Atividade da semana de 16 a 20 de novembro 2020
2ºTA /Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO:
CONTEÚDO:
Interação entre a
arte e o Público
1º aula e 2ª aula
Assista ao vídeo no link:
https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg&pbjreload=101
Com suas próprias palavras responda: Qual é o
resultado da interação entre a arte e o público?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail:
artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o
mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 16/11/2020 a 20/11/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º
Termo A , B, C e D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
|
Atividades: - Alimentos Transgênicos; - Produção de Alimentos Transgênicos; - Legislação sobre Alimentos Transgênicos; - Alimentos Transgênicos no mundo; - Transgênico no Brasil.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 16/11 a 20/11 (Duas aulas de 45 minutos
cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade:
Pesquisar
sobre:
-
Alimentos Transgênicos;
-
Produção de Alimentos Transgênicos;
-
Legislação sobre Alimentos Transgênicos;
-
Alimentos Transgênicos no mundo;
-
Transgênico no Brasil.
Vídeo
Complementar:
Biotecnologia
na produção de alimentos – Ciência é tudo.
https://www.youtube.com/watch?v=2YV-dT52LQg
Encaminhe
a pesquisa para o e-mail:
benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
2TA,B,C
Introdução à Bioética
Semana 16 a 20 novembro
· Ler o texto disponível no link:
· https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/bioetica.htm
· Você é a favor da eutanásia?
Elabore um texto sobre a sua opinião.
· Entrega até 05 de dezembro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Nas últimas aulas, vimos sobre o tema desigualdade, esta semana vamos fazer a seguinte pesquisa:
. Cultura e Indústria Cultural no Brasil
Fisica/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Termodinâmica
Na aula anterior o tema
abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês
compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos
sobre o tema.
Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas
assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não
é necessário enviar fotos das atividades.
Assistam os
vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!
VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw
VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas
OBS: Essa atividade tem duração de
duas aulas, portanto aula 1/2.
Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane –
Química 16 a 20/11/2020
Turmas: 2 termos A, B, C, D
3 termos A, B e C
COMBUSTÍVEL
Move e Remove
Reluz e Conduz
Energiza e Acalora
Aprimora e Prontifica.
Entrementes necessita de comburente
Sem combustão não há produção.
Na utilização, requer reflexão
Da consequência pede clemência
Se há destruição roga reparação
A matéria-prima demanda provisão
Contabilização e manutenção.
A perpetuação tem pressa,
Porque a vida vale “à beça”!
Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu
respondendo às questões:
a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?
b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?
c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?
d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?
e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da
vida.
Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com
Geografia/ProfºRicardo
Semana 16 a 19 de
novembro
Atividade de
Geografia
Email ricardosantosgeo@gmail.com
Sala 2 TA e TB
Lê o texto e
responder as questões
Relevo brasileiro
O relevo brasileiro possui grandes variações regionais,
sendo constituído, principalmente, por planaltos, depressões e planícies.
O relevo corresponde às diferentes formas da superfície
terrestre, que se diferenciam conforme a estrutura geológica em que se
originaram e os agentes de formação e transformação do relevo que influenciaram
a sua composição e evolução. Esses elementos definem as principais
características do relevo de uma determinada área e são fundamentais para a sua
identificação e classificação.
O relevo brasileiro formou-se a partir de estruturas
geológicas compostas, principalmente, por formações sedimentares recentes e
estruturas vulcânicas e cristalinas de idade muito antiga. Seu processo de
formação e transformação foi muito influenciado pelos fatores exógenos, ou
seja, pelos agentes formadores e modeladores do relevo que atuam na superfície
do planeta Terra.
Além disso, a sua formação não foi impactada pela grande
movimentação tectônica ocorrida no Período Terciário, entre 65 e 1,5 milhões de
anos atrás, que foi responsável pela formação de dobramentos modernos, como os
Andes ou o Himalaia. Em consequência de seu processo de formação, o relevo
brasileiro caracteriza-se pelo predomínio de áreas de médias e baixas
altitudes, já que no Brasil não houve a formação de dobramentos modernos e os
escudos cristalinos mais elevados foram desgastados pelos agentes modeladores
do relevo.
Ao longo da evolução dos estudos geográficos sobre o
território brasileiro, o relevo do país apresentou diversas classificações, que
levavam em consideração diferentes fatores e a tecnologia disponível na época.
A classificação mais antiga foi proposta pelo autor Aroldo de Azevedo, em 1940,
e dividiu o relevo brasileiro de acordo com o seu perfil topográfico.
Nessa classificação, o país foi dividido em oito
compartimentos do relevo: quatro planaltos (áreas com altitudes superiores a
200 m), que ocupavam cerca de 59% do território brasileiro, e quatro planícies
(áreas com altitudes de até 200 m), que correspondiam a cerca de 41% do
território nacional. Na década de 1970, Aziz Nacib Ab'Saber publicou uma nova
classificação do relevo, que possuía uma maior aproximação com os pressupostos
da Geomorfologia e dividia o relevo a partir da sua formação e características.
Para Ab'Saber, o país estava dividido em dez compartimentos, sendo sete
planaltos e três planícies.
A maioria das planícies brasileiras está localizada em áreas
de grandes bacias hidrográficas
Atualmente, a classificação do relevo mais aceita na
Geografia é a proposta por Jurandyr Ross, que se baseou nos estudos
geomorfológicos do Brasil realizados até aquele momento (1995), principalmente
nas obras de Aziz Nacib Ab'Saber e no projeto RadamBrasil, que realizou um
levantamento e mapeamento sistemático dos recursos naturais brasileiros com o
auxílio de imagens aéreas. Essa classificação utilizou como critérios o
processo de formação das formas de relevo, o nível altimétrico e a estrutura
geológica do terreno. De acordo com essa classificação, o relevo brasileiro pode
ser dividido em 28 unidades, sendo elas áreas de:
Planaltos: Áreas de médias a altas altitudes, com
superfícies irregulares e predomínio de processos de erosão. De acordo com essa
classificação, as áreas de planalto no Brasil constituem onze unidades do
relevo: Planalto da Amazônia Oriental, Planalto da Amazônia Ocidental, Planalto
e Chapadas da Bacia do Parnaíba, Planalto e Chapadas da Bacia do Paraná,
Planaltos Residuais Norte-amazônicos, Planaltos Residuais Sul-amazônicos,
Planaltos e Chapadas dos Parecis, Planalto da Borborema, Planalto
sul-rio-grandense, Planalto e Serras do Atlântico Leste, Planaltos e Serras de
Goiás-Minas, Serras Residuais do Alto Paraguai.
Planícies: Superfícies, geralmente planas e de baixa
altitude, formadas a partir do acúmulo de sedimentos de origem marinha,
lacustre ou fluvial. Segundo essa classificação, o país possui seis áreas de
planície: Planície do Rio Amazonas, Planície do Rio Araguaia, Planície e
Pantanal do Rio Guaporé, Planície e Pantanal do Rio Paraguai ou Mato-grossense,
Planície das Lagoas dos Patos- Mirim, Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
Depressões: Áreas formadas a partir de processos erosivos
nas áreas de contato entre as bacias sedimentares (material menos resistente) e
os maciços cristalinos (material mais resistentes). Nessa classificação, o
Brasil possui onze unidades de depressões: Depressões Marginal Norte-amazônica,
Depressão Marginal Sul-amazônica, Depressão do Araguaia, Depressão Cuiabana,
Depressão do Alto do Paraguai-Guaporé, Depressão do Miranda, Depressão
Sertaneja e do Rio São Francisco, Depressão do Tocantins, Depressão Periférica
da Borda Leste da Bacia do Paraná e Depressão Periférica Sul-rio-grandense.
É importante ressaltar ainda que, de acordo com as três
classificações apresentadas neste texto, não existem montanhas ou cadeias de
montanhas no território brasileiro. Isso porque, como não houve a formação de
dobramentos modernos no Brasil, os picos mais elevados do território brasileiro
(Pico da Neblina, Pico 31 de Março, Pico da Bandeira etc.) não teriam se
originado desse tipo de estrutura geológica, não podendo, portanto, ser
classificados como montanhas.
Questões
1 Quais os tipos de relevo que ocorre no Brasil.
2 O que é relevo?
3 Como se formou o relevo brasileiro.
4 Qual é a características do relevo no Brasil.
5 Quais as características do planalto
6 Quais as características das planícies.
7 Quais as características da depressões.
História/Profº
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 2o. TERMO "A" EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 16 à 20 de novembro de 2020. 2o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado na primeira página do jornal "The New York Times" em 12 de novembro de 2020 sobre Virus, Economia e Transição Presidencial nos U.S.A. Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Quais são os assuntos tratados? 2.Qual é o número de mortes na Grã-Bretanha?, 3. Qual é o estado americano citado na manchete sobre transição presidencial nos U.S.A.? 4. Qual a quantidade de novos casos da COVID 19 nos U.S.A?, 5.Qual o núméro de novas mortes nos U.S.A.? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Virus The pandemic breaks U.S. records for hospitalizations and cases as states and cities tighten restrictions. Britain surpasses 50,000 deaths. Economy Unemployment claims remain high in latest report. As long-term unemployment mounts, so do worries about lasting damage. Presidential Transition For Biden’s most ambitious plans, it all comes down to Georgia. Republicans, with an eye to keeping Trump’s support in Georgia, let his election dispute play out. United States - Cases COVID 19 New cases 142,860 +69% New deaths 1,431 +36%
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
2º termo A, B, C e
D - Língua Portuguesa –
Professora Claudia
Semana
de 16/11 até 20/11.
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Gêneros textuais é um
conceito amplo e intencionalmente vago que procura caracterizar os textos,
primordialmente, pela sua função sociocomunicativa. Desse modo, ao debruçar-se
nos elementos que caracterizam os gêneros, é possível identificar aspectos
referentes a contexto, interlocutores, intenção comunicativa, função social e
outros.
O primeiro elemento dos gêneros é a
sua função social,
ou seja, identificamos qual a finalidade, utilidade ou importância que
determinados textos cumprem nas sociedades e suas culturas. É importante
considerar que o estudo do gênero valoriza a linguagem como ação comunicativa
ou ação social, logo, todo
texto nasce de um intuito, de uma necessidade, pessoal ou coletiva,
por isso é essencial considerar esse elemento na análise dos gêneros.
Qual das alternativas abaixo contém somente gêneros
textuais?
1-
romance, descrição,
biografia
b) autobiografia, narração, dissertação
c) bula de remédio, propaganda, receita culinária
d) contos, fábulas, exposição
e) seminário, injunção, declaração
2-
"Experimente a nova e deliciosa
barrinha de chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada."
A oração acima faz parte
do gênero textual
a) notícia
b) propaganda
c) editorial
d) bilhete
e) declaração
3- Pé de moleque
Ingredientes:
3 xícaras de amendoim torrado e moído
3 xícaras de açúcar
1 ½ xícaras de leite
Modo de Fazer:
Leve todos os ingredientes ao fogo,
mexendo sempre e até desgrudar da panela. Em seguida, despeje em mármore e
espere esfriar e endurecer. Por fim, corte em pequenos pedaços.
As receitas culinárias são gêneros
textuais que instruem as pessoas a fazerem algo, seguindo um passo a passo.
Esse tipo de gênero pertence aos textos
a) prescritivos
b) narrativos
c) descritivos
d) injuntivos
e) expositivos
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 2TA 2TB
ATIVIDADE 4, 4º BIMESTRE de 16/11/2020 à 20/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/4dJE3n3NjHZaJjP59
--------------------------------------------------------------
2ºTB /Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO:
CONTEÚDO:
Interação entre a
arte e o Público
1º aula e 2ª aula
Assista ao vídeo no link:
https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg&pbjreload=101
Com suas próprias palavras responda: Qual é o
resultado da interação entre a arte e o público?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail:
artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o
mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 16/11/2020 a 20/11/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º
Termo A , B, C e D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
|
Atividades: - Alimentos Transgênicos; - Produção de Alimentos Transgênicos; - Legislação sobre Alimentos Transgênicos; - Alimentos Transgênicos no mundo; - Transgênico no Brasil.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 16/11 a 20/11 (Duas aulas de 45 minutos
cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade:
Pesquisar
sobre:
-
Alimentos Transgênicos;
-
Produção de Alimentos Transgênicos;
-
Legislação sobre Alimentos Transgênicos;
-
Alimentos Transgênicos no mundo;
-
Transgênico no Brasil.
Vídeo
Complementar:
Biotecnologia
na produção de alimentos – Ciência é tudo.
https://www.youtube.com/watch?v=2YV-dT52LQg
Encaminhe
a pesquisa para o e-mail:
benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
2TA,B,C
Introdução à Bioética
Semana 16 a 20 novembro
· Ler o texto disponível no link:
· https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/bioetica.htm
· Você é a favor da eutanásia?
Elabore um texto sobre a sua opinião.
· Entrega até 05 de dezembro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Nas últimas aulas, vimos sobre o tema desigualdade, esta semana vamos fazer a seguinte pesquisa:
. Cultura e Indústria Cultural no Brasil
Fisica/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Termodinâmica
Na aula anterior o tema
abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês
compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos
sobre o tema.
Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas
assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não
é necessário enviar fotos das atividades.
Assistam os
vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!
VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw
VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas
OBS: Essa atividade tem duração de
duas aulas, portanto aula 1/2.
Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane –
Química 16 a 20/11/2020
Turmas: 2 termos A, B, C, D
3 termos A, B e C
COMBUSTÍVEL
Move e Remove
Reluz e Conduz
Energiza e Acalora
Aprimora e Prontifica.
Entrementes necessita de comburente
Sem combustão não há produção.
Na utilização, requer reflexão
Da consequência pede clemência
Se há destruição roga reparação
A matéria-prima demanda provisão
Contabilização e manutenção.
A perpetuação tem pressa,
Porque a vida vale “à beça”!
Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu
respondendo às questões:
a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?
b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?
c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?
d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?
e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da
vida.
Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com
Geografia/ProfºRicardo
Semana 16 a 19 de
novembro
Atividade de
Geografia
Email ricardosantosgeo@gmail.com
Sala 2 TA e TB
Lê o texto e
responder as questões
Relevo brasileiro
O relevo brasileiro possui grandes variações regionais,
sendo constituído, principalmente, por planaltos, depressões e planícies.
O relevo corresponde às diferentes formas da superfície
terrestre, que se diferenciam conforme a estrutura geológica em que se
originaram e os agentes de formação e transformação do relevo que influenciaram
a sua composição e evolução. Esses elementos definem as principais
características do relevo de uma determinada área e são fundamentais para a sua
identificação e classificação.
O relevo brasileiro formou-se a partir de estruturas
geológicas compostas, principalmente, por formações sedimentares recentes e
estruturas vulcânicas e cristalinas de idade muito antiga. Seu processo de
formação e transformação foi muito influenciado pelos fatores exógenos, ou
seja, pelos agentes formadores e modeladores do relevo que atuam na superfície
do planeta Terra.
Além disso, a sua formação não foi impactada pela grande
movimentação tectônica ocorrida no Período Terciário, entre 65 e 1,5 milhões de
anos atrás, que foi responsável pela formação de dobramentos modernos, como os
Andes ou o Himalaia. Em consequência de seu processo de formação, o relevo
brasileiro caracteriza-se pelo predomínio de áreas de médias e baixas
altitudes, já que no Brasil não houve a formação de dobramentos modernos e os
escudos cristalinos mais elevados foram desgastados pelos agentes modeladores
do relevo.
Ao longo da evolução dos estudos geográficos sobre o
território brasileiro, o relevo do país apresentou diversas classificações, que
levavam em consideração diferentes fatores e a tecnologia disponível na época.
A classificação mais antiga foi proposta pelo autor Aroldo de Azevedo, em 1940,
e dividiu o relevo brasileiro de acordo com o seu perfil topográfico.
Nessa classificação, o país foi dividido em oito
compartimentos do relevo: quatro planaltos (áreas com altitudes superiores a
200 m), que ocupavam cerca de 59% do território brasileiro, e quatro planícies
(áreas com altitudes de até 200 m), que correspondiam a cerca de 41% do
território nacional. Na década de 1970, Aziz Nacib Ab'Saber publicou uma nova
classificação do relevo, que possuía uma maior aproximação com os pressupostos
da Geomorfologia e dividia o relevo a partir da sua formação e características.
Para Ab'Saber, o país estava dividido em dez compartimentos, sendo sete
planaltos e três planícies.
A maioria das planícies brasileiras está localizada em áreas
de grandes bacias hidrográficas
Atualmente, a classificação do relevo mais aceita na
Geografia é a proposta por Jurandyr Ross, que se baseou nos estudos
geomorfológicos do Brasil realizados até aquele momento (1995), principalmente
nas obras de Aziz Nacib Ab'Saber e no projeto RadamBrasil, que realizou um
levantamento e mapeamento sistemático dos recursos naturais brasileiros com o
auxílio de imagens aéreas. Essa classificação utilizou como critérios o
processo de formação das formas de relevo, o nível altimétrico e a estrutura
geológica do terreno. De acordo com essa classificação, o relevo brasileiro pode
ser dividido em 28 unidades, sendo elas áreas de:
Planaltos: Áreas de médias a altas altitudes, com
superfícies irregulares e predomínio de processos de erosão. De acordo com essa
classificação, as áreas de planalto no Brasil constituem onze unidades do
relevo: Planalto da Amazônia Oriental, Planalto da Amazônia Ocidental, Planalto
e Chapadas da Bacia do Parnaíba, Planalto e Chapadas da Bacia do Paraná,
Planaltos Residuais Norte-amazônicos, Planaltos Residuais Sul-amazônicos,
Planaltos e Chapadas dos Parecis, Planalto da Borborema, Planalto
sul-rio-grandense, Planalto e Serras do Atlântico Leste, Planaltos e Serras de
Goiás-Minas, Serras Residuais do Alto Paraguai.
Planícies: Superfícies, geralmente planas e de baixa
altitude, formadas a partir do acúmulo de sedimentos de origem marinha,
lacustre ou fluvial. Segundo essa classificação, o país possui seis áreas de
planície: Planície do Rio Amazonas, Planície do Rio Araguaia, Planície e
Pantanal do Rio Guaporé, Planície e Pantanal do Rio Paraguai ou Mato-grossense,
Planície das Lagoas dos Patos- Mirim, Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
Depressões: Áreas formadas a partir de processos erosivos
nas áreas de contato entre as bacias sedimentares (material menos resistente) e
os maciços cristalinos (material mais resistentes). Nessa classificação, o
Brasil possui onze unidades de depressões: Depressões Marginal Norte-amazônica,
Depressão Marginal Sul-amazônica, Depressão do Araguaia, Depressão Cuiabana,
Depressão do Alto do Paraguai-Guaporé, Depressão do Miranda, Depressão
Sertaneja e do Rio São Francisco, Depressão do Tocantins, Depressão Periférica
da Borda Leste da Bacia do Paraná e Depressão Periférica Sul-rio-grandense.
É importante ressaltar ainda que, de acordo com as três
classificações apresentadas neste texto, não existem montanhas ou cadeias de
montanhas no território brasileiro. Isso porque, como não houve a formação de
dobramentos modernos no Brasil, os picos mais elevados do território brasileiro
(Pico da Neblina, Pico 31 de Março, Pico da Bandeira etc.) não teriam se
originado desse tipo de estrutura geológica, não podendo, portanto, ser
classificados como montanhas.
Questões
1 Quais os tipos de relevo que ocorre no Brasil.
2 O que é relevo?
3 Como se formou o relevo brasileiro.
4 Qual é a características do relevo no Brasil.
5 Quais as características do planalto
6 Quais as características das planícies.
7 Quais as características da depressões.
História/ProfºSilvio
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre as novas relações de trabalho. Compreender as lutas históricas por conquistas trabalhistas.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
APLICATIVOS DO SÉCULO XXI, TRABALHO DO SÉCULO XIX
“No final do século 19, quando os trabalhadores franceses – homens, mulheres e crianças – trabalhavam até 17 horas diárias, o jornalista e escritor Paul Lafargue publicou o livreto Direito à Preguiça, no qual sustentou que a jornada poderia ser reduzida para apenas 3 horas. Defendia que a vida das pessoas não deveria ser reduzida ao trabalho, sem haver tempo para a alegria, a saúde e a liberdade. Pois, 140 anos depois, no Brasil, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, muitos direitos foram perdidos. Entre o que é considerado retrocesso, está a ampliação para até 12 horas diárias de trabalho. Na prática, muitos trabalhadores estão se vendo obrigados a trabalhar muito mais do que isto para levar um pouco de dinheiro para casa. A precarização das relações e condições de trabalho já está sendo chamada de “uberização”, em alusão ao mais famoso aplicativo multinacional de transporte, cujo modelo de distribuição de trabalho é usado por diversas empresas de aplicativos que abarcam, também, outros serviços, como entregas e vendas de produtos e serviços. Exaustos, doentes, mal alimentados, já há casos de óbitos como o do entregador de alimentos por aplicativo que morreu, há alguns meses, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 33 anos, durante o trabalho como motoboy”.
(Adaptado de https://www.extraclasse.org.br/geral/2020/03/aplicativos-do-seculo-21-obrigam- a-trabalhar-como-no-seculo-19/. Acesso em 10 jun. de 2020/ Imagem: https://www.brasildefato.com. br/2020/07/02/quem-apostou-no-fracasso-da-greve-dos-entregadores-perdeu-afirma-sociologo)
DUPLA DELÍCIA
“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.
VAMOS PRATICAR!
Qual é a sua opinião sobre os trabalhos por aplicativos. São bons empregos Justifique a sua resposta nas linhas abaixo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor Silvio
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 2o. TERMO "B" EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 16 à 20 de novembro de 2020. 2o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado na primeira página do jornal "The New York Times" em 12 de novembro de 2020 sobre Virus, Economia e Transição Presidencial nos U.S.A. Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Quais são os assuntos tratados? 2.Qual é o número de mortes na Grã-Bretanha?, 3. Qual é o estado americano citado na manchete sobre transição presidencial nos U.S.A.? 4. Qual a quantidade de novos casos da COVID 19 nos U.S.A?, 5.Qual o núméro de novas mortes nos U.S.A.? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Virus The pandemic breaks U.S. records for hospitalizations and cases as states and cities tighten restrictions. Britain surpasses 50,000 deaths. Economy Unemployment claims remain high in latest report. As long-term unemployment mounts, so do worries about lasting damage. Presidential Transition For Biden’s most ambitious plans, it all comes down to Georgia. Republicans, with an eye to keeping Trump’s support in Georgia, let his election dispute play out. United States - Cases COVID 19 New cases 142,860 +69% New deaths 1,431 +36%
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
2º termo A, B, C e D - Língua Portuguesa – Professora Claudia
Semana de 16/11 até 20/11.
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Gêneros textuais é um conceito amplo e intencionalmente vago que procura caracterizar os textos, primordialmente, pela sua função sociocomunicativa. Desse modo, ao debruçar-se nos elementos que caracterizam os gêneros, é possível identificar aspectos referentes a contexto, interlocutores, intenção comunicativa, função social e outros.
O primeiro elemento dos gêneros é a sua função social, ou seja, identificamos qual a finalidade, utilidade ou importância que determinados textos cumprem nas sociedades e suas culturas. É importante considerar que o estudo do gênero valoriza a linguagem como ação comunicativa ou ação social, logo, todo texto nasce de um intuito, de uma necessidade, pessoal ou coletiva, por isso é essencial considerar esse elemento na análise dos gêneros.
Qual das alternativas abaixo contém somente gêneros textuais?
1- romance, descrição, biografia
b) autobiografia, narração, dissertação
c) bula de remédio, propaganda, receita culinária
d) contos, fábulas, exposição
e) seminário, injunção, declaração
2- "Experimente a nova e deliciosa barrinha de chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada."
A oração acima faz parte do gênero textual
a) notícia
b) propaganda
c) editorial
d) bilhete
e) declaração
3- Pé de moleque
Ingredientes:
3 xícaras de amendoim torrado e moído
3 xícaras de açúcar
1 ½ xícaras de leite
Modo de Fazer:
Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre e até desgrudar da panela. Em seguida, despeje em mármore e espere esfriar e endurecer. Por fim, corte em pequenos pedaços.
As receitas culinárias são gêneros textuais que instruem as pessoas a fazerem algo, seguindo um passo a passo. Esse tipo de gênero pertence aos textos
a) prescritivos
b) narrativos
c) descritivos
d) injuntivos
e) expositivos
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 2TA 2TB
ATIVIDADE 4, 4º BIMESTRE de 16/11/2020 à 20/11/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/4dJE3n3NjHZaJjP59
------------------------------------------------------
2ºTC /Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO:
CONTEÚDO:
Interação entre a
arte e o Público
1º aula e 2ª aula
Assista ao vídeo no link:
https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg&pbjreload=101
Com suas próprias palavras responda: Qual é o
resultado da interação entre a arte e o público?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail:
artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o
mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 16/11/2020 a 20/11/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º
Termo A , B, C e D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
|
Atividades: - Alimentos Transgênicos; - Produção de Alimentos Transgênicos; - Legislação sobre Alimentos Transgênicos; - Alimentos Transgênicos no mundo; - Transgênico no Brasil.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 16/11 a 20/11 (Duas aulas de 45 minutos
cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade:
Pesquisar
sobre:
-
Alimentos Transgênicos;
-
Produção de Alimentos Transgênicos;
-
Legislação sobre Alimentos Transgênicos;
-
Alimentos Transgênicos no mundo;
-
Transgênico no Brasil.
Vídeo
Complementar:
Biotecnologia
na produção de alimentos – Ciência é tudo.
https://www.youtube.com/watch?v=2YV-dT52LQg
Encaminhe
a pesquisa para o e-mail:
benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
2TA,B,C
Introdução à Bioética
Semana 16 a 20 novembro
· Ler o texto disponível no link:
· https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/bioetica.htm
· Você é a favor da eutanásia?
Elabore um texto sobre a sua opinião.
· Entrega até 05 de dezembro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Nas últimas aulas, vimos sobre o tema desigualdade, esta semana vamos fazer a seguinte pesquisa:
. Cultura e Indústria Cultural no Brasil
Fisica/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Termodinâmica
Na aula anterior o tema
abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês
compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos
sobre o tema.
Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas
assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não
é necessário enviar fotos das atividades.
Assistam os
vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!
VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw
VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas
OBS: Essa atividade tem duração de
duas aulas, portanto aula 1/2.
Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane –
Química 16 a 20/11/2020
Turmas: 2 termos A, B, C, D
3 termos A, B e C
COMBUSTÍVEL
Move e Remove
Reluz e Conduz
Energiza e Acalora
Aprimora e Prontifica.
Entrementes necessita de comburente
Sem combustão não há produção.
Na utilização, requer reflexão
Da consequência pede clemência
Se há destruição roga reparação
A matéria-prima demanda provisão
Contabilização e manutenção.
A perpetuação tem pressa,
Porque a vida vale “à beça”!
Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu
respondendo às questões:
a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?
b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?
c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?
d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?
e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da
vida.
Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com
Geografia/ProfºEdivaldo
Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 2º anos C, D, E e Termo C. durante a semana de 16 a 20/11/20.
Observação: estas perguntas se encontram na apostila do aluno 4º bimestre página 66, se algum aluno não tiver acesso ao caderno do aluno basta acessar o google e fazer a busca por imagem sobre placas tectônica que encontrará várias opções de observar como se movimentam a placas, basta seguir as setas. E após responder as questões para quem tem o caderno não precisa copiar as perguntas basta responder na apostila e postar as respostas e enviar no meu e-mail: ediliberato@hotmail.com
a) Na imagem 1, são apresentadas setas que indicam tipos de movimentos tectônicos. Você sabe quais são os tipos de movimentos?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Estes Movimentos podem ocasionar quais consequências na superfície terrestre? Justifique sua resposta:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Estes movimentam apresentados na imagem1 são baseados na Teoria da tectônica de Placas. Você conhece essa teoria? Se sim, justifique sua resposta.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) Localize o Brasil. Em que Placa tectônica ele se encontra?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) Quais são as Placas Tectônicas que estão em contato com a Placa Sul-Americana?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
História/ProfºSergio
Enviar
a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Semana de 16 a 20/11/2020 – 2°s TC e TD – Prof.:
Sérgio – recuperação
1) No que
a Revolução Industrial contribuiu para os dias de hoje?
2) Qual foi o filósofo francês que criou a divisão dos três poderes?
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 19 e 20/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 2º Termos C e D |
|
CONTEÚDOS:
Texto
About me My name is Cathy, and that’s me in the Picture. I’m
21, I’m Scorpio, and I’m single. I work for a big company. It’s a good job,
but I don’t like it. I prefer being outside. I have one brother. He’s 23.
I love him, but we’re very different. He has a girlfriend. She is beautiful,
but my parents don’t like her. We live at home with our parents, we have a sister,
but she doesn’t live with us, she’s married, and she has two children. We see them on Weekends. I listen to all kinds of
music, but my favorite is jazz. I play the saxophone, but I don’t play it
very well. I’m not very sporty, but I like dancing. I have a
lot of good friends, and I go out with them every weekend. What about you? https://compartilhartexto.blogspot.com/2019/05/texto-em-ingles-com-traducao-e-audio.html
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1) Quais
são as formas do verbo to be
encontradas no texto? Lembre-se de que muitas vezes eles aparecem contraídas
(abreviadas) 2). Reescreva o texto e destaque os
adjetivos 3) No
texto tem alguma palavra que você nunca viu/ouviu antes? Indique. |
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
2º termo A, B, C e D - Língua Portuguesa – Professora Claudia
Semana de 16/11 até 20/11.
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Gêneros textuais é um conceito amplo e intencionalmente vago que procura caracterizar os textos, primordialmente, pela sua função sociocomunicativa. Desse modo, ao debruçar-se nos elementos que caracterizam os gêneros, é possível identificar aspectos referentes a contexto, interlocutores, intenção comunicativa, função social e outros.
O primeiro elemento dos gêneros é a sua função social, ou seja, identificamos qual a finalidade, utilidade ou importância que determinados textos cumprem nas sociedades e suas culturas. É importante considerar que o estudo do gênero valoriza a linguagem como ação comunicativa ou ação social, logo, todo texto nasce de um intuito, de uma necessidade, pessoal ou coletiva, por isso é essencial considerar esse elemento na análise dos gêneros.
Qual das alternativas abaixo contém somente gêneros textuais?
1- romance, descrição, biografia
b) autobiografia, narração, dissertação
c) bula de remédio, propaganda, receita culinária
d) contos, fábulas, exposição
e) seminário, injunção, declaração
2- "Experimente a nova e deliciosa barrinha de chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada."
A oração acima faz parte do gênero textual
a) notícia
b) propaganda
c) editorial
d) bilhete
e) declaração
3- Pé de moleque
Ingredientes:
3 xícaras de amendoim torrado e moído
3 xícaras de açúcar
1 ½ xícaras de leite
Modo de Fazer:
Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre e até desgrudar da panela. Em seguida, despeje em mármore e espere esfriar e endurecer. Por fim, corte em pequenos pedaços.
As receitas culinárias são gêneros textuais que instruem as pessoas a fazerem algo, seguindo um passo a passo. Esse tipo de gênero pertence aos textos
a) prescritivos
b) narrativos
c) descritivos
d) injuntivos
e) expositivos
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termo C e D – Periodo 16 a 20/11
Atividades Matemática
Calcule o determinante da Matriz que segue:
1 1 1
1 1 1
1 1 1
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
--------------------------------------------------------------
2ºTD /Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO:
CONTEÚDO:
Interação entre a
arte e o Público
1º aula e 2ª aula
Assista ao vídeo no link:
https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg&pbjreload=101
Com suas próprias palavras responda: Qual é o
resultado da interação entre a arte e o público?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail:
artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o
mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 16/11/2020 a 20/11/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º
Termo A , B, C e D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
|
Atividades: - Alimentos Transgênicos; - Produção de Alimentos Transgênicos; - Legislação sobre Alimentos Transgênicos; - Alimentos Transgênicos no mundo; - Transgênico no Brasil.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 16/11 a 20/11 (Duas aulas de 45 minutos
cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade:
Pesquisar
sobre:
-
Alimentos Transgênicos;
-
Produção de Alimentos Transgênicos;
-
Legislação sobre Alimentos Transgênicos;
-
Alimentos Transgênicos no mundo;
-
Transgênico no Brasil.
Vídeo
Complementar:
Biotecnologia
na produção de alimentos – Ciência é tudo.
https://www.youtube.com/watch?v=2YV-dT52LQg
Encaminhe
a pesquisa para o e-mail:
benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
Filosofia/ProfºIslilia
São Paulo,16 de Novembro 2020
Professora: Islilia
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia 16/11/20 a 20 /11/20
Atividade: Leia as charges e responda.
Objetivo: Construção do senso critico. https://pin.it/2OkWeAY
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS EJA 2TA 2TB 2TC 2TD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Nas últimas aulas, vimos sobre o tema desigualdade, esta semana vamos fazer a seguinte pesquisa:
. Cultura e Indústria Cultural no Brasil
Fisica/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Termodinâmica
Na aula anterior o tema
abordado foi termodinâmica, pensando em formas diferentes de vocês
compreenderem o assunto, vou disponibilizar dois vídeos rápidos e objetivos
sobre o tema.
Para essa semana vocês não precisam entregar nada, apenas
assistam e anotem no caderno de vocês os pontos que acharem importante, mas não
é necessário enviar fotos das atividades.
Assistam os
vídeos, pois o conhecimento adquirido é seu e ninguém pode tirar de você!
VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=GYxXCr6HXcw
VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=U_2AJc1mcas
OBS: Essa atividade tem duração de
duas aulas, portanto aula 1/2.
Envio da atividade para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane –
Química 16 a 20/11/2020
Turmas: 2 termos A, B, C, D
3 termos A, B e C
COMBUSTÍVEL
Move e Remove
Reluz e Conduz
Energiza e Acalora
Aprimora e Prontifica.
Entrementes necessita de comburente
Sem combustão não há produção.
Na utilização, requer reflexão
Da consequência pede clemência
Se há destruição roga reparação
A matéria-prima demanda provisão
Contabilização e manutenção.
A perpetuação tem pressa,
Porque a vida vale “à beça”!
Após leitura do poema, relacione o que você aprendeu
respondendo às questões:
a) Quais tipos de energia estão implícitas no poema?
b) Existe conotação conceitual? Em quais versos?
c) Há indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?
d) Quais palavras sugerem preservação ambiental?
e) Indique no poema os versos que destacam a valorização da
vida.
Enviar as respostas para : proedjane@outlook.com
Geografia/ProfºVanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 2TD
4ºBimestre SEMANA 16 a 20/11 PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui
suas atividades para correção)
Leitura para
responder questionamentos futuro.
Assim como as
florestas da Amazônia, a Mata Atlântica é densa, com árvores altas (embora
várias espécies amazônicas sejam maiores) e troncos recobertos por epífitas –
plantas que se alojam nos troncos de outras, como orquídeas, certos tipos de
bromélias e outras. A Mata Atlântica se associa também a outras coberturas,
como as do litoral (manguezais, estuários, dunas, praias) ou a mata de
Araucária, típica da faixa subtropical.
No semiárido está a
Caatinga, uma espécie de mata seca que perde suas folhas nos períodos de
estiagem e possui folhas grossas e espinhos como adaptação à seca. Há porções
com caatinga arbórea mais densa e outras mais arbustivas e com forte presença
de cactáceas.
No Cerrado, que
apresenta variação de espécies, porte e densidade da vegetação, um traço
marcante é a presença de árvores tortuosas, com folhas grossas e troncos de
cortiça espessa. Com as estações seca e chuvosa bem definidas, espécies
arbóreas desenvolveram raízes que podem medir mais de 15 m para que, assim,
retirem água de grandes profundidades. Entre as teses que explicam as formas
das espécies típicas do Cerrado está a pobreza de nutrientes naturais nos
solos, como o cálcio. Esse elemento ajuda a fortalecer a resistência dos
tecidos vegetais e o desenvolvimento das raízes.
No território
brasileiro, existem faixas de transição entre os biomas, nas quais se combinam
espécies de plantas e animais de dois ou mais deles. Em algumas classificações,
essas faixas são chamadas de ecótonos. Isso mostra a extrema biodiversidade dos
biomas brasileiros, colocando o Brasil no grupo dos países megadiversos, ao
lado de China, Colômbia, República Democrática do Congo (RDC), México e
Indonésia.
A flora e a fauna
brasileiras são das mais ricas e variadas do planeta. Estudos sobre a Mata
Atlântica registraram em um único hectare (10 mil m2) mais de 450 espécies de
árvores ou arbustos. A concentração de mamíferos no País é a maior do mundo,
com 514 espécies. Das espécies de anfíbios aqui encontradas (517), mais da
metade é endêmica, ou seja, são espécies exclusivas do Brasil.
Os biomas abrigam
comunidades de fauna e permitem sua reprodução. As plantas ajudam a fazer a
regulação climática, emitindo vapor-d’água para a atmosfera por meio da
evaporação e da transpiração. A vegetação diminui os rigores da radiação solar,
protege os solos e garante o escoamento e a infiltração da água.
Nos cerrados, por
exemplo, as matas ciliares (ou galerias), que acompanham o curso dos rios,
evitam a erosão das margens e o assoreamento dos cursos d’água. O assoreamento
é o preenchimento do leito dos rios com sedimentos, o que diminui sua
profundidade e dificulta o livre fluxo da água e de certas atividades, como a
navegação.
Toda essa riqueza,
que tem valor em si mesma, pode representar também a oferta de bens como
frutos, seivas, óleos vegetais, raízes e animais, com uma infinidade de usos.
Entre esses usos, está a geração de alimentos e medicamentos. Isso só acentua a
importância da proteção ambiental no País.
Há diferentes
critérios de classificação da vegetação e das paisagens brasileiras, bem como
de sua distribuição. Cada autor seleciona critérios de acordo com certos
aspectos, que podem ser ecológicos, fisionômicos e climáticos. Uma
classificação foi proposta pelo geógrafo Aziz Ab’Saber (1924-2012): a dos domínios
morfoclimáticos. Ela reúne
aspectos geomorfológicos, hidrológicos e de tipos de plantas e solos que, por
sua relativa homogeneidade, servem para designar conjuntos naturais em escala
regional. O mapa abaixo tem semelhanças com os mapas Biomas
brasileiros e Coberturas vegetais originais do Brasil, (próxima
atividade).
História/ProfºSergio
Enviar
a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Semana de 16 a 20/11/2020 – 2°s TC e TD – Prof.:
Sérgio – recuperação
1) No que
a Revolução Industrial contribuiu para os dias de hoje?
2) Qual
foi o filósofo francês que criou a divisão dos três poderes?
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 19 e 20/11 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 2º Termos C e D |
|
CONTEÚDOS:
Texto
About me My name is Cathy, and that’s me in the Picture. I’m
21, I’m Scorpio, and I’m single. I work for a big company. It’s a good job,
but I don’t like it. I prefer being outside. I have one brother. He’s 23.
I love him, but we’re very different. He has a girlfriend. She is beautiful,
but my parents don’t like her. We live at home with our parents, we have a sister,
but she doesn’t live with us, she’s married, and she has two children. We see them on Weekends. I listen to all kinds of
music, but my favorite is jazz. I play the saxophone, but I don’t play it
very well. I’m not very sporty, but I like dancing. I have a
lot of good friends, and I go out with them every weekend. What about you? https://compartilhartexto.blogspot.com/2019/05/texto-em-ingles-com-traducao-e-audio.html
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1) Quais
são as formas do verbo to be
encontradas no texto? Lembre-se de que muitas vezes eles aparecem contraídas
(abreviadas) 2). Reescreva o texto e destaque os
adjetivos 3) No
texto tem alguma palavra que você nunca viu/ouviu antes? Indique. |
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
2º termo A, B, C e D - Língua Portuguesa – Professora Claudia
Semana de 16/11 até 20/11.
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Gêneros textuais é um conceito amplo e intencionalmente vago que procura caracterizar os textos, primordialmente, pela sua função sociocomunicativa. Desse modo, ao debruçar-se nos elementos que caracterizam os gêneros, é possível identificar aspectos referentes a contexto, interlocutores, intenção comunicativa, função social e outros.
O primeiro elemento dos gêneros é a sua função social, ou seja, identificamos qual a finalidade, utilidade ou importância que determinados textos cumprem nas sociedades e suas culturas. É importante considerar que o estudo do gênero valoriza a linguagem como ação comunicativa ou ação social, logo, todo texto nasce de um intuito, de uma necessidade, pessoal ou coletiva, por isso é essencial considerar esse elemento na análise dos gêneros.
Qual das alternativas abaixo contém somente gêneros textuais?
1- romance, descrição, biografia
b) autobiografia, narração, dissertação
c) bula de remédio, propaganda, receita culinária
d) contos, fábulas, exposição
e) seminário, injunção, declaração
2- "Experimente a nova e deliciosa barrinha de chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada."
A oração acima faz parte do gênero textual
a) notícia
b) propaganda
c) editorial
d) bilhete
e) declaração
3- Pé de moleque
Ingredientes:
3 xícaras de amendoim torrado e moído
3 xícaras de açúcar
1 ½ xícaras de leite
Modo de Fazer:
Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre e até desgrudar da panela. Em seguida, despeje em mármore e espere esfriar e endurecer. Por fim, corte em pequenos pedaços.
As receitas culinárias são gêneros textuais que instruem as pessoas a fazerem algo, seguindo um passo a passo. Esse tipo de gênero pertence aos textos
a) prescritivos
b) narrativos
c) descritivos
d) injuntivos
e) expositivos
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termo C e D – Periodo 16 a 20/11
Atividades Matemática
Calcule o determinante da Matriz que segue:
1 1 1
1 1 1
1 1 1
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário