Atividade da semana de26 a 29 de outubro 2020
1ºTA/Noturno
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 1º T.A e B |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Leitura e Interpretação de Imagens: Um
da família |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Compreender e
analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes
linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses
pessoais e coletivos |
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Leitura de
imagem
|
|
||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 26/10 a 29/10
__ |
|
|
Biologia/ProfºBene
E.E. Salim Farah Maluf
Professora
Benedita Biologia
Roteiro de
Atividade de 26/10 à 29/10
Público
Alvo: Ensino Médio Regular 2ºC,D e E /
EJA- 1ºTermo A, 2º Termo A, B , C e D , 3ºTermo A e B.
Autoconhecimento
Semana de autoconhecimento - Refletir é muito importante para
seguir em frente. Nos dias 26 à 29 de Outubro quero que façam essa atividade
com muito carinho e pensando em você.
Responda as questões pelo google forms. Se algum aluno estiver com dificuldade em realizar esta atividade me envie um e-mal: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
LINK para acessar as questões:
ou
https://forms.gle/waQsJ1uf8YwBd1yp6
Filosofia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Filosofia
1 ANOS EJA -1TA Noturno
Habilidades: Conceitos e suas habilidades, Raciocinio
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
O MITO DA CAVERNA
“Imaginemos uma caverna separada do mundo externo por um alto muro, cuja entrada permite a passagem da luz exterior. Desde seu nascimento, geração após geração, seres humanos ali vivem acorrentados, sem poder mover a cabeça para a entrada, nem locomover-se, forçados a olhar apenas a parede do fundo, e sem nunca terem visto o mundo exterior nem a luz do Sol.
1) Comparado com os dias atuais, o que nos mantem na (caverna), como uma forma de ignorância, ou o que nos prende em mitos antigos? Explique com suas palavras o que nos prende?Explique!
Enviar atividade para o e-mail Joycedancy@yahoo.com.br
Estarei disponível de terças e quintas no horário das 13h as 15h
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA- Noturno
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Você sabe o que é Senso Comum?
Senso comum
E o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.
Atividade
Faça uma pesquisa, o que é senso comum, e senso critico, lembre-se de colocar exemplos para explicar melhor.
E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h para tirar duvidas.
Física/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Física.
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, o Conceito Científico de Trabalho. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 26/10/2020 a 29/10/2020.
Atividade
Realize uma conclusão de cinco linhas sobre
o tema da aula anterior, o Conceito Científico de Trabalho.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Química/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma conclusão
de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, o Átomo. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 26/10/2020 a 29/10/2020.
Atividade
Realize uma conclusão de cinco linhas sobre
o tema da aula anterior, o Átomo.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B. durante a semana de 26 a 30/10/20. 4º bimestre.
A influência da vegetação sobre o clima.
A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos: a temperatura e a umidade do ar.
Sabemos que existe uma grande relação entre o clima e a cobertura vegetal de um determinado lugar. As dinâmicas climáticas determinam ou, pelo menos, influenciam o comportamento e os tipos de biomas que se constituem em uma dada região. No entanto, o que podemos notar é que a vegetação também exerce direta influência sobre os tipos climáticos de um dado local.
A influência da vegetação sobre o clima acontece de diferentes formas, influenciando tanto no albedo quanto na umidade e nas variações de temperatura. Isso significa dizer que alterar a cobertura vegetal de um dado local é também propiciar alterações climáticas no local da intervenção e também em outras partes do planeta.
As formações vegetais possuem a importante função de absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre. Assim, quando o grau de reflexão é maior (o que chamamos de albedo), maior tende a ser o impacto do efeito estufa, pois haverá mais radiação disseminando-se e retornando para a atmosfera. Dessa forma, áreas mais abertas, com menor presença de vegetação, tendem a absorver mais calor, provocando o aumento das temperaturas.
A presença de uma maior cobertura vegetal também influencia a quantidade de umidade presente no ar. A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. A Floresta Amazônica, por exemplo, possui essa característica. Uma árvore de 10 metros é capaz de “bombear” para o ar mais de 300 litros de água por dia. Nesse caso, evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes.
A consequência de uma maior umidade do ar é a menor amplitude térmica (a diferença entre a maior e a menor temperatura), ou seja, a ocorrência de médias de temperaturas mais constantes. Isso ocorre em razão do calor específico da água, responsável por conservar o calor por mais tempo.
Outro efeito da maior umidade presente na atmosfera em decorrência da vegetação é a maior incidência de chuvas, que acontece quando a umidade presente no ar se condensa. No caso do Brasil, a Floresta Amazônica é a responsável pelas chuvas não só em sua região, mas em várias partes do país, haja vista que, durante parte do ano, as massas de ar deslocam essa umidade para áreas do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e, às vezes, até para o Sul do país.
Compreender a influência da vegetação no clima significa entender a importância que as florestas possuem na preservação do equilíbrio ambiental. A remoção da cobertura vegetal pode provocar diretas alterações no clima, que, por sua vez, pode alterar a presença de árvores em outras localidades, em um verdadeiro efeito dominó. Portanto, é mais do que importante lutar pela conservação das áreas vegetais naturais do planeta.
A influência da vegetação sobre o clima.
A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos: a temperatura e a umidade do ar.
Sabemos que existe uma grande relação entre o clima e a cobertura vegetal de um determinado lugar. As dinâmicas climáticas determinam ou, pelo menos, influenciam o comportamento e os tipos de biomas que se constituem em uma dada região. No entanto, o que podemos notar é que a vegetação também exerce direta influência sobre os tipos climáticos de um dado local.
A influência da vegetação sobre o clima acontece de diferentes formas, influenciando tanto no albedo quanto na umidade e nas variações de temperatura. Isso significa dizer que alterar a cobertura vegetal de um dado local é também propiciar alterações climáticas no local da intervenção e também em outras partes do planeta.
As formações vegetais possuem a importante função de absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre. Assim, quando o grau de reflexão é maior (o que chamamos de albedo), maior tende a ser o impacto do efeito estufa, pois haverá mais radiação disseminando-se e retornando para a atmosfera. Dessa forma, áreas mais abertas, com menor presença de vegetação, tendem a absorver mais calor, provocando o aumento das temperaturas.
A presença de uma maior cobertura vegetal também influencia a quantidade de umidade presente no ar. A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. A Floresta Amazônica, por exemplo, possui essa característica. Uma árvore de 10 metros é capaz de “bombear” para o ar mais de 300 litros de água por dia. Nesse caso, evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes.
A consequência de uma maior umidade do ar é a menor amplitude térmica (a diferença entre a maior e a menor temperatura), ou seja, a ocorrência de médias de temperaturas mais constantes. Isso ocorre em razão do calor específico da água, responsável por conservar o calor por mais tempo.
Outro efeito da maior umidade presente na atmosfera em decorrência da vegetação é a maior incidência de chuvas, que acontece quando a umidade presente no ar se condensa. No caso do Brasil, a Floresta Amazônica é a responsável pelas chuvas não só em sua região, mas em várias partes do país, haja vista que, durante parte do ano, as massas de ar deslocam essa umidade para áreas do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e, às vezes, até para o Sul do país.
Compreender a influência da vegetação no clima significa entender a importância que as florestas possuem na preservação do equilíbrio ambiental. A remoção da cobertura vegetal pode provocar diretas alterações no clima, que, por sua vez, pode alterar a presença de árvores em outras localidades, em um verdadeiro efeito dominó. Portanto, é mais do que importante lutar pela conservação das áreas vegetais naturais do planeta.
História/ProfºSergio
Atividade de História – 1°TA – Prof.: Sérgio – semana de 26 a 29/10/2020
1) Explique o que entende por Idade Média.
2) Como se inicia a Idade Média?
3) Quais são as fases da Idade Média?
4) O que foi o feudalismo?
5) Por que ocorreu o fim da Idade Média?
Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªantonia
Professora: Maria Antonia Marcantonio
Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 26 à 30 de outubro de 2020. 4o. Bimestre Período: Noturno Tema:Informação no mundo globalizado Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal "The New York Times" em 24 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19 nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da manchete? 2.Qual é o total de casos nos Estados Unidos?, 3. Quantos casos em 23 de outubro de 2020?, 4. Qual é a porcentagem de aumento nos últimos 14 dias?, 5. Qual é o total de mortes?, 6. Qual é o total de mortes em 23 de outubro de 2020? 7. Qual é a porcentagem no aumento de mortes, considerando o dia 23 de outubro de 2020? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com New Reported Cases in the U.S. TOTAL REPORTED ON OCT. 23 14-DAY CHANGE Cases 8.5 million 85,085 +34% Deaths 223,948 925 +8%
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
1º Termo
A–
Professoa Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail:claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
|
Tempo
para realização:
26 até 29/10. |
Leitura, análise e compreensão do
texto.
Casa Civil da Mulher
Subchefia para Assuntos
Femininos
DECLARAÇÃO
DOS DIREITOS DA MULHER
PREÂMBULO
Nós, representantes das
mulheres brasileiras, reunidas em Assembleia Nacional para instituir um Estado
Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e
individuais das mulheres, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o
desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade
fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e
comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das
controvérsias, promulgamos a seguinte DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER
TÍTULO A
DOS DIREITOS E
GARANTIAS FUNDAMENTAIS
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS
INDIVIDUAIS DAS MULHERES
Art.1º A – Todas as mulheres
são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se às
brasileiras e às estrangeiras residentes no País a inviolabilidade do direito à
vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos
seguintes:
A – todas as mulheres são
iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Declaração;
B – nenhuma mulher será
obrigada a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
C – nenhuma mulher será
submetida à tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
D – é livre a manifestação do
pensamento feminino;
E – é assegurado o direito de
resposta feminina, proporcional ao agravo, além da indenização por dano
material, moral ou à imagem;
F – é inviolável a liberdade
feminina de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos
cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto
e a suas liturgias;
G – é livre a expressão da
atividade feminina intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença;
H – são invioláveis a intimidade,
a vida privada, a honra e a imagem das mulheres, assegurado o direito à
indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
INTERPRETAÇÃO
TEXTUAL
a)
Como a mulher é retratada no texto que você
acabou de ler?
b)
A estrutura de “Declaração dos Direitos da
Mulher” é própria de qual gênero textual? Qual é sua função social?
c) Para que a “Declaração dos
Direitos da Mulher” seja aplicada a todas as pessoas, independente de gênero,
que termos do texto precisariam ser substituídos? Localize-os (no próprio
texto) e indique quais deveriam ser modificados.
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B – Periodo 26 a 29/10
Atividades Matemática
Sequências numéricas: Faça uma pequena pesquisa sobre cálculo da soma dos termos de uma PA (Progressão Aritmética)
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
----------------------------------------------------------------------------- 1ºTB/Noturno
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
| ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 1º T.A e B |
| |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
| ||||
CONTEÚDOS: Leitura e Interpretação de Imagens: Um da família |
| ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos |
| ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Leitura de imagem
|
| ||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das atividades.
|
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
| ||||
|
DATA 26/10 a 29/10
__ |
|
Biologia/ProfºIsmael
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 26/10/2020 a 30/10/2020.
E.E. Salim Farah Maluf.
1°Tb – Professor Ismael. Disciplina: Biologia
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, as Cadeias Alimentares.
Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Atividade
Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, as Cadeias Alimentares..
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de
Ensino Leste 3 |
1°TERMO B -
noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 26/10/2020
a 29/10/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina:
Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: faça a leitura
dinâmica do grande pensador da tradição ocidental: Santo Agostinho (354-430).
Santo Agostinho representa na tradição ocidental a primeira grande síntese
entre filosofia grega, em especial o platonismo, e o cristianismo. Marcou
profundamente o desenvolvimento da filosofia na Idade Média e influenciou
também o pensamento filosófico do início da modernidade (séc. XVII). |
Tempo para
realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 26/10/2020 a 29/10/2020
Filosofia
da Idade Média e a ética de Santo Agostinho: A ética de santo Agostinho
resulta de uma releitura das principais teorias éticas de origem grega e
romana, destacando-se o estoicismo do filósofo romano Sêneca (4. a.C-65 d.C).
Contudo, a finalidade de Agostinho se dá por conta dos escritos de Platão,
porém, Agostinho marca seus próprios escritos baseados e discutidos à luz da
doutrina cristã, que constitui o pano de fundo filosófico do seu pensamento. As
principais questões éticas que santo Agostinho discute são, portanto, herdadas
da tradição grega e tratadas com base nos ensinamentos do cristianismo.
O livro Confissões de Agostinho: Onde está o
Mal?
No capítulo 16
das Confissões esta concepção (onde está o Mal?) é explicitada, e Santo
Agostinho então define o Mal não como substância, ou seja, algo real, mas como
desvio ou corrupção.
Trecho do livro
“Senti e não
estranhei que o pão tão saboroso ao paladar saudável seja enjoativo ao paladar
enfermo e que a luz agradável aos olhos que veem bem seja desagradável aos
doentes. E a Vossa justiça é desagradável aos maus – o mesmo acontece com a
víbora e os repetíeis que foram criados bons e adequados à parte inferior da
Criação, a qual os seres maus também pertencem -, sendo tão mais semelhantes
quanto são diferentes de Vós. Do mesmo modo, os maus são tão mais semelhantes
aos seres superiores quanto mais se tornam semelhantes a Vós. Indaguei sobre a
maldade e não encontrei uma substância, mas sim a perversão da vontade afastada
de Vós, o Ser Supremo, tendo em direção às coisas inferiores, esplendido as
suas entranhas e inchando-se todas.”
Para Agostinho o
afastamento de Deus, nosso Senhor, consiste sem dúvida no pecado, ou seja,
pelos sentidos, pela inteligência ou pelo pensamento em geral, existe um Bem
que provem de Deus, e, o afastamento de Deus nos leva ao pecado. Em síntese,
todo bem vem de Deus, não há nada que possa ter outra origem. Para finalizar, o
defeito, o pecado é voluntário e está sujeito a nossa vontade.
Livro que aborda as questões discutidas nesta
aula.
Questão
reflexiva: Leia
o trecho do livro caro aluno e responda qual a definição do Mal que encontramos
nas Confissões de Agostinho?
Indicação
de filme baseado no livre-arbítrio: o
Show de Truman (1998) Peter Weir: Truman
Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um
reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente
projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e
transmitidos para todo o mundo.
Sociologia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Sociologia.
2º Bimestre
1TB
Socialização e o processo de construção da identidade.
Semana 26 a 30 outubro
· Ler o texto disponível no link.
· Link: https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/sociabilidade-socializacao.htm
· Faça um breve resumo
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
· Entregar até 13 de novembro
Física/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Física.
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, o Conceito Científico de Trabalho. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 26/10/2020 a 29/10/2020.
Atividade
Realize uma conclusão de cinco linhas sobre
o tema da aula anterior, o Conceito Científico de Trabalho.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Química/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma conclusão
de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, o Átomo. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 26/10/2020 a 29/10/2020.
Atividade
Realize uma conclusão de cinco linhas sobre
o tema da aula anterior, o Átomo.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B. durante a semana de 26 a 30/10/20. 4º bimestre.
A influência da vegetação sobre o clima.
A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos: a temperatura e a umidade do ar.
Sabemos que existe uma grande relação entre o clima e a cobertura vegetal de um determinado lugar. As dinâmicas climáticas determinam ou, pelo menos, influenciam o comportamento e os tipos de biomas que se constituem em uma dada região. No entanto, o que podemos notar é que a vegetação também exerce direta influência sobre os tipos climáticos de um dado local.
A influência da vegetação sobre o clima acontece de diferentes formas, influenciando tanto no albedo quanto na umidade e nas variações de temperatura. Isso significa dizer que alterar a cobertura vegetal de um dado local é também propiciar alterações climáticas no local da intervenção e também em outras partes do planeta.
As formações vegetais possuem a importante função de absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre. Assim, quando o grau de reflexão é maior (o que chamamos de albedo), maior tende a ser o impacto do efeito estufa, pois haverá mais radiação disseminando-se e retornando para a atmosfera. Dessa forma, áreas mais abertas, com menor presença de vegetação, tendem a absorver mais calor, provocando o aumento das temperaturas.
A presença de uma maior cobertura vegetal também influencia a quantidade de umidade presente no ar. A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. A Floresta Amazônica, por exemplo, possui essa característica. Uma árvore de 10 metros é capaz de “bombear” para o ar mais de 300 litros de água por dia. Nesse caso, evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes.
A consequência de uma maior umidade do ar é a menor amplitude térmica (a diferença entre a maior e a menor temperatura), ou seja, a ocorrência de médias de temperaturas mais constantes. Isso ocorre em razão do calor específico da água, responsável por conservar o calor por mais tempo.
Outro efeito da maior umidade presente na atmosfera em decorrência da vegetação é a maior incidência de chuvas, que acontece quando a umidade presente no ar se condensa. No caso do Brasil, a Floresta Amazônica é a responsável pelas chuvas não só em sua região, mas em várias partes do país, haja vista que, durante parte do ano, as massas de ar deslocam essa umidade para áreas do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e, às vezes, até para o Sul do país.
Compreender a influência da vegetação no clima significa entender a importância que as florestas possuem na preservação do equilíbrio ambiental. A remoção da cobertura vegetal pode provocar diretas alterações no clima, que, por sua vez, pode alterar a presença de árvores em outras localidades, em um verdadeiro efeito dominó. Portanto, é mais do que importante lutar pela conservação das áreas vegetais naturais do planeta.
A influência da vegetação sobre o clima.
A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos: a temperatura e a umidade do ar.
Sabemos que existe uma grande relação entre o clima e a cobertura vegetal de um determinado lugar. As dinâmicas climáticas determinam ou, pelo menos, influenciam o comportamento e os tipos de biomas que se constituem em uma dada região. No entanto, o que podemos notar é que a vegetação também exerce direta influência sobre os tipos climáticos de um dado local.
A influência da vegetação sobre o clima acontece de diferentes formas, influenciando tanto no albedo quanto na umidade e nas variações de temperatura. Isso significa dizer que alterar a cobertura vegetal de um dado local é também propiciar alterações climáticas no local da intervenção e também em outras partes do planeta.
As formações vegetais possuem a importante função de absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre. Assim, quando o grau de reflexão é maior (o que chamamos de albedo), maior tende a ser o impacto do efeito estufa, pois haverá mais radiação disseminando-se e retornando para a atmosfera. Dessa forma, áreas mais abertas, com menor presença de vegetação, tendem a absorver mais calor, provocando o aumento das temperaturas.
A presença de uma maior cobertura vegetal também influencia a quantidade de umidade presente no ar. A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. A Floresta Amazônica, por exemplo, possui essa característica. Uma árvore de 10 metros é capaz de “bombear” para o ar mais de 300 litros de água por dia. Nesse caso, evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes.
A consequência de uma maior umidade do ar é a menor amplitude térmica (a diferença entre a maior e a menor temperatura), ou seja, a ocorrência de médias de temperaturas mais constantes. Isso ocorre em razão do calor específico da água, responsável por conservar o calor por mais tempo.
Outro efeito da maior umidade presente na atmosfera em decorrência da vegetação é a maior incidência de chuvas, que acontece quando a umidade presente no ar se condensa. No caso do Brasil, a Floresta Amazônica é a responsável pelas chuvas não só em sua região, mas em várias partes do país, haja vista que, durante parte do ano, as massas de ar deslocam essa umidade para áreas do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e, às vezes, até para o Sul do país.
Compreender a influência da vegetação no clima significa entender a importância que as florestas possuem na preservação do equilíbrio ambiental. A remoção da cobertura vegetal pode provocar diretas alterações no clima, que, por sua vez, pode alterar a presença de árvores em outras localidades, em um verdadeiro efeito dominó. Portanto, é mais do que importante lutar pela conservação das áreas vegetais naturais do planeta.
História/ProfºAlason
MOMENTO DE APRENDER
História
Nome do Professor: Alason Santos Silva
Disciplina: História
Turma envolvida: 1ºTB
Atividade e Conteúdo
Título: Civilização Grega
Objetivo:
Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber
Explicação do Professor:
A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo
Atividade do Aluno (Tarefa):
Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:
Quais foram às principais cidades gregas no período clássico?
Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola
prof2012alason@gmail.com
Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 2
Período da realização da atividade: 26/10/2020 a 29/10/2020
Inglês/ProfºRene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 26/10/2020 A 29/10/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA
2ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE
1º TB - EJA - NOTURNO
Simple Present
Primeiro tempo verbal em inglês
O Simple Present (presente simples) é um dos tempos verbais em inglês utilizado para indicar ações habituais que ocorrem no presente, fatos gerais, ações repetidas ou situações, emoções e desejos permanentes. Também é usado para expressar uma verdade universal, sentimentos, opiniões e preferências.
Diferente do português, no inglês, quando se fala do presente simples, não se modifica o verbo para os sujeitos ‘i (eu), you (você), we (nós) e they (eles)’. Na terceira pessoa do singular ‘he (ele), she (ela) it(objetos/animais) os verbos sofrem alteração, principalmente nas frases afirmativas. Nas frases negativas e interrogativas elas terão o auxílio de verbos auxiliares, o que mantém o verbo principal no infinitivo.
As frases com simple present na maioria das vezes acompanham expressões de tempo (advérbios). As mais usuais são: daily (diariamente), now (agora), every day (todos os dias), always (sempre), never (nunca), today (hoje), often (frequentemente), sometimes (às vezes), etc.
Regras do Simple Present
Para compreender a utilização do simple present é preciso utilizar os verbos no infinitivo. Por exemplo: “to play” significa jogar, é usado em “I play” para dizer eu jogo.
Exemplos:
• I play – Eu jogo
• You play – Tu jogas/Vocês jogam
• We play – Nós jogamos
• They play – Eles/Elas jogam
Para se referir às ações que acontecem com frequência, como “eu sempre jogo”, pode-se dizer:
• I always play – Eu sempre jogo
• You sometimes play – Tu jogas às vezes/Vocês jogam às vezes
• We usually play – Nós usualmente jogamos
• They play often – Eles jogam com frequêncial
Na terceira pessoa do singular ‘he, she, it’ geralmente acrescenta-se ‘s’ ao final dos verbos.
• She drinks – Ela bebe
• He drinks – Ele bebe
• It drinks – Ele/ela bebe
Com os verbos terminados em ‘ss, sh, ch, x, z e o’, acrescenta-se ‘es’ para formar o Presente Simples com a terceira pessoa do singular (he, she, it):
• Wash: She washes her hair every day. (Ela lava o cabelo todos os dias.)
• Kiss: The father kisses his children when they wake up. (O pai beija seus filhos quando eles acordam.)
• Go: He goes to the park on weekends. (Ela vai ao parque nos finais de semana.)
• Do: Susan does her homework regularly. (Susan faz sua lição de casa regularmente.)
Se os verbos terminarem em ‘y’, antecedido de consoante, troca-se o ‘y’ por ‘i’ e acrescenta-se ‘es’. Essa regra vale para verbos que pertencem à terceira pessoa do singular ‘he, she, It’.
• Try: She tries to do a good work as a Vet. (Ela tenta fazer um bom trabalho como veterinária.)
• Study: He studies engineering. (Ele estuda engenharia.)
• Cry: She cries when she sees poor child in the streets. (Ela chora quando vê crianças pobres nas ruas.)
A explicação do simple present mais usados no inglês está abrangido na vídeo aula: https://youtu.be/2L3skN34EVc
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”. renecruz@prof.educacao.sp.gov.br - Whatsapp: 11976991682
Língua Portuguesa/ProfºSandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 1º Termo B
Matéria de Português
2º Bimestre.
Atividade do período 27 e 28/10 Duração de 45 minutos cada aula.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que é humanismo?
2. Quem foi Gil Vicente?
3. Como era seu teatro?
4. Cite algumas obras de Gil Vicente.
5. O que ele denunciava em suas peças?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B – Periodo 26 a 29/10
Atividades Matemática
Sequências numéricas: Faça uma pequena pesquisa sobre cálculo da soma dos termos de uma PA (Progressão Aritmética)
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário