Atividade da semana de 05 a 09 de outubro 2020
4ºAno A ( Anos Iniciais )
Professora: Claudia
São Paulo, 05 de outubro de 2020.
Segunda-feira.
Professora: Claudia Rudi
Telefone? (11) 9 9330-3341
Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.
Português.
Escrever no
caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
Atividade. Ortografia.
Leia as palavras
observando a posição dos encontros destacados. Tendo o objetivo de não fazerem
os alunos memorizarem, mas saberem empregar a divisão silábica nesses casos.
decepção |
ritmo
|
coadjuvante |
Hipnose |
pneumonia |
cacto |
intacta |
opcional |
signo |
gnomo |
helicóptero |
Psicólogo |
atmosfera |
digno |
Pacto |
eclipse |
pseudônimo |
réptil |
a) Divida as palavras em sílabas.
b) Oque acontece com os encontros que estão
no início da palavra?
c) Oque acontece com os encontros que estão
no meio da palavra?
Na divisão silábica, os encontros
consonantais CT, DJ, GN, PC, PÇ, PN, OS, PT e TM ficam em sílabas separadas.
Mas, quando estão no início da palavra,
eles não se separam.
Atenção!
Os encontros PC e PÇ não iniciam palavras.
Caderno do
aluno ler e escrever.
Projeto Jornal.
Atividade 4B - Página 155.
Atividade: Leitura da mesma notícia em diferentes veículos de comunicação.
(Atividade propõe ao aluno analisar duas notícias em diferentes veículos.
Observando diferentes opiniões
implícitas nos textos.
Respondendo as questões:
·
Com
que título essa notícia aparece nos diferentes jornais?
·
O que
a notícia no jornal Joca tem de diferente do jornal UOL?
·
Quais
são as semelhanças entre esses veículos?
Notícia 1
CBF define que jogadores e jogadoras vão
começar a receber pagamentos iguais
O mesmo vai valer para premiações dos
Jogos Olímpicos
A igualdade dos salários foi
conquistada pelas jogadoras graças a uma série de reivindicações feitas por
elas. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, em 2 de setembro,
que as jogadoras da seleção passaram receber o mesmo salário diário que os
jogadores homens – antes, o pagamento que as mulheres recebiam era inferior. De
acordo com o anúncio feito pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, a medida
começou a ser aplicada em março.
Antes,
os prêmios em dinheiro que as jogadoras recebiam quando conquistavam etapas da
Olimpíada era inferior ao dos homens. Agora, a partir dos próximos Jogos
Olímpicos, o valor será o mesmo.
Já nas
próximas Copas do Mundo, de acordo com o comunicado, os prêmios serão
proporcionais aos valores dados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Deste modo, as mulheres ainda vão receber menos do que os homens.
A
decisão foi tomada após uma série de reivindicações das mulheres, como as jogadoras
Marta (eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa) e Formiga (única pessoa
do mundo a ter participado como atleta de sete Copas do Mundo), que pediam
igualdade em relação aos jogadores homens.
O Brasil
não é o único país a adotar a igualdade de salários. A federação da Austrália
foi a primeira a assumir essa postura, em novembro de 2019.
Fontes: CBF, El País e Gazeta Esportiva. (Jornal Joca)
Notícia 2
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou hoje que vai
equiparar os salários para as principais equipes de futebol feminino do país e
revelou, também, a criação de uma coordenação de competições nacionais
femininas — o órgão escolheu para o cargo Aline Pellegrino, ex-capitã da
seleção e responsável pela modalidade na FPF (Federação Paulista de Futebol).
A
CBF oficializou, também, a diretora de futebol feminino do Internacional, Duda
Luizelli, como coordenadora de seleções, ocupando o posto que foi deixado, há
três meses, por Marco Aurélio Cunha. (Jornal UOL esporte).
Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias,
cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida
pública. (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes
textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários,
posts...). |
Artes- Uma aula de cinquenta
minutos.
Matemática
ATIVIDADE 1
Nina tem muitos
amigos na rua em que mora. Ela fez uma pesquisa com eles para encontras a brincadeira
preferida.
Veja os resultados:
1- Qual a brincadeira mais votada e a menos votada?
Quantos votos teve a brincadeira “Jogar Bola”? e a brincadeira de amarelinha?
Caderno do aluno
EMAI.
Atividade 24.3 – Está atividade tem o objetivo de propor que as
crianças explorem situações do campo multiplicativo com significado de
combinatórias.
Atividade 24.4 – Está atividade tem o objetivo de propor que as
crianças quantifiquem situações do campo multiplicativo com o significado de combinatória.
Páginas 61 e 62.
Habilidade:
EF04MA13 Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando
necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração
e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas,
dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do
cálculo mental e/ou da calculadora. |
Duas aulas de cinquenta minutos.
São Paulo, 06 de outubro de 2020.
Terça-feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura inicial: Será enviada por
Whatsapp.
Português.
Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da
professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.
Trabalhando diferentes gêneros textuais.
Vida da gente
Todos os dias nós jogamos fora muitas coisas de que não precisamos mais.
Para onde
será que elas vão? Será que daria para usá-las novamente?
Todo dia da nossa vida, a gente pega tudo o que não interessa mais e
joga fora, certo? Daí vem o lixeiro e leva. Parece simples, mas... para onde o
lixeiro leva o lixo?
Há lugares
onde eles jogam tudo, que são os lixões. Lá, os homens ficam pondo lixo e
enterrando, até que junta tanto lixo que nem todas as máquinas do mundo
conseguiram enterrar. Nessa hora, é preciso encontrar novos lugares para fazer
novos lixões. A gente nunca pensa nisso, afinal os lixões são todos longe da
casa da maioria de nós. Mas fique sabendo que isso é um problema desse tamanho!
Algumas coisas que nós jogamos fora são tão venenosas que contaminam a
terra dos lixões por muitos anos. O problema é que não existe mágica. Enquanto
a gente viver, vai produzir lixo. O jeito menos besta de ajudar nisso é criar a
menor quantidade de lixo possível. Como? Reciclando. Reciclar não é só juntar
vidro e jornal e vender para o garrafeiro que vai vender para a fábrica de
vidro ou papelão. Ou então dar para o lixeiro nas cidades que coletam lixo
recolhido.
A gente precisa aprender a gastar bem as coisas antes de jogar fora!
Usar sempre o papel dos dois lados, usar vidros e saquinhos para guardar outras
coisas depois de bem lavadinhos... Se a gente não se preocupar com isso, logo
vai haver uma montanha fedida perto da nossa casa! Escute o que eu estou
falando!
Fernando
Bonassi.
Vida da gente
. Belo Horizonte: Formato
1-
O texto
trata de um assunto ecológico muito importante, é ele:
a)
animais em
extinção.
b)
queimadas
e desmatamentos.
c)
lixo que
produzimos.
d)
sujeira
dos mares, rios e lagos.
e)
Nenhuma
das alternativas.
2- A quantidade excessiva do lixo pode
gerar uma grave consequência relatada no
texto:
a) acabar chegando perto das fábricas.
b) acabar chegando perto dos parques.
c) acabar chegando perto dos hospitais.
d)acabar chegando perto de nossa casa.
e) Nenhuma das alternativas.
3-Marque uma maneira de criar menor
quantidade de lixo possível:
a) economizando
b) reciclando
c) limpando
d) juntando
e) Nenhuma das alternativas.
4-Qual a denominação do autor do texto
para o termo reciclar:
a) aprender a gastar bem as coisas
antes de jogar fora.
b) dar o lixeiro nas cidades que
coletam lixo recolhido.
c) juntar vidro e jornal e vender.
d) fazer a coleta seletiva em sua
escola.
e) Nenhuma das alternativas.
5 Você considera que a mensagem do
texto se refere a:
a) uma bronca
b) uma alerta
c) uma piada
d) um relato
e) Nenhuma das alternativas.
Caderno do aluno ler e
escrever.
Sequência Didática- Lendo e
escrevendo cartas de reclamação.
Atividade 4A – Escrita de carta de reclamação.
A atividade propõe a produção autônoma de carta de
reclamação. O tema para a produção e a “queimada da nossa mata nativa”.
Encaminhamentos para a produção da carta.
a- Como podemos começar a carta?
b- O que é preciso ter na carta?
c- Os leitores compreenderão nossa
posição?
d- Como nós vamos sustentar nossos argumentos para planejar
nossa reivindicação?
Páginas, 168
EF15LP05A Planejar o texto que será produzido, com a ajuda
do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para
quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto
(impresso/digital) e as características do gênero. EF04LP11B Revisar e editar
cartas de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando da
apresentação final do texto. |
Duas aulas de cinquenta minutos.
Educação física-
Uma aula de cinquenta minutos. |
Matemática
Caderno do aluno Emai.
Ou podemos pensar inversamente
fazendo a distribuição, ou seja, a divisão das bolinhas em grupos com 6
unidades cada, da seguinte forma:
Atividade 24.5
Está
atividade tem o objetivo de propor que as crianças reconheçam, por meio de
investigação, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas
entre as operações de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução
de problemas.
Atividade
24.6
Está
atividade da unidade 6 será uma avaliação das aprendizagens das crianças.
Os alunos
receberão um link com atividade proposta. Por Whatsapp. Páginas, 63 a 65.
Habilidade:
EF04MA13 Reconhecer,
por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as
relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de
multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas,
dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do
cálculo mental e/ou da calculadora. |
São Paulo, 07 de outubro de 2020.
Quarta-feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura inicial: Será enviada por
Whatsapp.
Português.
Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da
professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.
Atividade.
Caderno do aluno ler e escrever.
Projeto Jornal.
Atividade 5-A
Identificando aspectos de uma
carta de leitor.
A atividade tem o objetivo de propor
ao aluno identificar que as cartas possuem finalidade, um assunto, remetente (emissor)
e um destinatário específicos.
Atividade 5-B
Análise de carta de leitor.
Atividade
propõe ao aluno identificar onde circulam as cartas de leitores e perceberem
que as cartas são meios de posicionar-se diante do que leem, razão pela qual
elas costumam ter um caráter opinativo e são escritas sempre em primeira
pessoa.
Páginas 156 a 158
(até a atividade d).
Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas
de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública,
fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto
comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts,
entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/
sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias,
cartas de leitor, comentários, posts...). |
Duas aulas de cinquenta minutos.
Matemática
Caderno do aluno Emai.
Como posso resolver este quadro numérico, observando que a
dicas no próprio quadro. Escreva no caderno como você solucionou a atividade
proposta.
Sequência 25 - Atividade25.1
Está atividade tem por objetivo
propor que as crianças resolvam suas ações problemas do campo aditivo com o
significado de composição do campo multiplicativo com significados de proporcionalidade configuração retangular.
Atividade - 25.2
Está atividade tem por objetivo propor que as crianças
identifiquem valor posicional de cada algarismo em um número natural com
exploração a partir do uso da calculadora e realizem cálculos mentais ou com a utilização
de calculadora. Páginas, 69 e 70.
EF04MA06B Resolver e elaborar
situações problema envolvendo diferentes significados da multiplicação:
combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como
cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo
diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória e
proporcionalidade. |
Duas aulas de cinquenta minutos
História
Livro Ápis (PNLD) - Capítulo 11
percorrendo distâncias (Continuação)
Atividade propõe o reconhecer dos
caminhos aos trilhos, está atividade trata do uso do trem como meio de
transporte no passado e hoje, levando os alunos a identificar os motivos para a
sua construção e utilização, bem como permanências e mudança a ele
relacionadas. Páginas 241.
Habilidade: (EF04HI07)
Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e
marítimos para a dinâmica da vida comercial. |
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 08 de outubro de 2020.
Quinta-feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura inicial: Será enviada por
Whatsapp.
Português.
Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da
professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.
Caderno do aluno ler e escrever.
Etapa-2 Textos de divulgação científica
Nesta etapa os alunos terão a
oportunidade de conhecer alguns textos de divulgação científica com a
finalidade de aprofundar os conhecimentos relativos ao gênero, bem como sua
estrutura composicional. Levantamento de conhecimento prévios sobre doença
transmitida por mosquito- A DENGUE.
Atividade 2B –
Levantamento de conhecimento prévios sobre o texto de divulgação cientifica- e
reflexão.
Páginas 179 a 180 e 181, até a atividade 2.
Atividade
buriti mais português, Páginas 118 e 119. Atividade complementar.
Habilidade:
(EF04LP14) Identificar em notícias,
cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida
pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do
fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts,
entre outros textos do campo da vida pública. |
Matemática
Caderno do aluno
Emai.
Atividade-25.3
Utilizando o jogo de stop, o objetivo nesta atividade é propor que as
crianças realizem operações por meio de cálculo mental e as validem ou não com
o uso da calculadora, assim como identifiquem incorreções no preenchimento de
uma cartela de jogo.
Atividade 25.4
A atividade tem como objetivo propor que as crianças elaborem uma
situação problema que possa ser resolvida pelo uso de operações.
Para essa atividade é importante que você conheça o jogo Stop.
Se você não conhece, não se preocupe a sua
professora irá explicar tudo pelo WhatsApp. O stop é um jogo em que é feito um quadro de
assuntos escolhidos pelos participantes em cada coluna recebe o nome de
uma categoria de palavra, como carros, frutas, animais, adjetivo animais, nomes
de pessoas, para começar o jogo um participante escolhe uma letra do alfabeto e
os participantes devem preencher uma palavra relacionada aos tópicos que inicia
com a letra mas a nossa atividade ela não será com letras mas sim com operações
matemáticas e números. estou ansiosa por essa aula aguardo sua participação.
Páginas, 71 e 72.
EF04MA06B) Resolver e
elaborar situações problema envolvendo diferentes significados da
multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas
envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão:
combinatória e proporcionalidade. |
Duas aulas de cinquenta minutos.
Ciências
(EF04CI011A) Explicar
a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua e
associá-los a períodos regulares de marcação do tempo na vida humana.
O universo
Ao observarmos o i a noite, podemos ter uma pequena pista da
grandiosidade do universo do qual fazemos parte.
O universo é formado por inúmeras galáxias, cada qual constituída por
uma infinidade de estrelas e de outros astros.
O nosso planeta também é um astro. ele circula em volta de uma grande estrela, o sol. Os Nove planetas é o sol, formam o nosso sistema solar que faz parte da galáxia da vial-Láctea
São Paulo, 09 de outubro de 2020.
Sexta-feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.
Educação
física- Uma aula de cinquenta minutos. |
Artes- uma
aula de cinquenta minutos |
Português.
Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da
professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.
Sequência Didática ”Mudança
de foco narrativo”.
Atividade 4B- Nesta etapa da atividade a professora fará a
correção coletiva do texto “O menino das meias vermelhas”. Página 190.
Atividade Habitual. Leitura pelo
Aluno.
A solicitação e que o aluno grave
um áudio ou vídeo e envie para a professora. A leitura será disponibilizada
através do whatsapp.
Leitura pelo Aluno.
(EF35LP07)
Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia,
regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final,
ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e
pontuação do discurso |
Geografia
Relação campo
cidade
Livro Ápis (PNLD), Capitulo 7-
atividades Páginas 157 a 159. (continuação da atividade)
A proposta é que os estudantes adquiram
informações sobre a pecuária e outras atividades muito importante. E consigam
também observar as formas de representação das informações no mapa e no
gráfico.
Habilidade: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a
interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de
informações, de ideias e de pessoas. (EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos
variados de mapas, identificando suas características, elaboradores,
finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos. |
Uma aula de cinquenta minutos.
Disciplina : Arte
Professora: Flávia
Atividade de estudo online
Professora:
Flávia Lima
Disciplina:
Artes
Ano/Series: 4º A anos iniciais.
Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem e, conhecer obras de Tarsila Amaral.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.
Educação Física
EE SALIM
FARAH MALUF
EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR
DONIZETI TURMA:
4º ANO A |
ATIVIDADES SEMANA 05/10
Á 09/10/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Vamos fazer essa semana a brincadeira “Cabra-Cega”,
convide toda a sua família para participar junto com você.
|
2ª AULA (50
minutos) Vamos praticar um pouco de ginástica. Pode ser feita no
tapete da sala ou no seu quintal. Convide sua família para participar. |
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a
criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar um lenço ou um pedaço de pano, e um
tapete. Assistir as aulas no CMSP. |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as
brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da
sua professora de sala. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário