segunda-feira, 30 de novembro de 2020

7ºAnos finais semana de 30 de novembro a 04 dezembro de 2020

 Atividade da semana de   30 de novembro 04 dezembro 2020

                                                    Eletivas / Denis

Eletiva Inteligência Emocional                        Professor Denis Maimoni

E. E. Profº Salim Farah Maluf                        Séries: 6º, 7º anos

Nome:___________________________________________

 

4º Bim semana 6 (30.11 à 04.12) Denis

Fique atento se você está inscrito nesta eletiva

 

 

Prezados alunos ao longo do semestre você viram diversos exercícios e atividade propostas pela eletiva de inteligência emocional, chegou o momento da reta final, a culminância, talvez vocês  não saibam o que significa está palavra mostrarei no exemplo do youtube sobre uma eletiva que mostra exatamente o que seria uma culminância. Assistam ao vídeo  https://www.youtube.com/watch?v=HNeMxzjbXQE. Após terem assistido reflitam sobre tudo que foi aprendido na eletiva nossa  faça um breve relato ou se preferir um vídeo no youtube pra dar seu depoimento de como está aplicando os conhecimentos dessa eletiva no seu dia-a-dia? Não se esqueça de verificar se o vídeo está na posição correta para não estragar seu vídeo.        E enviar o link no e-mail para o professor assistir.

 

 

Aulas previstas: 2 aulas

Público: 6º e 7º anos

Habilidades envolvidas: Motivação; Respeito; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

 

                                                    Eletivas Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 30 a 04/12/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA-JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

 SISTEMA DE PONTUAÇÃO E FINALIZAÇÕES NO JIU JITSU

 

 

Aula I: Descreva 5 posições de pontuação e 5 finalizações no Jiu Jitsu.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Explique o que é vantagem no Jiu Jitsu.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

:

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

 

 

                                                     Eletivas/ProfªSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 7º 

Matéria de Eletivas

4º Bimestre

Atividade do período 04/12 Duração de 90 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. Criar um pequeno jornal sobre o seu bairro.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

7ºAno A 

Arte/ProfºEdlenne

Professora  Edlenne Cristina   Disciplina Artes Fundamental 02

Turmas  7ªA, 7B, 7C E-mail Edlenne190@gmail.com

Watts 11993670617 4 bimestres

                                                     Atividade de Artes




 Autor          

   Mário Navarro da Costa (1883-1931) Descrição                    Português: Porto de Leixões (óleo sobre tela, 81 x 100 cm) Data 1901  Fonte/Fotógrafo                    Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo

 



 

 


Ciências/ProfºMario

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA OS 7ºANOS A,B e C EMAIL: mariojosearaujo@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 965522053

SEMANA DE 30 A 04/12

QUESTÕES

1) O que é saneamento básico?

2) O que é água potável?

3) Como é um filtro e como funciona?

4) Quais são as substâncias químicas adicionadas na água?

Ed. Física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 30 a 04/12/2020

DISCIPLINA/TURMA: 7° A, 7°C.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

   GINÁSTICA ARTÍSTICA NOS JOGOS DIGITAIS

Aula I: Caderno do aluno volume 4. Página 98.Assista ao vídeo e depois responda ás questões:

 

https://www.youtube.com/watch?v=HqHjuCIOxOc

 

• Quais gestos e movimentos você pôde observar?

• Quais regras e exigências o jogo eletrônico aborda?

• Quais capacidades físicas são empregadas na realização dos movimentos dos games?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

 

Aula II: Caderno do aluno volume 4. Página 98. Agora é hora de você criar um jogo, você pode fazer em forma digital ou pode desenhar, deve conter as informações abaixo:

 

1.  Nome do jogo;

2.  Vestuário das(os) ginastas;

3.  Regras;

4.  Gestos;

5. Música;

 6.  Atletas (ginastas);

 7. Aparelhos;

8. Pontuação.

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email).

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.



Geografia/ProfºRicardo

Série 7ªA,7ºB,7ºC

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

 

Lê o texto e responder as questões

 

EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA E SUAS TÉCNICAS GEOGRAFIA

 

     A evolução da agricultura foi diretamente acompanhada da transformação do espaço geográfico e das técnicas que compõem as atividades humanas.

 

A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal rycausa para oo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a lado da agricultura.m

 

O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da agricultura conheceu os seus avanços.

 

Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.

 

A revolução agrícola

 

Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da Revolução Industrial.

 

O processo de industrialização das sociedades permitiu a transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma maior mecanização do campo. Essa transformação materializou-se a partir do fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários, fertilizantes e objetos técnicos em geral.

 

O desenvolvimento da revolução agrícola no mundo também esteve diretamente associado à expansão marítimo-colonial europeia, em que os povos europeus disseminaram as diferentes culturas pelo mundo por meio das plantations. No Brasil, o caso mais evidente foi a produção da cana-de-açúcar. Vale lembrar que essa interação entre colonos e colonizadores também contribuiu para a evolução agrícola, na medida em que técnicas antes pouco conhecidas passaram a ser aplicadas, a exemplo do terraceamento praticado tanto na China antiga quanto pelas civilizações pré-colombianas.

 

A Revolução Verde

 

No século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, a evolução da agricultura conheceu um de seus patamares mais importantes, o que ficou conhecido como Revolução Verde. Trata-se, basicamente, de um conjunto de medidas e promoção de técnicas baseado na introdução de melhorias genéticas nas plantas e na evolução dos aparatos de produção agrícola para ampliar, sobretudo, a produção de alimentos.

 

A introdução das técnicas provenientes da revolução verde permitiu um aumento, em larga escala, da produção de grãos e cereais, diminuindo sensivelmente a necessidade por alimentos em várias regiões da Ásia, África e América Latina, muito embora a fome não tenha sido erradicada, uma vez que a sua existência não se deve somente à falta de alimentos. O impacto no mundo foi tão amplo que o agrônomo estadunidense Norman Borlaug, considerado o “pai” da Revolução Verde, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1990.

 

Embora a Revolução Verde seja bastante criticada pelos seus impactos ambientais e também pelo processo de concentração de terras que acompanhou a sua evolução, é inegável a sua importância para o desenvolvimento da agricultura no mundo. Além do mais, como extensão, ampliaram-se nas décadas posteriores as melhorias decorrentes da tecnologia no campo, como a biotecnologia e a introdução dos Sistemas de Informações Geográficas na linha de produção agropecuária, o que vem intensificando a elevação da produtividade.

 

Questões

 

1 Como a agricultura modificou o espaço geográfico?

2 Como a revolução verde mudou a agricultura local para uma agricultura global.

3 Explique o termo transgênicos e qual seu impacto na produção agrícola.

4 Quais são os riscos da expansão agrícola no Brasil.

 

História/ProfºSueli

BLOG SÉTIMOS ANOS A/B/C SEMANA DE 30/11/2020 À 04/12/2020

PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 7º ANO A/B/C

CONTEÚDOS:

TEMA: NAVEGAÇÕES MARÍTIMAS.

PESQUISE:

1- QUAL ERA O INTERESSE DA IGREJA CATÓLICA NA EXPANSÃO MARÍTIMA?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS

ASSISTIR VÍDEOS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com

Inglês/Profº Irna

Professora: IRNA RIBEIRO XISTO DE FRANÇA.

Disciplina: Língua Inglesa.

Turma: 7 A

Período: 30 de novembro até 4 de dezembro.

Conteúdo: Profissões

Desenvolvimento: Crie uma lista com 20 profissões em inglês com a tradução.

Habilidade: EF07Li14 Produzir textos.

Recursos: Caderno, caneta, internet.

Avaliação: Para que a atividade seja avaliada, deverá ser enviada para o email professorairna@gmail.com.

Referência: Base Nacional Comum Curricular.

Bons estudos!

Língua Portuguesa/Profº Irna

Professora: IRNA RIBEIRO XISTO DE FRANÇA.

Disciplina: Língua Portuguesa.

Turmas: 7 A – 7 B – 7 C

Período: 30 de novembro até 4 de dezembro.

Conteúdo: Interpretação de texto.

Desenvolvimento: Ler o seguinte  fragmento do texto A TURMA de Domingos Pelegrini.

“ A turma julga quando erramos.

A turma castiga com silêncios e ironias.

A turma te chama, te reprime, te liberta, te revela, te rebela, te maltrata, te orgulha, te ama e te envolve, te afasta e te atrai.

Responder:

1 – Viver em turma é uma aprendizado para viver em sociedade.Dê sua opinião sobre isso.

2 – Explique o que significa turma pra você.

3 – Sabemos que cada turma tem sua linguagem própria, podemos ter a linguagem dos skatistas, dos cientistas, dos funkeiros, etc.Escolha 3 grupos e cite 5 palavras que são utilizadas por eles.

4 – conte um pouco sobre sua turma de amigos.

5 – Cite 5 sinônimos para a palavra turma.

Habilidade: EF 69LP32 Procedimentos de leitura.

Recursos: Caderno, caneta, internet.

Avaliação: Para que a atividade seja avaliada, deverá ser enviada para o email professorairna@gmail.com.

Referência: Base Nacional Comum Curricular.

Bons estudos.

Projeto de vida/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 23 a 27/11/2020

DISCIPLINA/TURMA: 7° A

 

             PROJETO DE VIDA

            CONTEÚDOS:

  

          APRENDENDO E ENSINANDO / AUTOAVALIAÇÃO

 

Aula I: Caderno do aluno volume 4. Página 249, leia e responda ás questões abaixo:

 

 1. Você já tem o hábito de estudar com colegas? 

2. Quais são as diferenças entre estudar sozinho e com os colegas? Elas influenciam no tanto que se aprende estudando?

 3. Há diferença entre estudar em dupla, trio e quarteto? Quais são elas? 

4. Você pretende exercitar essa experiência em outros momentos, na escola e fora dela?

5. Você gostaria de continuar estudando juntos?

 6. Quais competências socioemocionais são fundamentais nessa prática?

7. Pensando no desenvolvimento da competência respeito: houveram ofensas ou xingamentos durante os estudos colaborativos? Se sim, qual foi sua postura nesses momentos? Se não, o que você fez para evitá-los?

8. Pensando no desenvolvimento da competência responsabilidade: você conseguiu cumprir com seus compromissos durante os estudos colaborativos?

 9. Pensando no desenvolvimento da competência organização: foi possível criar um plano para estudar o conteúdo selecionado?

 10. Em que componentes cada um pode ajudar e em quais precisam de ajuda?

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Faça uma autoavaliação. Reflita sobre o seu desempenho durante todo este bimestre e analise o que você fez o que deixou de fazer, o que poderia ter feito de diferente e como você concluiria essa avaliação sendo: 

 

Engajamento total – fez todas as atividades de maneira satisfatória.

Engajamento satisfatório - fez parte das atividades, mas de modo adequado.

Engajamento parcial – Não cumpriu com as atividades de forma suficiente.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

Matemática/ ProfªRoselia

 

ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

7º anos

Questão1

Numa determinada comunidade a razão entre os números de desempregados e o número de trabalhadores formais

com carteira assinada é da ordem de 2/5. Sabemos que há 280 desses trabalhadores e que estão com suas carteiras assinadas.

Vamos determinar o número de desempregados.

 

Questão 2:

Uma escola tem 25 professores, dos quais 24% ensinam Matemática.

 Quantos professores ensinam Matemática nessa escola?

 

 

Tecnologia e inovação/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 30/11/2020 a 04 /12/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

Caderno do aluno volume 4

Meus queridos estamos caminhando para o final do ano letivo e as próximas atividades do caderno do aluno ,nesse momento em que vivemos não será possível realizar, pois o objetivo delas é desenvolver o trabalho em grupo e  a autonomia .

Como eu sei que vocês estão repletos de atividades vou postar os links das atividades anteriores para que àqueles que não realizaram tenham uma nova oportunidade e para aqueles que realizaram  refletiram em suas respostas anteriores .

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Movimento todos contra o Bullying

Acessem o link para realizar a atividade

https://forms.gle/gpRPzm6qTnebW4Fb6

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Bullying & Cyberbullying

Acessem o link para realizar a atividade

https://forms.gle/xK4QskHcGLH5QgKr6

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Internet Segura

Acessem o link para realizar a atividade

                             https://forms.gle/hnzA2fFfD7zxaABe9

 

 

 

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

 

------------------------------------------------------------------

7ºAno B 

Arte/ProfºEdlenne

Professora  Edlenne Cristina   Disciplina Artes Fundamental 02

Turmas  7ªA, 7B, 7C E-mail Edlenne190@gmail.com

Watts 11993670617 4 bimestres

                                                     Atividade de Artes




 Autor          

   Mário Navarro da Costa (1883-1931) Descrição                    Português: Porto de Leixões (óleo sobre tela, 81 x 100 cm) Data 1901  Fonte/Fotógrafo                    Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo

 


Ciências/ProfºMario

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA OS 7ºANOS A,B e C EMAIL: mariojosearaujo@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 965522053

SEMANA DE 30 A 04/12

QUESTÕES

1) O que é saneamento básico?

2) O que é água potável?

3) Como é um filtro e como funciona?

4) Quais são as substâncias químicas adicionadas na água?

Ed. Física/Profº Donizete

                                      EE SALIM FARAH MALUF

  SEMANA DE     30/11       Á      04/11/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Esporte/Corpo Movimento Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  7º ANO  B

                                    PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA

Ao ler as frases a seguir, escreva:

*Concordo – se você concordar com a informação;

*Discordo – se você discordar;

*Não sei – se você não tiver certeza

1- O aquecimento serve para preparar o corpo para a atividade física.

2- O suor é consequência do excesso de água no organismo.

3- Alongamento só serve para que faz dança e ginástica.

2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página:94

Atividade: 4

Página 96

Atividade: 6

ORIENTAÇÕES

- Retirar atividades impressas na escola

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente (Nome, número, ano e semana da atividade)

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com


Geografia/ProfºRicardo

Série 7ªA,7ºB,7ºC

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

 

Lê o texto e responder as questões

 

EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA E SUAS TÉCNICAS GEOGRAFIA

 

     A evolução da agricultura foi diretamente acompanhada da transformação do espaço geográfico e das técnicas que compõem as atividades humanas.

 

A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal rycausa para oo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a lado da agricultura.m

 

O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da agricultura conheceu os seus avanços.

 

Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.

 

A revolução agrícola

 

Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da Revolução Industrial.

 

O processo de industrialização das sociedades permitiu a transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma maior mecanização do campo. Essa transformação materializou-se a partir do fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários, fertilizantes e objetos técnicos em geral.

 

O desenvolvimento da revolução agrícola no mundo também esteve diretamente associado à expansão marítimo-colonial europeia, em que os povos europeus disseminaram as diferentes culturas pelo mundo por meio das plantations. No Brasil, o caso mais evidente foi a produção da cana-de-açúcar. Vale lembrar que essa interação entre colonos e colonizadores também contribuiu para a evolução agrícola, na medida em que técnicas antes pouco conhecidas passaram a ser aplicadas, a exemplo do terraceamento praticado tanto na China antiga quanto pelas civilizações pré-colombianas.

 

A Revolução Verde

 

No século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, a evolução da agricultura conheceu um de seus patamares mais importantes, o que ficou conhecido como Revolução Verde. Trata-se, basicamente, de um conjunto de medidas e promoção de técnicas baseado na introdução de melhorias genéticas nas plantas e na evolução dos aparatos de produção agrícola para ampliar, sobretudo, a produção de alimentos.

 

A introdução das técnicas provenientes da revolução verde permitiu um aumento, em larga escala, da produção de grãos e cereais, diminuindo sensivelmente a necessidade por alimentos em várias regiões da Ásia, África e América Latina, muito embora a fome não tenha sido erradicada, uma vez que a sua existência não se deve somente à falta de alimentos. O impacto no mundo foi tão amplo que o agrônomo estadunidense Norman Borlaug, considerado o “pai” da Revolução Verde, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1990.

 

Embora a Revolução Verde seja bastante criticada pelos seus impactos ambientais e também pelo processo de concentração de terras que acompanhou a sua evolução, é inegável a sua importância para o desenvolvimento da agricultura no mundo. Além do mais, como extensão, ampliaram-se nas décadas posteriores as melhorias decorrentes da tecnologia no campo, como a biotecnologia e a introdução dos Sistemas de Informações Geográficas na linha de produção agropecuária, o que vem intensificando a elevação da produtividade.

 

Questões

 

1 Como a agricultura modificou o espaço geográfico?

2 Como a revolução verde mudou a agricultura local para uma agricultura global.

3 Explique o termo transgênicos e qual seu impacto na produção agrícola.

4 Quais são os riscos da expansão agrícola no Brasil.

 

História/ProfºSueli

BLOG SÉTIMOS ANOS A/B/C SEMANA DE 30/11/2020 À 04/12/2020

PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 7º ANO A/B/C

CONTEÚDOS:

TEMA: NAVEGAÇÕES MARÍTIMAS.

PESQUISE:

1- QUAL ERA O INTERESSE DA IGREJA CATÓLICA NA EXPANSÃO MARÍTIMA?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS

ASSISTIR VÍDEOS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com


Inglês/ProfºFrancielen

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 7° ANOS B/C

 

CONTEÚDOS: VOCABULARY

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

-Desenvolvimento das Atividades:

·       Parte 1: VOCABULARY

1.     Nos  links abaixo, temos o vídeo para auxiliar no entendimento.

2.     Assista mais de uma vez, se necessário.

3.     Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=CA6Mofzh7jo

4.     Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=yJ-bvjdm4Pk

 

·        Parte 2: Responda os exercícios abaixo:

1- Responda no seu caderno do aluno volume 4 pagina78 and 82

2-Segue o Link abaixo do caderno do aluno, https://drive.google.com/file/d/1eiM9OjFNhvGWXubu95fQc3kBFtyLYWhJ/view?usp=sharing

 

 

RECURSOS:

·       Internet,

·       Dicionário,

·       Tradutor on-line.

·       Blog,

·       Google Classroom.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  / WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana.

 

 

 

DATA: 30 /11/2020 a 04 /12/2020

 

 

Língua Portuguesa/Profº Irna

Professora: IRNA RIBEIRO XISTO DE FRANÇA.

Disciplina: Língua Portuguesa.

Turmas: 7 A – 7 B – 7 C

Período: 30 de novembro até 4 de dezembro.

Conteúdo: Interpretação de texto.

Desenvolvimento: Ler o seguinte  fragmento do texto A TURMA de Domingos Pelegrini.

“ A turma julga quando erramos.

A turma castiga com silêncios e ironias.

A turma te chama, te reprime, te liberta, te revela, te rebela, te maltrata, te orgulha, te ama e te envolve, te afasta e te atrai.

Responder:

1 – Viver em turma é uma aprendizado para viver em sociedade.Dê sua opinião sobre isso.

2 – Explique o que significa turma pra você.

3 – Sabemos que cada turma tem sua linguagem própria, podemos ter a linguagem dos skatistas, dos cientistas, dos funkeiros, etc.Escolha 3 grupos e cite 5 palavras que são utilizadas por eles.

4 – conte um pouco sobre sua turma de amigos.

5 – Cite 5 sinônimos para a palavra turma.

Habilidade: EF 69LP32 Procedimentos de leitura.

Recursos: Caderno, caneta, internet.

Avaliação: Para que a atividade seja avaliada, deverá ser enviada para o email professorairna@gmail.com.

Referência: Base Nacional Comum Curricular.

Bons estudos.


Projeto de vida/ProfºClaudia

E.E.SALIM FARAH MALUF

Professora Claudia/Projeto de Vida–7º B.

30/11 até 04/12

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br





Kevin Gomes

 

ATENÇÃO: Esta é a última atividade para o aluno mencionado acima.

Próximas semanas serão de recuperação para os alunos que não tiveram nenhuma participação, ou participação parcial.

 

 

“A organização de uma rotina”

Pensem nas questões:

1. Como seria a minha rotina ideal?

 

2. Que atividades não podem faltar no meu dia a dia?

 

3. Quais são as minhas prioridades?

 

4. Como eu dividiria o tempo para dar conta de tudo o que tenho para fazer?

 

Reavaliar para alcançar: meu projeto de vida

 

Pensando nas disciplinas/componentes curriculares(Geografia - história - ciências - matemática - educação física - língua portuguesa - língua estrangeira / inglês - arte - projeto de vida - eletiva - tecnologia e inovação), responda e veja sua pontuação a seguir.

 

Autoavaliação

Eu e as disciplinas

Legenda:

Avalie, de 5 a 1, as questões a seguir:

5 – Amo/ Ótimo

4 – Gosto/ Bom

3 – Tanto faz/ Razoável/ Na média

2 - Tolero/ Pouco

1 – Odeio/ Muito pouco

       

Quanto ao gosto pelo componente, eu...

Eu compreendo os conteúdos...

Meu nível de concentração é...

Minha dedicação (em sala e fora de sala) é...

Minhas notas são...

 

 

 

 

Total

 

+

+

+

+

=

 

Resultado!

Entre 18 e 25: está ÓTIMO, mas pode ficar ainda melhor!

Entre 15 e 17: está BOM, mas preciso me empenhar um pouco mais, porque sou capaz!

Entre 5 e 14: BAIXO, preciso melhorar e muito!           


                                               Matemática/ ProfªRoselia

 

ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

7º anos

Questão1

Numa determinada comunidade a razão entre os números de desempregados e o número de trabalhadores formais

com carteira assinada é da ordem de 2/5. Sabemos que há 280 desses trabalhadores e que estão com suas carteiras assinadas.

Vamos determinar o número de desempregados.

 

Questão 2:

Uma escola tem 25 professores, dos quais 24% ensinam Matemática.

 Quantos professores ensinam Matemática nessa escola?

 

 

Tecnologia e inovação/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 30/11/2020 a 04 /12/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

Caderno do aluno volume 4

Meus queridos estamos caminhando para o final do ano letivo e as próximas atividades do caderno do aluno ,nesse momento em que vivemos não será possível realizar, pois o objetivo delas é desenvolver o trabalho em grupo e  a autonomia .

Como eu sei que vocês estão repletos de atividades vou postar os links das atividades anteriores para que àqueles que não realizaram tenham uma nova oportunidade e para aqueles que realizaram  refletiram em suas respostas anteriores .

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Movimento todos contra o Bullying

Acessem o link para realizar a atividade

https://forms.gle/gpRPzm6qTnebW4Fb6

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Bullying & Cyberbullying

Acessem o link para realizar a atividade

https://forms.gle/xK4QskHcGLH5QgKr6

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Internet Segura

Acessem o link para realizar a atividade

                             https://forms.gle/hnzA2fFfD7zxaABe9

 

 

 

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

 

------------------------------------------------------------------

7ºAno C 

Arte/ProfºEdlenne

Professora  Edlenne Cristina   Disciplina Artes Fundamental 02

Turmas  7ªA, 7B, 7C E-mail Edlenne190@gmail.com

Watts 11993670617 4 bimestres

                                                     Atividade de Artes




 Autor          

   Mário Navarro da Costa (1883-1931) Descrição                    Português: Porto de Leixões (óleo sobre tela, 81 x 100 cm) Data 1901  Fonte/Fotógrafo                    Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo

 


Ciências/ProfºMario

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA OS 7ºANOS A,B e C EMAIL: mariojosearaujo@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 965522053

SEMANA DE 30 A 04/12

QUESTÕES

1) O que é saneamento básico?

2) O que é água potável?

3) Como é um filtro e como funciona?

4) Quais são as substâncias químicas adicionadas na água?


Ed. Física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 30 a 04/12/2020

DISCIPLINA/TURMA: 7° A, 7°C.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

   GINÁSTICA ARTÍSTICA NOS JOGOS DIGITAIS

Aula I: Caderno do aluno volume 4. Página 98.Assista ao vídeo e depois responda ás questões:

 

https://www.youtube.com/watch?v=HqHjuCIOxOc

 

• Quais gestos e movimentos você pôde observar?

• Quais regras e exigências o jogo eletrônico aborda?

• Quais capacidades físicas são empregadas na realização dos movimentos dos games?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

 

Aula II: Caderno do aluno volume 4. Página 98. Agora é hora de você criar um jogo, você pode fazer em forma digital ou pode desenhar, deve conter as informações abaixo:

 

1.  Nome do jogo;

2.  Vestuário das(os) ginastas;

3.  Regras;

4.  Gestos;

5. Música;

 6.  Atletas (ginastas);

 7. Aparelhos;

8. Pontuação.

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email).

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.


Geografia/ProfºRicardo

Série 7ªA,7ºB,7ºC

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

 

Lê o texto e responder as questões

 

EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA E SUAS TÉCNICAS GEOGRAFIA

 

     A evolução da agricultura foi diretamente acompanhada da transformação do espaço geográfico e das técnicas que compõem as atividades humanas.

 

A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal rycausa para oo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a lado da agricultura.m

 

O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da agricultura conheceu os seus avanços.

 

Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.

 

A revolução agrícola

 

Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da Revolução Industrial.

 

O processo de industrialização das sociedades permitiu a transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma maior mecanização do campo. Essa transformação materializou-se a partir do fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários, fertilizantes e objetos técnicos em geral.

 

O desenvolvimento da revolução agrícola no mundo também esteve diretamente associado à expansão marítimo-colonial europeia, em que os povos europeus disseminaram as diferentes culturas pelo mundo por meio das plantations. No Brasil, o caso mais evidente foi a produção da cana-de-açúcar. Vale lembrar que essa interação entre colonos e colonizadores também contribuiu para a evolução agrícola, na medida em que técnicas antes pouco conhecidas passaram a ser aplicadas, a exemplo do terraceamento praticado tanto na China antiga quanto pelas civilizações pré-colombianas.

 

A Revolução Verde

 

No século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, a evolução da agricultura conheceu um de seus patamares mais importantes, o que ficou conhecido como Revolução Verde. Trata-se, basicamente, de um conjunto de medidas e promoção de técnicas baseado na introdução de melhorias genéticas nas plantas e na evolução dos aparatos de produção agrícola para ampliar, sobretudo, a produção de alimentos.

 

A introdução das técnicas provenientes da revolução verde permitiu um aumento, em larga escala, da produção de grãos e cereais, diminuindo sensivelmente a necessidade por alimentos em várias regiões da Ásia, África e América Latina, muito embora a fome não tenha sido erradicada, uma vez que a sua existência não se deve somente à falta de alimentos. O impacto no mundo foi tão amplo que o agrônomo estadunidense Norman Borlaug, considerado o “pai” da Revolução Verde, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1990.

 

Embora a Revolução Verde seja bastante criticada pelos seus impactos ambientais e também pelo processo de concentração de terras que acompanhou a sua evolução, é inegável a sua importância para o desenvolvimento da agricultura no mundo. Além do mais, como extensão, ampliaram-se nas décadas posteriores as melhorias decorrentes da tecnologia no campo, como a biotecnologia e a introdução dos Sistemas de Informações Geográficas na linha de produção agropecuária, o que vem intensificando a elevação da produtividade.

 

Questões

 

1 Como a agricultura modificou o espaço geográfico?

2 Como a revolução verde mudou a agricultura local para uma agricultura global.

3 Explique o termo transgênicos e qual seu impacto na produção agrícola.

4 Quais são os riscos da expansão agrícola no Brasil.

 

História/ProfºSueli

BLOG SÉTIMOS ANOS A/B/C SEMANA DE 30/11/2020 À 04/12/2020

PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 7º ANO A/B/C

CONTEÚDOS:

TEMA: NAVEGAÇÕES MARÍTIMAS.

PESQUISE:

1- QUAL ERA O INTERESSE DA IGREJA CATÓLICA NA EXPANSÃO MARÍTIMA?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS

ASSISTIR VÍDEOS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com


Inglês/ProfºFrancielen

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 7° ANOS B/C

 

CONTEÚDOS: VOCABULARY

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

-Desenvolvimento das Atividades:

·       Parte 1: VOCABULARY

1.     Nos  links abaixo, temos o vídeo para auxiliar no entendimento.

2.     Assista mais de uma vez, se necessário.

3.     Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=CA6Mofzh7jo

4.     Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=yJ-bvjdm4Pk

 

·        Parte 2: Responda os exercícios abaixo:

1- Responda no seu caderno do aluno volume 4 pagina78 and 82

2-Segue o Link abaixo do caderno do aluno, https://drive.google.com/file/d/1eiM9OjFNhvGWXubu95fQc3kBFtyLYWhJ/view?usp=sharing

 

 

RECURSOS:

·       Internet,

·       Dicionário,

·       Tradutor on-line.

·       Blog,

·       Google Classroom.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  / WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana.

 

 

 

DATA: 30 /11/2020 a 04 /12/2020

 

 


Língua Portuguesa/Profº Irna

Professora: IRNA RIBEIRO XISTO DE FRANÇA.

Disciplina: Língua Portuguesa.

Turmas: 7 A – 7 B – 7 C

Período: 30 de novembro até 4 de dezembro.

Conteúdo: Interpretação de texto.

Desenvolvimento: Ler o seguinte  fragmento do texto A TURMA de Domingos Pelegrini.

“ A turma julga quando erramos.

A turma castiga com silêncios e ironias.

A turma te chama, te reprime, te liberta, te revela, te rebela, te maltrata, te orgulha, te ama e te envolve, te afasta e te atrai.

Responder:

1 – Viver em turma é uma aprendizado para viver em sociedade.Dê sua opinião sobre isso.

2 – Explique o que significa turma pra você.

3 – Sabemos que cada turma tem sua linguagem própria, podemos ter a linguagem dos skatistas, dos cientistas, dos funkeiros, etc.Escolha 3 grupos e cite 5 palavras que são utilizadas por eles.

4 – conte um pouco sobre sua turma de amigos.

5 – Cite 5 sinônimos para a palavra turma.

Habilidade: EF 69LP32 Procedimentos de leitura.

Recursos: Caderno, caneta, internet.

Avaliação: Para que a atividade seja avaliada, deverá ser enviada para o email professorairna@gmail.com.

Referência: Base Nacional Comum Curricular.

Bons estudos.

Projeto de vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 6 (30.11 à 04.12)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos realizem a atividade 1 “Não me canso de avaliar!” da situação de aprendizagem 5 - REAVALIAR PARA ALCANÇAR: MEU PROJETO DE VIDA. Envie por e-mail para o professor o quadro preenchido conforme a legenda.

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos realizem a ATIVIDADE 1 – MINHA LINHA DO TEMPO da situação de aprendizagem 3 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS do caderno do estudante, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos e realizem a atividade 1 da situação de aprendizagem 4- Como saber se está dando certo, antes de dar errado? do caderno do estudante, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos

Atividade 1 - “Continue a nadar” - disponível no Caderno do Estudante p. 44, da situação de aprendizagem 8- Começar de novo: O projeto de vida não tem fim   do caderno do estudante, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Determinação; Persistência;       Empatia; Respeito; Assertividade; Imaginação criativa; Autoconfiança;

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010




Matemática/ Profª Roselia

 

ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

7º anos

Questão1

Numa determinada comunidade a razão entre os números de desempregados e o número de trabalhadores formais

com carteira assinada é da ordem de 2/5. Sabemos que há 280 desses trabalhadores e que estão com suas carteiras assinadas.

Vamos determinar o número de desempregados.

 

Questão 2:

Uma escola tem 25 professores, dos quais 24% ensinam Matemática.

 Quantos professores ensinam Matemática nessa escola?

 

 

Tecnologia e inovação/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 30/11/2020 a 04 /12/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

Caderno do aluno volume 4

Meus queridos estamos caminhando para o final do ano letivo e as próximas atividades do caderno do aluno ,nesse momento em que vivemos não será possível realizar, pois o objetivo delas é desenvolver o trabalho em grupo e  a autonomia .

Como eu sei que vocês estão repletos de atividades vou postar os links das atividades anteriores para que àqueles que não realizaram tenham uma nova oportunidade e para aqueles que realizaram  refletiram em suas respostas anteriores .

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Movimento todos contra o Bullying

Acessem o link para realizar a atividade

https://forms.gle/gpRPzm6qTnebW4Fb6

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Bullying & Cyberbullying

Acessem o link para realizar a atividade

https://forms.gle/xK4QskHcGLH5QgKr6

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA &INOVAÇÃO

Internet Segura

Acessem o link para realizar a atividade

                             https://forms.gle/hnzA2fFfD7zxaABe9

 

 

 

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário