Atividade da semana de 16 a 20 de novembro 2020
4ºAno A ( Anos Iniciais )
Professora:Cláudia Rudi
São
Paulo,16 de novembro de 2020.
segunda-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Nome
completo:
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Telefone:
(11) 9 9330-3341
1ª aula (Português)
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
1.
Na sua opinião por que esse tipo de HQ é
chamado de tirinha?
2.
Descreva a característica do Cebolinha;
3.
Descreva a característica do Cascão;
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Caderno do aluno, ler e escrever.
Projeto
Jornal. Etapa 6- ATIVIDADE 6F – REVISÃO DA CARTA DE LEITOR.
Para esta atividade, iremos nos reunir
através do Facebook (sala de aula) e iniciar a revisão da escrita coletiva da carta para o Jornal, é
importante para este momento relembrar os argumentos levantados anteriormente.
Página, 163 e 164. https://youtu.be/ko-2AlP4v9g (CMSP)
Habilidade:
EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre
outros textos do campo da vida pública. (EF15LP07A) Editar, em
colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, a versão final do texto
em suporte adequado (impresso ou digital). (EF04LP11B) Revisar e editar cartas
de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final
do texto.
Uma aula de cinquenta minutos.
2ª aula. (Português) - Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA
DIDÁTICA 2
Aula 3 -
DE OLHO EM MAIS UMA
NOTÍCIA – Nesta aula,
você lerá mais uma notícia e descobrirá uma característica relevante desse texto jornalístico: o olho. Atividade será desenvolvida pelo
aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 27. Aqueles que não tem acesso
continuem fazendo em seu exemplar. https://youtu.be/VWzoalk5FM4 (CMSP)
Habilidade: ((EF04LP15A) Ler e compreender
notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da
vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários,
posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local
e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF35LP01)
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de
textos de diferentes gêneros (assunto/ tema), demonstrando compreensão global.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na
leitura de textos de diferentes gêneros.
Uma aula de cinquenta minutos.
3ª Aula (matemática)
Atividade permanente;
Resolver situação-problema:
1.
Dona
Zélia faz coxinhas para vender, em um dia de trabalho ela
produz
55 coxinhas. Se mantiver o mesmo ritmo, quantas coxinhas
ela
produzirá em oito dias?
2.
Ajude
Clarice a calcular a operação 347 x 3:
Habilidade: EF04MA06A Resolver
e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração,
utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos,
além de fazer estimativas do resultado.
Aula
(matemática)
Caderno do aluno EMAI
Sequência 29
Atividade
29.2 – A atividade tem por objetivo, propor que as crianças
identifiquem, a partir de um número dado, que operações podem ser utilizadas
para se obter um segundo número.
Página 100.
Habilidade: (EF04MA04A) Calcular o resultado de
adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números
naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA04B)
Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e
divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA06B)
Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da
multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. ●
(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais
envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo
mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.
● (EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora
quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de
subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de
problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo
uso do cálculo mental e/ou da calculadora.
Uma aula de cinquenta minutos.
4ª aula
Artes. uma aula de cinquenta
minutos. |
5ª aula (Matemática)
- Recuperação contínua.
(Continuação atividade).
Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 2 – Aula 1 - UMA VISITA VIRTUAL AO
MASP.
Nesta aula, vamos aprender um
pouco sobre um pintor paulista e realizar adições ou subtrações com números
naturais. Páginas 21 a 23.
Habilidade: (EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números
naturais, com pelo menos três ordens, observando as regularidades do sistema de
numeração decimal. (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números
naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como
cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 17 de novembro de
2020.
Terça-feira.
Professora:
Nome completo:
Leitura inicial: Será enviada
por Whatsapp.
1ª Aula (Português)
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
O filme conta
a história de uma arara azul chamada Blu. A ave cresce acreditando ser a última
de sua espécie, até descobrir que há uma arara azul femêa no Rio de Janeiro.
Com a missão de impedir a extinção de sua espécie, Blu é obrigado a deixar o
conforto de sua gaiola em Minnesota, onde é criado como um animal de estimação,
para se aventurar em uma cidade totalmente estranha.
Acontece
que o problema só aumenta quando Blu conhece Jewel, uma ave independente e
feminista que não tem a menor intenção de facilitar a sua tarefa. Na cidade
maravilhosa, as araras acabam embarcando em uma grande aventura onde conhecem a
coragem, a amizade e o amor.
Além da
tecnologia 3D, o longa conta com a brilhante direção de Carlos Saldanha,
premiado cineasta brasileiro que também dirigiu grandes sucessos como a Era do
Gelo 2. O cenário também é muito convidativo, já que todos os detalhes dão a
paisagem um ar ainda mais real.
Um filme
divertido, com uma série de animaizinhos irreverentes e uma questão séria
perfeitamente abordada:
a extinção das araras azuis.
Nele o
Rio de Janeiro é retratado como nós conhecemos, uma cidade maravilhosa. Eu recomendo.
Compreendendo o texto
a) Qual o título do filme
b) Em que ano foi o seu lançamento e qual País?
c) Qual é o personagem principal do filme, e o seu nome ?
d) Qual a mensagem que o filme destaca sobre os animais?
e) Como se chama o diretor do filme?
f) Temos um ator Brasileiro que participou do filme, qual o
nome dele
g) Que mensagem o filme passa para nós sobre a cidade do Rio
de Janeiro?
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF15LP03)
- Localizar informações explícitas em textos.
Caderno do aluno, ler e escrever.
Etapa 5 – Produção de textos de
divulgação científica.
Atividade
5 B - PLANEJAMENTO, PLANIFICAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO
CIENTÍFICA SOBRE A DENGUE.
Caros(as)
alunos(as), após estudarem os textos na atividade 5A e preencherem o quadro,
vocês simularão a escrita de um texto de divulgação científica sobre a dengue
para uma revista, e esse texto. Página, 192.
Habilidade: (EF04LP21A) Planejar e produzir
textos expositivos de divulgação científica, resumos, mapas conceituais, você
sabia quê?, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, a
partir de temas/assuntos de interesse dos(as) alunos(as), com base em
resultados de observações e pesquisas (em fontes de informações impressas ou
eletrônicas) incluindo, quando pertinente ao gênero, imagens, gráficos ou
tabelas.
Uma aula de cinquenta minutos.
2ª aula
Educação física. uma aula de cinquenta
minutos. |
3ª aula. (Português) - Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA
DIDÁTICA 2
Aula 4
- DE OLHO EM MAIS UMA
NOTÍCIA – Nesta aula,
você lerá mais uma notícia e descobrirá uma característica relevante desse texto jornalístico: o olho. Atividade será desenvolvida pelo
aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 28. Retire seu exemplar na
escola. https://youtu.be/2xePRlqa_e0
(CMSP)
Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender
notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da
vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários,
posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local
e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF35LP01)
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de
textos de diferentes gêneros (assunto/ tema), demonstrando compreensão global.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na
leitura de textos de diferentes gêneros.
Uma aula de cinquenta minutos.
4ª
Aula (Matemática)
Atividade permanente:
Resolver
situação-problema:
1.
Julio Cesar, registrou em seu
caderno a quantidade de vitamina de
frutas
que consumiu durante a semana.
CONSUMO DE VITAMINA DE FRUTAS DA SEMANA
SEGUNDA-FEIRA: 360
ml
TERÇA-FEIRA: 410 ml
QUARTA-FEIRA: 720
ml
QUINTA-FEIRA: 510 ml
SEXTA-FEIRA: 270 ml
SÁBADO: 740 ml
DOMINGO: 520 ml
a.
Que dia da semana Julio Cesar
consumiu mais vitaminas de frutas?
b. Qual
o total de mililitros que ele consumiu na segunda e na quinta-feira?
Habilidade:
(EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados
da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando
estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados
da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Caderno
do aluno EMAI
Sequência
29
Atividade 29.3 – A atividade tem
por objetivo, propor às crianças a leitura e resolução de situações-problema do
Campo Aditivo, registradas em um quadro, a correspondência entre os resultados
encontrados mentalmente e os números escritos na segunda coluna do quadro, para
que possam valorizar as estratégias de cálculo mental, na busca da solução de
cada situação apresentada.
Página, 101.
Habilidade: (EF04MA04A) Calcular o resultado de
adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números
naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA04B)
Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e
divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA06B)
Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da
multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas,
como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. ● (EF04MA03) Resolver
e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e
subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos,
além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. ● (EF04MA13)
Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando
necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e
de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas,
dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do
cálculo mental e/ou da calculadora.
Uma aula de cinquenta minutos.
5ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.
Sequência didática 2 - AULA 2 – https://youtu.be/HZTthONZYeQ (CMSP) MEDIR COMPRIMENTOS. Nesta aula, vamos medir o
comprimento de fitas e interpretar as informações sobre as medidas do quadro “O
lavrador de café”, que fez parte da atividade anterior. Página, 24 e 25.
Habilidade:(EF04MA20) Medir e
estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando
unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a
cultura local.
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 18 de novembro de
2020.
Quarta-feira.
Professora:
Nome completo:
Leitura inicial: Será enviada
por Whatsapp.
1ª aula (Português)
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
1. 1 - ESCREVA O TRECHO FINAL DO POEMA
Habilidade: EF35LP01 Ler e compreender,
silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros
textuais variados. (EF15LP06) Reler e revisar, em
colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, o texto produzido,
fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções em relação a aspectos
discursivos (relacionados ao gênero) e aspectos linguístico- discursivos
(relacionados à língua)
Caderno do aluno, ler e escrever.
(Continuação)
Projeto
Jornal. Etapa 6- ATIVIDADE 6F – REVISÃO DA CARTA DE LEITOR.
Para
esta atividade, iremos nos reunir através do Facebook (sala de aula) e iniciar
a revisão coletiva da carta para o
Jornal, é importante para este momento relembrar os argumentos levantados
anteriormente. Página, 163 e 164.
Habilidade:
EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre
outros textos do campo da vida pública. (EF15LP07A) Editar, em
colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, a versão final do texto
em suporte adequado (impresso ou digital). (EF04LP11B) Revisar e editar cartas
de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final
do texto.
Uma aula de cinquenta minutos.
2ª Aula (Português)
- Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA
DIDÁTICA 2
Aula 5 - O “LIDE” DA NOTÍCIA– Nesta
aula, você voltará a analisar as notícias lidas nesta sequência didática para
aprender mais sobre uma parte importante desse tipo de texto, aquela que
apresenta as suas informações principais: o lide. Atividade será
desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 28. Retire seu exemplar na escola. https://youtu.be/SMvpA8MtFxY (CMSP)
Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários,
posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF35LP01) Ler e
compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de
textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05)
Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos
de diferentes gêneros.
Uma aula de cinquenta minutos.
3ª
Aula (Matemática)
Atividade permanente;
Resolver
situação-problema:
1.
Todos
os dias, Marisa entra no banho às 7h30 e termina às 7h55min. Sua irmã Mariana
toma banho logo em seguida das 8h até 8h35min.
a. Quantos minutos Mariana gasta a mais no
banho do que sua irmã?
Habilidade: (EF04MA22) Ler e
registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em
situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e
término de realização de uma tarefa e sua duração.
Caderno do aluno EMAI
Sequência 29
Atividade
29.4– A atividade
tem por objetivo apresentar diversas situações-problema do Campo Aditivo e do
Campo Multiplicativo, para cada uma delas, as crianças devem identificar qual
(ais) operação (ões) ajudam a resolvê-las e, em seguida, encontrar suas
respostas. Página, 102.
Habilidade: (EF04MA04A) Calcular o resultado de
adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números
naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA04B)
Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e
divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA06B)
Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da
multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. ●
(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais
envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo
mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do
resultado. ● (EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a
calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de
adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na
resolução de problemas, dominando estratégias de verificação e controle de
resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora.
Uma aula de cinquenta minutos.
4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.
Aprender
sempre - Volume 3 – Matemática.
Sequência 2 - Aula 03 – O QUE
SIGNIFICA PERÍMETRO? - Esta
atividade tem o objetivo de fazer os estudantes explorarem unidades de medida
de comprimento padronizadas mais usuais e determinarem o perímetro de alguns
polígonos como retângulos e triângulos.
Página, 25 e 26.
https://youtu.be/YDritAdf2bg (CMSP)
Habilidade:
(EF04MA20) Medir e
estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando
unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a
cultura local.
Uma
aula de cinquenta minutos.
5ª
Aula – Ciências
Responda:
2- A matéria fala sobre o mosquito Aedes
Aegypti. Segundo o texto, onde o mosquito foi descrito pela primeira vez?
_______________________________________________________________________
3- Como ele
veio para o Brasil? ________________________________________________________ 4-
A reportagem acima mostra que um pequeno mosquito pode trazer muitas doenças.
Quais são elas? _____________________________________________________
Recorte da reportagem “Aedes Aegypti –
Um mosquito e muita história” da revista Ciência Hoje -
http://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_275.pdf
Habilidade:
(EF04CI08)
Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns
microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas
para prevenção de doenças a eles associadas
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 19 de novembro de
2020.
Quinta-feira.
Professora:
Nome completo:
Leitura inicial: Será enviada
por Whatsapp.
1ª aula (Português)
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
A professora Estela transcreveu a escrita da música,
A festa dos insetos, conforme um dos seus alunos produziu, porém ele
cometeu alguns erros. Encontre os erros cometidos. Em seguida escreva novamente
a música, corrigindo-os:
A Pulga e o Percevejo fizeram combinação
Fizeram uma serenata debaixo do meo couchão
Torsse, retorsse, procuro mas não vejo,
Não sei se era pulga ou se era o percevejo.
A pulga toca bamjo, o Percevejo violão;
E o danado do Piolho tanbém toca rabecão.
Habilidade: EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente em seguida em voz alta,
com autonomia é fluência gêneros textuais variados. (EF15LP06)
Reler e revisar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, o
texto produzido, fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções em
relação a aspectos discursivos (relacionados ao gênero) e aspectos linguístico-
discursivos (relacionados à língua)
Caderno do aluno, ler e escrever.
Etapa 5 – Produção de textos de
divulgação científica. (continuação).
Atividade
5 B - PLANEJAMENTO, PLANIFICAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DE UM TEXTO DE
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A DENGUE.
Caros(as)
alunos(as), após estudarem os textos na atividade 5A e preencherem o quadro,
vocês simularão a escrita de um texto de divulgação científica sobre a dengue
para uma revista, e esse texto. Página, 192.
Habilidade: (EF04LP21A) Planejar e produzir
textos expositivos de divulgação científica, resumos, mapas conceituais, você
sabia quê?, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, a
partir de temas/assuntos de interesse dos(as) alunos(as), com base em
resultados de observações e pesquisas (em fontes de informações impressas ou
eletrônicas) incluindo, quando pertinente ao gênero, imagens, gráficos ou
tabelas.
Uma aula de cinquenta minutos.
2ª aula de Português- Recuperação
continua.
Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA
DIDÁTICA 2
Aula 6 - O “LIDE” DA NOTÍCIA– Nesta
aula, você voltará a analisar as notícias lidas nesta sequência didática para
aprender mais sobre uma parte importante desse tipo de texto, aquela que
apresenta as suas informações principais: o lide. Atividade será
desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 28. Retire seu exemplar na escola. https://youtu.be/bbJcHAAYWc8 (CMSP)
Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários,
posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF35LP01) Ler e
compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de
textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05)
Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos
de diferentes gêneros.
Uma aula de cinquenta minutos.
3ª
Aula (Matemática)
Atividade permanente;
1. A professora Thais, realizou com seus
alunos do 4o ano, uma pesquisa para descobrir as atividades de lazer preferidas
pelos alunos da escola.
Leia o gráfico abaixo e
responda as questões:
a.
Quantos
alunos preferem ir ao parque?
b.
Qual
a diferença entre os alunos que preferem jogar videogame, daqueles que preferem
ir ao Shopping?
Habilidade: (EF04MA27) Analisar dados
apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou
pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e
produzir texto com a síntese de sua análise.
Caderno do aluno EMAI
Unidade 8 -
Sequência 29
Atividade
29.5 - Esta atividade propõe às crianças que, explorem e ampliem as
estratégias de cálculo para realização das operações de adição, subtração,
multiplicação e divisão. Possibilita ainda, a construção de situações problema
envolvendo a escolha dos cálculos realizados no item “1”. Página 103.
Habilidade: (EF04MA04A) Calcular o resultado de
adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números
naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA04B)
Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e
divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo. ● (EF04MA06B)
Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da
multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas,
como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. ● (EF04MA03) Resolver
e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e
subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos,
além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. ● (EF04MA13)
Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando
necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e
de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas,
dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do
cálculo mental e/ou da calculadora.
Uma
aula de cinquenta minutos.
4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.
Aprender
sempre - Volume 3 – Matemática.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 2 – Aula 4 - COMPRAR FRUTAS PARA
PREPARAR UMA VITAMINA
Esta atividade explora um problema
utilizando o sistema monetário brasileiro. Páginas 27 e28.
https://youtu.be/CklJEjDMk5g (CMSP)
Habilidade: (EF04MA25) Resolver e elaborar problemas
que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando
termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e
responsável.
Uma aula de cinquenta minutos.
5ª Aula – História.
Livro Ápis, Unidade 4 – Capítulo 12-
Atividade Propõe ao aluno observar aspectos da história da televisão e do rádio
no Brasil. levando a identificar permanências e mudanças nesses meios de
comunicação e observar seu significado. Páginas 248 e 249.
Habilidade: (EF04HI01)
Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no
espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 20 de novembro de
2020.
Sexta-feira.
Professora:
Nome completo:
Leitura inicial: Será enviada
por Whatsapp.
1ª aula
Educação Física. uma aula de cinquenta
minutos. |
2ª aula
Artes. uma aula de cinquenta
minutos. |
3ª aula.
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
Leia
o texto abaixo e responda as questões 1 e 2.
O
estado indiano de Goa estabeleceu 24 áreas onde é proibido tirar selfie. esses
lugares são chamadas de “no-selfie zones” (“zonas sem selfie”, em português). a
medida foi tomada por causa dos diversos acidentes que aconteceram nesses
lugares enquanto pessoas tentavam tirar fotografias de si mesmas. (...)
Lugares
turísticos são os maiores alvos da restrição indiana, principalmente praias
perigosas onde já era proibido entrar no mar. outros locais que tiveram a nova
regra aplicada são estações de trem e mirantes próximos a barrancos ou de muros
altos e com pouca proteção.
A
índia é o país com o maior número de acidentes fatais por conta de selfies,
segundo estudo publicado em conjunto por uma universidade norte-americana e
outra indiana em 2016. das 127 mortes causadas por essas fotos no mundo todo,
mais da metade (76) aconteceu em solo indiano entre 2014 e 2015. isso pode ser
explicado pela grande população do país, de 1,25 bilhão de pessoas, que é muito
exposta à cultura de celebridades e das selfies.
Adaptado de:
https://jornaljoca.com.br/portal/india-proibe-selfies-em-24-lugares-turisticos/
Acesso em 10
Jul. 2018
1.
Qual
foi o motivo para o estado indiano de Goa estabelecer áreas onde é proibido
tirar selfie?
2.
Por
que os lugares turísticos são os maiores alvos da restrição de tirar selfie?
Habilidade:
:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros
(assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões
desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF15LP03) -
Localizar informações explícitas em textos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Pontuação – Atividade habitual.
Caderno ler e escrever.
https://youtu.be/Izdu4mTEFAE
Língua Portuguesa - Sinais de pontuação
ATIVIDADE 2 –
LEITURA COMPARTILHADA E DISCUSSÃO SOBRE USOS DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO - ler o
texto “Joãozinho sem medo” Leitura compartilhada. Sala de aula FACEBOOK.
Habilidade: (EF35LP07) Utilizar
conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas
de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto,
quando for o caso. (EF04LP05A) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do
uso de diferentes pontuações (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois
pontos, travessão em diálogos). (EF04LP05B) Compreender os efeitos de sentido
decorrentes do uso da vírgula em enumerações e na separação de vocativo e
aposto.
Uma
aula de cinquenta minutos.
2ª Aula (Português)
- Recuperação contínua.
Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA
DIDÁTICA 2
Aula 7
- PLANEJANDO UM TELEJORNAL – Nesta aula, vamos planejar um
telejornal. Será um desafio divertido para a turma! Para tanto, você entrará em
contato com informações colhidas do campo jornalístico e aprenderá mais sobre
como um apresentador planeja e desenvolve o telejornal que vemos todos os dias.
Também selecionará com os colegas as notícias que vão comunicar no telejornal
da turma. Atividade será desenvolvida pelo aplicativo Facebook, (sala de aula). Página, 31. Retire seu exemplar na escola.
Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários,
posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF35LP01) Ler e
compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de
textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05)
Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos
de diferentes gêneros.
5ª aula – Geografia.
Leitura do texto:
Movimentos da Terra
Pedro Menezes
O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um
primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do
Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação.
Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro
em torno de seu próprio eixo define um dia.
O que é
translação?
A translação é o movimento realizado pela Terra em torno do Sol.
Isso ocorre pelo campo gravitacional gerado pela massa do Sol, fazendo com que
a Terra fique presa a sua órbita.
Deste modo, um giro completo da Terra em volta do Sol dura cerca
de 365 dias, 5 horas e 47 minutos. O planeta se move no espaço a uma velocidade
orbital média de 29,78 km/s.
Como o ano civil é contado apenas em dias, a cada quatro anos
realiza-se o ano bissexto para compensar as quase seis horas anuais que ficaram
de fora. Nele, é acrescido mais um dia (29 de fevereiro) ao calendário.
A Terra realiza uma trajetória muito semelhante a um círculo em torno do
Sol, mas por não se tratar de um círculo perfeito, é chamada de trajetória
elíptica.
O raio médio da órbita terrestre é de 149,6 milhões de quilômetros.
Entretanto, esse número varia entre dois momentos: o periélio, quando o raio é
de 147,1 milhões de quilômetro e o afélio, momento mais distante, 152,1 milhões
de quilômetros de raio.
Ao contrário do que
algumas pessoas acreditam, as estações do ano não ocorrem por conta da
distância da Terra para o Sol. Os fenômenos responsáveis para as mudanças de
estação são os solstícios. Ou seja, a posição de cada hemisfério em relação ao
Sol.
É de acordo com o solstício, que o grau de incidência dos raios solares
se altera. No verão, há uma maior incidência solar devido à inclinação do eixo
terrestre em relação ao Sol.
Isso ocorre de forma contrária entre os hemisférios. Quando é verão no
hemisfério sul, é inverno no hemisfério norte, quando é outono no hemisfério
sul, é primavera no hemisfério norte e assim sucessivamente.
O que é rotação?
A rotação é o movimento que a Terra faz em torno de seu próprio
eixo. Cada giro da Terra ao redor de si mesma dura 23 horas, 56 minutos, 4
segundos e 9 centésimos. Por isso, convencionou-se que o dia tem vinte e quatro
horas.
O eixo da Terra é uma linha imaginária que transpassa o planeta
do polo norte aosul. Esse eixo possui uma inclinação de cerca de 23,5 graus.
Conforme a Terra realiza o movimento de rotação (sentido anti-horário),
parte de sua superfície fica exposta ao Sol, sendo responsável pelo dia e
noite.
Tomando como referência o diâmetro da Linha do Equador, pode-se afirmar que o movimento de rotação ocorre a uma velocidade média de 1674 km/h. Essa velocidade não pode ser sentida dentro da atmosfera.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/movimentos-terra/
Atividade
1.
De
acordo com a leitura acima escreva um
resumo, de acordo com o seu entendimento, e envie para a professora, por Whatsapp.
HABILIDADE: (EF04GE17*)
Identificar os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais como referenciais de
orientação espacial, a partir dos lugares de vivência. (EF04GE09) Utilizar as
direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens
rurais e urbanas(EF04GE18*) Identificar e comparar diferentes formas de
representação, como as imagens de satélite, fotografias aéreas, planta
pictórica, plantas, croquis entre outros
Uma aula de cinquenta minutos.
Disciplina :Arte
Professora: Flávia
Atividade
de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 4º A anos iniciais.
Objetivos: Interpretar
e reproduzir uma imagem
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha
para fazer a atividade escolhida.
Disciplina :Educação física
Professor: Donizeti
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 3º ANOS A / B / C |
ATIVIDADES SEMANA 16/11 Á 20/11/2020 |
1ª AULA Escolha três das habilidades acima e dê exemplo de qual jogo ou brincadeira praticamos essa habilidade. |
2ª AULA Todos esportes possuem regras. Qual o nome do esporte da figura acima? Responda no seu caderno |
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que têm uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis preto e um caderno. Assistir as aulas no CMSP |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala |
Nenhum comentário:
Postar um comentário