segunda-feira, 16 de novembro de 2020

2ºEJA do ensino médio semana de 16 a 20 de novembro de 2020

  Atividade da semana de   16 a 20 de novembro 2020

                                               

                                               

2ºTA /Noturno


Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2ª TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

CONTEÚDO:          

 

Interação entre a arte e o Público

 

 

 

1º aula e 2ª aula

 

Assista ao vídeo no link:

 

https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg&pbjreload=101

 

 

Com suas próprias palavras responda: Qual é o resultado da interação entre a arte e o público?

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 16/11/2020 a 20/11/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                         – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 

  • Reconhecer as aplicações da Engenharia Genética na produção de alimentos.

Atividades:

 Pesquisar sobre :

- Alimentos Transgênicos;

- Produção de Alimentos Transgênicos;

- Legislação sobre Alimentos Transgênicos;

- Alimentos Transgênicos no mundo;

- Transgênico no Brasil.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 16/11 a 20/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 

Atividade:

Pesquisar sobre:

- Alimentos Transgênicos;

- Produção de Alimentos Transgênicos;

- Legislação sobre Alimentos Transgênicos;

- Alimentos Transgênicos no mundo;

- Transgênico no Brasil.

 

Vídeo Complementar:

Biotecnologia na produção de alimentos – Ciência é tudo.

https://www.youtube.com/watch?v=2YV-dT52LQg

 

 

Encaminhe a pesquisa para o e-mail:

benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Introdução à Bioética

Semana 16 a 20 novembro

· Ler o texto disponível no link:

· https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/bioetica.htm

· Você é a favor da eutanásia?

Elabore um texto sobre a sua opinião.

· Entrega até 05 de dezembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Nas últimas aulas, vimos sobre o tema desigualdade, esta semana vamos fazer a seguinte pesquisa:

. Cultura e Indústria Cultural no Brasil

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Termodinâmica

 

Na aula anterior o tema abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos sobre o tema.

Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não é necessário enviar fotos das atividades.

 

Assistam os vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!

 

VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw

VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas

 

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

 

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                               16 a 20/11/2020

Turmas:  2 termos A, B, C, D

                 3 termos A, B e C

 

COMBUSTÍVEL

Move e Remove

Reluz e Conduz

Energiza e Acalora

Aprimora e Prontifica.

Entrementes necessita de comburente

Sem combustão não há produção.

Na utilização, requer reflexão

Da consequência pede clemência

Se há destruição roga reparação

A matéria-prima demanda provisão

Contabilização e manutenção.

A perpetuação tem pressa,

Porque a vida vale “à beça”!

 

Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu respondendo às questões:

a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?

b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?

c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?

d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?

e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da vida.

 

 

Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com

Geografia/ProfºRicardo

Semana 16 a 19 de novembro

Atividade de Geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

Sala 2 TA e TB

Lê o texto e responder as questões

 

 

Relevo brasileiro

 

O relevo brasileiro possui grandes variações regionais, sendo constituído, principalmente, por planaltos, depressões e planícies.

O relevo corresponde às diferentes formas da superfície terrestre, que se diferenciam conforme a estrutura geológica em que se originaram e os agentes de formação e transformação do relevo que influenciaram a sua composição e evolução. Esses elementos definem as principais características do relevo de uma determinada área e são fundamentais para a sua identificação e classificação.

 

O relevo brasileiro formou-se a partir de estruturas geológicas compostas, principalmente, por formações sedimentares recentes e estruturas vulcânicas e cristalinas de idade muito antiga. Seu processo de formação e transformação foi muito influenciado pelos fatores exógenos, ou seja, pelos agentes formadores e modeladores do relevo que atuam na superfície do planeta Terra.

 

Além disso, a sua formação não foi impactada pela grande movimentação tectônica ocorrida no Período Terciário, entre 65 e 1,5 milhões de anos atrás, que foi responsável pela formação de dobramentos modernos, como os Andes ou o Himalaia. Em consequência de seu processo de formação, o relevo brasileiro caracteriza-se pelo predomínio de áreas de médias e baixas altitudes, já que no Brasil não houve a formação de dobramentos modernos e os escudos cristalinos mais elevados foram desgastados pelos agentes modeladores do relevo.

 

Ao longo da evolução dos estudos geográficos sobre o território brasileiro, o relevo do país apresentou diversas classificações, que levavam em consideração diferentes fatores e a tecnologia disponível na época. A classificação mais antiga foi proposta pelo autor Aroldo de Azevedo, em 1940, e dividiu o relevo brasileiro de acordo com o seu perfil topográfico.

 

Nessa classificação, o país foi dividido em oito compartimentos do relevo: quatro planaltos (áreas com altitudes superiores a 200 m), que ocupavam cerca de 59% do território brasileiro, e quatro planícies (áreas com altitudes de até 200 m), que correspondiam a cerca de 41% do território nacional. Na década de 1970, Aziz Nacib Ab'Saber publicou uma nova classificação do relevo, que possuía uma maior aproximação com os pressupostos da Geomorfologia e dividia o relevo a partir da sua formação e características. Para Ab'Saber, o país estava dividido em dez compartimentos, sendo sete planaltos e três planícies.

A maioria das planícies brasileiras está localizada em áreas de grandes bacias hidrográficas

 

Atualmente, a classificação do relevo mais aceita na Geografia é a proposta por Jurandyr Ross, que se baseou nos estudos geomorfológicos do Brasil realizados até aquele momento (1995), principalmente nas obras de Aziz Nacib Ab'Saber e no projeto RadamBrasil, que realizou um levantamento e mapeamento sistemático dos recursos naturais brasileiros com o auxílio de imagens aéreas. Essa classificação utilizou como critérios o processo de formação das formas de relevo, o nível altimétrico e a estrutura geológica do terreno. De acordo com essa classificação, o relevo brasileiro pode ser dividido em 28 unidades, sendo elas áreas de:

 

Planaltos: Áreas de médias a altas altitudes, com superfícies irregulares e predomínio de processos de erosão. De acordo com essa classificação, as áreas de planalto no Brasil constituem onze unidades do relevo: Planalto da Amazônia Oriental, Planalto da Amazônia Ocidental, Planalto e Chapadas da Bacia do Parnaíba, Planalto e Chapadas da Bacia do Paraná, Planaltos Residuais Norte-amazônicos, Planaltos Residuais Sul-amazônicos, Planaltos e Chapadas dos Parecis, Planalto da Borborema, Planalto sul-rio-grandense, Planalto e Serras do Atlântico Leste, Planaltos e Serras de Goiás-Minas, Serras Residuais do Alto Paraguai.

 

Planícies: Superfícies, geralmente planas e de baixa altitude, formadas a partir do acúmulo de sedimentos de origem marinha, lacustre ou fluvial. Segundo essa classificação, o país possui seis áreas de planície: Planície do Rio Amazonas, Planície do Rio Araguaia, Planície e Pantanal do Rio Guaporé, Planície e Pantanal do Rio Paraguai ou Mato-grossense, Planície das Lagoas dos Patos- Mirim, Planícies e Tabuleiros Litorâneos.

 

Depressões: Áreas formadas a partir de processos erosivos nas áreas de contato entre as bacias sedimentares (material menos resistente) e os maciços cristalinos (material mais resistentes). Nessa classificação, o Brasil possui onze unidades de depressões: Depressões Marginal Norte-amazônica, Depressão Marginal Sul-amazônica, Depressão do Araguaia, Depressão Cuiabana, Depressão do Alto do Paraguai-Guaporé, Depressão do Miranda, Depressão Sertaneja e do Rio São Francisco, Depressão do Tocantins, Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná e Depressão Periférica Sul-rio-grandense.

 

É importante ressaltar ainda que, de acordo com as três classificações apresentadas neste texto, não existem montanhas ou cadeias de montanhas no território brasileiro. Isso porque, como não houve a formação de dobramentos modernos no Brasil, os picos mais elevados do território brasileiro (Pico da Neblina, Pico 31 de Março, Pico da Bandeira etc.) não teriam se originado desse tipo de estrutura geológica, não podendo, portanto, ser classificados como montanhas.

 

 

Questões

 

1 Quais os tipos de relevo que ocorre no Brasil.

2 O que é relevo?

3 Como se formou o relevo brasileiro.

4 Qual é a características do relevo no Brasil.

5 Quais as características do planalto

6 Quais as características das planícies.

7 Quais as características da depressões.

História/Profº

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "A" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 16 à 20 de novembro de 2020.

2o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado na primeira página do jornal 
"The New York Times" em 12 de novembro de 2020 sobre Virus, Economia e Transição Presidencial nos U.S.A.
Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Quais são os assuntos tratados?
2.Qual é o número de mortes na Grã-Bretanha?, 3. Qual é o estado americano citado na manchete sobre
transição presidencial nos U.S.A.? 4. Qual a quantidade de novos casos da COVID 19 nos U.S.A?, 5.Qual o núméro
de novas mortes nos U.S.A.?
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Virus
The pandemic breaks U.S. records for hospitalizations and cases as states and cities tighten restrictions.
Britain surpasses 50,000 deaths.

Economy
Unemployment claims remain high in latest report.
As long-term unemployment mounts, so do worries about lasting damage.

Presidential Transition
For Biden’s most ambitious plans, it all comes down to Georgia.
Republicans, with an eye to keeping Trump’s support in Georgia, let his election dispute play out.

United States - Cases COVID 19
New cases	142,860	+69%	
New deaths	1,431	+36%	

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A, B, C  e  D  - Língua Portuguesa – Professora Claudia

Semana de 16/11 até 20/11.

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br


Gêneros textuais é um conceito amplo e intencionalmente vago que procura caracterizar os textos, primordialmente, pela sua função sociocomunicativa. Desse modo, ao debruçar-se nos elementos que caracterizam os gêneros, é possível identificar aspectos referentes a contexto, interlocutores, intenção comunicativa, função social e outros.

    O primeiro elemento dos gêneros é a sua função social, ou seja, identificamos qual a finalidade, utilidade ou importância que determinados textos cumprem nas sociedades e suas culturas. É importante considerar que o estudo do gênero valoriza a linguagem como ação comunicativa ou ação social, logo, todo texto nasce de um intuito, de uma necessidade, pessoal ou coletiva, por isso é essencial considerar esse elemento na análise dos gêneros.

 

Qual das alternativas abaixo contém somente gêneros textuais?

1-    romance, descrição, biografia
b) autobiografia, narração, dissertação
c) bula de remédio, propaganda, receita culinária
d) contos, fábulas, exposição
e) seminário, injunção, declaração

 

2-    "Experimente a nova e deliciosa barrinha de chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada."

A oração acima faz parte do gênero textual

a) notícia
b) propaganda
c) editorial
d) bilhete
e) declaração

 

 

 

 

3-    Pé de moleque

Ingredientes:

3 xícaras de amendoim torrado e moído
3 xícaras de açúcar
1 ½ xícaras de leite

 

Modo de Fazer:

Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre e até desgrudar da panela. Em seguida, despeje em mármore e espere esfriar e endurecer. Por fim, corte em pequenos pedaços.

 

As receitas culinárias são gêneros textuais que instruem as pessoas a fazerem algo, seguindo um passo a passo. Esse tipo de gênero pertence aos textos

 

a) prescritivos
b) narrativos
c) descritivos
d) injuntivos
e) expositivos

 

 

 

 

Matemática/ProfºMarcelo


Atividade de Matemática 2TA 2TB

ATIVIDADE 4, 4º BIMESTRE de 16/11/2020 à 20/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/4dJE3n3NjHZaJjP59


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2ºTB  /Noturno


Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2ª TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

CONTEÚDO:          

 

Interação entre a arte e o Público

 

 

 

1º aula e 2ª aula

 

Assista ao vídeo no link:

 

https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg&pbjreload=101

 

 

Com suas próprias palavras responda: Qual é o resultado da interação entre a arte e o público?

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 16/11/2020 a 20/11/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                         – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 

  • Reconhecer as aplicações da Engenharia Genética na produção de alimentos.

Atividades:

 Pesquisar sobre :

- Alimentos Transgênicos;

- Produção de Alimentos Transgênicos;

- Legislação sobre Alimentos Transgênicos;

- Alimentos Transgênicos no mundo;

- Transgênico no Brasil.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 16/11 a 20/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 

Atividade:

Pesquisar sobre:

- Alimentos Transgênicos;

- Produção de Alimentos Transgênicos;

- Legislação sobre Alimentos Transgênicos;

- Alimentos Transgênicos no mundo;

- Transgênico no Brasil.

 

Vídeo Complementar:

Biotecnologia na produção de alimentos – Ciência é tudo.

https://www.youtube.com/watch?v=2YV-dT52LQg

 

 

Encaminhe a pesquisa para o e-mail:

benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Introdução à Bioética

Semana 16 a 20 novembro

· Ler o texto disponível no link:

· https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/bioetica.htm

· Você é a favor da eutanásia?

Elabore um texto sobre a sua opinião.

· Entrega até 05 de dezembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Nas últimas aulas, vimos sobre o tema desigualdade, esta semana vamos fazer a seguinte pesquisa:

. Cultura e Indústria Cultural no Brasil

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Termodinâmica

 

Na aula anterior o tema abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos sobre o tema.

Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não é necessário enviar fotos das atividades.

 

Assistam os vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!

 

VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw

VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas

 

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX 

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                               16 a 20/11/2020

Turmas:  2 termos A, B, C, D

                 3 termos A, B e C

 

COMBUSTÍVEL

Move e Remove

Reluz e Conduz

Energiza e Acalora

Aprimora e Prontifica.

Entrementes necessita de comburente

Sem combustão não há produção.

Na utilização, requer reflexão

Da consequência pede clemência

Se há destruição roga reparação

A matéria-prima demanda provisão

Contabilização e manutenção.

A perpetuação tem pressa,

Porque a vida vale “à beça”!

 

Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu respondendo às questões:

a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?

b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?

c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?

d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?

e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da vida.

 

 

Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com

Geografia/ProfºRicardo

Semana 16 a 19 de novembro

Atividade de Geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

Sala 2 TA e TB

Lê o texto e responder as questões

 

 

Relevo brasileiro

 

O relevo brasileiro possui grandes variações regionais, sendo constituído, principalmente, por planaltos, depressões e planícies.

O relevo corresponde às diferentes formas da superfície terrestre, que se diferenciam conforme a estrutura geológica em que se originaram e os agentes de formação e transformação do relevo que influenciaram a sua composição e evolução. Esses elementos definem as principais características do relevo de uma determinada área e são fundamentais para a sua identificação e classificação.

 

O relevo brasileiro formou-se a partir de estruturas geológicas compostas, principalmente, por formações sedimentares recentes e estruturas vulcânicas e cristalinas de idade muito antiga. Seu processo de formação e transformação foi muito influenciado pelos fatores exógenos, ou seja, pelos agentes formadores e modeladores do relevo que atuam na superfície do planeta Terra.

 

Além disso, a sua formação não foi impactada pela grande movimentação tectônica ocorrida no Período Terciário, entre 65 e 1,5 milhões de anos atrás, que foi responsável pela formação de dobramentos modernos, como os Andes ou o Himalaia. Em consequência de seu processo de formação, o relevo brasileiro caracteriza-se pelo predomínio de áreas de médias e baixas altitudes, já que no Brasil não houve a formação de dobramentos modernos e os escudos cristalinos mais elevados foram desgastados pelos agentes modeladores do relevo.

 

Ao longo da evolução dos estudos geográficos sobre o território brasileiro, o relevo do país apresentou diversas classificações, que levavam em consideração diferentes fatores e a tecnologia disponível na época. A classificação mais antiga foi proposta pelo autor Aroldo de Azevedo, em 1940, e dividiu o relevo brasileiro de acordo com o seu perfil topográfico.

 

Nessa classificação, o país foi dividido em oito compartimentos do relevo: quatro planaltos (áreas com altitudes superiores a 200 m), que ocupavam cerca de 59% do território brasileiro, e quatro planícies (áreas com altitudes de até 200 m), que correspondiam a cerca de 41% do território nacional. Na década de 1970, Aziz Nacib Ab'Saber publicou uma nova classificação do relevo, que possuía uma maior aproximação com os pressupostos da Geomorfologia e dividia o relevo a partir da sua formação e características. Para Ab'Saber, o país estava dividido em dez compartimentos, sendo sete planaltos e três planícies.

A maioria das planícies brasileiras está localizada em áreas de grandes bacias hidrográficas

 

Atualmente, a classificação do relevo mais aceita na Geografia é a proposta por Jurandyr Ross, que se baseou nos estudos geomorfológicos do Brasil realizados até aquele momento (1995), principalmente nas obras de Aziz Nacib Ab'Saber e no projeto RadamBrasil, que realizou um levantamento e mapeamento sistemático dos recursos naturais brasileiros com o auxílio de imagens aéreas. Essa classificação utilizou como critérios o processo de formação das formas de relevo, o nível altimétrico e a estrutura geológica do terreno. De acordo com essa classificação, o relevo brasileiro pode ser dividido em 28 unidades, sendo elas áreas de:

 

Planaltos: Áreas de médias a altas altitudes, com superfícies irregulares e predomínio de processos de erosão. De acordo com essa classificação, as áreas de planalto no Brasil constituem onze unidades do relevo: Planalto da Amazônia Oriental, Planalto da Amazônia Ocidental, Planalto e Chapadas da Bacia do Parnaíba, Planalto e Chapadas da Bacia do Paraná, Planaltos Residuais Norte-amazônicos, Planaltos Residuais Sul-amazônicos, Planaltos e Chapadas dos Parecis, Planalto da Borborema, Planalto sul-rio-grandense, Planalto e Serras do Atlântico Leste, Planaltos e Serras de Goiás-Minas, Serras Residuais do Alto Paraguai.

 

Planícies: Superfícies, geralmente planas e de baixa altitude, formadas a partir do acúmulo de sedimentos de origem marinha, lacustre ou fluvial. Segundo essa classificação, o país possui seis áreas de planície: Planície do Rio Amazonas, Planície do Rio Araguaia, Planície e Pantanal do Rio Guaporé, Planície e Pantanal do Rio Paraguai ou Mato-grossense, Planície das Lagoas dos Patos- Mirim, Planícies e Tabuleiros Litorâneos.

 

Depressões: Áreas formadas a partir de processos erosivos nas áreas de contato entre as bacias sedimentares (material menos resistente) e os maciços cristalinos (material mais resistentes). Nessa classificação, o Brasil possui onze unidades de depressões: Depressões Marginal Norte-amazônica, Depressão Marginal Sul-amazônica, Depressão do Araguaia, Depressão Cuiabana, Depressão do Alto do Paraguai-Guaporé, Depressão do Miranda, Depressão Sertaneja e do Rio São Francisco, Depressão do Tocantins, Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná e Depressão Periférica Sul-rio-grandense.

 

É importante ressaltar ainda que, de acordo com as três classificações apresentadas neste texto, não existem montanhas ou cadeias de montanhas no território brasileiro. Isso porque, como não houve a formação de dobramentos modernos no Brasil, os picos mais elevados do território brasileiro (Pico da Neblina, Pico 31 de Março, Pico da Bandeira etc.) não teriam se originado desse tipo de estrutura geológica, não podendo, portanto, ser classificados como montanhas.

 

 

Questões

 

1 Quais os tipos de relevo que ocorre no Brasil.

2 O que é relevo?

3 Como se formou o relevo brasileiro.

4 Qual é a características do relevo no Brasil.

5 Quais as características do planalto

6 Quais as características das planícies.

7 Quais as características da depressões.

História/ProfºSilvio

 

TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX




 

“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.

 

(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)

 

 

 

DUPLA DELÍCIA

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

 

Mario Quintana

 

 

VAMOS PRATICAR!

Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:

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Professor Silvio


Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "B" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 16 à 20 de novembro de 2020.

2o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado na primeira página do jornal 
"The New York Times" em 12 de novembro de 2020 sobre Virus, Economia e Transição Presidencial nos U.S.A.
Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Quais são os assuntos tratados?
2.Qual é o número de mortes na Grã-Bretanha?, 3. Qual é o estado americano citado na manchete sobre
transição presidencial nos U.S.A.? 4. Qual a quantidade de novos casos da COVID 19 nos U.S.A?, 5.Qual o núméro
de novas mortes nos U.S.A.?
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Virus
The pandemic breaks U.S. records for hospitalizations and cases as states and cities tighten restrictions.
Britain surpasses 50,000 deaths.

Economy
Unemployment claims remain high in latest report.
As long-term unemployment mounts, so do worries about lasting damage.

Presidential Transition
For Biden’s most ambitious plans, it all comes down to Georgia.
Republicans, with an eye to keeping Trump’s support in Georgia, let his election dispute play out.

United States - Cases COVID 19
New cases	142,860	+69%	
New deaths	1,431	+36%	

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A, B, C  e  D  - Língua Portuguesa – Professora Claudia

Semana de 16/11 até 20/11.

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br


Gêneros textuais é um conceito amplo e intencionalmente vago que procura caracterizar os textos, primordialmente, pela sua função sociocomunicativa. Desse modo, ao debruçar-se nos elementos que caracterizam os gêneros, é possível identificar aspectos referentes a contexto, interlocutores, intenção comunicativa, função social e outros.

    O primeiro elemento dos gêneros é a sua função social, ou seja, identificamos qual a finalidade, utilidade ou importância que determinados textos cumprem nas sociedades e suas culturas. É importante considerar que o estudo do gênero valoriza a linguagem como ação comunicativa ou ação social, logo, todo texto nasce de um intuito, de uma necessidade, pessoal ou coletiva, por isso é essencial considerar esse elemento na análise dos gêneros.

 

Qual das alternativas abaixo contém somente gêneros textuais?

1-    romance, descrição, biografia
b) autobiografia, narração, dissertação
c) bula de remédio, propaganda, receita culinária
d) contos, fábulas, exposição
e) seminário, injunção, declaração

 

2-    "Experimente a nova e deliciosa barrinha de chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada."

A oração acima faz parte do gênero textual

a) notícia
b) propaganda
c) editorial
d) bilhete
e) declaração

 

 

 

 

3-    Pé de moleque

Ingredientes:

3 xícaras de amendoim torrado e moído
3 xícaras de açúcar
1 ½ xícaras de leite

 

Modo de Fazer:

Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre e até desgrudar da panela. Em seguida, despeje em mármore e espere esfriar e endurecer. Por fim, corte em pequenos pedaços.

 

As receitas culinárias são gêneros textuais que instruem as pessoas a fazerem algo, seguindo um passo a passo. Esse tipo de gênero pertence aos textos

 

a) prescritivos
b) narrativos
c) descritivos
d) injuntivos
e) expositivos

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2TA 2TB

ATIVIDADE 4, 4º BIMESTRE de 16/11/2020 à 20/11/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/4dJE3n3NjHZaJjP59

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2ºTC /Noturno


Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2ª TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

CONTEÚDO:          

 

Interação entre a arte e o Público

 

 

 

1º aula e 2ª aula

 

Assista ao vídeo no link:

 

https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg&pbjreload=101

 

 

Com suas próprias palavras responda: Qual é o resultado da interação entre a arte e o público?

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 16/11/2020 a 20/11/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                         – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 

  • Reconhecer as aplicações da Engenharia Genética na produção de alimentos.

Atividades:

 Pesquisar sobre :

- Alimentos Transgênicos;

- Produção de Alimentos Transgênicos;

- Legislação sobre Alimentos Transgênicos;

- Alimentos Transgênicos no mundo;

- Transgênico no Brasil.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 16/11 a 20/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 

Atividade:

Pesquisar sobre:

- Alimentos Transgênicos;

- Produção de Alimentos Transgênicos;

- Legislação sobre Alimentos Transgênicos;

- Alimentos Transgênicos no mundo;

- Transgênico no Brasil.

 

Vídeo Complementar:

Biotecnologia na produção de alimentos – Ciência é tudo.

https://www.youtube.com/watch?v=2YV-dT52LQg

 

 

Encaminhe a pesquisa para o e-mail:

benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Introdução à Bioética

Semana 16 a 20 novembro

· Ler o texto disponível no link:

· https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/bioetica.htm

· Você é a favor da eutanásia?

Elabore um texto sobre a sua opinião.

· Entrega até 05 de dezembro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Nas últimas aulas, vimos sobre o tema desigualdade, esta semana vamos fazer a seguinte pesquisa:

. Cultura e Indústria Cultural no Brasil

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Termodinâmica

 

Na aula anterior o tema abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos sobre o tema.

Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não é necessário enviar fotos das atividades.

 

Assistam os vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!

 

VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw

VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas

 

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX 

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                               16 a 20/11/2020

Turmas:  2 termos A, B, C, D

                 3 termos A, B e C

 

COMBUSTÍVEL

Move e Remove

Reluz e Conduz

Energiza e Acalora

Aprimora e Prontifica.

Entrementes necessita de comburente

Sem combustão não há produção.

Na utilização, requer reflexão

Da consequência pede clemência

Se há destruição roga reparação

A matéria-prima demanda provisão

Contabilização e manutenção.

A perpetuação tem pressa,

Porque a vida vale “à beça”!

 

Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu respondendo às questões:

a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?

b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?

c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?

d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?

e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da vida.

 

 

Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com


Geografia/ProfºEdivaldo

 


 Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 2º anos C, D, E e Termo C. durante a semana de 16 a 20/11/20.

Observação: estas perguntas se encontram na apostila do aluno 4º bimestre página 66, se algum aluno não tiver acesso ao caderno do aluno   basta acessar o google e fazer a busca por imagem sobre placas tectônica que encontrará várias opções de observar como se movimentam a placas, basta seguir as setas. E após responder as questões para quem tem o caderno não precisa copiar as perguntas basta responder na apostila e postar as respostas e enviar no meu e-mail: ediliberato@hotmail.com

a)      Na imagem 1, são apresentadas setas que indicam tipos de movimentos tectônicos. Você sabe quais são os tipos de movimentos?

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b)      Estes Movimentos podem ocasionar quais consequências na superfície terrestre? Justifique sua resposta:

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c) Estes movimentam apresentados na imagem1 são baseados na Teoria da tectônica de Placas. Você conhece essa teoria? Se sim, justifique sua resposta.

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d)      Localize o Brasil. Em que Placa tectônica ele se encontra?

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e)       Quais são as Placas Tectônicas que estão em contato com a Placa Sul-Americana?

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História/ProfºSergio


 Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

 

Semana de 16 a 20/11/2020 – 2°s TC e TD – Prof.: Sérgio – recuperação

 

1)    No que a Revolução Industrial contribuiu para os dias de hoje?

2)    Qual foi o filósofo francês que criou a divisão dos três poderes? 


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 19 e 20/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:  Texto

 

About me

My name is Cathy, and that’s me in the Picture. I’m 21, I’m Scorpio, and I’m single. I work for a big company. It’s a good job, but I don’t like it.

I prefer being outside. I have one brother. He’s 23. I love him, but we’re very different. He has a girlfriend. She is beautiful, but my parents don’t like her.

We live at home with our parents, we have a sister, but she doesn’t live with us, she’s married, and she has two children.

We see them on Weekends. I listen to all kinds of music, but my favorite is jazz. I play the saxophone, but I don’t play it very well.

I’m not very sporty, but I like dancing. I have a lot of good friends, and I go out with them every weekend. What about you?

https://compartilhartexto.blogspot.com/2019/05/texto-em-ingles-com-traducao-e-audio.html

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1)      Quais são as formas do verbo to be encontradas no texto? Lembre-se de que muitas vezes eles aparecem contraídas (abreviadas)

     2). Reescreva o texto e destaque os adjetivos

     3) No texto tem alguma palavra que você nunca viu/ouviu antes? Indique.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A, B, C  e  D  - Língua Portuguesa – Professora Claudia

Semana de 16/11 até 20/11.

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br


Gêneros textuais é um conceito amplo e intencionalmente vago que procura caracterizar os textos, primordialmente, pela sua função sociocomunicativa. Desse modo, ao debruçar-se nos elementos que caracterizam os gêneros, é possível identificar aspectos referentes a contexto, interlocutores, intenção comunicativa, função social e outros.

    O primeiro elemento dos gêneros é a sua função social, ou seja, identificamos qual a finalidade, utilidade ou importância que determinados textos cumprem nas sociedades e suas culturas. É importante considerar que o estudo do gênero valoriza a linguagem como ação comunicativa ou ação social, logo, todo texto nasce de um intuito, de uma necessidade, pessoal ou coletiva, por isso é essencial considerar esse elemento na análise dos gêneros.

 

Qual das alternativas abaixo contém somente gêneros textuais?

1-    romance, descrição, biografia
b) autobiografia, narração, dissertação
c) bula de remédio, propaganda, receita culinária
d) contos, fábulas, exposição
e) seminário, injunção, declaração

 

2-    "Experimente a nova e deliciosa barrinha de chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada."

A oração acima faz parte do gênero textual

a) notícia
b) propaganda
c) editorial
d) bilhete
e) declaração

 

 

 

 

3-    Pé de moleque

Ingredientes:

3 xícaras de amendoim torrado e moído
3 xícaras de açúcar
1 ½ xícaras de leite

 

Modo de Fazer:

Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre e até desgrudar da panela. Em seguida, despeje em mármore e espere esfriar e endurecer. Por fim, corte em pequenos pedaços.

 

As receitas culinárias são gêneros textuais que instruem as pessoas a fazerem algo, seguindo um passo a passo. Esse tipo de gênero pertence aos textos

 

a) prescritivos
b) narrativos
c) descritivos
d) injuntivos
e) expositivos

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 16 a 20/11

Atividades Matemática

Calcule o determinante da Matriz que segue:

1 1 1

1 1 1

1 1 1

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br



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2ºTD  /Noturno


Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2ª TA, TB, TC, TD

 

CONTEÚDO:

CONTEÚDO:          

 

Interação entre a arte e o Público

 

 

 

1º aula e 2ª aula

 

Assista ao vídeo no link:

 

https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg&pbjreload=101

 

 

Com suas próprias palavras responda: Qual é o resultado da interação entre a arte e o público?

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 16/11/2020 a 20/11/2020.

Biologia/ProfºBenedita


E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A , B, C e D                         – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 

  • Reconhecer as aplicações da Engenharia Genética na produção de alimentos.

Atividades:

 Pesquisar sobre :

- Alimentos Transgênicos;

- Produção de Alimentos Transgênicos;

- Legislação sobre Alimentos Transgênicos;

- Alimentos Transgênicos no mundo;

- Transgênico no Brasil.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 16/11 a 20/11 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 

Atividade:

Pesquisar sobre:

- Alimentos Transgênicos;

- Produção de Alimentos Transgênicos;

- Legislação sobre Alimentos Transgênicos;

- Alimentos Transgênicos no mundo;

- Transgênico no Brasil.

 

Vídeo Complementar:

Biotecnologia na produção de alimentos – Ciência é tudo.

https://www.youtube.com/watch?v=2YV-dT52LQg

 

 

Encaminhe a pesquisa para o e-mail:

benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

Filosofia/ProfºIslilia

São Paulo,16 de Novembro 2020

Professora: Islilia

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 16/11/20 a 20 /11/20

Atividade: Leia as charges e responda.

Objetivo: Construção do senso critico. https://pin.it/2OkWeAY

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Nas últimas aulas, vimos sobre o tema desigualdade, esta semana vamos fazer a seguinte pesquisa:

. Cultura e Indústria Cultural no Brasil

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Termodinâmica

 

Na aula anterior o tema abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos sobre o tema.

Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não é necessário enviar fotos das atividades.

 

Assistam os vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!

 

VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw

VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas

 

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX 

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                               16 a 20/11/2020

Turmas:  2 termos A, B, C, D

                 3 termos A, B e C

 

COMBUSTÍVEL

Move e Remove

Reluz e Conduz

Energiza e Acalora

Aprimora e Prontifica.

Entrementes necessita de comburente

Sem combustão não há produção.

Na utilização, requer reflexão

Da consequência pede clemência

Se há destruição roga reparação

A matéria-prima demanda provisão

Contabilização e manutenção.

A perpetuação tem pressa,

Porque a vida vale “à beça”!

 

Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu respondendo às questões:

a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?

b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?

c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?

d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?

e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da vida.

 

 

Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com

Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 2TD 4ºBimestre SEMANA 16 a 20/11 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)

Leitura para responder questionamentos futuro.



       

  Assim como as florestas da Amazônia, a Mata Atlântica é densa, com árvores altas (embora várias espécies amazônicas sejam maiores) e troncos recobertos por epífitas – plantas que se alojam nos troncos de outras, como orquídeas, certos tipos de bromélias e outras. A Mata Atlântica se associa também a outras coberturas, como as do litoral (manguezais, estuários, dunas, praias) ou a mata de Araucária, típica da faixa subtropical.

  No semiárido está a Caatinga, uma espécie de mata seca que perde suas folhas nos períodos de estiagem e possui folhas grossas e espinhos como adaptação à seca. Há porções com caatinga arbórea mais densa e outras mais arbustivas e com forte presença de cactáceas.

  No Cerrado, que apresenta variação de espécies, porte e densidade da vegetação, um traço marcante é a presença de árvores tortuosas, com folhas grossas e troncos de cortiça espessa. Com as estações seca e chuvosa bem definidas, espécies arbóreas desenvolveram raízes que podem medir mais de 15 m para que, assim, retirem água de grandes profundidades. Entre as teses que explicam as formas das espécies típicas do Cerrado está a pobreza de nutrientes naturais nos solos, como o cálcio. Esse elemento ajuda a fortalecer a resistência dos tecidos vegetais e o desenvolvimento das raízes.

 



  No território brasileiro, existem faixas de transição entre os biomas, nas quais se combinam espécies de plantas e animais de dois ou mais deles. Em algumas classificações, essas faixas são chamadas de ecótonos. Isso mostra a extrema biodiversidade dos biomas brasileiros, colocando o Brasil no grupo dos países megadiversos, ao lado de China, Colômbia, República Democrática do Congo (RDC), México e Indonésia.

  A flora e a fauna brasileiras são das mais ricas e variadas do planeta. Estudos sobre a Mata Atlântica registraram em um único hectare (10 mil m2) mais de 450 espécies de árvores ou arbustos. A concentração de mamíferos no País é a maior do mundo, com 514 espécies. Das espécies de anfíbios aqui encontradas (517), mais da metade é endêmica, ou seja, são espécies exclusivas do Brasil.

  Os biomas abrigam comunidades de fauna e permitem sua reprodução. As plantas ajudam a fazer a regulação climática, emitindo vapor-d’água para a atmosfera por meio da evaporação e da transpiração. A vegetação diminui os rigores da radiação solar, protege os solos e garante o escoamento e a infiltração da água.

  Nos cerrados, por exemplo, as matas ciliares (ou galerias), que acompanham o curso dos rios, evitam a erosão das margens e o assoreamento dos cursos d’água. O assoreamento é o preenchimento do leito dos rios com sedimentos, o que diminui sua profundidade e dificulta o livre fluxo da água e de certas atividades, como a navegação.

  Toda essa riqueza, que tem valor em si mesma, pode representar também a oferta de bens como frutos, seivas, óleos vegetais, raízes e animais, com uma infinidade de usos. Entre esses usos, está a geração de alimentos e medicamentos. Isso só acentua a importância da proteção ambiental no País.






   Há diferentes critérios de classificação da vegetação e das paisagens brasileiras, bem como de sua distribuição. Cada autor seleciona critérios de acordo com certos aspectos, que podem ser ecológicos, fisionômicos e climáticos. Uma classificação foi proposta pelo geógrafo Aziz Ab’Saber (1924-2012): a dos domínios morfoclimáticos.  Ela reúne aspectos geomorfológicos, hidrológicos e de tipos de plantas e solos que, por sua relativa homogeneidade, servem para designar conjuntos naturais em escala regional. O mapa abaixo tem semelhanças com os mapas Biomas brasileiros e Coberturas vegetais originais do Brasil, (próxima atividade).

 

 


História/ProfºSergio

 Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

 

Semana de 16 a 20/11/2020 – 2°s TC e TD – Prof.: Sérgio – recuperação

 

1)    No que a Revolução Industrial contribuiu para os dias de hoje?

2)    Qual foi o filósofo francês que criou a divisão dos três poderes?

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 19 e 20/11

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:  Texto

 

About me

My name is Cathy, and that’s me in the Picture. I’m 21, I’m Scorpio, and I’m single. I work for a big company. It’s a good job, but I don’t like it.

I prefer being outside. I have one brother. He’s 23. I love him, but we’re very different. He has a girlfriend. She is beautiful, but my parents don’t like her.

We live at home with our parents, we have a sister, but she doesn’t live with us, she’s married, and she has two children.

We see them on Weekends. I listen to all kinds of music, but my favorite is jazz. I play the saxophone, but I don’t play it very well.

I’m not very sporty, but I like dancing. I have a lot of good friends, and I go out with them every weekend. What about you?

https://compartilhartexto.blogspot.com/2019/05/texto-em-ingles-com-traducao-e-audio.html

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1)      Quais são as formas do verbo to be encontradas no texto? Lembre-se de que muitas vezes eles aparecem contraídas (abreviadas)

     2). Reescreva o texto e destaque os adjetivos

     3) No texto tem alguma palavra que você nunca viu/ouviu antes? Indique.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

2º termo A, B, C  e  D  - Língua Portuguesa – Professora Claudia

Semana de 16/11 até 20/11.

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br


Gêneros textuais é um conceito amplo e intencionalmente vago que procura caracterizar os textos, primordialmente, pela sua função sociocomunicativa. Desse modo, ao debruçar-se nos elementos que caracterizam os gêneros, é possível identificar aspectos referentes a contexto, interlocutores, intenção comunicativa, função social e outros.

    O primeiro elemento dos gêneros é a sua função social, ou seja, identificamos qual a finalidade, utilidade ou importância que determinados textos cumprem nas sociedades e suas culturas. É importante considerar que o estudo do gênero valoriza a linguagem como ação comunicativa ou ação social, logo, todo texto nasce de um intuito, de uma necessidade, pessoal ou coletiva, por isso é essencial considerar esse elemento na análise dos gêneros.

 

Qual das alternativas abaixo contém somente gêneros textuais?

1-    romance, descrição, biografia
b) autobiografia, narração, dissertação
c) bula de remédio, propaganda, receita culinária
d) contos, fábulas, exposição
e) seminário, injunção, declaração

 

2-    "Experimente a nova e deliciosa barrinha de chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada."

A oração acima faz parte do gênero textual

a) notícia
b) propaganda
c) editorial
d) bilhete
e) declaração

 

 

 

 

3-    Pé de moleque

Ingredientes:

3 xícaras de amendoim torrado e moído
3 xícaras de açúcar
1 ½ xícaras de leite

 

Modo de Fazer:

Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre e até desgrudar da panela. Em seguida, despeje em mármore e espere esfriar e endurecer. Por fim, corte em pequenos pedaços.

 

As receitas culinárias são gêneros textuais que instruem as pessoas a fazerem algo, seguindo um passo a passo. Esse tipo de gênero pertence aos textos

 

a) prescritivos
b) narrativos
c) descritivos
d) injuntivos
e) expositivos

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 16 a 20/11

Atividades Matemática

Calcule o determinante da Matriz que segue:

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CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br



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