Atividade da semana de 19 a 23 de outubro 2020
Eletivas Profª Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E
LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
·
Atividade 1- Atividade 1- Escolher
Música
Jogos
Livros
Lazer
·
Atividade 2- Responder o questionário;
Qual atividade de seu lazer te motiva em
tempos de Pandemia? Enviar o que escolheu;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 28/10/2020
Eletivas / Profª Jobiane
E. E. Salim Farah Maluf
Ano: 8° anos
Matéria: Eletiva – Esporte e Lazer
Semana de 19/10 a 23/10/2020
Orientação: Revisar as atividades do 3° bimestre que não foram realizadas e encaminhar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (com urgência), em documento Word ou PDF da foto do caderno, caso haja dúvidas, fazer o encaminhamento também por e-mail.
Eletivas Lucilene
ELETIVA
E. E. SALIM
FARAH MALUF
SEMANA DE 19/10 À
23/10/2020
Professora: Lucilene Pereira
dos Santos
Disciplina: Eletiva
(Alimentação Saudável)
Turma: 8ºD 02
aulas semanais (90 minutos)
Tema:
Revisão e recuperação de
conteúdos
Desenvolvimento:
Revisar os conteúdos
trabalhados anteriormente
Responda as questões a
seguir:
1)
Por que óleos, gorduras, sal e açúcar devem
ser utilizados em pequenas quantidades em preparações culinárias?
2)
Estes quando consumidos em excesso o que pode
causar ao organismo?
3)
Dos exemplos citados a seguir, quais produtos
você encontra na despensa de sua casa.
Óleos
de soja, de milho, de girassol ou de oliva; manteiga, banha de porco, gordura
de coco, açúcar de mesa branco, demerara, mascavo, sal de cozinha refinado ou
grosso.
4)
Como você avalia o consumo destes itens na
preparação dos alimentos em sua casa? Vocês consomem muito ou adequadamente.
5)
Por que os alimentos ultra processados devem
ser evitados?
Ao
terminar as suas atividades enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail você deverá colocar nome
completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.
Plantão
de dúvidas é na quarta-feira das 09:50 às 10:40 horas da manhã via e-mail ou
via WhatsApp.
Eletivas
8º A
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Objeto
de Conhecimento: Contextos e práticas
|
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF69AR31):Relacionar
as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,
política, histórica, econômica, estética e ética. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Copie no caderno e faça o questionário Estética teatral -São estudos
realizados sob o ponto de vista da produção e da recepção na cena teatral que
tem como proposta romper com o exclusivismo da estética tradicional. A
Estética teatral contemporânea permite ao expectador uma reflexão pessoal
sobre aquilo que está sendo encenado, podendo, com isso, mudar sua percepção
e até modificar sua realidade. Poéticas pessoais –É o modo singular de
comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um
caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o
que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética
de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus
repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos.
Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências,
estudos, convívio com outras pessoas etc. A Poética de cada um influencia seu
modo de ver, sentir, pensar e fazer arte. ●Dimensões da vida: Toda comunidade
configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre
si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser
abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir
de experiências sensíveis. ●Dimensão Social: Envolve os diferentes
contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na
rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc. ●Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos,
influencia nossos padrões culturais entre eles o tipo de produto artístico a
que somos expostos, por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as
pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo.
Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível
perceber as influências culturais locais. ●Dimensão Política: O viés político
está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas,
na produção artística local, regional etc. ·
Dimensão
Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e
acontecimentos e que ficaram marcados na/pela produção artística, por
exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o
piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida. ·
Dimensão
Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em
massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais –livros,
objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc. ●Dimensão Estética: (Está relacionada
às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais,
estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito
e que envolvem um produto artístico). ●Dimensão Ética: Está ligada a
pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação
da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade,
normalmente, transmitidos no convívio social. Após copiarem os conceitos de poética
pessoal, estética teatral, práticas artísticas e diferentes dimensões da
vida.; respondam esses questionário. 1.O que você entende por poéticas pessoais?
Justifique a sua resposta. 2.O que você entende por estética
teatral? Já estudou este conceito anteriormente? 3.Quais práticas artísticas na Linguagem
teatral você já participou? Estas práticas aconteceram na escola? Ou em
outros espaços culturais? 4.Como podemos relacionar as práticas
artísticas teatrais que você conhece às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
|
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 19/10 a 23/10
__ |
|
|
Ciências/Profº Lucilene
CIÊNCIAS
FÍSICAS E BIOLÓGICAS
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 19/10 À 23/10/2020
Professora:
Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina:
Ciências Físicas e Biológicas
Turmas:
8ºA e 8ºB
04 aulas semanais (180 minutos)
Tema:
Revisão
e recuperação de conteúdos
Desenvolvimento:
Revisar
os conteúdos trabalhados anteriormente
Responda
as questões a seguir:
1) É
possível pegar Covid-19 por picada de mosquito? Justifique sua resposta.
2) O
que é um protozoário?
3) Remédio
para depressão faz mal? Justifique sua resposta.
4) Você
pode se automedicar? Por quê?
5) Quais
são os tipos de bactérias? O que elas podem causar?
6) Para
que servem as vacinas?
7) Por
que os alimentos ultra processados devem ser evitados?
Ao terminar sua atividade enviar para o
e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a
semana em que a atividade foi postada.
Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 08:00
às 08:50 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp.
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 19 a 23/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
REVISÃO DO CONTEÚDO: ELEMENTOS DA
DANÇA |
|
Aula I: Revisão do conteúdo:
Leitura e reflexão dos elementos da dança destaque os exemplos de músicas que
você conhece sobre cada tipo de dança.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Revisão do conteúdo:
Leitura e reflexão de texto sobre as danças caribenhas da Página 57 no
Caderno do aluno volume 3.
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere.
|
Geografia/Profº
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano:
8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO
DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga
horária: 04 aulas
Semana
de 19 de outubro a 23 de outubro
TEMA: Eugenia
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos
com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para
quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO
DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Pesquisa:
Atividade manuscrita.
Favor
usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 – História da eugenia
Aula 2 – A eugenia na Alemanha.
Aula 3 – A eugenia no Brasil.
Aula 4 – A eugenia nos Estados Unidos.
Obs.: não esquecer de colocar fonte e data da
consulta.
Inglês/Profº Mônica
Turmas: 8º A, B, C, D
Retomada de Conteúdo
e Atividade
Esporte e saúde
Retomada da Atividade
1ª aula:
Relembrando: na aula
passada pedi para que vocês pesquisassem na internet algum atleta que venceu
seus obstáculos através do esporte e respondessem algumas questões sobre sua
pesquisa.
Agora vamos ler um trecho da entrevista de uma piloto feminina mais
talentosa da história das corridas de carro da Nascar nos Estados Unidos. A
tradução está abaixo para facilitar o entendimento.
Patrick was the first woman to start in pole position at Nascar's most
prestigious event, the Daytona 500. She was the world's fourth highest-earning
sportswoman in 2016. But she never won a race at Nascar's highest level. Still
no woman has.
Hundreds of female drivers have competed in Nascar since the series
began. Sara Christian raced in its first event, in 1949 at Charlotte Motor
Speedway.
But at elite level there have been just 16 and Janet Guthrie's sixth
place at Bristol in 1977 was for 37 years the best finish by a woman, until
Patrick equalled it in 2014.
Patrick did not make her stock car debut until the relatively late age
of 27, in 2010. She had previously raced in IndyCar, where she had enjoyed
various successes, including becoming the first woman to win a race in 2008.
Her route into Nascar was very different to Deegan's, but the two are
often likened to each other. Deegan feels this is unhelpful.
"People just compare us because we're girls," she says.
Tradução
Danica Patrick, a piloto feminina mais talentosa da história da Nascar,
aposentou-se das corridas em 2018.
Patrick foi a primeira mulher a largar na pole position no evento de
maior prestígio da Nascar, o Daytona 500. Ela foi a quarta esportista mais bem
paga do mundo em 2016. Mas ela nunca ganhou uma corrida no nível mais alto da
Nascar. Ainda nenhuma mulher o fez.
Centenas de mulheres pilotos competiram na Nascar desde o início da
série. Sara Christian correu em sua primeira prova, em 1949, no Charlotte Motor
Speedway.
Mas no nível de elite houve apenas 16 e o sexto lugar de Janet Guthrie
em Bristol em 1977 foi por 37 anos o melhor resultado de uma mulher, até que
Patrick o igualou em 2014.
Patrick não fez sua estreia na Stock Car até a idade relativamente
avançada de 27 anos, em 2010. Ela já havia corrido na IndyCar, onde teve vários
sucessos, incluindo se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida em 2008.
Sua rota para a Nascar era muito diferente da de Deegan, mas os dois
costumam ser comparados um ao outro. Deegan acha que isso não ajuda em nada.
“As pessoas apenas nos comparam porque somos meninas”, diz ela.
2ª aula – Atividade
1)
Sobre o que fala o texto?
2)
Você considera importante a representação feminina
no esporte? Escreva uma reflexão sobre isso.
3)
Pesquise algumas atletas que tiveram destaque no
mundo dos esportes. Copie pelo menos a trajetória esportiva de uma delas.
Envie a
atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 19/10/2020 A 2310/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
1ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Sintaxe
Ø Assunto
abordado: Frase, oração, período, conjunções.
Ø Link
da aula dos CMSP - Clique
aqui
Sondagem
O que você lembra sobre frase e
oração?
Qual é a diferença entre os dois?
E sobre período? O que sabe?
Levantamento prévio
Analisando o trecho abaixo retirado
da lenda "A história oficial" e, respectivamente, as partes em
destaque, onde está a frase e onde está a oração? Justifique sua resposta.
"No reflexo do espelho d'água, a
perfeição; estava se sentindo linda, pele, ok, cabelo, ok, voz, ok.
Até que... escuta um:
- Ô lá em casa, hein!!!"
Atividade
1. Analise as partes em
destaque do trecho abaixo retirado da lenda. Onde temos o período simples e
onde temos o período composto?
Justifique.
Um deles chegou a fazer referências à
indiazinha e comentou:
Semaninha de lucro!!!
Ela ficou indignada...
2. Analise as sentenças
abaixo e responda às questões:
I. Silêncio.
II. Faça silêncio, por favor.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor?
a) Qual ou quais sentenças são
frases?
b) Qual ou quais sentenças são
orações?
3. Analise as sentenças
abaixo e responda as questões:
I. Silêncio.
II. Faça silêncio, por favor.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor?
Localize os verbos nas orações II e
III.
4. Analise as sentenças
abaixo e responda às questões:
I. Silêncio. Vocês estão atrapalhando
minha concentração.
II. Faça silêncio, por favor, mas
antes venha aqui.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor, e conversarem lá fora?
Em qual ou quais das opções temos
período composto e por quê?
Levantamento prévio
Você sabe o que é uma conjunção e
qual é a sua função?
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 19/10 a
23/10
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Expressões Algébricas (Retomada/Recuperação)
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor
numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
- Descrever os Estudos
/Atividades Propostas
*Fazer a leitura e análise do texto sobre expressões algébricas, como
forma de revisão.
Expressões Algébricas
Expressões algébricas são expressões
matemáticas que apresentam números, letras e operações.
As expressões desse tipo são usadas com frequência em fórmulas e
equações.
As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas
de variáveis e representam um valor desconhecido.
Os números escritos na frente das letras são chamados de
coeficientes e deverão ser multiplicados pelos valores atribuídos as letras.
Exemplos
a) x + 5
b) b2 – 4ac
Cálculo de uma
Expressão Algébrica
O valor de uma expressão algébrica depende do valor que será
atribuído às letras.
Para calcular o valor de uma expressão algébrica devemos
substituir os valores das letras e efetuar as operações indicadas. Lembrando
que entre o coeficiente e a letras, a operação é de multiplicação.
Exemplo
O perímetro de um retângulo é calculado usando a fórmula:
P = 2b + 2h
Substituindo as letras com os valores indicados, encontre o
perímetro dos seguintes retângulos
Simplificação de
Expressões Algébricas
Podemos escrever as expressões algébricas de forma mais simples
somando seus termos semelhantes (mesma parte literal).
Para simplificar iremos somar ou subtrair os coeficientes dos
termos semelhantes e repetir a parte literal.
Exemplos
a) 3xy + 7xy4 - 6x3y + 2xy - 10xy4 = (3xy + 2xy) + (7xy4 - 10xy4) - 6x3y = 5xy - 3xy4 - 6x3y
b) ab - 3cd + 2ab - ab + 3cd + 5ab = (ab + 2ab - ab + 5ab) + (- 3cd + 3cd) =
7ab
Obs: O link abaixo
contém os conteúdos citados nessas aulas, Foram produzidas no centro de mídia (CMSP) e está
diretamente voltado aos objetivo desta aula.
1-
Sempre que os monômios possuem a mesma
parte literal, podemos realizar adições e subtrações com eles. Calcule as
adições e subtrações abaixo. Depois, explique como resolveu as equações.
a)
4a² + a² + 3a² =
c) 25y – 15y =
b)
4x + x + 5x =
d)
48k + 23k – 23k =
2-
Após resolver as expressões a seguir, explique o procedimento utilizado em cada
uma:
a) (3x³) . (5X²) =
b) (125a²) : (5a) =
c)
(28x²) . (7x²) =
3- Se A= x - 3y; B= 5x – 1 e C= 7y + 3x,
resolva as expressões indicadas por:
a)
A + B
c)
B – C
b)
C – A
d)
A - B + C
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google
Classroom
·
RECURSOS
- blog -
internet
- e-mail -
Google Classroom
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER
REGISTRADOS ( x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
Enviar para o email:
josivansantana26@gmail.com
Projeto de Vida/Profº
Tecnologia e Inovação/Profº
---------------------------------------------------------------------
8º B
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Objeto
de Conhecimento: Contextos e práticas
|
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF69AR31):Relacionar
as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,
política, histórica, econômica, estética e ética. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Copie no caderno e faça o questionário Estética teatral -São estudos
realizados sob o ponto de vista da produção e da recepção na cena teatral que
tem como proposta romper com o exclusivismo da estética tradicional. A
Estética teatral contemporânea permite ao expectador uma reflexão pessoal
sobre aquilo que está sendo encenado, podendo, com isso, mudar sua percepção
e até modificar sua realidade. Poéticas pessoais –É o modo singular de
comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um
caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o
que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética
de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus
repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos.
Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências,
estudos, convívio com outras pessoas etc. A Poética de cada um influencia seu
modo de ver, sentir, pensar e fazer arte. ●Dimensões da vida: Toda comunidade
configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre
si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser
abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir
de experiências sensíveis. ●Dimensão Social: Envolve os diferentes
contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na
rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc. ●Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos,
influencia nossos padrões culturais entre eles o tipo de produto artístico a
que somos expostos, por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as
pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo.
Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível
perceber as influências culturais locais. ●Dimensão Política: O viés político
está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas,
na produção artística local, regional etc. ·
Dimensão
Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e
acontecimentos e que ficaram marcados na/pela produção artística, por
exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o
piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida. ·
Dimensão
Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em
massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais –livros,
objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc. ●Dimensão Estética: (Está relacionada
às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais,
estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito
e que envolvem um produto artístico). ●Dimensão Ética: Está ligada a
pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação
da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade,
normalmente, transmitidos no convívio social. Após copiarem os conceitos de poética
pessoal, estética teatral, práticas artísticas e diferentes dimensões da
vida.; respondam esses questionário. 1.O que você entende por poéticas pessoais?
Justifique a sua resposta. 2.O que você entende por estética
teatral? Já estudou este conceito anteriormente? 3.Quais práticas artísticas na Linguagem
teatral você já participou? Estas práticas aconteceram na escola? Ou em
outros espaços culturais? 4.Como podemos relacionar as práticas
artísticas teatrais que você conhece às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
|
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 19/10 a 23/10
__ |
|
|
Ciências/Profº Lucilene
CIÊNCIAS
FÍSICAS E BIOLÓGICAS
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 19/10 À 23/10/2020
Professora:
Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina:
Ciências Físicas e Biológicas
Turmas:
8ºA e 8ºB
04 aulas semanais (180 minutos)
Tema:
Revisão
e recuperação de conteúdos
Desenvolvimento:
Revisar
os conteúdos trabalhados anteriormente
Responda
as questões a seguir:
1) É
possível pegar Covid-19 por picada de mosquito? Justifique sua resposta.
2) O
que é um protozoário?
3) Remédio
para depressão faz mal? Justifique sua resposta.
4) Você
pode se automedicar? Por quê?
5) Quais
são os tipos de bactérias? O que elas podem causar?
6) Para
que servem as vacinas?
7) Por
que os alimentos ultra processados devem ser evitados?
Ao terminar sua atividade enviar para o
e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a
semana em que a atividade foi postada.
Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 08:00
às 08:50 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp.
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 19 a 23/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
REVISÃO DO CONTEÚDO: ELEMENTOS DA
DANÇA |
|
Aula I: Revisão do conteúdo:
Leitura e reflexão dos elementos da dança destaque os exemplos de músicas que
você conhece sobre cada tipo de dança.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Revisão do conteúdo:
Leitura e reflexão de texto sobre as danças caribenhas da Página 57 no
Caderno do aluno volume 3.
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere.
|
Geografia/Profº
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano:
8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO
DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga
horária: 04 aulas
Semana
de 19 de outubro a 23 de outubro
TEMA: Eugenia
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos
com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para
quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO
DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Pesquisa:
Atividade manuscrita.
Favor
usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 – História da eugenia
Aula 2 – A eugenia na Alemanha.
Aula 3 – A eugenia no Brasil.
Aula 4 – A eugenia nos Estados Unidos.
Obs.: não esquecer de colocar fonte e data da
consulta.
Inglês/Profº Mônica
Turmas: 8º A, B, C, D
Retomada de Conteúdo
e Atividade
Esporte e saúde
Retomada da Atividade
1ª aula:
Relembrando: na aula
passada pedi para que vocês pesquisassem na internet algum atleta que venceu
seus obstáculos através do esporte e respondessem algumas questões sobre sua
pesquisa.
Agora vamos ler um trecho da entrevista de uma piloto feminina mais
talentosa da história das corridas de carro da Nascar nos Estados Unidos. A
tradução está abaixo para facilitar o entendimento.
Patrick was the first woman to start in pole position at Nascar's most
prestigious event, the Daytona 500. She was the world's fourth highest-earning
sportswoman in 2016. But she never won a race at Nascar's highest level. Still
no woman has.
Hundreds of female drivers have competed in Nascar since the series
began. Sara Christian raced in its first event, in 1949 at Charlotte Motor
Speedway.
But at elite level there have been just 16 and Janet Guthrie's sixth
place at Bristol in 1977 was for 37 years the best finish by a woman, until
Patrick equalled it in 2014.
Patrick did not make her stock car debut until the relatively late age
of 27, in 2010. She had previously raced in IndyCar, where she had enjoyed
various successes, including becoming the first woman to win a race in 2008.
Her route into Nascar was very different to Deegan's, but the two are
often likened to each other. Deegan feels this is unhelpful.
"People just compare us because we're girls," she says.
Tradução
Danica Patrick, a piloto feminina mais talentosa da história da Nascar,
aposentou-se das corridas em 2018.
Patrick foi a primeira mulher a largar na pole position no evento de
maior prestígio da Nascar, o Daytona 500. Ela foi a quarta esportista mais bem
paga do mundo em 2016. Mas ela nunca ganhou uma corrida no nível mais alto da
Nascar. Ainda nenhuma mulher o fez.
Centenas de mulheres pilotos competiram na Nascar desde o início da
série. Sara Christian correu em sua primeira prova, em 1949, no Charlotte Motor
Speedway.
Mas no nível de elite houve apenas 16 e o sexto lugar de Janet Guthrie
em Bristol em 1977 foi por 37 anos o melhor resultado de uma mulher, até que
Patrick o igualou em 2014.
Patrick não fez sua estreia na Stock Car até a idade relativamente
avançada de 27 anos, em 2010. Ela já havia corrido na IndyCar, onde teve vários
sucessos, incluindo se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida em 2008.
Sua rota para a Nascar era muito diferente da de Deegan, mas os dois
costumam ser comparados um ao outro. Deegan acha que isso não ajuda em nada.
“As pessoas apenas nos comparam porque somos meninas”, diz ela.
2ª aula – Atividade
1)
Sobre o que fala o texto?
2)
Você considera importante a representação feminina
no esporte? Escreva uma reflexão sobre isso.
3)
Pesquise algumas atletas que tiveram destaque no
mundo dos esportes. Copie pelo menos a trajetória esportiva de uma delas.
Envie a
atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 19/10/2020 A 2310/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
1ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Sintaxe
Ø Assunto
abordado: Frase, oração, período, conjunções.
Ø Link
da aula dos CMSP - Clique
aqui
Sondagem
O que você lembra sobre frase e
oração?
Qual é a diferença entre os dois?
E sobre período? O que sabe?
Levantamento prévio
Analisando o trecho abaixo retirado
da lenda "A história oficial" e, respectivamente, as partes em
destaque, onde está a frase e onde está a oração? Justifique sua resposta.
"No reflexo do espelho d'água, a
perfeição; estava se sentindo linda, pele, ok, cabelo, ok, voz, ok.
Até que... escuta um:
- Ô lá em casa, hein!!!"
Atividade
1. Analise as partes em
destaque do trecho abaixo retirado da lenda. Onde temos o período simples e
onde temos o período composto?
Justifique.
Um deles chegou a fazer referências à
indiazinha e comentou:
Semaninha de lucro!!!
Ela ficou indignada...
2. Analise as sentenças
abaixo e responda às questões:
I. Silêncio.
II. Faça silêncio, por favor.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor?
a) Qual ou quais sentenças são
frases?
b) Qual ou quais sentenças são
orações?
3. Analise as sentenças
abaixo e responda as questões:
I. Silêncio.
II. Faça silêncio, por favor.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor?
Localize os verbos nas orações II e
III.
4. Analise as sentenças
abaixo e responda às questões:
I. Silêncio. Vocês estão atrapalhando
minha concentração.
II. Faça silêncio, por favor, mas
antes venha aqui.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor, e conversarem lá fora?
Em qual ou quais das opções temos
período composto e por quê?
Levantamento prévio
Você sabe o que é uma conjunção e
qual é a sua função?
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8 A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 19/10 a 23/10
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Expressões Algébricas (Retomada/Recuperação)
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
- Descrever os Estudos /Atividades Propostas
*Fazer a leitura e análise do texto sobre expressões algébricas, como forma de revisão.
Expressões Algébricas
Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam números, letras e operações.
As expressões desse tipo são usadas com frequência em fórmulas e equações.
As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas de variáveis e representam um valor desconhecido.
Os números escritos na frente das letras são chamados de coeficientes e deverão ser multiplicados pelos valores atribuídos as letras.
Exemplos
a) x + 5
b) b2 – 4ac
Cálculo de uma Expressão Algébrica
O valor de uma expressão algébrica depende do valor que será atribuído às letras.
Para calcular o valor de uma expressão algébrica devemos substituir os valores das letras e efetuar as operações indicadas. Lembrando que entre o coeficiente e a letras, a operação é de multiplicação.
Exemplo
O perímetro de um retângulo é calculado usando a fórmula:
P = 2b + 2h
Substituindo as letras com os valores indicados, encontre o perímetro dos seguintes retângulos
Simplificação de Expressões Algébricas
Podemos escrever as expressões algébricas de forma mais simples somando seus termos semelhantes (mesma parte literal).
Para simplificar iremos somar ou subtrair os coeficientes dos termos semelhantes e repetir a parte literal.
Exemplos
a) 3xy + 7xy4 - 6x3y + 2xy - 10xy4 = (3xy + 2xy) + (7xy4 - 10xy4) - 6x3y = 5xy - 3xy4 - 6x3y
b) ab - 3cd + 2ab - ab + 3cd + 5ab = (ab + 2ab - ab + 5ab) + (- 3cd + 3cd) = 7ab
Obs: O link abaixo contém os conteúdos citados nessas aulas, Foram produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula.
1- Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois, explique como resolveu as equações.
a) 4a² + a² + 3a² =
c) 25y – 15y =
b) 4x + x + 5x =
d) 48k + 23k – 23k =
2- Após resolver as expressões a seguir, explique o procedimento utilizado em cada uma:
a) (3x³) . (5X²) =
b) (125a²) : (5a) =
c) (28x²) . (7x²) =
3- Se A= x - 3y; B= 5x – 1 e C= 7y + 3x, resolva as expressões indicadas por:
a) A + B
c) B – C
b) C – A
d) A - B + C
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom
· RECURSOS
- blog - internet
- e-mail - Google Classroom
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com
Projeto de Vida/Profº
Tecnologia e Inovação/Profº
---------------------------------------------------------------------
8º C
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Objeto
de Conhecimento: Contextos e práticas
|
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF69AR31):Relacionar
as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,
política, histórica, econômica, estética e ética. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Copie no caderno e faça o questionário Estética teatral -São estudos
realizados sob o ponto de vista da produção e da recepção na cena teatral que
tem como proposta romper com o exclusivismo da estética tradicional. A
Estética teatral contemporânea permite ao expectador uma reflexão pessoal
sobre aquilo que está sendo encenado, podendo, com isso, mudar sua percepção
e até modificar sua realidade. Poéticas pessoais –É o modo singular de
comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um
caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o
que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética
de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus
repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos.
Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências,
estudos, convívio com outras pessoas etc. A Poética de cada um influencia seu
modo de ver, sentir, pensar e fazer arte. ●Dimensões da vida: Toda comunidade
configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre
si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser
abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir
de experiências sensíveis. ●Dimensão Social: Envolve os diferentes
contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na
rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc. ●Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos,
influencia nossos padrões culturais entre eles o tipo de produto artístico a
que somos expostos, por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as
pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo.
Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível
perceber as influências culturais locais. ●Dimensão Política: O viés político
está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas,
na produção artística local, regional etc. ·
Dimensão
Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e
acontecimentos e que ficaram marcados na/pela produção artística, por
exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o
piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida. ·
Dimensão
Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em
massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais –livros,
objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc. ●Dimensão Estética: (Está relacionada
às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais,
estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito
e que envolvem um produto artístico). ●Dimensão Ética: Está ligada a
pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação
da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade,
normalmente, transmitidos no convívio social. Após copiarem os conceitos de poética
pessoal, estética teatral, práticas artísticas e diferentes dimensões da
vida.; respondam esses questionário. 1.O que você entende por poéticas pessoais?
Justifique a sua resposta. 2.O que você entende por estética
teatral? Já estudou este conceito anteriormente? 3.Quais práticas artísticas na Linguagem
teatral você já participou? Estas práticas aconteceram na escola? Ou em
outros espaços culturais? 4.Como podemos relacionar as práticas
artísticas teatrais que você conhece às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
|
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 19/10 a 23/10
__ |
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 8º C
e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 19/10/2020
à 23/10/2020
Revisão do Conteúdo
Habilidades: Identificar
os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs (com
ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. Comparar o modo
de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a
necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização
do método mais adequado à prevenção da
gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST). Revisão
do conteúdo.
Atividade: 1- Dentre os métodos anti concepcionais
estudados, qual pode ser considerado o mais seguro? Por que?
2- O HIV “Só pode ser transmitido por relação
sexual”. Você concorda com essa afirmativa? Explique:
3- O que significa as siglas
abaixo:
AIDS , HIV, DST
4- Marque Verdadeiro ou Falso:
( ) Não se contrai Aids através de um abraço
( ) Pode se contrair hepatite através de
sangue contaminado
( ) Usar seringas e agulhas descartáveis é uma forma de
transmitir o HIV
( ) Para se prevenir contra qualquer DST basta
estar vacinado
Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 19 a 23/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
REVISÃO DO CONTEÚDO: ELEMENTOS DA
DANÇA |
|
Aula I: Revisão do conteúdo:
Leitura e reflexão dos elementos da dança destaque os exemplos de músicas que
você conhece sobre cada tipo de dança.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Revisão do conteúdo:
Leitura e reflexão de texto sobre as danças caribenhas da Página 57 no
Caderno do aluno volume 3.
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere.
|
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ºBimestre SEMANA
19 a 23/10 8C, D PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para
correção).
Leitura dos textos abaixo para atividades futura.
ANTÁRTIDA: O CONTINENTE
GELADO
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano:
8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO
DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga
horária: 04 aulas
Semana
de 19 de outubro a 23 de outubro
TEMA: Eugenia
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos
com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para
quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO
DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Pesquisa:
Atividade manuscrita.
Favor
usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 – História da eugenia
Aula 2 – A eugenia na Alemanha.
Aula 3 – A eugenia no Brasil.
Aula 4 – A eugenia nos Estados Unidos.
Obs.: não esquecer de colocar fonte e data da
consulta.
Inglês/Profº Mônica
Turmas: 8º A, B, C, D
Retomada de Conteúdo
e Atividade
Esporte e saúde
Retomada da Atividade
1ª aula:
Relembrando: na aula
passada pedi para que vocês pesquisassem na internet algum atleta que venceu
seus obstáculos através do esporte e respondessem algumas questões sobre sua
pesquisa.
Agora vamos ler um trecho da entrevista de uma piloto feminina mais
talentosa da história das corridas de carro da Nascar nos Estados Unidos. A
tradução está abaixo para facilitar o entendimento.
Patrick was the first woman to start in pole position at Nascar's most
prestigious event, the Daytona 500. She was the world's fourth highest-earning
sportswoman in 2016. But she never won a race at Nascar's highest level. Still
no woman has.
Hundreds of female drivers have competed in Nascar since the series
began. Sara Christian raced in its first event, in 1949 at Charlotte Motor
Speedway.
But at elite level there have been just 16 and Janet Guthrie's sixth
place at Bristol in 1977 was for 37 years the best finish by a woman, until
Patrick equalled it in 2014.
Patrick did not make her stock car debut until the relatively late age
of 27, in 2010. She had previously raced in IndyCar, where she had enjoyed
various successes, including becoming the first woman to win a race in 2008.
Her route into Nascar was very different to Deegan's, but the two are
often likened to each other. Deegan feels this is unhelpful.
"People just compare us because we're girls," she says.
Tradução
Danica Patrick, a piloto feminina mais talentosa da história da Nascar,
aposentou-se das corridas em 2018.
Patrick foi a primeira mulher a largar na pole position no evento de
maior prestígio da Nascar, o Daytona 500. Ela foi a quarta esportista mais bem
paga do mundo em 2016. Mas ela nunca ganhou uma corrida no nível mais alto da
Nascar. Ainda nenhuma mulher o fez.
Centenas de mulheres pilotos competiram na Nascar desde o início da
série. Sara Christian correu em sua primeira prova, em 1949, no Charlotte Motor
Speedway.
Mas no nível de elite houve apenas 16 e o sexto lugar de Janet Guthrie
em Bristol em 1977 foi por 37 anos o melhor resultado de uma mulher, até que
Patrick o igualou em 2014.
Patrick não fez sua estreia na Stock Car até a idade relativamente
avançada de 27 anos, em 2010. Ela já havia corrido na IndyCar, onde teve vários
sucessos, incluindo se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida em 2008.
Sua rota para a Nascar era muito diferente da de Deegan, mas os dois
costumam ser comparados um ao outro. Deegan acha que isso não ajuda em nada.
“As pessoas apenas nos comparam porque somos meninas”, diz ela.
2ª aula – Atividade
1)
Sobre o que fala o texto?
2)
Você considera importante a representação feminina
no esporte? Escreva uma reflexão sobre isso.
3)
Pesquise algumas atletas que tiveram destaque no
mundo dos esportes. Copie pelo menos a trajetória esportiva de uma delas.
Envie a
atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 19/10/2020 A 2310/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
1ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Sintaxe
Ø Assunto
abordado: Frase, oração, período, conjunções.
Ø Link
da aula dos CMSP - Clique
aqui
Sondagem
O que você lembra sobre frase e
oração?
Qual é a diferença entre os dois?
E sobre período? O que sabe?
Levantamento prévio
Analisando o trecho abaixo retirado
da lenda "A história oficial" e, respectivamente, as partes em
destaque, onde está a frase e onde está a oração? Justifique sua resposta.
"No reflexo do espelho d'água, a
perfeição; estava se sentindo linda, pele, ok, cabelo, ok, voz, ok.
Até que... escuta um:
- Ô lá em casa, hein!!!"
Atividade
1. Analise as partes em
destaque do trecho abaixo retirado da lenda. Onde temos o período simples e
onde temos o período composto?
Justifique.
Um deles chegou a fazer referências à
indiazinha e comentou:
Semaninha de lucro!!!
Ela ficou indignada...
2. Analise as sentenças
abaixo e responda às questões:
I. Silêncio.
II. Faça silêncio, por favor.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor?
a) Qual ou quais sentenças são
frases?
b) Qual ou quais sentenças são
orações?
3. Analise as sentenças
abaixo e responda as questões:
I. Silêncio.
II. Faça silêncio, por favor.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor?
Localize os verbos nas orações II e
III.
4. Analise as sentenças
abaixo e responda às questões:
I. Silêncio. Vocês estão atrapalhando
minha concentração.
II. Faça silêncio, por favor, mas
antes venha aqui.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor, e conversarem lá fora?
Em qual ou quais das opções temos
período composto e por quê?
Levantamento prévio
Você sabe o que é uma conjunção e
qual é a sua função?
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8 A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 19/10 a 23/10
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Expressões Algébricas (Retomada/Recuperação)
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
- Descrever os Estudos /Atividades Propostas
*Fazer a leitura e análise do texto sobre expressões algébricas, como forma de revisão.
Expressões Algébricas
Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam números, letras e operações.
As expressões desse tipo são usadas com frequência em fórmulas e equações.
As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas de variáveis e representam um valor desconhecido.
Os números escritos na frente das letras são chamados de coeficientes e deverão ser multiplicados pelos valores atribuídos as letras.
Exemplos
a) x + 5
b) b2 – 4ac
Cálculo de uma Expressão Algébrica
O valor de uma expressão algébrica depende do valor que será atribuído às letras.
Para calcular o valor de uma expressão algébrica devemos substituir os valores das letras e efetuar as operações indicadas. Lembrando que entre o coeficiente e a letras, a operação é de multiplicação.
Exemplo
O perímetro de um retângulo é calculado usando a fórmula:
P = 2b + 2h
Substituindo as letras com os valores indicados, encontre o perímetro dos seguintes retângulos
Simplificação de Expressões Algébricas
Podemos escrever as expressões algébricas de forma mais simples somando seus termos semelhantes (mesma parte literal).
Para simplificar iremos somar ou subtrair os coeficientes dos termos semelhantes e repetir a parte literal.
Exemplos
a) 3xy + 7xy4 - 6x3y + 2xy - 10xy4 = (3xy + 2xy) + (7xy4 - 10xy4) - 6x3y = 5xy - 3xy4 - 6x3y
b) ab - 3cd + 2ab - ab + 3cd + 5ab = (ab + 2ab - ab + 5ab) + (- 3cd + 3cd) = 7ab
Obs: O link abaixo contém os conteúdos citados nessas aulas, Foram produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula.
1- Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois, explique como resolveu as equações.
a) 4a² + a² + 3a² =
c) 25y – 15y =
b) 4x + x + 5x =
d) 48k + 23k – 23k =
2- Após resolver as expressões a seguir, explique o procedimento utilizado em cada uma:
a) (3x³) . (5X²) =
b) (125a²) : (5a) =
c) (28x²) . (7x²) =
3- Se A= x - 3y; B= 5x – 1 e C= 7y + 3x, resolva as expressões indicadas por:
a) A + B
c) B – C
b) C – A
d) A - B + C
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom
· RECURSOS
- blog - internet
- e-mail - Google Classroom
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com
Projeto de Vida/Profº
Tecnologia e Inovação/Profº
---------------------------------------------------------------------
8º D
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Objeto
de Conhecimento: Contextos e práticas
|
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF69AR31):Relacionar
as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,
política, histórica, econômica, estética e ética. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Copie no caderno e faça o questionário Estética teatral -São estudos
realizados sob o ponto de vista da produção e da recepção na cena teatral que
tem como proposta romper com o exclusivismo da estética tradicional. A
Estética teatral contemporânea permite ao expectador uma reflexão pessoal
sobre aquilo que está sendo encenado, podendo, com isso, mudar sua percepção
e até modificar sua realidade. Poéticas pessoais –É o modo singular de
comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um
caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o
que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética
de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus
repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos.
Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências,
estudos, convívio com outras pessoas etc. A Poética de cada um influencia seu
modo de ver, sentir, pensar e fazer arte. ●Dimensões da vida: Toda comunidade
configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre
si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser
abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir
de experiências sensíveis. ●Dimensão Social: Envolve os diferentes
contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na
rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc. ●Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos,
influencia nossos padrões culturais entre eles o tipo de produto artístico a
que somos expostos, por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as
pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo.
Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível
perceber as influências culturais locais. ●Dimensão Política: O viés político
está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas,
na produção artística local, regional etc. ·
Dimensão
Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e
acontecimentos e que ficaram marcados na/pela produção artística, por
exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o
piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida. ·
Dimensão
Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em
massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais –livros,
objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc. ●Dimensão Estética: (Está relacionada
às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais,
estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito
e que envolvem um produto artístico). ●Dimensão Ética: Está ligada a
pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação
da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade,
normalmente, transmitidos no convívio social. Após copiarem os conceitos de poética
pessoal, estética teatral, práticas artísticas e diferentes dimensões da
vida.; respondam esses questionário. 1.O que você entende por poéticas pessoais?
Justifique a sua resposta. 2.O que você entende por estética
teatral? Já estudou este conceito anteriormente? 3.Quais práticas artísticas na Linguagem
teatral você já participou? Estas práticas aconteceram na escola? Ou em
outros espaços culturais? 4.Como podemos relacionar as práticas
artísticas teatrais que você conhece às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
|
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 19/10 a 23/10
__ |
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 8º C
e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 19/10/2020
à 23/10/2020
Revisão do Conteúdo
Habilidades: Identificar
os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs (com
ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. Comparar o modo
de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a
necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização
do método mais adequado à prevenção da
gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST). Revisão
do conteúdo.
Atividade: 1- Dentre os métodos anti concepcionais
estudados, qual pode ser considerado o mais seguro? Por que?
2- O HIV “Só pode ser transmitido por relação
sexual”. Você concorda com essa afirmativa? Explique:
3- O que significa as siglas
abaixo:
AIDS , HIV, DST
4- Marque Verdadeiro ou Falso:
( ) Não se contrai Aids através de um abraço
( ) Pode se contrair hepatite através de
sangue contaminado
( ) Usar seringas e agulhas descartáveis é uma forma de
transmitir o HIV
( ) Para se prevenir contra qualquer DST basta
estar vacinado
Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 19 a 23/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
REVISÃO DO CONTEÚDO: ELEMENTOS DA
DANÇA |
|
Aula I: Revisão do conteúdo:
Leitura e reflexão dos elementos da dança destaque os exemplos de músicas que
você conhece sobre cada tipo de dança.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Revisão do conteúdo:
Leitura e reflexão de texto sobre as danças caribenhas da Página 57 no
Caderno do aluno volume 3.
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere.
|
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ºBimestre SEMANA 19 a 23/10 8C, D PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
Leitura dos textos abaixo para atividades futura.
ANTÁRTIDA: O CONTINENTE GELADO
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano:
8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO
DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga
horária: 04 aulas
Semana
de 19 de outubro a 23 de outubro
TEMA: Eugenia
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos
com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para
quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO
DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Pesquisa:
Atividade manuscrita.
Favor
usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 – História da eugenia
Aula 2 – A eugenia na Alemanha.
Aula 3 – A eugenia no Brasil.
Aula 4 – A eugenia nos Estados Unidos.
Obs.: não esquecer de colocar fonte e data da
consulta.
Inglês/Profº Mônica
Turmas: 8º A, B, C, D
Retomada de Conteúdo
e Atividade
Esporte e saúde
Retomada da Atividade
1ª aula:
Relembrando: na aula
passada pedi para que vocês pesquisassem na internet algum atleta que venceu
seus obstáculos através do esporte e respondessem algumas questões sobre sua
pesquisa.
Agora vamos ler um trecho da entrevista de uma piloto feminina mais
talentosa da história das corridas de carro da Nascar nos Estados Unidos. A
tradução está abaixo para facilitar o entendimento.
Patrick was the first woman to start in pole position at Nascar's most
prestigious event, the Daytona 500. She was the world's fourth highest-earning
sportswoman in 2016. But she never won a race at Nascar's highest level. Still
no woman has.
Hundreds of female drivers have competed in Nascar since the series
began. Sara Christian raced in its first event, in 1949 at Charlotte Motor
Speedway.
But at elite level there have been just 16 and Janet Guthrie's sixth
place at Bristol in 1977 was for 37 years the best finish by a woman, until
Patrick equalled it in 2014.
Patrick did not make her stock car debut until the relatively late age
of 27, in 2010. She had previously raced in IndyCar, where she had enjoyed
various successes, including becoming the first woman to win a race in 2008.
Her route into Nascar was very different to Deegan's, but the two are
often likened to each other. Deegan feels this is unhelpful.
"People just compare us because we're girls," she says.
Tradução
Danica Patrick, a piloto feminina mais talentosa da história da Nascar,
aposentou-se das corridas em 2018.
Patrick foi a primeira mulher a largar na pole position no evento de
maior prestígio da Nascar, o Daytona 500. Ela foi a quarta esportista mais bem
paga do mundo em 2016. Mas ela nunca ganhou uma corrida no nível mais alto da
Nascar. Ainda nenhuma mulher o fez.
Centenas de mulheres pilotos competiram na Nascar desde o início da
série. Sara Christian correu em sua primeira prova, em 1949, no Charlotte Motor
Speedway.
Mas no nível de elite houve apenas 16 e o sexto lugar de Janet Guthrie
em Bristol em 1977 foi por 37 anos o melhor resultado de uma mulher, até que
Patrick o igualou em 2014.
Patrick não fez sua estreia na Stock Car até a idade relativamente
avançada de 27 anos, em 2010. Ela já havia corrido na IndyCar, onde teve vários
sucessos, incluindo se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida em 2008.
Sua rota para a Nascar era muito diferente da de Deegan, mas os dois
costumam ser comparados um ao outro. Deegan acha que isso não ajuda em nada.
“As pessoas apenas nos comparam porque somos meninas”, diz ela.
2ª aula – Atividade
1)
Sobre o que fala o texto?
2)
Você considera importante a representação feminina
no esporte? Escreva uma reflexão sobre isso.
3)
Pesquise algumas atletas que tiveram destaque no
mundo dos esportes. Copie pelo menos a trajetória esportiva de uma delas.
Envie a
atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 19/10/2020 A 2310/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
1ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Sintaxe
Ø Assunto
abordado: Frase, oração, período, conjunções.
Ø Link
da aula dos CMSP - Clique
aqui
Sondagem
O que você lembra sobre frase e
oração?
Qual é a diferença entre os dois?
E sobre período? O que sabe?
Levantamento prévio
Analisando o trecho abaixo retirado
da lenda "A história oficial" e, respectivamente, as partes em
destaque, onde está a frase e onde está a oração? Justifique sua resposta.
"No reflexo do espelho d'água, a
perfeição; estava se sentindo linda, pele, ok, cabelo, ok, voz, ok.
Até que... escuta um:
- Ô lá em casa, hein!!!"
Atividade
1. Analise as partes em
destaque do trecho abaixo retirado da lenda. Onde temos o período simples e
onde temos o período composto?
Justifique.
Um deles chegou a fazer referências à
indiazinha e comentou:
Semaninha de lucro!!!
Ela ficou indignada...
2. Analise as sentenças
abaixo e responda às questões:
I. Silêncio.
II. Faça silêncio, por favor.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor?
a) Qual ou quais sentenças são
frases?
b) Qual ou quais sentenças são
orações?
3. Analise as sentenças
abaixo e responda as questões:
I. Silêncio.
II. Faça silêncio, por favor.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor?
Localize os verbos nas orações II e
III.
4. Analise as sentenças
abaixo e responda às questões:
I. Silêncio. Vocês estão atrapalhando
minha concentração.
II. Faça silêncio, por favor, mas
antes venha aqui.
III. Vocês podem fazer silêncio, por
favor, e conversarem lá fora?
Em qual ou quais das opções temos
período composto e por quê?
Levantamento prévio
Você sabe o que é uma conjunção e
qual é a sua função?
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 8 º ANOS D
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES PROPOSTA PARA O PERÍODO DE
19/10/2020 a 23/10/2020
4º Bimestre
terça-feira | quarta-feira | sexta-feira |
8ºano D | 8ºano D | 8ºano D |
8ºano D | 8ºano D | 8ºano D |
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
ATIVIDADE 1 – SISTEMAS DE DUAS EQUAÇÕES COM DUAS INCÓGNITAS
Para início de conversa vamos conhecer na pratica uma situação de nosso cotidiano envolvendo sistemas de equações
Cláudio usou apenas notas de R$ 20,00 e de R$ 5,00 para fazer um pagamento de R$ 140,00. Quantas notas de cada tipo ele usou, sabendo que no total foram 10 notas?
Vamos lá !
1ªpasso :vamos chamar de X notas de 20 reais e de Y notas de 5 reais
2ºpasso: vamos formar as equações conforme o enunciado a quantidade de notas é igual a : x + y = 10 e a soma dos valores são 20x + 5y = 140
Daí temos, nossas duas equações agora vamos montar o sistema :
X+Y =10
20X+5Y= 140
Agora vamos encontrar os valores de x e y que satisfaçam a igualdade ,ou seja o valor que x e y deve admitir para que a soma da 1ª equação seja 10 e a soma da 2ªequação seja 140 ok !
Agora vou desafiar vocês ,qual o valor de x e y ?
Mandem suas respostas para nosso grupo de watts ou por e-mail
Estarei aguardando !!!
Projeto de Vida/Profº Rosiane
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1. PROFESSOR Rosiane
Ap. Dias Quintão |
2.
TURMA
8° ANO - D |
|||
2. DISCIPLINA: Professor
especialista, projeto de vida. |
||||
3.
CONTEÚDOS:
A música em meu projeto de vida. |
||||
4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Organização e Imaginação
criativa. |
||||
5. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: -Os
alunos irão escolher uma música e ouvi-la e fazer uma resenha sobre o qual
estimulante é essa música para o seu projeto de vida. OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.
|
||||
6. RECURSOS UTILIZADOS: Os
alunos iram utilizar o caderno. |
||||
7. AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro
escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou
via whatsapp.
|
||||
8.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
9.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO 19/10/2020
a 23/10/2020 |
10. PROFESSOR
Rosiane |
11.
VALIDADO EM: 19/10/2020 |
Tecnologia e Inovação/Profº
Nenhum comentário:
Postar um comentário