terça-feira, 3 de novembro de 2020

8ºAnos finais semana de 03 a 06 de novembro de 2020

  Atividade da semana de   03  a 06 de novembro 2020

                                   Eletivas/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

 

ATIVIDADES

 

 

 

·         Atividade 1-Realizar a leitrura da reportagem;

·         Link: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/26/parques-municipais-de-sp-voltam-a-funcionar-aos-finais-de-semana-a-partir-do-proximo-sabado.ghtml

·         Atividade 2- Descrever a sua opinião sobre o retorno dos parques;

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 10/11/2020

                                         Eletivas/Profº Jobiane

Semana de 03/11 a 06/11/2020

Ano: 8° anos

Matéria: Eletiva – Esporte e Lazer

Professora: Jobiane Reis

Orientação da Atividade: Fazer a leitura da reportagem abaixo e encaminhar sua reflexão sobre essa leitura para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com em formato Word ou PDF da foto do caderno.

https://saude.abril.com.br/medicina/videogame-no-limite-entre-o-bem-e-o-mal/



                                                Eletivas/Profº Denis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

4º Bim semana 3 (03.11 à 06.11) Denis

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva


 


Mas e agora professor com todas as informações que obtivemos com a eletiva grana no bolso, terei condições para direcionar de meus investimentos de forma  correta?

Eu digo a você nada é certo quanto que podemos perder isso é certo inclusive, dia após dia arriscamos nossas vidas, no ir e vir da escola pra casa, ou do trabalho pra casa. Mas fiquem tranqüilos que quanto mais estudarem sobre investimentos, verão que o segredo é diversificar em vários tipos de ativos, para que possamos diluir as perdas e maximizar as fontes pagadoras.

Já ouviram o ditado de seus avôs:

“Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta” Reflitam sobre esse ditado eu use-o como uma máxima em sua vida. Envie sua reflexão para o professor por e-mail.

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

                                              Eletivas /Profº Lucilene

 ELETIVA 

                                      E. E. SALIM FARAH MALUF 

                                 SEMANA DE 03/11 À 06/11/20202 

Professora: Lucilene Pereira dos Santos 

 

 

Devido o feriado nesta semana vocês não terão atividades. Mas aproveitem para colocar as suas atividades atrasadas em dia. 

Qualquer dúvida me chame no WhatsApp 



8ºAno A


                                                    Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Situação de Aprendizagem I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas

artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Para ampliação do repertório elencamos a seguir algumas questões importantes para o desenvolvimento do bimestre.

1.Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes nas culturas indígena (brasileira e latino-americana).

2.Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes na cultura africana.

3.Quais diferenças existem entre as modalidades artísticas, das artes visuais, da cultura indígena (brasileiras e latino-americana) e da cultura africana?

4.Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena (brasileira e latino-americana)?

5.Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura africana?

 6.Quais técnicas, tintas e traços são utilizados pelos povos indígenas, quando desenvolvem essas modalidades artísticas?

 7.Cite obras, atuais ou de outro período histórico, que você conhece da cultura indígena (brasileira e latino-americana) e da cultura africana.

8.Fale sobre sua experiência na criação de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando a cultura indígena e africana.

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 03/11 a 06/11

 

__

 

 

                                                Ciências /Profº Lucilene

CIÊNCIAS FÍSICA E BIOLÓGICAS 

                                    E. E. SALIM FARAH MALUF 

                                 SEMANA DE 03/11 À 06/11/2020 

Professora: Lucilene Pereira dos Santos  

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas 

Turmas: 8ºA e 8ºB                                04 aulas semanais (90 minutos) 

Tema: 

Os elétrons e onde habitam 

Desenvolvimento: 

Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente. 

1) É necessário que você assista ao vídeo sobre as transformações de energias com a professora Rafaela “Eletricidade no Cotidiano e Transformações de Energia” no Youtube registre um resumo em seu caderno e responda as questões abaixo: 

2) Contamos com várias máquinas/equipamentos/aparelhos em nosso dia a dia que facilitam a nossa vida. O que é preciso para que eles funcionem? 

3) A água conduz eletricidade? O que são condutores elétricos? 

4) A transformação de uma forma de energia em outra? Como podemos observar esta transformação a partir dos equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia? 

5) Faça uma lista de todos os aparelhos eletrônicos em sua residência. Qual é o tipo de energia que eles precisam para funcionar e em qual tipo de energia cada um desses aparelhos irá se transformar 

6) Faça um desenho representando como a energia elétrica chega em sua casa. (rua, poste relógio e dentro de sua casa) 

Faça uma sobre o que é Ampere, watt e volt registre em seu caderno e me envie também. 

Ao terminar a sua atividade enviar para o e-mail : entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com  no assunto deverá conter seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog  

 Plantão de dúvida é na quarta-feira das 08:00 as 08:50 via e-mail ou WhatsApp. 

 Educação Física/Prof° Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 02 a 06/11/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

             EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        OS BENEFÍCIOS DAS GINÁSTICAS

 

Aula I: Página 81 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 3. Realize a leitura:

 

Texto 1 – Benefícios da Ioga

A Ioga é uma prática que tem o objetivo de trabalhar corpo e a mente de maneira interligada, por meio de exercícios que visam auxiliar no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio, flexibilidade, emagrecimento e postura, promovendo a sensação de bem-estar e disposição. Esta prática pode ser realizada por qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças e idosos.

 

Texto 2 – Benefícios do Tai Chi Chuan

O tai Chi Chuan é uma prática milenar, nascida na China como um tipo de arte marcial, porém atualmente é mais conhecida como forma de meditação e atividade física. Médicos e pesquisadores de vários locais do mundo identificam muitos benefícios à saúde na realização desta prática, entre eles a melhora no equilíbrio, flexibilidade, resistência, pressão arterial, saúde geral do coração, fortalecimento do sistema imunológico, refinamento dos reflexos, entre outros. Esta prática pode ser realizada por pessoas de qualquer idade.

 

Texto 3 – Benefícios do Pilates

Este método surgiu no início do século passado, tendo como principal objetivo unir corpo e mente. O Pilates se apropria das necessidades do praticante e, desta forma, organiza os exercícios para alcançar os resultados necessários. Este método estimula o corpo de maneira global durante a prática de cada exercício, visando o aumento da mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular, contribuindo assim para a melhora da postura, alívio das tensões, maior mobilidade articular e respiração.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 82 no Caderno do Aluno volume 4. Com base nas anotações feitas em seu caderno após a leitura dos textos, preencha o quadro a seguir:

 

              Benefícios

                  Similaridades

               Diferenças

Yoga

 

 

 

 

 

 

 

 

Tai chi Chuan

 

 

 

 

 

 

 

 

Pilates

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/Profº Djair

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 03 a 06 do 11 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º Bimestre.

Atividade:  Interdisciplinaridade Geografia / Matemática - Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: 1 - Identificar, por meio de textos, mapas e/ou iconografias, elementos representativos da herança pré-colombiana no Peru e no México. 2 - Diferenciar correntes de povoamento, relacionando-as com a formação sócio espacial. 

GEOGRAFIA :  Peru e México: a herança pré-colombiana / Brasil e Argentina: as correntes de povoamento  ( 1 / 2 ).





1 - PERÚ e MÉXICO – A herança Pré-Colombiana .

 

A era Pré-Colombiana são subdivisões periódicas na história do Continente Americano, desde o período Paleolítico à colonização européia. Muitas civilizações se estabeleceram nesta região, construindo núcleos urbanos e rurais e algumas hierarquias muito complexas. Muitas dessas civilizações já tinham desaparecido antes da chegada dos europeus e durante a colonização documentos foram destruídos o que tem dificultado um estudo mais detalhado, em muitos casos só restaram fragmentos da história de alguns povos.

Este termo é utilizado principalmente no estudo das grandes civilizações indígenas do Continente americano, como os Incas, os Maias e os Astecas. 

Os Incas viveram aproximadamente de 3000 a.C. a 1500 d.C. no Peru, Chile, Bolívia e Equador, mais especificamente na Cordilheira dos Andes. Os atuais povos indígenas do Peru são descendentes dos Incas. Esse povo tornou-se conhecido em todo o mundo pela sua cultura e tradição, pelos objetos de ouro que confeccionavam, pela utilização de pedras em suas obras tais quais estradas nas montanhas, canais de irrigação, etc. Os Incas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses como o trovão, a lua, o mar, o sol, etc. Sacrificavam animais e humanos em honra aos deuses que cultuavam. A capital do Império Inca chamava-se Cuzco, e lá havia o maior templo de culto ao deus Sol, o principal deus da religião inca.

Os Maias foram provavelmente a mais antiga das civilizações pré-colombianas, porém perdeu em desenvolvimento se comparada aos Incas e aos Astecas. Habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (México). Organizaram-se em cidades-estados, as quais tomavam decisões políticas e religiosas.

 Como não eram um império unificado não constituíam força suficiente para evitar as invasões dos povos vizinhos. As cidades eram governadas por um estado teocrático, as guerras que aconteciam tinham o objetivo de capturar prisioneiros para serem sacrificados aos deuses.

 A Religião era politeísta. Acreditavam em deuses ligados à natureza que regiam o destino dos homens. Por causa disso eram realizados sacrifícios de alimentos, animais e seres humanos aos deuses.

Os Astecas foram os mais poderosos e desenvolvidos dos três principais povos da América pré-colombiana. Eram índios que migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades. Foram os últimos a chegar no planalto mexicano, fixaram-se no local, mesclaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o “Império Asteca”.

O centro do império era a cidade de Tenochtetlán, hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando o quanto eram organizados.

 A partir da sua capital, controlavam todo o império. Foram guerreiros com uma organização militar muito desenvolvida. Falavam, quase todos, a língua nauatle. Tinham cabelos curtos, eram fortes e de pele escura. Lá era o coração político e espiritual do império.

 

Brasil e Argentina: as correntes de povoamento

Vamos construir o conceito de formação territorial por meio da análise do processo de povoamento e valorização do espaço brasileiro e do argentino. Os países e seus territórios resultam de processos históricos, muitas vezes, bastante diferentes entre si.

 O Brasil é o único tributário do domínio português sobre grandes extensões de terras situadas na América; a Argentina, por seu turno, nasceu da desagregação do vasto império espanhol na América. Os vetores de apropriação e valorização de ambos os territórios são expressões dessa diferença crucial.

Começaremos pelos dados relativos à densidade demográfica do Brasil e da Argentina.

Densidade demográfica é a medida do grau de concentração populacional em determinada área, dada pelo quociente entre a população absoluta e a sua extensão territorial.


 

 

Densidade demográfica (DD) =       população absoluta_ (PA) __

                                                                Dividida pela área (A)

 

Dividindo-se a po­pulação brasileira (183.987.291 habitantes em 2007) pela extensão territorial do país (8.514.877 km2), obtemos uma densidade demográfica média de 21,6 hab./km2, relativamente baixa para os padrões mundiais.

 A população brasileira não é uniformemente distribuída pelo território do país. A tabela serve como elemento para essa explicação.

De acordo a tabela “Brasil: população e densidade demográfica, por estado”, na página 13 do caderno do aluno, Roraima é a única Unidade da Federação com densidade demográfica inferior a 2 hab./km2, em 2007, enquanto Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo e Alagoas apresentam densidades demográficas superiores a 100 hab./km2 no mesmo ano. A elevada densidade demográfica do Distrito Federal é relativamente fácil de explicar, já que ele ocupa uma área relativamente pequena.

Os Estados da Região Norte apresentam densidades demográficas bastante inferiores à média nacional. É importante também destacar que, no Brasil, as maiores densidades demográficas estão localizadas nas proximidades do litoral, devido à história de povoamento do país.

Como se sabe, a colonização portuguesa priorizou principalmente a exploração da faixa litorânea, gerando uma apropriação esparsa e desigual do interior.

Os movimentos colonizadores no século XVI

Utilizaremos documentos cartográficos para analisarmos os vetores da expansão colonial portuguesa e espanhola na América do Sul entre os séculos XVI e XVIII, em especial nos territórios que mais tarde viriam a pertencer ao Brasil e à Argentina.

O mapa “Américas do Sul e Central: rotas de colonização”, na página 17 do caderno do aluno, destaca as rotas de colonização na América Portuguesa e na América Hispânica nos séculos referidos. Desde 1549, a América Portuguesa dispunha de um governador-geral nomeado pelo rei, que recebia poderes de fiscalização e defesa sobre o conjunto do território colonial lusitano da América. No caso da América Hispânica, a administração foi descentralizada desde o início, e as possessões coloniais divididas em vice-reinados e capitanias.

O núcleo da colonização espanhola era formado pelas principais áreas andinas de mineração, situadas no Peru e no Alto Peru (em especial Potosí, atual Bolívia). O porto de Buenos Aires, no estuário do Rio da Prata, funcionava como elo entre as zonas mineiras andinas e os mercados europeus, escoando principalmente a prata contrabandeada para a Inglaterra e para a Holanda e recebendo, destes países, manufaturas que também penetravam ilegalmente nas possessões coloniais espanholas.

Analisando as rotas de colonização portuguesas e espanholas, percebemos que, na América Portuguesa, todas as rotas de colonização tinham início no litoral atlântico, enquanto na América Hispânica existiam fluxos importantes nas duas direções: do Atlântico para as regiões mineradoras e das regiões mineradoras para o Atlântico.

 

   Assista a vídeo aula de matemática para auxiliá-lo a calcular a densidade demográfica  :

    < https://youtu.be/v1uQjNH1dTk >Acesso em 28/10/2020.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

                                         Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

                                       Reflexão sobre os nossos tempos:       

 

“SIGA EM FRENTE . . .

O ONTEM NÃO VOLTA . . .

O AMANHÁ NÃO ESPERA ”  !

 

 

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 03 de novembro a 06 de novembro

 

 

TEMA:   Influência da Revolução Francesa

 

HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

 

Objetivos: identificar a influência da Revolução Francesa em diversos movimentos revolucionários no Brasil e no mundo.

                                        

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

Atividade manuscrita.

Favor usar caneta azul ou preta.

 

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

 

 

Aula 1 e 2 Assista à videoaula no Centro de Mídias SP, através do link

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4890&id=389 >  e faça registro sobre  a aula em seu caderno.

 

Aula 3 e 4Tomando por base a aula assistida responda, usado caneta, às questões propostas:

1)    De acordo com sua vivência no Brasil temos “liberdade” e “igualdade”?

2)    Constituição Federal, artigo 5º, inciso III: ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; 

Na sua opinião essa afirmação corresponde à nossa realidade?

3)    Qual a importância das leis para o cidadão?

4)    Como estava dividida a sociedade francesa no século XVIII?

5)    O era a nobreza togada?

 

6)    O que foi a Bastilha?

7)    Defina Jacobinos e Girondinos.

8)    Fale sobre a Conjuração Mineira com base na aula assistida e leitura do livro didático.

9)    Fale sobre a Conjuração Pernambucana com base na aula assistida e leitura do livro didático.

 

10) Fale sobre a Conjuração Baiana com base na aula assistida e leitura do livro didático.

 

 

Fonte: Centro de Mídias SP

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4731&id=389 >, acessado em 28/10/2020.

Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                            Data: 03/11/20 a 06/11/20

Turmas: 8º A, B, C, D

Tema: Profissões em inglês

 

 

1ª aula: Continuando a aula da semana passada sobre profissões. Leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno, pois faremos atividade nas próximas aulas.

 

 

’m a taxi driver. – Eu sou um motorista de táxi.

 

I’m a bus driver. – Eu sou um motorista de ônibus.

 

I’m a cashier. – Eu sou um operador de caixa.

 

I’m a cook. – Eu sou um cozinheiro.

 

I’m a business owner. – Eu sou um empresário.

 

I’m a doctor. – Eu sou um médico.

 

I’m a dentist. – Eu sou um dentista.

 

I’m a nurse. – Eu sou uma enfermeira.

 

2ª aula – Perguntando sobre a profissão. Leia atentamente em voz alta, preste atenção na pronúncia das palavras, depois copie em seu caderno.

 

 

What do you do? – O que você faz?

 

What do you do at your job? – O que você faz no seu trabalho?

 

What does he do? – O que ele faz?

 

What does he do at his job? – O que ele faz no trabalho dele?

 

What does she do? – O que ela faz?

 

What does she do at her job? – O que ela faz no trabalho dela?

 

What do they do? – O que eles fazem?

 

What do they do at their job? – O que eles fazem no trabalho deles?

 

What does a mechanic do? – O que um mecânico faz?

 Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Lingua portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 03/11/2020 A 06/11/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

3ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:   Gênero Textual: Crônica

Ø  Assunto abordado:  A pandemia continua surpreendendo...

 

ü  Link da aula dos CMSP -  https://youtu.be/LYI0MZcsZ1o

ü  Link para download da Crônica “Surpresas de Pandemia” em formato de podcast (Clique Aqui)

 

Acolhida

Você tem acompanhado os noticiários?

 

Você acha que uma crônica pode funcionar como um documento histórico? Por quê?. 

 

O gênero textual crônica

Crônica:

§  Narrativa curta.

§  Advém de uma leitura, observação do cronista referente ao cotidiano.

§  Está situada no tempo.

§  Apresenta, geralmente, a linguagem coloquial, que aproxima texto e leitor.

§  Sua linguagem também é permeada por metáforas, alegorias, repetições, antíteses, ironia, comicidade, suspense, reflexões, argumentações etc.

§  o cronista substitui a seriedade pelo humor, para conquistar o leitor e provocá-lo.

 

Texto: "Surpresas de pandemia", de Andréa Paulon

A partir do título, levante hipóteses sobre o assunto a ser tratado pelo texto.

 

Atividades

Estudo do texto

1.      As hipóteses levantadas sobre o assunto do texto foram confirmadas?

 

2.      Qual é o assunto do texto?

 

3. Considerando o foco narrativo, o texto apresenta um narrador:

a) (   ) observador, porque narra em terceira pessoa, não participa da história;

b) (   ) personagem, porque narra em primeira pessoa, participa da história.

4. Quem são as personagens?

 

5. Leia o trecho a seguir: "Após um dia inteiro de entregas (pelo menos levávamos os convites à casa de cada convidado, embora ficássemos nos portões ou portarias), faltavam apenas os convites. Fg gdos padrinhos. Pois é, contrariamos o normal! Ficaram por último, logística e intimidade, afinal, poderíamos chegar tarde às casas dos padrinhos e não sentir constrangimento algum. Os padrinhos sempre são os mais chegados!".

a) Por que os noivos ficavam "nos portões ou portarias" das casas dos convidados?

 

6. As palavras "cara", "irmão", "casório", "parça" confirmam que a crônica apresenta o registro da língua denominado

(     ) norma-padrão.

(     ) coloquial.

7. Leia o trecho: "De repente, toca o celular do meu noivo, era o Rodrigo, chorando muito, desesperado, soluçava, não conseguia falar. Ficamos nervosos também. Algo havia acontecido de muito grave. Tentamos acalmá-lo e, em meio aos soluços, Rodrigo conseguiu pronunciar:

- A surpresa, cara... estou me sentindo um nada...

- Irmão, mas o que aconteceu?"

a) De quem é a fala em destaque no trecho acima?

 

b) Quando o narrador apresenta as falas das personagens por meio de aspas ou travessões, temos o discurso _________________________.

8. Leia o trecho: "De verdade, não sabíamos se ríamos ou chorávamos. O Rodrigo estava transtornado. Meu noivo tentou acalmá-lo, segurando os risos misturados à tensão do dia."

Por que os noivos estavam indecisos entre o riso e o choro, se o padrinho é amigo deles passava por um transtorno naquele momento?

 

9. Qual foi a intenção do autor do texto?

 

10. Se a crônica fosse apresentada para um 8° ano daqui a 10 anos, você acha que os alunos a entenderiam facilmente? Por quê?

 

 

 

Recado:

As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:

Este link necessita de autorização para realizar o Download. Caso tenha dificuldade para baixar o arquivo, pode solicitar diretamente comigo pelos contatos abaixo.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/profº Josivan

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 03/11 a 06/10.

Número de aulas para realização das atividades solicitadas:  4 aulas turma.

Estudos Intensivos/ Recuperação.

 

1 – TEMA:- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE A SOMA DAS MEDIDAS DOS ÂNGULOS INTERNOS DE UM TRIÂNGULO.

- Área de Quadriláteros

- Área de Triângulos

 

Competências e habilidades/Objetivos

 

Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Construir triângulos usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para medir os ângulos internos e verificar que a soma  das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

- Resolver problemas que envolvam  o cálculo da medida de área de figuras planas: quadriláteros.

 

 

-Assistir os vídeos do centro de mídia

https://youtu.be/DnkDfTtBoe4        https://youtu.be/xrquMJbYYRM

 

https://youtu.be/kxvmivdSPzU

 

- Após assistir o vídeo do CMSP, resolver as questões das páginas 23,24,25 e 26 do caderno aprender sempre volume 3 matemática.

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO

                              OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 3 (03.11 à 06.11)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos concluam a atividade 1- Meu mapa de estudos da situação de aprendizagem 2 - HÁ UM TEMPO PARA TODAS AS COISAS. ESTUDAR É UMA DELAS  final da atividade terá um teste para fazer, depois veremos quais é seu tipo de atitude. Envie para o professor este teste por e-mail.

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos concluam a ATIVIDADE 2 – PORTFÓLIO ESCOLAR da situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a atividade 2- “Tempo, como você gasta o que tem?”... da situação de aprendizagem 1- NOSSA! QUANTA COISA PARA FAZER! CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI? do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a atividade 1- “Estudo dirigido” (p.27) da situação de aprendizagem 2- ONDE ESTOU NESTE MOMENTO? INDICADORES DE PROCESSO do caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Respeito; Organização; Responsabilidade; Foco; Assertividade; Imaginação criativa

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação/Profº

----------------------------------------------------------------------

8ºAno B


                                                    Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Situação de Aprendizagem I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas

artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Para ampliação do repertório elencamos a seguir algumas questões importantes para o desenvolvimento do bimestre.

1.Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes nas culturas indígena (brasileira e latino-americana).

2.Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes na cultura africana.

3.Quais diferenças existem entre as modalidades artísticas, das artes visuais, da cultura indígena (brasileiras e latino-americana) e da cultura africana?

4.Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena (brasileira e latino-americana)?

5.Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura africana?

 6.Quais técnicas, tintas e traços são utilizados pelos povos indígenas, quando desenvolvem essas modalidades artísticas?

 7.Cite obras, atuais ou de outro período histórico, que você conhece da cultura indígena (brasileira e latino-americana) e da cultura africana.

8.Fale sobre sua experiência na criação de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando a cultura indígena e africana.

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 03/11 a 06/11

 

__

 

 

                                                Ciências /Profº Lucilene

CIÊNCIAS FÍSICA E BIOLÓGICAS 

                                    E. E. SALIM FARAH MALUF 

                                 SEMANA DE 03/11 À 06/11/2020 

Professora: Lucilene Pereira dos Santos  

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas 

Turmas: 8ºA e 8ºB                                04 aulas semanais (90 minutos) 

Tema: 

Os elétrons e onde habitam 

Desenvolvimento: 

Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente. 

1) É necessário que você assista ao vídeo sobre as transformações de energias com a professora Rafaela “Eletricidade no Cotidiano e Transformações de Energia” no Youtube registre um resumo em seu caderno e responda as questões abaixo: 

2) Contamos com várias máquinas/equipamentos/aparelhos em nosso dia a dia que facilitam a nossa vida. O que é preciso para que eles funcionem? 

3) A água conduz eletricidade? O que são condutores elétricos? 

4) A transformação de uma forma de energia em outra? Como podemos observar esta transformação a partir dos equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia? 

5) Faça uma lista de todos os aparelhos eletrônicos em sua residência. Qual é o tipo de energia que eles precisam para funcionar e em qual tipo de energia cada um desses aparelhos irá se transformar 

6) Faça um desenho representando como a energia elétrica chega em sua casa. (rua, poste relógio e dentro de sua casa) 

Faça uma sobre o que é Ampere, watt e volt registre em seu caderno e me envie também. 

Ao terminar a sua atividade enviar para o e-mail : entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com  no assunto deverá conter seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog  

 Plantão de dúvida é na quarta-feira das 08:00 as 08:50 via e-mail ou WhatsApp. 

 Educação Física/Prof° Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 02 a 06/11/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

             EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        OS BENEFÍCIOS DAS GINÁSTICAS

 

Aula I: Página 81 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 3. Realize a leitura:

 

Texto 1 – Benefícios da Ioga

A Ioga é uma prática que tem o objetivo de trabalhar corpo e a mente de maneira interligada, por meio de exercícios que visam auxiliar no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio, flexibilidade, emagrecimento e postura, promovendo a sensação de bem-estar e disposição. Esta prática pode ser realizada por qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças e idosos.

 

Texto 2 – Benefícios do Tai Chi Chuan

O tai Chi Chuan é uma prática milenar, nascida na China como um tipo de arte marcial, porém atualmente é mais conhecida como forma de meditação e atividade física. Médicos e pesquisadores de vários locais do mundo identificam muitos benefícios à saúde na realização desta prática, entre eles a melhora no equilíbrio, flexibilidade, resistência, pressão arterial, saúde geral do coração, fortalecimento do sistema imunológico, refinamento dos reflexos, entre outros. Esta prática pode ser realizada por pessoas de qualquer idade.

 

Texto 3 – Benefícios do Pilates

Este método surgiu no início do século passado, tendo como principal objetivo unir corpo e mente. O Pilates se apropria das necessidades do praticante e, desta forma, organiza os exercícios para alcançar os resultados necessários. Este método estimula o corpo de maneira global durante a prática de cada exercício, visando o aumento da mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular, contribuindo assim para a melhora da postura, alívio das tensões, maior mobilidade articular e respiração.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 82 no Caderno do Aluno volume 4. Com base nas anotações feitas em seu caderno após a leitura dos textos, preencha o quadro a seguir:

 

              Benefícios

                  Similaridades

               Diferenças

Yoga

 

 

 

 

 

 

 

 

Tai chi Chuan

 

 

 

 

 

 

 

 

Pilates

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/Profº Geografia

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 03 a 06 do 11 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º Bimestre.

Atividade:  Interdisciplinaridade Geografia / Matemática - Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: 1 - Identificar, por meio de textos, mapas e/ou iconografias, elementos representativos da herança pré-colombiana no Peru e no México. 2 - Diferenciar correntes de povoamento, relacionando-as com a formação sócio espacial. 

GEOGRAFIA :  Peru e México: a herança pré-colombiana / Brasil e Argentina: as correntes de povoamento  ( 1 / 2 ).




 

1 - PERÚ e MÉXICO – A herança Pré-Colombiana .

A era Pré-Colombiana são subdivisões periódicas na história do Continente Americano, desde o período Paleolítico à colonização européia. Muitas civilizações se estabeleceram nesta região, construindo núcleos urbanos e rurais e algumas hierarquias muito complexas. Muitas dessas civilizações já tinham desaparecido antes da chegada dos europeus e durante a colonização documentos foram destruídos o que tem dificultado um estudo mais detalhado, em muitos casos só restaram fragmentos da história de alguns povos.

Este termo é utilizado principalmente no estudo das grandes civilizações indígenas do Continente americano, como os Incas, os Maias e os Astecas. 

Os Incas viveram aproximadamente de 3000 a.C. a 1500 d.C. no Peru, Chile, Bolívia e Equador, mais especificamente na Cordilheira dos Andes. Os atuais povos indígenas do Peru são descendentes dos Incas. Esse povo tornou-se conhecido em todo o mundo pela sua cultura e tradição, pelos objetos de ouro que confeccionavam, pela utilização de pedras em suas obras tais quais estradas nas montanhas, canais de irrigação, etc. Os Incas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses como o trovão, a lua, o mar, o sol, etc. Sacrificavam animais e humanos em honra aos deuses que cultuavam. A capital do Império Inca chamava-se Cuzco, e lá havia o maior templo de culto ao deus Sol, o principal deus da religião inca.

Os Maias foram provavelmente a mais antiga das civilizações pré-colombianas, porém perdeu em desenvolvimento se comparada aos Incas e aos Astecas. Habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (México). Organizaram-se em cidades-estados, as quais tomavam decisões políticas e religiosas.

 Como não eram um império unificado não constituíam força suficiente para evitar as invasões dos povos vizinhos. As cidades eram governadas por um estado teocrático, as guerras que aconteciam tinham o objetivo de capturar prisioneiros para serem sacrificados aos deuses.

 A Religião era politeísta. Acreditavam em deuses ligados à natureza que regiam o destino dos homens. Por causa disso eram realizados sacrifícios de alimentos, animais e seres humanos aos deuses.

Os Astecas foram os mais poderosos e desenvolvidos dos três principais povos da América pré-colombiana. Eram índios que migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades. Foram os últimos a chegar no planalto mexicano, fixaram-se no local, mesclaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o “Império Asteca”.

O centro do império era a cidade de Tenochtetlán, hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando o quanto eram organizados.

 A partir da sua capital, controlavam todo o império. Foram guerreiros com uma organização militar muito desenvolvida. Falavam, quase todos, a língua nauatle. Tinham cabelos curtos, eram fortes e de pele escura. Lá era o coração político e espiritual do império.

 

Brasil e Argentina: as correntes de povoamento

Vamos construir o conceito de formação territorial por meio da análise do processo de povoamento e valorização do espaço brasileiro e do argentino. Os países e seus territórios resultam de processos históricos, muitas vezes, bastante diferentes entre si.

 O Brasil é o único tributário do domínio português sobre grandes extensões de terras situadas na América; a Argentina, por seu turno, nasceu da desagregação do vasto império espanhol na América. Os vetores de apropriação e valorização de ambos os territórios são expressões dessa diferença crucial.

Começaremos pelos dados relativos à densidade demográfica do Brasil e da Argentina.

Densidade demográfica é a medida do grau de concentração populacional em determinada área, dada pelo quociente entre a população absoluta e a sua extensão territorial.


 

 

Densidade demográfica (DD) =       população absoluta_ (PA) __

                                                                Dividida pela área (A)

 

Dividindo-se a po­pulação brasileira (183.987.291 habitantes em 2007) pela extensão territorial do país (8.514.877 km2), obtemos uma densidade demográfica média de 21,6 hab./km2, relativamente baixa para os padrões mundiais.

 A população brasileira não é uniformemente distribuída pelo território do país. A tabela serve como elemento para essa explicação.

De acordo a tabela “Brasil: população e densidade demográfica, por estado”, na página 13 do caderno do aluno, Roraima é a única Unidade da Federação com densidade demográfica inferior a 2 hab./km2, em 2007, enquanto Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo e Alagoas apresentam densidades demográficas superiores a 100 hab./km2 no mesmo ano. A elevada densidade demográfica do Distrito Federal é relativamente fácil de explicar, já que ele ocupa uma área relativamente pequena.

Os Estados da Região Norte apresentam densidades demográficas bastante inferiores à média nacional. É importante também destacar que, no Brasil, as maiores densidades demográficas estão localizadas nas proximidades do litoral, devido à história de povoamento do país.

Como se sabe, a colonização portuguesa priorizou principalmente a exploração da faixa litorânea, gerando uma apropriação esparsa e desigual do interior.

Os movimentos colonizadores no século XVI

Utilizaremos documentos cartográficos para analisarmos os vetores da expansão colonial portuguesa e espanhola na América do Sul entre os séculos XVI e XVIII, em especial nos territórios que mais tarde viriam a pertencer ao Brasil e à Argentina.

O mapa “Américas do Sul e Central: rotas de colonização”, na página 17 do caderno do aluno, destaca as rotas de colonização na América Portuguesa e na América Hispânica nos séculos referidos. Desde 1549, a América Portuguesa dispunha de um governador-geral nomeado pelo rei, que recebia poderes de fiscalização e defesa sobre o conjunto do território colonial lusitano da América. No caso da América Hispânica, a administração foi descentralizada desde o início, e as possessões coloniais divididas em vice-reinados e capitanias.

O núcleo da colonização espanhola era formado pelas principais áreas andinas de mineração, situadas no Peru e no Alto Peru (em especial Potosí, atual Bolívia). O porto de Buenos Aires, no estuário do Rio da Prata, funcionava como elo entre as zonas mineiras andinas e os mercados europeus, escoando principalmente a prata contrabandeada para a Inglaterra e para a Holanda e recebendo, destes países, manufaturas que também penetravam ilegalmente nas possessões coloniais espanholas.

Analisando as rotas de colonização portuguesas e espanholas, percebemos que, na América Portuguesa, todas as rotas de colonização tinham início no litoral atlântico, enquanto na América Hispânica existiam fluxos importantes nas duas direções: do Atlântico para as regiões mineradoras e das regiões mineradoras para o Atlântico.

 

   Assista a vídeo aula de matemática para auxiliá-lo a calcular a densidade demográfica  :

    < https://youtu.be/v1uQjNH1dTk >Acesso em 28/10/2020.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

                                         Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

                                       Reflexão sobre os nossos tempos:       

 

“SIGA EM FRENTE . . .

O ONTEM NÃO VOLTA . . .

O AMANHÁ NÃO ESPERA ”  !


História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 03 de novembro a 06 de novembro

 

 

TEMA:   Influência da Revolução Francesa

 

HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

 

Objetivos: identificar a influência da Revolução Francesa em diversos movimentos revolucionários no Brasil e no mundo.

                                        

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

Atividade manuscrita.

Favor usar caneta azul ou preta.

 

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

 

 

Aula 1 e 2 Assista à videoaula no Centro de Mídias SP, através do link

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4890&id=389 >  e faça registro sobre  a aula em seu caderno.

 

Aula 3 e 4Tomando por base a aula assistida responda, usado caneta, às questões propostas:

1)    De acordo com sua vivência no Brasil temos “liberdade” e “igualdade”?

2)    Constituição Federal, artigo 5º, inciso III: ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; 

Na sua opinião essa afirmação corresponde à nossa realidade?

3)    Qual a importância das leis para o cidadão?

4)    Como estava dividida a sociedade francesa no século XVIII?

5)    O era a nobreza togada?

 

6)    O que foi a Bastilha?

7)    Defina Jacobinos e Girondinos.

8)    Fale sobre a Conjuração Mineira com base na aula assistida e leitura do livro didático.

9)    Fale sobre a Conjuração Pernambucana com base na aula assistida e leitura do livro didático.

 

10) Fale sobre a Conjuração Baiana com base na aula assistida e leitura do livro didático.

 

 

Fonte: Centro de Mídias SP

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4731&id=389 >, acessado em 28/10/2020.

Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                            Data: 03/11/20 a 06/11/20

Turmas: 8º A, B, C, D

Tema: Profissões em inglês

 

 

1ª aula: Continuando a aula da semana passada sobre profissões. Leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno, pois faremos atividade nas próximas aulas.

 

 

’m a taxi driver. – Eu sou um motorista de táxi.

 

I’m a bus driver. – Eu sou um motorista de ônibus.

 

I’m a cashier. – Eu sou um operador de caixa.

 

I’m a cook. – Eu sou um cozinheiro.

 

I’m a business owner. – Eu sou um empresário.

 

I’m a doctor. – Eu sou um médico.

 

I’m a dentist. – Eu sou um dentista.

 

I’m a nurse. – Eu sou uma enfermeira.

 

2ª aula – Perguntando sobre a profissão. Leia atentamente em voz alta, preste atenção na pronúncia das palavras, depois copie em seu caderno.

 

 

What do you do? – O que você faz?

 

What do you do at your job? – O que você faz no seu trabalho?

 

What does he do? – O que ele faz?

 

What does he do at his job? – O que ele faz no trabalho dele?

 

What does she do? – O que ela faz?

 

What does she do at her job? – O que ela faz no trabalho dela?

 

What do they do? – O que eles fazem?

 

What do they do at their job? – O que eles fazem no trabalho deles?

 

What does a mechanic do? – O que um mecânico faz?

 Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Lingua portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 03/11/2020 A 06/11/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

3ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:   Gênero Textual: Crônica

Ø  Assunto abordado:  A pandemia continua surpreendendo...

 

ü  Link da aula dos CMSP -  https://youtu.be/LYI0MZcsZ1o

ü  Link para download da Crônica “Surpresas de Pandemia” em formato de podcast (Clique Aqui)

 

Acolhida

Você tem acompanhado os noticiários?

 

Você acha que uma crônica pode funcionar como um documento histórico? Por quê?. 

 

O gênero textual crônica

Crônica:

§  Narrativa curta.

§  Advém de uma leitura, observação do cronista referente ao cotidiano.

§  Está situada no tempo.

§  Apresenta, geralmente, a linguagem coloquial, que aproxima texto e leitor.

§  Sua linguagem também é permeada por metáforas, alegorias, repetições, antíteses, ironia, comicidade, suspense, reflexões, argumentações etc.

§  o cronista substitui a seriedade pelo humor, para conquistar o leitor e provocá-lo.

 

Texto: "Surpresas de pandemia", de Andréa Paulon

A partir do título, levante hipóteses sobre o assunto a ser tratado pelo texto.

 

Atividades

Estudo do texto

1.      As hipóteses levantadas sobre o assunto do texto foram confirmadas?

 

2.      Qual é o assunto do texto?

 

3. Considerando o foco narrativo, o texto apresenta um narrador:

a) (   ) observador, porque narra em terceira pessoa, não participa da história;

b) (   ) personagem, porque narra em primeira pessoa, participa da história.

4. Quem são as personagens?

 

5. Leia o trecho a seguir: "Após um dia inteiro de entregas (pelo menos levávamos os convites à casa de cada convidado, embora ficássemos nos portões ou portarias), faltavam apenas os convites. Fg gdos padrinhos. Pois é, contrariamos o normal! Ficaram por último, logística e intimidade, afinal, poderíamos chegar tarde às casas dos padrinhos e não sentir constrangimento algum. Os padrinhos sempre são os mais chegados!".

a) Por que os noivos ficavam "nos portões ou portarias" das casas dos convidados?

 

6. As palavras "cara", "irmão", "casório", "parça" confirmam que a crônica apresenta o registro da língua denominado

(     ) norma-padrão.

(     ) coloquial.

7. Leia o trecho: "De repente, toca o celular do meu noivo, era o Rodrigo, chorando muito, desesperado, soluçava, não conseguia falar. Ficamos nervosos também. Algo havia acontecido de muito grave. Tentamos acalmá-lo e, em meio aos soluços, Rodrigo conseguiu pronunciar:

- A surpresa, cara... estou me sentindo um nada...

- Irmão, mas o que aconteceu?"

a) De quem é a fala em destaque no trecho acima?

 

b) Quando o narrador apresenta as falas das personagens por meio de aspas ou travessões, temos o discurso _________________________.

8. Leia o trecho: "De verdade, não sabíamos se ríamos ou chorávamos. O Rodrigo estava transtornado. Meu noivo tentou acalmá-lo, segurando os risos misturados à tensão do dia."

Por que os noivos estavam indecisos entre o riso e o choro, se o padrinho é amigo deles passava por um transtorno naquele momento?

 

9. Qual foi a intenção do autor do texto?

 

10. Se a crônica fosse apresentada para um 8° ano daqui a 10 anos, você acha que os alunos a entenderiam facilmente? Por quê?

 

 

 

Recado:

As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:

Este link necessita de autorização para realizar o Download. Caso tenha dificuldade para baixar o arquivo, pode solicitar diretamente comigo pelos contatos abaixo.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/profº Josivan

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 03/11 a 06/10.

Número de aulas para realização das atividades solicitadas:  4 aulas turma.

Estudos Intensivos/ Recuperação.

 

1 – TEMA:- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE A SOMA DAS MEDIDAS DOS ÂNGULOS INTERNOS DE UM TRIÂNGULO.

- Área de Quadriláteros

- Área de Triângulos

 

Competências e habilidades/Objetivos

 

Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Construir triângulos usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para medir os ângulos internos e verificar que a soma  das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

- Resolver problemas que envolvam  o cálculo da medida de área de figuras planas: quadriláteros.

 

 

-Assistir os vídeos do centro de mídia

https://youtu.be/DnkDfTtBoe4        https://youtu.be/xrquMJbYYRM

 

https://youtu.be/kxvmivdSPzU

 

- Após assistir o vídeo do CMSP, resolver as questões das páginas 23,24,25 e 26 do caderno aprender sempre volume 3 matemática.

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO

                              OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 3 (03.11 à 06.11)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos concluam a atividade 1- Meu mapa de estudos da situação de aprendizagem 2 - HÁ UM TEMPO PARA TODAS AS COISAS. ESTUDAR É UMA DELAS  final da atividade terá um teste para fazer, depois veremos quais é seu tipo de atitude. Envie para o professor este teste por e-mail.

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos concluam a ATIVIDADE 2 – PORTFÓLIO ESCOLAR da situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a atividade 2- “Tempo, como você gasta o que tem?”... da situação de aprendizagem 1- NOSSA! QUANTA COISA PARA FAZER! CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI? do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a atividade 1- “Estudo dirigido” (p.27) da situação de aprendizagem 2- ONDE ESTOU NESTE MOMENTO? INDICADORES DE PROCESSO do caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Respeito; Organização; Responsabilidade; Foco; Assertividade; Imaginação criativa

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação/Profº

---------------------------------------------------------

8ºAno C


                                                    Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Situação de Aprendizagem I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas

artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Para ampliação do repertório elencamos a seguir algumas questões importantes para o desenvolvimento do bimestre.

1.Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes nas culturas indígena (brasileira e latino-americana).

2.Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes na cultura africana.

3.Quais diferenças existem entre as modalidades artísticas, das artes visuais, da cultura indígena (brasileiras e latino-americana) e da cultura africana?

4.Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena (brasileira e latino-americana)?

5.Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura africana?

 6.Quais técnicas, tintas e traços são utilizados pelos povos indígenas, quando desenvolvem essas modalidades artísticas?

 7.Cite obras, atuais ou de outro período histórico, que você conhece da cultura indígena (brasileira e latino-americana) e da cultura africana.

8.Fale sobre sua experiência na criação de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando a cultura indígena e africana.

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 03/11 a 06/11

 

__

 

 

                                                Ciências /Profº Ana Paula

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

Período: 03/11/2020 à 06/11/2020

 

 Habilidades: Descrever e representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano com a utilização de modelos tridimensional.

Assistir e responder as questões abaixo:




1-    Qual é a melhor definição para a Lua?

2-    Quais são os movimentos que a Lua realiza?

3-    Quais são as fases da Lua?

 

 

 

 

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

 Educação Física/Prof° Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 02 a 06/11/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

             EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        OS BENEFÍCIOS DAS GINÁSTICAS

 

Aula I: Página 81 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 3. Realize a leitura:

 

Texto 1 – Benefícios da Ioga

A Ioga é uma prática que tem o objetivo de trabalhar corpo e a mente de maneira interligada, por meio de exercícios que visam auxiliar no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio, flexibilidade, emagrecimento e postura, promovendo a sensação de bem-estar e disposição. Esta prática pode ser realizada por qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças e idosos.

 

Texto 2 – Benefícios do Tai Chi Chuan

O tai Chi Chuan é uma prática milenar, nascida na China como um tipo de arte marcial, porém atualmente é mais conhecida como forma de meditação e atividade física. Médicos e pesquisadores de vários locais do mundo identificam muitos benefícios à saúde na realização desta prática, entre eles a melhora no equilíbrio, flexibilidade, resistência, pressão arterial, saúde geral do coração, fortalecimento do sistema imunológico, refinamento dos reflexos, entre outros. Esta prática pode ser realizada por pessoas de qualquer idade.

 

Texto 3 – Benefícios do Pilates

Este método surgiu no início do século passado, tendo como principal objetivo unir corpo e mente. O Pilates se apropria das necessidades do praticante e, desta forma, organiza os exercícios para alcançar os resultados necessários. Este método estimula o corpo de maneira global durante a prática de cada exercício, visando o aumento da mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular, contribuindo assim para a melhora da postura, alívio das tensões, maior mobilidade articular e respiração.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 82 no Caderno do Aluno volume 4. Com base nas anotações feitas em seu caderno após a leitura dos textos, preencha o quadro a seguir:

 

              Benefícios

                  Similaridades

               Diferenças

Yoga

 

 

 

 

 

 

 

 

Tai chi Chuan

 

 

 

 

 

 

 

 

Pilates

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ºBimestre SEMANA 03 a 06/11 8°C, D PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)





1. Procure refletir sobre as seguintes questões: Por que a camada de ozônio é tão importante para os seres vivos? O que o comprometimento da camada de ozônio pode causar nos seres humanos? Como podemos nos proteger da radiação UV?

 

2. A pós refletir sobre as questões anteriores, responda: Por que a Antártida está mais suscetível à destruição da camada de ozônio?


História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 03 de novembro a 06 de novembro

 

 

TEMA:   Influência da Revolução Francesa

 

HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

 

Objetivos: identificar a influência da Revolução Francesa em diversos movimentos revolucionários no Brasil e no mundo.

                                        

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

Atividade manuscrita.

Favor usar caneta azul ou preta.

 

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

 

 

Aula 1 e 2 Assista à videoaula no Centro de Mídias SP, através do link

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4890&id=389 >  e faça registro sobre  a aula em seu caderno.

 

Aula 3 e 4Tomando por base a aula assistida responda, usado caneta, às questões propostas:

1)    De acordo com sua vivência no Brasil temos “liberdade” e “igualdade”?

2)    Constituição Federal, artigo 5º, inciso III: ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; 

Na sua opinião essa afirmação corresponde à nossa realidade?

3)    Qual a importância das leis para o cidadão?

4)    Como estava dividida a sociedade francesa no século XVIII?

5)    O era a nobreza togada?

 

6)    O que foi a Bastilha?

7)    Defina Jacobinos e Girondinos.

8)    Fale sobre a Conjuração Mineira com base na aula assistida e leitura do livro didático.

9)    Fale sobre a Conjuração Pernambucana com base na aula assistida e leitura do livro didático.

 

10) Fale sobre a Conjuração Baiana com base na aula assistida e leitura do livro didático.

 

 

Fonte: Centro de Mídias SP

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4731&id=389 >, acessado em 28/10/2020.

Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                            Data: 03/11/20 a 06/11/20

Turmas: 8º A, B, C, D

Tema: Profissões em inglês

 

 

1ª aula: Continuando a aula da semana passada sobre profissões. Leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno, pois faremos atividade nas próximas aulas.

 

 

’m a taxi driver. – Eu sou um motorista de táxi.

 

I’m a bus driver. – Eu sou um motorista de ônibus.

 

I’m a cashier. – Eu sou um operador de caixa.

 

I’m a cook. – Eu sou um cozinheiro.

 

I’m a business owner. – Eu sou um empresário.

 

I’m a doctor. – Eu sou um médico.

 

I’m a dentist. – Eu sou um dentista.

 

I’m a nurse. – Eu sou uma enfermeira.

 

2ª aula – Perguntando sobre a profissão. Leia atentamente em voz alta, preste atenção na pronúncia das palavras, depois copie em seu caderno.

 

 

What do you do? – O que você faz?

 

What do you do at your job? – O que você faz no seu trabalho?

 

What does he do? – O que ele faz?

 

What does he do at his job? – O que ele faz no trabalho dele?

 

What does she do? – O que ela faz?

 

What does she do at her job? – O que ela faz no trabalho dela?

 

What do they do? – O que eles fazem?

 

What do they do at their job? – O que eles fazem no trabalho deles?

 

What does a mechanic do? – O que um mecânico faz?

 Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Lingua portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 03/11/2020 A 06/11/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

3ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:   Gênero Textual: Crônica

Ø  Assunto abordado:  A pandemia continua surpreendendo...

 

ü  Link da aula dos CMSP -  https://youtu.be/LYI0MZcsZ1o

ü  Link para download da Crônica “Surpresas de Pandemia” em formato de podcast (Clique Aqui)

 

Acolhida

Você tem acompanhado os noticiários?

 

Você acha que uma crônica pode funcionar como um documento histórico? Por quê?. 

 

O gênero textual crônica

Crônica:

§  Narrativa curta.

§  Advém de uma leitura, observação do cronista referente ao cotidiano.

§  Está situada no tempo.

§  Apresenta, geralmente, a linguagem coloquial, que aproxima texto e leitor.

§  Sua linguagem também é permeada por metáforas, alegorias, repetições, antíteses, ironia, comicidade, suspense, reflexões, argumentações etc.

§  o cronista substitui a seriedade pelo humor, para conquistar o leitor e provocá-lo.

 

Texto: "Surpresas de pandemia", de Andréa Paulon

A partir do título, levante hipóteses sobre o assunto a ser tratado pelo texto.

 

Atividades

Estudo do texto

1.      As hipóteses levantadas sobre o assunto do texto foram confirmadas?

 

2.      Qual é o assunto do texto?

 

3. Considerando o foco narrativo, o texto apresenta um narrador:

a) (   ) observador, porque narra em terceira pessoa, não participa da história;

b) (   ) personagem, porque narra em primeira pessoa, participa da história.

4. Quem são as personagens?

 

5. Leia o trecho a seguir: "Após um dia inteiro de entregas (pelo menos levávamos os convites à casa de cada convidado, embora ficássemos nos portões ou portarias), faltavam apenas os convites. Fg gdos padrinhos. Pois é, contrariamos o normal! Ficaram por último, logística e intimidade, afinal, poderíamos chegar tarde às casas dos padrinhos e não sentir constrangimento algum. Os padrinhos sempre são os mais chegados!".

a) Por que os noivos ficavam "nos portões ou portarias" das casas dos convidados?

 

6. As palavras "cara", "irmão", "casório", "parça" confirmam que a crônica apresenta o registro da língua denominado

(     ) norma-padrão.

(     ) coloquial.

7. Leia o trecho: "De repente, toca o celular do meu noivo, era o Rodrigo, chorando muito, desesperado, soluçava, não conseguia falar. Ficamos nervosos também. Algo havia acontecido de muito grave. Tentamos acalmá-lo e, em meio aos soluços, Rodrigo conseguiu pronunciar:

- A surpresa, cara... estou me sentindo um nada...

- Irmão, mas o que aconteceu?"

a) De quem é a fala em destaque no trecho acima?

 

b) Quando o narrador apresenta as falas das personagens por meio de aspas ou travessões, temos o discurso _________________________.

8. Leia o trecho: "De verdade, não sabíamos se ríamos ou chorávamos. O Rodrigo estava transtornado. Meu noivo tentou acalmá-lo, segurando os risos misturados à tensão do dia."

Por que os noivos estavam indecisos entre o riso e o choro, se o padrinho é amigo deles passava por um transtorno naquele momento?

 

9. Qual foi a intenção do autor do texto?

 

10. Se a crônica fosse apresentada para um 8° ano daqui a 10 anos, você acha que os alunos a entenderiam facilmente? Por quê?

 

 

 

Recado:

As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:

Este link necessita de autorização para realizar o Download. Caso tenha dificuldade para baixar o arquivo, pode solicitar diretamente comigo pelos contatos abaixo.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/profº Josivan

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 03/11 a 06/10.

Número de aulas para realização das atividades solicitadas:  4 aulas turma.

Estudos Intensivos/ Recuperação.

 

1 – TEMA:- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE A SOMA DAS MEDIDAS DOS ÂNGULOS INTERNOS DE UM TRIÂNGULO.

- Área de Quadriláteros

- Área de Triângulos

 

Competências e habilidades/Objetivos

 

Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Construir triângulos usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para medir os ângulos internos e verificar que a soma  das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

- Resolver problemas que envolvam  o cálculo da medida de área de figuras planas: quadriláteros.

 

 

-Assistir os vídeos do centro de mídia

https://youtu.be/DnkDfTtBoe4        https://youtu.be/xrquMJbYYRM

 

https://youtu.be/kxvmivdSPzU

 

- Após assistir o vídeo do CMSP, resolver as questões das páginas 23,24,25 e 26 do caderno aprender sempre volume 3 matemática.

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO

                              OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 3 (03.11 à 06.11)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos concluam a atividade 1- Meu mapa de estudos da situação de aprendizagem 2 - HÁ UM TEMPO PARA TODAS AS COISAS. ESTUDAR É UMA DELAS  final da atividade terá um teste para fazer, depois veremos quais é seu tipo de atitude. Envie para o professor este teste por e-mail.

 

ü  8º Ano;

Prezados alunos concluam a ATIVIDADE 2 – PORTFÓLIO ESCOLAR da situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a atividade 2- “Tempo, como você gasta o que tem?”... da situação de aprendizagem 1- NOSSA! QUANTA COISA PARA FAZER! CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI? do caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a atividade 1- “Estudo dirigido” (p.27) da situação de aprendizagem 2- ONDE ESTOU NESTE MOMENTO? INDICADORES DE PROCESSO do caderno do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Respeito; Organização; Responsabilidade; Foco; Assertividade; Imaginação criativa

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação/Profº

----------------------------------------------------

8ºAno D


                                                    Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Situação de Aprendizagem I

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas

artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Para ampliação do repertório elencamos a seguir algumas questões importantes para o desenvolvimento do bimestre.

1.Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes nas culturas indígena (brasileira e latino-americana).

2.Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes na cultura africana.

3.Quais diferenças existem entre as modalidades artísticas, das artes visuais, da cultura indígena (brasileiras e latino-americana) e da cultura africana?

4.Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena (brasileira e latino-americana)?

5.Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura africana?

 6.Quais técnicas, tintas e traços são utilizados pelos povos indígenas, quando desenvolvem essas modalidades artísticas?

 7.Cite obras, atuais ou de outro período histórico, que você conhece da cultura indígena (brasileira e latino-americana) e da cultura africana.

8.Fale sobre sua experiência na criação de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando a cultura indígena e africana.

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 03/11 a 06/11

 

__

 

 

                                                Ciências /Profº  Ana Paula


E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

Período: 03/11/2020 à 06/11/2020

 

 Habilidades: Descrever e representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano com a utilização de modelos tridimensional.

Assistir e responder as questões abaixo:




1-    Qual é a melhor definição para a Lua?

2-    Quais são os movimentos que a Lua realiza?

3-    Quais são as fases da Lua?

 

 

 

 

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

 Educação Física/Prof° Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 02 a 06/11/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

             EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        OS BENEFÍCIOS DAS GINÁSTICAS

 

Aula I: Página 81 no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 3. Realize a leitura:

 

Texto 1 – Benefícios da Ioga

A Ioga é uma prática que tem o objetivo de trabalhar corpo e a mente de maneira interligada, por meio de exercícios que visam auxiliar no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio, flexibilidade, emagrecimento e postura, promovendo a sensação de bem-estar e disposição. Esta prática pode ser realizada por qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças e idosos.

 

Texto 2 – Benefícios do Tai Chi Chuan

O tai Chi Chuan é uma prática milenar, nascida na China como um tipo de arte marcial, porém atualmente é mais conhecida como forma de meditação e atividade física. Médicos e pesquisadores de vários locais do mundo identificam muitos benefícios à saúde na realização desta prática, entre eles a melhora no equilíbrio, flexibilidade, resistência, pressão arterial, saúde geral do coração, fortalecimento do sistema imunológico, refinamento dos reflexos, entre outros. Esta prática pode ser realizada por pessoas de qualquer idade.

 

Texto 3 – Benefícios do Pilates

Este método surgiu no início do século passado, tendo como principal objetivo unir corpo e mente. O Pilates se apropria das necessidades do praticante e, desta forma, organiza os exercícios para alcançar os resultados necessários. Este método estimula o corpo de maneira global durante a prática de cada exercício, visando o aumento da mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular, contribuindo assim para a melhora da postura, alívio das tensões, maior mobilidade articular e respiração.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 82 no Caderno do Aluno volume 4. Com base nas anotações feitas em seu caderno após a leitura dos textos, preencha o quadro a seguir:

 

              Benefícios

                  Similaridades

               Diferenças

Yoga

 

 

 

 

 

 

 

 

Tai chi Chuan

 

 

 

 

 

 

 

 

Pilates

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ºBimestre SEMANA 03 a 06/11 8°C, D PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)





1. Procure refletir sobre as seguintes questões: Por que a camada de ozônio é tão importante para os seres vivos? O que o comprometimento da camada de ozônio pode causar nos seres humanos? Como podemos nos proteger da radiação UV?

 

2. A pós refletir sobre as questões anteriores, responda: Por que a Antártida está mais suscetível à destruição da camada de ozônio?

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 03 de novembro a 06 de novembro

 

 

TEMA:   Influência da Revolução Francesa

 

HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

 

Objetivos: identificar a influência da Revolução Francesa em diversos movimentos revolucionários no Brasil e no mundo.

                                        

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

Atividade manuscrita.

Favor usar caneta azul ou preta.

 

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

 

 

Aula 1 e 2 Assista à videoaula no Centro de Mídias SP, através do link

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4890&id=389 >  e faça registro sobre  a aula em seu caderno.

 

Aula 3 e 4Tomando por base a aula assistida responda, usado caneta, às questões propostas:

1)    De acordo com sua vivência no Brasil temos “liberdade” e “igualdade”?

2)    Constituição Federal, artigo 5º, inciso III: ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; 

Na sua opinião essa afirmação corresponde à nossa realidade?

3)    Qual a importância das leis para o cidadão?

4)    Como estava dividida a sociedade francesa no século XVIII?

5)    O era a nobreza togada?

 

6)    O que foi a Bastilha?

7)    Defina Jacobinos e Girondinos.

8)    Fale sobre a Conjuração Mineira com base na aula assistida e leitura do livro didático.

9)    Fale sobre a Conjuração Pernambucana com base na aula assistida e leitura do livro didático.

 

10) Fale sobre a Conjuração Baiana com base na aula assistida e leitura do livro didático.

 

 

Fonte: Centro de Mídias SP

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4731&id=389 >, acessado em 28/10/2020.

Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                            Data: 03/11/20 a 06/11/20

Turmas: 8º A, B, C, D

Tema: Profissões em inglês

 

 

1ª aula: Continuando a aula da semana passada sobre profissões. Leia atentamente em voz alta, depois copie em seu caderno, pois faremos atividade nas próximas aulas.

 

 

’m a taxi driver. – Eu sou um motorista de táxi.

 

I’m a bus driver. – Eu sou um motorista de ônibus.

 

I’m a cashier. – Eu sou um operador de caixa.

 

I’m a cook. – Eu sou um cozinheiro.

 

I’m a business owner. – Eu sou um empresário.

 

I’m a doctor. – Eu sou um médico.

 

I’m a dentist. – Eu sou um dentista.

 

I’m a nurse. – Eu sou uma enfermeira.

 

2ª aula – Perguntando sobre a profissão. Leia atentamente em voz alta, preste atenção na pronúncia das palavras, depois copie em seu caderno.

 

 

What do you do? – O que você faz?

 

What do you do at your job? – O que você faz no seu trabalho?

 

What does he do? – O que ele faz?

 

What does he do at his job? – O que ele faz no trabalho dele?

 

What does she do? – O que ela faz?

 

What does she do at her job? – O que ela faz no trabalho dela?

 

What do they do? – O que eles fazem?

 

What do they do at their job? – O que eles fazem no trabalho deles?

 

What does a mechanic do? – O que um mecânico faz?

 Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Lingua portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 03/11/2020 A 06/11/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

3ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:   Gênero Textual: Crônica

Ø  Assunto abordado:  A pandemia continua surpreendendo...

 

ü  Link da aula dos CMSP -  https://youtu.be/LYI0MZcsZ1o

ü  Link para download da Crônica “Surpresas de Pandemia” em formato de podcast (Clique Aqui)

 

Acolhida

Você tem acompanhado os noticiários?

 

Você acha que uma crônica pode funcionar como um documento histórico? Por quê?. 

 

O gênero textual crônica

Crônica:

§  Narrativa curta.

§  Advém de uma leitura, observação do cronista referente ao cotidiano.

§  Está situada no tempo.

§  Apresenta, geralmente, a linguagem coloquial, que aproxima texto e leitor.

§  Sua linguagem também é permeada por metáforas, alegorias, repetições, antíteses, ironia, comicidade, suspense, reflexões, argumentações etc.

§  o cronista substitui a seriedade pelo humor, para conquistar o leitor e provocá-lo.

 

Texto: "Surpresas de pandemia", de Andréa Paulon

A partir do título, levante hipóteses sobre o assunto a ser tratado pelo texto.

 

Atividades

Estudo do texto

1.      As hipóteses levantadas sobre o assunto do texto foram confirmadas?

 

2.      Qual é o assunto do texto?

 

3. Considerando o foco narrativo, o texto apresenta um narrador:

a) (   ) observador, porque narra em terceira pessoa, não participa da história;

b) (   ) personagem, porque narra em primeira pessoa, participa da história.

4. Quem são as personagens?

 

5. Leia o trecho a seguir: "Após um dia inteiro de entregas (pelo menos levávamos os convites à casa de cada convidado, embora ficássemos nos portões ou portarias), faltavam apenas os convites. Fg gdos padrinhos. Pois é, contrariamos o normal! Ficaram por último, logística e intimidade, afinal, poderíamos chegar tarde às casas dos padrinhos e não sentir constrangimento algum. Os padrinhos sempre são os mais chegados!".

a) Por que os noivos ficavam "nos portões ou portarias" das casas dos convidados?

 

6. As palavras "cara", "irmão", "casório", "parça" confirmam que a crônica apresenta o registro da língua denominado

(     ) norma-padrão.

(     ) coloquial.

7. Leia o trecho: "De repente, toca o celular do meu noivo, era o Rodrigo, chorando muito, desesperado, soluçava, não conseguia falar. Ficamos nervosos também. Algo havia acontecido de muito grave. Tentamos acalmá-lo e, em meio aos soluços, Rodrigo conseguiu pronunciar:

- A surpresa, cara... estou me sentindo um nada...

- Irmão, mas o que aconteceu?"

a) De quem é a fala em destaque no trecho acima?

 

b) Quando o narrador apresenta as falas das personagens por meio de aspas ou travessões, temos o discurso _________________________.

8. Leia o trecho: "De verdade, não sabíamos se ríamos ou chorávamos. O Rodrigo estava transtornado. Meu noivo tentou acalmá-lo, segurando os risos misturados à tensão do dia."

Por que os noivos estavam indecisos entre o riso e o choro, se o padrinho é amigo deles passava por um transtorno naquele momento?

 

9. Qual foi a intenção do autor do texto?

 

10. Se a crônica fosse apresentada para um 8° ano daqui a 10 anos, você acha que os alunos a entenderiam facilmente? Por quê?

 

 

 

Recado:

As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:

Este link necessita de autorização para realizar o Download. Caso tenha dificuldade para baixar o arquivo, pode solicitar diretamente comigo pelos contatos abaixo.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 8 º ANOS D

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADES PROPOSTA PARA O PERÍODO DE

03/11/2020  a  06/11/2020

4º Bimestre

terça-feira

quarta-feira

sexta-feira

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

 

 

 

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3


ATIVIDADE 1 – SISTEMAS DE DUAS EQUAÇÕES COM DUAS

 

1ª atividade Avaliativa 4º Bimestre

Comanda :Assistam o vídeo e leiam atentamente as questões !

Acessem o formulário para realizar a avalição !!

Boa Sorte !!

                                 https://forms.gle/gDLRF7WGDeYGzPXL9

Projeto de Vida/Profº

Tecnologia e Inovação/Profº Denis

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

4º Bim semana 3 (03.11 à 06.11)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

Prezados alunos,

A proposta desta semana é realizar a ATIVIDADE 2 – QUEM CONTROLA O TEMPO? Reflita sobre esta atividade proposta e envie para o e-mail do professor um texto sucinto que expresse sua opinião a respeito.

 

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

 

Habilidades envolvidas:

EF89TEC05 – Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas e analisar intencionalidades de seus usuários.

EF89TEC09 – Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e textos com senso estético e ético.

EF89TEC17- Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário