segunda-feira, 9 de novembro de 2020

8ºAnos finais semana de 09 a 12 de novembro de 2020

 Atividade da semana de   09  a 12 de novembro 2020

                                                Eletivas/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

 

ATIVIDADES

 

OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ DIA 17/11/2020

 

·         Atividade 1-Realizar a leitrura da reportagem;

·         Link: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/26/parques-municipais-de-sp-voltam-a-funcionar-aos-finais-de-semana-a-partir-do-proximo-sabado.ghtml

·         Atividade 2- Descrever a sua opinião sobre o retorno dos parques;

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 17/11/2020


                                               Eletivas/Profº Denis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

4º Bim semana 4 (09.11 à 13.11) Denis

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva


            Você ao ouvir bolsa de valores o que passa por suas mentes? Imagino que seja uma bolsa cheia de dinheiro!

            Ficou curioso para saber? veja essa matéria do blog da rico corretora que separei para vocês aprenderem mais sobre:

https://blog.rico.com.vc/bolsa-de-valores-o-que-e

            Depois de ler essa matéria envie seus comentários no e-mail do professor sobre o que entendeu. Até a próxima.

 

Fonte: Bolg da Rico

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

                                               Eletivas/Profº Lucilene

                                            ELETIVA

                              E. E. SALIM FARAH MALUF

                          SEMANA DE 09/11 À 12/11/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Eletiva (Alimentação Saudável)

Turma: 8ºD                                             02 aulas semanais (90 minutos)

Tema:

Dê à sua alimentação a importância que ela merece

Desenvolvimento:

Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente

Responda:

1) O que você sabe fazer?

2) Você sabe cozinhar? Gosta de elaborar preparações culinárias? Justifique sua resposta.

                                            Copie, leia e reflita

- Cozinhar é mais prazeroso quando se reconhece seu valor para a saúde.

- Sempre que possível, cozinhe em companhia. O prazer compartilhado é redobrado.

- Procure compartilhar também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições.

- Quanto maior a prática, menor será o tempo para preparar os alimentos.

- Ao desenvolver ou aprimorar habilidades culinárias, prefira preparações com alimentos in natura ou minimamente processados que sejam práticas variadas, saborosas e baratas.

- Sal, óleos, gorduras e açúcar são produtos básicos para temperar e cozinhar alimentos. A quantidade utilizada desses produtos interfere na qualidade da alimentação. Esteja atento!

- Cozinhar é ter oportunidade de sentir sabores do passado, e manter vivas as tradições e lembranças de família.

Agora faça o registro em seu caderno do que realmente acontece no seu cotidiano a partir da sua reflexão. E registre três opções saudáveis de preparo de café da manhã praticado por você e sua família.

Ao terminar enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com e se identifique corretamente, qualquer dúvida me mande um e-mail.


                                              Eletivas/Profº Jobiane

Semana de 9/11/2020 a 12/11/2020

Matéria: Eletivas – Esporte e Lazer

Anos: 8° anos

Tema: Violência contra as mulheres

Orientação da atividade: Registrar as atividades no caderno e enviar sua reflexão sobre esse tema e justificar qual é a importância de debater e se conscientizar sobre os atos de violências praticados contra as mulheres.

 

TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDA CONTRA A MULHER

A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com

diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema.

– Violência de gênero

Violência de gênero consiste em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado. A violência de gênero é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a subordinação não implica na ausência absoluta de poder.

– Violência intrafamiliar

Violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra. O conceito de violência intrafamiliar não se refere apenas ao espaço físico onde a violência ocorre, mas também às relações em que se constrói e efetua.

– Violência doméstica

A violência doméstica distingue-se da violência intrafamiliar por incluir outros membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico. Incluem-se aí empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados. Acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.

– Violência física

Ocorre quando uma pessoa, que está em relação de poder em relação a outra, causa ou tenta causar dano não acidental, por meio do uso da força física ou de algum tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas. Segundo concepções mais recentes, o castigo repetido, não severo, também se considera violência física. Esta violência pode se manifestar de várias formas:

• Tapas

• Empurrões

• Socos

• Mordidas

• Chutes

• Queimaduras

• Cortes

• Estrangulamento

• Lesões por armas ou objetos

• Obrigar a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool,

drogas ou outras substâncias, inclusive alimentos.

• Tirar de casa à força

• Amarrar

• Arrastar

• Arrancar a roupa

• Abandonar em lugares desconhecidos

• Danos à integridade corporal decorrentes de negligência (omissão de

cuidados e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo,

doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre outros).

– Violência sexual

A violência sexual compreende uma variedade de atos ou tentativas de relação sexual sob coação ou fisicamente forçada, no casamento ou em outros relacionamentos.

A violência sexual é cometida na maioria das vezes por autores conhecidos das mulheres envolvendo o vínculo conjugal (esposo e companheiro) no espaço doméstico, o que contribui para sua invisibilidade. Esse tipo de violência acontece nas várias classes sociais e nas diferentes culturas. Diversos atos sexualmente violentos podem ocorrer em diferentes circunstâncias e cenários.

Dentre eles podemos citar:

• Estupro dentro do casamento ou namoro;

• Estupro cometido por estranhos;

• Investidas sexuais indesejadas ou assédio sexual, inclusive exigência de sexo como pagamento de favores;

• Abuso sexual de pessoas mental ou fisicamente incapazes;

• Abuso sexual de crianças;

• Casamento ou coabitação forçados, inclusive casamento de crianças;

• Negação do direito de usar anticoncepcionais ou de adotar outras medidas de

proteção contra doenças sexualmente transmitidas;

• Aborto forçado;

• Atos violentos contra a integridade sexual das mulheres,

inclusive mutilação genital feminina e exames obrigatórios de virgindade;

• Prostituição forçada e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual;

• Estupro sistemático durante conflito armado.

– Violência psicológica

É toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano á autoestima, à

identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui:

• Insultos constantes

• Humilhação

• Desvalorização

• Chantagem

• Isolamento de amigos e familiares

• Ridicularização

• Rechaço

• Manipulação afetiva

• Exploração

• Negligência (atos de omissão a cuidados e proteção contra agravos evitáveis

como situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre

outros)

• Ameaças

• Privação arbitraria da liberdade (impedimento de trabalhar, estudar,

cuidar da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar, etc.)

• Confinamento doméstico

• Criticas pelo desempenho sexual

• Omissão de carinho

• Negar atenção e supervisão

– Violência econômica ou financeira

São todos os atos destrutivos ou omissões do(a) agressor(a) que afetam a saúde emocional e a sobrevivência dos membros da família. Inclui:

• Roubo

• Destruição de bens pessoais (roupas, objetos, documentos, animais de estimação e outros) ou de bens da sociedade conjugal (residência, móveis e utensílios domésticos, terras e outros)

• Recusa de pagar a pensão alimentícia ou de participar nos gastos básicos para a sobrevivência do núcleo familiar

• Uso dos recursos econômicos da pessoa idosa, tutelada ou incapaz, destituindo-a de gerir seus próprios recursos e deixando-a sem provimentos e cuidados

– Violência institucional

Violência institucional é aquela exercida nos/ pelos próprios serviços públicos, por ação ou omissão. Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má qualidade dos serviços. Abrange abusos cometidos em virtude das relações de poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por uma noção mais restrita de dano físico intencional. Esta violência poder ser identificada de várias formas:

• Peregrinação por diversos serviços até receber atendimento

• Falta de escuta e tempo para a clientela

• Frieza, rispidez, falta de atenção, negligência

• Maus-tratos dos profissionais para com os usuários, motivados por

discriminação, abrangendo questões de raça, idade, opção sexual, deficiência física, doença mental

• Violação dos direitos reprodutivos (discrição das mulheres em processo de abortamento, aceleração do parto para liberar leitos, preconceitos acerca dos papéis sexuais e em relação às mulheres soropositivas [HIV], quando estão grávidas ou desejam engravidar)

• Desqualificação do saber prático, da experiência de vida, diante do saber científico.

Referências bibliográficas

Ministério da Saúde. Violência Intrafamiliar: orientações para a Prática em Serviço. Brasília DF: Ministério da Saúde; 2002.

Rede Feminista de Saúde. Dossiê Violência contra a Mulher.

http://www.redesaude.gov.br (acessado em 26/Julho/2006).

WHO (World Health Organization).World report on violence and health. GenevaGeneva: World Health Organization; 2002.

8ºAno A 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Atividade de Ação Expressiva I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas

artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana vocês irão fazer uma pesquisa e análise no caderno sobre as modalidades de pintura corporal e seus elementos constitutivos, das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas de diferentes épocas.

Algumas questões que vocês devem responder com a pesquisa:

1.Quais as características das pinturas corporais das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana?

2.Quais as funções da pintura corporal dentro das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana?

 3.Que tipo de tintas esses povos utilizam na pintura corporal?

4.Quais os significados das cores utilizadas na pintura corporal desses povos?

5.Quais ferramentas esses povos utilizam para realizar as pinturas corporais?

6.Quais são os efeitos obtidos com a aplicação dos elementos constitutivos da pintura corporal?

7.Quais relações esses povos estabelecem com as pinturas corporais?

8.São pinturas que possuem significados ou são decorativas?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 09/11 a 12/11

 

__

 

 

Ciências/Profº Lucilene

                                 CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

                                      E. E. SALIM FARAH MALUF

                                  SEMANA DE 09/11 À 12/11/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                               04 aulas semanais (90 minutos)

Tema:

O estudo dos elétrons e onde habitam II

Desenvolvimento:

Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente

Pesquisar sobre os modelos atômicos de:

  -- John Dalton;

  -- Joseph John Thomson;

  -- Ernest Rutherford;

  -- Niels Henrik David Bohr;

  -- Erwin Schrödinger e outros.

Fazer um resumo e me enviar, não esqueça de fazer a ilustração.

Qual é a relação que os elétrons têm a ver com a produção dos tipos de energia existentes.

Ao terminar a atividade enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto deverá conter nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Qualquer dúvida é só me enviar um e-mail ou mandar uma mensagem no WhatsApp da turma.

Lembre-se que nosso plantão é na quarta-feira da 8 as 8:50 horas da manhã.


Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 09 a 12/11/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

             EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        OS MALEFÍCIOS NA PRATICA EXCESSIVA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Aula I: Página 82/83 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 4. Leia e responda:

 

Estudante, até aqui você teve contato com os benefícios da prática de exercício físico por meio da ginástica de conscientização corporal.

 

  • Será que em algum momento praticar atividade física pode trazer malefícios para a saúde? Como isso pode ocorrer e quais são esses malefícios? Registre suas reflexões.
  • Como a prática do exercício físico pode ter efeitos negativos? Registre as causas?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 84 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 5 . Leia:

 

Na atividade anterior, sua turma apontou causas e efeitos negativos que a prática de exercício físico pode ocasionar. Entre as causas apontadas, pode ter aparecido a prática excessiva de exercício físico e o uso de medicamentos, como substâncias proibidas, com a finalidade de melhorar o desempenho. Neste momento, vamos falar um pouco mais sobre estas duas causas.

 

Texto – Prática excessiva de exercício físico

 

 A prática de exercícios físicos é muito importante para prevenir doenças, porém, quando ela ocorre em excesso, pode ter efeito contrário, causando sérios problemas à saúde. Muitas vezes a busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea, contribui para que algumas pessoas aumentem a frequência da prática de exercícios físicos. Este aumento pode se tornar uma doença chamada Vigorexia. A Vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico, é uma condição de saúde que pode ser entendida como uma preocupação exagerada com a forma física, especificamente relacionada a ter uma musculatura definida e hipertrofiada. A pessoa que tem vigorexia possui uma autoimagem distorcida, fazendo com que ela, mesmo que apresente uma musculatura forte e desenvolvida, acredite que é fraca e magra, sempre que se olha no espelho. Diante disso, para atingir seu objetivo, muitas vezes esta pessoa recorre a artifícios como o uso de anabolizantes esteroides, substâncias compostas por hormônios masculinos, como a testosterona, e outras drogas sintéticas, para ajudar a aumentar sua força física e seu desempenho esportivo.

 

O excesso de exercícios físicos pode ser percebido através dos seguintes sintomas:

• Tremores e movimentos involuntários nos músculos;

• Cansaço extremo;

• Perda de fôlego durante o treino;

• Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos.

 

Os principais riscos do excesso de exercícios físicos são:

• Tendinite;

 • Fraturas;

• Fascite plantar;

• Problemas para dormir;

• Diminuição da imunidade.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 



Geografia/Profº Djair


EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 09 a 13 do 11 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º Bimestre.

Atividade:  Interdisciplinaridade Geografia / Matemática - Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: 1 - Identificar, por meio de textos, mapas e/ou iconografias, elementos representativos da herança pré-colombiana no Peru e no México. 2 - Diferenciar correntes de povoamento, relacionando-as com a formação sócio espacial. 

GEOGRAFIA :  Questões sobre Peru e México: a herança pré-colombiana / Brasil e Argentina: as correntes de povoamento  ( 2 / 2 ).

 

 1 - Atividades - com base nas leituras do texto responda:

A-      Quais foram os principais povos pré-colombianos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B-      Qual um dos fatores que tem dificultado o estudo mais detalhado desses povos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C-      Onde e quando viveram os Incas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

D-      O que podemos dizer sobre a religião dos Incas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E-      Qual era a capital do Império Inca?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

F-      Em quais regiões da América viveram os Maias?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

G-      Qual a desvantagem para os Maias de não terem um império unificado?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

H-      O que podemos dizer sobre a religião dos Maias?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

I-      Quem foi o mais poderoso e desenvolvido dos três principais povos da América pré-colombiana?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

J-   Os Astecas eram um povo muito organizado. Copie uma passagem do texto que comprove essa afirmação.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Com base na leitura e na assistência a vídeo aula calcule a densidade demográfica:

POPULAÇÃO                        ÁREA                     RESULTADO

655.385                                152581       =           ___________    

3037103                               27768         =           ___________

587311                                 142815       =           ___________

3221939                               1570746     =           ___________

14080654                             564693       =           ___________

8185286                               148826       =           ___________

2455903                               5802           =           ___________

 

  Assista a vídeo aula de matemática para auxiliá-lo a calcular a densidade demográfica  :

    < https://youtu.be/v1uQjNH1dTk >Acesso em 28/10/2020.

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

                                      Reflexão sobre os nossos tempos:      

“SIGA EM FRENTE . . .

O ONTEM NÃO VOLTA . . .

O AMANHÁ NÃO ESPERA ”  !


História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 02 aulas

Semana de 09 de novembro a 12 de novembro

 

 

TEMA:   Independência das Américas.

 

HABILIDADES: (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.

 

Objetivos: Refletir acerca das independências das américas e dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nesse processo.

                                        

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

Atividade manuscrita.

Favor usar caneta azul ou preta.

 

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

 

 

Aula 1 Assista à videoaula no Centro de Mídias SP, através do link

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 >  e faça registro sobre  a aula em seu caderno.

 

Aula 2  – Tomando por base a aula assistida responda, usado caneta, às questões propostas:

1)    Qual o papel da colônia no Pacto Colonial?

2)    O que foi a Guerra de Independência do México?

3)    Qual foi o resultado da Revolução Haitiana?

4)    Quais foram os líderes do processo revolucionário do Haiti?

5)    Quem eram os Chapetones e Criollos?

6)    Quais foram os tratamentos impostos aos povos indígenas nas colônias espanholas?

7)    Quais foram a etapas que antecederam à Independência do Brasil?

8)     Quadro Independência ou Morte.

a)    Quem é o autor?

b)    Quando foi pintado?

c)    Em que museu o quadro está exposto?

d)    Em que esse quadro foi inspirado?

 

9)    O povo brasileiro participou da Independência do Brasil? Justifique.

10) Quando finalizou a guerra de Independência da Bahia?

 

 

Fonte: Centro de Mídias SP

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 >, acessado em 04/11/2020.
        

Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                            Data: 09/11/20 a 13/11/20

Turmas: 8º A, B, C, D

Tema: Profissões em inglês

 

1ª aula: Continuando a aula da semana passada sobre profissões. Leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno, pois faremos atividade nas próximas aulas.

 

Explicando a profissão

Com esses exemplos você vai aprender a explicar funções que você ou outras pessoas exercem no trabalho.

 

 

I take care of people. – Eu cuido das pessoas.

 

I give medication to people. – Eu dou remédio para as pessoas.

 

I work at the post office. – Eu trabalho em um correio.

 

He drives a bus. – Ele dirige um ônibus.

 

He fixes cars. – Ele conserta carros.

 

He sells things. – Ele vende coisas

 

2ª aula – Continuação:

 

 

He cuts hair. – Ele corta cabelos.

 

She works at the post office. – Ela trabalha no correio.

 

She types on the computer. – Ela digita no computador.

 

She works on the computer. – Ela trabalha no computador.

 

She makes phone calls. – Ela faz ligações telefônicas.

 

They protect people. – Eles protegem as pessoas.

 

They arrest criminals. – Eles prendem criminosos.

 

They control traffic. – Eles controlam o tráfego.

 

Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Língua portuguesa/Profº Renê

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 09/11/2020 A 12/11/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:   Gênero Textual: Dramático

Ø  Assunto abordado:  O que é Texto Dramático

 

Gênero Dramático

 O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.

Origem

Desde a Antiguidade o gênero dramático, originário na Grécia, eram textos teatrais encenados essencialmente como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.

Entre os principais autores do gênero dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406 a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.).

A encenação dos textos de gênero dramático tinha o objetivo de despertar emoções na plateia, fenômeno chamado de "catarse".

Principais Características

·         Encenação cênica (linguagem gestual e sonoplastia)

·         Presença de diálogos e monólogos

·         Predomínio do discurso em segunda pessoa (tu, vós)

Estrutura Dramática

Os autores desse tipo de texto são chamados de dramaturgos, que junto aos atores (que encenam o texto), são os emissores, e por sua vez, os receptores são o público.

Assim, os textos dramáticos, além de serem constituídos de personagens (protagonistas, secundárias ou figurantes), são compostos pelo espaço cênico (palco teatral e cenários) e o tempo.

Geralmente, os textos destinados ao teatro possuem uma estrutura interna básica, a saber:

·         Apresentação: faz-se a exposição tanto dos personagens quanto da ação a ser desenvolvida.

·         Conflito: o momento em que surge as peripécias da ação dramática.

·         Desenlace: Momento de conclusão, encerramento ou desfecho da ação dramática.

Além da estrutura interna inerente ao texto dramático, tem-se a estrutura externa do gênero dramático, tal qual os atos e cenas, de forma que o primeiro corresponde à mudança dos cenários necessários para a representação, enquanto o segundo, designa as mudanças (entrada ou saída) dos personagens. Observe que cada cena corresponde a uma unidade da ação dramática.

Exemplos de Textos Dramáticos

·         Tragédia: representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.

·         Comédia: representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia. São textos de caráter crítico, jocoso e satírico. A principal temática dos textos de comédia, envolvem ações cotidianas do qual fazem parte personagens humanos estereotipados.

·         Tragicomédia: união de elementos trágicos e cômicos na representação teatral.

·         Farsa: surgida por volta do século XIV, a farsa designa uma curta peça teatral de caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.

·         Auto: surgido na Idade Média, os autos são textos curtos de temática cômica, os quais são geralmente formados por um único ato.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/Profº Josivan

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 09/11 a 12/11.

Número de aulas para realização das atividades solicitadas:  4 aulas turma.

Estudos Intensivos/ Recuperação.

 

1 – TEMA:- Cumprimento da Circunferência

                  - Área do círculo

 

 

Competências e habilidades/Objetivos

 

Descrever os Estudos /Atividades Propostas

EF07MA30- Resolver e elaborar situações-problemas de cálculo de medidas do volume de bloco retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).

EF08MA19- Resolver e elaborar problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadrilátero, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terreno.

 

-Assistir os vídeos do centro de mídia

https://youtu.be/s6y0SSi9ixU    https://youtu.be/Tc9ag5BBAUs

 

- Após assistir o vídeo do CMSP, resolver as questões das páginas 29, 30 e 31 do caderno aprender sempre volume 3 matemática e os exercícios complementares abaixo.

 

                                         Exercícios complementares

1-    Em uma circunferência de raio igual a 5 cm, quanto corresponde o diâmetro?

2-    Calcule o comprimento da circunferência de uma praça circular que tem raio de 4 m.

3-    Calcule a área de uma piscina circular que tem um diâmetro de 12 m.

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO

                              OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp


Projeto de vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 4 (09.11 à 13.11)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos concluam a atividade 2- “A organização de uma rotina” da situação de aprendizagem 3 - ROTINA PRODUTIVA PARA UMA ORGANIZAÇÃO COMPLETA. Envie por e-mail para o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é importante para vocês?

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos entendam e faça ATIVIDADE 3 – CHECKLIST da situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a Atividade 1 - Um pouco da minha história da situação de aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão! Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a  Atividade 1 - “Como saber se consegui?” (p.32)  a situação de aprendizagem 3- PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO  do caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.


Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Foco; Persistência; Autoconfiança; Respeito; Assertividade;

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e inovação/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 09/11/2020 a 12/11/2020

TEMA :INTERNET SEGURA

Caderno do aluno volume 4

Página 221

8º ano: A, B e C

Para início de conversa :

Antes de vocês iniciarem seus registos vamos refletir sobre o tema :.

Quais os cuidados que vocês  tomam ao navegar em redes
sociais, sites e aplicativos !!!.

Vamos realizar algo diferente ok

Para aqueles alunos que estão nos grupos do Watts expressem suas reflexões irei acompanhar e fazer a mediação Ok !

Para aqueles que me encaminham as atividades por e-mail vamos fazer o mesmo Ok!

E para aqueles que retiram os roteiros na escola a mesma coisa , única  diferença que a devolutiva na semana subsequente juntamente com a atividade da semana Ok

Agora vamos realizar as atividades propostas no caderno do aluno !

 

ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É SEGURO?

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

-------------------------------------------------------------

8ºAno B 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Atividade de Ação Expressiva I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas

artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana vocês irão fazer uma pesquisa e análise no caderno sobre as modalidades de pintura corporal e seus elementos constitutivos, das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas de diferentes épocas.

Algumas questões que vocês devem responder com a pesquisa:

1.Quais as características das pinturas corporais das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana?

2.Quais as funções da pintura corporal dentro das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana?

 3.Que tipo de tintas esses povos utilizam na pintura corporal?

4.Quais os significados das cores utilizadas na pintura corporal desses povos?

5.Quais ferramentas esses povos utilizam para realizar as pinturas corporais?

6.Quais são os efeitos obtidos com a aplicação dos elementos constitutivos da pintura corporal?

7.Quais relações esses povos estabelecem com as pinturas corporais?

8.São pinturas que possuem significados ou são decorativas?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 09/11 a 12/11

 

__

 

 


Ciências/Profº Lucilene

                                 CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

                                      E. E. SALIM FARAH MALUF

                                  SEMANA DE 09/11 À 12/11/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                               04 aulas semanais (90 minutos)

Tema:

O estudo dos elétrons e onde habitam II

Desenvolvimento:

Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente

Pesquisar sobre os modelos atômicos de:

  -- John Dalton;

  -- Joseph John Thomson;

  -- Ernest Rutherford;

  -- Niels Henrik David Bohr;

  -- Erwin Schrödinger e outros.

Fazer um resumo e me enviar, não esqueça de fazer a ilustração.

Qual é a relação que os elétrons têm a ver com a produção dos tipos de energia existentes.

Ao terminar a atividade enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto deverá conter nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Qualquer dúvida é só me enviar um e-mail ou mandar uma mensagem no WhatsApp da turma.

Lembre-se que nosso plantão é na quarta-feira da 8 as 8:50 horas da manhã.


Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 09 a 12/11/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

             EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        OS MALEFÍCIOS NA PRATICA EXCESSIVA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Aula I: Página 82/83 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 4. Leia e responda:

 

Estudante, até aqui você teve contato com os benefícios da prática de exercício físico por meio da ginástica de conscientização corporal.

 

  • Será que em algum momento praticar atividade física pode trazer malefícios para a saúde? Como isso pode ocorrer e quais são esses malefícios? Registre suas reflexões.
  • Como a prática do exercício físico pode ter efeitos negativos? Registre as causas?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 84 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 5 . Leia:

 

Na atividade anterior, sua turma apontou causas e efeitos negativos que a prática de exercício físico pode ocasionar. Entre as causas apontadas, pode ter aparecido a prática excessiva de exercício físico e o uso de medicamentos, como substâncias proibidas, com a finalidade de melhorar o desempenho. Neste momento, vamos falar um pouco mais sobre estas duas causas.

 

Texto – Prática excessiva de exercício físico

 

 A prática de exercícios físicos é muito importante para prevenir doenças, porém, quando ela ocorre em excesso, pode ter efeito contrário, causando sérios problemas à saúde. Muitas vezes a busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea, contribui para que algumas pessoas aumentem a frequência da prática de exercícios físicos. Este aumento pode se tornar uma doença chamada Vigorexia. A Vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico, é uma condição de saúde que pode ser entendida como uma preocupação exagerada com a forma física, especificamente relacionada a ter uma musculatura definida e hipertrofiada. A pessoa que tem vigorexia possui uma autoimagem distorcida, fazendo com que ela, mesmo que apresente uma musculatura forte e desenvolvida, acredite que é fraca e magra, sempre que se olha no espelho. Diante disso, para atingir seu objetivo, muitas vezes esta pessoa recorre a artifícios como o uso de anabolizantes esteroides, substâncias compostas por hormônios masculinos, como a testosterona, e outras drogas sintéticas, para ajudar a aumentar sua força física e seu desempenho esportivo.

 

O excesso de exercícios físicos pode ser percebido através dos seguintes sintomas:

• Tremores e movimentos involuntários nos músculos;

• Cansaço extremo;

• Perda de fôlego durante o treino;

• Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos.

 

Os principais riscos do excesso de exercícios físicos são:

• Tendinite;

 • Fraturas;

• Fascite plantar;

• Problemas para dormir;

• Diminuição da imunidade.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/Profº Djair

 

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 09 a 13 do 11 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º Bimestre.

Atividade:  Interdisciplinaridade Geografia / Matemática - Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: 1 - Identificar, por meio de textos, mapas e/ou iconografias, elementos representativos da herança pré-colombiana no Peru e no México. 2 - Diferenciar correntes de povoamento, relacionando-as com a formação sócio espacial. 

GEOGRAFIA :  Questões sobre Peru e México: a herança pré-colombiana / Brasil e Argentina: as correntes de povoamento  ( 2 / 2 ).

 

 1 - Atividades - com base nas leituras do texto responda:

A-      Quais foram os principais povos pré-colombianos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B-      Qual um dos fatores que tem dificultado o estudo mais detalhado desses povos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C-      Onde e quando viveram os Incas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

D-      O que podemos dizer sobre a religião dos Incas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E-      Qual era a capital do Império Inca?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

F-      Em quais regiões da América viveram os Maias?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

G-      Qual a desvantagem para os Maias de não terem um império unificado?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

H-      O que podemos dizer sobre a religião dos Maias?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

I-      Quem foi o mais poderoso e desenvolvido dos três principais povos da América pré-colombiana?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

J-   Os Astecas eram um povo muito organizado. Copie uma passagem do texto que comprove essa afirmação.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Com base na leitura e na assistência a vídeo aula calcule a densidade demográfica:

POPULAÇÃO                        ÁREA                     RESULTADO

655.385                                152581       =           ___________    

3037103                               27768         =           ___________

587311                                 142815       =           ___________

3221939                               1570746     =           ___________

14080654                             564693       =           ___________

8185286                               148826       =           ___________

2455903                               5802           =           ___________

 

  Assista a vídeo aula de matemática para auxiliá-lo a calcular a densidade demográfica  :

    < https://youtu.be/v1uQjNH1dTk >Acesso em 28/10/2020.

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

                                      Reflexão sobre os nossos tempos:      

“SIGA EM FRENTE . . .

O ONTEM NÃO VOLTA . . .

O AMANHÁ NÃO ESPERA ”  !

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºB

Professor: Wilson de Oliveira

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

Carga horária: 04 aulas

Semana de 09 de novembro a 12 de novembro

TEMA: Independência das Américas.

HABILIDADES: (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.

Objetivos: Refletir acerca das independências das américas e dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nesse processo.

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

Atividade manuscrita.

Favor usar caneta azul ou preta.

Atividade manuscrita.

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

Aula 1 – Assista à videoaula no Centro de Mídias SP, através do link < https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 > e faça registro sobre a aula em seu caderno.

Aula 2 a 4 – Tomando por base a aula assistida responda, usado caneta, às questões propostas:

1) Qual o papel da colônia no Pacto Colonial?

2) O que foi a Guerra de Independência do México?

3) Qual foi o resultado da Revolução Haitiana?

4) Quais foram os líderes do processo revolucionário do Haiti?

5) Quem eram os Chapetones e Criollos?

6) Quais foram os tratamentos impostos aos povos indígenas nas colônias espanholas?

7) Quais foram a etapas que antecederam à Independência do Brasil?

8) Quadro Independência ou Morte.

a) Quem é o autor?

b) Quando foi pintado?

c) Em que museu o quadro está exposto?

d) Em que esse quadro foi inspirado?

9) O povo brasileiro participou da Independência do Brasil? Justifique.

10) Quando finalizou a guerra de Independência da Bahia?

Fonte: Centro de Mídias SP < https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 >, acessado em 04/11/2020.


Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                            Data: 09/11/20 a 13/11/20

Turmas: 8º A, B, C, D

Tema: Profissões em inglês

 

1ª aula: Continuando a aula da semana passada sobre profissões. Leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno, pois faremos atividade nas próximas aulas.

 

Explicando a profissão

Com esses exemplos você vai aprender a explicar funções que você ou outras pessoas exercem no trabalho.

 

 

I take care of people. – Eu cuido das pessoas.

 

I give medication to people. – Eu dou remédio para as pessoas.

 

I work at the post office. – Eu trabalho em um correio.

 

He drives a bus. – Ele dirige um ônibus.

 

He fixes cars. – Ele conserta carros.

 

He sells things. – Ele vende coisas

 

2ª aula – Continuação:

 

 

He cuts hair. – Ele corta cabelos.

 

She works at the post office. – Ela trabalha no correio.

 

She types on the computer. – Ela digita no computador.

 

She works on the computer. – Ela trabalha no computador.

 

She makes phone calls. – Ela faz ligações telefônicas.

 

They protect people. – Eles protegem as pessoas.

 

They arrest criminals. – Eles prendem criminosos.

 

They control traffic. – Eles controlam o tráfego.

 

Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Língua portuguesa/Profº Renê

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 09/11/2020 A 12/11/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:   Gênero Textual: Dramático

Ø  Assunto abordado:  O que é Texto Dramático

 

Gênero Dramático

 O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.

Origem

Desde a Antiguidade o gênero dramático, originário na Grécia, eram textos teatrais encenados essencialmente como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.

Entre os principais autores do gênero dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406 a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.).

A encenação dos textos de gênero dramático tinha o objetivo de despertar emoções na plateia, fenômeno chamado de "catarse".

Principais Características

·         Encenação cênica (linguagem gestual e sonoplastia)

·         Presença de diálogos e monólogos

·         Predomínio do discurso em segunda pessoa (tu, vós)

Estrutura Dramática

Os autores desse tipo de texto são chamados de dramaturgos, que junto aos atores (que encenam o texto), são os emissores, e por sua vez, os receptores são o público.

Assim, os textos dramáticos, além de serem constituídos de personagens (protagonistas, secundárias ou figurantes), são compostos pelo espaço cênico (palco teatral e cenários) e o tempo.

Geralmente, os textos destinados ao teatro possuem uma estrutura interna básica, a saber:

·         Apresentação: faz-se a exposição tanto dos personagens quanto da ação a ser desenvolvida.

·         Conflito: o momento em que surge as peripécias da ação dramática.

·         Desenlace: Momento de conclusão, encerramento ou desfecho da ação dramática.

Além da estrutura interna inerente ao texto dramático, tem-se a estrutura externa do gênero dramático, tal qual os atos e cenas, de forma que o primeiro corresponde à mudança dos cenários necessários para a representação, enquanto o segundo, designa as mudanças (entrada ou saída) dos personagens. Observe que cada cena corresponde a uma unidade da ação dramática.

Exemplos de Textos Dramáticos

·         Tragédia: representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.

·         Comédia: representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia. São textos de caráter crítico, jocoso e satírico. A principal temática dos textos de comédia, envolvem ações cotidianas do qual fazem parte personagens humanos estereotipados.

·         Tragicomédia: união de elementos trágicos e cômicos na representação teatral.

·         Farsa: surgida por volta do século XIV, a farsa designa uma curta peça teatral de caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.

·         Auto: surgido na Idade Média, os autos são textos curtos de temática cômica, os quais são geralmente formados por um único ato.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682


Matemática/Profº Josivan

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 09/11 a 12/11.

Número de aulas para realização das atividades solicitadas:  4 aulas turma.

Estudos Intensivos/ Recuperação.

 

1 – TEMA:- Cumprimento da Circunferência

                  - Área do círculo

 

Competências e habilidades/Objetivos

 

Descrever os Estudos /Atividades Propostas

EF07MA30- Resolver e elaborar situações-problemas de cálculo de medidas do volume de bloco retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).

EF08MA19- Resolver e elaborar problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadrilátero, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terreno.

 

-Assistir os vídeos do centro de mídia

https://youtu.be/s6y0SSi9ixU    https://youtu.be/Tc9ag5BBAUs

 

- Após assistir o vídeo do CMSP, resolver as questões das páginas 29, 30 e 31 do caderno aprender sempre volume 3 matemática e os exercícios complementares abaixo.

 

                                         Exercícios complementares

1-    Em uma circunferência de raio igual a 5 cm, quanto corresponde o diâmetro?

2-    Calcule o comprimento da circunferência de uma praça circular que tem raio de 4 m.

3-    Calcule a área de uma piscina circular que tem um diâmetro de 12 m.

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO

                              OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp


Projeto de vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 4 (09.11 à 13.11)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos concluam a atividade 2- “A organização de uma rotina” da situação de aprendizagem 3 - ROTINA PRODUTIVA PARA UMA ORGANIZAÇÃO COMPLETA. Envie por e-mail para o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é importante para vocês?

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos entendam e faça ATIVIDADE 3 – CHECKLIST da situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a Atividade 1 - Um pouco da minha história da situação de aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão! Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a  Atividade 1 - “Como saber se consegui?” (p.32)  a situação de aprendizagem 3- PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO  do caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Foco; Persistência; Autoconfiança; Respeito; Assertividade;

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e inovação/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 09/11/2020 a 12/11/2020

TEMA :INTERNET SEGURA

Caderno do aluno volume 4

Página 221

8º ano: A, B e C

Para início de conversa :

Antes de vocês iniciarem seus registos vamos refletir sobre o tema :.

Quais os cuidados que vocês  tomam ao navegar em redes
sociais, sites e aplicativos !!!.

Vamos realizar algo diferente ok

Para aqueles alunos que estão nos grupos do Watts expressem suas reflexões irei acompanhar e fazer a mediação Ok !

Para aqueles que me encaminham as atividades por e-mail vamos fazer o mesmo Ok!

E para aqueles que retiram os roteiros na escola a mesma coisa , única  diferença que a devolutiva na semana subsequente juntamente com a atividade da semana Ok

Agora vamos realizar as atividades propostas no caderno do aluno !

 

ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É SEGURO?

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

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8ºAno C 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Atividade de Ação Expressiva I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas

artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana vocês irão fazer uma pesquisa e análise no caderno sobre as modalidades de pintura corporal e seus elementos constitutivos, das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas de diferentes épocas.

Algumas questões que vocês devem responder com a pesquisa:

1.Quais as características das pinturas corporais das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana?

2.Quais as funções da pintura corporal dentro das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana?

 3.Que tipo de tintas esses povos utilizam na pintura corporal?

4.Quais os significados das cores utilizadas na pintura corporal desses povos?

5.Quais ferramentas esses povos utilizam para realizar as pinturas corporais?

6.Quais são os efeitos obtidos com a aplicação dos elementos constitutivos da pintura corporal?

7.Quais relações esses povos estabelecem com as pinturas corporais?

8.São pinturas que possuem significados ou são decorativas?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 09/11 a 12/11

 

__

 

 


Ciências/Profº Ana Paula

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

Período: 09/11/2020 à 12/11/2020

 

 

Habilidades: Descrever e representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano com a utilização de modelos tridimensional.

 Pesquisar e responder as questões abaixo:

 

1-    Explique as quatro fases da lua?

 

 

2-    Pesquise e faça um resumo sobre :

 

a-    As características da Lua.

b-    Curiosidades sobre a Lua.

 

 

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 09 a 12/11/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

             EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        OS MALEFÍCIOS NA PRATICA EXCESSIVA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Aula I: Página 82/83 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 4. Leia e responda:

 

Estudante, até aqui você teve contato com os benefícios da prática de exercício físico por meio da ginástica de conscientização corporal.

 

  • Será que em algum momento praticar atividade física pode trazer malefícios para a saúde? Como isso pode ocorrer e quais são esses malefícios? Registre suas reflexões.
  • Como a prática do exercício físico pode ter efeitos negativos? Registre as causas?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 84 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 5 . Leia:

 

Na atividade anterior, sua turma apontou causas e efeitos negativos que a prática de exercício físico pode ocasionar. Entre as causas apontadas, pode ter aparecido a prática excessiva de exercício físico e o uso de medicamentos, como substâncias proibidas, com a finalidade de melhorar o desempenho. Neste momento, vamos falar um pouco mais sobre estas duas causas.

 

Texto – Prática excessiva de exercício físico

 

 A prática de exercícios físicos é muito importante para prevenir doenças, porém, quando ela ocorre em excesso, pode ter efeito contrário, causando sérios problemas à saúde. Muitas vezes a busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea, contribui para que algumas pessoas aumentem a frequência da prática de exercícios físicos. Este aumento pode se tornar uma doença chamada Vigorexia. A Vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico, é uma condição de saúde que pode ser entendida como uma preocupação exagerada com a forma física, especificamente relacionada a ter uma musculatura definida e hipertrofiada. A pessoa que tem vigorexia possui uma autoimagem distorcida, fazendo com que ela, mesmo que apresente uma musculatura forte e desenvolvida, acredite que é fraca e magra, sempre que se olha no espelho. Diante disso, para atingir seu objetivo, muitas vezes esta pessoa recorre a artifícios como o uso de anabolizantes esteroides, substâncias compostas por hormônios masculinos, como a testosterona, e outras drogas sintéticas, para ajudar a aumentar sua força física e seu desempenho esportivo.

 

O excesso de exercícios físicos pode ser percebido através dos seguintes sintomas:

• Tremores e movimentos involuntários nos músculos;

• Cansaço extremo;

• Perda de fôlego durante o treino;

• Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos.

 

Os principais riscos do excesso de exercícios físicos são:

• Tendinite;

 • Fraturas;

• Fascite plantar;

• Problemas para dormir;

• Diminuição da imunidade.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 


Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 8C, D 4ºBimestre SEMANA 09 a 12/11 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

África: localização, quadro natural e regionalização

RELEVO

Predominam na África terrenos pouco íngremes e altitudes inferiores a 1 000 metros. As planícies são encontradas nas faixas litorâneas ou ao longo das margens de rios, como o Congo, o Gâmbia e o Senegal.

Os planaltos antigos, bastante desgastados por agentes erosivos (vento, chuva etc.), dominam as paisagens naturais do continente. No entanto, algumas porções do território sofreram influência de processos tectônicos recentes — ligados principalmente a atividades vulcânicas —, que contribuíram para a formação de altas montanhas no extremo norte e na porção leste. O monte Quilimanjaro, cujo pico é o mais alto da África, com 5 895 metros de altitude, está localizado na porção leste do continente.

Planaltos africanos

 O relevo do continente africano está dividido em três porções principais: planalto Oriental, planalto Setentrional e planalto Centro-Meridional.



Planalto Oriental

Trata-se de uma região com montanhas de origem vulcânica de altitudes elevadas e depressões ou fossas tectônicas que deram origem a extensos lagos, como o Tanganica, o Vitória (formador do rio Nilo) e o Niassa. Um aspecto marcante nesse planalto é o grande vale do Rift africano (Rift Valley), um sistema de falhas geológicas que atravessa a África Oriental no sentido norte-sul, com milhares de quilômetros de extensão, gerado na mesma época em que ocorreu a separação das placas tectônicas Africana e Arábica.

Planalto Setentrional

 Nessa porção do relevo africano, localiza-se o deserto do Saara, que ocupa um quarto do território continental. A noroeste dele está a cadeia do Atlas, que se estende desde o litoral do Marrocos até a Tunísia.

Planalto Centro-Meridional

 Esse planalto compreende o centro-oeste e o sul do continente e apresenta altitudes médias mais altas que as do planalto Setentrional, com exceção da Bacia do Rio Congo e do deserto do Kalahari, que constituem grandes depressões.

 


ATIVIDADES:

Elabore uma pergunta e responda a respeito da localização do continente africano.

Elabore uma pergunta e responda a respeito do relevo no continente africano.

Elabore uma pergunta e responda a respeito dos planaltos africano.

Elabore uma pergunta e responda a respeito da hidrografia do continente africano.


História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºC /8ºD

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 03 aulas

Semana de 09 de novembro a 12 de novembro

 

 

TEMA:   Independência das Américas.

 

HABILIDADES: (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.

 

Objetivos: Refletir acerca das independências das américas e dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nesse processo.

                                        

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

Atividade manuscrita.

Favor usar caneta azul ou preta.

 

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

 

 

Aula 1 Assista à videoaula no Centro de Mídias SP, através do link

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 >  e faça registro sobre  a aula em seu caderno.

 

Aula 2 e 3  – Tomando por base a aula assistida responda, usando caneta, às questões propostas:

1)    Qual o papel da colônia no Pacto Colonial?

2)    O que foi a Guerra de Independência do México?

3)    Qual foi o resultado da Revolução Haitiana?

4)    Quais foram os líderes do processo revolucionário do Haiti?

5)    Quem eram os Chapetones e Criollos?

6)    Quais foram os tratamentos impostos aos povos indígenas nas colônias espanholas?

7)    Quais foram a etapas que antecederam à Independência do Brasil?

8)     Quadro Independência ou Morte.

a)    Quem é o autor?

b)    Quando foi pintado?

c)    Em que museu o quadro está exposto?

d)    Em que esse quadro foi inspirado?

 

9)    O povo brasileiro participou da Independência do Brasil? Justifique.

10) Quando finalizou a guerra de Independência da Bahia?

 

 

Fonte: Centro de Mídias SP

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 >, acessado em 04/11/2020.

        

Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                            Data: 09/11/20 a 13/11/20

Turmas: 8º A, B, C, D

Tema: Profissões em inglês

 

1ª aula: Continuando a aula da semana passada sobre profissões. Leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno, pois faremos atividade nas próximas aulas.

 

Explicando a profissão

Com esses exemplos você vai aprender a explicar funções que você ou outras pessoas exercem no trabalho.

 

 

I take care of people. – Eu cuido das pessoas.

 

I give medication to people. – Eu dou remédio para as pessoas.

 

I work at the post office. – Eu trabalho em um correio.

 

He drives a bus. – Ele dirige um ônibus.

 

He fixes cars. – Ele conserta carros.

 

He sells things. – Ele vende coisas

 

2ª aula – Continuação:

 

 

He cuts hair. – Ele corta cabelos.

 

She works at the post office. – Ela trabalha no correio.

 

She types on the computer. – Ela digita no computador.

 

She works on the computer. – Ela trabalha no computador.

 

She makes phone calls. – Ela faz ligações telefônicas.

 

They protect people. – Eles protegem as pessoas.

 

They arrest criminals. – Eles prendem criminosos.

 

They control traffic. – Eles controlam o tráfego.

 

Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Língua portuguesa/Profº Renê

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 09/11/2020 A 12/11/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:   Gênero Textual: Dramático

Ø  Assunto abordado:  O que é Texto Dramático

 

Gênero Dramático

 O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.

Origem

Desde a Antiguidade o gênero dramático, originário na Grécia, eram textos teatrais encenados essencialmente como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.

Entre os principais autores do gênero dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406 a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.).

A encenação dos textos de gênero dramático tinha o objetivo de despertar emoções na plateia, fenômeno chamado de "catarse".

Principais Características

·         Encenação cênica (linguagem gestual e sonoplastia)

·         Presença de diálogos e monólogos

·         Predomínio do discurso em segunda pessoa (tu, vós)

Estrutura Dramática

Os autores desse tipo de texto são chamados de dramaturgos, que junto aos atores (que encenam o texto), são os emissores, e por sua vez, os receptores são o público.

Assim, os textos dramáticos, além de serem constituídos de personagens (protagonistas, secundárias ou figurantes), são compostos pelo espaço cênico (palco teatral e cenários) e o tempo.

Geralmente, os textos destinados ao teatro possuem uma estrutura interna básica, a saber:

·         Apresentação: faz-se a exposição tanto dos personagens quanto da ação a ser desenvolvida.

·         Conflito: o momento em que surge as peripécias da ação dramática.

·         Desenlace: Momento de conclusão, encerramento ou desfecho da ação dramática.

Além da estrutura interna inerente ao texto dramático, tem-se a estrutura externa do gênero dramático, tal qual os atos e cenas, de forma que o primeiro corresponde à mudança dos cenários necessários para a representação, enquanto o segundo, designa as mudanças (entrada ou saída) dos personagens. Observe que cada cena corresponde a uma unidade da ação dramática.

Exemplos de Textos Dramáticos

·         Tragédia: representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.

·         Comédia: representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia. São textos de caráter crítico, jocoso e satírico. A principal temática dos textos de comédia, envolvem ações cotidianas do qual fazem parte personagens humanos estereotipados.

·         Tragicomédia: união de elementos trágicos e cômicos na representação teatral.

·         Farsa: surgida por volta do século XIV, a farsa designa uma curta peça teatral de caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.

·         Auto: surgido na Idade Média, os autos são textos curtos de temática cômica, os quais são geralmente formados por um único ato.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/Profº Josivan

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 09/11 a 12/11.

Número de aulas para realização das atividades solicitadas:  4 aulas turma.

Estudos Intensivos/ Recuperação.

 

1 – TEMA:- Cumprimento da Circunferência

                  - Área do círculo

 

 

Competências e habilidades/Objetivos

 

Descrever os Estudos /Atividades Propostas

EF07MA30- Resolver e elaborar situações-problemas de cálculo de medidas do volume de bloco retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).

EF08MA19- Resolver e elaborar problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadrilátero, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terreno.

 

 

-Assistir os vídeos do centro de mídia

https://youtu.be/s6y0SSi9ixU    https://youtu.be/Tc9ag5BBAUs

 

 

- Após assistir o vídeo do CMSP, resolver as questões das páginas 29, 30 e 31 do caderno aprender sempre volume 3 matemática e os exercícios complementares abaixo.

 

 

 

                                         Exercícios complementares

1-    Em uma circunferência de raio igual a 5 cm, quanto corresponde o diâmetro?

2-    Calcule o comprimento da circunferência de uma praça circular que tem raio de 4 m.

3-    Calcule a área de uma piscina circular que tem um diâmetro de 12 m.

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO

                              OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp

Projeto de vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 4 (09.11 à 13.11)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos concluam a atividade 2- “A organização de uma rotina” da situação de aprendizagem 3 - ROTINA PRODUTIVA PARA UMA ORGANIZAÇÃO COMPLETA. Envie por e-mail para o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é importante para vocês?

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos entendam e faça ATIVIDADE 3 – CHECKLIST da situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a Atividade 1 - Um pouco da minha história da situação de aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão! Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a  Atividade 1 - “Como saber se consegui?” (p.32)  a situação de aprendizagem 3- PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO  do caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Foco; Persistência; Autoconfiança; Respeito; Assertividade;

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e inovação/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 09/11/2020 a 12/11/2020

TEMA :INTERNET SEGURA

Caderno do aluno volume 4

Página 221

8º ano: A, B e C

Para início de conversa :

Antes de vocês iniciarem seus registos vamos refletir sobre o tema :.

Quais os cuidados que vocês  tomam ao navegar em redes
sociais, sites e aplicativos !!!.

Vamos realizar algo diferente ok

Para aqueles alunos que estão nos grupos do Watts expressem suas reflexões irei acompanhar e fazer a mediação Ok !

Para aqueles que me encaminham as atividades por e-mail vamos fazer o mesmo Ok!

E para aqueles que retiram os roteiros na escola a mesma coisa , única  diferença que a devolutiva na semana subsequente juntamente com a atividade da semana Ok

Agora vamos realizar as atividades propostas no caderno do aluno !

 

ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É SEGURO?

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

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8ºAno D 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Atividade de Ação Expressiva I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas

artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana vocês irão fazer uma pesquisa e análise no caderno sobre as modalidades de pintura corporal e seus elementos constitutivos, das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas de diferentes épocas.

Algumas questões que vocês devem responder com a pesquisa:

1.Quais as características das pinturas corporais das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana?

2.Quais as funções da pintura corporal dentro das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana?

 3.Que tipo de tintas esses povos utilizam na pintura corporal?

4.Quais os significados das cores utilizadas na pintura corporal desses povos?

5.Quais ferramentas esses povos utilizam para realizar as pinturas corporais?

6.Quais são os efeitos obtidos com a aplicação dos elementos constitutivos da pintura corporal?

7.Quais relações esses povos estabelecem com as pinturas corporais?

8.São pinturas que possuem significados ou são decorativas?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 09/11 a 12/11

 

__

 

 

Ciências/Profº Ana Paula

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

Período: 09/11/2020 à 12/11/2020

 

 

Habilidades: Descrever e representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano com a utilização de modelos tridimensional.

 Pesquisar e responder as questões abaixo:

 

1-    Explique as quatro fases da lua?

 

 

2-    Pesquise e faça um resumo sobre :

 

a-    As características da Lua.

b-    Curiosidades sobre a Lua.

 

 

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 09 a 12/11/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

             EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        OS MALEFÍCIOS NA PRATICA EXCESSIVA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Aula I: Página 82/83 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 4. Leia e responda:

 

Estudante, até aqui você teve contato com os benefícios da prática de exercício físico por meio da ginástica de conscientização corporal.

 

  • Será que em algum momento praticar atividade física pode trazer malefícios para a saúde? Como isso pode ocorrer e quais são esses malefícios? Registre suas reflexões.
  • Como a prática do exercício físico pode ter efeitos negativos? Registre as causas?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 84 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 5 . Leia:

 

Na atividade anterior, sua turma apontou causas e efeitos negativos que a prática de exercício físico pode ocasionar. Entre as causas apontadas, pode ter aparecido a prática excessiva de exercício físico e o uso de medicamentos, como substâncias proibidas, com a finalidade de melhorar o desempenho. Neste momento, vamos falar um pouco mais sobre estas duas causas.

 

Texto – Prática excessiva de exercício físico

 

 A prática de exercícios físicos é muito importante para prevenir doenças, porém, quando ela ocorre em excesso, pode ter efeito contrário, causando sérios problemas à saúde. Muitas vezes a busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea, contribui para que algumas pessoas aumentem a frequência da prática de exercícios físicos. Este aumento pode se tornar uma doença chamada Vigorexia. A Vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico, é uma condição de saúde que pode ser entendida como uma preocupação exagerada com a forma física, especificamente relacionada a ter uma musculatura definida e hipertrofiada. A pessoa que tem vigorexia possui uma autoimagem distorcida, fazendo com que ela, mesmo que apresente uma musculatura forte e desenvolvida, acredite que é fraca e magra, sempre que se olha no espelho. Diante disso, para atingir seu objetivo, muitas vezes esta pessoa recorre a artifícios como o uso de anabolizantes esteroides, substâncias compostas por hormônios masculinos, como a testosterona, e outras drogas sintéticas, para ajudar a aumentar sua força física e seu desempenho esportivo.

 

O excesso de exercícios físicos pode ser percebido através dos seguintes sintomas:

• Tremores e movimentos involuntários nos músculos;

• Cansaço extremo;

• Perda de fôlego durante o treino;

• Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos.

 

Os principais riscos do excesso de exercícios físicos são:

• Tendinite;

 • Fraturas;

• Fascite plantar;

• Problemas para dormir;

• Diminuição da imunidade.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 8C, D 4ºBimestre SEMANA 09 a 12/11 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

África: localização, quadro natural e regionalização

RELEVO

Predominam na África terrenos pouco íngremes e altitudes inferiores a 1 000 metros. As planícies são encontradas nas faixas litorâneas ou ao longo das margens de rios, como o Congo, o Gâmbia e o Senegal.

Os planaltos antigos, bastante desgastados por agentes erosivos (vento, chuva etc.), dominam as paisagens naturais do continente. No entanto, algumas porções do território sofreram influência de processos tectônicos recentes — ligados principalmente a atividades vulcânicas —, que contribuíram para a formação de altas montanhas no extremo norte e na porção leste. O monte Quilimanjaro, cujo pico é o mais alto da África, com 5 895 metros de altitude, está localizado na porção leste do continente.

Planaltos africanos

 O relevo do continente africano está dividido em três porções principais: planalto Oriental, planalto Setentrional e planalto Centro-Meridional.



Planalto Oriental

Trata-se de uma região com montanhas de origem vulcânica de altitudes elevadas e depressões ou fossas tectônicas que deram origem a extensos lagos, como o Tanganica, o Vitória (formador do rio Nilo) e o Niassa. Um aspecto marcante nesse planalto é o grande vale do Rift africano (Rift Valley), um sistema de falhas geológicas que atravessa a África Oriental no sentido norte-sul, com milhares de quilômetros de extensão, gerado na mesma época em que ocorreu a separação das placas tectônicas Africana e Arábica.

Planalto Setentrional

 Nessa porção do relevo africano, localiza-se o deserto do Saara, que ocupa um quarto do território continental. A noroeste dele está a cadeia do Atlas, que se estende desde o litoral do Marrocos até a Tunísia.

Planalto Centro-Meridional

 Esse planalto compreende o centro-oeste e o sul do continente e apresenta altitudes médias mais altas que as do planalto Setentrional, com exceção da Bacia do Rio Congo e do deserto do Kalahari, que constituem grandes depressões.

 


ATIVIDADES:

Elabore uma pergunta e responda a respeito da localização do continente africano.

Elabore uma pergunta e responda a respeito do relevo no continente africano.

Elabore uma pergunta e responda a respeito dos planaltos africano.

Elabore uma pergunta e responda a respeito da hidrografia do continente africano.




História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºC /8ºD

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 03 aulas

Semana de 09 de novembro a 12 de novembro

 

 

TEMA:   Independência das Américas.

 

HABILIDADES: (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.

 

Objetivos: Refletir acerca das independências das américas e dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nesse processo.

                                        

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

Atividade manuscrita.

Favor usar caneta azul ou preta.

 

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

 

 

Aula 1 Assista à videoaula no Centro de Mídias SP, através do link

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 >  e faça registro sobre  a aula em seu caderno.

 

Aula 2 e 3  – Tomando por base a aula assistida responda, usando caneta, às questões propostas:

1)    Qual o papel da colônia no Pacto Colonial?

2)    O que foi a Guerra de Independência do México?

3)    Qual foi o resultado da Revolução Haitiana?

4)    Quais foram os líderes do processo revolucionário do Haiti?

5)    Quem eram os Chapetones e Criollos?

6)    Quais foram os tratamentos impostos aos povos indígenas nas colônias espanholas?

7)    Quais foram a etapas que antecederam à Independência do Brasil?

8)     Quadro Independência ou Morte.

a)    Quem é o autor?

b)    Quando foi pintado?

c)    Em que museu o quadro está exposto?

d)    Em que esse quadro foi inspirado?

 

9)    O povo brasileiro participou da Independência do Brasil? Justifique.

10) Quando finalizou a guerra de Independência da Bahia?

 

 

Fonte: Centro de Mídias SP

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 >, acessado em 04/11/2020.

Inglês/ProfºMônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                            Data: 09/11/20 a 13/11/20

Turmas: 8º A, B, C, D

Tema: Profissões em inglês

 

1ª aula: Continuando a aula da semana passada sobre profissões. Leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno, pois faremos atividade nas próximas aulas.

 

Explicando a profissão

Com esses exemplos você vai aprender a explicar funções que você ou outras pessoas exercem no trabalho.

 

 

I take care of people. – Eu cuido das pessoas.

 

I give medication to people. – Eu dou remédio para as pessoas.

 

I work at the post office. – Eu trabalho em um correio.

 

He drives a bus. – Ele dirige um ônibus.

 

He fixes cars. – Ele conserta carros.

 

He sells things. – Ele vende coisas

 

2ª aula – Continuação:

 

 

He cuts hair. – Ele corta cabelos.

 

She works at the post office. – Ela trabalha no correio.

 

She types on the computer. – Ela digita no computador.

 

She works on the computer. – Ela trabalha no computador.

 

She makes phone calls. – Ela faz ligações telefônicas.

 

They protect people. – Eles protegem as pessoas.

 

They arrest criminals. – Eles prendem criminosos.

 

They control traffic. – Eles controlam o tráfego.

 

Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Língua portuguesa/Profº Renê

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 09/11/2020 A 12/11/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:   Gênero Textual: Dramático

Ø  Assunto abordado:  O que é Texto Dramático

 

Gênero Dramático

 O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.

Origem

Desde a Antiguidade o gênero dramático, originário na Grécia, eram textos teatrais encenados essencialmente como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.

Entre os principais autores do gênero dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406 a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.).

A encenação dos textos de gênero dramático tinha o objetivo de despertar emoções na plateia, fenômeno chamado de "catarse".

Principais Características

·         Encenação cênica (linguagem gestual e sonoplastia)

·         Presença de diálogos e monólogos

·         Predomínio do discurso em segunda pessoa (tu, vós)

Estrutura Dramática

Os autores desse tipo de texto são chamados de dramaturgos, que junto aos atores (que encenam o texto), são os emissores, e por sua vez, os receptores são o público.

Assim, os textos dramáticos, além de serem constituídos de personagens (protagonistas, secundárias ou figurantes), são compostos pelo espaço cênico (palco teatral e cenários) e o tempo.

Geralmente, os textos destinados ao teatro possuem uma estrutura interna básica, a saber:

·         Apresentação: faz-se a exposição tanto dos personagens quanto da ação a ser desenvolvida.

·         Conflito: o momento em que surge as peripécias da ação dramática.

·         Desenlace: Momento de conclusão, encerramento ou desfecho da ação dramática.

Além da estrutura interna inerente ao texto dramático, tem-se a estrutura externa do gênero dramático, tal qual os atos e cenas, de forma que o primeiro corresponde à mudança dos cenários necessários para a representação, enquanto o segundo, designa as mudanças (entrada ou saída) dos personagens. Observe que cada cena corresponde a uma unidade da ação dramática.

Exemplos de Textos Dramáticos

·         Tragédia: representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.

·         Comédia: representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia. São textos de caráter crítico, jocoso e satírico. A principal temática dos textos de comédia, envolvem ações cotidianas do qual fazem parte personagens humanos estereotipados.

·         Tragicomédia: união de elementos trágicos e cômicos na representação teatral.

·         Farsa: surgida por volta do século XIV, a farsa designa uma curta peça teatral de caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.

·         Auto: surgido na Idade Média, os autos são textos curtos de temática cômica, os quais são geralmente formados por um único ato.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 8 º ANOS D

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADES PROPOSTA PARA O PERÍODO DE

09/11/2020  a  12/11/2020

4º Bimestre

terça-feira

quarta-feira

sexta-feira

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

 

 

 

 

 

 

Meus queridos espero que estejam bem a partir dessa semana vamos utilizar o Caderno Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok

Caderno Aprender Sempre volume 3 

Páginas 3 a 6

AULAS 1 E 2
CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DOS TRIÂNGULOS QUANTO ÀS MEDIDAS DOS
LADOS

Caso alguém tenha perdido a 1ªaula de recuperação do  Centro de Mídias disponibilizei o link basta clicar e não se esqueça tenha em mãos o material necessário para a aula OK!

                       27/10 - 8º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I

https://youtu.be/xrquMJbYYRM?list=PLSP3TdMpLABuEYTgckqsgSCvxLbGH54KS

 

Projeto de vida/Profº Rosiane

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

E.E. SALIM FARAH MALUF

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

               ANOS FINAIS

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.    PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.    TURMA

 

8° ANO - D

2.    DISCIPLINA:

Projeto de vida 8º ano D

3.    CONTEÚDOS:

Mão na massa.

4.    HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Responsabilidade e organização.

5.    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-    Diante dessa pandemia de que forma você pode agir para que as pessoas que você conhece sintam que pode contar com você?

2-    Quais estratégias você pode utilizar para que as pessoas possam contar com a sua ajuda neste momento?

3-    Você já parou para pensar nos seus colegas de classe? em que você pode ajudá-los caso estejam precisando?

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.

 

6.    RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno.

7.    AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

8.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

9.      PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

09/11/2020 a 12/11/2020

10.  PROFESSOR

 

Rosiane

11.  VALIDADO EM:

   09/11/2020

 

Tecnologia e inovação/Profº Denis

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

4º Bim semana 4 (09.11 à 13.11)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

Prezados alunos,

A proposta desta semana é realizar a ATIVIDADE 3 – DIGITAL TEM QUE SER SEM PRESSÃO!  responda as perguntas a seguir e envie para o e-mail do professor:

Quais desafios a navegação pela internet sem os devidos cuidados pode apresentar?

Você conhece alguém que já sofreu ameaça ou violência pelas redes sociais?

De que forma a exposição sem limites pode prejudicar algumas pessoas?

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

 

Habilidades envolvidas:

EF89TEC05 – Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas e analisar intencionalidades de seus usuários.

EF89TEC09 – Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e textos com senso estético e ético.

EF89TEC17- Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 






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