segunda-feira, 9 de novembro de 2020

2ºEJA do ensino médio semana de 09 a 12 de novembro de 2020

  Atividade da semana de   09  a 12 de novembro 2020

                                              

                                               

                                         2º TA /Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2ª TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

Leitura Dramática

Sarau e leitura dramática são boas atividades para trabalhar a fluência leitora.

Educação

 

Há atividades que propiciam a fluência leitora e que merecem espaço na escola: o sarau poético ou literário, o teatro lido ou a leitura dramática de textos e a leitura para gravação de CD. Estas atividades devem estar vinculadas a projetos ou sequências didáticas para seu desenvolvimento.

Ainda são raros os projetos didáticos cujo produto final seja somente uma atividade de leitura. É comum vermos projetos que envolvem leitura, mas o produto é sempre uma produção escrita. E esse é outro ponto importante a ser abordado: nem toda proposta de leitura precisa envolver uma proposta de escrita. Ler por ler é também atividade da escola e ler para apresentar a outras pessoas é um grande desafio.

Há práticas recorrentes de desenhos após a leitura – sejam de trechos que o aluno mais gostou, de personagens da história, de cenários ou do desfecho -, além de questões para serem respondidas a título de “interpretação do texto”. As práticas de leitura se tornam chatas, sem sentido para os alunos, que preferem não ler por terem que cumprir uma tarefa posterior.

                    

Dentre as atividades que favorecem o trabalho com fluência leitora, o sarau envolve a escolha dos textos e a preparação da apresentação, considerando um público externo. Pode contar com música de fundo, apresentações de vários grupos ou pessoas em horários alternados, e deve considerar um único gênero – por exemplo, sarau de poesias ou de contos.

A leitura dramática – também chamada de teatro lido – é a leitura em voz alta de uma obra teatral para o público e exige interpretação por meio de expressões faciais, gestos e entonação. A leitura dramática pode contar com uma direção (como em uma peça teatral), trilha sonora, figurino e até mesmo cenário ou alguns objetos de cena. Pode também ser uma leitura sem outros recursos além das falas dos personagens, marcadas por pessoas diferentes ou diferentes vozes. Os alunos podem estar sentados ou em pé, um ao lado do outro.

Outra proposta é a leitura de contos para a gravação de um CD a ser entregue para outra turma ou a uma instituição. Os alunos selecionam os textos de acordo com seus ouvintes, ensaiam a leitura e leem para a gravação, o que requer muitas idas e vindas. Gravam, ouvem, corrigem e gravam novamente, atentos ao tom de voz e às entonações dadas, podendo haver músicas de fundo ou sons de efeito.

Fonte do texto: https://escolalumni.com.br/sarau-e-leitura-dramatica-sao-boas-atividades-para-trabalhar-a-fluencia-leitora/

 

Responda: Em poucas palavras, o que é em que ajuda a Leitura Dramática?

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 09/11/2020 a 12/11/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                            – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:  

  • Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina.

Atividades:

 Faça uma resenha sobre o filme, relacionando-o ao conteúdo de genética.

Tempo para realização: Uma semana.       De 09/11 a 13/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 












Atividade Semana

Assistir o Filme “O óleo de Lorenzo"

 



 

                                                   

 

Faça uma resenha do filme, relacionando-o ao conteúdo de genética, encaminhe para  o  e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Introdução à Bioética

Semana de 09 a 12 de novembro

· Ler o texto disponível no link:

· https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/bioetica.htm

· Elaborar um breve resumo

· Entrega até 01 de dezembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOs EJA -2TA -2TB- 2TC -2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Video

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Esta Aula vamos entender sobre desigualdade, assista o vídeo e faça uma reflexão

Desigualdade social

https://www.youtube.com/watch?v=6Geku1I2GMs

Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica

Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa

animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.

Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.

Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?

Experimento: Título: Fazendo Pipoca.

Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.

Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.

Discussão sobre o experimento

Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.

Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.

Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .

O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.

Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.

Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.

Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.

Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.

ATIVIDADE:

1. O que é processo termodinâmico?

2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 09 a 12/11/2020

Turmas: 2 termos A, B, C e D

1. Determine as massas moleculares das substâncias abaixo:

a) N2

b) CO2

c) HNO3

d) H2SO4

e) C6H12O6

f) Ca(OH)2

g) Ca(ClO3)2

h) (NH4)2SO4

i) Ca3(PO4)2

j) Al(OH)3

Dados: N:14u; C:12u; O:16u H:1u; S:32u; Ca:40u; Cl:35,5u; P:31u; Al: 27u

U: unidade de massa atômica

O Cálculo consiste em multiplicar antes pelo número de átomos para depois somar.

Exemplo: H2CO3

2xH+C+3xO

2x1+ 12+3x16=

2 + 12 +48 =62u

As respostas deverão ser enviadas para proedjane@outlook.com

Geografia/ProfºRicardo

Lê o texto e responder as questões

Biomas terrestres

 

Os biomas são espaços geográficos que apresentam um somatório de ecossistemas vizinhos e semelhantes. Eles podem ser divididos em terrestres e aquáticos.

Os biomas (bio = vida; oma = proliferação) são espaços geográficos que apresentam um somatório de ecossistemas vizinhos e semelhantes. O ambiente terrestre é dividido em grandes comunidades, apresentando características distintas entre si, e essa classificação dos biomas é baseada em ligações dos aspectos biológicos e físicos (clima, relevo, vegetação) de uma determinada formação. No entanto, os sistemas ambientais utilizam-se da classificação de vegetação para melhor evidenciar as diversas paisagens naturais (biomas).

 

Os biomas podem ser divididos em aquáticos e terrestres:

 

 

Biomas aquáticos: oceanos e rios.

 

Oceanos: Representam 70% da superfície terrestre, sendo, portanto, o maior ecossistema do planeta.

 

Rios: São ecossistemas de fundamental importância para a manutenção da vida terrestre.

 

 

Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.

 

Tundra: Bioma típico do hemisfério norte, entre as latitudes 60° e 80° Norte. A vegetação é composta por capim e junco. A fauna é representada por renas, roedores, raposas, lebres, insetos, aves, etc.

 

Floresta Boreal: Também conhecida como taiga, a floresta boreal é o bioma típico de regiões de clima frio, estando localizada no hemisfério norte, ao sul da tundra. As plantas são coníferas e os principais animais são lobos, ursos, cercos e alces.

 

Floresta Temperada: Localizada em regiões de clima temperado, a floresta temperada apresenta as quatro estações do ano bem definidas. Esse bioma está presente na Europa e na América do Norte. Sua vegetação é formada por bordos, carvalhos, faias, entre outros. A fauna é representada por esquilos, javalis, leões, etc.

 

Floresta Tropical: Compreende as regiões próximas à linha do Equador. Esse bioma apresenta temperatura e médias pluviométricas elevadas. É o bioma que possui a maior diversidade de espécies. Sua fauna é representada por onças, antas, macacos, várias aves, répteis, entre outros.

 

Campos: Os campos são encontrados em regiões tropicais e em regiões temperadas. São caracterizados por grandes formações abertas com predominância de gramíneas e arbustos de pequeno porte.

 

Desertos: Estão localizados nas latitudes 30° Sul e 30° Norte. São regiões hiperáridas, áridas e semiáridas, e apresentam índices pluviométricos baixíssimos. A paisagem vegetal está ausente na maior parte desse bioma, exceto nas áreas de oásis

 

Questões

 

1 O que significa Biomas

2 Como se caracteriza os biomas?

3 Quais as características do bioma tundra?

4 Como a localização terrestre determina as características dos biomas terrestres? 

História/ProfºSilvio

TURMAS: 2A, 2B, 2TA, 2TB

A atividade dessa semana é a mesma da anterior. Os alunos que já realizaram não precisam fazer novamente. Isso está acontecendo para dar outra oportunidade aos alunos que ainda não fizeram.

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e as consequências de tal disputa.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

AVALIAÇÃO: Com base no texto introdutório responder a questão abaixo

SEMANA: de 09 a 12 de novembro

Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?


 



ATIVIDADE

DEFINA AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO SOCIALISMO E DO CAPITALISMO

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2ºTermo A 


Professora: Maria Antonia Marcantonio


Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês


Semana: de 09 à 12 de novembro de 2020.


4o. Bimestre


Período: Noturno


Tema: Mercado de Trabalho


Conteúdo: Estratégias de Leitura


Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"


no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 

"The New York Times" em 05 de novembro de 2020 sobre a ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NOS ESTADOS UNIDOS DA 

AMÉRICA U.S.A. 

Em seguida escreva em seu caderno na sequência:

 1. Qual é o assunto tratado (manchete)?

 2.É fato ou é ficção/imaginação?

 3. Quem são os candidatos ao cargo de presidente nos U.S.A.?,

 4. Quantos votos já foram apurados para Joseph R. Biden?

 5.Quantos votos já foram apurados para Donald J. Trump ?

 6. Qual a porcentagem a favor de Joseph R. Biden Jr.?

 7. Qual a porcentagema favor de Donald J. Trump? 

 8. Quais são os partidos que estão disputando a eleição? 

 9. Qual é o partido de Joseph R. Biden?

 10. Qual é o partido de Donald J. Trump?

Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


THE NEW YORK TIMES


Thursday, November 05, 2020


Tensions Rise as States Release More Results in Tight Race


President TO WIN 270


Joseph R. Biden Jr. 253 Donald J. Trump 214

71,962,752 votes (50.4%) 68,360,149 votes (47.9%)


Senate 50

DEMOCRATS 48 REPUBLICANS 48

+1 seat -1 seat


House 218

DEMOCRATS 205 REPUBLICANS 190

-5 seats +6 seats


Língua portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A, B, C  e  D  - Língua Portuguesa – Professora Claudia

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br



Analise os fragmentos a seguir e assinale a alternativa que indique as tipologias textuais às quais eles pertencem:

 

Texto I

“Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na pedra o cachimbo. Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque (...)”. (Dalton Trevisan – Uma vela para Dario).

 

Texto 2

“Era um homem alto, robusto, muito forte, que caminhava lentamente, como se precisasse fazer esforço para movimentar seu corpo gigantesco. Tinha, em contrapartida, uma cara de menino, que a expressão alegre acentuava ainda mais.”

 

Texto 3

Novas tecnologias

Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo” “fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado.

Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento.

Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.

SAMPAIO, A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 1 mar. 2013 (adaptado).

 

Texto 4

Modo de preparo:

1.    Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por 5 minutos;

2.    Depois, numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes, misturando tudo, menos o fermento;

3.    Esse é misturado lentamente com uma colher;

4.    Asse em forno preaquecido (180° C) por 40 minutos.

 

Assinale a alternativa que indique as tipologias textuais às quais eles pertencem:

a) narração – descrição – dissertação – prescrição.

b) descrição – narração – dissertação – prescrição.

c) dissertação – prescrição – descrição – narração.

d) prescrição – descrição – dissertação – narração.

 

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2TA 2TB

ATIVIDADE , 4º BIMESTRE de 09/11/2020 à 12/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

Essa semana o aluno deverá acompanhar as tele aulas pelo centro de mídias no aplicativo, não sendo possível acompanhar pelo facebook ou youtube ou ainda por canal de TV aberta.

Poderá ainda colocar as atividades de outros bimestres em dia, acessando as mesmas pelo blog da escola com link abaixo.

https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/


-------------------------------------------------------------

                                             2º TB /Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2ª TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

Leitura Dramática

Sarau e leitura dramática são boas atividades para trabalhar a fluência leitora.

Educação

 

Há atividades que propiciam a fluência leitora e que merecem espaço na escola: o sarau poético ou literário, o teatro lido ou a leitura dramática de textos e a leitura para gravação de CD. Estas atividades devem estar vinculadas a projetos ou sequências didáticas para seu desenvolvimento.

Ainda são raros os projetos didáticos cujo produto final seja somente uma atividade de leitura. É comum vermos projetos que envolvem leitura, mas o produto é sempre uma produção escrita. E esse é outro ponto importante a ser abordado: nem toda proposta de leitura precisa envolver uma proposta de escrita. Ler por ler é também atividade da escola e ler para apresentar a outras pessoas é um grande desafio.

Há práticas recorrentes de desenhos após a leitura – sejam de trechos que o aluno mais gostou, de personagens da história, de cenários ou do desfecho -, além de questões para serem respondidas a título de “interpretação do texto”. As práticas de leitura se tornam chatas, sem sentido para os alunos, que preferem não ler por terem que cumprir uma tarefa posterior.

                    

Dentre as atividades que favorecem o trabalho com fluência leitora, o sarau envolve a escolha dos textos e a preparação da apresentação, considerando um público externo. Pode contar com música de fundo, apresentações de vários grupos ou pessoas em horários alternados, e deve considerar um único gênero – por exemplo, sarau de poesias ou de contos.

A leitura dramática – também chamada de teatro lido – é a leitura em voz alta de uma obra teatral para o público e exige interpretação por meio de expressões faciais, gestos e entonação. A leitura dramática pode contar com uma direção (como em uma peça teatral), trilha sonora, figurino e até mesmo cenário ou alguns objetos de cena. Pode também ser uma leitura sem outros recursos além das falas dos personagens, marcadas por pessoas diferentes ou diferentes vozes. Os alunos podem estar sentados ou em pé, um ao lado do outro.

Outra proposta é a leitura de contos para a gravação de um CD a ser entregue para outra turma ou a uma instituição. Os alunos selecionam os textos de acordo com seus ouvintes, ensaiam a leitura e leem para a gravação, o que requer muitas idas e vindas. Gravam, ouvem, corrigem e gravam novamente, atentos ao tom de voz e às entonações dadas, podendo haver músicas de fundo ou sons de efeito.

Fonte do texto: https://escolalumni.com.br/sarau-e-leitura-dramatica-sao-boas-atividades-para-trabalhar-a-fluencia-leitora/

 

Responda: Em poucas palavras, o que é em que ajuda a Leitura Dramática?

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 09/11/2020 a 12/11/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                            – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:  

  • Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina.

Atividades:

 Faça uma resenha sobre o filme, relacionando-o ao conteúdo de genética.

Tempo para realização: Uma semana.       De 09/11 a 13/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 












Atividade Semana

Assistir o Filme “O óleo de Lorenzo"

 



 

                                                   

 

Faça uma resenha do filme, relacionando-o ao conteúdo de genética, encaminhe para  o  e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Introdução à Bioética

Semana de 09 a 12 de novembro

· Ler o texto disponível no link:

· https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/bioetica.htm

· Elaborar um breve resumo

· Entrega até 01 de dezembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOs EJA -2TA -2TB- 2TC -2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Video

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Esta Aula vamos entender sobre desigualdade, assista o vídeo e faça uma reflexão

Desigualdade social

https://www.youtube.com/watch?v=6Geku1I2GMs

Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica

Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa

animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.

Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.

Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?

Experimento: Título: Fazendo Pipoca.

Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.

Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.

Discussão sobre o experimento

Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.

Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.

Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .

O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.

Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.

Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.

Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.

Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.

ATIVIDADE:

1. O que é processo termodinâmico?

2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 09 a 12/11/2020

Turmas: 2 termos A, B, C e D

1. Determine as massas moleculares das substâncias abaixo:

a) N2

b) CO2

c) HNO3

d) H2SO4

e) C6H12O6

f) Ca(OH)2

g) Ca(ClO3)2

h) (NH4)2SO4

i) Ca3(PO4)2

j) Al(OH)3

Dados: N:14u; C:12u; O:16u H:1u; S:32u; Ca:40u; Cl:35,5u; P:31u; Al: 27u

U: unidade de massa atômica

O Cálculo consiste em multiplicar antes pelo número de átomos para depois somar.

Exemplo: H2CO3

2xH+C+3xO

2x1+ 12+3x16=

2 + 12 +48 =62u

As respostas deverão ser enviadas para proedjane@outlook.com

Geografia/ProfºRicardo

Lê o texto e responder as questões

Biomas terrestres

 

Os biomas são espaços geográficos que apresentam um somatório de ecossistemas vizinhos e semelhantes. Eles podem ser divididos em terrestres e aquáticos.

Os biomas (bio = vida; oma = proliferação) são espaços geográficos que apresentam um somatório de ecossistemas vizinhos e semelhantes. O ambiente terrestre é dividido em grandes comunidades, apresentando características distintas entre si, e essa classificação dos biomas é baseada em ligações dos aspectos biológicos e físicos (clima, relevo, vegetação) de uma determinada formação. No entanto, os sistemas ambientais utilizam-se da classificação de vegetação para melhor evidenciar as diversas paisagens naturais (biomas).

 

Os biomas podem ser divididos em aquáticos e terrestres:

 

 

Biomas aquáticos: oceanos e rios.

 

Oceanos: Representam 70% da superfície terrestre, sendo, portanto, o maior ecossistema do planeta.

 

Rios: São ecossistemas de fundamental importância para a manutenção da vida terrestre.

 

 

Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.

 

Tundra: Bioma típico do hemisfério norte, entre as latitudes 60° e 80° Norte. A vegetação é composta por capim e junco. A fauna é representada por renas, roedores, raposas, lebres, insetos, aves, etc.

 

Floresta Boreal: Também conhecida como taiga, a floresta boreal é o bioma típico de regiões de clima frio, estando localizada no hemisfério norte, ao sul da tundra. As plantas são coníferas e os principais animais são lobos, ursos, cercos e alces.

 

Floresta Temperada: Localizada em regiões de clima temperado, a floresta temperada apresenta as quatro estações do ano bem definidas. Esse bioma está presente na Europa e na América do Norte. Sua vegetação é formada por bordos, carvalhos, faias, entre outros. A fauna é representada por esquilos, javalis, leões, etc.

 

Floresta Tropical: Compreende as regiões próximas à linha do Equador. Esse bioma apresenta temperatura e médias pluviométricas elevadas. É o bioma que possui a maior diversidade de espécies. Sua fauna é representada por onças, antas, macacos, várias aves, répteis, entre outros.

 

Campos: Os campos são encontrados em regiões tropicais e em regiões temperadas. São caracterizados por grandes formações abertas com predominância de gramíneas e arbustos de pequeno porte.

 

Desertos: Estão localizados nas latitudes 30° Sul e 30° Norte. São regiões hiperáridas, áridas e semiáridas, e apresentam índices pluviométricos baixíssimos. A paisagem vegetal está ausente na maior parte desse bioma, exceto nas áreas de oásis

 

Questões

 

1 O que significa Biomas

2 Como se caracteriza os biomas?

3 Quais as características do bioma tundra?

4 Como a localização terrestre determina as características dos biomas terrestres? 

História/ProfºSilvio

TURMAS: 2A, 2B, 2TA, 2TB

A atividade dessa semana é a mesma da anterior. Os alunos que já realizaram não precisam fazer novamente. Isso está acontecendo para dar outra oportunidade aos alunos que ainda não fizeram.

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e as consequências de tal disputa.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

AVALIAÇÃO: Com base no texto introdutório responder a questão abaixo

SEMANA: de 09 a 12 de novembro

Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?


 



ATIVIDADE

DEFINA AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO SOCIALISMO E DO CAPITALISMO

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2ºTermo B


Professora: Maria Antonia Marcantonio


Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês


Semana: de 09 à 12 de novembro de 2020.


4o. Bimestre


Período: Noturno


Tema: Mercado de Trabalho


Conteúdo: Estratégias de Leitura


Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"


no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 

"The New York Times" em 05 de novembro de 2020 sobre a ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NOS ESTADOS UNIDOS DA 

AMÉRICA U.S.A. 

Em seguida escreva em seu caderno na sequência:

 1. Qual é o assunto tratado (manchete)?

 2.É fato ou é ficção/imaginação?

 3. Quem são os candidatos ao cargo de presidente nos U.S.A.?,

 4. Quantos votos já foram apurados para Joseph R. Biden?

 5.Quantos votos já foram apurados para Donald J. Trump ?

 6. Qual a porcentagem a favor de Joseph R. Biden Jr.?

 7. Qual a porcentagem a favor de Donald J. Trump? 

 8. Quais são os partidos que estão disputando a eleição? 

 9. Qual é o partido de Joseph R. Biden?

 10. Qual é o partido de Donald J. Trump?

Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


THE NEW YORK TIMES


Thursday, November 05, 2020


Tensions Rise as States Release More Results in Tight Race


President TO WIN 270


Joseph R. Biden Jr. 253 Donald J. Trump 214

71,962,752 votes (50.4%) 68,360,149 votes (47.9%)


Senate 50

DEMOCRATS 48 REPUBLICANS 48

+1 seat -1 seat


House 218

DEMOCRATS 205 REPUBLICANS 190

-5 seats +6 seats

Língua portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A, B, C  e  D  - Língua Portuguesa – Professora Claudia

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br



Analise os fragmentos a seguir e assinale a alternativa que indique as tipologias textuais às quais eles pertencem:

 

Texto I

“Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na pedra o cachimbo. Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque (...)”. (Dalton Trevisan – Uma vela para Dario).

 

Texto 2

“Era um homem alto, robusto, muito forte, que caminhava lentamente, como se precisasse fazer esforço para movimentar seu corpo gigantesco. Tinha, em contrapartida, uma cara de menino, que a expressão alegre acentuava ainda mais.”

 

Texto 3

Novas tecnologias

Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo” “fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado.

Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento.

Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.

SAMPAIO, A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 1 mar. 2013 (adaptado).

 

Texto 4

Modo de preparo:

1.    Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por 5 minutos;

2.    Depois, numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes, misturando tudo, menos o fermento;

3.    Esse é misturado lentamente com uma colher;

4.    Asse em forno preaquecido (180° C) por 40 minutos.

 

Assinale a alternativa que indique as tipologias textuais às quais eles pertencem:

a) narração – descrição – dissertação – prescrição.

b) descrição – narração – dissertação – prescrição.

c) dissertação – prescrição – descrição – narração.

d) prescrição – descrição – dissertação – narração.

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2TA 2TB

ATIVIDADE , 4º BIMESTRE de 09/11/2020 à 12/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

Essa semana o aluno deverá acompanhar as tele aulas pelo centro de mídias no aplicativo, não sendo possível acompanhar pelo facebook ou youtube ou ainda por canal de TV aberta.

Poderá ainda colocar as atividades de outros bimestres em dia, acessando as mesmas pelo blog da escola com link abaixo.

https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

--------------------------------------------------------


                                        

                                               

                                         2º TC /Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2ª TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

Leitura Dramática

Sarau e leitura dramática são boas atividades para trabalhar a fluência leitora.

Educação

 

Há atividades que propiciam a fluência leitora e que merecem espaço na escola: o sarau poético ou literário, o teatro lido ou a leitura dramática de textos e a leitura para gravação de CD. Estas atividades devem estar vinculadas a projetos ou sequências didáticas para seu desenvolvimento.

Ainda são raros os projetos didáticos cujo produto final seja somente uma atividade de leitura. É comum vermos projetos que envolvem leitura, mas o produto é sempre uma produção escrita. E esse é outro ponto importante a ser abordado: nem toda proposta de leitura precisa envolver uma proposta de escrita. Ler por ler é também atividade da escola e ler para apresentar a outras pessoas é um grande desafio.

Há práticas recorrentes de desenhos após a leitura – sejam de trechos que o aluno mais gostou, de personagens da história, de cenários ou do desfecho -, além de questões para serem respondidas a título de “interpretação do texto”. As práticas de leitura se tornam chatas, sem sentido para os alunos, que preferem não ler por terem que cumprir uma tarefa posterior.

                    

Dentre as atividades que favorecem o trabalho com fluência leitora, o sarau envolve a escolha dos textos e a preparação da apresentação, considerando um público externo. Pode contar com música de fundo, apresentações de vários grupos ou pessoas em horários alternados, e deve considerar um único gênero – por exemplo, sarau de poesias ou de contos.

A leitura dramática – também chamada de teatro lido – é a leitura em voz alta de uma obra teatral para o público e exige interpretação por meio de expressões faciais, gestos e entonação. A leitura dramática pode contar com uma direção (como em uma peça teatral), trilha sonora, figurino e até mesmo cenário ou alguns objetos de cena. Pode também ser uma leitura sem outros recursos além das falas dos personagens, marcadas por pessoas diferentes ou diferentes vozes. Os alunos podem estar sentados ou em pé, um ao lado do outro.

Outra proposta é a leitura de contos para a gravação de um CD a ser entregue para outra turma ou a uma instituição. Os alunos selecionam os textos de acordo com seus ouvintes, ensaiam a leitura e leem para a gravação, o que requer muitas idas e vindas. Gravam, ouvem, corrigem e gravam novamente, atentos ao tom de voz e às entonações dadas, podendo haver músicas de fundo ou sons de efeito.

Fonte do texto: https://escolalumni.com.br/sarau-e-leitura-dramatica-sao-boas-atividades-para-trabalhar-a-fluencia-leitora/

 

Responda: Em poucas palavras, o que é em que ajuda a Leitura Dramática?

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 09/11/2020 a 12/11/2020.

Biologia/ProfºBenedita


E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                            – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:  

  • Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina.

Atividades:

 Faça uma resenha sobre o filme, relacionando-o ao conteúdo de genética.

Tempo para realização: Uma semana.       De 09/11 a 13/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 












Atividade Semana

Assistir o Filme “O óleo de Lorenzo"

 



 

                                                   

 

Faça uma resenha do filme, relacionando-o ao conteúdo de genética, encaminhe para  o  e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Introdução à Bioética

Semana de 09 a 12 de novembro

· Ler o texto disponível no link:

· https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/bioetica.htm

· Elaborar um breve resumo

· Entrega até 01 de dezembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOs EJA -2TA -2TB- 2TC -2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Video

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Esta Aula vamos entender sobre desigualdade, assista o vídeo e faça uma reflexão

Desigualdade social

https://www.youtube.com/watch?v=6Geku1I2GMs

Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica

Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa

animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.

Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.

Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?

Experimento: Título: Fazendo Pipoca.

Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.

Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.

Discussão sobre o experimento

Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.

Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.

Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .

O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.

Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.

Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.

Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.

Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.

ATIVIDADE:

1. O que é processo termodinâmico?

2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 09 a 12/11/2020

Turmas: 2 termos A, B, C e D

1. Determine as massas moleculares das substâncias abaixo:

a) N2

b) CO2

c) HNO3

d) H2SO4

e) C6H12O6

f) Ca(OH)2

g) Ca(ClO3)2

h) (NH4)2SO4

i) Ca3(PO4)2

j) Al(OH)3

Dados: N:14u; C:12u; O:16u H:1u; S:32u; Ca:40u; Cl:35,5u; P:31u; Al: 27u

U: unidade de massa atômica

O Cálculo consiste em multiplicar antes pelo número de átomos para depois somar.

Exemplo: H2CO3

2xH+C+3xO

2x1+ 12+3x16=

2 + 12 +48 =62u

As respostas deverão ser enviadas para proedjane@outlook.com

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 2º anos C, D, E e 2ºT C. Durante a semana de 09 a 12/11/20

 

Pangeia” (do grego Pan “todo”, e Gea ou Géia, “terra”) que significa “Toda a Terra”, foi uma colossal massa sólida que formava um único continente, o qual era cercado por um único oceano, o Pantalassa.

A teoria de que os continentes não estiveram sempre nas suas posições atuais foi sugerido pela primeira vez em 1596 pelo holandês Abraham Ortelius, conhecido como pai do Atlas Moderno.

Há 200 milhões de anos existia um único supercontinente: o Pangeia. Ele se fragmentou há 130 milhões de anos em Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do SulÁfricaÍndiaAustrália Antártida) e, há 84 milhões de anos, houve a separação entre a América do Norte e Eurásia e entre a América do Sul, ÁfricaOceania e Índia, que se tornou uma ilha no oceano Índico.

Por fim, a Índia colidiu com a Ásia, juntando-se ao continente, conforme figura abaixo:



·         

Segundo a teoria da deriva continental, o supercontinente Pangeia dividiu-se há cerca de 225 - 200 milhões de anos, tendo-se posteriormente fragmentado até produzir os continentes atualmente existentes

Somente em 1912 é que a ideia do movimento dos continentes foi seriamente considerada como uma teoria científica designada por "Deriva dos Continentes" e publicada em dois artigos pelo meteorologista alemão Alfred Lothar Wegener. Ele argumentou que há cerca de 200 milhões de anos, ainda na Era Paleozóica, havia um supercontinente "mãe" - Pangeia - e um gigantesco oceano chamado Pantalassa.

O Pangeia começou a fraturar-se, primeiro se dividiu em dois grandes continentes, Laurásia e Gondwana. Entre os dois, formou-se um mar relativamente raso: o Mar de Tétis.

Laurásia e Gondwana continuaram então a fraturar-se ao longo dos tempos, dando origem aos atuais continentes. A Índia, por exemplo, soltou-se de Gondwana formando uma ilha. Na Era cenozóica as formas dos continentes começaram a se assemelhar às formas atuais.

Era cenozóica

Nessa Era, a Índia se chocou contra o continente asiático com tamanha pressão que do choque entre as placas resultou a formação da cordilheira do Himalaia, onde fica o monte Everest, o mais alto do planeta.

Uma das evidências mais claras da deriva continental é o "encaixe" quase perfeito entre os litorais leste da América do Sul e oeste da África. A separação entre a África e a América do Sul decorreu da movimentação constante das placas tectônicas sobre o manto, movimento esse que aconteceu em todo o planeta.

Pode-se dizer que a posição dos continentes vem se modificando no decorrer da história da Terra. Essa constatação é resultado de estudos recentes, realizados principalmente a partir de meados do século 20.

Esse movimento dos continentes deve-se ao movimento das placas tectônicas, responsável também por abalos sísmicos e atividades vulcânicas.


Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 2º anos C, D, E e 2ºT C. durante a semana de 09 a 12/11/20

LEMBRETE: este conteúdo faz parte dos conteúdos do caderno do aluno que estamos estudando, por isso o aluno fique à vontade em olhar a apostila, pesquisar livros, sites e youtube sobre o tema.

As devolutivas devem ser respondidas como sempre: perguntas, respostas juntamente com nome, série e postadas no E-mail ediliberato@hotmail.com

1ª questão

 Em 1556, o cartógrafo Abraham Ortelius já sugeria que os continentes estiveram, em outra época, interligados em uma só porção continental. Tal suposição, séculos mais tarde, originou a Teoria da Deriva Continental. O que fez o elaborador de mapas chegar a essa conclusão foi:

A). (  )  A forma com que alguns continentes parecem se encaixar (como a costa leste brasileira com a costa oeste da África).

B) . (  ) O fato de que as espécies expostas em seus mapas eram as mesmas em diversas regiões do mundo conhecido na época.

C). (  )  O sonho dos cartógrafos de todo mundo colonial em descobrir cada vez mais novas terras.

D). (  ) fato de as feições dos continentes aparentar que esses passaram por bruscos movimentos causados por deslocamentos repentinos.

E). (  ) Pelo fato de, em suas constantes observações, os continentes nunca se encontrarem nas mesmas faixas de latitudes e longitudes.


2ª questão:

 A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912. Segundo este autor a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o período Mesozóico, como se fosse uma espécie de nata flutuando sobre um magma semilíquido e passeando em diferentes direções.

Assinale a alternativa que contém o nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial.

A) (  ) Gaia

B) (  )  Placas Tectônicas

C)  (  ) folhelhos de Wegener

D) (  ) fitis

E) (  ) Pangeia

 

 

3ª questão:

 Quais os nomes das massas de Terra resultantes da divisão do continente inicial?

A) (  )  Laurásia e Antártida.

B) (  ) Laurásia e Pangeia.

C) (  ) Pangeia e Gondwana.

D) (  )  Laurásia e Gondwana.

E) (  )  Antártida e Pangeia.

História/ProfºSergio


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 12 e 13/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:  Adjetivos - adjectives

Os adjetivos (adjectives) são palavras que caracterizam, modificam os substantivos (seres, animais, objetos, etc).

Essa caracterização pode expressar qualidade, defeito, estado ou condição.

Também são invariáveis (não mudam) relativamente ao gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Ou seja, um mesmo adjetivo é utilizado para caracterizar um substantivo no masculino, no feminino, no singular e no plural.

I have a new life. (Tenho uma vida nova.)

John has a new car. (John tem um carro novo.)

They have two new cars. (Eles têm dois carros novos.)

 

Diferentemente do que acontece no português, na língua inglesa os adjetivos geralmente aparecem antes do substantivo principal.

 

Kamilla and Daniel are excellent students. (Kamilla e Daniel são excelentes alunos.)

Peter got a new phone as a birthday gift. (Rafael ganhou um telefone novo de presente de aniversário.)

Rafaela took nice pictures at the party. (Rafaela tirou fotos legais na festa.)

 

Matéria completa sobre os adjetivos em inglês em: https://www.todamateria.com.br/adjetivos-em-ingles-adjectives/

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1) Leia a explicação e responda:

a) O que são os adjetivos?

b) Os adjetivos podem mudar para masculino, feminino ou plural? Por quê?

c) Geralmente, qual a posição dos adjetivos em Inglês?

2). Complete as frases abaixo escolhendo a lacuna correta para posicionar os adjetivos entre parênteses.

a) I have a ____________ bag ____________. (black)

b) He is a ____________kid ____________. (smart)

c) We are ____________ friends_________. (good)

d) Mary and John are __________ people________ (nervous)

3) Coloque as frases em ordem

a) White – The cats – are

b) broken – is – My chair

c) have – I – life now - a better

d) are – You – person – a  - boring

4) Crie uma frase com um adjetivo.

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A, B, C  e  D  - Língua Portuguesa – Professora Claudia

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br



Analise os fragmentos a seguir e assinale a alternativa que indique as tipologias textuais às quais eles pertencem:

 

Texto I

“Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na pedra o cachimbo. Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque (...)”. (Dalton Trevisan – Uma vela para Dario).

 

Texto 2

“Era um homem alto, robusto, muito forte, que caminhava lentamente, como se precisasse fazer esforço para movimentar seu corpo gigantesco. Tinha, em contrapartida, uma cara de menino, que a expressão alegre acentuava ainda mais.”

 

Texto 3

Novas tecnologias

Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo” “fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado.

Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento.

Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.

SAMPAIO, A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 1 mar. 2013 (adaptado).

 

Texto 4

Modo de preparo:

1.    Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por 5 minutos;

2.    Depois, numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes, misturando tudo, menos o fermento;

3.    Esse é misturado lentamente com uma colher;

4.    Asse em forno preaquecido (180° C) por 40 minutos.

 

Assinale a alternativa que indique as tipologias textuais às quais eles pertencem:

a) narração – descrição – dissertação – prescrição.

b) descrição – narração – dissertação – prescrição.

c) dissertação – prescrição – descrição – narração.

d) prescrição – descrição – dissertação – narração.

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 09 a 12/11

Atividades Matemática

Calcule o determinante da Matriz que segue:

2 3 1

3 5 1

2 1 1

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


-------------------------------------------------------------

                                             2º TD /Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2ª TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

Leitura Dramática

Sarau e leitura dramática são boas atividades para trabalhar a fluência leitora.

Educação

 

Há atividades que propiciam a fluência leitora e que merecem espaço na escola: o sarau poético ou literário, o teatro lido ou a leitura dramática de textos e a leitura para gravação de CD. Estas atividades devem estar vinculadas a projetos ou sequências didáticas para seu desenvolvimento.

Ainda são raros os projetos didáticos cujo produto final seja somente uma atividade de leitura. É comum vermos projetos que envolvem leitura, mas o produto é sempre uma produção escrita. E esse é outro ponto importante a ser abordado: nem toda proposta de leitura precisa envolver uma proposta de escrita. Ler por ler é também atividade da escola e ler para apresentar a outras pessoas é um grande desafio.

Há práticas recorrentes de desenhos após a leitura – sejam de trechos que o aluno mais gostou, de personagens da história, de cenários ou do desfecho -, além de questões para serem respondidas a título de “interpretação do texto”. As práticas de leitura se tornam chatas, sem sentido para os alunos, que preferem não ler por terem que cumprir uma tarefa posterior.

                    

Dentre as atividades que favorecem o trabalho com fluência leitora, o sarau envolve a escolha dos textos e a preparação da apresentação, considerando um público externo. Pode contar com música de fundo, apresentações de vários grupos ou pessoas em horários alternados, e deve considerar um único gênero – por exemplo, sarau de poesias ou de contos.

A leitura dramática – também chamada de teatro lido – é a leitura em voz alta de uma obra teatral para o público e exige interpretação por meio de expressões faciais, gestos e entonação. A leitura dramática pode contar com uma direção (como em uma peça teatral), trilha sonora, figurino e até mesmo cenário ou alguns objetos de cena. Pode também ser uma leitura sem outros recursos além das falas dos personagens, marcadas por pessoas diferentes ou diferentes vozes. Os alunos podem estar sentados ou em pé, um ao lado do outro.

Outra proposta é a leitura de contos para a gravação de um CD a ser entregue para outra turma ou a uma instituição. Os alunos selecionam os textos de acordo com seus ouvintes, ensaiam a leitura e leem para a gravação, o que requer muitas idas e vindas. Gravam, ouvem, corrigem e gravam novamente, atentos ao tom de voz e às entonações dadas, podendo haver músicas de fundo ou sons de efeito.

Fonte do texto: https://escolalumni.com.br/sarau-e-leitura-dramatica-sao-boas-atividades-para-trabalhar-a-fluencia-leitora/

 

Responda: Em poucas palavras, o que é em que ajuda a Leitura Dramática?

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 09/11/2020 a 12/11/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                            – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:  

  • Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina.

Atividades:

 Faça uma resenha sobre o filme, relacionando-o ao conteúdo de genética.

Tempo para realização: Uma semana.       De 09/11 a 13/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 












Atividade Semana

Assistir o Filme “O óleo de Lorenzo"

 



 

                                                   

 

Faça uma resenha do filme, relacionando-o ao conteúdo de genética, encaminhe para  o  e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

Filosofia/ProfºIslilia

São Paulo,09 de Novembro 2020

Professora: Islilia

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 09/11/20 a 12/11/20

Atividade: Fazer a interpretação.

Objetivo: Posicionamento social do homem moderno.

Obs: Qual é seu ponto de vista?

“ Como o homem moderno se sente ao mesmo tempo como o vendedor e a mercadoria, sua autoestima depende de condições que escapam a seu controle. Se ele tiver sucesso será “ valioso; ”se não, imprestável. O grau de insegurança daí resultante dificilmente poderá ser exagerado.( Fromm, Análise do homem,p.73.)”

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOs EJA -2TA -2TB- 2TC -2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Video

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Esta Aula vamos entender sobre desigualdade, assista o vídeo e faça uma reflexão

Desigualdade social

https://www.youtube.com/watch?v=6Geku1I2GMs

Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica

Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa

animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.

Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.

Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?

Experimento: Título: Fazendo Pipoca.

Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.

Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.

Discussão sobre o experimento

Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.

Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.

Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .

O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.

Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.

Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.

Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.

Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.

ATIVIDADE:

1. O que é processo termodinâmico?

2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 09 a 12/11/2020

Turmas: 2 termos A, B, C e D

1. Determine as massas moleculares das substâncias abaixo:

a) N2

b) CO2

c) HNO3

d) H2SO4

e) C6H12O6

f) Ca(OH)2

g) Ca(ClO3)2

h) (NH4)2SO4

i) Ca3(PO4)2

j) Al(OH)3

Dados: N:14u; C:12u; O:16u H:1u; S:32u; Ca:40u; Cl:35,5u; P:31u; Al: 27u

U: unidade de massa atômica

O Cálculo consiste em multiplicar antes pelo número de átomos para depois somar.

Exemplo: H2CO3

2xH+C+3xO

2x1+ 12+3x16=

2 + 12 +48 =62u

As respostas deverão ser enviadas para proedjane@outlook.com

Geografia/ProfºVanildo

 

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA

2TD 4ºBimestre SEMANA 09 a 12/11

 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

O Brasil das águas

  O território nacional conta com aproximadamente 12% da água doce disponível no planeta, presente em rios de grande volume de água, como os da Amazônia, e em diferentes regiões hidrográficas. Expressão criada em 2003 para designar a divisão hidrográfica do País em 12 regiões. Cada uma delas abrange um conjunto de bacias hidrográficas (porções de terras drenadas por um rio e seus afluentes). Mas, assim como em outras partes do mundo, a água aqui também está desigualmente distribuída (ver mapa Brasil: regiões hidrográficas na página seguinte).

  Essa diferença na distribuição de recursos hídricos está associada às dinâmicas climáticas e ao regime de chuvas. Mas a disponibilidade e o acesso à água potável estão igualmente ligados ao modo como os rios, os córregos e os lagos são usados, conforme será visto no Tema 2. O mapa a seguir mostra as regiões hidrográficas do País.



 


Pesquise:

1. Qual o maior rio do mundo?

2. Qual Rio é conhecido como “Rio da Integração Nacional”?

3. Onde fica a maior Planície alagada do mundo?

História/ProfºSergio


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 12 e 13/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:  Adjetivos - adjectives

Os adjetivos (adjectives) são palavras que caracterizam, modificam os substantivos (seres, animais, objetos, etc).

Essa caracterização pode expressar qualidade, defeito, estado ou condição.

Também são invariáveis (não mudam) relativamente ao gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Ou seja, um mesmo adjetivo é utilizado para caracterizar um substantivo no masculino, no feminino, no singular e no plural.

I have a new life. (Tenho uma vida nova.)

John has a new car. (John tem um carro novo.)

They have two new cars. (Eles têm dois carros novos.)

 

Diferentemente do que acontece no português, na língua inglesa os adjetivos geralmente aparecem antes do substantivo principal.

 

Kamilla and Daniel are excellent students. (Kamilla e Daniel são excelentes alunos.)

Peter got a new phone as a birthday gift. (Rafael ganhou um telefone novo de presente de aniversário.)

Rafaela took nice pictures at the party. (Rafaela tirou fotos legais na festa.)

 

Matéria completa sobre os adjetivos em inglês em: https://www.todamateria.com.br/adjetivos-em-ingles-adjectives/

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1) Leia a explicação e responda:

a) O que são os adjetivos?

b) Os adjetivos podem mudar para masculino, feminino ou plural? Por quê?

c) Geralmente, qual a posição dos adjetivos em Inglês?

2). Complete as frases abaixo escolhendo a lacuna correta para posicionar os adjetivos entre parênteses.

a) I have a ____________ bag ____________. (black)

b) He is a ____________kid ____________. (smart)

c) We are ____________ friends_________. (good)

d) Mary and John are __________ people________ (nervous)

3) Coloque as frases em ordem

a) White – The cats – are

b) broken – is – My chair

c) have – I – life now - a better

d) are – You – person – a  - boring

4) Crie uma frase com um adjetivo.

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A, B, C  e  D  - Língua Portuguesa – Professora Claudia

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br



Analise os fragmentos a seguir e assinale a alternativa que indique as tipologias textuais às quais eles pertencem:

 

Texto I

“Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na pedra o cachimbo. Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque (...)”. (Dalton Trevisan – Uma vela para Dario).

 

Texto 2

“Era um homem alto, robusto, muito forte, que caminhava lentamente, como se precisasse fazer esforço para movimentar seu corpo gigantesco. Tinha, em contrapartida, uma cara de menino, que a expressão alegre acentuava ainda mais.”

 

Texto 3

Novas tecnologias

Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo” “fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado.

Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento.

Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.

SAMPAIO, A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 1 mar. 2013 (adaptado).

 

Texto 4

Modo de preparo:

1.    Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por 5 minutos;

2.    Depois, numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes, misturando tudo, menos o fermento;

3.    Esse é misturado lentamente com uma colher;

4.    Asse em forno preaquecido (180° C) por 40 minutos.

 

Assinale a alternativa que indique as tipologias textuais às quais eles pertencem:

a) narração – descrição – dissertação – prescrição.

b) descrição – narração – dissertação – prescrição.

c) dissertação – prescrição – descrição – narração.

d) prescrição – descrição – dissertação – narração.

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 09 a 12/11

Atividades Matemática

Calcule o determinante da Matriz que segue:

2 3 1

3 5 1

2 1 1

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário