domingo, 25 de outubro de 2020

9ºAnos finais semana de 26 a 29 de outubro de 2020

   Atividade da semana de26  a 29 de outubro 2020

                                              Eletivas Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 26 a 29/10/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

           

CONTEÚDOS:

 

        O JIU JITSU COLETIVO

 

Aula I. Descreva o que você tem curiosidade ou deseja saber sobre o Jiu Jitsu.    

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Leia a matéria da revista GracieMag:

O Jiu-Jitsu é um esporte individual ou coletivo?

Um dos maiores enganos em relação às artes marciais é que se tratam de modalidades individuais. Olhe em volta na sua academia.

Sem seu professor, a voz da sabedoria que o ensina a direção a seguir, você não acertaria uma simples pegada.

Sem seus companheiros, com suas características e qualidades diversas, você provavelmente não teria a motivação diária para evoluir, estaria estagnado e não desenvolveria sua criatividade.

E, por fim, sem seus adversários, você não evoluiria nem teria o sangue nos olhos para enfrentar qualquer desafio fora dos tatames.

Se você é um jovem de 8 a 80 anos, com um pouco mais de idade ou um pouco menos, junte-se já a esse grande time chamado Jiu-Jitsu, com milhões de praticantes pelo mundo. E você vai ver como o esporte individual que mais depende do trabalho em equipe faz a força, e pode fazer uma enorme diferença em sua vida

Fonte: https://www.graciemag.com/2020/10/05/o-jiu-jitsu-faz-a-forca-entenda-a-coletividade-do-nosso-esporte-individual/ acesso em 20/10/2020.

Escreva um comentário sobre este artigo.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

:

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

 

 

 

                                             Eletivas Dayane

                                          DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

 

ATIVIDADES

 

OBS: Atividade estendida até 28/10/20

 

·         Atividade 1- Atividade 1- Escolher

Música

Jogos

Livros

Lazer

·         Atividade 2- Responder o questionário;

Qual atividade de seu lazer te motiva em tempos de Pandemia? Enviar o que escolheu;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 03/11/2020 

 

                                            Eletivas Denis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

4º Bim semana 2 (26.10 à 30.10) Denis

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 

 

Ao investir já se perguntou quanto tempo deixará seu dinheiro aplicado?

                       

Saber quanto tempo é muito importante para seus planos de curto, médio e longo prazo.

Mas não é somente isso que podemos saber sobre o tempo e o investimento... Desafio vocês a buscarem e site de investimentos sobre o tempo nos investimentos o quais implicações ???

 

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

  

                                                9ºA

                                           Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Objetos de conhecimento: Elementos da linguagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR04)Analisar os elementos constitutivos da fotografia, do grafite e da intervenção na apreciação de diferentes produções artísticas.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana vocês irão copiar o conteúdo no caderno e enviar a foto para o meu email, só assim poderei validar a atividade da semana.

Para ampliação do repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Fotografia: Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais), por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos/eletrônicos/digitais. A fotografia possui vários estilos, dentre eles a fotografia documental em que o artista,por meio de imagens objetivas, busca destacar um tema que pode estar relacionado a questões sociais, científicas, históricas, entre outras, e a fotografia do cotidiano em que o artista registra exatamente o que vê, o que acontece nos espaços urbanos.

Escultura: Objetos artísticos com formas espaciais, portanto com três dimensões: comprimento, largura e altura. Dentre os diversos estilos de escultura presentes nas artes visuais, destacamos a escultura abstrata cuja representação se distancia da realidade, sem perder totalmente a referência simbólica original e a escultura alegórica que representa ideias, emoções, sentimentos, virtudes e /ou atributos da humanidade.

Grafite: Manifestação artística das modalidades de desenho e/ou pintura, surgida em Nova York nos anos 1970, caracterizada pela intencionalidade do artista em interferir na paisagem urbana, utilizando suportes originalmente não criados para esta finalidade. A arte do grafite possui vários estilos, dentre eles o estêncil (termo inglês: stencil) que é uma técnica usada para estampar, aplicar desenho por meio de um molde, preenchendo com tinta o desenho vazado, criando o elemento desejado (figura, desenho, número, letras etc.) e o grafite 3D, técnica utilizada pelos artistas para dar a ilusão de que o desenho está saindo do chão ou da parede. As imagens são impactantes, interativas e simulam abismos, penhascos etc.

Intervenção artística: Esta prática artística que se espraia pela arte pública, urbana e a Land Art têm como objetivo, intervir numa situação, num local, num objeto, de forma a provocar uma reação, seja ela sentida, pensada, percebida ou de transformação. Ela se apropria dos espaços urbanos ou naturais, quase sempre interagindo com algo que já existe. O grafite e os adesivos (stickers) são os mais comuns.

Outras modalidades da arte pública contemporânea: Dentro da grande variedade de modalidades artísticas existentes, destacamos: as fontes multimídia-chafarizes que utilizam águas que se movimentam, luzes, música e projeções, para criar uma apresentação para o público e a Land Art-prática artística realizada diretamente na natureza, utilizando os elementos encontrados no local, criando produções de diferentes formas e tamanhos. As intenções artísticas são muito semelhantes às das intervenções.

Arte Pública: Refere-se às obras de livre acesso, tanto aquelas que estão dentro de espaços tradicionais para sua exposição (museus e galerias), quanto aquelas realizadas ou expostas em espaços não tradicionais (ruas, praças, parques etc.).

 

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações e internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 26/10 a 29/10

 

__

 

 

 

  

                                     Ciências/Profº: Ana Paula

 Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

 

Professora :  Ana Paula

 

Período: 26/10/2020 à 30/10/20

 

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: assistir o vídeo e responder as questões abaixo:

https://youtu.be/QTzyluDk_jI

1-    Onde está situado o sistema solar?

 

2-    Qual é o nome da nossa galáxia?

 

3-    Cite os oito planetas que compõem o sistema solar:

 

4-    Como estão divididos os planetas?

 

5-    Quem é o nosso satélite natural?

 

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

                                Educação Fisica/Profº Dayane

 Atividades Blog (26 a 29 de Outubro)

4º Bimestre

Dayane de Araújo Arruda Rojas

Horário de atendimento: 7h00 às 12h35

Data de entrega até: 03/11/2020

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

 ATIVIDADE

·         Atividade 1- Assistir a aula de Educação Física do CMSP data de 29/10/20 ás 14h45;

·         Atividade 2- Relatar o contúdo da aula do CMSP;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:03/11/2020 

                                       Geografia/Profº Djair

 E SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 26 a 30 do 10 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º bimestre.

Recuperação continuada de habilidades do 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto, e questões sobre o tema.   

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, os conceitos de cidade e/ou urbanização.

 

GEOGRAFIA : questões sobre: Urbanização: conceitos principais  ( 2 / 2 ).




 

Exercício 1: (UFRGS 2016)

O deslocamento diário de pessoas entre municípios que fazem parte de uma mesma região metropolitana é denominado de:

A) 

migração pendular.

B) 

migração internacional.

C) 

migração interestadual.

D) 

emigração.

E) 

êxodo rural.

Exercício 2: (UFRGS 2015)

Observe a imagem abaixo.

 

Da janela de um avião descendo no aeroporto de Guarulhos, percebe-se que a extensão da malha urbana dificulta a definição dos limites entre os municípios vizinhos ao de São Paulo. O conceito que melhor expressa a unificação da extensão territorial de vários municípios é:

A) 

conurbação.

B) 

aglomeração.

C) 

região metropolitana.

D) 

regiões distritais.

E) 

desmunicipalização.

Exercício 3: (UNICAMP 2014)

Em termos genéricos, a rede urbana constitui-se no conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados entre si. É, portanto, um tipo particular de rede na qual os vértices ou nós representam os diferentes núcleos de povoamento dotados de funções urbanas, e as linhas representam os diversos fluxos entre esses centros.
(Adaptado de Roberto Lobato Corrêa, Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.)

Sobre a rede urbana Brasileira é correto afirmar que:

A) 

formou-se a partir do interior do continente, com o nascimento das cidades “boca de sertão”, funcionais para o povoamento e a exploração do ouro.

B) 

já no início do século XIX, ela deixou de seguir o modelo dendrítico implantado desde o início da colonização para atender à economia agroexportadora.

C) 

a partir da segunda metade do século XX, a industrialização implicou forte articulação inter-regional, gerando uma rede urbana de porte nacional.

D) 

na atualidade, destaca-se a monofuncionalidade dos principais centros que a formam, dada a especialização das funções urbanas requerida na globalização.

Exercício 4: (Unespar 2016)

As cidades têm grande importância econômica e política, concentram populações e espelham as diferenças sociais e o acesso a serviços e bens.

Sobre as cidades é correto afirmar que:

A) 

As cidades globais formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. Estas cidades localizam-se somente em países desenvolvidos;

B) 

A maior parte do espaço urbano é destinada as transações financeiras e comerciais;

C) 

A ação do poder publico em cidades brasileiras, delineada por políticas sociais, interferiu nos preços do solo urbano e acarretou maior valorização dos espaços providos de equipamentos coletivos, reforçando ainda mais a concentração de renda e a especulação imobiliária;

D) 

O poder público é o único responsável pela produção do espaço urbano, realizando obras de infraestrutura, recapeamento asfáltico, expansão da rede de água e esgoto, arborização e outras, e criando conjuntos habitacionais;

E) 

Devido à grande concentração da população em áreas urbanas e os problemas decorrentes, está ocorrendo um movimento de retorno à vida no campo, onde muitas pessoas procuram um lugar mais tranquilo para viver. Em breve, a tendência mundial é uma redução da população urbana e um crescente aumento da população rural.

 

Exercício 5: (Unespar 2015)

Em 2011, cerca de 52,1% da população mundial vivia em áreas urbanas, em 2030 serão 59,9% e em 2050, 67,2%. Nas áreas mais pobres, a população rural é superior a população urbana, sendo que, nas áreas mais ricas e desenvolvidas ocorre o inverso.
(SILVA A. C.; OLIC N.B.; LOZANO R. Geografia contextos e redes. V. 2.São Paulo: E. Moderna p.182, 2013).

De acordo com o tema em destaque e fatores relacionados ao mesmo, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, e em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) O Brasil como um país emergente e apresentando cidades povoadas como São Paulo e Rio de Janeiro, caminha para ser um país urbano.
(  ) No Paraná é comum observarmos o fenômeno da conurbação, situação típica das regiões metropolitanas de Curitiba, Maringá e Londrina.
(  ) A tendência é que as cidades mais populosas do mundo tenham como área de ocorrência os países pobres e emergentes, onde nem sempre se tem investimentos disponíveis.
(  ) O crescimento desordenado das cidades aumenta os problemas urbanos ligados a pouca ou a falta de infraestrutura contribuindo para piorar a vida de grande parte dos seus habitantes.
(  ) O crescimento urbano sem planejamento é o principal culpado dos problemas de mobilidade urbana vivido nas grandes cidades brasileiras. as cidades médias são as melhores para se morar no século XXI por não apresentarem tal problemática.

A) 

V, V, V, V, V;

B) 

V, F, F, V, V;

C) 

F, V, V, V, V;

D) 

V, V, F, V, F;

E) 

F, V, V, V, F.

 

 

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

“A META É SER MELHOR QUE ONTEM,

NÃO MELHOR QUE NIMGUÉM ”  !


  

                                       História/Profº Silvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

 

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Introdução ao tema com texto sobre a Segunda Grande Guerra Mundial. Não tem atividade nessa semana.

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 26 a 29 de outubro

 

Segunda Guerra Mundial



RESPONDA

 

RESPONDA

 

1.     O que foi a Segunda Guerra Mundial?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2.     Quais alianças se formaram durante a guerra?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3.     Qual foi o marco inicial da guerra?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4.     Pesquise e responda quais as principais consequências da segunda grande guerra mundial.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor Silvio 

                                         Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 26/10/20 a 30/10/20

Turmas: 9º A, B, C

 

Tema: Dias da Semana

 

 

1ª aula:

Os dias da semana em inglês são fáceis de memorizar e sabê-los é essencial para desenvolver um diálogo no nível básico. Diferentes do português, são obrigatoriamente escritos com letra maiúscula, caso contrário são considerados gramaticalmente incorretos.

1)      Leia atentamente o texto a seguir. Se for necessário faça a tradução do texto.

Monday, Tuesday, Wednesday

And I’m still in the middle of the week

Thursday, Friday

The weekend is coming.

Saturday and Sunday

Are the best days, my friend

But they go fast, so quickly

It’s Monday all over again.

Monday, Tuesday, Wednesday

Thursday, Friday

Saturday and Sunday.

 

2ª aula –

1)      O texto a seguir fala sobre algumas curiosidades sobre os dias da semana em inglês. Copie-o em seu caderno.

 

O significado dos dias da semana em inglês

Muita gente não sabe, mas os nomes dos dias da semana ao redor do mundo surgiram baseados em números e planetas. Em muitos lugares esses nomes foram alterados de acordo com a religião ou por motivos seculares. No caso do inglês, alguns nomes dos dias da semana derivam de deuses Anglo-Saxões.

Weekdays e weekends

Os dias da semana em inglês são chamados de weekdays e os fins de semana de weekends, mas isso varia de um país para outro, assim como o Business day, que significa “dia útil”.

 

Calendário em inglês

A maioria dos calendários nos Estado Unidos e Canadá marcam Sunday (Domingo) como o primeiro dia da semana, já no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul, o primeiro dia da semana é Monday (Segunda-Feira).

 

 

 

 

Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br 

                             Língua Portuguesa/Profº

                                     Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 26/10/2020  a 29/10/2020 (6 aulas)

4º BIMESTRE

Caros alunos, iniciamos o 4º bimestre, mas vamos continuar com o caderno do aluno volume 3

 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
ATIVIDADE 1 – O MUNDO FINANCEIRO A NOSSA VOLTA

Para início de conversa essa situação de aprendizagem vamos tratar de assuntos financeiros a proposta vai ser a seguinte primeiro vocês irão responder as perguntas da tabela abaixo sem consulta e vão me encaminhar certo !

E depois vocês vão realizar a pesquisa sobre os termos financeiros , e em seguida comparar com suas percepções anteriores registradas na tabela .

Neste mundo globalizado, a sociedade tem se tornado cada vez mais consumista e planejar o futuro é essencial para uma vida mais tranquila e segura. Em nosso cotidiano, é comum
ouvirmos falar em juros, descontos, empréstimos, financiamentos, cheque especial, aplicações
financeiras, entre outros.

1.1 Na tabela a seguir, escreva o que você entende a respeito de cada termo relacionado: 

Termo utilizado

Compreensão pessoal

Juros

 

Descontos

 

Empréstimos

 

Financiamentos

 

Cheque especial

 

Aplicações financeiras

 

 Realize uma pesquisa sobre esses termos financeiros presentes na tabela anterior e compare com o seu registro. Complete ou faça ajustes no que escreveu, para futuras pesquisas.

                                 Projeto de vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 2 (26.10 à 30.10)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos concluam a atividade 1 da situação de aprendizagem 1 do caderno do  estudante do 4º bimestre  no final da atividade terá um teste para fazer, depois veremos quais é seu tipo de atitude. Envie para o professor este teste por e-mail.

ü  8º Ano;

Prezados alunos concluam a atividade 1- COMBINADOS da situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre,  depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a atividade 1- Tempo, tempo, tempo ... da situação de aprendizagem 1- NOSSA! QUANTA COISA PARA FAZER! CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI? do caderno do  estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a atividade 1- “Interatividade e ação” da situação de aprendizagem 1- O ESPERADO ENCONTRO COM OS RESULTADOS do caderno do estudante (p.23) do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Imaginação criativa.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010 

                           Tecnologia e Inovação/Profº Denis

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

4º Bim semana 2 (26.10 à 30.10) Denis

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

Prezados alunos,

A proposta desta semana é realizar a ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É SEGURO? Reflita sobre esta atividade proposta e envie para o e-mail do professor um texto sucinto que expresse sua opinião a respeito.

 

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

 

Habilidades envolvidas:

EF89TEC05 – Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas e analisar intencionalidades de seus usuários.

EF89TEC09 – Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e textos com senso estético e ético.

EF89TEC17- Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

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                                               9ºB

                                           Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Objetos de conhecimento: Elementos da linguagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR04)Analisar os elementos constitutivos da fotografia, do grafite e da intervenção na apreciação de diferentes produções artísticas.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana vocês irão copiar o conteúdo no caderno e enviar a foto para o meu email, só assim poderei validar a atividade da semana.

Para ampliação do repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Fotografia: Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais), por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos/eletrônicos/digitais. A fotografia possui vários estilos, dentre eles a fotografia documental em que o artista,por meio de imagens objetivas, busca destacar um tema que pode estar relacionado a questões sociais, científicas, históricas, entre outras, e a fotografia do cotidiano em que o artista registra exatamente o que vê, o que acontece nos espaços urbanos.

Escultura: Objetos artísticos com formas espaciais, portanto com três dimensões: comprimento, largura e altura. Dentre os diversos estilos de escultura presentes nas artes visuais, destacamos a escultura abstrata cuja representação se distancia da realidade, sem perder totalmente a referência simbólica original e a escultura alegórica que representa ideias, emoções, sentimentos, virtudes e /ou atributos da humanidade.

Grafite: Manifestação artística das modalidades de desenho e/ou pintura, surgida em Nova York nos anos 1970, caracterizada pela intencionalidade do artista em interferir na paisagem urbana, utilizando suportes originalmente não criados para esta finalidade. A arte do grafite possui vários estilos, dentre eles o estêncil (termo inglês: stencil) que é uma técnica usada para estampar, aplicar desenho por meio de um molde, preenchendo com tinta o desenho vazado, criando o elemento desejado (figura, desenho, número, letras etc.) e o grafite 3D, técnica utilizada pelos artistas para dar a ilusão de que o desenho está saindo do chão ou da parede. As imagens são impactantes, interativas e simulam abismos, penhascos etc.

Intervenção artística: Esta prática artística que se espraia pela arte pública, urbana e a Land Art têm como objetivo, intervir numa situação, num local, num objeto, de forma a provocar uma reação, seja ela sentida, pensada, percebida ou de transformação. Ela se apropria dos espaços urbanos ou naturais, quase sempre interagindo com algo que já existe. O grafite e os adesivos (stickers) são os mais comuns.

Outras modalidades da arte pública contemporânea: Dentro da grande variedade de modalidades artísticas existentes, destacamos: as fontes multimídia-chafarizes que utilizam águas que se movimentam, luzes, música e projeções, para criar uma apresentação para o público e a Land Art-prática artística realizada diretamente na natureza, utilizando os elementos encontrados no local, criando produções de diferentes formas e tamanhos. As intenções artísticas são muito semelhantes às das intervenções.

Arte Pública: Refere-se às obras de livre acesso, tanto aquelas que estão dentro de espaços tradicionais para sua exposição (museus e galerias), quanto aquelas realizadas ou expostas em espaços não tradicionais (ruas, praças, parques etc.).

 

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações e internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 26/10 a 29/10

 

__

 

 

 

  

                                       Ciências/Profº : Ana Paula

 Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

 

Professora :  Ana Paula

 

Período: 26/10/2020 à 30/10/20

 

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: assistir o vídeo e responder as questões abaixo:

https://youtu.be/QTzyluDk_jI

1-    Onde está situado o sistema solar?

 

2-    Qual é o nome da nossa galáxia?

 

3-    Cite os oito planetas que compõem o sistema solar:

 

4-    Como estão divididos os planetas?

 

5-    Quem é o nosso satélite natural?

 

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br



                                   Educação Fisica/Profº Dayane

 Atividades Blog (26 a 29 de Outubro)

4º Bimestre

Dayane de Araújo Arruda Rojas

Horário de atendimento: 7h00 às 12h35

Data de entrega até: 03/11/2020

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

 

 

ATIVIDADE

·         Atividade 1- Assistir a aula de Educação Física do CMSP data de 29/10/20 ás 14h45;

·         Atividade 2- Relatar o contúdo da aula do CMSP;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:03/11/2020 

                                     

 

                                    Geografia/Profº Djair


EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 26 a 30 do 10 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º bimestre.

Recuperação continuada de habilidades do 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto, e questões sobre o tema.   

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, os conceitos de cidade e/ou urbanização.

 

GEOGRAFIA : questões sobre: Urbanização: conceitos principais  ( 2 / 2 ).




 

Exercício 1: (UFRGS 2016)

O deslocamento diário de pessoas entre municípios que fazem parte de uma mesma região metropolitana é denominado de:

A) 

migração pendular.

B) 

migração internacional.

C) 

migração interestadual.

D) 

emigração.

E) 

êxodo rural.

Exercício 2: (UFRGS 2015)

Observe a imagem abaixo.

 

Da janela de um avião descendo no aeroporto de Guarulhos, percebe-se que a extensão da malha urbana dificulta a definição dos limites entre os municípios vizinhos ao de São Paulo. O conceito que melhor expressa a unificação da extensão territorial de vários municípios é:

A) 

conurbação.

B) 

aglomeração.

C) 

região metropolitana.

D) 

regiões distritais.

E) 

desmunicipalização.

Exercício 3: (UNICAMP 2014)

Em termos genéricos, a rede urbana constitui-se no conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados entre si. É, portanto, um tipo particular de rede na qual os vértices ou nós representam os diferentes núcleos de povoamento dotados de funções urbanas, e as linhas representam os diversos fluxos entre esses centros.
(Adaptado de Roberto Lobato Corrêa, Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.)

Sobre a rede urbana Brasileira é correto afirmar que:

A) 

formou-se a partir do interior do continente, com o nascimento das cidades “boca de sertão”, funcionais para o povoamento e a exploração do ouro.

B) 

já no início do século XIX, ela deixou de seguir o modelo dendrítico implantado desde o início da colonização para atender à economia agroexportadora.

C) 

a partir da segunda metade do século XX, a industrialização implicou forte articulação inter-regional, gerando uma rede urbana de porte nacional.

D) 

na atualidade, destaca-se a monofuncionalidade dos principais centros que a formam, dada a especialização das funções urbanas requerida na globalização.

Exercício 4: (Unespar 2016)

As cidades têm grande importância econômica e política, concentram populações e espelham as diferenças sociais e o acesso a serviços e bens.

Sobre as cidades é correto afirmar que:

A) 

As cidades globais formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. Estas cidades localizam-se somente em países desenvolvidos;

B) 

A maior parte do espaço urbano é destinada as transações financeiras e comerciais;

C) 

A ação do poder publico em cidades brasileiras, delineada por políticas sociais, interferiu nos preços do solo urbano e acarretou maior valorização dos espaços providos de equipamentos coletivos, reforçando ainda mais a concentração de renda e a especulação imobiliária;

D) 

O poder público é o único responsável pela produção do espaço urbano, realizando obras de infraestrutura, recapeamento asfáltico, expansão da rede de água e esgoto, arborização e outras, e criando conjuntos habitacionais;

E) 

Devido à grande concentração da população em áreas urbanas e os problemas decorrentes, está ocorrendo um movimento de retorno à vida no campo, onde muitas pessoas procuram um lugar mais tranquilo para viver. Em breve, a tendência mundial é uma redução da população urbana e um crescente aumento da população rural.

 

Exercício 5: (Unespar 2015)

Em 2011, cerca de 52,1% da população mundial vivia em áreas urbanas, em 2030 serão 59,9% e em 2050, 67,2%. Nas áreas mais pobres, a população rural é superior a população urbana, sendo que, nas áreas mais ricas e desenvolvidas ocorre o inverso.
(SILVA A. C.; OLIC N.B.; LOZANO R. Geografia contextos e redes. V. 2.São Paulo: E. Moderna p.182, 2013).

De acordo com o tema em destaque e fatores relacionados ao mesmo, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, e em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) O Brasil como um país emergente e apresentando cidades povoadas como São Paulo e Rio de Janeiro, caminha para ser um país urbano.
(  ) No Paraná é comum observarmos o fenômeno da conurbação, situação típica das regiões metropolitanas de Curitiba, Maringá e Londrina.
(  ) A tendência é que as cidades mais populosas do mundo tenham como área de ocorrência os países pobres e emergentes, onde nem sempre se tem investimentos disponíveis.
(  ) O crescimento desordenado das cidades aumenta os problemas urbanos ligados a pouca ou a falta de infraestrutura contribuindo para piorar a vida de grande parte dos seus habitantes.
(  ) O crescimento urbano sem planejamento é o principal culpado dos problemas de mobilidade urbana vivido nas grandes cidades brasileiras. as cidades médias são as melhores para se morar no século XXI por não apresentarem tal problemática.

A) 

V, V, V, V, V;

B) 

V, F, F, V, V;

C) 

F, V, V, V, V;

D) 

V, V, F, V, F;

E) 

F, V, V, V, F.

 

 

 

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

“A META É SER MELHOR QUE ONTEM,

NÃO MELHOR QUE NIMGUÉM ”  !

 

   

                                     História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – 9º Ano B

Professor: Wilson de Oliveira

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 26 de outubro a 29 de outubro

 

 

 

TEMAS: Os processos históricos que levaram o Brasil à Proclamação da República.

 

HABILIDADES: (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

 

Objetivos:

·         Analisar os acontecimentos históricos de nosso país no final do século XIX.

·         Compreender os processos de transformação das estruturas políticas no final do 2º Reinado no Brasil.

·         Analisar os principais elementos que fomentaram a instalação da República no Brasil.

 

 

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

        Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

      

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta.

 

 

Aula 1 e 2 – Assista à videoaula no Centro de Mídias SP, através do  link 

< https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4591&id=421 > , e faça  registros sobre a aula em seu caderno.

 

Aula 3 e 4 – Tomando por base a aula assistida responda, usado caneta, às questões propostas:

 

1)    Quem eram os conservadores durante o segundo Reinado?

2)    Quais as ideias defendidas pelos conservadores?

3)    Quais as ideias defendidas pelos liberais?

4)    De acordo com a aula a Proclamação da República foi um ato do povo, ou correspondeu somente aos interesses da elite? Justifique.

5)    Do ponto de vista político como se dividiu a República até 1930?

6)    Como a Proclamação da República é definida?

7)    Qual importantíssimo fato histórico antecede ao fim do Segundo Reinado em 1 ano e 6 meses?

8)    O que foi o voto de cabresto?

9)    Por que o nome República da espada?

10) Quando foi aprovada a primeira Constituição da República?

 

 

 

Fonte: Centro de Mídias SP <https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4591&id=421 >, acessado em  21/10/2020.

  

                                       Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 26/10/20 a 30/10/20

Turmas: 9º A, B, C

 

Tema: Dias da Semana

 

 

1ª aula:

Os dias da semana em inglês são fáceis de memorizar e sabê-los é essencial para desenvolver um diálogo no nível básico. Diferentes do português, são obrigatoriamente escritos com letra maiúscula, caso contrário são considerados gramaticalmente incorretos.

1)      Leia atentamente o texto a seguir. Se for necessário faça a tradução do texto.

Monday, Tuesday, Wednesday

And I’m still in the middle of the week

Thursday, Friday

The weekend is coming.

Saturday and Sunday

Are the best days, my friend

But they go fast, so quickly

It’s Monday all over again.

Monday, Tuesday, Wednesday

Thursday, Friday

Saturday and Sunday.

 

2ª aula –

1)      O texto a seguir fala sobre algumas curiosidades sobre os dias da semana em inglês. Copie-o em seu caderno.

 

O significado dos dias da semana em inglês

Muita gente não sabe, mas os nomes dos dias da semana ao redor do mundo surgiram baseados em números e planetas. Em muitos lugares esses nomes foram alterados de acordo com a religião ou por motivos seculares. No caso do inglês, alguns nomes dos dias da semana derivam de deuses Anglo-Saxões.

Weekdays e weekends

Os dias da semana em inglês são chamados de weekdays e os fins de semana de weekends, mas isso varia de um país para outro, assim como o Business day, que significa “dia útil”.

 

Calendário em inglês

A maioria dos calendários nos Estado Unidos e Canadá marcam Sunday (Domingo) como o primeiro dia da semana, já no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul, o primeiro dia da semana é Monday (Segunda-Feira).

 

 

 

 

Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br 

                             Língua Portuguesa/Profº

                                  Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 26/10/2020  a 29/10/2020 (6 aulas)

4º BIMESTRE

Caros alunos, iniciamos o 4º bimestre, mas vamos continuar com o caderno do aluno volume 3

 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
ATIVIDADE 1 – O MUNDO FINANCEIRO A NOSSA VOLTA

Para início de conversa essa situação de aprendizagem vamos tratar de assuntos financeiros a proposta vai ser a seguinte primeiro vocês irão responder as perguntas da tabela abaixo sem consulta e vão me encaminhar certo !

E depois vocês vão realizar a pesquisa sobre os termos financeiros , e em seguida comparar com suas percepções anteriores registradas na tabela .

Neste mundo globalizado, a sociedade tem se tornado cada vez mais consumista e planejar o futuro é essencial para uma vida mais tranquila e segura. Em nosso cotidiano, é comum
ouvirmos falar em juros, descontos, empréstimos, financiamentos, cheque especial, aplicações
financeiras, entre outros.

1.1 Na tabela a seguir, escreva o que você entende a respeito de cada termo relacionado: 

Termo utilizado

Compreensão pessoal

Juros

 

Descontos

 

Empréstimos

 

Financiamentos

 

Cheque especial

 

Aplicações financeiras

 

 Realize uma pesquisa sobre esses termos financeiros presentes na tabela anterior e compare com o seu registro. Complete ou faça ajustes no que escreveu, para futuras pesquisas.

                                 

                              Projeto de vida/Profº Rosiane

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

E.E. SALIM FARAH MALUF

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

                ANOS FINAIS

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.      PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.      TURMA

 

9° ANO - B

3.      DISCIPLINA:

Professor especialista, Projeto de vida

4.      CONTEÚDOS:

Meu projeto de vida.

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Foco organização e determinação.

6.      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Observe as palavras abaixo e identifique as que mais contribui para o seu projeto de vida.

Amor                            Fé                      Coragem

Paciência                      Força                Identidade

Responsabilidade        Sucesso             Incapacidade

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.

 

7.      RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno do aluno.

8.      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

 

26 a 30/10/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

12.  VALIDADO EM:

26/10/2020


  

                           Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B e C

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade 27 a 29/10 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    Quais são as novas inovações tecnológicas?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

  

------------------------------------------------------------------------------

                                                    9ºC

                                             Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Objetos de conhecimento: Elementos da linguagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR04)Analisar os elementos constitutivos da fotografia, do grafite e da intervenção na apreciação de diferentes produções artísticas.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana vocês irão copiar o conteúdo no caderno e enviar a foto para o meu email, só assim poderei validar a atividade da semana.

Para ampliação do repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Fotografia: Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais), por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos/eletrônicos/digitais. A fotografia possui vários estilos, dentre eles a fotografia documental em que o artista,por meio de imagens objetivas, busca destacar um tema que pode estar relacionado a questões sociais, científicas, históricas, entre outras, e a fotografia do cotidiano em que o artista registra exatamente o que vê, o que acontece nos espaços urbanos.

Escultura: Objetos artísticos com formas espaciais, portanto com três dimensões: comprimento, largura e altura. Dentre os diversos estilos de escultura presentes nas artes visuais, destacamos a escultura abstrata cuja representação se distancia da realidade, sem perder totalmente a referência simbólica original e a escultura alegórica que representa ideias, emoções, sentimentos, virtudes e /ou atributos da humanidade.

Grafite: Manifestação artística das modalidades de desenho e/ou pintura, surgida em Nova York nos anos 1970, caracterizada pela intencionalidade do artista em interferir na paisagem urbana, utilizando suportes originalmente não criados para esta finalidade. A arte do grafite possui vários estilos, dentre eles o estêncil (termo inglês: stencil) que é uma técnica usada para estampar, aplicar desenho por meio de um molde, preenchendo com tinta o desenho vazado, criando o elemento desejado (figura, desenho, número, letras etc.) e o grafite 3D, técnica utilizada pelos artistas para dar a ilusão de que o desenho está saindo do chão ou da parede. As imagens são impactantes, interativas e simulam abismos, penhascos etc.

Intervenção artística: Esta prática artística que se espraia pela arte pública, urbana e a Land Art têm como objetivo, intervir numa situação, num local, num objeto, de forma a provocar uma reação, seja ela sentida, pensada, percebida ou de transformação. Ela se apropria dos espaços urbanos ou naturais, quase sempre interagindo com algo que já existe. O grafite e os adesivos (stickers) são os mais comuns.

Outras modalidades da arte pública contemporânea: Dentro da grande variedade de modalidades artísticas existentes, destacamos: as fontes multimídia-chafarizes que utilizam águas que se movimentam, luzes, música e projeções, para criar uma apresentação para o público e a Land Art-prática artística realizada diretamente na natureza, utilizando os elementos encontrados no local, criando produções de diferentes formas e tamanhos. As intenções artísticas são muito semelhantes às das intervenções.

Arte Pública: Refere-se às obras de livre acesso, tanto aquelas que estão dentro de espaços tradicionais para sua exposição (museus e galerias), quanto aquelas realizadas ou expostas em espaços não tradicionais (ruas, praças, parques etc.).

 

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações e internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 26/10 a 29/10

 

__

 

 

 

  

                                        Ciências/Profº: Ana Paula

 Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

 

Professora :  Ana Paula

 

Período: 26/10/2020 à 30/10/20

 

Habilidades: Descrever a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como a localização do sistema solar na nossa Galáxia e dela no Universo.

 

Atividade: assistir o vídeo e responder as questões abaixo:

https://youtu.be/QTzyluDk_jI

1-    Onde está situado o sistema solar?

 

2-    Qual é o nome da nossa galáxia?

 

3-    Cite os oito planetas que compõem o sistema solar:

 

4-    Como estão divididos os planetas?

 

5-    Quem é o nosso satélite natural?

 

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

                                     Educação Fisica/Profº /donizete

EE SALIM FARH MALUF                                                                            PROFESSOR DONIZETI                                                                                                                                                 PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO FÍSICA                                                            ENSINO FUNDAMENTAL II                                                                       TURMA : 9º ANO C                                                                                               AULAS PREVISTAS : 02

                    4º BIMESTRE          SEMANA         26/10    Á    30/10/2020

Conteúdos: Ginástica/Corpo Movimento Saúde

Habilidades e Competências Gerais:

(EF09EF07) Experimentar e fruir u ou as programas de exercícios físicos, identificando as exigências de consciência corporal, condicionamento físico  e discutir  côo a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria  das condições de vida,saúde, bem estar e cuidado consigo mesmo.

(EF09EF23*) Discutir as implicações dos hábitos alimentares na incidência da obesidade, na saúde e qualidade de vida.

Desenvolvimento:

Atividade: pesquisas sobre o tema “Ginástica / Corpo / Saúde / Movimento”

Atividades no caderno do aluno.

Questionários sobre os temas abordados.

Assistir vídeos no youtube ou mesmo jogos pela televisão.

Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou deverá apresentar as atividades no caderno quando do retorno das aulas presenciais.

Tempo para atividade: 45 minutos (cada aula)

Recurso

Caderno do Aluno; Livros; App CMSP, Blog da Escola, Internet, Google Classroom, retirar na escola atividades impressas para quem não tiver acesso a computador.

Avaliação/Sistematização:

Participação dos alunos na entrega das atividades bem como sua participação no Centro de Mídias de São Paulo.

Devolução das Atividades e-mail:

doniz6@hotmail.com/        Google Classroom

 

                                            Geografia/Profº Hosana

ATIVIDADE SEMANAL (26 a 29 /10)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA: 9ºC

DURAÇÃO: 4 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

Responda as questões abaixo de acordo com o tema (Poluição do Ar) abordado na semana anterior.

 

1)    O que são poluentes?

2)    Cite, pelo menos, dois problemas ambientais causados pelos poluentes?

3)    O que você entende por Poluição?

4)    Cite os principais poluentes atmosféricos.

5)    Por que plantas e animais mortos em condições naturais não prejudicam o meio ambiente? 

                                          História/Profº

                                            Inglês/Profº Mônica

Prof.ª Monica – Inglês - 4º Bim.                    Data: 26/10/20 a 30/10/20

Turmas: 9º A, B, C

 

Tema: Dias da Semana

 

 

1ª aula:

Os dias da semana em inglês são fáceis de memorizar e sabê-los é essencial para desenvolver um diálogo no nível básico. Diferentes do português, são obrigatoriamente escritos com letra maiúscula, caso contrário são considerados gramaticalmente incorretos.

1)      Leia atentamente o texto a seguir. Se for necessário faça a tradução do texto.

Monday, Tuesday, Wednesday

And I’m still in the middle of the week

Thursday, Friday

The weekend is coming.

Saturday and Sunday

Are the best days, my friend

But they go fast, so quickly

It’s Monday all over again.

Monday, Tuesday, Wednesday

Thursday, Friday

Saturday and Sunday.

 

2ª aula –

1)      O texto a seguir fala sobre algumas curiosidades sobre os dias da semana em inglês. Copie-o em seu caderno.

 

O significado dos dias da semana em inglês

Muita gente não sabe, mas os nomes dos dias da semana ao redor do mundo surgiram baseados em números e planetas. Em muitos lugares esses nomes foram alterados de acordo com a religião ou por motivos seculares. No caso do inglês, alguns nomes dos dias da semana derivam de deuses Anglo-Saxões.

Weekdays e weekends

Os dias da semana em inglês são chamados de weekdays e os fins de semana de weekends, mas isso varia de um país para outro, assim como o Business day, que significa “dia útil”.

 

Calendário em inglês

A maioria dos calendários nos Estado Unidos e Canadá marcam Sunday (Domingo) como o primeiro dia da semana, já no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul, o primeiro dia da semana é Monday (Segunda-Feira).

 Copie e envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br 

                                 

 

                                 Língua Portuguesa/Profº

                                         Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 26/10/2020  a 29/10/2020 (6 aulas)

4º BIMESTRE

Caros alunos, iniciamos o 4º bimestre, mas vamos continuar com o caderno do aluno volume 3

 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
ATIVIDADE 1 – O MUNDO FINANCEIRO A NOSSA VOLTA

Para início de conversa essa situação de aprendizagem vamos tratar de assuntos financeiros a proposta vai ser a seguinte primeiro vocês irão responder as perguntas da tabela abaixo sem consulta e vão me encaminhar certo !

E depois vocês vão realizar a pesquisa sobre os termos financeiros , e em seguida comparar com suas percepções anteriores registradas na tabela .

Neste mundo globalizado, a sociedade tem se tornado cada vez mais consumista e planejar o futuro é essencial para uma vida mais tranquila e segura. Em nosso cotidiano, é comum
ouvirmos falar em juros, descontos, empréstimos, financiamentos, cheque especial, aplicações
financeiras, entre outros.

1.1 Na tabela a seguir, escreva o que você entende a respeito de cada termo relacionado: 

Termo utilizado

Compreensão pessoal

Juros

 

Descontos

 

Empréstimos

 

Financiamentos

 

Cheque especial

 

Aplicações financeiras

 

 Realize uma pesquisa sobre esses termos financeiros presentes na tabela anterior e compare com o seu registro. Complete ou faça ajustes no que escreveu, para futuras pesquisas.


                                         Projeto de vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 2 (26.10 à 30.10)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano;

 Prezados alunos concluam a atividade 1 da situação de aprendizagem 1 do caderno do  estudante do 4º bimestre  no final da atividade terá um teste para fazer, depois veremos quais é seu tipo de atitude. Envie para o professor este teste por e-mail.

ü  8º Ano;

Prezados alunos concluam a atividade 1- COMBINADOS da situação de aprendizagem 1- mão na massa do caderno do estudante do 4º bimestre,  depois envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  9 Ano;

Prezados alunos concluam a atividade 1- Tempo, tempo, tempo ... da situação de aprendizagem 1- NOSSA! QUANTA COISA PARA FAZER! CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI? do caderno do  estudante do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos concluam a atividade 1- “Interatividade e ação” da situação de aprendizagem 1- O ESPERADO ENCONTRO COM OS RESULTADOS do caderno do estudante (p.23) do 4º bimestre , envie para o professor as respostas da atividade, por e-mail.

 

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Imaginação criativa.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010  

                                 Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B e C

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade 27 a 29/10 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    Quais são as novas inovações tecnológicas?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

  

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