domingo, 18 de outubro de 2020

2ºEJA do ensino médio semana de 19 a 23 de outubro de 2020

 Atividade da semana de 19  a 23 de outubro 2020

                                                   

2º TA /Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB, TC, TD

CONTEÚDOS:

A construção de jingles.

1º aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=B-AcDfX3As8

https://www.youtube.com/watch?v=Glih9RmnRtE

2ª aula

Após assistir aos vídeos indicados acima, crie ou escolha um produto já existente e use sua criatividade, crie um jingle.

Nota: Não é necessário produzi-lo com instrumentos, não precisa fazer a gravação em um estúdio, mas você pode usar seu celular gravando somente sua voz.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 19/10/2020 a 23/10/2020

Biologia/ProfºBenedita


E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

2ºTermo A,B,C e D Roteiro de Estudo – Semana de 19/10 à23/10

https://docs.google.com/document/d/1M5CYJsdO9JbZun5mNUj8EsrToSVmFAAyI0sJAEHcyZI/edit?usp=sharing

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 19 a 23 de outubro

· Assista ao vídeo disponível no link:

· https://www.youtube.com/watch?v=2GHGudBpasw

· Como você se sentiu com as imagens do vídeo?

· Entrega até 30 de outubro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 º EJA TA,TB,TC,TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Reflexão- Artigo de Opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Muito se fala sobre a desigualdade social no Brasil, mas o que você realmente entende por este assunto?

Faca uma reflexão por escrito sobre este tema.

Segue link para ajudar em sua reflexão.

https://nacoesunidas.org/artigo-a-desigualdade-de-poder-entre-os-generos/

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºErica

SEMANA 19 A 23.10

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia

 

Termodinâmica

 

O que é?

A Termodinâmica estuda as relações entre as trocas de calor e os trabalhos realizados num processo físico.

1ª Lei da Termodinâmica:   ∆U=Q-τ

2ª Lei da Termodinâmica:

•O calor não passa espontaneamente de um corpo para outro de temperatura mais alta.

É improvável que todo calor fornecido seja convertido 100% em trabalho.

 

Matriz energética nacional

Matriz energética brasileira é o conjunto de fontes de energia utilizadas no Brasil.

No nosso país, a maior parte da energia consumida tem origem no petróleo e em seus derivados, uma fonte não renovável.




MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Resenha Energética Brasileira: exercício de 2018. Disponível em: http://www.mme.gov.br/documents/36208/948169/Resenha+Energ%C3%A9tica+Brasileira+-+edi%C3%A7%C3%A3o+2019+v3.pdf

 

Fontes renováveis e não renováveis de energia 

As energias renováveis são aquelas que vêm de recursos naturais renovados, ou seja, que são naturalmente reabastecidos,  como Sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Por estarem associados a ciclos da natureza, são pouco poluentes.

As energias não renováveis têm como origem recursos naturais que dependem de processos de longa duração, em escala geológica ou astronômica, como é o caso do carvão mineral, do petróleo, do gás natural e da energia nuclear. Além disso, frequentemente esse tipo de energia primária requer transformações para estar disponível. Isso resulta na produção de resíduos e, por isso, esse tipo de energia é altamente poluente.

ENTROPIA

Entropia é um conceito da Física relacionado à Termodinâmica que expressa o grau de liberdade das moléculas de um sistema, ou seja, expressa as ideias de ordem e desordem, que por sua vez são expressas em termos probabilísticos.

O conceito de entropia está ligado ao fato da degradação da energia ao longo do tempo.

De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica a entropia sempre aumenta.

À medida que o Universo evolui, diminui a possibilidade de se conseguir energia útil ou trabalho de um sistema. (Morte térmica do Universo.)

 

A entropia nos fenômenos microscópicos




 

Processos reversíveis e irreversíveis

Um processo é irreversível quando o sistema não consegue voltar ao estado inicial, ou mesmo a um estado intermediário, sem que ocorra uma ação externa. São os fenômenos naturais, transformações de energia que acontecem de maneira espontânea de um estado ordenado para outro desordenado.

Um processo é reversível se um sistema puder retornar exatamente ao seu estado inicial. Todos os processos são irreversíveis. No entanto, alguns processos são, aproximadamente, reversíveis.

É possível com máquinas térmicas, mas com baixo rendimento. O processos reversíveis não são impossíveis mas improváveis, de acordo com as estatísticas probabilísticas.

Exemplos: expansão e contração de um gás, descida e subida de um bloco por meio de uma máquina.

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2. Não é necessário entregar nada nessa semana.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 19 a 23/10/2020

2º termos A, B, C e D

Concentração das soluções

Uma solução é uma mistura homogênea (tipo de mistura onde não é possível distinguir de forma individual cada um dos seus componentes) de um soluto (substância sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução). As soluções são encontradas em quaisquer dos três estados físicos: gasoso , líquido ou sólido. O ar, solução gasosa mais comum, é uma mistura de nitrogênio, oxigênio e quantidades menores de outros gases. Muitas ligas metálicas são soluções sólidas como o “níquel” das moedas (25% Ni, 75% Cu). As soluções mais familiares estão no estado líquido, especialmente aquelas nas quais a água é o solvente.

Quanto a proporção soluto/solvente, as soluções podem ser diluídas, concentradas, insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Podemos descrever uma solução contendo uma pequena quantidade de soluto como diluída e outra, contendo mais soluto na mesma quantidade de solvente como concentrada.

As soluções saturada onde a quantidade de soluto é igual ao coeficiente de solubilidade (quantidade limite de soluto que pode ser adicionado a um determinado volume de solvente),as soluções insaturadas são as que possuem quantidade de soluto menor que o seu coeficiente de solubilidade e as super - saturadas apresentam a quantidade de soluto maior que o seu coeficiente de solubilidade, sendo estas muito instáveis e de difícil preparo.

Quanto à condutividade elétrica, as soluções podem ser eletrolíticas ou iônicas. As partículas dissolvidas são íons, bons condutores de eletricidade. É o caso das soluções aquosas de ácidos, bases e sais. E não–eletrolíticas ou moleculares onde as partículas dissolvidas são moléculas não conduzindo eletricidade. É o caso da sacarose em água.

A concentração de uma solução deve ser expressa em unidades quantitativas. São usadas as chamadas unidades de concentração que são medidas quantitativas da afinidade de soluto que se dissolve.

A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades. Entre os variados tipos de concentração das soluções temos:

1- Concentração Comum (C)

Também chamada concentração em g/L (grama por litro), relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros.

C=m/V

C = concentração comum (g/L)

m1 = massa do soluto (g) V = volume da solução (L)

Aplicação: Uma solução foi preparada dissolvendo-se 4,0 g de cloreto de sódio (NaCl) em 2,0 litros de água. Considerando que o volume da solução permaneceu 2,0 L, qual é a concentração da solução final?

Cálculo: C= m/V

C= 4/2

C= 2 g/L

Assista ao link da aula sobre concentração comum no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-itAGbIG1r0

Observação: Essa atividade é continuação da matéria, para registro no caderno. Não é para entregar.

Geografia/ProfºRicardo

Semana 19 a 23 de outubro

Atividade de Geografia 2ºTA, 2ºTB

Professor Ricardo José dos Santos

Email ricardosantosgeo@gmail.com

Lê o texto e responder as questões

 

As formas de relevo

 

O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições.

Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.

 

Montanhas

 

Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas

 

Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas

 

As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras, a exemplo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e da Cordilheira do Himalaia, na Ásia.

 

Existem quatro tipos de montanhas: as vulcânicas, que se formam a partir de vulcões; as de erosão, que surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas; as falhadas, originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro; e as dobradas, que se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo. De todos esses tipos, o último é o mais comum.

 

Planaltos

 



Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.

Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos, formados por rochas cristalinas (ígneas intrusivas e metamórficas) e compostos por restos de montanhas que se erodiram com o tempo; os basálticos, formados por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas; e os sedimentares, formados por rochas sedimentares que antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre.

 

Planícies




 

O Rio Amazonas é cercado por uma área de planície

 

São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.

 

Depressão


 

Mar morto, exemplo de depressão absoluta

 

São áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.

 

Questões

 

1 O que é relevo?

2 Quais são as classificação das formas de relevo.

3 Existem quatro tipos de montanhas, quais são?

4 Existem três principais tipos de planaltos, quais sao?

5 O que é Depressão? 

História/ProfºSilvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMAS: 2A, 2B, 2TA, 2TB

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e as consequências de tal disputa.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

AVALIAÇÃO: Texto introdutório sobre o tema. Não há atividades nessa semana.

SEMANA: de 19 a 23 de outubro

Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?

 



As principais diferenças entre capitalismo e socialismo giram em torno do papel da propriedade, do governo e da economia.

Enquanto o capitalismo defende um Estado menor, o socialismo se baseia na exploração comum dos bens, que devem ser controlados pelo governo e o lucro distribuído entre os membros da sociedade.

Entenda melhor essa e outras diferenças entre os dois sistemas:

Capitalismo é um sistema socioeconômico seguido por vários países, onde a produção e a distribuição de riquezas são regidas pelo mercado, e os preços são determinados pela lei da oferta e da procura. O capitalismo apresentou várias fases.

A primeira fase foi a do Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo. Este momento estende-se do século XVI ao XVIII. Neste contexto, podemos identificar as características capitalistas como sendo de busca de lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o princípio de trocas, relações bancárias, fortalecimento do domínio da burguesia e desigualdades sociais. A segunda fase foi caracterizada como Capitalismo Industrial. A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos operários. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortaleceu o sistema capitalista e concretizou sua procedência na Europa e em outras regiões do mundo. Com a Revolução Industrial se deu o processo continuado de fabricação em massa, geração de lucros e acumulo de capital.


Através da propagação das ideias mercantilistas, do crescimento do comércio e das condições para o surgimento do modo de produção capitalista, as riquezas acumuladas, assumiram a forma de capital industrial. A terceira fase, a do Capitalismo Monopolista-Financeiro, que deu início no século XX, tem no sistema bancário, nas corporações financeiras e no comércio globalizado os aparatos de desenvolvimento. A globalização permitiu às grandes corporações produzirem seus produtos em diferentes locais do mundo, procurando a diminuição de custos.

A partir da primeira guerra mundial, o capitalismo passou por várias mudanças, passando de capitalismo competitivo a capitalismo monopolista. A sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais básicas: a dos capitalistas e a dos assalariados, onde os capitalistas são os donos dos meios de produção e os assalariados possuem a força de trabalho. O capitalismo gera uma sociedade de consumo. As sociedades dos países capitalistas são chamadas de sociedade de consumo, onde sob a pressão intensa da propaganda e da mídia , as pessoas são induzidas ao consumo exagerado.

A ansiedade social decorrente da industrialização, atraiu a atenção de vários estudiosos, que propuseram reformas com a intenção de acabar com as desigualdades econômicas e sociais. Apoiaram a tomada do poder pelos operários e a eliminação da propriedade privada para a formação de uma sociedade socialista. Porém, no final do século XX, o socialismo, passou a aceitar que o capitalismo não poderia ser controlado e nem abolido.
Podemos caracterizar o socialismo como um sistema onde não existem propriedades privadas dos meios de produção, a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade, o trabalho é pago segundo a qualidade e a quantidade do mesmo.

Dessa forma, as decisões econômicas cabem ao Estado, por interferência dos especialistas que elaboram os planos econômicos. No entanto, a crise econômica mundial das duas últimas décadas do século XX, que teve papel principal no colapso da União Soviética, envolveu também os países europeus de governo socialista ou social-democrata. Na França, Suécia, Itália e Espanha os partidos socialistas e social-democratas foram responsabilizados pelo aumento do desemprego e do custo de vida.

Uma das características do capitalismo é modificar tudo em mercadoria, isto é inquestionável. Todo produto social passa a ter, além de seu valor de uso, um valor de troca, que se subordina às leis de mercado. Os dois modelos, à sua maneira concentram o capital e o poder. No capitalismo, em poder de poucos, e no socialismo em poder do Estado. O capitalismo prega uma eficiência tremenda para produzir. O socialismo é muito bem-intencionado e é muito pouco competente em distribuir. Até porque, não havendo produção, não há o que distribuir.


Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "A" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 19 à 23 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 16 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19
nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno quais são
os estados americanos que estão de fato vivendo essa situação.
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Covid in the U.S.: Latest Map and Case Count

By The New York Times - Updated October 16, 2020, 12:11 A.M. E.T.

Where new cases are higher and staying high

North Dakota
South Dakota
Montana
Wisconsin
Guam
Nebraska
Utah
Idaho
Iowa
Wyoming
Missouri
Arkansas
Oklahoma
Tennessee
Kansas
Alaska
Mississippi
Indiana
Illinois
Minnesota
Kentucky
New Mexico
Alabama
Nevada
Rhode Island
North Carolina
South Carolina
Texas
Colorado

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 19/10 até 23/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Meu Whatsapp 991547020

 

  






     ATENÇÃO: Poucos alunos participando das aulas.

Poucos alunos com nota para fechamento do bimestre.

 



Preencha os espaços com; Mas,Mais ou Más.

 

01 - Pedro estuda, **** não aprende.

02 - Vendeu **** livros neste mês que no anterior.

03 - Bonitinha, **** não é educada.

04 - A população pede **** escolas.

05 - Ela não é bonita, **** conquista pela simpatia.

06 - Ele foi quem **** tentou; ainda assim, não conseguiu.

07 - Dizem as **** línguas que ele vai ser o nosso prefeito.

08 - Municípios exigem **** escolas.

09 - Amor é igual fumaça: sufoca, **** passa.

10 - Este país está cada dia **** violento.

11- Tentei chegar na hora, **** me atrasei.

12 - Não ganhei o prêmio, **** dei o melhor de mim.

13 - As **** ações empobrecem o espírito.

14 - É o Rio de Janeiro a cidade **** violenta do Brasil?

15 - Estes alunos estão **** bem preparados que aqueles.

16 - É um dos países **** miseráveis do planeta.

17 - Elas pareciam invencíveis, **** foram derrotadas.

18 - Ele trabalha muito, **** ganha pouco.

19 - Todos querem **** amor.

20 - Queria viajar, **** não consegui comprar passagem.

21 - As pessoas deste lugar são muito ****.

22 - Ela é **** atenciosa que as outras.

23 - Querem ter dinheiro, **** não trabalham.

24 - Escreva **** depressa, por favor!

25 – A garota trazia **** lembranças daquele tempo.

26 – Só pensa em enriquecer ****.

27 - Ela disse que compraria o livro, **** ela não o fez.

28 - Está cada dia ****bonita.
29 - Carol perdeu seu celular, **** vai comprar outro.
30 - Este é o curso **** caro da faculdade.

31 - Eu tenho **** irmãos do que você.

32 - Esses eram os textos **** mal escritos
33 - Meu irmão é **** velho que eu. 

34 - A felicidade voa tão leve, **** tem a vida breve.

35 - Julia comprou **** um carro.

 

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2TA 2TB

ATIVIDADE 1, 4º BIMESTRE de 19/10/2020 à 23/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/YXosKk5Xt8qcrVLQ6


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2ºTB /Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB, TC, TD

CONTEÚDOS:

A construção de jingles.

1º aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=B-AcDfX3As8

https://www.youtube.com/watch?v=Glih9RmnRtE

2ª aula

Após assistir aos vídeos indicados acima, crie ou escolha um produto já existente e use sua criatividade, crie um jingle.

Nota: Não é necessário produzi-lo com instrumentos, não precisa fazer a gravação em um estúdio, mas você pode usar seu celular gravando somente sua voz.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 19/10/2020 a 23/10/2020

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

2ºTermo A,B,C e D Roteiro de Estudo – Semana de 19/10 à23/10

https://docs.google.com/document/d/1M5CYJsdO9JbZun5mNUj8EsrToSVmFAAyI0sJAEHcyZI/edit?usp=sharing


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 19 a 23 de outubro

· Assista ao vídeo disponível no link:

· https://www.youtube.com/watch?v=2GHGudBpasw

· Como você se sentiu com as imagens do vídeo?

· Entrega até 30 de outubro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 º EJA TA,TB,TC,TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Reflexão- Artigo de Opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Muito se fala sobre a desigualdade social no Brasil, mas o que você realmente entende por este assunto?

Faca uma reflexão por escrito sobre este tema.

Segue link para ajudar em sua reflexão.

https://nacoesunidas.org/artigo-a-desigualdade-de-poder-entre-os-generos/

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºErica

SEMANA 19 A 23.10

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia

 

Termodinâmica

 

O que é?

A Termodinâmica estuda as relações entre as trocas de calor e os trabalhos realizados num processo físico.

1ª Lei da Termodinâmica:   ∆U=Q-τ

2ª Lei da Termodinâmica:

•O calor não passa espontaneamente de um corpo para outro de temperatura mais alta.

É improvável que todo calor fornecido seja convertido 100% em trabalho.

 

Matriz energética nacional

Matriz energética brasileira é o conjunto de fontes de energia utilizadas no Brasil.

No nosso país, a maior parte da energia consumida tem origem no petróleo e em seus derivados, uma fonte não renovável.




MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Resenha Energética Brasileira: exercício de 2018. Disponível em: http://www.mme.gov.br/documents/36208/948169/Resenha+Energ%C3%A9tica+Brasileira+-+edi%C3%A7%C3%A3o+2019+v3.pdf

 

Fontes renováveis e não renováveis de energia 

As energias renováveis são aquelas que vêm de recursos naturais renovados, ou seja, que são naturalmente reabastecidos,  como Sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Por estarem associados a ciclos da natureza, são pouco poluentes.

As energias não renováveis têm como origem recursos naturais que dependem de processos de longa duração, em escala geológica ou astronômica, como é o caso do carvão mineral, do petróleo, do gás natural e da energia nuclear. Além disso, frequentemente esse tipo de energia primária requer transformações para estar disponível. Isso resulta na produção de resíduos e, por isso, esse tipo de energia é altamente poluente.

ENTROPIA

Entropia é um conceito da Física relacionado à Termodinâmica que expressa o grau de liberdade das moléculas de um sistema, ou seja, expressa as ideias de ordem e desordem, que por sua vez são expressas em termos probabilísticos.

O conceito de entropia está ligado ao fato da degradação da energia ao longo do tempo.

De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica a entropia sempre aumenta.

À medida que o Universo evolui, diminui a possibilidade de se conseguir energia útil ou trabalho de um sistema. (Morte térmica do Universo.)

 

A entropia nos fenômenos microscópicos




 

Processos reversíveis e irreversíveis

Um processo é irreversível quando o sistema não consegue voltar ao estado inicial, ou mesmo a um estado intermediário, sem que ocorra uma ação externa. São os fenômenos naturais, transformações de energia que acontecem de maneira espontânea de um estado ordenado para outro desordenado.

Um processo é reversível se um sistema puder retornar exatamente ao seu estado inicial. Todos os processos são irreversíveis. No entanto, alguns processos são, aproximadamente, reversíveis.

É possível com máquinas térmicas, mas com baixo rendimento. O processos reversíveis não são impossíveis mas improváveis, de acordo com as estatísticas probabilísticas.

Exemplos: expansão e contração de um gás, descida e subida de um bloco por meio de uma máquina.

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2. Não é necessário entregar nada nessa semana.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 19 a 23/10/2020

2º termos A, B, C e D

Concentração das soluções

Uma solução é uma mistura homogênea (tipo de mistura onde não é possível distinguir de forma individual cada um dos seus componentes) de um soluto (substância sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução). As soluções são encontradas em quaisquer dos três estados físicos: gasoso , líquido ou sólido. O ar, solução gasosa mais comum, é uma mistura de nitrogênio, oxigênio e quantidades menores de outros gases. Muitas ligas metálicas são soluções sólidas como o “níquel” das moedas (25% Ni, 75% Cu). As soluções mais familiares estão no estado líquido, especialmente aquelas nas quais a água é o solvente.

Quanto a proporção soluto/solvente, as soluções podem ser diluídas, concentradas, insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Podemos descrever uma solução contendo uma pequena quantidade de soluto como diluída e outra, contendo mais soluto na mesma quantidade de solvente como concentrada.

As soluções saturada onde a quantidade de soluto é igual ao coeficiente de solubilidade (quantidade limite de soluto que pode ser adicionado a um determinado volume de solvente),as soluções insaturadas são as que possuem quantidade de soluto menor que o seu coeficiente de solubilidade e as super - saturadas apresentam a quantidade de soluto maior que o seu coeficiente de solubilidade, sendo estas muito instáveis e de difícil preparo.

Quanto à condutividade elétrica, as soluções podem ser eletrolíticas ou iônicas. As partículas dissolvidas são íons, bons condutores de eletricidade. É o caso das soluções aquosas de ácidos, bases e sais. E não–eletrolíticas ou moleculares onde as partículas dissolvidas são moléculas não conduzindo eletricidade. É o caso da sacarose em água.

A concentração de uma solução deve ser expressa em unidades quantitativas. São usadas as chamadas unidades de concentração que são medidas quantitativas da afinidade de soluto que se dissolve.

A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades. Entre os variados tipos de concentração das soluções temos:

1- Concentração Comum (C)

Também chamada concentração em g/L (grama por litro), relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros.

C=m/V

C = concentração comum (g/L)

m1 = massa do soluto (g) V = volume da solução (L)

Aplicação: Uma solução foi preparada dissolvendo-se 4,0 g de cloreto de sódio (NaCl) em 2,0 litros de água. Considerando que o volume da solução permaneceu 2,0 L, qual é a concentração da solução final?

Cálculo: C= m/V

C= 4/2

C= 2 g/L

Assista ao link da aula sobre concentração comum no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-itAGbIG1r0

Observação: Essa atividade é continuação da matéria, para registro no caderno. Não é para entregar.

Geografia/ProfºRicardo

Semana 19 a 23 de outubro

Atividade de Geografia 2ºTA, 2ºTB

Professor Ricardo José dos Santos

Email ricardosantosgeo@gmail.com

Lê o texto e responder as questões

 

As formas de relevo

 

O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições.

Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.

 

Montanhas

 

Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas

 

Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas

 

As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras, a exemplo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e da Cordilheira do Himalaia, na Ásia.

 

Existem quatro tipos de montanhas: as vulcânicas, que se formam a partir de vulcões; as de erosão, que surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas; as falhadas, originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro; e as dobradas, que se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo. De todos esses tipos, o último é o mais comum.

 

Planaltos

 



Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.

Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos, formados por rochas cristalinas (ígneas intrusivas e metamórficas) e compostos por restos de montanhas que se erodiram com o tempo; os basálticos, formados por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas; e os sedimentares, formados por rochas sedimentares que antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre.

 

Planícies




 

O Rio Amazonas é cercado por uma área de planície

 

São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.

 

Depressão


 

Mar morto, exemplo de depressão absoluta

 

São áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.

 

Questões

 

1 O que é relevo?

2 Quais são as classificação das formas de relevo.

3 Existem quatro tipos de montanhas, quais são?

4 Existem três principais tipos de planaltos, quais sao?

5 O que é Depressão? 

História/ProfºSilvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMAS: 2A, 2B, 2TA, 2TB

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e as consequências de tal disputa.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

AVALIAÇÃO: Texto introdutório sobre o tema. Não há atividades nessa semana.

SEMANA: de 19 a 23 de outubro

Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?

 



As principais diferenças entre capitalismo e socialismo giram em torno do papel da propriedade, do governo e da economia.

Enquanto o capitalismo defende um Estado menor, o socialismo se baseia na exploração comum dos bens, que devem ser controlados pelo governo e o lucro distribuído entre os membros da sociedade.

Entenda melhor essa e outras diferenças entre os dois sistemas:

Capitalismo é um sistema socioeconômico seguido por vários países, onde a produção e a distribuição de riquezas são regidas pelo mercado, e os preços são determinados pela lei da oferta e da procura. O capitalismo apresentou várias fases.

A primeira fase foi a do Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo. Este momento estende-se do século XVI ao XVIII. Neste contexto, podemos identificar as características capitalistas como sendo de busca de lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o princípio de trocas, relações bancárias, fortalecimento do domínio da burguesia e desigualdades sociais. A segunda fase foi caracterizada como Capitalismo Industrial. A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos operários. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortaleceu o sistema capitalista e concretizou sua procedência na Europa e em outras regiões do mundo. Com a Revolução Industrial se deu o processo continuado de fabricação em massa, geração de lucros e acumulo de capital.


Através da propagação das ideias mercantilistas, do crescimento do comércio e das condições para o surgimento do modo de produção capitalista, as riquezas acumuladas, assumiram a forma de capital industrial. A terceira fase, a do Capitalismo Monopolista-Financeiro, que deu início no século XX, tem no sistema bancário, nas corporações financeiras e no comércio globalizado os aparatos de desenvolvimento. A globalização permitiu às grandes corporações produzirem seus produtos em diferentes locais do mundo, procurando a diminuição de custos.

A partir da primeira guerra mundial, o capitalismo passou por várias mudanças, passando de capitalismo competitivo a capitalismo monopolista. A sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais básicas: a dos capitalistas e a dos assalariados, onde os capitalistas são os donos dos meios de produção e os assalariados possuem a força de trabalho. O capitalismo gera uma sociedade de consumo. As sociedades dos países capitalistas são chamadas de sociedade de consumo, onde sob a pressão intensa da propaganda e da mídia , as pessoas são induzidas ao consumo exagerado.

A ansiedade social decorrente da industrialização, atraiu a atenção de vários estudiosos, que propuseram reformas com a intenção de acabar com as desigualdades econômicas e sociais. Apoiaram a tomada do poder pelos operários e a eliminação da propriedade privada para a formação de uma sociedade socialista. Porém, no final do século XX, o socialismo, passou a aceitar que o capitalismo não poderia ser controlado e nem abolido.
Podemos caracterizar o socialismo como um sistema onde não existem propriedades privadas dos meios de produção, a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade, o trabalho é pago segundo a qualidade e a quantidade do mesmo.

Dessa forma, as decisões econômicas cabem ao Estado, por interferência dos especialistas que elaboram os planos econômicos. No entanto, a crise econômica mundial das duas últimas décadas do século XX, que teve papel principal no colapso da União Soviética, envolveu também os países europeus de governo socialista ou social-democrata. Na França, Suécia, Itália e Espanha os partidos socialistas e social-democratas foram responsabilizados pelo aumento do desemprego e do custo de vida.

Uma das características do capitalismo é modificar tudo em mercadoria, isto é inquestionável. Todo produto social passa a ter, além de seu valor de uso, um valor de troca, que se subordina às leis de mercado. Os dois modelos, à sua maneira concentram o capital e o poder. No capitalismo, em poder de poucos, e no socialismo em poder do Estado. O capitalismo prega uma eficiência tremenda para produzir. O socialismo é muito bem-intencionado e é muito pouco competente em distribuir. Até porque, não havendo produção, não há o que distribuir.


Inglês/ProfºMªantonia

Série: 2o. TERMO "B" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 19 à 23 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 16 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19
nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno quais são
os estados americanos que estão de fato vivendo essa situação.
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Covid in the U.S.: Latest Map and Case Count

By The New York Times - Updated October 16, 2020, 12:11 A.M. E.T.

Where new cases are higher and staying high

North Dakota
South Dakota
Montana
Wisconsin
Guam
Nebraska
Utah
Idaho
Iowa
Wyoming
Missouri
Arkansas
Oklahoma
Tennessee
Kansas
Alaska
Mississippi
Indiana
Illinois
Minnesota
Kentucky
New Mexico
Alabama
Nevada
Rhode Island
North Carolina
South Carolina
Texas
Colorado

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 19/10 até 23/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Meu Whatsapp 991547020

 

  






     ATENÇÃO: Poucos alunos participando das aulas.

Poucos alunos com nota para fechamento do bimestre.

 



Preencha os espaços com; Mas,Mais ou Más.

 

01 - Pedro estuda, **** não aprende.

02 - Vendeu **** livros neste mês que no anterior.

03 - Bonitinha, **** não é educada.

04 - A população pede **** escolas.

05 - Ela não é bonita, **** conquista pela simpatia.

06 - Ele foi quem **** tentou; ainda assim, não conseguiu.

07 - Dizem as **** línguas que ele vai ser o nosso prefeito.

08 - Municípios exigem **** escolas.

09 - Amor é igual fumaça: sufoca, **** passa.

10 - Este país está cada dia **** violento.

11- Tentei chegar na hora, **** me atrasei.

12 - Não ganhei o prêmio, **** dei o melhor de mim.

13 - As **** ações empobrecem o espírito.

14 - É o Rio de Janeiro a cidade **** violenta do Brasil?

15 - Estes alunos estão **** bem preparados que aqueles.

16 - É um dos países **** miseráveis do planeta.

17 - Elas pareciam invencíveis, **** foram derrotadas.

18 - Ele trabalha muito, **** ganha pouco.

19 - Todos querem **** amor.

20 - Queria viajar, **** não consegui comprar passagem.

21 - As pessoas deste lugar são muito ****.

22 - Ela é **** atenciosa que as outras.

23 - Querem ter dinheiro, **** não trabalham.

24 - Escreva **** depressa, por favor!

25 – A garota trazia **** lembranças daquele tempo.

26 – Só pensa em enriquecer ****.

27 - Ela disse que compraria o livro, **** ela não o fez.

28 - Está cada dia ****bonita.
29 - Carol perdeu seu celular, **** vai comprar outro.
30 - Este é o curso **** caro da faculdade.

31 - Eu tenho **** irmãos do que você.

32 - Esses eram os textos **** mal escritos
33 - Meu irmão é **** velho que eu. 

34 - A felicidade voa tão leve, **** tem a vida breve.

35 - Julia comprou **** um carro.

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2TA 2TB

ATIVIDADE 1, 4º BIMESTRE de 19/10/2020 à 23/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/YXosKk5Xt8qcrVLQ6

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2º TC /Noturno

Arte/Profºjorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB, TC, TD

CONTEÚDOS:

A construção de jingles.

1º aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=B-AcDfX3As8

https://www.youtube.com/watch?v=Glih9RmnRtE

2ª aula

Após assistir aos vídeos indicados acima, crie ou escolha um produto já existente e use sua criatividade, crie um jingle.

Nota: Não é necessário produzi-lo com instrumentos, não precisa fazer a gravação em um estúdio, mas você pode usar seu celular gravando somente sua voz.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 19/10/2020 a 23/10/2020

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

2ºTermo A,B,C e D Roteiro de Estudo – Semana de 19/10 à23/10

https://docs.google.com/document/d/1M5CYJsdO9JbZun5mNUj8EsrToSVmFAAyI0sJAEHcyZI/edit?usp=sharing


Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 19 a 23 de outubro

· Assista ao vídeo disponível no link:

· https://www.youtube.com/watch?v=2GHGudBpasw

· Como você se sentiu com as imagens do vídeo?

· Entrega até 30 de outubro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 º EJA TA,TB,TC,TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Reflexão- Artigo de Opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Muito se fala sobre a desigualdade social no Brasil, mas o que você realmente entende por este assunto?

Faca uma reflexão por escrito sobre este tema.

Segue link para ajudar em sua reflexão.

https://nacoesunidas.org/artigo-a-desigualdade-de-poder-entre-os-generos/

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºErica

SEMANA 19 A 23.10

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia

 

Termodinâmica

 

O que é?

A Termodinâmica estuda as relações entre as trocas de calor e os trabalhos realizados num processo físico.

1ª Lei da Termodinâmica:   ∆U=Q-τ

2ª Lei da Termodinâmica:

•O calor não passa espontaneamente de um corpo para outro de temperatura mais alta.

É improvável que todo calor fornecido seja convertido 100% em trabalho.

 

Matriz energética nacional

Matriz energética brasileira é o conjunto de fontes de energia utilizadas no Brasil.

No nosso país, a maior parte da energia consumida tem origem no petróleo e em seus derivados, uma fonte não renovável.




MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Resenha Energética Brasileira: exercício de 2018. Disponível em: http://www.mme.gov.br/documents/36208/948169/Resenha+Energ%C3%A9tica+Brasileira+-+edi%C3%A7%C3%A3o+2019+v3.pdf

 

Fontes renováveis e não renováveis de energia 

As energias renováveis são aquelas que vêm de recursos naturais renovados, ou seja, que são naturalmente reabastecidos,  como Sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Por estarem associados a ciclos da natureza, são pouco poluentes.

As energias não renováveis têm como origem recursos naturais que dependem de processos de longa duração, em escala geológica ou astronômica, como é o caso do carvão mineral, do petróleo, do gás natural e da energia nuclear. Além disso, frequentemente esse tipo de energia primária requer transformações para estar disponível. Isso resulta na produção de resíduos e, por isso, esse tipo de energia é altamente poluente.

ENTROPIA

Entropia é um conceito da Física relacionado à Termodinâmica que expressa o grau de liberdade das moléculas de um sistema, ou seja, expressa as ideias de ordem e desordem, que por sua vez são expressas em termos probabilísticos.

O conceito de entropia está ligado ao fato da degradação da energia ao longo do tempo.

De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica a entropia sempre aumenta.

À medida que o Universo evolui, diminui a possibilidade de se conseguir energia útil ou trabalho de um sistema. (Morte térmica do Universo.)

 

A entropia nos fenômenos microscópicos




 

Processos reversíveis e irreversíveis

Um processo é irreversível quando o sistema não consegue voltar ao estado inicial, ou mesmo a um estado intermediário, sem que ocorra uma ação externa. São os fenômenos naturais, transformações de energia que acontecem de maneira espontânea de um estado ordenado para outro desordenado.

Um processo é reversível se um sistema puder retornar exatamente ao seu estado inicial. Todos os processos são irreversíveis. No entanto, alguns processos são, aproximadamente, reversíveis.

É possível com máquinas térmicas, mas com baixo rendimento. O processos reversíveis não são impossíveis mas improváveis, de acordo com as estatísticas probabilísticas.

Exemplos: expansão e contração de um gás, descida e subida de um bloco por meio de uma máquina.

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2. Não é necessário entregar nada nessa semana.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 19 a 23/10/2020

2º termos A, B, C e D

Concentração das soluções

Uma solução é uma mistura homogênea (tipo de mistura onde não é possível distinguir de forma individual cada um dos seus componentes) de um soluto (substância sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução). As soluções são encontradas em quaisquer dos três estados físicos: gasoso , líquido ou sólido. O ar, solução gasosa mais comum, é uma mistura de nitrogênio, oxigênio e quantidades menores de outros gases. Muitas ligas metálicas são soluções sólidas como o “níquel” das moedas (25% Ni, 75% Cu). As soluções mais familiares estão no estado líquido, especialmente aquelas nas quais a água é o solvente.

Quanto a proporção soluto/solvente, as soluções podem ser diluídas, concentradas, insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Podemos descrever uma solução contendo uma pequena quantidade de soluto como diluída e outra, contendo mais soluto na mesma quantidade de solvente como concentrada.

As soluções saturada onde a quantidade de soluto é igual ao coeficiente de solubilidade (quantidade limite de soluto que pode ser adicionado a um determinado volume de solvente),as soluções insaturadas são as que possuem quantidade de soluto menor que o seu coeficiente de solubilidade e as super - saturadas apresentam a quantidade de soluto maior que o seu coeficiente de solubilidade, sendo estas muito instáveis e de difícil preparo.

Quanto à condutividade elétrica, as soluções podem ser eletrolíticas ou iônicas. As partículas dissolvidas são íons, bons condutores de eletricidade. É o caso das soluções aquosas de ácidos, bases e sais. E não–eletrolíticas ou moleculares onde as partículas dissolvidas são moléculas não conduzindo eletricidade. É o caso da sacarose em água.

A concentração de uma solução deve ser expressa em unidades quantitativas. São usadas as chamadas unidades de concentração que são medidas quantitativas da afinidade de soluto que se dissolve.

A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades. Entre os variados tipos de concentração das soluções temos:

1- Concentração Comum (C)

Também chamada concentração em g/L (grama por litro), relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros.

C=m/V

C = concentração comum (g/L)

m1 = massa do soluto (g) V = volume da solução (L)

Aplicação: Uma solução foi preparada dissolvendo-se 4,0 g de cloreto de sódio (NaCl) em 2,0 litros de água. Considerando que o volume da solução permaneceu 2,0 L, qual é a concentração da solução final?

Cálculo: C= m/V

C= 4/2

C= 2 g/L

Assista ao link da aula sobre concentração comum no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-itAGbIG1r0

Observação: Essa atividade é continuação da matéria, para registro no caderno. Não é para entregar.

Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ºBimestre SEMANA 19 a 23/10 2TD EJA PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

DESAFIO:





Com base no texto, conclui-se que, no Brasil:

a) As funções subalternas permanecem reservadas às mulheres no mercado de trabalho.  

b) As mulheres vêm conquistando espaços no mundo do trabalho e na vida social e cultural do país.

 c) Minoria da população, as mulheres estão impedidas de ingressar no mercado de trabalho.

d) Há hoje um predomínio de mulheres em cargos de chefia e ocupações mais valorizadas.

História/ProfºSergio


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 22 e 23/10

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:  

Verbo To be

O verbo to be, como qualquer outro verbo em inglês é conjugado em todos os pronomes pessoais.

A principal e mais importante conjugação do verbo to be é a do presente simples (ou, em inglês, Simple Present). Ela vai ser a base para esse verbo e veremos a sua utilização em muitos textos em inglês. Como a tradução do verbo é sempre “ser” ou “estar”, podemos pensar no verbo em inglês e associar à sua tradução. Veja só:



 


Verbo to be - Presente Simples

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1)      Use a forma correta do verbo to be, de acordo com os pronomes pessoais (olhe a tabela):

a) I _____ Brazilian and I live in Curitiba.

b) _____ you talking to me?

c) What _____ Sheila doing?

d) My dog _____ playing in the garden.

e) The doors _____ closed

2) Seguindo o exemplo da tabela, mude as frases para a negativa.

a) I am tired

b) You are happy today.

c) Amanda is a nice girl.

d) We are friends.

3) Crie uma frase com o pronome pessoal “I” em inglês.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 19/10 até 23/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Meu Whatsapp 991547020

 

  






     ATENÇÃO: Poucos alunos participando das aulas.

Poucos alunos com nota para fechamento do bimestre.

 



Preencha os espaços com; Mas,Mais ou Más.

 

01 - Pedro estuda, **** não aprende.

02 - Vendeu **** livros neste mês que no anterior.

03 - Bonitinha, **** não é educada.

04 - A população pede **** escolas.

05 - Ela não é bonita, **** conquista pela simpatia.

06 - Ele foi quem **** tentou; ainda assim, não conseguiu.

07 - Dizem as **** línguas que ele vai ser o nosso prefeito.

08 - Municípios exigem **** escolas.

09 - Amor é igual fumaça: sufoca, **** passa.

10 - Este país está cada dia **** violento.

11- Tentei chegar na hora, **** me atrasei.

12 - Não ganhei o prêmio, **** dei o melhor de mim.

13 - As **** ações empobrecem o espírito.

14 - É o Rio de Janeiro a cidade **** violenta do Brasil?

15 - Estes alunos estão **** bem preparados que aqueles.

16 - É um dos países **** miseráveis do planeta.

17 - Elas pareciam invencíveis, **** foram derrotadas.

18 - Ele trabalha muito, **** ganha pouco.

19 - Todos querem **** amor.

20 - Queria viajar, **** não consegui comprar passagem.

21 - As pessoas deste lugar são muito ****.

22 - Ela é **** atenciosa que as outras.

23 - Querem ter dinheiro, **** não trabalham.

24 - Escreva **** depressa, por favor!

25 – A garota trazia **** lembranças daquele tempo.

26 – Só pensa em enriquecer ****.

27 - Ela disse que compraria o livro, **** ela não o fez.

28 - Está cada dia ****bonita.
29 - Carol perdeu seu celular, **** vai comprar outro.
30 - Este é o curso **** caro da faculdade.

31 - Eu tenho **** irmãos do que você.

32 - Esses eram os textos **** mal escritos
33 - Meu irmão é **** velho que eu. 

34 - A felicidade voa tão leve, **** tem a vida breve.

35 - Julia comprou **** um carro.

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 19 a 23/10

Atividades Matemática

Faça uma pequena pesquisa sobre o uso de determinantes

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


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2ºTD /Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB, TC, TD

CONTEÚDOS:

A construção de jingles.

1º aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=B-AcDfX3As8

https://www.youtube.com/watch?v=Glih9RmnRtE

2ª aula

Após assistir aos vídeos indicados acima, crie ou escolha um produto já existente e use sua criatividade, crie um jingle.

Nota: Não é necessário produzi-lo com instrumentos, não precisa fazer a gravação em um estúdio, mas você pode usar seu celular gravando somente sua voz.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 19/10/2020 a 23/10/2020

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

2ºTermo A,B,C e D Roteiro de Estudo – Semana de 19/10 à23/10

https://docs.google.com/document/d/1M5CYJsdO9JbZun5mNUj8EsrToSVmFAAyI0sJAEHcyZI/edit?usp=sharing


Filosofia/ProfºIslilia

Professora: Islilia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 19/10/20 a 23//10/20 para 2TD Ano Eja.

Atividade: Fazer uma conclusão do texto.

Objetivo: Entender a Filosofia Contemporânea.

https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/filosofia-contemporanea.htm

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 º EJA TA,TB,TC,TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Reflexão- Artigo de Opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Muito se fala sobre a desigualdade social no Brasil, mas o que você realmente entende por este assunto?

Faca uma reflexão por escrito sobre este tema.

Segue link para ajudar em sua reflexão.

https://nacoesunidas.org/artigo-a-desigualdade-de-poder-entre-os-generos/

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºErica

SEMANA 19 A 23.10

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia

 

Termodinâmica

 

O que é?

A Termodinâmica estuda as relações entre as trocas de calor e os trabalhos realizados num processo físico.

1ª Lei da Termodinâmica:   ∆U=Q-τ

2ª Lei da Termodinâmica:

•O calor não passa espontaneamente de um corpo para outro de temperatura mais alta.

É improvável que todo calor fornecido seja convertido 100% em trabalho.

 

Matriz energética nacional

Matriz energética brasileira é o conjunto de fontes de energia utilizadas no Brasil.

No nosso país, a maior parte da energia consumida tem origem no petróleo e em seus derivados, uma fonte não renovável.




MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Resenha Energética Brasileira: exercício de 2018. Disponível em: http://www.mme.gov.br/documents/36208/948169/Resenha+Energ%C3%A9tica+Brasileira+-+edi%C3%A7%C3%A3o+2019+v3.pdf

 

Fontes renováveis e não renováveis de energia 

As energias renováveis são aquelas que vêm de recursos naturais renovados, ou seja, que são naturalmente reabastecidos,  como Sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Por estarem associados a ciclos da natureza, são pouco poluentes.

As energias não renováveis têm como origem recursos naturais que dependem de processos de longa duração, em escala geológica ou astronômica, como é o caso do carvão mineral, do petróleo, do gás natural e da energia nuclear. Além disso, frequentemente esse tipo de energia primária requer transformações para estar disponível. Isso resulta na produção de resíduos e, por isso, esse tipo de energia é altamente poluente.

ENTROPIA

Entropia é um conceito da Física relacionado à Termodinâmica que expressa o grau de liberdade das moléculas de um sistema, ou seja, expressa as ideias de ordem e desordem, que por sua vez são expressas em termos probabilísticos.

O conceito de entropia está ligado ao fato da degradação da energia ao longo do tempo.

De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica a entropia sempre aumenta.

À medida que o Universo evolui, diminui a possibilidade de se conseguir energia útil ou trabalho de um sistema. (Morte térmica do Universo.)

 

A entropia nos fenômenos microscópicos




 

Processos reversíveis e irreversíveis

Um processo é irreversível quando o sistema não consegue voltar ao estado inicial, ou mesmo a um estado intermediário, sem que ocorra uma ação externa. São os fenômenos naturais, transformações de energia que acontecem de maneira espontânea de um estado ordenado para outro desordenado.

Um processo é reversível se um sistema puder retornar exatamente ao seu estado inicial. Todos os processos são irreversíveis. No entanto, alguns processos são, aproximadamente, reversíveis.

É possível com máquinas térmicas, mas com baixo rendimento. O processos reversíveis não são impossíveis mas improváveis, de acordo com as estatísticas probabilísticas.

Exemplos: expansão e contração de um gás, descida e subida de um bloco por meio de uma máquina.

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2. Não é necessário entregar nada nessa semana.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 19 a 23/10/2020

2º termos A, B, C e D

Concentração das soluções

Uma solução é uma mistura homogênea (tipo de mistura onde não é possível distinguir de forma individual cada um dos seus componentes) de um soluto (substância sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução). As soluções são encontradas em quaisquer dos três estados físicos: gasoso , líquido ou sólido. O ar, solução gasosa mais comum, é uma mistura de nitrogênio, oxigênio e quantidades menores de outros gases. Muitas ligas metálicas são soluções sólidas como o “níquel” das moedas (25% Ni, 75% Cu). As soluções mais familiares estão no estado líquido, especialmente aquelas nas quais a água é o solvente.

Quanto a proporção soluto/solvente, as soluções podem ser diluídas, concentradas, insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Podemos descrever uma solução contendo uma pequena quantidade de soluto como diluída e outra, contendo mais soluto na mesma quantidade de solvente como concentrada.

As soluções saturada onde a quantidade de soluto é igual ao coeficiente de solubilidade (quantidade limite de soluto que pode ser adicionado a um determinado volume de solvente),as soluções insaturadas são as que possuem quantidade de soluto menor que o seu coeficiente de solubilidade e as super - saturadas apresentam a quantidade de soluto maior que o seu coeficiente de solubilidade, sendo estas muito instáveis e de difícil preparo.

Quanto à condutividade elétrica, as soluções podem ser eletrolíticas ou iônicas. As partículas dissolvidas são íons, bons condutores de eletricidade. É o caso das soluções aquosas de ácidos, bases e sais. E não–eletrolíticas ou moleculares onde as partículas dissolvidas são moléculas não conduzindo eletricidade. É o caso da sacarose em água.

A concentração de uma solução deve ser expressa em unidades quantitativas. São usadas as chamadas unidades de concentração que são medidas quantitativas da afinidade de soluto que se dissolve.

A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades. Entre os variados tipos de concentração das soluções temos:

1- Concentração Comum (C)

Também chamada concentração em g/L (grama por litro), relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros.

C=m/V

C = concentração comum (g/L)

m1 = massa do soluto (g) V = volume da solução (L)

Aplicação: Uma solução foi preparada dissolvendo-se 4,0 g de cloreto de sódio (NaCl) em 2,0 litros de água. Considerando que o volume da solução permaneceu 2,0 L, qual é a concentração da solução final?

Cálculo: C= m/V

C= 4/2

C= 2 g/L

Assista ao link da aula sobre concentração comum no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-itAGbIG1r0

Observação: Essa atividade é continuação da matéria, para registro no caderno. Não é para entregar.

Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ºBimestre SEMANA 19 a 23/10 2TD EJA PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

DESAFIO:



Com base no texto, conclui-se que, no Brasil:

a) As funções subalternas permanecem reservadas às mulheres no mercado de trabalho.  

b) As mulheres vêm conquistando espaços no mundo do trabalho e na vida social e cultural do país.

 c) Minoria da população, as mulheres estão impedidas de ingressar no mercado de trabalho.

d) Há hoje um predomínio de mulheres em cargos de chefia e ocupações mais valorizadas.

História/ProfºSergio


Inglês/Profºjosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 22 e 23/10

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:  

Verbo To be

O verbo to be, como qualquer outro verbo em inglês é conjugado em todos os pronomes pessoais.

A principal e mais importante conjugação do verbo to be é a do presente simples (ou, em inglês,   Simple Present). Ela vai ser a base para esse verbo e veremos a sua utilização em muitos textos em inglês. Como a tradução do verbo é sempre “ser” ou “estar”, podemos pensar no verbo em inglês e associar à sua tradução. Veja só:



 


Verbo to be - Presente Simples

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1)      Use a forma correta do verbo to be, de acordo com os pronomes pessoais (olhe a tabela)

a) I _____ Brazilian and I live in Curitiba.

b) _____ you talking to me?

c) What _____ Sheila doing?

d) My dog _____ playing in the garden.

e) The doors _____ closed

2) Seguindo o exemplo da tabela, mude as frases para a negativa.

a) I am tired

b) You are happy today.

c) Amanda is a nice girl.

d) We are friends.

3) Crie uma frase com o pronome pessoal “I” em inglês.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 19/10 até 23/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Meu Whatsapp 991547020

 

  






     ATENÇÃO: Poucos alunos participando das aulas.

Poucos alunos com nota para fechamento do bimestre.

 



Preencha os espaços com; Mas,Mais ou Más.

 

01 - Pedro estuda, **** não aprende.

02 - Vendeu **** livros neste mês que no anterior.

03 - Bonitinha, **** não é educada.

04 - A população pede **** escolas.

05 - Ela não é bonita, **** conquista pela simpatia.

06 - Ele foi quem **** tentou; ainda assim, não conseguiu.

07 - Dizem as **** línguas que ele vai ser o nosso prefeito.

08 - Municípios exigem **** escolas.

09 - Amor é igual fumaça: sufoca, **** passa.

10 - Este país está cada dia **** violento.

11- Tentei chegar na hora, **** me atrasei.

12 - Não ganhei o prêmio, **** dei o melhor de mim.

13 - As **** ações empobrecem o espírito.

14 - É o Rio de Janeiro a cidade **** violenta do Brasil?

15 - Estes alunos estão **** bem preparados que aqueles.

16 - É um dos países **** miseráveis do planeta.

17 - Elas pareciam invencíveis, **** foram derrotadas.

18 - Ele trabalha muito, **** ganha pouco.

19 - Todos querem **** amor.

20 - Queria viajar, **** não consegui comprar passagem.

21 - As pessoas deste lugar são muito ****.

22 - Ela é **** atenciosa que as outras.

23 - Querem ter dinheiro, **** não trabalham.

24 - Escreva **** depressa, por favor!

25 – A garota trazia **** lembranças daquele tempo.

26 – Só pensa em enriquecer ****.

27 - Ela disse que compraria o livro, **** ela não o fez.

28 - Está cada dia ****bonita.
29 - Carol perdeu seu celular, **** vai comprar outro.
30 - Este é o curso **** caro da faculdade.

31 - Eu tenho **** irmãos do que você.

32 - Esses eram os textos **** mal escritos
33 - Meu irmão é **** velho que eu. 

34 - A felicidade voa tão leve, **** tem a vida breve.

35 - Julia comprou **** um carro.

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 19 a 23/10

Atividades Matemática

Faça uma pequena pesquisa sobre o uso de determinantes

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br



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