Atividade da semana de 26 a 29 de outubro 2020
5ºAno A ( Anos Iniciais )
Professor: João Bina
ROTEIRO DE ATIVIDADES
5 ANO A da semana de 26 A 30 de outubro de 2020
Professor João Bina de Almeida
ENVIO DE ATIVIDADES e contato: whatsapp 96303 1446 almeidabina@htmail.com FACEBOOK
DA ESCOLA-https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600
/ http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
Segunda feira 26 /10 /2020
1ª aula –
Leitura texto informativo Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura
diária e autor. Ler e escrever projeto
mata atlântica ATIVIDADE 3F: O SÍMBOLO DOURADO DA MATA ATLÂNTICA (pagina 179,180 do Ler e escrever)
Leia o texto abaixo Quando terminar, faça um resumo em seu
caderno, lembrando-se de indicar o título e as ideias principais.
MICO-LEÃO-DOURADO AUXILIA NA PRESERVAÇÃO DO HÁBITAT DA
ESPÉCIE O Mico-leão-dourado é um símbolo
da luta pela preservação das espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Os
micos estão atualmente distribuídos em uma paisagem muito fragmentada da Mata
Atlântica – um dos ecossistemas florestais mais ameaçado do planeta. Sendo
assim, o Mico-leão-dourado representa uma grande importância para a Mata
Atlântica. O Mico-leão-dourado colabora na regeneração do bioma, cujo
desmatamento é o principal problema associado à sua extinção, pois é um
importante dispersor de sementes. Além de ser um grande consumidor dos mais
diversos tipos de frutos, esse pequeno primata espalha as sementes por onde
passa, podendo ligar áreas isoladas da mata. Após uma “refeição”, o
mico-leão-dourado leva entre uma hora e uma hora e meia para defecar. Um
intervalo curto como esse faz com que o animal se alimente várias vezes ao dia
e defeque nos locais mais diversos. A outra parte da refeição é cuspida pelo
animal e, mesmo dessa forma, a atuação do mico é benéfica, pois, ao ingerir a
polpa, ele diminui os riscos de mortalidade da semente por fungos e predadores.
Para as sementes, é importante que sejam depositadas longe da árvore-mãe para haver
menor competição por espaço e menos chance de predação. O mico-leão-dourado
costuma defecar em locais distantes daquele onde se alimentou numa média de 105
metros, podendo alcançar quase um quilômetro. Apenas 5,8% das sementes foram
depositadas até 10 metros do local de origem, enquanto 82,02% ficaram entre dez
e duzentos metros, distância considerada favorável para a germinação.
Proveniente do Rio de Janeiro, o Mico-leão-dourado habitava toda a baixada
litorânea do estado, mas, atualmente, pode ser encontrado em apenas seis municípios.
Os micos não atravessam as áreas de vegetação baixa, somente através dos galhos
das árvores como estratégia de sobrevivência. Por isso, os corredores
florestais são importantes para a preservação da espécie. Para proteção da
espécie, foram criadas três unidades de conservação, e uma delas é a Reserva
Biológica União. Ela foi transformada em reserva pelo Ibama em 1998, após ter
recebido seis grupos de micos-leões-dourados advindos de áreas isoladas e
ameaçadas pela escassez de mata. Hoje, já são mais de trinta grupos, com uma
média de seis animais cada, contribuindo para manter e aumentar a variabilidade
genética da espécie. O mico-leão-dourado é um dos primatas mais ameaçados de
extinção do mundo. Estudos sobre seu comportamento irão contribuir para a
preservação da espécie, de seu hábitat, e da própria Reserva Biológica União,
uma das poucas áreas remanescentes de mata atlântica.
Habilidade
(EF15LP02A) Estabelecer
expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos
sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e
recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos
gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros
elementos.
(EF05LP24A) Planejar e
produzir textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas
conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de
interesse dos estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de
informação impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas
ou infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o
estilo do gênero.
2 Aula
Artes
3ª aula-
Aprender sempre página 68
continuação atividade 3ª Atividade:
Leitura e Análise do Anúncio “A mobilidade pede diversidade”
Faça uma
pesquisa de textos que tratem de mobilidade urbana e sustentável copie no caderno e comente no grupo dando sua opinião sobre o assunto.
Habilidade
Localizar
informações implícitas em um texto. Interpretar texto com auxílio de material
gráfico diverso (desenho, ilustração, propaganda, desenho, foto, etc.).
Inferir
informação a partir de um texto.Interpretar texto com auxílio de material
gráfico diverso (desenho, ilustração, propaganda, desenho, foto, etc.).
4ª aula-
Reforço- aprender sempre português Aprender
sempre português. Português Etapa 4: Leitura de Tiras em Quadrinhos página 70,71 aprender sempre
O gênero tiras em quadrinhos veiculam
informações sobre assuntos polêmicos, na maioria das vezes, de valor social,
moral, voltados ao cotidiano das pessoas, a fim de conduzir seus leitores a
refletir sobre determinadas situações, desenvolvendo, assim, o senso crítico. É
um gênero que se enquadra na ordem do narrar e circula na esfera de jornais,
revistas e internet, as tirinhas podem ser representadas com linguagem verbal e
não verbal e, outras vezes, somente com a linguagem não verbal;
• que existem narrativas que usam apenas um
único quadrinho;
• que o sentido de humor, geralmente, está
implícito, sendo necessária a compreensão global do texto.O que são tirinhas em
quadrinhos? Quais as características desse gênero?
Qual a linguagem utilizada? Onde circulam ? ( pág. 70 )
Habilidade
D 13 -
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D 01 - Localizar
informações explícitas em um texto.D 04 - Inferir uma informação implícita em
um texto.D 10 - Identificar as marcas linguísticas, que evidenciam o locutor e
o interlocutor de um texto.
5ª – aula
EMAI 18.5 pagina 29 e 30
Juliana e Gabriel estavam conversando como poderiam explicar um caminho para seu primo Emerson chegar à casa dos avós. Eles utilizaram uma malha quadriculada e desenharam dois eixos que são perpendiculares. Essa representação é conhecida como um plano cartesiano ,página 29.
E
comentaram que podem marcar pontos e indicar as coordenadas cartesianas. O
ponto A pode ser indicado pelas coordenadas (5, 3) e o ponto B pelas coordenadas
(3,5).Gabriel comentou que nas coordenadas do ponto A (5,3), 5 corresponde ao
valor a ser indicado no eixo horizontal e 3 no eixo vertical.
A. Marque na representação do plano cartesiano acima os pontos
de coordenadas C(8,2) e D(2,8 ) página 30
Responda:
A. Quais são as
coordenadas desses pontos?
B. Juliana perguntou
para Gabriel: - Se eu estiver no ponto F, como posso fazer para chegar ao ponto
J? Como você explicaria para Juliana?
C. Gabriel disse: Eu
andaria 3 quadradinhos para a frente, faria um giro de 90º à esquerda,
caminharia dois quadradinhos e chegaria no ponto H, de coordenadas (5,5). Em
seguida, eu realizaria um giro de 90º à direita e caminharia seis quadradinhos.
Finalmente, outro giro de 90º à esquerda e caminharia um quadradinho, chegando
no ponto J, de coordenadas (11,6).
Você concorda com a
explicação de Gabriel?
D. O caminho sugerido
por Gabriel foi o mesmo proposto por você?
Habilidade -EF05MA15A-Interpretar,
descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano
cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando
mudanças de direção e de sentido e giros.EF05MA15B- Construir itinerários para
representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º
quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e
de sentido e giros).
------------------------------------------------------------------------------------------
Terça feira 27/10/2020
1ª aula
-Leitura texto
informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do
professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. Roda de leitura no grupo whatsapp
Ler e escrever
projeto Mata Atlântica ATIVIDADE 3F: O SÍMBOLO
DOURADO DA MATA continuação pagina 182.
Criação doméstica, ou em zoológicos. No Rio de
Janeiro, foi criada a Reserva Biológica de Poço das Antas a fim de protegê-lo e
preservá-lo. Fonte: Texto elaborado pela equipe CEIAI
A seguir, complete a
ficha técnica do mico-leão-dourado e respondam as perguntas: Corpo, Alimentação,
Habitat ,Hábitos
Por que o
mico-leão-dourado é o símbolo da preservação da Mata Atlântica?
Copie o trecho do texto que cita outros nomes pelos quais o
mico-leão-dourado é conhecido.
c. Escreva uma informação que você ache interessante sobre
a vida em família desse animal.
HABILIDADE
EF05LP22- Ler e
compreender textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas
conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de
interesse dos estudantes, considerando a situação comunicativa, a estrutura
composicional e o estilo do gênero.EF05LP24A- Planejar e produzir textos do
campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de
divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos
estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de informação
impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou
infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e
o estilo do gênero
2ª aula -
Caderno aprender sempre atividade recuperação 4bimestre
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 - A PIADA NA SALA DE AULA
Aprender sempre
pagina 3
RIR E REFLETIR
O QUE VAMOS APRENDER?
Nesta aula, vamos aprender o que é uma piada e registrar o
que sabem sobre o assunto. 1 Introdução ao gênero: Piada. A Roda de Conversa: Alguém
sabe como se chama o texto que acabou de ser narrado?
Vocês sabem o que é uma piada? Vocês costumam ouvir ou
contar piadas? Onde e quando? De quem vocês ouvem ou para quem contam piada? As
piadas que vocês conhecem falam sobre o quê?
Em que situações esse gênero é mais empregado? Será que
podemos contar uma piada em qualquer situação de comunicação?
Qual foi a temática da piada que o/a professor/a contou?
O que costuma ser tema de uma piada?
Piada é um gênero interessante de ser estudado? Por quê?
Pagina 4-( do aprender sempre 4 bimestre) Utilize o quadro
a seguir para anotar os seus conhecimentos. O que você sabe sobre piada
Perguntas Resposta O que é uma piada? Você costuma ouvir ou contar piadas? Onde
e quando? De quem você ouve ou para quem conta piadas? As piadas que você
conhece falam sobre o quê? Em que situações esse gênero é mais empregado? Será
que podemos contar uma piada em qualquer situação de comunicação? Piada é um
gênero interessante de ser estudado? Por quê?
Para casa! Pesquise
uma piada para que conte para a turma na aula seguinte. A pesquisa poderá ser
realizada na internet ou com familiares. Você deve indicar a fonte e explorar
os detalhes.
(Página 5 aprender sempre)Habilidade
EF05LP10- Ler/ouvir e compreender, com
autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos
do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação
comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
3ª Aula – EMAI ATIVIDADE 18.6 Pagina 31
Emerson está no ponto J e a casa de seus avós está localizada no ponto F. Como você pode explicar para Emerson um caminho possível para chegar à casa de seus avós? Procure apresentar o menor caminho possível.
Habilidade - EF05MA17
Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e
ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias
digitais.EF05MA15A-Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação
de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas
cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.EF05MA15B-
Construir itinerários para representar a localização ou movimentação de objetos
no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas.
4ª aula-
Atividade de revisão
matemática cálculos campo aditivo e multiplicativo números
racionais e decimais será feito pelo grupo da sala.
5ª aula
Atividade de reforço
aprender sempre matemática sequencia 6
pagina34
Foi proposto ao Lucas que representasse com números as
partes pintadas de verde em relação à figura toda, nos seguintes casos:
Respostas de Lucas: A parte pintada de verde é ½ da figura
toda.
A parte pintada de
verde é ¼ da figura toda.
E justificou: no
caso do retângulo, eu dividi 1 por 2 e, no caso do círculo, dividi 1 por 4.
Você sabe dizer quanto representa as outras partes pintadas de amarelo?
Retângulo Círculo b.Como Lucas deveria representar 1/3 de uma figura qualquer?
Registre no espaço abaixo: c
Habilidade 5N1.1
Escrever números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária
ou decimal finita até a ordem dos milésimos) em sua representação por
algarismos ou em língua materna ou associar o registro numérico ao registro em
língua materna.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quarta feira 28/10/2020
1ª aula-educação
física
2ª aula
-Momento de leitura Texto informativo Escrever no caderno o
cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série,
leitura diária e autor. Ler e escrever
projeto mata atlântica ler e escrever
atividade 3 G Atividade 3G Leia o
texto individualmente e conheça alguns importantes representantes da fauna e da
flora brasileira.
A ILHA GRANDE E A SUA
RELAÇÃO COM A MATA ATLÂNTICA A Ilha Grande é um recanto onde o bioma da Mata
Atlântica ainda é preservado: florestas, rios, lagoas, manguezais etc. A Ilha
Grande, constitucionalmente, é considerada patrimônio nacional. Possui vegetação
constituída pela Mata Atlântica e está localizada na chamada Zona Costeira Por
isso, encontra-se uma diversidade biológica existente em seu ecossistema: uma
área insular constituída por florestas, costões, praias, rios, lagoas,
restingas, manguezais etc., sem mencionar a variedade da sua fauna. Na Ilha
Grande, o visitante também encontrará espécies de aves (como papagaio,
pica-pau, tiés, sabiás, saracuras e outros), macacos, esquilos, tatus, pacas,
ouriços, águas-vivas, cobras, lagartos e animais em extinção, como o
macaco-bugio. Quem visita a Ilha Grande encanta-se com a diversidade vegetal da
Mata Atlântica. Viajantes, artistas, naturalistas e comerciantes estrangeiros
impressionam-se com o porte dos jequitibás, a beleza do gravatá e das orquídeas
e o inesperado colorido das bromélias. No começo do ano, eles também apreciam
as quaresmeiras, visivelmente destacadas pelo seu roxo intenso nas encostas e
vales. Esses visitantes também querem conhecer o pau-brasil por questões
econômicas e históricas, pois essa espécie de árvore deu origem ao nome de
nosso País. Mata Atlântica, floresta amazônica brasileira, Serra do Mar,
Pantanal Mato-grossense e zona costeira são considerados patrimônio nacional
pela Constituição Federal de 1988. A legislação protege a mata primária
(virgem) e impede sua destruição, no entanto, outras leis permitem a derrubada
de mata secundária (recultivada). Representantes da comunidade e de
organizações não governamentais (ONGs) reivindicam aos órgãos públicos a
criação de leis específicas para proteger a Ilha Grande.
A partir do que leu, preencha o quadro abaixo. MATA
ATLÂNTICA ANIMAIS VEGETAIS Agora, faça uma pesquisa e amplie o quadro, completando-o
com outros animais da Mata Atlântica que não aparecem no texto. Registre em seu
caderno. Página 183 .184 Ler e escrever
HABILIDADE
EF15LP05B- Pesquisar,
em meios impressos e/ou digitais, informações necessárias à produção do texto,
organizando os dados e as fontes pesquisadas em tópicos.
EF05LP22- Ler e
compreender textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas
conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de
interesse dos estudantes, considerando a situação comunicativa, a estrutura
composicional e o estilo do gênero.
3 aula
| Caderno aprender sempre
atividade recuperação 4 bimestre - A PIADA NA SALA DE AULA pagina 6 Agora é a
sua vez de contar uma piada. Prepare-se: preocupe-se com a entonação e com o
perfil das personagens. Leia várias vezes a piada e conte a piada que você
pesquisou.
Das piadas que seus colegas leram ou contaram em classe:
. Qual foi a piada que você mais gostou? Por quê? b. Qual
foi a piada que você menos gostou? Por quê ? c. Qual foi a piada que você
considerou menos engraçada? Por quê ?
Conhecendo mais sobre o gênero piada As piadas são textos
curtos, populares, de autoria desconhecida e apresentam enredo e linguagem
simples e coloquial, com predomínio do discurso direto e final
surpreendente, contada para provocar risos.
O objetivo é o de divertir, porém também pode criticar ou
manter relações de poder e disseminar preconceitos, por meio de recursos como
humor, ambiguidade, sarcasmo e ironia .A temática é bastante variada, cotidiana
ou polêmica, e a narração pode ser feita no tempo presenteou passado, contada
oralmente ou escrita. Apresentam os componentes dos textos narrativos: enredo,narrador, personagem e passagem de tempo.
Circula em ambientes informais e descontraídos, onde há
proximidade entre os participantes
Habilidade
EF05LP10- Ler/ouvir e compreender, com
autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos
do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação
comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
4ª aula
Aprender sempre matemática sequencia 6 pagina 35
Lucas aprendeu que os
números escritos na forma fracionária, podem também ser escritos na forma
decimal. Ficou sabendo que, por exemplo, um número pode ser representado por
0,5 ao dividir o numerador pelo denominador da fração ½. a.
Usando essas informações e com o auxílio da calculadora,
ajude Lucas a escrever, para cada representação fracionária, sua representação
decimal:
½ =0,5
¼=
3/10=
2/5
2/10
7/100
Habilidade-Habilidade
5N1.1 Escrever números racionais (naturais de até 6 ordens, representação
fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos) em sua representação
por algarismos ou em língua materna ou associar o registro numérico ao registro
em língua materna
5- aula- EMAI ATIVIDADE 19.1
pagina 32
Os alunos do 5º ano A, fizeram uma pesquisa na internet
para saber quais foram as temperaturas mínimas ocorridas na cidade de São Paulo
em 2018. Com os dados que encontraram, eles construíram o seguinte gráfico.
1. Observe o gráfico de linha e responda:
A. No mês de janeiro a temperatura mínima foi de quantos
graus Celsius?
B. Em quais meses houve temperaturas abaixo de 15ºC?
C. Qual mês apresentou a menor temperatura? De quantos
graus Celsius?
D. Em qual mês a temperatura mínima foi de 15º graus
Celsius?
Habilidades EF05MA24-
Analisar e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas (simples
ou de dupla entrada) e gráficos (colunas agrupadas ou linhas), referentes a
outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e
produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.EF05MA25- Realizar
pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados
coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com
e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a
finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
Quinta feira 29/10/2020
1ª aula educação física
2ª aula –
Momento de leitura -Leitura texto
informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor,
nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. . Roda de leitura no grupo whatsapp Ler e
escrever.
UNIDADE
4:
ATIVIDADE 1: CONHECENDO CONTO AFRICANO continuação Após a
leitura do conto Oxóssi, responda no caderno as seguintes informações: (
página 199
a- Quem Narra a História?
b- Por que nenhum caçador consegui matar o grande pássaro?
c. O feitiço pronunciado pela mãe do caçador chegou ao
grande pássaro. Explique por que o feitiço da mãe atingiu o pássaro?
d. No conto, temos muitas palavras de origem africana.
Pesquise o significado de algumas delas e compartilhe com seus(suas) colegas e professores(as).
E- PESQUISEM palavras que usamos no cotidiano que são de
origem africana. Registre as palavras e seus significados
Habilidade
EF35LP26- Ler e compreender, com certa
autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes
cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais
como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso
indireto e do discurso direto.
3ª aula- EMAI sequencia ATIVIDADE 19.2
Pagina33
O Sr. Ivan mora na capital paulista. O gráfico de linha a
seguir mostra o consumo de energia da casa dele no período de um ano.
Observando esse gráfico, responda às questões:
A. O gráfico representa o consumo de energia em qual ano?
B. Em qual mês houve maior consumo de energia? De quantos
kWh?
C. Qual o provável motivo do aumento de energia nos meses
de junho e julho?
D. Em qual mês houve o menor consumo de energia?
E. Qual o consumo de energia, em kWh, no mês de dezembro?
Habilidade (EF05MA17) Reconhecer,
nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e
desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
4ª aula-
Atividade de recuperação 4 bimestre de português pagina 6
CONTAR E ENCANTARO QUE VAMOS APRENDER ?Nesta aula, vamos
contar, ouvir piadas e aprender as características desse texto.1Agora é a sua
vez de contar uma piada. Prepare-se: preocupe-se com a entonação e com o perfil
das personagens. Leia várias vezes a piada. Conte no grupo da sala .
Habilidade
(EF05LP10) Ler/ouvir e
compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos,
entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias,
considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional
e o estilo do gênero.
(EF35LP04) Inferir
informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros.(EF35LP05)
Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos
de diferentes gêneros.
5ª aula
Atividade recuperação intensiva matemática 4 bimestre
OS NÚMEROS NATURAIS O QUE VAMOS APRENDER ? PÁGINA 3 E 4
• Nestas aulas, vamos aprender a ler, escrever e ordenar
números naturais até a ordem das centenas de milhar.
Rita e Daniel estavam realizando uma pesquisa para a aula
de Geografia. A pesquisa era sobre os municípios do estado de São Paulo. Eles
descobriram que o estado de São Paulo possui 645 municípios, e que a cidade de
São Paulo é a mais populosa de todo o estado. Durante a pesquisa, eles
encontraram estimativas populacionais realizadas pela Fundação SEADE (Fundação
Sistema Estadual de Análise de Dados), de que, em 2018, a cidade de São Paulo
tinha 11.753.659 habitantes, e decidiram anotar em uma tabela o número de
habitantes de alguns municípios do estado de São Paulo:
MUNICÍPIOS HABITANTES
CAIEIRAS 97.763
GUARIBA 38.344
LIMEIRA 292.497
MAUÁ 451.947
RIBEIRÃO PRETO
669.180
BRAGANÇA PAULISTA
160.840
PAGINA 4. No quadro abaixo, após a leitura da tabela,
ordene os números em ordem decrescente.
Depois de ordenar os
números em ordem decrescente, escreva, por extenso, o maior e o menor número.
Vamos lá! Você já
ordenou o número de habitantes de cada cidade da tabela do maior para o menor.
Agora, escreva os
números que representam a quarta e a quinta cidade mais populosas.
d. Adicione os números de habitantes que você encontrou na
questão anterior. Quantos serão os habitantes?
Habilidade-EF05MA01-
Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem
das centenas de milhar
com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Professora:Flávia
Disciplina: Arte
Atividade
de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 5º A e B anos
iniciais.
Objetivos: Interpretar
e reproduzir imagens
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e
borracha para fazer a atividade
escolhida.
Leia a piada abaixo
faça uma ilustração sobre ela no caderno de
desenho ou caderno normal da sala.
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação física
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 3º ANOS A / B / C |
ATIVIDADES SEMANA 26/10 Á 30/10/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Relacione no seu caderno, quais são os jogos e brincadeiras que você conhece que é realizado por duas equipes. |
2ª AULA (50 minutos) A figura do jogo da 1ª aula é o “Rouba Bandeira”. Descreva no seu caderno, quais são as principais normas desse jogo.
|
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis preto, caderno, Assistir as aulas no CMSP
|
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala
|
--------------------------------------------------------------------
5ºAno B ( Anos Iniciais )
Professora:Rosângela
Roteiro
de Atividades – 5º ano B ( 4º Bimestre)
Professora
Rosângela
Semana
de 26 à 29 de outubro de 2020
26/10/20 – segunda
–feira
1ª aula: Português
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
No
livro Ler e Escrever volume II, Unidade 4:
Sequência
Didática: Conhecendo algumas histórias da Cultura Afro-brasileira.
Atividade
4. Nessa atividade, vamos revisar sobre contos africanos estudado na aula de 20/10.
E sobre a pesquisa realizada por você, preencha o quadro com o Ano de
publicação do livro? Quem é o ilustrador? Qual parte lhe chamou mais atenção?
Você recomendaria esse livro? Quais informações usaria para recomendá-lo para
os(as) colegas? Caso não recomende a leitura do livro, informe os motivos?
Habilidade:
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do
professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas,
acumulativos, de assombração, entre outros).
(EF05LP10)
Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário,
que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos
constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens,
narrador e a construção do discurso indireto e do discurso direto.
2ª aula: Português
No
livro Ler e Escrever volume II, Unidade 4:
Atividade
5. Nessa atividade, você selecionará um
conto de origem africana, onde deverá fazer leitura organizar uma apresentação
para sua família, grave o vídeo.
Lembre-se
de apresentar “O título do livro escolhido”, o “ Autor”,”Editora”, “Ano de
Publicação”, e “ilustrador”, após preencha a pág. 202 e me envie o vídeo.
Habilidade:( EF15LP16)
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,
textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos,
de assombração, entre outros).
(EF05LP10)
Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas,
minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes
mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura
composicional e o estilo do gênero.
3ª aula: Matemática
Livro
EMAI (volume II) Sequência 18.
Atividade 18.2
Nessa atividade vamos estudar diagonais dos polígonos e em seguida complete o quadro da pág. 24. Antes observe o exemplo do paralelogramo o qual possuí 4 lados em cada encontro das retas é uma vértice e possuí 2 diagonais que significa inclinado obliquamente em relação a uma linha de referência; oblíquo, transversal. Conforme
Habilidade:
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos,considerando lados, vértices
e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias
digitais.
4 aula. Matemática
Atividade 18.3
Agora nessa atividade observe os ângulos internos de
alguns polígonos de ângulo reto, ângulo agudo, ângulo obtuso.
O raio é
a metade do diâmetro de uma circunferência. Após realizar as dobraduras e observação dos ângulos retos que mede 90
graus. Também temos os ângulos obtusos que medem mais que 90 graus e ângulos
agudos que medem menos que 90 graus. Depois na figura 1 pinte de Verde ângulos retos, de azul ângulos agudos e de vermelho
ângulos obtusos.
Habilidade:
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos,considerando lados, vértices
e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias
digitais.
5ª aula:
Artes.
27/10/20
– terça-feira
1ª aula: Português REFORÇO
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
No livro Aprender Sempre volume III: Aula 1
Sequência
Didática 1: A PIADA NA SALA DE AULA
Nessa aula vamos aprender o que é uma piada e registrar o que sabem sobre o assunto:
Conheçam alguns dos humoristas brasileiros.
Agora responda no seu livro exercício 2. O que você sabe sobre piada?
Você costuma ouvir ou contar piadas?
Onde e quando?
De quem você ouve ou para quem conta piada?
As piadas que você conhece fala sobre o quê?
Em que situações esse gênero é mais empregado?
Será que podemos contar uma piada em qualquer situação de comunicação?
Piada é um gênero interessante de ser estudado? Por quê?
Habilidade:
(EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns,
poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em
diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a
estrutura composicional e o estilo do gênero.
2ª aula: Português REFORÇO
No livro Aprender Sempre volume III: Aula 1
Sequência
Didática 1: A PIADA NA SALA DE AULA
Agora
pesquise na internet uma piada ou com familiares. Você deve indicar a fonte e
explorar os detalhes como nome do autor, onde você pesquisou em que data, nome
do jornal ou site, se foi na família como seu familiar aprendeu ou ouviu. Em
seguida registre a piada e os dados pesquisados no livro. No exercício 3.
Habilidade:
(EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns,
poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em
diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a
estrutura composicional e o estilo do gênero.
3ª aula
e 4ªaula . Matemática. REFORÇO
Livro Aprender Sempre volume III
Nessas aulas, vamos
aprender a ler, escrever e ordenar números naturais até ordem das centenas de
milhar.Conforme quadro de classes e ordens abaixo:
No exercício
1. Observe a tabela com a população de São Paulo dividida entre municípios e
habitantes, você acha que todas as cidades de um estado têm o mesmo número de
habitantes? Você conhece os municípios que estão na tabela? Qual o município
que apresenta o maior número de habitantes? E qual o menor? Em seguida no
quadro abaixo a), após leitura
ordene os números em ordem decrescente.b)
Depois de ordenar , escreva, por extenso, o maior e o menor número.c)Agora, escreva os números que
representam a quarta e quinta cidade mais populosa. d) Adicione os habitantes encontrado na questão anterior. Quantos
serão os habitantes?
Habilidade:
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de
milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração
decimal.
5ª aula
Educação Física
28/10/20- Quarta- feira
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
1ª aula.
Ciencias
Livro Buriti de Ciências, Ciclo da
água: mananciais
Nessa aula, tem como objetivo explicar a definição de manacial, fala
sobre sua importância para o consumo de água por parte da população e sobre os
principais problemas enfrentados pelos mananciais., Faça a leitura do texto
anexado no link e responda as questões solicitadas acesse através: https://forms.gle/SrsheBrG7exNx9Bb7
Habilidade: (EF05CI03)Selecionar argumentos que justifiquem a importância
da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a
preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
2ª aula: Geografia
Livro Buriti
de Geografia. Identificando áreas poluídas.
O lixo
prejudica a qualidade ambiental,
objetivo dessa aula é fazer com que os alunos percebam que o excesso de lixo é
um problema que afeta principalmente as grandes cidades. Muitos municípios
ainda não descartam os resíduos de maneira correta, o que causa problemas
ambientais. Link
https://forms.gle/CNVYVNyjaLQwxm837
Habilidade: (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que
ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes,
destruição do patrimônio histórico, etc).
3ª aula: História
Livro Buriti de História. Herança Cultural, (A humanidade e
o tempo),objetivo dessa aula é refletir sobre a
passagem do tempo por meio de mudança e permanências, diferenciar tempo
histórico de tempo cronológico.
Link https://forms.gle/n4MUpZBi8oMxvtXy5
Habilidade:(EF05HI08): Identificar formas de marcação da passagem do tempo em
distintas sociedades, incluindo as populações indígenas.
4ª e 5 ª aula Reforço de Língua Portuguesa
No livro
Aprender Sempre volume III: Contar e encantar
Baseando-se na aula de 27/10/20, pesquise na
internet quais as características do gênero piada e seu contexto de comunicação
é necessário para contar uma piada, escolha uma para você contar ensaie várias
vezes, faça entonação com a voz e depois grave o áudio com a contação e me
envie.
No livro nas aulas 2 e 3 , após pesquisa na
internet copie a piada que mais gostou na a)
e explique por quê?. Também a que menos gostou b) e por quê? . E na c)
a menos engraçada.
(EF05LP10)
Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas,
minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes
mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura
composicional e o estilo do gênero.
(EF05LP35LP04)Inferir
informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
(EF35LP0505)
Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos
de diferentes gêneros.
29/10/20 – Quinta-feira
1ª, 2ª e 3ª aula - Reforço de Língua Portuguesa
No livro Aprender Sempre volume III:
Conhecendo algumas Piadas. Nessa atividade vamos ler e aprender interpretar algumas piadas. Vamos identificar a idéia central, e observar algumas palavras e a importância da pontuação para o entendimento da piada.
Habilidades
(EF35LP05) Utilizar conhecimentos lingüísticos e gramaticais, tais como
ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto
final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e
pontuação do discurso direto, quando o caso.
(EF35LP03)Identificar
a idéia central de textos de diferentes gêneros (assuntos/tema).
4ª aula: Educação Física
5ª aula: Reforço de Matemática livro
Aprender Sempre volume III (Aulas 1,2,3)
Retomando a
aula do dia 27/10, Como se lê o número 451.947 e escreva no caderno da cidade
de Mauá, que é de habitantes. O número de habitantes de Mauá é maior ou menor
que 500.000? responda no caderno.
Exemplo:
451.947=o
primeiro 4 está na ordem da centenas de milhar,correspondente a (400.000)
451.947=o segundo 4 está na ordem de dezenas,correspondente ao número 40(4
dezenas)
Seguindo o
exemplo acima, observe os valores dos algarismos em função de sua posição
correspondente e responda o exercício 2.
Habilidade:
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de
milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração
decimal.
30/10/20 - sexta-feira
Ponto Facultativo - referente ao dia 28/10/20 dia do servidor
público.
Professora:Flávia
Disciplina: Arte
Atividade de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 5º A e B anos iniciais.
Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.
Leia a piada abaixo faça uma ilustração sobre ela no caderno de desenho ou caderno normal da sala.
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação física
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 3º ANOS A / B / C |
ATIVIDADES SEMANA 26/10 Á 30/10/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Relacione no seu caderno, quais são os jogos e brincadeiras que você conhece que é realizado por duas equipes. |
2ª AULA (50 minutos) A figura do jogo da 1ª aula é o “Rouba Bandeira”. Descreva no seu caderno, quais são as principais normas desse jogo.
|
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis preto, caderno, Assistir as aulas no CMSP
|
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário