domingo, 25 de outubro de 2020

4ºAnos iniciais semana de 26 a 29 de outubro de 2020

  Atividade da semana de   26  a 29 de outubro 2020

4ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora: Cláudia Rudi

São Paulo, 26 de outubro de 2020.

Segunda-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

Telefone: (11) 9 9330-3341

1ª aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.





1.    De acordo com a tirinha o que a Magali queria?

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Projeto Jornal. Etapa 6 B - Atividade propõe ler e analisar reportagem e se posicionar diante delas.

 

***Significado de Argumentação
substantivo feminino Ato ou arte de argumentar, de discutir apresentando e contrapondo razões que, através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão. Troca de argumentos, de ideias, de pontos de vista opostos; discussão.

 

Habilidade: EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública. EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

2ª aula. (Português) -  Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português.

 

Sequência didática 1- Ler e comentar textos jornalísticos

Explorando Jornais impressos, ou digitais. Será disponibilizado um exemplar por aluno por Whatsapp. Página 4.

 

Habilidade: EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública. EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª Aula (matemática)

Atividade permanente;


Multiplicações

2x

Dobro

3x

Triplo

4x

Quádruplo

5x

Quíntuplo

6x

Sêxtuplo


Nessa atividade, você irá observar e descobrir regularidades sobre as tabuadas do 2 .Essa atividade é importante para ajudá-lo a memorizar fatos fundamentais da multiplicação.

 

1-    Para entender melhor, complete o quadro com os resultados da tabuada do número. E em seguida, responda as perguntas abaixo:



2

X

1

=

2

2

X

2

=

 

2

X

3

=

 

2

X

4

=

8

2

X

5

=

 

2

X

6

=

 

2

X

7

=

 

2

X

8

=

16

2

X

9

=

 


a.    O que você observou no quadro da tabuada do 2 ? O que acontece com os números da 3ª coluna?

 

(     ) eles se repetem.

(     ) eles aumentam de um em um.

(     ) eles aumentam de dois em dois.

 

b.     E o que acontece com os números da última coluna?      

 

(     ) eles se repetem.

(     ) eles aumentam de um em um.

(     ) eles aumentam de dois em dois.

 

       c. Na multiplicação por 2, os resultados da tabuada são:

 

(     ) números pares.

(     ) números ímpares.

 

d.    Quando um número é multiplicado por 2 (por exemplo: 2 x 4 = 8), observa-se que o resultado é sempre:

 

(     ) o dobro do número

(     ) o triplo do número

(     ) o quádruplo do número

 

 

3ª Aula (matemática)

Caderno do aluno EMAI

Sequência 27

Atividade 27.2 – A atividade tem por objetivo, apresentar números em representações fracionárias e solicitar as representações decimais, comparando-as.

Páginas 83.

 

Habilidade: (EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. (EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

4ª aula                                             

Artes

uma aula de cinquenta minutos.

 

5ª aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

Sequência didática 1- Ditado de números, a partir do ditado, iremos ler e escrever e ordenar números naturais. Página 3.

 

Habilidade: (EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos três ordens, observando as regularidades do sistema de numeração decimal. (EF04MA01B) Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita comparação e ordenação no contexto diário.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

São Paulo, 27 de outubro de 2020.

Terça-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

1ª Aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.



1.    Por que você acha que a Mônica deu um vestido curto para sua mãe?

 

 

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Etapa 4 A- leitura compartilhada de textos de divulgação científica.

Atividade propõe ao aluno a leitura de texto científico para ampliar o conhecimento de determinado tema. (ler para estudar), apoiando-se em perguntas que orientem aquilo que se quer aprender da leitura.

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

2ª aula

Educação física

Uma aula de cinquenta minutos.

 

3ª Aula ( Português)- Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Português.

Sequência didática 1- Ler e comentar textos jornalísticos - Atividade 2.

Explorando Jornais impressos, ou digitais. Será disponibilizado um exemplar por aluno por Whatsapp. Página 5.

 

Habilidade: EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública. EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

4ª Aula (Matemática)

Atividade permanente;

Nessa atividade, você irá observar e descobrir regularidades sobre as tabuadas do 4, está atividade é importante para ajudá-lo a memorizar fatos fundamentais da multiplicação.

 

1-    Para entender melhor, complete o quadro com os resultados da tabuada do número. E em seguida, responda as perguntas abaixo:


 

 

4

X

1

=

4

4

X

2

=

 

4

X

3

=

 

4

X

4

=

16

4

X

5

=

 

4

X

6

=

 

4

X

7

=

 

4

X

8

=

32

4

X

9

=

 

 

 

a.    O que você observou no quadro da tabuada do 4 ? O que acontece com os números da 3ª coluna?

 

(     ) eles se repetem.

(     ) eles aumentam de um em um.

(     ) eles aumentam de dois em dois.

 

b.     E o que acontece com os números da última coluna?      

 

(     ) eles se repetem.

(     ) eles aumentam de um em um.

(     ) eles aumentam de dois em dois.

 

       c. Na multiplicação por 4, os resultados da tabuada são:

 

(     ) números pares.

(     ) números ímpares.

 

      3. Sabendo que os resultados da tabuada do 4 aumentam de quatro em quatro:

 

          a. É possível saber o resultado de 11x4?

(   ) sim (   ) não

 

b. Calcular 11x 4 chega ao mesmo resultado se calcularmos 4 x 11?

(    ) sim ( ) não

 

c.  Qual o resultado de 11x4? _________

      d.  o resultado de 12 x 4, quanto é? __________________________

 

Caderno do aluno EMAI

Sequência 27

Atividade 27.3 – A atividade tem por objetivo, apresentar um quadro com números escritos na forma fracionária e na forma decimal para leitura da turma. Página 84.

 

Habilidade: (EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. (EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

5ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

AULA 2 – JOGOS DE BASQUETEBOL

A atividade apresenta um problema do campo aditivo com a ideia de transformação, e os estudantes devem estimar o resultado e, depois, obter o valor exato. Página 4.

 

Habilidade: (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

 

 

 

São Paulo, 28 de outubro de 2020.

Quarta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

1ª aula (Português)

 

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

O Lobo e o Cordeiro

 

Em um pequeno córrego, bebia água um Lobo esfomeado, quando chegou, mais abaixo da corrente de água, um Cordeiro, que começou também a beber.

O Lobo olhou com os olhos sanguinários e arreganhando os dentes disse: - Como ousas turvar a água onde bebemos? O Cordeiro responde com humildade: - Eu estou abaixo de onde bebes e não poderia sujar a tua água. O Lobo mostrando-se mais raivoso tornou a falar: - Por isso, tens que praguejar? Há seis meses teu pai também me ofendeu!

Respondeu o Cordeiro: - Creio que há um engano, porque eu nasci há apenas três meses, então não havia nascido e por isso não tenho culpa.

O Lobo replicou: - Tens culpa pelo estrago que fizeste pastando em meu campo. Disse o

Cordeiro: - Isso não parece possível, porque ainda não tenho dentes. O Lobo, sem mais razões, saltou sobre o Cordeiro, e o comeu.

 

O Lobo e o Cordeiro. Domínio Público. Disponível em:http://www.dominiopiblico.gov.b/downlo-

ad/texto/ea000378.pdf Acesso em 21.abr. 2018

 

Após realizar a leitura, responda as questões abaixo:

 

 

1.    Desde o início, qual era a intenção do lobo em relação ao cordeiro?

(  ) Comer o cordeiro.

(  ) Descobrir se era o cordeiro que andava sujando a água do rio.

(  ) Fazer amizade com o cordeiro.

 

1.    Durante toda a conversa com o lobo, o cordeiro demonstrou:

 

          (  ) aborrecimento.

          (  ) covardia.

          (  ) educação.

 

2.    De acordo com o texto, por que era impossível o cordeiro sujar a água do lobo?

 

          (  ) Porque a água do rio era totalmente poluída.

          (  ) Porque o cordeiro não encostava a língua na água.

          (  ) Porque o cordeiro bebia água depois que ela já havia passado pelo lobo.

 

      4. Já estudamos a moral das fábulas e vimos que muitas vezes elas não aparecem no final da história, mas podemos entender qual o ensinamento que elas nos transmitem. Sendo assim, qual destas frases abaixo, seria a melhor moral para esta fábula?

        

        (   ) Quem tudo quer, tudo perde.

        (   ) Contra a força não há argumentos.

        (   ) Amor, com amor se paga.

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Projeto Jornal. Etapa 6 C – Produção coletiva de carta ao leitor.

Para esta atividade, vocês simularão uma escrita coletiva de uma carta para o Jornal, posicionando-se à reportagem 6B, é importante para este momento relembrar os argumentos levantados anteriormente.

 

Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...). (EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

2ª Aula (Português) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Português.

Aula 3- Seleção de textos jornalísticos que gostam de ler.

Atividade tem o objetivo de aprofundar a leitura desse gênero jornalístico. Páginas 6 e 7.

 

Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

3ª Aula (Matemática)

Atividade permanente;

você completou os quadros das tabuadas do 2 e do 4.  

Agora, você preencherá o quadro da tabuada do 8. Para isso observe:

a. Se na tabuada do 2 os resultados aumentam de 2 em 2;

b. Se na tabuada do 4 os resultados aumentam de 4 em 4?

c. O que deve acontecer nos resultados da tabuada do 8? _________________________

 

1

X

8

=

 

2

X

8

=

16

3

X

8

=

 

4

X

8

=

32

5

X

8

=

 

6

X

8

=

48

7

X

8

=

 

8

X

8

=

 

9

X

8

=

72

10

x

8

=

 

 

Caderno do aluno EMAI

Sequência 27

Atividade 27.4 – A atividade tem por objetivo, apresentar às crianças uma situação-problema que explore os números racionais com o significado de quociente, para que elas identifiquem quantos pacotes de meio quilo são necessários para completar dois quilos e uma situação para associarem as escritas fracionárias e decimais de um mesmo número racional. Página 85.

 

Habilidade: (EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. (EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

Aula 3- O tempo para realizar tarefas escolares e atividades físicas.

Nesta atividade, vamos resolver e explicar as estratégias utilizadas para determinar o tempo necessário à realização de uma tarefa escolar.

 

Habilidade: (EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração. (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

5ª Aula (Geografia)





Atividade propõe ao aluno a leitura do mapa e do gráfico acima. Em seguida responda:

 

a.    Quais os países mais extensos do mundo, além do Brasil?

 

b.    Compare as informações do mapa (território) e gráfico (população). Quais países possuem população maior e, também, território mais extenso que o Brasil?

 

(    ) China e Rússia                (    ) Estados Unidos e Rússia                  (    ) China e Estados Unidos

 

Livro didático Conectados, Geografia, Ensino Fundamental, Editora FTD, pág. 79, 1ª edição 2018. Adaptação: professores do 4º ano.

 

Habilidade: (EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

São Paulo, 29 de outubro de 2020.

Quinta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

1ª Aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

No texto de hoje veremos uma simples brincadeira que mostra a diferença entre o que é

“chatear” e o que é “encher”. Boa leitura!

 

Chatear e encher

Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher”.

Chatear é assim:

Você telefona para um escritório qualquer na cidade.

– Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar?

– Aqui não tem nenhum Valdemar.

Daí a alguns minutos você liga de novo:

– O Valdemar, por obséquio.

– Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.

– Mas não é do número tal?

– É, mas aqui não trabalha nenhum Valdemar.

Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:

– Por favor, o Valdemar já chegou?

– Vê se te manca, palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou aqui?

– Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.

– Não chateia.

Daí a dez minutos, liga de novo.

– Escute uma coisa! O Valdemar não deixou pelo menos um recado?

O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.

Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça nova ligação:

– Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar. Alguém telefonou para mim?

 

Paulo Mendes Campos

 

1.Qual o significado que a palavra “encher” tem neste texto?

2. Podemos dizer que este gênero textual é?

(   ) uma fábula.

(    ) uma crônica

(    ) um texto de divulgação cientifica.

 

Caderno do aluno, ler e escrever.

Etapa 4 B - Estudando TDC (textos de divulgação cientifica) Sobre doenças transmitidas por mosquitos. Atividade propõe ao aluno a leitura de texto científico para ampliar o conhecimento de determinado tema. (ler para estudar), apoiando-se em perguntas que orientem aquilo que se quer aprender da leitura. Será disponibilizado por Whatsapp o texto para estudo.

 

Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

2ª Aula (português) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Português.

AULA 4 – Roda de jornal: Compartilhamento de impressões/informações sobre os textos lidos.

Atividade tem o objetivo de aprofundar a leitura desse gênero jornalístico. Página 8.

 

Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª Aula ( Matemática)

Atividade permanente;

Identificando regularidades nas multiplicações por 3, 6 e 9.

Pensando nesse assunto, responda:

Será que as “descobertas” nas multiplicações anteriores também podem ocorrer nas

tabuadas dos números 3, 6 e 9? ______________________________________________

 

 

1

X

3

=

 

..

1

X

6

=

 

 

1

X

9

=

 

2

X

3

=

 

 

2

X

6

=

 

 

2

X

9

=

 

3

X

3

=

 

 

3

X

6

=

 

 

3

X

9

=

 

4

X

3

=

 

 

4

X

6

=

 

 

4

X

9

=

 

5

X

3

=

 

 

5

X

6

=

 

 

5

X

9

=

 

6

X

3

=

 

 

6

X

6

=

 

 

6

X

9

=

 

7

X

3

=

 

 

7

X

6

=

 

 

7

X

9

=

 

8

X

3

=

 

 

8

X

6

=

 

 

8

X

9

=

 

9

X

3

=

 

 

9

X

6

=

 

 

9

X

9

=

 

10

x

3

=

 

 

10

x

6

=

 

 

10

x

9

=

 

 

Caderno do aluno EMAI

Sequência 27

Atividade 27.4 – A atividade tem por objetivo, apresentar para as crianças algumas situações problemas que explorem os números racionais com significado de razão. Página 86.

 

Habilidade: (EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. (EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

4ª Aula (matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

Aula 4 - Importância de identificar valores de cédulas e moedas.

A atividade tem o objetivo de fazer com que os estudantes resolvam um problema utilizando

cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

 

Habilidade: (EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

5ª Aula (História)

Livro Ápis, capítulo 11 - Os meios de comunicação, páginas 242 e 243.

Atividade propõe ao aluno, observar que além dos meios de transporte os seres humanos desenvolveram ao longo do tempo meios de comunicação. O objetivo é reconhecer o mundo como tecnologia e integração das pessoas.

 

Habilidade:(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos da sociedade.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

Professora:Flávia 

Disciplina: Arte


Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 4º A anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha  para fazer a atividade escolhida.

 

Com a ajuda dos pais ou responsável faça a sua própria de tirinha contendo 4 quadrinhos usando o caderno de desenho ou caderno normal da sala.

 

Professor: Donizeti

Disciplina: Educação física


         EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 3º ANOS  A  /  B  /  C

                      ATIVIDADES   SEMANA    26/10   Á  30/10/2020

1ª AULA (50 minutos)

Relacione no seu caderno, quais são os jogos e brincadeiras que você conhece que é realizado por duas equipes.

2ª AULA (50 minutos)

A figura do jogo da 1ª aula é o “Rouba Bandeira”.

Descreva no seu caderno, quais são as principais normas desse jogo.

 

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto, caderno,

Assistir as aulas no CMSP

 

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário