domingo, 18 de outubro de 2020

8ºAnos finais semana de 19 a 23 de outubro de 2020

   Atividade da semana de 19  a 23 de outubro 2020

                                                   Eletivas Profª Dayane

                                          DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

 

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1- Atividade 1- Escolher

Música

Jogos

Livros

Lazer

·         Atividade 2- Responder o questionário;

Qual atividade de seu lazer te motiva em tempos de Pandemia? Enviar o que escolheu;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 28/10/2020

                                                   Eletivas / Profª Jobiane


E. E. Salim Farah Maluf

Ano: 8° anos

Matéria: Eletiva – Esporte e Lazer

Semana de 19/10 a 23/10/2020

Orientação: Revisar as atividades do 3° bimestre que não foram realizadas e encaminhar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (com urgência), em documento Word ou PDF da foto do caderno, caso haja dúvidas, fazer o encaminhamento também por e-mail.

                                                   Eletivas Lucilene

ELETIVA

                                E. E. SALIM FARAH MALUF

                           SEMANA DE 19/10 À 23/10/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Eletiva (Alimentação Saudável)

Turma: 8ºD                                             02 aulas semanais (90 minutos)

Tema:

Revisão e recuperação de conteúdos

Desenvolvimento:

Revisar os conteúdos trabalhados anteriormente

Responda as questões a seguir:

1)    Por que óleos, gorduras, sal e açúcar devem ser utilizados em pequenas quantidades em preparações culinárias?

2)    Estes quando consumidos em excesso o que pode causar ao organismo?

3)    Dos exemplos citados a seguir, quais produtos você encontra na despensa de sua casa.

Óleos de soja, de milho, de girassol ou de oliva; manteiga, banha de porco, gordura de coco, açúcar de mesa branco, demerara, mascavo, sal de cozinha refinado ou grosso.

4)    Como você avalia o consumo destes itens na preparação dos alimentos em sua casa? Vocês consomem muito ou adequadamente.

5)    Por que os alimentos ultra processados devem ser evitados?

 

Ao terminar as suas atividades enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com  no assunto do e-mail você deverá colocar nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 09:50 às 10:40 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp.

 

                                                  Eletivas

8º A 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Objeto de Conhecimento: Contextos e práticas

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF69AR31):Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Copie no caderno e faça o questionário

Estética teatral -São estudos realizados sob o ponto de vista da produção e da recepção na cena teatral que tem como proposta romper com o exclusivismo da estética tradicional. A Estética teatral contemporânea permite ao expectador uma reflexão pessoal sobre aquilo que está sendo encenado, podendo, com isso, mudar sua percepção e até modificar sua realidade.

Poéticas pessoais –É o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos. Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas etc. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.

●Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis.

●Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.

●Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões culturais entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.

●Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.

·         Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e acontecimentos e que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.

·         Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais –livros, objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc.

●Dimensão Estética: (Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito e que envolvem um produto artístico).

●Dimensão Ética: Está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.

Após copiarem os conceitos de poética pessoal, estética teatral, práticas artísticas e diferentes dimensões da vida.; respondam esses questionário.

1.O que você entende por poéticas pessoais? Justifique a sua resposta.

2.O que você entende por estética teatral? Já estudou este conceito anteriormente?

3.Quais práticas artísticas na Linguagem teatral você já participou? Estas práticas aconteceram na escola? Ou em outros espaços culturais?

4.Como podemos relacionar as práticas artísticas teatrais que você conhece às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 19/10 a 23/10

 

__

 

 

Ciências/Profº Lucilene

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

                                     E. E. SALIM FARAH MALUF

                                  SEMANA DE 19/10 À 23/10/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                               04 aulas semanais (180 minutos)

Tema:

Revisão e recuperação de conteúdos

Desenvolvimento:

Revisar os conteúdos trabalhados anteriormente

Responda as questões a seguir:

1)    É possível pegar Covid-19 por picada de mosquito? Justifique sua resposta.

2)    O que é um protozoário?

3)    Remédio para depressão faz mal? Justifique sua resposta.

4)    Você pode se automedicar? Por quê?

5)    Quais são os tipos de bactérias? O que elas podem causar?

6)    Para que servem as vacinas?

7)    Por que os alimentos ultra processados devem ser evitados?

 

Ao terminar sua atividade enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

 

Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 08:00 às 08:50 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp.

 

 

Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 19 a 23/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        REVISÃO DO CONTEÚDO: ELEMENTOS DA DANÇA

 

Aula I: Revisão do conteúdo: Leitura e reflexão dos elementos da dança destaque os exemplos de músicas que você conhece sobre cada tipo de dança.

 

  • Samba de Gafieira
  • Samba rock mescla
  • Pagode/Samba

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Revisão do conteúdo: Leitura e reflexão de texto sobre as danças caribenhas da Página 57 no Caderno do aluno volume 3.

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/Profº

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 19 de outubro a 23 de outubro

 

 

TEMA: Eugenia

 

HABILIDADES: (EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

                                           

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

Pesquisa:

 

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

 

 

Aula 1 – História da eugenia

 

Aula 2 – A eugenia na Alemanha.

 

Aula 3 – A eugenia no Brasil.

 

Aula 4 – A eugenia nos Estados Unidos.

 

Obs.: não esquecer de colocar fonte e data da consulta.
        

Inglês/Profº Mônica

Turmas: 8º A, B, C, D

Retomada de Conteúdo e Atividade

Esporte e saúde

 

Retomada da Atividade

 

1ª aula:

 

Relembrando: na aula passada pedi para que vocês pesquisassem na internet algum atleta que venceu seus obstáculos através do esporte e respondessem algumas questões sobre sua pesquisa.

Agora vamos ler um trecho da entrevista de uma piloto feminina mais talentosa da história das corridas de carro da Nascar nos Estados Unidos. A tradução está abaixo para facilitar o entendimento.

 

 

Patrick was the first woman to start in pole position at Nascar's most prestigious event, the Daytona 500. She was the world's fourth highest-earning sportswoman in 2016. But she never won a race at Nascar's highest level. Still no woman has.

 

Hundreds of female drivers have competed in Nascar since the series began. Sara Christian raced in its first event, in 1949 at Charlotte Motor Speedway.

 

But at elite level there have been just 16 and Janet Guthrie's sixth place at Bristol in 1977 was for 37 years the best finish by a woman, until Patrick equalled it in 2014.

 

Patrick did not make her stock car debut until the relatively late age of 27, in 2010. She had previously raced in IndyCar, where she had enjoyed various successes, including becoming the first woman to win a race in 2008.

 

 

Her route into Nascar was very different to Deegan's, but the two are often likened to each other. Deegan feels this is unhelpful.

 

"People just compare us because we're girls," she says.

 

 

Tradução

 

 

Danica Patrick, a piloto feminina mais talentosa da história da Nascar, aposentou-se das corridas em 2018.

 

Patrick foi a primeira mulher a largar na pole position no evento de maior prestígio da Nascar, o Daytona 500. Ela foi a quarta esportista mais bem paga do mundo em 2016. Mas ela nunca ganhou uma corrida no nível mais alto da Nascar. Ainda nenhuma mulher o fez.

 

Centenas de mulheres pilotos competiram na Nascar desde o início da série. Sara Christian correu em sua primeira prova, em 1949, no Charlotte Motor Speedway.

 

Mas no nível de elite houve apenas 16 e o ​​sexto lugar de Janet Guthrie em Bristol em 1977 foi por 37 anos o melhor resultado de uma mulher, até que Patrick o igualou em 2014.

 

Patrick não fez sua estreia na Stock Car até a idade relativamente avançada de 27 anos, em 2010. Ela já havia corrido na IndyCar, onde teve vários sucessos, incluindo se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida em 2008.

 

Sua rota para a Nascar era muito diferente da de Deegan, mas os dois costumam ser comparados um ao outro. Deegan acha que isso não ajuda em nada.

 

“As pessoas apenas nos comparam porque somos meninas”, diz ela.

 

 

2ª aula – Atividade

 

1)      Sobre o que fala o texto?

2)      Você considera importante a representação feminina no esporte? Escreva uma reflexão sobre isso.

3)      Pesquise algumas atletas que tiveram destaque no mundo dos esportes. Copie pelo menos a trajetória esportiva de uma delas.

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua Portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 19/10/2020 A 2310/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

1ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:  Sintaxe

Ø  Assunto abordado:  Frase, oração, período, conjunções.

Ø  Link da aula dos CMSP - Clique aqui

 

Sondagem

O que você lembra sobre frase e oração?

Qual é a diferença entre os dois?

E sobre período? O que sabe?

 

Levantamento prévio

Analisando o trecho abaixo retirado da lenda "A história oficial" e, respectivamente, as partes em destaque, onde está a frase e onde está a oração? Justifique sua resposta.

"No reflexo do espelho d'água, a perfeição; estava se sentindo linda, pele, ok, cabelo, ok, voz, ok.

Até que... escuta um:

- Ô lá em casa, hein!!!"

 

Atividade

 

1. Analise as partes em destaque do trecho abaixo retirado da lenda. Onde temos o período simples e onde  temos o período composto? Justifique.

Um deles chegou a fazer referências à indiazinha e comentou:

Semaninha de lucro!!!

Ela ficou indignada...

 

2. Analise as sentenças abaixo e responda às questões:

I. Silêncio.

II. Faça silêncio, por favor.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor?

a) Qual ou quais sentenças são frases?

b) Qual ou quais sentenças são orações?

 

3. Analise as sentenças abaixo e responda as questões:

I. Silêncio.

II. Faça silêncio, por favor.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor?

Localize os verbos nas orações II e III.

 

4. Analise as sentenças abaixo e responda às questões:

I. Silêncio. Vocês estão atrapalhando minha concentração.

II. Faça silêncio, por favor, mas antes venha aqui.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor, e conversarem lá fora?

Em qual ou quais das opções temos período composto e por quê?

 

Levantamento prévio

Você sabe o que é uma conjunção e qual é a sua função?

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682



Matemática/Profº Josivan 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 19/10 a 23/10

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:   Expressões Algébricas (Retomada/Recuperação)

 

                     

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

*Fazer a leitura e análise do texto sobre expressões algébricas, como forma de revisão.

 

                         Expressões Algébricas

 

Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam números, letras e operações.

As expressões desse tipo são usadas com frequência em fórmulas e equações.

As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas de variáveis e representam um valor desconhecido.

Os números escritos na frente das letras são chamados de coeficientes e deverão ser multiplicados pelos valores atribuídos as letras.

Exemplos

a) x + 5
b) b
2 – 4ac


Cálculo de uma Expressão Algébrica

O valor de uma expressão algébrica depende do valor que será atribuído às letras.

Para calcular o valor de uma expressão algébrica devemos substituir os valores das letras e efetuar as operações indicadas. Lembrando que entre o coeficiente e a letras, a operação é de multiplicação.

Exemplo

O perímetro de um retângulo é calculado usando a fórmula:

P = 2b + 2h

Substituindo as letras com os valores indicados, encontre o perímetro dos seguintes retângulos



Simplificação de Expressões Algébricas

Podemos escrever as expressões algébricas de forma mais simples somando seus termos semelhantes (mesma parte literal).

Para simplificar iremos somar ou subtrair os coeficientes dos termos semelhantes e repetir a parte literal.

Exemplos

a) 3xy + 7xy4 - 6x3y + 2xy - 10xy4 = (3xy + 2xy) + (7xy- 10xy4) - 6x3y = 5xy - 3xy4 - 6x3y
b) ab - 3cd + 2ab - ab + 3cd + 5ab = (ab + 2ab - ab + 5ab) + (- 3cd + 3cd) = 7ab

 

Obs: O link abaixo contém os conteúdos citados nessas aulas, Foram  produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula.

 

               https://youtu.be/iKDX-Y_DYA8

1-  Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois, explique como resolveu as equações.

a) 4a² + a² + 3a² =

 c) 25y – 15y =

b) 4x + x + 5x =

d) 48k + 23k – 23k =

2- Após resolver as expressões a seguir, explique o procedimento utilizado em cada uma:

 a) (3x³) . (5X²) =

 b) (125a²) : (5a) =

c) (28x²) . (7x²) =

 

 3- Se A= x - 3y; B= 5x – 1 e C= 7y + 3x, resolva as expressões indicadas por:

a) A + B

c) B – C

b) C – A

d) A - B + C

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom       

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

Projeto de Vida/Profº

Tecnologia e Inovação/Profº

---------------------------------------------------------------------

8º B 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Objeto de Conhecimento: Contextos e práticas

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF69AR31):Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Copie no caderno e faça o questionário

Estética teatral -São estudos realizados sob o ponto de vista da produção e da recepção na cena teatral que tem como proposta romper com o exclusivismo da estética tradicional. A Estética teatral contemporânea permite ao expectador uma reflexão pessoal sobre aquilo que está sendo encenado, podendo, com isso, mudar sua percepção e até modificar sua realidade.

Poéticas pessoais –É o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos. Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas etc. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.

●Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis.

●Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.

●Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões culturais entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.

●Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.

·         Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e acontecimentos e que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.

·         Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais –livros, objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc.

●Dimensão Estética: (Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito e que envolvem um produto artístico).

●Dimensão Ética: Está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.

Após copiarem os conceitos de poética pessoal, estética teatral, práticas artísticas e diferentes dimensões da vida.; respondam esses questionário.

1.O que você entende por poéticas pessoais? Justifique a sua resposta.

2.O que você entende por estética teatral? Já estudou este conceito anteriormente?

3.Quais práticas artísticas na Linguagem teatral você já participou? Estas práticas aconteceram na escola? Ou em outros espaços culturais?

4.Como podemos relacionar as práticas artísticas teatrais que você conhece às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 19/10 a 23/10

 

__

 

 

Ciências/Profº Lucilene

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

                                     E. E. SALIM FARAH MALUF

                                  SEMANA DE 19/10 À 23/10/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                               04 aulas semanais (180 minutos)

Tema:

Revisão e recuperação de conteúdos

Desenvolvimento:

Revisar os conteúdos trabalhados anteriormente

Responda as questões a seguir:

1)    É possível pegar Covid-19 por picada de mosquito? Justifique sua resposta.

2)    O que é um protozoário?

3)    Remédio para depressão faz mal? Justifique sua resposta.

4)    Você pode se automedicar? Por quê?

5)    Quais são os tipos de bactérias? O que elas podem causar?

6)    Para que servem as vacinas?

7)    Por que os alimentos ultra processados devem ser evitados?

 

Ao terminar sua atividade enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

 

Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 08:00 às 08:50 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp.

 

 

Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 19 a 23/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        REVISÃO DO CONTEÚDO: ELEMENTOS DA DANÇA

 

Aula I: Revisão do conteúdo: Leitura e reflexão dos elementos da dança destaque os exemplos de músicas que você conhece sobre cada tipo de dança.

 

  • Samba de Gafieira
  • Samba rock mescla
  • Pagode/Samba

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Revisão do conteúdo: Leitura e reflexão de texto sobre as danças caribenhas da Página 57 no Caderno do aluno volume 3.

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/Profº

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 19 de outubro a 23 de outubro

 

 

TEMA: Eugenia

 

HABILIDADES: (EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

                                           

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

Pesquisa:

 

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

 

 

Aula 1 – História da eugenia

 

Aula 2 – A eugenia na Alemanha.

 

Aula 3 – A eugenia no Brasil.

 

Aula 4 – A eugenia nos Estados Unidos.

 

Obs.: não esquecer de colocar fonte e data da consulta.
        

Inglês/Profº Mônica

Turmas: 8º A, B, C, D

Retomada de Conteúdo e Atividade

Esporte e saúde

 

Retomada da Atividade

 

1ª aula:

 

Relembrando: na aula passada pedi para que vocês pesquisassem na internet algum atleta que venceu seus obstáculos através do esporte e respondessem algumas questões sobre sua pesquisa.

Agora vamos ler um trecho da entrevista de uma piloto feminina mais talentosa da história das corridas de carro da Nascar nos Estados Unidos. A tradução está abaixo para facilitar o entendimento.

 

 

Patrick was the first woman to start in pole position at Nascar's most prestigious event, the Daytona 500. She was the world's fourth highest-earning sportswoman in 2016. But she never won a race at Nascar's highest level. Still no woman has.

 

Hundreds of female drivers have competed in Nascar since the series began. Sara Christian raced in its first event, in 1949 at Charlotte Motor Speedway.

 

But at elite level there have been just 16 and Janet Guthrie's sixth place at Bristol in 1977 was for 37 years the best finish by a woman, until Patrick equalled it in 2014.

 

Patrick did not make her stock car debut until the relatively late age of 27, in 2010. She had previously raced in IndyCar, where she had enjoyed various successes, including becoming the first woman to win a race in 2008.

 

 

Her route into Nascar was very different to Deegan's, but the two are often likened to each other. Deegan feels this is unhelpful.

 

"People just compare us because we're girls," she says.

 

 

Tradução

 

 

Danica Patrick, a piloto feminina mais talentosa da história da Nascar, aposentou-se das corridas em 2018.

 

Patrick foi a primeira mulher a largar na pole position no evento de maior prestígio da Nascar, o Daytona 500. Ela foi a quarta esportista mais bem paga do mundo em 2016. Mas ela nunca ganhou uma corrida no nível mais alto da Nascar. Ainda nenhuma mulher o fez.

 

Centenas de mulheres pilotos competiram na Nascar desde o início da série. Sara Christian correu em sua primeira prova, em 1949, no Charlotte Motor Speedway.

 

Mas no nível de elite houve apenas 16 e o ​​sexto lugar de Janet Guthrie em Bristol em 1977 foi por 37 anos o melhor resultado de uma mulher, até que Patrick o igualou em 2014.

 

Patrick não fez sua estreia na Stock Car até a idade relativamente avançada de 27 anos, em 2010. Ela já havia corrido na IndyCar, onde teve vários sucessos, incluindo se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida em 2008.

 

Sua rota para a Nascar era muito diferente da de Deegan, mas os dois costumam ser comparados um ao outro. Deegan acha que isso não ajuda em nada.

 

“As pessoas apenas nos comparam porque somos meninas”, diz ela.

 

 

2ª aula – Atividade

 

1)      Sobre o que fala o texto?

2)      Você considera importante a representação feminina no esporte? Escreva uma reflexão sobre isso.

3)      Pesquise algumas atletas que tiveram destaque no mundo dos esportes. Copie pelo menos a trajetória esportiva de uma delas.

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua Portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 19/10/2020 A 2310/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

1ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:  Sintaxe

Ø  Assunto abordado:  Frase, oração, período, conjunções.

Ø  Link da aula dos CMSP - Clique aqui

 

Sondagem

O que você lembra sobre frase e oração?

Qual é a diferença entre os dois?

E sobre período? O que sabe?

 

Levantamento prévio

Analisando o trecho abaixo retirado da lenda "A história oficial" e, respectivamente, as partes em destaque, onde está a frase e onde está a oração? Justifique sua resposta.

"No reflexo do espelho d'água, a perfeição; estava se sentindo linda, pele, ok, cabelo, ok, voz, ok.

Até que... escuta um:

- Ô lá em casa, hein!!!"

 

Atividade

 

1. Analise as partes em destaque do trecho abaixo retirado da lenda. Onde temos o período simples e onde  temos o período composto? Justifique.

Um deles chegou a fazer referências à indiazinha e comentou:

Semaninha de lucro!!!

Ela ficou indignada...

 

2. Analise as sentenças abaixo e responda às questões:

I. Silêncio.

II. Faça silêncio, por favor.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor?

a) Qual ou quais sentenças são frases?

b) Qual ou quais sentenças são orações?

 

3. Analise as sentenças abaixo e responda as questões:

I. Silêncio.

II. Faça silêncio, por favor.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor?

Localize os verbos nas orações II e III.

 

4. Analise as sentenças abaixo e responda às questões:

I. Silêncio. Vocês estão atrapalhando minha concentração.

II. Faça silêncio, por favor, mas antes venha aqui.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor, e conversarem lá fora?

Em qual ou quais das opções temos período composto e por quê?

 

Levantamento prévio

Você sabe o que é uma conjunção e qual é a sua função?

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/Profº Josivan 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 19/10 a 23/10

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:   Expressões Algébricas (Retomada/Recuperação)

 

                     

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

 

Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

*Fazer a leitura e análise do texto sobre expressões algébricas, como forma de revisão.

 

                         Expressões Algébricas

 

Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam números, letras e operações.

As expressões desse tipo são usadas com frequência em fórmulas e equações.

As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas de variáveis e representam um valor desconhecido.

Os números escritos na frente das letras são chamados de coeficientes e deverão ser multiplicados pelos valores atribuídos as letras.

Exemplos

a) x + 5
b) b
2 – 4ac


Cálculo de uma Expressão Algébrica

O valor de uma expressão algébrica depende do valor que será atribuído às letras.

Para calcular o valor de uma expressão algébrica devemos substituir os valores das letras e efetuar as operações indicadas. Lembrando que entre o coeficiente e a letras, a operação é de multiplicação.

Exemplo

O perímetro de um retângulo é calculado usando a fórmula:

P = 2b + 2h

Substituindo as letras com os valores indicados, encontre o perímetro dos seguintes retângulos



Simplificação de Expressões Algébricas

Podemos escrever as expressões algébricas de forma mais simples somando seus termos semelhantes (mesma parte literal).

Para simplificar iremos somar ou subtrair os coeficientes dos termos semelhantes e repetir a parte literal.

Exemplos

a) 3xy + 7xy4 - 6x3y + 2xy - 10xy4 = (3xy + 2xy) + (7xy- 10xy4) - 6x3y = 5xy - 3xy4 - 6x3y
b) ab - 3cd + 2ab - ab + 3cd + 5ab = (ab + 2ab - ab + 5ab) + (- 3cd + 3cd) = 7ab

 

Obs: O link abaixo contém os conteúdos citados nessas aulas, Foram  produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula.

 

               https://youtu.be/iKDX-Y_DYA8

1-  Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois, explique como resolveu as equações.

a) 4a² + a² + 3a² =

 c) 25y – 15y =

b) 4x + x + 5x =

d) 48k + 23k – 23k =

2- Após resolver as expressões a seguir, explique o procedimento utilizado em cada uma:

 a) (3x³) . (5X²) =

 b) (125a²) : (5a) =

c) (28x²) . (7x²) =

 

 3- Se A= x - 3y; B= 5x – 1 e C= 7y + 3x, resolva as expressões indicadas por:

a) A + B

c) B – C

b) C – A

d) A - B + C

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom       

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


Projeto de Vida/Profº

Tecnologia e Inovação/Profº

---------------------------------------------------------------------

8º C 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Objeto de Conhecimento: Contextos e práticas

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF69AR31):Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Copie no caderno e faça o questionário

Estética teatral -São estudos realizados sob o ponto de vista da produção e da recepção na cena teatral que tem como proposta romper com o exclusivismo da estética tradicional. A Estética teatral contemporânea permite ao expectador uma reflexão pessoal sobre aquilo que está sendo encenado, podendo, com isso, mudar sua percepção e até modificar sua realidade.

Poéticas pessoais –É o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos. Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas etc. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.

●Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis.

●Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.

●Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões culturais entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.

●Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.

·         Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e acontecimentos e que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.

·         Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais –livros, objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc.

●Dimensão Estética: (Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito e que envolvem um produto artístico).

●Dimensão Ética: Está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.

Após copiarem os conceitos de poética pessoal, estética teatral, práticas artísticas e diferentes dimensões da vida.; respondam esses questionário.

1.O que você entende por poéticas pessoais? Justifique a sua resposta.

2.O que você entende por estética teatral? Já estudou este conceito anteriormente?

3.Quais práticas artísticas na Linguagem teatral você já participou? Estas práticas aconteceram na escola? Ou em outros espaços culturais?

4.Como podemos relacionar as práticas artísticas teatrais que você conhece às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 19/10 a 23/10

 

__

 

 

Ciências/Profº Ana Paula

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

Período: 19/10/2020 à 23/10/2020

Revisão do Conteúdo

 

Habilidades: Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do  método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST). Revisão do conteúdo.

 

Atividade:  1- Dentre os métodos anti concepcionais estudados, qual pode ser considerado o mais seguro? Por que?

2- O HIV  “Só pode ser transmitido por relação sexual”. Você concorda com essa afirmativa? Explique:

3- O que significa as siglas abaixo:

AIDS , HIV, DST

4- Marque Verdadeiro ou Falso:

(   ) Não se contrai Aids através de um abraço

(   ) Pode se contrair hepatite através de sangue contaminado

(   ) Usar seringas  e agulhas descartáveis é uma forma de transmitir o HIV

(   ) Para se prevenir contra qualquer DST basta estar vacinado

 

 

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 19 a 23/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        REVISÃO DO CONTEÚDO: ELEMENTOS DA DANÇA

 

Aula I: Revisão do conteúdo: Leitura e reflexão dos elementos da dança destaque os exemplos de músicas que você conhece sobre cada tipo de dança.

 

  • Samba de Gafieira
  • Samba rock mescla
  • Pagode/Samba

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Revisão do conteúdo: Leitura e reflexão de texto sobre as danças caribenhas da Página 57 no Caderno do aluno volume 3.

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ºBimestre SEMANA 19 a 23/10 8C, D PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

Leitura dos textos abaixo para atividades futura.

ANTÁRTIDA: O CONTINENTE GELADO






História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 19 de outubro a 23 de outubro

 

 

TEMA: Eugenia

 

HABILIDADES: (EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

                                           

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

Pesquisa:

 

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

 

 

Aula 1 – História da eugenia

 

Aula 2 – A eugenia na Alemanha.

 

Aula 3 – A eugenia no Brasil.

 

Aula 4 – A eugenia nos Estados Unidos.

 

Obs.: não esquecer de colocar fonte e data da consulta.
        

Inglês/Profº Mônica

Turmas: 8º A, B, C, D

Retomada de Conteúdo e Atividade

Esporte e saúde

 

Retomada da Atividade

 

1ª aula:

 

Relembrando: na aula passada pedi para que vocês pesquisassem na internet algum atleta que venceu seus obstáculos através do esporte e respondessem algumas questões sobre sua pesquisa.

Agora vamos ler um trecho da entrevista de uma piloto feminina mais talentosa da história das corridas de carro da Nascar nos Estados Unidos. A tradução está abaixo para facilitar o entendimento.

 

 

Patrick was the first woman to start in pole position at Nascar's most prestigious event, the Daytona 500. She was the world's fourth highest-earning sportswoman in 2016. But she never won a race at Nascar's highest level. Still no woman has.

 

Hundreds of female drivers have competed in Nascar since the series began. Sara Christian raced in its first event, in 1949 at Charlotte Motor Speedway.

 

But at elite level there have been just 16 and Janet Guthrie's sixth place at Bristol in 1977 was for 37 years the best finish by a woman, until Patrick equalled it in 2014.

 

Patrick did not make her stock car debut until the relatively late age of 27, in 2010. She had previously raced in IndyCar, where she had enjoyed various successes, including becoming the first woman to win a race in 2008.

 

 

Her route into Nascar was very different to Deegan's, but the two are often likened to each other. Deegan feels this is unhelpful.

 

"People just compare us because we're girls," she says.

 

 

Tradução

 

 

Danica Patrick, a piloto feminina mais talentosa da história da Nascar, aposentou-se das corridas em 2018.

 

Patrick foi a primeira mulher a largar na pole position no evento de maior prestígio da Nascar, o Daytona 500. Ela foi a quarta esportista mais bem paga do mundo em 2016. Mas ela nunca ganhou uma corrida no nível mais alto da Nascar. Ainda nenhuma mulher o fez.

 

Centenas de mulheres pilotos competiram na Nascar desde o início da série. Sara Christian correu em sua primeira prova, em 1949, no Charlotte Motor Speedway.

 

Mas no nível de elite houve apenas 16 e o ​​sexto lugar de Janet Guthrie em Bristol em 1977 foi por 37 anos o melhor resultado de uma mulher, até que Patrick o igualou em 2014.

 

Patrick não fez sua estreia na Stock Car até a idade relativamente avançada de 27 anos, em 2010. Ela já havia corrido na IndyCar, onde teve vários sucessos, incluindo se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida em 2008.

 

Sua rota para a Nascar era muito diferente da de Deegan, mas os dois costumam ser comparados um ao outro. Deegan acha que isso não ajuda em nada.

 

“As pessoas apenas nos comparam porque somos meninas”, diz ela.

 

 

2ª aula – Atividade

 

1)      Sobre o que fala o texto?

2)      Você considera importante a representação feminina no esporte? Escreva uma reflexão sobre isso.

3)      Pesquise algumas atletas que tiveram destaque no mundo dos esportes. Copie pelo menos a trajetória esportiva de uma delas.

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br


Língua Portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 19/10/2020 A 2310/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

1ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:  Sintaxe

Ø  Assunto abordado:  Frase, oração, período, conjunções.

Ø  Link da aula dos CMSP - Clique aqui

 

Sondagem

O que você lembra sobre frase e oração?

Qual é a diferença entre os dois?

E sobre período? O que sabe?

 

Levantamento prévio

Analisando o trecho abaixo retirado da lenda "A história oficial" e, respectivamente, as partes em destaque, onde está a frase e onde está a oração? Justifique sua resposta.

"No reflexo do espelho d'água, a perfeição; estava se sentindo linda, pele, ok, cabelo, ok, voz, ok.

Até que... escuta um:

- Ô lá em casa, hein!!!"

 

Atividade

 

1. Analise as partes em destaque do trecho abaixo retirado da lenda. Onde temos o período simples e onde  temos o período composto? Justifique.

Um deles chegou a fazer referências à indiazinha e comentou:

Semaninha de lucro!!!

Ela ficou indignada...

 

2. Analise as sentenças abaixo e responda às questões:

I. Silêncio.

II. Faça silêncio, por favor.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor?

a) Qual ou quais sentenças são frases?

b) Qual ou quais sentenças são orações?

 

3. Analise as sentenças abaixo e responda as questões:

I. Silêncio.

II. Faça silêncio, por favor.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor?

Localize os verbos nas orações II e III.

 

4. Analise as sentenças abaixo e responda às questões:

I. Silêncio. Vocês estão atrapalhando minha concentração.

II. Faça silêncio, por favor, mas antes venha aqui.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor, e conversarem lá fora?

Em qual ou quais das opções temos período composto e por quê?

 

Levantamento prévio

Você sabe o que é uma conjunção e qual é a sua função?

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682


Matemática/Profº Josivan 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 19/10 a 23/10

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:   Expressões Algébricas (Retomada/Recuperação)

 

                     Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

 

Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

*Fazer a leitura e análise do texto sobre expressões algébricas, como forma de revisão.

 

                         Expressões Algébricas

 

Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam números, letras e operações.

As expressões desse tipo são usadas com frequência em fórmulas e equações.

As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas de variáveis e representam um valor desconhecido.

Os números escritos na frente das letras são chamados de coeficientes e deverão ser multiplicados pelos valores atribuídos as letras.

Exemplos

a) x + 5
b) b
2 – 4ac


Cálculo de uma Expressão Algébrica

O valor de uma expressão algébrica depende do valor que será atribuído às letras.

Para calcular o valor de uma expressão algébrica devemos substituir os valores das letras e efetuar as operações indicadas. Lembrando que entre o coeficiente e a letras, a operação é de multiplicação.

Exemplo

O perímetro de um retângulo é calculado usando a fórmula:

P = 2b + 2h

Substituindo as letras com os valores indicados, encontre o perímetro dos seguintes retângulos



Simplificação de Expressões Algébricas

Podemos escrever as expressões algébricas de forma mais simples somando seus termos semelhantes (mesma parte literal).

Para simplificar iremos somar ou subtrair os coeficientes dos termos semelhantes e repetir a parte literal.

Exemplos

a) 3xy + 7xy4 - 6x3y + 2xy - 10xy4 = (3xy + 2xy) + (7xy- 10xy4) - 6x3y = 5xy - 3xy4 - 6x3y
b) ab - 3cd + 2ab - ab + 3cd + 5ab = (ab + 2ab - ab + 5ab) + (- 3cd + 3cd) = 7ab

 

Obs: O link abaixo contém os conteúdos citados nessas aulas, Foram  produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula.

 

               https://youtu.be/iKDX-Y_DYA8

1-  Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois, explique como resolveu as equações.

a) 4a² + a² + 3a² =

 c) 25y – 15y =

b) 4x + x + 5x =

d) 48k + 23k – 23k =

2- Após resolver as expressões a seguir, explique o procedimento utilizado em cada uma:

 a) (3x³) . (5X²) =

 b) (125a²) : (5a) =

c) (28x²) . (7x²) =

 

 3- Se A= x - 3y; B= 5x – 1 e C= 7y + 3x, resolva as expressões indicadas por:

a) A + B

c) B – C

b) C – A

d) A - B + C

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom       

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


Projeto de Vida/Profº

Tecnologia e Inovação/Profº

---------------------------------------------------------------------

8º D 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Objeto de Conhecimento: Contextos e práticas

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF69AR31):Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Copie no caderno e faça o questionário

Estética teatral -São estudos realizados sob o ponto de vista da produção e da recepção na cena teatral que tem como proposta romper com o exclusivismo da estética tradicional. A Estética teatral contemporânea permite ao expectador uma reflexão pessoal sobre aquilo que está sendo encenado, podendo, com isso, mudar sua percepção e até modificar sua realidade.

Poéticas pessoais –É o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos. Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas etc. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.

●Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis.

●Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.

●Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões culturais entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.

●Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.

·         Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e acontecimentos e que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.

·         Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais –livros, objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc.

●Dimensão Estética: (Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito e que envolvem um produto artístico).

●Dimensão Ética: Está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.

Após copiarem os conceitos de poética pessoal, estética teatral, práticas artísticas e diferentes dimensões da vida.; respondam esses questionário.

1.O que você entende por poéticas pessoais? Justifique a sua resposta.

2.O que você entende por estética teatral? Já estudou este conceito anteriormente?

3.Quais práticas artísticas na Linguagem teatral você já participou? Estas práticas aconteceram na escola? Ou em outros espaços culturais?

4.Como podemos relacionar as práticas artísticas teatrais que você conhece às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 19/10 a 23/10

 

__

 

 

Ciências/Profº Ana Paula

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

Período: 19/10/2020 à 23/10/2020

Revisão do Conteúdo

 

Habilidades: Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do  método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST). Revisão do conteúdo.

 

Atividade:  1- Dentre os métodos anti concepcionais estudados, qual pode ser considerado o mais seguro? Por que?

2- O HIV  “Só pode ser transmitido por relação sexual”. Você concorda com essa afirmativa? Explique:

3- O que significa as siglas abaixo:

AIDS , HIV, DST

4- Marque Verdadeiro ou Falso:

(   ) Não se contrai Aids através de um abraço

(   ) Pode se contrair hepatite através de sangue contaminado

(   ) Usar seringas  e agulhas descartáveis é uma forma de transmitir o HIV

(   ) Para se prevenir contra qualquer DST basta estar vacinado

 

 

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 19 a 23/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        REVISÃO DO CONTEÚDO: ELEMENTOS DA DANÇA

 

Aula I: Revisão do conteúdo: Leitura e reflexão dos elementos da dança destaque os exemplos de músicas que você conhece sobre cada tipo de dança.

 

  • Samba de Gafieira
  • Samba rock mescla
  • Pagode/Samba

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Revisão do conteúdo: Leitura e reflexão de texto sobre as danças caribenhas da Página 57 no Caderno do aluno volume 3.

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ºBimestre SEMANA 19 a 23/10 8C, D PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

Leitura dos textos abaixo para atividades futura.

ANTÁRTIDA: O CONTINENTE GELADO





História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 19 de outubro a 23 de outubro

 

 

TEMA: Eugenia

 

HABILIDADES: (EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

                                           

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

Pesquisa:

 

Atividade manuscrita.    

Favor usar caneta azul ou preta para eu conseguir ler sua pesquisa.

 

 

Aula 1 – História da eugenia

 

Aula 2 – A eugenia na Alemanha.

 

Aula 3 – A eugenia no Brasil.

 

Aula 4 – A eugenia nos Estados Unidos.

 

Obs.: não esquecer de colocar fonte e data da consulta.
        

Inglês/Profº Mônica

Turmas: 8º A, B, C, D

Retomada de Conteúdo e Atividade

Esporte e saúde

 

Retomada da Atividade

 

1ª aula:

 

Relembrando: na aula passada pedi para que vocês pesquisassem na internet algum atleta que venceu seus obstáculos através do esporte e respondessem algumas questões sobre sua pesquisa.

Agora vamos ler um trecho da entrevista de uma piloto feminina mais talentosa da história das corridas de carro da Nascar nos Estados Unidos. A tradução está abaixo para facilitar o entendimento.

 

 

Patrick was the first woman to start in pole position at Nascar's most prestigious event, the Daytona 500. She was the world's fourth highest-earning sportswoman in 2016. But she never won a race at Nascar's highest level. Still no woman has.

 

Hundreds of female drivers have competed in Nascar since the series began. Sara Christian raced in its first event, in 1949 at Charlotte Motor Speedway.

 

But at elite level there have been just 16 and Janet Guthrie's sixth place at Bristol in 1977 was for 37 years the best finish by a woman, until Patrick equalled it in 2014.

 

Patrick did not make her stock car debut until the relatively late age of 27, in 2010. She had previously raced in IndyCar, where she had enjoyed various successes, including becoming the first woman to win a race in 2008.

 

 

Her route into Nascar was very different to Deegan's, but the two are often likened to each other. Deegan feels this is unhelpful.

 

"People just compare us because we're girls," she says.

 

 

Tradução

 

 

Danica Patrick, a piloto feminina mais talentosa da história da Nascar, aposentou-se das corridas em 2018.

 

Patrick foi a primeira mulher a largar na pole position no evento de maior prestígio da Nascar, o Daytona 500. Ela foi a quarta esportista mais bem paga do mundo em 2016. Mas ela nunca ganhou uma corrida no nível mais alto da Nascar. Ainda nenhuma mulher o fez.

 

Centenas de mulheres pilotos competiram na Nascar desde o início da série. Sara Christian correu em sua primeira prova, em 1949, no Charlotte Motor Speedway.

 

Mas no nível de elite houve apenas 16 e o ​​sexto lugar de Janet Guthrie em Bristol em 1977 foi por 37 anos o melhor resultado de uma mulher, até que Patrick o igualou em 2014.

 

Patrick não fez sua estreia na Stock Car até a idade relativamente avançada de 27 anos, em 2010. Ela já havia corrido na IndyCar, onde teve vários sucessos, incluindo se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida em 2008.

 

Sua rota para a Nascar era muito diferente da de Deegan, mas os dois costumam ser comparados um ao outro. Deegan acha que isso não ajuda em nada.

 

“As pessoas apenas nos comparam porque somos meninas”, diz ela.

 

 

2ª aula – Atividade

 

1)      Sobre o que fala o texto?

2)      Você considera importante a representação feminina no esporte? Escreva uma reflexão sobre isso.

3)      Pesquise algumas atletas que tiveram destaque no mundo dos esportes. Copie pelo menos a trajetória esportiva de uma delas.

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua Portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 19/10/2020 A 2310/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

1ª ATIVIDADE DO 4º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:  Sintaxe

Ø  Assunto abordado:  Frase, oração, período, conjunções.

Ø  Link da aula dos CMSP - Clique aqui

 

Sondagem

O que você lembra sobre frase e oração?

Qual é a diferença entre os dois?

E sobre período? O que sabe?

 

Levantamento prévio

Analisando o trecho abaixo retirado da lenda "A história oficial" e, respectivamente, as partes em destaque, onde está a frase e onde está a oração? Justifique sua resposta.

"No reflexo do espelho d'água, a perfeição; estava se sentindo linda, pele, ok, cabelo, ok, voz, ok.

Até que... escuta um:

- Ô lá em casa, hein!!!"

 

Atividade

 

1. Analise as partes em destaque do trecho abaixo retirado da lenda. Onde temos o período simples e onde  temos o período composto? Justifique.

Um deles chegou a fazer referências à indiazinha e comentou:

Semaninha de lucro!!!

Ela ficou indignada...

 

2. Analise as sentenças abaixo e responda às questões:

I. Silêncio.

II. Faça silêncio, por favor.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor?

a) Qual ou quais sentenças são frases?

b) Qual ou quais sentenças são orações?

 

3. Analise as sentenças abaixo e responda as questões:

I. Silêncio.

II. Faça silêncio, por favor.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor?

Localize os verbos nas orações II e III.

 

4. Analise as sentenças abaixo e responda às questões:

I. Silêncio. Vocês estão atrapalhando minha concentração.

II. Faça silêncio, por favor, mas antes venha aqui.

III. Vocês podem fazer silêncio, por favor, e conversarem lá fora?

Em qual ou quais das opções temos período composto e por quê?

 

Levantamento prévio

Você sabe o que é uma conjunção e qual é a sua função?

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682


Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 8 º ANOS D

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADES PROPOSTA PARA O PERÍODO DE

19/10/2020  a  23/10/2020

4º Bimestre

terça-feira

quarta-feira

sexta-feira

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ATIVIDADE 1 – SISTEMAS DE DUAS EQUAÇÕES COM DUAS INCÓGNITAS

Para início de conversa vamos conhecer na pratica uma situação de nosso cotidiano envolvendo sistemas de equações

Cláudio usou apenas notas de R$ 20,00 e de R$ 5,00 para fazer um pagamento de R$ 140,00. Quantas notas de cada tipo ele usou, sabendo que no total foram 10 notas?

Vamos lá !

1ªpasso :vamos chamar de  X  notas de 20 reais e de  Y notas de 5 reais

2ºpasso: vamos formar as equações conforme o enunciado a quantidade de notas é igual a : x + y = 10 e a soma dos valores são 20x + 5y = 140

Daí temos, nossas duas equações agora vamos montar o sistema :

X+Y =10

20X+5Y= 140

Agora vamos encontrar os valores de x e y que satisfaçam a igualdade ,ou seja o valor que  x e y deve admitir para que a soma da 1ª equação seja 10 e a soma da 2ªequação seja 140 ok !

Agora vou desafiar vocês ,qual o valor de x e y ?

Mandem suas respostas para nosso grupo de watts ou por e-mail

Estarei aguardando !!!

Projeto de Vida/Profº Rosiane

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.    PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.    TURMA

 

8° ANO - D

2.    DISCIPLINA:

Professor especialista, projeto de vida.

3.    CONTEÚDOS:

A música em meu projeto de vida.

4.    HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Organização e Imaginação criativa.

5.    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

-Os alunos irão escolher uma música e ouvi-la e fazer uma resenha sobre o qual estimulante é essa música para o seu projeto de vida.

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.

 

6.    RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno.

7.    AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

8.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

9.      PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

19/10/2020 a 23/10/2020

10.  PROFESSOR

 

Rosiane

11.  VALIDADO EM:

   19/10/2020

Tecnologia e Inovação/Profº 


Nenhum comentário:

Postar um comentário