Atividade da semana de 16 a 20 de novembro 2020
3ºTA /Noturno
Arte/ProfºJorge
E. E.
Salim Farah Maluf
Professor:
Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE
3ºTA, 3ºTB
Duas
aulas de 45 minutos cada.
CONTEÚDO:
Dadaísmo
1ª e 2ª aula
Assista ao vídeo nos link:
https://www.youtube.com/watch?v=BQng2am-ACw
Atividade: Em uma
folha em branco crie uma obra com recorte e colagem inspirada no Dadaísmo,
recortando de revistas, jornais, etc.
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com
Atividade do período 16/11/2020 a 20/11/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3º
Termo A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia.
|
Habilidades: • Identificar as
principais etapas da evolução humana.
|
Atividade: Elabore um resumo
sobre os principais tópicos sobre o Filme e responda as questões abaixo.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 16/11 até 20/11 (Duas
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Atividade
Assistir
o Filme “A Guerra do Fogo”
Elabore
um resumo sobre os principais tópicos do Filme “A Guerra do Fogo” e
responda as questões abaixo:
1) Quais características vêm
sendo desenvolvidas que passam a diferenciar cada vez mais os seres humanos dos
outros animais, sobretudo quanto a sexualidade e alimentação?
2) No filme a Guerra do fogo há quantos grupos humanos em níveis de desenvolvimento diferentes? Escreva quais as características de cada grupo aparência física, como se vestiam, linguagem e comunicação.
3) Qual deste grupos era o mais
desenvolvido e por quê? Justifique cada característica observada.
Enviar
o resumo para o e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Atendimento aos alunos
pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
3TA, TB
Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade
Semana 16 a 20 de novembro
· Pensando no mundo, o que seria bom para a humanidade? Levando em conta as características distintas de cada povo existente na Terra.
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Entregar até 06 de dezembro
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Esta semana vamos Conhecer a historia do Presidente João Figueiredo
Faça uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºMarcela
Física: 3 º termo A
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para
o período de 16/11/2020 a 20/11/2020
Horário e dia para
esclarecer Dúvidas
segundas feiras
(19:00h as 20:30h)
Por e-mail e Watts
2º BIMESTRE
Bússolas e a descoberta
do magnetismo terrestre
A descoberta do campo
magnético terrestre certamente está ligada ao
desenvolvimento da
bússola. Correto ! vamos realizar uma pesquisa sobre esse objeto tão misterioso
?
A LENDA DO
INVENTOR Representação de Flavio Gioia, a quem a lenda atribuiu a
invenção da bússola. Gravura da série Nova Reperta, por Giovanni Stradano.
1588-1600.
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane –
Química 16 a 20/11/2020
Turmas: 2 termos A, B, C, D
3 termos A, B e C
COMBUSTÍVEL
Move e Remove
Reluz e Conduz
Energiza e Acalora
Aprimora e Prontifica.
Entrementes necessita de comburente
Sem combustão não há produção.
Na utilização, requer reflexão
Da consequência pede clemência
Se há destruição roga reparação
A matéria-prima demanda provisão
Contabilização e manutenção.
A perpetuação tem pressa,
Porque a vida vale “à beça”!
Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu
respondendo às questões:
a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?
b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?
c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?
d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?
e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da
vida.
Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com
Geografia/ProfºRicardo
Semana 16 a 19 de
novembro
Atividade de
Geografia
Professor Ricardo
José dos Santos
3 TA e TB
Lê o texto e
responder a questão.
Problemas sociais nas cidades do
Brasil
O processo de urbanização no Brasil se intensificou a partir
da década de 1950. As atividades industriais se expandiram, atraindo cada vez
mais pessoas para as cidades.
Porém, a urbanização sem um devido planejamento tem como
consequência vários problemas de ordem social. O inchaço das cidades, provocado
pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera
transtornos para a população urbana.
As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas,
destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde,
educação, violência e exclusão social.
O acesso à moradia com as devidas condições de
infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.) não atinge
todas as camadas da população brasileira. É cada vez mais comum o surgimento e
ampliação de favelas desprovidas de serviços públicos. Outro agravante são as
pessoas que não conseguem obter renda suficiente para ser destinada à
habitação, e acabam utilizando as ruas da cidade como espaço de moradia.
População em situação
de rua
A educação de baixa qualidade gera vários transtornos, pois
parte da população não consegue obter qualificação profissional exigida pelo
mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Com isso, ocorre o aumento do
desemprego e se intensificam atividades como as desenvolvidas por vendedores
ambulantes, coletores de materiais recicláveis, flanelinhas, entre outras do
mercado informal.
Os serviços públicos de saúde, na sua maioria, apresentam
problemas estruturais, com filas imensas e demoradas, ausência de aparelhos e
medicamentos, pequeno número de funcionários, ou seja, total desrespeito com o
cidadão que necessita desse serviço.
Um dos problemas urbanos que mais preocupa a população
atualmente é a violência, pois todos estão vulneráveis aos crimes que ocorrem,
principalmente nas grandes cidades do Brasil. Diariamente têm-se notícias de
assassinatos, assaltos, sequestros, agressões, e outros tipos de violência.
Esse fato contribui bastante para que a população fique com medo, e o que é
pior, muitos já não confiam na segurança pública.
A violência urbana
Um dos problemas característicos dos países em
desenvolvimento é a desigualdade social, no Brasil não é diferente. Isso ocorre
entre as Regiões, Estados, Cidades e Bairros, refletindo em aspectos como a
qualidade de vida, educação, segurança, entre outros. Uma pequena parcela da
população brasileira é muito rica, enquanto a maioria é pobre; o que é um
reflexo da grande desigualdade na distribuição de renda.
Políticas públicas devem ser desenvolvidas para proporcionar
uma distribuição de renda mais igualitária, diminuindo a disparidade entre a
população. Investimentos em serviços públicos se fazem necessários (educação,
saúde, moradia, segurança, etc.) de forma que eleve a qualidade de vida e,
principalmente, dignidade para os cidadãos brasileiros.
Questão
Estamos em período de eleição, como o processo de escolha do
prefeito das cidades é importante para que os problemas de moradia, educação, segurança, saúde,
transporte e infraestrutura seja amenizado. Faça relação entre o texto e as
propagandas política.
História/ProfºSilvio
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX
“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.
(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)
DUPLA DELÍCIA
“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.
VAMOS PRATICAR!
Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor Silvio
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | |
PROFESSORA: Josineide | AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 19 e 20/11 |
DISCIPLINA/TURMA: Inglês 3º Termos A, B e C | |
CONTEÚDOS: Texto
About me My name is Cathy, and that’s me in the Picture. I’m 21, I’m Scorpio, and I’m single. I work for a big company. It’s a good job, but I don’t like it. I prefer being outside. I have one brother. He’s 23. I love him, but we’re very different. He has a girlfriend. She is beautiful, but my parents don’t like her. We live at home with our parents, we have a sister, but she doesn’t live with us, she’s married, and she has two children. We see them on Weekends. I listen to all kinds of music, but my favorite is jazz. I play the saxophone, but I don’t play it very well. I’m not very sporty, but I like dancing. I have a lot of good friends, and I go out with them every weekend. What about you? https://compartilhartexto.blogspot.com/2019/05/texto-em-ingles-com-traducao-e-audio.html
| |
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1) Quais são as formas do verbo to be encontradas no texto? Lembre-se de que muitas vezes eles aparecem contraídas (abreviadas) 2). Reescreva o texto e destaque os adjetivos 3) No texto tem alguma palavra que você nunca viu/ouviu antes? Indique. |
|
RECURSOS: Computador, celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota. A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC
ATIVIDADE 4, 4º BIMESTRE de 16/11/2020 à 20/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/QCYFt2nME9zMwxKr
--------------------------------------------------------------
3ºTB /Noturno
Arte/ProfºJorge
E. E.
Salim Farah Maluf
Professor:
Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE
3ºTA, 3ºTB
Duas
aulas de 45 minutos cada.
CONTEÚDO:
Dadaísmo
1ª e 2ª aula
Assista ao vídeo nos link:
https://www.youtube.com/watch?v=BQng2am-ACw
Atividade: Em uma
folha em branco crie uma obra com recorte e colagem inspirada no Dadaísmo,
recortando de revistas, jornais, etc.
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com
Atividade do período 16/11/2020 a 20/11/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3º
Termo A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia.
|
Habilidades: • Identificar as
principais etapas da evolução humana.
|
Atividade: Elabore um resumo
sobre os principais tópicos sobre o Filme e responda as questões abaixo.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 16/11 até 20/11 (Duas
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Atividade
Assistir
o Filme “A Guerra do Fogo”
Elabore
um resumo sobre os principais tópicos do Filme “A Guerra do Fogo” e
responda as questões abaixo:
1) Quais características vêm
sendo desenvolvidas que passam a diferenciar cada vez mais os seres humanos dos
outros animais, sobretudo quanto a sexualidade e alimentação?
2) No filme a Guerra do fogo há quantos grupos humanos em níveis de desenvolvimento diferentes? Escreva quais as características de cada grupo aparência física, como se vestiam, linguagem e comunicação.
3) Qual deste grupos era o mais
desenvolvido e por quê? Justifique cada característica observada.
Enviar
o resumo para o e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Atendimento aos alunos
pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
3TA, TB
Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade
Semana 16 a 20 de novembro
· Pensando no mundo, o que seria bom para a humanidade? Levando em conta as características distintas de cada povo existente na Terra.
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Entregar até 06 de dezembro
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Esta semana vamos Conhecer a historia do Presidente João Figueiredo
Faça uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºPatricia
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: CONHECENDO UM MOTOR ELÉTRICO
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto abaixo, copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 25/11/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade 2° Bimestre sobre CONHECENDO UM MOTOR ELÉTRICO
Carros híbridos
A fabricação e venda de carros elétricos ou híbridos têm aumentado significativamente no Brasil nos dois últimos anos e são uma alternativa mais sustentável para o meio ambiente. Alguns dos benefícios do uso dos carros citados são a redução dos níveis de poluição ambiental, diminuição da poluição sonora e a preservação de fontes importantes de recursos naturais do planeta.
Existem os modelos movidos exclusivamente por eletricidade e os híbridos, que misturam combustíveis e eletricidade. Um carro híbrido normalmente possui um motor a combustão, alimentado por gasolina e um motor elétrico, cujo funcionamento se baseia no conceito de indução eletromagnética. A função do motor elétrico é auxiliar o motor a combustão, reduzindo o consumo de combustível.
Quando o veículo está em baixa velocidade, o motor elétrico é acionado, já em altas velocidades é o motor a combustão que entra em ação.
Para aumentar a eficiência dos carros híbridos é utilizada a frenagem regenerativa. Neste tipo de mecanismo, parte da energia cinética que seria dissipada ao meio ambiente em forma de energia térmica devido ao atrito dos freios durante a frenagem em um veículo convencional, é transformada em energia elétrica e armazenada nas baterias.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola
Responda as questões abaixo:
1- De acordo com o texto, a energia elétrica pode ser gerada a partir da transformação energia cinética, como isso é possível?
2- É correto dizer que um gerador produz energia elétrica? Explique.
3- Faça uma pesquisa sobre como funcionam os aerogeradores e qual o impacto de seu uso na geração de energia elétrica.
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane –
Química 16 a 20/11/2020
Turmas: 2 termos A, B, C, D
3 termos A, B e C
COMBUSTÍVEL
Move e Remove
Reluz e Conduz
Energiza e Acalora
Aprimora e Prontifica.
Entrementes necessita de comburente
Sem combustão não há produção.
Na utilização, requer reflexão
Da consequência pede clemência
Se há destruição roga reparação
A matéria-prima demanda provisão
Contabilização e manutenção.
A perpetuação tem pressa,
Porque a vida vale “à beça”!
Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu
respondendo às questões:
a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?
b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?
c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?
d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?
e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da
vida.
Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com
Geografia/ProfºRicardo
Semana 16 a 19 de
novembro
Atividade de
Geografia
Professor Ricardo
José dos Santos
3 TA e TB
Lê o texto e
responder a questão.
Problemas sociais nas cidades do
Brasil
O processo de urbanização no Brasil se intensificou a partir
da década de 1950. As atividades industriais se expandiram, atraindo cada vez
mais pessoas para as cidades.
Porém, a urbanização sem um devido planejamento tem como
consequência vários problemas de ordem social. O inchaço das cidades, provocado
pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera
transtornos para a população urbana.
As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas,
destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde,
educação, violência e exclusão social.
O acesso à moradia com as devidas condições de
infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.) não atinge
todas as camadas da população brasileira. É cada vez mais comum o surgimento e
ampliação de favelas desprovidas de serviços públicos. Outro agravante são as
pessoas que não conseguem obter renda suficiente para ser destinada à
habitação, e acabam utilizando as ruas da cidade como espaço de moradia.
População em situação
de rua
A educação de baixa qualidade gera vários transtornos, pois
parte da população não consegue obter qualificação profissional exigida pelo
mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Com isso, ocorre o aumento do
desemprego e se intensificam atividades como as desenvolvidas por vendedores
ambulantes, coletores de materiais recicláveis, flanelinhas, entre outras do
mercado informal.
Os serviços públicos de saúde, na sua maioria, apresentam
problemas estruturais, com filas imensas e demoradas, ausência de aparelhos e
medicamentos, pequeno número de funcionários, ou seja, total desrespeito com o
cidadão que necessita desse serviço.
Um dos problemas urbanos que mais preocupa a população
atualmente é a violência, pois todos estão vulneráveis aos crimes que ocorrem,
principalmente nas grandes cidades do Brasil. Diariamente têm-se notícias de
assassinatos, assaltos, sequestros, agressões, e outros tipos de violência.
Esse fato contribui bastante para que a população fique com medo, e o que é
pior, muitos já não confiam na segurança pública.
A violência urbana
Um dos problemas característicos dos países em
desenvolvimento é a desigualdade social, no Brasil não é diferente. Isso ocorre
entre as Regiões, Estados, Cidades e Bairros, refletindo em aspectos como a
qualidade de vida, educação, segurança, entre outros. Uma pequena parcela da
população brasileira é muito rica, enquanto a maioria é pobre; o que é um
reflexo da grande desigualdade na distribuição de renda.
Políticas públicas devem ser desenvolvidas para proporcionar
uma distribuição de renda mais igualitária, diminuindo a disparidade entre a
população. Investimentos em serviços públicos se fazem necessários (educação,
saúde, moradia, segurança, etc.) de forma que eleve a qualidade de vida e,
principalmente, dignidade para os cidadãos brasileiros.
Questão
Estamos em período de eleição, como o processo de escolha do
prefeito das cidades é importante para que os problemas de moradia, educação, segurança, saúde,
transporte e infraestrutura seja amenizado. Faça relação entre o texto e as
propagandas política.
História/ProfºSilvio
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX
“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.
(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)
DUPLA DELÍCIA
“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.
VAMOS PRATICAR!
Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor Silvio
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 19 e 20/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
|
CONTEÚDOS:
Texto
About me My name is Cathy, and that’s me in the Picture. I’m
21, I’m Scorpio, and I’m single. I work for a big company. It’s a good job,
but I don’t like it. I prefer being outside. I have one brother. He’s 23.
I love him, but we’re very different. He has a girlfriend. She is beautiful,
but my parents don’t like her. We live at home with our parents, we have a sister,
but she doesn’t live with us, she’s married, and she has two children. We see them on Weekends. I listen to all kinds of
music, but my favorite is jazz. I play the saxophone, but I don’t play it
very well. I’m not very sporty, but I like dancing. I have a
lot of good friends, and I go out with them every weekend. What about you? https://compartilhartexto.blogspot.com/2019/05/texto-em-ingles-com-traducao-e-audio.html
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1) Quais
são as formas do verbo to be
encontradas no texto? Lembre-se de que muitas vezes eles aparecem contraídas
(abreviadas) 2). Reescreva o texto e destaque os
adjetivos 3) No
texto tem alguma palavra que você nunca viu/ouviu antes? Indique. |
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC
ATIVIDADE 4, 4º BIMESTRE de 16/11/2020 à 20/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/QCYFt2nME9zMwxKr
------------------------------------------------------
3ºTC /Noturno
Arte/Profº/Adriana
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 3º T.C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Texturas Visuais |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
A investigação
das propriedades táteis dos objetos compreende a criação das mais ricas
visualidades. |
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Textura é o
aspecto de uma superfície ou seja,
a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de
outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície
sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia,
áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil. Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em: Texturas naturais: Aquelas que
resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o
aspecto exterior das
formas e coisas existentes na Natureza Ex.:
Cascas de troncos de árvores, madeira, folhas, rochosa folha é
uma textura muito diferente porque ela pode ser tirado em folha (sufite) e
fica em alto relevo.
Quanto à
execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os
seguintes processos: fricção, impressão, decalque
e construção. Exemplos de
textura visuais ou gráficas Texturas
Artificiais: São aquelas
que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e
instrumentos devidamente manipulados. O Homem desde sempre tenta criar nas
superfícies/objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são
o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos
rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do
modo como utilizamos as linguagens plásticas. Textura gráfica Textura gráfica: são efeitos que podemos dar a
um desenho, através de pequenos traços repetidos, eles podem ser retos, na
horizontal, vertical, curvos, círculos e tantos quantos a criação mandar. A textura é
utilizada em um desenho para dar efeito realista ao objeto, não se trata de
fazer uma cópia, mas de trabalhar traços para realçar a realidade do objeto
que está sendo desenhado. Veja alguns exemplo:
Em seu caderno de artes, crie uma composição
visual a qual os interiores das formas sejam preenchidos com texturas visuais
usando somente a cor preta em contraste com o fundo branco |
||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 16/11 a 20/11
__ |
|
Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal
Período : de 16/11a 20/11
Disciplina : biologia
Série : 3tc
Tema : surgimento dos hominidios
Atividade :pesquisar o surgimento dos hominidios no continente africano
Material livro didático ou internet (citar a fonte )
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Filosofia/ProfºEdison
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Esta semana vamos Conhecer a historia do Presidente João Figueiredo
Faça uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºPatricia
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: CONHECENDO UM MOTOR ELÉTRICO
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto abaixo, copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 25/11/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade 2° Bimestre sobre CONHECENDO UM MOTOR ELÉTRICO
Carros híbridos
A fabricação e venda de carros elétricos ou híbridos têm aumentado significativamente no Brasil nos dois últimos anos e são uma alternativa mais sustentável para o meio ambiente. Alguns dos benefícios do uso dos carros citados são a redução dos níveis de poluição ambiental, diminuição da poluição sonora e a preservação de fontes importantes de recursos naturais do planeta.
Existem os modelos movidos exclusivamente por eletricidade e os híbridos, que misturam combustíveis e eletricidade. Um carro híbrido normalmente possui um motor a combustão, alimentado por gasolina e um motor elétrico, cujo funcionamento se baseia no conceito de indução eletromagnética. A função do motor elétrico é auxiliar o motor a combustão, reduzindo o consumo de combustível.
Quando o veículo está em baixa velocidade, o motor elétrico é acionado, já em altas velocidades é o motor a combustão que entra em ação.
Para aumentar a eficiência dos carros híbridos é utilizada a frenagem regenerativa. Neste tipo de mecanismo, parte da energia cinética que seria dissipada ao meio ambiente em forma de energia térmica devido ao atrito dos freios durante a frenagem em um veículo convencional, é transformada em energia elétrica e armazenada nas baterias.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola
Responda as questões abaixo:
1- De acordo com o texto, a energia elétrica pode ser gerada a partir da transformação energia cinética, como isso é possível?
2- É correto dizer que um gerador produz energia elétrica? Explique.
3- Faça uma pesquisa sobre como funcionam os aerogeradores e qual o impacto de seu uso na geração de energia elétrica.
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane –
Química 16 a 20/11/2020
Turmas: 2 termos A, B, C, D
3 termos A, B e C
COMBUSTÍVEL
Move e Remove
Reluz e Conduz
Energiza e Acalora
Aprimora e Prontifica.
Entrementes necessita de comburente
Sem combustão não há produção.
Na utilização, requer reflexão
Da consequência pede clemência
Se há destruição roga reparação
A matéria-prima demanda provisão
Contabilização e manutenção.
A perpetuação tem pressa,
Porque a vida vale “à beça”!
Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu
respondendo às questões:
a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?
b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?
c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?
d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?
e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da
vida.
Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com
Geografia/ProfºVanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 3TC EJA
4ºBimestre SEMANA 16 a 20/11 PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui
suas atividades para correção).
Leia o texto a seguir (ou anterior) e
depois responda às questões.
a)
De acordo com o texto, quantos
são, aproximadamente, os idiomas falados no mundo? O que pode ocorrer com parte
deles ao longo do século XXI?
b)
Em sua opinião, o que
pode significar para a humanidade a extinção de uma língua? Há algo que possa
ser feito para evitar esse desaparecimento?
História/ProfºSilvio
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX
“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.
(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)
DUPLA DELÍCIA
“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.
VAMOS PRATICAR!
Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor Silvio
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 19 e 20/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
|
CONTEÚDOS:
Texto
About me My name is Cathy, and that’s me in the Picture. I’m
21, I’m Scorpio, and I’m single. I work for a big company. It’s a good job,
but I don’t like it. I prefer being outside. I have one brother. He’s 23.
I love him, but we’re very different. He has a girlfriend. She is beautiful,
but my parents don’t like her. We live at home with our parents, we have a sister,
but she doesn’t live with us, she’s married, and she has two children. We see them on Weekends. I listen to all kinds of
music, but my favorite is jazz. I play the saxophone, but I don’t play it
very well. I’m not very sporty, but I like dancing. I have a
lot of good friends, and I go out with them every weekend. What about you? https://compartilhartexto.blogspot.com/2019/05/texto-em-ingles-com-traducao-e-audio.html
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1) Quais
são as formas do verbo to be
encontradas no texto? Lembre-se de que muitas vezes eles aparecem contraídas
(abreviadas) 2). Reescreva o texto e destaque os
adjetivos 3) No
texto tem alguma palavra que você nunca viu/ouviu antes? Indique. |
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC
ATIVIDADE 4, 4º BIMESTRE de 16/11/2020 à 20/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/QCYFt2nME9zMwxKr
Nenhum comentário:
Postar um comentário