terça-feira, 3 de novembro de 2020

3ºserie do ensino médio semana de 03 a 06 de novembro de 2020

  Atividade da semana de   03  a 06 de novembro 2020

                                   Eletivas/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 1º A e 3° A

Matéria de Eletivas

4º Bimestre.

Atividade do período 03/11 Duração de 90 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que o empreendedorismo estuda?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

                                         Eletivas/Profº Dayane

                                                DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos Eletronicos e de app;

 

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1-Realizar a leitrura da reportagem;

·         Link: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/26/parques-municipais-de-sp-voltam-a-funcionar-aos-finais-de-semana-a-partir-do-proximo-sabado.ghtml

·         Atividade 2- Descrever a sua opinião sobre o retorno dos parques;]

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 10/11/2020

 

                                            

3ºSérie  A /Manhã


                                                    Arte/ProfºEdlenne

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf         Professora Edlenne Cristina

Disciplina arte  Ensino médio 3ªA 3B

 E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617

                                                    

                                                               Atividade


 Fazer uma leitura formal e interpretativa da obra "Roda" de Milton Dacosta

                               Pergunta  

 1-O que você acha que está mais diferente?

2-porque Milton Dacosta não desenhou o rosto das meninas?

3-mesmo sem ter desenhado o rosto como você imagina que seria expressão dela?

             

                                Biologia /Profº Ismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade com três questões com respostas sobre o tema da anterior, os Celenterados (Reino Animal).

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).

 




Atividade

  Realize uma atividade com três questões com respostas sobre o tema da anterior,  os Celenterados (Reino Animal).

                                                                                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Educação Física/Prof° Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 03 a 06/11/2020

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

 

           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

          PENSANDO NO FESTIVAL

 

Aula I: Pesquise os conceitos de cada tema abaixo:

 

Tema:

Público Alvo;

Programação;

Infraestrutura;

Logística;

Divulgação;

Staff:

.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Assista ao vídeo abaixo e depois responda: É possível realizar o festival japonês em sua escola? Justifique sua resposta.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=vufBqk_VQgc.

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Filosofia/Profº Hosana

ATIVIDADE SEMANAL (03 a 06/11)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: FILOSOFIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado

 

LEIA O TEXTO ABAIXO PARA A RELIZAÇÃO DE ATIVIDADES NA PRÓXIMA SEMANA

 

ATEÍSMO

Ateísmo é a negação na existência de divindades ou de qualquer experiência transcendental. Igualmente, o ateísmo só acredita naquilo que pode ser provado pela ciência e, desse modo, rejeitam os fenômenos baseados numa crença subjetiva.

Significado de Ateísmo

Ateísmo é uma palavra que deriva de ateu. Por sua vez, esta tem sua origem do grego atheos, ou seja “sem deus” (prefixo “a” indicando negação + “theos”, que significa Deus).

Foi utilizada a partir do século V a.C., para designar aqueles que não acreditavam nos deuses ou que desrespeitavam seus lugares sagrados.

Ser Ateu

É difícil precisar o que seria um ateu, porque isto depende da definição dos termos “Deus” e “Divindades”, os quais possuem conotações variadas de acordo com as culturas em que surgem. Além disso, o ateu pode ser alguém que possua uma postura cética em relação aos fenômenos sobrenaturais e não tenha motivações religiosas. Também pode ser indiferente às forças paranormais (além do normal) e a morte seria o fim da existência humana na terra.

Sociologia/Profº Hosana

ATIVIDADE SEMANAL (03 a 06/11)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

LEIA O TEXTO ABAIXO PARA A RELIZAÇÃO DE ATIVIDADES NA PRÓXIMA SEMANA

MERITOCRACIA

 

A definição de meritocracia no Brasil ganhou força nas duas primeiras décadas do século XXI. A oposição usava este conceito para criticar o Governo Lula e o Governo Dilma.

No entanto, a meritocracia, para ser válida, deve propiciar à toda sociedade as mesmas oportunidades. O Brasil, um país cheio de desigualdades sociais, está longe de oferecer chances iguais para todos os cidadãos.

Mesmo assim, através de estórias de pessoas que superaram as dificuldades para estudar, parte da mídia começou a divulgar que era possível interromper o círculo da miséria apenas através do próprio esforço.

Fisica/Profº Romeu

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana  03/11 a 06/11

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  Turma 3° A

CONTEÚDOS:

 

Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS

 

Identificar as linhas do campo magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações;

 Representar o campo

 

 

                                 DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                              Atividade de estudos ( 3 )

                                                        Produção e consumo eletrico

                                                  

             

                           Apostila do 2 bimestre páginas  35  , leia o texto  e responda os exercicios               

                 

                                                                          

           

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com

 

            

              

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla )

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

 

Quimica/Profº Lucilene

QUÍMICA 

                                        E. E. SALIM FARAH MALUF 

                                    SEMANA DE 03/11 Á 06/11/2020 

Professora: Lucilene Pereira dos Santos 

Disciplina: Química 

Turma: 3ºA                                            02 aulas semanais (90 minutos) 

Tema: 

Rapidez nas transformações químicas 

Desenvolvimento: 

Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente 

É possível controlar o tempo que uma reação química leva para ocorrer? 

Você já alterou a rapidez de alguma transformação? 

                             Velocidade da reação 

Vm = variação da concentração do reagente ou do produto em um intervalo de tempo. 

Alguns dos fatores que interfere na velocidade das reações são:- temperatura; - pressão; - concentração; - superfície de contato e catalisador. 

1) Como podemos expressar a taxa de rapidez de uma reação? 

2) Em que um incêndio, causado por vazamento de gás, qual seria o procedimento mais fácil para apagar a chama do gás: despejar água na chama ou jogar a toalha molhada em cima do local onde está escapando o gás? Justifique sua resposta. 

3) Por que o aumento da temperatura aumenta a rapidez de uma reação química? 

4) Explique como a concentração pode alterar a rapidez de uma reação química. 

5) Qual é a influência da superfície de contato na rapidez de uma reação química? 

6) Alguns medicamentos são apresentados na forma de comprimidos que, quando ingeridos, se dissolvem lentamente no líquido presente no tubo digestório, garantindo um efeito prolongado no organismo. Contudo, algumas pessoas, por conta própria, amassam o comprimido antes de tomá-lo. Que inconveniente existe nesse procedimento? 

7) Os sais de fruta, nome popular, são medicamentos antiácidos estomacais. Eles podem ser ingeridos como comprimidos ou em pó efervescente. Quando colocamos em água inicia-se uma reação química. Em qual das alternativas esse processo ocorre mais rapidamente: 

(A) Em pó na água morna. 

(B) Pulverizando em água gelada. 

(C) No formato de comprimido em água morna. 

(D) Em formato de comprimido em água gelada. 

(E) Em pó em água à temperatura ambiente. 

8) Diferentes reações químicas, apresentam rapidez distintas. A esse respeito, assinale (C) para as alternativas corretas e (E) para as alternativas erradas. 

I- (  ) As explosões podem ser definidas como um processo súbito, violento e ruidoso que provoca a expansão repentina de um gás ou liberação de um sólido. Esta é uma reação dita lenta. 

II- (  ) Em um portão de ferro desprotegido ocorre a reação entre o metal e o gás oxigênio presente no ar formando a ferrugem. Este é um processo lento. 

III- (  ) Em períodos secos, restos de cigarro podem provocar grandes incêndios em vegetações como o cerrado. Esta reação ocorre relativamente rápida. 

IV- (  ) A hipótese mais aceita sobre a origem do petróleo é a de que ele tenha se formado de restos de organismos vivos no fundo de mares e oceanos há milhares de anos. Este portanto é um processo muito lento. 

9) Nas reações químicas, o inibidor é um material que se caracteriza por: 

(A) Auxiliar o catalisador.                     (B) Aumentam a rapidez da reação. 

(C) Diminuir a rapidez da reação.        (D) Agir como catalisador. 

(E) Diminuir a energia de ativação.      (F) Nenhuma das alternativas. 

10) Catalisadores são amplamente usados na indústria farmacêutica, alimentícia etc. Os catalisadores podem ser definidos como substâncias ou materiais que: 

(A) Aumentam a energia de ativação para determinada reação ocorrer. 

(B) Diminuir a velocidade das reações para que elas ocorrerem lentamente. 

(C) Fazem com que as reações que ocorram em várias etapas aconteçam em apenas uma. 

(D) Alteram a rapidez das reações químicas sem serem consumidas durante o processo. 

(E) Participam da formação de determinado produto sendo totalmente consumidos durante o processo. 

Geografia/Profº Djair

 EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 03 a 06 do 11 de 2020.                                                                                               

Série: 3º Anos : A. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º Bimestre.

Atividade:  Leitura, pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: transpor dados estatísticos sobre a realidade mundial da produção e da audiência de filmes para a realidade próxima e existencial, como meio de reavaliar as fontes, a qualidade, a diversidade e os hábitos de consumo de informações que influem na formação cultural.

GEOGRAFIA : Produção de áudio visual na formação cultural ( 1 / 2 ).

 

O texto a seguir é uma reportagem / Entrevista sobre a produção de áudio visual no Brasil e no mundo.






 

Rodrigo Teixeira, da RT Features.       /    POR: MARIANA TOLEDO  - mariana@telaviva.com.br  

 

CINEMA

09/10/2019, 21:16

Para Rodrigo Teixeira, Brasil precisa investir em parque exibidor e formação de plateia antes de produção áudio visual.

 Neste terceiro e último dia do Reach, encontro de audiência, tecnologia e conteúdo que faz parte das programações do BrLab ( Desenvolvimento de projetos de aúdio visual ).

< https://brlab.com.br/pb/ano/reach/programacao/4689/ >

e é apresentado também pelo Projeto Paradiso, um polêmico painel discutiu a necessidade de repensar modelos tradicionais do financiamento e comercialização diante da dinâmica de consumo no mundo multitelas, deslocada do espaço físico. Para Juliana Jacobsen, da BF Distribution, do Chile, esse tal encurtamento de janelas não é nenhuma novidade.

"Existe há muitos anos, se chama pirataria. Boa parte do orçamento de cada filme que temos é para combater isso. A discussão não é sobre como lidar com esse encurtamento, e sim sobre como chegar lá de forma a monetizar e ter lucro para os reais realizadores.", disse.

Considerando o atual cenário da indústria, com tantos players, produtores e distribuidores falam sobre seu trabalho hoje ressaltando a questão da curadoria. "Para se sobressair no mercado, tem que ser um bom curador. Assim, você traz bons nomes pra trabalhar com você ou revela outros também.", pontua Rodrigo Teixeira, da RT Features. "O tipo de filme que eu acredito não é aquele que dá retorno direto necessariamente. 'A Vida Invisível', por exemplo, que é uma produção nossa, tem um resultado excelente lá fora. Por isso eu quero seguir investindo nisso, em curadoria.

O dinheiro direto de projeto eu ganho lá fora, o indireto eu ganho aqui.", completa. E o produtor ainda declara: "Hoje, a gente precisa de distribuidora, mas dependendo do tanto que esse encurtamento se confirmar, talvez num segundo momento a gente não precise mais. Isso vale para produtores sólidos, é claro, que terão capacidade de negociar direto com as plataformas. O mercado está ficando restrito, com pouco dinheiro e muito projeto. Não tem nem onde exibir esse tanto de projeto, nem nas gigantes como Netflix e Amazon. Nem eles têm tanto dinheiro assim para comprar o mercado. Não é pessimismo, é realismo.". Sandino Saravia, produtor da Cinevinay (Uruguai/México), complementa a fala de Teixeira: "Também sou considerado pessimista. Não tinha pensado ainda no meu trabalho como curadoria, mas é o que eu faço. Produtores são muito importantes nesse mundo com tantos filmes e projetos – eles são as figuras mais próximas da realidade, que sabem como esse universo funciona.".

Mas para Juliana, como distribuidores, a reinvenção está aí: entrar no conteúdo e não somente na distribuição. Stacy Glassgold, International Sales & Acquisitions Consultant da norte-americana Blue Fox Entertainment, defende seu lado como agente de vendas. "É claro que nosso papel está diminuindo, é um fato. Mas meu trabalho é apoiar distribuidores independentes em todos os países, e a única forma deles sobreviverem é fazendo dinheiro.

 As salas de exibição ainda têm muita força. A resposta, talvez, seja quebrar barreiras e diminuir janelas para que grandes filmes obtenham êxito. Exibidores precisam ser mais flexíveis também, assim como as janelas.

Senão não é justo. Se não houver flexibilidade, é lógico que nosso trabalho vai morrer. Aí, só os blockbusters estarão nos cinemas. O cinema local precisa ser apoiado pelo governo e pelo mercado. Filmes devem ser julgados pelo seu mérito e ter oportunidades de acordo.", afirma.

Teixeira também enfatiza a relevância do cinema: "Eu não faço filme para streaming, e sim para o cinema. Quando monto filmes sei exatamente onde quero chegar e vou batalhar para estar lá. Nos últimos anos, 100% dos filmes que fizemos para o mercado internacional entraram nos cinco maiores festivais de cinema. Quando fizemos 'Me Chame Pelo Seu Nome', há dois anos, vi que os Estados Unidos ainda tinham espaço para cinema independente.

Hoje, não tem mais. No momento, por exemplo, 'Coringa' ocupou tudo. Não dá para competir com isso. Esse é o melhor ano da década em produção cinematográfica, é um ano à parte, mas não vemos janelas para tudo isso por causa dos grandes blockbusters.", comenta. "Mas eu quero que as pessoas assistam meus filmes. Não faço filme pra mim. O volume de produções atual é irreal.

O Brasil produz 150 filmes por ano – isso significaria três filmes brasileiros nos cinemas por semana. Não temos cadeia para isso, ninguém vai assistir. Precisamos investir no parque exibidor e na formação de plateia antes de investir em produção. É hora de mudar o foco. Por que investir tanto em produções que ninguém vai assistir?", brada o produtor.

Saravia completa com seu ponto de vista: "No México, temos a Cinemateca do Sul, voltada para filmes independentes, que vive lotada. Tenho certeza que fazendo uma no Norte, lotaria igual. Tem que ter mais janela para exibir nossos filmes.". Stacy também endossa o debate: "A indústria não vai morrer. Mesmo com a chegada de tantas novas tecnologias, no fim do dia as pessoas querem ver grandes histórias na telona, compartilhando experiências.

Ainda existem possibilidades instigantes para o futuro do cinema. Isso tem a ver com design de audiência. Cada filme tem que ter uma campanha especial e específica, e isso pede pessoas apaixonadas, envolvidas e com bastante tempo para trabalhar nisso.".

 

A partir daí, qual seria o futuro do cinema?

 

"Acho que a tendência é que filmes sejam vendidos antes de serem feitos. No mundo ideal, distribuidoras independentes já terão seu filme garantido no streaming antes de lançá-lo, como forma de ganhar dinheiro.", analisa Stacy. Já Saravia é mais abstrato: "Ninguém sabe como vai ser o futuro, nem nós da indústria.

O mais importante segue sendo ter visão e curadoria, encontrar realizadores únicos e trabalhar com eles, com artistas de verdade, no sentido mais amplo da palavra. Que os produtores consigam se posicionar em um lugar onde outros players querem trabalhar com você.".

Por fim, Teixeira é mais enfático: "O Brasil vai ter uma verdadeira crise de produção. Não vai ter dinheiro, mesmo nesse ano tão vitorioso para o cinema brasileiro. Teremos uma entressafra ruim e isso vai ser bastante percebido lá fora. Estão esperando boas produções nossas para 2020 e 2021 e elas não vão acontecer, já que no nosso país o diálogo não existe. Então tentaremos sobreviver.".

Para mais informações veja: < https://telaviva.com.br/09/10/2019/para-rodrigo-teixeira-brasil-precisa-investir-em-parque-exibidor-e-formacao-de-plateia-antes-de-producao/ > Acesso em 25/10/2020 as 18:10HS.

 

 

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

 

“SIGA EM FRENTE . . .

O ONTEM NÃO VOLTA . . .

 O AMANHÁ NÃO ESPERA ”  !

 

História/Profº Silvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 03 a 06 de novembro

SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

 



 RESPONDA

1.     Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Quais fatores desencadearam o conflito?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.     O que foi o fascismo e nazismo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.     Quais blocos se formaram durante a guerra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Quais as consequências da guerra?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A ROSA DE HIROSHIMA

 

Rio de Janeiro, 1954

 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

VINICIUS DE MORAES

 

Inglês/Profº SILVANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

Escola Salim Farah Maluf

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 02/11 à 06/11/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

 

DISCIPLINA/TURMA: 3º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS:  Leitura e interpretação de texto: As Furniture Burns Quicker, Firefighters Reconsider Tactics.

 

Habilidade: Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais. 

                      As Furniture Burns Quicker, Firefighters Reconsider Tactics

 

                       House fires have changed. The New York Fire Departament is rethinking its tactics for residential fires, while trying to hold onto its culture of “aggressive interior firefighting" — charging inside burning buildings as fast as possible.

Plastic fillings in sofas and mattresses burn much faster than older fillings like cotton, helping to transform the behavior of house fires in the last few decades, firefighters and engineers say. With more plastic in homes, residential fires are now likely to use up all the oxygen in a room before they consume all flammable materiais.

           “Years ago you could break a window and it took the fire several minutes to develop — or tens of minutes”, a fire battalion chief in Queens, George K. Healy, said. “Now we’re learning when you vent that window or the door, the fire is developing in, say, a minute."

                                 LIBRADO, R. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 15 jun. 2013 (adaptado).

 

O texto aborda o tema dos incêndios residenciais, que se propagam com mais rapidez atualmente por causa

 

A- da com da estrutura das construções atuais.

B- posição sintética dos móveis.

C- da acumulação demasiada de tecidos.

D- dos recursos insuficientes de combate ao fogo.

E- da ventilação inapropriada dos cômodos.

 

.

 

Lingua portuguesa/Profº Silvia

Conteúdo de Língua Portuguesa – 3ª série A – Profa. Sílvia – semana de 03 a 06/11/2020

 

                        Biografia de Machado de Assis

  Machado de Assis (1839-1908) foi um escritor brasileiro, um dos nomes mais importantes da literatura do século XIX. Escreveu poesias, contos, e romances. Foi também jornalista, teatrólogo, crítico de teatro e crítico literário.

  Joaquim Maria Machado de Assis nasceu na Chácara do Livramento no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839. Foi o primeiro filho de Francisco José de Assis, um decorador de paredes, e da imigrante portuguesa Maria Leopoldina.

                Infância e adolescência

  Machado de Assis passou sua infância e adolescência no bairro do Livramento. Seus pais viviam na propriedade do falecido senador Bento Barroso Pereira e D. Leopoldina era a protegida de D. Maria Jose Pereira.

  Machado fez seus primeiros estudos na escola pública do bairro de São Cristovão. Tornou-se amigo do padre Silveira Sarmento, o ajudava nas missas, familiarizava-se com o latim.

  Quando tinha dez anos perdeu sua mãe. Viúvo, seu pai saiu da Chácara e foi morar em São Cristóvão.   Logo passou a viver com Maria Inês da Silva, só vindo a casar-se em 1854.

  Sua madrasta trabalhava como doceira em uma escola e levava o enteado para assistir algumas aulas.      À noite, Machado ia para uma padaria, local onde aprendia francês com o forneiro.

  À luz de velas, Machado lia tudo que passava em suas mãos e já escrevia suas primeiras poesias.

  Em busca de um emprego, com 15 anos, conheceu Francisco de Paula e Brito, dono da livraria, do jornal e da tipografia.

               Carreira de jornalista

  No dia 12 de fevereiro de 1855, o jornal “Marmota Fluminense” trazia na página 3 o poema “Ela”, de Machado de Assis:

"Dos lábios de Querubim
Eu quisera ouvir um sim
Para alívio do coração"...

  Daí por diante não parou de escrever na Marmota e de fazer amizades com os políticos e literatos, frequentadores da livraria, onde o assunto principal era a poesia.

  Em 1856, Machadinho, como era conhecido, entrou para a Imprensa Oficial como aprendiz de tipógrafo, mas além de mau funcionário, escondia-se para ler tudo que lhe interessava.

  O diretor decidiu incentivar o jovem e o apresentou a três importantes jornalistas: Francisco Otaviano, Pedro Luís e Quintino Bocaiúva.

  Otaviano e Pedro dirigiam o Correio-Mercantil e para lá foi Machado de Assis, em 1858, como revisor de provas. Colaborava também para outros jornais, mas ganhava pouco e estava sempre sem dinheiro.

  Com 20 anos, Machado de Assis já frequentava os círculos literários e jornalísticos do Rio de Janeiro, capital política e artística do Império.





Machado de Assis com 20 anos

  Em 1960, Machado de Assis foi chamado por Quintino Bocaiúva para trabalhar na redação do “Diário do Rio de Janeiro”, que estava sendo preparado para reaparecer sob a direção política de Saldanha Marinho.

  Além de escrever sobre todos os assuntos e manter uma coluna de crítica literária, Machado tornou-se o representante do jornal no Senado.

  Machado também escrevia no “Jornal das Famílias”, onde suas histórias inconsequentes e açucaradas eram lidas nos serões familiares.

              Poeta, burocrata e romancista

  Em 1864, Machado de Assis publicou “Crisálidas”, uma coletânea de seus poemas. O livro foi dedicado a seus pais, Maria Leopoldina e a Francisco, que morrera naquele ano.

  Em 1867, o Imperador concedeu a Machado o grau de "Cavaleiro da Ordem da Rosa", por serviços prestados às letras nacionais. No dia 8 de abril Machado foi nomeado ajudante do diretor do Diário Oficial, iniciando sua "carreira burocrática".

  Em 1868 ele conheceu Carolina Xavier de Novais, uma portuguesa culta, irmã do poeta português Faustino Xavier de Novais, que lhe revelou os clássicos lusitanos.

  No dia 12 de novembro de 1869, o casamento de Machado e Carolina é realizado, tendo como testemunhas, Artur Napoleão e o Conde de São Mamede, em cuja residência se realizou a cerimônia.

  Em 1872, Machado de Assis publicou seu primeiro romance, “Ressurreição”. No dia 30 de janeiro de 1873, a capa do décimo número do “Arquivo Contemporâneo”, periódico do Rio de Janeiro, coloca lado a lado as fotos de José de Alencar, até então o maior romancista do Brasil, e a de Machado de Assis.

  Ainda em 1873, ele foi nomeado primeiro oficial da Secretaria da Agricultura e, três anos depois assumiu a chefia da seção.




Machado de Assis aos 40 anos

  Em 1881, Machado de Assis publica o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, que marca o início da fase acentuadamente realista de sua obra. A obra havia sido publicada, no ano anterior, em folhetins na Revista Brasileira.

                  Academia Brasileira de Letras

  Em 1896, fundou com outros intelectuais, a Academia Brasileira de Letras. Nomeado para a cadeira n.º 23, tornando-se, em 1897, seu primeiro presidente, cargo que ocupou até sua morte.

  Na entrada do prédio há uma estátua de bronze do escritor. Em sua homenagem, a academia chama-se também “Casa de Machado de Assis”.

              Últimos anos e morte

  Em outubro de 1904 morreu sua esposa, Carolina, companheira de 35 anos, que além de revisora de suas obras era também sua enfermeira, pois Machado de Assis tinha a saúde abalada pela epilepsia.

  Após a morte da esposa o romancista raramente saía de casa, Em homenagem à sua amada, escreveu o poema "À Carolina":

À Carolina

"Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.

Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
Que, a despeito de toda a humana lida,
Fez a nossa existência apetecida
E num recanto pôs o mundo inteiro.

Trago-te flores, - restos arrancados
Da terre que nos viu passar unidos
E ora mortos nos deixa e separados.

Que eu, se tenho nos olhos malferidos
Pensamentos de vida formulados,
São pensamentos idos e vividos."

  Machado de Assis faleceu no Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 1908. Em seu velório, comparecerem as maiores personalidades do país. Rui Barbosa, um dos juristas mais aplaudidos da época, fez um discurso de despedida com elogios ao homem e escritor.

  Levado em uma carreta do Arsenal de Guerra, só destinada às grandes personalidades, um grande cortejo fúnebre saiu da Academia para o cemitério de São João Batista, onde foi enterrado.

               Fases da obra de Machado de Assis

  Machado de Assis teve uma carreira literária ininterrupta, produziu de 1855 a 1908. Escreveu poesias, romances, contos, crônicas, críticas e peças de teatro. O ponto alto de sua produção literária é o romance e o conto, onde se observa duas fases:

                 Primeira fase

  A primeira fase das obras de Machado de Assis apresenta-se presa a algum aspecto do “Romantismo”, com uma história cheia de mistérios, com final feliz ou trágico e uma narrativa linear.

  Apresenta também traços inovadores, como uma linguagem menos descritiva, menos adjetivada e sem o exagero sentimental. As personagens têm um comportamento não só movido pelo amor, mas também pela ambição e pelo interesse. São dessa fase os romances:

·         Ressurreição (1872)

·         A Mão e a Luva (1874)

·         Helena (1876)

·         Iaiá Garcia (1878)

                  Segunda fase (Realismo)

  A segunda fase das obras de Machado de Assis inicia-se com "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881), onde retrata a miséria humana, indo até seu último romance, “Memorial de Aires” (1908) - o livro da saudade, escrito após a morte de Carolina.

  É nesse período que se encontram suas mais ricas criações literárias. Diferente de tudo quanto havia sido escrito no Brasil, Machado inaugura o “Realismo”.

  O estilo realista de Machado de Assis difere de seus contemporâneos, porque ele aprofunda-se na análise psicológica dos personagens desvendando a fragilidade existencial na relação consigo mesmo e com os outros personagens. São dessa fase os romances:

·         Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)

·         Quincas Borba (1891)

·         Dom Casmurro (1899)

·         Esaú e Jacó (1904)

·         Memorial de Aires (1908)

  Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, o narrador era um defunto que resolveu distrair-se um pouco saindo da monotonia da eternidade escrevendo suas memórias, livre das convenções sociais, pois está morto.

  O narrador fala não só da vida, mas de todos os que com ele conviveram, revelando a hipocrisia das relações humanas.

               As personagens femininas

  As grandes “personagens femininas” das obras de Machado de Assis ou são adúlteras ou estão a ponto de ser como Virgília de Memórias Póstumas que repele Brás Cubas quando podia casar-se com ele, mas torna-se sua amante depois que está casada com outro homem mais importante na escala social.

  Sofia, protagonista de Quincas Borba, fica no limiar do adultério, tentando o pobre Rubião até levá-lo à loucura, para tirar dele seu último centavo e assim enriquecer seu esposo.

  Capitu, sua heroína mais famosa, personagem de Dom Casmurro, é o protótipo de mulher dissimulada, que engana vilmente o marido – ou parece enganá-lo. Apenas Fidélia, de Memorial de Aires, é a mulher honesta e fiel, como seu próprio nome sugere.

Contos de Machado de Assis

·         Papéis Avulsos (1882)

·         Histórias Sem Data (1884)

·         Várias Histórias (1896)

·         Páginas Recolhidas (1899)

·         Relíquias da Casa Velha (1906)

Alguns dos melhores contos “realistas” contidos nesses livros e que abordam os mais diversos temas, são:

·         Cantigas de Exponsais – a desesperada busca da expressão,

·         Noites de Almirantes – análise de uma desilusão amorosa,

·         Trio em Lá Menor – o anseio da perfeição,

·         O Alienista – o problema da loucura,

·         Missa do Galo – o despertar do adolescente para o amor,

·         Teoria do Medalhão – como vencer na vida sem fazer força,

·         O Espelho – a dualidade da alma humana.

  O escritor Machado de Assis é uma figura tão importante para o nosso país que a sua biografia foi escolhida para figurar no artigo A biografia das 20 pessoas mais importantes para a história do Brasil.

 

Enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com

 

Matemática/profº Rosélia

ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

5 AULAS

 

SEMANA do dia 03 á 06/11/2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

3ºA (E.M)     

 

CONTEÚDOS:

·      Operações com fatorial

·      Princípio fundamental da contagem

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

•SEMANA DE RECUPERAÇÃO: CADERNO DO ALUNO “APRENDER SEMPRE” volume3

Assistir as aulas dos links abaixo e fazer os registros no caderno

https://youtu.be/VwMu9GOJG_A

https://youtu.be/b6MAW_BtUyM

         https://youtu.be/iMCZBGd90eg

      https://youtu.be/iMCZBGd90egAssistir as aulas da semana do dia 03 Á 06/11/20 no CMSP e TV Educação.

·      Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e anotar as dúvidas para depois conversarmos.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·      Avaliação Processual

·      Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno, criar um mapa mental e Entregar via email ou no Class roon (foto).

·      roselia.scardelato044@gmail.com

·      Dúvidas no grupo do whats.da sala (14;00 ás 17;00)

 

  Data: 06/11/2020.     

Projeto de Vida/Profº ROSÉLIA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

PLANO SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSOR

ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

 (2 AULAS)

DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA

 

SEMANA DO DIA 03 Á 06/11/2020.

DISCIPLINA/TURMA:

              PROJETO DE VIDA  3ºA

CONTEÚDOS:

 

·        Visão do trabalho - Mercado de trabalho: Primeiro passos

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

·        CADERNO DO ALUNO e as Aulas do CMSP.

RETOMADA Das aulas dos links abaixo e fazer os registros no caderno

https://youtu.be/YH7Z8EwPfIs

·           ASSISTIR AS AULAS DO CMSP E FAZER O MAPA MENTAL DAS AULAS ABORDADAS E REGISTRAR SUAS DÚVIDAS NO CADERNO PARA RETOMADAS NO CLASSROON.

RECURSOS:

·        T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 

·        Processual ( continuada), atividades em grupo e individual;

·         Registro escrito, mapa conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, GOOGLE CLASS  e acesso à plataforma, realização da atividade no caderno do aluno etc. DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

 

DATA: 06/11/ 2020.

 

 

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 1° A, B C e D, 2º A e B, 3° A

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade do período 04 a 06/11 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é tecnologia 5g?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

-------------------------------------------------------

3ºSérie  B /Noturno


                                                    Arte/ProfºEdlenne

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf         Professora Edlenne Cristina

Disciplina arte  Ensino médio 3ªA 3B

 E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617

                                                    

                                                               Atividade




-

 Fazer uma leitura formal e interpretativa da obra "Roda" de Milton Dacosta

                               Pergunta  

 1-O que você acha que está mais diferente?

2-porque Milton Dacosta não desenhou o rosto das meninas?

3-mesmo sem ter desenhado o rosto como você imagina que seria expressão dela?

                                             Biologia /ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 3/11 a 6/11/2020

Disciplina : biologia

Prof : rene

Turmas : 3 B e 3 C

Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )

3 C ( quinta , 1aula, e2aula )

Tema : mamiferos

Atividade : pesquisar:

Características gerais dos mamiferos

Habilidade : compreender asa características gerais doos mamíferos no reino animal

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br

 

Filosofia/Profº

E.E Salim Farah Maluf.

 

 

 

 

3º B e  3º C – Professora

Disciplina: Filosofia.

E-mail:

Atividade: Ler o texto, responder o questionário e fazer um resumo sobre o que entendeu.

 

Tempo para realização: Uma semana (2 aulas de 45 minutos cada).

 

Período: 03 a 06/11/2020.

 

Ano Letivo 2020 – 4º Bimestre.

 

TEXTO:                                                                                                                                                      

            A compreensão pelo sentido

            O conceito de gosto não deve ser encarado como uma preferência arbitraria e imperiosa da nossa subjetividade.                                                                                                                                                                                        Quando o gosto é entendido dessa forma, ele refere-se mais a si mesmo do que ao mundo dentro do qual ele se forma, e esse tipo de julgamento estético decide o que prefiro em virtude do que sou.                    Passo a ser a medida absoluta de tudo (aquilo de que eu gosto é bom e aquilo de que eu não gosto e ruim), e essa atitude só pode levar ao dogmatismo e ao preconceito.                                                                                     A subjetividade em relação ao objeto estético precisa estar mais interessada em conhecer, entregando-se às particularidades de cada objeto, do que em preferir. Nesse sentido, ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceitos.                                                                                                                                À medida que o sujeito exerce aptidão de se comunicar, desenvolve a aptidão também de compreender, de penetrar no mundo do outro, entendendo assim a importância da gratuidade dessa experiência, já que o habito de observar antes de tomar qualquer atitude educa também nosso gosto, torna a nossa sensibilidade mais aguda, nos enriquece emocionalmente e intelectualmente, por meio do prazer e da compreensão que nos proporciona.

ATIVIDADE:

RESPONDA                                                                                                                                              

A)    Que idéia o autor do texto quer passar em relação à compreensão do sentido?

B)    O que é subjetividade?

C)    O que é dogmatismo?

D)   Porque, segundo a opinião do autor desconhecido, ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceito?

E)    Elabore um resumo do que você entendeu sobre o texto.

 

                    Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi realizada, após isso, enviar para o meu email: 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum , Entender o que é participação política.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Com base no assunto sobre participação política, esta semana vamos pesquisar sobre o tema abaixo:

Quando o povo brasileiro teve o direito ao Voto

Lembrando que pesquisa não e de uma linha

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcelo

Atividade de FÍSICA 3B 3C

ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/KD3giEuBS26ttQaKA

Quimica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Tipos de Poluição
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto "Tipos de poluição", disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm , copiar as qustões no caderno e responde-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 11/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
1- Do que trata o texto?
2- Você conhece os tipos de poluição existentes? Quais?
3- Quais são as possíveis consequências ao meio ambiente?

Geografia/ProfºErica

PLANEJAMENTO SEMANAL (03 a 07.11)

DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

PESQUISA – O DESTINO DO LIXO EM SÃO PAULO

OBJETIVO: AVERIGUAR O GRAU DE CONHECIMENTO SOBRE O TEMA E A NOSSA RESPONSABILIDADE.

1- Tipo de residência que mora: ____Casa _______Apartamento

2- Com relação ao lixo produzido em sua casa:

Recicla totalmente

Recicla parcialmente

Não tem o hábito de reciclar

3- Na sua opinião a reciclagem:

a- É muito importante para o meio ambiente

b- É pouco importante para o meio ambiente

c- Não contribui em nada para o meio ambiente

4- O lixo que você produz, que é levado pelos caminhões, vai para onde:

a- Lixões

b- Aterros sanitários

c- Coleta seletiva

d- Usinas de compostagem

5- Se tivesse um programa do governo de coleta seletiva voltada para os munícipes, sua família contribuiria:

_____SIM _____NÃO _____TALVEZ

6- Você conhece ou já ouviu falar nos ecopontos: _____SIM _____NÃO

7- Você conhece o Programa do município de São Paulo de coleta seletiva RECICLASAMPA?

_____SIM _____NÃO

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS Atividades Devem ser enviadas para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX


História/Profº Sergio

Conteúdo de História – 3as séries B, C - Prof.: Sérgio – semana de 03 a 06/11/2020

Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno

 

                 O impeachment de Collor

 

    O impeachment de Fernando Collor, ocorrido em 1992, foi o primeiro da história da República brasileira.

  Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente do Brasil eleito diretamente pelo voto popular após o fim do Regime Militar de 1964-1985. Filho de Arnon Mello, político e empresário, Fernando Collor seguiu os mesmos passos que o pai, trabalhando no jornal (Gazeta de Alagoas) pertencente à família e fazendo política no estado de Alagoas até finalmente lançar sua candidatura à presidência do país em 1989. Collor foi eleito como símbolo de uma nova fase da política brasileira e um dos slogans principais de sua campanha era a “caça aos marajás”, isto é, aos detentores de privilégios concedidos por conchavos políticos.

  O problema é que o seu governo teve de enfrentar uma forte crise financeira, que exigia medidas drásticas. As saídas oferecidas por sua equipe de economistas, como os planos Collor I e Collor II, mostraram-se desastrosas, provocando uma forte rejeição popular. Não bastasse isso, o tesoureiro da campanha presidencial de Collor, Paulo César (PC) Farias, passou a ser acusado de estar envolvido em um escândalo de corrupção. Essa suspeita acabou por envolver a figura do presidente no escândalo, fato que custou não apenas o seu cargo, mas também os seus direitos políticos.

♦ Caso PC Farias e denúncia de Pedro Collor

  Em 1992, o irmão de Fernando Collor, Pedro Collor, concedeu uma entrevista à revista Veja na qual fazia uma denúncia apontando o envolvimento direto do presidente com o já conhecido “escândalo PC Farias”. A denúncia de Pedro Collor desencadeou uma série de investigações, tanto por parte da justiça comum quanto por parte do Congresso Nacional, por meio de uma comissão de inquérito.

  Ao mesmo tempo em que eram feitas as investigações, um processo de Impeachment contra o presidente foi protocolado na Câmara dos Deputados por Marcello Lavanère e Barbosa Lima Sobrinho no dia 3 de setembro de 1992. No pedido, constava a acusação de que o presidente havia cometido crimes de responsabilidade, pautados pelo artigo 85 da Constituição de 1988 e na Lei 1.079, de 1950.

♦ Processo de Impeachment, renúncia e perda dos direitos políticos

  As denúncias apresentadas no processo, somadas aos dados que estavam sendo colhidos nas investigações, contribuíram para aumentar a pressão que os opositores de Collor estavam exercendo no Congresso. Sendo assim, o pedido foi acolhido em 29 de setembro de 1992, na Câmara dos Deputados. Em seguida, o processo seguiu para o Senado e todos os trâmites foram cumpridos em menos de dois meses. No dia 29 de dezembro, teve início a votação do julgamento do impeachment no plenário do Senado. Estavam reunidos 79 senadores e era preciso que 2/3 deles votassem pela destituição de Collor.

  No dia da votação, antes que a sessão começasse, Collor enviou uma carta de renúncia para o Congresso por meio de seu advogado. O objetivo era sair do cargo por livre vontade para não perder os direitos políticos pelo prazo de oito anos. A carta foi lida aos senadores, mas, mesmo assim, o julgamento prosseguiu e Collor perdeu seus direitos políticos. O historiador Marco Antônio Villa esclarece o que ocorreu em seu livro Collor Presidente. Vejamos:

  A sessão seria reaberta às 13h30. Depois de amplos debates, às 18h30, o Senado, como Tribunal Constitucional, considerou que a natureza da sanção era autônoma e, por 73 votos a favor e apenas oito contra, deu continuidade ao julgamento. Os senadores ignoraram que a pena acessória é prejudicada quando não há pena principal, o impeachment. A aplicação da punição só teria cabimento se o acusado fosse julgado culpado. No momento em que aceita a renúncia, o processo teria de ser interrompido. 

  Para Villa, “o caráter político do julgamento, portanto, foi levado ao limite”, em detrimento de seu caráter jurídico. Prossegue:

  A votação foi concluída de madrugada, depois de quase dezesseis horas de sessão e com a presença dos advogados de Collor. Por 76 votos favoráveis e três contrários (dois senadores se ausentaram do plenário), Fernando Collor foi condenado à inabilitação para o exercício de função pública por oito anos. A sessão seria encerrada às 4h30 do dia 30. [2]

  O vice, Itamar Franco, assumiu o cargo, governando até o ano de 1994.

 

Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 03 à 06 de novembro de 2020.

4o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 29 de outubro de 2020 sobre a ORGANIZAÇÃO MACROTEXTUAL DA CAPA 
(como o texto é organizado neste suporte textual (jornal). Em seguida escreva em seu caderno
na sequência: 1. Qual é o nome do jornal? 2.Qual é o total de cadernos do jornal (cada parte
do jornal possui um assunto)?, 3. Quantos nomes de caderno são palavras cognatas?, 4. Quais cadernos
são identificados por siglas?, 5. Qual é o total de assuntos que lhe interessam?, 6. Agora escreva
os nomes dos cadernos que lhe interessam? 7. Escreva a data da publicação do jornal?
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


THE NEW YORK TIMES

Thursday, October 29, 2020

Today’s Paper
1.  World
2.  U.S.
3.  Politics
4.  N.Y.
5.  Business
6.  Opinion
7.  Tech
8.  Science
9.  Health
10. Sports
11. Arts
12. Books
13. Style
14. Food
15. Travel
16. Magazine
17. T Magazine
18. Real Estate

Lingua portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 03/11/2020 a 06/11/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

Atividade avaliativa:

 

Livro Aprender Sempre – Vol. 2

 

Sequência 2 - Continuação:

 

 

4. (Mackenzie 2017 - adaptado) Redija uma dissertação desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

 

O texto deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da coletânea.

 

Texto I: "O desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos e se manifesta como desejo de confiar nas coisas e nas pessoas, isto é, de acreditar que as coisas são exatamente tais como as percebemos e o que as pessoas nos dizem é digno de confiança e crédito. Ao mesmo tempo, nossa vida cotidiana é feita de pequenas e grandes decepções e, por isso, desde cedo, vemos as crianças perguntarem aos adultos se tal ou qual coisa ‘é de verdade ou é de mentira’ ". Marilena Chauí, filósofa.

 

Texto II: "Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário". George Orwell, escritor.

 

Texto III: "Ao contrário do que geralmente se crê, por muito que se tente convencer-nos do contrário, as verdades

únicas não existem: as verdades são múltiplas, só a mentira é global". José Saramago, escritor.

Matemática/profºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 03/11/2020 / a  29 /11/2020 (4aulas)

 

 

Atividade Avaliativa

 

Retomando conceitos - Problemas de contagem:

 

Comanda :Acessem o link assistam os vídeos propostos leiam com atenção os enunciados das questões!!

 

https://forms.gle/ybNhnweVTy8HH7fx7

 

Boa sorte !!!


----------------------------------------------

3ºSérie  C/Noturno


                                                    Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              E.M     3º C

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

Apreciação em Teatro

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Reconhecer as mudanças de paradigma no teatro atual, possibilitando uma compreensão dos processos que norteiam a arte contemporânea.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIA:

.

O processo colaborativo de criação e concepção de um espetáculo teatral tem demonstrado ser uma ferramenta criativa e poderosa, influenciando diversos grupos teatrais, com diferentes vertentes no teatro contemporâneo. Segue o link de vídeos de uma peça de teatro que foi criada a partir de processo colaborativo, que utiliza novas tecnologias e/ou se apropria de espaços não convencionais, o objetivo é que vocês apreciem aos vídeos e em seguida respondam ao questionário.

Processos contemporâneos de criação em teatro. Está indicado, a seguir, o trecho do documentário “Rastros” de processo colaborativo. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=UPiWZD2FWM4.  Acesso em: 8 jul. 2020.

Documentário “Teatro e Circunstância: Caixa preta e outros espaços convencionais”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uaatGZcuUtU. Acessoem:8jul.2020.

 

1.Já assistiram a peças feitas em processos colaborativos? Quais?

2.Perceberam diferenças entre as peças criadas colaborativamente e outras realizadas por um único autor? Descreva as diferenças percebidas.

3.Como é fazer teatro em espaços não convencionais?

4.Quais foram os lugares mais inusitados de encenação de peças teatrais que você pesquisou e/ouassistiu?5.Quais são os profissionais que trabalham para a criação da peça?

 

RECURSOS:

Caderno para registro e realização da atividade e internet

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 03/11 a 06/11

 

__

 

 

 

                                             Biologia /ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 3/11 a 6/11/2020

Disciplina : biologia

Prof : rene

Turmas : 3 B e 3 C

Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )

3 C ( quinta , 1aula, e2aula )

Tema : mamiferos

Atividade : pesquisar:

Características gerais dos mamiferos

Habilidade : compreender asa características gerais doos mamíferos no reino animal

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br


Filosofia/Profº

E.E Salim Farah Maluf.

 

 

 

 

3º B e  3º C – Professora

Disciplina: Filosofia.

E-mail:

Atividade: Ler o texto, responder o questionário e fazer um resumo sobre o que entendeu.

 

Tempo para realização: Uma semana (2 aulas de 45 minutos cada).

 

Período: 03 a 06/11/2020.

 

Ano Letivo 2020 – 4º Bimestre.

 

TEXTO:                                                                                                                                                      

            A compreensão pelo sentido

            O conceito de gosto não deve ser encarado como uma preferência arbitraria e imperiosa da nossa subjetividade.                                                                                                                                                                                        Quando o gosto é entendido dessa forma, ele refere-se mais a si mesmo do que ao mundo dentro do qual ele se forma, e esse tipo de julgamento estético decide o que prefiro em virtude do que sou.                    Passo a ser a medida absoluta de tudo (aquilo de que eu gosto é bom e aquilo de que eu não gosto e ruim), e essa atitude só pode levar ao dogmatismo e ao preconceito.                                                                                     A subjetividade em relação ao objeto estético precisa estar mais interessada em conhecer, entregando-se às particularidades de cada objeto, do que em preferir. Nesse sentido, ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceitos.                                                                                                                                À medida que o sujeito exerce aptidão de se comunicar, desenvolve a aptidão também de compreender, de penetrar no mundo do outro, entendendo assim a importância da gratuidade dessa experiência, já que o habito de observar antes de tomar qualquer atitude educa também nosso gosto, torna a nossa sensibilidade mais aguda, nos enriquece emocionalmente e intelectualmente, por meio do prazer e da compreensão que nos proporciona.

ATIVIDADE:

RESPONDA                                                                                                                                              

A)    Que idéia o autor do texto quer passar em relação à compreensão do sentido?

B)    O que é subjetividade?

C)    O que é dogmatismo?

D)   Porque, segundo a opinião do autor desconhecido, ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceito?

E)    Elabore um resumo do que você entendeu sobre o texto.

 

                    Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi realizada, após isso, enviar para o meu email: 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum , Entender o que é participação política.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Com base no assunto sobre participação política, esta semana vamos pesquisar sobre o tema abaixo:

Quando o povo brasileiro teve o direito ao Voto

Lembrando que pesquisa não e de uma linha

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcelo

Atividade de FÍSICA 3B 3C

ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/KD3giEuBS26ttQaKA

Quimica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Tipos de Poluição
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto "Tipos de poluição", disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm , copiar as qustões no caderno e responde-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 11/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
1- Do que trata o texto?
2- Você conhece os tipos de poluição existentes? Quais?
3- Quais são as possíveis consequências ao meio ambiente?

Geografia/ProfºVanildo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para a turma do 3º ano C durante a semana de 03 a 06/11/20

Cidades globais

As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.

Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.

São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros.



Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.

As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.

Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.

Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.

Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.


Atividade de geografia do professor Edivaldo para os alunos dos 3º anos: C. durante a semana de 03 a 06/11/20

 Observação importantíssimo:  ao fazer devolutiva das questões copia as questão e a resposta para facilitar as correções para que eu possa saber a pergunta e a resposta se tem a ver com a pergunta e posta no E-mail: ediliberato@hotmail.com

1ª questão:

As Cidades Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:

a)  ( ) possuírem necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.

b)  ( ) apresentarem um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.

c)  ( ) serem densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.

d) (  ) não apresentarem vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras. 

2ª questão

Assinale a alternativa que não apresenta os elementos que costumam estar presentes nas Cidades Globais:

a) (  ) sedes de empresas e serviços urbanos sofisticados

b)  (  ) bolsas de valores e centros comerciais de destaque

c)  (  ) centros de pesquisas e universidades

d) (  ) portos ou aeroportos de abrangência zonal. 

 

História/ProfºSergio

Conteúdo de História – 3as séries B, C - Prof.: Sérgio – semana de 03 a 06/11/2020

Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno

 

                 O impeachment de Collor

 

    O impeachment de Fernando Collor, ocorrido em 1992, foi o primeiro da história da República brasileira.

  Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente do Brasil eleito diretamente pelo voto popular após o fim do Regime Militar de 1964-1985. Filho de Arnon Mello, político e empresário, Fernando Collor seguiu os mesmos passos que o pai, trabalhando no jornal (Gazeta de Alagoas) pertencente à família e fazendo política no estado de Alagoas até finalmente lançar sua candidatura à presidência do país em 1989. Collor foi eleito como símbolo de uma nova fase da política brasileira e um dos slogans principais de sua campanha era a “caça aos marajás”, isto é, aos detentores de privilégios concedidos por conchavos políticos.

  O problema é que o seu governo teve de enfrentar uma forte crise financeira, que exigia medidas drásticas. As saídas oferecidas por sua equipe de economistas, como os planos Collor I e Collor II, mostraram-se desastrosas, provocando uma forte rejeição popular. Não bastasse isso, o tesoureiro da campanha presidencial de Collor, Paulo César (PC) Farias, passou a ser acusado de estar envolvido em um escândalo de corrupção. Essa suspeita acabou por envolver a figura do presidente no escândalo, fato que custou não apenas o seu cargo, mas também os seus direitos políticos.

♦ Caso PC Farias e denúncia de Pedro Collor

  Em 1992, o irmão de Fernando Collor, Pedro Collor, concedeu uma entrevista à revista Veja na qual fazia uma denúncia apontando o envolvimento direto do presidente com o já conhecido “escândalo PC Farias”. A denúncia de Pedro Collor desencadeou uma série de investigações, tanto por parte da justiça comum quanto por parte do Congresso Nacional, por meio de uma comissão de inquérito.

  Ao mesmo tempo em que eram feitas as investigações, um processo de Impeachment contra o presidente foi protocolado na Câmara dos Deputados por Marcello Lavanère e Barbosa Lima Sobrinho no dia 3 de setembro de 1992. No pedido, constava a acusação de que o presidente havia cometido crimes de responsabilidade, pautados pelo artigo 85 da Constituição de 1988 e na Lei 1.079, de 1950.

♦ Processo de Impeachment, renúncia e perda dos direitos políticos

  As denúncias apresentadas no processo, somadas aos dados que estavam sendo colhidos nas investigações, contribuíram para aumentar a pressão que os opositores de Collor estavam exercendo no Congresso. Sendo assim, o pedido foi acolhido em 29 de setembro de 1992, na Câmara dos Deputados. Em seguida, o processo seguiu para o Senado e todos os trâmites foram cumpridos em menos de dois meses. No dia 29 de dezembro, teve início a votação do julgamento do impeachment no plenário do Senado. Estavam reunidos 79 senadores e era preciso que 2/3 deles votassem pela destituição de Collor.

  No dia da votação, antes que a sessão começasse, Collor enviou uma carta de renúncia para o Congresso por meio de seu advogado. O objetivo era sair do cargo por livre vontade para não perder os direitos políticos pelo prazo de oito anos. A carta foi lida aos senadores, mas, mesmo assim, o julgamento prosseguiu e Collor perdeu seus direitos políticos. O historiador Marco Antônio Villa esclarece o que ocorreu em seu livro Collor Presidente. Vejamos:

  A sessão seria reaberta às 13h30. Depois de amplos debates, às 18h30, o Senado, como Tribunal Constitucional, considerou que a natureza da sanção era autônoma e, por 73 votos a favor e apenas oito contra, deu continuidade ao julgamento. Os senadores ignoraram que a pena acessória é prejudicada quando não há pena principal, o impeachment. A aplicação da punição só teria cabimento se o acusado fosse julgado culpado. No momento em que aceita a renúncia, o processo teria de ser interrompido. 

  Para Villa, “o caráter político do julgamento, portanto, foi levado ao limite”, em detrimento de seu caráter jurídico. Prossegue:

  A votação foi concluída de madrugada, depois de quase dezesseis horas de sessão e com a presença dos advogados de Collor. Por 76 votos favoráveis e três contrários (dois senadores se ausentaram do plenário), Fernando Collor foi condenado à inabilitação para o exercício de função pública por oito anos. A sessão seria encerrada às 4h30 do dia 30. [2]

  O vice, Itamar Franco, assumiu o cargo, governando até o ano de 1994.

 

Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 03 à 06 de novembro de 2020.

4o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 29 de outubro de 2020 sobre a ORGANIZAÇÃO MACROTEXTUAL DA CAPA 
(como o texto é organizado neste suporte textual (jornal). Em seguida escreva em seu caderno
na sequência: 1. Qual é o nome do jornal? 2.Qual é o total de cadernos do jornal (cada parte
do jornal possui um assunto)?, 3. Quantos nomes de caderno são palavras cognatas?, 4. Quais cadernos
são identificados por siglas?, 5. Qual é o total de assuntos que lhe interessam?, 6. Agora escreva
os nomes dos cadernos que lhe interessam? 7. Escreva a data da publicação do jornal?
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


THE NEW YORK TIMES

Thursday, October 29, 2020

Today’s Paper
1.  World
2.  U.S.
3.  Politics
4.  N.Y.
5.  Business
6.  Opinion
7.  Tech
8.  Science
9.  Health
10. Sports
11. Arts
12. Books
13. Style
14. Food
15. Travel
16. Magazine
17. T Magazine
18. Real Estate

Lingua portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 03/11/2020 a 06/11/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

Atividade avaliativa:

 

Livro Aprender Sempre – Vol. 2

 

Sequência 2 - Continuação:

 

 

4. (Mackenzie 2017 - adaptado) Redija uma dissertação desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

 

O texto deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da coletânea.

 

Texto I: "O desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos e se manifesta como desejo de confiar nas coisas e nas pessoas, isto é, de acreditar que as coisas são exatamente tais como as percebemos e o que as pessoas nos dizem é digno de confiança e crédito. Ao mesmo tempo, nossa vida cotidiana é feita de pequenas e grandes decepções e, por isso, desde cedo, vemos as crianças perguntarem aos adultos se tal ou qual coisa ‘é de verdade ou é de mentira’ ". Marilena Chauí, filósofa.

 

Texto II: "Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário". George Orwell, escritor.

 

Texto III: "Ao contrário do que geralmente se crê, por muito que se tente convencer-nos do contrário, as verdades

únicas não existem: as verdades são múltiplas, só a mentira é global". José Saramago, escritor.

Matemática/profºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 03/11/2020 / a  29 /11/2020 (4aulas)

 

 

Atividade Avaliativa

 

Retomando conceitos - Problemas de contagem:

 

Comanda :Acessem o link assistam os vídeos propostos leiam com atenção os enunciados das questões!!

 

https://forms.gle/ybNhnweVTy8HH7fx7

 

Boa sorte !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário