segunda-feira, 16 de novembro de 2020

4ºAnos iniciais semana de 16 a 20 de novembro de 2020

   Atividade da semana de   16 a 20 de novembro 2020

4ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora:Cláudia Rudi

São Paulo,16 de novembro de 2020.

segunda-feira.

Professora: Claudia Rudi

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

Telefone: (11) 9 9330-3341

 

 

1ª aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.


1.    Na sua opinião por que esse tipo de HQ é chamado de tirinha?

2.    Descreva a característica do Cebolinha;

3.    Descreva a característica do Cascão;

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

 

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Projeto Jornal. Etapa 6- ATIVIDADE 6F – REVISÃO DA CARTA DE LEITOR.

Para esta atividade, iremos nos reunir através do Facebook (sala de aula) e iniciar a revisão  da escrita coletiva da carta para o Jornal, é importante para este momento relembrar os argumentos levantados anteriormente. Página, 163 e 164. https://youtu.be/ko-2AlP4v9g  (CMSP)

 

 

Habilidade: EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública. (EF15LP07A) Editar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, a versão final do texto em suporte adequado (impresso ou digital). (EF04LP11B) Revisar e editar cartas de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

2ª aula. (Português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2

Aula 3 - DE OLHO EM MAIS UMA NOTÍCIANesta aula, você lerá mais uma notícia e descobrirá uma característica relevante desse texto jornalístico: o olho. Atividade será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 27. Aqueles que não tem acesso continuem fazendo em seu exemplar.   https://youtu.be/VWzoalk5FM4  (CMSP)

 

Habilidade: ((EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/ tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª Aula (matemática)

Atividade permanente;

 

Resolver situação-problema:

 

1.    Dona Zélia faz coxinhas para vender, em um dia de trabalho ela

produz 55 coxinhas. Se mantiver o mesmo ritmo, quantas coxinhas

ela produzirá em oito dias?

2.    Ajude Clarice a calcular a operação 347 x 3:

 

Habilidade: EF04MA06A Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

 

 

 

Aula (matemática)

Caderno do aluno EMAI

Sequência 29

Atividade 29.2 – A atividade tem por objetivo, propor que as crianças identifiquem, a partir de um número dado, que operações podem ser utilizadas para se obter um segundo número. Página 100.

 

Habilidade: (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. ● (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. ● (EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora.

Uma aula de cinquenta minutos.

4ª aula                                             

Artes.

uma aula de cinquenta minutos.

 

 

5ª aula (Matemática) - Recuperação contínua. (Continuação atividade).

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 2 – Aula 1 - UMA VISITA VIRTUAL AO MASP.

Nesta aula, vamos aprender um pouco sobre um pintor paulista e realizar adições ou subtrações com números naturais. Páginas 21 a 23.

 

Habilidade: (EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos três ordens, observando as regularidades do sistema de numeração decimal. (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

São Paulo, 17 de novembro de 2020.

Terça-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

 

1ª Aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 


O filme conta a história de uma arara azul chamada Blu. A ave cresce acreditando ser a última de sua espécie, até descobrir que há uma arara azul femêa no Rio de Janeiro. Com a missão de impedir a extinção de sua espécie, Blu é obrigado a deixar o conforto de sua gaiola em Minnesota, onde é criado como um animal de estimação, para se aventurar em uma cidade totalmente estranha.

Acontece que o problema só aumenta quando Blu conhece Jewel, uma ave independente e feminista que não tem a menor intenção de facilitar a sua tarefa. Na cidade maravilhosa, as araras acabam embarcando em uma grande aventura onde conhecem a coragem, a amizade e o amor.

Além da tecnologia 3D, o longa conta com a brilhante direção de Carlos Saldanha, premiado cineasta brasileiro que também dirigiu grandes sucessos como a Era do Gelo 2. O cenário também é muito convidativo, já que todos os detalhes dão a paisagem um ar ainda mais real.

Um filme divertido, com uma série de animaizinhos irreverentes e uma questão séria

perfeitamente abordada: a extinção das araras azuis.

Nele o Rio de Janeiro é retratado como nós conhecemos, uma cidade maravilhosa. Eu recomendo.

Compreendendo o texto

 

a) Qual o título do filme

b) Em que ano foi o seu lançamento e qual País?

c) Qual é o personagem principal do filme, e o seu nome ?

d) Qual a mensagem que o filme destaca sobre os animais?

e) Como se chama o diretor do filme?

f) Temos um ator Brasileiro que participou do filme, qual o nome dele

g) Que mensagem o filme passa para nós sobre a cidade do Rio de Janeiro?

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF15LP03) - Localizar informações explícitas em textos.

 

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Etapa 5 – Produção de textos de divulgação científica.

 

Atividade 5 B - PLANEJAMENTO, PLANIFICAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A DENGUE.

Caros(as) alunos(as), após estudarem os textos na atividade 5A e preencherem o quadro, vocês simularão a escrita de um texto de divulgação científica sobre a dengue para uma revista, e esse texto. Página, 192.

 

Habilidade: (EF04LP21A) Planejar e produzir textos expositivos de divulgação científica, resumos, mapas conceituais, você sabia quê?, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, a partir de temas/assuntos de interesse dos(as) alunos(as), com base em resultados de observações e pesquisas (em fontes de informações impressas ou eletrônicas) incluindo, quando pertinente ao gênero, imagens, gráficos ou tabelas.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

2ª aula                                             

Educação física.

uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª aula. (Português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2

Aula 4 - DE OLHO EM MAIS UMA NOTÍCIANesta aula, você lerá mais uma notícia e descobrirá uma característica relevante desse texto jornalístico: o olho. Atividade será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 28. Retire seu exemplar na escola. https://youtu.be/2xePRlqa_e0  (CMSP)

 

Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/ tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

4ª Aula (Matemática)

Atividade permanente:

 

Resolver situação-problema:

1. Julio Cesar, registrou em seu caderno a quantidade de vitamina de

frutas que consumiu durante a semana.

 

CONSUMO DE VITAMINA DE FRUTAS DA SEMANA

SEGUNDA-FEIRA:  360 ml

TERÇA-FEIRA:        410 ml

QUARTA-FEIRA:     720 ml

QUINTA-FEIRA:      510 ml

SEXTA-FEIRA:        270 ml

SÁBADO:                740 ml

DOMINGO:              520 ml

 

a. Que dia da semana Julio Cesar consumiu mais vitaminas de frutas?

b. Qual o total de mililitros que ele consumiu na segunda e na quinta-feira?

 

Habilidade: (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 

 

Caderno do aluno EMAI

Sequência 29

Atividade 29.3 – A atividade tem por objetivo, propor às crianças a leitura e resolução de situações-problema do Campo Aditivo, registradas em um quadro, a correspondência entre os resultados encontrados mentalmente e os números escritos na segunda coluna do quadro, para que possam valorizar as estratégias de cálculo mental, na busca da solução de cada situação apresentada. 

Página, 101.

 

 

Habilidade: (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. ● (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. ● (EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

5ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

Sequência didática 2 - AULA 2 – https://youtu.be/HZTthONZYeQ (CMSP)  MEDIR COMPRIMENTOS. Nesta aula, vamos medir o comprimento de fitas e interpretar as informações sobre as medidas do quadro “O lavrador de café”, que fez parte da atividade anterior. Página, 24 e 25.

 

Habilidade:(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

Uma aula de cinquenta minutos.


 


São Paulo, 18 de novembro de 2020.

Quarta-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

1ª aula (Português)


Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

1.       1 - ESCREVA O TRECHO FINAL DO POEMA




Habilidade: EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados. (EF15LP06) Reler e revisar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, o texto produzido, fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções em relação a aspectos discursivos (relacionados ao gênero) e aspectos linguístico- discursivos (relacionados à língua)

 

Caderno do aluno, ler e escrever. (Continuação)

Projeto Jornal. Etapa 6- ATIVIDADE 6F – REVISÃO DA CARTA DE LEITOR.

Para esta atividade, iremos nos reunir através do Facebook (sala de aula) e iniciar a revisão  coletiva da carta para o Jornal, é importante para este momento relembrar os argumentos levantados anteriormente. Página, 163 e 164.

 

Habilidade: EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública. (EF15LP07A) Editar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, a versão final do texto em suporte adequado (impresso ou digital). (EF04LP11B) Revisar e editar cartas de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

2ª Aula (Português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2

Aula 5 - O “LIDE” DA NOTÍCIANesta aula, você voltará a analisar as notícias lidas nesta sequência didática para aprender mais sobre uma parte importante desse tipo de texto, aquela que apresenta as suas informações principais: o lide. Atividade será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 28. Retire seu exemplar na escola. https://youtu.be/SMvpA8MtFxY (CMSP)

 

Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª Aula (Matemática)

Atividade permanente;

 

Resolver situação-problema:

 

1.    Todos os dias, Marisa entra no banho às 7h30 e termina às 7h55min. Sua irmã Mariana toma banho logo em seguida das 8h até 8h35min.

a.    Quantos minutos Mariana gasta a mais no banho do que sua irmã?

 

Habilidade: (EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

 

 

Caderno do aluno EMAI

Sequência 29

Atividade 29.4A atividade tem por objetivo apresentar diversas situações-problema do Campo Aditivo e do Campo Multiplicativo, para cada uma delas, as crianças devem identificar qual (ais) operação (ões) ajudam a resolvê-las e, em seguida, encontrar suas respostas. Página, 102.

 

Habilidade: (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. ● (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. ● (EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

Sequência 2 - Aula 03 – O QUE SIGNIFICA PERÍMETRO? - Esta atividade tem o objetivo de fazer os estudantes explorarem unidades de medida de comprimento padronizadas mais usuais e determinarem o perímetro de alguns polígonos como retângulos e triângulos. Página, 25 e 26.

https://youtu.be/YDritAdf2bg  (CMSP)

 

Habilidade: (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

5ª Aula – Ciências

Leia o techo da reportagem abaixo e responda as questões

 




Responda:

 2- A matéria fala sobre o mosquito Aedes Aegypti. Segundo o texto, onde o mosquito foi descrito pela primeira vez? _______________________________________________________________________

3- Como ele veio para o Brasil? ________________________________________________________ 4- A reportagem acima mostra que um pequeno mosquito pode trazer muitas doenças. Quais são elas? _____________________________________________________

Recorte da reportagem “Aedes Aegypti – Um mosquito e muita história” da revista Ciência Hoje - http://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_275.pdf

 

 

Habilidade: (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

 

São Paulo, 19 de novembro de 2020.

Quinta-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

 

1ª aula (Português)

 

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

A professora Estela transcreveu a escrita da música, A festa dos insetos, conforme um dos seus alunos produziu, porém ele cometeu alguns erros. Encontre os erros cometidos. Em seguida escreva novamente a música, corrigindo-os:

A Pulga e o Percevejo fizeram combinação

Fizeram uma serenata debaixo do meo couchão

 

Torsse, retorsse, procuro mas não vejo,

Não sei se era pulga ou se era o percevejo.

 

A pulga toca bamjo, o Percevejo violão;

E o danado do Piolho tanbém toca rabecão.

 

 

 

Habilidade: EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados. (EF15LP06) Reler e revisar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, o texto produzido, fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções em relação a aspectos discursivos (relacionados ao gênero) e aspectos linguístico- discursivos (relacionados à língua)

 

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Etapa 5 – Produção de textos de divulgação científica. (continuação).

 

Atividade 5 B - PLANEJAMENTO, PLANIFICAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A DENGUE.

Caros(as) alunos(as), após estudarem os textos na atividade 5A e preencherem o quadro, vocês simularão a escrita de um texto de divulgação científica sobre a dengue para uma revista, e esse texto. Página, 192.

 

Habilidade: (EF04LP21A) Planejar e produzir textos expositivos de divulgação científica, resumos, mapas conceituais, você sabia quê?, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, a partir de temas/assuntos de interesse dos(as) alunos(as), com base em resultados de observações e pesquisas (em fontes de informações impressas ou eletrônicas) incluindo, quando pertinente ao gênero, imagens, gráficos ou tabelas.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

2ª aula de Português- Recuperação continua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2

Aula 6 - O “LIDE” DA NOTÍCIANesta aula, você voltará a analisar as notícias lidas nesta sequência didática para aprender mais sobre uma parte importante desse tipo de texto, aquela que apresenta as suas informações principais: o lide. Atividade será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 28. Retire seu exemplar na escola. https://youtu.be/bbJcHAAYWc8  (CMSP)

 

 

 

Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

3ª Aula (Matemática)

Atividade permanente;

 

1.    A professora Thais, realizou com seus alunos do 4o ano, uma pesquisa para descobrir as atividades de lazer preferidas pelos alunos da escola.

 

Leia o gráfico abaixo e responda as questões:












a.    Quantos alunos preferem ir ao parque?

b.    Qual a diferença entre os alunos que preferem jogar videogame, daqueles que preferem ir ao Shopping?

 

Habilidade: (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

 


Caderno do aluno EMAI

 Unidade 8 - Sequência 29

 

Atividade 29.5 - Esta atividade propõe às crianças que, explorem e ampliem as estratégias de cálculo para realização das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Possibilita ainda, a construção de situações problema envolvendo a escolha dos cálculos realizados no item “1”. Página 103.

 

 

Habilidade: (EF04MA04A) Calcular o resultado de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. ● (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. ● (EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 2 – Aula 4 - COMPRAR FRUTAS PARA PREPARAR UMA VITAMINA

Esta atividade explora um problema utilizando o sistema monetário brasileiro. Páginas 27 e28.

https://youtu.be/CklJEjDMk5g    (CMSP)

 

Habilidade: (EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

5ª Aula – História.

Livro Ápis, Unidade 4 – Capítulo 12- Atividade Propõe ao aluno observar aspectos da história da televisão e do rádio no Brasil. levando a identificar permanências e mudanças nesses meios de comunicação e observar seu significado. Páginas 248 e 249.

 

Habilidade: (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

São Paulo, 20 de novembro de 2020.

Sexta-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

 

1ª aula                                             

Educação Física.

uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

2ª aula                                             

Artes.

uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª aula.

 

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 1 e 2.




 O estado indiano de Goa estabeleceu 24 áreas onde é proibido tirar selfie. esses lugares são chamadas de “no-selfie zones” (“zonas sem selfie”, em português). a medida foi tomada por causa dos diversos acidentes que aconteceram nesses lugares enquanto pessoas tentavam tirar fotografias de si mesmas. (...)

            Lugares turísticos são os maiores alvos da restrição indiana, principalmente praias perigosas onde já era proibido entrar no mar. outros locais que tiveram a nova regra aplicada são estações de trem e mirantes próximos a barrancos ou de muros altos e com pouca proteção.

            A índia é o país com o maior número de acidentes fatais por conta de selfies, segundo estudo publicado em conjunto por uma universidade norte-americana e outra indiana em 2016. das 127 mortes causadas por essas fotos no mundo todo, mais da metade (76) aconteceu em solo indiano entre 2014 e 2015. isso pode ser explicado pela grande população do país, de 1,25 bilhão de pessoas, que é muito exposta à cultura de celebridades e das selfies.

Adaptado de: https://jornaljoca.com.br/portal/india-proibe-selfies-em-24-lugares-turisticos/ Acesso em 10

Jul. 2018

 

 

1.    Qual foi o motivo para o estado indiano de Goa estabelecer áreas onde é proibido tirar selfie?

 

2.    Por que os lugares turísticos são os maiores alvos da restrição de tirar selfie?

 

Habilidade: :(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF15LP03) - Localizar informações explícitas em textos.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Pontuação – Atividade habitual.

Caderno ler e escrever.

https://youtu.be/Izdu4mTEFAE     Língua Portuguesa - Sinais de pontuação

ATIVIDADE 2 – LEITURA COMPARTILHADA E DISCUSSÃO SOBRE USOS DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO - ler o texto “Joãozinho sem medo” Leitura compartilhada. Sala de aula FACEBOOK.

Habilidade: (EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. (EF04LP05A) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes pontuações (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão em diálogos). (EF04LP05B) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso da vírgula em enumerações e na separação de vocativo e aposto.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

2ª Aula (Português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2

Aula 7 - PLANEJANDO UM TELEJORNAL Nesta aula, vamos planejar um telejornal. Será um desafio divertido para a turma! Para tanto, você entrará em contato com informações colhidas do campo jornalístico e aprenderá mais sobre como um apresentador planeja e desenvolve o telejornal que vemos todos os dias. Também selecionará com os colegas as notícias que vão comunicar no telejornal da turma. Atividade será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 31. Retire seu exemplar na escola.

 

Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

5ª aula – Geografia.

Leitura do texto:

 

Movimentos da Terra

                                          




Pedro Menezes

Professor de Filosofia

O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação.

Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.

O que é translação?

A translação é o movimento realizado pela Terra em torno do Sol. Isso ocorre pelo campo gravitacional gerado pela massa do Sol, fazendo com que a Terra fique presa a sua órbita.

Deste modo, um giro completo da Terra em volta do Sol dura cerca de 365 dias, 5 horas e 47 minutos. O planeta se move no espaço a uma velocidade orbital média de 29,78 km/s.

Como o ano civil é contado apenas em dias, a cada quatro anos realiza-se o ano bissexto para compensar as quase seis horas anuais que ficaram de fora. Nele, é acrescido mais um dia (29 de fevereiro) ao calendário.




A Terra realiza uma trajetória muito semelhante a um círculo em torno do Sol, mas por não se tratar de um círculo perfeito, é chamada de trajetória elíptica.

O raio médio da órbita terrestre é de 149,6 milhões de quilômetros. Entretanto, esse número varia entre dois momentos: o periélio, quando o raio é de 147,1 milhões de quilômetro e o afélio, momento mais distante, 152,1 milhões de quilômetros de raio.

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, as estações do ano não ocorrem por conta da distância da Terra para o Sol. Os fenômenos responsáveis para as mudanças de estação são os solstícios. Ou seja, a posição de cada hemisfério em relação ao Sol.

É de acordo com o solstício, que o grau de incidência dos raios solares se altera. No verão, há uma maior incidência solar devido à inclinação do eixo terrestre em relação ao Sol.

Isso ocorre de forma contrária entre os hemisférios. Quando é verão no hemisfério sul, é inverno no hemisfério norte, quando é outono no hemisfério sul, é primavera no hemisfério norte e assim sucessivamente.

O que é rotação?

A rotação é o movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo. Cada giro da Terra ao redor de si mesma dura 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos. Por isso, convencionou-se que o dia tem vinte e quatro horas.

O eixo da Terra é uma linha imaginária que transpassa o planeta do polo norte aosul. Esse eixo possui uma inclinação de cerca de 23,5 graus.



Conforme a Terra realiza o movimento de rotação (sentido anti-horário), parte de sua superfície fica exposta ao Sol, sendo responsável pelo dia e noite.

Tomando como referência o diâmetro da Linha do Equador, pode-se afirmar que o movimento de rotação ocorre a uma velocidade média de 1674 km/h. Essa velocidade não pode ser sentida dentro da atmosfera.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/movimentos-terra/

Atividade

1.    De acordo com  a leitura acima escreva um resumo, de acordo com o seu entendimento, e envie para a professora, por Whatsapp.

 

HABILIDADE: (EF04GE17*) Identificar os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais como referenciais de orientação espacial, a partir dos lugares de vivência. (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas(EF04GE18*) Identificar e comparar diferentes formas de representação, como as imagens de satélite, fotografias aéreas, planta pictórica, plantas, croquis entre outros

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 


Disciplina :Arte

Professora: Flávia

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 4º A anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.

 







Disciplina :Educação física

Professor: Donizeti


                       EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 3º ANOS  A  /  B  /  C

                    ATIVIDADES   SEMANA    16/11   Á  20/11/2020

1ª AULA


Escolha três das habilidades acima e dê exemplo de qual jogo ou brincadeira praticamos essa habilidade.

2ª AULA



Todos esportes possuem regras. Qual o nome do esporte da figura acima?

Responda no seu caderno

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que têm uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto e um caderno.

Assistir as aulas no CMSP

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala

Nenhum comentário:

Postar um comentário