Atividade da semana de 03 a 06 de novembro 2020
1ºTA /Noturno
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 1º T.A e 1ºTB |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: História da Arte: Renascimento |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Interpretar e analisar períodos da
história da arte brasileira e estrangeira desenvolver maior sensibilidade e
consciência estética diante do contexto histórico cultural.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Nas próximas
semanas iremos estudar um pouco sobre o Renascimento. O Renascimento foi um movimento que teve
seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o
século XVI. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam
em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo. Eles rejeitavam as
ideias medievais que Deus deveria ser o elemento mais importante para o
conhecimento (teocentrismo) e buscavam novas formas de compreender o
conhecimento tendo como centro o homem (antropocentrismo). Características
do renascimento: 1.Rejeitavam os valores feudais e
consideravam a Idade média como a "Idade das Trevas". Rejeitavam o
teocentrismo, o misticismo, ao geocentrismo e o coletivismo. 2.Valorizavam o RACIONALISMO. Diziam que
tudo podia ser explicado através da razão e da observação da natureza. 3.Valorizavam o HUMANISMO, um conjunto
de saberes que tinha como centro o ser humano. 4.Acreditavam que o homem era a obra
mais perfeita de Cristo. Daí surgiu o ANTROPOCENTRISMO, a ideia do homem como
centro do conhecimento .5. Os novos conhecimentos da
matemática, da física, da anatomia, da geometria e de outras ciências levou a
invenção da PERSPECTIVA e aprimorou o NATURALISMO (representação realista da
natureza). A burguesia começou a patrocinar obras
de artistas famosos, tornando-se MECENAS. Eles investiam em palácios,
catedrais, esculturas e pinturas, buscando aproximar seu estilo de vida ao da
nobreza. Na Itália, esses artistas se inspiraram nas obras greco-romanas da
antiguidade buscando um ideal de beleza que valorizava o corpo humano como
obra prima de Deus. Por isso eles procuravam retratar o corpo humano da forma
mais fiel possível utilizando de conhecimentos científicos como o da
medicina, da química e da anatomia. Além disso eles utilizavam conhecimentos
de matemática e geometria em suas obras. Principais
renascentistas: 1.Dante Alighieri (1265 –1321) –escreveu
a “Divina Comédia” 2. Sandro Botticelli (1445-1510) –pintou
“A Primavera” e o “O Nascimento de Vênus”. 3.Nicolau Maquiavel –escreveu “O
Príncipe”. 4.Leonardo Da Vinci –pintou a “Mona
lisa” e “A Santa Ceia”, era escultor, engenheiro e inventor. 5.Michelangelo –Pintor e escultor de
“Davi”, “Moisés” e a “Pietá”.
1). Qual país europeu foi o berço do
renascimento?
2). Pesquise na internet os conceitos
abaixo e correlacione o conceito à sua definição correta: I. Antropocentrismo II. Teocentrismo III. Geocentrismo IV. Heliocentrismo
(
) Teoria divulgada por Copérnico que afirmava que o SOL era o corpo
celeste que se encontrava no meio do universo, rodeado por outros corpos
celestes, como planetas, estrelas e satélites. (
) Pensamento que acreditava ser Deus o centro de todo o conhecimento. (
) Valorização do Homem como centro do conhecimento. (
) Teoria que afirmava ser a Terra o centro do Universo criado por
Deus.
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RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades e internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 03/11 a 06/11 __ |
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Biologia /ProfºBenedita
E.E. Salim Farah Maluf
Professora Benedita.
Disciplina: Biologia.
E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Roteiros para os Alunos Ensino Médio e
EJA
4ºBimestre
Semana
03/11 a 06/11
Olá queridos
alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o
link do google forms e respondam às questões.
1º Termo A – Atividade Link: https://forms.gle/tTiuuUPttAHFKopC7
Filosofia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Filosofia
1 ANOS EJA -1TA Noturno
Habilidades: Conhecendo os filósofos, sua historia, pensamentos
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Nas ultimas semanas, fizemos uma reflexão sobre as formas de sociedade, e como ela nos molda, esta semana vamos conhecer um pouco sobre os filósofos mais conhecido do mundo.
Faça uma pesquisa
Quem foi Aristóteles
Lembrando que pesquisa não e so uma linha
Enviar atividade para o e-mail Joycedancy@yahoo.com.br
Estarei disponível de terças e quintas no horário das 13h as 15h
Sociologia/Profºjoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA Noturno
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Na ultima aula, vimos o que e senso comum e compreender que devemos ter resiliencia com o próximo, devemos entender que a visão do outro, levando em conta a sua cultura.
Diante disso, responda
1) Voce esta preparado para viver em sociedade? Explique!
2) Você se sente inserido na sociedade?explique!
.
E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h para tirar duvidas.
Fisica/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
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1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Física.
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, o Conceito Científico de Trabalho. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 03/11/2020 a 06/11/2020.
Atividade
Realize uma atividade de três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, o Conceito Científico de Trabalho.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Quimica/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
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1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, o
Átomo. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 03/11/2020 a 06/11/2020.
Atividade
Realize uma atividade de três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, o Átomo.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos dos 1º anos: E, F e Termo A, B durante a semana 03 a 06/11/20
Queimadas no Pantanal: causas e impactos no meio ambiente
Equipes trabalham para tentar conter incêndios no Pantanal (Crédito: Christiano Antonucci/Secom-MT)
O aumento das queimadas no Pantanal tem sido significativo nos últimos anos, mas em 2020 o número se tornou ainda mais preocupante. Neste mês de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que as queimadas na região atingiram o recorde, com mais de 16 mil focos de incêndio.
As queimadas de 2020 já destruíram mais de 2 milhões de hectares na região, o que corresponde a 15% do bioma. Em relação ao último ano, o aumento é assustador: mais de 60,8% de queimadas em nove meses.
A região possui um bioma riquíssimo, concentrando milhares de espécies de animais, vegetação típica e ainda é base de economia para a população local por meio do turismo, das atividades pesqueiras e a ocorrência da pecuária.
Os impactos que estão sendo causados no Pantanal podem ser irreversíveis. “Apesar de haver a possibilidade de regeneração da flora em algumas localidades, a perda de extensas áreas com cobertura vegetal causa queda na evapotranspiração, aumento dos poluentes na atmosfera e perda da diversidade vegetal”, afirmou., após queimadas animais estão morrendo, pessoas estão sendo desabrigadas e a fumaça das queimadas já atingem as cidades, sendo extremamente prejudicial à saúde humana. Com isso, a situação do Pantanal, assim como dos biomas Amazônia e Cerrado, que também estão sofrendo com as queimadas neste período, é muito preocupante.
Importância do Pantanal
O Pantanal é um dos biomas mais importantes do Brasil e do mundo e é extremamente rico quando se trata da fauna brasileira. A região abriga grande parte dos animais existentes no país, com mais de 1,2 mil espécies de animais nativos e dezenas deles em extinção.
Em suas dimensões, o Pantanal chega a cerca de 220 mil km², sendo que 120 mil km² estão em solo brasileiro, nos estados do Mato Grosso do Sul (65%) e Mato Grosso (35%), na região Centro-Oeste. O Pantanal também abrange os países da Bolívia e Paraguai, que fazem fronteira com a região.
A importância do Pantanal, além da fauna e de sua rica vegetação, também se destaca como uma das áreas contribuintes para a redução do aquecimento global, já que sua capacidade de absorção do carbono ajuda a conter o efeito estufa. As características do local levaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a considerar o Pantanal como Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial.
Áreas inundadas são as principais características do Pantanal
A principal característica do bioma é a planície inundada, mas também há a presença do Cerrado, Caatinga, Floresta Tropical. A área do Pantanal é cercada por planaltos com elevada altitude, o que faz o bioma ser a nascente de vários rios pantaneiros, e possuir a característica de inundações.
A paisagem da região é diversificada, possui árvores de médio e grande porte, assim como árvores tortuosas, comuns no Cerrado. Também há vegetações aquáticas, muitas utilizadas de forma medicinal. Além disso nas matas ciliares a vegetação é densa e possui muitas árvores altas.
Causas dos incêndios
Essa é uma região que possui duas estações climáticas muito bem definidas. Ocorre o verão, com grandes chuvas, tempo úmido e inundação das planícies. A outra estação, o inverno, tem poucas chuvas, a umidade do ar fica muito baixa e o clima extremamente seco.
É no período do inverno que as queimadas costumam surgir em maior número, já que o tempo seco facilita para que os incêndios possam se propagar. No entanto, as ações do homem também interferem no aumento das queimadas, agravando ainda mais a situação.
Por isso, as origens do fogo no Pantanal são causadas tanto pelos aspetos naturais da região como pelas atividades exercidas pelo homem no local, principalmente pelo desmatamento e da transformação de áreas vegetais em pastos para a prática agropecuária.
Segundo a professora Andreza, os atuais incêndios no Pantanal têm causas humanas, geralmente relacionadas ao desenvolvimento e à expansão de atividades agropecuárias: prática da queima da área de pastagem, incêndios em equipamentos agrícolas e fogo nas raízes das árvores para extração de mel. Mesmo que essas atividades sejam frequentes na região, muitas vezes são feitas de forma ilegal e as consequências têm sido grandes.
“Apesar de o fogo poder ser utilizado em alguns casos, como forma de manejo, há a necessidade de autorização prévia dos órgãos públicos competentes para utilização da técnica, fato que tem sido negligenciado”.
Neste ano, o clima registrado foi ainda mais seco que o de costume, assim como o nível de chuvas muito abaixo. Consequentemente, houve a contribuição do aumento das queimadas, chegando ao número recorde informado pelo Inpe.
Dos mais de 2 milhões de hectares queimados, 1,2 milhão está registrado no Mato Grosso e mais de 1 milhão no Mato Grosso do Sul. O aumento começou a se tornar mais preocupante em julho, quando a umidade do ar era registrada abaixo de 10%. Neste período, queimadas começaram a ser registradas em propriedades privadas da região.
Fauna e os impactos
Uma das maiores preocupações com os incêndios na região do Pantanal está ligada à sua riquíssima fauna. Por conter espécies raras de animas, a região já sofre com fatores, como a caça e a pesca, que, mesmo proibidas em algumas situações, ainda são frequentes no local e contribuem para a extinção de alguns animais.
Tamanduá resgatado por equipes de busca no Pantanal (Crédito: Juliana Carvalho/Secom-MT)
Com os incêndios, muitos animais estão morrendo queimados ou por falta de alimentação e água. Além disso, os hábitats estão sendo perdidos e o ecossistema da região sofrendo alterações. De acordo com a professora de biologia, Paula Gadioli, as consequências virão em médios e longos prazos.
“A preocupação não é apenas com a morte direta dos animais incinerados ou mortos por asfixia, mas também com as consequências a médio e longo prazo, já que com a destruição de seus hábitats há uma consequente alteração das populações, uma vez que as queimadas estão eliminando as fontes de alimento, bem como os locais de abrigo, repouso e reprodução dos animais”, afirma.
Entre as espécies presentes no Pantanal, é possível encontrar mamíferos, répteis, aves, anfíbios e peixes. Entre eles, estão alguns dos seguintes animais:
· Mamíferos: mais de 130 espécies entre antas, capivaras, veados, onças-pintadas, morcegos;
· Répteis: mais de 80 espécies, sendo a maior variedade de jacarés;
· Aves: mais de 400 espécies entre tucanos, araras, tuiuiú, carão;
· Anfíbios: mais de 30 espécies como a rã verde;
· Peixes: mais de 200 espécies de pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).
Entre toda a atual situação enfrentada pelas queimadas na região, a professora também relembrou a presença do Parque Estadual Encontro das Águas. No local há a maior concentração de onças pintadas do mundo e mais de 80% do território foi destruído pelas queimadas, de acordo com dados da ONG SOS Pantanal.
Onça-pintada é um dos animais do Pantanal que sofre risco de extinção
“A onça pintada (Panthera onca) é um dos animais em risco de extinção, juntamente com a onça parda (Puma concolor), que já sofriam com a caça punitiva. Além destes, o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), a ariranha (Pteronura brasiliensis) e o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) também estão nas listas de ameaçados de extinção”, comentou Paula.
Fumaça e a população
Fumaça das queimadas chegam às cidades (Crédito: Mayke Toscano/Secom-MT)
Um outro fator preocupante é a fumaça proveniente das queimadas. Nos últimos dias, algumas cidades, já incluindo também a região Sul e Sudeste do país, relataram que houve uma chuva de tom escuro.
De acordo com o Inpe, essas partículas de fumaça são liberadas na atmosfera e levadas pelos ventos para as demais localidades. No entanto, além do Pantanal, a Amazônia e o Cerrado também têm sofrido com queimadas, contribuindo mais ainda para a ocorrência desse tipo de fenômeno.
Essa fumaça que chega às cidades é altamente prejudicial à saúde da população. Podem acarretar novas doenças ou piorar quadros de situações já existentes, como até mesmo a situação de pandemia do corona vírus
“As queimadas podem liberar diferentes gases tóxicos, como óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de enxofre, além de material particulado. Essas substâncias podem causar problemas a curto, médio e longo prazo, provocando desde problemas oftálmicos, doenças dermatológicas, cardiovasculares e pulmonares, até câncer, devido aos efeitos carcinogênicos de substâncias tóxicas liberadas”, informou a professora de biologia.
Além disso, as queimadas alteram totalmente as questões ambientais como a temperatura, o que pode influenciar na vegetação, populações animais e, consequentemente, na distribuição de insetos vetores de doenças.
Já nas áreas atingidas pelo fogo, além dos animais, os moradores ribeirinhos também são diretamente afetados, ficando desabrigados e necessitando, em alguns casos, de serem resgatados.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicados às turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B.
Durante a semana de 26 a 30 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
Dentre as alternativas abaixo, todas representam um exemplo de como o clima influencia as vegetações e os solos, exceto:
a) ( ) Formação espinhosa em cactos para retenção de água em climas secos.
b) ( ) Solos rasos na região do semiárido nordestino
c) ( ) Formato cônico das coníferas para evitar o acúmulo de neve
d) ( ) Galhos retorcidos nas árvores do Cerrado para facilitar a evapotranspiração.
e) ( ) Solos pobres e arenosos em regiões de desertos.
2ª questão:
Ocupando extensa área do território brasileiro e composta, essencialmente, por uma formação florestal latifoliada com variedade enorme de espécies vegetais, este espaço está vinculado a um tipo climático equatorial úmido, caracterizando-se por ser uma das regiões mais chuvosas do planeta. Em certos locais, a existência de clareiras com vegetação rasteira, como os campos, contrasta com o restante da formação.
O trecho acima se refere à(ao):
a) ( ) Mata atlântica.
b) ( ) Mata de araucária.
c) ( ) Floresta latifoliada tropical úmida de encosta.
d) ( ) Floresta amazônica.
e) ( ) Pantanal.
História/ProfºSergio
Conteúdo
de História – 1°TA – Prof.: Sérgio - semana de 03 a 06/11/2020
Este
conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno
Renascimento
O QUE É RENASCIMENTO?
Importante
período cultural da História europeia, o Renascimento retomou as influências da
Antiguidade para se contrapor à produção cultural da Idade Média.
Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História
europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante
a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da filosofia. Esse
movimento cultural ocorreu entre os séculos XIV e XVI, principalmente em
algumas cidades italianas, e se contrapunha aos valores católicos cultivados
durante a Idade Média.
O termo
Renascimento possivelmente foi primeiramente utilizado pelo crítico de arte
Giorgio Vasari, por volta de 1550, para marcar a diferença em relação à Idade
Média. A diferença era marcada principalmente pelo humanismo e
pelo racionalismo adotado pelos renascentistas.
O humanismo se expressava principalmente através do
antropocentrismo, buscando colocar o homem como centro do universo e medida de
todas as coisas. Dessa forma, opunha-se ao caráter religioso das concepções
filosóficas medievais, que tinha Deus como centro do universo.
O racionalismo do
Renascimento estava ligado à utilização da observação empírica e da utilização
de conhecimentos matemáticos, principalmente, para a produção artística e do
conhecimento humano sobre o mundo.
A perspectiva
renascentista afastava-se dos dogmas católicos, mas não excluía totalmente os
temas religiosos. O que os artistas do Renascimento fizeram foi dar um caráter
humano à representação das histórias religiosas, principalmente no campo das
artes. Nesse sentido, é interessante notar que boa parte dos temas dos quadros
pintados no período tinha temas bíblicos, mas com os personagens humanizados,
sejam em suas formas (definição corporal, expressões, sentimentos etc.) ou no
posicionamento dos personagens nos quadros, não havendo necessariamente uma
hierarquia expressa nessas localizações, como era adotado pelos artistas
medievais (Jesus sempre acima, os anjos em locais superiores aos santos etc.).
Nas ciências, a oposição foi mais acentuada,
com os cientistas passando a questionar teorias milenares, como a substituição
do geocentrismo ptolomaico (a Terra como centro do universo) pelo heliocentrismo
(o sol como centro do universo).
A emergência do
Renascimento esteve ligada ao novo processo de urbanização de algumas regiões
europeias e à reabertura de rotas comerciais, principalmente no Mediterrâneo.
Essas mudanças proporcionaram o enriquecimento e o fortalecimento da burguesia nascente,
que pôde financiar a produção de inúmeros artistas, principalmente através
dos mecenas. As trocas comerciais em diversos pontos do
Mediterrâneo possibilitaram o contato dos europeus com os bizantinos e os árabes,
que haviam conservado as obras e os conhecimentos da Antiguidade greco-romana.
Dessa forma, o
Renascimento foi a primeira manifestação ideológica da burguesia europeia, que
pretendia com valores como o individualismo, o naturalismo e o hedonismo se
diferenciar da produção cultural medieval.
O Renascimento
dividiu-se em três fases: Trecento (século XIV ou os anos trezentos); o
Quattrocento (século XV ou anos quatrocentos); e Cinquecento (século XVI ou
anos quinhentos). Porém, não foi apenas nas cidades italianas que houve
produções artísticas renascentistas. Na Inglaterra, nos Países Baixos, na
Espanha, Portugal, Alemanha e França também houve artistas ligados ao
Renascimento.
Destacaram-se no
campo das artes plásticas nomes como Sandro Boticelli, Rafael Sanzio, Pieter
Brueghel, Bosch, El Greco, Michelangelo e Leonardo da Vinci. Esses dois últimos
são exemplos de que os artistas do período não se limitavam a uma especialidade
artística, contribuindo para a arquitetura e as ciências, por exemplo.
Na literatura
houve nomes como os de Dante Alighieri, William Shakespeare, Rabelais, Miguel
de Cervantes, Nicolau Maquiavel e Luiz Vaz de Camões.
Nas ciências, destacaram-se Nicolau Copérnico,
Galileu Galilei e Johann Kepler.
Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 03 à 06 de novembro de 2020. 2o. Bimestre Período: Noturno Tema:Anglofonia Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal "The New York Times" em 29 de outubro de 2020 sobre a ORGANIZAÇÃO MACROTEXTUAL DA CAPA (como o texto é organizado neste suporte textual (jornal). Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o nome do jornal? 2.Qual é o total de cadernos do jornal (cada parte do jornal possui um assunto)?, 3. Quantos nomes de caderno são palavras cognatas?, 4. Quais cadernos são identificados por siglas?, 5. Qual é o total de assuntos que lhe interessam?, 6. Agora escreva os nomes dos cadernos que lhe interessam? 7. Escreva a data da publicação do jornal? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com THE NEW YORK TIMES Thursday, October 29, 2020 Today’s Paper 1. World 2. U.S. 3. Politics 4. N.Y. 5. Business 6. Opinion 7. Tech 8. Science 9. Health 10. Sports 11. Arts 12. Books 13. Style 14. Food 15. Travel 16. Magazine 17. T Magazine 18. Real Estate
Lingua portuguesa/ProfºClaudia
1° Termo A – Professora Claudia. Disciplina:
Lingua Portuguesa E-mail:
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
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Atividade: 03/11 até 06/11 |
Metáfora
A
metáfora é uma figura de linguagem, classificada como figura de
palavra (ou, ainda, semântica). Consiste em fazer uma comparação
implícita entre termos ou ideias.
Um
exemplo bastante simples do uso dessa figura de linguagem pode ser visto na
frase a seguir:
Maria é uma flor.
A metáfora, por ser uma figura de linguagem,
é encontrada, de forma muito comum, em textos literários, em que a linguagem
conotativa predomina.
Vale lembrar a diferença entre linguagem
conotativa e denotativa. A linguagem conotativa é a linguagem que apresenta
sentido figurado, ou seja, que está ligada a novos significados para uma mesma
palavra.
1-Indique em quais alternativas foram usadas
metáforas
a)Ele é simplesmente um deus grego.
b) Ele é bonito como um deus grego.
c) Suas palavras são doces da minha infância.
d) Age como um burro!
e) Aquele homem é um burro.
2-POÇAS D’ÁGUA
As poças d´água são um
mundo mágico
Um céu quebrado no chão
Onde em vez de tristes estrelas
Brilham os letreiros de gás Néon.
(Mario Quintana,
Preparativos de viagem, São Paulo, Globo, 1994.)
Levando-se em conta o texto como um todo, é correto afirmar que
a metáfora presente no primeiro verso se justifica porque as poças
a)estimulam
a imaginação.
b) permitem ver as estrelas.
c) são iluminadas pelo Néon.
d) se opõem à tristeza das estrelas.
e) revelam a realidade como espelhos.
3- “A
confiança é uma mulher ingrata
Que te beija e te abraça
Te rouba e te mata [...]”
(Racionais)
Podemos afirmar que esse trecho foi
construído por meio de uma figura de linguagem denominada Metáfora, sublinhe
esse trecho.
Metonímia
é a figura de linguagem utilizada
para substituir um
termo por outro, “emprestando” o seu sentido. Por isso, a substituição
normalmente é feita entre termos que compartilham características e que estejam
relacionados de alguma forma, de modo que o sentido entre eles fique claro.
Exemplo: Esse prato está gostoso demais!
No
exemplo acima, o uso do termo “prato” é uma referência à comida que foi servida
nele, e não ao prato em si. Por isso, a metonímia
é um recurso que se utiliza de linguagem figurada, ou seja, uma linguagem que não é literal, e
sim representativa.
1-(FUVEST
2009)
Metonímia é a figura de linguagem que
consiste no emprego de um termo por outro, havendo sempre uma relação entre os
dois. A relação pode ser de causa e efeito, de continente e conteúdo, de autor
e obra ou da parte pelo todo. Assinale a alternativa em que essa figura ocorre:
a)Achando aquilo um desaforo.
b)Miquelina ficou abobada com o olhar parado.
c)E as mãos batendo nas bocas.
d)Calções negros corriam, pulavam.
e)Palhetas subiram no ar.
Matemática/profºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B , – Periodo 03 a 06/11
Atividades Matemática
Calcule:
1- O 51° termo da PA cjujo a1 = 3 e r = 5
2- O 21° termo da PA (5,10,15...)
3- O 36º termo da PA (_ ,4 ,6...)
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
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1ºTB /Noturno
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 1º T.A e 1ºTB |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: História da Arte: Renascimento |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Interpretar e analisar períodos da
história da arte brasileira e estrangeira desenvolver maior sensibilidade e
consciência estética diante do contexto histórico cultural.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Nas próximas
semanas iremos estudar um pouco sobre o Renascimento. O Renascimento foi um movimento que teve
seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o
século XVI. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam
em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo. Eles rejeitavam as
ideias medievais que Deus deveria ser o elemento mais importante para o
conhecimento (teocentrismo) e buscavam novas formas de compreender o
conhecimento tendo como centro o homem (antropocentrismo). Características
do renascimento: 1.Rejeitavam os valores feudais e
consideravam a Idade média como a "Idade das Trevas". Rejeitavam o
teocentrismo, o misticismo, ao geocentrismo e o coletivismo. 2.Valorizavam o RACIONALISMO. Diziam que
tudo podia ser explicado através da razão e da observação da natureza. 3.Valorizavam o HUMANISMO, um conjunto
de saberes que tinha como centro o ser humano. 4.Acreditavam que o homem era a obra
mais perfeita de Cristo. Daí surgiu o ANTROPOCENTRISMO, a ideia do homem como
centro do conhecimento .5. Os novos conhecimentos da
matemática, da física, da anatomia, da geometria e de outras ciências levou a
invenção da PERSPECTIVA e aprimorou o NATURALISMO (representação realista da
natureza). A burguesia começou a patrocinar obras
de artistas famosos, tornando-se MECENAS. Eles investiam em palácios,
catedrais, esculturas e pinturas, buscando aproximar seu estilo de vida ao da
nobreza. Na Itália, esses artistas se inspiraram nas obras greco-romanas da
antiguidade buscando um ideal de beleza que valorizava o corpo humano como
obra prima de Deus. Por isso eles procuravam retratar o corpo humano da forma
mais fiel possível utilizando de conhecimentos científicos como o da
medicina, da química e da anatomia. Além disso eles utilizavam conhecimentos
de matemática e geometria em suas obras. Principais
renascentistas: 1.Dante Alighieri (1265 –1321) –escreveu
a “Divina Comédia” 2. Sandro Botticelli (1445-1510) –pintou
“A Primavera” e o “O Nascimento de Vênus”. 3.Nicolau Maquiavel –escreveu “O
Príncipe”. 4.Leonardo Da Vinci –pintou a “Mona
lisa” e “A Santa Ceia”, era escultor, engenheiro e inventor. 5.Michelangelo –Pintor e escultor de
“Davi”, “Moisés” e a “Pietá”.
1). Qual país europeu foi o berço do
renascimento?
2). Pesquise na internet os conceitos
abaixo e correlacione o conceito à sua definição correta: I. Antropocentrismo II. Teocentrismo III. Geocentrismo IV. Heliocentrismo
(
) Teoria divulgada por Copérnico que afirmava que o SOL era o corpo
celeste que se encontrava no meio do universo, rodeado por outros corpos
celestes, como planetas, estrelas e satélites. (
) Pensamento que acreditava ser Deus o centro de todo o conhecimento. (
) Valorização do Homem como centro do conhecimento. (
) Teoria que afirmava ser a Terra o centro do Universo criado por
Deus.
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RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades e internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 03/11 a 06/11 __ |
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Biologia /ProfºIsmael
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 03/11/2020 a 06/11/2020.
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1°Tb
– Professor
Ismael. Disciplina: Biologia
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade com três questões e respostas sobre o tema da aula anterior, as
Cadeias Alimentares. |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
Atividade
Realize uma atividade com três questões e
respostas sobre o tema da aula anterior, as Cadeias Alimentares.
Entregar as respostas via e-mail:
ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de
Ensino Leste 3 |
1°TERMO B -
noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 03/11/2020
a 06/11/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina:
Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: faça a leitura
dinâmica do grande pensador da tradição ocidental: René Descartes (1596-1650)
é considerado um dos fundadores da filosofia moderna, sobretudo devido a sua
defesa da ciência nova, inaugurada por Copérnico e desenvolvida por
pensadores como Kepler e Galileu, e também a sua crítica à tradição
filosófica, principalmente à escolástica medieval, e a ênfase que dá à
subjetividade na filosofia que propõe. Caro aluno faça a leitura do resumo e
responda a questão ao final. |
Tempo para
realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 4° bimestre – 03/11/2020 a 06/11/2020
Filosofia
Moderna oposição à aula anterior da Idade Média e a ética de Santo Agostinho: O tema central da filosofia de Descartes é a
fundamentação de um novo método científico que possa servir de base à ciência
moderna. Sua obra é, portanto, quase toda dedicada a questões epistemológica,
ou seja, de teoria do conhecimento científico. Pouco escreveu sobre outras
áreas do pensamento filosófico, como ética, estética ou filosofia política. De
certa forma, para Descartes, a solução de todas as questões da filosofia e da
ciência dependia da solução, em primeiro lugar, do problema do conhecimento e
da fundamentação do novo método científico, para que então se pudesse desenvolver
um novo e bem fundamentado sistema filosófico.
O livro Meditações Metafísicas de Descartes: a
distinção entre o certo e o errado.
As meditações
metafísicas, publicadas em 1641 e dedicadas, sobretudo a questões metafísicas
como a existência de Deus, a imortalidade da alma e a relação desta com o
corpo, são a principal obra de Descartes no que diz respeito à discussão dos
problemas filosóficos de sua época. Nesse trabalho, busca mostrar que a nova
filosofia que defende não é incompatível com a tradição. Na “Quarta meditação”
Descartes discute o problema do erro, caracterizando-o como consequência não de
nossas faculdades intelectuais, mas de um mau uso de nossa vontade, quando esta
assente (baseado) em algo com base em ideias que não são claras e distintas. É
preciso, portanto que a vontade se guie pela razão e não pelas paixões,
garantido assim a possiblidade de distinguir o certo do errado e o bem do mal.
Questão
reflexiva: Descartes
acredita que, o erro se dá através do mau uso da nossa vontade, pois ela (à
vontade) está baseada em ideias que não são claras e distintas, assim, caímos
no erro. Para que possamos superar este erro devemos guiar nossa vontade pela
razão e não pela paixão. Desta forma, como podemos distinguir o certo do errado
e o bem do mal baseado nas explicações acima.
Indicação
de filme:
A Cabana (título
original em inglês: The
Shack) é um filme de drama produzido nos Estados
Unidos, dirigido por Stuart
Hazeldine e roteirizado por John
Fusco baseado no romance
homônimo de William
P. Young (2007). A Cabana foi lançado no Brasil em
6 de abril de 2017
Groundhog
Day (O Feitiço do Tempo ou Feitiço do Tempo)
é um filme estadunidense de 1993 dirigido por Harold
Ramis. Estrelado por Bill
Murray, Andie
MacDowell, e Chris
Elliott, teve seu roteiro escrito por Harold
Ramis e Danny
Rubin, sobre um enredo deste último. A despeito da crítica
inicialmente avaliar a obra como mediana, hoje é tida com um dos clássicos do
cinema.
o Show de Truman (1998) Peter Weir: Truman
Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um
reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente
projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e
transmitidos para todo o mundo.
Sociologia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Sociologia.
2º Bimestre
1TB
Socialização e o processo de construção da identidade.
Semana 03 a 06 de novembro
· Assistir a vídeo aula disponível no link.
· Link: https://www.youtube.com/watch?v=_GLS_ofSbBQ&ab_channel=CebolaFrita
· Faça um breve resumo
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
· Entregar até 30 de novembro
Fisica/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Física.
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, o Conceito Científico de Trabalho. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 03/11/2020 a 06/11/2020.
Atividade
Realize uma atividade de três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, o Conceito Científico de Trabalho.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Quimica/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, o
Átomo. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 03/11/2020 a 06/11/2020.
Atividade
Realize uma atividade de três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, o Átomo.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos dos 1º anos: E, F e Termo A, B durante a semana 03 a 06/11/20
Queimadas no Pantanal: causas e impactos no meio ambiente
Equipes trabalham para tentar conter incêndios no Pantanal (Crédito: Christiano Antonucci/Secom-MT)
O aumento das queimadas no Pantanal tem sido significativo nos últimos anos, mas em 2020 o número se tornou ainda mais preocupante. Neste mês de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que as queimadas na região atingiram o recorde, com mais de 16 mil focos de incêndio.
As queimadas de 2020 já destruíram mais de 2 milhões de hectares na região, o que corresponde a 15% do bioma. Em relação ao último ano, o aumento é assustador: mais de 60,8% de queimadas em nove meses.
A região possui um bioma riquíssimo, concentrando milhares de espécies de animais, vegetação típica e ainda é base de economia para a população local por meio do turismo, das atividades pesqueiras e a ocorrência da pecuária.
Os impactos que estão sendo causados no Pantanal podem ser irreversíveis. “Apesar de haver a possibilidade de regeneração da flora em algumas localidades, a perda de extensas áreas com cobertura vegetal causa queda na evapotranspiração, aumento dos poluentes na atmosfera e perda da diversidade vegetal”, afirmou., após queimadas animais estão morrendo, pessoas estão sendo desabrigadas e a fumaça das queimadas já atingem as cidades, sendo extremamente prejudicial à saúde humana. Com isso, a situação do Pantanal, assim como dos biomas Amazônia e Cerrado, que também estão sofrendo com as queimadas neste período, é muito preocupante.
Importância do Pantanal
O Pantanal é um dos biomas mais importantes do Brasil e do mundo e é extremamente rico quando se trata da fauna brasileira. A região abriga grande parte dos animais existentes no país, com mais de 1,2 mil espécies de animais nativos e dezenas deles em extinção.
Em suas dimensões, o Pantanal chega a cerca de 220 mil km², sendo que 120 mil km² estão em solo brasileiro, nos estados do Mato Grosso do Sul (65%) e Mato Grosso (35%), na região Centro-Oeste. O Pantanal também abrange os países da Bolívia e Paraguai, que fazem fronteira com a região.
A importância do Pantanal, além da fauna e de sua rica vegetação, também se destaca como uma das áreas contribuintes para a redução do aquecimento global, já que sua capacidade de absorção do carbono ajuda a conter o efeito estufa. As características do local levaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a considerar o Pantanal como Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial.
Áreas inundadas são as principais características do Pantanal
A principal característica do bioma é a planície inundada, mas também há a presença do Cerrado, Caatinga, Floresta Tropical. A área do Pantanal é cercada por planaltos com elevada altitude, o que faz o bioma ser a nascente de vários rios pantaneiros, e possuir a característica de inundações.
A paisagem da região é diversificada, possui árvores de médio e grande porte, assim como árvores tortuosas, comuns no Cerrado. Também há vegetações aquáticas, muitas utilizadas de forma medicinal. Além disso nas matas ciliares a vegetação é densa e possui muitas árvores altas.
Causas dos incêndios
Essa é uma região que possui duas estações climáticas muito bem definidas. Ocorre o verão, com grandes chuvas, tempo úmido e inundação das planícies. A outra estação, o inverno, tem poucas chuvas, a umidade do ar fica muito baixa e o clima extremamente seco.
É no período do inverno que as queimadas costumam surgir em maior número, já que o tempo seco facilita para que os incêndios possam se propagar. No entanto, as ações do homem também interferem no aumento das queimadas, agravando ainda mais a situação.
Por isso, as origens do fogo no Pantanal são causadas tanto pelos aspetos naturais da região como pelas atividades exercidas pelo homem no local, principalmente pelo desmatamento e da transformação de áreas vegetais em pastos para a prática agropecuária.
Segundo a professora Andreza, os atuais incêndios no Pantanal têm causas humanas, geralmente relacionadas ao desenvolvimento e à expansão de atividades agropecuárias: prática da queima da área de pastagem, incêndios em equipamentos agrícolas e fogo nas raízes das árvores para extração de mel. Mesmo que essas atividades sejam frequentes na região, muitas vezes são feitas de forma ilegal e as consequências têm sido grandes.
“Apesar de o fogo poder ser utilizado em alguns casos, como forma de manejo, há a necessidade de autorização prévia dos órgãos públicos competentes para utilização da técnica, fato que tem sido negligenciado”.
Neste ano, o clima registrado foi ainda mais seco que o de costume, assim como o nível de chuvas muito abaixo. Consequentemente, houve a contribuição do aumento das queimadas, chegando ao número recorde informado pelo Inpe.
Dos mais de 2 milhões de hectares queimados, 1,2 milhão está registrado no Mato Grosso e mais de 1 milhão no Mato Grosso do Sul. O aumento começou a se tornar mais preocupante em julho, quando a umidade do ar era registrada abaixo de 10%. Neste período, queimadas começaram a ser registradas em propriedades privadas da região.
Fauna e os impactos
Uma das maiores preocupações com os incêndios na região do Pantanal está ligada à sua riquíssima fauna. Por conter espécies raras de animas, a região já sofre com fatores, como a caça e a pesca, que, mesmo proibidas em algumas situações, ainda são frequentes no local e contribuem para a extinção de alguns animais.
Tamanduá resgatado por equipes de busca no Pantanal (Crédito: Juliana Carvalho/Secom-MT)
Com os incêndios, muitos animais estão morrendo queimados ou por falta de alimentação e água. Além disso, os hábitats estão sendo perdidos e o ecossistema da região sofrendo alterações. De acordo com a professora de biologia, Paula Gadioli, as consequências virão em médios e longos prazos.
“A preocupação não é apenas com a morte direta dos animais incinerados ou mortos por asfixia, mas também com as consequências a médio e longo prazo, já que com a destruição de seus hábitats há uma consequente alteração das populações, uma vez que as queimadas estão eliminando as fontes de alimento, bem como os locais de abrigo, repouso e reprodução dos animais”, afirma.
Entre as espécies presentes no Pantanal, é possível encontrar mamíferos, répteis, aves, anfíbios e peixes. Entre eles, estão alguns dos seguintes animais:
· Mamíferos: mais de 130 espécies entre antas, capivaras, veados, onças-pintadas, morcegos;
· Répteis: mais de 80 espécies, sendo a maior variedade de jacarés;
· Aves: mais de 400 espécies entre tucanos, araras, tuiuiú, carão;
· Anfíbios: mais de 30 espécies como a rã verde;
· Peixes: mais de 200 espécies de pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).
Entre toda a atual situação enfrentada pelas queimadas na região, a professora também relembrou a presença do Parque Estadual Encontro das Águas. No local há a maior concentração de onças pintadas do mundo e mais de 80% do território foi destruído pelas queimadas, de acordo com dados da ONG SOS Pantanal.
Onça-pintada é um dos animais do Pantanal que sofre risco de extinção
“A onça pintada (Panthera onca) é um dos animais em risco de extinção, juntamente com a onça parda (Puma concolor), que já sofriam com a caça punitiva. Além destes, o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), a ariranha (Pteronura brasiliensis) e o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) também estão nas listas de ameaçados de extinção”, comentou Paula.
Fumaça e a população
Fumaça das queimadas chegam às cidades (Crédito: Mayke Toscano/Secom-MT)
Um outro fator preocupante é a fumaça proveniente das queimadas. Nos últimos dias, algumas cidades, já incluindo também a região Sul e Sudeste do país, relataram que houve uma chuva de tom escuro.
De acordo com o Inpe, essas partículas de fumaça são liberadas na atmosfera e levadas pelos ventos para as demais localidades. No entanto, além do Pantanal, a Amazônia e o Cerrado também têm sofrido com queimadas, contribuindo mais ainda para a ocorrência desse tipo de fenômeno.
Essa fumaça que chega às cidades é altamente prejudicial à saúde da população. Podem acarretar novas doenças ou piorar quadros de situações já existentes, como até mesmo a situação de pandemia do corona vírus
“As queimadas podem liberar diferentes gases tóxicos, como óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de enxofre, além de material particulado. Essas substâncias podem causar problemas a curto, médio e longo prazo, provocando desde problemas oftálmicos, doenças dermatológicas, cardiovasculares e pulmonares, até câncer, devido aos efeitos carcinogênicos de substâncias tóxicas liberadas”, informou a professora de biologia.
Além disso, as queimadas alteram totalmente as questões ambientais como a temperatura, o que pode influenciar na vegetação, populações animais e, consequentemente, na distribuição de insetos vetores de doenças.
Já nas áreas atingidas pelo fogo, além dos animais, os moradores ribeirinhos também são diretamente afetados, ficando desabrigados e necessitando, em alguns casos, de serem resgatados.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicados às turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B.
Durante a semana de 26 a 30 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
Dentre as alternativas abaixo, todas representam um exemplo de como o clima influencia as vegetações e os solos, exceto:
a) ( ) Formação espinhosa em cactos para retenção de água em climas secos.
b) ( ) Solos rasos na região do semiárido nordestino
c) ( ) Formato cônico das coníferas para evitar o acúmulo de neve
d) ( ) Galhos retorcidos nas árvores do Cerrado para facilitar a evapotranspiração.
e) ( ) Solos pobres e arenosos em regiões de desertos.
2ª questão:
Ocupando extensa área do território brasileiro e composta, essencialmente, por uma formação florestal latifoliada com variedade enorme de espécies vegetais, este espaço está vinculado a um tipo climático equatorial úmido, caracterizando-se por ser uma das regiões mais chuvosas do planeta. Em certos locais, a existência de clareiras com vegetação rasteira, como os campos, contrasta com o restante da formação.
O trecho acima se refere à(ao):
a) ( ) Mata atlântica.
b) ( ) Mata de araucária.
c) ( ) Floresta latifoliada tropical úmida de encosta.
d) ( ) Floresta amazônica.
e) ( ) Pantanal.
História/ProfºAlason
MOMENTO DE APRENDER
História
Nome do Professor: Alason Santos Silva
Disciplina: História
Turma envolvida: 1ºTB
Atividade e Conteúdo
Título: Civilização Grega (parte 2)
Objetivo:
Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber
Explicação do Professor:
A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo
Atividade do Aluno (Tarefa):
Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:
Como funcionava o sistema democrático grego na antiguidade?
Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola
prof2012alason@gmail.com
Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 2
Período da realização da atividade: 03/11/2020 a 06/11/2020
Inglês/ProfºRene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 03/11/2020 A 06/11/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA
2º BIMESTRE
1º TB - EJA - NOTURNO
Governo do Estado de São Paulo assinou um decreto transferindo o ponto facultativo do Dia do Servidor Público de quarta-feira (28/10/2020) para a sexta-feira (30/10/2020).
Devido a esse decreto e também, as 2 (duas) aulas de Inglês serem ministradas nas “sextas-feiras”, as Atividades de Inglês (da semana de 26 a 30 de outubro) deverão ser realizadas nesta semana (de 03 a 06 de novembro).
Estou à disposição para mais informações: renecruz@prof.educacao.sp.gov.br - Whatsapp: 11976991682
Lingua portuguesa/ProfºSandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 1º Termo B
Matéria de Português
2º Bimestre.
Atividade do período 03 e 04/11 Duração de 45 minutos cada aula.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Pesquise a formação de palavra.
· Derivação prefixal (ou prefixação)
· Derivação sufixal (ou sufixação)
· Derivação parassintética
· Derivação regressiva
· Derivação imprópria
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Matemática/profºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B , – Periodo 03 a 06/11
Atividades Matemática
Calcule:
1- O 51° termo da PA cjujo a1 = 3 e r = 5
2- O 21° termo da PA (5,10,15...)
3- O 36º termo da PA (_ ,4 ,6...)
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
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