Atividade da semana de 03 a 06 de novembro 2020
2ºTA /Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO 3º BIMESTRE:
A improvisação teatral
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=AeMca85HfzM
https://www.youtube.com/watch?v=l6DQ-vvL9HE
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, responda:
Há diferenças entre os dois grupos mostrados no primeiro e segundo vídeo? Se sim, quais?
Com suas próprias palavras, o que é improvisar de acordo com os vídeos assistidos acima?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 03/11/2020 a 06/11/2020.
Biologia /ProfºBenedita
E.E. Salim Farah Maluf
Professora Benedita.
Disciplina: Biologia.
E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Roteiros para os Alunos Ensino Médio e
EJA
4ºBimestre
Semana
03/11 a 06/11
Olá queridos
alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o
link do google forms e respondam às questões.
2º Termos A, B, C e D – Atividade Link: https://forms.gle/Usu5ooVozrcFZtt37
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
2TA,B,C
Desafios éticos contemporâneos.
Semana 03 a 06 de novembro
· Ler o texto disponível no link:
· https://www.significados.com.br/filosofia-da-educacao/
· Colocar os pontos em que não foi possível entendimento. Ou que houve um pouco de dificuldade.
· Entrega até 30 de novembro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Continuando a tema racismo, faca a seguinte pesquisa
Quais são os países mais preconceituosos em relação a etnia, sexo, gênero e religião etc
Lembrando que pesquisa não e de 1 linha
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica
Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa
animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.
Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.
Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?
Experimento: Título: Fazendo Pipoca.
Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.
Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.
Discussão sobre o experimento
Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.
Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.
Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .
O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.
Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.
Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.
Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.
Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.
ATIVIDADE:
1. O que é processo termodinâmico?
2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020
Turmas: 2 termos: A, B, C e D
Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.
Massa Molecular
A massa molecular (MM) corresponde a massa de uma molécula (constituída de átomos) relativa a unidade de massa atômica (u), ou seja, igual a 1/12 da massa de um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).
Importante destacar que o elemento carbono, chamado de “átomo padrão”, com número de massa (A) igual a 12 e número atômico (Z) igual a 6, foi escolhido pelos químicos com o intuito de quantificar a massa dos átomos, visto que se tratam de partículas muito pequenas.
A partir disso, se um elemento possui massa atômica (u) igual a 10, isso significa que ele é dez vezes mais pesado que um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).
Número de Massa
O número de massa (A) de cada átomo, corresponde a soma dos prótons e dos nêutrons (A= p + n) presentes em cada elemento. O elétron, por possuir uma massa insignificante, isto é, 1836 vezes menor em relação aos prótons e nêutrons, não estão incluídos na soma das massas. Por esse motivo o número de massa não corresponde à massa efetiva do átomo.
Número Atômico
O número atômico (Z) corresponde a quantidade de prótons ou elétrons presentes em cada átomo. Assim, o número de prótons é igual ao número de elétrons (p = e), visto que o átomo é uma partícula eletricamente neutra, ou seja, com o mesmo número de cargas opostas: prótons de carga positiva e elétrons de carga negativa.
Como calcular a Massa Molecular
Na molécula de água (H2O), por exemplo, há um átomo de oxigênio (O) e dois átomos de hidrogênio (H). Dessa forma, para calcular a massa molecular da água, faz-se necessário pesquisar na Tabela Periódica, a massa atômica de cada elemento presente na molécula. Feito isso, tem-se que o número atômico do oxigênio é 16, enquanto que do hidrogênio é 1, logo:
O = 1x 16 = 16
H = 2 x 1 = 2
MM = 16 + 2
MM= 18g ou 18u
A massa molecular da molécula de água é 18 g ou 18 u.
Da mesma maneira exemplificada acima, para calcular a massa molecular da molécula de sacarose (C12H22O11), verifica-se o número de átomos e a massa atômica de cada elemento químico. Assim, na molécula de sacarose temos: 11 átomos de oxigênio (massa atômica 16), 22 átomos de hidrogênio (massa atômica 1) e 12 átomos de carbono (massa atômica 12), logo:
O = 11 x 16 = 176
H = 22 x 1 = 22
C = 12 x 12 = 144
MM = 176 + 22 + 144
MM = 342g ou 342u
Portanto, a massa molecular da sacarose é 342g ou 342u.
Observação: Todos os valores de massas atômicas dos elementos serão fornecidos para que possam calcular a massa da molécula.
Geografia/ProfºRicardo
Semana 03 a 06 de novembro
Atividade de Geografia
Professor Ricardo José dos Santos
2 TA e TB
Lê o Texto e responder as questões
Tipos de biomas no Brasil
. Bioma Amazônia
O bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território. É o maior de todos os biomas brasileiros. Caracteriza-se pela presença de diversos ecossistemas e por deter grande biodiversidade na fauna e na flora. Esse bioma compreende uma região constituída pela maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica.
Fauna e Flora
Os principais representantes da fauna são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca. A flora é constituída por aproximadamente 30 mil espécies das quase 100 mil existentes na América Latina. Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia, característica dos igapós.
Hidrografia
O bioma Amazônia compreende uma região que abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que detém 20% da água doce do planeta. O Rio Amazonas é o principal e o maior em volume de água do mundo, recebendo vários afluentes.
Clima
Compreende uma região de clima quente e úmido, apresentando umidade do ar elevada durante todo o ano. O índice pluviométrico também é elevado, sendo mais de 2000 mm de chuvas provenientes da própria floresta.
Vegetação
A vegetação do bioma Amazônia divide-se em: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó. As matas de terra firme compreendem os estratos mais altos, portanto, não são inundadas. As matas de várzea representam áreas inundadas durante alguns períodos do ano. Já as matas de igapó constituem os estratos mais baixos da vegetação e apresentam-se inundadas praticamente durante todo o ano.
Solo
O solo da Amazônia é arenoso e apresenta uma camada de húmus resultante da deposição de floras, frutos e restos de animais. Apesar disso, apenas cerca de 14% do território pode ser considerado fértil para práticas agrícolas.
O bioma Amazônia representa um conjunto de diferentes ecossistemas e ocupa grande parte do território brasileiro.
Bioma Cerrado
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero. Esse bioma caracteriza-se por apresentar diversas fitofisionomias em virtude dos vários contatos geográficos que possui com outros biomas. Ao norte, limita-se com o bioma Amazônia; a leste e ao nordeste, com a Caatinga; ao sudoeste, com o Pantanal; e a sudeste, com a Mata Atlântica.
Fauna e flora
O Cerrado possui uma grande variedade biológica. Apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Os principais representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado-campeiro, entre outros. Apesar da grande variedade, a fauna do Cerrado não é totalmente conhecida, principalmente em relação ao grupo de invertebrados.
Em relação à flora, estudiosos estimam que há cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação. Muitas espécies são usadas para fins medicinais e para alimentação. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.
Hidrografia
O Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo, segundo o IBGE, nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil. Além de abrigar tantas bacias hidrográficas, o Cerrado localiza-se numa região em que existem grandes aquíferos, como o Guarani e o Bambuí. Por isso, esse bioma é considerado berço das águas.
Clima
O clima do bioma Cerrado é predominantemente tropical sazonal, apresentando duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos. O período de seca tem início no mês de maio e termina no mês de setembro. Já o período chuvoso inicia-se em outubro e finaliza-se em abril. A média pluviométrica é de 1500 mm, e a temperatura média anual é de 22ºC, variando ao longo desses períodos.
Vegetação
O Cerrado apresenta vegetações distribuídas em formações savânicas, formações florestais e formações campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós, distribuindo-se entre estrato lenhoso e estrato herbáceo. Além das árvores de
troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, há também cactos e orquídeas no Cerrado. A vegetação desse bioma apresenta tonalidades de verde, amarelo e tons amarronzados ocasionados pela descoloração causada pela incidência solar.
Solo
Os solos do Cerrado são antigos (Período Terciário) e caracterizam-se, principalmente, pela profundidade e drenagem. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo). Apresentam cores avermelhadas e dividem-se em latossolos e podzólicos. Os latossolos são avermelhados, possuem acidez e são pobres em nutrientes. Já os podzólicos ou argissolos apresentam coloração mais escura e são propícios a sofrer processos erosivos.
Questões
1 Quais são os países, que a floresta amazônica pega em seu território.
2 Quais são as características do bioma amazônico.
3 Quais são as características do cerrado.
4 Quais estado do Brasil o cerrado ocupa.
História/Profº Silvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.
TURMAS: 2A, 2B, 2TA, 2TB
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e as consequências de tal disputa.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Com base no texto introdutório responder a questão abaixo
SEMANA: de 03 a 06 de novembro
Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?
ATIVIDADE
DEFINA AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO SOCIALISMO E DO CAPITALISMO
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Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 2o. TERMO "A" EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 03 à 06 de novembro de 2020. 2o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal "The New York Times" em 29 de outubro de 2020 sobre a ORGANIZAÇÃO MACROTEXTUAL DA CAPA (como o texto é organizado neste suporte textual (jornal). Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o nome do jornal? 2.Qual é o total de cadernos do jornal (cada parte do jornal possui um assunto)?, 3. Quantos nomes de caderno são palavras cognatas?, 4. Quais cadernos são identificados por siglas?, 5. Qual é o total de assuntos que lhe interessam?, 6. Agora escreva os nomes dos cadernos que lhe interessam? 7. Escreva a data da publicação do jornal? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com THE NEW YORK TIMES Thursday, October 29, 2020 Today’s Paper 1. World 2. U.S. 3. Politics 4. N.Y. 5. Business 6. Opinion 7. Tech 8. Science 9. Health 10. Sports 11. Arts 12. Books 13. Style 14. Food 15. Travel 16. Magazine 17. T Magazine 18. Real Estate
Lingua portuguesa/ProfºClaudia
2º Termo
A, B, C, D–
Professora: Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR
|
Tempo
para realização:
03 até 06/11.
|
REPORTAGEM
A reportagem é um gênero textual que,
geralmente, circula em jornais e revistas impressos e digitais. Esse gênero
nasce de uma notícia de relevância, aprofunda os fatos de interesse público e
apresenta variadas versões a respeito de tais fatos. O relato dos fatos é
ampliado por meio de depoimentos, entrevistas, citações, resumos etc. Embora
não possua estrutura fixa, na maioria das vezes, inicia-se com um título e
apresenta um lide que anuncia um fato central. A linguagem utilizada nesse
gênero é marcada pela objetividade e clareza, com predomínio do uso da
norma-padrão
a)
O que você vê na 2ª imagem?
b)
Que impressões/sensações ela provoca em você?
c)
Essa imagem poderia ilustrar um fato de relevância social, amplamente divulgado
pela mídia? Qual?
Retome
o conceito de “reportagem” e, com base na imagem que você acabou de analisar,
crie:
- O título; (o
título que você criou anunciam o fato a ser tratado?)
- Corpo do texto;
(produção escrita da reportagem)
Matemática/profºMarcelo
Atividade de Matemática 2TA 2TB
ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/CZhLh6DLHeorAJjE9
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2ºTB /Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO 3º BIMESTRE:
A improvisação teatral
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=AeMca85HfzM
https://www.youtube.com/watch?v=l6DQ-vvL9HE
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, responda:
Há diferenças entre os dois grupos mostrados no primeiro e segundo vídeo? Se sim, quais?
Com suas próprias palavras, o que é improvisar de acordo com os vídeos assistidos acima?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 03/11/2020 a 06/11/2020.
Biologia /ProfºBenedita
E.E. Salim Farah Maluf
Professora Benedita.
Disciplina: Biologia.
E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Roteiros para os Alunos Ensino Médio e
EJA
4ºBimestre
Semana
03/11 a 06/11
Olá queridos
alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o
link do google forms e respondam às questões.
2º Termos A, B, C e D – Atividade Link: https://forms.gle/Usu5ooVozrcFZtt37
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
2TA,B,C
Desafios éticos contemporâneos.
Semana 03 a 06 de novembro
· Ler o texto disponível no link:
· https://www.significados.com.br/filosofia-da-educacao/
· Colocar os pontos em que não foi possível entendimento. Ou que houve um pouco de dificuldade.
· Entrega até 30 de novembro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA,2TB,2TC,2ºTD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Continuando a tema racismo, faca a seguinte pesquisa
Quais são os países mais preconceituosos em relação a etnia, sexo, gênero e religião etc
Lembrando que pesquisa não e de 1 linha
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/Profºfisica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica
Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa
animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.
Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.
Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?
Experimento: Título: Fazendo Pipoca.
Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.
Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.
Discussão sobre o experimento
Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.
Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.
Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .
O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.
Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.
Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.
Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.
Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.
ATIVIDADE:
1. O que é processo termodinâmico?
2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020
Turmas: 2 termos: A, B, C e D
Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.
Massa Molecular
A massa molecular (MM) corresponde a massa de uma molécula (constituída de átomos) relativa a unidade de massa atômica (u), ou seja, igual a 1/12 da massa de um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).
Importante destacar que o elemento carbono, chamado de “átomo padrão”, com número de massa (A) igual a 12 e número atômico (Z) igual a 6, foi escolhido pelos químicos com o intuito de quantificar a massa dos átomos, visto que se tratam de partículas muito pequenas.
A partir disso, se um elemento possui massa atômica (u) igual a 10, isso significa que ele é dez vezes mais pesado que um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).
Número de Massa
O número de massa (A) de cada átomo, corresponde a soma dos prótons e dos nêutrons (A= p + n) presentes em cada elemento. O elétron, por possuir uma massa insignificante, isto é, 1836 vezes menor em relação aos prótons e nêutrons, não estão incluídos na soma das massas. Por esse motivo o número de massa não corresponde à massa efetiva do átomo.
Número Atômico
O número atômico (Z) corresponde a quantidade de prótons ou elétrons presentes em cada átomo. Assim, o número de prótons é igual ao número de elétrons (p = e), visto que o átomo é uma partícula eletricamente neutra, ou seja, com o mesmo número de cargas opostas: prótons de carga positiva e elétrons de carga negativa.
Como calcular a Massa Molecular
Na molécula de água (H2O), por exemplo, há um átomo de oxigênio (O) e dois átomos de hidrogênio (H). Dessa forma, para calcular a massa molecular da água, faz-se necessário pesquisar na Tabela Periódica, a massa atômica de cada elemento presente na molécula. Feito isso, tem-se que o número atômico do oxigênio é 16, enquanto que do hidrogênio é 1, logo:
O = 1x 16 = 16
H = 2 x 1 = 2
MM = 16 + 2
MM= 18g ou 18u
A massa molecular da molécula de água é 18 g ou 18 u.
Da mesma maneira exemplificada acima, para calcular a massa molecular da molécula de sacarose (C12H22O11), verifica-se o número de átomos e a massa atômica de cada elemento químico. Assim, na molécula de sacarose temos: 11 átomos de oxigênio (massa atômica 16), 22 átomos de hidrogênio (massa atômica 1) e 12 átomos de carbono (massa atômica 12), logo:
O = 11 x 16 = 176
H = 22 x 1 = 22
C = 12 x 12 = 144
MM = 176 + 22 + 144
MM = 342g ou 342u
Portanto, a massa molecular da sacarose é 342g ou 342u.
Observação: Todos os valores de massas atômicas dos elementos serão fornecidos para que possam calcular a massa da molécula.
Geografia/ProfºRicardo
Semana 03 a 06 de novembro
Atividade de Geografia
Professor Ricardo José dos Santos
2 TA e TB
Lê o Texto e responder as questões
Tipos de biomas no Brasil
. Bioma Amazônia
O bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território. É o maior de todos os biomas brasileiros. Caracteriza-se pela presença de diversos ecossistemas e por deter grande biodiversidade na fauna e na flora. Esse bioma compreende uma região constituída pela maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica.
Fauna e Flora
Os principais representantes da fauna são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca. A flora é constituída por aproximadamente 30 mil espécies das quase 100 mil existentes na América Latina. Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia, característica dos igapós.
Hidrografia
O bioma Amazônia compreende uma região que abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que detém 20% da água doce do planeta. O Rio Amazonas é o principal e o maior em volume de água do mundo, recebendo vários afluentes.
Clima
Compreende uma região de clima quente e úmido, apresentando umidade do ar elevada durante todo o ano. O índice pluviométrico também é elevado, sendo mais de 2000 mm de chuvas provenientes da própria floresta.
Vegetação
A vegetação do bioma Amazônia divide-se em: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó. As matas de terra firme compreendem os estratos mais altos, portanto, não são inundadas. As matas de várzea representam áreas inundadas durante alguns períodos do ano. Já as matas de igapó constituem os estratos mais baixos da vegetação e apresentam-se inundadas praticamente durante todo o ano.
Solo
O solo da Amazônia é arenoso e apresenta uma camada de húmus resultante da deposição de floras, frutos e restos de animais. Apesar disso, apenas cerca de 14% do território pode ser considerado fértil para práticas agrícolas.
O bioma Amazônia representa um conjunto de diferentes ecossistemas e ocupa grande parte do território brasileiro.
Bioma Cerrado
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero. Esse bioma caracteriza-se por apresentar diversas fitofisionomias em virtude dos vários contatos geográficos que possui com outros biomas. Ao norte, limita-se com o bioma Amazônia; a leste e ao nordeste, com a Caatinga; ao sudoeste, com o Pantanal; e a sudeste, com a Mata Atlântica.
Fauna e flora
O Cerrado possui uma grande variedade biológica. Apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Os principais representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado-campeiro, entre outros. Apesar da grande variedade, a fauna do Cerrado não é totalmente conhecida, principalmente em relação ao grupo de invertebrados.
Em relação à flora, estudiosos estimam que há cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação. Muitas espécies são usadas para fins medicinais e para alimentação. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.
Hidrografia
O Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo, segundo o IBGE, nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil. Além de abrigar tantas bacias hidrográficas, o Cerrado localiza-se numa região em que existem grandes aquíferos, como o Guarani e o Bambuí. Por isso, esse bioma é considerado berço das águas.
Clima
O clima do bioma Cerrado é predominantemente tropical sazonal, apresentando duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos. O período de seca tem início no mês de maio e termina no mês de setembro. Já o período chuvoso inicia-se em outubro e finaliza-se em abril. A média pluviométrica é de 1500 mm, e a temperatura média anual é de 22ºC, variando ao longo desses períodos.
Vegetação
O Cerrado apresenta vegetações distribuídas em formações savânicas, formações florestais e formações campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós, distribuindo-se entre estrato lenhoso e estrato herbáceo. Além das árvores de
troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, há também cactos e orquídeas no Cerrado. A vegetação desse bioma apresenta tonalidades de verde, amarelo e tons amarronzados ocasionados pela descoloração causada pela incidência solar.
Solo
Os solos do Cerrado são antigos (Período Terciário) e caracterizam-se, principalmente, pela profundidade e drenagem. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo). Apresentam cores avermelhadas e dividem-se em latossolos e podzólicos. Os latossolos são avermelhados, possuem acidez e são pobres em nutrientes. Já os podzólicos ou argissolos apresentam coloração mais escura e são propícios a sofrer processos erosivos.
Questões
1 Quais são os países, que a floresta amazônica pega em seu território.
2 Quais são as características do bioma amazônico.
3 Quais são as características do cerrado.
4 Quais estado do Brasil o cerrado ocupa.
História/Profº Silvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.
TURMAS: 2A, 2B, 2TA, 2TB
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e as consequências de tal disputa.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Com base no texto introdutório responder a questão abaixo
SEMANA: de 03 a 06 de novembro
Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?
ATIVIDADE
DEFINA AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO SOCIALISMO E DO CAPITALISMO
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Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 2o. TERMO "B" EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 03 à 06 de novembro de 2020. 2o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal "The New York Times" em 29 de outubro de 2020 sobre a ORGANIZAÇÃO MACROTEXTUAL DA CAPA (como o texto é organizado neste suporte textual (jornal). Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o nome do jornal? 2.Qual é o total de cadernos do jornal (cada parte do jornal possui um assunto)?, 3. Quantos nomes de caderno são palavras cognatas?, 4. Quais cadernos são identificados por siglas?, 5. Qual é o total de assuntos que lhe interessam?, 6. Agora escreva os nomes dos cadernos que lhe interessam? 7. Escreva a data da publicação do jornal? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com THE NEW YORK TIMES Thursday, October 29, 2020 Today’s Paper 1. World 2. U.S. 3. Politics 4. N.Y. 5. Business 6. Opinion 7. Tech 8. Science 9. Health 10. Sports 11. Arts 12. Books 13. Style 14. Food 15. Travel 16. Magazine 17. T Magazine 18. Real Estate
Lingua portuguesa/ProfºClaudia
2º Termo A, B, C, D– Professora: Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR
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Tempo para realização: 03 até 06/11.
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REPORTAGEM
A reportagem é um gênero textual que, geralmente, circula em jornais e revistas impressos e digitais. Esse gênero nasce de uma notícia de relevância, aprofunda os fatos de interesse público e apresenta variadas versões a respeito de tais fatos. O relato dos fatos é ampliado por meio de depoimentos, entrevistas, citações, resumos etc. Embora não possua estrutura fixa, na maioria das vezes, inicia-se com um título e apresenta um lide que anuncia um fato central. A linguagem utilizada nesse gênero é marcada pela objetividade e clareza, com predomínio do uso da norma-padrão
a) O que você vê na 2ª imagem?
b) Que impressões/sensações ela provoca em você?
c) Essa imagem poderia ilustrar um fato de relevância social, amplamente divulgado pela mídia? Qual?
Retome o conceito de “reportagem” e, com base na imagem que você acabou de analisar, crie:
- O título; (o título que você criou anunciam o fato a ser tratado?)
- Corpo do texto; (produção escrita da reportagem)
Matemática/profºMarcelo
Atividade de Matemática 2TA 2TB
ATIVIDADE 3, 4º BIMESTRE de 03/11/2020 à 06/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/CZhLh6DLHeorAJjE9
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2ºTC /Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO 3º BIMESTRE:
A improvisação teatral
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=AeMca85HfzM
https://www.youtube.com/watch?v=l6DQ-vvL9HE
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, responda:
Há diferenças entre os dois grupos mostrados no primeiro e segundo vídeo? Se sim, quais?
Com suas próprias palavras, o que é improvisar de acordo com os vídeos assistidos acima?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 03/11/2020 a 06/11/2020.
Biologia /ProfºBenedita
E.E. Salim Farah Maluf
Professora Benedita.
Disciplina: Biologia.
E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Roteiros para os Alunos Ensino Médio e
EJA
4ºBimestre
Semana
03/11 a 06/11
Olá queridos
alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o
link do google forms e respondam às questões.
2º Termos A, B, C e D – Atividade Link: https://forms.gle/Usu5ooVozrcFZtt37
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
2TA,B,C
Desafios éticos contemporâneos.
Semana 03 a 06 de novembro
· Ler o texto disponível no link:
· https://www.significados.com.br/filosofia-da-educacao/
· Colocar os pontos em que não foi possível entendimento. Ou que houve um pouco de dificuldade.
· Entrega até 30 de novembro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA,2TB,2TC,2ºTD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Continuando a tema racismo, faca a seguinte pesquisa
Quais são os países mais preconceituosos em relação a etnia, sexo, gênero e religião etc
Lembrando que pesquisa não e de 1 linha
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica
Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa
animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.
Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.
Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?
Experimento: Título: Fazendo Pipoca.
Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.
Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.
Discussão sobre o experimento
Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.
Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.
Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .
O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.
Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.
Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.
Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.
Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.
ATIVIDADE:
1. O que é processo termodinâmico?
2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020
Turmas: 2 termos: A, B, C e D
Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.
Massa Molecular
A massa molecular (MM) corresponde a massa de uma molécula (constituída de átomos) relativa a unidade de massa atômica (u), ou seja, igual a 1/12 da massa de um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).
Importante destacar que o elemento carbono, chamado de “átomo padrão”, com número de massa (A) igual a 12 e número atômico (Z) igual a 6, foi escolhido pelos químicos com o intuito de quantificar a massa dos átomos, visto que se tratam de partículas muito pequenas.
A partir disso, se um elemento possui massa atômica (u) igual a 10, isso significa que ele é dez vezes mais pesado que um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).
Número de Massa
O número de massa (A) de cada átomo, corresponde a soma dos prótons e dos nêutrons (A= p + n) presentes em cada elemento. O elétron, por possuir uma massa insignificante, isto é, 1836 vezes menor em relação aos prótons e nêutrons, não estão incluídos na soma das massas. Por esse motivo o número de massa não corresponde à massa efetiva do átomo.
Número Atômico
O número atômico (Z) corresponde a quantidade de prótons ou elétrons presentes em cada átomo. Assim, o número de prótons é igual ao número de elétrons (p = e), visto que o átomo é uma partícula eletricamente neutra, ou seja, com o mesmo número de cargas opostas: prótons de carga positiva e elétrons de carga negativa.
Como calcular a Massa Molecular
Na molécula de água (H2O), por exemplo, há um átomo de oxigênio (O) e dois átomos de hidrogênio (H). Dessa forma, para calcular a massa molecular da água, faz-se necessário pesquisar na Tabela Periódica, a massa atômica de cada elemento presente na molécula. Feito isso, tem-se que o número atômico do oxigênio é 16, enquanto que do hidrogênio é 1, logo:
O = 1x 16 = 16
H = 2 x 1 = 2
MM = 16 + 2
MM= 18g ou 18u
A massa molecular da molécula de água é 18 g ou 18 u.
Da mesma maneira exemplificada acima, para calcular a massa molecular da molécula de sacarose (C12H22O11), verifica-se o número de átomos e a massa atômica de cada elemento químico. Assim, na molécula de sacarose temos: 11 átomos de oxigênio (massa atômica 16), 22 átomos de hidrogênio (massa atômica 1) e 12 átomos de carbono (massa atômica 12), logo:
O = 11 x 16 = 176
H = 22 x 1 = 22
C = 12 x 12 = 144
MM = 176 + 22 + 144
MM = 342g ou 342u
Portanto, a massa molecular da sacarose é 342g ou 342u.
Observação: Todos os valores de massas atômicas dos elementos serão fornecidos para que possam calcular a massa da molécula.
Geografia/ProfºVanildo
CONTEÚDO DE GEOGRAFIA DO PROFESSOR EDIVALDO LIBERATO PARA TRABALHAR COM ALUNOS DOS 2º ANOS C, D, E , TERMO C. DURANTE A SEMANA DE 03 A 06/11/20
INVERSÃO TÉRMICA
A Inversão Térmica é um fenômeno atmosférico responsável pela retenção do ar próximo à superfície em áreas cercadas por serras e montanhas, o que impede ou diminui a circulação dos ventos. Nas grandes cidades, esse fenômeno dificulta a dispersão dos poluentes emitidos pelas fábricas e pelos carros, fazendo com que esses permaneçam “parados”, tornando o ar mais impuro e causando inúmeros problemas respiratórios.
Esse fenômeno é natural, ou seja, existe com ou sem a participação do homem. No entanto, a emissão de poluentes na atmosfera torna-se um problema quando a inversão térmica se manifesta em espaços geográficos urbanizados.
Para entender como funciona a inversão térmica, é preciso considerar uma premissa básica: o ar quente é mais leve que o ar frio, portanto, o ar quente tende a subir e o ar frio tende sempre a descer.
Quando a superfície aquece o ar em sua volta em função da reflexão dos raios solares, esse ar quente sobe e o ar frio que está mais acima desce, provocando a movimentação dos ventos e contribuindo para a dispersão dos poluentes presentes na atmosfera.
O céu da Cidade do México sem inversão térmica
No entanto, em dias frios – mais comuns nas manhãs de inverno –, a superfície não consegue aquecer o ar o suficiente para fazer com que ele suba, formando uma camada de ar quente logo acima dele. Como o ar frio, mais pesado, já se encontra abaixo do ar quente, não há movimentação do ar, diminuindo a circulação dos ventos e impedindo a dispersão dos poluentes.
Na cidade de São Paulo, os invernos são conhecidos pelo aumento das taxas de poluição do ar, provocando frequentes problemas respiratórios oriundos desse fenômeno. Pessoas portadoras de doenças como asma, bronquite e enfisema pulmonar tendem a sofrer mais com esse problema. Além disso, a ausência da circulação do ar somada à grande concentração de pessoas nas cidades também contribui para a difusão de vírus e doenças contagiosas.
Em virtude dessas questões, é muito importante que o ser humano condicione a sua vivência no sentido de emitir uma menor quantidade de poluição na atmosfera, pois, nas grandes cidades, esse problema pode ser facilmente sentido e as consequências podem ser graves.
A Inversão térmica é responsável pela retenção da poluição no céu das cidades
Atividade de geografia do professor Edivaldo para os alunos dos 2º anos: C, D, E e Termo C. durante a semana de 03 a 06/11/20
Observação importantíssimo: ao fazer devolutiva das questões copia as questão e a resposta para facilitar as correções para que eu possa saber a pergunta e a resposta se tem a ver com a pergunta e posta no E-mail: ediliberato@hotmail.com
1ª questão: (UNICAMP) A poluição nos grandes centros urbanos, como Curitiba, pode causar determinadas doenças, como rinite, alergias, asma, problemas de pele e cabelo. Pessoas sensíveis às partículas em suspensão no ar podem desenvolver tais doenças ao respirar o ar poluído dos grandes centros.
Durante todo o ano, essas doenças podem acontecer, mas é no inverno que ficam mais acentuadas.
(Adaptado de Jornal do Estado, Curitiba, 01/06/2009.)
Durante o inverno, em Curitiba, é comum a ação da Massa Polar Atlântica, que facilita a ocorrência de problemas respiratórios, pois
a) ( ) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes nas partes altas da cidade.
b) ( ) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.
c) ( ) reduz a umidade relativa do ar e promove um maior aquecimento da parte central da cidade se comparado à periferia, concentrando poluentes.
d) ( ) reduz a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.
2ª questão: Assinale apenas a alternativa que apresenta características referentes ao fenômeno inversão térmica:
a) ( ) Fenômeno climático que ocorre nos centros urbanos, principalmente em cidades com elevado grau de urbanização, nas quais as temperaturas aumentam bastante se comparadas às das zonas rurais.
b) ( ) Fenômeno no qual há aumento da temperatura do planeta em decorrência da retenção do calor por alguns gases presentes na atmosfera.
c) ( ) Fenômeno atmosférico comum nos centros urbanos industrializados no qual o ar frio é impedido de circular por uma camada de ar quente, alterando as temperaturas.
d) ( ) Fenômeno causado pela poluição atmosférica, principalmente em decorrência da queima de combustíveis fósseis, causando graves problemas ambientais e nas cidades.
3ª questão: Sobre o fenômeno atmosférico conhecido como inversão térmica, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
I.( ) Esse fenômeno pode ser percebido durante o dia e durante a noite, porém a maior diferença de temperatura provocada por ele é melhor percebida entre as zonas rurais e urbana ao anoitecer, pois a área rural resfria mais rapidamente do que a zona urbana.
II.( ) Esse fenômeno intensifica-se no verão, pois, nessa época do ano, o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada de ar superior em decorrência do aumento da pluviosidade.
III.( ) É um fenômeno natural que pode ser registrado em áreas rurais e de baixa industrialização.
IV.( ) Esse fenômeno causa doenças respiratórias, irritação nos olhos, intoxicações, porque a camada de ar frio que fica retida próxima à superfície concentra bastante poluentes que não se dispersam.
a) ( ) FFVV
b) ( ) FFVF
c) ( ) FVFV
d) ( ) VFVV
História/ProfºSergio
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 05 e 06/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 2º Termos C e D |
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CONTEÚDOS: Verbo to
be - Presente Simples – Texto
Are you my son?
The King visits the prince (or is he the poor boy?). King: I don't
understand! Are you my
son? Tom: No, I'm not a prince, I'm poor. King: Are you sure? Your
clothes are not very
old! Tom: They're not my clothes. They're Edward's clothes. He's poor now. King: Oh no! This is terrible! Is it true? Tom: Yes, it is. I'm really sorry, King Henry. You aren't my father, you're my King.
|
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1). Complete esta
resenha do livro de O Príncipe e o Mendigo com o presente simples do verbo To
be.
The Prince and the Pauper
_______ a very good book. I ______ 11 years old and I (not) _________very
interested in history but I really like this book. Mark Twain _______ a great
writer. It (not) ________ a true story but the characters _______
very realistic. The story (not) ________ difficult. It _______ easy to
understand and enjoy the book. Tom _____ a simple English boy. His
family are poor and they ________ always hungry. Edward (not) ________
poor because he _______ a prince. The boys ________ very different but at the
end of the book they ______ friends. There are many films of the book too but
they (not) _______ very good - the book is the best!
2). Sublinhe
a opção correta: a) I - be / am/ is twelve years old. b) They - be / am /
are in the garden. c) It - am / is / are six o'clock. d) You - be / is / are a dentist. e) I - am / is / are in the station.
4)
Forme uma frase negativa em inglês usando o Verbo to be com o pronome pessoal “We”
|
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Lingua portuguesa/ProfºClaudia
2º Termo A, B, C, D– Professora: Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR
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Tempo para realização: 03 até 06/11.
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REPORTAGEM
A reportagem é um gênero textual que, geralmente, circula em jornais e revistas impressos e digitais. Esse gênero nasce de uma notícia de relevância, aprofunda os fatos de interesse público e apresenta variadas versões a respeito de tais fatos. O relato dos fatos é ampliado por meio de depoimentos, entrevistas, citações, resumos etc. Embora não possua estrutura fixa, na maioria das vezes, inicia-se com um título e apresenta um lide que anuncia um fato central. A linguagem utilizada nesse gênero é marcada pela objetividade e clareza, com predomínio do uso da norma-padrão
a) O que você vê na 2ª imagem?
b) Que impressões/sensações ela provoca em você?
c) Essa imagem poderia ilustrar um fato de relevância social, amplamente divulgado pela mídia? Qual?
Retome o conceito de “reportagem” e, com base na imagem que você acabou de analisar, crie:
- O título; (o título que você criou anunciam o fato a ser tratado?)
- Corpo do texto; (produção escrita da reportagem)
Matemática/profºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termo C e D – Periodo 03 a 06/11
Atividades Matemática
Calcule o determinante da Matriz que segue:
2 3
3 5
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
-------------------------------------------------------
2ºTD/Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO 3º BIMESTRE:
A improvisação teatral
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=AeMca85HfzM
https://www.youtube.com/watch?v=l6DQ-vvL9HE
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, responda:
Há diferenças entre os dois grupos mostrados no primeiro e segundo vídeo? Se sim, quais?
Com suas próprias palavras, o que é improvisar de acordo com os vídeos assistidos acima?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 03/11/2020 a 06/11/2020.
Biologia /ProfºBenedita
E.E. Salim Farah Maluf
Professora Benedita.
Disciplina: Biologia.
E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Roteiros para os Alunos Ensino Médio e
EJA
4ºBimestre
Semana
03/11 a 06/11
Olá queridos
alunos com base nas pesquisas que vocês realizaram na semana de 16/10 a 30/10, acessem o
link do google forms e respondam às questões.
2º Termos A, B, C e D – Atividade Link: https://forms.gle/Usu5ooVozrcFZtt37
Filosofia/ProfºIslilia
São Paulo, 03 de Novembro 2020
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia 03/11/20 a 06/11/20 para 2TD Ano Eja.
Atividade: Leitura de imagem, explique em uma totalidade.
Obs: Faça a introdução.
Objetivo: Auto Análise. https://images.app.goo.gl/vff1JFPwEgS2wx4EA
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA,2TB,2TC,2ºTD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Continuando a tema racismo, faca a seguinte pesquisa
Quais são os países mais preconceituosos em relação a etnia, sexo, gênero e religião etc
Lembrando que pesquisa não e de 1 linha
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Atividade sobre Termodinâmica
Que tal assistir a um filme para relaxar e pensar, analisando-o com um olhar mais físico, para observar aspectos que podem ser úteis nos debates científicos com os colegas? Recomendamos o filme “A Era do Gelo 2”, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha. Nessa
animação, os personagens terão que lutar contra uma catástrofe natural e também, com seus conflitos pessoais.
Além da diversão descontraída, é possível apreciar os avanços tecnológicos que permitiram os efeitos do filme.
Mas antes, é melhor preparar a pipoca, você não acha?
Experimento: Título: Fazendo Pipoca.
Objetivo: Exemplificação prática para esclarecer os significados de sistema termodinâmico, processo termodinâmico e variáveis termodinâmicas.
Material: Milho de pipoca, panela, colher de pau, óleo de cozinha, fogão, fósforo, luva térmica, sal ou açúcar e achocolatado em pó, para aqueles que gostam de pipoca salgada ou doce.
Discussão sobre o experimento
Quando a panela é colocada sobre a chama do fogão, ocorre transferência de calor, por condução, para o milho de pipoca.
Quando o milho começa a estourar, há um aumento em seu volume; logo, o milho expandiu-se. À medida que ocorre essa expansão o trabalho começa a ser realizado sobre a tampa da panela que, dependendo da quantidade de milho nela colocada, pode até ser deslocada.
Trabalho realizado pelo milho sobre a tampa da panela .
O estado termodinâmico do milho foi modificado nesse processo termodinâmico, pois seu volume, sua temperatura e sua pressão inicial variaram, à medida que ele começou a pipocar e expandir-se.
Nessa exemplificação, o milho, e somente ele, constitui o sistema termodinâmico estudado. Embora o experimento envolve outros materiais, tais como a panela, a tampa, bem como o fogão.
Esses elementos estão excluídos do sistema, pois nosso foco de interesse é o processo que ocorre especificamente com a pipoca.
Por condução, nosso sistema termodinâmico foi submetido a uma transferência de calor, levando-o a sofrer uma variação de seu estado termodinâmico inicial, descrito pelas grandezas termodinâmicas: temperatura, volume e pressão.
Esse processo de modificação do seu estado inicial, ou seja, de variação das grandezas termodinâmicas é um processo termodinâmico.
ATIVIDADE:
1. O que é processo termodinâmico?
2. Quais são as variáveis termodinâmicas envolvidas na experiência?
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química 03 a 06/11/2020
Turmas: 2 termos: A, B, C e D
Atividade apenas para leitura. Se copiar, não será avaliada.
Massa Molecular
A massa molecular (MM) corresponde a massa de uma molécula (constituída de átomos) relativa a unidade de massa atômica (u), ou seja, igual a 1/12 da massa de um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).
Importante destacar que o elemento carbono, chamado de “átomo padrão”, com número de massa (A) igual a 12 e número atômico (Z) igual a 6, foi escolhido pelos químicos com o intuito de quantificar a massa dos átomos, visto que se tratam de partículas muito pequenas.
A partir disso, se um elemento possui massa atômica (u) igual a 10, isso significa que ele é dez vezes mais pesado que um átomo de isótopo do carbono-12 (C12).
Número de Massa
O número de massa (A) de cada átomo, corresponde a soma dos prótons e dos nêutrons (A= p + n) presentes em cada elemento. O elétron, por possuir uma massa insignificante, isto é, 1836 vezes menor em relação aos prótons e nêutrons, não estão incluídos na soma das massas. Por esse motivo o número de massa não corresponde à massa efetiva do átomo.
Número Atômico
O número atômico (Z) corresponde a quantidade de prótons ou elétrons presentes em cada átomo. Assim, o número de prótons é igual ao número de elétrons (p = e), visto que o átomo é uma partícula eletricamente neutra, ou seja, com o mesmo número de cargas opostas: prótons de carga positiva e elétrons de carga negativa.
Como calcular a Massa Molecular
Na molécula de água (H2O), por exemplo, há um átomo de oxigênio (O) e dois átomos de hidrogênio (H). Dessa forma, para calcular a massa molecular da água, faz-se necessário pesquisar na Tabela Periódica, a massa atômica de cada elemento presente na molécula. Feito isso, tem-se que o número atômico do oxigênio é 16, enquanto que do hidrogênio é 1, logo:
O = 1x 16 = 16
H = 2 x 1 = 2
MM = 16 + 2
MM= 18g ou 18u
A massa molecular da molécula de água é 18 g ou 18 u.
Da mesma maneira exemplificada acima, para calcular a massa molecular da molécula de sacarose (C12H22O11), verifica-se o número de átomos e a massa atômica de cada elemento químico. Assim, na molécula de sacarose temos: 11 átomos de oxigênio (massa atômica 16), 22 átomos de hidrogênio (massa atômica 1) e 12 átomos de carbono (massa atômica 12), logo:
O = 11 x 16 = 176
H = 22 x 1 = 22
C = 12 x 12 = 144
MM = 176 + 22 + 144
MM = 342g ou 342u
Portanto, a massa molecular da sacarose é 342g ou 342u.
Observação: Todos os valores de massas atômicas dos elementos serão fornecidos para que possam calcular a massa da molécula.
Geografia/ProfºVanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 2TD 4ºBimestre SEMANA 03 a 06/10 PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br
(manda aqui suas atividades para correção).
Brasil, um país tropical?
Dizer que o Brasil é tropical é um bom ponto de partida, mas
sua diversidade climática é bem maior do que se imagina. O fato de o País estar
em latitudes baixas (próximo à Linha do Equador) e médias (na faixa
intertropical, entre a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio) tem claros
efeitos climáticos: predominam climas quentes
e úmidos, de tipo equatorial e tropical e com subtipos variados. Em
geral, as temperaturas ficam acima dos 18 °C, e a amplitude térmica (diferença
entre temperatura máxima e mínima) é pequena nas regiões situadas entre a Linha
do Equador e o paralelo 20 °S. A cidade de São Paulo, por exemplo, está no
paralelo 23 °S.
A chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e as zonas de altas pressões atmosféricas (ou anticiclones, ar descendente), na faixa equatorial, e de baixas pressões (ciclones, de ar ascendente), na faixa subtropical, têm grande importância na definição do clima. A ZCIT corresponde ao encontro de ventos alísios na faixa equatorial. São ventos de grande escala, com origem em zonas de alta pressão atmosférica situadas sobre o oceano, ou seja, nas quais a pressão atmosférica sobre a superfície leva ao deslocamento do ar. No hemisfério Sul, eles sopram de sudeste a noroeste e, no hemisfério Norte, de nordeste a sudoeste, favorecendo a penetração de massas de ar no continente.
No verão, um “braço” da ZCIT forma cordões persistentes de
nebulosidade e calor que vão do Atlântico Sul ao sul da Amazônia. Tal sistema
provoca chuvas intensas de verão no Sudeste e em parte do Centro-Oeste.
Assim, nas regiões Norte e Nordeste e em boa parte do Brasil
central e oriental, as médias de temperatura situam-se acima dos 22 °C. No Sul,
região do País que está na zona temperada, as temperaturas são mais baixas, com
invernos mais rigorosos que no restante do território. As chuvas são abundantes
em boa parte da Amazônia, em função da ação das massas de ar Equatoriais (mEa e
mEc), e nas regiões Sudeste e Sul e no litoral, por causa da massa Tropical
atlântica (mTa).
As massas de ar são grandes porções ou camadas de ar que
possuem condições relativamente homogêneas (ou uniformes) quanto a pressão,
temperatura e umidade. São diretamente influenciadas pelas regiões nas quais se
formam (polares, tropicais, equatoriais) e decisivas para a compreensão dos
fenômenos climáticos.
Na região Norte há uma distribuição heterogênea de umidade:
no noroeste do Estado do Amazonas, região em que se localizam municípios como o
de São Gabriel da Cachoeira, a média anual de chuvas supera os 2.500 mm; já em
Rio Branco, capital do Estado do Acre, a média anual fica entre 2.000 mm e
2.500 mm.
A porção Centro-Sul do País é a mais afetada pela massa
Polar atlântica (mPa), um “braço” da massa de ar polar. Ao atingir a latitude
do Rio da Prata (entre Argentina e Uruguai), a mPa divide-se em dois ramos:
continental e atlântico. O primeiro adentra o continente pelas calhas dos rios
da Prata, Paraguai e Paraná, e produz quedas de temperatura no inverno. Pode
atingir o Centro-Oeste e a Amazônia, por meio de um fenômeno conhecido como
“friagem”. No inverno, há neve nas serras gaúcha e catarinense. O “braço”
atlântico segue pela fachada litorânea e provoca chuvas e quedas de
temperatura, mas vai perdendo força conforme se aproxima das latitudes mais
baixas (ou seja, mais próximas da Linha do Equador).
No Sudeste, as serras litorâneas, verdadeiros paredões do
relevo, como a Serra do Mar, funcionam como barreiras naturais, retêm umidade e
provocam chuvas locais – por sinal, as médias de chuva mais elevadas do País,
podendo chegar até 4.000 mm. Isso favoreceu a formação, ali, de densas
florestas tropicais, com escarpas de serra florestadas.
Deve-se destacar também a mancha semiárida do sertão
nordestino. As chuvas ali são escassas e irregulares, com médias que não
ultrapassam 400 mm em alguns pontos. Com a alta insolação e as médias térmicas
elevadas, há perda de água por evaporação, gerando escassez de água. São
múltiplas as causas desse fenômeno. Entre elas, está a ação da zona de alta
pressão sobre a região, que impede a ação de massas equatoriais, tropical
atlântica e frentes polares. A corrente marinha fria do Atlântico Sul,
procedente da costa sul-africana, e o relevo (caso do Planalto da Borborema)
funcionam igualmente como barreira à entrada de massas de ar oceânicas mais
úmidas no interior da região.
Podem-se, assim, identificar no Brasil quatro grandes
domínios climáticos, com variações regionais e sazonais (ou seja, conforme as
estações do ano): equatorial, tropical, subtropical e semiárido. Esses domínios
se associam a uma maior ou menor presença de água, tipos de coberturas vegetais
e espécies de animais. É nesse delicado equilíbrio que se dão as ações humanas.
ATIVIDADE:
Observe o clima em sua região. Quais são, aproximadamente,
as temperaturas máximas e mínimas? Costuma chover muito? Em que época ou
estação do ano? Em sua opinião, o município e a região estão preparados para
chuvas fortes ou períodos de estiagem? Pense em como vocês se preparam e o que
ainda precisa ser melhorado.
História/ProfºSergio
Conteúdo de História – 2°s TC e TD – Prof.:
Sérgio – semana de 03 a 06/11/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno
Revolução Francesa
A Revolução Francesa é o acontecimento que
inaugura a Idade Contemporânea e institui novas perspectivas políticas que até
hoje exercem efeitos no mundo ocidental.
A Revolução Francesa,
que ocorreu no ano de 1789, é o evento que, segundo alguns autores,
inaugura a chamada Idade
Contemporânea. Os historiadores do século XIX, que fizeram a
linha divisória da História, imputaram a este acontecimento o caráter de marco
divisor entre a Idade Moderna e a Contemporânea, por conta da radicalização
política que o caracterizou. Para se
entender a Revolução Francesa é necessário conhecer um pouco da situação
econômica e social da França do século XVIII.
Até o
século XVIII, a França era um estado em que vigia o modelo do absolutismo monárquico. O
então rei francês, Luís XVI, personificava o Estado, reunindo em sua pessoa os
poderes legislativo, executivo e judiciário. Os franceses então não eram
cidadãos de um Estado Democrático Constitucional, como hoje é comum em todo o
mundo ocidental, mas eram súditos do rei. O rei personificava o Estado.
Dentro
da estrutura do Estado Absolutista, havia três diferentes estados nos quais a
população se enquadrava: o primeiro estado era representado pelos bispos do
Alto Clero; o segundo estado tinha como representantes a nobreza, ou a
aristocracia francesa – que desempenhava funções militares (nobreza de espada) ou funções jurídicas
(nobreza de toga);
o terceiro estado, por sua vez, era representado pela burguesia, que se dividia
entre membros do Baixo Clero, comerciantes, banqueiros, empresários, os sans-cullotes (“sem
calções”), trabalhadores urbanos, e os camponeses, totalizando cerca de 97% da
população.
Ao
logo da segunda metade do século XVIII, a França se envolveu em inúmeras
guerras, como a Guerra do Sete Anos (1756-1763), contra a Inglaterra, e o
auxílio dado aos Estados Unidos na Guerra de Independência (1776). Ao mesmo
tempo, a Corte absolutista francesa, que possuía um alto custo de vida, era
financiada pelo estado, que, por sua vez, já gastava bastante seu orçamento com
a burocracia que o mantinha em funcionamento. Soma-se a essa atmosfera duas
crises que a França teria que enfrentar: 1) uma crise no campo, em razão das
péssimas colheitas das décadas de 1770 e 1780, o que gerou uma inflação 62%; e 2) uma crise financeira, derivada da dívida
pública que se acumulava, sobretudo pela falta de modernização econômica –
principalmente a falta de investimento no setor industrial.
Os
membros do terceiro estado (muitos deles influenciados pelo pensamento iluminista e pelos panfletos
que propagavam as ideias de liberdade e igualdade, disseminados entre a
população) passaram a ser os mais afetados pela crise. No fim da década de
1780, a burguesia, os trabalhadores urbanos e os camponeses começaram a exigir
uma resposta do rei e da Corte à crise que os afetava, bem como passaram a
reivindicar direitos mais amplos e maior representação dentro da estrutura
política francesa. Em julho de 1788, houve a convocação dos Estados Gerais,
isto é, uma reunião para deliberação sobre assuntos relacionados à situação
política da França. Nessa convocação, o conflito entre os interesses do
terceiro estado e os da nobreza e do Alto Clero, que apoiavam o rei, se
acirraram. O rei então estabeleceu a Assembleia dos Estados Gerais em 5 de maio
de 1789, com o objetivo de decidir pelo voto os rumos do país. Entretanto, os
votos eram por representação de estado. Sendo assim, sempre o resultado seria dois
votos contra um, ou seja: primeiro e segundo estados contra o terceiro. Fato
que despertou a indignação de burgueses e trabalhadores.
A
burguesia, que liderava o terceiro estado, propôs em 10 de junho uma Assembleia
Nacional, isto é, uma assembleia para se formular uma nova constituição para a
França. Essa proposta não obteve resposta por parte do rei, da nobreza e do
Alto Clero. Em 17 de junho, burgueses, trabalhadores e demais membros do
terceiro estado se declararam em reunião para formulação de uma constituição,
mesmo sem a resposta do primeiro e do segundo estado. Ao mesmo tempo, começava um levante popular
em Paris e outro entre os camponeses.
A Revolução se iniciou.
Em 14
de julho de 1789, a massa de populares tomou a Bastilha, a prisão que
era símbolo do Antigo Regime e, em 4 de agosto, a Assembleia Nacional instituiu
uma série de decretos que, dentre outras coisas, cortava os privilégios da
nobreza, como a isenção de impostos e o monopólio sobre terras cultiváveis. A
Assembleia institui a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, que
reivindicava a condição de cidadãos aos franceses e não mais de súditos do rei.
Em setembro de 1791 foi promulgada a nova constituição francesa, assegurando a
cidadania para todos e pressionando o monarca Luís XVI a aceitar os seus
critérios. Essa constituição previa ainda a igualdade de todos perante a lei, o
voto censitário, a confiscação das terras eclesiásticas, o fim do dízimo, a
constituição civil do clero, dentre outros pontos. A partir deste momento, a
França revolucionária esboçou o seu primeiro tipo de novo governo, a Monarquia
Constitucional, que durou de 1791 a 1792.
A ala
mais radical da Revolução, os jacobinos (que haviam participado da Assembleia
Constituinte, sentando-se à esquerda do plenário e opondo-se aos girondinos que
se posicionavam à direita), defendiam uma ampliação da perspectiva
revolucionária, cuja proposta era não se submeter às decisões da alta
burguesia, que se articulava com a nobreza e o monarca. Os jacobinos queriam
radicalizar a pressão contra os nobres e o clero, e instituir uma República
Revolucionária, sem nenhum resquício da Monarquia.
Prevendo
a ameaça que vinha dos rumos que a Revolução tomava, o rei Luís XVI articulou
um levante contrarrevolucionário com o apoio das monarquia austríaca e
prussiana. Em 1792, a Áustria invadiu a França e essa declarou guerra àquela. A
população parisiense, após saber dos planos do rei, invadiu o palácio real de
Tulleries e prendeu o rei e sua família. O Rei e sua esposa, Maria Antonieta,
tiveram suas cabeças decepadas pela guilhotina em 1793 e a Monarquia
Constitucional chegou ao seu fim no mesmo ano.
O último rei do absolutismo francês,
Luís XVI, e sua esposa, Maria Antonieta, foram guilhotinados pelos
revolucionários
Com o
fim da Monarquia Constitucional, houve também a dissolução da Assembleia
Constituinte e a Convenção Nacional
de um novo parlamento. O período da convenção se caracterizou pela forte
presença do radicalismo jacobino comandando a Revolução, momento que se tornou conhecido
como a fase do Terror(sobretudo
por conta do uso indiscriminado da guilhotina como máquina da morte). Nomes como
Robespierre, Saint-Just e Danton figuram entre os principais líderes jacobinos.
Foi neste período também que a Áustria e Prússia prosseguiram sua guerra contra
a França, temendo que a Revolução se espalhasse por seus territórios. No
processo de confronto contra essas duas monarquias, nasceu o exército nacional
francês, isto é: um exército que, pela primeira vez, não era composto de
mercenários e aristocratas, mas do povo de uma nação que se via como nação.
Em
1795, a burguesia conseguiu retomar o poder e, através de uma nova
constituição, instituir uma nova fase à Revolução, chamada o Diretório, órgão
composto por cinco membros indicados pelos deputados. Mas a partir deste mesmo
ano a crise social se tornou muito ampla na França, o que exigiu um contorno
político mais eficaz, sob pena da volta da radicalização jacobina.
Um
dos mais jovens e destacados generais da Revolução, Napoleão Bonaparte, era
o nome esperado pela burguesia para dar ordem à situação política francesa. Em
1799, ao regressar do Egito à França, Napoleão encontrou um cenário
conspiratório contra o governo do Diretório. Foi neste cenário que ele passou a
figurar como ditador, inicialmente, dando o golpe de 18 de Brumário (segundo o
calendário revolucionário), e depois como imperador da França. O Período
Napoleônico durou de 1800 a 1815 e mudou o cenário político do continente
europeu, ao passo que expandiu o ideal nacionalista para várias regiões.
Enviar para o e-mail:
sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 05 e 06/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 2º Termos C e D |
|
CONTEÚDOS: Verbo to
be - Presente Simples – Texto
Are you my son?
The King visits the prince (or is he the poor boy?). King: I don't
understand! Are you my
son? Tom: No, I'm not a prince, I'm poor. King: Are you sure? Your
clothes are not very
old! Tom: They're not my clothes. They're Edward's clothes. He's poor now. King: Oh no! This is terrible! Is it true? Tom: Yes, it is. I'm really sorry, King Henry. You aren't my father, you're my King.
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1). Complete esta
resenha do livro de O Príncipe e o Mendigo com o presente simples do verbo To
be.
The Prince and the Pauper
_______ a very good book. I ______ 11 years old and I (not) _________very
interested in history but I really like this book. Mark Twain _______ a great
writer. It (not) ________ a true story but the characters _______
very realistic. The story (not) ________ difficult. It _______ easy to
understand and enjoy the book. Tom _____ a simple English boy. His
family are poor and they ________ always hungry. Edward (not) ________
poor because he _______ a prince. The boys ________ very different but at the
end of the book they ______ friends. There are many films of the book too but
they (not) _______ very good - the book is the best!
2). Sublinhe
a opção correta: a) I - be / am/ is twelve years old. b) They - be / am /
are in the garden. c) It - am / is / are six o'clock. d) You - be / is / are a dentist. e) I - am / is / are in the station.
4)
Forme uma frase negativa em inglês usando o Verbo to be com o pronome pessoal “We”
|
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Lingua portuguesa/ProfºClaudia
2º Termo A, B, C, D– Professora: Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR
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Tempo para realização: 03 até 06/11.
|
REPORTAGEM
A reportagem é um gênero textual que, geralmente, circula em jornais e revistas impressos e digitais. Esse gênero nasce de uma notícia de relevância, aprofunda os fatos de interesse público e apresenta variadas versões a respeito de tais fatos. O relato dos fatos é ampliado por meio de depoimentos, entrevistas, citações, resumos etc. Embora não possua estrutura fixa, na maioria das vezes, inicia-se com um título e apresenta um lide que anuncia um fato central. A linguagem utilizada nesse gênero é marcada pela objetividade e clareza, com predomínio do uso da norma-padrão
a) O que você vê na 2ª imagem?
b) Que impressões/sensações ela provoca em você?
c) Essa imagem poderia ilustrar um fato de relevância social, amplamente divulgado pela mídia? Qual?
Retome o conceito de “reportagem” e, com base na imagem que você acabou de analisar, crie:
- O título; (o título que você criou anunciam o fato a ser tratado?)
- Corpo do texto; (produção escrita da reportagem)
Matemática/profºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termo C e D – Periodo 03 a 06/11
Atividades Matemática
Calcule o determinante da Matriz que segue:
2 3
3 5
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
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