terça-feira, 3 de novembro de 2020

2ºEJA do ensino médio semana de 03 a 06 de novembro de 2020

   Atividade da semana de   03  a 06 de novembro 2020

                                 

                                                

                                         2ºTA /Noturno


                                                    Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD

CONTEÚDO 3º BIMESTRE:

A improvisação teatral

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=AeMca85HfzM

https://www.youtube.com/watch?v=l6DQ-vvL9HE

2ª aula

Após assistir aos vídeos indicados acima, responda:

Há diferenças entre os dois grupos mostrados no primeiro e segundo vídeo? Se sim, quais?

Com suas próprias palavras, o que é improvisar de acordo com os vídeos assistidos acima?

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 03/11/2020 a 06/11/2020.

                                             Biologia /ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

Semana 03/11 a 06/11

 Olá queridos alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o link do google forms e respondam às questões.

 


2º Termos A, B, C e D – Atividade Link:  https://forms.gle/Usu5ooVozrcFZtt37

 


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 03 a 06 de novembro

· Ler o texto disponível no link:

· https://www.significados.com.br/filosofia-da-educacao/

· Colocar os pontos em que não foi possível entendimento. Ou que houve um pouco de dificuldade.

· Entrega até 30 de novembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Continuando a tema racismo, faca a seguinte pesquisa

Quais são os países mais preconceituosos em relação a etnia, sexo, gênero e religião etc

Lembrando que pesquisa não e de 1 linha

.

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica

Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa

animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.

Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.

Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?

Experimento: Título: Fazendo Pipoca.

Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.

Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.

Discussão sobre o experimento

Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.

Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.

Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .

O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.

Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.

Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.

Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.

Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.

ATIVIDADE:

1. O que é processo termodinâmico?

2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020

Turmas: 2 termos: A, B, C e D

Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.

Massa Molecular

A massa molecular (MM) corresponde a massa de uma molécula (constituída de átomos) relativa a unidade de massa atômica (u), ou seja, igual a 1/12 da massa de um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).

Importante destacar que o elemento carbono, chamado de “átomo padrão”, com número de massa (A) igual a 12 e número atômico (Z) igual a 6, foi escolhido pelos químicos com o intuito de quantificar a massa dos átomos, visto que se tratam de partículas muito pequenas.

A partir disso, se um elemento possui massa atômica (u) igual a 10, isso significa que ele é dez vezes mais pesado que um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).

Número de Massa

O número de massa (A) de cada átomo, corresponde a soma dos prótons e dos nêutrons (A= p + n) presentes em cada elemento. O elétron, por possuir uma massa insignificante, isto é, 1836 vezes menor em relação aos prótons e nêutrons, não estão incluídos na soma das massas. Por esse motivo o número de massa não corresponde à massa efetiva do átomo.

Número Atômico

O número atômico (Z) corresponde a quantidade de prótons ou elétrons presentes em cada átomo. Assim, o número de prótons é igual ao número de elétrons (p = e), visto que o átomo é uma partícula eletricamente neutra, ou seja, com o mesmo número de cargas opostas: prótons de carga positiva e elétrons de carga negativa.

Como calcular a Massa Molecular

Na molécula de água (H2O), por exemplo, há um átomo de oxigênio (O) e dois átomos de hidrogênio (H). Dessa forma, para calcular a massa molecular da água, faz-se necessário pesquisar na Tabela Periódica, a massa atômica de cada elemento presente na molécula. Feito isso, tem-se que o número atômico do oxigênio é 16, enquanto que do hidrogênio é 1, logo:

O = 1x 16 = 16

H = 2 x 1 = 2

MM = 16 + 2

MM= 18g ou 18u

A massa molecular da molécula de água é 18 g ou 18 u.

Da mesma maneira exemplificada acima, para calcular a massa molecular da molécula de sacarose (C12H22O11), verifica-se o número de átomos e a massa atômica de cada elemento químico. Assim, na molécula de sacarose temos: 11 átomos de oxigênio (massa atômica 16), 22 átomos de hidrogênio (massa atômica 1) e 12 átomos de carbono (massa atômica 12), logo:

O = 11 x 16 = 176

H = 22 x 1 = 22

C = 12 x 12 = 144

MM = 176 + 22 + 144

MM = 342g ou 342u

Portanto, a massa molecular da sacarose é 342g ou 342u.

Observação: Todos os valores de massas atômicas dos elementos serão fornecidos para que possam calcular a massa da molécula.

Geografia/ProfºRicardo

Semana 03 a 06 de novembro

Atividade de Geografia

Professor Ricardo José dos Santos

2 TA e TB

Lê o Texto e responder as questões

Tipos de biomas no Brasil

. Bioma Amazônia

O bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território. É o maior de todos os biomas brasileiros. Caracteriza-se pela presença de diversos ecossistemas e por deter grande biodiversidade na fauna e na flora. Esse bioma compreende uma região constituída pela maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica.

Fauna e Flora

Os principais representantes da fauna são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca. A flora é constituída por aproximadamente 30 mil espécies das quase 100 mil existentes na América Latina. Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia, característica dos igapós.

Hidrografia

O bioma Amazônia compreende uma região que abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que detém 20% da água doce do planeta. O Rio Amazonas é o principal e o maior em volume de água do mundo, recebendo vários afluentes.

Clima

Compreende uma região de clima quente e úmido, apresentando umidade do ar elevada durante todo o ano. O índice pluviométrico também é elevado, sendo mais de 2000 mm de chuvas provenientes da própria floresta.

Vegetação

A vegetação do bioma Amazônia divide-se em: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó. As matas de terra firme compreendem os estratos mais altos, portanto, não são inundadas. As matas de várzea representam áreas inundadas durante alguns períodos do ano. Já as matas de igapó constituem os estratos mais baixos da vegetação e apresentam-se inundadas praticamente durante todo o ano.

Solo

O solo da Amazônia é arenoso e apresenta uma camada de húmus resultante da deposição de floras, frutos e restos de animais. Apesar disso, apenas cerca de 14% do território pode ser considerado fértil para práticas agrícolas.

O bioma Amazônia representa um conjunto de diferentes ecossistemas e ocupa grande parte do território brasileiro.

Bioma Cerrado

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero. Esse bioma caracteriza-se por apresentar diversas fitofisionomias em virtude dos vários contatos geográficos que possui com outros biomas. Ao norte, limita-se com o bioma Amazônia; a leste e ao nordeste, com a Caatinga; ao sudoeste, com o Pantanal; e a sudeste, com a Mata Atlântica.

Fauna e flora

O Cerrado possui uma grande variedade biológica. Apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Os principais representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado-campeiro, entre outros. Apesar da grande variedade, a fauna do Cerrado não é totalmente conhecida, principalmente em relação ao grupo de invertebrados.

Em relação à flora, estudiosos estimam que há cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação. Muitas espécies são usadas para fins medicinais e para alimentação. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.

Hidrografia

O Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo, segundo o IBGE, nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil. Além de abrigar tantas bacias hidrográficas, o Cerrado localiza-se numa região em que existem grandes aquíferos, como o Guarani e o Bambuí. Por isso, esse bioma é considerado berço das águas.

Clima

O clima do bioma Cerrado é predominantemente tropical sazonal, apresentando duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos. O período de seca tem início no mês de maio e termina no mês de setembro. Já o período chuvoso inicia-se em outubro e finaliza-se em abril. A média pluviométrica é de 1500 mm, e a temperatura média anual é de 22ºC, variando ao longo desses períodos.

Vegetação

O Cerrado apresenta vegetações distribuídas em formações savânicas, formações florestais e formações campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós, distribuindo-se entre estrato lenhoso e estrato herbáceo. Além das árvores de

troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, há também cactos e orquídeas no Cerrado. A vegetação desse bioma apresenta tonalidades de verde, amarelo e tons amarronzados ocasionados pela descoloração causada pela incidência solar.

Solo

Os solos do Cerrado são antigos (Período Terciário) e caracterizam-se, principalmente, pela profundidade e drenagem. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo). Apresentam cores avermelhadas e dividem-se em latossolos e podzólicos. Os latossolos são avermelhados, possuem acidez e são pobres em nutrientes. Já os podzólicos ou argissolos apresentam coloração mais escura e são propícios a sofrer processos erosivos.

Questões

1 Quais são os países, que a floresta amazônica pega em seu território.

2 Quais são as características do bioma amazônico.

3 Quais são as características do cerrado.

4 Quais estado do Brasil o cerrado ocupa.

História/Profº Silvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMAS: 2A, 2B, 2TA, 2TB

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e as consequências de tal disputa.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

AVALIAÇÃO: Com base no texto introdutório responder a questão abaixo

SEMANA: de 03 a 06 de novembro

Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?

 



ATIVIDADE

DEFINA AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO SOCIALISMO E DO CAPITALISMO

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "A" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 03 à 06 de novembro de 2020.

2o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 29 de outubro de 2020 sobre a ORGANIZAÇÃO MACROTEXTUAL DA CAPA 
(como o texto é organizado neste suporte textual (jornal). Em seguida escreva em seu caderno
na sequência: 1. Qual é o nome do jornal? 2.Qual é o total de cadernos do jornal (cada parte
do jornal possui um assunto)?, 3. Quantos nomes de caderno são palavras cognatas?, 4. Quais cadernos
são identificados por siglas?, 5. Qual é o total de assuntos que lhe interessam?, 6. Agora escreva
os nomes dos cadernos que lhe interessam? 7. Escreva a data da publicação do jornal?
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


THE NEW YORK TIMES

Thursday, October 29, 2020

Today’s Paper
1.  World
2.  U.S.
3.  Politics
4.  N.Y.
5.  Business
6.  Opinion
7.  Tech
8.  Science
9.  Health
10. Sports
11. Arts
12. Books
13. Style
14. Food
15. Travel
16. Magazine
17. T Magazine
18. Real Estate

Lingua portuguesa/ProfºClaudia

2º Termo A, B, C, D– Professora: Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR

 

Tempo para realização: 03 até 06/11.

 

 





REPORTAGEM

A reportagem é um gênero textual que, geralmente, circula em jornais e revistas impressos e digitais. Esse gênero nasce de uma notícia de relevância, aprofunda os fatos de interesse público e apresenta variadas versões a respeito de tais fatos. O relato dos fatos é ampliado por meio de depoimentos, entrevistas, citações, resumos etc. Embora não possua estrutura fixa, na maioria das vezes, inicia-se com um título e apresenta um lide que anuncia um fato central. A linguagem utilizada nesse gênero é marcada pela objetividade e clareza, com predomínio do uso da norma-padrão






 

 

 

 

 

a) O que você vê na 2ª imagem?

b) Que impressões/sensações ela provoca em você?

c) Essa imagem poderia ilustrar um fato de relevância social, amplamente divulgado pela mídia? Qual?

 

Retome o conceito de “reportagem” e, com base na imagem que você acabou de analisar, crie:

  • O título; (o título que você criou anunciam o fato a ser tratado?)
  • Corpo do texto; (produção escrita da reportagem)

Matemática/profºMarcelo

Atividade de Matemática 2TA 2TB

ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/CZhLh6DLHeorAJjE9


-------------------------------------------------------

2ºTB /Noturno


                                                    Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD

CONTEÚDO 3º BIMESTRE:

A improvisação teatral

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=AeMca85HfzM

https://www.youtube.com/watch?v=l6DQ-vvL9HE

2ª aula

Após assistir aos vídeos indicados acima, responda:

Há diferenças entre os dois grupos mostrados no primeiro e segundo vídeo? Se sim, quais?

Com suas próprias palavras, o que é improvisar de acordo com os vídeos assistidos acima?

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 03/11/2020 a 06/11/2020.

                                             Biologia /ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

Semana 03/11 a 06/11

 Olá queridos alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o link do google forms e respondam às questões.

 


2º Termos A, B, C e D – Atividade Link:  https://forms.gle/Usu5ooVozrcFZtt37

 


  

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 03 a 06 de novembro

· Ler o texto disponível no link:

· https://www.significados.com.br/filosofia-da-educacao/

· Colocar os pontos em que não foi possível entendimento. Ou que houve um pouco de dificuldade.

· Entrega até 30 de novembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA,2TB,2TC,2ºTD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Continuando a tema racismo, faca a seguinte pesquisa

Quais são os países mais preconceituosos em relação a etnia, sexo, gênero e religião etc

Lembrando que pesquisa não e de 1 linha

.

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/Profºfisica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica

Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa

animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.

Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.

Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?

Experimento: Título: Fazendo Pipoca.

Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.

Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.

Discussão sobre o experimento

Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.

Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.

Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .

O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.

Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.

Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.

Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.

Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.

ATIVIDADE:

1. O que é processo termodinâmico?

2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020

Turmas: 2 termos: A, B, C e D

Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.

Massa Molecular

A massa molecular (MM) corresponde a massa de uma molécula (constituída de átomos) relativa a unidade de massa atômica (u), ou seja, igual a 1/12 da massa de um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).

Importante destacar que o elemento carbono, chamado de “átomo padrão”, com número de massa (A) igual a 12 e número atômico (Z) igual a 6, foi escolhido pelos químicos com o intuito de quantificar a massa dos átomos, visto que se tratam de partículas muito pequenas.

A partir disso, se um elemento possui massa atômica (u) igual a 10, isso significa que ele é dez vezes mais pesado que um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).

Número de Massa

O número de massa (A) de cada átomo, corresponde a soma dos prótons e dos nêutrons (A= p + n) presentes em cada elemento. O elétron, por possuir uma massa insignificante, isto é, 1836 vezes menor em relação aos prótons e nêutrons, não estão incluídos na soma das massas. Por esse motivo o número de massa não corresponde à massa efetiva do átomo.

Número Atômico

O número atômico (Z) corresponde a quantidade de prótons ou elétrons presentes em cada átomo. Assim, o número de prótons é igual ao número de elétrons (p = e), visto que o átomo é uma partícula eletricamente neutra, ou seja, com o mesmo número de cargas opostas: prótons de carga positiva e elétrons de carga negativa.

Como calcular a Massa Molecular

Na molécula de água (H2O), por exemplo, há um átomo de oxigênio (O) e dois átomos de hidrogênio (H). Dessa forma, para calcular a massa molecular da água, faz-se necessário pesquisar na Tabela Periódica, a massa atômica de cada elemento presente na molécula. Feito isso, tem-se que o número atômico do oxigênio é 16, enquanto que do hidrogênio é 1, logo:

O = 1x 16 = 16

H = 2 x 1 = 2

MM = 16 + 2

MM= 18g ou 18u

A massa molecular da molécula de água é 18 g ou 18 u.

Da mesma maneira exemplificada acima, para calcular a massa molecular da molécula de sacarose (C12H22O11), verifica-se o número de átomos e a massa atômica de cada elemento químico. Assim, na molécula de sacarose temos: 11 átomos de oxigênio (massa atômica 16), 22 átomos de hidrogênio (massa atômica 1) e 12 átomos de carbono (massa atômica 12), logo:

O = 11 x 16 = 176

H = 22 x 1 = 22

C = 12 x 12 = 144

MM = 176 + 22 + 144

MM = 342g ou 342u

Portanto, a massa molecular da sacarose é 342g ou 342u.

Observação: Todos os valores de massas atômicas dos elementos serão fornecidos para que possam calcular a massa da molécula.

Geografia/ProfºRicardo

Semana 03 a 06 de novembro

Atividade de Geografia

Professor Ricardo José dos Santos

2 TA e TB

Lê o Texto e responder as questões

Tipos de biomas no Brasil

. Bioma Amazônia

O bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território. É o maior de todos os biomas brasileiros. Caracteriza-se pela presença de diversos ecossistemas e por deter grande biodiversidade na fauna e na flora. Esse bioma compreende uma região constituída pela maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica.

Fauna e Flora

Os principais representantes da fauna são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca. A flora é constituída por aproximadamente 30 mil espécies das quase 100 mil existentes na América Latina. Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia, característica dos igapós.

Hidrografia

O bioma Amazônia compreende uma região que abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que detém 20% da água doce do planeta. O Rio Amazonas é o principal e o maior em volume de água do mundo, recebendo vários afluentes.

Clima

Compreende uma região de clima quente e úmido, apresentando umidade do ar elevada durante todo o ano. O índice pluviométrico também é elevado, sendo mais de 2000 mm de chuvas provenientes da própria floresta.

Vegetação

A vegetação do bioma Amazônia divide-se em: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó. As matas de terra firme compreendem os estratos mais altos, portanto, não são inundadas. As matas de várzea representam áreas inundadas durante alguns períodos do ano. Já as matas de igapó constituem os estratos mais baixos da vegetação e apresentam-se inundadas praticamente durante todo o ano.

Solo

O solo da Amazônia é arenoso e apresenta uma camada de húmus resultante da deposição de floras, frutos e restos de animais. Apesar disso, apenas cerca de 14% do território pode ser considerado fértil para práticas agrícolas.

O bioma Amazônia representa um conjunto de diferentes ecossistemas e ocupa grande parte do território brasileiro.

Bioma Cerrado

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero. Esse bioma caracteriza-se por apresentar diversas fitofisionomias em virtude dos vários contatos geográficos que possui com outros biomas. Ao norte, limita-se com o bioma Amazônia; a leste e ao nordeste, com a Caatinga; ao sudoeste, com o Pantanal; e a sudeste, com a Mata Atlântica.

Fauna e flora

O Cerrado possui uma grande variedade biológica. Apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Os principais representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado-campeiro, entre outros. Apesar da grande variedade, a fauna do Cerrado não é totalmente conhecida, principalmente em relação ao grupo de invertebrados.

Em relação à flora, estudiosos estimam que há cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação. Muitas espécies são usadas para fins medicinais e para alimentação. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.

Hidrografia

O Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo, segundo o IBGE, nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil. Além de abrigar tantas bacias hidrográficas, o Cerrado localiza-se numa região em que existem grandes aquíferos, como o Guarani e o Bambuí. Por isso, esse bioma é considerado berço das águas.

Clima

O clima do bioma Cerrado é predominantemente tropical sazonal, apresentando duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos. O período de seca tem início no mês de maio e termina no mês de setembro. Já o período chuvoso inicia-se em outubro e finaliza-se em abril. A média pluviométrica é de 1500 mm, e a temperatura média anual é de 22ºC, variando ao longo desses períodos.

Vegetação

O Cerrado apresenta vegetações distribuídas em formações savânicas, formações florestais e formações campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós, distribuindo-se entre estrato lenhoso e estrato herbáceo. Além das árvores de

troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, há também cactos e orquídeas no Cerrado. A vegetação desse bioma apresenta tonalidades de verde, amarelo e tons amarronzados ocasionados pela descoloração causada pela incidência solar.

Solo

Os solos do Cerrado são antigos (Período Terciário) e caracterizam-se, principalmente, pela profundidade e drenagem. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo). Apresentam cores avermelhadas e dividem-se em latossolos e podzólicos. Os latossolos são avermelhados, possuem acidez e são pobres em nutrientes. Já os podzólicos ou argissolos apresentam coloração mais escura e são propícios a sofrer processos erosivos.

Questões

1 Quais são os países, que a floresta amazônica pega em seu território.

2 Quais são as características do bioma amazônico.

3 Quais são as características do cerrado.

4 Quais estado do Brasil o cerrado ocupa.

História/Profº Silvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMAS: 2A, 2B, 2TA, 2TB

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e as consequências de tal disputa.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

AVALIAÇÃO: Com base no texto introdutório responder a questão abaixo

SEMANA: de 03 a 06 de novembro

Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?

 



ATIVIDADE

DEFINA AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO SOCIALISMO E DO CAPITALISMO

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "B" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 03 à 06 de novembro de 2020.

2o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 29 de outubro de 2020 sobre a ORGANIZAÇÃO MACROTEXTUAL DA CAPA 
(como o texto é organizado neste suporte textual (jornal). Em seguida escreva em seu caderno
na sequência: 1. Qual é o nome do jornal? 2.Qual é o total de cadernos do jornal (cada parte
do jornal possui um assunto)?, 3. Quantos nomes de caderno são palavras cognatas?, 4. Quais cadernos
são identificados por siglas?, 5. Qual é o total de assuntos que lhe interessam?, 6. Agora escreva
os nomes dos cadernos que lhe interessam? 7. Escreva a data da publicação do jornal?
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


THE NEW YORK TIMES

Thursday, October 29, 2020

Today’s Paper
1.  World
2.  U.S.
3.  Politics
4.  N.Y.
5.  Business
6.  Opinion
7.  Tech
8.  Science
9.  Health
10. Sports
11. Arts
12. Books
13. Style
14. Food
15. Travel
16. Magazine
17. T Magazine
18. Real Estate

Lingua portuguesa/ProfºClaudia

2º Termo A, B, C, D– Professora: Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR

 

Tempo para realização: 03 até 06/11.

 

 





REPORTAGEM

A reportagem é um gênero textual que, geralmente, circula em jornais e revistas impressos e digitais. Esse gênero nasce de uma notícia de relevância, aprofunda os fatos de interesse público e apresenta variadas versões a respeito de tais fatos. O relato dos fatos é ampliado por meio de depoimentos, entrevistas, citações, resumos etc. Embora não possua estrutura fixa, na maioria das vezes, inicia-se com um título e apresenta um lide que anuncia um fato central. A linguagem utilizada nesse gênero é marcada pela objetividade e clareza, com predomínio do uso da norma-padrão






 

 

 

 

 

a) O que você vê na 2ª imagem?

b) Que impressões/sensações ela provoca em você?

c) Essa imagem poderia ilustrar um fato de relevância social, amplamente divulgado pela mídia? Qual?

 

Retome o conceito de “reportagem” e, com base na imagem que você acabou de analisar, crie:

  • O título; (o título que você criou anunciam o fato a ser tratado?)
  • Corpo do texto; (produção escrita da reportagem)

Matemática/profºMarcelo

Atividade de Matemática 2TA 2TB

ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/CZhLh6DLHeorAJjE9

----------------------------------------------------------

                                                 2ºTC /Noturno


                                                    Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD

CONTEÚDO 3º BIMESTRE:

A improvisação teatral

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=AeMca85HfzM

https://www.youtube.com/watch?v=l6DQ-vvL9HE

2ª aula

Após assistir aos vídeos indicados acima, responda:

Há diferenças entre os dois grupos mostrados no primeiro e segundo vídeo? Se sim, quais?

Com suas próprias palavras, o que é improvisar de acordo com os vídeos assistidos acima?

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 03/11/2020 a 06/11/2020.

                                             Biologia /ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

Semana 03/11 a 06/11

 Olá queridos alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o link do google forms e respondam às questões.

 


2º Termos A, B, C e D – Atividade Link:  https://forms.gle/Usu5ooVozrcFZtt37

 


 

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 03 a 06 de novembro

· Ler o texto disponível no link:

· https://www.significados.com.br/filosofia-da-educacao/

· Colocar os pontos em que não foi possível entendimento. Ou que houve um pouco de dificuldade.

· Entrega até 30 de novembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA,2TB,2TC,2ºTD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Continuando a tema racismo, faca a seguinte pesquisa

Quais são os países mais preconceituosos em relação a etnia, sexo, gênero e religião etc

Lembrando que pesquisa não e de 1 linha

.

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica

Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa

animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.

Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.

Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?

Experimento: Título: Fazendo Pipoca.

Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.

Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.

Discussão sobre o experimento

Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.

Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.

Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .

O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.

Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.

Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.

Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.

Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.

ATIVIDADE:

1. O que é processo termodinâmico?

2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020

Turmas: 2 termos: A, B, C e D

Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.

Massa Molecular

A massa molecular (MM) corresponde a massa de uma molécula (constituída de átomos) relativa a unidade de massa atômica (u), ou seja, igual a 1/12 da massa de um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).

Importante destacar que o elemento carbono, chamado de “átomo padrão”, com número de massa (A) igual a 12 e número atômico (Z) igual a 6, foi escolhido pelos químicos com o intuito de quantificar a massa dos átomos, visto que se tratam de partículas muito pequenas.

A partir disso, se um elemento possui massa atômica (u) igual a 10, isso significa que ele é dez vezes mais pesado que um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).

Número de Massa

O número de massa (A) de cada átomo, corresponde a soma dos prótons e dos nêutrons (A= p + n) presentes em cada elemento. O elétron, por possuir uma massa insignificante, isto é, 1836 vezes menor em relação aos prótons e nêutrons, não estão incluídos na soma das massas. Por esse motivo o número de massa não corresponde à massa efetiva do átomo.

Número Atômico

O número atômico (Z) corresponde a quantidade de prótons ou elétrons presentes em cada átomo. Assim, o número de prótons é igual ao número de elétrons (p = e), visto que o átomo é uma partícula eletricamente neutra, ou seja, com o mesmo número de cargas opostas: prótons de carga positiva e elétrons de carga negativa.

Como calcular a Massa Molecular

Na molécula de água (H2O), por exemplo, há um átomo de oxigênio (O) e dois átomos de hidrogênio (H). Dessa forma, para calcular a massa molecular da água, faz-se necessário pesquisar na Tabela Periódica, a massa atômica de cada elemento presente na molécula. Feito isso, tem-se que o número atômico do oxigênio é 16, enquanto que do hidrogênio é 1, logo:

O = 1x 16 = 16

H = 2 x 1 = 2

MM = 16 + 2

MM= 18g ou 18u

A massa molecular da molécula de água é 18 g ou 18 u.

Da mesma maneira exemplificada acima, para calcular a massa molecular da molécula de sacarose (C12H22O11), verifica-se o número de átomos e a massa atômica de cada elemento químico. Assim, na molécula de sacarose temos: 11 átomos de oxigênio (massa atômica 16), 22 átomos de hidrogênio (massa atômica 1) e 12 átomos de carbono (massa atômica 12), logo:

O = 11 x 16 = 176

H = 22 x 1 = 22

C = 12 x 12 = 144

MM = 176 + 22 + 144

MM = 342g ou 342u

Portanto, a massa molecular da sacarose é 342g ou 342u.

Observação: Todos os valores de massas atômicas dos elementos serão fornecidos para que possam calcular a massa da molécula.

Geografia/ProfºVanildo

CONTEÚDO DE GEOGRAFIA DO PROFESSOR EDIVALDO LIBERATO PARA TRABALHAR COM ALUNOS DOS 2º ANOS C, D, E , TERMO C. DURANTE A SEMANA DE 03 A 06/11/20

INVERSÃO TÉRMICA

A Inversão Térmica é um fenômeno atmosférico responsável pela retenção do ar próximo à superfície em áreas cercadas por serras e montanhas, o que impede ou diminui a circulação dos ventos. Nas grandes cidades, esse fenômeno dificulta a dispersão dos poluentes emitidos pelas fábricas e pelos carros, fazendo com que esses permaneçam “parados”, tornando o ar mais impuro e causando inúmeros problemas respiratórios.

Esse fenômeno é natural, ou seja, existe com ou sem a participação do homem. No entanto, a emissão de poluentes na atmosfera torna-se um problema quando a inversão térmica se manifesta em espaços geográficos urbanizados.

Para entender como funciona a inversão térmica, é preciso considerar uma premissa básica: o ar quente é mais leve que o ar frio, portanto, o ar quente tende a subir e o ar frio tende sempre a descer.

Quando a superfície aquece o ar em sua volta em função da reflexão dos raios solares, esse ar quente sobe e o ar frio que está mais acima desce, provocando a movimentação dos ventos e contribuindo para a dispersão dos poluentes presentes na atmosfera.




O céu da Cidade do México sem inversão térmica

No entanto, em dias frios – mais comuns nas manhãs de inverno –, a superfície não consegue aquecer o ar o suficiente para fazer com que ele suba, formando uma camada de ar quente logo acima dele. Como o ar frio, mais pesado, já se encontra abaixo do ar quente, não há movimentação do ar, diminuindo a circulação dos ventos e impedindo a dispersão dos poluentes.

Na cidade de São Paulo, os invernos são conhecidos pelo aumento das taxas de poluição do ar, provocando frequentes problemas respiratórios oriundos desse fenômeno. Pessoas portadoras de doenças como asma, bronquite e enfisema pulmonar tendem a sofrer mais com esse problema. Além disso, a ausência da circulação do ar somada à grande concentração de pessoas nas cidades também contribui para a difusão de vírus e doenças contagiosas.

Em virtude dessas questões, é muito importante que o ser humano condicione a sua vivência no sentido de emitir uma menor quantidade de poluição na atmosfera, pois, nas grandes cidades, esse problema pode ser facilmente sentido e as consequências podem ser graves.




A Inversão térmica é responsável pela retenção da poluição no céu das cidades


 Atividade de geografia do professor Edivaldo para os alunos dos 2º anos: C, D, E e Termo C. durante a semana de 03 a 06/11/20

 Observação importantíssimo:  ao fazer devolutiva das questões copia as questão e a resposta para facilitar as correções para que eu possa saber a pergunta e a resposta se tem a ver com a pergunta e posta no E-mail: ediliberato@hotmail.com

1ª questão: (UNICAMP) A poluição nos grandes centros urbanos, como Curitiba, pode causar determinadas doenças, como rinite, alergias, asma, problemas de pele e cabelo. Pessoas sensíveis às partículas em suspensão no ar podem desenvolver tais doenças ao respirar o ar poluído dos grandes centros.

Durante todo o ano, essas doenças podem acontecer, mas é no inverno que ficam mais acentuadas.

(Adaptado de Jornal do Estado, Curitiba, 01/06/2009.)

Durante o inverno, em Curitiba, é comum a ação da Massa Polar Atlântica, que facilita a ocorrência de problemas respiratórios, pois

a) (  ) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes nas partes altas da cidade.

b) (  ) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.

c) (  )  reduz a umidade relativa do ar e promove um maior aquecimento da parte central da cidade se comparado à periferia, concentrando poluentes.

d)  (  ) reduz a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.

2ª questão: Assinale apenas a alternativa que apresenta características referentes ao fenômeno inversão térmica:

a)  (  ) Fenômeno climático que ocorre nos centros urbanos, principalmente em cidades com elevado grau de urbanização, nas quais as temperaturas aumentam bastante se comparadas às das zonas rurais.

b)  (  ) Fenômeno no qual há aumento da temperatura do planeta em decorrência da retenção do calor por alguns gases presentes na atmosfera.

c)  (  ) Fenômeno atmosférico comum nos centros urbanos industrializados no qual o ar frio é impedido de circular por uma camada de ar quente, alterando as temperaturas.

d) (  ) Fenômeno causado pela poluição atmosférica, principalmente em decorrência da queima de combustíveis fósseis, causando graves problemas ambientais e nas cidades.

3ª questão: Sobre o fenômeno atmosférico conhecido como inversão térmica, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

I.( ) Esse fenômeno pode ser percebido durante o dia e durante a noite, porém a maior diferença de temperatura provocada por ele é melhor percebida entre as zonas rurais e urbana ao anoitecer, pois a área rural resfria mais rapidamente do que a zona urbana.

II.( ) Esse fenômeno intensifica-se no verão, pois, nessa época do ano, o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada de ar superior em decorrência do aumento da pluviosidade.

III.( ) É um fenômeno natural que pode ser registrado em áreas rurais e de baixa industrialização.

IV.( ) Esse fenômeno causa doenças respiratórias, irritação nos olhos, intoxicações, porque a camada de ar frio que fica retida próxima à superfície concentra bastante poluentes que não se dispersam.

a)  (  ) FFVV

b)  (  ) FFVF

c)  (  ) FVFV

d) (  )  VFVV

História/ProfºSergio


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 05 e 06/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:  

Verbo to be - Presente Simples  – Texto

 

Are you my son? 


The Prince and the Pauper (1881) is a book by Mark Twain. The book is about two boys, Tom and Edward. They are 15 years old but their lives are very different. Tom is a poor boy but Edward is a prince. They change places by mistake so Edward is a poor boy and Tom is a prince. The old King, Henry VIII, is not well but he is Edward's father and he wants to know the truth...

The King visits the prince (or is he the poor boy?). 

King: I don't understand! Are you my son? 

Tom: No, I'm not a prince, I'm poor. 

King: Are you sure? Your clothes are not very old! 

Tom: They're not my clothes. They're Edward's clothes. He's poor now. 

King: Oh no! This is terrible! Is it true? 

Tom: Yes, it is. I'm really sorry, King Henry. 

You aren't my father, you're my King. 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1). Complete esta resenha do livro de O Príncipe e o Mendigo com o presente simples do verbo To be.

The Prince and the Pauper _______ a very good book. I ______ 11 years old and I (not) _________very interested in history but I really like this book. Mark Twain _______ a great writer. It  (not) ________ a true story but the characters _______ very realistic. The story (not) ________ difficult. It _______ easy to understand and enjoy the book. Tom _____ a simple English boy. His family are poor and they ________ always hungry. Edward (not) ________  poor because he _______ a prince. The boys ________ very different but at the end of the book they ______ friends. There are many films of the book too but they (not) _______ very good - the book is the best!

 

2). Sublinhe a opção correta:

a) I - be / am/ is twelve years old. 

b) They - be / am / are in the garden. 

c) It -   am / is / are six o'clock. 

d) You -  be / is / are a dentist. 

e) I -  am / is / are in the station. 

 

4) Forme uma frase negativa em inglês usando o Verbo to be com o pronome pessoal “We”

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Lingua portuguesa/ProfºClaudia

2º Termo A, B, C, D– Professora: Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR

 

Tempo para realização: 03 até 06/11.

 

 





REPORTAGEM

A reportagem é um gênero textual que, geralmente, circula em jornais e revistas impressos e digitais. Esse gênero nasce de uma notícia de relevância, aprofunda os fatos de interesse público e apresenta variadas versões a respeito de tais fatos. O relato dos fatos é ampliado por meio de depoimentos, entrevistas, citações, resumos etc. Embora não possua estrutura fixa, na maioria das vezes, inicia-se com um título e apresenta um lide que anuncia um fato central. A linguagem utilizada nesse gênero é marcada pela objetividade e clareza, com predomínio do uso da norma-padrão






 

 

 

 

 

a) O que você vê na 2ª imagem?

b) Que impressões/sensações ela provoca em você?

c) Essa imagem poderia ilustrar um fato de relevância social, amplamente divulgado pela mídia? Qual?

 

Retome o conceito de “reportagem” e, com base na imagem que você acabou de analisar, crie:

  • O título; (o título que você criou anunciam o fato a ser tratado?)
  • Corpo do texto; (produção escrita da reportagem)

Matemática/profºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 03 a 06/11

Atividades Matemática

Calcule o determinante da Matriz que segue:

2 3

3 5

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


-------------------------------------------------------

2ºTD/Noturno


                                                    Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD

CONTEÚDO 3º BIMESTRE:

A improvisação teatral

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=AeMca85HfzM

https://www.youtube.com/watch?v=l6DQ-vvL9HE

2ª aula

Após assistir aos vídeos indicados acima, responda:

Há diferenças entre os dois grupos mostrados no primeiro e segundo vídeo? Se sim, quais?

Com suas próprias palavras, o que é improvisar de acordo com os vídeos assistidos acima?

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 03/11/2020 a 06/11/2020.

                                             Biologia /ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

Semana 03/11 a 06/11

 Olá queridos alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o link do google forms e respondam às questões.

 


2º Termos A, B, C e D – Atividade Link:  https://forms.gle/Usu5ooVozrcFZtt37

 


Filosofia/ProfºIslilia

São Paulo, 03 de Novembro 2020

Professora: Islilia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 03/11/20 a 06/11/20 para 2TD Ano Eja.

Atividade: Leitura de imagem, explique em uma totalidade.

Obs: Faça a introdução.

Objetivo: Auto Análise. https://images.app.goo.gl/vff1JFPwEgS2wx4EA

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA,2TB,2TC,2ºTD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Continuando a tema racismo, faca a seguinte pesquisa

Quais são os países mais preconceituosos em relação a etnia, sexo, gênero e religião etc

Lembrando que pesquisa não e de 1 linha

.

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica

Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa

animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.

Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.

Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?

Experimento: Título: Fazendo Pipoca.

Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.

Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.

Discussão sobre o experimento

Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.

Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.

Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .

O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.

Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.

Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.

Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.

Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.

ATIVIDADE:

1. O que é processo termodinâmico?

2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020

Turmas: 2 termos: A, B, C e D

Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.

Massa Molecular

A massa molecular (MM) corresponde a massa de uma molécula (constituída de átomos) relativa a unidade de massa atômica (u), ou seja, igual a 1/12 da massa de um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).

Importante destacar que o elemento carbono, chamado de “átomo padrão”, com número de massa (A) igual a 12 e número atômico (Z) igual a 6, foi escolhido pelos químicos com o intuito de quantificar a massa dos átomos, visto que se tratam de partículas muito pequenas.

A partir disso, se um elemento possui massa atômica (u) igual a 10, isso significa que ele é dez vezes mais pesado que um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).

Número de Massa

O número de massa (A) de cada átomo, corresponde a soma dos prótons e dos nêutrons (A= p + n) presentes em cada elemento. O elétron, por possuir uma massa insignificante, isto é, 1836 vezes menor em relação aos prótons e nêutrons, não estão incluídos na soma das massas. Por esse motivo o número de massa não corresponde à massa efetiva do átomo.

Número Atômico

O número atômico (Z) corresponde a quantidade de prótons ou elétrons presentes em cada átomo. Assim, o número de prótons é igual ao número de elétrons (p = e), visto que o átomo é uma partícula eletricamente neutra, ou seja, com o mesmo número de cargas opostas: prótons de carga positiva e elétrons de carga negativa.

Como calcular a Massa Molecular

Na molécula de água (H2O), por exemplo, há um átomo de oxigênio (O) e dois átomos de hidrogênio (H). Dessa forma, para calcular a massa molecular da água, faz-se necessário pesquisar na Tabela Periódica, a massa atômica de cada elemento presente na molécula. Feito isso, tem-se que o número atômico do oxigênio é 16, enquanto que do hidrogênio é 1, logo:

O = 1x 16 = 16

H = 2 x 1 = 2

MM = 16 + 2

MM= 18g ou 18u

A massa molecular da molécula de água é 18 g ou 18 u.

Da mesma maneira exemplificada acima, para calcular a massa molecular da molécula de sacarose (C12H22O11), verifica-se o número de átomos e a massa atômica de cada elemento químico. Assim, na molécula de sacarose temos: 11 átomos de oxigênio (massa atômica 16), 22 átomos de hidrogênio (massa atômica 1) e 12 átomos de carbono (massa atômica 12), logo:

O = 11 x 16 = 176

H = 22 x 1 = 22

C = 12 x 12 = 144

MM = 176 + 22 + 144

MM = 342g ou 342u

Portanto, a massa molecular da sacarose é 342g ou 342u.

Observação: Todos os valores de massas atômicas dos elementos serão fornecidos para que possam calcular a massa da molécula.

Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 2TD 4ºBimestre SEMANA 03 a 06/10 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

Brasil, um país tropical?

Dizer que o Brasil é tropical é um bom ponto de partida, mas sua diversidade climática é bem maior do que se imagina. O fato de o País estar em latitudes baixas (próximo à Linha do Equador) e médias (na faixa intertropical, entre a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio) tem claros efeitos climáticos: predominam climas quentes  e úmidos, de tipo equatorial e tropical e com subtipos variados. Em geral, as temperaturas ficam acima dos 18 °C, e a amplitude térmica (diferença entre temperatura máxima e mínima) é pequena nas regiões situadas entre a Linha do Equador e o paralelo 20 °S. A cidade de São Paulo, por exemplo, está no paralelo 23 °S.

A chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e as zonas de altas pressões atmosféricas (ou anticiclones, ar descendente), na faixa equatorial, e de baixas pressões (ciclones, de ar ascendente), na faixa subtropical, têm grande importância na definição do clima. A ZCIT corresponde ao encontro de ventos alísios na faixa equatorial. São ventos de grande escala, com origem em zonas de alta pressão atmosférica situadas sobre o oceano, ou seja, nas quais a pressão atmosférica sobre a superfície leva ao deslocamento do ar. No hemisfério Sul, eles sopram de sudeste a noroeste e, no hemisfério Norte, de nordeste a sudoeste, favorecendo a penetração de massas de ar no continente.




No verão, um “braço” da ZCIT forma cordões persistentes de nebulosidade e calor que vão do Atlântico Sul ao sul da Amazônia. Tal sistema provoca chuvas intensas de verão no Sudeste e em parte do Centro-Oeste.

Assim, nas regiões Norte e Nordeste e em boa parte do Brasil central e oriental, as médias de temperatura situam-se acima dos 22 °C. No Sul, região do País que está na zona temperada, as temperaturas são mais baixas, com invernos mais rigorosos que no restante do território. As chuvas são abundantes em boa parte da Amazônia, em função da ação das massas de ar Equatoriais (mEa e mEc), e nas regiões Sudeste e Sul e no litoral, por causa da massa Tropical atlântica (mTa).

As massas de ar são grandes porções ou camadas de ar que possuem condições relativamente homogêneas (ou uniformes) quanto a pressão, temperatura e umidade. São diretamente influenciadas pelas regiões nas quais se formam (polares, tropicais, equatoriais) e decisivas para a compreensão dos fenômenos climáticos.

Na região Norte há uma distribuição heterogênea de umidade: no noroeste do Estado do Amazonas, região em que se localizam municípios como o de São Gabriel da Cachoeira, a média anual de chuvas supera os 2.500 mm; já em Rio Branco, capital do Estado do Acre, a média anual fica entre 2.000 mm e 2.500 mm.

A porção Centro-Sul do País é a mais afetada pela massa Polar atlântica (mPa), um “braço” da massa de ar polar. Ao atingir a latitude do Rio da Prata (entre Argentina e Uruguai), a mPa divide-se em dois ramos: continental e atlântico. O primeiro adentra o continente pelas calhas dos rios da Prata, Paraguai e Paraná, e produz quedas de temperatura no inverno. Pode atingir o Centro-Oeste e a Amazônia, por meio de um fenômeno conhecido como “friagem”. No inverno, há neve nas serras gaúcha e catarinense. O “braço” atlântico segue pela fachada litorânea e provoca chuvas e quedas de temperatura, mas vai perdendo força conforme se aproxima das latitudes mais baixas (ou seja, mais próximas da Linha do Equador).

No Sudeste, as serras litorâneas, verdadeiros paredões do relevo, como a Serra do Mar, funcionam como barreiras naturais, retêm umidade e provocam chuvas locais – por sinal, as médias de chuva mais elevadas do País, podendo chegar até 4.000 mm. Isso favoreceu a formação, ali, de densas florestas tropicais, com escarpas de serra florestadas.

Deve-se destacar também a mancha semiárida do sertão nordestino. As chuvas ali são escassas e irregulares, com médias que não ultrapassam 400 mm em alguns pontos. Com a alta insolação e as médias térmicas elevadas, há perda de água por evaporação, gerando escassez de água. São múltiplas as causas desse fenômeno. Entre elas, está a ação da zona de alta pressão sobre a região, que impede a ação de massas equatoriais, tropical atlântica e frentes polares. A corrente marinha fria do Atlântico Sul, procedente da costa sul-africana, e o relevo (caso do Planalto da Borborema) funcionam igualmente como barreira à entrada de massas de ar oceânicas mais úmidas no interior da região.

Podem-se, assim, identificar no Brasil quatro grandes domínios climáticos, com variações regionais e sazonais (ou seja, conforme as estações do ano): equatorial, tropical, subtropical e semiárido. Esses domínios se associam a uma maior ou menor presença de água, tipos de coberturas vegetais e espécies de animais. É nesse delicado equilíbrio que se dão as ações humanas.

ATIVIDADE:

Observe o clima em sua região. Quais são, aproximadamente, as temperaturas máximas e mínimas? Costuma chover muito? Em que época ou estação do ano? Em sua opinião, o município e a região estão preparados para chuvas fortes ou períodos de estiagem? Pense em como vocês se preparam e o que ainda precisa ser melhorado.

História/ProfºSergio

Conteúdo de História – 2°s TC e TD – Prof.: Sérgio – semana de 03 a 06/11/2020

Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno

 

                       Revolução Francesa

 

  A Revolução Francesa é o acontecimento que inaugura a Idade Contemporânea e institui novas perspectivas políticas que até hoje exercem efeitos no mundo ocidental.

  A Revolução Francesa, que ocorreu no ano de 1789, é o evento que, segundo alguns autores, inaugura a chamada Idade Contemporânea. Os historiadores do século XIX, que fizeram a linha divisória da História, imputaram a este acontecimento o caráter de marco divisor entre a Idade Moderna e a Contemporânea, por conta da radicalização política que o caracterizou.   Para se entender a Revolução Francesa é necessário conhecer um pouco da situação econômica e social da França do século XVIII.

  Até o século XVIII, a França era um estado em que vigia o modelo do absolutismo monárquico. O então rei francês, Luís XVI, personificava o Estado, reunindo em sua pessoa os poderes legislativo, executivo e judiciário. Os franceses então não eram cidadãos de um Estado Democrático Constitucional, como hoje é comum em todo o mundo ocidental, mas eram súditos do rei. O rei personificava o Estado.

  Dentro da estrutura do Estado Absolutista, havia três diferentes estados nos quais a população se enquadrava: o primeiro estado era representado pelos bispos do Alto Clero; o segundo estado tinha como representantes a nobreza, ou a aristocracia francesa – que desempenhava funções militares (nobreza de espada) ou funções jurídicas (nobreza de toga); o terceiro estado, por sua vez, era representado pela burguesia, que se dividia entre membros do Baixo Clero, comerciantes, banqueiros, empresários, os sans-cullotes (“sem calções”), trabalhadores urbanos, e os camponeses, totalizando cerca de 97% da população.

  Ao logo da segunda metade do século XVIII, a França se envolveu em inúmeras guerras, como a Guerra do Sete Anos (1756-1763), contra a Inglaterra, e o auxílio dado aos Estados Unidos na Guerra de Independência (1776). Ao mesmo tempo, a Corte absolutista francesa, que possuía um alto custo de vida, era financiada pelo estado, que, por sua vez, já gastava bastante seu orçamento com a burocracia que o mantinha em funcionamento. Soma-se a essa atmosfera duas crises que a França teria que enfrentar: 1) uma crise no campo, em razão das péssimas colheitas das décadas de 1770 e 1780, o que gerou uma inflação 62%; e    2) uma crise financeira, derivada da dívida pública que se acumulava, sobretudo pela falta de modernização econômica – principalmente a falta de investimento no setor industrial.

  Os membros do terceiro estado (muitos deles influenciados pelo pensamento iluminista e pelos panfletos que propagavam as ideias de liberdade e igualdade, disseminados entre a população) passaram a ser os mais afetados pela crise. No fim da década de 1780, a burguesia, os trabalhadores urbanos e os camponeses começaram a exigir uma resposta do rei e da Corte à crise que os afetava, bem como passaram a reivindicar direitos mais amplos e maior representação dentro da estrutura política francesa. Em julho de 1788, houve a convocação dos Estados Gerais, isto é, uma reunião para deliberação sobre assuntos relacionados à situação política da França. Nessa convocação, o conflito entre os interesses do terceiro estado e os da nobreza e do Alto Clero, que apoiavam o rei, se acirraram. O rei então estabeleceu a Assembleia dos Estados Gerais em 5 de maio de 1789, com o objetivo de decidir pelo voto os rumos do país. Entretanto, os votos eram por representação de estado.   Sendo assim, sempre o resultado seria dois votos contra um, ou seja: primeiro e segundo estados contra o terceiro. Fato que despertou a indignação de burgueses e trabalhadores.

  A burguesia, que liderava o terceiro estado, propôs em 10 de junho uma Assembleia Nacional, isto é, uma assembleia para se formular uma nova constituição para a França. Essa proposta não obteve resposta por parte do rei, da nobreza e do Alto Clero. Em 17 de junho, burgueses, trabalhadores e demais membros do terceiro estado se declararam em reunião para formulação de uma constituição, mesmo sem a resposta do primeiro e do segundo estado.     Ao mesmo tempo, começava um levante popular em Paris e outro entre os camponeses. 

                   A Revolução se iniciou.

  Em 14 de julho de 1789, a massa de populares tomou a Bastilha, a prisão que era símbolo do Antigo Regime e, em 4 de agosto, a Assembleia Nacional instituiu uma série de decretos que, dentre outras coisas, cortava os privilégios da nobreza, como a isenção de impostos e o monopólio sobre terras cultiváveis. A Assembleia institui a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, que reivindicava a condição de cidadãos aos franceses e não mais de súditos do rei. Em setembro de 1791 foi promulgada a nova constituição francesa, assegurando a cidadania para todos e pressionando o monarca Luís XVI a aceitar os seus critérios. Essa constituição previa ainda a igualdade de todos perante a lei, o voto censitário, a confiscação das terras eclesiásticas, o fim do dízimo, a constituição civil do clero, dentre outros pontos. A partir deste momento, a França revolucionária esboçou o seu primeiro tipo de novo governo, a Monarquia Constitucional, que durou de 1791 a 1792.

  A ala mais radical da Revolução, os jacobinos (que haviam participado da Assembleia Constituinte, sentando-se à esquerda do plenário e opondo-se aos girondinos que se posicionavam à direita), defendiam uma ampliação da perspectiva revolucionária, cuja proposta era não se submeter às decisões da alta burguesia, que se articulava com a nobreza e o monarca. Os jacobinos queriam radicalizar a pressão contra os nobres e o clero, e instituir uma República Revolucionária, sem nenhum resquício da Monarquia.

  Prevendo a ameaça que vinha dos rumos que a Revolução tomava, o rei Luís XVI articulou um levante contrarrevolucionário com o apoio das monarquia austríaca e prussiana. Em 1792, a Áustria invadiu a França e essa declarou guerra àquela. A população parisiense, após saber dos planos do rei, invadiu o palácio real de Tulleries e prendeu o rei e sua família. O Rei e sua esposa, Maria Antonieta, tiveram suas cabeças decepadas pela guilhotina em 1793 e a Monarquia Constitucional chegou ao seu fim no mesmo ano.





  O último rei do absolutismo francês, Luís XVI, e sua esposa, Maria Antonieta, foram guilhotinados pelos revolucionários

  Com o fim da Monarquia Constitucional, houve também a dissolução da Assembleia Constituinte e a Convenção Nacional de um novo parlamento. O período da convenção se caracterizou pela forte presença do radicalismo jacobino comandando a Revolução, momento que se tornou conhecido como a fase do Terror(sobretudo por conta do uso indiscriminado da guilhotina como máquina da morte). Nomes como Robespierre, Saint-Just e Danton figuram entre os principais líderes jacobinos. Foi neste período também que a Áustria e Prússia prosseguiram sua guerra contra a França, temendo que a Revolução se espalhasse por seus territórios. No processo de confronto contra essas duas monarquias, nasceu o exército nacional francês, isto é: um exército que, pela primeira vez, não era composto de mercenários e aristocratas, mas do povo de uma nação que se via como nação.

  Em 1795, a burguesia conseguiu retomar o poder e, através de uma nova constituição, instituir uma nova fase à Revolução, chamada o Diretório, órgão composto por cinco membros indicados pelos deputados. Mas a partir deste mesmo ano a crise social se tornou muito ampla na França, o que exigiu um contorno político mais eficaz, sob pena da volta da radicalização jacobina.

  Um dos mais jovens e destacados generais da Revolução, Napoleão Bonaparte, era o nome esperado pela burguesia para dar ordem à situação política francesa. Em 1799, ao regressar do Egito à França, Napoleão encontrou um cenário conspiratório contra o governo do Diretório. Foi neste cenário que ele passou a figurar como ditador, inicialmente, dando o golpe de 18 de Brumário (segundo o calendário revolucionário), e depois como imperador da França. O Período Napoleônico durou de 1800 a 1815 e mudou o cenário político do continente europeu, ao passo que expandiu o ideal nacionalista para várias regiões.

 

 

Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

 

 

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 05 e 06/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:  

Verbo to be - Presente Simples  – Texto

 

Are you my son? 


The Prince and the Pauper (1881) is a book by Mark Twain. The book is about two boys, Tom and Edward. They are 15 years old but their lives are very different. Tom is a poor boy but Edward is a prince. They change places by mistake so Edward is a poor boy and Tom is a prince. The old King, Henry VIII, is not well but he is Edward's father and he wants to know the truth...

The King visits the prince (or is he the poor boy?). 

King: I don't understand! Are you my son? 

Tom: No, I'm not a prince, I'm poor. 

King: Are you sure? Your clothes are not very old! 

Tom: They're not my clothes. They're Edward's clothes. He's poor now. 

King: Oh no! This is terrible! Is it true? 

Tom: Yes, it is. I'm really sorry, King Henry. 

You aren't my father, you're my King. 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1). Complete esta resenha do livro de O Príncipe e o Mendigo com o presente simples do verbo To be.

The Prince and the Pauper _______ a very good book. I ______ 11 years old and I (not) _________very interested in history but I really like this book. Mark Twain _______ a great writer. It  (not) ________ a true story but the characters _______ very realistic. The story (not) ________ difficult. It _______ easy to understand and enjoy the book. Tom _____ a simple English boy. His family are poor and they ________ always hungry. Edward (not) ________  poor because he _______ a prince. The boys ________ very different but at the end of the book they ______ friends. There are many films of the book too but they (not) _______ very good - the book is the best!

 

2). Sublinhe a opção correta:

a) I - be / am/ is twelve years old. 

b) They - be / am / are in the garden. 

c) It -   am / is / are six o'clock. 

d) You -  be / is / are a dentist. 

e) I -  am / is / are in the station. 

 

4) Forme uma frase negativa em inglês usando o Verbo to be com o pronome pessoal “We”

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Lingua portuguesa/ProfºClaudia

2º Termo A, B, C, D– Professora: Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR

 

Tempo para realização: 03 até 06/11.

 

 





REPORTAGEM

A reportagem é um gênero textual que, geralmente, circula em jornais e revistas impressos e digitais. Esse gênero nasce de uma notícia de relevância, aprofunda os fatos de interesse público e apresenta variadas versões a respeito de tais fatos. O relato dos fatos é ampliado por meio de depoimentos, entrevistas, citações, resumos etc. Embora não possua estrutura fixa, na maioria das vezes, inicia-se com um título e apresenta um lide que anuncia um fato central. A linguagem utilizada nesse gênero é marcada pela objetividade e clareza, com predomínio do uso da norma-padrão






 

 

 

 

 

a) O que você vê na 2ª imagem?

b) Que impressões/sensações ela provoca em você?

c) Essa imagem poderia ilustrar um fato de relevância social, amplamente divulgado pela mídia? Qual?

 

Retome o conceito de “reportagem” e, com base na imagem que você acabou de analisar, crie:

  • O título; (o título que você criou anunciam o fato a ser tratado?)
  • Corpo do texto; (produção escrita da reportagem)

Matemática/profºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 03 a 06/11

Atividades Matemática

Calcule o determinante da Matriz que segue:

2 3

3 5

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário