Atividade da semana de 09 a 12 de novembro 2020
3º TA /Noturno
Arte/ProfºJorge
E. E.
Salim Farah Maluf
Professor:
Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE
3ºTA, 3ºTB
Duas
aulas de 45 minutos cada.
CONTEÚDO:
Abstracionismo
1ª e 2ª aula
Assista aos vídeos nos links:
https://www.youtube.com/watch?v=x6Z7RgN9RmA
https://www.youtube.com/watch?v=OwHvlnQtjnI
Responda: Após
assistir aos vídeos o que mudou em sua opinião sobre o Abstracionismo? Por que?
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com
Atividade do período 09/11/2020 a 12/11/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3º
Termo A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia.
|
Habilidades: Ler e interpretar
imagens relativas à evolução dos hominídeos • Identificar e
explicar aspectos da interação entre os mecanismos biológicos e culturais na
evolução humana • Identificar as
principais etapas da evolução humana com base em textos ou na análise de
árvores filogenéticas • Estabelecer relações de parentesco em
árvores filogenéticas de hominídeos
|
Atividade: Elabore um resumo
sobre os principais tópicos da Evolução Biológica e cultural do ser humano. |
Tempo
para realização:
Uma semana. De 09/11 até 13/11 (Duas
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Atividade
Pesquisar
sobre:
Origem
e evolução da vida – Evolução biológica e cultural
A origem do ser humano e a evolução cultural
• A
árvore filogenética dos hominídeos
•
Evolução do ser humano – desenvolvimento da inteligência, da linguagem e da
capacidade de aprendizagem
• A transformação do ambiente pelo ser humano
e a adaptação de espécies animais e vegetais a seus interesses
Vídeos complementares:
A evolução do homem
https://www.youtube.com/watch?v=2iV2HlnWVr8
Discovery
Channel e a Evolução Humana.
https://www.youtube.com/watch?v=bCdMGS4jJd4
7 espécies
de seres humanos que já existiram
https://www.youtube.com/watch?v=jJA7naWfXmU
Filogenia
https://www.youtube.com/watch?v=N1yas3w5SGM
Enviar
o resumo para o e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Atendimento aos alunos
pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
3TA, TB
Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade
Semana de 09 a 12 de novembro
· O que é felicidade para você? Elabore uma redação
· Elabore um breve resumo
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Entregar até 01 de dezembro
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Com base na pesquisar sobre o Presidente Ernesto Geisel; responda as seguintes perguntas
1) Explique com suas palavras, como foi a gestão desse presidente?Justifique!
2) Quais foram os pontos positivos durante o Mandato?Justifique!
3) Cite as obras ou benefícios que este presidente deixou para o povo brasileiro?Explique!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Física/ProfºMarcela
Física: 3 º termo A
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para
o período de 09/11/2020 a 12/11/2020
Horário e dia para
esclarecer Dúvidas
segundas feiras
(19:00h as 20:30h)
Por e-mail e Watts
2º BIMESTRE
Leia o
texto abaixo e responda ao que se pede.
Tempestade
solar
Onda de plasma solar deverá
atingir a Terra nesta semana
Fenômeno não traz malefícios para a saúde, mas altera o campo magnético
da
Terra e atrapalha comunicações
O Centro de Prognósticos Climatológicos Espaciais (SWPC)
anunciou nesta segunda-feira (5) que uma nova onda de plasma solar de grandes
proporções está a caminho da Terra em
consequência de uma tempestade solar. Ela deverá chegar ao planeta na quarta ou
na quinta-feira.
Diferentemente das tempestades anteriores, desta vez
o fenômeno foi classificado como de classe X1.1, ou seja,
trata-se de uma das mais poderosas erupções solares. fenômeno aconteceu à 1h13 desta segunda-feira
Mesmo não oferecendo danos para a saúde, o
fenômeno alterará o campo magnético da Terra. Quando as partículas se chocarem
com a atmosfera terrestre, os sistemas de comunicação em geral deverão ser
afetados. Além disso, aviões comerciais poderão ter de mudar suas rotas em
regiões próximas aos polos. Auroras boreais também poderão ser vistas em grande
parte do hemisfério norte. Provocada por uma
erupção na superfície do Sol, as tempestades solares carregam partículas de
plasma solar através dos ventos solares por todo o universo. A cada 10 ou 11
anos, o Sol passa por ciclos de intensa atividade, gerando tempestades e
intensas ejeções de massa coronal. De acordo com os especialistas, esta
temporada é a maior desde 2005.
O núcleo escuro de uma mancha solar,
com diâmetro igual ao da terra; manchas
como essas podem gerar tempestades
solares de grandes proporções
por Anderson Estevan national Geographic Brasil, 6
mar. 2012. disponível em<http://viajeaqui.abril.com.br/materias/noticias-sol-tempestade>.
acesso em: 14 nov. 2014.
1)
Quais seriam as consequências das tempestades solares aqui na
Terra?
2)
Qual a origem das tempestades solares?
3)
O que pode ser feito na Terra para minimizar os efeitos dessas
tempestades?
Química/ProfºEdjane
Professora Edjane –
Química
09 a 12/11/2020
Turmas: 3 termos A, B
e C
Cadeias carbônicas (apenas para conteúdo – NÃO ENTREGAR NADA)
As cadeias carbônicas representam a estrutura dos compostos
orgânicos.
Elas recebem esse nome porque se formam a partir da ligação
dos átomos de carbono.
Há diversos tipos de cadeia e sua classificação é feita
conforme a posição dos átomos de carbono, a ligação entre si, a ligação entre
os átomos de hidrogênio ou outros compostos.
Classificação
Os critérios para classificar as cadeias carbônicas são:
a) Fechamento
ou não da cadeia;
b) Tipos
de átomos, com a presença ou não de heteroátomos (átomos que não são de carbono
ou hidrogênio);
c) Organização
dos átomos da cadeia;
d) Ligações
estabelecidas entre os átomos;
e) Elas
podem ser abertas, fechadas ou mistas:
1. Cadeias abertas
Também são chamadas de acíclicas e alifáticas. Nesse tipo de
cadeia, os átomos de carbono se ligam e deixam as extremidades livres.
Cadeias abertas
normais, retas ou lineares:
Nas cadeias abertas lineares não são formadas ramificações.
Cadeias abertas
ramificadas:
As cadeias abertas ramificadas apresentam ramificações.
Cadeias abertas
homogêneas:
As cadeias homogêneas têm somente um átomo de carbono.
Elas não apresentam heteroátomo, ou seja, nenhum outro átomo
que não seja carbono ou hidrogênio na cadeia.
Cadeias abertas
heterogêneas:
As cadeias heterogêneas apresentam pelo menos um átomo que
não seja o carbono ou hidrogênio ao longo da cadeia.
Cadeias abertas
saturadas:
Em cadeias saturadas os átomos de carbono se ligam entre si
por uma ligação simples. O carbono dessa cadeia é denominado saturado.
ou
Cadeias abertas
insaturadas:
São as cadeias que têm pelo menos dois átomos de carbono
unidos por uma dupla a uma tripla ligação. Nessa ligação, o carbono é
denominado insaturado.
ou
2. Cadeias fechadas
As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam
um ciclo.
Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem
alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas
saturadas ou insaturadas.
Cadeias fechadas
aromáticas:
As cadeias fechadas aromáticas são classificadas em:
Mononucleares: quando possuem apenas um anel aromático, como
o benzeno.
Polinucleares: quando possuem mais de um anel aromático,
como o naftaleno.
Cadeias fechadas
alicíclicas:
As cadeias fechadas alicíclicas não exibem anéis aromáticos.
Estão divididas em saturadas e insaturadas.
As cadeias fechadas alicíclicas insaturadas são divididas
em:
Homogêneas: O
anel dessas cadeias é formado somente por átomos de carbono.
Heterogêneas: São
cadeias que apresentam um heteroátomo.
Cadeias fechadas
saturadas:
Em uma cadeia saturada todos os átomos de carbono
estabelecem somente ligações simples.
Cadeias fechadas
insaturadas:
Na cadeia insaturada existem ligações duplas entre os
átomos.
3. Cadeias Mistas
Nas cadeias mistas, os carbonos se ligam entre si e, como
ocorre com as fechadas, também formam um ciclo na cadeia.
Material de apoio para atividade da
próxima semana
Geografia/ProfºRicardo
Lê o texto e responder as questões.
Tipos de clima
O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática. Assim, dependendo da região do mundo e dos fatores que a influenciam, a atmosfera terá características totalmente diferentes.
Atualmente, existem diferentes classificações climáticas que definem o clima de acordo com os seus principais elementos: radiação, temperatura, pressão atmosférica, umidade etc. Uma das classificações mais utilizadas é a do geográfo alemão Wladimir Petter Kópen, proposta em 1900 e aperfeiçoada por outros geográfos a partir de então. Essa classificação volta-se, principalmente, para a temperatura e a umidade de cada tipo de clima. De acordo com essa classificação, o planeta possui vários tipos e subtipos de clima, a saber:
Clima Equatorial: Presente nas zonas tropicais (Amazônia, África e Indonésia), próximas à Linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais em torno de 25°C, pequena amplitude térmica (diferença entre a maior temperatura registrada e a menor) e muita umidade, com médias pluviométricas superiores a 2.000 milímetros por ano.
Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno). A quantidade de umidade varia conforme a sua localização. Regiões tropicais próximas ao litoral, que são influenciadas pela maritimidade, são mais úmidas do que as regiões localizadas no interior do continente, que são influenciadas pela continentalidade. Assim, as médias de pluviosidade variam entre 1.000 e 2.000 por ano e dependem da região em que se encontram. Em virtude dessa variação de umidade, o clima tropical pode ser dividido em: Clima tropical úmido ou litorâneo e Clima tropical continental ou clima tropical típico. As áreas mais elevadas do clima tropical apresentam temperaturas mais amenas em razão da variação de altitude, o que configura o clima tropical de altitude.
Por possuir um clima tropical, o Brasil é um destino muito atrativo para turistas que querem aproveitar belas praias
Por possuir um clima tropical, o Brasil é um destino muito atrativo para turistas que querem aproveitar belas praias
Clima Temperado: Presente em áreas de médias altitudes, é o único tipo de clima que possui as quatro estações bem definidas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Possui temperaturas mais amenas, com médias anuais que variam em torno de 8ºC e 15ºC, e umidade que varia de acordo com a sua localização (quanto mais próximo ao litoral, mais úmido). Esse tipo de clima é dividido em: 1) Clima temperado oceânico - É um clima mais úmido e que apresenta invernos menos rigorosos em virtude da influência da umidade oceânica. Como a água demora mais tempo para se resfriar, ela mantém a temperatura atmosférica por mais tempo, diminuindo, assim, a amplitude térmica entre o verão e o inverno. 2) Clima temperado continental - como não é influenciado pela umidade oceânica, é mais seco e apresenta invernos mais rigorosos.
Subtropical: Presente em áreas de transição entre o clima tropical e o clima temperado. Apresenta temperaturas mais amenas e grande amplitude térmica anual, com temperaturas negativas no inverno e acima dos 30ºC no verão. As estações do ano, apesar de não serem tão bem definidas como as do clima temperado, já começam a se delinear. As chuvas são bem destribuídas durante o ano e apresentam maior ocorrência durante o verão.
Mediterrâneo: Ocorre, principalmente, nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. Aprensenta duas estações bem definidas: verão (quente e seco) e inverno (chuvoso e menos quente). As médias de temperatura assemelham-se muito às do clima tropical, mas a quantidade de chuvas é ligeiramente menor no clima mediterrâneo.
Frio (subpolar): Presente nas regiões temperadas mais próximas aos polos e apresenta duas estações bem definidas: Verão fresco, com temperaturas em torno de 10º C, e inverno bastante rigoroso, com temperaturas negativas. O índice pluviomético varia entre 100 e 1000 milímetros, sendo comum a precipitação em forma de flocos de neve durante o inverno.
Frio de Montanha: Ocorre em regiões com grandes cadeias de montanhas, como os Andes, Himalaia, as Montanhas Rochosas e os Alpes. Caracteriza-se pelas baixas altitudes, com uma grande variação de temperatura conforme a altitude (quanto maior a altitude, menor a temperatura), e a presença de neves eternas (que nunca derretem).
Polar ou Glacial: Ocorre nas zonas polares ou em latitudes muito elevadas, próximas aos polos norte e sul. Apresenta temperaturas baixas durante o ano todo, com médias anuais próximas a -30º C, uma grande variação na duração do dia e da noite e baixa umidade, com um índice pluviométrico de menos de 200 milímetros anuais.
Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e a presença de neve durante o ano todo
Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e a presença de neve durante o ano todo
Desértico: Presente tanto em regiões temperadas quanto em regiões tropicais (norte da África, Oriente Médio, oeste dos Estados Unidos, norte do México, litoral do Chile e do Peru, Austrália e noroeste da Índia), geralmente em regiões de depressões. Apresenta uma grande amplitude térmica durante o dia (com temperaturas próximas aos 50ºC durante o dia e temperaturas negativas durante a noite), baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e índices pluviométricos inferiores a 250 mm por ano.
Semiárido: Localiza-se nas bordas dos desertos da América do Norte, América do Sul, Austrália, África e na região Nordeste do Brasil, que, embora não esteja próxima a um deserto, também possui esse tipo de clima em virtude da baixa umidade existente na região. O semiárido caracteriza-se pela presença de altas temperaturas, com médias anuais em torno de 27º C, baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e médias pluviométricas que variam em torno de 300 a 800 milímetros por ano.
Questões
1 Quais são os fatores que influência o clima?
2 Quais as características do clima equatorial?
3 Faça uma relação do clima equatorial com a vegetação tropical.
4 Quais as características do clima tropical?
5 Quais tipos de clima ocorre com o clima temperado.
6 Quais as características do clima polar?
História/ProfºSilvio
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
A atividade dessa semana é a mesma da anterior. Os alunos que já realizaram não precisam fazer novamente. Isso está acontecendo para dar outra oportunidade aos alunos que ainda não fizeram.
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.
AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial
DURAÇÃO: 02 AULAS
SEMANA: de 00 a 12 de novembro
SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL
RESPONDA
1. Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais fatores desencadearam o conflito
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que foi o fascismo e nazismo
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais blocos se formaram durante a guerra
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais as consequências da guerra
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A ROSA DE HIROSHIMA
Rio de Janeiro, 1954
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
VINICIUS DE MORAES
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 12 e 13/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
|
CONTEÚDOS: Adjetivos - adjectives Os adjetivos (adjectives)
são palavras que caracterizam, modificam os substantivos (seres, animais,
objetos, etc). Essa caracterização pode expressar qualidade,
defeito, estado ou condição. Também são invariáveis (não mudam) relativamente ao gênero (masculino e feminino) e
número (singular e plural). Ou seja, um mesmo adjetivo é utilizado para
caracterizar um substantivo no masculino, no feminino, no singular e no
plural. I have a new life. (Tenho uma vida nova.) John has a new car. (John tem um carro novo.) They have two new cars. (Eles têm dois carros novos.)
Diferentemente do que acontece no português, na
língua inglesa os adjetivos geralmente aparecem antes do
substantivo principal. Kamilla and Daniel
are excellent students. (Kamilla e Daniel são excelentes
alunos.) Peter got a new phone as a birthday gift. (Rafael ganhou um telefone novo de
presente de aniversário.) Rafaela took nice pictures at the party. (Rafaela tirou fotos legais na festa.)
Matéria completa
sobre os adjetivos em inglês em: https://www.todamateria.com.br/adjetivos-em-ingles-adjectives/
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1) Leia a explicação e responda:
a) O que são os adjetivos?
b) Os adjetivos podem mudar para masculino,
feminino ou plural? Por quê?
c) Geralmente, qual a posição dos adjetivos em
Inglês?
2). Escolha a resposta (adejetivo) correto
do parêntese: a) Please use a (tall/blue
) pen to write down the answers. b) I live in a (large/largely) flat. c) The teacher told the children a (funnily/funny) story. d) This is a (use/useful) exercise. e) I am (happy/happiness) to
see my friends. 3) Encontre 10 adjetivos no texto abaixo e grife-os. Dinosaurs
Dinosaurs were large animals that lived a very
long time ago. No one has ever seen a dinosaur, but people have found very
old bones and have put them together to make a skeleton. There were different
types of dinosaur: very tall ones which ate leaves from trees, small ones
with wings that could fly, and those with very sharp teeth, which ate other
animals. We don't know what colour they were, but we think they were brown.
If we saw a dinosaur today we would probably feel frightened because they
were so big and they could run fast too. Dinosaurs died out, but we don't
really know why.
4) Crie uma frase
com um adjetivo.
|
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua portuguesa/ProfºThiago
Reportagem publicada pelo UOL Economia no mês passado apresenta uma pesquisa realizada pelo Datafolha em que se perguntava aos entrevistados qual o fator mais importante para se conquistar uma vida melhor. A amostragem reflete toda a população do Brasil, com baixa margem de erro. Os resultados da pesquisa revelaram que, em primeiro lugar, os brasileiros consideram necessária a fé religiosa. De acordo com a pesquisa, as pessoas consideram a fé mais importante do que o estudo ou o trabalho, por exemplo, para melhorar de vida. Leia o texto do UOL que se transcreve abaixo, preste atenção nos percentuais e redija uma dissertação argumentativa apresentando sua opinião sobre a questão formulada na pesquisa: para você, dos itens mencionados, qual é o mais importante para melhorar de vida? Por quê? Apresente suas razões para justificar o seu ponto de vista.
Pessoas valorizam fé, em vez de estudo e trabalho, para melhorar de vida
A fé religiosa é o aspecto mais importante para melhorar de vida para 28% dos brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada pela ONG Oxfam Brasil. Esse percentual supera até mesmo aqueles que consideram os estudos (21%), o trabalho (11%) e ganhar mais dinheiro (8%) como o mais importante para ter uma vida melhor.
Ter acesso à saúde foi citado como o mais importante para a melhoria de vida de 19% dos entrevistados na pesquisa da Oxfam, ocupando a terceira posição.
Outros itens apontados na pesquisa como prioritários para a melhoria de vida foram: ter acesso à aposentadoria (6%), apoio financeiro da família (5%) e cultura e lazer (2%).
Veja abaixo o que os brasileiros consideram mais importante para melhorar de vida, segundo a Oxfam:
- Fé religiosa: 28%
- Estudar: 21%
- Ter acesso a atendimento de saúde: 19%
- Crescer no trabalho: 11%
- Ganhar mais dinheiro: 8%
- Ter acesso à aposentadoria: 6%
- Apoio financeiro da família: 5%
- Cultura e lazer: 2%
Pesquisa ouviu 2.086 pessoas em todo o país. A Oxfam encomendou a pesquisa ao Instituto Datafolha, que entrevistou pessoalmente 2.086 pessoas em 130 cidades de todos os estados brasileiros. As entrevistas foram feitas entre os dias 12 e 18 de fevereiro. A margem de erro para a amostragem geral é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Por ser uma pesquisa amostral realizada em locais de grande circulação de pessoas, o Datafolha definiu uma amostra que busca refletir o perfil da sociedade brasileira conforme o último Censo, informou a Oxfam.
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC
ATIVIDADE , 4º BIMESTRE de 09/11/2020 à 12/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
Essa semana o aluno deverá acompanhar as tele aulas pelo centro de mídias no aplicativo, não sendo possível acompanhar pelo facebook ou youtube ou ainda por canal de TV aberta.
Poderá ainda colocar as atividades de outros bimestres em dia, acessando as mesmas pelo blog da escola com link abaixo.
https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
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3º TB /Noturno
Arte/ProfºJorge
E. E.
Salim Farah Maluf
Professor:
Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE
3ºTA, 3ºTB
Duas
aulas de 45 minutos cada.
CONTEÚDO:
Abstracionismo
1ª e 2ª aula
Assista aos vídeos nos links:
https://www.youtube.com/watch?v=x6Z7RgN9RmA
https://www.youtube.com/watch?v=OwHvlnQtjnI
Responda: Após
assistir aos vídeos o que mudou em sua opinião sobre o Abstracionismo? Por que?
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com
Atividade do período 09/11/2020 a 12/11/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3º
Termo A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia.
|
Habilidades: Ler e interpretar
imagens relativas à evolução dos hominídeos • Identificar e
explicar aspectos da interação entre os mecanismos biológicos e culturais na
evolução humana • Identificar as
principais etapas da evolução humana com base em textos ou na análise de
árvores filogenéticas • Estabelecer relações de parentesco em
árvores filogenéticas de hominídeos
|
Atividade: Elabore um resumo
sobre os principais tópicos da Evolução Biológica e cultural do ser humano. |
Tempo
para realização:
Uma semana. De 09/11 até 13/11 (Duas
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Atividade
Pesquisar
sobre:
Origem
e evolução da vida – Evolução biológica e cultural
A origem do ser humano e a evolução cultural
• A
árvore filogenética dos hominídeos
•
Evolução do ser humano – desenvolvimento da inteligência, da linguagem e da
capacidade de aprendizagem
• A transformação do ambiente pelo ser humano
e a adaptação de espécies animais e vegetais a seus interesses
Vídeos complementares:
A evolução do homem
https://www.youtube.com/watch?v=2iV2HlnWVr8
Discovery
Channel e a Evolução Humana.
https://www.youtube.com/watch?v=bCdMGS4jJd4
7 espécies
de seres humanos que já existiram
https://www.youtube.com/watch?v=jJA7naWfXmU
Filogenia
https://www.youtube.com/watch?v=N1yas3w5SGM
Enviar
o resumo para o e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Atendimento aos alunos
pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
3TA, TB
Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade
Semana de 09 a 12 de novembro
· O que é felicidade para você? Elabore uma redação
· Elabore um breve resumo
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Entregar até 01 de dezembro
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Com base na pesquisar sobre o Presidente Ernesto Geisel; responda as seguintes perguntas
1) Explique com suas palavras, como foi a gestão desse presidente?Justifique!
2) Quais foram os pontos positivos durante o Mandato?Justifique!
3) Cite as obras ou benefícios que este presidente deixou para o povo brasileiro?Explique!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Física/ProfºPatricia
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: MOTORES E GERADORES: PRODUÇÃO DE MOVIMENTO
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar no caderno do aluno, livros didáticos, aulas no centro de mídias e internet. Copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 18/11/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade 2° Bimestre sobre MOTORES E GERADORES: PRODUÇÃO DE MOVIMENTO
1- Como a eletricidade e o magnetismo são utilizados com finalidades práticas?
2- Você conhece algum equipamento baseado no uso da eletricidade e do magnetismo simultaneamente? Quais?
3- Você identifica algumas grandezas físicas estudadas até este momento com alguma tecnologia presente no cotidiano? Quais?
Química/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química 09 a 12/11/2020
Turmas: 3 termos A, B e C
Cadeias carbônicas (apenas para conteúdo – NÃO ENTREGAR NADA)
As cadeias carbônicas representam a estrutura dos compostos orgânicos.
Elas recebem esse nome porque se formam a partir da ligação dos átomos de carbono.
Há diversos tipos de cadeia e sua classificação é feita conforme a posição dos átomos de carbono, a ligação entre si, a ligação entre os átomos de hidrogênio ou outros compostos.
Classificação
Os critérios para classificar as cadeias carbônicas são:
a) Fechamento ou não da cadeia;
b) Tipos de átomos, com a presença ou não de heteroátomos (átomos que não são de carbono ou hidrogênio);
c) Organização dos átomos da cadeia;
d) Ligações estabelecidas entre os átomos;
e) Elas podem ser abertas, fechadas ou mistas:
1. Cadeias abertas
Também são chamadas de acíclicas e alifáticas. Nesse tipo de cadeia, os átomos de carbono se ligam e deixam as extremidades livres.
Cadeias abertas normais, retas ou lineares:
Nas cadeias abertas lineares não são formadas ramificações.
Cadeias abertas ramificadas:
As cadeias abertas ramificadas apresentam ramificações.
Cadeias abertas homogêneas:
As cadeias homogêneas têm somente um átomo de carbono.
Elas não apresentam heteroátomo, ou seja, nenhum outro átomo que não seja carbono ou hidrogênio na cadeia.
Cadeias abertas heterogêneas:
As cadeias heterogêneas apresentam pelo menos um átomo que não seja o carbono ou hidrogênio ao longo da cadeia.
Cadeias abertas saturadas:
Em cadeias saturadas os átomos de carbono se ligam entre si por uma ligação simples. O carbono dessa cadeia é denominado saturado.
ou
Cadeias abertas insaturadas:
São as cadeias que têm pelo menos dois átomos de carbono unidos por uma dupla a uma tripla ligação. Nessa ligação, o carbono é denominado insaturado.
ou
2. Cadeias fechadas
As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo.
Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas.
Cadeias fechadas aromáticas:
As cadeias fechadas aromáticas são classificadas em:
Mononucleares: quando possuem apenas um anel aromático, como o benzeno.
Polinucleares: quando possuem mais de um anel aromático, como o naftaleno.
Cadeias fechadas alicíclicas:
As cadeias fechadas alicíclicas não exibem anéis aromáticos. Estão divididas em saturadas e insaturadas.
As cadeias fechadas alicíclicas insaturadas são divididas em:
Homogêneas: O anel dessas cadeias é formado somente por átomos de carbono.
Heterogêneas: São cadeias que apresentam um heteroátomo.
Cadeias fechadas saturadas:
Em uma cadeia saturada todos os átomos de carbono estabelecem somente ligações simples.
Cadeias fechadas insaturadas:
Na cadeia insaturada existem ligações duplas entre os átomos.
3. Cadeias Mistas
Nas cadeias mistas, os carbonos se ligam entre si e, como ocorre com as fechadas, também formam um ciclo na cadeia.
Material de apoio para atividade da próxima semana
Geografia/ProfºRicardo
Lê o texto e responder as questões.
Tipos de clima
O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e
elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática.
Assim, dependendo da região do mundo e dos fatores que a influenciam, a
atmosfera terá características totalmente diferentes.
Atualmente, existem diferentes classificações climáticas que
definem o clima de acordo com os seus principais elementos: radiação,
temperatura, pressão atmosférica, umidade etc. Uma das classificações mais
utilizadas é a do geográfo alemão Wladimir Petter Kópen, proposta em 1900 e
aperfeiçoada por outros geográfos a partir de então. Essa classificação
volta-se, principalmente, para a temperatura e a umidade de cada tipo de clima.
De acordo com essa classificação, o planeta possui vários tipos e subtipos de
clima, a saber:
Clima Equatorial:
Presente nas zonas tropicais (Amazônia, África e Indonésia), próximas à Linha
do Equador. Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais em torno de
25°C, pequena amplitude térmica (diferença entre a maior temperatura registrada
e a menor) e muita umidade, com médias pluviométricas superiores a 2.000
milímetros por ano.
Clima Tropical:
Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio
e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de
20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais
fria e seca (inverno). A quantidade de umidade varia conforme a sua
localização. Regiões tropicais próximas ao litoral, que são influenciadas pela
maritimidade, são mais úmidas do que as regiões localizadas no interior do
continente, que são influenciadas pela continentalidade. Assim, as médias de
pluviosidade variam entre 1.000 e 2.000 por ano e dependem da região em que se
encontram. Em virtude dessa variação de umidade, o clima tropical pode ser
dividido em: Clima tropical úmido ou litorâneo e Clima tropical continental ou
clima tropical típico. As áreas mais elevadas do clima tropical apresentam
temperaturas mais amenas em razão da variação de altitude, o que configura o
clima tropical de altitude.
Por possuir um clima tropical, o Brasil é um destino muito
atrativo para turistas que querem aproveitar belas praias
Por possuir um clima tropical, o Brasil é um destino muito
atrativo para turistas que querem aproveitar belas praias
Clima Temperado:
Presente em áreas de médias altitudes, é o único tipo de clima que possui as
quatro estações bem definidas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Possui
temperaturas mais amenas, com médias anuais que variam em torno de 8ºC e 15ºC,
e umidade que varia de acordo com a sua localização (quanto mais próximo ao
litoral, mais úmido). Esse tipo de clima é dividido em: 1) Clima temperado
oceânico - É um clima mais úmido e que apresenta invernos menos rigorosos em
virtude da influência da umidade oceânica. Como a água demora mais tempo para
se resfriar, ela mantém a temperatura atmosférica por mais tempo, diminuindo,
assim, a amplitude térmica entre o verão e o inverno. 2) Clima temperado
continental - como não é influenciado pela umidade oceânica, é mais seco e
apresenta invernos mais rigorosos.
Subtropical:
Presente em áreas de transição entre o clima tropical e o clima temperado.
Apresenta temperaturas mais amenas e grande amplitude térmica anual, com
temperaturas negativas no inverno e acima dos 30ºC no verão. As estações do
ano, apesar de não serem tão bem definidas como as do clima temperado, já
começam a se delinear. As chuvas são bem destribuídas durante o ano e
apresentam maior ocorrência durante o verão.
Mediterrâneo:
Ocorre, principalmente, nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. Aprensenta
duas estações bem definidas: verão (quente e seco) e inverno (chuvoso e menos
quente). As médias de temperatura assemelham-se muito às do clima tropical, mas
a quantidade de chuvas é ligeiramente menor no clima mediterrâneo.
Frio (subpolar):
Presente nas regiões temperadas mais próximas aos polos e apresenta duas
estações bem definidas: Verão fresco, com temperaturas em torno de 10º C, e
inverno bastante rigoroso, com temperaturas negativas. O índice pluviomético
varia entre 100 e 1000 milímetros, sendo comum a precipitação em forma de
flocos de neve durante o inverno.
Frio de Montanha:
Ocorre em regiões com grandes cadeias de montanhas, como os Andes, Himalaia, as
Montanhas Rochosas e os Alpes. Caracteriza-se pelas baixas altitudes, com uma
grande variação de temperatura conforme a altitude (quanto maior a altitude,
menor a temperatura), e a presença de neves eternas (que nunca derretem).
Polar ou Glacial:
Ocorre nas zonas polares ou em latitudes muito elevadas, próximas aos polos
norte e sul. Apresenta temperaturas baixas durante o ano todo, com médias
anuais próximas a -30º C, uma grande variação na duração do dia e da noite e
baixa umidade, com um índice pluviométrico de menos de 200 milímetros anuais.
Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e
a presença de neve durante o ano todo
Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e
a presença de neve durante o ano todo
Desértico:
Presente tanto em regiões temperadas quanto em regiões tropicais (norte da
África, Oriente Médio, oeste dos Estados Unidos, norte do México, litoral do
Chile e do Peru, Austrália e noroeste da Índia), geralmente em regiões de
depressões. Apresenta uma grande amplitude térmica durante o dia (com
temperaturas próximas aos 50ºC durante o dia e temperaturas negativas durante a
noite), baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e índices pluviométricos
inferiores a 250 mm por ano.
Semiárido:
Localiza-se nas bordas dos desertos da América do Norte, América do Sul,
Austrália, África e na região Nordeste do Brasil, que, embora não esteja
próxima a um deserto, também possui esse tipo de clima em virtude da baixa
umidade existente na região. O semiárido
caracteriza-se pela presença de altas temperaturas, com médias anuais em torno
de 27º C, baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e médias pluviométricas
que variam em torno de 300 a 800 milímetros por ano.
Questões
1 Quais são os
fatores que influência o clima?
2 Quais as
características do clima equatorial?
3 Faça uma relação do
clima equatorial com a vegetação tropical.
4 Quais as
características do clima tropical?
5 Quais tipos de
clima ocorre com o clima temperado.
6 Quais as
características do clima polar?
História/ProfºSilvio
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
A atividade dessa semana é a mesma da anterior. Os alunos que já realizaram não precisam fazer novamente. Isso está acontecendo para dar outra oportunidade aos alunos que ainda não fizeram.
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.
AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial
DURAÇÃO: 02 AULAS
SEMANA: de 00 a 12 de novembro
SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL
RESPONDA
1. Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais fatores desencadearam o conflito
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que foi o fascismo e nazismo
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais blocos se formaram durante a guerra
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais as consequências da guerra
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A ROSA DE HIROSHIMA
Rio de Janeiro, 1954
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
VINICIUS DE MORAES
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 12 e 13/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
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CONTEÚDOS: Adjetivos - adjectives Os adjetivos (adjectives)
são palavras que caracterizam, modificam os substantivos (seres, animais,
objetos, etc). Essa caracterização pode expressar qualidade,
defeito, estado ou condição. Também são invariáveis (não mudam) relativamente ao gênero (masculino e feminino) e
número (singular e plural). Ou seja, um mesmo adjetivo é utilizado para
caracterizar um substantivo no masculino, no feminino, no singular e no
plural. I have a new life. (Tenho uma vida nova.) John has a new car. (John tem um carro novo.) They have two new cars. (Eles têm dois carros novos.)
Diferentemente do que acontece no português, na
língua inglesa os adjetivos geralmente aparecem antes do
substantivo principal. Kamilla and Daniel
are excellent students. (Kamilla e Daniel são excelentes
alunos.) Peter got a new phone as a birthday gift. (Rafael ganhou um telefone novo de
presente de aniversário.) Rafaela took nice pictures at the party. (Rafaela tirou fotos legais na festa.)
Matéria completa
sobre os adjetivos em inglês em: https://www.todamateria.com.br/adjetivos-em-ingles-adjectives/
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1) Leia a explicação e responda:
a) O que são os adjetivos?
b) Os adjetivos podem mudar para masculino,
feminino ou plural? Por quê?
c) Geralmente, qual a posição dos adjetivos em
Inglês?
2). Escolha a resposta (adejetivo) correto
do parêntese: a) Please use a (tall/blue
) pen to write down the answers. b) I live in a (large/largely) flat. c) The teacher told the children a (funnily/funny) story. d) This is a (use/useful) exercise. e) I am (happy/happiness) to
see my friends. 3) Encontre 10 adjetivos no texto abaixo e grife-os. Dinosaurs
Dinosaurs were large animals that lived a very
long time ago. No one has ever seen a dinosaur, but people have found very
old bones and have put them together to make a skeleton. There were different
types of dinosaur: very tall ones which ate leaves from trees, small ones
with wings that could fly, and those with very sharp teeth, which ate other
animals. We don't know what colour they were, but we think they were brown.
If we saw a dinosaur today we would probably feel frightened because they
were so big and they could run fast too. Dinosaurs died out, but we don't
really know why.
4) Crie uma frase
com um adjetivo.
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RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua portuguesa/ProfºThiago
Reportagem publicada pelo UOL Economia no mês passado apresenta uma pesquisa realizada pelo Datafolha em que se perguntava aos entrevistados qual o fator mais importante para se conquistar uma vida melhor. A amostragem reflete toda a população do Brasil, com baixa margem de erro. Os resultados da pesquisa revelaram que, em primeiro lugar, os brasileiros consideram necessária a fé religiosa. De acordo com a pesquisa, as pessoas consideram a fé mais importante do que o estudo ou o trabalho, por exemplo, para melhorar de vida. Leia o texto do UOL que se transcreve abaixo, preste atenção nos percentuais e redija uma dissertação argumentativa apresentando sua opinião sobre a questão formulada na pesquisa: para você, dos itens mencionados, qual é o mais importante para melhorar de vida? Por quê? Apresente suas razões para justificar o seu ponto de vista.
Pessoas valorizam fé, em vez de estudo e trabalho, para melhorar de vida
A fé religiosa é o aspecto mais importante para melhorar de vida para 28% dos brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada pela ONG Oxfam Brasil. Esse percentual supera até mesmo aqueles que consideram os estudos (21%), o trabalho (11%) e ganhar mais dinheiro (8%) como o mais importante para ter uma vida melhor.
Ter acesso à saúde foi citado como o mais importante para a melhoria de vida de 19% dos entrevistados na pesquisa da Oxfam, ocupando a terceira posição.
Outros itens apontados na pesquisa como prioritários para a melhoria de vida foram: ter acesso à aposentadoria (6%), apoio financeiro da família (5%) e cultura e lazer (2%).
Veja abaixo o que os brasileiros consideram mais importante para melhorar de vida, segundo a Oxfam:
- Fé religiosa: 28%
- Estudar: 21%
- Ter acesso a atendimento de saúde: 19%
- Crescer no trabalho: 11%
- Ganhar mais dinheiro: 8%
- Ter acesso à aposentadoria: 6%
- Apoio financeiro da família: 5%
- Cultura e lazer: 2%
Pesquisa ouviu 2.086 pessoas em todo o país. A Oxfam encomendou a pesquisa ao Instituto Datafolha, que entrevistou pessoalmente 2.086 pessoas em 130 cidades de todos os estados brasileiros. As entrevistas foram feitas entre os dias 12 e 18 de fevereiro. A margem de erro para a amostragem geral é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Por ser uma pesquisa amostral realizada em locais de grande circulação de pessoas, o Datafolha definiu uma amostra que busca refletir o perfil da sociedade brasileira conforme o último Censo, informou a Oxfam.
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC
ATIVIDADE , 4º BIMESTRE de 09/11/2020 à 12/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
Essa semana o aluno deverá acompanhar as tele aulas pelo centro de mídias no aplicativo, não sendo possível acompanhar pelo facebook ou youtube ou ainda por canal de TV aberta.
Poderá ainda colocar as atividades de outros bimestres em dia, acessando as mesmas pelo blog da escola com link abaixo.
https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
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3º TC /Noturno
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 3º T.C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Leitura e Interpretação de Texto
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Interpretar e
analisar gêneros literários e estilos especialmente a brasileira, desenvolver
maior sensibilidade e consciência estética diante do meio |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Leitura e interpretação O grito/ Edvard Munch Foi somente aos trinta anos que Edvard Munch
pintou sua peça máxima. Sua obra mais conhecida, e uma das mais importantes
da história do expressionismo. ‘O Grito’ (1883) é um exemplo dos temas que
sensibilizaram os artistas ligados a essa tendência. Porém, há uma série de
fatores que influenciaram Munch a pintar esse quadro que retrata a angústia e
o desespero e traz inúmeros outros significados segundo diferentes
estudiosos. O próprio Edvard Munch deixou um pequeno texto em
que fala sobre a experiência que resultou em ‘O Grito’: “Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr do sol, quando o
céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei-me na cerca,
extremamente cansado – sobre o fiorde preto azulado e a cidade estendiam-se
sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de
medo – senti um grito infinito atravessando a paisagem.” Nela, a figura humana não apresenta suas figuras
reais, mas contorce-se sob o efeito
de suas emoções. As linhas sinuosas do céu e da água, e a linha diagonal da
ponte, conduzem o olhar para a boca da figura que se abre num grito
perturbador. Segundo outras fontes, o quadro foi inspirado nas
decepções do artista. É uma das peças da série ‘o Friso da Vida’ e foi feita em óleo, têmpera e pastel em carvão
de pequenas dimensões: 91 x 73,5 cm. Na ideia inicial de Munch, o quadro
trazia apenas um homem de cartola, de costas, olhando para o céu. Só depois
Munch decidiu inserir uma figura meio andrógina na cena, com uma expressão de
desespero. Interpretação 1.Com que material foi feita a obra ‘O Grito’? 2. Quais elementos estão presentes na obra? 3. Com que idade Edvard Munch pintou sua ‘peça
máxima’? 4. De que maneira houve inspiração do autor para
elaborar ‘O Grito’? 5. Em que ano surgiu a obra? 6. Em que termos de tamanho, quais as dimensões da
obra? 7. Qual foi a ideia inicial do autor, antes de
criar ‘O Grito’? 8. O que a pintura retrata?
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RECURSOS: Caderno anotações e registro das atividades.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 09/11 a 12/11
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Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal
Disciplina : biologia
Serie :e.j.a 3tc
Aulas : quarta 4 e 5 aula )
Período de 09/11 a 13/11
Tema : evolução do ser humano
Atividade\;
Pesquisar o surgimento dos primeiros hominideos
Habilidade : Compreender a evolução do ser humano através dos tempos
Material : livro didático internet ( sempre citar a fonte )
Enviar em renecaesquerdo@outlook.com.br
Filosofia/ProfºEdison
PROFESSOR: EDISON VIEIRA
entrega dia 09 A 12 / 11
/2020
e-mail: edison.v24@yahoo.com
MATERIA :FILOSOFIA EJA 3C
Etnocentrismo
O etnocentrismo é a visão preconceituosa e
unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse
conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura
diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que
dela deriva e considerando a sua como a única correta. O extremo oposto do
etnocentrismo é o relativismo cultural, que tende a olhar com extrema noção de
alteridade para as diferenças e peculiaridades das outras culturas e
reconhecê-las como sendo tão legítimas quanto a sua própria.
Desmembrando a palavra etnocentrismo, encontramos o
prefixo etno, advindo de etnia, e centrismo, que é ato de colocar algo no
centro, ou seja, tornar algo fundamental ou principal. Enxergar o mundo de
maneira etnocentrista significa perceber o mundo, a sua diversidade e as suas
peculiaridades apenas com base em uma visão distorcida por aquilo que
você acha que é culturalmente melhor ou correto.
O etnocentrismo consiste, portanto, numa visão de
mundo que privilegie os hábitos de nossa própria cultura justamente por
partirmos deles, o que faz com que nós mesmos coloquemo-nos no lugar central e
olhemos o outro, o diferente, como o ridículo, o inferior, o errado, o pecador.
Assim, são as nossas próprias noções de mundo que servem de referência
para o que seria uma análise de mundo correta (isso ocorre na visão
etnocentrista, mas não é verdadeiro), tornando o diferente algo menor,
causando estranhamento, preconceito, falsas justificativas de dominação e até
mesmo a hostilidade.
O etnocentrismo também está relacionado a outras
formas de preconceito que,
infelizmente, ainda estão enraizadas em nossa cultura. Podemos achar relações
estreitas do etnocentrismo com o racismo, a xenofobia e a intolerância
religiosa.
A religião
é um dos
traços culturais de um povo, e, talvez, na relação policêntrica do mundo
globalizado, ela seja o ponto mais polêmico. Em suma, quando o pilar
judaico-cristão que forma a sociedade ocidental é visto e interpretado de
maneira radical por seus devotos, há uma forte tendência ao preconceito
religioso contra praticantes de outras religiões. Nesse sentido, podemos dizer
que o etnocentrismo está junto à intolerância religiosa, pois cultura e
religião andam juntas. Essa situação forma o etnocentrismo religioso.
A antropologia
é uma
ciência que, apesar dos avanços e da importância social que tem hoje, fundou-se
sob pilares etnocentristas e racistas. Os primeiros estudos antropológicos
levantados pelos estudiosos ingleses Edward Burnett Tylor e Herbert Spencer intentavam
demonstrar a inferioridade dos habitantes dos continentes africanos e asiáticos
em meio à dominação europeia do neocolonialismo.
Nesse sentido, fundaram-se teorias
etnocentristas e racistas que mediam o que os antropólogos chamavam de
“nível de evolução humana” pelo “nível de evolução cultural e social”. O que
esses estudiosos fizeram foi, à primeira vista, analisar a cultura de outros
povos de maneira completamente etnocentrista, considerando a cultura
europeia branca como superior e melhor, para assinalar a inferioridade
daqueles outros povos e como que autorizar o domínio daquelas terras. A questão
racial, obviamente, estava entrelaçada nessa tendenciosa análise que apontava
justamente os povos negros como “inferiores” e os brancos como “superiores”.
Entre as formas de preconceito de origem
etnocentrista, talvez a mais evidente seja a xenofobia.
A aversão
aos estrangeiros dá-se de um modo a causar o estranhamento daquele que veio
de fora e é diferente justamente porque essa análise parte de alguém que vê
o outro com base em si mesmo. A cultura, o modo de ser, os trajes e os costumes
dos estrangeiros somente são considerados ruins porque há um parâmetro de
medida que é a própria cultura da pessoa que analisa, o que, junto a questões
ideológicas e político-sociais, em situação de imigração, gera o preconceito
xenofóbico.
Para entender-se a relação contrária entre
etnocentrismo e relativismo cultural, precisamos resgatar e continuar aquela
história sobre a antropologia iniciada no tópico anterior. A antropologia foi
se transformando com estudos posteriores, como os do geógrafo e antropólogo
judeu alemão Franz Boas, que passaram a mudar a visão
antropológica sobre os povos que habitavam outros continentes fora da Europa.
Enquanto as teorias preconceituosas dos primeiros antropólogos pautavam-se em
visões não científicas, pois não estavam embasadas em estudos concretos. Boas,
ao conviver durante um tempo com povos que habitavam o extremo norte do
Canadá, na Ilha de Baffin, percebeu a riqueza cultural daquele povo
e a necessidade de entender-se a língua e a cultura de um povo para realmente
compreendê-lo.
Na esteira dos trabalhos de Boas, foi o antropólogo
polonês Bronislaw Malinowski que organizou uma metodologia que
regulamentava o trabalho genuinamente científico da antropologia. O trabalho
de campo era necessário para que o profissional submergisse efetivamente na
cultura de um povo para compreendê-la em todos os seus detalhes. Após
Malinowski, é o antropólogo belga Claude Lévi-Strauss quem toma a frente
no cenário dos estudos antropológicos europeus e destaca a importância de
reconhecer-se a necessidade de um enfrentamento relativista quanto às
questões culturais.
O relativismo cultural é a maleabilidade para
entender-se as peculiaridades de outras culturas. O ato de relativizar
consiste em desprender-se de uma rigidez para analisar questões baseadas em
casos específicos, ou seja, a análise baseia-se em questões relativas a cada
caso. O relativismo é positivo e necessário para enfrentar-se o etnocentrismo,
no entanto, não se pode, por meio de uma chave relativista, defender
também todo o tipo de barbárie que fira os direitos
humanos em nome
de uma relativização da cultura.
Os exemplos de etnocentrismo podem ser percebidos
nos mais minuciosos detalhes, como nos preconceitos empregados pela
linguagem, em piadas e até em atos de violência. Relacionado aos
preconceitos, o etnocentrismo pode ser expresso por piadas que ridicularizem a
linguagem, a cultura e a religião dos outros povos.
Como visão de análise, o etnocentrismo é expresso
pela maneira de enxergar o outro (de outra etnia, de outra cultura) como alguém
inferior. É necessário entender que existem diferenças culturais entre os
povos, mas quando essas diferenças são usadas para diminuir, classificar e
subjugar os outros, cai-se numa visão etnocentrista.
Não há uma fórmula mágica que
erradique de vez o etnocentrismo em toda uma sociedade. Talvez a maior força
combativa ao etnocentrismo e a qualquer tipo de preconceito seja o estudo. O incentivo
ao estudo e o investimento em educação são as principais armas para
combater-se, gradativamente, o preconceito enraizado na cultura de um
ATIVIDADE
1- O
que é Etnocentrismo e relativismo cultural.
2- De alguns Exemplos
de etnocentrismo e como evitá- los.
3- Fale
sobre Etnocentrismo e outras formas de preconceito.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Com base na pesquisar sobre o Presidente Ernesto Geisel; responda as seguintes perguntas
1) Explique com suas palavras, como foi a gestão desse presidente?Justifique!
2) Quais foram os pontos positivos durante o Mandato?Justifique!
3) Cite as obras ou benefícios que este presidente deixou para o povo brasileiro?Explique!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Física/ProfºPatricia
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: MOTORES E GERADORES: PRODUÇÃO DE MOVIMENTO
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar no caderno do aluno, livros didáticos, aulas no centro de mídias e internet. Copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 18/11/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade 2° Bimestre sobre MOTORES E GERADORES: PRODUÇÃO DE MOVIMENTO
1- Como a eletricidade e o magnetismo são utilizados com finalidades práticas?
2- Você conhece algum equipamento baseado no uso da eletricidade e do magnetismo simultaneamente? Quais?
3- Você identifica algumas grandezas físicas estudadas até este momento com alguma tecnologia presente no cotidiano? Quais?
Química/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química 09 a 12/11/2020
Turmas: 3 termos A, B e C
Cadeias carbônicas (apenas para conteúdo – NÃO ENTREGAR NADA)
As cadeias carbônicas representam a estrutura dos compostos orgânicos.
Elas recebem esse nome porque se formam a partir da ligação dos átomos de carbono.
Há diversos tipos de cadeia e sua classificação é feita conforme a posição dos átomos de carbono, a ligação entre si, a ligação entre os átomos de hidrogênio ou outros compostos.
Classificação
Os critérios para classificar as cadeias carbônicas são:
a) Fechamento ou não da cadeia;
b) Tipos de átomos, com a presença ou não de heteroátomos (átomos que não são de carbono ou hidrogênio);
c) Organização dos átomos da cadeia;
d) Ligações estabelecidas entre os átomos;
e) Elas podem ser abertas, fechadas ou mistas:
1. Cadeias abertas
Também são chamadas de acíclicas e alifáticas. Nesse tipo de cadeia, os átomos de carbono se ligam e deixam as extremidades livres.
Cadeias abertas normais, retas ou lineares:
Nas cadeias abertas lineares não são formadas ramificações.
Cadeias abertas ramificadas:
As cadeias abertas ramificadas apresentam ramificações.
Cadeias abertas homogêneas:
As cadeias homogêneas têm somente um átomo de carbono.
Elas não apresentam heteroátomo, ou seja, nenhum outro átomo que não seja carbono ou hidrogênio na cadeia.
Cadeias abertas heterogêneas:
As cadeias heterogêneas apresentam pelo menos um átomo que não seja o carbono ou hidrogênio ao longo da cadeia.
Cadeias abertas saturadas:
Em cadeias saturadas os átomos de carbono se ligam entre si por uma ligação simples. O carbono dessa cadeia é denominado saturado.
ou
Cadeias abertas insaturadas:
São as cadeias que têm pelo menos dois átomos de carbono unidos por uma dupla a uma tripla ligação. Nessa ligação, o carbono é denominado insaturado.
ou
2. Cadeias fechadas
As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo.
Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas.
Cadeias fechadas aromáticas:
As cadeias fechadas aromáticas são classificadas em:
Mononucleares: quando possuem apenas um anel aromático, como o benzeno.
Polinucleares: quando possuem mais de um anel aromático, como o naftaleno.
Cadeias fechadas alicíclicas:
As cadeias fechadas alicíclicas não exibem anéis aromáticos. Estão divididas em saturadas e insaturadas.
As cadeias fechadas alicíclicas insaturadas são divididas em:
Homogêneas: O anel dessas cadeias é formado somente por átomos de carbono.
Heterogêneas: São cadeias que apresentam um heteroátomo.
Cadeias fechadas saturadas:
Em uma cadeia saturada todos os átomos de carbono estabelecem somente ligações simples.
Cadeias fechadas insaturadas:
Na cadeia insaturada existem ligações duplas entre os átomos.
3. Cadeias Mistas
Nas cadeias mistas, os carbonos se ligam entre si e, como ocorre com as fechadas, também formam um ciclo na cadeia.
Material de apoio para atividade da próxima semana
Geografia/ProfºVanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA
3TC EJA 4ºBimestre SEMANA 09 a 12/11
PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br
(manda aqui suas atividades para correção).
Atividade para leitura:
Línguas faladas no
mundo: desafios atuais
Pesquisas mostram que
hoje são faladas no mundo aproximadamente 7 mil línguas. De acordo com a
Unesco, seriam entre 6 e 8 mil idiomas, metade dos quais são falados por menos
de 10 mil pessoas. Por isso, calcula-se que há sérios riscos de desaparecimento
de línguas ao longo do século XXI.
O que está por trás
disso? O mapa Línguas oficiais, que você viu na Atividade 2, mostra que algumas
línguas têm larga abrangência territorial. A maior parte delas são línguas
europeias, impostas nos processos de colonização, o que ocasionou o uso
disseminado do inglês, espanhol, francês e português. Nesse processo, milhões
de nativos foram eliminados e, com isso, além de vidas, também foram perdidas
línguas e traços culturais originais. Por outro lado, há falantes de línguas
nativas que foram assimilados, abandonando gradativamente a língua materna.
Outro mecanismo de imposição linguística pode ser observado
dentro dos próprios países, em tentativas de definir uma língua oficial para
todo o território nacional, casos, por exemplo, do russo e do mandarim.
Muitas vezes, não se
troca a língua materna pela do colonizador, mas por idiomas de grupos e
culturas vizinhos, seja por fusão entre grupos, seja por dominação. Em outros
casos, há um apelo, em especial entre os jovens, para dominar línguas de
prestígio nos meios de comunicação e no mundo dos negócios. O uso da internet
reflete o peso de algumas línguas atuais, sobretudo o inglês, usado por
comunidades do mundo inteiro para a comunicação. Esse fato está associado à
influência político-econômica dos Estados Unidos.
Outra língua com
grande número de falantes é o mandarim (considerado o chinês-padrão), idioma
oficial da China. Mais de 1 bilhão de pessoas falam essa língua. Essas pessoas
estão concentradas no território chinês e também dispersas em outros países e
continentes.
Cresce a tendência ao
plurilinguismo,
isto é, ao domínio de dois ou mais idiomas por uma pessoa. Os próprios sistemas
de ensino valorizam e reforçam isso. Note-se que nem sempre há relação direta
entre língua e cultura. Grupos culturais distintos podem falar o mesmo idioma,
como no caso do russo, que foi imposto a um mosaico de culturas. Ou, então, no
caso de regiões, países e grupos distintos do norte da África ao Oriente Médio,
que adotaram o idioma árabe como língua oficial.
É importante destacar que, em parte, muitos idiomas (e
outros traços culturais, como religiões, hábitos alimentares, organizações
familiares etc.) se disseminaram, instalaram-se e se mantêm em outros
territórios por causa das migrações.
O desaparecimento de línguas representa, em primeiro lugar,
a perda de diversidade cultural, uma das bases da riqueza humana. Perde-se
também um notável acervo de saberes, já que os grupos criaram palavras e
expressões para designar plantas, animais, fenômenos naturais, objetos,
relações de parentesco, calendários, marcações do tempo e muitos outros. A
recuperação ou a revitalização de línguas minoritárias é tarefa difícil.
Programas da ONU e de políticas nacionais têm se dedicado a isso. Um exemplo ocorre
no Brasil, com a formação de professores indígenas e a produção de publicações
nas línguas originais, voltadas aos grupos que as utilizam.
História/ProfºSilvio
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
A atividade dessa semana é a mesma da anterior. Os alunos que já realizaram não precisam fazer novamente. Isso está acontecendo para dar outra oportunidade aos alunos que ainda não fizeram.
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.
AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial
DURAÇÃO: 02 AULAS
SEMANA: de 00 a 12 de novembro
SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL
RESPONDA
1. Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais fatores desencadearam o conflito
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que foi o fascismo e nazismo
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais blocos se formaram durante a guerra
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais as consequências da guerra
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A ROSA DE HIROSHIMA
Rio de Janeiro, 1954
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
VINICIUS DE MORAES
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 12 e 13/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
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CONTEÚDOS: Adjetivos - adjectives Os adjetivos (adjectives)
são palavras que caracterizam, modificam os substantivos (seres, animais,
objetos, etc). Essa caracterização pode expressar qualidade,
defeito, estado ou condição. Também são invariáveis (não mudam) relativamente ao gênero (masculino e feminino) e
número (singular e plural). Ou seja, um mesmo adjetivo é utilizado para
caracterizar um substantivo no masculino, no feminino, no singular e no
plural. I have a new life. (Tenho uma vida nova.) John has a new car. (John tem um carro novo.) They have two new cars. (Eles têm dois carros novos.)
Diferentemente do que acontece no português, na
língua inglesa os adjetivos geralmente aparecem antes do
substantivo principal. Kamilla and Daniel
are excellent students. (Kamilla e Daniel são excelentes
alunos.) Peter got a new phone as a birthday gift. (Rafael ganhou um telefone novo de
presente de aniversário.) Rafaela took nice pictures at the party. (Rafaela tirou fotos legais na festa.)
Matéria completa
sobre os adjetivos em inglês em: https://www.todamateria.com.br/adjetivos-em-ingles-adjectives/
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1) Leia a explicação e responda:
a) O que são os adjetivos?
b) Os adjetivos podem mudar para masculino,
feminino ou plural? Por quê?
c) Geralmente, qual a posição dos adjetivos em
Inglês?
2). Escolha a resposta (adejetivo) correto
do parêntese: a) Please use a (tall/blue
) pen to write down the answers. b) I live in a (large/largely) flat. c) The teacher told the children a (funnily/funny) story. d) This is a (use/useful) exercise. e) I am (happy/happiness) to
see my friends. 3) Encontre 10 adjetivos no texto abaixo e grife-os. Dinosaurs
Dinosaurs were large animals that lived a very
long time ago. No one has ever seen a dinosaur, but people have found very
old bones and have put them together to make a skeleton. There were different
types of dinosaur: very tall ones which ate leaves from trees, small ones
with wings that could fly, and those with very sharp teeth, which ate other
animals. We don't know what colour they were, but we think they were brown.
If we saw a dinosaur today we would probably feel frightened because they
were so big and they could run fast too. Dinosaurs died out, but we don't
really know why.
4) Crie uma frase
com um adjetivo.
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RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua portuguesa/ProfºThiago
Reportagem publicada pelo UOL Economia no mês passado apresenta uma pesquisa realizada pelo Datafolha em que se perguntava aos entrevistados qual o fator mais importante para se conquistar uma vida melhor. A amostragem reflete toda a população do Brasil, com baixa margem de erro. Os resultados da pesquisa revelaram que, em primeiro lugar, os brasileiros consideram necessária a fé religiosa. De acordo com a pesquisa, as pessoas consideram a fé mais importante do que o estudo ou o trabalho, por exemplo, para melhorar de vida. Leia o texto do UOL que se transcreve abaixo, preste atenção nos percentuais e redija uma dissertação argumentativa apresentando sua opinião sobre a questão formulada na pesquisa: para você, dos itens mencionados, qual é o mais importante para melhorar de vida? Por quê? Apresente suas razões para justificar o seu ponto de vista.
Pessoas valorizam fé, em vez de estudo e trabalho, para melhorar de vida
A fé religiosa é o aspecto mais importante para melhorar de vida para 28% dos brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada pela ONG Oxfam Brasil. Esse percentual supera até mesmo aqueles que consideram os estudos (21%), o trabalho (11%) e ganhar mais dinheiro (8%) como o mais importante para ter uma vida melhor.
Ter acesso à saúde foi citado como o mais importante para a melhoria de vida de 19% dos entrevistados na pesquisa da Oxfam, ocupando a terceira posição.
Outros itens apontados na pesquisa como prioritários para a melhoria de vida foram: ter acesso à aposentadoria (6%), apoio financeiro da família (5%) e cultura e lazer (2%).
Veja abaixo o que os brasileiros consideram mais importante para melhorar de vida, segundo a Oxfam:
- Fé religiosa: 28%
- Estudar: 21%
- Ter acesso a atendimento de saúde: 19%
- Crescer no trabalho: 11%
- Ganhar mais dinheiro: 8%
- Ter acesso à aposentadoria: 6%
- Apoio financeiro da família: 5%
- Cultura e lazer: 2%
Pesquisa ouviu 2.086 pessoas em todo o país. A Oxfam encomendou a pesquisa ao Instituto Datafolha, que entrevistou pessoalmente 2.086 pessoas em 130 cidades de todos os estados brasileiros. As entrevistas foram feitas entre os dias 12 e 18 de fevereiro. A margem de erro para a amostragem geral é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Por ser uma pesquisa amostral realizada em locais de grande circulação de pessoas, o Datafolha definiu uma amostra que busca refletir o perfil da sociedade brasileira conforme o último Censo, informou a Oxfam.
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC
ATIVIDADE , 4º BIMESTRE de 09/11/2020 à 12/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
Essa semana o aluno deverá acompanhar as tele aulas pelo centro de mídias no aplicativo, não sendo possível acompanhar pelo facebook ou youtube ou ainda por canal de TV aberta.
Poderá ainda colocar as atividades de outros bimestres em dia, acessando as mesmas pelo blog da escola com link abaixo.
https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
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