segunda-feira, 5 de outubro de 2020

4ºAnos iniciais semana de 05 a 09 de outubro de 2020

    Atividade da semana de 05  a 09 de outubro 2020

4ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora: Claudia 

São Paulo, 05 de outubro de 2020.

Segunda-feira.

Professora: Claudia Rudi

Telefone? (11) 9 9330-3341

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Português.

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

Atividade. Ortografia.

Leia as palavras observando a posição dos encontros destacados. Tendo o objetivo de não fazerem os alunos memorizarem, mas saberem empregar a divisão silábica nesses casos.

 

decepção  

ritmo  

coadjuvante

Hipnose

pneumonia

cacto

intacta

opcional

signo

gnomo

helicóptero

Psicólogo

atmosfera

digno

Pacto

eclipse

pseudônimo

réptil

 

a)       Divida as palavras em sílabas.

b)      Oque acontece com os encontros que estão no início da palavra?

c)       Oque acontece com os encontros que estão no meio da palavra?

 

Na divisão silábica, os encontros consonantais CT, DJ, GN, PC, PÇ, PN, OS, PT e TM ficam em sílabas separadas.

Mas, quando estão no início da palavra, eles não se separam.

Atenção!  Os encontros PC e PÇ não iniciam palavras.

 

Caderno do aluno ler e escrever.

Projeto Jornal. Atividade 4B - Página 155.

Atividade: Leitura da mesma notícia em diferentes veículos de comunicação. (Atividade propõe ao aluno analisar duas notícias em diferentes veículos.

 Observando diferentes opiniões implícitas nos textos.

 

Respondendo as questões:

 

·         Com que título essa notícia aparece nos diferentes jornais?

·         O que a notícia no jornal Joca tem de diferente do jornal UOL?

·         Quais são as semelhanças entre esses veículos?

Notícia 1

CBF define que jogadores e jogadoras vão começar a receber pagamentos iguais

O mesmo vai valer para premiações dos Jogos Olímpicos




A igualdade dos salários foi conquistada pelas jogadoras graças a uma série de reivindicações feitas por elas. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, em 2 de setembro, que as jogadoras da seleção passaram receber o mesmo salário diário que os jogadores homens – antes, o pagamento que as mulheres recebiam era inferior. De acordo com o anúncio feito pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, a medida começou a ser aplicada em março.

Antes, os prêmios em dinheiro que as jogadoras recebiam quando conquistavam etapas da Olimpíada era inferior ao dos homens. Agora, a partir dos próximos Jogos Olímpicos, o valor será o mesmo.

Já nas próximas Copas do Mundo, de acordo com o comunicado, os prêmios serão proporcionais aos valores dados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Deste modo, as mulheres ainda vão receber menos do que os homens.

A decisão foi tomada após uma série de reivindicações das mulheres, como as jogadoras Marta (eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa) e Formiga (única pessoa do mundo a ter participado como atleta de sete Copas do Mundo), que pediam igualdade em relação aos jogadores homens.

O Brasil não é o único país a adotar a igualdade de salários. A federação da Austrália foi a primeira a assumir essa postura, em novembro de 2019.

Fontes: CBFEl País e Gazeta Esportiva. (Jornal Joca)

 

Notícia 2



 A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou hoje que vai equiparar os salários para as principais equipes de futebol feminino do país e revelou, também, a criação de uma coordenação de competições nacionais femininas — o órgão escolheu para o cargo Aline Pellegrino, ex-capitã da seleção e responsável pela modalidade na FPF (Federação Paulista de Futebol).

A CBF oficializou, também, a diretora de futebol feminino do Internacional, Duda Luizelli, como coordenadora de seleções, ocupando o posto que foi deixado, há três meses, por Marco Aurélio Cunha. (Jornal UOL esporte).

 Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

 

 

Artes- Uma aula de cinquenta minutos.

 

Matemática

 

ATIVIDADE 1

Nina tem muitos amigos na rua em que mora. Ela fez uma pesquisa com eles para encontras a brincadeira preferida.

Veja os resultados:


1-      Qual a brincadeira mais votada e a menos votada? Quantos votos teve a brincadeira “Jogar Bola”? e a brincadeira de amarelinha?

Caderno do aluno EMAI.

Atividade 24.3 – Está atividade tem o objetivo de propor que as crianças explorem situações do campo multiplicativo com significado de combinatórias.

Atividade 24.4 – Está atividade tem o objetivo de propor que as crianças quantifiquem situações do campo multiplicativo com o significado de combinatória. Páginas 61 e 62.

 

Habilidade: EF04MA13 Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora.

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

 São Paulo, 06 de outubro de 2020.

Terça-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Português.

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

Trabalhando diferentes gêneros textuais.

Vida da gente

 

Todos os dias nós jogamos fora muitas coisas de que não precisamos mais.

Para onde será que elas vão? Será que daria para usá-las novamente?

Todo dia da nossa vida, a gente pega tudo o que não interessa mais e joga fora, certo? Daí vem o lixeiro e leva. Parece simples, mas... para onde o lixeiro leva o lixo?

Há lugares onde eles jogam tudo, que são os lixões. Lá, os homens ficam pondo lixo e enterrando, até que junta tanto lixo que nem todas as máquinas do mundo conseguiram enterrar. Nessa hora, é preciso encontrar novos lugares para fazer novos lixões. A gente nunca pensa nisso, afinal os lixões são todos longe da casa da maioria de nós. Mas fique sabendo que isso é um problema desse tamanho!

Algumas coisas que nós jogamos fora são tão venenosas que contaminam a terra dos lixões por muitos anos. O problema é que não existe mágica. Enquanto a gente viver, vai produzir lixo. O jeito menos besta de ajudar nisso é criar a menor quantidade de lixo possível. Como? Reciclando. Reciclar não é só juntar vidro e jornal e vender para o garrafeiro que vai vender para a fábrica de vidro ou papelão. Ou então dar para o lixeiro nas cidades que coletam lixo recolhido.

A gente precisa aprender a gastar bem as coisas antes de jogar fora! Usar sempre o papel dos dois lados, usar vidros e saquinhos para guardar outras coisas depois de bem lavadinhos... Se a gente não se preocupar com isso, logo vai haver uma montanha fedida perto da nossa casa! Escute o que eu estou falando!

Fernando Bonassi.

Vida da gente

. Belo Horizonte: Formato

 

  

1-      O texto trata de um assunto ecológico muito importante, é ele:

 

a)       animais em extinção.

b)      queimadas e desmatamentos.

c)       lixo que produzimos.

d)      sujeira dos mares, rios e lagos.

e)      Nenhuma das alternativas.

 

 

 

2- A quantidade excessiva do lixo pode gerar uma grave consequência relatada no

texto:

 

a) acabar chegando perto das fábricas.

b) acabar chegando perto dos parques.

c) acabar chegando perto dos hospitais.

d)acabar chegando perto de nossa casa.

e) Nenhuma das alternativas.

 

 

3-Marque uma maneira de criar menor quantidade de lixo possível:

 

a) economizando

b) reciclando

c) limpando

d) juntando

e) Nenhuma das alternativas.

 

4-Qual a denominação do autor do texto para o termo reciclar:

 

a) aprender a gastar bem as coisas antes de jogar fora.

b) dar o lixeiro nas cidades que coletam lixo recolhido.

c) juntar vidro e jornal e vender.

d) fazer a coleta seletiva em sua escola.

e) Nenhuma das alternativas.

 

5 Você considera que a mensagem do texto se refere a:

 

a) uma bronca

b) uma alerta

c) uma piada

d) um relato

e) Nenhuma das alternativas.

 

Caderno do aluno ler e escrever.

Sequência Didática- Lendo e escrevendo cartas de reclamação.

Atividade 4A – Escrita de carta de reclamação.

A atividade propõe a produção autônoma de carta de reclamação. O tema para a produção e a “queimada da nossa mata nativa”.

Encaminhamentos para a produção da carta.

a- Como podemos começar a carta?

b- O que é preciso ter na carta?

c- Os leitores compreenderão nossa posição?

d- Como nós vamos sustentar nossos argumentos para planejar nossa reivindicação?

Páginas, 168

EF15LP05A Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero. EF04LP11B Revisar e editar cartas de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

Educação física- Uma aula de cinquenta minutos.

 

Matemática

Caderno do aluno Emai. 



Ou podemos pensar inversamente fazendo a distribuição, ou seja, a divisão das bolinhas em grupos com 6 unidades cada, da seguinte forma:



Atividade 24.5

Está atividade tem o objetivo de propor que as crianças reconheçam, por meio de investigação, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

 

Atividade 24.6

Está atividade da unidade 6 será uma avaliação das aprendizagens das crianças.

Os alunos receberão um link com atividade proposta. Por Whatsapp. Páginas, 63 a 65.

 

Habilidade: EF04MA13 Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora.

 

 

 

 

São Paulo, 07 de outubro de 2020.

Quarta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Português.

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

Atividade.

Caderno do aluno ler e escrever.

Projeto Jornal.

Atividade 5-A

Identificando aspectos de uma carta de leitor.

A atividade tem o objetivo de propor ao aluno identificar que as cartas possuem finalidade, um assunto, remetente (emissor) e um destinatário específicos.

 

Atividade 5-B

Análise de carta de leitor.

Atividade propõe ao aluno identificar onde circulam as cartas de leitores e perceberem que as cartas são meios de posicionar-se diante do que leem, razão pela qual elas costumam ter um caráter opinativo e são escritas sempre em primeira pessoa.

Páginas 156 a 158 (até a atividade d).



Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

Duas aulas de cinquenta minutos.

Matemática

 

Caderno do aluno Emai.

Como posso resolver este quadro numérico, observando que a dicas no próprio quadro. Escreva no caderno como você solucionou a atividade proposta.




Sequência 25 - Atividade25.1

Está atividade tem por objetivo propor que as crianças resolvam suas ações problemas do campo aditivo com o significado de composição do campo multiplicativo com significados de     proporcionalidade configuração retangular.

Atividade - 25.2

Está atividade tem por objetivo propor que as crianças identifiquem valor posicional de cada algarismo em um número natural com exploração a partir do uso da calculadora e realizem cálculos mentais ou com a utilização de calculadora.  Páginas, 69 e 70.

EF04MA06B Resolver e elaborar situações problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória e proporcionalidade.

Duas aulas de cinquenta minutos

História

 

Livro Ápis (PNLD) - Capítulo 11 percorrendo distâncias (Continuação)

Atividade propõe o reconhecer dos caminhos aos trilhos, está atividade trata do uso do trem como meio de transporte no passado e hoje, levando os alunos a identificar os motivos para a sua construção e utilização, bem como permanências e mudança a ele relacionadas.  Páginas 241.

Habilidade: (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

Uma aula de cinquenta minutos.


São Paulo, 08 de outubro de 2020.

Quinta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Português.

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

Caderno do aluno ler e escrever.

Etapa-2 Textos de divulgação científica

Nesta etapa os alunos terão a oportunidade de conhecer alguns textos de divulgação científica com a finalidade de aprofundar os conhecimentos relativos ao gênero, bem como sua estrutura composicional. Levantamento de conhecimento prévios sobre doença transmitida por mosquito- A DENGUE.

Atividade 2B – Levantamento de conhecimento prévios sobre o texto de divulgação cientifica- e reflexão.

 Páginas 179 a 180 e 181, até a atividade 2.

 

Atividade buriti mais português, Páginas 118 e 119. Atividade complementar.

 

Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.

 

Matemática

 

Caderno do aluno Emai.

Atividade-25.3

Utilizando o jogo de stop, o objetivo nesta atividade é propor que as crianças realizem operações por meio de cálculo mental e as validem ou não com o uso da calculadora, assim como identifiquem incorreções no preenchimento de uma cartela de jogo.

 

Atividade 25.4

A atividade tem como objetivo propor que as crianças elaborem uma situação problema que possa ser resolvida pelo uso de operações.

 

Para essa atividade é importante que você conheça o jogo Stop.

Se você não conhece, não se preocupe a sua professora irá explicar tudo pelo WhatsApp. O stop  é um jogo em que é feito um quadro de assuntos escolhidos pelos participantes em cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavra, como carros, frutas, animais, adjetivo animais, nomes de pessoas, para começar o jogo um participante escolhe uma letra do alfabeto e os participantes devem preencher uma palavra relacionada aos tópicos que inicia com a letra mas a nossa atividade ela não será com letras mas sim com operações matemáticas e números. estou ansiosa por essa aula aguardo sua participação. Páginas, 71 e 72.

 

EF04MA06B) Resolver e elaborar situações problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória e proporcionalidade.

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

Ciências

 

(EF04CI011A) Explicar a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua e associá-los a períodos regulares de marcação do tempo na vida humana.

 

O universo

 

Ao observarmos o i a noite, podemos ter uma pequena pista da grandiosidade do universo do qual fazemos parte.

O universo é formado por inúmeras galáxias, cada qual constituída por uma infinidade de estrelas e de outros astros.

O nosso planeta também é um astro. ele circula em volta de uma grande estrela, o sol. Os Nove planetas é o sol, formam o nosso sistema solar que faz parte da galáxia da vial-Láctea


br.pinterest.com


São Paulo, 09 de outubro de 2020.

Sexta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Educação física- Uma aula de cinquenta minutos.

Artes- uma aula de cinquenta minutos

 

Português.

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

Sequência Didática  ”Mudança de foco narrativo”.

Atividade 4B- Nesta etapa da atividade a professora fará a correção coletiva do texto “O menino das meias vermelhas”. Página 190.

Atividade Habitual. Leitura pelo Aluno.

A solicitação e que o aluno grave um áudio ou vídeo e envie para a professora. A leitura será disponibilizada através do whatsapp.

Leitura pelo Aluno.

 

(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso

 

Geografia

Relação campo cidade

Livro Ápis (PNLD), Capitulo 7- atividades Páginas 157 a 159. (continuação da atividade)

A proposta é que os estudantes adquiram informações sobre a pecuária e outras atividades muito importante. E consigam também observar as formas de representação das informações no mapa e no gráfico.

Habilidade: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. (EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

Disciplina : Arte

Professora: Flávia 

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series:  4º A anos iniciais.

 Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem e, conhecer obras de Tarsila Amaral.

 Duração: 2 aulas.

 Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha  para fazer a atividade escolhida.

 A partir da figura faça uma reprodução(cópia idêntica) da obra de Tarsila Amaral no caderno de desenho ou caderno normal da sala.

 

 



Educação  Física

Professor : Donizeti

                                  EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                                       TURMA: 4º ANO  A 

                    ATIVIDADES   SEMANA    05/10   Á  09/10/2020

1ª AULA (50 minutos)

Vamos fazer essa semana a brincadeira “Cabra-Cega”, convide toda a sua família para participar junto com você.

 

 



2ª AULA (50 minutos)

Vamos praticar um pouco de ginástica. Pode ser feita no tapete da sala ou no seu quintal. Convide sua família para participar.



ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar um lenço ou um pedaço de pano, e um tapete.

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário