Atividade da semana de 05 a 09 de outubro 2020
Eletivas / Profª Denise
PROFESSORA DENISE
| AULAS PREVISTAS 02
DATA: 05/10 a 09/10/2020 | ||
DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.
ELETIVA: JIU JITSU | |||
CONTEÚDOS:
PRINCÍPIOS DO JIU JITSU | |||
Aula I. Explique como o jiu jitsu permite ao mais fraco se defender e até dominar o adversário mais forte.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Escolha um dos benefícios listados abaixo e explique como o Jiu Jitsu o promove:
Controle muscular; Desenvolvimento do raciocínio; Equilíbrio mental; Reforço dos princípios morais; Fortalecimento da autoconfiança; Cuidado e respeito pelo outro (os parceiros de combate); Percepção e senso de disciplina; Respeito às hierarquias da academia
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
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Eletivas / Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E
LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
· Atividade 1- Assistir o vídeo sobre: Dia Mundial do Coração
·
Link: https://www.youtube.com/watch?v=bbWFEtU24Os
·
Atividade 2- Relatar o conteúdo do vídeo;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 12/10/2020
Eletivas / Profº Denis
Eletivas / Profº Denis
Eletiva Grana no Bolso Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
3º Bim- Semana 9 (05.10 à 09.10)
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
Você acha que enriquecer pode te favorecer na sua vida financeira?
Veja o TED da Nathalia Arcuri abaixo e tenha uma lição de vida:
O poder do não e o dinheiro
https://www.youtube.com/watch?v=hxEaB-a4KGg
O que você achou de válido para sua vida financeira? justifique sua resposta e envie para o professor por e-mail.
Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Eletivas
9ºAno A
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas
9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Pesquisar grupos
de Teatro |
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR27)
Pesquisar e criar formas de dramaturgia se espaços cênicos para o
acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo. |
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Escolha um grupo
teatral e pesquise seguindo o roteiro. 1.
Asdrúbal Trouxe
o Trombone -Os
atores Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e Patrícia
Travassos, atuaram neste grupo e Hamilton Vaz Pereira, exerceu a liderança do
grupo. 2.
Ornitorrinco- fundado em
1977 e que continua na ativa, tendo Cacá Rosset como seu diretor. 3.Teatro Popular União e Olho Vivo– (TUOV),
um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil e que tem como seus fundadores
César Vieira (Idibal Pivetta) e Neriney Moreira, ambos advogados e defensores
da arte popular brasileira. Roteiro
de Pesquisa: 1.Qual é a
História da criação do grupo. 2.Quem é o
criador, ou criadores do Grupo Teatral. 3.Quais são os
tipos de textos encenados pelo grupo. 4.Qual é a
localidade do Grupo (cidade, região, pais). 5.Como acontece
o processo de criação coletiva do grupo.
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RECURSOS:
Caderno
para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA
05/10 a 09/10
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Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 05/09/2020
à 09/10/2020
Habilidades:
Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações
humanas e as bacias hidrográfica.
Atividade:
Após assistir o vídeo sobre Biodiversidade
e preservação, solicitado na atividade anterior, responda as questões
abaixo baseadas nesse vídeo.
1-
Quais são as principais ameaças á
Biodiversidade?
2-
Quais os dois tipos de Unidades de preservação
legalmente instituídas?
3-
Dê exemplos de algumas unidades de preservação?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Dayane
Atividades Blog (05 a 9 de Outubro)
3º
Bimestre
Dayane
de Araújo Arruda Rojas
Horário
de atendimento: 7h00 às 12h35
Data
de entrega até: 12/10/2020
E-mail
para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO
DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática:
Unidade Temática – Esporte;
ATIVIDADE
·
Atividade 1- Assistir a aula de Ed. Física no
CMPS dia 08/10/2020 às 14h45;
·
Atividade 2- Relatar o contúdo da aula do CMSP;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:12/10/2020
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 05 a 09 do 10 de
2020.
Série: 9º
Anos : A e B. – Professor: Djair
Santos. Disciplina: Geografia. 3º bimestre.
Atividade: Leitura;
Pesquisa e compreensão do texto.
Quantidade de aulas: 4 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, mapas e/ou gráficos, realidades
nacionais diversas que se expressam na realidade mundial.
GEOGRAFIA : Realidades no ensino de geografia no 9º ano ( 1 / 2 ).
No 9º ano, é dada atenção para
a constituição da nova (des)ordem mundial e a emergência da
globalização/mundialização, assim como suas consequências. Por conta do estudo
do papel da Europa na dinâmica econômica e política, é necessário abordar a
visão de mundo do ponto de vista do Ocidente, especialmente dos países
europeus, desde a expansão marítima e comercial, consolidando o Sistema
Colonial em diferentes regiões do mundo.
É igualmente importante
abordar outros pontos de vista, seja o dos países asiáticos na sua relação com
o Ocidente, seja o dos colonizados, com destaque para o papel econômico e
cultural da China, do Japão, da Índia e do Oriente Médio. Entender a dimensão
sociocultural e geopolítica da Eurásia na formação e constituição do Estado Moderno
e nas disputas territoriais possibilita uma aprendizagem com ênfase no processo
geo-histórico, ampliando e aprofundando as análises geopolíticas, por meio das
situações geográficas que contextualizam os temas da geografia regional.
Espera-se, assim, que o estudo da Geografia no
Ensino Fundamental – Anos Finais possa contribuir para o delineamento do
projeto de vida dos jovens alunos, de modo que eles compreendam a produção
social do espaço e a transformação do espaço em território usado.
Anseia-se, também, que
entendam o papel do Estado-nação em um período histórico cuja inovação
tecnológica é responsável por grandes transformações socioespaciais,
acentuando ainda mais a necessidade de que possam conjecturar as alternativas
de uso do território e as possibilidades de seus próprios projetos para o
futuro. Espera-se, também, que, nesses estudos, sejam utilizadas diferentes
representações cartográficas e linguagens para que os estudantes possam, por
meio delas, entender o território, as territorialidades e o
ordenamento territorial em diferentes escalas de análise.
Estudar Geografia é uma
oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que
esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas
sociedades existentes nas diversas regiões do planeta.
Ao mesmo tempo, a educação geográfica
contribui para a formação do conceito de identidade, expresso de diferentes
formas: na compreensão perceptiva da paisagem, que ganha significado à medida
que, ao observá-la, nota-se a vivência dos indivíduos e da coletividade; nas
relações com os lugares vividos; nos costumes que resgatam a nossa memória
social; na identidade cultural; e na consciência de que somos sujeitos da
história, distintos uns dos outros e, por isso, convictos das nossas
diferenças.
Para fazer a leitura do mundo em que vivem,
com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a
pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. O pensamento
espacial está associado ao desenvolvimento intelectual que integra
conhecimentos não somente da Geografia, mas também de outras áreas (como
Matemática, Ciência, Arte e Literatura).
Essa interação visa à resolução de problemas
que envolvem mudanças de escala, orientação e direção de objetos localizados na
superfície terrestre, efeitos de distância, relações hierárquicas, tendências à
centralização e à dispersão, efeitos da proximidade e vizinhança etc.
Essa é a grande contribuição
da Geografia aos alunos da Educação Básica: desenvolver o pensamento espacial,
estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em
permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza.
Para tanto, é necessário assegurar a apropriação de conceitos para o domínio do
conhecimento fatual (com destaque para os acontecimentos que podem ser
observados e localizados no tempo e no espaço) e para o exercício da cidadania.
Ao utilizar corretamente os conceitos
geográficos, mobilizando o pensamento espacial e aplicando procedimentos de
pesquisa e análise das informações geográficas, os alunos podem reconhecer:
a desigualdade dos usos dos recursos naturais pela população mundial; o
impacto da distribuição territorial em disputas geopolíticas; e a desigualdade
socioeconômica da população mundial em diferentes contextos urbanos e rurais.
Desse modo, a aprendizagem da Geografia
favorece o reconhecimento da diversidade étnico-racial e das diferenças dos
grupos sociais, com base em princípios éticos (respeito à diversidade e combate
ao preconceito e à violência de qualquer natureza).
Ela também estimula a capacidade de empregar o
raciocínio geográfico para pensar e resolver problemas gerados na vida
cotidiana, condição fundamental para o desenvolvimento das competências gerais
previstas na BNCC. Nessa direção, a BNCC está organizada com base nos
principais conceitos da Geografia contemporânea, diferenciados por níveis de
complexidade. Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da
Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais
operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico: território,
lugar, região, natureza e paisagem.
O conceito de espaço é inseparável do conceito
de tempo e ambos precisam ser pensados articuladamente como um processo. Assim
como para a História, o tempo é para a Geografia uma construção social, que se
associa à memória e às identidades sociais dos sujeitos.
Do mesmo modo, os tempos da
natureza não podem ser ignorados, pois marcam a memória da Terra e as
transformações naturais que explicam as atuais condições do meio físico
natural. Assim, pensar a temporalidade das ações humanas e das sociedades
por meio da relação tempo-espaço representa um importante e desafiador processo
na aprendizagem de Geografia. Para isso, é preciso superar a aprendizagem
com base apenas na descrição de informações e fatos do dia a dia, cujo
significado restringe-se apenas ao contexto imediato da vida dos sujeitos.
A ultrapassagem dessa condição meramente
descritiva exige o domínio de conceitos e generalizações. Estes permitem novas
formas de ver o mundo e de compreender, de maneira ampla e crítica, as
múltiplas relações que conformam a realidade, de acordo com o aprendizado do
conhecimento da ciência geográfica.
Em Mundo do trabalho,
abordam-se, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os processos e as técnicas
construtivas e o uso de diferentes materiais produzidos pelas sociedades em
diversos tempos. São igualmente abordadas as características das inúmeras
atividades e suas funções socioeconômicas nos setores da economia e os
processos produtivos agroindustriais, expressos em distintas cadeias
produtivas.
No Ensino Fundamental – Anos Finais, essa
unidade temática ganha relevância: incorpora-se o processo de produção do
espaço agrário e industrial em sua relação entre campo e cidade, destacando-se
as alterações provocadas pelas novas tecnologias no setor produtivo, fator
desencadeador de mudanças substanciais nas relações de trabalho, na
geração de emprego e na distribuição de renda em diferentes escalas.
A Revolução Industrial, a revolução técnico-científico-informacional
e a urbanização devem ser associadas às alterações no mundo do trabalho.
Nesse sentido, os alunos terão condição de compreender as mudanças que
ocorreram no mundo do trabalho em variados tempos, escalas e processos
históricos, sociais e étnico-raciais.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar
respostas.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça
de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome
acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“O FORTE CHORA . . . O
FORTE ENTRISTECE . . .
O FORTE ESMORECE E ÀS VEZES DESFALECE . . .
MAS UMA COISA É CERTA: O FORTE NÃO DESISTE” !
História/Profº Silvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
PARA
TODAS AS TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO
Para esta semana continuaremos com a atividade da aula anterior e os estudantes que devem alguma atividade devem aproveitar para colocar em dia.
Inglês/Profº Mônica
MODELO DE PLANO DE AULA DO
PROFESSOR |
|
PROFESSOR Monica Santana de
Souza |
Atividade
para 2 aulas
Período:
05/10/20 a 09/10/20 |
DISCIPLINA/TURMA: 9º anos A, B, C |
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TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas
CONTEÚDO: Simple future: uso dos verbos will e
going to – tempo verbal futuro |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: EF09LI19Comunicação
intercultural Discutir a comunicação intercultural por
meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção
de identidades no mundo globalizado. |
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Objetivo: Reconhecer o uso dos
verbos que indicam o tempo verbal futuro em inglês. Aprender a usar os verbos
que indicam o futuro para falar de eventos do dia a dia, porém que ainda não
aconteceram. 1ª aula: Leia atentamente,
depois copie as explicações e os exemplos em seu caderno. Como e quando usar o will: Ø
Quando
você quiser falar de algo que tem a intenção de realizar no futuro, como uma
previsão, deve usar o will.
1) As situações em que usamos o
verbo will são: Coisas que vão acontecer em um futuro não imediato. One day she will be a big painter. – Um dia ela será uma grande
pintora. 2) Para aquilo que é certo para o
futuro, seja ele imediato ou não. I’ll buy a new car, that one is too old. – Eu comprarei um novo
carro, esse está muito velho. 3) Expressar decisões tomadas na
hora da fala. We need more coffee. I’ll take it! – Nós precisamos de mais café.
Eu pegarei! 4) Falar daquilo que será consumado
no futuro. 5) Para fazer um pedido de forma
muito educada. Will you open the door, please? – Você poderia abrir a porta, por
favor?
2ª aula Como e quando usar o going to: Ø
O
going to é indicado para situações em que há planejamento daquilo que se vai
fazer no futuro, algo como o “vou realizar” do português. Como nestes exemplos: a)
I’m
going to call her to know what happened. – Eu vou ligar para ela para saber o
que aconteceu. b)
Paul
is going to see the doctor on Friday. –Paul vai ver o médico na sexta. Ø
Mas
se precisar dizer que algo não vai acontecer, você deve colocar o not antes
do going to na frase, como você vê abaixo: c)
He
isn’t going to visit his mother this holiday. – Ele não vai visitar a mãe
dele neste feriado. d)
It
isn’t going to rain anytime soon. – Não vai chover tão cedo. Ø
Se
precisar fazer uma pergunta sobre o futuro, basta fazer uma frase
interrogativa comum e acrescentar o going to antes do verbo. Com estes
exemplos abaixo você vai entender direitinho: e)
Are
you going to talk to your brother about that? – Você vai falar com seu irmão
sobre isso? f)
Is
she going to be there also? – Ela vai estar lá também? Envie
a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br |
|
RECURSO Caderno
do aluno para registrar as atividades |
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A avaliação é contínua e formativa, e de acordo com
as devolutivas dos alunos através das atividades enviadas para o meu e-mail
institucional: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
|
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
05/10/2020 a 09/10/2020
Língua
Portuguesa-9° anos A, B e C
Atividade
relacionada ao ATPC – Conviva de 30/09/2020
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: Cuidando de si.
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: Assistir ao filme “LADY
BIRD – a hora de voar”, pela plataforma Netflix, as atividades serão
encaminhadas na próxima semana.
Sinopse: Lady Bird: a hora de voar
Uma garota, assim como qualquer outro adolescente, tem o
sonho de cursar a universidade longe de casa. Contudo, ela precisa enfrentar a
mãe para que sua vontade prevaleça. A personalidade marcante é o que abre
espaço para que ela lute por seus sonhos. Um dos melhores filmes sobre amor
próprio, entregando uma rica atmosfera emocional.
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta
para o período de 05/10/2020 a 09/10/2020
(6 aulas)
3º BIMESTRE
HABILIDADES :
EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo
retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a
semelhança de triângulos.
EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de
aplicação do teorema de Pitágoras
Retomada da situação de aprendizagem 1 ,assistir as
aulas tendo em mão o caderno do aluno volume 3, páginas 64,65,66 e 67
04/08 - 9º ano EF - Matemática - Teorema de
Pitágoras: Parte I
https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=99
05/08 - 9º ano EF - Matemática - Uma demonstração
baseada na semelhança de triângulos: Parte II
https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=111
10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte
III
https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=74
11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas
e aplicações: Parte IV
https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=24
RESOLVAM AS ATIVIDADES
PROPOSTAS,CASO DE DÚVIDAS POR FAVOR ME PROCUREM
Observação quem não
estiver ainda no grupo dos watts ou não queiram me
encaminhem as dúvidas para meu e-mail.
Fiquem atentos com as
datas de entregas das atividades pois
estamos chegando ao final do 3ºbimestre!
Espero que estejam bem !
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 9 (05.10 à 09.10)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü
7º
Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de
práticas a situação de aprendizagem 7 O MEU PROJETO MAIS PRECIOSO É O MEU
PROJETO DE VIDA, baseado
nesta aprendizagem, você saberia fazer um planejamento estratégico para
alcançar os seus propósitos, o seu projeto de vida envie
sua resposta para o professor por e-mail.
ü
8º
Ano:
Prezados
alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de
aprendizagem 3 É PRECISO MUDAR PARA TRANSFORMAR, realize a atividade 1 – passos para a criação da storytelling
– sustentabilidade e consumo consciente. Em seguida envie sua reflexão para o e-mail
do professor.
ü
9º Ano:
Prezados
alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de
aprendizagem 6 PAPO RETO entender a proposta, transcreva em seus
diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
ü
1º EM:
Prezados
alunos, realizem diários de práticas a situação de aprendizagem 6 TENHO
UM SONHO E UM PLANO, MAS AONDE QUERO CHEGAR? A meta que os
estudantes serão desafiados a definir, conforme a atividade Pisando
firme – o que e quando fazer? no Caderno
do Estudante (página 148),
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização;
Imaginação criativa; Assertividade; Curiosidade para aprender;
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E.E SALIM FARAH MALUF
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º A
Matéria
de tecnologia
Atividade
do período 05 a 09/10
1.
Pesquisar:
·
Produtos de mídia digital
·
Mídias paga
·
Mídia
própria
·
Mídia
ganha
Habilidades: Analisar,
Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto,
reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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9ºAno B
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas
9º A, B e C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Pesquisar grupos
de Teatro |
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR27)
Pesquisar e criar formas de dramaturgia se espaços cênicos para o
acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Escolha um grupo
teatral e pesquise seguindo o roteiro. 1.
Asdrúbal Trouxe
o Trombone -Os
atores Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e Patrícia
Travassos, atuaram neste grupo e Hamilton Vaz Pereira, exerceu a liderança do
grupo. 2.
Ornitorrinco- fundado em
1977 e que continua na ativa, tendo Cacá Rosset como seu diretor. 3.Teatro Popular União e Olho Vivo– (TUOV),
um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil e que tem como seus fundadores
César Vieira (Idibal Pivetta) e Neriney Moreira, ambos advogados e defensores
da arte popular brasileira. Roteiro
de Pesquisa: 1.Qual é a
História da criação do grupo. 2.Quem é o
criador, ou criadores do Grupo Teatral. 3.Quais são os
tipos de textos encenados pelo grupo. 4.Qual é a
localidade do Grupo (cidade, região, pais). 5.Como acontece
o processo de criação coletiva do grupo.
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RECURSOS:
Caderno
para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA
05/10 a 09/10
__ |
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Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 05/09/2020
à 09/10/2020
Habilidades:
Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações
humanas e as bacias hidrográfica.
Atividade:
Após assistir o vídeo sobre Biodiversidade
e preservação, solicitado na atividade anterior, responda as questões
abaixo baseadas nesse vídeo.
1-
Quais são as principais ameaças á
Biodiversidade?
2-
Quais os dois tipos de Unidades de preservação
legalmente instituídas?
3-
Dê exemplos de algumas unidades de preservação?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Dayane
Atividades Blog (05 a 9 de Outubro)
3º
Bimestre
Dayane
de Araújo Arruda Rojas
Horário
de atendimento: 7h00 às 12h35
Data
de entrega até: 12/10/2020
E-mail
para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO
DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática:
Unidade Temática – Esporte;
ATIVIDADE
·
Atividade 1- Assistir a aula de Ed. Física no
CMPS dia 08/10/2020 às 14h45;
·
Atividade 2- Relatar o contúdo da aula do CMSP;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:12/10/2020
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 05 a 09 do 10 de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, mapas e/ou gráficos, realidades nacionais diversas que se expressam na realidade mundial.
GEOGRAFIA : Realidades no ensino de geografia no 9º ano ( 1 / 2 ).
No 9º ano, é dada atenção para a constituição da nova (des)ordem mundial e a emergência da globalização/mundialização, assim como suas consequências. Por conta do estudo do papel da Europa na dinâmica econômica e política, é necessário abordar a visão de mundo do ponto de vista do Ocidente, especialmente dos países europeus, desde a expansão marítima e comercial, consolidando o Sistema Colonial em diferentes regiões do mundo.
É igualmente importante abordar outros pontos de vista, seja o dos países asiáticos na sua relação com o Ocidente, seja o dos colonizados, com destaque para o papel econômico e cultural da China, do Japão, da Índia e do Oriente Médio. Entender a dimensão sociocultural e geopolítica da Eurásia na formação e constituição do Estado Moderno e nas disputas territoriais possibilita uma aprendizagem com ênfase no processo geo-histórico, ampliando e aprofundando as análises geopolíticas, por meio das situações geográficas que contextualizam os temas da geografia regional.
Espera-se, assim, que o estudo da Geografia no Ensino Fundamental – Anos Finais possa contribuir para o delineamento do projeto de vida dos jovens alunos, de modo que eles compreendam a produção social do espaço e a transformação do espaço em território usado.
Anseia-se, também, que entendam o papel do Estado-nação em um período histórico cuja inovação tecnológica é responsável por grandes transformações socioespaciais, acentuando ainda mais a necessidade de que possam conjecturar as alternativas de uso do território e as possibilidades de seus próprios projetos para o futuro. Espera-se, também, que, nesses estudos, sejam utilizadas diferentes representações cartográficas e linguagens para que os estudantes possam, por meio delas, entender o território, as territorialidades e o ordenamento territorial em diferentes escalas de análise.
Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta.
Ao mesmo tempo, a educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, expresso de diferentes formas: na compreensão perceptiva da paisagem, que ganha significado à medida que, ao observá-la, nota-se a vivência dos indivíduos e da coletividade; nas relações com os lugares vividos; nos costumes que resgatam a nossa memória social; na identidade cultural; e na consciência de que somos sujeitos da história, distintos uns dos outros e, por isso, convictos das nossas diferenças.
Para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. O pensamento espacial está associado ao desenvolvimento intelectual que integra conhecimentos não somente da Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura).
Essa interação visa à resolução de problemas que envolvem mudanças de escala, orientação e direção de objetos localizados na superfície terrestre, efeitos de distância, relações hierárquicas, tendências à centralização e à dispersão, efeitos da proximidade e vizinhança etc.
Essa é a grande contribuição da Geografia aos alunos da Educação Básica: desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza. Para tanto, é necessário assegurar a apropriação de conceitos para o domínio do conhecimento fatual (com destaque para os acontecimentos que podem ser observados e localizados no tempo e no espaço) e para o exercício da cidadania.
Ao utilizar corretamente os conceitos geográficos, mobilizando o pensamento espacial e aplicando procedimentos de pesquisa e análise das informações geográficas, os alunos podem reconhecer: a desigualdade dos usos dos recursos naturais pela população mundial; o impacto da distribuição territorial em disputas geopolíticas; e a desigualdade socioeconômica da população mundial em diferentes contextos urbanos e rurais.
Desse modo, a aprendizagem da Geografia favorece o reconhecimento da diversidade étnico-racial e das diferenças dos grupos sociais, com base em princípios éticos (respeito à diversidade e combate ao preconceito e à violência de qualquer natureza).
Ela também estimula a capacidade de empregar o raciocínio geográfico para pensar e resolver problemas gerados na vida cotidiana, condição fundamental para o desenvolvimento das competências gerais previstas na BNCC. Nessa direção, a BNCC está organizada com base nos principais conceitos da Geografia contemporânea, diferenciados por níveis de complexidade. Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico: território, lugar, região, natureza e paisagem.
O conceito de espaço é inseparável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados articuladamente como um processo. Assim como para a História, o tempo é para a Geografia uma construção social, que se associa à memória e às identidades sociais dos sujeitos.
Do mesmo modo, os tempos da natureza não podem ser ignorados, pois marcam a memória da Terra e as transformações naturais que explicam as atuais condições do meio físico natural. Assim, pensar a temporalidade das ações humanas e das sociedades por meio da relação tempo-espaço representa um importante e desafiador processo na aprendizagem de Geografia. Para isso, é preciso superar a aprendizagem com base apenas na descrição de informações e fatos do dia a dia, cujo significado restringe-se apenas ao contexto imediato da vida dos sujeitos.
A ultrapassagem dessa condição meramente descritiva exige o domínio de conceitos e generalizações. Estes permitem novas formas de ver o mundo e de compreender, de maneira ampla e crítica, as múltiplas relações que conformam a realidade, de acordo com o aprendizado do conhecimento da ciência geográfica.
Em Mundo do trabalho, abordam-se, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os processos e as técnicas construtivas e o uso de diferentes materiais produzidos pelas sociedades em diversos tempos. São igualmente abordadas as características das inúmeras atividades e suas funções socioeconômicas nos setores da economia e os processos produtivos agroindustriais, expressos em distintas cadeias produtivas.
No Ensino Fundamental – Anos Finais, essa unidade temática ganha relevância: incorpora-se o processo de produção do espaço agrário e industrial em sua relação entre campo e cidade, destacando-se as alterações provocadas pelas novas tecnologias no setor produtivo, fator desencadeador de mudanças substanciais nas relações de trabalho, na geração de emprego e na distribuição de renda em diferentes escalas.
A Revolução Industrial, a revolução técnico-científico-informacional e a urbanização devem ser associadas às alterações no mundo do trabalho. Nesse sentido, os alunos terão condição de compreender as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho em variados tempos, escalas e processos históricos, sociais e étnico-raciais.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos tempos:
“O FORTE CHORA . . . O FORTE ENTRISTECE . . .
O FORTE ESMORECE E ÀS VEZES DESFALECE . . .
MAS UMA COISA É CERTA: O FORTE NÃO DESISTE” !
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – 9º Ano
B
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO
DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga
horária: 04 aulas
Semana
de 05 de outubro a 09 de outubro
TEMA:
Quilombolas
HABILIDADES:
(EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma
de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE
REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos
com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO
DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 e 2 – Assistir o
“Documentário – Quilombola” disponível em
< https://www.youtube.com/watch?v=EZmzo-p6mzU >
Aula 3 e 4 – Criar um mapa mental
baseado no “Documentário – Quilombola”
Fonte: “Documentário
– Quilombola” < https://www.youtube.com/watch?v=EZmzo-p6mzU >,
acessado em 30/09/2020.
Inglês/Profº Mônica
MODELO DE PLANO DE AULA DO
PROFESSOR |
|
PROFESSOR Monica Santana de
Souza |
Atividade
para 2 aulas
Período:
05/10/20 a 09/10/20 |
DISCIPLINA/TURMA: 9º anos A, B, C |
|
TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas
CONTEÚDO: Simple future: uso dos verbos will e
going to – tempo verbal futuro |
|
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: EF09LI19Comunicação
intercultural Discutir a comunicação intercultural por
meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção
de identidades no mundo globalizado. |
|
Objetivo: Reconhecer o uso dos
verbos que indicam o tempo verbal futuro em inglês. Aprender a usar os verbos
que indicam o futuro para falar de eventos do dia a dia, porém que ainda não
aconteceram. 1ª aula: Leia atentamente,
depois copie as explicações e os exemplos em seu caderno. Como e quando usar o will: Ø
Quando
você quiser falar de algo que tem a intenção de realizar no futuro, como uma
previsão, deve usar o will.
1) As situações em que usamos o
verbo will são: Coisas que vão acontecer em um futuro não imediato. One day she will be a big painter. – Um dia ela será uma grande
pintora. 2) Para aquilo que é certo para o
futuro, seja ele imediato ou não. I’ll buy a new car, that one is too old. – Eu comprarei um novo
carro, esse está muito velho. 3) Expressar decisões tomadas na
hora da fala. We need more coffee. I’ll take it! – Nós precisamos de mais café.
Eu pegarei! 4) Falar daquilo que será consumado
no futuro. 5) Para fazer um pedido de forma
muito educada. Will you open the door, please? – Você poderia abrir a porta, por
favor?
2ª aula Como e quando usar o going to: Ø
O
going to é indicado para situações em que há planejamento daquilo que se vai
fazer no futuro, algo como o “vou realizar” do português. Como nestes exemplos: a)
I’m
going to call her to know what happened. – Eu vou ligar para ela para saber o
que aconteceu. b)
Paul
is going to see the doctor on Friday. –Paul vai ver o médico na sexta. Ø
Mas
se precisar dizer que algo não vai acontecer, você deve colocar o not antes
do going to na frase, como você vê abaixo: c)
He
isn’t going to visit his mother this holiday. – Ele não vai visitar a mãe
dele neste feriado. d)
It
isn’t going to rain anytime soon. – Não vai chover tão cedo. Ø
Se
precisar fazer uma pergunta sobre o futuro, basta fazer uma frase
interrogativa comum e acrescentar o going to antes do verbo. Com estes
exemplos abaixo você vai entender direitinho: e)
Are
you going to talk to your brother about that? – Você vai falar com seu irmão
sobre isso? f)
Is
she going to be there also? – Ela vai estar lá também? Envie
a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br |
|
RECURSO Caderno
do aluno para registrar as atividades |
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A avaliação é contínua e formativa, e de acordo com
as devolutivas dos alunos através das atividades enviadas para o meu e-mail
institucional: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
|
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
05/10/2020 a 09/10/2020
Língua
Portuguesa-9° anos A, B e C
Atividade
relacionada ao ATPC – Conviva de 30/09/2020
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: Cuidando de si.
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: Assistir ao filme “LADY
BIRD – a hora de voar”, pela plataforma Netflix, as atividades serão
encaminhadas na próxima semana.
Sinopse: Lady Bird: a hora de voar
Uma garota, assim como qualquer outro adolescente, tem o
sonho de cursar a universidade longe de casa. Contudo, ela precisa enfrentar a
mãe para que sua vontade prevaleça. A personalidade marcante é o que abre
espaço para que ela lute por seus sonhos. Um dos melhores filmes sobre amor
próprio, entregando uma rica atmosfera emocional.
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta
para o período de 05/10/2020 a 09/10/2020
(6 aulas)
3º BIMESTRE
HABILIDADES :
EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo
retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a
semelhança de triângulos.
EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de
aplicação do teorema de Pitágoras
Retomada da situação de aprendizagem 1 ,assistir as
aulas tendo em mão o caderno do aluno volume 3, páginas 64,65,66 e 67
04/08 - 9º ano EF - Matemática - Teorema de
Pitágoras: Parte I
https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=99
05/08 - 9º ano EF - Matemática - Uma demonstração
baseada na semelhança de triângulos: Parte II
https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=111
10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte
III
https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=74
11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas
e aplicações: Parte IV
https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=24
RESOLVAM AS ATIVIDADES
PROPOSTAS,CASO DE DÚVIDAS POR FAVOR ME PROCUREM
Observação quem não
estiver ainda no grupo dos watts ou não queiram me
encaminhem as dúvidas para meu e-mail.
Fiquem atentos com as
datas de entregas das atividades pois
estamos chegando ao final do 3ºbimestre!
Espero que estejam bem !
Projeto de Vida/Profº Rosiane
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
E.E.
SALIM FARAH MALUF
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias
Quintão |
2.
TURMA
9° ANO - B |
|||
3.
DISCIPLINA: Professor
especialista, Projeto de vida |
||||
4.
CONTEÚDOS: Entrevista. |
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Organização e
responsabilidade. |
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Você irá
escolher uma pessoa na qual você se inspira na construção de seu projeto de
vida para realizar a entrevista. A
entrevista deverá conter informações do tipo. - O que
a pessoas entrevistada fez para obter êxito. - Quais
as maiores dificuldades que ela enfrentou. -Como
ela projetou seu futuro. OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.
|
||||
7.
RECURSOS
UTILIZADOS: Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno. |
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via
whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
10. PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
05 a 09/10/2020 |
11. PROFESSOR
Rosiane
Ap. Dias Quintão |
12.
VALIDADO EM: 05/10/2020 |
|
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º B
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
do período 09/10 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
é tecnologia de ponta?
Habilidades:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
-----------------------------------------------------------------
9ºAno C
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas
9º A, B e C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Pesquisar grupos
de Teatro |
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR27)
Pesquisar e criar formas de dramaturgia se espaços cênicos para o
acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Escolha um grupo
teatral e pesquise seguindo o roteiro. 1.
Asdrúbal Trouxe
o Trombone -Os
atores Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e Patrícia
Travassos, atuaram neste grupo e Hamilton Vaz Pereira, exerceu a liderança do
grupo. 2.
Ornitorrinco- fundado em
1977 e que continua na ativa, tendo Cacá Rosset como seu diretor. 3.Teatro Popular União e Olho Vivo– (TUOV),
um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil e que tem como seus fundadores
César Vieira (Idibal Pivetta) e Neriney Moreira, ambos advogados e defensores
da arte popular brasileira. Roteiro
de Pesquisa: 1.Qual é a
História da criação do grupo. 2.Quem é o
criador, ou criadores do Grupo Teatral. 3.Quais são os
tipos de textos encenados pelo grupo. 4.Qual é a
localidade do Grupo (cidade, região, pais). 5.Como acontece
o processo de criação coletiva do grupo.
|
||||
RECURSOS:
Caderno
para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA
05/10 a 09/10
__ |
|
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 05/09/2020
à 09/10/2020
Habilidades:
Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações
humanas e as bacias hidrográfica.
Atividade:
Após assistir o vídeo sobre Biodiversidade
e preservação, solicitado na atividade anterior, responda as questões
abaixo baseadas nesse vídeo.
1-
Quais são as principais ameaças á
Biodiversidade?
2-
Quais os dois tipos de Unidades de preservação
legalmente instituídas?
3-
Dê exemplos de algumas unidades de preservação?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Donizete
EE
SALIM FARAH MALUF SEMANA DE
05/10 Á 09/10/2020 AULA
1 E 2 - TEMA: ESPORTES EDUCAÇÃO
FÍSICA - EF II
- 9º ANO C PROFESSOR
: DONIZETI |
1ª AULA Pesquisa Faça uma pesquisa sobre o histórico do Handebol |
2ª AULA Ler e responder no Caderno do Aluno Página 55 - 56 Atividade: 9 |
ORIENTAÇÕES Retirar
na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador. Atividades
referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo. Quem
perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube. Essas
atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada
no seu caderno. As atividades realizadas correspondem a presença e nota. |
REGISTRO Quem não tiver acesso a e-mail,
acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para
conferência no retorno as aulas presenciais |
DEVOLUÇÃO doniz6@hotmail.com ou Google Classroom |
Geografia/Profº Geografia
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA (05 a 09
/10)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA: 9ºC
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após
realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre
eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a
Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema
abordado.
Após realizar a
leitura do texto sobre Queimadas abordado na aula anterior, responda a questão abaixo:
Há mais de 30 anos formalizou-se no Brasil a
comemoração ao dia da árvore (21 de setembro). Apesar disso, queimadas e
desmatamentos ilegais continuam acontecendo sem que haja uma impunidade maior
das autoridades brasileiras. Após todos estes anos recordando a importância da
natureza por meio desta data, o que podemos realmente comemorar?
História/Profº Vanildo
ATIVIDADE SEMANA 05 a 09/10 HISTÓRIA 9C PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
Leitura dos textos abaixo, assim também como acesse aos vídeos aulas para atividades futura.
https://youtu.be/KXfwoOcEhd0?t=1131 revolução chinesa
A REVOLUÇÃO SOCIALISTA NA CHINA
https://youtu.be/OP1lAV1ID8M?t=332 guerra coreana
A GUERRA DA COREIA
https://youtu.be/P3sM7rFl1Zc?t=338
A GUERRA DO VIETNÃ
Escolhido pelos Estados Unidos, Bao Dai resistia em convocar o plebiscito e se mostrava um governante impopular e corrupto. Essa postura levou alguns grupos já descontentes com o governo a formar a Frente de Libertação Nacional, movimento guerrilheiro que ficou conhecido como vietcongue e passou a atuar em 1960. Apoiado pela União Soviética e pela China, o objetivo era combater a intervenção estadunidense e reunificar o Vietnã sob um regime socialista.
Em 1964, os Estados Unidos entraram oficialmente na Guerra do Vietnã, determinados a impedir a formação de mais um país socialista na Ásia. Os investimentos estadunidenses na guerra foram altos. Além de armamentos, sensores, aviões e dinheiro, eles enviaram cerca de 2 milhões de soldados para combater ao lado do exército sul-vietnamita. Usaram ainda produtos químicos para desfolhar a vegetação e dificultar a ação dos vietcongues e o napalm, uma espécie de bomba incendiária. Essas ações foram condenadas pelo resto do mundo e também por boa parte da população dos Estados Unidos. Mesmo combatendo em condições adversas, a guerrilha vietcongue impunha derrotas ao Exército estadunidense. Assim, em 1975, os Estados Unidos sofreram a maior derrota militar de sua história. A cidade escolhida para ser a capital do Vietnã unificado, sob um regime socialista, foi Hanói.
https://youtu.be/BscKGvlhTHI?t=133 revolução cubana
A REVOLUÇÃO CUBANA
Inglês/Profº Mônica
MODELO DE PLANO DE AULA DO
PROFESSOR |
|
PROFESSOR Monica Santana de
Souza |
Atividade
para 2 aulas
Período:
05/10/20 a 09/10/20 |
DISCIPLINA/TURMA: 9º anos A, B, C |
|
TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas
CONTEÚDO: Simple future: uso dos verbos will e
going to – tempo verbal futuro |
|
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: EF09LI19Comunicação
intercultural Discutir a comunicação intercultural por
meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção
de identidades no mundo globalizado. |
|
Objetivo: Reconhecer o uso dos
verbos que indicam o tempo verbal futuro em inglês. Aprender a usar os verbos
que indicam o futuro para falar de eventos do dia a dia, porém que ainda não
aconteceram. 1ª aula: Leia atentamente,
depois copie as explicações e os exemplos em seu caderno. Como e quando usar o will: Ø
Quando
você quiser falar de algo que tem a intenção de realizar no futuro, como uma
previsão, deve usar o will.
1) As situações em que usamos o
verbo will são: Coisas que vão acontecer em um futuro não imediato. One day she will be a big painter. – Um dia ela será uma grande
pintora. 2) Para aquilo que é certo para o
futuro, seja ele imediato ou não. I’ll buy a new car, that one is too old. – Eu comprarei um novo
carro, esse está muito velho. 3) Expressar decisões tomadas na
hora da fala. We need more coffee. I’ll take it! – Nós precisamos de mais café.
Eu pegarei! 4) Falar daquilo que será consumado
no futuro. 5) Para fazer um pedido de forma
muito educada. Will you open the door, please? – Você poderia abrir a porta, por
favor?
2ª aula Como e quando usar o going to: Ø
O
going to é indicado para situações em que há planejamento daquilo que se vai
fazer no futuro, algo como o “vou realizar” do português. Como nestes exemplos: a)
I’m
going to call her to know what happened. – Eu vou ligar para ela para saber o
que aconteceu. b)
Paul
is going to see the doctor on Friday. –Paul vai ver o médico na sexta. Ø
Mas
se precisar dizer que algo não vai acontecer, você deve colocar o not antes
do going to na frase, como você vê abaixo: c)
He
isn’t going to visit his mother this holiday. – Ele não vai visitar a mãe
dele neste feriado. d)
It
isn’t going to rain anytime soon. – Não vai chover tão cedo. Ø
Se
precisar fazer uma pergunta sobre o futuro, basta fazer uma frase
interrogativa comum e acrescentar o going to antes do verbo. Com estes
exemplos abaixo você vai entender direitinho: e)
Are
you going to talk to your brother about that? – Você vai falar com seu irmão
sobre isso? f)
Is
she going to be there also? – Ela vai estar lá também? Envie
a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br |
|
RECURSO Caderno
do aluno para registrar as atividades |
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A avaliação é contínua e formativa, e de acordo com
as devolutivas dos alunos através das atividades enviadas para o meu e-mail
institucional: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
|
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
05/10/2020 a 09/10/2020
Língua
Portuguesa-9° anos A, B e C
Atividade
relacionada ao ATPC – Conviva de 30/09/2020
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: Cuidando de si.
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: Assistir ao filme “LADY
BIRD – a hora de voar”, pela plataforma Netflix, as atividades serão
encaminhadas na próxima semana.
Sinopse: Lady Bird: a hora de voar
Uma garota, assim como qualquer outro adolescente, tem o
sonho de cursar a universidade longe de casa. Contudo, ela precisa enfrentar a
mãe para que sua vontade prevaleça. A personalidade marcante é o que abre
espaço para que ela lute por seus sonhos. Um dos melhores filmes sobre amor
próprio, entregando uma rica atmosfera emocional.
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta
para o período de 05/10/2020 a 09/10/2020
(6 aulas)
3º BIMESTRE
HABILIDADES :
EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo
retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a
semelhança de triângulos.
EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de
aplicação do teorema de Pitágoras
Retomada da situação de aprendizagem 1 ,assistir as
aulas tendo em mão o caderno do aluno volume 3, páginas 64,65,66 e 67
04/08 - 9º ano EF - Matemática - Teorema de
Pitágoras: Parte I
https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=99
05/08 - 9º ano EF - Matemática - Uma demonstração
baseada na semelhança de triângulos: Parte II
https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=111
10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte
III
https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=74
11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas
e aplicações: Parte IV
https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=24
RESOLVAM AS ATIVIDADES
PROPOSTAS,CASO DE DÚVIDAS POR FAVOR ME PROCUREM
Observação quem não
estiver ainda no grupo dos watts ou não queiram me
encaminhem as dúvidas para meu e-mail.
Fiquem atentos com as
datas de entregas das atividades pois
estamos chegando ao final do 3ºbimestre!
Espero que estejam bem !
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto
de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 9 (05.10 à 09.10)
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO
CADERNO DO ESTUDANTE:
ü
7º
Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de
práticas a situação de aprendizagem 7 O MEU PROJETO MAIS PRECIOSO É O MEU
PROJETO DE VIDA, baseado
nesta aprendizagem, você saberia fazer um planejamento estratégico para
alcançar os seus propósitos, o seu projeto de vida envie
sua resposta para o professor por e-mail.
ü
8º
Ano:
Prezados
alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de
aprendizagem 3 É PRECISO MUDAR PARA TRANSFORMAR, realize a atividade 1 – passos para a criação da storytelling
– sustentabilidade e consumo consciente. Em seguida envie sua reflexão para o e-mail
do professor.
ü
9º Ano:
Prezados
alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de
aprendizagem 6 PAPO RETO entender a proposta, transcreva em seus
diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
ü
1º EM:
Prezados
alunos, realizem diários de práticas a situação de aprendizagem 6 TENHO
UM SONHO E UM PLANO, MAS AONDE QUERO CHEGAR? A meta que os
estudantes serão desafiados a definir, conforme a atividade Pisando
firme – o que e quando fazer? no Caderno
do Estudante (página 148),
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização;
Imaginação criativa; Assertividade; Curiosidade para aprender;
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E.
Salim Farah Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º C
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
08/10 Duração de 45 minutos.
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.
O que é tecnologia de ponta?
Habilidade:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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