domingo, 18 de outubro de 2020

2ºserie do ensino médio semana de 19 a 23 de outubro de 2020

   Atividade da semana de 19  a 23 de outubro 2020

                                                   Eletivas Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos Eletronicos e de app;

 

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1- Escolher

Música

Jogos

Livros

Lazer

·         Atividade 2- Responder o questionário;

Qual atividade de seu lazer te motiva em tempos de Pandemia? Enviar o que escolheu;

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 28/10/2020

                                                   Eletivas

                                                   

2º A /Manhã

Arte/Profº Paulo Sergio

E.E. PROFESSOR SALIM FARAH MALUF

PLANO DE ENSINO – ALUNOS

 

Professor: Paulo Sérgio de Farias.

E-mail institucional: psergiofarias@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Artes.

Data: 19/10 à 23/10/2020.

Turmas: 2º A e 2º B – Ensino Médio – Manhã – 04 aulas semanais.

 

 

HABILIDADES:

Diferenciar a Arte da Ciência, investigando na trajetória através da curiosidade e criação.

 

TEXTO: Todo mundo cria.

 




EXPLICAÇÃO / ATIVIDADE:

Caros alunos, estamos iniciando o 4º bimestre e, quero agradecer o empenho de cada um de vocês até agora. Na aula de hoje, foi falado sobre Arte e Ciência – Todo mundo cria!

O que eu quero que vocês façam, é: Leiam atentamente o texto e em seguida redijam um resumo sobre o que vocês entenderam, utilizando mais ou menos 5 linhas. Esta atividade é muito importante para o desempenho de vocês, por isso não deixem de participar e postar. Qualquer dúvida, estou à disposição!

 

 

 

Bons estudos! 

Biologia/Profº Ismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2°A e 2°B   – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Ácidos Nucléicos.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3


 ANO LETIVO 2020 – 4° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020. 

 

                                         

                                                  Atividade

                                        

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, os Ácidos Nucléicos.  

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

 

 

 

                                                  

Educação física/Profº Dayane

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA: 2º A

 

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

·         Unidade Temática: Esporte

 

 

ATIVIDADES

·         Atividade 1- Assistir a aula Movimento Inova do CMSP data de 23/10/20 ás 17h00;

·         Atividade 2- Relatar o contúdo da aula do CMSP;

 

 

                                 E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 28/10/2020

 

Filosofia/Profº Hosana

TURMA: 2ºA/B

DISCIPLINA: FILOSOFIA

DURAÇÃO: 2 AULAS SEMANAIS

 

Leia o texto abaixo e utilize outras fontes de pesquisa sobre o tema para a realização de atividades na próxima semana.

 

 

Liberdade de Expressão e Política

 

Restringir a circulação de ideias e proibir a liberdade de expressão é um direito retirado das pessoas em regimes totalitários.

A troca de ideias, das discussões e do diálogo encoraja a sociedade à mudança. Além disso, a liberdade de expressão limita o abuso de poder. Deste modo, os regimes autoritários são os primeiros a censurar os meios de comunicação e vigiar os locais de produção de ideias como universidades e escolas.

 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla o direito à liberdade de expressão, considerando que a mesma seja uma peça fundamental da democracia.

Sociologia/Profº Hosana

TURMA: 2ºA/B

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

DURAÇÃO: 2 AULAS SEMANAIS

 

Leia o texto abaixo e utilize outras fontes de pesquisa sobre o tema para a realização de atividades na próxima semana.

 

Anarquismo

 

O anarquismo é um sistema político, filosófico e ideológico que corresponde à ausência de governo, ao fim do Estado e da autoridade por ele imposta.

O significado do termo é de origem grega “ánarkhos”, que quer dizer “sem governo” e “sem poder”.

Na atualidade, o termo adquiriu uma simbologia negativa e equivocada. É muitas vezes associada à desordem ou à ausência de regras, utilizada como sinônimo de caos.

O anarquismo surge no século XIX. Foi proposto pelo filósofo e político inglês William Godwin (1756-1836), que sugere um novo sistema político e econômico distinto do capitalista. O capitalismo imperava desde a Revolução Industrial.

Física/Profº Romeu

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 9º BIMESTRE

 

MODELO DE  AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana19/10 a 23/10/2020

 

DISCIPLINA/TURMA:

             Física   Turma 2° A e B

 

CONTEÚDOS:

            *Calor   Temperatura e Fontes

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Estimar a ordem de grandezas de temperaturas de elementos cotidiano.

Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura.

 

 

                            DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                       Atividade de estudos ( 1 )

                                         

                                                     Pesquisar as transformações

 

                                                    Apostila do 2 bimestre pagina 40

 

                                                           Fazer a atividade  2

 

  

 As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email

jromeugobo@gmail.com     deverá constar o nome do aluno n° de chamada e a série

.

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla)

 

 

 

 

DATA: ___/__/_

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Química/Profº Lucilene

                             QUÍMICA

            E. E. SALIM FARAH MALUF

         SEMANA DE 19/10 À 23/10/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turmas: 2ºA e 2ºB                               02 aulas semanais (90 minutos)

Tema:

Revisão e recuperação de conteúdos

Desenvolvimento:

Revisar os conteúdos trabalhados anteriormente

Resolva as questões a seguir:

1)    Escreva a equação de neutralização total da reação entre as substâncias H3PO4 e NaOH.

2)    Em que consiste a rapidez de uma reação química?

3)    Quais são as condições necessárias para que uma reação química possa ocorrer?

4)    Como você descreveria uma reação reversível?

5)    Em um texto encontramos a seguinte frase:” Quando a água funde, ocorre uma reação exotérmica”. Na frase há:

(A) Apenas um erro, porque a água não se funde.

(B) Apenas um erro, porque a reação química é endotérmica.

(C) Apenas um erro, porque não se trata de uma reação química, mas de processo físico.

(D) Dois erros, porque não se trata de reação química e nem o processo físico é exotérmico.

(E) Três erros, porque a água não sofre fusão, não ocorre reação química e o processo físico é endotérmico.

 

Ao terminar a sua atividade enviar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail você deverá colocar nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

 

Geografia/Profº

História/ProfºSilvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMAS: 2A, 2B, 2TA, 2TB

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e as consequências de tal disputa.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

AVALIAÇÃO: Texto introdutório sobre o tema. Não há atividades nessa semana.

SEMANA: de 19 a 23 de outubro

Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?

 



As principais diferenças entre capitalismo e socialismo giram em torno do papel da propriedade, do governo e da economia.

Enquanto o capitalismo defende um Estado menor, o socialismo se baseia na exploração comum dos bens, que devem ser controlados pelo governo e o lucro distribuído entre os membros da sociedade.

Entenda melhor essa e outras diferenças entre os dois sistemas:

Capitalismo é um sistema socioeconômico seguido por vários países, onde a produção e a distribuição de riquezas são regidas pelo mercado, e os preços são determinados pela lei da oferta e da procura. O capitalismo apresentou várias fases.

A primeira fase foi a do Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo. Este momento estende-se do século XVI ao XVIII. Neste contexto, podemos identificar as características capitalistas como sendo de busca de lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o princípio de trocas, relações bancárias, fortalecimento do domínio da burguesia e desigualdades sociais. A segunda fase foi caracterizada como Capitalismo Industrial. A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos operários. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortaleceu o sistema capitalista e concretizou sua procedência na Europa e em outras regiões do mundo. Com a Revolução Industrial se deu o processo continuado de fabricação em massa, geração de lucros e acumulo de capital.


Através da propagação das ideias mercantilistas, do crescimento do comércio e das condições para o surgimento do modo de produção capitalista, as riquezas acumuladas, assumiram a forma de capital industrial. A terceira fase, a do Capitalismo Monopolista-Financeiro, que deu início no século XX, tem no sistema bancário, nas corporações financeiras e no comércio globalizado os aparatos de desenvolvimento. A globalização permitiu às grandes corporações produzirem seus produtos em diferentes locais do mundo, procurando a diminuição de custos.

A partir da primeira guerra mundial, o capitalismo passou por várias mudanças, passando de capitalismo competitivo a capitalismo monopolista. A sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais básicas: a dos capitalistas e a dos assalariados, onde os capitalistas são os donos dos meios de produção e os assalariados possuem a força de trabalho. O capitalismo gera uma sociedade de consumo. As sociedades dos países capitalistas são chamadas de sociedade de consumo, onde sob a pressão intensa da propaganda e da mídia , as pessoas são induzidas ao consumo exagerado.

A ansiedade social decorrente da industrialização, atraiu a atenção de vários estudiosos, que propuseram reformas com a intenção de acabar com as desigualdades econômicas e sociais. Apoiaram a tomada do poder pelos operários e a eliminação da propriedade privada para a formação de uma sociedade socialista. Porém, no final do século XX, o socialismo, passou a aceitar que o capitalismo não poderia ser controlado e nem abolido.
Podemos caracterizar o socialismo como um sistema onde não existem propriedades privadas dos meios de produção, a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade, o trabalho é pago segundo a qualidade e a quantidade do mesmo.

Dessa forma, as decisões econômicas cabem ao Estado, por interferência dos especialistas que elaboram os planos econômicos. No entanto, a crise econômica mundial das duas últimas décadas do século XX, que teve papel principal no colapso da União Soviética, envolveu também os países europeus de governo socialista ou social-democrata. Na França, Suécia, Itália e Espanha os partidos socialistas e social-democratas foram responsabilizados pelo aumento do desemprego e do custo de vida.

Uma das características do capitalismo é modificar tudo em mercadoria, isto é inquestionável. Todo produto social passa a ter, além de seu valor de uso, um valor de troca, que se subordina às leis de mercado. Os dois modelos, à sua maneira concentram o capital e o poder. No capitalismo, em poder de poucos, e no socialismo em poder do Estado. O capitalismo prega uma eficiência tremenda para produzir. O socialismo é muito bem-intencionado e é muito pouco competente em distribuir. Até porque, não havendo produção, não há o que distribuir.



Inglês/Profº Silvana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

Escola Salim Farah Maluf

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 19/10 à 23/10/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

 

DISCIPLINA/TURMA: 2ºA

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS:  Leitura e Interpretação de texto: If You Can’t Master English, Try Globish - ENEM 2014.

 

Habilidade: Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

 

                              If You Can’t Master English, Try Globish

PARIS — It happens all the time: during an airport delay the man to the left, a Korean perhaps, starts talking to the man opposite, who might be Colombian, and soon they are chatting away in what seems to be English. But the native English speaker sitting between them cannot understand a word.

They don’t know it, but the Korean and the Colombian are speaking Globish, the latest addition to the 6,800 languages that are said to be spoken across the world. Not that its inventor, Jean-Paul Nerrière, considers it a proper language.

 “It is not a language, it is a tool,” he says. “A language is the vehicle of a culture. Globish doesn’t want to be that at all. It is a means of communication.”

Nerrière doesn’t see Globish in the same light as utopian efforts such as Kosmos, Volapuk, Novial or staunch Esperanto. Nor should it be confused with barbaric Algol (for Algorithmic language). It is a sort of English lite: a means of simplifying the language and giving it rules so it can be understood by all.                             

                                       BLUME, M. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 28 out. 2013 (fragmento).

Considerando as ideias apresentadas no texto, o Globish (Global English) é uma variedade da língua inglesa que

A- tem status de língua por refletir uma cultura global.

B- facilita o entendimento entre o falante nativo e o não nativo.

C- tem as mesmas características de projetos utópicos como o esperanto.

D- altera a estrutura do idioma para possibilitar a comunicação internacional.

E- apresenta padrões de fala idênticos aos da variedade usada pelos falantes nativos.

 

 

Língua Portuguesa/Profº Jobiane

E. E. Salim Farah Maluf

Ano: 2° ano A – Ensino Médio

Matéria: Língua Portuguesa e Literatura

Semana de 19/10 a 23/10/2020

Orientação: Revisar as atividades do 3° bimestre que não foram realizadas e encaminhar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (com urgência), em documento Word ou PDF da foto do caderno, caso haja dúvidas, fazer o encaminhamento também por e-mail.

Matemática/Profº Romeu

MODELO DE  AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

5 aulas por semana 19/10 a 23/10/2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Matematica    2° A

CONTEÚDOS:* Matrizes  * Determinantes  * Sistemas Lineares

        

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·         Utilizar elementos de matriz para organizar e justificar a resolução de situações problemas baseadas em contextos do cotidiano.

 

 

 

                                    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                                   Atividade ( 1 )

                                             

                                                         

 

                                           Fazer a atividade  da apostila do 2 bimestre da pagina 23

 

                                                                    Fazer as atividades    ( 28,29,30e31 )                  

                     

                                                                 

                           

                  OBS:As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email

jromeugobo@gmail.com     deverá constar o nome do aluno n° de chamada e a série

 

.

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

DATA ----/----/----

 


























Projeto de Vida/Profº Rosiane

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.      PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.      TURMA

 

2ª Série - A

3.      DISCIPLINA:

Professor especialista, projeto de vida

4.      CONTEÚDOS:

Siga em frente

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Responsabilidade e assertividade.

6.    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-Ao longo de sua trajetória, quais foram as escolhas e decisões que você? Julga as mais acertadas do seu projeto de vida?

2- Após tudo o que você passou para implementar o plano de ação de seu projeto de vida, houve algum momento que você postergou, ou seja demorou para decidir (ou quase deixou para trás) uma decisão difícil, ou achou que deveria ter decidido com mais agilidade? O que? você sabe explicar as consequências disso?

OBS. Gostaria de ressaltar que todas as segundas-feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 8hs às 9hs.

 

7.      RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno para registro.

 

8.      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

19/10/2020 a 23/10/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane

12.  VALIDADO EM:

   19/10/2020

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 2º A

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade do período 16/10 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é deepfake?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

---------------------------------------------------------------------

2º B /Manhã


Arte/Profº Paulo Sergio

E.E. PROFESSOR SALIM FARAH MALUF

PLANO DE ENSINO – ALUNOS

 

Professor: Paulo Sérgio de Farias.

E-mail institucional: psergiofarias@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Artes.

Data: 19/10 à 23/10/2020.

Turmas: 2º A e 2º B – Ensino Médio – Manhã – 04 aulas semanais.

 

 

HABILIDADES:

Diferenciar a Arte da Ciência, investigando na trajetória através da curiosidade e criação.

 

TEXTO: Todo mundo cria.

 




EXPLICAÇÃO / ATIVIDADE:

Caros alunos, estamos iniciando o 4º bimestre e, quero agradecer o empenho de cada um de vocês até agora. Na aula de hoje, foi falado sobre Arte e Ciência – Todo mundo cria!

O que eu quero que vocês façam, é: Leiam atentamente o texto e em seguida redijam um resumo sobre o que vocês entenderam, utilizando mais ou menos 5 linhas. Esta atividade é muito importante para o desempenho de vocês, por isso não deixem de participar e postar. Qualquer dúvida, estou à disposição!

 

 

 

Bons estudos! 

Biologia/Profº Ismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2°A e 2°B   – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Ácidos Nucléicos.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 4° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020. 

 

                                         

                                                  Atividade

                                        

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, os Ácidos Nucléicos.  

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

 

 

 

                                                  

Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 19 a 23/10/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 2° B- MANHÃ

 

         EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

           

       REVISÃO DO CONTEÚDO: AGENTES ERGOGÊNICOS

 

Aula I: Revisão do conteúdo. Escreva quais os recursos ergogênicos você já utilizou ou se tem interesse ou não em utilizar e explique o motivo.

 

                                                                       

Tempo para realização das atividades: 45 minutos

 

Aula II: Faça um resumo sobre os conteúdos aplicados neste bimestre.

 

 

Tempo para realização das atividades: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Filosofia/Profº Hosana

TURMA: 2ºA/B

DISCIPLINA: FILOSOFIA

DURAÇÃO: 2 AULAS SEMANAIS

 

Leia o texto abaixo e utilize outras fontes de pesquisa sobre o tema para a realização de atividades na próxima semana.


Liberdade de Expressão e Política

 

Restringir a circulação de ideias e proibir a liberdade de expressão é um direito retirado das pessoas em regimes totalitários.

A troca de ideias, das discussões e do diálogo encoraja a sociedade à mudança. Além disso, a liberdade de expressão limita o abuso de poder. Deste modo, os regimes autoritários são os primeiros a censurar os meios de comunicação e vigiar os locais de produção de ideias como universidades e escolas.

 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla o direito à liberdade de expressão, considerando que a mesma seja uma peça fundamental da democracia.

Sociologia/Profº Hosana

TURMA: 2ºA/B

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

DURAÇÃO: 2 AULAS SEMANAIS

 

Leia o texto abaixo e utilize outras fontes de pesquisa sobre o tema para a realização de atividades na próxima semana.

 

Anarquismo

 

O anarquismo é um sistema político, filosófico e ideológico que corresponde à ausência de governo, ao fim do Estado e da autoridade por ele imposta.

O significado do termo é de origem grega “ánarkhos”, que quer dizer “sem governo” e “sem poder”.

Na atualidade, o termo adquiriu uma simbologia negativa e equivocada. É muitas vezes associada à desordem ou à ausência de regras, utilizada como sinônimo de caos.

O anarquismo surge no século XIX. Foi proposto pelo filósofo e político inglês William Godwin (1756-1836), que sugere um novo sistema político e econômico distinto do capitalista. O capitalismo imperava desde a Revolução Industrial.

Física/Profº Romeu

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 9º BIMESTRE

 

MODELO DE  AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana19/10 a 23/10/2020

 

DISCIPLINA/TURMA:

             Física   Turma 2° A e B

 

CONTEÚDOS:

            *Calor   Temperatura e Fontes

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Estimar a ordem de grandezas de temperaturas de elementos cotidiano.

Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura.

 

 

                            DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                       Atividade de estudos ( 1 )

                                         

                                                     Pesquisar as transformações

 

                                                    Apostila do 2 bimestre pagina 40

 

                                                           Fazer a atividade  2

 

  

 As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email

jromeugobo@gmail.com     deverá constar o nome do aluno n° de chamada e a série

.

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla)

 

 

 

 

DATA: ___/__/_

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Química/Profº Lucilene

                             QUÍMICA

            E. E. SALIM FARAH MALUF

         SEMANA DE 19/10 À 23/10/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turmas: 2ºA e 2ºB                               02 aulas semanais (90 minutos)

Tema:

Revisão e recuperação de conteúdos

Desenvolvimento:

Revisar os conteúdos trabalhados anteriormente

Resolva as questões a seguir:

1)    Escreva a equação de neutralização total da reação entre as substâncias H3PO4 e NaOH.

2)    Em que consiste a rapidez de uma reação química?

3)    Quais são as condições necessárias para que uma reação química possa ocorrer?

4)    Como você descreveria uma reação reversível?

5)    Em um texto encontramos a seguinte frase:” Quando a água funde, ocorre uma reação exotérmica”. Na frase há:

(A) Apenas um erro, porque a água não se funde.

(B) Apenas um erro, porque a reação química é endotérmica.

(C) Apenas um erro, porque não se trata de uma reação química, mas de processo físico.

(D) Dois erros, porque não se trata de reação química e nem o processo físico é exotérmico.

(E) Três erros, porque a água não sofre fusão, não ocorre reação química e o processo físico é endotérmico.

 

Ao terminar a sua atividade enviar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail você deverá colocar nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

 

Geografia/Profº

História/ProfºSilvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMAS: 2A, 2B, 2TA, 2TB

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e as consequências de tal disputa.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

AVALIAÇÃO: Texto introdutório sobre o tema. Não há atividades nessa semana.

SEMANA: de 19 a 23 de outubro

Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?

 



As principais diferenças entre capitalismo e socialismo giram em torno do papel da propriedade, do governo e da economia.

Enquanto o capitalismo defende um Estado menor, o socialismo se baseia na exploração comum dos bens, que devem ser controlados pelo governo e o lucro distribuído entre os membros da sociedade.

Entenda melhor essa e outras diferenças entre os dois sistemas:

Capitalismo é um sistema socioeconômico seguido por vários países, onde a produção e a distribuição de riquezas são regidas pelo mercado, e os preços são determinados pela lei da oferta e da procura. O capitalismo apresentou várias fases.

A primeira fase foi a do Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo. Este momento estende-se do século XVI ao XVIII. Neste contexto, podemos identificar as características capitalistas como sendo de busca de lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o princípio de trocas, relações bancárias, fortalecimento do domínio da burguesia e desigualdades sociais. A segunda fase foi caracterizada como Capitalismo Industrial. A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos operários. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortaleceu o sistema capitalista e concretizou sua procedência na Europa e em outras regiões do mundo. Com a Revolução Industrial se deu o processo continuado de fabricação em massa, geração de lucros e acumulo de capital.


Através da propagação das ideias mercantilistas, do crescimento do comércio e das condições para o surgimento do modo de produção capitalista, as riquezas acumuladas, assumiram a forma de capital industrial. A terceira fase, a do Capitalismo Monopolista-Financeiro, que deu início no século XX, tem no sistema bancário, nas corporações financeiras e no comércio globalizado os aparatos de desenvolvimento. A globalização permitiu às grandes corporações produzirem seus produtos em diferentes locais do mundo, procurando a diminuição de custos.

A partir da primeira guerra mundial, o capitalismo passou por várias mudanças, passando de capitalismo competitivo a capitalismo monopolista. A sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais básicas: a dos capitalistas e a dos assalariados, onde os capitalistas são os donos dos meios de produção e os assalariados possuem a força de trabalho. O capitalismo gera uma sociedade de consumo. As sociedades dos países capitalistas são chamadas de sociedade de consumo, onde sob a pressão intensa da propaganda e da mídia , as pessoas são induzidas ao consumo exagerado.

A ansiedade social decorrente da industrialização, atraiu a atenção de vários estudiosos, que propuseram reformas com a intenção de acabar com as desigualdades econômicas e sociais. Apoiaram a tomada do poder pelos operários e a eliminação da propriedade privada para a formação de uma sociedade socialista. Porém, no final do século XX, o socialismo, passou a aceitar que o capitalismo não poderia ser controlado e nem abolido.
Podemos caracterizar o socialismo como um sistema onde não existem propriedades privadas dos meios de produção, a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade, o trabalho é pago segundo a qualidade e a quantidade do mesmo.

Dessa forma, as decisões econômicas cabem ao Estado, por interferência dos especialistas que elaboram os planos econômicos. No entanto, a crise econômica mundial das duas últimas décadas do século XX, que teve papel principal no colapso da União Soviética, envolveu também os países europeus de governo socialista ou social-democrata. Na França, Suécia, Itália e Espanha os partidos socialistas e social-democratas foram responsabilizados pelo aumento do desemprego e do custo de vida.

Uma das características do capitalismo é modificar tudo em mercadoria, isto é inquestionável. Todo produto social passa a ter, além de seu valor de uso, um valor de troca, que se subordina às leis de mercado. Os dois modelos, à sua maneira concentram o capital e o poder. No capitalismo, em poder de poucos, e no socialismo em poder do Estado. O capitalismo prega uma eficiência tremenda para produzir. O socialismo é muito bem-intencionado e é muito pouco competente em distribuir. Até porque, não havendo produção, não há o que distribuir.


Inglês/Profº Silvana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

Escola Salim Farah Maluf

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 19/10 à 23/10/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

 

DISCIPLINA/TURMA: 2ºB

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS:  Leitura e Interpretação de texto: If You Can’t Master English, Try Globish - ENEM 2014.

 

Habilidade: Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

 

                              If You Can’t Master English, Try Globish

PARIS — It happens all the time: during an airport delay the man to the left, a Korean perhaps, starts talking to the man opposite, who might be Colombian, and soon they are chatting away in what seems to be English. But the native English speaker sitting between them cannot understand a word.

They don’t know it, but the Korean and the Colombian are speaking Globish, the latest addition to the 6,800 languages that are said to be spoken across the world. Not that its inventor, Jean-Paul Nerrière, considers it a proper language.

 “It is not a language, it is a tool,” he says. “A language is the vehicle of a culture. Globish doesn’t want to be that at all. It is a means of communication.”

Nerrière doesn’t see Globish in the same light as utopian efforts such as Kosmos, Volapuk, Novial or staunch Esperanto. Nor should it be confused with barbaric Algol (for Algorithmic language). It is a sort of English lite: a means of simplifying the language and giving it rules so it can be understood by all.                             

                                       BLUME, M. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 28 out. 2013 (fragmento).

Considerando as ideias apresentadas no texto, o Globish (Global English) é uma variedade da língua inglesa que

A- tem status de língua por refletir uma cultura global.

B- facilita o entendimento entre o falante nativo e o não nativo.

C- tem as mesmas características de projetos utópicos como o esperanto.

D- altera a estrutura do idioma para possibilitar a comunicação internacional.

E- apresenta padrões de fala idênticos aos da variedade usada pelos falantes nativos.

 

 

Língua Portuguesa/Profº Ruberval

 

E.E. Salim Farah Maluf

 

2ªSÉRIE B – Professor Ruberval.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: ruberval@prof.educacao.sp.gov.br

Habilidades: Pesquisar e diferenciar através das imagens o realismo do romantismo.

Atividade: Interpretação de texto(s) não verbal.

Tempo para realização: Uma semana – 19 a 23/10/2020, (cinco aulas de 45 minutos cada).

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

  

Romantismo

As obras relacionadas ao Romantismo estão focadas a valorização das diversificadas culturas, sentimentos, paixões, sensibilidades e ternura numa visão geral romântica centralizada na pessoa.                                                                     Como características principais o Romantismo apresenta alguns temas como:                                                                                                                                      Poemas                                                                                                       Cartas de amor                                                                                                       Canções                                                                                                                   Poesias                                                                                                                    Religiosidade

Como uns dos seus idealizadores têm

Camilo Castelo Branco                                                                                        José de Alencar                                                                                                     Alvarez de Azevedo

Exemplo de obra do Romantismo

Eco e Narciso                                                                                                         Pesadelo                                                                                                                  O Grito

Exemplo de obra do Romantismo

A obra: “O Homem desesperado” de Gustave Coubert, expõe visivelmente o Romantismo, porque apresenta a forma que o personagem se encontra.

 

Realismo

Todo movimento artístico que representa uma realidade vivenciada pela sociedade, sendo diferenciada por críticas a temas sociais espontâneos e com linguagem realista ou não, pode ser considerada como Realismo.                               Como características principais o Realismo apresenta alguns temas como:                                                                                                                                  linguagem comum                                                                         preocupação com o presente                                                                  ausência de heróis: as histórias são protagonizadas por pessoas comuns e não por pessoas idealizadas                                                Impessoalidade do narrador                                                                    Contenção emocional

Como uns dos seus idealizadores têm

Machado de Assis                                                                                                 Eça de Queiroz                                                                                                       Aluísio Azevedo

Exemplo de obra do Realismo

A imagem: “Cristo no deserto”, de Ivan Krams retrata nitidamente o significado do Realismo, já que expõe a vivencia Dele de maneira social, ou seja, fato real.

 

 

As catadoras                                              


O Peregrino sobre  o mar de névoa






            Após fazer a pesquisa, respondam as seguintes questões:

1)    Em sua opinião qual das imagens parece mais real? Por que?

2)    Qual das imagens pode ser considerada por você, romântica? Justifique.

3)    Na sua pesquisa qual diferença você observou entre o Romantismo e o Realismo? Justifique.

4)    Dentro do seu cotidiano de um exemplo de Romantismo.

5)    Dentro do seu cotidiano de um exemplo de Realismo.

 

 

Entregar as respostas via e-mail: ruberval@professor.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, série e data.

 

Matemática/Profº Rosélia

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

5 AULAS

 

SEMANA 19 á 23/10/2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

2º B (E.M)

 

CONTEÚDOS:

·                        Semana dos Estudos intensivos( Revisão do bimestre)

·                        Retomada dos conteúdos

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

·                        AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO 2º BIMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.

·                        OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS .

·                        ASSISTIR AS AULAS DO CMSP DA SEMANA DO DIA 19 Á 23/10/2020. E FAZER O MAPA MENTAL DAS AULAS ABORDADAS E REGISTRAR SUAS DÚVIDAS NO CADERNO PARA RETOMADAS NO CLASSROON.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·                        Avaliação Processual

·                        Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno, criar um mapa mental e Entregar via email ou no Class roon (foto).

·                        roselia.scardelato044@gmail.com

·                        Dúvidas no grupo do whats.da sala (14;00 ás 17;00)

 

 

 

   Data:23/10/2020.     

 

 

Projeto de Vida/Profº

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra 

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 2º B

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade do período 16/10 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é deepfake?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

---------------------------------------------------------------------

2º C /Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º C, D

CONTEÚDO:

O festival e o salão como modo de mostrar a produção.

1º aula e 2ª aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=PcMVoyEI60s

https://www.youtube.com/watch?v=UTK49x6wkas

Após assistir aos vídeos diga com suas próprias palavras qual a importância dos salões de exposições?

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 19/10/2020 a 23/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita


E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

 

2º Ensino Médio C, D e E Roteiro de Estudo – Semana de 19/10 à 30/10

https://docs.google.com/document/d/1PQ5WUrYgYBGQfrZDiXGRwe7tS5SIGp7EK8vY3YrOhco/edit?usp=sharing

Filosofia/ProfºKatia

Atividade

Condenado a ser livre                                                                                       

            O ser humano é livre, e a liberdade consiste no ato da escolha. Nós sempre escolhemos e não há como evitarmos.                                                   Quando dizemos que não há opção, na verdade estamos dizendo que não gostamos ou não queremos as que estão disponíveis a nós, pois elas sempre existem.                                                                                                                   Essa situação evoca uma experiência comum a nós. Imagine, nem que seja o “menos ruim”, é preciso tomar o remédio , quando se esta seriamente doente, seja por via injetável, seja por via oral, mesmo que nenhuma das duas opções lhe seja prazerosa. Diante disso, podemos ainda escolher não o tomar. Porem, nesse caso devemos estar cientes, de que conseqüências relacionadas a esta opção possivelmente recaíram sobre nós.                                                       Quando fazemos uma escolha entre uma via e outra, nós julgamos e avaliamos com base nos valores que nos servem de referência e critério. Se não os temos, escolhemos algo para preencher essa ausência, que, conforme vimos, não ser preenchida definitivamente por tratar-se da constituição própria da consciência. O valor como seu motor impulsiona o ser consciente a sempre agir, isso é, a escolher sempre entre um valor e outro, uma via e outra, e a executar uma ação.                                                                                                                  E nesse sentido estamos” condenados a ser livres”, porque desde que nascemos até nossa morte, nossa vida consiste irremediavelmente em agir. Essa expressão ressalta a condição paradoxal do ser humano: ao mesmo tempo em que estamos condenados agir, é uma necessidade existencial, somos livres para escolher e arcar com a responsabilidade de nossas escolhas, feitas livremente, isto é, feita apenas por nós, mediante ações sempre existenciais.                                                                                      Valor, escolha e liberdade como ato, implicam responsabilidade. Se cada um de nós escolhe segundo seus próprios valores e, com base neles , age, é completamente responsável por suas escolhas e suas ações, e também pelos resultados e pelas conseqüências dessas ações.

 

Resumo

Elabore um resumo sobre o que o autor quer expressar através do texto, destacando junto sua opinião sobre o tema.                                                           

 

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi realizada, após isso, enviar para o meu email: niciza@hotmail.com e para o da escola.

DATA: 17/10/2020.

sociologiaProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M -2C-2D-2E

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Como Vimos nas ultimas aulas, como era a sociedade medieval, como era composta, quais trabalhos eram mais utilizados no período, e etc..

Este Bimestre, vamos ver a Nossa sociedade, Como ela esta composta, etc.

Nesta semana vamos Pesquisar sobre.

Como é composta a Sociedade Brasileira? Quais classes sociais são predominantes no Brasil?

Lembrando que é uma PESQUISA, atividades com poucas linhas, não será aceitas.

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 2ª Séries C, D e E

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 19/10/2020   a 23/10/2020

               TEMA 2 – LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Queridos alunos enfim chegamos ao 4º bimestre de um formato extremamente  inovador e inesperado !

Concordo e compreendo  que está muito desafiador para todos !

Mas vamos lá!

 Falta  pouco !

 

Habilidade :Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas
que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos, lupas,
telescópios, microscópios  etc., visando à sua utilização adequada

 


 


Caderno do aluno (apostila )volume3 página 35

 

Com base nas imagens formadas por lentes estudadas até agora, explique o funcionamento de diferentes instrumentos ópticos: como luneta, microscópio, telescópio e retroprojetor.

Instrumento óptico

Funcionamento

Luneta

 

Microscópio

 

Telescópio

 

Retroprojetor

 

 



Atividade de encerramento do caderno do aluno volume 3

PARA SABER MAIS: Pesquise em seu livro didático ou na internet os seguintes problemas de visão: astigmatismo e presbiopia, bem como as lentes necessárias para as respectivas correções

Química/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º C, D e E
Conteúdo:  História das Pilhas e Baterias
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o poema Pilhas e Baterias, e interpretá-lo respondendo as questões abaixo.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito  no caderno
Data de Entrega: 28/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Poema: Pilhas e Baterias
Energizante eletrônico aos movíveis,
Condutores, redutores e oxidantes são elementos imprescindíveis,
Na fluência de elétrons, revitaliza os desvanecidos,
São essenciais no cotidiano, porém são finitas.
Podem ser prejudiciais, pelo detrito de seus materiais,
Manuseios responsáveis, reduzem riscos indesejáveis,
É vital a população, inteirar-se das consequências da poluição,
Incorporar atitude seletiva, exprime sapiência e conduz qualidade de vida.
(Elaborado por Laura Camargo de Andrade Xavier, especialmente para o Guia de Transição de Química 2019 -SEDUC)
Perguntas:
1 - No poema há descrição da função das pilhas e baterias? Em quais versos?
2 - Há evidências de conotação conceitual de Eletroquímica? Em quais palavras?
3 - Em que momentos aparecem palavras ou expressões que sugerem sustentabilidade e preservação ambiental?

Geografia/ProfºEdivaldo



Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicados as turmas dos 2º anos: C, D, E,  e Termo C.

Durante a semana de 19 a 23 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

Assinale a alternativa que apresenta somente consequências dos movimentos das Placas Tectônicas:

a) (  ) dobramentos modernos, falhas geológicas, vulcanismo, cadeias montanhosas.

b)  (  ) escudos cristalinos, bacias sedimentares, terremotos, planaltos.

c)  (  ) planaltos, falhas geológicas, bacias sedimentares, cadeias montanhosas.

d)  (  ) falhas geológicas, vulcanismo, sedimentação, dobramentos modernos.

e)  (  ) vulcanismo, cadeias montanhosas, escudos cristalinos, bacias sedimentares.

3ª questão:

As placas tectônicas movimentam-se aleatoriamente, ou seja, de forma não agrupada e organizada. No entanto, a direção que elas tomam deve-se à orientação da pressão magmática exercida logo abaixo delas.

Nesse sentido, quando duas placas tectônicas se movimentam no mesmo sentido contrário ou no sentido convergente, temos a formação de:

a)  (  ) Falhamentos

b)  (  ) escudos cristalinos. 

c)  (  ) Fossas oceânicas

d)  (  ) Bacias sedimentares

 

 

História/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – História

4º Bimestre

2ªC

Estados Unidos da América no século XIX

Semana 19 a 23 de outubro

· Assistir a vídeo aula disponível no link.

· Link: https://www.youtube.com/watch?v=lpbyx9O8PP0

· Faça um breve resumo

· Entregar até 30 de outubro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Inglês/ProfºMºAntonia


Série: 2o. Ano "C" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 19 à 23 de outubro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 16 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19
nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno quais são
os estados americanos que estão de fato vivendo essa situação.
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Covid in the U.S.: Latest Map and Case Count

By The New York Times - Updated October 16, 2020, 12:11 A.M. E.T.

Where new cases are higher and staying high

North Dakota
South Dakota
Montana
Wisconsin
Guam
Nebraska
Utah
Idaho
Iowa
Wyoming
Missouri
Arkansas
Oklahoma
Tennessee
Kansas
Alaska
Mississippi
Indiana
Illinois
Minnesota
Kentucky
New Mexico
Alabama
Nevada
Rhode Island
North Carolina
South Carolina
Texas
Colorado

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 2º ano C, 2º ano D, 2º ano E

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 19/10/2020 a 24/10/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Livro Aprender Sempre – Vol. 2

Sequência 3

1. (Uemg 2017) Uma pessoa verdadeiramente forte

A gente costuma ouvir que uma pessoa é forte, que tem gênio forte, quando ela reage com grande violência em situações que a desagradam. Ou seja, a pessoa de temperamento forte só está bem e calma quando tudo acontece exatamente de acordo com a vontade dela. Nos outros casos, sua reação é explosiva e o estouro costuma provocar o medo nas pessoas que a cercam.

As pessoas que não toleram frustrações, dores e contrariedades são as fracas, e não as fortes. Fazem muito barulho, gritam, fazem escândalos e ameaçam bater. São barulhentas e não fortes. O forte é aquele que ousa e se aventura em situações novas, porque tem a convicção íntima de que, se fracassar, terá forças interiores para se recuperar.

Ninguém pode ter certeza de que seu empreendimento – sentimental, profissional, social – será bem-sucedido. Temos medo da novidade justamente por causa disso. O fraco não ousará, pois a simples ideia do fracasso já lhe provoca uma dor insuportável. O forte ousará porque tem a sensação íntima de que é capaz de aguentar o revés.

O forte é aquele que monta no cavalo porque sabe que, se cair, terá forças para se levantar. O fraco encontrará uma desculpa – em geral, acusando uma outra pessoa – para não montar no cavalo. Fará gestos e pose de corajoso, mas, na verdade, é exatamente o contrário. Buscará tantas certezas prévias de que não irá cair do cavalo que, caso chegue a tê-las, o cavalo já terá ido embora há muito tempo. O forte é o que parece ser o fraco: é quieto, discreto, não grita e é o ousado. Faz o que ninguém esperava que ele fizesse.

(GIKOVATE, F. Disponível em: <http://flaviogikovate.com.br/uma-pessoa-verdadeiramenteforte/# more-540>.Acesso em: 01 out. 2016.)

A relação entre a tese do texto e os argumentos apresentados pelo autor para sustentar seu ponto de vista é caracterizada pela:

a. Contraposição entre os significados de força e fraqueza.

b. Valorização do fracasso e das frustrações da vida.

c. Distinção entre a ousadia e o medo da novidade.

d. Depreciação de indivíduos considerados fortes.

e. Exaltação daqueles que parecem fortes.

2. Leia os dois textos abaixo para responder à questão que segue:

Texto 1

A desculpa dada pelos provedores para o fim da internet ilimitada de que a rede não aguenta o volume de dados é esfarrapada. Se a rede não aguenta, aumentem a rede! O que deve estar acontecendo é a perda significativa de assinantes de TV a cabo para serviços como a Netflix. A

solução óbvia para os provedores é tentar barrar essa tendência. No Brasil, a Anatel faz o jogo das grandes empresas, e não o dos consumidores.

(R. R. – São Paulo, SP.)

Texto 2

O Brasil possui rede de banda larga com capacidade reduzida, velocidade ridícula e qualidade medíocre de sinal. Em lugar de utilizar as receitas oriundas dos preços exorbitantes pagos por seus usuários para aumentar a infraestrutura da rede e a qualidade e a velocidade do sinal, as operadoras, em abjeto conluio com a espúria agência dita reguladora, vão pelo caminho obviamente mais fácil: limitar a quantidade de dados movimentados.

(A. O. B. N. – Ribeirão Preto, SP. Folha de S. Paulo, 26/04/2016, p. A3. Fac. Pequeno Príncipe – 2016 - adaptado).

A leitura das duas opiniões de leitores sobre o mesmo tema permite inferir CORRETAMENTE que:

a. Enquanto o primeiro levanta uma hipótese para o motivo da limitação de dados na rede, o segundo limita-se a reclamar da situação.

b. Os dois textos perdem a validade argumentativa pela linguagem de baixo calão empregada para caracterizar os provedores de banda larga.

c. Ambos creditam à agência reguladora da telefonia um comportamento que vai contra as necessidades do consumidor.

d. O primeiro texto sugere uma solução para o problema do volume de dados e o segundo apresenta uma argumentação mais branda com os provedores.

e. Serviços como a Netflix, referida no primeiro texto, são perigosos aos consumidores, pois impedem a manutenção da banda larga.

Matemática/ProfºAparecida

E . E . SALIM FARAH MALUF

ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA DE 19/10 Á 22/10/2020

PROF: Aparecida MATEMÁTICA NOTURNO

2º ANO ENSINO MÉDIO

1) Um Buffet comprou, em uma liquidação de fabrica, duas caixas com pratos de porcelana de marcas diferentes A e B, porem alguns pratos estavam com defeitos, a porcentagem dos pratos defeituosos, respectivamente nas caixas A e B é de 15% e de 5%. Foram misturados numa caixa 100 pratos do tipo A e 100 pratos do tipo B . Se tirarmos um prato ao acaso e ele for defeituoso, a probabilidade que ele seja da marca A é de:

(A) 10%

(B) 15%

(C) 30%

(D) 50%

(E) 75%

2) Considere a seguinte situação: duas pessoas serão sorteadas de um grupo formado por 8 pessoas em que 3 são homens e 5 mulheres. Para essa situação, calcule a probabilidade de ocorrência de:

a) Dois homens

b) Duas mulheres

c) Uma pessoa de cada sexo

ENTREGAR NO EMAIL profaparecidasalim@gmail.com


---------------------------------------------------------------------

2º D /Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º C, D

CONTEÚDO:

O festival e o salão como modo de mostrar a produção.

1º aula e 2ª aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=PcMVoyEI60s

https://www.youtube.com/watch?v=UTK49x6wkas

Após assistir aos vídeos diga com suas próprias palavras qual a importância dos salões de exposições?

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 19/10/2020 a 23/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

 

2º Ensino Médio C, D e E Roteiro de Estudo – Semana de 19/10 à 30/10

https://docs.google.com/document/d/1PQ5WUrYgYBGQfrZDiXGRwe7tS5SIGp7EK8vY3YrOhco/edit?usp=sharing

Filosofia/ProfºKatia

Atividade

Condenado a ser livre                                                                                       

            O ser humano é livre, e a liberdade consiste no ato da escolha. Nós sempre escolhemos e não há como evitarmos.                                                   Quando dizemos que não há opção, na verdade estamos dizendo que não gostamos ou não queremos as que estão disponíveis a nós, pois elas sempre existem.                                                                                                                   Essa situação evoca uma experiência comum a nós. Imagine, nem que seja o “menos ruim”, é preciso tomar o remédio , quando se esta seriamente doente, seja por via injetável, seja por via oral, mesmo que nenhuma das duas opções lhe seja prazerosa. Diante disso, podemos ainda escolher não o tomar. Porem, nesse caso devemos estar cientes, de que conseqüências relacionadas a esta opção possivelmente recaíram sobre nós.                                                       Quando fazemos uma escolha entre uma via e outra, nós julgamos e avaliamos com base nos valores que nos servem de referência e critério. Se não os temos, escolhemos algo para preencher essa ausência, que, conforme vimos, não ser preenchida definitivamente por tratar-se da constituição própria da consciência. O valor como seu motor impulsiona o ser consciente a sempre agir, isso é, a escolher sempre entre um valor e outro, uma via e outra, e a executar uma ação.                                                                                                                  E nesse sentido estamos” condenados a ser livres”, porque desde que nascemos até nossa morte, nossa vida consiste irremediavelmente em agir. Essa expressão ressalta a condição paradoxal do ser humano: ao mesmo tempo em que estamos condenados agir, é uma necessidade existencial, somos livres para escolher e arcar com a responsabilidade de nossas escolhas, feitas livremente, isto é, feita apenas por nós, mediante ações sempre existenciais.                                                                                      Valor, escolha e liberdade como ato, implicam responsabilidade. Se cada um de nós escolhe segundo seus próprios valores e, com base neles , age, é completamente responsável por suas escolhas e suas ações, e também pelos resultados e pelas conseqüências dessas ações.

 

Resumo

Elabore um resumo sobre o que o autor quer expressar através do texto, destacando junto sua opinião sobre o tema.                                                           

 

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi realizada, após isso, enviar para o meu email: niciza@hotmail.com e para o da escola.

DATA: 17/10/2020.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M -2C-2D-2E

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Como Vimos nas ultimas aulas, como era a sociedade medieval, como era composta, quais trabalhos eram mais utilizados no período, e etc..

Este Bimestre, vamos ver a Nossa sociedade, Como ela esta composta, etc.

Nesta semana vamos Pesquisar sobre.

Como é composta a Sociedade Brasileira? Quais classes sociais são predominantes no Brasil?

Lembrando que é uma PESQUISA, atividades com poucas linhas, não será aceitas.

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 2ª Séries C, D e E

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 19/10/2020   a 23/10/2020

               TEMA 2 – LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Queridos alunos enfim chegamos ao 4º bimestre de um formato extremamente  inovador e inesperado !

Concordo e compreendo  que está muito desafiador para todos !

Mas vamos lá!

 Falta  pouco !

 

Habilidade :Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas
que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos, lupas,
telescópios, microscópios  etc., visando à sua utilização adequada

 


 


Caderno do aluno (apostila )volume3 página 35

 

Com base nas imagens formadas por lentes estudadas até agora, explique o funcionamento de diferentes instrumentos ópticos: como luneta, microscópio, telescópio e retroprojetor.

Instrumento óptico

Funcionamento

Luneta

 

Microscópio

 

Telescópio

 

Retroprojetor

 

 



Atividade de encerramento do caderno do aluno volume 3

PARA SABER MAIS: Pesquise em seu livro didático ou na internet os seguintes problemas de visão: astigmatismo e presbiopia, bem como as lentes necessárias para as respectivas correções

Química/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º C, D e E
Conteúdo:  História das Pilhas e Baterias
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o poema Pilhas e Baterias, e interpretá-lo respondendo as questões abaixo.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito  no caderno
Data de Entrega: 28/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Poema: Pilhas e Baterias
Energizante eletrônico aos movíveis,
Condutores, redutores e oxidantes são elementos imprescindíveis,
Na fluência de elétrons, revitaliza os desvanecidos,
São essenciais no cotidiano, porém são finitas.
Podem ser prejudiciais, pelo detrito de seus materiais,
Manuseios responsáveis, reduzem riscos indesejáveis,
É vital a população, inteirar-se das consequências da poluição,
Incorporar atitude seletiva, exprime sapiência e conduz qualidade de vida.
(Elaborado por Laura Camargo de Andrade Xavier, especialmente para o Guia de Transição de Química 2019 -SEDUC)
Perguntas:
1 - No poema há descrição da função das pilhas e baterias? Em quais versos?
2 - Há evidências de conotação conceitual de Eletroquímica? Em quais palavras?
3 - Em que momentos aparecem palavras ou expressões que sugerem sustentabilidade e preservação ambiental?

Geografia/ProfºEdivaldo



Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicados as turmas dos 2º anos: C, D, E,  e Termo C.

Durante a semana de 19 a 23 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

Assinale a alternativa que apresenta somente consequências dos movimentos das Placas Tectônicas:

a) (  ) dobramentos modernos, falhas geológicas, vulcanismo, cadeias montanhosas.

b)  (  ) escudos cristalinos, bacias sedimentares, terremotos, planaltos.

c)  (  ) planaltos, falhas geológicas, bacias sedimentares, cadeias montanhosas.

d)  (  ) falhas geológicas, vulcanismo, sedimentação, dobramentos modernos.

e)  (  ) vulcanismo, cadeias montanhosas, escudos cristalinos, bacias sedimentares.

3ª questão:

As placas tectônicas movimentam-se aleatoriamente, ou seja, de forma não agrupada e organizada. No entanto, a direção que elas tomam deve-se à orientação da pressão magmática exercida logo abaixo delas.

Nesse sentido, quando duas placas tectônicas se movimentam no mesmo sentido contrário ou no sentido convergente, temos a formação de:

a)  (  ) Falhamentos

b)  (  ) escudos cristalinos. 

c)  (  ) Fossas oceânicas

d)  (  ) Bacias sedimentares

 

 

História/ProfºOdirlei

NOME DO PROFESSOR: Odirlei

EMAIL / FERRAMENTA PARA DEVOLUTIVA: Proodirleihistoria@gmail.com

DISCIPLINA: Historia

ANO/SÉRIE:  2 serie D E

NÚMERO DE AULAS QUE EQUIVALEM ESSA ATIVIDADE 2 aulas 20 de outubro

HABILIDADE (S):  Semana de estudos intensivos.

Primeiras doses da Coronavac chegam a SP em até uma semana

As primeiras 6 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac chegam em até uma semana em São Paulo. O governo paulistano também conta com a liberação da Anvisa para receber insumos para produzir outras 40 milhões de doses do imunizante, em fase de testes contra o novo coronavírus, pelo Instituto Butantã.

 


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes

Foto: Divulgação / Governo do Estado de SP / Estadão Conteúdo

Em coletiva de imprensa, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou a comentar a postura do presidente Jair Bolsonaro a respeito da vacinação contra covid-19 no País. Ele disse que são os governadores que estão salvando vidas na pandemia do novo coronavírus e que gostaria que o presidente tivesse "outro comportamento".

Doria negou haver, da parte dele, uma guerra pela vacina. "Chega a ser inacreditável que tenhamos um País onde o presidente da República não torça pela salvação das pessoas", criticou. "Parece até que torce pelo contrário, porque, se torcesse a favor, torceria por todas as vacinas de maneira eficaz e mediante autorização da Anvisa", alegou. "Isso seria uma visão correta, que se esperaria de um líder no Brasil, não quero politizar esse tema."

Ele comentou sobre os ataques à pesquisa com a vacina Coronavac, feita pela empresa chinesa Sinovac e testada no Brasil com coordenação do Instituto Butantã. "Não me parece nem justo, nem correto, nem uma posição humanitária. E lamento que alguns membros do governo federal ainda adotem essa postura lamentável."

"Defendemos sim várias vacinas, mas não apenas uma vacina. Desqualificar uma vacina pelo fato de ela ser chinesa é adiar a oportunidade de mais brasileiros terem acesso à vacina", destacou.

"Respeito as decisões do Supremo Tribunal Federal, é a Corte suprema do País. O presidente Bolsonaro se arvora em contestar uma manifestação ainda preliminar feita pelo presidente do Supremo", comentou sobre as recentes críticas de Bolsonaro à discussão sobre vacinação que o STF realizará após ser acionado por partidos políticos.

Doria ainda pediu união entre Estados e governo federal e solicitou uma reunião do presidente com os governadores, em Brasília. "Diante de uma pandemia, nós deveríamos ter o País unido", comentou. Em outro momento, afirmou que "gostaria de ter outro comportamento do presidente Bolsonaro."

"São os governados que estão, dentro dos seus programas de quarentena, salvando vidas no Brasil. Quem sabe com uma atitude como essa (de fazer a reunião), o senhor pode demonstrar grandeza não só apenas para integrar o Brasil, proteger os brasileiros, como com compaixão e bom sentimento ao povo do seu País."

O governador ainda fez votos de melhoras para o ministro Eduardo Pazuello, que está com covid-19, elogiando-o e chamando-o de "homem correto e de bem". "(Venho aqui) reafirmar a minha confiança no ministro da Saúde, general Pazuello, que tem sido correto. Ele foi evidentemente desautorizado pelo Presidente da República num ato condenável, que, aliás, se repetiu pela terceira vez, o terceiro ministro da Saúde desautorizado pelo Presidente da República."

Responda, qual é sua opinião sobre a possível imunização da população brasileira contra o Coronavirus nos próximos meses?

R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________---

 

Inglês/ProfºMºAntonia

Série: 2o. Ano "D" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 19 à 23 de outubro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 16 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19
nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno quais são
os estados americanos que estão de fato vivendo essa situação.
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Covid in the U.S.: Latest Map and Case Count

By The New York Times - Updated October 16, 2020, 12:11 A.M. E.T.

Where new cases are higher and staying high

North Dakota
South Dakota
Montana
Wisconsin
Guam
Nebraska
Utah
Idaho
Iowa
Wyoming
Missouri
Arkansas
Oklahoma
Tennessee
Kansas
Alaska
Mississippi
Indiana
Illinois
Minnesota
Kentucky
New Mexico
Alabama
Nevada
Rhode Island
North Carolina
South Carolina
Texas
Colorado

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 2º ano C, 2º ano D, 2º ano E

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 19/10/2020 a 24/10/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Livro Aprender Sempre – Vol. 2

Sequência 3

1. (Uemg 2017) Uma pessoa verdadeiramente forte

A gente costuma ouvir que uma pessoa é forte, que tem gênio forte, quando ela reage com grande violência em situações que a desagradam. Ou seja, a pessoa de temperamento forte só está bem e calma quando tudo acontece exatamente de acordo com a vontade dela. Nos outros casos, sua reação é explosiva e o estouro costuma provocar o medo nas pessoas que a cercam.

As pessoas que não toleram frustrações, dores e contrariedades são as fracas, e não as fortes. Fazem muito barulho, gritam, fazem escândalos e ameaçam bater. São barulhentas e não fortes. O forte é aquele que ousa e se aventura em situações novas, porque tem a convicção íntima de que, se fracassar, terá forças interiores para se recuperar.

Ninguém pode ter certeza de que seu empreendimento – sentimental, profissional, social – será bem-sucedido. Temos medo da novidade justamente por causa disso. O fraco não ousará, pois a simples ideia do fracasso já lhe provoca uma dor insuportável. O forte ousará porque tem a sensação íntima de que é capaz de aguentar o revés.

O forte é aquele que monta no cavalo porque sabe que, se cair, terá forças para se levantar. O fraco encontrará uma desculpa – em geral, acusando uma outra pessoa – para não montar no cavalo. Fará gestos e pose de corajoso, mas, na verdade, é exatamente o contrário. Buscará tantas certezas prévias de que não irá cair do cavalo que, caso chegue a tê-las, o cavalo já terá ido embora há muito tempo. O forte é o que parece ser o fraco: é quieto, discreto, não grita e é o ousado. Faz o que ninguém esperava que ele fizesse.

(GIKOVATE, F. Disponível em: <http://flaviogikovate.com.br/uma-pessoa-verdadeiramenteforte/# more-540>.Acesso em: 01 out. 2016.)

A relação entre a tese do texto e os argumentos apresentados pelo autor para sustentar seu ponto de vista é caracterizada pela:

a. Contraposição entre os significados de força e fraqueza.

b. Valorização do fracasso e das frustrações da vida.

c. Distinção entre a ousadia e o medo da novidade.

d. Depreciação de indivíduos considerados fortes.

e. Exaltação daqueles que parecem fortes.

2. Leia os dois textos abaixo para responder à questão que segue:

Texto 1

A desculpa dada pelos provedores para o fim da internet ilimitada de que a rede não aguenta o volume de dados é esfarrapada. Se a rede não aguenta, aumentem a rede! O que deve estar acontecendo é a perda significativa de assinantes de TV a cabo para serviços como a Netflix. A

solução óbvia para os provedores é tentar barrar essa tendência. No Brasil, a Anatel faz o jogo das grandes empresas, e não o dos consumidores.

(R. R. – São Paulo, SP.)

Texto 2

O Brasil possui rede de banda larga com capacidade reduzida, velocidade ridícula e qualidade medíocre de sinal. Em lugar de utilizar as receitas oriundas dos preços exorbitantes pagos por seus usuários para aumentar a infraestrutura da rede e a qualidade e a velocidade do sinal, as operadoras, em abjeto conluio com a espúria agência dita reguladora, vão pelo caminho obviamente mais fácil: limitar a quantidade de dados movimentados.

(A. O. B. N. – Ribeirão Preto, SP. Folha de S. Paulo, 26/04/2016, p. A3. Fac. Pequeno Príncipe – 2016 - adaptado).

A leitura das duas opiniões de leitores sobre o mesmo tema permite inferir CORRETAMENTE que:

a. Enquanto o primeiro levanta uma hipótese para o motivo da limitação de dados na rede, o segundo limita-se a reclamar da situação.

b. Os dois textos perdem a validade argumentativa pela linguagem de baixo calão empregada para caracterizar os provedores de banda larga.

c. Ambos creditam à agência reguladora da telefonia um comportamento que vai contra as necessidades do consumidor.

d. O primeiro texto sugere uma solução para o problema do volume de dados e o segundo apresenta uma argumentação mais branda com os provedores.

e. Serviços como a Netflix, referida no primeiro texto, são perigosos aos consumidores, pois impedem a manutenção da banda larga.

Matemática/ProfºAparecida

E . E . SALIM FARAH MALUF

ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA DE 19/10 Á 22/10/2020

PROF: Aparecida MATEMÁTICA NOTURNO

2º ANO ENSINO MÉDIO

1) Um Buffet comprou, em uma liquidação de fabrica, duas caixas com pratos de porcelana de marcas diferentes A e B, porem alguns pratos estavam com defeitos, a porcentagem dos pratos defeituosos, respectivamente nas caixas A e B é de 15% e de 5%. Foram misturados numa caixa 100 pratos do tipo A e 100 pratos do tipo B . Se tirarmos um prato ao acaso e ele for defeituoso, a probabilidade que ele seja da marca A é de:

(A) 10%

(B) 15%

(C) 30%

(D) 50%

(E) 75%

2) Considere a seguinte situação: duas pessoas serão sorteadas de um grupo formado por 8 pessoas em que 3 são homens e 5 mulheres. Para essa situação, calcule a probabilidade de ocorrência de:

a) Dois homens

b) Duas mulheres

c) Uma pessoa de cada sexo

ENTREGAR NO EMAIL profaparecidasalim@gmail.com


---------------------------------------------------------------------

2º E /Noturno

Arte/ProfºEdlenne

 E.E. Salim Farah Maluf  

  Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

  Ensino médio 2E

 E-mail Edlenne190@gmail.com   

4 bimestre 







Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

 

2º Ensino Médio C, D e E Roteiro de Estudo – Semana de 19/10 à 30/10

https://docs.google.com/document/d/1PQ5WUrYgYBGQfrZDiXGRwe7tS5SIGp7EK8vY3YrOhco/edit?usp=sharing

Filosofia/ProfºKatia

Atividade

Condenado a ser livre                                                                                       

            O ser humano é livre, e a liberdade consiste no ato da escolha. Nós sempre escolhemos e não há como evitarmos.                                                   Quando dizemos que não há opção, na verdade estamos dizendo que não gostamos ou não queremos as que estão disponíveis a nós, pois elas sempre existem.                                                                                                                   Essa situação evoca uma experiência comum a nós. Imagine, nem que seja o “menos ruim”, é preciso tomar o remédio , quando se esta seriamente doente, seja por via injetável, seja por via oral, mesmo que nenhuma das duas opções lhe seja prazerosa. Diante disso, podemos ainda escolher não o tomar. Porem, nesse caso devemos estar cientes, de que conseqüências relacionadas a esta opção possivelmente recaíram sobre nós.                                                       Quando fazemos uma escolha entre uma via e outra, nós julgamos e avaliamos com base nos valores que nos servem de referência e critério. Se não os temos, escolhemos algo para preencher essa ausência, que, conforme vimos, não ser preenchida definitivamente por tratar-se da constituição própria da consciência. O valor como seu motor impulsiona o ser consciente a sempre agir, isso é, a escolher sempre entre um valor e outro, uma via e outra, e a executar uma ação.                                                                                                                  E nesse sentido estamos” condenados a ser livres”, porque desde que nascemos até nossa morte, nossa vida consiste irremediavelmente em agir. Essa expressão ressalta a condição paradoxal do ser humano: ao mesmo tempo em que estamos condenados agir, é uma necessidade existencial, somos livres para escolher e arcar com a responsabilidade de nossas escolhas, feitas livremente, isto é, feita apenas por nós, mediante ações sempre existenciais.                                                                                      Valor, escolha e liberdade como ato, implicam responsabilidade. Se cada um de nós escolhe segundo seus próprios valores e, com base neles , age, é completamente responsável por suas escolhas e suas ações, e também pelos resultados e pelas conseqüências dessas ações.

 

Resumo

Elabore um resumo sobre o que o autor quer expressar através do texto, destacando junto sua opinião sobre o tema.                                                           

 

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi realizada, após isso, enviar para o meu email: niciza@hotmail.com e para o da escola.

DATA: 17/10/2020.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M -2C-2D-2E

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Como Vimos nas ultimas aulas, como era a sociedade medieval, como era composta, quais trabalhos eram mais utilizados no período, e etc..

Este Bimestre, vamos ver a Nossa sociedade, Como ela esta composta, etc.

Nesta semana vamos Pesquisar sobre.

Como é composta a Sociedade Brasileira? Quais classes sociais são predominantes no Brasil?

Lembrando que é uma PESQUISA, atividades com poucas linhas, não será aceitas.

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 2ª Séries C, D e E

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 19/10/2020   a 23/10/2020

               TEMA 2 – LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Queridos alunos enfim chegamos ao 4º bimestre de um formato extremamente  inovador e inesperado !

Concordo e compreendo  que está muito desafiador para todos !

Mas vamos lá!

 Falta  pouco !

 

Habilidade :Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas
que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos, lupas,
telescópios, microscópios  etc., visando à sua utilização adequada

 


 


Caderno do aluno (apostila )volume3 página 35

 

Com base nas imagens formadas por lentes estudadas até agora, explique o funcionamento de diferentes instrumentos ópticos: como luneta, microscópio, telescópio e retroprojetor.

Instrumento óptico

Funcionamento

Luneta

 

Microscópio

 

Telescópio

 

Retroprojetor

 

 



Atividade de encerramento do caderno do aluno volume 3

PARA SABER MAIS: Pesquise em seu livro didático ou na internet os seguintes problemas de visão: astigmatismo e presbiopia, bem como as lentes necessárias para as respectivas correções

Química/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º C, D e E
Conteúdo:  História das Pilhas e Baterias
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o poema Pilhas e Baterias, e interpretá-lo respondendo as questões abaixo.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito  no caderno
Data de Entrega: 28/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Poema: Pilhas e Baterias
Energizante eletrônico aos movíveis,
Condutores, redutores e oxidantes são elementos imprescindíveis,
Na fluência de elétrons, revitaliza os desvanecidos,
São essenciais no cotidiano, porém são finitas.
Podem ser prejudiciais, pelo detrito de seus materiais,
Manuseios responsáveis, reduzem riscos indesejáveis,
É vital a população, inteirar-se das consequências da poluição,
Incorporar atitude seletiva, exprime sapiência e conduz qualidade de vida.
(Elaborado por Laura Camargo de Andrade Xavier, especialmente para o Guia de Transição de Química 2019 -SEDUC)
Perguntas:
1 - No poema há descrição da função das pilhas e baterias? Em quais versos?
2 - Há evidências de conotação conceitual de Eletroquímica? Em quais palavras?
3 - Em que momentos aparecem palavras ou expressões que sugerem sustentabilidade e preservação ambiental?

Geografia/ProfºEdivaldo






Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicados as turmas dos 2º anos: C, D, E,  e Termo C.

Durante a semana de 19 a 23 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

Assinale a alternativa que apresenta somente consequências dos movimentos das Placas Tectônicas:

a) (  ) dobramentos modernos, falhas geológicas, vulcanismo, cadeias montanhosas.

b)  (  ) escudos cristalinos, bacias sedimentares, terremotos, planaltos.

c)  (  ) planaltos, falhas geológicas, bacias sedimentares, cadeias montanhosas.

d)  (  ) falhas geológicas, vulcanismo, sedimentação, dobramentos modernos.

e)  (  ) vulcanismo, cadeias montanhosas, escudos cristalinos, bacias sedimentares.

3ª questão:

As placas tectônicas movimentam-se aleatoriamente, ou seja, de forma não agrupada e organizada. No entanto, a direção que elas tomam deve-se à orientação da pressão magmática exercida logo abaixo delas.

Nesse sentido, quando duas placas tectônicas se movimentam no mesmo sentido contrário ou no sentido convergente, temos a formação de:

a)  (  ) Falhamentos

b)  (  ) escudos cristalinos. 

c)  (  ) Fossas oceânicas

d)  (  ) Bacias sedimentares

 

 

História/ProfºOdirlei

NOME DO PROFESSOR: Odirlei

EMAIL / FERRAMENTA PARA DEVOLUTIVA: Proodirleihistoria@gmail.com

DISCIPLINA: Historia

ANO/SÉRIE:  2 serie D E

NÚMERO DE AULAS QUE EQUIVALEM ESSA ATIVIDADE 2 aulas 20 de outubro

HABILIDADE (S):  Semana de estudos intensivos.

Primeiras doses da Coronavac chegam a SP em até uma semana

As primeiras 6 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac chegam em até uma semana em São Paulo. O governo paulistano também conta com a liberação da Anvisa para receber insumos para produzir outras 40 milhões de doses do imunizante, em fase de testes contra o novo coronavírus, pelo Instituto Butantã.

 


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes

Foto: Divulgação / Governo do Estado de SP / Estadão Conteúdo

Em coletiva de imprensa, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou a comentar a postura do presidente Jair Bolsonaro a respeito da vacinação contra covid-19 no País. Ele disse que são os governadores que estão salvando vidas na pandemia do novo coronavírus e que gostaria que o presidente tivesse "outro comportamento".

Doria negou haver, da parte dele, uma guerra pela vacina. "Chega a ser inacreditável que tenhamos um País onde o presidente da República não torça pela salvação das pessoas", criticou. "Parece até que torce pelo contrário, porque, se torcesse a favor, torceria por todas as vacinas de maneira eficaz e mediante autorização da Anvisa", alegou. "Isso seria uma visão correta, que se esperaria de um líder no Brasil, não quero politizar esse tema."

Ele comentou sobre os ataques à pesquisa com a vacina Coronavac, feita pela empresa chinesa Sinovac e testada no Brasil com coordenação do Instituto Butantã. "Não me parece nem justo, nem correto, nem uma posição humanitária. E lamento que alguns membros do governo federal ainda adotem essa postura lamentável."

"Defendemos sim várias vacinas, mas não apenas uma vacina. Desqualificar uma vacina pelo fato de ela ser chinesa é adiar a oportunidade de mais brasileiros terem acesso à vacina", destacou.

"Respeito as decisões do Supremo Tribunal Federal, é a Corte suprema do País. O presidente Bolsonaro se arvora em contestar uma manifestação ainda preliminar feita pelo presidente do Supremo", comentou sobre as recentes críticas de Bolsonaro à discussão sobre vacinação que o STF realizará após ser acionado por partidos políticos.

Doria ainda pediu união entre Estados e governo federal e solicitou uma reunião do presidente com os governadores, em Brasília. "Diante de uma pandemia, nós deveríamos ter o País unido", comentou. Em outro momento, afirmou que "gostaria de ter outro comportamento do presidente Bolsonaro."

"São os governados que estão, dentro dos seus programas de quarentena, salvando vidas no Brasil. Quem sabe com uma atitude como essa (de fazer a reunião), o senhor pode demonstrar grandeza não só apenas para integrar o Brasil, proteger os brasileiros, como com compaixão e bom sentimento ao povo do seu País."

O governador ainda fez votos de melhoras para o ministro Eduardo Pazuello, que está com covid-19, elogiando-o e chamando-o de "homem correto e de bem". "(Venho aqui) reafirmar a minha confiança no ministro da Saúde, general Pazuello, que tem sido correto. Ele foi evidentemente desautorizado pelo Presidente da República num ato condenável, que, aliás, se repetiu pela terceira vez, o terceiro ministro da Saúde desautorizado pelo Presidente da República."

Responda, qual é sua opinião sobre a possível imunização da população brasileira contra o Coronavirus nos próximos meses?

R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________---

 

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. Ano "E" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 19 à 23 de outubro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 16 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19
nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno quais são
os estados americanos que estão de fato vivendo essa situação.
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Covid in the U.S.: Latest Map and Case Count

By The New York Times - Updated October 16, 2020, 12:11 A.M. E.T.

Where new cases are higher and staying high

North Dakota
South Dakota
Montana
Wisconsin
Guam
Nebraska
Utah
Idaho
Iowa
Wyoming
Missouri
Arkansas
Oklahoma
Tennessee
Kansas
Alaska
Mississippi
Indiana
Illinois
Minnesota
Kentucky
New Mexico
Alabama
Nevada
Rhode Island
North Carolina
South Carolina
Texas
Colorado

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 2º ano C, 2º ano D, 2º ano E

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 19/10/2020 a 24/10/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Livro Aprender Sempre – Vol. 2

Sequência 3

1. (Uemg 2017) Uma pessoa verdadeiramente forte

A gente costuma ouvir que uma pessoa é forte, que tem gênio forte, quando ela reage com grande violência em situações que a desagradam. Ou seja, a pessoa de temperamento forte só está bem e calma quando tudo acontece exatamente de acordo com a vontade dela. Nos outros casos, sua reação é explosiva e o estouro costuma provocar o medo nas pessoas que a cercam.

As pessoas que não toleram frustrações, dores e contrariedades são as fracas, e não as fortes. Fazem muito barulho, gritam, fazem escândalos e ameaçam bater. São barulhentas e não fortes. O forte é aquele que ousa e se aventura em situações novas, porque tem a convicção íntima de que, se fracassar, terá forças interiores para se recuperar.

Ninguém pode ter certeza de que seu empreendimento – sentimental, profissional, social – será bem-sucedido. Temos medo da novidade justamente por causa disso. O fraco não ousará, pois a simples ideia do fracasso já lhe provoca uma dor insuportável. O forte ousará porque tem a sensação íntima de que é capaz de aguentar o revés.

O forte é aquele que monta no cavalo porque sabe que, se cair, terá forças para se levantar. O fraco encontrará uma desculpa – em geral, acusando uma outra pessoa – para não montar no cavalo. Fará gestos e pose de corajoso, mas, na verdade, é exatamente o contrário. Buscará tantas certezas prévias de que não irá cair do cavalo que, caso chegue a tê-las, o cavalo já terá ido embora há muito tempo. O forte é o que parece ser o fraco: é quieto, discreto, não grita e é o ousado. Faz o que ninguém esperava que ele fizesse.

(GIKOVATE, F. Disponível em: <http://flaviogikovate.com.br/uma-pessoa-verdadeiramenteforte/# more-540>.Acesso em: 01 out. 2016.)

A relação entre a tese do texto e os argumentos apresentados pelo autor para sustentar seu ponto de vista é caracterizada pela:

a. Contraposição entre os significados de força e fraqueza.

b. Valorização do fracasso e das frustrações da vida.

c. Distinção entre a ousadia e o medo da novidade.

d. Depreciação de indivíduos considerados fortes.

e. Exaltação daqueles que parecem fortes.

2. Leia os dois textos abaixo para responder à questão que segue:

Texto 1

A desculpa dada pelos provedores para o fim da internet ilimitada de que a rede não aguenta o volume de dados é esfarrapada. Se a rede não aguenta, aumentem a rede! O que deve estar acontecendo é a perda significativa de assinantes de TV a cabo para serviços como a Netflix. A

solução óbvia para os provedores é tentar barrar essa tendência. No Brasil, a Anatel faz o jogo das grandes empresas, e não o dos consumidores.

(R. R. – São Paulo, SP.)

Texto 2

O Brasil possui rede de banda larga com capacidade reduzida, velocidade ridícula e qualidade medíocre de sinal. Em lugar de utilizar as receitas oriundas dos preços exorbitantes pagos por seus usuários para aumentar a infraestrutura da rede e a qualidade e a velocidade do sinal, as operadoras, em abjeto conluio com a espúria agência dita reguladora, vão pelo caminho obviamente mais fácil: limitar a quantidade de dados movimentados.

(A. O. B. N. – Ribeirão Preto, SP. Folha de S. Paulo, 26/04/2016, p. A3. Fac. Pequeno Príncipe – 2016 - adaptado).

A leitura das duas opiniões de leitores sobre o mesmo tema permite inferir CORRETAMENTE que:

a. Enquanto o primeiro levanta uma hipótese para o motivo da limitação de dados na rede, o segundo limita-se a reclamar da situação.

b. Os dois textos perdem a validade argumentativa pela linguagem de baixo calão empregada para caracterizar os provedores de banda larga.

c. Ambos creditam à agência reguladora da telefonia um comportamento que vai contra as necessidades do consumidor.

d. O primeiro texto sugere uma solução para o problema do volume de dados e o segundo apresenta uma argumentação mais branda com os provedores.

e. Serviços como a Netflix, referida no primeiro texto, são perigosos aos consumidores, pois impedem a manutenção da banda larga.

Matemática/ProfºAparecida

E . E . SALIM FARAH MALUF

ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA DE 19/10 Á 22/10/2020

PROF: Aparecida MATEMÁTICA NOTURNO

2º ANO ENSINO MÉDIO

1) Um Buffet comprou, em uma liquidação de fabrica, duas caixas com pratos de porcelana de marcas diferentes A e B, porem alguns pratos estavam com defeitos, a porcentagem dos pratos defeituosos, respectivamente nas caixas A e B é de 15% e de 5%. Foram misturados numa caixa 100 pratos do tipo A e 100 pratos do tipo B . Se tirarmos um prato ao acaso e ele for defeituoso, a probabilidade que ele seja da marca A é de:

(A) 10%

(B) 15%

(C) 30%

(D) 50%

(E) 75%

2) Considere a seguinte situação: duas pessoas serão sorteadas de um grupo formado por 8 pessoas em que 3 são homens e 5 mulheres. Para essa situação, calcule a probabilidade de ocorrência de:

a) Dois homens

b) Duas mulheres

c) Uma pessoa de cada sexo

ENTREGAR NO EMAIL profaparecidasalim@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário