domingo, 8 de novembro de 2020

5ºAnos iniciais semana de 09 a 12 de novembro de 2020

  Atividade da semana de   09  a 12 de novembro 2020

5ºAno A ( Anos Iniciais )

Professor: João Bina


 

ROTEIRO DE ATIVIDADES 5 ANO A Semana de 9 a13 de novembro de 2020

Professor João Bina de Almeida-envio de atividades e contato: whatsapp 96303 1446   almeidabina@htmail.com FACEBOOK DA  ESCOLA-https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600 / http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

Segunda feira 9/11/2020

1ª aula Momento  texto informativo  Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. Roda de leitura no grupo whatsapp-ATIVIDADE 3H: DESMATAMENTO E SUSTENTABILIDADE  pagina 184 a 186

 Os (as) alunos a devem identificar, na vida cotidiana, situações em que podem contribuir para uma relação sustentável com o mundo ao seu redor.

• Reunir os(as) alunos(as) em grupos e, pensando como podem auxiliar na sustentabilidade em nosso meio.

• Algumas formas estão relacionadas com a coleta seletiva de lixo, com o reaproveitamento de papel, evitando desperdício, com o consumo cuidadoso de água e energia.

• Solicite que anotem suas ideias para depois socializarem com os colegas.

• compartilhem as ideias com a turma.

Habilidades:

(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.

(EF05LP24A) Planejar e produzir textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

2ª aula artes

3a aula   

Aprender sempre português Etapa 4 atividade 3 pagina 72 Peça para os alunos lerem as questões, em duplas:

• O que Maria Joaninha faz durante a história? Quais pistas você utilizou para descobrir isso?

• É possível saber quem é o outro personagem da tirinha? Por quê?

• Conversem e tentem descobrir o que significa “food   truck”.

• O que o outro personagem quer ?

habilidade

Identificar efeitos de ironia ou humor em tirinhas.

• Localizar informações explícitas na narrativa.• Inferir uma informação implícita no texto.

4ª aula    -EMAI 19.7  pagina 38 ATIVIDADE 19.7

Resolva as questões abaixo, assinalando a resposta correta:

Na escola de Helena há uma biblioteca com um acervo de livros organizado e muito utilizado pelos alunos. 1. Sabendo-se que no mês de setembro os livros mais retirados e lidos pelos alunos foram os de Aventura e que eles representam o triplo dos 174 livros de Poesia, quantos são os de Aventura?

A. 174   B. 348    C. 522    D. 696

2. Helena gostaria de comprar três livros que já leu para presentear suas primas no Natal e, para isso, pensa em juntar dinheiro. Foi à biblioteca da escola e anotou o título do livro, nome do autor e editora para pesquisar seus preços. Os melhores preços encontrados na pesquisa que ela realizou na internet foram:  Livro 1   Livro   2    Livro 3

                                              R$ 16,86 R$ 22,10 R$ 22,90

Quanto ela gastará para comprar esses livros?

A. R$ 38,76 B. R$ 39,76 C. R$ 60,00 D. R$ 61,86

3. Entre os 174 livros de Poesia, metade deles são os preferidos pela turma de Helena. Quantos são esses livros? A. 58 B. 60 C. 77 D. 87

4. Helena pretende ler, neste ano, dois livros por mês, de fevereiro a novembro. Quantos livros ela terá lido nesse período?

A. 2 livros B. 12 livros C. 20 livros D. 24 livros 5. Na biblioteca da escola de Helena as mesas têm formato hexagonal. Qual das figuras abaixo representa esse formato?

(EF05MA24) Analisar e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas

(simples ou de dupla entrada) e gráficos (colunas agrupadas ou linhas), referentes a outras

áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos

com o objetivo de sintetizar conclusões.

● (EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

● (EF05MA13) Resolver situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da id0eia de razão entre as partes e delas com o todo.

5ª aula atividade de recuperação aprender sempre matemática  volume 3  pagina  8

RESOLVER PROBLEMAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS RACIONAIS.O QUE VAMOS APRENDER ?

• Nesta aula, vamos aprender a resolver problemas com números naturais e com números racionais 1

O aniversário da Geovana.

 a. A mãe da Geovana comprou 20 garrafas de refrigerante para fazer o aniversário dela. Cada garrafa custou R$ 8,50. Quanto ela gastou com a compra dos refrigerantes?

b. No dia do seu aniversário, Geovana ganhou de presente um convite para assistir a uma peça de teatro. No dia seguinte a sua festa de aniversário, ela foi com sua amiga Maiara ao teatro. Como Geovana gosta de Matemática, quando chegou, verificou que todas as cadeiras estavam organizadas em fileiras, e queria descobrir quantos lugares havia no teatro. Ela verificou que havia 11 fileiras, e em cada fileira havia 14 cadeiras. Quantas cadeiras havia no teatro?

Habilidade

EF05MA08- Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Terça feira 10/11/2020

1ª aula   Momento  texto informativo  Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. Roda de leitura no grupo whatsapp leitura- Leitura

Folha de são Paulo

As queimadas continuam castigando biomas brasileiros. Na Amazônia, o fogo aumentou 121% em outubro em relação ao mesmo mês em 2019. Enquanto isso, o Pantanal teve o seu pior outubro de incêndios já registrado.Na Amazônia, foram registrados 17.326 focos de queimada no último mês, segundo dados do Programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Em outubro de 2019, foram 7.855 (menor valor já registrado no bioma para o mês).

É o segundo pior outubro de queimadas da Amazônia dos últimos dez anos, atrás apenas de 2015, com 19.469 focos de calor. O fogo no bioma tem origem humana e é normalmente ligado ao desmatamento.

Pantanal do Mato Grosso do Sul em chamas Pantanal do Mato Grosso do Sul em chamas

2 aula.  Ler e escrever PAG 184 a 186     ATIVIDADE 3H: DESMATAMENTO E SUSTENTABILIDADE  continuação  leia  novamente os textos e responda no caderno.

1-    Como ocorrem os desmatamentos?Qual seu impacto ?

2-    Assista um tele jornal  e registre uma noticia que fale sobre queimada onde foi e quando você pode  pesquisar no celular

3- Escreva  o que você entendeu sobre sustentabilidade depois compartilhe sua ideia  

 

Habilidades:

EF35LP03- Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.EF05LP24A- Planejar e produzir textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero

.3ª  aula – EMAI  ATIVIDADE 20.1 pagina 41

SEQUÊNCIA 20

ATIVIDADE 20.1

1. A professora Elaine dá aula para uma turma de 5º ano. Ela pediu a seus alunos que confeccionassem cartelas com os sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão:

+ – X ÷

Em seguida, pediu que colocassem essas cartelas de modo que completem as escritas a seguir. Como você faria isso?

A. 1345 _ ________ 1234 = 111

B. 1211 __________ 1431 = 2642

C. 1800 _________ 15 = 120

D. 125 __________ 16 = 2000

2. Márcia, aluna de Elaine, usou a calculadora para obter os resultados mostrados no quadro a seguir. E desafiou seus colegas a descobrirem, em cada caso, qual das quatro teclas de operações foi apertada. Descubra você também:

Números digitados Resultado Tecla usada

A. 200 200 400

B. 200 200 40000

C. 500 500 1

D. 510 17 30

E. 1854 853 1001

F. 1500 500 750000

G. 45 46 2070

Habilidade -EF05MA07- Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 (EF05MA08) Resolver e elaborar situações- problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA12) Resolver situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros. (EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

………………………………………………

 

4 aula e 5aula  aprender sempre matemática    RESOLVER PROBLEMAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS RACIONAIS.O QUE VAMOS APRENDER ?  pag 9

2 Os desafios do professor Antônio

a. O professor Antônio desafiou seus estudantes a resolverem uma operação. Ele escreveu no quadro a seguinte divisão:

428 ÷ 4

Ajude os estudantes do professor Antônio a encontrar o resultado dessa divisão.

b. O professor Antônio levou para a sala de aula uma caixa com 297 bolinhas de gude e desafiou seus estudantes a organizarem essas bolinhas em três caixas, de tal forma que todas as caixas tivessem a mesma quantidade de bolinhas.

1 - Habilidade

EF05MA08- Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos quantas bolinhas terá em cada caixa.

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Quarta feira 11/11/2020

1ª aula-educação  física

2ª  aula- Leitura texto informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.  Roda de leitura no grupo whatsapp. Ler escrever página 184 Atividade 3H . Temos conversado, até o momento, sobre o desmatamento e as ações humanas.

Faça um texto : Que ações  pode ser feito para  preservar nosso meio ambiente

 

EF35LP03- Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.

EF05LP24A- Planejar e produzir textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

3 aula- 4ª Atividade: Analisando Tiras em Quadrinhos

A atividade consiste em analisar e identificar individualmente os efeitos de humor contido na tirinha. pagina 73 Identificar efeitos de ironia ou humor em tirinha.

• O que mostram as imagens dos três primeiros quadrinhos?

• Observe qual a distância que Caramelo percorreu. É grande ou pequena?

• Quais Quem é o personagem dessa tirinha?

pistas você observou para encontrar a resposta da questão anterior?

• Onde está o efeito de humor?

Habilidade

D 13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D 01 - Localizar informações explícitas em um texto.

D 04 - Inferir uma informação implícita em um texto.

D 10 - Identificar as marcas linguísticas, que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

 

4 aula- EMAI   ATIVIDADE 20.2  pagina 42

Cláudia perguntou para a professora Elaine se é possível construir a tabuada do   11. 1. Dona Elaine disse que sim e colocou na lousa uma lista de multiplicações por 11 para os alunos completarem. Complete você também:

1 x 11 = 11                         

2 x 11 = 22

3 x 11 = 33

4 x 11 =

5 x 11 =

6 x 11 =

7 x 11 =

8 x 11 =

9 x 11 =

10 x 11 =

2. Agora responda: O que você observa de curioso nos resultados obtidos?  3. A professora Elaine gosta de desafiar seus alunos e para isso colocou mais uma listagem a ser completada. Você pode usar a calculadora para achar os primeiros resultados e depois observe se há alguma regularidade interessante para determinar os outros resultados.

11 x 11 = 121

12 x 11 = 132

13 x 11 = 143

14 x 11 =

15 x 11 =

16 x 11 =

17 x 11 =

18 x 11 =

19 x 11 =

5 aula  aprender sempre volume 3 pagina 12 –

Faça os cálculos, anotando suas estratégias.

3 - Todas as bolinhas serão guardadas ou sobrará alguma sem ser colocada na caixa?

Habilidade-EF05MA08- Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos quantas bolinhas terá em cada caixa.

 

Quinta feira  12/112020- 1ª aula educação física

2ª aula –

 Momento de leitura  -Leitura texto  informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. .  Roda de leitura no grupo whatsapp Ler e escrever. Sequencia didática conhecendo algumas historias da cultura afro-brasileira ATIVIDADE 3 página 201

1. Leiam a indicação bibliográfica do livro “Aqualtune”.

O livro Aqualtune foi escrito por Ana Cristina Massa e publicado pela editora  Gaivota em 2012. A narrativa é um ficção, mas apresenta, no decorrer da história, personagens e fatos reais sobre os quilombos. Um dos personagens que aparecem na história é Aqualtune, que lutou contra a opressão da escravidão. Três amigos irão passar as férias juntos em uma fazenda. Durante as férias, conhecem uma bela lenda africana e vivenciam uma grande aventura. Qual será essa aventura?Quais desafios terão que enfrentar? Será que terão que ser guerreiros e lutar?

Pesquise  em sites  livros ou textos  contos africanos Depois escreva

Titulo do livro

Autor

Editora

Agora registre  no caderno a parte  que você mais gostou da história

Habilidade EF15LP16- Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).

EF05LP10- Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 3aula

Atividade de recuperação  língua portuguesa aprender sempre volume 3  pagina 10  discurso direto e indireto

10 2a. No dicionário, a palavra “estimação” tem muitos significados, mas no contexto da Piada 1, “Coitado do gatinho”, a palavra é sinônima de:• Apreço e estima

.• Estimativa e apreço.

.• Avaliação e querido.

• Querido e avaliação.

b. Vamos voltar ao texto? Por que você chegou a essa resposta? Explique tendo como base o texto

.c. A piada é engraçada porque:

• Bola de neve não gostava de água.

• Luísa torce o gato.

• Luísa é uma menina arteira.

• A mãe não poderia ter deixado a Luísa dar banho no gato.

Vamos socializar? Conte para seus colegas e seu/sua professor/a por que você chegou a essa interpretação.

Vamos relembrar o que estudamos sobre discurso direto e indireto?O discurso direto consiste na transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.É uma forma de dar vida própria às personagens, fazendo o leitor ficar mais na história. No discurso direto são utilizados, geralmente, dois pontos e travessão. Exemplo:A mãe, uma mulher de personalidade forte, vai logo tomar satisfação com a vizinha:- Salete, o Joãozinho me contou que você bateu nele. Eu não autorizo ninguém a bater no meu filho. Está me entendendo?O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens. Exemplo:A mãe, uma mulher de personalidade forte, vai logo tomar satisfação com a vizinha e lhe diz que Joãozinho contou que a vizinha bateu nele e que não autoriza ninguém a bater no seu filho. E pergunta se a vizinha lhe entendeu

 

4ª  aula-    EMAI sequencia  ATIVIDADE 20.3 pagina  43

ATIVIDADE 20.3

1. A professora Elaine pediu a seus alunos que levassem palitos de fósforo usados para a sala. Todos estavam curiosos para saber o que fariam com os palitos. Ela começou a aula pedindo que eles usassem os palitos para construir diferentes figuras geométricas como estas:

Figura 1 Figura 2 Figura 3 Faça você também suas montagens e responda:

A. Quantos palitos foram usados na construção da Figura 1?

B. Quantos palitos foram utilizados na construção da Figura 2?

C. E na Figura 3?

D. Como você construiria a próxima figura dessa sequência obedecendo ao mesmo padrão. Quantos palitos foram usados nessa quarta figura?

E. E como seria a quinta figura? Quantos palitos são necessários para construí-la?

2. Anote suas respostas no quadro: Figura 1 2 3 4 5

Quantidade de palitos 3

Você sabe dizer quantos palitos devem ser usados para montar a sexta figura dessa sequência? E

(EF05MA08) Resolver e elaborar situações- problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA12) Resolver situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros. (EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

5ª  aula-

 

Atividade de recuperação aprender sempre  matemática volume 3 CALCULANDO O PERÍMETRO E A ÁREA DO CAMPO DE FUTEBOL

O QUE VAMOS APRENDER ?  pagina 11

• Nesta aula, vamos aprender a calcular o perímetro e a área de uma figura plana.

1 Calculando o perímetro e a área

No bairro onde Carlos mora tem um campo de futebol onde ele e seus amigos e suas amigas jogam bola nos finais de semana. O alambrado que cerca o campo e a  grama estão danificados. Eles decidiram arrumar o campo de futebol e precisavam saber quantos metros de alambrado e quantos metros quadrados de grama seriam necessários para deixar o campo de futebol em perfeitas condições para ser usado aos finais de semana. Eles usaram uma trena, mediram dois lados do campo de futebol e anotaram as medidas em uma figura:

Você acha que essas duas medidas são suficientes para que eles consigam saber quanto

comprar de alambrado e de grama? Explique.

Habilidade-EF05MA19- Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

Professora: Flávia 

Disciplina :Arte

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º A  e B anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.

 

Faça uma pesquisa sobre esta obra de Tarsila Amaral e responda as questões a seguir no seu caderno de desenho ou caderno normal da sala.








     6- Agora tente reproduzir no seu caderno a obra que você estudou :



Disciplina :Educação física

Professor:Donizeti

      EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: º ANOS  5 º A  /  B  

                    ATIVIDADES   SEMANA    09/11   Á  12/11/2020

1ª AULA






Quais atividades físicas podemos praticar, para termos uma boa saúde?

2ª AULA



Um jogo de Voleibol é disputado por duas equipes. Cada equipe do jogo tem 06 jogadores, quantos jogadores têm ao total que estão na quadra jogando?

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que têm uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto e um caderno.

Assistir as aulas no CMSP

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala

------------------------------------------------------------


5ºAno B ( Anos Iniciais )

Professora: Rosângela

Roteiro de Atividades – 5º ano B  ( 4º Bimestre)

Professora Rosângela

Semana de 09 à 12 de novembro de 2020

 

09/11/20 – segunda –feira

1ª aula: Português

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

No livro Ler e Escrever volume II, Unidade 5

Sequência Didática: Produzindo texto de Autoria para Publicar em um Portador de Mídia Social Digital

Atividade 2ª,Faça a leitura da reportagem “Aumento do arroz”, após analisem a reportagem e responda às questões, das páginas 207 à 209 até o nr. 11.

Habilidade: (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.

2ª aula: Português

No livro Ler e Escrever volume II, Unidade 5:

Atividade 3A. Nessa reportagem, vamos observar as características de textos jornalísticos, estudar as funções dos sinais de pontuação utilizados. Antes vamos entender:

Como Fazer uma Reportagem?

Estrutura

Manchete: compõe-se de frases curtas e objetivas.

Título auxiliar: complementa o título principal.

Lide: constitui o primeiro parágrafo.

Corpo da reportagem: consiste no texto desenvolvido

Produção de texto jornalístico com clareza:Utilize frases curtas, Use a voz ativa, Fique atento à escrita do roteiro.

Agora faça a leitura da reportagem e em seguida e preencha o quadro” Pontuações que usamos em textos jornalísticos”.

Habilidade (EF05LP04) Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas e parênteses, reconhecendo seus efeitos de sentido.





3ª e 4ª aula: Matemática  (Livro EMAI VOLUME 2)

Atividade 18.5 , nessa atividade objetivo é interpretar,descrever e representar a localização e a movimentação de pessoas no 1ª quadrante de um plano cartesiano, utilizando coordenada cartesianas. Observe o jogo Batalha Naval e localize as células 4A, 7B e 10 E.  no jogo. Responda as pág.29 à 31.


 Agora vamos entender os quadrantes do Plano Cartesiano


                      


Habilidade: (EF05MA15A) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

5ª aula: Artes.

 

10/11/20 – terça-feira

 

1 aula: Reforço de Matemática Livro(currículo paulista  APRENDER SEMPRE ).

Sequência 6      

 

Após ter preenchido a tabela da atividade 2  pág.35. Agora escreva esses números no quadro de ordens e classes na pág. 36, e responda até a pág.37.

 

(EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes.

 

2 aula: Reforço de Matemática Livro(currículo paulista  APRENDER SEMPRE ).

Sequência 6      

 

Atividade 4. e  atividade 5 pág.38 . Nessa atividade identifique nos quadros o maior número registrado em cada linha e pinte de azul e os números diferentes que representam a mesma quantidade, pinte de vermelho.

 

(EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes.

 

3ª aula e 4 aula: Português REFORÇO

No livro Aprender Sempre volume III: LÍNGUA PORTUGUESA

Contexto, o discurso direto e indireto. Analisado a piada 1 responda qual o sinônimo das palavras “Coitado do gatinho”. Responda pág. 10 e Faça a leitura sobre discurso direto e indireto.

Na pág.11, analise a piada 2. “Dois irmãos e o delegado!, responda as perguntas.

Habilidade:(EF35LP05) Inferir sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

(EF35LP07)Utilizar conhecimentos lingüísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação, (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o acaso.

 

5 ª aula Educação Física

 

11/11/20 – quarta-feira

 

1ª aula: Ciências

 

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

Livro Buriti de Ciências, Movimentos da Terra, essa aula tem como objetivo compreender o que é referencial e a descrição de um movimento.

 

Link: https://forms.gle/85Ja7EY3qKWG8tbY6

 

Habilidade: (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

 

 

2ª aula Geografia

Livro Buriti de Geografia. “A evolução tecnológica dos meios de transportes”

 

Objetivo dessa aula é comparar meios de transporte do passado e do presente. E conhecer a evolução de alguns meios de transporte.

 

Link> https://forms.gle/1uVqnoJ4nohZgGuv9

 

Habilidade (EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.

 

 

3ªaula História

Livro Buriti de História. “Registros números da Ásia e da Àfrica”

Nessa atividade objetivo é conhecer as tradições e os deuses do hiduísmo, o qual refere-se ao livro sagrado, significa “conhecimento” .

Link: https://forms.gle/KygKag7mij3LhhWXA

Habilidades (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos).

 

4 e 5ª aula Reforço de Língua Portuguesa

 

Livro Aprender Sempre volume III pág.12. Faça a leitura do texto e anote na parte de anotações. O humor tem efeito do que? O humor consiste em quê? O humor está presente no quê?

E na pág. 13/14 .Vamos ler interpretar mais Piadas, Identificar a idéia central, e observar o sentido dass palavras e observar a importância dos pronomes para estabelecer sentido do texto.

 

Habilidade (EF35LP14) Compreender o uso de recursos lingüístico-discursivos como pronomes pessoais, possessivos e domonstrativos, como recurso coesivo anafórico, em textos de diferentes gêneros.

 

12/11/20- quinta- feira

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

1ª aula./2 aula e 3 aula Reforço de Língua Portuguesa

No livro Aprender Sempre volume III: Relembrando o que estudamos sobre pronome. Após leitura sobre os pronomes, explique o sentido que o pronome pessoal exerce em cada exemplo apresentado. E responda as págs.15 à 17.

Habilidade:(EF05LP28) Observar, na leitura de anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos, recursos multissemióticos (de aúdio, de video, imagens estáticas e/ou em movimento, cor etc) em diferentes mídias.

4ªaula e Reforço de Matemática

No livro Aprender Sempre volume III: Aula 7.    Par ou Ímpar e Cara ou Coroa Nessa atividade vamos aprender sobre possíveis resultados de um experimento aleatório. Faça a leitura da situação problema na pág.13, e responda ( a e b).

Habilidade (EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não, explorando a idéia de probabilidade em situações-problema simples.

5 ªaula Educação Física




Disciplina :Arte

Professora : Flávia 

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º A  e B anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.

 

Faça uma pesquisa sobre esta obra de Tarsila Amaral e responda as questões a seguir no seu caderno de desenho ou caderno normal da sala.




     6- Agora tente reproduzir no seu caderno a obra que você estudou :




Disciplina :Educação física

Professor:Donizeti

      EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: º ANOS  5 º A  /  B  

                    ATIVIDADES   SEMANA    09/11   Á  12/11/2020

1ª AULA






Quais atividades físicas podemos praticar, para termos uma boa saúde?

2ª AULA



Um jogo de Voleibol é disputado por duas equipes. Cada equipe do jogo tem 06 jogadores, quantos jogadores têm ao total que estão na quadra jogando?

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que têm uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto e um caderno.

Assistir as aulas no CMSP

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala


Nenhum comentário:

Postar um comentário