Atividade da semana de 09 a 12 de novembro 2020
Eletivas/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
OBS:
ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ DIA 17/11/2020
·
Atividade 1-Realizar a leitrura da reportagem;
·
Atividade 2- Descrever a sua opinião sobre o
retorno dos parques;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 17/11/2020
Eletivas/Profº Denis
Eletiva Grana no Bolso Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
4º Bim semana 4 (09.11 à 13.11) Denis
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
Você ao ouvir bolsa de valores o que passa por suas mentes? Imagino que seja uma bolsa cheia de dinheiro!
Ficou curioso para saber? veja essa matéria do blog da rico corretora que separei para vocês aprenderem mais sobre:
https://blog.rico.com.vc/bolsa-de-valores-o-que-e
Depois de ler essa matéria envie seus comentários no e-mail do professor sobre o que entendeu. Até a próxima.
Fonte: Bolg da Rico
Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Eletivas/Profº Lucilene
ELETIVA
E. E. SALIM FARAH
MALUF
SEMANA DE 09/11 À 12/11/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Eletiva (Alimentação Saudável)
Turma: 8ºD 02
aulas semanais (90 minutos)
Tema:
Dê à sua alimentação a importância que ela merece
Desenvolvimento:
Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente
Responda:
1) O que você sabe fazer?
2) Você sabe cozinhar? Gosta de elaborar preparações
culinárias? Justifique sua resposta.
Copie, leia e reflita
- Cozinhar é mais prazeroso quando se reconhece seu valor
para a saúde.
- Sempre que possível, cozinhe em companhia. O prazer compartilhado
é redobrado.
- Procure compartilhar também as atividades domésticas que
antecedem ou sucedem o consumo das refeições.
- Quanto maior a prática, menor será o tempo para preparar
os alimentos.
- Ao desenvolver ou aprimorar habilidades culinárias,
prefira preparações com alimentos in natura ou minimamente processados que
sejam práticas variadas, saborosas e baratas.
- Sal, óleos, gorduras e açúcar são produtos básicos para
temperar e cozinhar alimentos. A quantidade utilizada desses produtos interfere
na qualidade da alimentação. Esteja atento!
- Cozinhar é ter oportunidade de sentir sabores do passado,
e manter vivas as tradições e lembranças de família.
Agora faça o registro em seu caderno do que realmente
acontece no seu cotidiano a partir da sua reflexão. E registre três opções
saudáveis de preparo de café da manhã praticado por você e sua família.
Ao terminar enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
e se identifique corretamente, qualquer dúvida me mande um e-mail.
Eletivas/Profº Jobiane
Semana de 9/11/2020 a 12/11/2020
Matéria: Eletivas – Esporte e Lazer
Anos: 8° anos
Tema:
Violência contra as mulheres
Orientação da atividade:
Registrar as atividades no caderno e enviar sua reflexão sobre esse tema e
justificar qual é a importância de debater e se conscientizar sobre os atos de
violências praticados contra as mulheres.
TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDA
CONTRA A MULHER
A
violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com
diferentes
graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente,
mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é
a manifestação mais extrema.
– Violência de gênero
Violência
de gênero consiste em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause
morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no
âmbito público como no privado. A violência de gênero é uma manifestação de
relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a
subordinação não implica na ausência absoluta de poder.
– Violência intrafamiliar
Violência
intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade
física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de
outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum
membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental,
ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra. O
conceito de violência intrafamiliar não se refere apenas ao espaço físico onde
a violência ocorre, mas também às relações em que se constrói e efetua.
– Violência doméstica
A
violência doméstica distingue-se da violência intrafamiliar por incluir outros
membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico. Incluem-se
aí empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados. Acontece
dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da
família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico,
sexual e psicológico, a negligência e o abandono.
– Violência física
Ocorre
quando uma pessoa, que está em relação de poder em relação a outra, causa ou
tenta causar dano não acidental, por meio do uso da força física ou de algum
tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas.
Segundo concepções mais recentes, o castigo repetido, não severo, também se
considera violência física. Esta violência pode se manifestar de várias formas:
•
Tapas
•
Empurrões
•
Socos
•
Mordidas
•
Chutes
•
Queimaduras
•
Cortes
•
Estrangulamento
•
Lesões por armas ou objetos
•
Obrigar a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool,
drogas
ou outras substâncias, inclusive alimentos.
•
Tirar de casa à força
•
Amarrar
•
Arrastar
•
Arrancar a roupa
•
Abandonar em lugares desconhecidos
•
Danos à integridade corporal decorrentes de negligência (omissão de
cuidados
e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo,
doenças,
gravidez, alimentação, higiene, entre outros).
– Violência sexual
A
violência sexual compreende uma variedade de atos ou tentativas de relação
sexual sob coação ou fisicamente forçada, no casamento ou em outros
relacionamentos.
A
violência sexual é cometida na maioria das vezes por autores conhecidos das
mulheres envolvendo o vínculo conjugal (esposo e companheiro) no espaço
doméstico, o que contribui para sua invisibilidade. Esse tipo de violência
acontece nas várias classes sociais e nas diferentes culturas. Diversos atos
sexualmente violentos podem ocorrer em diferentes circunstâncias e cenários.
Dentre
eles podemos citar:
•
Estupro dentro do casamento ou namoro;
•
Estupro cometido por estranhos;
•
Investidas sexuais indesejadas ou assédio sexual, inclusive exigência de sexo
como pagamento de favores;
•
Abuso sexual de pessoas mental ou fisicamente incapazes;
•
Abuso sexual de crianças;
•
Casamento ou coabitação forçados, inclusive casamento de crianças;
•
Negação do direito de usar anticoncepcionais ou de adotar outras medidas de
proteção
contra doenças sexualmente transmitidas;
•
Aborto forçado;
•
Atos violentos contra a integridade sexual das mulheres,
inclusive
mutilação genital feminina e exames obrigatórios de virgindade;
•
Prostituição forçada e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual;
•
Estupro sistemático durante conflito armado.
– Violência psicológica
É
toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano á autoestima, à
identidade
ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui:
•
Insultos constantes
•
Humilhação
•
Desvalorização
•
Chantagem
•
Isolamento de amigos e familiares
•
Ridicularização
•
Rechaço
•
Manipulação afetiva
•
Exploração
•
Negligência (atos de omissão a cuidados e proteção contra agravos evitáveis
como
situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre
outros)
•
Ameaças
•
Privação arbitraria da liberdade (impedimento de trabalhar, estudar,
cuidar
da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar, etc.)
•
Confinamento doméstico
•
Criticas pelo desempenho sexual
•
Omissão de carinho
•
Negar atenção e supervisão
– Violência econômica ou financeira
São
todos os atos destrutivos ou omissões do(a) agressor(a) que afetam a saúde
emocional e a sobrevivência dos membros da família. Inclui:
•
Roubo
•
Destruição de bens pessoais (roupas, objetos, documentos, animais de estimação
e outros) ou de bens da sociedade conjugal (residência, móveis e utensílios
domésticos, terras e outros)
•
Recusa de pagar a pensão alimentícia ou de participar nos gastos básicos para a
sobrevivência do núcleo familiar
•
Uso dos recursos econômicos da pessoa idosa, tutelada ou incapaz, destituindo-a
de gerir seus próprios recursos e deixando-a sem provimentos e cuidados
– Violência institucional
Violência
institucional é aquela exercida nos/ pelos próprios serviços públicos, por ação
ou omissão. Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má
qualidade dos serviços. Abrange abusos cometidos em virtude das relações de
poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por
uma noção mais restrita de dano físico intencional. Esta violência poder ser
identificada de várias formas:
•
Peregrinação por diversos serviços até receber atendimento
•
Falta de escuta e tempo para a clientela
•
Frieza, rispidez, falta de atenção, negligência
•
Maus-tratos dos profissionais para com os usuários, motivados por
discriminação,
abrangendo questões de raça, idade, opção sexual, deficiência física, doença
mental
•
Violação dos direitos reprodutivos (discrição das mulheres em processo de
abortamento, aceleração do parto para liberar leitos, preconceitos acerca dos
papéis sexuais e em relação às mulheres soropositivas [HIV], quando estão
grávidas ou desejam engravidar)
•
Desqualificação do saber prático, da experiência de vida, diante do saber científico.
Referências bibliográficas
Ministério
da Saúde. Violência Intrafamiliar: orientações para a Prática em Serviço.
Brasília DF: Ministério da Saúde; 2002.
Rede
Feminista de Saúde. Dossiê Violência contra a Mulher.
http://www.redesaude.gov.br
(acessado em 26/Julho/2006).
WHO (World Health Organization).World
report on violence and health. GenevaGeneva: World Health Organization;
2002.
8ºAno A
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Atividade de Ação Expressiva I |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por
culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes
épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a
percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa semana vocês irão fazer uma
pesquisa e análise no caderno sobre as modalidades de pintura corporal e seus
elementos constitutivos, das culturas indígenas (brasileira e
latino-americana) e africanas de diferentes épocas. Algumas questões que vocês devem
responder com a pesquisa: 1.Quais as características das pinturas
corporais das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana? 2.Quais as funções da pintura corporal
dentro das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana? 3.Que tipo de tintas esses povos utilizam na
pintura corporal? 4.Quais os significados das cores
utilizadas na pintura corporal desses povos? 5.Quais ferramentas esses povos utilizam
para realizar as pinturas corporais? 6.Quais são os efeitos obtidos com a
aplicação dos elementos constitutivos da pintura corporal? 7.Quais relações esses povos estabelecem
com as pinturas corporais? 8.São pinturas que possuem significados
ou são decorativas?
|
|
||||
RECURSOS: Caderno para anotações e internet.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 09/11 a 12/11
__ |
|
|
Ciências/Profº Lucilene
CIÊNCIAS
FÍSICAS E BIOLÓGICAS
E.
E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
09/11 À 12/11/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 04 aulas
semanais (90 minutos)
Tema:
O estudo dos elétrons e onde habitam II
Desenvolvimento:
Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente
Pesquisar sobre os modelos atômicos de:
-- John Dalton;
-- Joseph John Thomson;
-- Ernest Rutherford;
-- Niels Henrik David Bohr;
-- Erwin Schrödinger e outros.
Fazer um resumo e me enviar, não esqueça de fazer a ilustração.
Qual é a relação que os elétrons têm a ver com a produção
dos tipos de energia existentes.
Ao terminar a atividade enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
no assunto deverá conter nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada no blog.
Qualquer dúvida é só me enviar um e-mail ou mandar uma
mensagem no WhatsApp da turma.
Lembre-se que nosso plantão é na quarta-feira da 8 as 8:50
horas da manhã.
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 09
a 12/11/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
OS MALEFÍCIOS NA
PRATICA EXCESSIVA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS |
|
Aula I: Página 82/83 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 4. Leia e responda: Estudante, até aqui você teve contato com os benefícios da prática de exercício físico por meio da ginástica de conscientização corporal.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 84 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 5 . Leia: Na atividade anterior, sua turma apontou causas e efeitos negativos que a prática de exercício físico pode ocasionar. Entre as causas apontadas, pode ter aparecido a prática excessiva de exercício físico e o uso de medicamentos, como substâncias proibidas, com a finalidade de melhorar o desempenho. Neste momento, vamos falar um pouco mais sobre estas duas causas. Texto –
Prática excessiva de exercício físico
A prática de exercícios físicos é muito importante para prevenir doenças, porém, quando ela ocorre em excesso, pode ter efeito contrário, causando sérios problemas à saúde. Muitas vezes a busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea, contribui para que algumas pessoas aumentem a frequência da prática de exercícios físicos. Este aumento pode se tornar uma doença chamada Vigorexia. A Vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico, é uma condição de saúde que pode ser entendida como uma preocupação exagerada com a forma física, especificamente relacionada a ter uma musculatura definida e hipertrofiada. A pessoa que tem vigorexia possui uma autoimagem distorcida, fazendo com que ela, mesmo que apresente uma musculatura forte e desenvolvida, acredite que é fraca e magra, sempre que se olha no espelho. Diante disso, para atingir seu objetivo, muitas vezes esta pessoa recorre a artifícios como o uso de anabolizantes esteroides, substâncias compostas por hormônios masculinos, como a testosterona, e outras drogas sintéticas, para ajudar a aumentar sua força física e seu desempenho esportivo. O excesso de exercícios físicos pode ser percebido através dos seguintes sintomas: • Tremores e movimentos involuntários nos músculos; • Cansaço extremo; • Perda de fôlego durante o treino; • Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos. Os principais riscos do excesso de exercícios físicos são: • Tendinite; • Fraturas; • Fascite plantar; • Problemas para dormir; • Diminuição da imunidade. Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode
ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome
completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
|
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 09 a 13 do 11 de 2020.
Série: 8º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 4º
Bimestre.
Atividade: Interdisciplinaridade Geografia / Matemática - Leitura; Pesquisa
e compreensão do texto.
Quantidade de
aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: 1
- Identificar, por meio de textos, mapas e/ou
iconografias, elementos representativos da herança pré-colombiana no Peru e no
México. 2 - Diferenciar correntes de povoamento,
relacionando-as com a formação sócio espacial.
GEOGRAFIA : Questões sobre Peru e México: a herança pré-colombiana /
Brasil e Argentina: as correntes de povoamento ( 2 / 2 ).
1 - Atividades
- com base nas leituras do texto responda:
A- Quais
foram os principais povos pré-colombianos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B- Qual um dos fatores
que tem dificultado o estudo mais detalhado desses povos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C- Onde e quando viveram
os Incas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D- O que podemos dizer
sobre a religião dos Incas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E- Qual era a capital do
Império Inca?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
F- Em quais regiões da
América viveram os Maias?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
G- Qual a desvantagem
para os Maias de não terem um império unificado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
H- O que podemos dizer
sobre a religião dos Maias?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
I- Quem foi o mais poderoso e
desenvolvido dos três principais povos da América pré-colombiana?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
J- Os Astecas eram um povo muito organizado.
Copie uma passagem do texto que comprove essa afirmação.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Com base na leitura e na
assistência a vídeo aula calcule a densidade demográfica:
POPULAÇÃO ÁREA RESULTADO
655.385 152581 = ___________
3037103 27768 = ___________
587311 142815 = ___________
3221939 1570746 =
___________
14080654 564693 = ___________
8185286 148826 = ___________
2455903
5802 = ___________
Assista a vídeo
aula de matemática para auxiliá-lo a calcular a densidade demográfica :
< https://youtu.be/v1uQjNH1dTk
>Acesso em 28/10/2020.
Esta atividade é, somente de leitura e
pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“SIGA EM FRENTE . . .
O ONTEM NÃO VOLTA . . .
O AMANHÁ NÃO ESPERA ” !
História/Profº Wilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºA
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 02 aulas
Semana de 09 de novembro a 12 de novembro
TEMA: Independência das Américas.
HABILIDADES:
(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países
latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Objetivos: Refletir acerca das independências das
américas e dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações
e influências nesse processo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou
preta.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou preta para eu
conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 – Assista à videoaula no
Centro de Mídias SP, através do link
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 > e
faça registro sobre a aula em seu
caderno.
Aula 2 – Tomando por base a aula assistida responda, usado
caneta, às questões propostas:
1)
Qual o papel
da colônia no Pacto Colonial?
2)
O que foi a
Guerra de Independência do México?
3)
Qual foi o
resultado da Revolução Haitiana?
4)
Quais foram os
líderes do processo revolucionário do Haiti?
5)
Quem eram os
Chapetones e Criollos?
6)
Quais foram os
tratamentos impostos aos povos indígenas nas colônias espanholas?
7)
Quais foram a etapas que antecederam à
Independência do Brasil?
8)
Quadro
Independência ou Morte.
a)
Quem é o autor?
b)
Quando foi pintado?
c)
Em que museu o quadro está exposto?
d)
Em que esse quadro foi inspirado?
9)
O povo brasileiro participou da Independência
do Brasil? Justifique.
10)
Quando finalizou a guerra de Independência da
Bahia?
Fonte: Centro de Mídias SP
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 >,
acessado em 04/11/2020.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim. Data: 09/11/20 a 13/11/20
Turmas: 8º
A, B, C, D
Tema: Profissões em inglês
Explicando
a profissão
Com esses
exemplos você vai aprender a explicar funções que você ou outras pessoas
exercem no trabalho.
I take
care of people. – Eu cuido das pessoas.
I give
medication to people. – Eu dou remédio para as pessoas.
I work at
the post office. – Eu trabalho em um correio.
He drives
a bus. – Ele dirige um ônibus.
He fixes
cars. – Ele conserta carros.
He sells
things. – Ele vende coisas
2ª aula – Continuação:
He cuts hair. – Ele corta
cabelos.
She works at the post
office. – Ela trabalha no correio.
She types on the computer.
– Ela digita no computador.
She works on the computer.
– Ela trabalha no computador.
She makes phone calls. –
Ela faz ligações telefônicas.
They protect people. – Eles protegem as pessoas.
They arrest criminals. – Eles prendem criminosos.
They control traffic. – Eles controlam o tráfego.
Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua portuguesa/Profº Renê
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 09/11/2020 A 12/11/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
4ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero
Textual: Dramático
Ø Assunto
abordado: O que é Texto Dramático
Gênero Dramático
O Gênero Dramático (ou Teatral) faz
parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No
entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos
literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a
palavra “drama” significa “ação”.
Origem
Desde a Antiguidade o gênero
dramático, originário na Grécia, eram textos teatrais encenados essencialmente
como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.
Entre os principais autores do gênero
dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406
a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.).
A encenação dos textos de gênero
dramático tinha o objetivo de despertar emoções na plateia, fenômeno chamado de
"catarse".
Principais
Características
·
Encenação cênica (linguagem gestual e
sonoplastia)
·
Presença de diálogos e monólogos
·
Predomínio do discurso em segunda pessoa
(tu, vós)
Estrutura Dramática
Os autores desse tipo de texto são
chamados de dramaturgos, que junto aos atores (que encenam o texto), são
os emissores, e por sua vez, os receptores são o público.
Assim, os textos dramáticos, além de
serem constituídos de personagens (protagonistas, secundárias ou
figurantes), são compostos pelo espaço cênico (palco teatral e cenários)
e o tempo.
Geralmente, os textos destinados ao
teatro possuem uma estrutura interna básica, a saber:
·
Apresentação:
faz-se a exposição tanto dos personagens quanto da ação a ser desenvolvida.
·
Conflito:
o momento em que surge as peripécias da ação dramática.
·
Desenlace:
Momento de conclusão, encerramento ou desfecho da ação dramática.
Além da estrutura interna inerente ao
texto dramático, tem-se a estrutura externa do gênero dramático, tal
qual os atos e cenas, de forma que o primeiro corresponde à
mudança dos cenários necessários para a representação, enquanto o segundo,
designa as mudanças (entrada ou saída) dos personagens. Observe que cada cena
corresponde a uma unidade da ação dramática.
Exemplos de Textos
Dramáticos
·
Tragédia:
representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os
temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem
parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.
·
Comédia:
representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia. São textos
de caráter crítico, jocoso e satírico. A principal temática dos textos de
comédia, envolvem ações cotidianas do qual fazem parte personagens humanos
estereotipados.
·
Tragicomédia:
união de elementos trágicos e cômicos na representação teatral.
·
Farsa:
surgida por volta do século XIV, a farsa designa uma curta peça teatral de
caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens
caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.
·
Auto:
surgido na Idade Média, os autos são textos curtos de temática cômica, os quais
são geralmente formados por um único ato.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 09/11 a
12/11.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 4 aulas turma.
Estudos Intensivos/ Recuperação.
1 – TEMA:- Cumprimento
da Circunferência
- Área do círculo
Competências e habilidades/Objetivos
Descrever os Estudos /Atividades Propostas
EF07MA30- Resolver e elaborar situações-problemas de
cálculo de medidas do volume de bloco retangulares, envolvendo as unidades
usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).
EF08MA19- Resolver e elaborar problema que envolvam
medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de
área (quadrilátero, triângulos e círculos), em situações como determinar medida
de terreno.
-Assistir
os vídeos do centro de mídia
https://youtu.be/s6y0SSi9ixU https://youtu.be/Tc9ag5BBAUs
-
Após assistir o vídeo do CMSP, resolver as questões das páginas 29, 30 e 31 do
caderno aprender sempre volume 3 matemática e os exercícios complementares
abaixo.
Exercícios complementares
1-
Em
uma circunferência de raio igual a 5 cm, quanto corresponde o diâmetro?
2-
Calcule
o comprimento da circunferência de uma praça circular que tem raio de 4 m.
3-
Calcule
a área de uma piscina circular que tem um diâmetro de 12 m.
-Entregar através do e-mail indicado no final,
Zap :943623531
·
RECURSOS
- blog - internet
- e-mail -
Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS
DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x
) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues
através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais
e entregue as mesma assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com
/whatsapp
Projeto de vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º Bimestre- Semana 4 (09.11 à 13.11)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos concluam a atividade 2- “A
organização de uma rotina” da situação de aprendizagem 3 - ROTINA PRODUTIVA PARA UMA ORGANIZAÇÃO COMPLETA. Envie por e-mail para
o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é
importante para vocês?
ü 8º Ano;
Prezados alunos entendam e faça ATIVIDADE 3 – CHECKLIST da
situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre,
depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos concluam a Atividade 1 - Um pouco da minha história da situação de
aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão!
Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o
professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos concluam a Atividade
1 - “Como saber se consegui?” (p.32) a situação de aprendizagem 3- PARA
ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO do
caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas
da atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização;
Foco; Persistência; Autoconfiança; Respeito; Assertividade;
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e inovação/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização das atividades 09/11/2020
a 12/11/2020
TEMA :INTERNET SEGURA
Caderno do aluno volume 4
Página 221
8º
ano: A, B e C
Para início de conversa :
Antes de vocês iniciarem seus registos vamos refletir sobre o
tema :.
Quais os cuidados que vocês
tomam ao navegar em redes
sociais, sites e aplicativos !!!.
Vamos realizar algo diferente ok
Para aqueles alunos que estão nos grupos do Watts expressem suas
reflexões irei acompanhar e fazer a mediação Ok !
Para aqueles que me encaminham as atividades por e-mail vamos
fazer o mesmo Ok!
E para aqueles que retiram os roteiros na escola a mesma coisa ,
única diferença que a devolutiva na
semana subsequente juntamente com a atividade da semana Ok
Agora vamos realizar as atividades propostas no caderno do aluno
!
ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É SEGURO?
Observação
para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora
Marcela por e-mail
-------------------------------------------------------------
8ºAno B
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Atividade de Ação Expressiva I |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por
culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes
épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a
percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa semana vocês irão fazer uma
pesquisa e análise no caderno sobre as modalidades de pintura corporal e seus
elementos constitutivos, das culturas indígenas (brasileira e
latino-americana) e africanas de diferentes épocas. Algumas questões que vocês devem
responder com a pesquisa: 1.Quais as características das pinturas
corporais das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana? 2.Quais as funções da pintura corporal
dentro das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana? 3.Que tipo de tintas esses povos utilizam na
pintura corporal? 4.Quais os significados das cores
utilizadas na pintura corporal desses povos? 5.Quais ferramentas esses povos utilizam
para realizar as pinturas corporais? 6.Quais são os efeitos obtidos com a
aplicação dos elementos constitutivos da pintura corporal? 7.Quais relações esses povos estabelecem
com as pinturas corporais? 8.São pinturas que possuem significados
ou são decorativas?
|
|
||||
RECURSOS: Caderno para anotações e internet.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 09/11 a 12/11
__ |
|
|
Ciências/Profº Lucilene
CIÊNCIAS
FÍSICAS E BIOLÓGICAS
E.
E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
09/11 À 12/11/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 04 aulas
semanais (90 minutos)
Tema:
O estudo dos elétrons e onde habitam II
Desenvolvimento:
Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente
Pesquisar sobre os modelos atômicos de:
-- John Dalton;
-- Joseph John Thomson;
-- Ernest Rutherford;
-- Niels Henrik David Bohr;
-- Erwin Schrödinger e outros.
Fazer um resumo e me enviar, não esqueça de fazer a ilustração.
Qual é a relação que os elétrons têm a ver com a produção
dos tipos de energia existentes.
Ao terminar a atividade enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
no assunto deverá conter nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada no blog.
Qualquer dúvida é só me enviar um e-mail ou mandar uma
mensagem no WhatsApp da turma.
Lembre-se que nosso plantão é na quarta-feira da 8 as 8:50
horas da manhã.
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 09
a 12/11/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
OS MALEFÍCIOS NA
PRATICA EXCESSIVA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS |
|
Aula I: Página 82/83 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 4. Leia e responda: Estudante, até aqui você teve contato com os benefícios da prática de exercício físico por meio da ginástica de conscientização corporal.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 84 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 5 . Leia: Na atividade anterior, sua turma apontou causas e efeitos negativos que a prática de exercício físico pode ocasionar. Entre as causas apontadas, pode ter aparecido a prática excessiva de exercício físico e o uso de medicamentos, como substâncias proibidas, com a finalidade de melhorar o desempenho. Neste momento, vamos falar um pouco mais sobre estas duas causas. Texto –
Prática excessiva de exercício físico
A prática de exercícios físicos é muito importante para prevenir doenças, porém, quando ela ocorre em excesso, pode ter efeito contrário, causando sérios problemas à saúde. Muitas vezes a busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea, contribui para que algumas pessoas aumentem a frequência da prática de exercícios físicos. Este aumento pode se tornar uma doença chamada Vigorexia. A Vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico, é uma condição de saúde que pode ser entendida como uma preocupação exagerada com a forma física, especificamente relacionada a ter uma musculatura definida e hipertrofiada. A pessoa que tem vigorexia possui uma autoimagem distorcida, fazendo com que ela, mesmo que apresente uma musculatura forte e desenvolvida, acredite que é fraca e magra, sempre que se olha no espelho. Diante disso, para atingir seu objetivo, muitas vezes esta pessoa recorre a artifícios como o uso de anabolizantes esteroides, substâncias compostas por hormônios masculinos, como a testosterona, e outras drogas sintéticas, para ajudar a aumentar sua força física e seu desempenho esportivo. O excesso de exercícios físicos pode ser percebido através dos seguintes sintomas: • Tremores e movimentos involuntários nos músculos; • Cansaço extremo; • Perda de fôlego durante o treino; • Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos. Os principais riscos do excesso de exercícios físicos são: • Tendinite; • Fraturas; • Fascite plantar; • Problemas para dormir; • Diminuição da imunidade. Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode
ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome
completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
|
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 09 a 13 do 11 de 2020.
Série: 8º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 4º
Bimestre.
Atividade: Interdisciplinaridade Geografia / Matemática - Leitura; Pesquisa
e compreensão do texto.
Quantidade de
aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: 1
- Identificar, por meio de textos, mapas e/ou
iconografias, elementos representativos da herança pré-colombiana no Peru e no
México. 2 - Diferenciar correntes de povoamento,
relacionando-as com a formação sócio espacial.
GEOGRAFIA : Questões sobre Peru e México: a herança pré-colombiana /
Brasil e Argentina: as correntes de povoamento ( 2 / 2 ).
1 - Atividades
- com base nas leituras do texto responda:
A- Quais
foram os principais povos pré-colombianos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B- Qual um dos fatores
que tem dificultado o estudo mais detalhado desses povos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C- Onde e quando viveram
os Incas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D- O que podemos dizer
sobre a religião dos Incas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E- Qual era a capital do
Império Inca?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
F- Em quais regiões da
América viveram os Maias?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
G- Qual a desvantagem
para os Maias de não terem um império unificado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
H- O que podemos dizer
sobre a religião dos Maias?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
I- Quem foi o mais poderoso e
desenvolvido dos três principais povos da América pré-colombiana?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
J- Os Astecas eram um povo muito organizado.
Copie uma passagem do texto que comprove essa afirmação.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Com base na leitura e na
assistência a vídeo aula calcule a densidade demográfica:
POPULAÇÃO ÁREA RESULTADO
655.385 152581 = ___________
3037103 27768 = ___________
587311 142815 = ___________
3221939 1570746 =
___________
14080654 564693 = ___________
8185286 148826 = ___________
2455903
5802 = ___________
Assista a vídeo
aula de matemática para auxiliá-lo a calcular a densidade demográfica :
< https://youtu.be/v1uQjNH1dTk
>Acesso em 28/10/2020.
Esta atividade é, somente de leitura e
pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“SIGA EM FRENTE . . .
O ONTEM NÃO VOLTA . . .
O AMANHÁ NÃO ESPERA ” !
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºB
Professor: Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 09 de novembro a 12 de novembro
TEMA: Independência das Américas.
HABILIDADES: (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Objetivos: Refletir acerca das independências das américas e dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nesse processo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou preta.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 – Assista à videoaula no Centro de Mídias SP, através do link < https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 > e faça registro sobre a aula em seu caderno.
Aula 2 a 4 – Tomando por base a aula assistida responda, usado caneta, às questões propostas:
1) Qual o papel da colônia no Pacto Colonial?
2) O que foi a Guerra de Independência do México?
3) Qual foi o resultado da Revolução Haitiana?
4) Quais foram os líderes do processo revolucionário do Haiti?
5) Quem eram os Chapetones e Criollos?
6) Quais foram os tratamentos impostos aos povos indígenas nas colônias espanholas?
7) Quais foram a etapas que antecederam à Independência do Brasil?
8) Quadro Independência ou Morte.
a) Quem é o autor?
b) Quando foi pintado?
c) Em que museu o quadro está exposto?
d) Em que esse quadro foi inspirado?
9) O povo brasileiro participou da Independência do Brasil? Justifique.
10) Quando finalizou a guerra de Independência da Bahia?
Fonte: Centro de Mídias SP < https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 >, acessado em 04/11/2020.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim. Data: 09/11/20 a 13/11/20
Turmas: 8º
A, B, C, D
Tema: Profissões em inglês
Explicando
a profissão
Com esses
exemplos você vai aprender a explicar funções que você ou outras pessoas
exercem no trabalho.
I take
care of people. – Eu cuido das pessoas.
I give
medication to people. – Eu dou remédio para as pessoas.
I work at
the post office. – Eu trabalho em um correio.
He drives
a bus. – Ele dirige um ônibus.
He fixes
cars. – Ele conserta carros.
He sells
things. – Ele vende coisas
2ª aula – Continuação:
He cuts hair. – Ele corta
cabelos.
She works at the post
office. – Ela trabalha no correio.
She types on the computer.
– Ela digita no computador.
She works on the computer.
– Ela trabalha no computador.
She makes phone calls. –
Ela faz ligações telefônicas.
They protect people. – Eles protegem as pessoas.
They arrest criminals. – Eles prendem criminosos.
They control traffic. – Eles controlam o tráfego.
Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua portuguesa/Profº Renê
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 09/11/2020 A 12/11/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
4ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero
Textual: Dramático
Ø Assunto
abordado: O que é Texto Dramático
Gênero Dramático
O Gênero Dramático (ou Teatral) faz
parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No
entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos
literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a
palavra “drama” significa “ação”.
Origem
Desde a Antiguidade o gênero
dramático, originário na Grécia, eram textos teatrais encenados essencialmente
como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.
Entre os principais autores do gênero
dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406
a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.).
A encenação dos textos de gênero
dramático tinha o objetivo de despertar emoções na plateia, fenômeno chamado de
"catarse".
Principais
Características
·
Encenação cênica (linguagem gestual e
sonoplastia)
·
Presença de diálogos e monólogos
·
Predomínio do discurso em segunda pessoa
(tu, vós)
Estrutura Dramática
Os autores desse tipo de texto são
chamados de dramaturgos, que junto aos atores (que encenam o texto), são
os emissores, e por sua vez, os receptores são o público.
Assim, os textos dramáticos, além de
serem constituídos de personagens (protagonistas, secundárias ou
figurantes), são compostos pelo espaço cênico (palco teatral e cenários)
e o tempo.
Geralmente, os textos destinados ao
teatro possuem uma estrutura interna básica, a saber:
·
Apresentação:
faz-se a exposição tanto dos personagens quanto da ação a ser desenvolvida.
·
Conflito:
o momento em que surge as peripécias da ação dramática.
·
Desenlace:
Momento de conclusão, encerramento ou desfecho da ação dramática.
Além da estrutura interna inerente ao
texto dramático, tem-se a estrutura externa do gênero dramático, tal
qual os atos e cenas, de forma que o primeiro corresponde à
mudança dos cenários necessários para a representação, enquanto o segundo,
designa as mudanças (entrada ou saída) dos personagens. Observe que cada cena
corresponde a uma unidade da ação dramática.
Exemplos de Textos
Dramáticos
·
Tragédia:
representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os
temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem
parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.
·
Comédia:
representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia. São textos
de caráter crítico, jocoso e satírico. A principal temática dos textos de
comédia, envolvem ações cotidianas do qual fazem parte personagens humanos
estereotipados.
·
Tragicomédia:
união de elementos trágicos e cômicos na representação teatral.
·
Farsa:
surgida por volta do século XIV, a farsa designa uma curta peça teatral de
caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens
caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.
·
Auto:
surgido na Idade Média, os autos são textos curtos de temática cômica, os quais
são geralmente formados por um único ato.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 09/11 a
12/11.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 4 aulas turma.
Estudos Intensivos/ Recuperação.
1 – TEMA:- Cumprimento
da Circunferência
- Área do círculo
Competências e habilidades/Objetivos
Descrever os Estudos /Atividades Propostas
EF07MA30- Resolver e elaborar situações-problemas de
cálculo de medidas do volume de bloco retangulares, envolvendo as unidades
usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).
EF08MA19- Resolver e elaborar problema que envolvam
medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de
área (quadrilátero, triângulos e círculos), em situações como determinar medida
de terreno.
-Assistir
os vídeos do centro de mídia
https://youtu.be/s6y0SSi9ixU https://youtu.be/Tc9ag5BBAUs
-
Após assistir o vídeo do CMSP, resolver as questões das páginas 29, 30 e 31 do
caderno aprender sempre volume 3 matemática e os exercícios complementares
abaixo.
Exercícios complementares
1-
Em
uma circunferência de raio igual a 5 cm, quanto corresponde o diâmetro?
2-
Calcule
o comprimento da circunferência de uma praça circular que tem raio de 4 m.
3-
Calcule
a área de uma piscina circular que tem um diâmetro de 12 m.
-Entregar através do e-mail indicado no final,
Zap :943623531
·
RECURSOS
- blog - internet
- e-mail -
Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS
DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x
) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues
através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais
e entregue as mesma assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com
/whatsapp
Projeto de vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º Bimestre- Semana 4 (09.11 à 13.11)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos concluam a atividade 2- “A
organização de uma rotina” da situação de aprendizagem 3 - ROTINA PRODUTIVA PARA UMA ORGANIZAÇÃO COMPLETA. Envie por e-mail para
o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é
importante para vocês?
ü 8º Ano;
Prezados alunos entendam e faça ATIVIDADE 3 – CHECKLIST da
situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre,
depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos concluam a Atividade 1 - Um pouco da minha história da situação de
aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão!
Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o
professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos concluam a Atividade
1 - “Como saber se consegui?” (p.32) a situação de aprendizagem 3- PARA
ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO do
caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas
da atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização;
Foco; Persistência; Autoconfiança; Respeito; Assertividade;
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e inovação/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização das atividades 09/11/2020
a 12/11/2020
TEMA :INTERNET SEGURA
Caderno do aluno volume 4
Página 221
8º
ano: A, B e C
Para início de conversa :
Antes de vocês iniciarem seus registos vamos refletir sobre o
tema :.
Quais os cuidados que vocês
tomam ao navegar em redes
sociais, sites e aplicativos !!!.
Vamos realizar algo diferente ok
Para aqueles alunos que estão nos grupos do Watts expressem suas
reflexões irei acompanhar e fazer a mediação Ok !
Para aqueles que me encaminham as atividades por e-mail vamos
fazer o mesmo Ok!
E para aqueles que retiram os roteiros na escola a mesma coisa ,
única diferença que a devolutiva na
semana subsequente juntamente com a atividade da semana Ok
Agora vamos realizar as atividades propostas no caderno do aluno
!
ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É SEGURO?
Observação
para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora
Marcela por e-mail
-------------------------------------------------------------
8ºAno C
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Atividade de Ação Expressiva I |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por
culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes
épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a
percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa semana vocês irão fazer uma
pesquisa e análise no caderno sobre as modalidades de pintura corporal e seus
elementos constitutivos, das culturas indígenas (brasileira e
latino-americana) e africanas de diferentes épocas. Algumas questões que vocês devem
responder com a pesquisa: 1.Quais as características das pinturas
corporais das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana? 2.Quais as funções da pintura corporal
dentro das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana? 3.Que tipo de tintas esses povos utilizam na
pintura corporal? 4.Quais os significados das cores
utilizadas na pintura corporal desses povos? 5.Quais ferramentas esses povos utilizam
para realizar as pinturas corporais? 6.Quais são os efeitos obtidos com a
aplicação dos elementos constitutivos da pintura corporal? 7.Quais relações esses povos estabelecem
com as pinturas corporais? 8.São pinturas que possuem significados
ou são decorativas?
|
|
||||
RECURSOS: Caderno para anotações e internet.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 09/11 a 12/11
__ |
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 8º C
e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 09/11/2020
à 12/11/2020
Habilidades: Descrever
e representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel
da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência
das estações do ano com a utilização de modelos tridimensional.
Pesquisar e responder as questões abaixo:
1-
Explique as quatro fases da lua?
2-
Pesquise e faça um resumo sobre :
a-
As características da Lua.
b-
Curiosidades sobre a Lua.
Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 09
a 12/11/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
OS MALEFÍCIOS NA
PRATICA EXCESSIVA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS |
|
Aula I: Página 82/83 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 4. Leia e responda: Estudante, até aqui você teve contato com os benefícios da prática de exercício físico por meio da ginástica de conscientização corporal.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 84 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 5 . Leia: Na atividade anterior, sua turma apontou causas e efeitos negativos que a prática de exercício físico pode ocasionar. Entre as causas apontadas, pode ter aparecido a prática excessiva de exercício físico e o uso de medicamentos, como substâncias proibidas, com a finalidade de melhorar o desempenho. Neste momento, vamos falar um pouco mais sobre estas duas causas. Texto –
Prática excessiva de exercício físico
A prática de exercícios físicos é muito importante para prevenir doenças, porém, quando ela ocorre em excesso, pode ter efeito contrário, causando sérios problemas à saúde. Muitas vezes a busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea, contribui para que algumas pessoas aumentem a frequência da prática de exercícios físicos. Este aumento pode se tornar uma doença chamada Vigorexia. A Vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico, é uma condição de saúde que pode ser entendida como uma preocupação exagerada com a forma física, especificamente relacionada a ter uma musculatura definida e hipertrofiada. A pessoa que tem vigorexia possui uma autoimagem distorcida, fazendo com que ela, mesmo que apresente uma musculatura forte e desenvolvida, acredite que é fraca e magra, sempre que se olha no espelho. Diante disso, para atingir seu objetivo, muitas vezes esta pessoa recorre a artifícios como o uso de anabolizantes esteroides, substâncias compostas por hormônios masculinos, como a testosterona, e outras drogas sintéticas, para ajudar a aumentar sua força física e seu desempenho esportivo. O excesso de exercícios físicos pode ser percebido através dos seguintes sintomas: • Tremores e movimentos involuntários nos músculos; • Cansaço extremo; • Perda de fôlego durante o treino; • Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos. Os principais riscos do excesso de exercícios físicos são: • Tendinite; • Fraturas; • Fascite plantar; • Problemas para dormir; • Diminuição da imunidade. Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode
ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome
completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
|
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 8C, D 4ºBimestre
SEMANA 09 a 12/11 PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br
(manda aqui suas atividades para correção).
África: localização,
quadro natural e regionalização
RELEVO
Predominam na África terrenos
pouco íngremes e altitudes inferiores a 1 000 metros. As planícies são
encontradas nas faixas litorâneas ou ao longo das margens de rios, como o
Congo, o Gâmbia e o Senegal.
Os planaltos antigos, bastante
desgastados por agentes erosivos (vento, chuva etc.), dominam as paisagens
naturais do continente. No entanto, algumas porções do território sofreram
influência de processos tectônicos recentes — ligados principalmente a
atividades vulcânicas —, que contribuíram para a formação de altas montanhas no
extremo norte e na porção leste. O monte Quilimanjaro, cujo pico é o mais alto
da África, com 5 895 metros de altitude, está localizado na porção leste do
continente.
Planaltos
africanos
O relevo do continente africano está dividido
em três porções principais: planalto Oriental, planalto Setentrional e planalto
Centro-Meridional.
Planalto
Oriental
Trata-se de uma região com
montanhas de origem vulcânica de altitudes elevadas e depressões ou fossas
tectônicas que deram origem a extensos lagos, como o Tanganica, o Vitória
(formador do rio Nilo) e o Niassa. Um aspecto marcante nesse planalto é o
grande vale do Rift africano (Rift Valley), um sistema de falhas geológicas que
atravessa a África Oriental no sentido norte-sul, com milhares de quilômetros
de extensão, gerado na mesma época em que ocorreu a separação das placas
tectônicas Africana e Arábica.
Planalto
Setentrional
Nessa porção do relevo africano, localiza-se o
deserto do Saara, que ocupa um quarto do território continental. A noroeste
dele está a cadeia do Atlas, que se estende desde o litoral do Marrocos até a
Tunísia.
Planalto
Centro-Meridional
Esse planalto compreende o centro-oeste e o
sul do continente e apresenta altitudes médias mais altas que as do planalto
Setentrional, com exceção da Bacia do Rio Congo e do deserto do Kalahari, que
constituem grandes depressões.
ATIVIDADES:
Elabore uma pergunta e responda a respeito da localização
do continente africano.
Elabore uma pergunta e responda a respeito do relevo
no continente africano.
Elabore uma pergunta e responda a respeito dos planaltos
africano.
Elabore uma pergunta e responda a respeito da hidrografia
do continente africano.
História/Profº Wilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºC /8ºD
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 03 aulas
Semana de 09 de novembro a 12 de novembro
TEMA: Independência das Américas.
HABILIDADES:
(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países
latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Objetivos: Refletir acerca das independências das
américas e dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações
e influências nesse processo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou
preta.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou preta para eu
conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 – Assista à videoaula no
Centro de Mídias SP, através do link
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 > e
faça registro sobre a aula em seu
caderno.
Aula 2 e 3 – Tomando por base a aula assistida responda, usando
caneta, às questões propostas:
1)
Qual o papel
da colônia no Pacto Colonial?
2)
O que foi a
Guerra de Independência do México?
3)
Qual foi o
resultado da Revolução Haitiana?
4)
Quais foram os
líderes do processo revolucionário do Haiti?
5)
Quem eram os
Chapetones e Criollos?
6)
Quais foram os
tratamentos impostos aos povos indígenas nas colônias espanholas?
7)
Quais foram a etapas que antecederam à
Independência do Brasil?
8)
Quadro
Independência ou Morte.
a)
Quem é o autor?
b)
Quando foi pintado?
c)
Em que museu o quadro está exposto?
d)
Em que esse quadro foi inspirado?
9)
O povo brasileiro participou da Independência
do Brasil? Justifique.
10)
Quando finalizou a guerra de Independência da
Bahia?
Fonte: Centro de Mídias SP
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 >, acessado em 04/11/2020.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim. Data: 09/11/20 a 13/11/20
Turmas: 8º
A, B, C, D
Tema: Profissões em inglês
Explicando
a profissão
Com esses
exemplos você vai aprender a explicar funções que você ou outras pessoas
exercem no trabalho.
I take
care of people. – Eu cuido das pessoas.
I give
medication to people. – Eu dou remédio para as pessoas.
I work at
the post office. – Eu trabalho em um correio.
He drives
a bus. – Ele dirige um ônibus.
He fixes
cars. – Ele conserta carros.
He sells
things. – Ele vende coisas
2ª aula – Continuação:
He cuts hair. – Ele corta
cabelos.
She works at the post
office. – Ela trabalha no correio.
She types on the computer.
– Ela digita no computador.
She works on the computer.
– Ela trabalha no computador.
She makes phone calls. –
Ela faz ligações telefônicas.
They protect people. – Eles protegem as pessoas.
They arrest criminals. – Eles prendem criminosos.
They control traffic. – Eles controlam o tráfego.
Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua portuguesa/Profº Renê
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 09/11/2020 A 12/11/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
4ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero
Textual: Dramático
Ø Assunto
abordado: O que é Texto Dramático
Gênero Dramático
O Gênero Dramático (ou Teatral) faz
parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No
entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos
literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a
palavra “drama” significa “ação”.
Origem
Desde a Antiguidade o gênero
dramático, originário na Grécia, eram textos teatrais encenados essencialmente
como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.
Entre os principais autores do gênero
dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406
a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.).
A encenação dos textos de gênero
dramático tinha o objetivo de despertar emoções na plateia, fenômeno chamado de
"catarse".
Principais
Características
·
Encenação cênica (linguagem gestual e
sonoplastia)
·
Presença de diálogos e monólogos
·
Predomínio do discurso em segunda pessoa
(tu, vós)
Estrutura Dramática
Os autores desse tipo de texto são
chamados de dramaturgos, que junto aos atores (que encenam o texto), são
os emissores, e por sua vez, os receptores são o público.
Assim, os textos dramáticos, além de
serem constituídos de personagens (protagonistas, secundárias ou
figurantes), são compostos pelo espaço cênico (palco teatral e cenários)
e o tempo.
Geralmente, os textos destinados ao
teatro possuem uma estrutura interna básica, a saber:
·
Apresentação:
faz-se a exposição tanto dos personagens quanto da ação a ser desenvolvida.
·
Conflito:
o momento em que surge as peripécias da ação dramática.
·
Desenlace:
Momento de conclusão, encerramento ou desfecho da ação dramática.
Além da estrutura interna inerente ao
texto dramático, tem-se a estrutura externa do gênero dramático, tal
qual os atos e cenas, de forma que o primeiro corresponde à
mudança dos cenários necessários para a representação, enquanto o segundo,
designa as mudanças (entrada ou saída) dos personagens. Observe que cada cena
corresponde a uma unidade da ação dramática.
Exemplos de Textos
Dramáticos
·
Tragédia:
representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os
temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem
parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.
·
Comédia:
representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia. São textos
de caráter crítico, jocoso e satírico. A principal temática dos textos de
comédia, envolvem ações cotidianas do qual fazem parte personagens humanos
estereotipados.
·
Tragicomédia:
união de elementos trágicos e cômicos na representação teatral.
·
Farsa:
surgida por volta do século XIV, a farsa designa uma curta peça teatral de
caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens
caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.
·
Auto:
surgido na Idade Média, os autos são textos curtos de temática cômica, os quais
são geralmente formados por um único ato.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 09/11 a
12/11.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 4 aulas turma.
Estudos Intensivos/ Recuperação.
1 – TEMA:- Cumprimento
da Circunferência
- Área do círculo
Competências e habilidades/Objetivos
Descrever os Estudos /Atividades Propostas
EF07MA30- Resolver e elaborar situações-problemas de
cálculo de medidas do volume de bloco retangulares, envolvendo as unidades
usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).
EF08MA19- Resolver e elaborar problema que envolvam
medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de
área (quadrilátero, triângulos e círculos), em situações como determinar medida
de terreno.
-Assistir
os vídeos do centro de mídia
https://youtu.be/s6y0SSi9ixU https://youtu.be/Tc9ag5BBAUs
-
Após assistir o vídeo do CMSP, resolver as questões das páginas 29, 30 e 31 do
caderno aprender sempre volume 3 matemática e os exercícios complementares
abaixo.
Exercícios complementares
1-
Em
uma circunferência de raio igual a 5 cm, quanto corresponde o diâmetro?
2-
Calcule
o comprimento da circunferência de uma praça circular que tem raio de 4 m.
3-
Calcule
a área de uma piscina circular que tem um diâmetro de 12 m.
-Entregar através do e-mail indicado no final,
Zap :943623531
·
RECURSOS
- blog - internet
- e-mail -
Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS
DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x
) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues
através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais
e entregue as mesma assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com
/whatsapp
Projeto de vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º Bimestre- Semana 4 (09.11 à 13.11)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos concluam a atividade 2- “A
organização de uma rotina” da situação de aprendizagem 3 - ROTINA PRODUTIVA PARA UMA ORGANIZAÇÃO COMPLETA. Envie por e-mail para
o professor uma reflexão sobre a organização de uma rotina por que ela é
importante para vocês?
ü 8º Ano;
Prezados alunos entendam e faça ATIVIDADE 3 – CHECKLIST da
situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre,
depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos concluam a Atividade 1 - Um pouco da minha história da situação de
aprendizagem 2- Eu tenho um sonho...Eu tenho uma visão!
Minha vida após o 9º Ano do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o
professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos concluam a Atividade
1 - “Como saber se consegui?” (p.32) a situação de aprendizagem 3- PARA
ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO do
caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas
da atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização;
Foco; Persistência; Autoconfiança; Respeito; Assertividade;
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e inovação/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização das atividades 09/11/2020
a 12/11/2020
TEMA :INTERNET SEGURA
Caderno do aluno volume 4
Página 221
8º
ano: A, B e C
Para início de conversa :
Antes de vocês iniciarem seus registos vamos refletir sobre o
tema :.
Quais os cuidados que vocês
tomam ao navegar em redes
sociais, sites e aplicativos !!!.
Vamos realizar algo diferente ok
Para aqueles alunos que estão nos grupos do Watts expressem suas
reflexões irei acompanhar e fazer a mediação Ok !
Para aqueles que me encaminham as atividades por e-mail vamos
fazer o mesmo Ok!
E para aqueles que retiram os roteiros na escola a mesma coisa ,
única diferença que a devolutiva na
semana subsequente juntamente com a atividade da semana Ok
Agora vamos realizar as atividades propostas no caderno do aluno
!
ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É SEGURO?
Observação
para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora
Marcela por e-mail
-------------------------------------------------------------
8ºAno D
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Atividade de Ação Expressiva I |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por
culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes
épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a
percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa semana vocês irão fazer uma
pesquisa e análise no caderno sobre as modalidades de pintura corporal e seus
elementos constitutivos, das culturas indígenas (brasileira e
latino-americana) e africanas de diferentes épocas. Algumas questões que vocês devem
responder com a pesquisa: 1.Quais as características das pinturas
corporais das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana? 2.Quais as funções da pintura corporal
dentro das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africana? 3.Que tipo de tintas esses povos utilizam na
pintura corporal? 4.Quais os significados das cores
utilizadas na pintura corporal desses povos? 5.Quais ferramentas esses povos utilizam
para realizar as pinturas corporais? 6.Quais são os efeitos obtidos com a
aplicação dos elementos constitutivos da pintura corporal? 7.Quais relações esses povos estabelecem
com as pinturas corporais? 8.São pinturas que possuem significados
ou são decorativas?
|
|
||||
RECURSOS: Caderno para anotações e internet.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 09/11 a 12/11
__ |
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 8º C
e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 09/11/2020
à 12/11/2020
Habilidades: Descrever
e representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel
da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência
das estações do ano com a utilização de modelos tridimensional.
Pesquisar e responder as questões abaixo:
1-
Explique as quatro fases da lua?
2-
Pesquise e faça um resumo sobre :
a-
As características da Lua.
b-
Curiosidades sobre a Lua.
Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 09
a 12/11/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
OS MALEFÍCIOS NA
PRATICA EXCESSIVA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS |
|
Aula I: Página 82/83 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 4. Leia e responda: Estudante, até aqui você teve contato com os benefícios da prática de exercício físico por meio da ginástica de conscientização corporal.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 84 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 5 . Leia: Na atividade anterior, sua turma apontou causas e efeitos negativos que a prática de exercício físico pode ocasionar. Entre as causas apontadas, pode ter aparecido a prática excessiva de exercício físico e o uso de medicamentos, como substâncias proibidas, com a finalidade de melhorar o desempenho. Neste momento, vamos falar um pouco mais sobre estas duas causas. Texto –
Prática excessiva de exercício físico
A prática de exercícios físicos é muito importante para prevenir doenças, porém, quando ela ocorre em excesso, pode ter efeito contrário, causando sérios problemas à saúde. Muitas vezes a busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea, contribui para que algumas pessoas aumentem a frequência da prática de exercícios físicos. Este aumento pode se tornar uma doença chamada Vigorexia. A Vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico, é uma condição de saúde que pode ser entendida como uma preocupação exagerada com a forma física, especificamente relacionada a ter uma musculatura definida e hipertrofiada. A pessoa que tem vigorexia possui uma autoimagem distorcida, fazendo com que ela, mesmo que apresente uma musculatura forte e desenvolvida, acredite que é fraca e magra, sempre que se olha no espelho. Diante disso, para atingir seu objetivo, muitas vezes esta pessoa recorre a artifícios como o uso de anabolizantes esteroides, substâncias compostas por hormônios masculinos, como a testosterona, e outras drogas sintéticas, para ajudar a aumentar sua força física e seu desempenho esportivo. O excesso de exercícios físicos pode ser percebido através dos seguintes sintomas: • Tremores e movimentos involuntários nos músculos; • Cansaço extremo; • Perda de fôlego durante o treino; • Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos. Os principais riscos do excesso de exercícios físicos são: • Tendinite; • Fraturas; • Fascite plantar; • Problemas para dormir; • Diminuição da imunidade. Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode
ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome
completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
|
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 8C, D 4ºBimestre SEMANA 09 a 12/11 PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
África: localização, quadro natural e regionalização
RELEVO
Predominam na África terrenos pouco íngremes e altitudes inferiores a 1 000 metros. As planícies são encontradas nas faixas litorâneas ou ao longo das margens de rios, como o Congo, o Gâmbia e o Senegal.
Os planaltos antigos, bastante desgastados por agentes erosivos (vento, chuva etc.), dominam as paisagens naturais do continente. No entanto, algumas porções do território sofreram influência de processos tectônicos recentes — ligados principalmente a atividades vulcânicas —, que contribuíram para a formação de altas montanhas no extremo norte e na porção leste. O monte Quilimanjaro, cujo pico é o mais alto da África, com 5 895 metros de altitude, está localizado na porção leste do continente.
Planaltos africanos
O relevo do continente africano está dividido em três porções principais: planalto Oriental, planalto Setentrional e planalto Centro-Meridional.
Planalto Oriental
Trata-se de uma região com montanhas de origem vulcânica de altitudes elevadas e depressões ou fossas tectônicas que deram origem a extensos lagos, como o Tanganica, o Vitória (formador do rio Nilo) e o Niassa. Um aspecto marcante nesse planalto é o grande vale do Rift africano (Rift Valley), um sistema de falhas geológicas que atravessa a África Oriental no sentido norte-sul, com milhares de quilômetros de extensão, gerado na mesma época em que ocorreu a separação das placas tectônicas Africana e Arábica.
Planalto Setentrional
Nessa porção do relevo africano, localiza-se o deserto do Saara, que ocupa um quarto do território continental. A noroeste dele está a cadeia do Atlas, que se estende desde o litoral do Marrocos até a Tunísia.
Planalto Centro-Meridional
Esse planalto compreende o centro-oeste e o sul do continente e apresenta altitudes médias mais altas que as do planalto Setentrional, com exceção da Bacia do Rio Congo e do deserto do Kalahari, que constituem grandes depressões.
ATIVIDADES:
Elabore uma pergunta e responda a respeito da localização do continente africano.
Elabore uma pergunta e responda a respeito do relevo no continente africano.
Elabore uma pergunta e responda a respeito dos planaltos africano.
Elabore uma pergunta e responda a respeito da hidrografia do continente africano.
História/Profº Wilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºC /8ºD
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 03 aulas
Semana de 09 de novembro a 12 de novembro
TEMA: Independência das Américas.
HABILIDADES:
(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países
latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Objetivos: Refletir acerca das independências das
américas e dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações
e influências nesse processo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou
preta.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou preta para eu
conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 – Assista à videoaula no
Centro de Mídias SP, através do link
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 > e
faça registro sobre a aula em seu
caderno.
Aula 2 e 3 – Tomando por base a aula assistida responda, usando
caneta, às questões propostas:
1)
Qual o papel
da colônia no Pacto Colonial?
2)
O que foi a
Guerra de Independência do México?
3)
Qual foi o
resultado da Revolução Haitiana?
4)
Quais foram os
líderes do processo revolucionário do Haiti?
5)
Quem eram os
Chapetones e Criollos?
6)
Quais foram os
tratamentos impostos aos povos indígenas nas colônias espanholas?
7)
Quais foram a etapas que antecederam à
Independência do Brasil?
8)
Quadro
Independência ou Morte.
a)
Quem é o autor?
b)
Quando foi pintado?
c)
Em que museu o quadro está exposto?
d)
Em que esse quadro foi inspirado?
9)
O povo brasileiro participou da Independência
do Brasil? Justifique.
10)
Quando finalizou a guerra de Independência da
Bahia?
Fonte: Centro de Mídias SP
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5071&id=389 >, acessado em 04/11/2020.
Inglês/ProfºMônica
Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim. Data: 09/11/20 a 13/11/20
Turmas: 8º
A, B, C, D
Tema: Profissões em inglês
Explicando
a profissão
Com esses
exemplos você vai aprender a explicar funções que você ou outras pessoas
exercem no trabalho.
I take
care of people. – Eu cuido das pessoas.
I give
medication to people. – Eu dou remédio para as pessoas.
I work at
the post office. – Eu trabalho em um correio.
He drives
a bus. – Ele dirige um ônibus.
He fixes
cars. – Ele conserta carros.
He sells
things. – Ele vende coisas
2ª aula – Continuação:
He cuts hair. – Ele corta
cabelos.
She works at the post
office. – Ela trabalha no correio.
She types on the computer.
– Ela digita no computador.
She works on the computer.
– Ela trabalha no computador.
She makes phone calls. –
Ela faz ligações telefônicas.
They protect people. – Eles protegem as pessoas.
They arrest criminals. – Eles prendem criminosos.
They control traffic. – Eles controlam o tráfego.
Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua portuguesa/Profº Renê
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 09/11/2020 A 12/11/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
4ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero
Textual: Dramático
Ø Assunto
abordado: O que é Texto Dramático
Gênero Dramático
O Gênero Dramático (ou Teatral) faz
parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No
entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos
literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a
palavra “drama” significa “ação”.
Origem
Desde a Antiguidade o gênero
dramático, originário na Grécia, eram textos teatrais encenados essencialmente
como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.
Entre os principais autores do gênero
dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406
a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.).
A encenação dos textos de gênero
dramático tinha o objetivo de despertar emoções na plateia, fenômeno chamado de
"catarse".
Principais
Características
·
Encenação cênica (linguagem gestual e
sonoplastia)
·
Presença de diálogos e monólogos
·
Predomínio do discurso em segunda pessoa
(tu, vós)
Estrutura Dramática
Os autores desse tipo de texto são
chamados de dramaturgos, que junto aos atores (que encenam o texto), são
os emissores, e por sua vez, os receptores são o público.
Assim, os textos dramáticos, além de
serem constituídos de personagens (protagonistas, secundárias ou
figurantes), são compostos pelo espaço cênico (palco teatral e cenários)
e o tempo.
Geralmente, os textos destinados ao
teatro possuem uma estrutura interna básica, a saber:
·
Apresentação:
faz-se a exposição tanto dos personagens quanto da ação a ser desenvolvida.
·
Conflito:
o momento em que surge as peripécias da ação dramática.
·
Desenlace:
Momento de conclusão, encerramento ou desfecho da ação dramática.
Além da estrutura interna inerente ao
texto dramático, tem-se a estrutura externa do gênero dramático, tal
qual os atos e cenas, de forma que o primeiro corresponde à
mudança dos cenários necessários para a representação, enquanto o segundo,
designa as mudanças (entrada ou saída) dos personagens. Observe que cada cena
corresponde a uma unidade da ação dramática.
Exemplos de Textos
Dramáticos
·
Tragédia:
representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os
temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem
parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.
·
Comédia:
representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia. São textos
de caráter crítico, jocoso e satírico. A principal temática dos textos de
comédia, envolvem ações cotidianas do qual fazem parte personagens humanos
estereotipados.
·
Tragicomédia:
união de elementos trágicos e cômicos na representação teatral.
·
Farsa:
surgida por volta do século XIV, a farsa designa uma curta peça teatral de
caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens
caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.
·
Auto:
surgido na Idade Média, os autos são textos curtos de temática cômica, os quais
são geralmente formados por um único ato.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 8 º ANOS D
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES PROPOSTA PARA O PERÍODO DE
09/11/2020 a 12/11/2020
4º Bimestre
terça-feira |
quarta-feira |
sexta-feira |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
Meus
queridos espero que estejam bem a partir dessa semana vamos utilizar o Caderno
Aprender Sempre ,mas para que a recuperação de fato ocorra precisamos melhorar
nossa comunicação, pois a interação é de extrema necessidade, portanto vou
disponibilizar um link para que eu possa dar as comandas das atividades ok
Caderno Aprender Sempre volume 3
Páginas 3 a 6
AULAS 1 E 2
CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA
DOS TRIÂNGULOS QUANTO ÀS MEDIDAS DOS
LADOS
Caso alguém tenha perdido a 1ªaula de recuperação do Centro de Mídias disponibilizei o link basta
clicar e não se esqueça tenha em mãos o material necessário para a aula OK!
27/10 - 8º ano EF - Matemática - Recuperação:
Parte I
https://youtu.be/xrquMJbYYRM?list=PLSP3TdMpLABuEYTgckqsgSCvxLbGH54KS
Projeto de vida/Profº Rosiane
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1. PROFESSOR Rosiane
Ap. Dias Quintão |
2.
TURMA
8° ANO - D |
|||
2. DISCIPLINA: Projeto
de vida 8º ano D |
||||
3.
CONTEÚDOS:
Mão na massa. |
||||
4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Responsabilidade e
organização. |
||||
5. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: 1-
Diante dessa pandemia de que forma você pode agir para
que as pessoas que você conhece sintam que pode contar com você? 2-
Quais estratégias você pode utilizar para que as pessoas
possam contar com a sua ajuda neste momento? 3-
Você já parou para pensar nos seus colegas de classe? em
que você pode ajudá-los caso estejam precisando? OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.
|
||||
6. RECURSOS UTILIZADOS: Os
alunos iram utilizar o caderno. |
||||
7. AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro
escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou
via whatsapp.
|
||||
8.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
9.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO 09/11/2020 a 12/11/2020 |
10.
PROFESSOR
Rosiane |
11. VALIDADO EM: 09/11/2020 |
|
Tecnologia e inovação/Profº Denis
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf Séries:
8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
4º Bim semana 4 (09.11 à 13.11)
Atenção fique
atenta as séries que se destinam essa atividade
Prezados alunos,
A proposta desta semana é realizar a ATIVIDADE 3 – DIGITAL TEM QUE SER SEM PRESSÃO! responda as perguntas a seguir e envie para o
e-mail do professor:
Quais
desafios a navegação pela internet sem os devidos cuidados pode apresentar?
Você
conhece alguém que já sofreu ameaça ou violência pelas redes sociais?
De que forma a exposição sem limites pode prejudicar
algumas pessoas?
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e
9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas:
EF89TEC05 –
Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas
e analisar intencionalidades de seus usuários.
EF89TEC09 –
Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e
textos com senso estético e ético.
EF89TEC17-
Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais
envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Nenhum comentário:
Postar um comentário