domingo, 4 de outubro de 2020

9ºAnos finais semana de 05 a 09 de outubro de 2020

 Atividade da semana de 05  a 09 de outubro 2020

                                                   Eletivas / Profª Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 05/10 a 09/10/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA: JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

        PRINCÍPIOS DO JIU JITSU

 

Aula I. Explique como o jiu jitsu permite ao mais fraco se defender e até dominar o adversário mais forte.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula IIEscolha um dos benefícios listados abaixo e explique como o Jiu Jitsu o promove:

 

Controle muscular;

Desenvolvimento do raciocínio;

Equilíbrio mental;

Reforço dos princípios morais;

Fortalecimento da autoconfiança;

Cuidado e respeito pelo outro (os parceiros de combate);

Percepção e senso de disciplina;

Respeito às hierarquias da academia                                                                              

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

 

                                                 Eletivas / Profº Dayane

                                          DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

 

 

ATIVIDADES

 ·         Atividade 1- Assistir o vídeo sobre: Dia Mundial do Coração

·         Link: https://www.youtube.com/watch?v=bbWFEtU24Os

·         Atividade 2- Relatar o conteúdo do vídeo;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 12/10/2020

                                                 Eletivas / Profº Denis

  Eletivas / Profº Denis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

3º Bim- Semana 9 (05.10 à 09.10)

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 



Você acha que enriquecer pode te favorecer na sua vida financeira?

Veja o TED da Nathalia Arcuri abaixo e tenha uma lição de vida:

 

O poder do não e o dinheiro

https://www.youtube.com/watch?v=hxEaB-a4KGg

 

O que você achou de válido para sua vida financeira? justifique sua resposta e envie para o professor por e-mail.

 

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

                                                 Eletivas

9ºAno A 


Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Pesquisar grupos de Teatro

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgia se espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Escolha um grupo teatral e pesquise seguindo o roteiro.

1.      Asdrúbal Trouxe o Trombone -Os atores Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e Patrícia Travassos, atuaram neste grupo e Hamilton Vaz Pereira, exerceu a liderança do grupo.

2.      Ornitorrinco- fundado em 1977 e que continua na ativa, tendo Cacá Rosset como seu diretor.

3.Teatro Popular União e Olho Vivo– (TUOV), um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil e que tem como seus fundadores César Vieira (Idibal Pivetta) e Neriney Moreira, ambos advogados e defensores da arte popular brasileira.

Roteiro de Pesquisa:

1.Qual é a História da criação do grupo.

2.Quem é o criador, ou criadores do Grupo Teatral.

3.Quais são os tipos de textos encenados pelo grupo.

4.Qual é a localidade do Grupo (cidade, região, pais).

5.Como acontece o processo de criação coletiva do grupo.

 

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 05/10 a 09/10

 

__

 

 

 

 

Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 05/09/2020 à 09/10/2020

Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográfica.

Atividade:

Após assistir o vídeo sobre Biodiversidade e preservação, solicitado na atividade anterior, responda as questões abaixo baseadas nesse vídeo.

1-    Quais são as principais ameaças á Biodiversidade?

2-    Quais os dois tipos de Unidades de preservação legalmente instituídas?

3-    Dê exemplos de algumas unidades de preservação?

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação física/Profº Dayane

 Atividades Blog (05 a 9 de Outubro)

3º Bimestre

Dayane de Araújo Arruda Rojas

Horário de atendimento: 7h00 às 12h35

Data de entrega até: 12/10/2020

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

 

ATIVIDADE

·         Atividade 1- Assistir a aula de Ed. Física no CMPS dia 08/10/2020 às 14h45;

·         Atividade 2- Relatar o contúdo da aula do CMSP;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:12/10/2020

Geografia/Profº Djair


 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 05 a 09 do 10 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, mapas e/ou gráficos, realidades nacionais diversas que se expressam na realidade mundial.

 

GEOGRAFIA : Realidades no ensino de geografia no 9º ano (  1 / 2 ).

No 9º ano, é dada atenção para a constituição da nova (des)ordem mundial e a emergência da globalização/mundialização, assim como suas consequências. Por conta do estudo do papel da Europa na dinâmica econômica e política, é necessário abordar a visão de mundo do ponto de vista do Ocidente, especialmente dos países europeus, desde a expansão marítima e comercial, consolidando o Sistema Colonial em diferentes regiões do mundo.

É igualmente importante abordar outros pontos de vista, seja o dos países asiáticos na sua relação com o Ocidente, seja o dos colonizados, com destaque para o papel econômico e cultural da China, do Japão, da Índia e do Oriente Médio. Entender a dimensão sociocultural e geopolítica da Eurásia na formação e constituição do Estado Moderno e nas disputas territoriais possibilita uma aprendizagem com ênfase no processo geo-histórico, ampliando e aprofundando as análises geopolíticas, por meio das situações geográficas que contextualizam os temas da geografia regional.

 Espera-se, assim, que o estudo da Geografia no Ensino Fundamental – Anos Finais possa contribuir para o delineamento do projeto de vida dos jovens alunos, de modo que eles compreendam a produção social do espaço e a transformação do espaço em território usado.




 

Anseia-se, também, que entendam o papel do Estado-nação em um período histórico cuja inovação tecnológica é responsável por grandes transformações socioespaciais, acentuando ainda mais a necessidade de que possam conjecturar as alternativas de uso do território e as possibilidades de seus próprios projetos para o futuro. Espera-se, também, que, nesses estudos, sejam utilizadas diferentes representações cartográficas e linguagens para que os estudantes possam, por meio delas, entender o território, as territorialidades e o ordenamento territorial em diferentes escalas de análise.

Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta.

 Ao mesmo tempo, a educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, expresso de diferentes formas: na compreensão perceptiva da paisagem, que ganha significado à medida que, ao observá-la, nota-se a vivência dos indivíduos e da coletividade; nas relações com os lugares vividos; nos costumes que resgatam a nossa memória social; na identidade cultural; e na consciência de que somos sujeitos da história, distintos uns dos outros e, por isso, convictos das nossas diferenças.

 Para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. O pensamento espacial está associado ao desenvolvimento intelectual que integra conhecimentos não somente da Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura).

 Essa interação visa à resolução de problemas que envolvem mudanças de escala, orientação e direção de objetos localizados na superfície terrestre, efeitos de distância, relações hierárquicas, tendências à centralização e à dispersão, efeitos da proximidade e vizinhança etc.

Essa é a grande contribuição da Geografia aos alunos da Educação Básica: desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza. Para tanto, é necessário assegurar a apropriação de conceitos para o domínio do conhecimento fatual (com destaque para os acontecimentos que podem ser observados e localizados no tempo e no espaço) e para o exercício da cidadania.

 Ao utilizar corretamente os conceitos geográficos, mobilizando o pensamento espacial e aplicando procedimentos de pesquisa e análise das informações geográficas, os alunos podem reconhecer: a desigualdade dos usos dos recursos naturais pela população mundial; o impacto da distribuição territorial em disputas geopolíticas; e a desigualdade socioeconômica da população mundial em diferentes contextos urbanos e rurais.

 Desse modo, a aprendizagem da Geografia favorece o reconhecimento da diversidade étnico-racial e das diferenças dos grupos sociais, com base em princípios éticos (respeito à diversidade e combate ao preconceito e à violência de qualquer natureza).

 Ela também estimula a capacidade de empregar o raciocínio geográfico para pensar e resolver problemas gerados na vida cotidiana, condição fundamental para o desenvolvimento das competências gerais previstas na BNCC. Nessa direção, a BNCC está organizada com base nos principais conceitos da Geografia contemporânea, diferenciados por níveis de complexidade. Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico: território, lugar, região, natureza e paisagem.

 O conceito de espaço é inseparável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados articuladamente como um processo. Assim como para a História, o tempo é para a Geografia uma construção social, que se associa à memória e às identidades sociais dos sujeitos.

Do mesmo modo, os tempos da natureza não podem ser ignorados, pois marcam a memória da Terra e as transformações naturais que explicam as atuais condições do meio físico natural. Assim, pensar a temporalidade das ações humanas e das sociedades por meio da relação tempo-espaço representa um importante e desafiador processo na aprendizagem de Geografia. Para isso, é preciso superar a aprendizagem com base apenas na descrição de informações e fatos do dia a dia, cujo significado restringe-se apenas ao contexto imediato da vida dos sujeitos.

 A ultrapassagem dessa condição meramente descritiva exige o domínio de conceitos e generalizações. Estes permitem novas formas de ver o mundo e de compreender, de maneira ampla e crítica, as múltiplas relações que conformam a realidade, de acordo com o aprendizado do conhecimento da ciência geográfica.

Em Mundo do trabalho, abordam-se, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os processos e as técnicas construtivas e o uso de diferentes materiais produzidos pelas sociedades em diversos tempos. São igualmente abordadas as características das inúmeras atividades e suas funções socioeconômicas nos setores da economia e os processos produtivos agroindustriais, expressos em distintas cadeias produtivas.

 No Ensino Fundamental – Anos Finais, essa unidade temática ganha relevância: incorpora-se o processo de produção do espaço agrário e industrial em sua relação entre campo e cidade, destacando-se as alterações provocadas pelas novas tecnologias no setor produtivo, fator desencadeador de mudanças substanciais nas relações de trabalho, na geração de emprego e na distribuição de renda em diferentes escalas.

 A Revolução Industrial, a revolução técnico-científico-informacional e a urbanização devem ser associadas às alterações no mundo do trabalho. Nesse sentido, os alunos terão condição de compreender as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho em variados tempos, escalas e processos históricos, sociais e étnico-raciais.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

“O FORTE CHORA . . .  O FORTE ENTRISTECE . . .

O FORTE ESMORECE E ÀS VEZES DESFALECE . . .

MAS UMA COISA É CERTA: O FORTE NÃO DESISTE”  !

 

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

PARA TODAS AS TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO

 

Para esta semana continuaremos com a atividade da aula anterior e os estudantes que devem alguma atividade devem aproveitar para colocar em dia.



Inglês/Profº Mônica

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Monica Santana de Souza

Atividade para 2 aulas

 

Período: 05/10/20 a 09/10/20

 

DISCIPLINA/TURMA: 9º anos A, B, C

             

TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas

 

CONTEÚDO: Simple future: uso dos verbos will e going to – tempo verbal futuro

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

EF09LI19Comunicação intercultural

Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

 

Objetivo:

Reconhecer o uso dos verbos que indicam o tempo verbal futuro em inglês. Aprender a usar os verbos que indicam o futuro para falar de eventos do dia a dia, porém que ainda não aconteceram.

1ª aula: Leia atentamente, depois copie as explicações e os exemplos em seu caderno.

Como e quando usar o will:

Ø  Quando você quiser falar de algo que tem a intenção de realizar no futuro, como uma previsão, deve usar o will.

 

1)      As situações em que usamos o verbo will são:

Coisas que vão acontecer em um futuro não imediato.

One day she will be a big painter. – Um dia ela será uma grande pintora.

 

2)      Para aquilo que é certo para o futuro, seja ele imediato ou não.

I’ll buy a new car, that one is too old. – Eu comprarei um novo carro, esse está muito velho.

 

3)      Expressar decisões tomadas na hora da fala.

We need more coffee. I’ll take it! – Nós precisamos de mais café. Eu pegarei!

 

4)      Falar daquilo que será consumado no futuro.

I think the Brazilian economy will be better next year. – Eu acho que a economia brasileira estará melhor ano que vem.  

 

5)      Para fazer um pedido de forma muito educada.

Will you open the door, please? – Você poderia abrir a porta, por favor?

 

2ª aula

Como e quando usar o going to:

 

Ø  O going to é indicado para situações em que há planejamento daquilo que se vai fazer no futuro, algo como o “vou realizar” do português.  Como nestes exemplos:

 

a)       I’m going to call her to know what happened. – Eu vou ligar para ela para saber o que aconteceu.

 

b)      Paul is going to see the doctor on Friday. –Paul vai ver o médico na sexta.

 

Ø  Mas se precisar dizer que algo não vai acontecer, você deve colocar o not antes do going to na frase, como você vê abaixo:

 

c)       He isn’t going to visit his mother this holiday. – Ele não vai visitar a mãe dele neste feriado.

 

d)      It isn’t going to rain anytime soon. – Não vai chover tão cedo.

 

Ø  Se precisar fazer uma pergunta sobre o futuro, basta fazer uma frase interrogativa comum e acrescentar o going to antes do verbo. Com estes exemplos abaixo você vai entender direitinho:

 

e)      Are you going to talk to your brother about that? – Você vai falar com seu irmão sobre isso?

 

f)        Is she going to be there also? – Ela vai estar lá também?

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

RECURSO

Caderno do aluno para registrar as atividades

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação é contínua e formativa, e de acordo com as devolutivas dos alunos através das atividades enviadas para o meu e-mail institucional: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

Língua Portuguesa/Profº Jobiane

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 05/10/2020 a 09/10/2020

 

Língua Portuguesa-9° anos A, B e C

Atividade relacionada ao ATPC – Conviva de 30/09/2020

 

 

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: Cuidando de si.

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir ao filme “LADY BIRD – a hora de voar”, pela plataforma Netflix, as atividades serão encaminhadas na próxima semana.

 

Sinopse: Lady Bird: a hora de voar

Uma garota, assim como qualquer outro adolescente, tem o sonho de cursar a universidade longe de casa. Contudo, ela precisa enfrentar a mãe para que sua vontade prevaleça. A personalidade marcante é o que abre espaço para que ela lute por seus sonhos. Um dos melhores filmes sobre amor próprio, entregando uma rica atmosfera emocional.

 

Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 05/10/2020  a 09/10/2020 (6 aulas)

 

3º BIMESTRE

HABILIDADES :

EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras

 

Retomada da situação de aprendizagem 1 ,assistir as aulas tendo em mão o caderno do aluno volume 3, páginas  64,65,66 e 67

 

04/08 - 9º ano EF - Matemática - Teorema de Pitágoras: Parte I

https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=99

05/08 - 9º ano EF - Matemática - Uma demonstração baseada na semelhança de triângulos: Parte II

https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=111

10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III

https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=74

11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV

https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=24

 

RESOLVAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS,CASO DE DÚVIDAS POR FAVOR ME PROCUREM

Observação quem não estiver ainda no grupo dos watts ou não queiram   me encaminhem as dúvidas para meu e-mail.

Fiquem atentos com as datas de entregas das  atividades pois estamos chegando ao final do 3ºbimestre!

Espero que estejam bem !

 

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 9 (05.10 à 09.10)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 7 O MEU PROJETO MAIS PRECIOSO É O MEU PROJETO DE VIDA, baseado nesta aprendizagem, você saberia fazer um planejamento estratégico para alcançar os seus propósitos, o seu projeto de vida envie sua resposta para o professor por e-mail.

ü  8º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3  É PRECISO MUDAR PARA TRANSFORMAR, realize a atividade 1 – passos para a criação da storytelling – sustentabilidade e consumo consciente. Em seguida envie sua reflexão para o e-mail do professor.

 

ü  Ano: 

Prezados alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 6 PAPO RETO entender a proposta, transcreva em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, realizem diários de práticas a situação de aprendizagem 6 TENHO UM SONHO E UM PLANO, MAS AONDE QUERO CHEGAR? A meta que os estudantes serão desafiados a definir, conforme a atividade Pisando

firme – o que e quando fazer? no Caderno do Estudante (página 148),

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Imaginação criativa; Assertividade; Curiosidade para aprender;

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E.E SALIM FARAH MALUF

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º A

Matéria de tecnologia

 

Atividade do período 05 a 09/10

 

1. Pesquisar:

·         Produtos de mídia digital

·         Mídias paga

·          Mídia própria

·          Mídia ganha

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

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9ºAno B 


Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Pesquisar grupos de Teatro

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgia se espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Escolha um grupo teatral e pesquise seguindo o roteiro.

1.      Asdrúbal Trouxe o Trombone -Os atores Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e Patrícia Travassos, atuaram neste grupo e Hamilton Vaz Pereira, exerceu a liderança do grupo.

2.      Ornitorrinco- fundado em 1977 e que continua na ativa, tendo Cacá Rosset como seu diretor.

3.Teatro Popular União e Olho Vivo– (TUOV), um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil e que tem como seus fundadores César Vieira (Idibal Pivetta) e Neriney Moreira, ambos advogados e defensores da arte popular brasileira.

Roteiro de Pesquisa:

1.Qual é a História da criação do grupo.

2.Quem é o criador, ou criadores do Grupo Teatral.

3.Quais são os tipos de textos encenados pelo grupo.

4.Qual é a localidade do Grupo (cidade, região, pais).

5.Como acontece o processo de criação coletiva do grupo.

 

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 05/10 a 09/10

 

__

 

 

 

 

Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 05/09/2020 à 09/10/2020

Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográfica.

Atividade:

Após assistir o vídeo sobre Biodiversidade e preservação, solicitado na atividade anterior, responda as questões abaixo baseadas nesse vídeo.

1-    Quais são as principais ameaças á Biodiversidade?

2-    Quais os dois tipos de Unidades de preservação legalmente instituídas?

3-    Dê exemplos de algumas unidades de preservação?

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


Educação física/Profº Dayane

 Atividades Blog (05 a 9 de Outubro)

3º Bimestre

Dayane de Araújo Arruda Rojas

Horário de atendimento: 7h00 às 12h35

Data de entrega até: 12/10/2020

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

 

ATIVIDADE

·         Atividade 1- Assistir a aula de Ed. Física no CMPS dia 08/10/2020 às 14h45;

·         Atividade 2- Relatar o contúdo da aula do CMSP;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:12/10/2020

Geografia/Profº Djair

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 05 a 09 do 10 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, mapas e/ou gráficos, realidades nacionais diversas que se expressam na realidade mundial.

 

GEOGRAFIA : Realidades no ensino de geografia no 9º ano (  1 / 2 ).

No 9º ano, é dada atenção para a constituição da nova (des)ordem mundial e a emergência da globalização/mundialização, assim como suas consequências. Por conta do estudo do papel da Europa na dinâmica econômica e política, é necessário abordar a visão de mundo do ponto de vista do Ocidente, especialmente dos países europeus, desde a expansão marítima e comercial, consolidando o Sistema Colonial em diferentes regiões do mundo.

É igualmente importante abordar outros pontos de vista, seja o dos países asiáticos na sua relação com o Ocidente, seja o dos colonizados, com destaque para o papel econômico e cultural da China, do Japão, da Índia e do Oriente Médio. Entender a dimensão sociocultural e geopolítica da Eurásia na formação e constituição do Estado Moderno e nas disputas territoriais possibilita uma aprendizagem com ênfase no processo geo-histórico, ampliando e aprofundando as análises geopolíticas, por meio das situações geográficas que contextualizam os temas da geografia regional.

 Espera-se, assim, que o estudo da Geografia no Ensino Fundamental – Anos Finais possa contribuir para o delineamento do projeto de vida dos jovens alunos, de modo que eles compreendam a produção social do espaço e a transformação do espaço em território usado. 




 

Anseia-se, também, que entendam o papel do Estado-nação em um período histórico cuja inovação tecnológica é responsável por grandes transformações socioespaciais, acentuando ainda mais a necessidade de que possam conjecturar as alternativas de uso do território e as possibilidades de seus próprios projetos para o futuro. Espera-se, também, que, nesses estudos, sejam utilizadas diferentes representações cartográficas e linguagens para que os estudantes possam, por meio delas, entender o territórioas territorialidades e o ordenamento territorial em diferentes escalas de análise.

Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta.

 Ao mesmo tempo, a educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, expresso de diferentes formas: na compreensão perceptiva da paisagem, que ganha significado à medida que, ao observá-la, nota-se a vivência dos indivíduos e da coletividade; nas relações com os lugares vividos; nos costumes que resgatam a nossa memória social; na identidade cultural; e na consciência de que somos sujeitos da história, distintos uns dos outros e, por isso, convictos das nossas diferenças.

 Para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. O pensamento espacial está associado ao desenvolvimento intelectual que integra conhecimentos não somente da Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura).

 Essa interação visa à resolução de problemas que envolvem mudanças de escala, orientação e direção de objetos localizados na superfície terrestre, efeitos de distância, relações hierárquicas, tendências à centralização e à dispersão, efeitos da proximidade e vizinhança etc.

Essa é a grande contribuição da Geografia aos alunos da Educação Básica: desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza. Para tanto, é necessário assegurar a apropriação de conceitos para o domínio do conhecimento fatual (com destaque para os acontecimentos que podem ser observados e localizados no tempo e no espaço) e para o exercício da cidadania.

 Ao utilizar corretamente os conceitos geográficos, mobilizando o pensamento espacial e aplicando procedimentos de pesquisa e análise das informações geográficas, os alunos podem reconhecer: a desigualdade dos usos dos recursos naturais pela população mundial; o impacto da distribuição territorial em disputas geopolíticas; e a desigualdade socioeconômica da população mundial em diferentes contextos urbanos e rurais.

 Desse modo, a aprendizagem da Geografia favorece o reconhecimento da diversidade étnico-racial e das diferenças dos grupos sociais, com base em princípios éticos (respeito à diversidade e combate ao preconceito e à violência de qualquer natureza).

 Ela também estimula a capacidade de empregar o raciocínio geográfico para pensar e resolver problemas gerados na vida cotidiana, condição fundamental para o desenvolvimento das competências gerais previstas na BNCC. Nessa direção, a BNCC está organizada com base nos principais conceitos da Geografia contemporânea, diferenciados por níveis de complexidade. Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico: território, lugar, região, natureza e paisagem.

 O conceito de espaço é inseparável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados articuladamente como um processo. Assim como para a História, o tempo é para a Geografia uma construção social, que se associa à memória e às identidades sociais dos sujeitos.

Do mesmo modo, os tempos da natureza não podem ser ignorados, pois marcam a memória da Terra e as transformações naturais que explicam as atuais condições do meio físico natural. Assim, pensar a temporalidade das ações humanas e das sociedades por meio da relação tempo-espaço representa um importante e desafiador processo na aprendizagem de Geografia. Para isso, é preciso superar a aprendizagem com base apenas na descrição de informações e fatos do dia a dia, cujo significado restringe-se apenas ao contexto imediato da vida dos sujeitos.

 A ultrapassagem dessa condição meramente descritiva exige o domínio de conceitos e generalizações. Estes permitem novas formas de ver o mundo e de compreender, de maneira ampla e crítica, as múltiplas relações que conformam a realidade, de acordo com o aprendizado do conhecimento da ciência geográfica.

Em Mundo do trabalho, abordam-se, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os processos e as técnicas construtivas e o uso de diferentes materiais produzidos pelas sociedades em diversos tempos. São igualmente abordadas as características das inúmeras atividades e suas funções socioeconômicas nos setores da economia e os processos produtivos agroindustriais, expressos em distintas cadeias produtivas.

 No Ensino Fundamental – Anos Finais, essa unidade temática ganha relevância: incorpora-se o processo de produção do espaço agrário e industrial em sua relação entre campo e cidade, destacando-se as alterações provocadas pelas novas tecnologias no setor produtivo, fator desencadeador de mudanças substanciais nas relações de trabalho, na geração de emprego e na distribuição de renda em diferentes escalas.

 A Revolução Industrial, a revolução técnico-científico-informacional e a urbanização devem ser associadas às alterações no mundo do trabalho. Nesse sentido, os alunos terão condição de compreender as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho em variados tempos, escalas e processos históricos, sociais e étnico-raciais.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

“O FORTE CHORA . . .  O FORTE ENTRISTECE . . .

O FORTE ESMORECE E ÀS VEZES DESFALECE . . .

MAS UMA COISA É CERTA: O FORTE NÃO DESISTE”  !

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – 9º Ano B

Professor: Wilson de Oliveira

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 05 de outubro a 09 de outubro

 

 

 

TEMA: Quilombolas

 

HABILIDADES: (EF09HI21)   Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.

 

 

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br   

 

        Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

      

Aula 1 e 2 – Assistir o “Documentário – Quilombola” disponível em

< https://www.youtube.com/watch?v=EZmzo-p6mzU >

 

Aula 3 e 4 – Criar um mapa mental baseado no “Documentário – Quilombola”

 

 

Fonte:   “Documentário – Quilombola” < https://www.youtube.com/watch?v=EZmzo-p6mzU >, acessado em 30/09/2020.


Inglês/Profº Mônica

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Monica Santana de Souza

Atividade para 2 aulas

 

Período: 05/10/20 a 09/10/20

 

DISCIPLINA/TURMA: 9º anos A, B, C

             

TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas

 

CONTEÚDO: Simple future: uso dos verbos will e going to – tempo verbal futuro

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

EF09LI19Comunicação intercultural

Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

 

Objetivo:

Reconhecer o uso dos verbos que indicam o tempo verbal futuro em inglês. Aprender a usar os verbos que indicam o futuro para falar de eventos do dia a dia, porém que ainda não aconteceram.

1ª aula: Leia atentamente, depois copie as explicações e os exemplos em seu caderno.

Como e quando usar o will:

Ø  Quando você quiser falar de algo que tem a intenção de realizar no futuro, como uma previsão, deve usar o will.

 

1)      As situações em que usamos o verbo will são:

Coisas que vão acontecer em um futuro não imediato.

One day she will be a big painter. – Um dia ela será uma grande pintora.

 

2)      Para aquilo que é certo para o futuro, seja ele imediato ou não.

I’ll buy a new car, that one is too old. – Eu comprarei um novo carro, esse está muito velho.

 

3)      Expressar decisões tomadas na hora da fala.

We need more coffee. I’ll take it! – Nós precisamos de mais café. Eu pegarei!

 

4)      Falar daquilo que será consumado no futuro.

I think the Brazilian economy will be better next year. – Eu acho que a economia brasileira estará melhor ano que vem.  

 

5)      Para fazer um pedido de forma muito educada.

Will you open the door, please? – Você poderia abrir a porta, por favor?

 

2ª aula

Como e quando usar o going to:

 

Ø  O going to é indicado para situações em que há planejamento daquilo que se vai fazer no futuro, algo como o “vou realizar” do português.  Como nestes exemplos:

 

a)       I’m going to call her to know what happened. – Eu vou ligar para ela para saber o que aconteceu.

 

b)      Paul is going to see the doctor on Friday. –Paul vai ver o médico na sexta.

 

Ø  Mas se precisar dizer que algo não vai acontecer, você deve colocar o not antes do going to na frase, como você vê abaixo:

 

c)       He isn’t going to visit his mother this holiday. – Ele não vai visitar a mãe dele neste feriado.

 

d)      It isn’t going to rain anytime soon. – Não vai chover tão cedo.

 

Ø  Se precisar fazer uma pergunta sobre o futuro, basta fazer uma frase interrogativa comum e acrescentar o going to antes do verbo. Com estes exemplos abaixo você vai entender direitinho:

 

e)      Are you going to talk to your brother about that? – Você vai falar com seu irmão sobre isso?

 

f)        Is she going to be there also? – Ela vai estar lá também?

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

RECURSO

Caderno do aluno para registrar as atividades

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação é contínua e formativa, e de acordo com as devolutivas dos alunos através das atividades enviadas para o meu e-mail institucional: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

Língua Portuguesa/Profº Jobiane

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 05/10/2020 a 09/10/2020

 

Língua Portuguesa-9° anos A, B e C

Atividade relacionada ao ATPC – Conviva de 30/09/2020

 

 

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: Cuidando de si.

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir ao filme “LADY BIRD – a hora de voar”, pela plataforma Netflix, as atividades serão encaminhadas na próxima semana.

 

Sinopse: Lady Bird: a hora de voar

Uma garota, assim como qualquer outro adolescente, tem o sonho de cursar a universidade longe de casa. Contudo, ela precisa enfrentar a mãe para que sua vontade prevaleça. A personalidade marcante é o que abre espaço para que ela lute por seus sonhos. Um dos melhores filmes sobre amor próprio, entregando uma rica atmosfera emocional.

 

Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 05/10/2020  a 09/10/2020 (6 aulas)

 

3º BIMESTRE

HABILIDADES :

EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras

 

Retomada da situação de aprendizagem 1 ,assistir as aulas tendo em mão o caderno do aluno volume 3, páginas  64,65,66 e 67

 

04/08 - 9º ano EF - Matemática - Teorema de Pitágoras: Parte I

https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=99

05/08 - 9º ano EF - Matemática - Uma demonstração baseada na semelhança de triângulos: Parte II

https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=111

10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III

https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=74

11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV

https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=24

 

RESOLVAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS,CASO DE DÚVIDAS POR FAVOR ME PROCUREM

Observação quem não estiver ainda no grupo dos watts ou não queiram   me encaminhem as dúvidas para meu e-mail.

Fiquem atentos com as datas de entregas das  atividades pois estamos chegando ao final do 3ºbimestre!

Espero que estejam bem !

 

Projeto de Vida/Profº Rosiane

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

E.E. SALIM FARAH MALUF

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

                ANOS FINAIS

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.      PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.      TURMA

 

9° ANO - B

3.      DISCIPLINA:

Professor especialista, Projeto de vida

4.      CONTEÚDOS:

Entrevista.

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Organização e responsabilidade.

6.      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Você irá escolher uma pessoa na qual você se inspira na construção de seu projeto de vida para realizar a entrevista.

A entrevista deverá conter informações do tipo.

- O que a pessoas entrevistada fez para obter êxito.

- Quais as maiores dificuldades que ela enfrentou.

-Como ela projetou seu futuro.

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.

 

7.      RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno do aluno.

8.      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

 

05 a 09/10/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

12.  VALIDADO EM:

05/10/2020

 

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade do período 09/10 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é tecnologia de ponta?

 

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

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9ºAno C


Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Pesquisar grupos de Teatro

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgia se espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Escolha um grupo teatral e pesquise seguindo o roteiro.

1.      Asdrúbal Trouxe o Trombone -Os atores Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e Patrícia Travassos, atuaram neste grupo e Hamilton Vaz Pereira, exerceu a liderança do grupo.

2.      Ornitorrinco- fundado em 1977 e que continua na ativa, tendo Cacá Rosset como seu diretor.

3.Teatro Popular União e Olho Vivo– (TUOV), um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil e que tem como seus fundadores César Vieira (Idibal Pivetta) e Neriney Moreira, ambos advogados e defensores da arte popular brasileira.

Roteiro de Pesquisa:

1.Qual é a História da criação do grupo.

2.Quem é o criador, ou criadores do Grupo Teatral.

3.Quais são os tipos de textos encenados pelo grupo.

4.Qual é a localidade do Grupo (cidade, região, pais).

5.Como acontece o processo de criação coletiva do grupo.

 

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 05/10 a 09/10

 

__

 

 

 

 

Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 05/09/2020 à 09/10/2020

Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográfica.

Atividade:

Após assistir o vídeo sobre Biodiversidade e preservação, solicitado na atividade anterior, responda as questões abaixo baseadas nesse vídeo.

1-    Quais são as principais ameaças á Biodiversidade?

2-    Quais os dois tipos de Unidades de preservação legalmente instituídas?

3-    Dê exemplos de algumas unidades de preservação?

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação física/Profº Donizete

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA       DE     05/10        Á     09/10/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: ESPORTES

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  9º ANO  C

                                   PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA



Pesquisa

Faça uma pesquisa sobre o histórico do Handebol

2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página 55  -  56

Atividade: 9 

ORIENTAÇÕES

Retirar na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador.

Atividades referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo.

Quem perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube.

Essas atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada no seu caderno.

As atividades realizadas correspondem a presença e nota.

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com                 ou               Google Classroom


Geografia/Profº Geografia

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA  (05 a 09 /10)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA: 9ºC

DURAÇÃO: 4 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

Após realizar a leitura do texto sobre Queimadas abordado na aula anterior, responda a questão abaixo:

Há mais de 30 anos formalizou-se no Brasil a comemoração ao dia da árvore (21 de setembro). Apesar disso, queimadas e desmatamentos ilegais continuam acontecendo sem que haja uma impunidade maior das autoridades brasileiras. Após todos estes anos recordando a importância da natureza por meio desta data, o que podemos realmente comemorar?

História/Profº Vanildo


ATIVIDADE SEMANA 05 a 09/10                  HISTÓRIA 9C                  PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

 Leitura dos textos abaixo, assim também como acesse aos vídeos aulas para atividades futura.

https://youtu.be/KXfwoOcEhd0?t=1131   revolução chinesa

A REVOLUÇÃO SOCIALISTA NA CHINA

https://youtu.be/OP1lAV1ID8M?t=332  guerra coreana

A GUERRA DA COREIA


https://youtu.be/P3sM7rFl1Zc?t=338 

A GUERRA DO VIETNÃ

A luta pela independência da Indochina, colônia francesa desde o século XIX, começou na década de 1930 e era liderada pelo Viêt Minh, um movimento comunista. Em 1954, os franceses foram expulsos da Indochina. Acordos de paz celebrados em Genebra, na Suíça, decidiram a criação do Laos, do Camboja e a divisão do Vietnã em duas partes. O norte, socialista, seria liderado por  Ho Chi Minh, e o sul, capitalista, comandado por Bao Dai. Em Genebra também foi acertada a realização de um plebiscito para decidir a reunificação do país. 

Escolhido pelos Estados Unidos, Bao Dai resistia em convocar o plebiscito e se mostrava um governante impopular e corrupto. Essa postura levou alguns grupos já descontentes com o governo a formar a Frente de Libertação Nacional, movimento guerrilheiro que ficou conhecido como vietcongue e passou a atuar em 1960. Apoiado pela União Soviética e pela China, o objetivo era combater a intervenção estadunidense e reunificar o Vietnã sob um regime socialista.

  Em 1964, os Estados Unidos entraram oficialmente na Guerra do Vietnã, determinados a impedir a formação de mais um país socialista na Ásia. Os investimentos estadunidenses na guerra foram altos. Além de armamentos, sensores, aviões e dinheiro, eles enviaram cerca de 2 milhões de soldados para combater ao lado do exército sul-vietnamita. Usaram ainda produtos químicos para desfolhar a vegetação e dificultar a ação dos vietcongues e o napalm, uma espécie de bomba incendiária. Essas ações foram condenadas pelo resto do mundo e também por boa parte da população dos Estados Unidos. Mesmo combatendo em condições adversas, a guerrilha vietcongue impunha derrotas ao Exército estadunidense. Assim, em 1975, os Estados Unidos sofreram a maior derrota militar de sua história.  A cidade escolhida para ser a capital do Vietnã unificado, sob um regime socialista, foi Hanói.

 

 

https://youtu.be/BscKGvlhTHI?t=133   revolução cubana

A REVOLUÇÃO CUBANA






Inglês/Profº Mônica

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Monica Santana de Souza

Atividade para 2 aulas

 

Período: 05/10/20 a 09/10/20

 

DISCIPLINA/TURMA: 9º anos A, B, C

             

TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas

 

CONTEÚDO: Simple future: uso dos verbos will e going to – tempo verbal futuro

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

EF09LI19Comunicação intercultural

Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

 

Objetivo:

Reconhecer o uso dos verbos que indicam o tempo verbal futuro em inglês. Aprender a usar os verbos que indicam o futuro para falar de eventos do dia a dia, porém que ainda não aconteceram.

1ª aula: Leia atentamente, depois copie as explicações e os exemplos em seu caderno.

Como e quando usar o will:

Ø  Quando você quiser falar de algo que tem a intenção de realizar no futuro, como uma previsão, deve usar o will.

 

1)      As situações em que usamos o verbo will são:

Coisas que vão acontecer em um futuro não imediato.

One day she will be a big painter. – Um dia ela será uma grande pintora.

 

2)      Para aquilo que é certo para o futuro, seja ele imediato ou não.

I’ll buy a new car, that one is too old. – Eu comprarei um novo carro, esse está muito velho.

 

3)      Expressar decisões tomadas na hora da fala.

We need more coffee. I’ll take it! – Nós precisamos de mais café. Eu pegarei!

 

4)      Falar daquilo que será consumado no futuro.

I think the Brazilian economy will be better next year. – Eu acho que a economia brasileira estará melhor ano que vem.  

 

5)      Para fazer um pedido de forma muito educada.

Will you open the door, please? – Você poderia abrir a porta, por favor?

 

2ª aula

Como e quando usar o going to:

 

Ø  O going to é indicado para situações em que há planejamento daquilo que se vai fazer no futuro, algo como o “vou realizar” do português.  Como nestes exemplos:

 

a)       I’m going to call her to know what happened. – Eu vou ligar para ela para saber o que aconteceu.

 

b)      Paul is going to see the doctor on Friday. –Paul vai ver o médico na sexta.

 

Ø  Mas se precisar dizer que algo não vai acontecer, você deve colocar o not antes do going to na frase, como você vê abaixo:

 

c)       He isn’t going to visit his mother this holiday. – Ele não vai visitar a mãe dele neste feriado.

 

d)      It isn’t going to rain anytime soon. – Não vai chover tão cedo.

 

Ø  Se precisar fazer uma pergunta sobre o futuro, basta fazer uma frase interrogativa comum e acrescentar o going to antes do verbo. Com estes exemplos abaixo você vai entender direitinho:

 

e)      Are you going to talk to your brother about that? – Você vai falar com seu irmão sobre isso?

 

f)        Is she going to be there also? – Ela vai estar lá também?

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

RECURSO

Caderno do aluno para registrar as atividades

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação é contínua e formativa, e de acordo com as devolutivas dos alunos através das atividades enviadas para o meu e-mail institucional: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

Língua Portuguesa/Profº Jobiane

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 05/10/2020 a 09/10/2020

 

Língua Portuguesa-9° anos A, B e C

Atividade relacionada ao ATPC – Conviva de 30/09/2020

 

 

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: Cuidando de si.

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir ao filme “LADY BIRD – a hora de voar”, pela plataforma Netflix, as atividades serão encaminhadas na próxima semana.

 

Sinopse: Lady Bird: a hora de voar

Uma garota, assim como qualquer outro adolescente, tem o sonho de cursar a universidade longe de casa. Contudo, ela precisa enfrentar a mãe para que sua vontade prevaleça. A personalidade marcante é o que abre espaço para que ela lute por seus sonhos. Um dos melhores filmes sobre amor próprio, entregando uma rica atmosfera emocional.

 

Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 05/10/2020  a 09/10/2020 (6 aulas)

 

3º BIMESTRE

HABILIDADES :

EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras

 

Retomada da situação de aprendizagem 1 ,assistir as aulas tendo em mão o caderno do aluno volume 3, páginas  64,65,66 e 67

 

04/08 - 9º ano EF - Matemática - Teorema de Pitágoras: Parte I

https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=99

05/08 - 9º ano EF - Matemática - Uma demonstração baseada na semelhança de triângulos: Parte II

https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=111

10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III

https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=74

11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV

https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=24

 

RESOLVAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS,CASO DE DÚVIDAS POR FAVOR ME PROCUREM

Observação quem não estiver ainda no grupo dos watts ou não queiram   me encaminhem as dúvidas para meu e-mail.

Fiquem atentos com as datas de entregas das  atividades pois estamos chegando ao final do 3ºbimestre!

Espero que estejam bem !

 

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 9 (05.10 à 09.10)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 7 O MEU PROJETO MAIS PRECIOSO É O MEU PROJETO DE VIDA, baseado nesta aprendizagem, você saberia fazer um planejamento estratégico para alcançar os seus propósitos, o seu projeto de vida envie sua resposta para o professor por e-mail.

ü  8º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3  É PRECISO MUDAR PARA TRANSFORMAR, realize a atividade 1 – passos para a criação da storytelling – sustentabilidade e consumo consciente. Em seguida envie sua reflexão para o e-mail do professor.

 

ü  Ano: 

Prezados alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 6 PAPO RETO entender a proposta, transcreva em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, realizem diários de práticas a situação de aprendizagem 6 TENHO UM SONHO E UM PLANO, MAS AONDE QUERO CHEGAR? A meta que os estudantes serão desafiados a definir, conforme a atividade Pisando

firme – o que e quando fazer? no Caderno do Estudante (página 148),

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Imaginação criativa; Assertividade; Curiosidade para aprender;

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º C

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade 08/10 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é tecnologia de ponta?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

 

 

 

 

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