segunda-feira, 9 de novembro de 2020

3ºEJA do ensino médio semana de 09 a 12 de novembro de 2020

 Atividade da semana de   09  a 12 de novembro 2020

                                              

                                          

                                         3º TA /Noturno

Arte/ProfºJorge

E. E. Salim Farah Maluf

 

Professor:  Jorge C. Pessoa

 

DISCIPLINA/TURMA:

ARTE       3ºTA, 3ºTB

Duas aulas de 45 minutos cada.

CONTEÚDO:

Abstracionismo

1ª e 2ª aula

Assista aos vídeos nos links:

https://www.youtube.com/watch?v=x6Z7RgN9RmA

 

https://www.youtube.com/watch?v=OwHvlnQtjnI

 

 

Responda: Após assistir aos vídeos o que mudou em sua opinião sobre o Abstracionismo? Por que?

 

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Atividade do período 09/11/2020 a 12/11/2020.

Biologia/ProfºBenedita


E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º Termo A e 3º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.         

 

Habilidades:  

Ler e interpretar imagens relativas à evolução dos hominídeos

• Identificar e explicar aspectos da interação entre os mecanismos biológicos e culturais na evolução humana

• Identificar as principais etapas da evolução humana com base em textos ou na análise de árvores filogenéticas

 • Estabelecer relações de parentesco em árvores filogenéticas de hominídeos

 

Atividade: Elabore um resumo sobre os principais tópicos da Evolução Biológica e cultural do ser humano.

Tempo para realização: Uma semana.       De 09/11 até 13/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

Atividade

Pesquisar sobre:

Origem e evolução da vida – Evolução biológica e cultural

 A origem do ser humano e a evolução cultural

• A árvore filogenética dos hominídeos

• Evolução do ser humano – desenvolvimento da inteligência, da linguagem e da capacidade de aprendizagem

 • A transformação do ambiente pelo ser humano e a adaptação de espécies animais e vegetais a seus interesses

Vídeos complementares:

A evolução do homem

https://www.youtube.com/watch?v=2iV2HlnWVr8

Discovery Channel e a Evolução Humana.

https://www.youtube.com/watch?v=bCdMGS4jJd4

7 espécies de seres humanos que já existiram

https://www.youtube.com/watch?v=jJA7naWfXmU

Filogenia

https://www.youtube.com/watch?v=N1yas3w5SGM

Enviar o resumo para o e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

3TA, TB

Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade

Semana de 09 a 12 de novembro

· O que é felicidade para você? Elabore uma redação

· Elabore um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 01 de dezembro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Com base na pesquisar sobre o Presidente Ernesto Geisel; responda as seguintes perguntas

1) Explique com suas palavras, como foi a gestão desse presidente?Justifique!

2) Quais foram os pontos positivos durante o Mandato?Justifique!

3) Cite as obras ou benefícios que este presidente deixou para o povo brasileiro?Explique!

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 3 º termo A

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 09/11/2020  a 12/11/2020

Horário e dia para esclarecer Dúvidas

segundas feiras (19:00h as 20:30h)

Por e-mail e Watts

 2º BIMESTRE

Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.

Tempestade solar

 

Onda de plasma solar deverá atingir a Terra nesta semana
Fenômeno não traz malefícios para a saúde, mas altera o campo magnético da
Terra e atrapalha comunicações

O Centro de Prognósticos Climatológicos Espaciais (SWPC) anunciou nesta segunda-feira (5) que uma nova onda de plasma solar de grandes proporções está a caminho da Terra em
consequência de uma tempestade solar. Ela deverá chegar ao planeta na quarta ou na quinta-feira.

Diferentemente das tempestades anteriores, desta vez
o fenômeno foi classificado como de classe X1.1, ou seja,
trata-se de uma das mais poderosas erupções solares.  fenômeno aconteceu à 1h13 desta segunda-feira

Mesmo não oferecendo danos para a saúde, o fenômeno alterará o campo magnético da Terra. Quando as partículas se chocarem com a atmosfera terrestre, os sistemas de comunicação em geral deverão ser afetados. Além disso, aviões comerciais poderão ter de mudar suas rotas em regiões próximas aos polos. Auroras boreais também poderão ser vistas em grande parte do hemisfério norte. Provocada por uma erupção na superfície do Sol, as tempestades solares carregam partículas de plasma solar através dos ventos solares por todo o universo. A cada 10 ou 11 anos, o Sol passa por ciclos de intensa atividade, gerando tempestades e
intensas ejeções de massa coronal. De acordo com os especialistas, esta temporada é a maior desde 2005.



O núcleo escuro de uma mancha solar,
                                                                                                                                  com diâmetro igual ao da terra; manchas
                                                                                                                            como essas podem gerar tempestades
                                                                                                                                                    solares de grandes proporções

por Anderson Estevan  national Geographic Brasil, 6 mar. 2012. disponível em<http://viajeaqui.abril.com.br/materias/noticias-sol-tempestade>. acesso em: 14 nov. 2014.

 

 

                                                               

1)     Quais seriam as consequências das tempestades solares aqui na Terra?

 

2)     Qual a origem das tempestades solares?

 

3)     O que pode ser feito na Terra para minimizar os efeitos dessas tempestades?

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                                         09 a 12/11/2020

Turmas: 3 termos A, B e C

Cadeias carbônicas    (apenas para conteúdo – NÃO ENTREGAR NADA)

As cadeias carbônicas representam a estrutura dos compostos orgânicos.

Elas recebem esse nome porque se formam a partir da ligação dos átomos de carbono.

Há diversos tipos de cadeia e sua classificação é feita conforme a posição dos átomos de carbono, a ligação entre si, a ligação entre os átomos de hidrogênio ou outros compostos.

Classificação

Os critérios para classificar as cadeias carbônicas são:

a)    Fechamento ou não da cadeia;

 

b)    Tipos de átomos, com a presença ou não de heteroátomos (átomos que não são de carbono ou hidrogênio);

 

c)    Organização dos átomos da cadeia;

 

d)    Ligações estabelecidas entre os átomos;

 

e)    Elas podem ser abertas, fechadas ou mistas:

 

1. Cadeias abertas

Também são chamadas de acíclicas e alifáticas. Nesse tipo de cadeia, os átomos de carbono se ligam e deixam as extremidades livres.

Cadeias abertas normais, retas ou lineares:

Nas cadeias abertas lineares não são formadas ramificações.




 

Cadeias abertas ramificadas:

As cadeias abertas ramificadas apresentam ramificações.




Cadeias abertas homogêneas:

As cadeias homogêneas têm somente um átomo de carbono.



 


 

Elas não apresentam heteroátomo, ou seja, nenhum outro átomo que não seja carbono ou hidrogênio na cadeia.

Cadeias abertas heterogêneas:

As cadeias heterogêneas apresentam pelo menos um átomo que não seja o carbono ou hidrogênio ao longo da cadeia.




 

Cadeias abertas saturadas:

Em cadeias saturadas os átomos de carbono se ligam entre si por uma ligação simples. O carbono dessa cadeia é denominado saturado.



          ou



       

 

Cadeias abertas insaturadas:

São as cadeias que têm pelo menos dois átomos de carbono unidos por uma dupla a uma tripla ligação. Nessa ligação, o carbono é denominado insaturado.



     ou      

 

 

2. Cadeias fechadas

As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo.

Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas.

 

Cadeias fechadas aromáticas:

As cadeias fechadas aromáticas são classificadas em:




 

Mononucleares: quando possuem apenas um anel aromático, como o benzeno.

Polinucleares: quando possuem mais de um anel aromático, como o naftaleno.

 

Cadeias fechadas alicíclicas:

As cadeias fechadas alicíclicas não exibem anéis aromáticos. Estão divididas em saturadas e insaturadas.

As cadeias fechadas alicíclicas insaturadas são divididas em:

Homogêneas: O anel dessas cadeias é formado somente por átomos de carbono.






Heterogêneas: São cadeias que apresentam um heteroátomo.

 

Cadeias fechadas saturadas:

Em uma cadeia saturada todos os átomos de carbono estabelecem somente ligações simples.




 

 

Cadeias fechadas insaturadas:

Na cadeia insaturada existem ligações duplas entre os átomos.





                                   

 

3. Cadeias Mistas

Nas cadeias mistas, os carbonos se ligam entre si e, como ocorre com as fechadas, também formam um ciclo na cadeia.

 

 

Material de apoio para atividade da próxima semana


Geografia/ProfºRicardo

Lê o texto e responder as questões.

 

Tipos de clima

 

O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática. Assim, dependendo da região do mundo e dos fatores que a influenciam, a atmosfera terá características totalmente diferentes.

 

Atualmente, existem diferentes classificações climáticas que definem o clima de acordo com os seus principais elementos: radiação, temperatura, pressão atmosférica, umidade etc. Uma das classificações mais utilizadas é a do geográfo alemão Wladimir Petter Kópen, proposta em 1900 e aperfeiçoada por outros geográfos a partir de então. Essa classificação volta-se, principalmente, para a temperatura e a umidade de cada tipo de clima. De acordo com essa classificação, o planeta possui vários tipos e subtipos de clima, a saber:

 

Clima Equatorial: Presente nas zonas tropicais (Amazônia, África e Indonésia), próximas à Linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais em torno de 25°C, pequena amplitude térmica (diferença entre a maior temperatura registrada e a menor) e muita umidade, com médias pluviométricas superiores a 2.000 milímetros por ano.

 

Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno). A quantidade de umidade varia conforme a sua localização. Regiões tropicais próximas ao litoral, que são influenciadas pela maritimidade, são mais úmidas do que as regiões localizadas no interior do continente, que são influenciadas pela continentalidade. Assim, as médias de pluviosidade variam entre 1.000 e 2.000 por ano e dependem da região em que se encontram. Em virtude dessa variação de umidade, o clima tropical pode ser dividido em: Clima tropical úmido ou litorâneo e Clima tropical continental ou clima tropical típico. As áreas mais elevadas do clima tropical apresentam temperaturas mais amenas em razão da variação de altitude, o que configura o clima tropical de altitude.

 

Por possuir um clima tropical, o Brasil é um destino muito atrativo para turistas que querem aproveitar belas praias

Por possuir um clima tropical, o Brasil é um destino muito atrativo para turistas que querem aproveitar belas praias

 

Clima Temperado: Presente em áreas de médias altitudes, é o único tipo de clima que possui as quatro estações bem definidas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Possui temperaturas mais amenas, com médias anuais que variam em torno de 8ºC e 15ºC, e umidade que varia de acordo com a sua localização (quanto mais próximo ao litoral, mais úmido). Esse tipo de clima é dividido em: 1) Clima temperado oceânico - É um clima mais úmido e que apresenta invernos menos rigorosos em virtude da influência da umidade oceânica. Como a água demora mais tempo para se resfriar, ela mantém a temperatura atmosférica por mais tempo, diminuindo, assim, a amplitude térmica entre o verão e o inverno. 2) Clima temperado continental - como não é influenciado pela umidade oceânica, é mais seco e apresenta invernos mais rigorosos.

 

Subtropical: Presente em áreas de transição entre o clima tropical e o clima temperado. Apresenta temperaturas mais amenas e grande amplitude térmica anual, com temperaturas negativas no inverno e acima dos 30ºC no verão. As estações do ano, apesar de não serem tão bem definidas como as do clima temperado, já começam a se delinear. As chuvas são bem destribuídas durante o ano e apresentam maior ocorrência durante o verão.

 

Mediterrâneo: Ocorre, principalmente, nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. Aprensenta duas estações bem definidas: verão (quente e seco) e inverno (chuvoso e menos quente). As médias de temperatura assemelham-se muito às do clima tropical, mas a quantidade de chuvas é ligeiramente menor no clima mediterrâneo.

 

Frio (subpolar): Presente nas regiões temperadas mais próximas aos polos e apresenta duas estações bem definidas: Verão fresco, com temperaturas em torno de 10º C, e inverno bastante rigoroso, com temperaturas negativas. O índice pluviomético varia entre 100 e 1000 milímetros, sendo comum a precipitação em forma de flocos de neve durante o inverno.

 

Frio de Montanha: Ocorre em regiões com grandes cadeias de montanhas, como os Andes, Himalaia, as Montanhas Rochosas e os Alpes. Caracteriza-se pelas baixas altitudes, com uma grande variação de temperatura conforme a altitude (quanto maior a altitude, menor a temperatura), e a presença de neves eternas (que nunca derretem).

 

Polar ou Glacial: Ocorre nas zonas polares ou em latitudes muito elevadas, próximas aos polos norte e sul. Apresenta temperaturas baixas durante o ano todo, com médias anuais próximas a -30º C, uma grande variação na duração do dia e da noite e baixa umidade, com um índice pluviométrico de menos de 200 milímetros anuais.

Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e a presença de neve durante o ano todo

Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e a presença de neve durante o ano todo

 

Desértico: Presente tanto em regiões temperadas quanto em regiões tropicais (norte da África, Oriente Médio, oeste dos Estados Unidos, norte do México, litoral do Chile e do Peru, Austrália e noroeste da Índia), geralmente em regiões de depressões. Apresenta uma grande amplitude térmica durante o dia (com temperaturas próximas aos 50ºC durante o dia e temperaturas negativas durante a noite), baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e índices pluviométricos inferiores a 250 mm por ano.

 

Semiárido: Localiza-se nas bordas dos desertos da América do Norte, América do Sul, Austrália, África e na região Nordeste do Brasil, que, embora não esteja próxima a um deserto, também possui esse tipo de clima em virtude da baixa umidade existente na região.  O semiárido caracteriza-se pela presença de altas temperaturas, com médias anuais em torno de 27º C, baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e médias pluviométricas que variam em torno de 300 a 800 milímetros por ano.

 



 

 

Questões

 

1 Quais são os fatores que influência o clima?

2 Quais as características do clima equatorial?

3 Faça uma relação do clima equatorial com a vegetação tropical.

4 Quais as características do clima tropical?

5 Quais tipos de clima ocorre com o clima temperado.

6 Quais as características do clima polar?

 

História/ProfºSilvio

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

A atividade dessa semana é a mesma da anterior. Os alunos que já realizaram não precisam fazer novamente. Isso está acontecendo para dar outra oportunidade aos alunos que ainda não fizeram.

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 00 a 12 de novembro

SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

 

 





 RESPONDA

1.     Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Quais fatores desencadearam o conflito

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.     O que foi o fascismo e nazismo

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.     Quais blocos se formaram durante a guerra

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Quais as consequências da guerra

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

A ROSA DE HIROSHIMA

 

Rio de Janeiro, 1954

 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

VINICIUS DE MORAES

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 12 e 13/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS: Adjetivos - adjectives

Os adjetivos (adjectives) são palavras que caracterizam, modificam os substantivos (seres, animais, objetos, etc).

Essa caracterização pode expressar qualidade, defeito, estado ou condição.

Também são invariáveis (não mudam) relativamente ao gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Ou seja, um mesmo adjetivo é utilizado para caracterizar um substantivo no masculino, no feminino, no singular e no plural.

I have a new life. (Tenho uma vida nova.)

John has a new car. (John tem um carro novo.)

They have two new cars. (Eles têm dois carros novos.)

 

Diferentemente do que acontece no português, na língua inglesa os adjetivos geralmente aparecem antes do substantivo principal.

 

Kamilla and Daniel are excellent students. (Kamilla e Daniel são excelentes alunos.)

Peter got a new phone as a birthday gift. (Rafael ganhou um telefone novo de presente de aniversário.)

Rafaela took nice pictures at the party. (Rafaela tirou fotos legais na festa.)

 

Matéria completa sobre os adjetivos em inglês em: https://www.todamateria.com.br/adjetivos-em-ingles-adjectives/

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1) Leia a explicação e responda:

a) O que são os adjetivos?

b) Os adjetivos podem mudar para masculino, feminino ou plural? Por quê?

c) Geralmente, qual a posição dos adjetivos em Inglês?

2). Escolha a resposta (adejetivo) correto do parêntese:

a) Please use a (tall/blue ) pen to write down the answers.

b) I live in a (large/largely) flat.

c) The teacher told the children a (funnily/funny) story.

d) This is a (use/useful) exercise.

e) I am (happy/happiness) to see my friends.

 

3) Encontre 10 adjetivos no texto abaixo e grife-os.

Dinosaurs

 

Dinosaurs were large animals that lived a very long time ago. No one has ever seen a dinosaur, but people have found very old bones and have put them together to make a skeleton. There were different types of dinosaur: very tall ones which ate leaves from trees, small ones with wings that could fly, and those with very sharp teeth, which ate other animals. We don't know what colour they were, but we think they were brown. If we saw a dinosaur today we would probably feel frightened because they were so big and they could run fast too. Dinosaurs died out, but we don't really know why.

 

4) Crie uma frase com um adjetivo.

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua portuguesa/ProfºThiago

3º ANO EJA
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

Prezado Aluno.
  TEMA: O que é mais importante para vencer na vida?  

Leia os textos motivadores , elabore uma redação (Dissertativa) , considerando sua opinião pessoal e defendendo-a segundo seus argumentos.

Antes de começar leia os textos com muita atenção
Não esqueça de Colocar Nome e série
Não existe número mínimo de linhas
Não fuja do Tema
Enviar o texto (em arquivo word) ou foto do caderno para thiagomhz@gmail.com assim como demais dúvidas.

image.png

Antonio Carlos Olivieri, da Página 3 Pedagogia & Comunicação

2019-05-01-05:00

Reportagem publicada pelo UOL Economia no mês passado apresenta uma pesquisa realizada pelo Datafolha em que se perguntava aos entrevistados qual o fator mais importante para se conquistar uma vida melhor. A amostragem reflete toda a população do Brasil, com baixa margem de erro. Os resultados da pesquisa revelaram que, em primeiro lugar, os brasileiros consideram necessária a fé religiosa. De acordo com a pesquisa, as pessoas consideram a fé mais importante do que o estudo ou o trabalho, por exemplo, para melhorar de vida. Leia o texto do UOL que se transcreve abaixo, preste atenção nos percentuais e redija uma dissertação argumentativa apresentando sua opinião sobre a questão formulada na pesquisa: para você, dos itens mencionados, qual é o mais importante para melhorar de vida? Por quê? Apresente suas razões para justificar o seu ponto de vista.

  • Pessoas valorizam fé, em vez de estudo e trabalho, para melhorar de vida

    A fé religiosa é o aspecto mais importante para melhorar de vida para 28% dos brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada pela ONG Oxfam Brasil. Esse percentual supera até mesmo aqueles que consideram os estudos (21%), o trabalho (11%) e ganhar mais dinheiro (8%) como o mais importante para ter uma vida melhor.

    Ter acesso à saúde foi citado como o mais importante para a melhoria de vida de 19% dos entrevistados na pesquisa da Oxfam, ocupando a terceira posição.

    Outros itens apontados na pesquisa como prioritários para a melhoria de vida foram: ter acesso à aposentadoria (6%), apoio financeiro da família (5%) e cultura e lazer (2%).

    Veja abaixo o que os brasileiros consideram mais importante para melhorar de vida, segundo a Oxfam:

    - Fé religiosa: 28%

    - Estudar: 21%

    - Ter acesso a atendimento de saúde: 19%

    - Crescer no trabalho: 11%

    - Ganhar mais dinheiro: 8%

    - Ter acesso à aposentadoria: 6%

    - Apoio financeiro da família: 5%

    - Cultura e lazer: 2%

    Pesquisa ouviu 2.086 pessoas em todo o país. A Oxfam encomendou a pesquisa ao Instituto Datafolha, que entrevistou pessoalmente 2.086 pessoas em 130 cidades de todos os estados brasileiros. As entrevistas foram feitas entre os dias 12 e 18 de fevereiro. A margem de erro para a amostragem geral é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

    Por ser uma pesquisa amostral realizada em locais de grande circulação de pessoas, o Datafolha definiu uma amostra que busca refletir o perfil da sociedade brasileira conforme o último Censo, informou a Oxfam.


Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC

ATIVIDADE , 4º BIMESTRE de 09/11/2020 à 12/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

Essa semana o aluno deverá acompanhar as tele aulas pelo centro de mídias no aplicativo, não sendo possível acompanhar pelo facebook ou youtube ou ainda por canal de TV aberta.

Poderá ainda colocar as atividades de outros bimestres em dia, acessando as mesmas pelo blog da escola com link abaixo.

https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

-------------------------------------------------------------

                                             3º TB /Noturno

Arte/ProfºJorge

E. E. Salim Farah Maluf

 

Professor:  Jorge C. Pessoa

 

DISCIPLINA/TURMA:

ARTE       3ºTA, 3ºTB

Duas aulas de 45 minutos cada.

CONTEÚDO:

Abstracionismo

1ª e 2ª aula

Assista aos vídeos nos links:

https://www.youtube.com/watch?v=x6Z7RgN9RmA

 

https://www.youtube.com/watch?v=OwHvlnQtjnI

 

 

Responda: Após assistir aos vídeos o que mudou em sua opinião sobre o Abstracionismo? Por que?

 

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Atividade do período 09/11/2020 a 12/11/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º Termo A e 3º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.         

 

Habilidades:  

Ler e interpretar imagens relativas à evolução dos hominídeos

• Identificar e explicar aspectos da interação entre os mecanismos biológicos e culturais na evolução humana

• Identificar as principais etapas da evolução humana com base em textos ou na análise de árvores filogenéticas

 • Estabelecer relações de parentesco em árvores filogenéticas de hominídeos

 

Atividade: Elabore um resumo sobre os principais tópicos da Evolução Biológica e cultural do ser humano.

Tempo para realização: Uma semana.       De 09/11 até 13/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

Atividade

Pesquisar sobre:

Origem e evolução da vida – Evolução biológica e cultural

 A origem do ser humano e a evolução cultural

• A árvore filogenética dos hominídeos

• Evolução do ser humano – desenvolvimento da inteligência, da linguagem e da capacidade de aprendizagem

 • A transformação do ambiente pelo ser humano e a adaptação de espécies animais e vegetais a seus interesses

Vídeos complementares:

A evolução do homem

https://www.youtube.com/watch?v=2iV2HlnWVr8

Discovery Channel e a Evolução Humana.

https://www.youtube.com/watch?v=bCdMGS4jJd4

7 espécies de seres humanos que já existiram

https://www.youtube.com/watch?v=jJA7naWfXmU

Filogenia

https://www.youtube.com/watch?v=N1yas3w5SGM

Enviar o resumo para o e-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

3TA, TB

Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade

Semana de 09 a 12 de novembro

· O que é felicidade para você? Elabore uma redação

· Elabore um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 01 de dezembro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Com base na pesquisar sobre o Presidente Ernesto Geisel; responda as seguintes perguntas

1) Explique com suas palavras, como foi a gestão desse presidente?Justifique!

2) Quais foram os pontos positivos durante o Mandato?Justifique!

3) Cite as obras ou benefícios que este presidente deixou para o povo brasileiro?Explique!

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:  MOTORES E GERADORES: PRODUÇÃO DE MOVIMENTO
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar no caderno do aluno, livros didáticos, aulas no centro de mídias e internet. Copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 18/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade 2° Bimestre sobre  MOTORES E GERADORES: PRODUÇÃO DE MOVIMENTO
1- Como a eletricidade e o magnetismo são utilizados com finalidades práticas?
2- Você conhece algum equipamento baseado no uso da eletricidade e do magnetismo simultaneamente? Quais?
3- Você identifica algumas grandezas físicas estudadas até este momento com alguma tecnologia presente no cotidiano? Quais?

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                                         09 a 12/11/2020

Turmas: 3 termos A, B e C

Cadeias carbônicas    (apenas para conteúdo – NÃO ENTREGAR NADA)

As cadeias carbônicas representam a estrutura dos compostos orgânicos.

Elas recebem esse nome porque se formam a partir da ligação dos átomos de carbono.

Há diversos tipos de cadeia e sua classificação é feita conforme a posição dos átomos de carbono, a ligação entre si, a ligação entre os átomos de hidrogênio ou outros compostos.

Classificação

Os critérios para classificar as cadeias carbônicas são:

a)    Fechamento ou não da cadeia;

 

b)    Tipos de átomos, com a presença ou não de heteroátomos (átomos que não são de carbono ou hidrogênio);

 

c)    Organização dos átomos da cadeia;

 

d)    Ligações estabelecidas entre os átomos;

 

e)    Elas podem ser abertas, fechadas ou mistas:

 

1. Cadeias abertas

Também são chamadas de acíclicas e alifáticas. Nesse tipo de cadeia, os átomos de carbono se ligam e deixam as extremidades livres.

Cadeias abertas normais, retas ou lineares:

Nas cadeias abertas lineares não são formadas ramificações.




 

Cadeias abertas ramificadas:

As cadeias abertas ramificadas apresentam ramificações.




Cadeias abertas homogêneas:

As cadeias homogêneas têm somente um átomo de carbono.



 


 

Elas não apresentam heteroátomo, ou seja, nenhum outro átomo que não seja carbono ou hidrogênio na cadeia.

Cadeias abertas heterogêneas:

As cadeias heterogêneas apresentam pelo menos um átomo que não seja o carbono ou hidrogênio ao longo da cadeia.




 

Cadeias abertas saturadas:

Em cadeias saturadas os átomos de carbono se ligam entre si por uma ligação simples. O carbono dessa cadeia é denominado saturado.



          ou



       

 

Cadeias abertas insaturadas:

São as cadeias que têm pelo menos dois átomos de carbono unidos por uma dupla a uma tripla ligação. Nessa ligação, o carbono é denominado insaturado.



     ou      

 

 

2. Cadeias fechadas

As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo.

Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas.

 

Cadeias fechadas aromáticas:

As cadeias fechadas aromáticas são classificadas em:




 

Mononucleares: quando possuem apenas um anel aromático, como o benzeno.

Polinucleares: quando possuem mais de um anel aromático, como o naftaleno.

 

Cadeias fechadas alicíclicas:

As cadeias fechadas alicíclicas não exibem anéis aromáticos. Estão divididas em saturadas e insaturadas.

As cadeias fechadas alicíclicas insaturadas são divididas em:

Homogêneas: O anel dessas cadeias é formado somente por átomos de carbono.






Heterogêneas: São cadeias que apresentam um heteroátomo.

 

Cadeias fechadas saturadas:

Em uma cadeia saturada todos os átomos de carbono estabelecem somente ligações simples.




 

 

Cadeias fechadas insaturadas:

Na cadeia insaturada existem ligações duplas entre os átomos.





                                   

 

3. Cadeias Mistas

Nas cadeias mistas, os carbonos se ligam entre si e, como ocorre com as fechadas, também formam um ciclo na cadeia.

 

 

Material de apoio para atividade da próxima semana

Geografia/ProfºRicardo

Lê o texto e responder as questões.

 

Tipos de clima

 

O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática. Assim, dependendo da região do mundo e dos fatores que a influenciam, a atmosfera terá características totalmente diferentes.

 

Atualmente, existem diferentes classificações climáticas que definem o clima de acordo com os seus principais elementos: radiação, temperatura, pressão atmosférica, umidade etc. Uma das classificações mais utilizadas é a do geográfo alemão Wladimir Petter Kópen, proposta em 1900 e aperfeiçoada por outros geográfos a partir de então. Essa classificação volta-se, principalmente, para a temperatura e a umidade de cada tipo de clima. De acordo com essa classificação, o planeta possui vários tipos e subtipos de clima, a saber:

 

Clima Equatorial: Presente nas zonas tropicais (Amazônia, África e Indonésia), próximas à Linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais em torno de 25°C, pequena amplitude térmica (diferença entre a maior temperatura registrada e a menor) e muita umidade, com médias pluviométricas superiores a 2.000 milímetros por ano.

 

Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno). A quantidade de umidade varia conforme a sua localização. Regiões tropicais próximas ao litoral, que são influenciadas pela maritimidade, são mais úmidas do que as regiões localizadas no interior do continente, que são influenciadas pela continentalidade. Assim, as médias de pluviosidade variam entre 1.000 e 2.000 por ano e dependem da região em que se encontram. Em virtude dessa variação de umidade, o clima tropical pode ser dividido em: Clima tropical úmido ou litorâneo e Clima tropical continental ou clima tropical típico. As áreas mais elevadas do clima tropical apresentam temperaturas mais amenas em razão da variação de altitude, o que configura o clima tropical de altitude.

 

Por possuir um clima tropical, o Brasil é um destino muito atrativo para turistas que querem aproveitar belas praias

Por possuir um clima tropical, o Brasil é um destino muito atrativo para turistas que querem aproveitar belas praias

 

Clima Temperado: Presente em áreas de médias altitudes, é o único tipo de clima que possui as quatro estações bem definidas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Possui temperaturas mais amenas, com médias anuais que variam em torno de 8ºC e 15ºC, e umidade que varia de acordo com a sua localização (quanto mais próximo ao litoral, mais úmido). Esse tipo de clima é dividido em: 1) Clima temperado oceânico - É um clima mais úmido e que apresenta invernos menos rigorosos em virtude da influência da umidade oceânica. Como a água demora mais tempo para se resfriar, ela mantém a temperatura atmosférica por mais tempo, diminuindo, assim, a amplitude térmica entre o verão e o inverno. 2) Clima temperado continental - como não é influenciado pela umidade oceânica, é mais seco e apresenta invernos mais rigorosos.

 

Subtropical: Presente em áreas de transição entre o clima tropical e o clima temperado. Apresenta temperaturas mais amenas e grande amplitude térmica anual, com temperaturas negativas no inverno e acima dos 30ºC no verão. As estações do ano, apesar de não serem tão bem definidas como as do clima temperado, já começam a se delinear. As chuvas são bem destribuídas durante o ano e apresentam maior ocorrência durante o verão.

 

Mediterrâneo: Ocorre, principalmente, nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. Aprensenta duas estações bem definidas: verão (quente e seco) e inverno (chuvoso e menos quente). As médias de temperatura assemelham-se muito às do clima tropical, mas a quantidade de chuvas é ligeiramente menor no clima mediterrâneo.

 

Frio (subpolar): Presente nas regiões temperadas mais próximas aos polos e apresenta duas estações bem definidas: Verão fresco, com temperaturas em torno de 10º C, e inverno bastante rigoroso, com temperaturas negativas. O índice pluviomético varia entre 100 e 1000 milímetros, sendo comum a precipitação em forma de flocos de neve durante o inverno.

 

Frio de Montanha: Ocorre em regiões com grandes cadeias de montanhas, como os Andes, Himalaia, as Montanhas Rochosas e os Alpes. Caracteriza-se pelas baixas altitudes, com uma grande variação de temperatura conforme a altitude (quanto maior a altitude, menor a temperatura), e a presença de neves eternas (que nunca derretem).

 

Polar ou Glacial: Ocorre nas zonas polares ou em latitudes muito elevadas, próximas aos polos norte e sul. Apresenta temperaturas baixas durante o ano todo, com médias anuais próximas a -30º C, uma grande variação na duração do dia e da noite e baixa umidade, com um índice pluviométrico de menos de 200 milímetros anuais.

Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e a presença de neve durante o ano todo

Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e a presença de neve durante o ano todo

 

Desértico: Presente tanto em regiões temperadas quanto em regiões tropicais (norte da África, Oriente Médio, oeste dos Estados Unidos, norte do México, litoral do Chile e do Peru, Austrália e noroeste da Índia), geralmente em regiões de depressões. Apresenta uma grande amplitude térmica durante o dia (com temperaturas próximas aos 50ºC durante o dia e temperaturas negativas durante a noite), baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e índices pluviométricos inferiores a 250 mm por ano.

 

Semiárido: Localiza-se nas bordas dos desertos da América do Norte, América do Sul, Austrália, África e na região Nordeste do Brasil, que, embora não esteja próxima a um deserto, também possui esse tipo de clima em virtude da baixa umidade existente na região.  O semiárido caracteriza-se pela presença de altas temperaturas, com médias anuais em torno de 27º C, baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e médias pluviométricas que variam em torno de 300 a 800 milímetros por ano.

 



 

 

Questões

 

1 Quais são os fatores que influência o clima?

2 Quais as características do clima equatorial?

3 Faça uma relação do clima equatorial com a vegetação tropical.

4 Quais as características do clima tropical?

5 Quais tipos de clima ocorre com o clima temperado.

6 Quais as características do clima polar?

 

História/ProfºSilvio

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

A atividade dessa semana é a mesma da anterior. Os alunos que já realizaram não precisam fazer novamente. Isso está acontecendo para dar outra oportunidade aos alunos que ainda não fizeram.

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 00 a 12 de novembro

SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

 

 





 RESPONDA

1.     Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Quais fatores desencadearam o conflito

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.     O que foi o fascismo e nazismo

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.     Quais blocos se formaram durante a guerra

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Quais as consequências da guerra

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

A ROSA DE HIROSHIMA

 

Rio de Janeiro, 1954

 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

VINICIUS DE MORAES

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 12 e 13/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS: Adjetivos - adjectives

Os adjetivos (adjectives) são palavras que caracterizam, modificam os substantivos (seres, animais, objetos, etc).

Essa caracterização pode expressar qualidade, defeito, estado ou condição.

Também são invariáveis (não mudam) relativamente ao gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Ou seja, um mesmo adjetivo é utilizado para caracterizar um substantivo no masculino, no feminino, no singular e no plural.

I have a new life. (Tenho uma vida nova.)

John has a new car. (John tem um carro novo.)

They have two new cars. (Eles têm dois carros novos.)

 

Diferentemente do que acontece no português, na língua inglesa os adjetivos geralmente aparecem antes do substantivo principal.

 

Kamilla and Daniel are excellent students. (Kamilla e Daniel são excelentes alunos.)

Peter got a new phone as a birthday gift. (Rafael ganhou um telefone novo de presente de aniversário.)

Rafaela took nice pictures at the party. (Rafaela tirou fotos legais na festa.)

 

Matéria completa sobre os adjetivos em inglês em: https://www.todamateria.com.br/adjetivos-em-ingles-adjectives/

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1) Leia a explicação e responda:

a) O que são os adjetivos?

b) Os adjetivos podem mudar para masculino, feminino ou plural? Por quê?

c) Geralmente, qual a posição dos adjetivos em Inglês?

2). Escolha a resposta (adejetivo) correto do parêntese:

a) Please use a (tall/blue ) pen to write down the answers.

b) I live in a (large/largely) flat.

c) The teacher told the children a (funnily/funny) story.

d) This is a (use/useful) exercise.

e) I am (happy/happiness) to see my friends.

 

3) Encontre 10 adjetivos no texto abaixo e grife-os.

Dinosaurs

 

Dinosaurs were large animals that lived a very long time ago. No one has ever seen a dinosaur, but people have found very old bones and have put them together to make a skeleton. There were different types of dinosaur: very tall ones which ate leaves from trees, small ones with wings that could fly, and those with very sharp teeth, which ate other animals. We don't know what colour they were, but we think they were brown. If we saw a dinosaur today we would probably feel frightened because they were so big and they could run fast too. Dinosaurs died out, but we don't really know why.

 

4) Crie uma frase com um adjetivo.

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua portuguesa/ProfºThiago

3º ANO EJA
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

Prezado Aluno.
  TEMA: O que é mais importante para vencer na vida?  

Leia os textos motivadores , elabore uma redação (Dissertativa) , considerando sua opinião pessoal e defendendo-a segundo seus argumentos.

Antes de começar leia os textos com muita atenção
Não esqueça de Colocar Nome e série
Não existe número mínimo de linhas
Não fuja do Tema
Enviar o texto (em arquivo word) ou foto do caderno para thiagomhz@gmail.com assim como demais dúvidas.

image.png

Antonio Carlos Olivieri, da Página 3 Pedagogia & Comunicação

2019-05-01-05:00

Reportagem publicada pelo UOL Economia no mês passado apresenta uma pesquisa realizada pelo Datafolha em que se perguntava aos entrevistados qual o fator mais importante para se conquistar uma vida melhor. A amostragem reflete toda a população do Brasil, com baixa margem de erro. Os resultados da pesquisa revelaram que, em primeiro lugar, os brasileiros consideram necessária a fé religiosa. De acordo com a pesquisa, as pessoas consideram a fé mais importante do que o estudo ou o trabalho, por exemplo, para melhorar de vida. Leia o texto do UOL que se transcreve abaixo, preste atenção nos percentuais e redija uma dissertação argumentativa apresentando sua opinião sobre a questão formulada na pesquisa: para você, dos itens mencionados, qual é o mais importante para melhorar de vida? Por quê? Apresente suas razões para justificar o seu ponto de vista.

  • Pessoas valorizam fé, em vez de estudo e trabalho, para melhorar de vida

    A fé religiosa é o aspecto mais importante para melhorar de vida para 28% dos brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada pela ONG Oxfam Brasil. Esse percentual supera até mesmo aqueles que consideram os estudos (21%), o trabalho (11%) e ganhar mais dinheiro (8%) como o mais importante para ter uma vida melhor.

    Ter acesso à saúde foi citado como o mais importante para a melhoria de vida de 19% dos entrevistados na pesquisa da Oxfam, ocupando a terceira posição.

    Outros itens apontados na pesquisa como prioritários para a melhoria de vida foram: ter acesso à aposentadoria (6%), apoio financeiro da família (5%) e cultura e lazer (2%).

    Veja abaixo o que os brasileiros consideram mais importante para melhorar de vida, segundo a Oxfam:

    - Fé religiosa: 28%

    - Estudar: 21%

    - Ter acesso a atendimento de saúde: 19%

    - Crescer no trabalho: 11%

    - Ganhar mais dinheiro: 8%

    - Ter acesso à aposentadoria: 6%

    - Apoio financeiro da família: 5%

    - Cultura e lazer: 2%

    Pesquisa ouviu 2.086 pessoas em todo o país. A Oxfam encomendou a pesquisa ao Instituto Datafolha, que entrevistou pessoalmente 2.086 pessoas em 130 cidades de todos os estados brasileiros. As entrevistas foram feitas entre os dias 12 e 18 de fevereiro. A margem de erro para a amostragem geral é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

    Por ser uma pesquisa amostral realizada em locais de grande circulação de pessoas, o Datafolha definiu uma amostra que busca refletir o perfil da sociedade brasileira conforme o último Censo, informou a Oxfam.


Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC

ATIVIDADE , 4º BIMESTRE de 09/11/2020 à 12/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

Essa semana o aluno deverá acompanhar as tele aulas pelo centro de mídias no aplicativo, não sendo possível acompanhar pelo facebook ou youtube ou ainda por canal de TV aberta.

Poderá ainda colocar as atividades de outros bimestres em dia, acessando as mesmas pelo blog da escola com link abaixo.

https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

--------------------------------------------------------


                                    

                                               

                                        3º TC /Noturno

Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  3º T.C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Leitura e Interpretação de Texto

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Interpretar e analisar gêneros literários e estilos especialmente a brasileira, desenvolver maior sensibilidade e consciência estética diante do meio

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Leitura e interpretação

O grito/ Edvard Munch

Foi somente aos trinta anos que Edvard Munch pintou sua peça máxima. Sua obra mais conhecida, e uma das mais importantes da história do expressionismo.

‘O Grito’ (1883) é um exemplo dos temas que sensibilizaram os artistas ligados a essa tendência. Porém, há uma série de fatores que influenciaram Munch a pintar esse quadro que retrata a angústia e o desespero e traz inúmeros outros significados segundo diferentes estudiosos.

O próprio Edvard Munch deixou um pequeno texto em que fala sobre a experiência que resultou em ‘O Grito’: “Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr do sol, quando o céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei-me na cerca, extremamente cansado – sobre o fiorde preto azulado e a cidade estendiam-se sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de medo – senti um grito infinito atravessando a paisagem.”

Nela, a figura humana não apresenta suas figuras reais, mas contorce-se sob o efeito de suas emoções. As linhas sinuosas do céu e da água, e a linha diagonal da ponte, conduzem o olhar para a boca da figura que se abre num grito perturbador.

Segundo outras fontes, o quadro foi inspirado nas decepções do artista. É uma das peças da série ‘o Friso da Vida’ e foi feita em óleo, têmpera e pastel em carvão de pequenas dimensões: 91 x 73,5 cm. Na ideia inicial de Munch, o quadro trazia apenas um homem de cartola, de costas, olhando para o céu. Só depois Munch decidiu inserir uma figura meio andrógina na cena, com uma expressão de desespero.




Interpretação

1.Com que material foi feita a obra ‘O Grito’?

2. Quais elementos estão presentes na obra?

3. Com que idade Edvard Munch pintou sua ‘peça máxima’?

4. De que maneira houve inspiração do autor para elaborar ‘O Grito’?

5. Em que ano surgiu a obra?

6. Em que termos de tamanho, quais as dimensões da obra?

7. Qual foi a ideia inicial do autor, antes de criar ‘O Grito’?

8. O que a pintura retrata?

 

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 09/11 a 12/11

 

__

 

 

 

 

Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal

Disciplina : biologia

Serie :e.j.a 3tc

Aulas : quarta 4 e 5 aula )

Período de 09/11 a 13/11

Tema : evolução do ser humano

Atividade\;

Pesquisar o surgimento dos primeiros hominideos

Habilidade : Compreender a evolução do ser humano através dos tempos

Material : livro didático internet ( sempre citar a fonte )

Enviar em renecaesquerdo@outlook.com.br


Filosofia/ProfºEdison

PROFESSOR: EDISON VIEIRA

entrega dia  09 A 12 / 11 /2020

e-mail: edison.v24@yahoo.com

MATERIA :FILOSOFIA EJA 3C

 

Etnocentrismo

 

O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta. O extremo oposto do etnocentrismo é o relativismo cultural, que tende a olhar com extrema noção de alteridade para as diferenças e peculiaridades das outras culturas e reconhecê-las como sendo tão legítimas quanto a sua própria.

Desmembrando a palavra etnocentrismo, encontramos o prefixo etno, advindo de etnia, e centrismo, que é ato de colocar algo no centro, ou seja, tornar algo fundamental ou principal. Enxergar o mundo de maneira etnocentrista significa perceber o mundo, a sua diversidade e as suas peculiaridades apenas com base em uma visão distorcida por aquilo que você acha que é culturalmente melhor ou correto.

O etnocentrismo consiste, portanto, numa visão de mundo que privilegie os hábitos de nossa própria cultura justamente por partirmos deles, o que faz com que nós mesmos coloquemo-nos no lugar central e olhemos o outro, o diferente, como o ridículo, o inferior, o errado, o pecador. Assim, são as nossas próprias noções de mundo que servem de referência para o que seria uma análise de mundo correta (isso ocorre na visão etnocentrista, mas não é verdadeiro), tornando o diferente algo menor, causando estranhamento, preconceito, falsas justificativas de dominação e até mesmo a hostilidade.

 

O etnocentrismo também está relacionado a outras formas de preconceito que, infelizmente, ainda estão enraizadas em nossa cultura. Podemos achar relações estreitas do etnocentrismo com o racismo, a xenofobia e a intolerância religiosa.

A religião é um dos traços culturais de um povo, e, talvez, na relação policêntrica do mundo globalizado, ela seja o ponto mais polêmico. Em suma, quando o pilar judaico-cristão que forma a sociedade ocidental é visto e interpretado de maneira radical por seus devotos, há uma forte tendência ao preconceito religioso contra praticantes de outras religiões. Nesse sentido, podemos dizer que o etnocentrismo está junto à intolerância religiosa, pois cultura e religião andam juntas. Essa situação forma o etnocentrismo religioso.

A antropologia é uma ciência que, apesar dos avanços e da importância social que tem hoje, fundou-se sob pilares etnocentristas e racistas. Os primeiros estudos antropológicos levantados pelos estudiosos ingleses Edward Burnett Tylor e Herbert Spencer intentavam demonstrar a inferioridade dos habitantes dos continentes africanos e asiáticos em meio à dominação europeia do neocolonialismo.





A visão do homem branco colonizador como um salvador dos “povos primitivos” é etnocentrista.

Nesse sentido, fundaram-se teorias etnocentristas e racistas que mediam o que os antropólogos chamavam de “nível de evolução humana” pelo “nível de evolução cultural e social”. O que esses estudiosos fizeram foi, à primeira vista, analisar a cultura de outros povos de maneira completamente etnocentrista, considerando a cultura europeia branca como superior e melhor, para assinalar a inferioridade daqueles outros povos e como que autorizar o domínio daquelas terras. A questão racial, obviamente, estava entrelaçada nessa tendenciosa análise que apontava justamente os povos negros como “inferiores” e os brancos como “superiores”.

Entre as formas de preconceito de origem etnocentrista, talvez a mais evidente seja a xenofobia. A aversão aos estrangeiros dá-se de um modo a causar o estranhamento daquele que veio de fora e é diferente justamente porque essa análise parte de alguém que vê o outro com base em si mesmo. A cultura, o modo de ser, os trajes e os costumes dos estrangeiros somente são considerados ruins porque há um parâmetro de medida que é a própria cultura da pessoa que analisa, o que, junto a questões ideológicas e político-sociais, em situação de imigração, gera o preconceito xenofóbico.

Para entender-se a relação contrária entre etnocentrismo e relativismo cultural, precisamos resgatar e continuar aquela história sobre a antropologia iniciada no tópico anterior. A antropologia foi se transformando com estudos posteriores, como os do geógrafo e antropólogo judeu alemão Franz Boas, que passaram a mudar a visão antropológica sobre os povos que habitavam outros continentes fora da Europa. Enquanto as teorias preconceituosas dos primeiros antropólogos pautavam-se em visões não científicas, pois não estavam embasadas em estudos concretos. Boas, ao conviver durante um tempo com povos que habitavam o extremo norte do Canadá, na Ilha de Baffin, percebeu a riqueza cultural daquele povo e a necessidade de entender-se a língua e a cultura de um povo para realmente compreendê-lo.

Na esteira dos trabalhos de Boas, foi o antropólogo polonês Bronislaw Malinowski que organizou uma metodologia que regulamentava o trabalho genuinamente científico da antropologia. O trabalho de campo era necessário para que o profissional submergisse efetivamente na cultura de um povo para compreendê-la em todos os seus detalhes. Após Malinowski, é o antropólogo belga Claude Lévi-Strauss quem toma a frente no cenário dos estudos antropológicos europeus e destaca a importância de reconhecer-se a necessidade de um enfrentamento relativista quanto às questões culturais.

O relativismo cultural é a maleabilidade para entender-se as peculiaridades de outras culturas. O ato de relativizar consiste em desprender-se de uma rigidez para analisar questões baseadas em casos específicos, ou seja, a análise baseia-se em questões relativas a cada caso. O relativismo é positivo e necessário para enfrentar-se o etnocentrismo, no entanto, não se pode, por meio de uma chave relativista, defender também todo o tipo de barbárie que fira os direitos humanos em nome de uma relativização da cultura.

Os exemplos de etnocentrismo podem ser percebidos nos mais minuciosos detalhes, como nos preconceitos empregados pela linguagem, em piadas e até em atos de violência. Relacionado aos preconceitos, o etnocentrismo pode ser expresso por piadas que ridicularizem a linguagem, a cultura e a religião dos outros povos.

Como visão de análise, o etnocentrismo é expresso pela maneira de enxergar o outro (de outra etnia, de outra cultura) como alguém inferior. É necessário entender que existem diferenças culturais entre os povos, mas quando essas diferenças são usadas para diminuir, classificar e subjugar os outros, cai-se numa visão etnocentrista.

Não há uma fórmula mágica que erradique de vez o etnocentrismo em toda uma sociedade. Talvez a maior força combativa ao etnocentrismo e a qualquer tipo de preconceito seja o estudo. O incentivo ao estudo e o investimento em educação são as principais armas para combater-se, gradativamente, o preconceito enraizado na cultura de um

 

 

ATIVIDADE

 

1- O que é Etnocentrismo e relativismo cultural.

2- De alguns  Exemplos de etnocentrismo e como evitá- los.

3- Fale sobre Etnocentrismo e outras formas de preconceito.


Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA– 3TA – 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Com base na pesquisar sobre o Presidente Ernesto Geisel; responda as seguintes perguntas

1) Explique com suas palavras, como foi a gestão desse presidente?Justifique!

2) Quais foram os pontos positivos durante o Mandato?Justifique!

3) Cite as obras ou benefícios que este presidente deixou para o povo brasileiro?Explique!

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:  MOTORES E GERADORES: PRODUÇÃO DE MOVIMENTO
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar no caderno do aluno, livros didáticos, aulas no centro de mídias e internet. Copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 18/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade 2° Bimestre sobre  MOTORES E GERADORES: PRODUÇÃO DE MOVIMENTO
1- Como a eletricidade e o magnetismo são utilizados com finalidades práticas?
2- Você conhece algum equipamento baseado no uso da eletricidade e do magnetismo simultaneamente? Quais?
3- Você identifica algumas grandezas físicas estudadas até este momento com alguma tecnologia presente no cotidiano? Quais?

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                                         09 a 12/11/2020

Turmas: 3 termos A, B e C

Cadeias carbônicas    (apenas para conteúdo – NÃO ENTREGAR NADA)

As cadeias carbônicas representam a estrutura dos compostos orgânicos.

Elas recebem esse nome porque se formam a partir da ligação dos átomos de carbono.

Há diversos tipos de cadeia e sua classificação é feita conforme a posição dos átomos de carbono, a ligação entre si, a ligação entre os átomos de hidrogênio ou outros compostos.

Classificação

Os critérios para classificar as cadeias carbônicas são:

a)    Fechamento ou não da cadeia;

 

b)    Tipos de átomos, com a presença ou não de heteroátomos (átomos que não são de carbono ou hidrogênio);

 

c)    Organização dos átomos da cadeia;

 

d)    Ligações estabelecidas entre os átomos;

 

e)    Elas podem ser abertas, fechadas ou mistas:

 

1. Cadeias abertas

Também são chamadas de acíclicas e alifáticas. Nesse tipo de cadeia, os átomos de carbono se ligam e deixam as extremidades livres.

Cadeias abertas normais, retas ou lineares:

Nas cadeias abertas lineares não são formadas ramificações.




 

Cadeias abertas ramificadas:

As cadeias abertas ramificadas apresentam ramificações.




Cadeias abertas homogêneas:

As cadeias homogêneas têm somente um átomo de carbono.



 


 

Elas não apresentam heteroátomo, ou seja, nenhum outro átomo que não seja carbono ou hidrogênio na cadeia.

Cadeias abertas heterogêneas:

As cadeias heterogêneas apresentam pelo menos um átomo que não seja o carbono ou hidrogênio ao longo da cadeia.




 

Cadeias abertas saturadas:

Em cadeias saturadas os átomos de carbono se ligam entre si por uma ligação simples. O carbono dessa cadeia é denominado saturado.



          ou



       

 

Cadeias abertas insaturadas:

São as cadeias que têm pelo menos dois átomos de carbono unidos por uma dupla a uma tripla ligação. Nessa ligação, o carbono é denominado insaturado.



     ou      

 

 

2. Cadeias fechadas

As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo.

Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas.

 

Cadeias fechadas aromáticas:

As cadeias fechadas aromáticas são classificadas em:




 

Mononucleares: quando possuem apenas um anel aromático, como o benzeno.

Polinucleares: quando possuem mais de um anel aromático, como o naftaleno.

 

Cadeias fechadas alicíclicas:

As cadeias fechadas alicíclicas não exibem anéis aromáticos. Estão divididas em saturadas e insaturadas.

As cadeias fechadas alicíclicas insaturadas são divididas em:

Homogêneas: O anel dessas cadeias é formado somente por átomos de carbono.






Heterogêneas: São cadeias que apresentam um heteroátomo.

 

Cadeias fechadas saturadas:

Em uma cadeia saturada todos os átomos de carbono estabelecem somente ligações simples.




 

 

Cadeias fechadas insaturadas:

Na cadeia insaturada existem ligações duplas entre os átomos.





                                   

 

3. Cadeias Mistas

Nas cadeias mistas, os carbonos se ligam entre si e, como ocorre com as fechadas, também formam um ciclo na cadeia.

 

 

Material de apoio para atividade da próxima semana

Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA

3TC EJA 4ºBimestre SEMANA 09 a 12/11

PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

  Atividade para leitura:

Línguas faladas no mundo: desafios atuais

 Pesquisas mostram que hoje são faladas no mundo aproximadamente 7 mil línguas. De acordo com a Unesco, seriam entre 6 e 8 mil idiomas, metade dos quais são falados por menos de 10 mil pessoas. Por isso, calcula-se que há sérios riscos de desaparecimento de línguas ao longo do século XXI.

 O que está por trás disso? O mapa Línguas oficiais, que você viu na Atividade 2, mostra que algumas línguas têm larga abrangência territorial. A maior parte delas são línguas europeias, impostas nos processos de colonização, o que ocasionou o uso disseminado do inglês, espanhol, francês e português. Nesse processo, milhões de nativos foram eliminados e, com isso, além de vidas, também foram perdidas línguas e traços culturais originais. Por outro lado, há falantes de línguas nativas que foram assimilados, abandonando gradativamente a língua materna.

Outro mecanismo de imposição linguística pode ser observado dentro dos próprios países, em tentativas de definir uma língua oficial para todo o território nacional, casos, por exemplo, do russo e do mandarim.

 Muitas vezes, não se troca a língua materna pela do colonizador, mas por idiomas de grupos e culturas vizinhos, seja por fusão entre grupos, seja por dominação. Em outros casos, há um apelo, em especial entre os jovens, para dominar línguas de prestígio nos meios de comunicação e no mundo dos negócios. O uso da internet reflete o peso de algumas línguas atuais, sobretudo o inglês, usado por comunidades do mundo inteiro para a comunicação. Esse fato está associado à influência político-econômica dos Estados Unidos.

 Outra língua com grande número de falantes é o mandarim (considerado o chinês-padrão), idioma oficial da China. Mais de 1 bilhão de pessoas falam essa língua. Essas pessoas estão concentradas no território chinês e também dispersas em outros países e continentes.





 Cresce a tendência ao plurilinguismo, isto é, ao domínio de dois ou mais idiomas por uma pessoa. Os próprios sistemas de ensino valorizam e reforçam isso. Note-se que nem sempre há relação direta entre língua e cultura. Grupos culturais distintos podem falar o mesmo idioma, como no caso do russo, que foi imposto a um mosaico de culturas. Ou, então, no caso de regiões, países e grupos distintos do norte da África ao Oriente Médio, que adotaram o idioma árabe como língua oficial.

É importante destacar que, em parte, muitos idiomas (e outros traços culturais, como religiões, hábitos alimentares, organizações familiares etc.) se disseminaram, instalaram-se e se mantêm em outros territórios por causa das migrações.

O desaparecimento de línguas representa, em primeiro lugar, a perda de diversidade cultural, uma das bases da riqueza humana. Perde-se também um notável acervo de saberes, já que os grupos criaram palavras e expressões para designar plantas, animais, fenômenos naturais, objetos, relações de parentesco, calendários, marcações do tempo e muitos outros. A recuperação ou a revitalização de línguas minoritárias é tarefa difícil. Programas da ONU e de políticas nacionais têm se dedicado a isso. Um exemplo ocorre no Brasil, com a formação de professores indígenas e a produção de publicações nas línguas originais, voltadas aos grupos que as utilizam.

 

História/ProfºSilvio

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

A atividade dessa semana é a mesma da anterior. Os alunos que já realizaram não precisam fazer novamente. Isso está acontecendo para dar outra oportunidade aos alunos que ainda não fizeram.

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Questões sobre a Segunda Guerra Mundial

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 00 a 12 de novembro

SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

 

 





 RESPONDA

1.     Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Quais fatores desencadearam o conflito

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.     O que foi o fascismo e nazismo

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.     Quais blocos se formaram durante a guerra

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Quais as consequências da guerra

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

A ROSA DE HIROSHIMA

 

Rio de Janeiro, 1954

 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

VINICIUS DE MORAES

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 12 e 13/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS: Adjetivos - adjectives

Os adjetivos (adjectives) são palavras que caracterizam, modificam os substantivos (seres, animais, objetos, etc).

Essa caracterização pode expressar qualidade, defeito, estado ou condição.

Também são invariáveis (não mudam) relativamente ao gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Ou seja, um mesmo adjetivo é utilizado para caracterizar um substantivo no masculino, no feminino, no singular e no plural.

I have a new life. (Tenho uma vida nova.)

John has a new car. (John tem um carro novo.)

They have two new cars. (Eles têm dois carros novos.)

 

Diferentemente do que acontece no português, na língua inglesa os adjetivos geralmente aparecem antes do substantivo principal.

 

Kamilla and Daniel are excellent students. (Kamilla e Daniel são excelentes alunos.)

Peter got a new phone as a birthday gift. (Rafael ganhou um telefone novo de presente de aniversário.)

Rafaela took nice pictures at the party. (Rafaela tirou fotos legais na festa.)

 

Matéria completa sobre os adjetivos em inglês em: https://www.todamateria.com.br/adjetivos-em-ingles-adjectives/

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1) Leia a explicação e responda:

a) O que são os adjetivos?

b) Os adjetivos podem mudar para masculino, feminino ou plural? Por quê?

c) Geralmente, qual a posição dos adjetivos em Inglês?

2). Escolha a resposta (adejetivo) correto do parêntese:

a) Please use a (tall/blue ) pen to write down the answers.

b) I live in a (large/largely) flat.

c) The teacher told the children a (funnily/funny) story.

d) This is a (use/useful) exercise.

e) I am (happy/happiness) to see my friends.

 

3) Encontre 10 adjetivos no texto abaixo e grife-os.

Dinosaurs

 

Dinosaurs were large animals that lived a very long time ago. No one has ever seen a dinosaur, but people have found very old bones and have put them together to make a skeleton. There were different types of dinosaur: very tall ones which ate leaves from trees, small ones with wings that could fly, and those with very sharp teeth, which ate other animals. We don't know what colour they were, but we think they were brown. If we saw a dinosaur today we would probably feel frightened because they were so big and they could run fast too. Dinosaurs died out, but we don't really know why.

 

4) Crie uma frase com um adjetivo.

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua portuguesa/ProfºThiago 

3º ANO EJA
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

Prezado Aluno.
  TEMA: O que é mais importante para vencer na vida?  

Leia os textos motivadores , elabore uma redação (Dissertativa) , considerando sua opinião pessoal e defendendo-a segundo seus argumentos.

Antes de começar leia os textos com muita atenção
Não esqueça de Colocar Nome e série
Não existe número mínimo de linhas
Não fuja do Tema
Enviar o texto (em arquivo word) ou foto do caderno para thiagomhz@gmail.com assim como demais dúvidas.

image.png

Antonio Carlos Olivieri, da Página 3 Pedagogia & Comunicação

2019-05-01-05:00

Reportagem publicada pelo UOL Economia no mês passado apresenta uma pesquisa realizada pelo Datafolha em que se perguntava aos entrevistados qual o fator mais importante para se conquistar uma vida melhor. A amostragem reflete toda a população do Brasil, com baixa margem de erro. Os resultados da pesquisa revelaram que, em primeiro lugar, os brasileiros consideram necessária a fé religiosa. De acordo com a pesquisa, as pessoas consideram a fé mais importante do que o estudo ou o trabalho, por exemplo, para melhorar de vida. Leia o texto do UOL que se transcreve abaixo, preste atenção nos percentuais e redija uma dissertação argumentativa apresentando sua opinião sobre a questão formulada na pesquisa: para você, dos itens mencionados, qual é o mais importante para melhorar de vida? Por quê? Apresente suas razões para justificar o seu ponto de vista.

  • Pessoas valorizam fé, em vez de estudo e trabalho, para melhorar de vida

    A fé religiosa é o aspecto mais importante para melhorar de vida para 28% dos brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada pela ONG Oxfam Brasil. Esse percentual supera até mesmo aqueles que consideram os estudos (21%), o trabalho (11%) e ganhar mais dinheiro (8%) como o mais importante para ter uma vida melhor.

    Ter acesso à saúde foi citado como o mais importante para a melhoria de vida de 19% dos entrevistados na pesquisa da Oxfam, ocupando a terceira posição.

    Outros itens apontados na pesquisa como prioritários para a melhoria de vida foram: ter acesso à aposentadoria (6%), apoio financeiro da família (5%) e cultura e lazer (2%).

    Veja abaixo o que os brasileiros consideram mais importante para melhorar de vida, segundo a Oxfam:

    - Fé religiosa: 28%

    - Estudar: 21%

    - Ter acesso a atendimento de saúde: 19%

    - Crescer no trabalho: 11%

    - Ganhar mais dinheiro: 8%

    - Ter acesso à aposentadoria: 6%

    - Apoio financeiro da família: 5%

    - Cultura e lazer: 2%

    Pesquisa ouviu 2.086 pessoas em todo o país. A Oxfam encomendou a pesquisa ao Instituto Datafolha, que entrevistou pessoalmente 2.086 pessoas em 130 cidades de todos os estados brasileiros. As entrevistas foram feitas entre os dias 12 e 18 de fevereiro. A margem de erro para a amostragem geral é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

    Por ser uma pesquisa amostral realizada em locais de grande circulação de pessoas, o Datafolha definiu uma amostra que busca refletir o perfil da sociedade brasileira conforme o último Censo, informou a Oxfam.


Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC

ATIVIDADE , 4º BIMESTRE de 09/11/2020 à 12/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

Essa semana o aluno deverá acompanhar as tele aulas pelo centro de mídias no aplicativo, não sendo possível acompanhar pelo facebook ou youtube ou ainda por canal de TV aberta.

Poderá ainda colocar as atividades de outros bimestres em dia, acessando as mesmas pelo blog da escola com link abaixo.

https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário