domingo, 25 de outubro de 2020

1ºEJA do ensino médio semana de 26 a 29 de outubro de 2020

   Atividade da semana de26  a 29 de outubro 2020

                                             

                                             

                                                1ºTA/Noturno

                                           Arte/ProfºAdriana

 

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Leitura e Interpretação de Imagens: Um da família

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Leitura de imagem



 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 26/10 a 29/10

 

__

 

 

                                   Biologia/ProfºBene

 E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita     Biologia

Roteiro de Atividade de 26/10 à 29/10

Público Alvo: Ensino Médio Regular 2ºC,D e E /   EJA- 1ºTermo A, 2º Termo A, B , C e D , 3ºTermo A e B.

Autoconhecimento

Semana de autoconhecimento - Refletir é muito importante para seguir em frente. Nos dias 26 à 29 de Outubro quero que façam essa atividade com muito carinho e pensando em você.

Responda as questões pelo google forms.  Se algum aluno estiver com dificuldade  em realizar esta atividade me envie um  e-mal: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

LINK para acessar as questões:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScz6ufW3Q124rdzLqrrZcEcI3-mhMDNQk7Ea4GGvd-AgQjBBQ/viewform?usp=pp_url

 

ou

 

https://forms.gle/waQsJ1uf8YwBd1yp6

                                

                                     Filosofia/ProfºJoyce

 ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Filosofia

1 ANOS EJA -1TA Noturno

Habilidades: Conceitos e suas habilidades, Raciocinio

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

O MITO DA CAVERNA

“Imaginemos uma caverna separada do mundo externo por um alto muro, cuja entrada permite a passagem da luz exterior. Desde seu nascimento, geração após geração, seres humanos ali vivem acorrentados, sem poder mover a cabeça para a entrada, nem locomover-se, forçados a olhar apenas a parede do fundo, e sem nunca terem visto o mundo exterior nem a luz do Sol.

1) Comparado com os dias atuais, o que nos mantem na (caverna), como uma forma de ignorância, ou o que nos prende em mitos antigos? Explique com suas palavras o que nos prende?Explique!

Enviar atividade para o e-mail Joycedancy@yahoo.com.br

Estarei disponível de terças e quintas no horário das 13h as 15h

 

                                   Sociologia/ProfºJoyce

 ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA- Noturno

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Você sabe o que é Senso Comum?

Senso comum

E o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.

Atividade

Faça uma pesquisa, o que é senso comum, e senso critico, lembre-se de colocar exemplos para explicar melhor.

E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h para tirar duvidas.

 

                                         Física/ProfºIsmael

 

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior,  o Conceito Científico de Trabalho.  

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

     





   DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 26/10/2020 a 29/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, o Conceito Científico de Trabalho.  

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

 

                                      Química/ProfºIsmael

 

 

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, o Átomo.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

     





   DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 26/10/2020 a 29/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, o Átomo.                               

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA

                                       Geografia/ProfºEdivaldo

  Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B. durante a semana de 26 a 30/10/20. 4º bimestre.

 A influência da vegetação sobre o clima.

A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos: a temperatura e a umidade do ar.  

Sabemos que existe uma grande relação entre o clima e a cobertura vegetal de um determinado lugar. As dinâmicas climáticas determinam ou, pelo menos, influenciam o comportamento e os tipos de biomas que se constituem em uma dada região. No entanto, o que podemos notar é que a vegetação também exerce direta influência sobre os tipos climáticos de um dado local.

A influência da vegetação sobre o clima acontece de diferentes formas, influenciando tanto no albedo quanto na umidade e nas variações de temperatura. Isso significa dizer que alterar a cobertura vegetal de um dado local é também propiciar alterações climáticas no local da intervenção e também em outras partes do planeta.

As formações vegetais possuem a importante função de absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre. Assim, quando o grau de reflexão é maior (o que chamamos de albedo), maior tende a ser o impacto do efeito estufa, pois haverá mais radiação disseminando-se e retornando para a atmosfera. Dessa forma, áreas mais abertas, com menor presença de vegetação, tendem a absorver mais calor, provocando o aumento das temperaturas.

A presença de uma maior cobertura vegetal também influencia a quantidade de umidade presente no ar. A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. A Floresta Amazônica, por exemplo, possui essa característica. Uma árvore de 10 metros é capaz de “bombear” para o ar mais de 300 litros de água por dia. Nesse caso, evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes.

A consequência de uma maior umidade do ar é a menor amplitude térmica (a diferença entre a maior e a menor temperatura), ou seja, a ocorrência de médias de temperaturas mais constantes. Isso ocorre em razão do calor específico da água, responsável por conservar o calor por mais tempo.

Outro efeito da maior umidade presente na atmosfera em decorrência da vegetação é a maior incidência de chuvas, que acontece quando a umidade presente no ar se condensa. No caso do Brasil, a Floresta Amazônica é a responsável pelas chuvas não só em sua região, mas em várias partes do país, haja vista que, durante parte do ano, as massas de ar deslocam essa umidade para áreas do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e, às vezes, até para o Sul do país.

Compreender a influência da vegetação no clima significa entender a importância que as florestas possuem na preservação do equilíbrio ambiental. A remoção da cobertura vegetal pode provocar diretas alterações no clima, que, por sua vez, pode alterar a presença de árvores em outras localidades, em um verdadeiro efeito dominó. Portanto, é mais do que importante lutar pela conservação das áreas vegetais naturais do planeta.


 

 A influência da vegetação sobre o clima.

A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos: a temperatura e a umidade do ar.  

Sabemos que existe uma grande relação entre o clima e a cobertura vegetal de um determinado lugar. As dinâmicas climáticas determinam ou, pelo menos, influenciam o comportamento e os tipos de biomas que se constituem em uma dada região. No entanto, o que podemos notar é que a vegetação também exerce direta influência sobre os tipos climáticos de um dado local.

A influência da vegetação sobre o clima acontece de diferentes formas, influenciando tanto no albedo quanto na umidade e nas variações de temperatura. Isso significa dizer que alterar a cobertura vegetal de um dado local é também propiciar alterações climáticas no local da intervenção e também em outras partes do planeta.

As formações vegetais possuem a importante função de absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre. Assim, quando o grau de reflexão é maior (o que chamamos de albedo), maior tende a ser o impacto do efeito estufa, pois haverá mais radiação disseminando-se e retornando para a atmosfera. Dessa forma, áreas mais abertas, com menor presença de vegetação, tendem a absorver mais calor, provocando o aumento das temperaturas.

A presença de uma maior cobertura vegetal também influencia a quantidade de umidade presente no ar. A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. A Floresta Amazônica, por exemplo, possui essa característica. Uma árvore de 10 metros é capaz de “bombear” para o ar mais de 300 litros de água por dia. Nesse caso, evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes.

A consequência de uma maior umidade do ar é a menor amplitude térmica (a diferença entre a maior e a menor temperatura), ou seja, a ocorrência de médias de temperaturas mais constantes. Isso ocorre em razão do calor específico da água, responsável por conservar o calor por mais tempo.

Outro efeito da maior umidade presente na atmosfera em decorrência da vegetação é a maior incidência de chuvas, que acontece quando a umidade presente no ar se condensa. No caso do Brasil, a Floresta Amazônica é a responsável pelas chuvas não só em sua região, mas em várias partes do país, haja vista que, durante parte do ano, as massas de ar deslocam essa umidade para áreas do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e, às vezes, até para o Sul do país.

Compreender a influência da vegetação no clima significa entender a importância que as florestas possuem na preservação do equilíbrio ambiental. A remoção da cobertura vegetal pode provocar diretas alterações no clima, que, por sua vez, pode alterar a presença de árvores em outras localidades, em um verdadeiro efeito dominó. Portanto, é mais do que importante lutar pela conservação das áreas vegetais naturais do planeta.

                                       História/ProfºSergio

 Atividade de História – 1°TA – Prof.: Sérgio – semana de 26 a 29/10/2020

1) Explique o que entende por Idade Média.

2) Como se inicia a Idade Média?

3) Quais são as fases da Idade Média?

4) O que foi o feudalismo?

5) Por que ocorreu o fim da Idade Média?

Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

                                         Inglês/ProfºMªantonia

 

 Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 26 à 30 de outubro de 2020.

4o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 24 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19
nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da manchete?
2.Qual é o total de casos nos Estados Unidos?, 3. Quantos casos em 23 de outubro de 2020?, 4. Qual é a 
porcentagem de aumento nos últimos 14 dias?, 5. Qual é o total de mortes?, 6. Qual é o total de mortes em
23 de outubro de 2020? 7. Qual é a porcentagem no aumento de mortes, considerando o dia 23 de outubro de 
2020?  Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


New Reported Cases in the U.S.

        TOTAL REPORTED	      ON OCT. 23	    14-DAY CHANGE

Cases	8.5 million	         85,085                 +34%

Deaths	223,948  	            925                 +8%

                             Língua Portuguesa/ProfºClaudia

 

1º Termo A– Professoa Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail:claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Tempo para realização: 26 até 29/10.



 

Leitura, análise e compreensão do texto.

 

Casa Civil da Mulher

Subchefia para Assuntos Femininos

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER

PREÂMBULO

 

Nós, representantes das mulheres brasileiras, reunidas em Assembleia Nacional para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais das mulheres, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos a seguinte DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER

                                                                              

TÍTULO A

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

CAPÍTULO I

DOS DIREITOS INDIVIDUAIS DAS MULHERES

 

Art.1º A – Todas as mulheres são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se às brasileiras e às estrangeiras residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

A – todas as mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Declaração;

B – nenhuma mulher será obrigada a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

C – nenhuma mulher será submetida à tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

D – é livre a manifestação do pensamento feminino;

E – é assegurado o direito de resposta feminina, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

F – é inviolável a liberdade feminina de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

G – é livre a expressão da atividade feminina intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

H – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das mulheres, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

 

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

a)              Como a mulher é retratada no texto que você acabou de ler?

 

b)              A estrutura de “Declaração dos Direitos da Mulher” é própria de qual gênero textual? Qual é sua função social?

 

c) Para que a “Declaração dos Direitos da Mulher” seja aplicada a todas as pessoas, independente de gênero, que termos do texto precisariam ser substituídos? Localize-os (no próprio texto) e indique quais deveriam ser modificados.

                                     Matemática/ProfºAdilson

 Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A , B  – Periodo 26 a 29/10

Atividades Matemática

Sequências numéricas: Faça uma pequena pesquisa sobre cálculo da soma dos termos de uma PA (Progressão Aritmética)

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

                                 

-----------------------------------------------------------------------------                                              1ºTB/Noturno

 

                                                  Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Leitura e Interpretação de Imagens: Um da família

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Leitura de imagem



 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 26/10 a 29/10

 

__

 

                                   Biologia/ProfºIsmael

                                    DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

    ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 26/10/2020 a 30/10/2020.

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°Tb – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, as Cadeias Alimentares.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                                               Atividade

 Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, as Cadeias Alimentares..

 

                                       

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

                                     Filosofia/ProfºClaudio

 

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

1°TERMO B - noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 26/10/2020 a 29/10/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica do grande pensador da tradição ocidental: Santo Agostinho (354-430). Santo Agostinho representa na tradição ocidental a primeira grande síntese entre filosofia grega, em especial o platonismo, e o cristianismo. Marcou profundamente o desenvolvimento da filosofia na Idade Média e influenciou também o pensamento filosófico do início da modernidade (séc. XVII).    

Tempo para realização: Uma semana.

 

          






   Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 26/10/2020 a 29/10/2020

 

 

Filosofia da Idade Média e a ética de Santo Agostinho: A ética de santo Agostinho resulta de uma releitura das principais teorias éticas de origem grega e romana, destacando-se o estoicismo do filósofo romano Sêneca (4. a.C-65 d.C). Contudo, a finalidade de Agostinho se dá por conta dos escritos de Platão, porém, Agostinho marca seus próprios escritos baseados e discutidos à luz da doutrina cristã, que constitui o pano de fundo filosófico do seu pensamento. As principais questões éticas que santo Agostinho discute são, portanto, herdadas da tradição grega e tratadas com base nos ensinamentos do cristianismo.    

 



 

 

 

 O livro Confissões de Agostinho: Onde está o Mal?  

 

 

No capítulo 16 das Confissões esta concepção (onde está o Mal?) é explicitada, e Santo Agostinho então define o Mal não como substância, ou seja, algo real, mas como desvio ou corrupção.    

 



 

 

Trecho do livro

 

“Senti e não estranhei que o pão tão saboroso ao paladar saudável seja enjoativo ao paladar enfermo e que a luz agradável aos olhos que veem bem seja desagradável aos doentes. E a Vossa justiça é desagradável aos maus – o mesmo acontece com a víbora e os repetíeis que foram criados bons e adequados à parte inferior da Criação, a qual os seres maus também pertencem -, sendo tão mais semelhantes quanto são diferentes de Vós. Do mesmo modo, os maus são tão mais semelhantes aos seres superiores quanto mais se tornam semelhantes a Vós. Indaguei sobre a maldade e não encontrei uma substância, mas sim a perversão da vontade afastada de Vós, o Ser Supremo, tendo em direção às coisas inferiores, esplendido as suas entranhas e inchando-se todas.”     

Para Agostinho o afastamento de Deus, nosso Senhor, consiste sem dúvida no pecado, ou seja, pelos sentidos, pela inteligência ou pelo pensamento em geral, existe um Bem que provem de Deus, e, o afastamento de Deus nos leva ao pecado. Em síntese, todo bem vem de Deus, não há nada que possa ter outra origem. Para finalizar, o defeito, o pecado é voluntário e está sujeito a nossa vontade.

 

 Livro que aborda as questões discutidas nesta aula.

 

 

 

Questão reflexiva: Leia o trecho do livro caro aluno e responda qual a definição do Mal que encontramos nas Confissões de Agostinho?

 

 


Indicação de filme baseado no livre-arbítrio: o Show de Truman (1998) Peter Weir: Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e transmitidos para todo o mundo.

 

 

 

 

                                   Sociologia/ProfºEverton

 Atividade

Professor Everton – Sociologia.

2º Bimestre

1TB

Socialização e o processo de construção da identidade.

Semana 26 a 30 outubro

· Ler o texto disponível no link.

· Link: https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/sociabilidade-socializacao.htm

· Faça um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

· Entregar até 13 de novembro

                                         Física/ProfºIsmael

 

 

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior,  o Conceito Científico de Trabalho.  

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

      





  DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 26/10/2020 a 29/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, o Conceito Científico de Trabalho.  

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

                                      Química/ProfºIsmael

 

 

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, o Átomo.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 





       DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 26/10/2020 a 29/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, o Átomo.                               

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA

                                       Geografia/ProfºEdivaldo

 

  Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B. durante a semana de 26 a 30/10/20. 4º bimestre.

 A influência da vegetação sobre o clima.

A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos: a temperatura e a umidade do ar.  

Sabemos que existe uma grande relação entre o clima e a cobertura vegetal de um determinado lugar. As dinâmicas climáticas determinam ou, pelo menos, influenciam o comportamento e os tipos de biomas que se constituem em uma dada região. No entanto, o que podemos notar é que a vegetação também exerce direta influência sobre os tipos climáticos de um dado local.

A influência da vegetação sobre o clima acontece de diferentes formas, influenciando tanto no albedo quanto na umidade e nas variações de temperatura. Isso significa dizer que alterar a cobertura vegetal de um dado local é também propiciar alterações climáticas no local da intervenção e também em outras partes do planeta.

As formações vegetais possuem a importante função de absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre. Assim, quando o grau de reflexão é maior (o que chamamos de albedo), maior tende a ser o impacto do efeito estufa, pois haverá mais radiação disseminando-se e retornando para a atmosfera. Dessa forma, áreas mais abertas, com menor presença de vegetação, tendem a absorver mais calor, provocando o aumento das temperaturas.

A presença de uma maior cobertura vegetal também influencia a quantidade de umidade presente no ar. A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. A Floresta Amazônica, por exemplo, possui essa característica. Uma árvore de 10 metros é capaz de “bombear” para o ar mais de 300 litros de água por dia. Nesse caso, evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes.

A consequência de uma maior umidade do ar é a menor amplitude térmica (a diferença entre a maior e a menor temperatura), ou seja, a ocorrência de médias de temperaturas mais constantes. Isso ocorre em razão do calor específico da água, responsável por conservar o calor por mais tempo.

Outro efeito da maior umidade presente na atmosfera em decorrência da vegetação é a maior incidência de chuvas, que acontece quando a umidade presente no ar se condensa. No caso do Brasil, a Floresta Amazônica é a responsável pelas chuvas não só em sua região, mas em várias partes do país, haja vista que, durante parte do ano, as massas de ar deslocam essa umidade para áreas do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e, às vezes, até para o Sul do país.

Compreender a influência da vegetação no clima significa entender a importância que as florestas possuem na preservação do equilíbrio ambiental. A remoção da cobertura vegetal pode provocar diretas alterações no clima, que, por sua vez, pode alterar a presença de árvores em outras localidades, em um verdadeiro efeito dominó. Portanto, é mais do que importante lutar pela conservação das áreas vegetais naturais do planeta.


 

 A influência da vegetação sobre o clima.

A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos: a temperatura e a umidade do ar.  

Sabemos que existe uma grande relação entre o clima e a cobertura vegetal de um determinado lugar. As dinâmicas climáticas determinam ou, pelo menos, influenciam o comportamento e os tipos de biomas que se constituem em uma dada região. No entanto, o que podemos notar é que a vegetação também exerce direta influência sobre os tipos climáticos de um dado local.

A influência da vegetação sobre o clima acontece de diferentes formas, influenciando tanto no albedo quanto na umidade e nas variações de temperatura. Isso significa dizer que alterar a cobertura vegetal de um dado local é também propiciar alterações climáticas no local da intervenção e também em outras partes do planeta.

As formações vegetais possuem a importante função de absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre. Assim, quando o grau de reflexão é maior (o que chamamos de albedo), maior tende a ser o impacto do efeito estufa, pois haverá mais radiação disseminando-se e retornando para a atmosfera. Dessa forma, áreas mais abertas, com menor presença de vegetação, tendem a absorver mais calor, provocando o aumento das temperaturas.

A presença de uma maior cobertura vegetal também influencia a quantidade de umidade presente no ar. A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. A Floresta Amazônica, por exemplo, possui essa característica. Uma árvore de 10 metros é capaz de “bombear” para o ar mais de 300 litros de água por dia. Nesse caso, evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes.

A consequência de uma maior umidade do ar é a menor amplitude térmica (a diferença entre a maior e a menor temperatura), ou seja, a ocorrência de médias de temperaturas mais constantes. Isso ocorre em razão do calor específico da água, responsável por conservar o calor por mais tempo.

Outro efeito da maior umidade presente na atmosfera em decorrência da vegetação é a maior incidência de chuvas, que acontece quando a umidade presente no ar se condensa. No caso do Brasil, a Floresta Amazônica é a responsável pelas chuvas não só em sua região, mas em várias partes do país, haja vista que, durante parte do ano, as massas de ar deslocam essa umidade para áreas do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e, às vezes, até para o Sul do país.

Compreender a influência da vegetação no clima significa entender a importância que as florestas possuem na preservação do equilíbrio ambiental. A remoção da cobertura vegetal pode provocar diretas alterações no clima, que, por sua vez, pode alterar a presença de árvores em outras localidades, em um verdadeiro efeito dominó. Portanto, é mais do que importante lutar pela conservação das áreas vegetais naturais do planeta.

                                       História/ProfºAlason

 MOMENTO DE APRENDER

História

Nome do Professor: Alason Santos Silva

Disciplina: História

Turma envolvida: 1ºTB

Atividade e Conteúdo

Título: Civilização Grega

Objetivo:

Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber

Explicação do Professor:

A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo

Atividade do Aluno (Tarefa):

Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:

Quais foram às principais cidades gregas no período clássico?

Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola

prof2012alason@gmail.com

Materiais para Realização da Tarefa:

Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.

Quantidade de Aulas: 2

Período da realização da atividade: 26/10/2020 a 29/10/2020

                                         Inglês/ProfºRene

 E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 26/10/2020 A 29/10/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA

2ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

1º TB - EJA - NOTURNO

Simple Present

Primeiro tempo verbal em inglês

O Simple Present (presente simples) é um dos tempos verbais em inglês utilizado para indicar ações habituais que ocorrem no presente, fatos gerais, ações repetidas ou situações, emoções e desejos permanentes. Também é usado para expressar uma verdade universal, sentimentos, opiniões e preferências.

Diferente do português, no inglês, quando se fala do presente simples, não se modifica o verbo para os sujeitos ‘i (eu), you (você), we (nós) e they (eles)’. Na terceira pessoa do singular ‘he (ele), she (ela) it(objetos/animais) os verbos sofrem alteração, principalmente nas frases afirmativas. Nas frases negativas e interrogativas elas terão o auxílio de verbos auxiliares, o que mantém o verbo principal no infinitivo.

As frases com simple present na maioria das vezes acompanham expressões de tempo (advérbios). As mais usuais são: daily (diariamente), now (agora), every day (todos os dias), always (sempre), never (nunca), today (hoje), often (frequentemente), sometimes (às vezes), etc.

Regras do Simple Present

Para compreender a utilização do simple present é preciso utilizar os verbos no infinitivo. Por exemplo: “to play” significa jogar, é usado em “I play” para dizer eu jogo.

Exemplos:

• I play – Eu jogo

• You play – Tu jogas/Vocês jogam

• We play – Nós jogamos

• They play – Eles/Elas jogam

Para se referir às ações que acontecem com frequência, como “eu sempre jogo”, pode-se dizer:

• I always play – Eu sempre jogo

• You sometimes play – Tu jogas às vezes/Vocês jogam às vezes

• We usually play – Nós usualmente jogamos

• They play often – Eles jogam com frequêncial

Na terceira pessoa do singular ‘he, she, it’ geralmente acrescenta-se ‘s’ ao final dos verbos.

• She drinks – Ela bebe

• He drinks – Ele bebe

• It drinks – Ele/ela bebe

Com os verbos terminados em ‘ss, sh, ch, x, z e o’, acrescenta-se ‘es’ para formar o Presente Simples com a terceira pessoa do singular (he, she, it):

• Wash: She washes her hair every day. (Ela lava o cabelo todos os dias.)

• Kiss: The father kisses his children when they wake up. (O pai beija seus filhos quando eles acordam.)

• Go: He goes to the park on weekends. (Ela vai ao parque nos finais de semana.)

• Do: Susan does her homework regularly. (Susan faz sua lição de casa regularmente.)

Se os verbos terminarem em ‘y’, antecedido de consoante, troca-se o ‘y’ por ‘i’ e acrescenta-se ‘es’. Essa regra vale para verbos que pertencem à terceira pessoa do singular ‘he, she, It’.

• Try: She tries to do a good work as a Vet. (Ela tenta fazer um bom trabalho como veterinária.)

• Study: He studies engineering. (Ele estuda engenharia.)

• Cry: She cries when she sees poor child in the streets. (Ela chora quando vê crianças pobres nas ruas.)

A explicação do simple present mais usados no inglês está abrangido na vídeo aula: https://youtu.be/2L3skN34EVc

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”. renecruz@prof.educacao.sp.gov.br - Whatsapp: 11976991682

                             Língua Portuguesa/ProfºSandra

 E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 1º Termo B

Matéria de Português

2º Bimestre.

Atividade do período 27 e 28/10 Duração de 45 minutos cada aula.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que é humanismo?

2. Quem foi Gil Vicente?

3. Como era seu teatro?

4. Cite algumas obras de Gil Vicente.

5. O que ele denunciava em suas peças?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

                                     Matemática/ProfºAdilson

 Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A , B  – Periodo 26 a 29/10

Atividades Matemática

Sequências numéricas: Faça uma pequena pesquisa sobre cálculo da soma dos termos de uma PA (Progressão Aritmética)

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário