Atividade da semana de 03 a 06 de novembro 2020
Eletivas/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E
LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
·
Atividade 1-Realizar a leitrura da reportagem;
·
Atividade 2- Descrever a sua opinião sobre o
retorno dos parques;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 10/11/2020
Eletivas/Profº Jobiane
Semana de 03/11 a 06/11/2020
Ano: 8° anos
Matéria: Eletiva – Esporte e Lazer
Professora: Jobiane Reis
Orientação
da Atividade: Fazer a leitura da reportagem abaixo e encaminhar sua reflexão
sobre essa leitura para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com
em formato Word ou PDF da foto do caderno.
https://saude.abril.com.br/medicina/videogame-no-limite-entre-o-bem-e-o-mal/
Eletivas/Profº Denis
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
4º Bim
semana 3 (03.11 à 06.11) Denis
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
Mas
e agora professor com todas as informações que obtivemos com a eletiva grana no
bolso, terei condições para direcionar de meus investimentos de forma correta?
Eu
digo a você nada é certo quanto que podemos perder isso é certo inclusive, dia
após dia arriscamos nossas vidas, no ir e vir da escola pra casa, ou do
trabalho pra casa. Mas fiquem tranqüilos que quanto mais estudarem sobre
investimentos, verão que o segredo é diversificar em vários tipos de ativos,
para que possamos diluir as perdas e maximizar as fontes pagadoras.
Já
ouviram o ditado de seus avôs:
“Nunca
coloque todos os ovos na mesma cesta” Reflitam sobre esse ditado eu use-o como
uma máxima em sua vida. Envie sua reflexão para o professor por e-mail.
Aulas Previstas: 2
Aulas
Público: 8º ao
9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento
crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo;
Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do
Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 -
Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Eletivas /Profº Lucilene
ELETIVA
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 03/11 À 06/11/20202
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Devido o feriado nesta semana vocês não terão atividades. Mas aproveitem para colocar as suas atividades atrasadas em dia.
Qualquer dúvida me chame no WhatsApp
8ºAno A
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Situação
de Aprendizagem I |
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e
outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e
latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Para ampliação do repertório elencamos a seguir
algumas questões importantes para o desenvolvimento do bimestre. 1.Cite outras modalidades artísticas,
das artes visuais, presentes nas culturas indígena (brasileira e
latino-americana). 2.Cite outras modalidades artísticas,
das artes visuais, presentes na cultura africana. 3.Quais diferenças existem entre as
modalidades artísticas, das artes visuais, da cultura indígena (brasileiras e
latino-americana) e da cultura africana? 4.Quais elementos constituem a pintura,
o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena
(brasileira e latino-americana)? 5.Quais elementos constituem a pintura,
o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura africana? 6.Quais
técnicas, tintas e traços são utilizados pelos povos indígenas, quando
desenvolvem essas modalidades artísticas? 7.Cite
obras, atuais ou de outro período histórico, que você conhece da cultura
indígena (brasileira e latino-americana) e da cultura africana. 8.Fale sobre sua experiência na criação
de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando a cultura
indígena e africana. |
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 03/11 a 06/11
__ |
|
|
Ciências /Profº Lucilene
CIÊNCIAS FÍSICA E BIOLÓGICAS
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 03/11 À 06/11/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 04 aulas semanais (90 minutos)
Tema:
Os elétrons e onde habitam
Desenvolvimento:
Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente.
1) É necessário que você assista ao vídeo sobre as transformações de energias com a professora Rafaela “Eletricidade no Cotidiano e Transformações de Energia” no Youtube registre um resumo em seu caderno e responda as questões abaixo:
2) Contamos com várias máquinas/equipamentos/aparelhos em nosso dia a dia que facilitam a nossa vida. O que é preciso para que eles funcionem?
3) A água conduz eletricidade? O que são condutores elétricos?
4) A transformação de uma forma de energia em outra? Como podemos observar esta transformação a partir dos equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia?
5) Faça uma lista de todos os aparelhos eletrônicos em sua residência. Qual é o tipo de energia que eles precisam para funcionar e em qual tipo de energia cada um desses aparelhos irá se transformar
6) Faça um desenho representando como a energia elétrica chega em sua casa. (rua, poste relógio e dentro de sua casa)
Faça uma sobre o que é Ampere, watt e volt registre em seu caderno e me envie também.
Ao terminar a sua atividade enviar para o e-mail : entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto deverá conter seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog
Plantão de dúvida é na quarta-feira das 08:00 as 08:50 via e-mail ou WhatsApp.
Educação Física/Prof° Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 02 a 06/11/2020 |
||||||||||||||||||||||||||||||
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|||||||||||||||||||||||||||||||
CONTEÚDO:
OS BENEFÍCIOS DAS GINÁSTICAS |
|||||||||||||||||||||||||||||||
Aula I: Página 81
no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 3. Realize a leitura: Texto 1 –
Benefícios da Ioga A Ioga é uma prática que tem o objetivo de
trabalhar corpo e a mente de maneira interligada, por meio de exercícios que
visam auxiliar no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na
coluna, além de melhorar o equilíbrio, flexibilidade, emagrecimento e postura,
promovendo a sensação de bem-estar e disposição. Esta prática pode ser
realizada por qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças e idosos. Texto 2 –
Benefícios do Tai Chi Chuan O tai Chi Chuan é uma prática milenar, nascida na
China como um tipo de arte marcial, porém atualmente é mais conhecida como
forma de meditação e atividade física. Médicos e pesquisadores de vários
locais do mundo identificam muitos benefícios à saúde na realização desta
prática, entre eles a melhora no equilíbrio, flexibilidade, resistência,
pressão arterial, saúde geral do coração, fortalecimento do sistema
imunológico, refinamento dos reflexos, entre outros. Esta prática pode ser
realizada por pessoas de qualquer idade. Texto 3 –
Benefícios do Pilates Este método surgiu no início do século passado,
tendo como principal objetivo unir corpo e mente. O Pilates se apropria das
necessidades do praticante e, desta forma, organiza os exercícios para
alcançar os resultados necessários. Este método estimula o corpo de maneira
global durante a prática de cada exercício, visando o aumento da mobilidade,
flexibilidade, força e tônus muscular, contribuindo assim para a melhora da
postura, alívio das tensões, maior mobilidade articular e respiração. Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 82 no Caderno do Aluno volume 4. Com base nas
anotações feitas em seu caderno após a leitura dos textos, preencha o quadro
a seguir:
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|||||||||||||||||||||||||||||||
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila.
Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em
que a atividade se refere.
|
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 03 a 06 do 11 de 2020.
Série: 8º Anos : A
e B. – Professor: Djair
Santos. Disciplina: Geografia. 4º
Bimestre.
Atividade: Interdisciplinaridade Geografia / Matemática
- Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.
Quantidade de aulas: 4 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: 1 - Identificar,
por meio de textos, mapas e/ou iconografias, elementos representativos da
herança pré-colombiana no Peru e no México. 2 - Diferenciar
correntes de povoamento, relacionando-as com a formação
sócio espacial.
GEOGRAFIA : Peru e
México: a herança pré-colombiana / Brasil e Argentina: as correntes
de povoamento
( 1 / 2 ).
1
- PERÚ e MÉXICO – A herança Pré-Colombiana .
A era Pré-Colombiana são
subdivisões periódicas na história do Continente Americano, desde o período
Paleolítico à colonização européia. Muitas civilizações se estabeleceram nesta
região, construindo núcleos urbanos e rurais e algumas hierarquias muito
complexas. Muitas dessas civilizações já tinham desaparecido antes da chegada
dos europeus e durante a colonização documentos foram destruídos o que tem
dificultado um estudo mais detalhado, em muitos casos só restaram fragmentos da
história de alguns povos.
Este termo é utilizado
principalmente no estudo das grandes civilizações indígenas do Continente
americano, como os Incas, os Maias e os Astecas.
Os Incas viveram
aproximadamente de 3000 a.C. a 1500 d.C. no Peru, Chile, Bolívia e
Equador, mais especificamente na Cordilheira dos Andes. Os atuais povos
indígenas do Peru são descendentes dos Incas. Esse povo
tornou-se conhecido em todo o mundo pela sua cultura e tradição,
pelos objetos de ouro que confeccionavam, pela utilização de pedras
em suas obras tais quais estradas nas montanhas, canais de irrigação, etc. Os
Incas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses como o trovão, a
lua, o mar, o sol, etc. Sacrificavam animais e humanos em honra aos deuses que
cultuavam. A capital do Império Inca chamava-se Cuzco, e lá havia o maior
templo de culto ao deus Sol, o principal deus da religião inca.
Os Maias foram
provavelmente a mais antiga das civilizações pré-colombianas, porém perdeu
em desenvolvimento se comparada aos Incas e aos Astecas.
Habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala,
Honduras e Península de Yucatán (México). Organizaram-se em cidades-estados,
as quais tomavam decisões políticas e religiosas.
Como não eram um império unificado não constituíam
força suficiente para evitar as invasões dos povos vizinhos. As cidades eram
governadas por um estado teocrático, as guerras que aconteciam tinham o
objetivo de capturar prisioneiros para serem sacrificados aos deuses.
A Religião era politeísta. Acreditavam em
deuses ligados à natureza que regiam o destino dos homens. Por causa disso eram
realizados sacrifícios de alimentos, animais e seres humanos aos deuses.
Os Astecas foram
os mais poderosos e desenvolvidos dos três principais povos da
América pré-colombiana. Eram índios que migraram para o Vale do México, para
a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos, onde
viviam como nômades. Foram os últimos a chegar no planalto mexicano,
fixaram-se no local, mesclaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o
“Império Asteca”.
O centro do império era a
cidade de Tenochtetlán, hoje a cidade do México.
Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação
espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca,
provando o quanto eram organizados.
A partir da sua capital, controlavam todo o
império. Foram guerreiros com uma organização militar muito desenvolvida.
Falavam, quase todos, a língua nauatle. Tinham cabelos curtos, eram fortes e de
pele escura. Lá era o coração político e espiritual do império.
Brasil e Argentina: as
correntes de povoamento
Vamos construir o conceito de
formação territorial por meio da análise do processo de povoamento e
valorização do espaço brasileiro e do argentino. Os países e seus territórios
resultam de processos históricos, muitas vezes, bastante diferentes entre si.
O Brasil é o único tributário do domínio
português sobre grandes extensões de terras situadas na América; a Argentina,
por seu turno, nasceu da desagregação do vasto império espanhol na América. Os
vetores de apropriação e valorização de ambos os territórios são expressões
dessa diferença crucial.
Começaremos pelos dados relativos
à densidade demográfica do Brasil e da Argentina.
Densidade demográfica é a
medida do grau de concentração populacional em determinada área, dada pelo
quociente entre a população absoluta e a sua extensão territorial.
Densidade demográfica (DD)
= população absoluta_ (PA) __ Dividida
pela área (A) |
Dividindo-se a população
brasileira (183.987.291 habitantes em 2007) pela extensão territorial do país
(8.514.877 km2), obtemos uma densidade demográfica média de 21,6 hab./km2,
relativamente baixa para os padrões mundiais.
A população brasileira
não é uniformemente distribuída pelo território do país. A tabela serve como
elemento para essa explicação.
De acordo a tabela “Brasil:
população e densidade demográfica, por estado”, na página 13 do caderno do
aluno, Roraima é a única Unidade da Federação com densidade demográfica
inferior a 2 hab./km2, em 2007, enquanto Rio de Janeiro, Distrito Federal, São
Paulo e Alagoas apresentam densidades demográficas superiores a 100
hab./km2 no mesmo ano. A elevada densidade demográfica do Distrito Federal
é relativamente fácil de explicar, já que ele ocupa uma área relativamente
pequena.
Os Estados da Região Norte
apresentam densidades demográficas bastante inferiores à média nacional. É
importante também destacar que, no Brasil, as maiores densidades demográficas
estão localizadas nas proximidades do litoral, devido à história de povoamento
do país.
Como se sabe, a colonização portuguesa
priorizou principalmente a exploração da faixa litorânea, gerando uma
apropriação esparsa e desigual do interior.
Os movimentos
colonizadores no século XVI
Utilizaremos documentos
cartográficos para analisarmos os vetores da expansão colonial portuguesa e
espanhola na América do Sul entre os séculos XVI e XVIII, em especial nos
territórios que mais tarde viriam a pertencer ao Brasil e à Argentina.
O mapa “Américas do Sul e
Central: rotas de colonização”, na página 17 do caderno do aluno, destaca as
rotas de colonização na América Portuguesa e na América Hispânica nos séculos
referidos. Desde 1549, a América Portuguesa dispunha de um governador-geral
nomeado pelo rei, que recebia poderes de fiscalização e defesa sobre o conjunto
do território colonial lusitano da América. No caso da América Hispânica, a
administração foi descentralizada desde o início, e as possessões coloniais
divididas em vice-reinados e capitanias.
O núcleo da colonização
espanhola era formado pelas principais áreas andinas de mineração, situadas no
Peru e no Alto Peru (em especial Potosí, atual Bolívia). O porto de Buenos
Aires, no estuário do Rio da Prata, funcionava como elo entre as zonas mineiras
andinas e os mercados europeus, escoando principalmente a prata contrabandeada
para a Inglaterra e para a Holanda e recebendo, destes países, manufaturas que
também penetravam ilegalmente nas possessões coloniais espanholas.
Analisando as rotas de
colonização portuguesas e espanholas, percebemos que, na América Portuguesa,
todas as rotas de colonização tinham início no litoral atlântico, enquanto na
América Hispânica existiam fluxos importantes nas duas direções: do Atlântico
para as regiões mineradoras e das regiões mineradoras para o Atlântico.
Assista a vídeo aula de matemática para
auxiliá-lo a calcular a densidade demográfica
:
< https://youtu.be/v1uQjNH1dTk
>Acesso em 28/10/2020.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar
respostas.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça
de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome
acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“SIGA EM FRENTE . . .
O ONTEM NÃO VOLTA . . .
O AMANHÁ NÃO ESPERA ” !
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano:
8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO
DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga
horária: 04 aulas
Semana
de 03 de novembro a 06 de novembro
TEMA:
Influência da Revolução Francesa
HABILIDADES:
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo.
Objetivos: identificar a influência da Revolução
Francesa em diversos movimentos revolucionários no Brasil e no mundo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos
com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou preta.
Atividade manuscrita.
Favor
usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 e 2 – Assista à videoaula no
Centro de Mídias SP, através do link
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4890&id=389 > e
faça registro sobre a aula em seu
caderno.
Aula 3 e 4 – Tomando por base a aula
assistida responda, usado caneta, às questões propostas:
1)
De acordo com
sua vivência no Brasil temos “liberdade” e “igualdade”?
2)
Constituição
Federal, artigo 5º, inciso III: ninguém será submetido a tortura nem a
tratamento desumano ou degradante;
Na sua
opinião essa afirmação corresponde à nossa realidade?
3)
Qual a
importância das leis para o cidadão?
4)
Como estava
dividida a sociedade francesa no século XVIII?
5)
O era a
nobreza togada?
6)
O que foi a
Bastilha?
7)
Defina
Jacobinos e Girondinos.
8)
Fale sobre a Conjuração
Mineira com base na aula assistida e leitura do livro didático.
9)
Fale sobre a
Conjuração Pernambucana com base na aula assistida e leitura do livro didático.
10) Fale sobre a Conjuração Baiana com base na
aula assistida e leitura do livro didático.
Fonte: Centro de Mídias SP
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4731&id=389 >, acessado em 28/10/2020.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim. Data: 03/11/20
a 06/11/20
Turmas: 8º A, B, C, D
Tema: Profissões em inglês
’m a taxi driver. – Eu sou um motorista de táxi.
I’m a bus driver. – Eu sou um motorista de ônibus.
I’m a cashier. – Eu sou um operador de caixa.
I’m a cook. – Eu sou um cozinheiro.
I’m a business owner. – Eu sou um empresário.
I’m a doctor. – Eu sou um médico.
I’m a dentist. – Eu sou um dentista.
I’m a nurse. – Eu sou uma enfermeira.
2ª aula – Perguntando sobre a profissão. Leia
atentamente em voz alta, preste atenção na pronúncia das palavras, depois copie
em seu caderno.
What do you do? – O que você
faz?
What do you do at your job? –
O que você faz no seu trabalho?
What does he do? – O que ele
faz?
What does he do at his job? –
O que ele faz no trabalho dele?
What does she do? – O que ela
faz?
What does she do at her job? –
O que ela faz no trabalho dela?
What do they do? – O que eles
fazem?
What do they do at their job?
– O que eles fazem no trabalho deles?
What does a mechanic do? – O
que um mecânico faz?
Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Lingua portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 03/11/2020 A 06/11/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
3ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero
Textual: Crônica
Ø Assunto
abordado: A pandemia continua surpreendendo...
ü Link
da aula dos CMSP - https://youtu.be/LYI0MZcsZ1o
ü Link
para download da Crônica “Surpresas de Pandemia” em formato de podcast (Clique
Aqui)
Acolhida
Você tem acompanhado os noticiários?
Você acha que uma crônica pode
funcionar como um documento histórico? Por quê?.
O gênero textual crônica
Crônica:
§
Narrativa curta.
§
Advém de uma leitura, observação do cronista referente ao
cotidiano.
§
Está situada no tempo.
§
Apresenta, geralmente, a linguagem coloquial, que aproxima
texto e leitor.
§
Sua linguagem também é permeada por metáforas, alegorias,
repetições, antíteses, ironia, comicidade, suspense, reflexões, argumentações
etc.
§ o cronista substitui a
seriedade pelo humor, para conquistar o leitor e provocá-lo.
Texto: "Surpresas de pandemia", de
Andréa Paulon
A partir do título, levante hipóteses
sobre o assunto a ser tratado pelo texto.
Atividades
Estudo do texto
1. As
hipóteses levantadas sobre o assunto do texto foram confirmadas?
2. Qual
é o assunto do texto?
3. Considerando o foco narrativo, o
texto apresenta um narrador:
a) (
) observador, porque narra em terceira pessoa, não participa da
história;
b) (
) personagem, porque narra em primeira pessoa, participa da história.
4. Quem são as personagens?
5. Leia o trecho a seguir:
"Após um dia inteiro de entregas (pelo menos levávamos os convites à casa
de cada convidado, embora ficássemos nos portões ou portarias), faltavam apenas
os convites. Fg gdos padrinhos. Pois é, contrariamos o normal! Ficaram por
último, logística e intimidade, afinal, poderíamos chegar tarde às casas dos
padrinhos e não sentir constrangimento algum. Os padrinhos sempre são os mais
chegados!".
a) Por que os noivos ficavam "nos
portões ou portarias" das casas dos convidados?
6. As palavras "cara",
"irmão", "casório", "parça" confirmam que a
crônica apresenta o registro da língua denominado
(
) norma-padrão.
(
) coloquial.
7. Leia o trecho: "De repente, toca o celular
do meu noivo, era o Rodrigo, chorando muito, desesperado, soluçava, não
conseguia falar. Ficamos nervosos também. Algo havia acontecido de muito grave.
Tentamos acalmá-lo e, em meio aos soluços, Rodrigo conseguiu pronunciar:
- A surpresa, cara... estou me
sentindo um nada...
- Irmão, mas o que
aconteceu?"
a) De quem é a fala em destaque no
trecho acima?
b) Quando o narrador apresenta as
falas das personagens por meio de aspas ou travessões, temos o discurso
_________________________.
8. Leia o trecho: "De verdade, não sabíamos se
ríamos ou chorávamos. O Rodrigo estava transtornado. Meu noivo tentou
acalmá-lo, segurando os risos misturados à tensão do dia."
Por que os noivos estavam indecisos
entre o riso e o choro, se o padrinho é amigo deles passava por um transtorno
naquele momento?
9. Qual foi a intenção do autor do
texto?
10. Se a crônica fosse apresentada
para um 8° ano daqui a 10 anos, você acha que os alunos a entenderiam
facilmente? Por quê?
Recado:
As atividades deste
conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias:
Este link necessita de
autorização para realizar o Download. Caso tenha dificuldade para baixar o
arquivo, pode solicitar diretamente comigo pelos contatos abaixo.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA:
Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 03/11 a 06/10.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 4 aulas turma.
Estudos Intensivos/ Recuperação.
1 – TEMA:- RESOLUÇÃO
DE PROBLEMAS SOBRE A SOMA DAS MEDIDAS DOS ÂNGULOS INTERNOS DE UM TRIÂNGULO.
- Área de Quadriláteros
- Área de Triângulos
Competências e habilidades/Objetivos
Descrever os Estudos /Atividades
Propostas
- Construir triângulos usando régua e compasso, reconhecer a condição de
existência do triângulo quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para
medir os ângulos internos e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um
triângulo é 180°.
- Resolver problemas que envolvam
o cálculo da medida de área de figuras planas: quadriláteros.
-Assistir os vídeos do
centro de mídia
https://youtu.be/DnkDfTtBoe4
https://youtu.be/xrquMJbYYRM
- Após assistir o vídeo do CMSP,
resolver as questões das páginas 23,24,25 e 26 do caderno aprender sempre
volume 3 matemática.
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531
·
RECURSOS
- blog -
internet
- e-mail - Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES /
TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS (
x ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados
acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma assim que
puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
7ºC,
8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º
Bimestre- Semana 3 (03.11 à 06.11)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos concluam a atividade 1- “Meu mapa de estudos da situação de
aprendizagem 2 - HÁ UM TEMPO PARA TODAS AS
COISAS. ESTUDAR É UMA DELAS final da atividade terá
um teste para fazer, depois veremos quais é seu tipo de atitude. Envie para o
professor este teste por e-mail.
ü 8º Ano;
Prezados alunos concluam a ATIVIDADE 2 – PORTFÓLIO ESCOLAR da situação de
aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie
para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos concluam a atividade 2- “Tempo, como
você gasta o que tem?”... da situação de aprendizagem 1- NOSSA! QUANTA COISA PARA FAZER! CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI? do
caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da
atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados
alunos concluam a atividade 1- “Estudo dirigido” (p.27) da situação de
aprendizagem 2- ONDE ESTOU NESTE MOMENTO? INDICADORES DE PROCESSO do caderno
do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da
atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Respeito; Organização;
Responsabilidade; Foco; Assertividade; Imaginação criativa
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/Profº
----------------------------------------------------------------------
8ºAno B
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Situação
de Aprendizagem I |
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e
outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e
latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Para ampliação do repertório elencamos a seguir
algumas questões importantes para o desenvolvimento do bimestre. 1.Cite outras modalidades artísticas,
das artes visuais, presentes nas culturas indígena (brasileira e
latino-americana). 2.Cite outras modalidades artísticas,
das artes visuais, presentes na cultura africana. 3.Quais diferenças existem entre as
modalidades artísticas, das artes visuais, da cultura indígena (brasileiras e
latino-americana) e da cultura africana? 4.Quais elementos constituem a pintura,
o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena
(brasileira e latino-americana)? 5.Quais elementos constituem a pintura,
o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura africana? 6.Quais
técnicas, tintas e traços são utilizados pelos povos indígenas, quando
desenvolvem essas modalidades artísticas? 7.Cite
obras, atuais ou de outro período histórico, que você conhece da cultura
indígena (brasileira e latino-americana) e da cultura africana. 8.Fale sobre sua experiência na criação
de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando a cultura
indígena e africana. |
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 03/11 a 06/11
__ |
|
|
Ciências /Profº Lucilene
CIÊNCIAS FÍSICA E BIOLÓGICAS
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 03/11 À 06/11/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 04 aulas semanais (90 minutos)
Tema:
Os elétrons e onde habitam
Desenvolvimento:
Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente.
1) É necessário que você assista ao vídeo sobre as transformações de energias com a professora Rafaela “Eletricidade no Cotidiano e Transformações de Energia” no Youtube registre um resumo em seu caderno e responda as questões abaixo:
2) Contamos com várias máquinas/equipamentos/aparelhos em nosso dia a dia que facilitam a nossa vida. O que é preciso para que eles funcionem?
3) A água conduz eletricidade? O que são condutores elétricos?
4) A transformação de uma forma de energia em outra? Como podemos observar esta transformação a partir dos equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia?
5) Faça uma lista de todos os aparelhos eletrônicos em sua residência. Qual é o tipo de energia que eles precisam para funcionar e em qual tipo de energia cada um desses aparelhos irá se transformar
6) Faça um desenho representando como a energia elétrica chega em sua casa. (rua, poste relógio e dentro de sua casa)
Faça uma sobre o que é Ampere, watt e volt registre em seu caderno e me envie também.
Ao terminar a sua atividade enviar para o e-mail : entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto deverá conter seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog
Plantão de dúvida é na quarta-feira das 08:00 as 08:50 via e-mail ou WhatsApp.
Educação Física/Prof° Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 02 a 06/11/2020 |
||||||||||||||||||||||||||||||
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|||||||||||||||||||||||||||||||
CONTEÚDO:
OS BENEFÍCIOS DAS GINÁSTICAS |
|||||||||||||||||||||||||||||||
Aula I: Página 81
no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 3. Realize a leitura: Texto 1 –
Benefícios da Ioga A Ioga é uma prática que tem o objetivo de
trabalhar corpo e a mente de maneira interligada, por meio de exercícios que
visam auxiliar no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na
coluna, além de melhorar o equilíbrio, flexibilidade, emagrecimento e postura,
promovendo a sensação de bem-estar e disposição. Esta prática pode ser
realizada por qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças e idosos. Texto 2 –
Benefícios do Tai Chi Chuan O tai Chi Chuan é uma prática milenar, nascida na
China como um tipo de arte marcial, porém atualmente é mais conhecida como
forma de meditação e atividade física. Médicos e pesquisadores de vários
locais do mundo identificam muitos benefícios à saúde na realização desta
prática, entre eles a melhora no equilíbrio, flexibilidade, resistência,
pressão arterial, saúde geral do coração, fortalecimento do sistema
imunológico, refinamento dos reflexos, entre outros. Esta prática pode ser
realizada por pessoas de qualquer idade. Texto 3 –
Benefícios do Pilates Este método surgiu no início do século passado,
tendo como principal objetivo unir corpo e mente. O Pilates se apropria das
necessidades do praticante e, desta forma, organiza os exercícios para
alcançar os resultados necessários. Este método estimula o corpo de maneira
global durante a prática de cada exercício, visando o aumento da mobilidade,
flexibilidade, força e tônus muscular, contribuindo assim para a melhora da
postura, alívio das tensões, maior mobilidade articular e respiração. Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 82 no Caderno do Aluno volume 4. Com base nas
anotações feitas em seu caderno após a leitura dos textos, preencha o quadro
a seguir:
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|||||||||||||||||||||||||||||||
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila.
Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em
que a atividade se refere.
|
Geografia/Profº Geografia
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 03 a 06 do 11 de 2020.
Série: 8º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 4º Bimestre.
Atividade: Interdisciplinaridade Geografia / Matemática - Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: 1 - Identificar, por meio de textos, mapas e/ou iconografias, elementos representativos da herança pré-colombiana no Peru e no México. 2 - Diferenciar correntes de povoamento, relacionando-as com a formação sócio espacial.
GEOGRAFIA : Peru e México: a herança pré-colombiana / Brasil e Argentina: as correntes de povoamento ( 1 / 2 ).
1 - PERÚ e MÉXICO – A herança Pré-Colombiana .
A era Pré-Colombiana são subdivisões periódicas na história do Continente Americano, desde o período Paleolítico à colonização européia. Muitas civilizações se estabeleceram nesta região, construindo núcleos urbanos e rurais e algumas hierarquias muito complexas. Muitas dessas civilizações já tinham desaparecido antes da chegada dos europeus e durante a colonização documentos foram destruídos o que tem dificultado um estudo mais detalhado, em muitos casos só restaram fragmentos da história de alguns povos.
Este termo é utilizado principalmente no estudo das grandes civilizações indígenas do Continente americano, como os Incas, os Maias e os Astecas.
Os Incas viveram aproximadamente de 3000 a.C. a 1500 d.C. no Peru, Chile, Bolívia e Equador, mais especificamente na Cordilheira dos Andes. Os atuais povos indígenas do Peru são descendentes dos Incas. Esse povo tornou-se conhecido em todo o mundo pela sua cultura e tradição, pelos objetos de ouro que confeccionavam, pela utilização de pedras em suas obras tais quais estradas nas montanhas, canais de irrigação, etc. Os Incas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses como o trovão, a lua, o mar, o sol, etc. Sacrificavam animais e humanos em honra aos deuses que cultuavam. A capital do Império Inca chamava-se Cuzco, e lá havia o maior templo de culto ao deus Sol, o principal deus da religião inca.
Os Maias foram provavelmente a mais antiga das civilizações pré-colombianas, porém perdeu em desenvolvimento se comparada aos Incas e aos Astecas. Habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (México). Organizaram-se em cidades-estados, as quais tomavam decisões políticas e religiosas.
Como não eram um império unificado não constituíam força suficiente para evitar as invasões dos povos vizinhos. As cidades eram governadas por um estado teocrático, as guerras que aconteciam tinham o objetivo de capturar prisioneiros para serem sacrificados aos deuses.
A Religião era politeísta. Acreditavam em deuses ligados à natureza que regiam o destino dos homens. Por causa disso eram realizados sacrifícios de alimentos, animais e seres humanos aos deuses.
Os Astecas foram os mais poderosos e desenvolvidos dos três principais povos da América pré-colombiana. Eram índios que migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades. Foram os últimos a chegar no planalto mexicano, fixaram-se no local, mesclaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o “Império Asteca”.
O centro do império era a cidade de Tenochtetlán, hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando o quanto eram organizados.
A partir da sua capital, controlavam todo o império. Foram guerreiros com uma organização militar muito desenvolvida. Falavam, quase todos, a língua nauatle. Tinham cabelos curtos, eram fortes e de pele escura. Lá era o coração político e espiritual do império.
Brasil e Argentina: as correntes de povoamento
Vamos construir o conceito de formação territorial por meio da análise do processo de povoamento e valorização do espaço brasileiro e do argentino. Os países e seus territórios resultam de processos históricos, muitas vezes, bastante diferentes entre si.
O Brasil é o único tributário do domínio português sobre grandes extensões de terras situadas na América; a Argentina, por seu turno, nasceu da desagregação do vasto império espanhol na América. Os vetores de apropriação e valorização de ambos os territórios são expressões dessa diferença crucial.
Começaremos pelos dados relativos à densidade demográfica do Brasil e da Argentina.
Densidade demográfica é a medida do grau de concentração populacional em determinada área, dada pelo quociente entre a população absoluta e a sua extensão territorial.
Densidade demográfica (DD) = população absoluta_ (PA) __ Dividida pela área (A) |
Dividindo-se a população brasileira (183.987.291 habitantes em 2007) pela extensão territorial do país (8.514.877 km2), obtemos uma densidade demográfica média de 21,6 hab./km2, relativamente baixa para os padrões mundiais.
A população brasileira não é uniformemente distribuída pelo território do país. A tabela serve como elemento para essa explicação.
De acordo a tabela “Brasil: população e densidade demográfica, por estado”, na página 13 do caderno do aluno, Roraima é a única Unidade da Federação com densidade demográfica inferior a 2 hab./km2, em 2007, enquanto Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo e Alagoas apresentam densidades demográficas superiores a 100 hab./km2 no mesmo ano. A elevada densidade demográfica do Distrito Federal é relativamente fácil de explicar, já que ele ocupa uma área relativamente pequena.
Os Estados da Região Norte apresentam densidades demográficas bastante inferiores à média nacional. É importante também destacar que, no Brasil, as maiores densidades demográficas estão localizadas nas proximidades do litoral, devido à história de povoamento do país.
Como se sabe, a colonização portuguesa priorizou principalmente a exploração da faixa litorânea, gerando uma apropriação esparsa e desigual do interior.
Os movimentos colonizadores no século XVI
Utilizaremos documentos cartográficos para analisarmos os vetores da expansão colonial portuguesa e espanhola na América do Sul entre os séculos XVI e XVIII, em especial nos territórios que mais tarde viriam a pertencer ao Brasil e à Argentina.
O mapa “Américas do Sul e Central: rotas de colonização”, na página 17 do caderno do aluno, destaca as rotas de colonização na América Portuguesa e na América Hispânica nos séculos referidos. Desde 1549, a América Portuguesa dispunha de um governador-geral nomeado pelo rei, que recebia poderes de fiscalização e defesa sobre o conjunto do território colonial lusitano da América. No caso da América Hispânica, a administração foi descentralizada desde o início, e as possessões coloniais divididas em vice-reinados e capitanias.
O núcleo da colonização espanhola era formado pelas principais áreas andinas de mineração, situadas no Peru e no Alto Peru (em especial Potosí, atual Bolívia). O porto de Buenos Aires, no estuário do Rio da Prata, funcionava como elo entre as zonas mineiras andinas e os mercados europeus, escoando principalmente a prata contrabandeada para a Inglaterra e para a Holanda e recebendo, destes países, manufaturas que também penetravam ilegalmente nas possessões coloniais espanholas.
Analisando as rotas de colonização portuguesas e espanholas, percebemos que, na América Portuguesa, todas as rotas de colonização tinham início no litoral atlântico, enquanto na América Hispânica existiam fluxos importantes nas duas direções: do Atlântico para as regiões mineradoras e das regiões mineradoras para o Atlântico.
Assista a vídeo aula de matemática para auxiliá-lo a calcular a densidade demográfica :
< https://youtu.be/v1uQjNH1dTk >Acesso em 28/10/2020.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos tempos:
“SIGA EM FRENTE . . .
O ONTEM NÃO VOLTA . . .
O AMANHÁ NÃO ESPERA ” !
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano:
8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO
DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga
horária: 04 aulas
Semana
de 03 de novembro a 06 de novembro
TEMA:
Influência da Revolução Francesa
HABILIDADES:
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo.
Objetivos: identificar a influência da Revolução
Francesa em diversos movimentos revolucionários no Brasil e no mundo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos
com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou preta.
Atividade manuscrita.
Favor
usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 e 2 – Assista à videoaula no
Centro de Mídias SP, através do link
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4890&id=389 > e
faça registro sobre a aula em seu
caderno.
Aula 3 e 4 – Tomando por base a aula
assistida responda, usado caneta, às questões propostas:
1)
De acordo com
sua vivência no Brasil temos “liberdade” e “igualdade”?
2)
Constituição
Federal, artigo 5º, inciso III: ninguém será submetido a tortura nem a
tratamento desumano ou degradante;
Na sua
opinião essa afirmação corresponde à nossa realidade?
3)
Qual a
importância das leis para o cidadão?
4)
Como estava
dividida a sociedade francesa no século XVIII?
5)
O era a
nobreza togada?
6)
O que foi a
Bastilha?
7)
Defina
Jacobinos e Girondinos.
8)
Fale sobre a Conjuração
Mineira com base na aula assistida e leitura do livro didático.
9)
Fale sobre a
Conjuração Pernambucana com base na aula assistida e leitura do livro didático.
10) Fale sobre a Conjuração Baiana com base na
aula assistida e leitura do livro didático.
Fonte: Centro de Mídias SP
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4731&id=389 >, acessado em 28/10/2020.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim. Data: 03/11/20
a 06/11/20
Turmas: 8º A, B, C, D
Tema: Profissões em inglês
’m a taxi driver. – Eu sou um motorista de táxi.
I’m a bus driver. – Eu sou um motorista de ônibus.
I’m a cashier. – Eu sou um operador de caixa.
I’m a cook. – Eu sou um cozinheiro.
I’m a business owner. – Eu sou um empresário.
I’m a doctor. – Eu sou um médico.
I’m a dentist. – Eu sou um dentista.
I’m a nurse. – Eu sou uma enfermeira.
2ª aula – Perguntando sobre a profissão. Leia
atentamente em voz alta, preste atenção na pronúncia das palavras, depois copie
em seu caderno.
What do you do? – O que você
faz?
What do you do at your job? –
O que você faz no seu trabalho?
What does he do? – O que ele
faz?
What does he do at his job? –
O que ele faz no trabalho dele?
What does she do? – O que ela
faz?
What does she do at her job? –
O que ela faz no trabalho dela?
What do they do? – O que eles
fazem?
What do they do at their job?
– O que eles fazem no trabalho deles?
What does a mechanic do? – O
que um mecânico faz?
Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Lingua portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 03/11/2020 A 06/11/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
3ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero
Textual: Crônica
Ø Assunto
abordado: A pandemia continua surpreendendo...
ü Link
da aula dos CMSP - https://youtu.be/LYI0MZcsZ1o
ü Link
para download da Crônica “Surpresas de Pandemia” em formato de podcast (Clique
Aqui)
Acolhida
Você tem acompanhado os noticiários?
Você acha que uma crônica pode
funcionar como um documento histórico? Por quê?.
O gênero textual crônica
Crônica:
§
Narrativa curta.
§
Advém de uma leitura, observação do cronista referente ao
cotidiano.
§
Está situada no tempo.
§
Apresenta, geralmente, a linguagem coloquial, que aproxima
texto e leitor.
§
Sua linguagem também é permeada por metáforas, alegorias,
repetições, antíteses, ironia, comicidade, suspense, reflexões, argumentações
etc.
§ o cronista substitui a
seriedade pelo humor, para conquistar o leitor e provocá-lo.
Texto: "Surpresas de pandemia", de
Andréa Paulon
A partir do título, levante hipóteses
sobre o assunto a ser tratado pelo texto.
Atividades
Estudo do texto
1. As
hipóteses levantadas sobre o assunto do texto foram confirmadas?
2. Qual
é o assunto do texto?
3. Considerando o foco narrativo, o
texto apresenta um narrador:
a) (
) observador, porque narra em terceira pessoa, não participa da
história;
b) (
) personagem, porque narra em primeira pessoa, participa da história.
4. Quem são as personagens?
5. Leia o trecho a seguir:
"Após um dia inteiro de entregas (pelo menos levávamos os convites à casa
de cada convidado, embora ficássemos nos portões ou portarias), faltavam apenas
os convites. Fg gdos padrinhos. Pois é, contrariamos o normal! Ficaram por
último, logística e intimidade, afinal, poderíamos chegar tarde às casas dos
padrinhos e não sentir constrangimento algum. Os padrinhos sempre são os mais
chegados!".
a) Por que os noivos ficavam "nos
portões ou portarias" das casas dos convidados?
6. As palavras "cara",
"irmão", "casório", "parça" confirmam que a
crônica apresenta o registro da língua denominado
(
) norma-padrão.
(
) coloquial.
7. Leia o trecho: "De repente, toca o celular
do meu noivo, era o Rodrigo, chorando muito, desesperado, soluçava, não
conseguia falar. Ficamos nervosos também. Algo havia acontecido de muito grave.
Tentamos acalmá-lo e, em meio aos soluços, Rodrigo conseguiu pronunciar:
- A surpresa, cara... estou me
sentindo um nada...
- Irmão, mas o que
aconteceu?"
a) De quem é a fala em destaque no
trecho acima?
b) Quando o narrador apresenta as
falas das personagens por meio de aspas ou travessões, temos o discurso
_________________________.
8. Leia o trecho: "De verdade, não sabíamos se
ríamos ou chorávamos. O Rodrigo estava transtornado. Meu noivo tentou
acalmá-lo, segurando os risos misturados à tensão do dia."
Por que os noivos estavam indecisos
entre o riso e o choro, se o padrinho é amigo deles passava por um transtorno
naquele momento?
9. Qual foi a intenção do autor do
texto?
10. Se a crônica fosse apresentada
para um 8° ano daqui a 10 anos, você acha que os alunos a entenderiam
facilmente? Por quê?
Recado:
As atividades deste
conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias:
Este link necessita de
autorização para realizar o Download. Caso tenha dificuldade para baixar o
arquivo, pode solicitar diretamente comigo pelos contatos abaixo.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA:
Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 03/11 a 06/10.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 4 aulas turma.
Estudos Intensivos/ Recuperação.
1 – TEMA:- RESOLUÇÃO
DE PROBLEMAS SOBRE A SOMA DAS MEDIDAS DOS ÂNGULOS INTERNOS DE UM TRIÂNGULO.
- Área de Quadriláteros
- Área de Triângulos
Competências e habilidades/Objetivos
Descrever os Estudos /Atividades
Propostas
- Construir triângulos usando régua e compasso, reconhecer a condição de
existência do triângulo quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para
medir os ângulos internos e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um
triângulo é 180°.
- Resolver problemas que envolvam
o cálculo da medida de área de figuras planas: quadriláteros.
-Assistir os vídeos do
centro de mídia
https://youtu.be/DnkDfTtBoe4
https://youtu.be/xrquMJbYYRM
- Após assistir o vídeo do CMSP,
resolver as questões das páginas 23,24,25 e 26 do caderno aprender sempre
volume 3 matemática.
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531
·
RECURSOS
- blog -
internet
- e-mail - Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES /
TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS (
x ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados
acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma assim que
puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
7ºC,
8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º
Bimestre- Semana 3 (03.11 à 06.11)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos concluam a atividade 1- “Meu mapa de estudos da situação de
aprendizagem 2 - HÁ UM TEMPO PARA TODAS AS
COISAS. ESTUDAR É UMA DELAS final da atividade terá
um teste para fazer, depois veremos quais é seu tipo de atitude. Envie para o
professor este teste por e-mail.
ü 8º Ano;
Prezados alunos concluam a ATIVIDADE 2 – PORTFÓLIO ESCOLAR da situação de
aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie
para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos concluam a atividade 2- “Tempo, como
você gasta o que tem?”... da situação de aprendizagem 1- NOSSA! QUANTA COISA PARA FAZER! CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI? do
caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da
atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados
alunos concluam a atividade 1- “Estudo dirigido” (p.27) da situação de
aprendizagem 2- ONDE ESTOU NESTE MOMENTO? INDICADORES DE PROCESSO do caderno
do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da
atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Respeito; Organização;
Responsabilidade; Foco; Assertividade; Imaginação criativa
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/Profº
---------------------------------------------------------
8ºAno C
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Situação
de Aprendizagem I |
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e
outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e
latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Para ampliação do repertório elencamos a seguir
algumas questões importantes para o desenvolvimento do bimestre. 1.Cite outras modalidades artísticas,
das artes visuais, presentes nas culturas indígena (brasileira e
latino-americana). 2.Cite outras modalidades artísticas,
das artes visuais, presentes na cultura africana. 3.Quais diferenças existem entre as
modalidades artísticas, das artes visuais, da cultura indígena (brasileiras e
latino-americana) e da cultura africana? 4.Quais elementos constituem a pintura,
o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena
(brasileira e latino-americana)? 5.Quais elementos constituem a pintura,
o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura africana? 6.Quais
técnicas, tintas e traços são utilizados pelos povos indígenas, quando
desenvolvem essas modalidades artísticas? 7.Cite
obras, atuais ou de outro período histórico, que você conhece da cultura
indígena (brasileira e latino-americana) e da cultura africana. 8.Fale sobre sua experiência na criação
de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando a cultura
indígena e africana. |
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 03/11 a 06/11
__ |
|
|
Ciências /Profº Ana Paula
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 8º C
e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 03/11/2020
à 06/11/2020
Habilidades: Descrever e representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano com a utilização de modelos tridimensional.
Assistir e responder as
questões abaixo:
1-
Qual é a melhor definição para a Lua?
2-
Quais são os movimentos que a Lua realiza?
3-
Quais são as fases da Lua?
Observação:
entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação Física/Prof° Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 02 a 06/11/2020 |
||||||||||||||||||||||||||||||
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|||||||||||||||||||||||||||||||
CONTEÚDO:
OS BENEFÍCIOS DAS GINÁSTICAS |
|||||||||||||||||||||||||||||||
Aula I: Página 81
no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 3. Realize a leitura: Texto 1 –
Benefícios da Ioga A Ioga é uma prática que tem o objetivo de
trabalhar corpo e a mente de maneira interligada, por meio de exercícios que
visam auxiliar no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na
coluna, além de melhorar o equilíbrio, flexibilidade, emagrecimento e postura,
promovendo a sensação de bem-estar e disposição. Esta prática pode ser
realizada por qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças e idosos. Texto 2 –
Benefícios do Tai Chi Chuan O tai Chi Chuan é uma prática milenar, nascida na
China como um tipo de arte marcial, porém atualmente é mais conhecida como
forma de meditação e atividade física. Médicos e pesquisadores de vários
locais do mundo identificam muitos benefícios à saúde na realização desta
prática, entre eles a melhora no equilíbrio, flexibilidade, resistência,
pressão arterial, saúde geral do coração, fortalecimento do sistema
imunológico, refinamento dos reflexos, entre outros. Esta prática pode ser
realizada por pessoas de qualquer idade. Texto 3 –
Benefícios do Pilates Este método surgiu no início do século passado,
tendo como principal objetivo unir corpo e mente. O Pilates se apropria das
necessidades do praticante e, desta forma, organiza os exercícios para
alcançar os resultados necessários. Este método estimula o corpo de maneira
global durante a prática de cada exercício, visando o aumento da mobilidade,
flexibilidade, força e tônus muscular, contribuindo assim para a melhora da
postura, alívio das tensões, maior mobilidade articular e respiração. Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 82 no Caderno do Aluno volume 4. Com base nas
anotações feitas em seu caderno após a leitura dos textos, preencha o quadro
a seguir:
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|||||||||||||||||||||||||||||||
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila.
Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em
que a atividade se refere.
|
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ºBimestre SEMANA
03 a 06/11 8°C, D PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br
(manda aqui suas atividades para correção)
1. Procure refletir sobre as
seguintes questões: Por que a camada de ozônio é tão importante para os seres
vivos? O que o comprometimento da camada de ozônio pode causar nos seres
humanos? Como podemos nos proteger da radiação UV?
2. A pós refletir sobre as
questões anteriores, responda: Por que a Antártida está mais suscetível à destruição
da camada de ozônio?
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano:
8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO
DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga
horária: 04 aulas
Semana
de 03 de novembro a 06 de novembro
TEMA:
Influência da Revolução Francesa
HABILIDADES:
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo.
Objetivos: identificar a influência da Revolução
Francesa em diversos movimentos revolucionários no Brasil e no mundo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos
com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou preta.
Atividade manuscrita.
Favor
usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 e 2 – Assista à videoaula no
Centro de Mídias SP, através do link
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4890&id=389 > e
faça registro sobre a aula em seu
caderno.
Aula 3 e 4 – Tomando por base a aula
assistida responda, usado caneta, às questões propostas:
1)
De acordo com
sua vivência no Brasil temos “liberdade” e “igualdade”?
2)
Constituição
Federal, artigo 5º, inciso III: ninguém será submetido a tortura nem a
tratamento desumano ou degradante;
Na sua
opinião essa afirmação corresponde à nossa realidade?
3)
Qual a
importância das leis para o cidadão?
4)
Como estava
dividida a sociedade francesa no século XVIII?
5)
O era a
nobreza togada?
6)
O que foi a
Bastilha?
7)
Defina
Jacobinos e Girondinos.
8)
Fale sobre a Conjuração
Mineira com base na aula assistida e leitura do livro didático.
9)
Fale sobre a
Conjuração Pernambucana com base na aula assistida e leitura do livro didático.
10) Fale sobre a Conjuração Baiana com base na
aula assistida e leitura do livro didático.
Fonte: Centro de Mídias SP
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4731&id=389 >, acessado em 28/10/2020.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim. Data: 03/11/20
a 06/11/20
Turmas: 8º A, B, C, D
Tema: Profissões em inglês
’m a taxi driver. – Eu sou um motorista de táxi.
I’m a bus driver. – Eu sou um motorista de ônibus.
I’m a cashier. – Eu sou um operador de caixa.
I’m a cook. – Eu sou um cozinheiro.
I’m a business owner. – Eu sou um empresário.
I’m a doctor. – Eu sou um médico.
I’m a dentist. – Eu sou um dentista.
I’m a nurse. – Eu sou uma enfermeira.
2ª aula – Perguntando sobre a profissão. Leia
atentamente em voz alta, preste atenção na pronúncia das palavras, depois copie
em seu caderno.
What do you do? – O que você
faz?
What do you do at your job? –
O que você faz no seu trabalho?
What does he do? – O que ele
faz?
What does he do at his job? –
O que ele faz no trabalho dele?
What does she do? – O que ela
faz?
What does she do at her job? –
O que ela faz no trabalho dela?
What do they do? – O que eles
fazem?
What do they do at their job?
– O que eles fazem no trabalho deles?
What does a mechanic do? – O
que um mecânico faz?
Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Lingua portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 03/11/2020 A 06/11/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
3ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero
Textual: Crônica
Ø Assunto
abordado: A pandemia continua surpreendendo...
ü Link
da aula dos CMSP - https://youtu.be/LYI0MZcsZ1o
ü Link
para download da Crônica “Surpresas de Pandemia” em formato de podcast (Clique
Aqui)
Acolhida
Você tem acompanhado os noticiários?
Você acha que uma crônica pode
funcionar como um documento histórico? Por quê?.
O gênero textual crônica
Crônica:
§
Narrativa curta.
§
Advém de uma leitura, observação do cronista referente ao
cotidiano.
§
Está situada no tempo.
§
Apresenta, geralmente, a linguagem coloquial, que aproxima
texto e leitor.
§
Sua linguagem também é permeada por metáforas, alegorias,
repetições, antíteses, ironia, comicidade, suspense, reflexões, argumentações
etc.
§ o cronista substitui a
seriedade pelo humor, para conquistar o leitor e provocá-lo.
Texto: "Surpresas de pandemia", de
Andréa Paulon
A partir do título, levante hipóteses
sobre o assunto a ser tratado pelo texto.
Atividades
Estudo do texto
1. As
hipóteses levantadas sobre o assunto do texto foram confirmadas?
2. Qual
é o assunto do texto?
3. Considerando o foco narrativo, o
texto apresenta um narrador:
a) (
) observador, porque narra em terceira pessoa, não participa da
história;
b) (
) personagem, porque narra em primeira pessoa, participa da história.
4. Quem são as personagens?
5. Leia o trecho a seguir:
"Após um dia inteiro de entregas (pelo menos levávamos os convites à casa
de cada convidado, embora ficássemos nos portões ou portarias), faltavam apenas
os convites. Fg gdos padrinhos. Pois é, contrariamos o normal! Ficaram por
último, logística e intimidade, afinal, poderíamos chegar tarde às casas dos
padrinhos e não sentir constrangimento algum. Os padrinhos sempre são os mais
chegados!".
a) Por que os noivos ficavam "nos
portões ou portarias" das casas dos convidados?
6. As palavras "cara",
"irmão", "casório", "parça" confirmam que a
crônica apresenta o registro da língua denominado
(
) norma-padrão.
(
) coloquial.
7. Leia o trecho: "De repente, toca o celular
do meu noivo, era o Rodrigo, chorando muito, desesperado, soluçava, não
conseguia falar. Ficamos nervosos também. Algo havia acontecido de muito grave.
Tentamos acalmá-lo e, em meio aos soluços, Rodrigo conseguiu pronunciar:
- A surpresa, cara... estou me
sentindo um nada...
- Irmão, mas o que
aconteceu?"
a) De quem é a fala em destaque no
trecho acima?
b) Quando o narrador apresenta as
falas das personagens por meio de aspas ou travessões, temos o discurso
_________________________.
8. Leia o trecho: "De verdade, não sabíamos se
ríamos ou chorávamos. O Rodrigo estava transtornado. Meu noivo tentou
acalmá-lo, segurando os risos misturados à tensão do dia."
Por que os noivos estavam indecisos
entre o riso e o choro, se o padrinho é amigo deles passava por um transtorno
naquele momento?
9. Qual foi a intenção do autor do
texto?
10. Se a crônica fosse apresentada
para um 8° ano daqui a 10 anos, você acha que os alunos a entenderiam
facilmente? Por quê?
Recado:
As atividades deste
conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias:
Este link necessita de
autorização para realizar o Download. Caso tenha dificuldade para baixar o
arquivo, pode solicitar diretamente comigo pelos contatos abaixo.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA:
Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 03/11 a 06/10.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 4 aulas turma.
Estudos Intensivos/ Recuperação.
1 – TEMA:- RESOLUÇÃO
DE PROBLEMAS SOBRE A SOMA DAS MEDIDAS DOS ÂNGULOS INTERNOS DE UM TRIÂNGULO.
- Área de Quadriláteros
- Área de Triângulos
Competências e habilidades/Objetivos
Descrever os Estudos /Atividades
Propostas
- Construir triângulos usando régua e compasso, reconhecer a condição de
existência do triângulo quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para
medir os ângulos internos e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um
triângulo é 180°.
- Resolver problemas que envolvam
o cálculo da medida de área de figuras planas: quadriláteros.
-Assistir os vídeos do
centro de mídia
https://youtu.be/DnkDfTtBoe4
https://youtu.be/xrquMJbYYRM
- Após assistir o vídeo do CMSP,
resolver as questões das páginas 23,24,25 e 26 do caderno aprender sempre
volume 3 matemática.
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531
·
RECURSOS
- blog -
internet
- e-mail - Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES /
TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS (
x ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados
acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma assim que
puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
7ºC,
8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
4º
Bimestre- Semana 3 (03.11 à 06.11)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano;
Prezados alunos concluam a atividade 1- “Meu mapa de estudos da situação de
aprendizagem 2 - HÁ UM TEMPO PARA TODAS AS
COISAS. ESTUDAR É UMA DELAS final da atividade terá
um teste para fazer, depois veremos quais é seu tipo de atitude. Envie para o
professor este teste por e-mail.
ü 8º Ano;
Prezados alunos concluam a ATIVIDADE 2 – PORTFÓLIO ESCOLAR da situação de
aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre, depois envie
para o professor as respostas da atividade, por e-mail.
ü 9 Ano;
Prezados
alunos concluam a atividade 2- “Tempo, como
você gasta o que tem?”... da situação de aprendizagem 1- NOSSA! QUANTA COISA PARA FAZER! CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI? do
caderno do estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da
atividade, por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados
alunos concluam a atividade 1- “Estudo dirigido” (p.27) da situação de
aprendizagem 2- ONDE ESTOU NESTE MOMENTO? INDICADORES DE PROCESSO do caderno
do estudante (p.23) do 4º Bimestre, envie para o professor as respostas da
atividade, por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Respeito; Organização;
Responsabilidade; Foco; Assertividade; Imaginação criativa
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/Profº
----------------------------------------------------
8ºAno D
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Situação
de Aprendizagem I |
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e
outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e
latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Para ampliação do repertório elencamos a seguir
algumas questões importantes para o desenvolvimento do bimestre. 1.Cite outras modalidades artísticas,
das artes visuais, presentes nas culturas indígena (brasileira e
latino-americana). 2.Cite outras modalidades artísticas,
das artes visuais, presentes na cultura africana. 3.Quais diferenças existem entre as
modalidades artísticas, das artes visuais, da cultura indígena (brasileiras e
latino-americana) e da cultura africana? 4.Quais elementos constituem a pintura,
o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena
(brasileira e latino-americana)? 5.Quais elementos constituem a pintura,
o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura africana? 6.Quais
técnicas, tintas e traços são utilizados pelos povos indígenas, quando
desenvolvem essas modalidades artísticas? 7.Cite
obras, atuais ou de outro período histórico, que você conhece da cultura
indígena (brasileira e latino-americana) e da cultura africana. 8.Fale sobre sua experiência na criação
de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando a cultura
indígena e africana. |
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 03/11 a 06/11
__ |
|
|
Ciências /Profº Ana Paula
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 8º C e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 03/11/2020 à 06/11/2020
Habilidades: Descrever e representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano com a utilização de modelos tridimensional.
Assistir e responder as questões abaixo:
1- Qual é a melhor definição para a Lua?
2- Quais são os movimentos que a Lua realiza?
3- Quais são as fases da Lua?
Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação Física/Prof° Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 02 a 06/11/2020 |
||||||||||||||||||||||||||||||
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|||||||||||||||||||||||||||||||
CONTEÚDO:
OS BENEFÍCIOS DAS GINÁSTICAS |
|||||||||||||||||||||||||||||||
Aula I: Página 81
no Caderno do Aluno volume 4. Atividade 3. Realize a leitura: Texto 1 –
Benefícios da Ioga A Ioga é uma prática que tem o objetivo de
trabalhar corpo e a mente de maneira interligada, por meio de exercícios que
visam auxiliar no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na
coluna, além de melhorar o equilíbrio, flexibilidade, emagrecimento e postura,
promovendo a sensação de bem-estar e disposição. Esta prática pode ser
realizada por qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças e idosos. Texto 2 –
Benefícios do Tai Chi Chuan O tai Chi Chuan é uma prática milenar, nascida na
China como um tipo de arte marcial, porém atualmente é mais conhecida como
forma de meditação e atividade física. Médicos e pesquisadores de vários
locais do mundo identificam muitos benefícios à saúde na realização desta
prática, entre eles a melhora no equilíbrio, flexibilidade, resistência,
pressão arterial, saúde geral do coração, fortalecimento do sistema
imunológico, refinamento dos reflexos, entre outros. Esta prática pode ser
realizada por pessoas de qualquer idade. Texto 3 –
Benefícios do Pilates Este método surgiu no início do século passado,
tendo como principal objetivo unir corpo e mente. O Pilates se apropria das
necessidades do praticante e, desta forma, organiza os exercícios para
alcançar os resultados necessários. Este método estimula o corpo de maneira
global durante a prática de cada exercício, visando o aumento da mobilidade,
flexibilidade, força e tônus muscular, contribuindo assim para a melhora da
postura, alívio das tensões, maior mobilidade articular e respiração. Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 82 no Caderno do Aluno volume 4. Com base nas
anotações feitas em seu caderno após a leitura dos textos, preencha o quadro
a seguir:
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|||||||||||||||||||||||||||||||
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno ou apostila.
Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em
que a atividade se refere.
|
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ºBimestre SEMANA 03 a 06/11 8°C, D PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)
1. Procure refletir sobre as seguintes questões: Por que a camada de ozônio é tão importante para os seres vivos? O que o comprometimento da camada de ozônio pode causar nos seres humanos? Como podemos nos proteger da radiação UV?
2. A pós refletir sobre as questões anteriores, responda: Por que a Antártida está mais suscetível à destruição da camada de ozônio?
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano:
8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO
DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga
horária: 04 aulas
Semana
de 03 de novembro a 06 de novembro
TEMA:
Influência da Revolução Francesa
HABILIDADES:
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo.
Objetivos: identificar a influência da Revolução
Francesa em diversos movimentos revolucionários no Brasil e no mundo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos
com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Atividade manuscrita.
Favor usar caneta azul ou preta.
Atividade manuscrita.
Favor
usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 e 2 – Assista à videoaula no
Centro de Mídias SP, através do link
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4890&id=389 > e
faça registro sobre a aula em seu
caderno.
Aula 3 e 4 – Tomando por base a aula
assistida responda, usado caneta, às questões propostas:
1)
De acordo com
sua vivência no Brasil temos “liberdade” e “igualdade”?
2)
Constituição
Federal, artigo 5º, inciso III: ninguém será submetido a tortura nem a
tratamento desumano ou degradante;
Na sua
opinião essa afirmação corresponde à nossa realidade?
3)
Qual a
importância das leis para o cidadão?
4)
Como estava
dividida a sociedade francesa no século XVIII?
5)
O era a
nobreza togada?
6)
O que foi a
Bastilha?
7)
Defina
Jacobinos e Girondinos.
8)
Fale sobre a Conjuração
Mineira com base na aula assistida e leitura do livro didático.
9)
Fale sobre a
Conjuração Pernambucana com base na aula assistida e leitura do livro didático.
10) Fale sobre a Conjuração Baiana com base na
aula assistida e leitura do livro didático.
Fonte: Centro de Mídias SP
< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4731&id=389 >, acessado em 28/10/2020.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª
Monica – Inglês - 4º Bim. Data: 03/11/20
a 06/11/20
Turmas: 8º A, B, C, D
Tema: Profissões em inglês
’m a taxi driver. – Eu sou um motorista de táxi.
I’m a bus driver. – Eu sou um motorista de ônibus.
I’m a cashier. – Eu sou um operador de caixa.
I’m a cook. – Eu sou um cozinheiro.
I’m a business owner. – Eu sou um empresário.
I’m a doctor. – Eu sou um médico.
I’m a dentist. – Eu sou um dentista.
I’m a nurse. – Eu sou uma enfermeira.
2ª aula – Perguntando sobre a profissão. Leia
atentamente em voz alta, preste atenção na pronúncia das palavras, depois copie
em seu caderno.
What do you do? – O que você
faz?
What do you do at your job? –
O que você faz no seu trabalho?
What does he do? – O que ele
faz?
What does he do at his job? –
O que ele faz no trabalho dele?
What does she do? – O que ela
faz?
What does she do at her job? –
O que ela faz no trabalho dela?
What do they do? – O que eles
fazem?
What do they do at their job?
– O que eles fazem no trabalho deles?
What does a mechanic do? – O
que um mecânico faz?
Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Lingua portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 03/11/2020 A 06/11/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
3ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero
Textual: Crônica
Ø Assunto
abordado: A pandemia continua surpreendendo...
ü Link
da aula dos CMSP - https://youtu.be/LYI0MZcsZ1o
ü Link
para download da Crônica “Surpresas de Pandemia” em formato de podcast (Clique
Aqui)
Acolhida
Você tem acompanhado os noticiários?
Você acha que uma crônica pode
funcionar como um documento histórico? Por quê?.
O gênero textual crônica
Crônica:
§
Narrativa curta.
§
Advém de uma leitura, observação do cronista referente ao
cotidiano.
§
Está situada no tempo.
§
Apresenta, geralmente, a linguagem coloquial, que aproxima
texto e leitor.
§
Sua linguagem também é permeada por metáforas, alegorias,
repetições, antíteses, ironia, comicidade, suspense, reflexões, argumentações
etc.
§ o cronista substitui a
seriedade pelo humor, para conquistar o leitor e provocá-lo.
Texto: "Surpresas de pandemia", de
Andréa Paulon
A partir do título, levante hipóteses
sobre o assunto a ser tratado pelo texto.
Atividades
Estudo do texto
1. As
hipóteses levantadas sobre o assunto do texto foram confirmadas?
2. Qual
é o assunto do texto?
3. Considerando o foco narrativo, o
texto apresenta um narrador:
a) (
) observador, porque narra em terceira pessoa, não participa da
história;
b) (
) personagem, porque narra em primeira pessoa, participa da história.
4. Quem são as personagens?
5. Leia o trecho a seguir:
"Após um dia inteiro de entregas (pelo menos levávamos os convites à casa
de cada convidado, embora ficássemos nos portões ou portarias), faltavam apenas
os convites. Fg gdos padrinhos. Pois é, contrariamos o normal! Ficaram por
último, logística e intimidade, afinal, poderíamos chegar tarde às casas dos
padrinhos e não sentir constrangimento algum. Os padrinhos sempre são os mais
chegados!".
a) Por que os noivos ficavam "nos
portões ou portarias" das casas dos convidados?
6. As palavras "cara",
"irmão", "casório", "parça" confirmam que a
crônica apresenta o registro da língua denominado
(
) norma-padrão.
(
) coloquial.
7. Leia o trecho: "De repente, toca o celular
do meu noivo, era o Rodrigo, chorando muito, desesperado, soluçava, não
conseguia falar. Ficamos nervosos também. Algo havia acontecido de muito grave.
Tentamos acalmá-lo e, em meio aos soluços, Rodrigo conseguiu pronunciar:
- A surpresa, cara... estou me
sentindo um nada...
- Irmão, mas o que
aconteceu?"
a) De quem é a fala em destaque no
trecho acima?
b) Quando o narrador apresenta as
falas das personagens por meio de aspas ou travessões, temos o discurso
_________________________.
8. Leia o trecho: "De verdade, não sabíamos se
ríamos ou chorávamos. O Rodrigo estava transtornado. Meu noivo tentou
acalmá-lo, segurando os risos misturados à tensão do dia."
Por que os noivos estavam indecisos
entre o riso e o choro, se o padrinho é amigo deles passava por um transtorno
naquele momento?
9. Qual foi a intenção do autor do
texto?
10. Se a crônica fosse apresentada
para um 8° ano daqui a 10 anos, você acha que os alunos a entenderiam
facilmente? Por quê?
Recado:
As atividades deste
conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias:
Este link necessita de
autorização para realizar o Download. Caso tenha dificuldade para baixar o
arquivo, pode solicitar diretamente comigo pelos contatos abaixo.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 8 º ANOS D
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES PROPOSTA
PARA O PERÍODO DE
03/11/2020 a 06/11/2020
4º Bimestre
terça-feira |
quarta-feira |
sexta-feira |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
ATIVIDADE 1 – SISTEMAS DE DUAS EQUAÇÕES
COM DUAS
1ª atividade
Avaliativa 4º Bimestre
Comanda :Assistam o
vídeo e leiam atentamente as questões !
Acessem o formulário
para realizar a avalição !!
Boa Sorte !!
https://forms.gle/gDLRF7WGDeYGzPXL9
Projeto de Vida/Profº
Tecnologia e Inovação/Profº Denis
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
4º Bim
semana 3 (03.11 à 06.11)
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade
Prezados alunos,
A proposta desta semana é realizar a ATIVIDADE 2 – QUEM CONTROLA O TEMPO? Reflita sobre esta atividade proposta e envie para o
e-mail do professor um texto sucinto que expresse sua opinião a respeito.
Aulas
previstas: 1 aula
Público: 8ºD e
9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas:
EF89TEC05
– Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas
e analisar intencionalidades de seus usuários.
EF89TEC09
– Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e
textos com senso estético e ético.
EF89TEC17-
Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais
envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Nenhum comentário:
Postar um comentário