land of all peoples

  Paraná has approximately 10 million inhabitants. R is the 6th most populous state, with 5.6% of the total Brazilian population and 38% of the population of the southern region. Its demographic density is 47.98 inhabitants per km².

  A melting pot of several ethnic groups, Paraná is known as the "'and of all peoples". The state has welcomed immigrants from the most diverse parts of the world: Poles, Italians, Ukrainians, Japanese, Germans, Spaniards, Dutchmen, Frenchmen, Syrians, Lebanese, Englishmen and Israelis.

  They have contributed to the state's social and cultural structure, substantially influencing its everyday language, its oral and written literature, its religious celebrations, its cooking habits and many other social activities. To this day, that rich ethnic variety is carefully preserved and even developed further, giving Paraná a rather unique human typology.

           SECRETARIA DE ESTADO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E ASSUNTOS DO MERCOSUL. Paraná, a state of opportunity.

 

No trecho extraído de um catálogo informativo sobre o Estado do Paraná, percebe-se que seus autores têm a intenção de:

A - enfatizar a diversidade cultural do estado.

B - apresentar a visão de culturas predominantes.

C - exemplificar a fragmentação de suas culturas.

D - reforçar o valor de algumas culturas sobre outras.

E - comparar a cultura do Paraná com a de outros estados.

 

 

MatemáticaProfº Rosélia

ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

3A (E.M)     

Questão1

A planificação de uma caixa com 17 cm de comprimento, 5 cm de largura e 24 cm de altura é apresentada na figura abaixo.

Qual a quantidade de papelão necessária para fazer uma caixa com essas dimensões?

 


Em uma competição de matemática, a disputa será em duplas. Em cada dupla, deve haver um aluno que responderá

a primeira pergunta e um aluno que responderá a segunda pergunta.

De quantas formas possíveis 30 alunos de uma sala podem ser organizados para participar da competição?

Língua Portuguesa/Profº Silvia


    Atividade de Língua Portuguesa – 3a série A – Profa.: Sílvia – semana de 30/11 a 04/12/2020

 

    Apostila Aprender Sempre – da página 12 a 15. Tirar foto da apostila e enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo de whatsapp ou no privado.


Projeto de vida/Profº

Tecnologia e inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 1° A, B C e D, 2º A e B, 3° A

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade do período 02 a 04/12 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    A tecnologia é hoje parte inerente da vida?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

------------------------------------------------------------------

3ºSérie B/Noturno


Arte/Profº Edlenne

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf         Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes,  Ensino médio 3ªA  3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617

                                    

                                       Atividade de artes

Segundo cita (ARSLAN; IAVELBERG, 2006, p. 16), uma das primeiras orientações para o trabalho com leituras de obras de arte divulgadas no Brasil foi a desenvolvida por Robert Ott, professor do Departamento de Arte-Educação da Penn State  University, Pensilvânia (Rizzi, 2004). Para um público heterogêneo, Ott desenvolveu o sistema Image Watching, com cinco níveis de leitura de imagem: descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando.

Para entendermos melhor o sistema de Ott  , faremos uma análise da obra

Onde eu estaria feliz, de Di Cavalcante, datada de 1965.



Biologia/ProfºRene


Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

3°B e 3°C  Ano letivo 2020 – 4 º bimestre: 3011/2020 à 04/12/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

 

Atividade leitura dinâmica: Em 399 antes de Cristo, o mentor de Platão, Sócrates, foi condenado a morte. Como Sócrates não havia deixado nada escrito, Platão assumiu a responsabilidade de preservar para a posteridade o que tinha aprendido com o seu mestre. 

Sócrates tinha dito que “a virtude é conhecimento”, e que, para agir de maneira justa, você deve primeiro perguntar o que é justiça. Platão sugeriu que, antes de nos referir a qualquer conceito moral em nosso pensamento ou raciocínio, devemos primeiro explorar o que queremos dizer com esse conceito e o que o torna precisamente o tipo de coisa que é. 

 Platão levantou ainda, a questão de como reconheceríamos a forma correta, ou perfeita, de qualquer coisa: uma forma que fosse verdade para todas as sociedades e épocas. Ao fazer isso, ele sugere que deve existir alguma espécie de forma ideal das coisas do mundo em que vivemos, sejam essas coisas conceitos morais ou objetos físicos, da qual estamos cientes, de alguma forma.

Usando um exemplo matemático para reforçar o seu argumento, Platão mostrou que o verdadeiro conhecimento é alcançado pela razão em vez de sentidos. Ele afirmou que podemos formular em bases lógicas que o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos catetos, ou que a soma dos três ângulos internos de qualquer triângulo é sempre sento 180°. Sabemos da veracidade dessas afirmações, ainda que o triângulo perfeito não exista em nenhum lugar no mundo natural.

MUNDO DAS IDEIAS 

O raciocínio levou o Platão a uma única conclusão: deve haver um mundo de ideias, ou formas, totalmente separadas do mundo material. Lá, a ideia do triângulo perfeito, ao lado das ideias de cama ou de cão perfeito existiria. Platão foi mais além ao afirmar que o reino de ideias é de fato a “realidade”, e o mundo que nos cerca é moldado por essa outra realidade. 

Para mostrar seu pensamento Platão apresentou o que ficaria conhecido como a Teoria da Caverna 




Platão disse que tudo que nossos sentidos aprendem no mundo material não passa de imagens na parede da caverna, ou seja, são simples sombras da realidade. Essa crença é à base de sua teoria das formas: para cada coisa na terra que temos o poder de aprender com nossos sentidos há uma correspondente “forma” (ou ideia) - uma eterna e perfeita realidade daquela coisa - no mundo das ideias. Como o que aprendemos pelos sentidos é baseado em uma experiência de “sombras“ imperfeitas ou incompletas da realidade, não podemos ter um conhecimento real das coisas. No máximo podemos ter opiniões, mas conhecimento genuíno só pode vir do estudo das ideias, e isso só pode ser alcançado pela razão. 

Essa separação em dois mundos distintos - um, da aparência, e o outro, do que Platão considerou como realidade de fato - solucionou o problema da busca de perspectivas num mundo aparentemente em transformação (nota mental - ano de 427 A.C 😱). O mundo material pode estar sujeito a mudanças, mas o mundo das ideias de Platão é eterno e imutável.




      

REFLEXÃO - será que dentro das nossas organizações nós perdemos devido a julgamentos e ações equivocadas como a condenação de Sócrates a morte no qual era inocente e, por questionar o erro foi condenado pelo povo a beber cicuta ou ser exilado acabou acatando a pena de morte por ser autêntico  ao seus métodos de questionamento em busca da verdade?  Caro aluno descreva o que entendeu a respeito da Alegoria da Caverna de Platão?

 

 

 

 

 

 
















































Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum , Entender o que é participação política.

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Com base na pesquisa Movimento feminista, responda:

1) Qual mulher iniciou o Movimento Feminista?

2) Em que ano surgiu esse Movimento?

3) Qual foi o Ano?

4) Qual era o objetivo deste movimento? Explique!

5) Com este Movimento, qual benéficos ele trouxe para as mulheres? Explique!

Lembrando que pesquisa não e de uma linha

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcelo


Quimica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3°B e C
Conteúdo:  “Química Atmosférica: a química sobre nossas cabeças"
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Segundo o Artigo “Química Atmosférica: a química sobre nossas cabeças”. Disponível em
http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/atmosfera.pdf. Responda às questões abaixo.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito  no caderno

Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 4º Bimestre sobre “Química Atmosférica: a química sobre nossas cabeças"
1-Segundo o texto, por que o mundo está ou é realmente muito pequeno?
2- Descreva algumas  funções da atmosfera?
3- Explique por que pode a atmosfera ser considerada como um “cobertor”
do planeta.
4- Por que a atmosfera  é um depositor e acumulador de gases?
5- Por que a atmosfera é o componente fundamental do ciclo hidrológico?
6- Por que a atmosfera tem função vital de proteção da Terra?
7- Por que a atmosfera tem função vital de proteção da Terra?
8- Por que a atmosfera é essencial na manutenção do balanço de calor?

Geografia/ProfºErica

PLANEJAMENTO SEMANAL (30.11 a 04.12)

DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Olá pessoal, analisando o formulário da pesquisa sobre o lixo, percebi que a maioria dos alunos não conhecem o significado de logística reversa, portanto vou compartilhar um vídeo que aborda o processo do lixo eletrônico na logística reversa e um vídeo da empresa boticário, nesse mesmo processo.

A ideia central da logística reversa inclui a reutilização de materiais após sua venda e consumo no processo produtivo e/ou o descarte destes resíduos em locais adequados. Papel, vidro e água são alguns exemplos de materiais que podem ser incorporados novamente à linha de produção após tratamento.

Prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa é conceituada pela legislação ambiental brasileira como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações.

De acordo com a lei, a logística reversa pode ser implementada por meio de regulamento expedido pelo poder público (através de decreto editado pelo Poder Executivo), acordos setoriais (atos de natureza contratual firmados entre o poder público e fabricantes, distribuidores, comerciantes, etc) e termos de compromisso (documentos que firmam compromisso em poder público e entidades privadas como importadores).

Por que a logística reversa é boa para o homem e o meio ambiente?

A implementação da logística reversa traz uma série de impactos positivos para o meio ambiente, a sociedade e a economia. Ao fazer uma eficiente gestão dos resíduos sólidos, as empresas acabam por diminuir o desperdício de recursos provenientes na natureza. Aquela embalagem que seria descartada após o consumo, por exemplo, pode ser reaproveitada. Assim, é possível economizar e evitar que este tipo de item seja lançado indevidamente em locais como mares e rios. Além disso, fazer a gestão de resíduos sólidos diminui os riscos de contaminação do solo.

A adoção da logística reversa ainda auxilia na melhora da imagem da empresa. Hoje, os consumidores estão muito mais exigentes e priorizam a sustentabilidade na hora de escolher o produto que vai comprar e de qual organização ele é. Atualmente, a sociedade quer saber como aquela mercadoria é produzida e que impacto este processo causou para o meio ambiente. Segundo uma matéria do jornal O Globo, os brasileiros valorizam mais produtos sustentáveis e com selos ambientais.

https://www.youtube.com/watch?v=xK2TReQePVc&feature=emb_logo https://www.youtube.com/watch?v=RB8mk8d-oOo&feature=emb_logo

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

ATIVIDADE DESTA SEMANA É VER OS VÍDEOS , LER O TEXTO E CRIAR UM MAPA MENTAL PARA AS FUTURAS ATIVIDADES. NÃO É PRECISO ENTREGAR NADA NESSA SEMANA!

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS Atividades Devem ser enviadas para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

História/ProfºSergio


Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês


4o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem: Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado na primeira página do jornal 
"The New York Times" em 18 de novembro de 2020 sobre COVID19, .
Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da Manchete?
2.Qual é o nome da cidade onde a moderna vacina está sendo produzida?, 
3. Qual é o nome do país onde a moderna vacina está sendo produzida? 4. Quantoa milhões de doses serão
produzidas até o final do ano?, 5.Qual o nome do jornalista que publicou esta informação e a agência para a qual
trabalha?
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

The Vaccines Will Probably Work. Making Them Fast Will Be the Hard Part
Front-runners in the coronavirus vaccine race won’t make nearly as many doses this year as were predicted,
but they may kick into high gear next year. A production line for Moderna’s vaccine is set up in Visp, Switzerland.
Moderna has said it can produce up to 20 million doses by the end of the 

year.Credit...Denis Balibouse/Reuters

Matematica /ProfªMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

 

Atividades proposta para o período de 16/11/2020 / a   20/11/2020 (4aulas)

 

Caderno Aprender Sempre Volume 3

RECUPERAÇÃO / APROFUNDAMENTO

 

AULAS 6, 7 E 8
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM (PFC): SITUAÇÕES PROBLEMA

 

OBJETIVOS DA AULA
• Compreender e utilizar o princípio multiplicativo da contagem em situações-problema.
• Utilizar o princípio multiplicativo e o princípio aditivo da contagem na resolução de problemas.

 

Observe o texto a seguir1:
A palavra Matemática, para um adulto ou uma criança, está diretamente
relacionada com atividades e técnicas para contagem do número de elementos de
algum conjunto. As primeiras atividades matemáticas que vivenciamos envolvem
sempre a ação de contar objetos de um conjunto, enumerando seus elementos.
As operações de adição e multiplicação são exemplos de técnicas matemáticas
utilizadas também para a determinação de uma quantidade. A primeira (adição)
reúne ou junta duas ou mais quantidades conhecidas; e a segunda (multiplicação)
é normalmente aprendida como uma forma eficaz de substituir adições de parcelas
iguais. A multiplicação também é a base de um raciocínio muito importante
em Matemática, chamado princípio multiplicativo. O princípio multiplicativo
constitui a ferramenta básica para resolver problemas de contagem sem que seja
necessário enumerar seus elementos. O princípio da igualdade, determine o valor
da incógnita

 

         Acessem esse os links e tenham em mãos o caderno Aprender Sempre Volume 3                                              

 

              3ª série EM - Matemática - Princípio fundamental da contagem: Parte V

https://youtu.be/iMCZBGd90eg?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd

 

                          3ª série EM - Matemática - Princípio fundamental da contagem: Parte VI

https://youtu.be/Koz2a7-GvW4?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd

 

                       E realizem as atividades propostas das páginas 14 a 18

 

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

4º Bimestre/2020

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 30/11/2020 a 04/12/2020. As respostas poderão ser registradas no caderno ou em folha a parte, ou as respostas deverão ser registradas no livro Aprender Sempre Volume 3.

Enviar a foto ou o arquivo para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

 

Livro Aprender Sempre LP: 3º ANO – Volume 3

 

Caso não possua o livro Aprender Sempre, acesse o link:

 

https://drive.google.com/drive/folders/1GVXaZIzuOoMoGKFDP0zz0BxQcPOwYsno?usp=sharing

 

 

Sequência de atividades:

ü  Realizar as atividades propostas nas páginas 6 e 7 (até a questão 2).


------------------------------------------------------------------

3ºSérie C/Noturno

Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              E.M     3º C

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

Texto reflexivo:  A diferença entre o belo e o bonito

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIA:

A diferença entre o belo e o bonito

Tenho uma lembrança muito viva na memória. Foi na década de 1960 quando meu pai lia uma reportagem sobre a truculenta guerra do Vietnã – que aconteceu na Ásia e teve repercussão mundial. O Vietnã, antiga colônia francesa, foi dividido em duas nações, uma ao sul, capitalista, e outra ao norte, comunista. O Vietnã do Norte, apoiado pela então União Soviética, lutava pela reunificação do país, enquanto o sul, ajudado pelos Estados Unidos, a ela se opunha. Esse conflito despertava paixões e discussões acaloradas, tanto pelo confronto das propostas políticas como pela diferença de condições militares entre os países envolvidos: de um lado, a flagrante superioridade bélica norte-americana e, de outro, a heroica resistência da ex-colônia.

Como dizia, meu pai lia uma dessas reportagens que denunciavam ao resto do mundo a crueldade do conflito, quando o ouvi exclamar: “Que bela fotografia!”. Eu era ainda muito jovem e, tendo ficado impressionada com a admiração que ele demonstrava, fui correndo ver a cena fotografada. A foto mostrava uma trincheira, no meio de uma mata rala, onde se escondia um guerrilheiro de cerca de quinze anos. Era uma figura encolhida e tensa que olhava temerosa para fora do esconderijo, como se tentasse escapar de uma perseguição.

A trincheira em que se escondia era protegida por alguns arames entrelaçados e galhos de arvores. A cena passava para o observador uma sensação de solidão e fragilidade. Não era uma impressão agradável o que ela despertava.

Naquele momento não entendi como meu pai podia achar bela uma fotografia de um adolescente, sozinho numa mata, em meio a uma guerra, assustado, e, talvez, perto da morte. Retruquei, dizendo que aquela imagem não era bonita, que o guerrilheiro aparecia sujo, encolhido e feio. Meu pai me explicou, então, a diferença entre o belo e bonito. Ele me fez compreender que a beleza vem da emoção que temos diante de uma obra de arte quando percebemos o que o artista tenta transmitir. A beleza vem também da sensação de conseguirmos ver o mundo da maneira que pensamos ter sido a intenção do artista. O belo se constitui, assim, tanto por uma emoção despertada como por sua correspondência com uma ideia transmitida.

Foi então que pude entender como uma marcha fúnebre pode ser bela, apesar de triste. Porque a beleza emociona, e o mundo da arte, como o mundo real que lhe serve de inspiração, tem aspectos agradáveis e alegres, assim como desagradáveis e tristes. Todos eles, pela sua força, inspiram o artista na longa discussão que ele trava conosco acerca da vida.

 

A ESTÉTICA CLÁSSICA E A POPULARIZAÇÃO DO BONITO

 

E de onde veio essa ideia de “boniteza”, relacionada como o alegre, o agradável, o saudável, que me fizera pensar que uma fotografia de um jovem fraco e amedrontado não poderia ser bela? Bem, isso teve origem na Grécia, na Antiguidade Clássica, mais ou menos no século V a.C., quando Atenas era uma cidade importantíssima. Arte que lá se fazia pretendia expressar um ideal de beleza e vida por meio de composições nas quais predominassem a harmonia, a simetria, o equilíbrio e a proporcionalidade. Foi essa arte que inspirou vários movimentos artísticos desde o Renascimento até a Idade Moderna. Por ser considerada um modelo, essa arte – com seus critérios e princípios – foi chamada de clássica e, pela importância que teve, acabou disseminando pelo mundo seu ideal de beleza, que passou a ser visto como universal. Assim, muitas pessoas passaram a julgar belas apenas as manifestações artísticas agradáveis, harmoniosas e que mostram o mundo não como ele é, mas como deveria ser.

Daí a se confundir beleza com critérios de aparência, com proporcionalidade de medidas e com equilíbrio de formas foi um passo. E, assim, passamos a misturar prazer estético – que, como vimos, é uma emoção profunda e sutil – com o prazer de olhar ou ouvir formas e composições agradáveis. Essas idéias tiveram muito sucesso, popularizaram-se e, até hoje, muita gente pensa que o belo deve necessariamente ser harmoniosa, agradável, saudável e alegre.

(Texto extraído do livro: Questões de Arte de Cristina Costa páginas 29 e 30)

 

Atividade:

Elabore um texto reflexivo: E aí, para você, qual a diferença entre o belo e o bonito?

.

 

 

RECURSOS:

Caderno para registro e realização da atividade e internet

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 30/11 a 04/12

 

__

 

 

 

 

Biologia/ProfºRene



Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

3°B e 3°C  Ano letivo 2020 – 4 º bimestre: 3011/2020 à 04/12/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

 

Atividade leitura dinâmicaEm 399 antes de Cristo, o mentor de Platão, Sócrates, foi condenado a morte. Como Sócrates não havia deixado nada escrito, Platão assumiu a responsabilidade de preservar para a posteridade o que tinha aprendido com o seu mestre. 

Sócrates tinha dito que “a virtude é conhecimento”, e que, para agir de maneira justa, você deve primeiro perguntar o que é justiça. Platão sugeriu que, antes de nos referir a qualquer conceito moral em nosso pensamento ou raciocínio, devemos primeiro explorar o que queremos dizer com esse conceito e o que o torna precisamente o tipo de coisa que é. 

 Platão levantou ainda, a questão de como reconheceríamos a forma correta, ou perfeita, de qualquer coisa: uma forma que fosse verdade para todas as sociedades e épocas. Ao fazer isso, ele sugere que deve existir alguma espécie de forma ideal das coisas do mundo em que vivemos, sejam essas coisas conceitos morais ou objetos físicos, da qual estamos cientes, de alguma forma.

Usando um exemplo matemático para reforçar o seu argumento, Platão mostrou que o verdadeiro conhecimento é alcançado pela razão em vez de sentidos. Ele afirmou que podemos formular em bases lógicas que o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos catetos, ou que a soma dos três ângulos internos de qualquer triângulo é sempre sento 180°. Sabemos da veracidade dessas afirmações, ainda que o triângulo perfeito não   exista em nenhum lugar no mundo natural.

MUNDO DAS IDEIAS 

O raciocínio levou o Platão a uma única conclusão: deve haver um mundo de ideias, ou formas, totalmente separadas do mundo material. Lá, a ideia do triângulo perfeito, ao lado das ideias de cama ou de cão perfeito existiria. Platão foi mais além ao afirmar que o reino de ideias é de fato a “realidade”, e o mundo que nos cerca é moldado por essa outra realidade. 

Para mostrar seu pensamento Platão apresentou o que ficaria conhecido como a Teoria da Caverna 




Platão disse que tudo que nossos sentidos aprendem no mundo material não passa de imagens na parede da caverna, ou seja, são simples sombras da realidade. Essa crença é à base de sua teoria das formas: para cada coisa na terra que temos o poder de aprender com nossos sentidos há uma correspondente “forma” (ou ideia) - uma eterna e perfeita realidade daquela coisa - no mundo das ideias. Como o que aprendemos pelos sentidos é baseado em uma experiência de “sombras“ imperfeitas ou incompletas da realidade, não podemos ter um conhecimento real das coisas. No máximo podemos ter opiniões, mas conhecimento genuíno só pode vir do estudo das ideias, e isso só pode ser alcançado pela razão. 

Essa separação em dois mundos distintos - um, da aparência, e o outro, do que Platão considerou como realidade de fato - solucionou o problema da busca de perspectivas num mundo aparentemente em transformação (nota mental - ano de 427 A.C 😱). O mundo material pode estar sujeito a mudanças, mas o mundo das ideias de Platão é eterno e imutável.




      

REFLEXÃO - será que dentro das nossas organizações nós perdemos devido a julgamentos e ações equivocadas como a condenação de Sócrates a morte no qual era inocente e, por questionar o erro foi condenado pelo povo a beber cicuta ou ser exilado acabou acatando a pena de morte por ser autêntico  ao seus métodos de questionamento em busca da verdade?  Caro aluno descreva o que entendeu a respeito da Alegoria da Caverna de Platão?

 

 

 

 

 

 


















































Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum , Entender o que é participação política.

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Com base na pesquisa Movimento feminista, responda:

1) Qual mulher iniciou o Movimento Feminista?

2) Em que ano surgiu esse Movimento?

3) Qual foi o Ano?

4) Qual era o objetivo deste movimento? Explique!

5) Com este Movimento, qual benéficos ele trouxe para as mulheres? Explique!

Lembrando que pesquisa não e de uma linha

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/Profº

Quimica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3°B e C
Conteúdo:  “Química Atmosférica: a química sobre nossas cabeças"
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Segundo o Artigo “Química Atmosférica: a química sobre nossas cabeças”. Disponível em
http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/atmosfera.pdf. Responda às questões abaixo.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito  no caderno

Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 4º Bimestre sobre “Química Atmosférica: a química sobre nossas cabeças"
1-Segundo o texto, por que o mundo está ou é realmente muito pequeno?
2- Descreva algumas  funções da atmosfera?
3- Explique por que pode a atmosfera ser considerada como um “cobertor”
do planeta.
4- Por que a atmosfera  é um depositor e acumulador de gases?
5- Por que a atmosfera é o componente fundamental do ciclo hidrológico?
6- Por que a atmosfera tem função vital de proteção da Terra?
7- Por que a atmosfera tem função vital de proteção da Terra?
8- Por que a atmosfera é essencial na manutenção do balanço de calor?

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para a turma do 3º ano C durante a semana de 30/11 a 04/12/20.

Conteúdo da apostila do aluno volume 4. Página 67.

O Fluxo de Mercadorias A Globalização é um processo que está presente na cultura, na moda, nas ideias e na comunicação, operando por uma economia digital sem fronteiras, ou seja, vem se intensificando devido ao desenvolvimento tecnológico, influenciando a formação de áreas de livre comércio e de blocos econômicos, contribuindo com a crescente interligação e interdependência dos mercados físicos e financeiros.

Este cenário intensifica as relações comerciais entre os países, gerando assim, importação (compra) e exportação (venda). Todos os dias negócios acontecem e as mercadorias são compradas e vendidas, transitando por diferentes rotas do planeta.

Os fluxos econômicos podem ser considerados como a materialização da globalização, ou seja, os meios pelos quais circulam o capital monetário, o sistema produtivo das empresas, mercadorias e investimentos.

Após a Segunda Guerra Mundial, a 3ª Revolução Industrial propiciou a ampliação do comércio internacional, marcada por dois fatores principais: a dispersão das multinacionais e a evolução nos meios de transportes (rodoviário, hidroviário, ferroviário, aeroviário e marítimo).

 Os meios de transporte favoreceram o fluxo de mercadorias e matéria-prima em todo o mundo, principalmente, por meio do transporte marítimo, devido ao seu elevado potencial de capacidade de carga, a baixo custo.

 O transporte aéreo vem ganhando espaço e ao mesmo tempo contribuindo para o fluxo internacional de pessoas e mercadorias, devido a sua dinâmica e rapidez.

 Esta modalidade de transporte é utilizada, especialmente, no caso de produtos perecíveis ou de urgência na entrega.

 Alguns aviões cargueiros chegam a suportar até 100 toneladas de carga e o tempo gasto na viagem é relativamente pequeno, um exemplo, o trajeto entre Brasil e Estados Unidos é feito em menos de 12 horas.

 As informações acima nos levam a uma reflexão de que o processo de globalização está ligado diretamente aos meios de transporte e à Revolução Tecnológica, pois permitem a comercialização de mercadorias e de informações, consumidas por pessoas em diferentes nações, movimentando o comércio e levando conforto, novidades, entre outras, a quase todas as partes do mundo


Atividade de geografia do professor Edivaldo para a turma do 3º C, durante a semana de 30/11 a 04/12/20.


Questões da apostila do aluno volume 4, página 68.

Observação se o aluno estiver com a apostila em mão basta responder as questões na apostila e postar uma foto das perguntas respondida e enviar no meu E-mail:

ediliberato@hotmail.com

 

a) A partir da leitura do texto, comente como a modernização dos meios de transportes contribuiu para a agilizar a distribuição de mercadorias em diferentes regiões do mundo.

b) De acordo com a afirmação: “A Globalização é um processo que está presente na cultura, na moda, nas ideias e na comunicação, operando por uma economia digital sem fronteiras[...], comente quais são as condições que favorecem este processo.

 c) De acordo com a afirmação: “Todos os dias negócios acontecem e as mercadorias são compradas e vendidas, transitando por diferentes rotas do planeta”, comente quais fatores estão relacionados ao processo.

 d) De acordo com o mapa 1, indique em quais continentes podemos encontrar as maiores densidades de ferrovias? Pesquisa em Grupo, Produção de Texto e Painel Informativo 3. Em 2018 a greve dos caminhoneiros gerou inúmeros problemas ao Brasil, afetando a distribuição de mercadorias, bens de consumo, entre outros. Ao mesmo tempo, revelou a insatisfação de um grupo importante para o desenvolvimento econômico do país e as suas pautas

 

História/ProfºSergio


Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês


4o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem: Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado na primeira página do jornal 
"The New York Times" em 18 de novembro de 2020 sobre COVID19, .
Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da Manchete?
2.Qual é o nome da cidade onde a moderna vacina está sendo produzida?, 
3. Qual é o nome do país onde a moderna vacina está sendo produzida? 4. Quantoa milhões de doses serão
produzidas até o final do ano?, 5.Qual o nome do jornalista que publicou esta informação e a agência para a qual
trabalha?
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

The Vaccines Will Probably Work. Making Them Fast Will Be the Hard Part
Front-runners in the coronavirus vaccine race won’t make nearly as many doses this year as were predicted,
but they may kick into high gear next year. A production line for Moderna’s vaccine is set up in Visp, Switzerland.
Moderna has said it can produce up to 20 million doses by the end of the year.Credit...Denis Balibouse/Reuters

Matematica/ProfªMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

 

Atividades proposta para o período de 16/11/2020 / a   20/11/2020 (4aulas)

 

Caderno Aprender Sempre Volume 3

RECUPERAÇÃO / APROFUNDAMENTO

 

AULAS 6, 7 E 8
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM (PFC): SITUAÇÕES PROBLEMA

 

OBJETIVOS DA AULA
• Compreender e utilizar o princípio multiplicativo da contagem em situações-problema.
• Utilizar o princípio multiplicativo e o princípio aditivo da contagem na resolução de problemas.

 

Observe o texto a seguir1:
A palavra Matemática, para um adulto ou uma criança, está diretamente
relacionada com atividades e técnicas para contagem do número de elementos de
algum conjunto. As primeiras atividades matemáticas que vivenciamos envolvem
sempre a ação de contar objetos de um conjunto, enumerando seus elementos.
As operações de adição e multiplicação são exemplos de técnicas matemáticas
utilizadas também para a determinação de uma quantidade. A primeira (adição)
reúne ou junta duas ou mais quantidades conhecidas; e a segunda (multiplicação)
é normalmente aprendida como uma forma eficaz de substituir adições de parcelas
iguais. A multiplicação também é a base de um raciocínio muito importante
em Matemática, chamado princípio multiplicativo. O princípio multiplicativo
constitui a ferramenta básica para resolver problemas de contagem sem que seja
necessário enumerar seus elementos. O princípio da igualdade, determine o valor
da incógnita

 

         Acessem esse os links e tenham em mãos o caderno Aprender Sempre Volume 3                                              

 

              3ª série EM - Matemática - Princípio fundamental da contagem: Parte V

https://youtu.be/iMCZBGd90eg?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd

 

                          3ª série EM - Matemática - Princípio fundamental da contagem: Parte VI

https://youtu.be/Koz2a7-GvW4?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd

 

                       E realizem as atividades propostas das páginas 14 a 18

 

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

4º Bimestre/2020

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 30/11/2020 a 04/12/2020. As respostas poderão ser registradas no caderno ou em folha a parte, ou as respostas deverão ser registradas no livro Aprender Sempre Volume 3.

Enviar a foto ou o arquivo para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

 

Livro Aprender Sempre LP: 3º ANO – Volume 3

 

Caso não possua o livro Aprender Sempre, acesse o link:

 

https://drive.google.com/drive/folders/1GVXaZIzuOoMoGKFDP0zz0BxQcPOwYsno?usp=sharing

 

 

Sequência de atividades:

ü  Realizar as atividades propostas nas páginas 6 e 7 (até a questão 2).







Nenhum comentário:

Postar um comentário