Atividade da semana de 03 a 06 de novembro 2020
Eletivas/Profº Sandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 1º A e 3° A
Matéria
de Eletivas
4º
Bimestre.
Atividade
do período 03/11 Duração de 90 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que o empreendedorismo
estuda?
Habilidade: Analisar,
Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto,
reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Eletivas/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E
LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos Eletronicos e de app;
ATIVIDADES
·
Atividade 1-Realizar a leitrura da reportagem;
·
Atividade
2- Descrever a sua opinião sobre o retorno dos parques;]
E-mail para devolutiva
Data de
entrega até: 10/11/2020
3ºSérie A /Manhã
Arte/ProfºEdlenne
ESCOLA E.E. Salim Farah
Maluf Professora Edlenne Cristina
Disciplina arte
Ensino médio 3ªA 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
Atividade
Fazer uma leitura formal e interpretativa da obra "Roda" de Milton Dacosta
Pergunta
1-O que você acha que está mais diferente?
2-porque Milton Dacosta não
desenhou o rosto das meninas?
3-mesmo
sem ter desenhado o rosto como você imagina que seria expressão dela?
Biologia /Profº Ismael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia E-mail:
ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade com três questões com respostas sobre o tema da anterior, os Celenterados
(Reino Animal). |
Tempo para realização: Uma semana. ( Duas
aulas de 45 minutos cada ). |
Atividade
Realize
uma atividade com três questões com respostas sobre o tema da anterior, os Celenterados (Reino Animal).
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO
ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Educação Física/Prof° Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 03 a 06/11/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 3°
A MANHÃ.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
PENSANDO NO FESTIVAL |
|
Aula I: Pesquise os conceitos de cada tema abaixo:
Tema:
Público Alvo;
Programação;
Infraestrutura;
Logística;
Divulgação;
Staff:
.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Assista
ao vídeo abaixo e depois responda: É possível realizar o festival japonês em
sua escola? Justifique sua resposta.
https://www.youtube.com/watch?v=vufBqk_VQgc.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere. |
Filosofia/Profº Hosana
ATIVIDADE
SEMANAL (03 a 06/11)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101:
Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação
entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a
Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado
LEIA O TEXTO ABAIXO PARA A RELIZAÇÃO DE ATIVIDADES NA
PRÓXIMA SEMANA
ATEÍSMO
Ateísmo é a negação na existência de divindades ou de
qualquer experiência transcendental. Igualmente, o ateísmo só acredita naquilo
que pode ser provado pela ciência e, desse modo, rejeitam os fenômenos baseados
numa crença subjetiva.
Significado de Ateísmo
Ateísmo é uma
palavra que deriva de ateu. Por sua vez, esta tem sua origem do
grego atheos, ou seja “sem deus” (prefixo “a” indicando negação + “theos”,
que significa Deus).
Foi utilizada a
partir do século V a.C., para designar aqueles que não acreditavam nos deuses
ou que desrespeitavam seus lugares sagrados.
Ser Ateu
É difícil precisar o
que seria um ateu, porque isto depende da definição dos termos “Deus” e
“Divindades”, os quais possuem conotações variadas de acordo com as culturas em
que surgem. Além disso, o ateu pode ser alguém que possua uma postura cética em
relação aos fenômenos sobrenaturais e não tenha motivações religiosas. Também
pode ser indiferente às forças paranormais (além do normal) e a morte seria o
fim da existência humana na terra.
Sociologia/Profº Hosana
ATIVIDADE
SEMANAL (03 a 06/11)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
SOCIOLOGIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101:
Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação
entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a
Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema
abordado.
LEIA O TEXTO ABAIXO PARA A RELIZAÇÃO DE ATIVIDADES NA
PRÓXIMA SEMANA
MERITOCRACIA
A definição de
meritocracia no Brasil ganhou força nas duas primeiras décadas do século XXI. A
oposição usava este conceito para criticar o Governo Lula e o Governo Dilma.
No entanto, a
meritocracia, para ser válida, deve propiciar à toda sociedade as mesmas
oportunidades. O Brasil, um país cheio de desigualdades sociais, está longe
de oferecer chances iguais para todos os cidadãos.
Mesmo assim, através
de estórias de pessoas que superaram as dificuldades para estudar, parte da
mídia começou a divulgar que era possível interromper o círculo da miséria
apenas através do próprio esforço.
Fisica/Profº Romeu
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
||||||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana
03/11 a 06/11 |
|||||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A |
||||||
CONTEÚDOS:
Interação elétrica e magnética,
o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.
|
||||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS
Identificar as linhas do campo
magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras
desenhadas, malhas de ferro ou outras representações; Representar o campo
|
||||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 3 ) Produção e consumo eletrico Apostila do 2 bimestre páginas 35 , leia
o texto e responda os exercicios
|
||||||
RECURSOS: Caderno do aluno
livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias,
Youtube, etc.)
|
||||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua
e processual ) com atividade individual e em dupla )
|
||||||
|
DATA: ___/__/_ __ |
|
|
|
Quimica/Profº Lucilene
QUÍMICA
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 03/11 Á 06/11/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Química
Turma: 3ºA 02 aulas semanais (90 minutos)
Tema:
Rapidez nas transformações químicas
Desenvolvimento:
Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente
É possível controlar o tempo que uma reação química leva para ocorrer?
Você já alterou a rapidez de alguma transformação?
Velocidade da reação
Vm = variação da concentração do reagente ou do produto em um intervalo de tempo.
Alguns dos fatores que interfere na velocidade das reações são:- temperatura; - pressão; - concentração; - superfície de contato e catalisador.
1) Como podemos expressar a taxa de rapidez de uma reação?
2) Em que um incêndio, causado por vazamento de gás, qual seria o procedimento mais fácil para apagar a chama do gás: despejar água na chama ou jogar a toalha molhada em cima do local onde está escapando o gás? Justifique sua resposta.
3) Por que o aumento da temperatura aumenta a rapidez de uma reação química?
4) Explique como a concentração pode alterar a rapidez de uma reação química.
5) Qual é a influência da superfície de contato na rapidez de uma reação química?
6) Alguns medicamentos são apresentados na forma de comprimidos que, quando ingeridos, se dissolvem lentamente no líquido presente no tubo digestório, garantindo um efeito prolongado no organismo. Contudo, algumas pessoas, por conta própria, amassam o comprimido antes de tomá-lo. Que inconveniente existe nesse procedimento?
7) Os sais de fruta, nome popular, são medicamentos antiácidos estomacais. Eles podem ser ingeridos como comprimidos ou em pó efervescente. Quando colocamos em água inicia-se uma reação química. Em qual das alternativas esse processo ocorre mais rapidamente:
(A) Em pó na água morna.
(B) Pulverizando em água gelada.
(C) No formato de comprimido em água morna.
(D) Em formato de comprimido em água gelada.
(E) Em pó em água à temperatura ambiente.
8) Diferentes reações químicas, apresentam rapidez distintas. A esse respeito, assinale (C) para as alternativas corretas e (E) para as alternativas erradas.
I- ( ) As explosões podem ser definidas como um processo súbito, violento e ruidoso que provoca a expansão repentina de um gás ou liberação de um sólido. Esta é uma reação dita lenta.
II- ( ) Em um portão de ferro desprotegido ocorre a reação entre o metal e o gás oxigênio presente no ar formando a ferrugem. Este é um processo lento.
III- ( ) Em períodos secos, restos de cigarro podem provocar grandes incêndios em vegetações como o cerrado. Esta reação ocorre relativamente rápida.
IV- ( ) A hipótese mais aceita sobre a origem do petróleo é a de que ele tenha se formado de restos de organismos vivos no fundo de mares e oceanos há milhares de anos. Este portanto é um processo muito lento.
9) Nas reações químicas, o inibidor é um material que se caracteriza por:
(A) Auxiliar o catalisador. (B) Aumentam a rapidez da reação.
(C) Diminuir a rapidez da reação. (D) Agir como catalisador.
(E) Diminuir a energia de ativação. (F) Nenhuma das alternativas.
10) Catalisadores são amplamente usados na indústria farmacêutica, alimentícia etc. Os catalisadores podem ser definidos como substâncias ou materiais que:
(A) Aumentam a energia de ativação para determinada reação ocorrer.
(B) Diminuir a velocidade das reações para que elas ocorrerem lentamente.
(C) Fazem com que as reações que ocorram em várias etapas aconteçam em apenas uma.
(D) Alteram a rapidez das reações químicas sem serem consumidas durante o processo.
(E) Participam da formação de determinado produto sendo totalmente consumidos durante o processo.
Envie:entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com identifique-se
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 03 a 06 do 11 de 2020.
Série: 3º Anos : A. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 4º
Bimestre.
Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto.
Quantidade de
aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: transpor dados estatísticos sobre a
realidade mundial da produção e da audiência de filmes para a realidade próxima
e existencial, como meio de reavaliar as fontes, a qualidade, a diversidade e
os hábitos de consumo de informações que influem na formação cultural.
GEOGRAFIA : Produção de áudio
visual na formação cultural ( 1 / 2 ).
O texto a seguir é uma reportagem
/ Entrevista sobre a produção de áudio visual no Brasil e no mundo.
Rodrigo Teixeira, da RT Features. /
POR: MARIANA TOLEDO - mariana@telaviva.com.br
CINEMA
09/10/2019, 21:16
Para Rodrigo Teixeira, Brasil precisa investir em parque
exibidor e formação de plateia antes de produção áudio visual.
Neste
terceiro e último dia do Reach, encontro de audiência, tecnologia e
conteúdo que faz parte das programações do BrLab ( Desenvolvimento de
projetos de aúdio visual ).
< https://brlab.com.br/pb/ano/reach/programacao/4689/ >
e é apresentado também pelo Projeto Paradiso, um polêmico painel
discutiu a necessidade de repensar modelos tradicionais do financiamento e
comercialização diante da dinâmica de consumo no mundo multitelas, deslocada do
espaço físico. Para Juliana Jacobsen, da BF Distribution, do Chile, esse
tal encurtamento de janelas não é nenhuma novidade.
"Existe há muitos anos, se chama pirataria. Boa parte do orçamento
de cada filme que temos é para combater isso. A discussão não é sobre como
lidar com esse encurtamento, e sim sobre como chegar lá de forma a monetizar e
ter lucro para os reais realizadores.", disse.
Considerando o atual cenário da indústria, com tantos players,
produtores e distribuidores falam sobre seu trabalho hoje ressaltando a questão
da curadoria. "Para se sobressair no mercado, tem que ser um bom curador.
Assim, você traz bons nomes pra trabalhar com você ou revela outros
também.", pontua Rodrigo Teixeira, da RT Features. "O tipo de
filme que eu acredito não é aquele que dá retorno direto necessariamente. 'A
Vida Invisível', por exemplo, que é uma produção nossa, tem um resultado
excelente lá fora. Por isso eu quero seguir investindo nisso, em curadoria.
O dinheiro direto de projeto eu ganho lá fora, o indireto eu ganho
aqui.", completa. E o produtor ainda declara: "Hoje, a gente precisa
de distribuidora, mas dependendo do tanto que esse encurtamento se confirmar,
talvez num segundo momento a gente não precise mais. Isso vale para produtores
sólidos, é claro, que terão capacidade de negociar direto com as plataformas. O
mercado está ficando restrito, com pouco dinheiro e muito projeto. Não tem nem
onde exibir esse tanto de projeto, nem nas gigantes como Netflix e Amazon. Nem
eles têm tanto dinheiro assim para comprar o mercado. Não é pessimismo, é
realismo.". Sandino Saravia, produtor da Cinevinay
(Uruguai/México), complementa a fala de Teixeira: "Também sou
considerado pessimista. Não tinha pensado ainda no meu trabalho como curadoria,
mas é o que eu faço. Produtores são muito importantes nesse mundo com tantos
filmes e projetos – eles são as figuras mais próximas da realidade, que sabem
como esse universo funciona.".
Mas para Juliana, como distribuidores, a reinvenção está aí: entrar no
conteúdo e não somente na distribuição. Stacy Glassgold, International Sales
& Acquisitions Consultant da norte-americana Blue Fox Entertainment,
defende seu lado como agente de vendas. "É claro que nosso papel está
diminuindo, é um fato. Mas meu trabalho é apoiar distribuidores independentes
em todos os países, e a única forma deles sobreviverem é fazendo dinheiro.
As salas de exibição ainda têm
muita força. A resposta, talvez, seja quebrar barreiras e diminuir janelas para
que grandes filmes obtenham êxito. Exibidores precisam ser mais flexíveis
também, assim como as janelas.
Senão não é justo. Se não houver flexibilidade, é lógico que nosso
trabalho vai morrer. Aí, só os blockbusters estarão nos cinemas. O cinema local
precisa ser apoiado pelo governo e pelo mercado. Filmes devem ser julgados pelo
seu mérito e ter oportunidades de acordo.", afirma.
Teixeira também enfatiza a relevância do cinema: "Eu não faço filme
para streaming, e sim para o cinema. Quando monto filmes sei exatamente onde quero
chegar e vou batalhar para estar lá. Nos últimos anos, 100% dos filmes que
fizemos para o mercado internacional entraram nos cinco maiores festivais de
cinema. Quando fizemos 'Me Chame Pelo Seu Nome', há dois anos, vi que os
Estados Unidos ainda tinham espaço para cinema independente.
Hoje, não tem mais. No momento, por exemplo, 'Coringa' ocupou tudo. Não
dá para competir com isso. Esse é o melhor ano da década em produção
cinematográfica, é um ano à parte, mas não vemos janelas para tudo isso por causa
dos grandes blockbusters.", comenta. "Mas eu quero que as pessoas
assistam meus filmes. Não faço filme pra mim. O volume de produções atual é
irreal.
O Brasil produz 150 filmes por ano – isso significaria três filmes
brasileiros nos cinemas por semana. Não temos cadeia para isso, ninguém vai
assistir. Precisamos investir no parque exibidor e na formação de plateia antes
de investir em produção. É hora de mudar o foco. Por que investir tanto em
produções que ninguém vai assistir?", brada o produtor.
Saravia completa com seu ponto de vista: "No México, temos a
Cinemateca do Sul, voltada para filmes independentes, que vive lotada.
Tenho certeza que fazendo uma no Norte, lotaria igual. Tem que ter mais janela
para exibir nossos filmes.". Stacy também endossa o debate: "A
indústria não vai morrer. Mesmo com a chegada de tantas novas tecnologias, no
fim do dia as pessoas querem ver grandes histórias na telona, compartilhando
experiências.
Ainda existem possibilidades instigantes para o futuro do cinema. Isso tem
a ver com design de audiência. Cada filme tem que ter uma campanha especial e
específica, e isso pede pessoas apaixonadas, envolvidas e com bastante tempo
para trabalhar nisso.".
A partir daí, qual seria o futuro do cinema?
"Acho que a tendência é que filmes sejam vendidos antes de serem
feitos. No mundo ideal, distribuidoras independentes já terão seu filme
garantido no streaming antes de lançá-lo, como forma de ganhar dinheiro.",
analisa Stacy. Já Saravia é mais abstrato: "Ninguém sabe como vai ser o
futuro, nem nós da indústria.
O mais importante segue sendo ter visão e curadoria, encontrar
realizadores únicos e trabalhar com eles, com artistas de verdade, no sentido
mais amplo da palavra. Que os produtores consigam se posicionar em um lugar
onde outros players querem trabalhar com você.".
Por fim, Teixeira é mais enfático: "O Brasil vai ter uma verdadeira
crise de produção. Não vai ter dinheiro, mesmo nesse ano tão vitorioso para o
cinema brasileiro. Teremos uma entressafra ruim e isso vai ser bastante
percebido lá fora. Estão esperando boas produções nossas para 2020 e 2021 e
elas não vão acontecer, já que no nosso país o diálogo não existe. Então
tentaremos sobreviver.".
Para mais informações veja: < https://telaviva.com.br/09/10/2019/para-rodrigo-teixeira-brasil-precisa-investir-em-parque-exibidor-e-formacao-de-plateia-antes-de-producao/ >
Acesso em 25/10/2020 as 18:10HS.
Esta
atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar
nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada
página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos tempos:
“SIGA EM FRENTE . . .
O ONTEM NÃO VOLTA . . .
O AMANHÁ NÃO ESPERA ” !
História/Profº Silvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e
por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que
dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de
quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar
um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar
dessa reta final. Conto com vocês.
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra
mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a
humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de
um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das
diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.
AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial
DURAÇÃO: 02 AULAS
SEMANA: de 03 a 06 de novembro
SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL
RESPONDA
1. Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais fatores desencadearam o conflito?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que foi o fascismo e nazismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais blocos se formaram durante a guerra?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais as consequências da guerra?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A ROSA DE HIROSHIMA
Rio de Janeiro,
1954
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
VINICIUS DE MORAES
Inglês/Profº SILVANA
ANO
LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE
Escola
Salim Farah Maluf
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 02/11 à 06/11/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade.
|
DISCIPLINA/TURMA:
3º A
AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS: Leitura e
interpretação de texto: As Furniture Burns Quicker, Firefighters Reconsider
Tactics.
Habilidade: Ler, compreender, analisar e interpretar:
depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta
de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de
experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas
e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades
e usos sociais. As
Furniture Burns Quicker, Firefighters Reconsider Tactics
House
fires have changed. The New York Fire Departament is rethinking its tactics
for residential fires, while trying to hold onto its culture of “aggressive
interior firefighting" — charging inside burning buildings as fast as
possible. Plastic fillings in sofas and mattresses burn much faster than older
fillings like cotton, helping to transform the behavior of house fires in the
last few decades, firefighters and engineers say. With more plastic in homes,
residential fires are now likely to use up all the oxygen in a room before
they consume all flammable materiais. “Years ago you could
break a window and it took the fire several minutes to develop — or tens of
minutes”, a fire battalion chief in Queens, George K. Healy, said. “Now we’re
learning when you vent that window or the door, the fire is developing in,
say, a minute."
LIBRADO, R. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 15 jun. 2013
(adaptado).
O texto aborda o tema dos incêndios residenciais,
que se propagam com mais rapidez atualmente por causa
A- da com da estrutura das
construções atuais. B- posição
sintética dos móveis. C- da acumulação
demasiada de tecidos. D- dos recursos
insuficientes de combate ao fogo. E- da ventilação
inapropriada dos cômodos.
. |
Lingua portuguesa/Profº Silvia
Conteúdo
de Língua Portuguesa – 3ª série A – Profa. Sílvia – semana de 03 a 06/11/2020
Biografia de Machado de
Assis
Machado
de Assis (1839-1908) foi um escritor brasileiro, um dos nomes mais importantes
da literatura do século XIX. Escreveu poesias, contos, e romances. Foi também
jornalista, teatrólogo, crítico de teatro e crítico literário.
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu na
Chácara do Livramento no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839. Foi o
primeiro filho de Francisco José de Assis, um decorador de paredes, e da
imigrante portuguesa Maria Leopoldina.
Infância e adolescência
Machado
de Assis passou sua infância e adolescência no bairro do Livramento. Seus pais
viviam na propriedade do falecido senador Bento Barroso Pereira e D. Leopoldina
era a protegida de D. Maria Jose Pereira.
Machado
fez seus primeiros estudos na escola pública do bairro de São Cristovão.
Tornou-se amigo do padre Silveira Sarmento, o ajudava nas missas,
familiarizava-se com o latim.
Quando
tinha dez anos perdeu sua mãe. Viúvo, seu pai saiu da Chácara e foi morar em
São Cristóvão. Logo passou a viver com
Maria Inês da Silva, só vindo a casar-se em 1854.
Sua
madrasta trabalhava como doceira em uma escola e levava o enteado para assistir
algumas aulas. À noite, Machado ia
para uma padaria, local onde aprendia francês com o forneiro.
À luz
de velas, Machado lia tudo que passava em suas mãos e já escrevia suas
primeiras poesias.
Em
busca de um emprego, com 15 anos, conheceu Francisco de Paula e Brito, dono da
livraria, do jornal e da tipografia.
Carreira de jornalista
No dia 12 de fevereiro de 1855, o jornal
“Marmota Fluminense” trazia na página 3 o poema “Ela”, de Machado de Assis:
"Dos
lábios de Querubim
Eu quisera ouvir um sim
Para alívio do coração"...
Daí por diante
não parou de escrever na Marmota e de fazer amizades com os políticos e
literatos, frequentadores da livraria, onde o assunto principal era a poesia.
Em
1856, Machadinho, como era conhecido, entrou para a Imprensa Oficial como
aprendiz de tipógrafo, mas além de mau funcionário, escondia-se para ler tudo
que lhe interessava.
O
diretor decidiu incentivar o jovem e o apresentou a três importantes
jornalistas: Francisco Otaviano, Pedro Luís e Quintino Bocaiúva.
Otaviano
e Pedro dirigiam o Correio-Mercantil e para lá foi Machado de Assis, em 1858,
como revisor de provas. Colaborava também para outros jornais, mas ganhava
pouco e estava sempre sem dinheiro.
Com 20 anos, Machado de Assis já frequentava
os círculos literários e jornalísticos do Rio de Janeiro, capital política e
artística do Império.
Machado
de Assis com 20 anos
Em 1960, Machado
de Assis foi chamado por Quintino Bocaiúva para trabalhar na redação do “Diário
do Rio de Janeiro”, que estava sendo preparado para reaparecer sob a
direção política de Saldanha Marinho.
Além
de escrever sobre todos os assuntos e manter uma coluna de crítica literária,
Machado tornou-se o representante do jornal no Senado.
Machado também escrevia no “Jornal das
Famílias”, onde suas histórias inconsequentes e açucaradas eram lidas nos
serões familiares.
Poeta, burocrata e romancista
Em 1864, Machado
de Assis publicou “Crisálidas”, uma coletânea de seus poemas. O livro foi
dedicado a seus pais, Maria Leopoldina e a Francisco, que morrera naquele ano.
Em
1867, o Imperador concedeu a Machado o grau de "Cavaleiro da Ordem da
Rosa", por serviços prestados às letras nacionais. No dia 8 de abril
Machado foi nomeado ajudante do diretor do Diário Oficial, iniciando sua
"carreira burocrática".
Em 1868 ele conheceu Carolina Xavier de
Novais, uma portuguesa culta, irmã do poeta português Faustino Xavier de
Novais, que lhe revelou os clássicos lusitanos.
No
dia 12 de novembro de 1869, o casamento de Machado e Carolina é realizado,
tendo como testemunhas, Artur Napoleão e o Conde de São Mamede, em cuja
residência se realizou a cerimônia.
Em
1872, Machado de Assis publicou seu primeiro romance, “Ressurreição”. No dia 30
de janeiro de 1873, a capa do décimo número do “Arquivo Contemporâneo”,
periódico do Rio de Janeiro, coloca lado a lado as fotos de José de Alencar,
até então o maior romancista do Brasil, e a de Machado de Assis.
Ainda em 1873, ele foi nomeado primeiro
oficial da Secretaria da Agricultura e, três anos depois assumiu a chefia da
seção.
Machado
de Assis aos 40 anos
Em 1881, Machado de Assis publica o romance
“Memórias Póstumas de Brás Cubas”, que marca o início da fase acentuadamente
realista de sua obra. A obra havia sido publicada, no ano anterior, em
folhetins na Revista Brasileira.
Academia Brasileira de Letras
Em 1896, fundou
com outros intelectuais, a Academia Brasileira de Letras. Nomeado para a
cadeira n.º 23, tornando-se, em 1897, seu primeiro presidente, cargo que ocupou
até sua morte.
Na entrada do prédio há uma estátua de bronze
do escritor. Em sua homenagem, a academia chama-se também “Casa de Machado de
Assis”.
Últimos anos e morte
Em outubro de
1904 morreu sua esposa, Carolina, companheira de 35 anos, que além de revisora
de suas obras era também sua enfermeira, pois Machado de Assis tinha a saúde
abalada pela epilepsia.
Após a morte da esposa o romancista raramente
saía de casa, Em homenagem à sua amada, escreveu o poema "À
Carolina":
À
Carolina
"Querida,
ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.
Pulsa-lhe
aquele afeto verdadeiro
Que, a despeito de toda a humana lida,
Fez a nossa existência apetecida
E num recanto pôs o mundo inteiro.
Trago-te
flores, - restos arrancados
Da terre que nos viu passar unidos
E ora mortos nos deixa e separados.
Que eu,
se tenho nos olhos malferidos
Pensamentos de vida formulados,
São pensamentos idos e vividos."
Machado de Assis
faleceu no Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 1908. Em seu velório,
comparecerem as maiores personalidades do país. Rui Barbosa, um dos
juristas mais aplaudidos da época, fez um discurso de despedida com
elogios ao homem e escritor.
Levado em uma carreta do Arsenal de Guerra,
só destinada às grandes personalidades, um grande cortejo fúnebre saiu da
Academia para o cemitério de São João Batista, onde foi enterrado.
Fases da obra de Machado de
Assis
Machado de Assis teve uma carreira literária
ininterrupta, produziu de 1855 a 1908. Escreveu poesias, romances, contos,
crônicas, críticas e peças de teatro. O ponto alto de sua produção literária é
o romance e o conto, onde se observa duas fases:
Primeira fase
A primeira fase
das obras de Machado de Assis apresenta-se presa a algum aspecto do
“Romantismo”, com uma história cheia de mistérios, com final feliz ou trágico e
uma narrativa linear.
Apresenta também traços inovadores, como uma
linguagem menos descritiva, menos adjetivada e sem o exagero sentimental. As
personagens têm um comportamento não só movido pelo amor, mas também pela
ambição e pelo interesse. São dessa fase os romances:
·
Ressurreição
(1872)
·
A
Mão e a Luva (1874)
·
Helena
(1876)
·
Iaiá
Garcia (1878)
Segunda fase (Realismo)
A segunda fase
das obras de Machado de Assis inicia-se com "Memórias Póstumas de Brás
Cubas" (1881), onde retrata a miséria humana, indo até seu último romance,
“Memorial de Aires” (1908) - o livro da saudade, escrito após a morte de
Carolina.
É
nesse período que se encontram suas mais ricas criações literárias.
Diferente de tudo quanto havia sido escrito no Brasil, Machado inaugura o
“Realismo”.
O estilo realista de Machado de Assis difere
de seus contemporâneos, porque ele aprofunda-se na análise psicológica dos
personagens desvendando a fragilidade existencial na relação consigo mesmo e
com os outros personagens. São dessa fase os romances:
·
Memórias
Póstumas de Brás Cubas (1881)
·
Quincas
Borba (1891)
·
Dom
Casmurro (1899)
·
Esaú
e Jacó (1904)
·
Memorial
de Aires (1908)
Em Memórias
Póstumas de Brás Cubas, o narrador era um defunto que resolveu distrair-se um
pouco saindo da monotonia da eternidade escrevendo suas memórias, livre das
convenções sociais, pois está morto.
O narrador fala não só da vida, mas de todos
os que com ele conviveram, revelando a hipocrisia das relações humanas.
As personagens femininas
As grandes
“personagens femininas” das obras de Machado de Assis ou são adúlteras ou estão
a ponto de ser como Virgília de Memórias Póstumas que repele Brás
Cubas quando podia casar-se com ele, mas torna-se sua amante depois que
está casada com outro homem mais importante na escala social.
Sofia,
protagonista de Quincas Borba, fica no limiar do adultério, tentando o pobre
Rubião até levá-lo à loucura, para tirar dele seu último centavo e assim
enriquecer seu esposo.
Capitu, sua heroína mais famosa,
personagem de Dom Casmurro, é o protótipo de mulher dissimulada, que engana
vilmente o marido – ou parece enganá-lo. Apenas Fidélia, de Memorial
de Aires, é a mulher honesta e fiel, como seu próprio nome sugere.
Contos
de Machado de Assis
·
Papéis
Avulsos (1882)
·
Histórias
Sem Data (1884)
·
Várias
Histórias (1896)
·
Páginas
Recolhidas (1899)
·
Relíquias
da Casa Velha (1906)
Alguns
dos melhores contos “realistas” contidos nesses livros e que abordam os mais
diversos temas, são:
·
Cantigas
de Exponsais – a desesperada busca da expressão,
·
Noites
de Almirantes – análise de uma desilusão amorosa,
·
Trio
em Lá Menor – o anseio da perfeição,
·
O
Alienista – o problema da loucura,
·
Missa
do Galo – o despertar do adolescente para o amor,
·
Teoria
do Medalhão – como vencer na vida sem fazer força,
·
O
Espelho – a dualidade da alma humana.
O escritor Machado de Assis é uma figura tão
importante para o nosso país que a sua biografia foi escolhida para figurar no
artigo A biografia das 20 pessoas mais
importantes para a história do Brasil.
Enviar
para o e-mail: silviasline@outlook.com
Matemática/profº Rosélia
ATIVIDADE SEMANAL DO
PROFESSOR |
|
PROFESSORA ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS 5 AULAS
SEMANA do dia 03 á 06/11/2020. |
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
3ºA (E.M) |
|
CONTEÚDOS: · Operações com
fatorial · Princípio fundamental
da contagem |
|
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: •SEMANA DE
RECUPERAÇÃO: CADERNO DO ALUNO “APRENDER SEMPRE” volume3 Assistir as aulas dos
links abaixo e fazer os registros no caderno
https://youtu.be/iMCZBGd90egAssistir as aulas da semana do dia 03 Á
06/11/20 no CMSP e TV Educação. · Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer
os registros no caderno e criar um mapa mental e anotar as dúvidas para depois
conversarmos. |
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ·
Avaliação Processual · Para
as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno, criar um mapa
mental e Entregar via email ou no Class roon (foto). ·
roselia.scardelato044@gmail.com ·
Dúvidas no grupo do whats.da sala (14;00 ás 17;00)
Data: 06/11/2020. |
Projeto de Vida/Profº ROSÉLIA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
PLANO SEMANAL DO PROFESSOR |
|
PROFESSOR ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS (2
AULAS) DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA
SEMANA DO DIA 03 Á 06/11/2020. |
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO DE VIDA 3ºA |
|
CONTEÚDOS:
·
Visão do trabalho - Mercado de trabalho:
Primeiro passos |
|
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
·
CADERNO DO ALUNO e as Aulas do CMSP. RETOMADA
Das aulas dos links abaixo e fazer os registros no caderno ·
ASSISTIR AS AULAS DO CMSP E FAZER O MAPA
MENTAL DAS AULAS ABORDADAS E REGISTRAR SUAS DÚVIDAS NO CADERNO PARA RETOMADAS
NO CLASSROON. |
|
RECURSOS: ·
T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de
estudos, pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.
|
|
·
Processual ( continuada), atividades em
grupo e individual; ·
Registro escrito, mapa conceitual,
anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, GOOGLE CLASS e acesso à plataforma, realização da
atividade no caderno do aluno etc. DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
DATA: 06/11/ 2020. |
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 1° A, B C e D, 2º A e B, 3° A
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
do período 04 a 06/11 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
é tecnologia 5g?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos
das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas
de comunicação.
-------------------------------------------------------
3ºSérie B /Noturno
Arte/ProfºEdlenne
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf Professora Edlenne Cristina
Disciplina arte Ensino médio 3ªA 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
Atividade
-
Fazer uma leitura formal e interpretativa da obra "Roda" de Milton Dacosta
Pergunta
1-O que você acha que está mais diferente?
2-porque Milton Dacosta não desenhou o rosto das meninas?
3-mesmo sem ter desenhado o rosto como você imagina que seria expressão dela?
Biologia /ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 3/11 a 6/11/2020
Disciplina : biologia
Prof : rene
Turmas : 3 B e 3 C
Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )
3 C ( quinta , 1aula, e2aula )
Tema : mamiferos
Atividade : pesquisar:
Características gerais dos mamiferos
Habilidade : compreender asa características gerais doos mamíferos no reino animal
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Filosofia/Profº
E.E Salim
Farah Maluf.
|
3º
B e 3º C – Professora Disciplina: Filosofia. E-mail: |
Atividade:
Ler o texto, responder o questionário e fazer um resumo sobre o que
entendeu. |
Tempo
para realização: Uma semana (2 aulas de 45 minutos cada). |
Período: 03 a
06/11/2020. |
Ano Letivo 2020 – 4º Bimestre.
TEXTO:
A
compreensão pelo sentido
O
conceito de gosto não deve ser encarado como uma preferência arbitraria e
imperiosa da nossa subjetividade. Quando
o gosto é entendido dessa forma, ele refere-se mais a si mesmo do que ao mundo
dentro do qual ele se forma, e esse tipo de julgamento estético decide o que
prefiro em virtude do que sou. Passo
a ser a medida absoluta de tudo (aquilo de que eu gosto é bom e aquilo de que
eu não gosto e ruim), e essa atitude só pode levar ao dogmatismo e ao
preconceito. A
subjetividade em relação ao objeto estético precisa estar mais interessada em
conhecer, entregando-se às particularidades de cada objeto, do que em preferir.
Nesse sentido, ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceitos. À
medida que o sujeito exerce aptidão de se comunicar, desenvolve a aptidão
também de compreender, de penetrar no mundo do outro, entendendo assim a
importância da gratuidade dessa experiência, já que o habito de observar antes
de tomar qualquer atitude educa também nosso gosto, torna a nossa sensibilidade
mais aguda, nos enriquece emocionalmente e intelectualmente, por meio do prazer
e da compreensão que nos proporciona.
ATIVIDADE:
RESPONDA
A)
Que
idéia o autor do texto quer passar em relação à compreensão do sentido?
B)
O que
é subjetividade?
C)
O que
é dogmatismo?
D)
Porque,
segundo a opinião do autor desconhecido, ter gosto é ter capacidade de
julgamento sem preconceito?
E)
Elabore
um resumo do que você entendeu sobre o texto.
Não se esqueça de colocar seu nome
completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi
realizada, após isso, enviar para o meu email:
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum , Entender o que é participação política.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Com base no assunto sobre participação política, esta semana vamos pesquisar sobre o tema abaixo:
Quando o povo brasileiro teve o direito ao Voto
Lembrando que pesquisa não e de uma linha
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºMarcelo
Atividade de FÍSICA 3B 3C
ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/KD3giEuBS26ttQaKA
Quimica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Tipos de Poluição
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto "Tipos de poluição", disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm , copiar as qustões no caderno e responde-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 11/11/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
1- Do que trata o texto?
2- Você conhece os tipos de poluição existentes? Quais?
3- Quais são as possíveis consequências ao meio ambiente?
Geografia/ProfºErica
PLANEJAMENTO SEMANAL (03 a 07.11)
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
PESQUISA – O DESTINO DO LIXO EM SÃO PAULO
OBJETIVO: AVERIGUAR O GRAU DE CONHECIMENTO SOBRE O TEMA E A NOSSA RESPONSABILIDADE.
1- Tipo de residência que mora: ____Casa _______Apartamento
2- Com relação ao lixo produzido em sua casa:
Recicla totalmente
Recicla parcialmente
Não tem o hábito de reciclar
3- Na sua opinião a reciclagem:
a- É muito importante para o meio ambiente
b- É pouco importante para o meio ambiente
c- Não contribui em nada para o meio ambiente
4- O lixo que você produz, que é levado pelos caminhões, vai para onde:
a- Lixões
b- Aterros sanitários
c- Coleta seletiva
d- Usinas de compostagem
5- Se tivesse um programa do governo de coleta seletiva voltada para os munícipes, sua família contribuiria:
_____SIM _____NÃO _____TALVEZ
6- Você conhece ou já ouviu falar nos ecopontos: _____SIM _____NÃO
7- Você conhece o Programa do município de São Paulo de coleta seletiva RECICLASAMPA?
_____SIM _____NÃO
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS Atividades Devem ser enviadas para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
História/Profº Sergio
Conteúdo de História – 3as séries B, C -
Prof.: Sérgio – semana de 03 a 06/11/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno
O impeachment de Collor
O
impeachment de Fernando Collor, ocorrido em 1992, foi o primeiro da história da
República brasileira.
Fernando
Collor de Mello foi o primeiro presidente do Brasil
eleito diretamente pelo voto popular após o fim do Regime Militar de 1964-1985.
Filho de Arnon
Mello, político e empresário, Fernando Collor seguiu os mesmos
passos que o pai, trabalhando no jornal (Gazeta
de Alagoas) pertencente à família e fazendo política no estado de
Alagoas até finalmente lançar sua candidatura à presidência do país em 1989.
Collor foi eleito como símbolo de uma nova fase da política brasileira e um dos
slogans principais de sua campanha era a “caça
aos marajás”, isto é, aos detentores de privilégios concedidos
por conchavos políticos.
O problema é que o seu governo teve de
enfrentar uma forte crise financeira, que exigia medidas drásticas. As saídas
oferecidas por sua equipe de economistas, como os planos Collor I e Collor II,
mostraram-se desastrosas, provocando uma forte rejeição popular. Não bastasse
isso, o tesoureiro da campanha presidencial de Collor, Paulo César (PC) Farias, passou
a ser acusado de estar envolvido em um escândalo de corrupção. Essa suspeita
acabou por envolver a figura do presidente no escândalo, fato que custou não
apenas o seu cargo, mas também os seus direitos políticos.
♦ Caso PC Farias e denúncia de Pedro Collor
Em
1992, o irmão de Fernando Collor, Pedro Collor, concedeu uma entrevista à
revista Veja na
qual fazia uma denúncia apontando o envolvimento direto do presidente com o já
conhecido “escândalo PC
Farias”. A denúncia de Pedro Collor desencadeou uma série de
investigações, tanto por parte da justiça comum quanto por parte do Congresso Nacional, por meio de
uma comissão de inquérito.
Ao mesmo tempo em que eram feitas as
investigações, um processo
de Impeachment contra o presidente foi protocolado na
Câmara dos Deputados por Marcello Lavanère e Barbosa Lima Sobrinho no dia 3 de
setembro de 1992. No pedido, constava a acusação de que o presidente havia
cometido crimes de responsabilidade, pautados pelo artigo 85 da Constituição de 1988 e
na Lei 1.079,
de 1950.
♦ Processo de Impeachment, renúncia e perda dos direitos
políticos
As
denúncias apresentadas no processo, somadas aos dados que estavam sendo
colhidos nas investigações, contribuíram para aumentar a pressão que os
opositores de Collor estavam exercendo no Congresso. Sendo assim, o pedido foi
acolhido em 29 de
setembro de 1992, na Câmara dos Deputados. Em seguida, o
processo seguiu para o Senado e todos os trâmites foram cumpridos em menos de
dois meses. No dia 29 de dezembro, teve início a votação do julgamento do impeachment no
plenário do Senado. Estavam reunidos 79 senadores e era preciso que 2/3 deles
votassem pela destituição de Collor.
No
dia da votação, antes que a sessão começasse, Collor enviou uma carta de renúncia para
o Congresso por meio de seu advogado. O objetivo era sair do cargo por livre
vontade para não perder os direitos políticos pelo prazo de oito anos. A carta
foi lida aos senadores, mas, mesmo assim, o julgamento prosseguiu e Collor
perdeu seus direitos políticos. O historiador Marco Antônio Villa esclarece o
que ocorreu em seu livro Collor Presidente. Vejamos:
A
sessão seria reaberta às 13h30. Depois de amplos debates, às 18h30, o Senado,
como Tribunal Constitucional, considerou que a natureza da sanção era autônoma
e, por 73 votos a favor e apenas oito contra, deu continuidade ao julgamento.
Os senadores ignoraram que a pena acessória é prejudicada quando não há pena
principal, o impeachment. A aplicação da punição só teria cabimento se o
acusado fosse julgado culpado. No momento em que aceita a renúncia, o processo
teria de ser interrompido.
Para
Villa, “o caráter político do julgamento, portanto, foi levado ao limite”, em
detrimento de seu caráter jurídico. Prossegue:
A votação foi concluída de madrugada, depois
de quase dezesseis horas de sessão e com a presença dos advogados de Collor.
Por 76 votos favoráveis e três contrários (dois senadores se ausentaram do
plenário), Fernando Collor foi condenado à inabilitação para o exercício de
função pública por oito anos. A sessão seria encerrada às 4h30 do dia 30. [2]
O vice, Itamar Franco, assumiu o cargo, governando até o ano de
1994.
Enviar
para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 03 à 06 de novembro de 2020. 4o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal "The New York Times" em 29 de outubro de 2020 sobre a ORGANIZAÇÃO MACROTEXTUAL DA CAPA (como o texto é organizado neste suporte textual (jornal). Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o nome do jornal? 2.Qual é o total de cadernos do jornal (cada parte do jornal possui um assunto)?, 3. Quantos nomes de caderno são palavras cognatas?, 4. Quais cadernos são identificados por siglas?, 5. Qual é o total de assuntos que lhe interessam?, 6. Agora escreva os nomes dos cadernos que lhe interessam? 7. Escreva a data da publicação do jornal? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com THE NEW YORK TIMES Thursday, October 29, 2020 Today’s Paper 1. World 2. U.S. 3. Politics 4. N.Y. 5. Business 6. Opinion 7. Tech 8. Science 9. Health 10. Sports 11. Arts 12. Books 13. Style 14. Food 15. Travel 16. Magazine 17. T Magazine 18. Real Estate
Lingua portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 03/11/2020 a 06/11/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Atividade
avaliativa:
Livro Aprender Sempre – Vol. 2
Sequência 2 - Continuação:
4. (Mackenzie
2017 - adaptado) Redija uma dissertação desenvolvendo um tema comum aos textos
abaixo.
O texto
deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da
coletânea.
Texto I: "O
desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos e se manifesta como
desejo de confiar nas coisas e nas pessoas, isto é, de acreditar que as coisas
são exatamente tais como as percebemos e o que as pessoas nos dizem é digno de
confiança e crédito. Ao mesmo tempo, nossa vida cotidiana é feita de pequenas e
grandes decepções e, por isso, desde cedo, vemos as crianças perguntarem aos
adultos se tal ou qual coisa ‘é de verdade ou é de mentira’ ". Marilena
Chauí, filósofa.
Texto II:
"Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato
revolucionário". George Orwell, escritor.
Texto
III: "Ao contrário do que geralmente se crê, por muito que se
tente convencer-nos do contrário, as verdades
únicas
não existem: as verdades são múltiplas, só a mentira é global".
José Saramago, escritor.
Matemática/profºMarcela
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 03/11/2020 / a 29 /11/2020 (4aulas)
Atividade Avaliativa
Retomando conceitos - Problemas de
contagem:
Comanda :Acessem o link assistam os vídeos propostos leiam com atenção
os enunciados das questões!!
https://forms.gle/ybNhnweVTy8HH7fx7
Boa sorte !!!
----------------------------------------------
3ºSérie C/Noturno
Arte/ProfºAdriana
|
Biologia /ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 3/11 a 6/11/2020
Disciplina : biologia
Prof : rene
Turmas : 3 B e 3 C
Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )
3 C ( quinta , 1aula, e2aula )
Tema : mamiferos
Atividade : pesquisar:
Características gerais dos mamiferos
Habilidade : compreender asa características gerais doos mamíferos no reino animal
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Filosofia/Profº
E.E Salim
Farah Maluf.
|
3º
B e 3º C – Professora Disciplina: Filosofia. E-mail: |
Atividade:
Ler o texto, responder o questionário e fazer um resumo sobre o que
entendeu. |
Tempo
para realização: Uma semana (2 aulas de 45 minutos cada). |
Período: 03 a
06/11/2020. |
Ano Letivo 2020 – 4º Bimestre.
TEXTO:
A
compreensão pelo sentido
O
conceito de gosto não deve ser encarado como uma preferência arbitraria e
imperiosa da nossa subjetividade. Quando
o gosto é entendido dessa forma, ele refere-se mais a si mesmo do que ao mundo
dentro do qual ele se forma, e esse tipo de julgamento estético decide o que
prefiro em virtude do que sou. Passo
a ser a medida absoluta de tudo (aquilo de que eu gosto é bom e aquilo de que
eu não gosto e ruim), e essa atitude só pode levar ao dogmatismo e ao
preconceito. A
subjetividade em relação ao objeto estético precisa estar mais interessada em
conhecer, entregando-se às particularidades de cada objeto, do que em preferir.
Nesse sentido, ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceitos. À
medida que o sujeito exerce aptidão de se comunicar, desenvolve a aptidão
também de compreender, de penetrar no mundo do outro, entendendo assim a
importância da gratuidade dessa experiência, já que o habito de observar antes
de tomar qualquer atitude educa também nosso gosto, torna a nossa sensibilidade
mais aguda, nos enriquece emocionalmente e intelectualmente, por meio do prazer
e da compreensão que nos proporciona.
ATIVIDADE:
RESPONDA
A)
Que
idéia o autor do texto quer passar em relação à compreensão do sentido?
B)
O que
é subjetividade?
C)
O que
é dogmatismo?
D)
Porque,
segundo a opinião do autor desconhecido, ter gosto é ter capacidade de
julgamento sem preconceito?
E)
Elabore
um resumo do que você entendeu sobre o texto.
Não se esqueça de colocar seu nome
completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi
realizada, após isso, enviar para o meu email:
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum , Entender o que é participação política.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Com base no assunto sobre participação política, esta semana vamos pesquisar sobre o tema abaixo:
Quando o povo brasileiro teve o direito ao Voto
Lembrando que pesquisa não e de uma linha
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºMarcelo
Atividade de FÍSICA 3B 3C
ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/KD3giEuBS26ttQaKA
Quimica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Tipos de Poluição
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto "Tipos de poluição", disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm , copiar as qustões no caderno e responde-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 11/11/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
1- Do que trata o texto?
2- Você conhece os tipos de poluição existentes? Quais?
3- Quais são as possíveis consequências ao meio ambiente?
Geografia/ProfºVanildo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para a turma do 3º ano C durante a semana de 03 a 06/11/20
Cidades globais
As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.
Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.
São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros.
Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.
As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.
Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.
Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.
Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para os alunos dos 3º anos: C. durante a semana de 03 a 06/11/20
Observação importantíssimo: ao fazer devolutiva das questões copia as questão e a resposta para facilitar as correções para que eu possa saber a pergunta e a resposta se tem a ver com a pergunta e posta no E-mail: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
As Cidades Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:
a) ( ) possuírem necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.
b) ( ) apresentarem um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.
c) ( ) serem densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.
d) ( ) não apresentarem vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras.
2ª questão
Assinale a alternativa que não apresenta os elementos que costumam estar presentes nas Cidades Globais:
a) ( ) sedes de empresas e serviços urbanos sofisticados
b) ( ) bolsas de valores e centros comerciais de destaque
c) ( ) centros de pesquisas e universidades
d) ( ) portos ou aeroportos de abrangência zonal.
História/ProfºSergio
Conteúdo de História – 3as séries B, C -
Prof.: Sérgio – semana de 03 a 06/11/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno
O impeachment de Collor
O
impeachment de Fernando Collor, ocorrido em 1992, foi o primeiro da história da
República brasileira.
Fernando
Collor de Mello foi o primeiro presidente do Brasil
eleito diretamente pelo voto popular após o fim do Regime Militar de 1964-1985.
Filho de Arnon
Mello, político e empresário, Fernando Collor seguiu os mesmos
passos que o pai, trabalhando no jornal (Gazeta
de Alagoas) pertencente à família e fazendo política no estado de
Alagoas até finalmente lançar sua candidatura à presidência do país em 1989.
Collor foi eleito como símbolo de uma nova fase da política brasileira e um dos
slogans principais de sua campanha era a “caça
aos marajás”, isto é, aos detentores de privilégios concedidos
por conchavos políticos.
O problema é que o seu governo teve de
enfrentar uma forte crise financeira, que exigia medidas drásticas. As saídas
oferecidas por sua equipe de economistas, como os planos Collor I e Collor II,
mostraram-se desastrosas, provocando uma forte rejeição popular. Não bastasse
isso, o tesoureiro da campanha presidencial de Collor, Paulo César (PC) Farias, passou
a ser acusado de estar envolvido em um escândalo de corrupção. Essa suspeita
acabou por envolver a figura do presidente no escândalo, fato que custou não
apenas o seu cargo, mas também os seus direitos políticos.
♦ Caso PC Farias e denúncia de Pedro Collor
Em
1992, o irmão de Fernando Collor, Pedro Collor, concedeu uma entrevista à
revista Veja na
qual fazia uma denúncia apontando o envolvimento direto do presidente com o já
conhecido “escândalo PC
Farias”. A denúncia de Pedro Collor desencadeou uma série de
investigações, tanto por parte da justiça comum quanto por parte do Congresso Nacional, por meio de
uma comissão de inquérito.
Ao mesmo tempo em que eram feitas as
investigações, um processo
de Impeachment contra o presidente foi protocolado na
Câmara dos Deputados por Marcello Lavanère e Barbosa Lima Sobrinho no dia 3 de
setembro de 1992. No pedido, constava a acusação de que o presidente havia
cometido crimes de responsabilidade, pautados pelo artigo 85 da Constituição de 1988 e
na Lei 1.079,
de 1950.
♦ Processo de Impeachment, renúncia e perda dos direitos
políticos
As
denúncias apresentadas no processo, somadas aos dados que estavam sendo
colhidos nas investigações, contribuíram para aumentar a pressão que os
opositores de Collor estavam exercendo no Congresso. Sendo assim, o pedido foi
acolhido em 29 de
setembro de 1992, na Câmara dos Deputados. Em seguida, o
processo seguiu para o Senado e todos os trâmites foram cumpridos em menos de
dois meses. No dia 29 de dezembro, teve início a votação do julgamento do impeachment no
plenário do Senado. Estavam reunidos 79 senadores e era preciso que 2/3 deles
votassem pela destituição de Collor.
No
dia da votação, antes que a sessão começasse, Collor enviou uma carta de renúncia para
o Congresso por meio de seu advogado. O objetivo era sair do cargo por livre
vontade para não perder os direitos políticos pelo prazo de oito anos. A carta
foi lida aos senadores, mas, mesmo assim, o julgamento prosseguiu e Collor
perdeu seus direitos políticos. O historiador Marco Antônio Villa esclarece o
que ocorreu em seu livro Collor Presidente. Vejamos:
A
sessão seria reaberta às 13h30. Depois de amplos debates, às 18h30, o Senado,
como Tribunal Constitucional, considerou que a natureza da sanção era autônoma
e, por 73 votos a favor e apenas oito contra, deu continuidade ao julgamento.
Os senadores ignoraram que a pena acessória é prejudicada quando não há pena
principal, o impeachment. A aplicação da punição só teria cabimento se o
acusado fosse julgado culpado. No momento em que aceita a renúncia, o processo
teria de ser interrompido.
Para
Villa, “o caráter político do julgamento, portanto, foi levado ao limite”, em
detrimento de seu caráter jurídico. Prossegue:
A votação foi concluída de madrugada, depois
de quase dezesseis horas de sessão e com a presença dos advogados de Collor.
Por 76 votos favoráveis e três contrários (dois senadores se ausentaram do
plenário), Fernando Collor foi condenado à inabilitação para o exercício de
função pública por oito anos. A sessão seria encerrada às 4h30 do dia 30. [2]
O vice, Itamar Franco, assumiu o cargo, governando até o ano de
1994.
Enviar
para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 03 à 06 de novembro de 2020. 4o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal "The New York Times" em 29 de outubro de 2020 sobre a ORGANIZAÇÃO MACROTEXTUAL DA CAPA (como o texto é organizado neste suporte textual (jornal). Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o nome do jornal? 2.Qual é o total de cadernos do jornal (cada parte do jornal possui um assunto)?, 3. Quantos nomes de caderno são palavras cognatas?, 4. Quais cadernos são identificados por siglas?, 5. Qual é o total de assuntos que lhe interessam?, 6. Agora escreva os nomes dos cadernos que lhe interessam? 7. Escreva a data da publicação do jornal? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com THE NEW YORK TIMES Thursday, October 29, 2020 Today’s Paper 1. World 2. U.S. 3. Politics 4. N.Y. 5. Business 6. Opinion 7. Tech 8. Science 9. Health 10. Sports 11. Arts 12. Books 13. Style 14. Food 15. Travel 16. Magazine 17. T Magazine 18. Real Estate
Lingua portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 03/11/2020 a 06/11/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Atividade
avaliativa:
Livro Aprender Sempre – Vol. 2
Sequência 2 - Continuação:
4. (Mackenzie
2017 - adaptado) Redija uma dissertação desenvolvendo um tema comum aos textos
abaixo.
O texto
deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da
coletânea.
Texto I: "O
desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos e se manifesta como
desejo de confiar nas coisas e nas pessoas, isto é, de acreditar que as coisas
são exatamente tais como as percebemos e o que as pessoas nos dizem é digno de
confiança e crédito. Ao mesmo tempo, nossa vida cotidiana é feita de pequenas e
grandes decepções e, por isso, desde cedo, vemos as crianças perguntarem aos
adultos se tal ou qual coisa ‘é de verdade ou é de mentira’ ". Marilena
Chauí, filósofa.
Texto II:
"Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato
revolucionário". George Orwell, escritor.
Texto
III: "Ao contrário do que geralmente se crê, por muito que se
tente convencer-nos do contrário, as verdades
únicas
não existem: as verdades são múltiplas, só a mentira é global".
José Saramago, escritor.
Matemática/profºMarcela
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 03/11/2020 / a 29 /11/2020 (4aulas)
Atividade Avaliativa
Retomando conceitos - Problemas de
contagem:
Comanda :Acessem o link assistam os vídeos propostos leiam com atenção
os enunciados das questões!!
https://forms.gle/ybNhnweVTy8HH7fx7
Boa sorte !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário