segunda-feira, 30 de novembro de 2020

2º EJA do ensino médio semana de 30 de novembro a 04 de dezembro 2020

 Atividade da semana de   30 de novembro 04 dezembro 2020

                                                  

                                               2ºTA/Noturno

                                        

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD

CONTEÚDO:

CONTEÚDO:

Processo colaborativo

1º aula e 2ª aula

Assista aos vídeos nos link’s:

https://www.youtube.com/watch?v=RqKMlS9x-64

https://www.youtube.com/watch?v=UPiWZD2FWM4

Com suas próprias palavras resuma o que é processo colaborativo.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 30/11/2020 a 04/12/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                         – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 Reconhecer as aplicações da Engenharia Genética na produção de alimentos transgênicos

Atividades:

 Exercícios

Tempo para realização: Uma semana.       De 30/11 a 04/12 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 












Após a realização da pesquisa sobre “Alimentos Transgênicos” realizada na semana de 17 a 20/11, responda as questões abaixo.

 

01. Transgênicos e Agronegócio: (UERJ–2007) A política agrícola brasileira dá atualmente especial atenção ao debate acerca dos alimentos transgênicos, estabelecendo regras que limitam sua produção e seu consumo.

As bases dos argumentos contra os transgênicos resultam das preocupações de determinados setores da sociedade com:

 

A) preservação da biodiversidade e política preventiva de saúde coletiva.

B) ampliação da produção e apoio à formação de mercados competitivos.

C) manutenção da rentabilidade da terra e estímulo ao consumo artesanal.

D) sustentação da lavoura de subsistência e incentivo financeiro à produção.

 

02. Transgênicos e Agronegócio: (FFFCMPA–2007) Os transgênicos são organismos resultantes do cruzamento de material genético de espécies diferentes. A busca, através do cruzamento de novas variedades vegetais, a fim de se obterem plantas mais produtivas ou resistentes a pragas, é antiga e habitual na agricultura de todas as sociedades. As técnicas modernas de Engenharia Genética permitem que se retirem genes de um organismo e se transformam para uma outra espécie. Esses genes “estrangeiros” modificam a sequência de DNA − que contém as características de um ser vivo, o organismo receptor, que sofre um tipo de reprogramação, transformando-se em uma nova espécie. Esses novos seres são os chamados organismos geneticamente modificados (OGMs). Soja combinada com bactéria, milho combinado com escorpião, peixes com gene de morango são algumas das estranhas misturas que se tornaram realidade pelas técnicas da Engenharia Genética que permitem cruzamentos que antes não existiam na natureza. O principal interesse econômico nessa técnica é:

A) criar espécies mais resistentes a pragas e mais adaptadas às diferenças pedológicas e climáticas.

B) impedir que o fruto ou grão de uma variedade comercial se torne uma semente, exterminando assim o potencial reprodutivo daquela planta.

C) garantir a qualidade do produto para as futuras gerações.

D) impedir que pragas interfiram na produtividade e assim garantir alimentos para a espécie humana.

 

03. A agricultura mundial passa por um momento de grandes mudanças. Ao mesmo tempo em que são anunciadas descobertas na área de transgênicos, aumenta a migração de consumidores e produtores para os alimentos orgânicos – livres de agrotóxicos ou algum tipo de substância nociva à saúde.

PACHECO, Paula. Avanço orgânico. Carta Capital, ano XIII, n. 413, 4 out. 2006.

A migração de consumidores para alimentos orgânicos está relacionada:

A) à conscientização da importância da utilização de transgênicos para o aumento da produção de alimentos.

B) à procura por parte de grupos da sociedade por alimentos livres de substâncias nocivas e, portanto, à busca por uma melhor qualidade de vida.

C) à comercialização desses produtos por grandes redes varejistas, fazendo com que cada vez mais se torne difícil encontrar produtos não orgânicos.

D) ao baixo preço dos orgânicos decorrente da atual generalização da produção, o que atrai grande massa de consumidores de baixa renda.

E) à forte propaganda na tentativa de tornar o Brasil o maior produtor mundial de alimentos orgânicos.

 

 

04. Transgênicos e Agronegócio: (UFSM-RS–2006 / Adaptado). Observe a figura:

Ao comprar alimentos transgênicos para seu filho, exija o antídoto!




CAROS AMIGOS, nº 40. Julho de 2000.

Entre os avanços da biotecnologia, um deles, o da pesquisa genômica, vem desenvolvendo um novo campo que tem gerado muita controvérsia na sociedade: a produção de organismos geneticamente modificados (OGMs). Entre as afirmativas a seguir, aponte a única que NÃO apresenta corretamente correlação para o tema abordado pela charge.

A) Apesar dos benefícios em termos de produtividade, o uso de alimentos transgênicos traz comprovados problemas de saúde a longo prazo, especialmente para crianças.

B) A adoção de culturas transgênicas aumenta a produtividade da lavoura e diminui o uso de agrotóxicos.

C) Por tornar as plantas mais resistentes a pragas e a doenças e por exigir menor quantidade de agrotóxicos, o uso dos transgênicos tende a contribuir para uma melhoria do meio ambiente, mas os efeitos do seu consumo sobre o organismo humano ainda não estão plenamente testados.

D) Um dos principais problemas decorrentes da adoção de transgênicos é o monopólio da produção de sementes e de agrotóxicos especializados por grandes empresas multinacionais.

E) A adoção de culturas transgênicas favorece o controle biológico de pragas, mas pode oferecer riscos à saúde.

 

 

05. (UEL-PR–2009) Observe a charge:




A charge aponta para um tema bastante discutido na atualidade, os produtos transgênicos. Sobre as sementes transgênicas no mundo contemporâneo, é CORRETO afirmar:

A) Têm constituído a base da agricultura familiar em expansão, razão pela qual o atual governo do Paraná vem defendendo seu uso.

B) A atuação de empresas que fabricam sementes transgênicas diminui a possibilidade de criação de monopólios no setor de alimentos.

C) O uso de sementes transgênicas se expande, mesmo não havendo consenso científico sobre os seus efeitos no corpo humano pelo seu consumo em longo prazo.

D) O uso de sementes transgênicas tem resultado na diminuição dos subsídios agrícolas dos países centrais a seus produtores rurais locais.

 

 

Encaminhe a pesquisa para o e-mail:

benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 30 a 04 de novembro / dezembro

· Realize uma pesquisa sobre a justiça na Grécia antiga

· Utilizar fontes confiáveis

· Cite 10 coisas que fariam uma sociedade ser mais justas com todos.

· Entrega até 10 de dezembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Retornando a nossas aulas anteriores, onde abordamos o tema. Cultura e Indústria Cultural no Brasil, vamos fazer a seguinte atividade.

Artigo de Opinião

Deve conter

Resumo de sua pesquisa

2 trechos da pesquisa que chamou sua atenção

3 pontos positivo

3 pontos negativos

Finaliza com sua opinião

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Termodinâmica

Na aula anterior o tema abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos sobre o tema.

Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não é necessário enviar fotos das atividades.

Assistam os vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!

VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX


Geografia/ProfºRicardo

Atividade de Geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

2 TA e TB

Lê o texto e responder as questões

 

Bacias hidrográficas do Brasil

 

Bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água, além de ser responsável por delimitar as bacias, ou seja, as partes mais altas do relevo determinam para onde as águas da chuva irão escoar.

 

O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água-doce – 14% das reservas mundiais de água-doce estão no território brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o país possui 12 bacias hidrográficas, que estão distribuídas por todo o território nacional. Veja a localização no mapa e as principais características de cada uma delas:

 

Bacia Hidrográfica Amazônica

 

É considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por drenar água de uma área de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados. No Brasil, ela compreende uma área de 3.870.000 km², apresentando grande potencial para geração de energia hidrelétrica, além de possuir características propícias para o transporte fluvial.

 

Bacia Hidrográfica do São Francisco

 

Importante meio de ligação entre as Regiões Nordeste e Sudeste, a bacia do São Francisco possui cerca de 640 mil quilômetros quadrados. Apresenta extensos trechos navegáveis, além de grande potencial hidrelétrico. O garimpo, a mineração, a irrigação e a poluição hídrica ameaçam a qualidade dos rios dessa região.

 

Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia

 

Com 967.059 quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Seu potencial energético é explorado, com destaque para a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará.

 

Bacia Hidrográfica do Paraná

 

A bacia do Paraná, presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possui rios de planalto e encachoeirados, perfeitos para a instalação de hidrelétricas. Esse potencial é aproveitado pelas usinas de Ilha Solteira, Itaipu, Capivari, Engenheiro Sérgio Mota, Água Vermelha, etc.

 

Bacia Hidrográfica do Parnaíba

 

Abrangendo uma área de aproximadamente 340 mil quilômetros quadrados, essa bacia hidrográfica está presente nos estados do Piauí, Maranhão e na porção oeste do Ceará. Os principais rios são o Balsas, Uruçuí-Preto, Gurgueia, Longá, Poti e Canindé.

 

Bacia Hidrográfica do Uruguai

 

Essa bacia está presente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O principal rio, o Uruguai, nasce da confluência dos rios Canoas e Pelotas. Suas características são propícias para a construção de usinas hidrelétricas.

 

Bacia Hidrográfica do Paraguai

 

A bacia hidrográfica do Paraguai é típica de planície, apresentando grandes extensões para navegação. No Brasil, ela está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, englobando uma área de 361.350 quilômetros quadrados. Tem como principal rio o Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis (MT).

 

Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental

 

A bacia do Atlântico Nordeste Oriental é responsável por drenar água de uma área de 287.348 quilômetros quadrados, compreendendo os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Os principais rios são o Beberibe e Capibaribe, além do Jaguaribe, considerado o maior rio intermitente (temporário) do mundo.

 

Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental

 

Situada nos estados do Maranhão e Pará, essa bacia hidrográfica possui 254.100 quilômetros quadrados. Os principais rios perenes são: Mearim, Itapecuru e Turiaçu.

 

Bacia Hidrográfica Atlântico Leste

 

A bacia do Atlântico Leste, com 374.677 quilômetros quadrados, abrange territórios de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. O Rio Jequitinhonha se destaca nessa área de drenagem.

 

Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste

 

Formada pelos rios Doce, Itapemirim, São Mateus, Iguape, Paraíba do Sul, entre outros, a bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste está presente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, correspondendo a uma área de 229.972 quilômetros quadrados.

 

Bacia Hidrográfica Atlântico Sul

 

Com predominância de rios de pequeno porte, essa bacia hidrográfica possui 185.856 quilômetros quadrado. Seus rios desaguam no Oceano Atlântico.

 

Questões

 

1 O que é bacias hidrográfica?

2 Quais são as bacias hidrográfica do Brasil.

3 Qual é a características da bacia Amazônica.

4 Qual o potencial da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

5 Qual a bacia hidrográfica da cidade de São Paulo.

 

História/ProfºSilvio


TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 30 de novembro A 04 de Dezembro

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX


 

“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.

 

(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)

 

DUPLA DELÍCIA

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

 

Mario Quintana

 

 


VAMOS PRATICAR!

Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor Silvio


Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. Termo A

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 30 de novembro à 04 de dezembro de 2020.

4o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir publicado no site 
https://www.history.com/topics/thanksgiving/history-of-thanksgiving sobre a origem do 
Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos da América.  Em seguida LOCALIZE e escreva em seu 
caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da leitura?; 2.Em que país essa celebração é considerada um
feriado nacional?; 3. Em 2020 qual será o dia e o mês que esse feriado será celebrado? 4. Em que ano foi
celebrado o primeiro Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos da América?; 5.Qual presidente dos Estados
Unidos da América proclamou esse feriado como Nacional?
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

THE ORIGIN OF THANSKGIVING
Thanksgiving Day is a national holiday in the United States, and Thanksgiving 2020 occurs on Thursday,
November 26. In 1621, the Plymouth colonists and Wampanoag Native Americans shared an autumn harvest 
feast that is acknowledged today as one of the first Thanksgiving celebrations in the colonies. For 
more than two centuries, days of thanksgiving were celebrated by individual colonies and states. It 
wasn’t until 1863, in the midst of the Civil War, that President Abraham Lincoln proclaimed a national
Thanksgiving Day to be held each November.

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A,B,C e D – Língua Portuguesa – Professora Claudia

Semana de 30/11 até 04/12

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br




2tA:Anderson, Cosme, Filipe, Jeane, Joel, Josefa, Lidiana, Sandra e Vanessa.

2tB: Jessica Carvalho.

2tC: Alexandro Santos,  Guilherme Henrique,  Linda Márcia.

2tD: Aline Almeida.

 

ATENÇÃO: Esta é a última atividade para os alunos mencionados acima.

Próximas semanas serão de recuperação para os alunos que não tiveram nenhuma participação, ou participação parcial.

 

 

 

Pesquise sobre a concordância verbal dos seguintes verbos FAZER, HAVER e EXISTIR,(não precisa enviar a pesquisa)em seguida resolva os exercícios.

 

A)    (CESCEM–SP) Já ___ anos, ___ neste local árvores e flores. Hoje, só ___ ervas daninhas.

a)              fazem, havia, existe
b) fazem, havia, existe
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem
e) faz, havia, existe

 

 

 

B)             (UFMA) Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase:

“___ anos que o homem se pergunta: se não ___ medos, como ___ esperanças?”

a)              Faz, houvesse, existiriam
b) Fazem, houvesse, existiriam
c) Faz, houvesse, existiria
d) Fazem, houvessem, existiriam
e) Faz, houvessem, existiria.

 

C) (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal:

a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.
b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.
c) Fazem dois meses que o visitei.
d) Fui eu quem apresentei esta solução.
e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.

 

 

D) (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta:

a) Ouviram‑se as notícias mais desencontradas.
b) Trata‑se de questões muito sérias.
c) Faziam anos que o país não escolhia democraticamente o presidente.
d) Poderá haver comentários positivos quanto à eleição.
e) Deveriam existir situações menos constrangedoras.

 

 

 

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2ºTB/Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD

CONTEÚDO:

CONTEÚDO:

Processo colaborativo

1º aula e 2ª aula

Assista aos vídeos nos link’s:

https://www.youtube.com/watch?v=RqKMlS9x-64

https://www.youtube.com/watch?v=UPiWZD2FWM4

Com suas próprias palavras resuma o que é processo colaborativo.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 30/11/2020 a 04/12/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                         – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 Reconhecer as aplicações da Engenharia Genética na produção de alimentos transgênicos

Atividades:

 Exercícios

Tempo para realização: Uma semana.       De 30/11 a 04/12 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 












Após a realização da pesquisa sobre “Alimentos Transgênicos” realizada na semana de 17 a 20/11, responda as questões abaixo.

 

01. Transgênicos e Agronegócio: (UERJ–2007) A política agrícola brasileira dá atualmente especial atenção ao debate acerca dos alimentos transgênicos, estabelecendo regras que limitam sua produção e seu consumo.

As bases dos argumentos contra os transgênicos resultam das preocupações de determinados setores da sociedade com:

 

A) preservação da biodiversidade e política preventiva de saúde coletiva.

B) ampliação da produção e apoio à formação de mercados competitivos.

C) manutenção da rentabilidade da terra e estímulo ao consumo artesanal.

D) sustentação da lavoura de subsistência e incentivo financeiro à produção.

 

02. Transgênicos e Agronegócio: (FFFCMPA–2007) Os transgênicos são organismos resultantes do cruzamento de material genético de espécies diferentes. A busca, através do cruzamento de novas variedades vegetais, a fim de se obterem plantas mais produtivas ou resistentes a pragas, é antiga e habitual na agricultura de todas as sociedades. As técnicas modernas de Engenharia Genética permitem que se retirem genes de um organismo e se transformam para uma outra espécie. Esses genes “estrangeiros” modificam a sequência de DNA − que contém as características de um ser vivo, o organismo receptor, que sofre um tipo de reprogramação, transformando-se em uma nova espécie. Esses novos seres são os chamados organismos geneticamente modificados (OGMs). Soja combinada com bactéria, milho combinado com escorpião, peixes com gene de morango são algumas das estranhas misturas que se tornaram realidade pelas técnicas da Engenharia Genética que permitem cruzamentos que antes não existiam na natureza. O principal interesse econômico nessa técnica é:

A) criar espécies mais resistentes a pragas e mais adaptadas às diferenças pedológicas e climáticas.

B) impedir que o fruto ou grão de uma variedade comercial se torne uma semente, exterminando assim o potencial reprodutivo daquela planta.

C) garantir a qualidade do produto para as futuras gerações.

D) impedir que pragas interfiram na produtividade e assim garantir alimentos para a espécie humana.

 

03. A agricultura mundial passa por um momento de grandes mudanças. Ao mesmo tempo em que são anunciadas descobertas na área de transgênicos, aumenta a migração de consumidores e produtores para os alimentos orgânicos – livres de agrotóxicos ou algum tipo de substância nociva à saúde.

PACHECO, Paula. Avanço orgânico. Carta Capital, ano XIII, n. 413, 4 out. 2006.

A migração de consumidores para alimentos orgânicos está relacionada:

A) à conscientização da importância da utilização de transgênicos para o aumento da produção de alimentos.

B) à procura por parte de grupos da sociedade por alimentos livres de substâncias nocivas e, portanto, à busca por uma melhor qualidade de vida.

C) à comercialização desses produtos por grandes redes varejistas, fazendo com que cada vez mais se torne difícil encontrar produtos não orgânicos.

D) ao baixo preço dos orgânicos decorrente da atual generalização da produção, o que atrai grande massa de consumidores de baixa renda.

E) à forte propaganda na tentativa de tornar o Brasil o maior produtor mundial de alimentos orgânicos.

 

 

04. Transgênicos e Agronegócio: (UFSM-RS–2006 / Adaptado). Observe a figura:

Ao comprar alimentos transgênicos para seu filho, exija o antídoto!




CAROS AMIGOS, nº 40. Julho de 2000.

Entre os avanços da biotecnologia, um deles, o da pesquisa genômica, vem desenvolvendo um novo campo que tem gerado muita controvérsia na sociedade: a produção de organismos geneticamente modificados (OGMs). Entre as afirmativas a seguir, aponte a única que NÃO apresenta corretamente correlação para o tema abordado pela charge.

A) Apesar dos benefícios em termos de produtividade, o uso de alimentos transgênicos traz comprovados problemas de saúde a longo prazo, especialmente para crianças.

B) A adoção de culturas transgênicas aumenta a produtividade da lavoura e diminui o uso de agrotóxicos.

C) Por tornar as plantas mais resistentes a pragas e a doenças e por exigir menor quantidade de agrotóxicos, o uso dos transgênicos tende a contribuir para uma melhoria do meio ambiente, mas os efeitos do seu consumo sobre o organismo humano ainda não estão plenamente testados.

D) Um dos principais problemas decorrentes da adoção de transgênicos é o monopólio da produção de sementes e de agrotóxicos especializados por grandes empresas multinacionais.

E) A adoção de culturas transgênicas favorece o controle biológico de pragas, mas pode oferecer riscos à saúde.

 

 

05. (UEL-PR–2009) Observe a charge:




A charge aponta para um tema bastante discutido na atualidade, os produtos transgênicos. Sobre as sementes transgênicas no mundo contemporâneo, é CORRETO afirmar:

A) Têm constituído a base da agricultura familiar em expansão, razão pela qual o atual governo do Paraná vem defendendo seu uso.

B) A atuação de empresas que fabricam sementes transgênicas diminui a possibilidade de criação de monopólios no setor de alimentos.

C) O uso de sementes transgênicas se expande, mesmo não havendo consenso científico sobre os seus efeitos no corpo humano pelo seu consumo em longo prazo.

D) O uso de sementes transgênicas tem resultado na diminuição dos subsídios agrícolas dos países centrais a seus produtores rurais locais.

 

 

Encaminhe a pesquisa para o e-mail:

benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 30 a 04 de novembro / dezembro

· Realize uma pesquisa sobre a justiça na Grécia antiga

· Utilizar fontes confiáveis

· Cite 10 coisas que fariam uma sociedade ser mais justas com todos.

· Entrega até 10 de dezembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Retornando a nossas aulas anteriores, onde abordamos o tema. Cultura e Indústria Cultural no Brasil, vamos fazer a seguinte atividade.

Artigo de Opinião

Deve conter

Resumo de sua pesquisa

2 trechos da pesquisa que chamou sua atenção

3 pontos positivo

3 pontos negativos

Finaliza com sua opinião

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Termodinâmica

Na aula anterior o tema abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos sobre o tema.

Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não é necessário enviar fotos das atividades.

Assistam os vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!

VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX


Geografia/ProfºRicardo

Atividade de Geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

2 TA e TB

Lê o texto e responder as questões

 

Bacias hidrográficas do Brasil

 

Bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água, além de ser responsável por delimitar as bacias, ou seja, as partes mais altas do relevo determinam para onde as águas da chuva irão escoar.

 

O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água-doce – 14% das reservas mundiais de água-doce estão no território brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o país possui 12 bacias hidrográficas, que estão distribuídas por todo o território nacional. Veja a localização no mapa e as principais características de cada uma delas:

 

Bacia Hidrográfica Amazônica

 

É considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por drenar água de uma área de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados. No Brasil, ela compreende uma área de 3.870.000 km², apresentando grande potencial para geração de energia hidrelétrica, além de possuir características propícias para o transporte fluvial.

 

Bacia Hidrográfica do São Francisco

 

Importante meio de ligação entre as Regiões Nordeste e Sudeste, a bacia do São Francisco possui cerca de 640 mil quilômetros quadrados. Apresenta extensos trechos navegáveis, além de grande potencial hidrelétrico. O garimpo, a mineração, a irrigação e a poluição hídrica ameaçam a qualidade dos rios dessa região.

 

Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia

 

Com 967.059 quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Seu potencial energético é explorado, com destaque para a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará.

 

Bacia Hidrográfica do Paraná

 

A bacia do Paraná, presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possui rios de planalto e encachoeirados, perfeitos para a instalação de hidrelétricas. Esse potencial é aproveitado pelas usinas de Ilha Solteira, Itaipu, Capivari, Engenheiro Sérgio Mota, Água Vermelha, etc.

 

Bacia Hidrográfica do Parnaíba

 

Abrangendo uma área de aproximadamente 340 mil quilômetros quadrados, essa bacia hidrográfica está presente nos estados do Piauí, Maranhão e na porção oeste do Ceará. Os principais rios são o Balsas, Uruçuí-Preto, Gurgueia, Longá, Poti e Canindé.

 

Bacia Hidrográfica do Uruguai

 

Essa bacia está presente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O principal rio, o Uruguai, nasce da confluência dos rios Canoas e Pelotas. Suas características são propícias para a construção de usinas hidrelétricas.

 

Bacia Hidrográfica do Paraguai

 

A bacia hidrográfica do Paraguai é típica de planície, apresentando grandes extensões para navegação. No Brasil, ela está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, englobando uma área de 361.350 quilômetros quadrados. Tem como principal rio o Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis (MT).

 

Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental

 

A bacia do Atlântico Nordeste Oriental é responsável por drenar água de uma área de 287.348 quilômetros quadrados, compreendendo os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Os principais rios são o Beberibe e Capibaribe, além do Jaguaribe, considerado o maior rio intermitente (temporário) do mundo.

 

Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental

 

Situada nos estados do Maranhão e Pará, essa bacia hidrográfica possui 254.100 quilômetros quadrados. Os principais rios perenes são: Mearim, Itapecuru e Turiaçu.

 

Bacia Hidrográfica Atlântico Leste

 

A bacia do Atlântico Leste, com 374.677 quilômetros quadrados, abrange territórios de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. O Rio Jequitinhonha se destaca nessa área de drenagem.

 

Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste

 

Formada pelos rios Doce, Itapemirim, São Mateus, Iguape, Paraíba do Sul, entre outros, a bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste está presente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, correspondendo a uma área de 229.972 quilômetros quadrados.

 

Bacia Hidrográfica Atlântico Sul

 

Com predominância de rios de pequeno porte, essa bacia hidrográfica possui 185.856 quilômetros quadrado. Seus rios desaguam no Oceano Atlântico.

 

Questões

 

1 O que é bacias hidrográfica?

2 Quais são as bacias hidrográfica do Brasil.

3 Qual é a características da bacia Amazônica.

4 Qual o potencial da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

5 Qual a bacia hidrográfica da cidade de São Paulo.

 

História/ProfºSilvio


TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 30 de novembro A 04 de Dezembro

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX


 

“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.

 

(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)

 

DUPLA DELÍCIA

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

 

Mario Quintana

 

 


VAMOS PRATICAR!

Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor Silvio

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. Termo B

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 30 de novembro à 04 de dezembro de 2020.

4o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir publicado no site 
https://www.history.com/topics/thanksgiving/history-of-thanksgiving sobre a origem do 
Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos da América.  Em seguida LOCALIZE e escreva em seu 
caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da leitura?; 2.Em que país essa celebração é considerada um
feriado nacional?; 3. Em 2020 qual será o dia e o mês que esse feriado será celebrado? 4. Em que ano foi
celebrado o primeiro Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos da América?; 5.Qual presidente dos Estados
Unidos da América proclamou esse feriado como Nacional?
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

THE ORIGIN OF THANSKGIVING
Thanksgiving Day is a national holiday in the United States, and Thanksgiving 2020 occurs on Thursday,
November 26. In 1621, the Plymouth colonists and Wampanoag Native Americans shared an autumn harvest 
feast that is acknowledged today as one of the first Thanksgiving celebrations in the colonies. For 
more than two centuries, days of thanksgiving were celebrated by individual colonies and states. It 
wasn’t until 1863, in the midst of the Civil War, that President Abraham Lincoln proclaimed a national
Thanksgiving Day to be held each November.

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A,B,C e D – Língua Portuguesa – Professora Claudia

Semana de 30/11 até 04/12

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br




2tA:Anderson, Cosme, Filipe, Jeane, Joel, Josefa, Lidiana, Sandra e Vanessa.

2tBJessica Carvalho.

2tCAlexandro Santos,  Guilherme Henrique,  Linda Márcia.

2tDAline Almeida.

 

ATENÇÃO: Esta é a última atividade para os alunos mencionados acima.

Próximas semanas serão de recuperação para os alunos que não tiveram nenhuma participação, ou participação parcial.

 

 

 

Pesquise sobre a concordância verbal dos seguintes verbos FAZER, HAVER e EXISTIR,(não precisa enviar a pesquisa)em seguida resolva os exercícios.

 

A)    (CESCEM–SP) Já ___ anos, ___ neste local árvores e flores. Hoje, só ___ ervas daninhas.

a)              fazem, havia, existe
b) fazem, havia, existe
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem
e) faz, havia, existe

 

 

 

B)             (UFMA) Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase:

“___ anos que o homem se pergunta: se não ___ medos, como ___ esperanças?”

a)              Faz, houvesse, existiriam
b) Fazem, houvesse, existiriam
c) Faz, houvesse, existiria
d) Fazem, houvessem, existiriam
e) Faz, houvessem, existiria.

 

C) (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal:

a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.
b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.
c) Fazem dois meses que o visitei.
d) Fui eu quem apresentei esta solução.
e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.

 

 

D) (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta:

a) Ouviram‑se as notícias mais desencontradas.
b) Trata‑se de questões muito sérias.
c) Faziam anos que o país não escolhia democraticamente o presidente.
d) Poderá haver comentários positivos quanto à eleição.
e) Deveriam existir situações menos constrangedoras.

 

 

 

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                                             2ºTC/Noturno

                                        

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD

CONTEÚDO:

CONTEÚDO:

Processo colaborativo

1º aula e 2ª aula

Assista aos vídeos nos link’s:

https://www.youtube.com/watch?v=RqKMlS9x-64

https://www.youtube.com/watch?v=UPiWZD2FWM4

Com suas próprias palavras resuma o que é processo colaborativo.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 30/11/2020 a 04/12/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                         – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 Reconhecer as aplicações da Engenharia Genética na produção de alimentos transgênicos

Atividades:

 Exercícios

Tempo para realização: Uma semana.       De 30/11 a 04/12 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 












Após a realização da pesquisa sobre “Alimentos Transgênicos” realizada na semana de 17 a 20/11, responda as questões abaixo.

 

01. Transgênicos e Agronegócio: (UERJ–2007) A política agrícola brasileira dá atualmente especial atenção ao debate acerca dos alimentos transgênicos, estabelecendo regras que limitam sua produção e seu consumo.

As bases dos argumentos contra os transgênicos resultam das preocupações de determinados setores da sociedade com:

 

A) preservação da biodiversidade e política preventiva de saúde coletiva.

B) ampliação da produção e apoio à formação de mercados competitivos.

C) manutenção da rentabilidade da terra e estímulo ao consumo artesanal.

D) sustentação da lavoura de subsistência e incentivo financeiro à produção.

 

02. Transgênicos e Agronegócio: (FFFCMPA–2007) Os transgênicos são organismos resultantes do cruzamento de material genético de espécies diferentes. A busca, através do cruzamento de novas variedades vegetais, a fim de se obterem plantas mais produtivas ou resistentes a pragas, é antiga e habitual na agricultura de todas as sociedades. As técnicas modernas de Engenharia Genética permitem que se retirem genes de um organismo e se transformam para uma outra espécie. Esses genes “estrangeiros” modificam a sequência de DNA − que contém as características de um ser vivo, o organismo receptor, que sofre um tipo de reprogramação, transformando-se em uma nova espécie. Esses novos seres são os chamados organismos geneticamente modificados (OGMs). Soja combinada com bactéria, milho combinado com escorpião, peixes com gene de morango são algumas das estranhas misturas que se tornaram realidade pelas técnicas da Engenharia Genética que permitem cruzamentos que antes não existiam na natureza. O principal interesse econômico nessa técnica é:

A) criar espécies mais resistentes a pragas e mais adaptadas às diferenças pedológicas e climáticas.

B) impedir que o fruto ou grão de uma variedade comercial se torne uma semente, exterminando assim o potencial reprodutivo daquela planta.

C) garantir a qualidade do produto para as futuras gerações.

D) impedir que pragas interfiram na produtividade e assim garantir alimentos para a espécie humana.

 

03. A agricultura mundial passa por um momento de grandes mudanças. Ao mesmo tempo em que são anunciadas descobertas na área de transgênicos, aumenta a migração de consumidores e produtores para os alimentos orgânicos – livres de agrotóxicos ou algum tipo de substância nociva à saúde.

PACHECO, Paula. Avanço orgânico. Carta Capital, ano XIII, n. 413, 4 out. 2006.

A migração de consumidores para alimentos orgânicos está relacionada:

A) à conscientização da importância da utilização de transgênicos para o aumento da produção de alimentos.

B) à procura por parte de grupos da sociedade por alimentos livres de substâncias nocivas e, portanto, à busca por uma melhor qualidade de vida.

C) à comercialização desses produtos por grandes redes varejistas, fazendo com que cada vez mais se torne difícil encontrar produtos não orgânicos.

D) ao baixo preço dos orgânicos decorrente da atual generalização da produção, o que atrai grande massa de consumidores de baixa renda.

E) à forte propaganda na tentativa de tornar o Brasil o maior produtor mundial de alimentos orgânicos.

 

 

04. Transgênicos e Agronegócio: (UFSM-RS–2006 / Adaptado). Observe a figura:

Ao comprar alimentos transgênicos para seu filho, exija o antídoto!




CAROS AMIGOS, nº 40. Julho de 2000.

Entre os avanços da biotecnologia, um deles, o da pesquisa genômica, vem desenvolvendo um novo campo que tem gerado muita controvérsia na sociedade: a produção de organismos geneticamente modificados (OGMs). Entre as afirmativas a seguir, aponte a única que NÃO apresenta corretamente correlação para o tema abordado pela charge.

A) Apesar dos benefícios em termos de produtividade, o uso de alimentos transgênicos traz comprovados problemas de saúde a longo prazo, especialmente para crianças.

B) A adoção de culturas transgênicas aumenta a produtividade da lavoura e diminui o uso de agrotóxicos.

C) Por tornar as plantas mais resistentes a pragas e a doenças e por exigir menor quantidade de agrotóxicos, o uso dos transgênicos tende a contribuir para uma melhoria do meio ambiente, mas os efeitos do seu consumo sobre o organismo humano ainda não estão plenamente testados.

D) Um dos principais problemas decorrentes da adoção de transgênicos é o monopólio da produção de sementes e de agrotóxicos especializados por grandes empresas multinacionais.

E) A adoção de culturas transgênicas favorece o controle biológico de pragas, mas pode oferecer riscos à saúde.

 

 

05. (UEL-PR–2009) Observe a charge:




A charge aponta para um tema bastante discutido na atualidade, os produtos transgênicos. Sobre as sementes transgênicas no mundo contemporâneo, é CORRETO afirmar:

A) Têm constituído a base da agricultura familiar em expansão, razão pela qual o atual governo do Paraná vem defendendo seu uso.

B) A atuação de empresas que fabricam sementes transgênicas diminui a possibilidade de criação de monopólios no setor de alimentos.

C) O uso de sementes transgênicas se expande, mesmo não havendo consenso científico sobre os seus efeitos no corpo humano pelo seu consumo em longo prazo.

D) O uso de sementes transgênicas tem resultado na diminuição dos subsídios agrícolas dos países centrais a seus produtores rurais locais.

 

 

Encaminhe a pesquisa para o e-mail:

benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 30 a 04 de novembro / dezembro

· Realize uma pesquisa sobre a justiça na Grécia antiga

· Utilizar fontes confiáveis

· Cite 10 coisas que fariam uma sociedade ser mais justas com todos.

· Entrega até 10 de dezembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Retornando a nossas aulas anteriores, onde abordamos o tema. Cultura e Indústria Cultural no Brasil, vamos fazer a seguinte atividade.

Artigo de Opinião

Deve conter

Resumo de sua pesquisa

2 trechos da pesquisa que chamou sua atenção

3 pontos positivo

3 pontos negativos

Finaliza com sua opinião

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Termodinâmica

Na aula anterior o tema abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos sobre o tema.

Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não é necessário enviar fotos das atividades.

Assistam os vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!

VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX


Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 2º anos C, D, E e Termo C. durante a semana de 30/11 a 04/12/20

A água no Brasil da abundância a escassez.

Publicado em 25/10/2018 - 08:00 Por Débora Brito - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros é um dos principais desafios para os próximos gestores do país. Culturalmente tratado como um bem infinito, a água é um dos recursos naturais que mais tem dado sinais de que não subsistirá por muito tempo às intervenções humanas no meio ambiente e às mudanças do clima.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1130653&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1130653&o=node

Em várias regiões do país, já são sentidos diferentes impactos, como escassez, desaparecimento de nascentes e rios, aumento da poluição da água. Os especialistas alertam que os problemas podem se agravar se não forem tomadas medidas urgentes e se a sociedade não mudar sua percepção e comportamento em relação aos recursos naturais.

O Brasil tem 12 regiões hidrográficas que passam por diferentes desafios para manter sua disponibilidade e qualidade hídrica. Mapeamento do Ministério do Meio Ambiente mostra que, nas bacias que abrangem a Região Norte, o impacto vem principalmente da expansão da geração de energia hidrelétrica. Na Região Centro-Oeste, é a expansão da fronteira agrícola que mais desafia a conservação dos recursos hídricos. As regiões Sul e Nordeste enfrentam déficit hídrico e a Região Sudeste apresenta também o problema da poluição hídrica.

Em nível global, o desafio é conter o aumento da temperatura do clima, fator que gera ondas de calor e extremos de seca que afetam a disponibilidade de água. O relatório especial do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas, das Nações Unidas, divulgado recentemente, mostra que, se a temperatura global subir acima de 1,5°C, em todo o mundo mais de 350 milhões de pessoas ficarão expostas até 2050 a períodos severos de seca.

Brasil: o mito da abundância 

“As gerações mais antigas foram criadas com o mito do país riquíssimo em água, que água seria um problema crônico, histórico, só no Nordeste, no semiárido. Obviamente, desde 2013, na primeira crise que a gente teve, o apagão, que na verdade foi um “secão”, porque não foi resultado só de uma questão elétrica, ficou claro que o Sudeste e o Centro-Oeste têm problemas concretos, intensificados nos últimos dois anos, de disponibilidade de água”, destacou Ricardo Novaes, especialista em Recursos Hídricos do WWF-Brasil.

O pesquisador explica que a crise resulta também da falta de adequada gestão do uso da água, sobretudo em períodos de estiagem -  tendência que deve se manter tendo em vista o baixo índice de precipitação registrado no início desta primavera.

“Temos indicativos de que há um risco de, no próximo verão, ou talvez no outro ano, termos novamente um quadro muito complicado em São Paulo, talvez em todo o Sudeste. Os reservatórios estão com níveis abaixo do que estavam há dois anos, antes da crise de 2014 e 15”, afirmou.

Depois da grave crise hídrica de 2015 que afetou a população de São Paulo, os moradores do Distrito Federal (DF) também passaram pelo primeiro racionamento nos últimos 30 anos devido à falta de água nas principais bacias que abastecem a região. Por mais de um ano, os moradores da capital do país tiveram que se adaptar a um rodízio de dias sem água devido ao esgotamento dos reservatórios das principais bacias que abastecem a cidade.

Na área rural, o governo do DF decretou estado de emergência agrícola. Na época, foi estimado um prejuízo de R$ 116 milhões com a redução de 70% na produção de milho, segundo estudo da Secretaria do Meio Ambiente do DF.

Berço de águas escassas

Os especialistas apontam que uma das principais causas para a crise hídrica é o uso inadequado do solo. No Centro-Oeste, por exemplo, estão concentradas as nascentes de rios importantes do país, devido a sua localização no Planalto Central. Conhecida como berço das águas, a região tem vegetação de Cerrado, bioma que ocupa mais de 20% do território e atualmente é um dos principais pontos de expansão da agropecuária, atividade que usa cerca de 70% da água consumida no país.

Como consequência do avanço da fronteira agrícola, o Cerrado já tem praticamente metade de sua área totalmente devastada. Os efeitos da ausência da vegetação nativa para proteger o solo já são percebidos principalmente na diminuição da vazão dos rios e na escassez de água para abastecimento urbano.

Segundo a coordenadora do programa Cerrado e Caatinga do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Isabel Figueiredo, que integra a Rede Cerrado, o desmatamento acelerado está impactando tanto a frequência de chuvas, que vem diminuindo nos últimos cinco anos na região, quanto na capacidade do solo de absorver e armazenar a água no subsolo e devolvê-la para os rios.

“A mudança do uso da terra tem alterado demais o ciclo da água e faz com que a gente tenha menos água nos rios, os rios muito assoreados e menor disponibilidade de chuva. Então, o ciclo da água está num pequeno colapso”, afirmou Isabel.

Projeções do Painel Brasileiro de Mudança Climática (PBMC) apontam que nas próximas três décadas o bioma do Cerrado poderá ter aumento de 1°C na temperatura superficial com diminuição percentual entre 10% a 20% da chuva.

“A contribuição do Cerrado para as bacias hidrográficas importantes do Brasil, como São Francisco, Tocantins, por exemplo, vai diminuir muito, se esse processo de desmatamento continuar nesse nível”, completou.

A especialista lembra ainda que o desmatamento do Cerrado não afeta somente as comunidades locais, que já relatam dificuldades para plantar, mas também outras regiões. “Os biomas e ecossistemas brasileiros estão todos interligados. O desmatamento do Cerrado afeta a chuva que cai em São Paulo, o desmatamento na Amazônia afeta a chuva que cai aqui no Cerrado”, explica.

Outros desafios

O desafio de garantir o funcionamento do ciclo hidrológico natural também tem impacto na manutenção dos aquíferos subterrâneos. Os pesquisadores lamentam que o assunto não tenha destaque no debate público e na agenda eleitoral e alertam que, para evitar a próxima crise, é necessário criar um modelo de gestão das águas subterrâneas.

Outro problema que leva à escassez de água é a estrutura precária de saneamento. Considerando as metas estabelecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas, do qual o Brasil é signatário, uma das principais preocupações com relação à água é garantir a universalização do saneamento.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), mais de 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água tratada no Brasil e o sistema de abastecimento de água potável gera 37% de perdas, em média. A falta de tratamento do esgoto compromete mais de 110 mil quilômetros dos rios brasileiros que recebem os dejetos.

A agência estima que, para regularizar a situação, seriam necessários pelo menos R$ 150 bilhões de investimentos em coleta e tratamento de esgotos até 2035.

“Um objetivo absolutamente fundamental, mas que vai exigir um nível de investimento, comprometimento de agentes públicos e desenvolvimento de tecnologias - e não estamos vendo energia sendo colocada para atingir isso. E não adianta você investir em saneamento e ter de buscar água cada vez mais longe, por causa do desmatamento”, criticou Novaes.

Um problema de percepção

Doutor em ecologia e autor de vários livros sobre educação ambiental, Genebaldo Freire destaca que todos estes problemas só serão resolvidos quando os governos e sociedade mudarem sua percepção sobre a importância dos recursos naturais para a sobrevivência humana.

“Nós estamos vivendo uma falha de percepção e temos algumas evidências objetivas que comprovam isso: nós dependemos de água para tudo e qual é o nosso comportamento? Desperdício, consumismo, poluição e desmatamento, e isso tudo numa pressa danada, com uma população que cresce em 75 milhões de pessoas a cada ano no mundo”, constata.

Segundo o professor, não há lugar seguro no planeta e, além da falta de percepção, há uma absoluta falta de governança na gestão da água. O escritor também critica a indiferença e incapacidade da classe política em lidar com o tema da educação ambiental.

“A história dos problemas ambientais passa por essa falha de percepção por várias razões: conveniência, ignorância ou apatia. Todo o processo de educação ambiental hoje tem de estar obrigatoriamente centrado na ampliação da percepção, senão não vai mudar coisa alguma”, avalia Freire.

O professor ressalta que vários colapsos já estão ocorrendo devido à grande pressão da população mundial de sete bilhões de pessoas sobre os sistemas naturais, que estão assumindo “configurações diferentes das que nós estamos acostumados para neutralizar nossas ações”.

Para evitar o agravamento da situação, é necessária uma evolução do ponto de visto ético e moral e não somente científico e tecnológico. “A mudança do clima é a maior falha de mercado da espécie humana, porque é algo em que a inteligência estratégica de sobrevivência do ser humano não funcionou e continua errando de forma insistente. E qual a consequência disso? E você ter o crescimento de conflitos que já estão estabelecidos, como disputa por água, energia e espaço, aumento de refugiados”, comenta.


 Atividade de geografia do professor Edivaldo para os alunos dos 2º anos C, D, E e Termo C. durante a semana de 30/11 a 04/12/20.

Os alunos que possuem a apostila não precisam copiar as questões, basta responder na apostila e enviar uma foto dos exercícios e anexar no meu E-mail. ediliberato@hotmail.com

SÃO PAULO FAZ ESCOLA – CADERNO DO ALUNO página 70.

TEMA 3: ÁGUAS NO BRASIL: GESTÃO E INTERVENÇÕES

Para início de conversa

1. Caro (a) estudante, você está atualizado sobre as questões referentes à disponibilidade da água no mundo? E no Brasil? Registre as suas reflexões no espaço disponível.

Resposta: ---------------------------

: Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) estimam que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação de plantações. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e o 1% restante encontra-se nos rios, na atmosfera, na biosfera. ”1

Nas circunferências abaixo represente:

A) A disponibilidade total da água no mundo, separando por cores o total de água doce e salgada;

B). Apenas a disponibilidade de água doce existente, separando por cores a água que se concentra nas geleiras, nas águas subterrâneas e nos rios;

História/ProfºSergio


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 03 e 04/12

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

Adjetivos: comparação de superioridade 

 

Para fazer essa comparação de superioridade na língua inglesa, é necessário seguir algumas regras:

Quando o adjetivo é uma palavra longa, para fazer uma comparação acrescenta-se a palavra more antes do adjetivo: expensive (caro) – more expensive (mais caro)

Ex.: Honda Civic is more expensive than Uno. (O Honda Civic é mais caro do que o Uno.)

 

Quando o adjetivo é uma palavra pequena, curta, como regra geral acrescentamos -er. Esse -er significa “mais”: strong (forte) – stronger (mais forte) Ex.: Rafa is stronger than me. (Rafa é mais forte do que eu.)

young (jovem) – younger (mais jovem) Ex.: My little sister is younger than me. (Minha irmãzinha é mais nova do que eu.)

Construções especiais:

Good – better (Bom-melhor)

Bad – worse (ruim-pior)

Far – farther (longe-mais longe)

Quando o adjetivo é uma palavra pequena e termina em CVC – consoante, vogal, consoante –, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -erhot (quente) – hotter (mais quente)

 

Quando o adjetivo pequeno termina com –y, retira-se o –e acrescenta-se –ier:

happy (feliz) – happier (mais feliz)

Ex.: Michelle is happier than you. (Michelle é mais feliz do que você.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Leia o texto explicativo e recorra a ele para responder as questões abaixo:

1) Qual palavra utilizamos antes de um adjetivo longo?

2) Como regra geral, quando o adjetivo é uma palavra curta, quais letras acrescentamos?

3) Temos alguns adjetivos que são especiais, ou seja, não seguem as mesmas regras, complete com a forma correta de cada um:

Good _______________

Bad _________________

Far _________________

4) Se o adjetivo é uma palavra curta que termina com: consoante, vogal, consoante (CVC) qual alteração acontece?

5) Se o adjetivo é curto/pequeno e termina com y, qual alteração acontece?

6) Forme uma frase de comparação de superioridade com cada um desses adjetivos: beautiful, rich, good, easy. Veja suas respostas anteriores para responder esta questão corretamente.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A,B,C e D – Língua Portuguesa – Professora Claudia

Semana de 30/11 até 04/12

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br




2tA:Anderson, Cosme, Filipe, Jeane, Joel, Josefa, Lidiana, Sandra e Vanessa.

2tBJessica Carvalho.

2tCAlexandro Santos,  Guilherme Henrique,  Linda Márcia.

2tDAline Almeida.

 

ATENÇÃO: Esta é a última atividade para os alunos mencionados acima.

Próximas semanas serão de recuperação para os alunos que não tiveram nenhuma participação, ou participação parcial.

 

 

 

Pesquise sobre a concordância verbal dos seguintes verbos FAZER, HAVER e EXISTIR,(não precisa enviar a pesquisa)em seguida resolva os exercícios.

 

A)    (CESCEM–SP) Já ___ anos, ___ neste local árvores e flores. Hoje, só ___ ervas daninhas.

a)              fazem, havia, existe
b) fazem, havia, existe
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem
e) faz, havia, existe

 

 

 

B)             (UFMA) Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase:

“___ anos que o homem se pergunta: se não ___ medos, como ___ esperanças?”

a)              Faz, houvesse, existiriam
b) Fazem, houvesse, existiriam
c) Faz, houvesse, existiria
d) Fazem, houvessem, existiriam
e) Faz, houvessem, existiria.

 

C) (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal:

a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.
b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.
c) Fazem dois meses que o visitei.
d) Fui eu quem apresentei esta solução.
e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.

 

 

D) (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta:

a) Ouviram‑se as notícias mais desencontradas.
b) Trata‑se de questões muito sérias.
c) Faziam anos que o país não escolhia democraticamente o presidente.
d) Poderá haver comentários positivos quanto à eleição.
e) Deveriam existir situações menos constrangedoras.

 

 

 

------------------------------------------------------------------

2ºTD/Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD

CONTEÚDO:

CONTEÚDO:

Processo colaborativo

1º aula e 2ª aula

Assista aos vídeos nos link’s:

https://www.youtube.com/watch?v=RqKMlS9x-64

https://www.youtube.com/watch?v=UPiWZD2FWM4

Com suas próprias palavras resuma o que é processo colaborativo.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 30/11/2020 a 04/12/2020.

Biologia/ProfºBenedita


E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                         – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 Reconhecer as aplicações da Engenharia Genética na produção de alimentos transgênicos

Atividades:

 Exercícios

Tempo para realização: Uma semana.       De 30/11 a 04/12 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 












Após a realização da pesquisa sobre “Alimentos Transgênicos” realizada na semana de 17 a 20/11, responda as questões abaixo.

 

01. Transgênicos e Agronegócio: (UERJ–2007) A política agrícola brasileira dá atualmente especial atenção ao debate acerca dos alimentos transgênicos, estabelecendo regras que limitam sua produção e seu consumo.

As bases dos argumentos contra os transgênicos resultam das preocupações de determinados setores da sociedade com:

 

A) preservação da biodiversidade e política preventiva de saúde coletiva.

B) ampliação da produção e apoio à formação de mercados competitivos.

C) manutenção da rentabilidade da terra e estímulo ao consumo artesanal.

D) sustentação da lavoura de subsistência e incentivo financeiro à produção.

 

02. Transgênicos e Agronegócio: (FFFCMPA–2007) Os transgênicos são organismos resultantes do cruzamento de material genético de espécies diferentes. A busca, através do cruzamento de novas variedades vegetais, a fim de se obterem plantas mais produtivas ou resistentes a pragas, é antiga e habitual na agricultura de todas as sociedades. As técnicas modernas de Engenharia Genética permitem que se retirem genes de um organismo e se transformam para uma outra espécie. Esses genes “estrangeiros” modificam a sequência de DNA − que contém as características de um ser vivo, o organismo receptor, que sofre um tipo de reprogramação, transformando-se em uma nova espécie. Esses novos seres são os chamados organismos geneticamente modificados (OGMs). Soja combinada com bactéria, milho combinado com escorpião, peixes com gene de morango são algumas das estranhas misturas que se tornaram realidade pelas técnicas da Engenharia Genética que permitem cruzamentos que antes não existiam na natureza. O principal interesse econômico nessa técnica é:

A) criar espécies mais resistentes a pragas e mais adaptadas às diferenças pedológicas e climáticas.

B) impedir que o fruto ou grão de uma variedade comercial se torne uma semente, exterminando assim o potencial reprodutivo daquela planta.

C) garantir a qualidade do produto para as futuras gerações.

D) impedir que pragas interfiram na produtividade e assim garantir alimentos para a espécie humana.

 

03. A agricultura mundial passa por um momento de grandes mudanças. Ao mesmo tempo em que são anunciadas descobertas na área de transgênicos, aumenta a migração de consumidores e produtores para os alimentos orgânicos – livres de agrotóxicos ou algum tipo de substância nociva à saúde.

PACHECO, Paula. Avanço orgânico. Carta Capital, ano XIII, n. 413, 4 out. 2006.

A migração de consumidores para alimentos orgânicos está relacionada:

A) à conscientização da importância da utilização de transgênicos para o aumento da produção de alimentos.

B) à procura por parte de grupos da sociedade por alimentos livres de substâncias nocivas e, portanto, à busca por uma melhor qualidade de vida.

C) à comercialização desses produtos por grandes redes varejistas, fazendo com que cada vez mais se torne difícil encontrar produtos não orgânicos.

D) ao baixo preço dos orgânicos decorrente da atual generalização da produção, o que atrai grande massa de consumidores de baixa renda.

E) à forte propaganda na tentativa de tornar o Brasil o maior produtor mundial de alimentos orgânicos.

 

 

04. Transgênicos e Agronegócio: (UFSM-RS–2006 / Adaptado). Observe a figura:

Ao comprar alimentos transgênicos para seu filho, exija o antídoto!




CAROS AMIGOS, nº 40. Julho de 2000.

Entre os avanços da biotecnologia, um deles, o da pesquisa genômica, vem desenvolvendo um novo campo que tem gerado muita controvérsia na sociedade: a produção de organismos geneticamente modificados (OGMs). Entre as afirmativas a seguir, aponte a única que NÃO apresenta corretamente correlação para o tema abordado pela charge.

A) Apesar dos benefícios em termos de produtividade, o uso de alimentos transgênicos traz comprovados problemas de saúde a longo prazo, especialmente para crianças.

B) A adoção de culturas transgênicas aumenta a produtividade da lavoura e diminui o uso de agrotóxicos.

C) Por tornar as plantas mais resistentes a pragas e a doenças e por exigir menor quantidade de agrotóxicos, o uso dos transgênicos tende a contribuir para uma melhoria do meio ambiente, mas os efeitos do seu consumo sobre o organismo humano ainda não estão plenamente testados.

D) Um dos principais problemas decorrentes da adoção de transgênicos é o monopólio da produção de sementes e de agrotóxicos especializados por grandes empresas multinacionais.

E) A adoção de culturas transgênicas favorece o controle biológico de pragas, mas pode oferecer riscos à saúde.

 

 

05. (UEL-PR–2009) Observe a charge:




A charge aponta para um tema bastante discutido na atualidade, os produtos transgênicos. Sobre as sementes transgênicas no mundo contemporâneo, é CORRETO afirmar:

A) Têm constituído a base da agricultura familiar em expansão, razão pela qual o atual governo do Paraná vem defendendo seu uso.

B) A atuação de empresas que fabricam sementes transgênicas diminui a possibilidade de criação de monopólios no setor de alimentos.

C) O uso de sementes transgênicas se expande, mesmo não havendo consenso científico sobre os seus efeitos no corpo humano pelo seu consumo em longo prazo.

D) O uso de sementes transgênicas tem resultado na diminuição dos subsídios agrícolas dos países centrais a seus produtores rurais locais.

 

 

Encaminhe a pesquisa para o e-mail:

benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min

Filosofia/ProfºIslilia

São Paulo,30 de Novembro 2020

Professora: Islilia

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 30/11/20 a 04/11/20

Atividade: Fazer a interpretação da frase.

Objetivo: A compreensão da filosofia.

“ O geógrafo é, antes de tudo, um filósofo, e os filósofos são otimistas, porque diante deles está a infinidade.”

Milton Santos.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Retornando a nossas aulas anteriores, onde abordamos o tema. Cultura e Indústria Cultural no Brasil, vamos fazer a seguinte atividade.

Artigo de Opinião

Deve conter

Resumo de sua pesquisa

2 trechos da pesquisa que chamou sua atenção

3 pontos positivo

3 pontos negativos

Finaliza com sua opinião

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Termodinâmica

Na aula anterior o tema abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos sobre o tema.

Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não é necessário enviar fotos das atividades.

Assistam os vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!

VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX


Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 2TD 4ºBimestre SEMANA 30 11a 04/12 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção

Retome leitura anterior para responder os questionamentos a seguir:

Considere o estado atual das coberturas vegetais, dos solos, da fauna, das formas de relevo e dos aspectos climáticos do seu município ou da sua região.

 Qual(is) desses elementos vem(vêm) sendo afetado(s) pela exploração predatória ou pela falta de fiscalização de obras públicas? 

Em sua opinião, em que medida essas alterações afetam a natureza? Reflita sobre essas questões


História/ProfºSergio


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 03 e 04/12

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

Adjetivos: comparação de superioridade 

 

Para fazer essa comparação de superioridade na língua inglesa, é necessário seguir algumas regras:

Quando o adjetivo é uma palavra longa, para fazer uma comparação acrescenta-se a palavra more antes do adjetivo: expensive (caro) – more expensive (mais caro)

Ex.: Honda Civic is more expensive than Uno. (O Honda Civic é mais caro do que o Uno.)

 

Quando o adjetivo é uma palavra pequena, curta, como regra geral acrescentamos -er. Esse -er significa “mais”: strong (forte) – stronger (mais forte) Ex.: Rafa is stronger than me. (Rafa é mais forte do que eu.)

young (jovem) – younger (mais jovem) Ex.: My little sister is younger than me. (Minha irmãzinha é mais nova do que eu.)

Construções especiais:

Good – better (Bom-melhor)

Bad – worse (ruim-pior)

Far – farther (longe-mais longe)

Quando o adjetivo é uma palavra pequena e termina em CVC – consoante, vogal, consoante –, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -erhot (quente) – hotter (mais quente)

 

Quando o adjetivo pequeno termina com –y, retira-se o –e acrescenta-se –ier:

happy (feliz) – happier (mais feliz)

Ex.: Michelle is happier than you. (Michelle é mais feliz do que você.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Leia o texto explicativo e recorra a ele para responder as questões abaixo:

1) Qual palavra utilizamos antes de um adjetivo longo?

2) Como regra geral, quando o adjetivo é uma palavra curta, quais letras acrescentamos?

3) Temos alguns adjetivos que são especiais, ou seja, não seguem as mesmas regras, complete com a forma correta de cada um:

Good _______________

Bad _________________

Far _________________

4) Se o adjetivo é uma palavra curta que termina com: consoante, vogal, consoante (CVC) qual alteração acontece?

5) Se o adjetivo é curto/pequeno e termina com y, qual alteração acontece?

6) Forme uma frase de comparação de superioridade com cada um desses adjetivos: beautiful, rich, good, easy. Veja suas respostas anteriores para responder esta questão corretamente.

 


RECURSOS:

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Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A,B,C e D – Língua Portuguesa – Professora Claudia

Semana de 30/11 até 04/12

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br




2tA:Anderson, Cosme, Filipe, Jeane, Joel, Josefa, Lidiana, Sandra e Vanessa.

2tBJessica Carvalho.

2tCAlexandro Santos,  Guilherme Henrique,  Linda Márcia.

2tDAline Almeida.

 

ATENÇÃO: Esta é a última atividade para os alunos mencionados acima.

Próximas semanas serão de recuperação para os alunos que não tiveram nenhuma participação, ou participação parcial.

 

 

 

Pesquise sobre a concordância verbal dos seguintes verbos FAZER, HAVER e EXISTIR,(não precisa enviar a pesquisa)em seguida resolva os exercícios.

 

A)    (CESCEM–SP) Já ___ anos, ___ neste local árvores e flores. Hoje, só ___ ervas daninhas.

a)              fazem, havia, existe
b) fazem, havia, existe
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem
e) faz, havia, existe

 

 

 

B)             (UFMA) Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase:

“___ anos que o homem se pergunta: se não ___ medos, como ___ esperanças?”

a)              Faz, houvesse, existiriam
b) Fazem, houvesse, existiriam
c) Faz, houvesse, existiria
d) Fazem, houvessem, existiriam
e) Faz, houvessem, existiria.

 

C) (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal:

a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.
b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.
c) Fazem dois meses que o visitei.
d) Fui eu quem apresentei esta solução.
e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.

 

 

D) (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta:

a) Ouviram‑se as notícias mais desencontradas.
b) Trata‑se de questões muito sérias.
c) Faziam anos que o país não escolhia democraticamente o presidente.
d) Poderá haver comentários positivos quanto à eleição.
e) Deveriam existir situações menos constrangedoras.

 

 

 


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