domingo, 25 de outubro de 2020

5ºAnos iniciais semana de 26 a 29 de outubro de 2020

  Atividade da semana de   26  a 29 de outubro 2020

5ºAno A ( Anos Iniciais )

Professor: João Bina 

 

ROTEIRO DE ATIVIDADES  5 ANO A  da semana  de 26 A 30 de outubro de 2020

Professor João Bina de Almeida

ENVIO DE ATIVIDADES e contato: whatsapp 96303 1446   almeidabina@htmail.com FACEBOOK DA  ESCOLA-https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600 / http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

Segunda feira 26 /10 /2020

1ª aula –

 Leitura texto  informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.   Ler e escrever projeto mata atlântica ATIVIDADE 3F: O SÍMBOLO DOURADO DA MATA ATLÂNTICA  (pagina 179,180   do Ler e escrever)

   Leia o texto abaixo  Quando terminar, faça um resumo em seu caderno, lembrando-se de indicar o título e as ideias principais.

MICO-LEÃO-DOURADO AUXILIA NA PRESERVAÇÃO DO HÁBITAT DA ESPÉCIE  O Mico-leão-dourado é um símbolo da luta pela preservação das espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Os micos estão atualmente distribuídos em uma paisagem muito fragmentada da Mata Atlântica – um dos ecossistemas florestais mais ameaçado do planeta. Sendo assim, o Mico-leão-dourado representa uma grande importância para a Mata Atlântica. O Mico-leão-dourado colabora na regeneração do bioma, cujo desmatamento é o principal problema associado à sua extinção, pois é um importante dispersor de sementes. Além de ser um grande consumidor dos mais diversos tipos de frutos, esse pequeno primata espalha as sementes por onde passa, podendo ligar áreas isoladas da mata. Após uma “refeição”, o mico-leão-dourado leva entre uma hora e uma hora e meia para defecar. Um intervalo curto como esse faz com que o animal se alimente várias vezes ao dia e defeque nos locais mais diversos. A outra parte da refeição é cuspida pelo animal e, mesmo dessa forma, a atuação do mico é benéfica, pois, ao ingerir a polpa, ele diminui os riscos de mortalidade da semente por fungos e predadores. Para as sementes, é importante que sejam depositadas longe da árvore-mãe para haver menor competição por espaço e menos chance de predação. O mico-leão-dourado costuma defecar em locais distantes daquele onde se alimentou numa média de 105 metros, podendo alcançar quase um quilômetro. Apenas 5,8% das sementes foram depositadas até 10 metros do local de origem, enquanto 82,02% ficaram entre dez e duzentos metros, distância considerada favorável para a germinação. Proveniente do Rio de Janeiro, o Mico-leão-dourado habitava toda a baixada litorânea do estado, mas, atualmente, pode ser encontrado em apenas seis municípios. Os micos não atravessam as áreas de vegetação baixa, somente através dos galhos das árvores como estratégia de sobrevivência. Por isso, os corredores florestais são importantes para a preservação da espécie. Para proteção da espécie, foram criadas três unidades de conservação, e uma delas é a Reserva Biológica União. Ela foi transformada em reserva pelo Ibama em 1998, após ter recebido seis grupos de micos-leões-dourados advindos de áreas isoladas e ameaçadas pela escassez de mata. Hoje, já são mais de trinta grupos, com uma média de seis animais cada, contribuindo para manter e aumentar a variabilidade genética da espécie. O mico-leão-dourado é um dos primatas mais ameaçados de extinção do mundo. Estudos sobre seu comportamento irão contribuir para a preservação da espécie, de seu hábitat, e da própria Reserva Biológica União, uma das poucas áreas remanescentes de mata atlântica.                                                                           

Habilidade

(EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos.

(EF05LP24A) Planejar e produzir textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

2 Aula  Artes

3ª aula-

  Aprender sempre  página 68 continuação  atividade 3ª Atividade: Leitura e Análise do Anúncio “A mobilidade pede diversidade”

Faça uma  pesquisa de textos que tratem de mobilidade urbana e sustentável  copie no caderno  e comente no grupo  dando sua opinião  sobre o assunto.

Habilidade

Localizar informações implícitas em um texto. Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (desenho, ilustração, propaganda, desenho, foto, etc.).

Inferir informação a partir de um texto.Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (desenho, ilustração, propaganda, desenho, foto, etc.).

4ª aula-

Reforço- aprender sempre português Aprender sempre português. Português Etapa 4: Leitura de Tiras em Quadrinhos  página 70,71 aprender sempre

O gênero tiras em quadrinhos veiculam informações sobre assuntos polêmicos, na maioria das vezes, de valor social, moral, voltados ao cotidiano das pessoas, a fim de conduzir seus leitores a refletir sobre determinadas situações, desenvolvendo, assim, o senso crítico. É um gênero que se enquadra na ordem do narrar e circula na esfera de jornais, revistas e internet, as tirinhas podem ser representadas com linguagem verbal e não verbal e, outras vezes, somente com a linguagem não verbal;

• que existem narrativas que usam apenas um único quadrinho;

• que o sentido de humor, geralmente, está implícito, sendo necessária a compreensão global do texto.O que são tirinhas em quadrinhos? Quais as características desse gênero?

Qual a linguagem utilizada? Onde   circulam ? ( pág. 70 )

Habilidade   

D 13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D 01 - Localizar informações explícitas em um texto.D 04 - Inferir uma informação implícita em um texto.D 10 - Identificar as marcas linguísticas, que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

 


5ª – aula

  EMAI 18.5 pagina 29   e 30

Juliana e Gabriel estavam conversando como poderiam explicar um caminho para seu primo Emerson chegar à casa dos avós. Eles utilizaram uma malha quadriculada e desenharam dois eixos que são perpendiculares. Essa representação é conhecida como um plano cartesiano ,página 29.




E comentaram que podem marcar pontos e indicar as coordenadas cartesianas. O ponto A pode ser indicado pelas coordenadas (5, 3) e o ponto B pelas coordenadas (3,5).Gabriel comentou que nas coordenadas do ponto A (5,3), 5 corresponde ao valor a ser indicado no eixo horizontal e 3 no eixo vertical.

A.   Marque na representação do plano cartesiano acima os pontos de coordenadas C(8,2) e D(2,8 ) página 30

 





Responda:

A. Quais são as coordenadas desses pontos?

B. Juliana perguntou para Gabriel: - Se eu estiver no ponto F, como posso fazer para chegar ao ponto J? Como você explicaria para Juliana?

C. Gabriel disse: Eu andaria 3 quadradinhos para a frente, faria um giro de 90º à esquerda, caminharia dois quadradinhos e chegaria no ponto H, de coordenadas (5,5). Em seguida, eu realizaria um giro de 90º à direita e caminharia seis quadradinhos. Finalmente, outro giro de 90º à esquerda e caminharia um quadradinho, chegando no ponto J, de coordenadas (11,6).

Você concorda com a explicação de Gabriel?

D. O caminho sugerido por Gabriel foi o mesmo proposto por você?

Habilidade -EF05MA15A-Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.EF05MA15B- Construir itinerários para representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros).

 

------------------------------------------------------------------------------------------

Terça feira 27/10/2020

1ª aula

-Leitura texto  informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.  Roda de leitura no grupo whatsapp

 Ler e escrever projeto Mata Atlântica ATIVIDADE 3F: O SÍMBOLO DOURADO DA MATA continuação  pagina 182.

  Criação doméstica, ou em zoológicos. No Rio de Janeiro, foi criada a Reserva Biológica de Poço das Antas a fim de protegê-lo e preservá-lo. Fonte: Texto elaborado pela equipe CEIAI

 A seguir, complete a ficha técnica do mico-leão-dourado e respondam as perguntas: Corpo, Alimentação, Habitat ,Hábitos

 Por que o mico-leão-dourado é o símbolo da preservação da Mata Atlântica?

Copie o trecho do texto que cita outros nomes pelos quais o mico-leão-dourado é conhecido.

c. Escreva uma informação que você ache interessante sobre a vida em família desse animal.

HABILIDADE

EF05LP22- Ler e compreender textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.EF05LP24A- Planejar e produzir textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero

2ª aula - 

Caderno aprender sempre atividade recuperação 4bimestre

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 - A PIADA NA SALA DE AULA

 Aprender sempre pagina 3

RIR E REFLETIR

O QUE VAMOS APRENDER?

Nesta aula, vamos aprender o que é uma piada e registrar o que sabem sobre o assunto. 1 Introdução ao gênero: Piada. A Roda de Conversa: Alguém sabe como se chama o texto que acabou de ser narrado?

Vocês sabem o que é uma piada? Vocês costumam ouvir ou contar piadas? Onde e quando? De quem vocês ouvem ou para quem contam piada? As piadas que vocês conhecem falam sobre o quê?

Em que situações esse gênero é mais empregado? Será que podemos contar uma piada em qualquer situação de comunicação?

Qual foi a temática da piada que o/a professor/a contou?

O que costuma ser tema de uma piada?

Piada é um gênero interessante de ser estudado? Por quê?

Pagina 4-( do aprender sempre 4 bimestre) Utilize o quadro a seguir para anotar os seus conhecimentos. O que você sabe sobre piada Perguntas Resposta O que é uma piada? Você costuma ouvir ou contar piadas? Onde e quando? De quem você ouve ou para quem conta piadas? As piadas que você conhece falam sobre o quê? Em que situações esse gênero é mais empregado? Será que podemos contar uma piada em qualquer situação de comunicação? Piada é um gênero interessante de ser estudado? Por quê?

 Para casa! Pesquise uma piada para que conte para a turma na aula seguinte. A pesquisa poderá ser realizada na internet ou com familiares. Você deve indicar a fonte e explorar os detalhes.                                    (Página 5 aprender sempre)Habilidade

 EF05LP10- Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

  

3ª Aula – EMAI  ATIVIDADE 18.6  Pagina 31



 
Emerson está no ponto J e a casa de seus avós está localizada no ponto F. Como você pode explicar para Emerson um caminho possível para chegar à casa de seus avós? Procure apresentar o menor caminho possível.

Habilidade - EF05MA17 Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.EF05MA15A-Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.EF05MA15B- Construir itinerários para representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas.

 4ª  aula-

 Atividade de revisão matemática  cálculos  campo aditivo e multiplicativo números racionais e decimais será feito pelo grupo da sala.

5ª aula

 Atividade de reforço  aprender sempre matemática  sequencia 6   pagina34

Foi proposto ao Lucas que representasse com números as partes pintadas de verde em relação à figura toda, nos seguintes casos:

Respostas de Lucas: A parte pintada de verde é ½ da figura toda.

 A parte pintada de verde é ¼ da figura toda.

 E justificou: no caso do retângulo, eu dividi 1 por 2 e, no caso do círculo, dividi 1 por 4. Você sabe dizer quanto representa as outras partes pintadas de amarelo? Retângulo Círculo b.Como Lucas deveria representar 1/3 de uma figura qualquer? Registre no espaço abaixo: c

 

 

Habilidade 5N1.1 Escrever números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos) em sua representação por algarismos ou em língua materna ou associar o registro numérico ao registro em língua materna.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quarta feira 28/10/2020

1ª aula-educação  física

2ª  aula

-Momento de leitura Texto informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.  Ler e escrever projeto mata atlântica ler e escrever  atividade  3 G Atividade 3G  Leia o texto individualmente e conheça alguns importantes representantes da fauna e da flora brasileira.

A ILHA GRANDE E A SUA RELAÇÃO COM A MATA ATLÂNTICA A Ilha Grande é um recanto onde o bioma da Mata Atlântica ainda é preservado: florestas, rios, lagoas, manguezais etc. A Ilha Grande, constitucionalmente, é considerada patrimônio nacional. Possui vegetação constituída pela Mata Atlântica e está localizada na chamada Zona Costeira Por isso, encontra-se uma diversidade biológica existente em seu ecossistema: uma área insular constituída por florestas, costões, praias, rios, lagoas, restingas, manguezais etc., sem mencionar a variedade da sua fauna. Na Ilha Grande, o visitante também encontrará espécies de aves (como papagaio, pica-pau, tiés, sabiás, saracuras e outros), macacos, esquilos, tatus, pacas, ouriços, águas-vivas, cobras, lagartos e animais em extinção, como o macaco-bugio. Quem visita a Ilha Grande encanta-se com a diversidade vegetal da Mata Atlântica. Viajantes, artistas, naturalistas e comerciantes estrangeiros impressionam-se com o porte dos jequitibás, a beleza do gravatá e das orquídeas e o inesperado colorido das bromélias. No começo do ano, eles também apreciam as quaresmeiras, visivelmente destacadas pelo seu roxo intenso nas encostas e vales. Esses visitantes também querem conhecer o pau-brasil por questões econômicas e históricas, pois essa espécie de árvore deu origem ao nome de nosso País. Mata Atlântica, floresta amazônica brasileira, Serra do Mar, Pantanal Mato-grossense e zona costeira são considerados patrimônio nacional pela Constituição Federal de 1988. A legislação protege a mata primária (virgem) e impede sua destruição, no entanto, outras leis permitem a derrubada de mata secundária (recultivada). Representantes da comunidade e de organizações não governamentais (ONGs) reivindicam aos órgãos públicos a criação de leis específicas para proteger a Ilha Grande.

A partir do que leu, preencha o quadro abaixo. MATA ATLÂNTICA  ANIMAIS VEGETAIS Agora, faça uma pesquisa e amplie o quadro, completando-o com outros animais da Mata Atlântica que não aparecem no texto. Registre em seu caderno. Página 183 .184  Ler e  escrever

 

HABILIDADE

EF15LP05B- Pesquisar, em meios impressos e/ou digitais, informações necessárias à produção do texto, organizando os dados e as fontes pesquisadas em tópicos.

EF05LP22- Ler e compreender textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

3 aula

| Caderno aprender sempre atividade recuperação 4 bimestre - A PIADA NA SALA DE AULA  pagina 6 Agora é a sua vez de contar uma piada. Prepare-se: preocupe-se com a entonação e com o perfil das personagens. Leia várias vezes a piada e conte a piada que você pesquisou.

Das piadas que seus colegas leram ou contaram em classe:

. Qual foi a piada que você mais gostou? Por quê? b. Qual foi a piada que você menos gostou? Por quê ? c. Qual foi a piada que você considerou menos engraçada? Por quê ?

Conhecendo mais sobre o gênero piada As piadas são textos curtos, populares, de autoria desconhecida e apresentam enredo e linguagem

simples e coloquial, com predomínio do discurso direto e final surpreendente, contada para provocar risos.

O objetivo é o de divertir, porém também pode criticar ou manter relações de poder e disseminar preconceitos, por meio de recursos como humor, ambiguidade, sarcasmo e ironia .A temática é bastante variada, cotidiana ou polêmica, e a narração pode ser feita no tempo presenteou passado, contada oralmente ou escrita. Apresentam os componentes dos textos narrativos: enredo,narrador, personagem e passagem de tempo.

Circula em ambientes informais e descontraídos, onde há proximidade entre os participantes

Habilidade

 EF05LP10- Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 

 

 

4ª aula

 Aprender sempre matemática  sequencia 6 pagina  35

 Lucas aprendeu que os números escritos na forma fracionária, podem também ser escritos na forma decimal. Ficou sabendo que, por exemplo, um número pode ser representado por 0,5 ao dividir o numerador pelo denominador da fração ½. a.

Usando essas informações e com o auxílio da calculadora, ajude Lucas a escrever, para cada representação fracionária, sua representação decimal:

 ½ =0,5

¼=

 3/10=

 2/5

 2/10

7/100

Habilidade-Habilidade 5N1.1 Escrever números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos) em sua representação por algarismos ou em língua materna ou associar o registro numérico ao registro em língua materna

 

5- aula- EMAI   ATIVIDADE 19.1  pagina 32

Os alunos do 5º ano A, fizeram uma pesquisa na internet para saber quais foram as temperaturas mínimas ocorridas na cidade de São Paulo em 2018. Com os dados que encontraram, eles construíram o seguinte gráfico.



1. Observe o gráfico de linha e responda:

A. No mês de janeiro a temperatura mínima foi de quantos graus Celsius?

B. Em quais meses houve temperaturas abaixo de 15ºC?

C. Qual mês apresentou a menor temperatura? De quantos graus Celsius?

D. Em qual mês a temperatura mínima foi de 15º graus Celsius?

 

Habilidades EF05MA24- Analisar e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas (simples ou de dupla entrada) e gráficos (colunas agrupadas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.EF05MA25- Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

 

Quinta feira 29/10/2020

1ª aula educação física

2ª aula –

 Momento de leitura  -Leitura texto  informativo Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor. .  Roda de leitura no grupo whatsapp Ler e escrever. UNIDADE 4:

ATIVIDADE 1: CONHECENDO CONTO AFRICANO  continuação  Após a leitura do conto Oxóssi, responda no caderno as seguintes informações: ( página  199

a- Quem Narra a História?

b- Por que nenhum caçador consegui matar o grande pássaro?

c. O feitiço pronunciado pela mãe do caçador chegou ao grande pássaro. Explique por que o feitiço da mãe atingiu o pássaro?

d. No conto, temos muitas palavras de origem africana. Pesquise o significado de algumas delas e compartilhe com seus(suas) colegas e professores(as).

E- PESQUISEM palavras que usamos no cotidiano que são de origem africana. Registre as palavras e seus significados

Habilidade

 EF35LP26- Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e do discurso direto.


 3ª  aula-    EMAI sequencia  ATIVIDADE 19.2


Pagina33

O Sr. Ivan mora na capital paulista. O gráfico de linha a seguir mostra o consumo de energia da casa dele no período de um ano.

Observando esse gráfico, responda às questões:

A. O gráfico representa o consumo de energia em qual ano?

B. Em qual mês houve maior consumo de energia? De quantos kWh?

C. Qual o provável motivo do aumento de energia nos meses de junho e julho?

D. Em qual mês houve o menor consumo de energia?

E. Qual o consumo de energia, em kWh, no mês de dezembro?

Habilidade (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

 4ª aula-

Atividade de recuperação 4 bimestre de português  pagina 6

CONTAR E ENCANTARO QUE VAMOS APRENDER ?Nesta aula, vamos contar, ouvir piadas e aprender as características desse texto.1Agora é a sua vez de contar uma piada. Prepare-se: preocupe-se com a entonação e com o perfil das personagens. Leia várias vezes a piada. Conte  no grupo da sala .

  Habilidade

 

(EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros.(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 5ª aula

Atividade recuperação intensiva matemática 4 bimestre OS NÚMEROS NATURAIS O QUE VAMOS APRENDER ?  PÁGINA 3 E 4

• Nestas aulas, vamos aprender a ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar.

Rita e Daniel estavam realizando uma pesquisa para a aula de Geografia. A pesquisa era sobre os municípios do estado de São Paulo. Eles descobriram que o estado de São Paulo possui 645 municípios, e que a cidade de São Paulo é a mais populosa de todo o estado. Durante a pesquisa, eles encontraram estimativas populacionais realizadas pela Fundação SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), de que, em 2018, a cidade de São Paulo tinha 11.753.659 habitantes, e decidiram anotar em uma tabela o número de habitantes de alguns municípios do estado de São Paulo:

MUNICÍPIOS                     HABITANTES

CAIEIRAS                         97.763

GUARIBA                         38.344

LIMEIRA                         292.497

MAUÁ                             451.947                       

RIBEIRÃO PRETO         669.180

BRAGANÇA PAULISTA  160.840

PAGINA 4. No quadro abaixo, após a leitura da tabela, ordene os números em ordem decrescente.

 Depois de ordenar os números em ordem decrescente, escreva, por extenso, o maior e o menor número.

 Vamos lá! Você já ordenou o número de habitantes de cada cidade da tabela do maior para o menor.

 Agora, escreva os números que representam a quarta e a quinta cidade mais populosas.

d. Adicione os números de habitantes que você encontrou na questão anterior. Quantos serão os habitantes?

Habilidade-EF05MA01- Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem

das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


 

 

Professora:Flávia

Disciplina: Arte

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º A  e B anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha  para fazer a atividade escolhida.

 

Leia a piada abaixo faça uma ilustração sobre ela no caderno de desenho ou caderno normal da sala.







Professor: Donizeti

Disciplina: Educação física

         EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 3º ANOS  A  /  B  /  C

                      ATIVIDADES   SEMANA    26/10   Á  30/10/2020

1ª AULA (50 minutos)

Relacione no seu caderno, quais são os jogos e brincadeiras que você conhece que é realizado por duas equipes.

2ª AULA (50 minutos)

A figura do jogo da 1ª aula é o “Rouba Bandeira”.

Descreva no seu caderno, quais são as principais normas desse jogo.

 

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto, caderno,

Assistir as aulas no CMSP

 

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala

 

--------------------------------------------------------------------

5ºAno B ( Anos Iniciais )

Professora:Rosângela

Roteiro de Atividades – 5º ano B  ( 4º Bimestre)

Professora Rosângela

Semana de 26 à 29 de outubro de 2020

 

26/10/20 – segunda –feira

1ª aula: Português

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

No livro Ler e Escrever volume II, Unidade 4:

Sequência Didática: Conhecendo algumas histórias da Cultura Afro-brasileira.

Atividade 4. Nessa atividade, vamos revisar sobre contos africanos estudado na aula de 20/10. E sobre a pesquisa realizada por você, preencha o quadro com o Ano de publicação do livro? Quem é o ilustrador? Qual parte lhe chamou mais atenção? Você recomendaria esse livro? Quais informações usaria para recomendá-lo para os(as) colegas? Caso não recomende a leitura do livro, informe os motivos?

Habilidade: (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).

(EF05LP10) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e do discurso direto.

2ª aula: Português

No livro Ler e Escrever volume II, Unidade 4:

Atividade 5.  Nessa atividade, você selecionará um conto de origem africana, onde deverá fazer leitura organizar uma apresentação para sua família, grave o vídeo.

Lembre-se de apresentar “O título do livro escolhido”, o “ Autor”,”Editora”, “Ano de Publicação”, e “ilustrador”, após preencha a pág. 202 e me envie o vídeo.

Habilidade:( EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).

(EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 

3ª aula: Matemática

Livro EMAI (volume II) Sequência 18.              Atividade 18.2

Nessa atividade vamos estudar diagonais dos polígonos e em seguida complete o quadro da pág. 24.  Antes observe o exemplo do paralelogramo o qual possuí 4 lados em cada encontro das retas é uma vértice e possuí 2 diagonais  que significa inclinado obliquamente em relação a uma linha de referência; oblíquo, transversal. Conforme 



Habilidade: (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos,considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

 

4 aula. Matemática

Atividade 18.3

Agora nessa atividade observe os ângulos internos de alguns polígonos de ângulo reto, ângulo agudo, ângulo obtuso.


Na parte de Anexos no final do livro do Emai Anexo 1. Atividade 20.3, recorte e siga as orientações da professora Dona Bete da Figura 2 da pág. 25. 






 O raio é a metade do diâmetro de uma circunferência. Após realizar as dobraduras e observação dos ângulos retos que mede 90 graus. Também temos os ângulos obtusos que medem mais que 90 graus e ângulos agudos que medem menos que 90 graus. Depois na figura 1  pinte de Verde ângulos retos, de azul ângulos agudos e de vermelho ângulos obtusos.

 

Habilidade: (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos,considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

5ª aula: Artes.

 

27/10/20 – terça-feira

 

1ª aula: Português  REFORÇO

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

No livro Aprender Sempre volume III: Aula 1

Sequência Didática 1: A PIADA NA SALA DE AULA

Nessa aula vamos aprender o que é uma piada e registrar o que sabem sobre o assunto:






Conheçam alguns dos humoristas brasileiros.




Agora responda no seu livro exercício 2. O que você sabe sobre piada? 

Você costuma ouvir ou contar piadas?

 Onde e quando?

 De quem você ouve ou para quem conta piada?

 As piadas que você conhece fala sobre o quê?

 Em que situações esse gênero é mais empregado? 

Será que podemos contar uma piada em qualquer situação de comunicação?

 Piada é um gênero interessante de ser estudado? Por quê?

 

Habilidade: (EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 

2ª aula: Português REFORÇO

No livro Aprender Sempre volume III: Aula 1

Sequência Didática 1: A PIADA NA SALA DE AULA

Agora pesquise na internet uma piada ou com familiares. Você deve indicar a fonte e explorar os detalhes como nome do autor, onde você pesquisou em que data, nome do jornal ou site, se foi na família como seu familiar aprendeu ou ouviu. Em seguida registre a piada e os dados pesquisados no livro. No exercício 3.

Habilidade: (EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 

3ª aula e 4ªaula . Matemática. REFORÇO

 

Livro Aprender Sempre volume III

Nessas aulas, vamos aprender a ler, escrever e ordenar números naturais até ordem das centenas de milhar.Conforme quadro de classes e ordens abaixo:




No exercício 1. Observe a tabela com a população de São Paulo dividida entre municípios e habitantes, você acha que todas as cidades de um estado têm o mesmo número de habitantes? Você conhece os municípios que estão na tabela? Qual o município que apresenta o maior número de habitantes? E qual o menor? Em seguida no quadro abaixo a), após leitura ordene os números em ordem decrescente.b) Depois de ordenar , escreva, por extenso, o maior e o menor número.c)Agora, escreva os números que representam a quarta e quinta cidade mais populosa. d) Adicione os habitantes encontrado na questão anterior. Quantos serão os habitantes?

 

Habilidade: (EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

5ª aula Educação Física

 

28/10/20- Quarta- feira

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

1ª aula. Ciencias

Livro Buriti de Ciências, Ciclo da água: mananciais

Nessa aula, tem como objetivo explicar a definição de manacial, fala sobre sua importância para o consumo de água por parte da população e sobre os principais problemas enfrentados pelos mananciais., Faça a leitura do texto anexado no link e responda as questões solicitadas acesse através: https://forms.gle/SrsheBrG7exNx9Bb7

 

Habilidade: (EF05CI03)Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

 

 

2ª aula: Geografia

Livro Buriti de Geografia. Identificando áreas poluídas.

O lixo prejudica a qualidade ambiental, objetivo dessa aula é fazer com que os alunos percebam que o excesso de lixo é um problema que afeta principalmente as grandes cidades. Muitos municípios ainda não descartam os resíduos de maneira correta, o que causa problemas ambientais.  Link https://forms.gle/CNVYVNyjaLQwxm837

Habilidade: (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico, etc).

 

3ª aula: História

 

Livro Buriti de História.  Herança Cultural, (A humanidade e o tempo),objetivo dessa aula é refletir sobre a passagem do tempo por meio de mudança e permanências, diferenciar tempo histórico de tempo cronológico.

Link https://forms.gle/n4MUpZBi8oMxvtXy5


Habilidade:(EF05HI08): Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas.

 

4ª e 5 ª aula Reforço de Língua Portuguesa

No livro Aprender Sempre volume III: Contar e encantar

Baseando-se na aula de 27/10/20, pesquise na internet quais as características do gênero piada e seu contexto de comunicação é necessário para contar uma piada, escolha uma para você contar ensaie várias vezes, faça entonação com a voz e depois grave o áudio com a contação e me envie.

No livro nas aulas 2 e 3 , após pesquisa na internet copie a piada que mais gostou na a) e explique por quê?. Também a que menos gostou b) e por quê? . E na c) a  menos engraçada.

 

(EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

(EF05LP35LP04)Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

(EF35LP0505) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

29/10/20 – Quinta-feira

 

 1ª, 2ª e 3ª aula - Reforço de Língua Portuguesa

No livro Aprender Sempre volume III:

Conhecendo algumas Piadas. Nessa atividade vamos ler e aprender interpretar algumas piadas. Vamos identificar a idéia central, e observar algumas palavras e a importância da pontuação para o entendimento da piada. 


Habilidades (EF35LP05) Utilizar conhecimentos lingüísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando o caso.

(EF35LP03)Identificar a idéia central de textos de diferentes gêneros (assuntos/tema).

 

4ª aula: Educação Física

5ª aula: Reforço de Matemática livro Aprender Sempre volume III (Aulas 1,2,3)

Retomando a aula do dia 27/10, Como se lê o número 451.947 e escreva no caderno da cidade de Mauá, que é de habitantes. O número de habitantes de Mauá é maior ou menor que 500.000? responda no caderno.

Exemplo:

451.947=o primeiro 4 está na ordem da centenas de milhar,correspondente a (400.000)

451.947=o segundo 4 está na ordem de dezenas,correspondente ao número 40(4 dezenas)

Seguindo o exemplo acima, observe os valores dos algarismos em função de sua posição correspondente e responda o exercício 2.

Habilidade: (EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

 

 

 

30/10/20 - sexta-feira 

 

 

Ponto Facultativo - referente ao dia 28/10/20 dia do servidor público.

 


Professora:Flávia 

Disciplina: Arte

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º A  e B anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha  para fazer a atividade escolhida.

 

Leia a piada abaixo faça uma ilustração sobre ela no caderno de desenho ou caderno normal da sala.




Professor: Donizeti

Disciplina: Educação física

         EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 3º ANOS  A  /  B  /  C

                      ATIVIDADES   SEMANA    26/10   Á  30/10/2020

1ª AULA (50 minutos)

Relacione no seu caderno, quais são os jogos e brincadeiras que você conhece que é realizado por duas equipes.

2ª AULA (50 minutos)

A figura do jogo da 1ª aula é o “Rouba Bandeira”.

Descreva no seu caderno, quais são as principais normas desse jogo.

 

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto, caderno,

Assistir as aulas no CMSP

 

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário