segunda-feira, 16 de novembro de 2020

3ºEJA do ensino médio semana de 16 a 20 de novembro de 2020

  Atividade da semana de   16 a 20 de novembro 2020

                                               

                                               

3ºTA /Noturno


Arte/ProfºJorge

E. E. Salim Farah Maluf

 

Professor:  Jorge C. Pessoa

 

DISCIPLINA/TURMA:

ARTE       3ºTA, 3ºTB

Duas aulas de 45 minutos cada.

CONTEÚDO:

Dadaísmo

1ª e 2ª aula

Assista ao vídeo nos link:

https://www.youtube.com/watch?v=BQng2am-ACw

 

 

Atividade: Em uma folha em branco crie uma obra com recorte e colagem inspirada no Dadaísmo, recortando de revistas, jornais, etc.

 

 

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Atividade do período 16/11/2020 a 20/11/2020.

 

Biologia/ProfºBenedita


E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º Termo A e 3º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.         

 

Habilidades:  

• Identificar as principais etapas da evolução humana.

 

 

Atividade: Elabore um resumo sobre os principais tópicos sobre o Filme e responda as questões abaixo.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 16/11 até 20/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

Atividade

Assistir o Filme “A Guerra do Fogo”

 

Elabore um resumo sobre os principais tópicos do Filme “A Guerra do Fogo”   e responda as questões abaixo:

 

1) Quais características vêm sendo desenvolvidas que passam a diferenciar cada vez mais os seres humanos dos outros animais, sobretudo quanto a sexualidade e alimentação?

2)  No filme a Guerra do fogo há quantos grupos humanos em níveis de desenvolvimento diferentes? Escreva quais as características de cada grupo aparência física, como se vestiam, linguagem e comunicação.
 

 

3) Qual deste grupos era o mais desenvolvido e por quê? Justifique cada característica observada.

 

 

 

 

Enviar o resumo para o e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

3TA, TB

Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade

Semana 16 a 20 de novembro

· Pensando no mundo, o que seria bom para a humanidade? Levando em conta as características distintas de cada povo existente na Terra.

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 06 de dezembro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Esta semana vamos Conhecer a historia do Presidente João Figueiredo

Faça uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 3 º termo A

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 16/11/2020  a 20/11/2020

Horário e dia para esclarecer Dúvidas

segundas feiras (19:00h as 20:30h)

Por e-mail e Watts

 2º BIMESTRE

                   

                      Bússolas e a descoberta do magnetismo terrestre
A descoberta do campo magnético terrestre certamente está ligada ao
desenvolvimento da bússola. Correto ! vamos realizar uma pesquisa sobre esse objeto tão misterioso ?

 

A LENDA DO INVENTOR Representação de Flavio Gioia, a quem a lenda atribuiu a invenção da bússola. Gravura da série Nova Reperta, por Giovanni Stradano. 1588-1600.



Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                               16 a 20/11/2020

Turmas:  2 termos A, B, C, D

                 3 termos A, B e C

 

COMBUSTÍVEL

Move e Remove

Reluz e Conduz

Energiza e Acalora

Aprimora e Prontifica.

Entrementes necessita de comburente

Sem combustão não há produção.

Na utilização, requer reflexão

Da consequência pede clemência

Se há destruição roga reparação

A matéria-prima demanda provisão

Contabilização e manutenção.

A perpetuação tem pressa,

Porque a vida vale “à beça”!

 

Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu respondendo às questões:

a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?

b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?

c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?

d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?

e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da vida.

 

 

Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com

Geografia/ProfºRicardo

Semana 16 a 19 de novembro

Atividade de Geografia

Professor Ricardo José dos Santos

3 TA e TB

 

Lê o texto e responder a questão.

 

Problemas sociais nas cidades do Brasil

 

 

O processo de urbanização no Brasil se intensificou a partir da década de 1950. As atividades industriais se expandiram, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades.

Porém, a urbanização sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem social. O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana.

 

As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.

 

O acesso à moradia com as devidas condições de infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.) não atinge todas as camadas da população brasileira. É cada vez mais comum o surgimento e ampliação de favelas desprovidas de serviços públicos. Outro agravante são as pessoas que não conseguem obter renda suficiente para ser destinada à habitação, e acabam utilizando as ruas da cidade como espaço de moradia.

 

População em situação de rua

 

A educação de baixa qualidade gera vários transtornos, pois parte da população não consegue obter qualificação profissional exigida pelo mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Com isso, ocorre o aumento do desemprego e se intensificam atividades como as desenvolvidas por vendedores ambulantes, coletores de materiais recicláveis, flanelinhas, entre outras do mercado informal.

 

Os serviços públicos de saúde, na sua maioria, apresentam problemas estruturais, com filas imensas e demoradas, ausência de aparelhos e medicamentos, pequeno número de funcionários, ou seja, total desrespeito com o cidadão que necessita desse serviço.

 

Um dos problemas urbanos que mais preocupa a população atualmente é a violência, pois todos estão vulneráveis aos crimes que ocorrem, principalmente nas grandes cidades do Brasil. Diariamente têm-se notícias de assassinatos, assaltos, sequestros, agressões, e outros tipos de violência. Esse fato contribui bastante para que a população fique com medo, e o que é pior, muitos já não confiam na segurança pública.

 

A violência urbana

 

Um dos problemas característicos dos países em desenvolvimento é a desigualdade social, no Brasil não é diferente. Isso ocorre entre as Regiões, Estados, Cidades e Bairros, refletindo em aspectos como a qualidade de vida, educação, segurança, entre outros. Uma pequena parcela da população brasileira é muito rica, enquanto a maioria é pobre; o que é um reflexo da grande desigualdade na distribuição de renda.

 

Políticas públicas devem ser desenvolvidas para proporcionar uma distribuição de renda mais igualitária, diminuindo a disparidade entre a população. Investimentos em serviços públicos se fazem necessários (educação, saúde, moradia, segurança, etc.) de forma que eleve a qualidade de vida e, principalmente, dignidade para os cidadãos brasileiros.

 

Questão

 

Estamos em período de eleição, como o processo de escolha do prefeito das cidades é importante para que os problemas de  moradia, educação, segurança, saúde, transporte e infraestrutura seja amenizado. Faça relação entre o texto e as propagandas política. 

História/ProfºSilvio

 

TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX




 

“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.

 

(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)

 

 

 

DUPLA DELÍCIA

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

 

Mario Quintana

 

 

VAMOS PRATICAR!

Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor Silvio

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 19 e 20/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:  Texto

 

About me

My name is Cathy, and that’s me in the Picture. I’m 21, I’m Scorpio, and I’m single. I work for a big company. It’s a good job, but I don’t like it.

I prefer being outside. I have one brother. He’s 23. I love him, but we’re very different. He has a girlfriend. She is beautiful, but my parents don’t like her.

We live at home with our parents, we have a sister, but she doesn’t live with us, she’s married, and she has two children.

We see them on Weekends. I listen to all kinds of music, but my favorite is jazz. I play the saxophone, but I don’t play it very well.

I’m not very sporty, but I like dancing. I have a lot of good friends, and I go out with them every weekend. What about you?

https://compartilhartexto.blogspot.com/2019/05/texto-em-ingles-com-traducao-e-audio.html

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1)      Quais são as formas do verbo to be encontradas no texto? Lembre-se de que muitas vezes eles aparecem contraídas (abreviadas)

     2). Reescreva o texto e destaque os adjetivos

     3) No texto tem alguma palavra que você nunca viu/ouviu antes? Indique.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

O artigo de opinião é um gênero argumentativo típico de jornais, revistas e blogs. Alguns vestibulares também solicitam a produção desse tipo de texto. 

NESTE ANO NÓS JÁ TRABALHAMOS O GÊNERO (ARTIGO DE OPINIÃO)

CASO TENHA ALGUMA DÚVIDA SOBRE A ESTRUTURA DESSE GÊNERO, PESQUISE E REALIZE O QUE SERÁ SOLICITADO ABAIXO:

PREZADO ALUNO,

ESCREVA UM PEQUENO ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE A REPORTAGEM ABAIXO, LEIA COM ATENÇÃO, SE PRECISAR DE MAIORES INFORMAÇÕES PESQUISE.

BOA SORTE.

A  ATIVIDADE DEVE SER ENTREGUE NO SEGUINTE ENDEREÇO ELETRÔNICO :






Idiana Tomazelli, Emilly Behnke e Jussara Soares

Brasília

10/11/2020 18h15Atualizada em 10/11/2020 20h51


'Tem que deixar de ser um país de maricas', diz Bolsonaro sobre covid-19.



Com o mundo vivendo sob a sombra de uma segunda onda da pandemia de covid-19, o presidente Jair Bolsonaro disse hoje que o Brasil "tem que deixar de ser um país de maricas" e enfrentar a doença.


 "Tudo agora é pandemia, tem que acabar com esse negócio, pô. Lamento os mortos, lamento. Todos nós vamos morrer um dia, aqui todo mundo vai morrer. Não adianta fugir disso, fugir da realidade. Tem que deixar de ser um país de maricas", disse em cerimônia no Palácio do Planalto....


No Brasil, 5,675 milhões de pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus, e 162,6 mil pessoas morreram em decorrência da doença. Países da Europa, que assistiram a um agravamento da situação no início do ano antes mesmo de a doença chegar com força no Brasil, voltaram a decretar medidas mais rigorosas de isolamento diante da segunda onda da doença.... -




 Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/11/10/tem-que-deixar-de-ser-um-pais-de-maricas-diz-bolsonaro-sobre-covid-19.htm?cmpid=copiaecola  

Matemática/ProfºMarcelo


Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC

ATIVIDADE 4, 4º BIMESTRE de 16/11/2020 à 20/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/QCYFt2nME9zMwxKr


--------------------------------------------------------------

3ºTB  /Noturno


Arte/ProfºJorge

E. E. Salim Farah Maluf

 

Professor:  Jorge C. Pessoa

 

DISCIPLINA/TURMA:

ARTE       3ºTA, 3ºTB

Duas aulas de 45 minutos cada.

CONTEÚDO:

Dadaísmo

1ª e 2ª aula

Assista ao vídeo nos link:

https://www.youtube.com/watch?v=BQng2am-ACw

 

 

Atividade: Em uma folha em branco crie uma obra com recorte e colagem inspirada no Dadaísmo, recortando de revistas, jornais, etc.

 

 

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Atividade do período 16/11/2020 a 20/11/2020.

 

Biologia/ProfºBenedita


E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º Termo A e 3º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.         

 

Habilidades:  

• Identificar as principais etapas da evolução humana.

 

 

Atividade: Elabore um resumo sobre os principais tópicos sobre o Filme e responda as questões abaixo.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 16/11 até 20/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

Atividade

Assistir o Filme “A Guerra do Fogo”

 

Elabore um resumo sobre os principais tópicos do Filme “A Guerra do Fogo”   e responda as questões abaixo:

 

1) Quais características vêm sendo desenvolvidas que passam a diferenciar cada vez mais os seres humanos dos outros animais, sobretudo quanto a sexualidade e alimentação?

2)  No filme a Guerra do fogo há quantos grupos humanos em níveis de desenvolvimento diferentes? Escreva quais as características de cada grupo aparência física, como se vestiam, linguagem e comunicação.
 

 

3) Qual deste grupos era o mais desenvolvido e por quê? Justifique cada característica observada.

 

 

 

 

Enviar o resumo para o e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

3TA, TB

Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade

Semana 16 a 20 de novembro

· Pensando no mundo, o que seria bom para a humanidade? Levando em conta as características distintas de cada povo existente na Terra.

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 06 de dezembro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Esta semana vamos Conhecer a historia do Presidente João Figueiredo

Faça uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:  CONHECENDO UM MOTOR ELÉTRICO
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto abaixo, copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 25/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade 2° Bimestre sobre  CONHECENDO UM MOTOR ELÉTRICO
Carros híbridos
A fabricação e venda de carros elétricos ou híbridos têm aumentado significativamente no Brasil nos dois últimos anos e são uma alternativa mais sustentável para o meio ambiente. Alguns dos benefícios do uso dos carros citados são a redução dos níveis de poluição ambiental, diminuição da poluição sonora e a preservação de fontes importantes de recursos naturais do planeta.
 Existem os modelos movidos exclusivamente por eletricidade e os híbridos, que misturam combustíveis e eletricidade. Um carro híbrido normalmente possui um motor a combustão, alimentado por gasolina e um motor elétrico, cujo funcionamento se baseia no conceito de indução eletromagnética. A função do motor elétrico é auxiliar o motor a combustão, reduzindo o consumo de combustível.
Quando o veículo está em baixa velocidade, o motor elétrico é acionado, já em altas velocidades é o motor a combustão que entra em ação.
Para aumentar a eficiência dos carros híbridos é utilizada a frenagem regenerativa. Neste tipo de mecanismo, parte da energia cinética que seria dissipada ao meio ambiente em forma de energia térmica devido ao atrito dos freios durante a frenagem em um veículo convencional, é transformada em energia elétrica e armazenada nas baterias.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

Responda as questões abaixo:
1-  De acordo com o texto, a energia elétrica pode ser gerada a partir da transformação energia cinética, como isso é possível?
2-  É correto dizer que um gerador produz energia elétrica? Explique.
3- Faça uma pesquisa sobre como funcionam os aerogeradores e qual o impacto de seu uso na geração de energia elétrica.

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                               16 a 20/11/2020

Turmas:  2 termos A, B, C, D

                 3 termos A, B e C

 

COMBUSTÍVEL

Move e Remove

Reluz e Conduz

Energiza e Acalora

Aprimora e Prontifica.

Entrementes necessita de comburente

Sem combustão não há produção.

Na utilização, requer reflexão

Da consequência pede clemência

Se há destruição roga reparação

A matéria-prima demanda provisão

Contabilização e manutenção.

A perpetuação tem pressa,

Porque a vida vale “à beça”!

 

Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu respondendo às questões:

a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?

b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?

c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?

d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?

e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da vida.

 

 

Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com

Geografia/ProfºRicardo

Semana 16 a 19 de novembro

Atividade de Geografia

Professor Ricardo José dos Santos

3 TA e TB

 

Lê o texto e responder a questão.

 

Problemas sociais nas cidades do Brasil

 

 

O processo de urbanização no Brasil se intensificou a partir da década de 1950. As atividades industriais se expandiram, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades.

Porém, a urbanização sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem social. O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana.

 

As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.

 

O acesso à moradia com as devidas condições de infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.) não atinge todas as camadas da população brasileira. É cada vez mais comum o surgimento e ampliação de favelas desprovidas de serviços públicos. Outro agravante são as pessoas que não conseguem obter renda suficiente para ser destinada à habitação, e acabam utilizando as ruas da cidade como espaço de moradia.

 

População em situação de rua

 

A educação de baixa qualidade gera vários transtornos, pois parte da população não consegue obter qualificação profissional exigida pelo mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Com isso, ocorre o aumento do desemprego e se intensificam atividades como as desenvolvidas por vendedores ambulantes, coletores de materiais recicláveis, flanelinhas, entre outras do mercado informal.

 

Os serviços públicos de saúde, na sua maioria, apresentam problemas estruturais, com filas imensas e demoradas, ausência de aparelhos e medicamentos, pequeno número de funcionários, ou seja, total desrespeito com o cidadão que necessita desse serviço.

 

Um dos problemas urbanos que mais preocupa a população atualmente é a violência, pois todos estão vulneráveis aos crimes que ocorrem, principalmente nas grandes cidades do Brasil. Diariamente têm-se notícias de assassinatos, assaltos, sequestros, agressões, e outros tipos de violência. Esse fato contribui bastante para que a população fique com medo, e o que é pior, muitos já não confiam na segurança pública.

 

A violência urbana

 

Um dos problemas característicos dos países em desenvolvimento é a desigualdade social, no Brasil não é diferente. Isso ocorre entre as Regiões, Estados, Cidades e Bairros, refletindo em aspectos como a qualidade de vida, educação, segurança, entre outros. Uma pequena parcela da população brasileira é muito rica, enquanto a maioria é pobre; o que é um reflexo da grande desigualdade na distribuição de renda.

 

Políticas públicas devem ser desenvolvidas para proporcionar uma distribuição de renda mais igualitária, diminuindo a disparidade entre a população. Investimentos em serviços públicos se fazem necessários (educação, saúde, moradia, segurança, etc.) de forma que eleve a qualidade de vida e, principalmente, dignidade para os cidadãos brasileiros.

 

Questão

 

Estamos em período de eleição, como o processo de escolha do prefeito das cidades é importante para que os problemas de  moradia, educação, segurança, saúde, transporte e infraestrutura seja amenizado. Faça relação entre o texto e as propagandas política. 


História/ProfºSilvio

 

TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX




 

“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.

 

(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)

 

 

 

DUPLA DELÍCIA

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

 

Mario Quintana

 

 

VAMOS PRATICAR!

Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor Silvio

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 19 e 20/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:  Texto

 

About me

My name is Cathy, and that’s me in the Picture. I’m 21, I’m Scorpio, and I’m single. I work for a big company. It’s a good job, but I don’t like it.

I prefer being outside. I have one brother. He’s 23. I love him, but we’re very different. He has a girlfriend. She is beautiful, but my parents don’t like her.

We live at home with our parents, we have a sister, but she doesn’t live with us, she’s married, and she has two children.

We see them on Weekends. I listen to all kinds of music, but my favorite is jazz. I play the saxophone, but I don’t play it very well.

I’m not very sporty, but I like dancing. I have a lot of good friends, and I go out with them every weekend. What about you?

https://compartilhartexto.blogspot.com/2019/05/texto-em-ingles-com-traducao-e-audio.html

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1)      Quais são as formas do verbo to be encontradas no texto? Lembre-se de que muitas vezes eles aparecem contraídas (abreviadas)

     2). Reescreva o texto e destaque os adjetivos

     3) No texto tem alguma palavra que você nunca viu/ouviu antes? Indique.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

O artigo de opinião é um gênero argumentativo típico de jornais, revistas e blogs. Alguns vestibulares também solicitam a produção desse tipo de texto. 

NESTE ANO NÓS JÁ TRABALHAMOS O GÊNERO (ARTIGO DE OPINIÃO)

CASO TENHA ALGUMA DÚVIDA SOBRE A ESTRUTURA DESSE GÊNERO, PESQUISE E REALIZE O QUE SERÁ SOLICITADO ABAIXO:

PREZADO ALUNO,

ESCREVA UM PEQUENO ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE A REPORTAGEM ABAIXO, LEIA COM ATENÇÃO, SE PRECISAR DE MAIORES INFORMAÇÕES PESQUISE.

BOA SORTE.

A  ATIVIDADE DEVE SER ENTREGUE NO SEGUINTE ENDEREÇO ELETRÔNICO :






Idiana Tomazelli, Emilly Behnke e Jussara Soares

Brasília

10/11/2020 18h15Atualizada em 10/11/2020 20h51


'Tem que deixar de ser um país de maricas', diz Bolsonaro sobre covid-19.



Com o mundo vivendo sob a sombra de uma segunda onda da pandemia de covid-19, o presidente Jair Bolsonaro disse hoje que o Brasil "tem que deixar de ser um país de maricas" e enfrentar a doença.


 "Tudo agora é pandemia, tem que acabar com esse negócio, pô. Lamento os mortos, lamento. Todos nós vamos morrer um dia, aqui todo mundo vai morrer. Não adianta fugir disso, fugir da realidade. Tem que deixar de ser um país de maricas", disse em cerimônia no Palácio do Planalto....


No Brasil, 5,675 milhões de pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus, e 162,6 mil pessoas morreram em decorrência da doença. Países da Europa, que assistiram a um agravamento da situação no início do ano antes mesmo de a doença chegar com força no Brasil, voltaram a decretar medidas mais rigorosas de isolamento diante da segunda onda da doença.... -




 Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/11/10/tem-que-deixar-de-ser-um-pais-de-maricas-diz-bolsonaro-sobre-covid-19.htm?cmpid=copiaecola  

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC 

ATIVIDADE 4, 4º BIMESTRE de 16/11/2020 à 20/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/QCYFt2nME9zMwxKr


------------------------------------------------------

3ºTC /Noturno


Arte/Profº/Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  3º T.C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Texturas Visuais

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

A investigação das propriedades táteis dos objetos compreende a criação das mais ricas visualidades.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisarugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.

Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em:

Texturas naturais:

Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza Ex.: Cascas de troncos de árvoresmadeirafolhasrochosa folha é uma textura muito diferente porque ela pode ser tirado em folha (sufite) e fica em alto relevo.





 

Quanto à execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os seguintes processos: fricçãoimpressão, decalque e construção.

Exemplos de textura visuais ou gráficas

Texturas Artificiais:

São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. O Homem desde sempre tenta criar nas superfícies/objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.
Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.

Textura gráfica

Textura gráfica: são efeitos que podemos dar a um desenho, através de pequenos traços repetidos, eles podem ser retos, na horizontal, vertical, curvos, círculos e tantos quantos a criação mandar.

A textura é utilizada em um desenho para dar efeito realista ao objeto, não se trata de fazer uma cópia, mas de trabalhar traços para realçar a realidade do objeto que está sendo desenhado.

Veja alguns exemplo:






 


Em seu caderno de artes, crie uma composição visual a qual os interiores das formas sejam preenchidos com texturas visuais usando somente a cor preta em contraste com o fundo branco

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 16/11 a 20/11

 

__

 


Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal

Período : de 16/11a 20/11

Disciplina : biologia

Série : 3tc

Tema : surgimento dos hominidios

Atividade :pesquisar o surgimento dos hominidios no continente africano

Material livro didático ou internet (citar a fonte )

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br



Filosofia/ProfºEdison


Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Esta semana vamos Conhecer a historia do Presidente João Figueiredo

Faça uma pesquisa Sobre o Presidente João Figueiredo

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:  CONHECENDO UM MOTOR ELÉTRICO
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto abaixo, copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 25/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade 2° Bimestre sobre  CONHECENDO UM MOTOR ELÉTRICO
Carros híbridos
A fabricação e venda de carros elétricos ou híbridos têm aumentado significativamente no Brasil nos dois últimos anos e são uma alternativa mais sustentável para o meio ambiente. Alguns dos benefícios do uso dos carros citados são a redução dos níveis de poluição ambiental, diminuição da poluição sonora e a preservação de fontes importantes de recursos naturais do planeta.
 Existem os modelos movidos exclusivamente por eletricidade e os híbridos, que misturam combustíveis e eletricidade. Um carro híbrido normalmente possui um motor a combustão, alimentado por gasolina e um motor elétrico, cujo funcionamento se baseia no conceito de indução eletromagnética. A função do motor elétrico é auxiliar o motor a combustão, reduzindo o consumo de combustível.
Quando o veículo está em baixa velocidade, o motor elétrico é acionado, já em altas velocidades é o motor a combustão que entra em ação.
Para aumentar a eficiência dos carros híbridos é utilizada a frenagem regenerativa. Neste tipo de mecanismo, parte da energia cinética que seria dissipada ao meio ambiente em forma de energia térmica devido ao atrito dos freios durante a frenagem em um veículo convencional, é transformada em energia elétrica e armazenada nas baterias.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

Responda as questões abaixo:
1-  De acordo com o texto, a energia elétrica pode ser gerada a partir da transformação energia cinética, como isso é possível?
2-  É correto dizer que um gerador produz energia elétrica? Explique.
3- Faça uma pesquisa sobre como funcionam os aerogeradores e qual o impacto de seu uso na geração de energia elétrica.

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                               16 a 20/11/2020

Turmas:  2 termos A, B, C, D

                 3 termos A, B e C

 

COMBUSTÍVEL

Move e Remove

Reluz e Conduz

Energiza e Acalora

Aprimora e Prontifica.

Entrementes necessita de comburente

Sem combustão não há produção.

Na utilização, requer reflexão

Da consequência pede clemência

Se há destruição roga reparação

A matéria-prima demanda provisão

Contabilização e manutenção.

A perpetuação tem pressa,

Porque a vida vale “à beça”!

 

Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu respondendo às questões:

a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?

b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?

c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?

d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?

e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da vida.

 

 

Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com


Geografia/ProfºVanildo


ATIVIDADE GEOGRAFIA 3TC EJA 4ºBimestre SEMANA 16 a 20/11 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

Leia o texto a seguir (ou anterior) e depois responda às questões.




a) De acordo com o texto, quantos são, aproximadamente, os idiomas falados no mundo? O que pode ocorrer com parte deles ao longo do século XXI?

 

 

 

b) Em sua opinião, o que pode significar para a humanidade a extinção de uma língua? Há algo que possa ser feito para evitar esse desaparecimento?

História/ProfºSilvio

 

TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX




 

“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.

 

(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)

 

 

 

DUPLA DELÍCIA

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

 

Mario Quintana

 

 

VAMOS PRATICAR!

Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor Silvio

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 19 e 20/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:  Texto

 

About me

My name is Cathy, and that’s me in the Picture. I’m 21, I’m Scorpio, and I’m single. I work for a big company. It’s a good job, but I don’t like it.

I prefer being outside. I have one brother. He’s 23. I love him, but we’re very different. He has a girlfriend. She is beautiful, but my parents don’t like her.

We live at home with our parents, we have a sister, but she doesn’t live with us, she’s married, and she has two children.

We see them on Weekends. I listen to all kinds of music, but my favorite is jazz. I play the saxophone, but I don’t play it very well.

I’m not very sporty, but I like dancing. I have a lot of good friends, and I go out with them every weekend. What about you?

https://compartilhartexto.blogspot.com/2019/05/texto-em-ingles-com-traducao-e-audio.html

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1)      Quais são as formas do verbo to be encontradas no texto? Lembre-se de que muitas vezes eles aparecem contraídas (abreviadas)

     2). Reescreva o texto e destaque os adjetivos

     3) No texto tem alguma palavra que você nunca viu/ouviu antes? Indique.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

O artigo de opinião é um gênero argumentativo típico de jornais, revistas e blogs. Alguns vestibulares também solicitam a produção desse tipo de texto. 

NESTE ANO NÓS JÁ TRABALHAMOS O GÊNERO (ARTIGO DE OPINIÃO)

CASO TENHA ALGUMA DÚVIDA SOBRE A ESTRUTURA DESSE GÊNERO, PESQUISE E REALIZE O QUE SERÁ SOLICITADO ABAIXO:

PREZADO ALUNO,

ESCREVA UM PEQUENO ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE A REPORTAGEM ABAIXO, LEIA COM ATENÇÃO, SE PRECISAR DE MAIORES INFORMAÇÕES PESQUISE.

BOA SORTE.

A  ATIVIDADE DEVE SER ENTREGUE NO SEGUINTE ENDEREÇO ELETRÔNICO :






Idiana Tomazelli, Emilly Behnke e Jussara Soares

Brasília

10/11/2020 18h15Atualizada em 10/11/2020 20h51


'Tem que deixar de ser um país de maricas', diz Bolsonaro sobre covid-19.



Com o mundo vivendo sob a sombra de uma segunda onda da pandemia de covid-19, o presidente Jair Bolsonaro disse hoje que o Brasil "tem que deixar de ser um país de maricas" e enfrentar a doença.


 "Tudo agora é pandemia, tem que acabar com esse negócio, pô. Lamento os mortos, lamento. Todos nós vamos morrer um dia, aqui todo mundo vai morrer. Não adianta fugir disso, fugir da realidade. Tem que deixar de ser um país de maricas", disse em cerimônia no Palácio do Planalto....


No Brasil, 5,675 milhões de pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus, e 162,6 mil pessoas morreram em decorrência da doença. Países da Europa, que assistiram a um agravamento da situação no início do ano antes mesmo de a doença chegar com força no Brasil, voltaram a decretar medidas mais rigorosas de isolamento diante da segunda onda da doença.... -




 Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/11/10/tem-que-deixar-de-ser-um-pais-de-maricas-diz-bolsonaro-sobre-covid-19.htm?cmpid=copiaecola  

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC 

ATIVIDADE 4, 4º BIMESTRE de 16/11/2020 à 20/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/QCYFt2nME9zMwxKr


Nenhum comentário:

Postar um comentário