Atividade da semana de 19 a 23 de outubro 2020
1º TA /Noturno
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: A Música toca em nossa vida. |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Analisar, de
maneira cada vez mais aprofundada, o funcionamento das linguagens, para
interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas
linguagens. |
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
O texto que você vai ler a seguir é a
letra de uma música. Este texto fala à respeito do que uma pessoa que ama
seria capaz de fazer pela pessoa amada para conquista-la. Vamos ver? Por Você
Por você Eu dançaria tango no teto Eu limparia Os trilhos do metrô Eu iria a pé Do Rio a Salvador
Eu aceitaria A vida como ela é Viajaria a prazo Pro inferno Eu tomaria banho gelado No inverno
Por você Eu deixaria de beber Por você Eu ficaria rico num mês Eu dormiria de meia Prá virar burguês
Eu mudaria Até o meu nome Eu viveria Em greve de fome Desejaria todo o dia A mesma mulher
Por você! Por você!...[...] Barão Vermelho Composição: Roberto Frejat / Guto Goffi
/ Mauro Santa Cecília Disponível em: http://letras.mus.br/barao-vermelho/44432/
Compreendendo e Interpretando o texto 1-O que o autor pretende ao utilizar a
repetição da frase “ Por você”? 2-Cite quatro coisas que o autor diz que
faria pela pessoa amada: 3-De todas as coisas que ele faria o que
você considera ser a mais difícil? Por quê? 4-Você acha que para conquistar alguém
que se ama, realmente é necessário fazer coisas absurdas? Por quê? 5-Produza um texto onde, a mulher amada,
após ler o texto, responde para o autor, aceitando ou não as propostas por
ele feitas...e suas condições:
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RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 19/10 a 23/10
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Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah Maluf
Professora Benedita.
Disciplina: Biologia.
E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
Roteiros para os Alunos Ensino Médio e
EJA
4ºBimestre
1ºTermo A Roteiro de Estudo –
Semana de 19/10 à 23/10
https://drive.google.com/file/d/1OKOrhvGOAKzYBCza_FS_NpG9t4KZ9vyk/view?usp=sharing
Filosofia/ProfºJoyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Filosofia
1 ANOS
EJA -1TA Noturno
Habilidades: Conceitos e suas habilidades, Raciocinio
Atividade:
Perguntas
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
O MITO DA CAVERNA
“Imaginemos uma caverna separada do mundo externo por um alto muro, cuja
entrada permite a passagem da luz exterior. Desde seu nascimento, geração após
geração, seres humanos ali vivem acorrentados, sem poder mover a cabeça para a
entrada, nem locomover-se, forçados a olhar apenas a parede do fundo, e sem
nunca terem visto o mundo exterior nem a luz do Sol.
Acima do muro, uma réstia de luz exterior ilumina o espaço habitado
pelos prisioneiros, fazendo com que as coisas que se passam no mundo exterior
sejam projetadas como sombras nas paredes do fundo da caverna.
Por trás do muro, pessoas passam conversando e carregando nos ombros
figuras de homens, mulheres, animais cujas sombras são projetadas na parede da
caverna.
Os prisioneiros julgam que essas sombras são as próprias coisas
externas, e que os artefatos projetados são os seres vivos que se movem e
falam.
Um dos prisioneiros, tomado pela curiosidade, decide fugir da caverna.
Fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões e escala o muro. Sai da
caverna, e no primeiro instante fica totalmente cego pela luminosidade do Sol,
com a qual seus olhos não estão acostumados; pouco a pouco, habitua-se à luz e
começa a ver o mundo.
Encanta-se, deslumbra-se, tem a felicidade de, finalmente, ver
as próprias coisas, descobrindo que, em sua prisão, vira apenas sombras.
De volta à caverna, para contar o que viu e libertar os demais,
também não saberá mover-se nem falar de modo compreensível para os outros, que
não acreditarão nele e, correrá o risco de ser morto pelos que jamais
abandonaram a caverna”
O texto acima faz menção à uma das mais importantes
alegorias do filósofo PLATÃO: “O
Mito da Caverna”.
Reflita sobre a temática e explique:
A) O que
representa a Caverna?
B) Quem
seriam os Prisioneiros?
C) Qual o
objetivo de Platão com o Mito da Caverna?
D) O que
representaria o mundo fora da Caverna?
Enviar atividade para o e-mail
Estarei
disponível de terças e quintas no
horário das 13h as 15h
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS EJA /1TA- Noturno
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
Atividade: O poder da Observação
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão - Opionião
Esta atividade E somente para os alunos, que não fizeram nenhuma atividade neste bimestre.
Como pensar diferentes realidades
O imediatismo do Olhar
Distinguir o conhecimento do Senso Comum do conhecimento Científico, não é uma tarefa fácil, mas inicialmente para facilitar este entendimento iniciaremos com as definições de ambos:
Senso Comum: significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de suas experiências, vivências e observação do mundo.
Conhecimento Científico: é o conhecimento racional, sistematizado, exato e verificável da realidade;
O olhar do senso comum em contraposição do olhar científico O olhar humano está cheio de pré-noções sobre a realidade, o que nos achamos e etc, o que nos ajudam a compreender melhor nossa realidade (senso comum). O conhecimento do senso comum é uma forma válida de pensamento, mas não é o único possível. O conhecimento científico muitas as vezes parte do senso comum para olhar a realidade, mas ele sempre precisa ir além do senso comum, a ciência se constrói a partir de um cuidado metodológico ao olhar a realidade que procura se afastar dos juízos de valor típico do senso comum. Para lançar um olhar sociológico para a realidade é necessário afastar-se dessa forma comum de observar a realidade, deixando de lado questões como: "porque vi", "eu acho", "todos dizem" e etc. Tal maneira de observamos a realidade podem nos acarretar alguns problemas. Segundo (DEMO, 1987)
· Imediatista: se caracteriza por ser extremamente simplista, não é fruto de uma reflexão mais cuidadosa. Não se preocupa em definir nada muito bem.
· Superficial: esta relacionada com o fato de que ele se conforma com a aparência. expressa-se por frases como: "PORQUE VI", "PORQUE SENTI", "PORQUE DISSERAM", "PORQUE TODO MUNDO DIZ" segundo (ANDER-EGG apud MARCONI e LAKATOS, 2003, p. 77).
· Acrítico: não estabelece uma visão aprofundada do que se vê, não questiona o que é dito.
· Cheio de sentimento: é excessivamente marcada pelas nossas emoções, tiram a objetividade da pessoa, não estão baseadas na razão.
· Cheio de preconceitos: é o conceituar antecipadamente, é a atitude de achar que já se sabe, sem conhecer algo de verdade, repletas de juízo de valor.
Importante Ressaltar !!! Todas as formas de observação acima citada estão intimamente relacionadas pois uma alimenta a outra, se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as pré-noções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum. Esta postura é conhecida como o Olhar do Estranhamento.
Faça uma Redação de no mínimo 20 linhas, referente ao assunto, e a esta imagem, e diga o que você vê ?!
A realidade é relativa, depende do observador e do contexto ...
A REALIDADE É RELATIVA. DEPENDE DO OBSERVADOR E DO SEU CONTEXTO
E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
Para tirar duvidas estarei de tercas feiras e quinta feira das 13h as 15h para tirar duvidas.
Física/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
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1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Física.
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
pesquisa de 25 linhas sobre, o Conceito Científico de Trabalho. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020.
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, o
Conceito Científico de Trabalho.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Química/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
pesquisa de 25 linhas sobre, o Átomo. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020.
Atividade
Realize uma Pesquisa de 25 linhas sobre, o
Átomo.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B. durante a semana de 19 a 23/10/20. 4º bimestre.
Principais Biomas do Mundo
Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta
Tropical, Savanas, Campos e Deserto.
O que é bioma?
O bioma, de acordo com o IBGE, pode ser definido como o conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais (clima, relevo, características geológicas) parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.
É comum vermos em livros e materiais didáticos a adoção do conceito de bioma como sendo sinônimo de ecossistema. Contudo, diferentemente do ecossistema, que leva em consideração as interações entre os seus elementos, a classificação de bioma engloba essencialmente as características da vegetação, da fauna e do ambiente em que estão inseridas.
Como a classificação em bioma leva em consideração as características das formas de vida e do ambiente, um bioma, na maioria das vezes, ocupa grandes extensões do espaço geográfico e inclui diversos ecossistemas. Um exemplo disso é a Mata Atlântica, a floresta tropical do Brasil, que ocupa uma grande extensão de terra na faixa litorânea do país, indo do Piauí ao Rio grande do Sul, e agrega vários ecossistemas, como a Mata de Araucária, os campos de altitude, as restingas e os manguezais.
Atualmente existem diferentes classificações de biomas. A maioria delas classifica-os em: Biomas aquáticos e Biomas Terrestres. Os biomas aquáticos são formados pelos diversos ecossistemas localizados nos rios, mares e oceanos e subdividem-se em: bioma marinho, formado pelos ecossistemas adaptados à água salgada, e o bioma de água doce, constituído pelos ecossistemas localizados nas bacias hidrográficas no interior do continente, em rios e lagos. Já os Biomas Terrestres correspondem originalmente a cerca de 30% da biosfera e são classificados de acordo com as características do ambiente (clima, relevo, tipos de solo), da fauna e, principalmente, do tipo de vegetação.
Os principais tipos de biomas encontrados no planeta são:
· Tundra: Localiza-se no extremo norte e sul da Terra, sendo muito encontrada no norte do Canadá, da Europa e da Ásia e nas partes descongeladas da Antártica. Por estar localizada nas zonas polares, apresenta as temperaturas mais baixas do planeta, pouca pluviosidade e dias e noites com longa duração, dependendo da estação estudada (no inverno, as noites são mais longas; e no verão, o dia possui uma maior duração). Como na maior parte do tempo o solo é recoberto por gelo, a vegetação é escassa, composta principalmente por musgos e líquens, que brotam no verão e praticamente desaparecem no inverno. A fauna é composta por animais adaptados ao frio, como os ursos-polares (no Ártico), pinguins (na Antártica) ou animais que migram para essa região atraídos por sua escassa vegetação no verão.
· Taiga: Localiza-se em latitudes elevadas, ao sul das áreas de Tundra, e ocorre na maior parte do território canadense, no norte da Europa e da Rússia. A vegetação é pouco diversificada, sendo composta principalmente por coníferas, que possuem folhas em forma de agulhas (aciculares) recobertas por uma cera que conserva a umidade e o calor, evitando, assim, o seu congelamento no inverno. A fauna é composta por diversas espécies de insetos, aves, renas, alces, veados, ursos, raposas e morcegos.
· Floresta Temperada: Origina-se nas zonas temperadas, principalmente nos países da América do Norte, Europa e em alguns países da Ásia. Em virtude da existência das quatro estações do ano bastante definidas, a vegetação é abundante e diversificada, possuindo espécies de diversos tamanhos, cascas grossas e folhas largas que caem durante o outono e brotam na primavera. A fauna é muito diversificada, com a presença de grandes mamíferos: como ursos e leões da montanha e animais herbívoros, como cervos, coelhos, camundongos, toupeiras, insetos, caramujos e outros.
· Floresta Equatorial: Localizada em zonas tropicais bem próximas à linha do equador, com clima muito úmido e quente e pouca amplitude térmica. A vegetação é densa (apresenta árvores de grande, médio e pequeno porte), latifoliada (com folhas largas e grandes), perene (as folhas não caem no outono) e, em muitos casos, adaptada à umidade (hidrófila). Apresenta uma das maiores biodiversidades de animais, plantas e insetos do mundo.
· Floresta Tropical: Localizada em áreas de clima tropical, principalmente próximas do litoral, possui características semelhantes às da floresta equatorial. Recebe muita umidade e possui uma vegetação densa, com vários extratos (tamanhos diferentes) e muita biodiversidade. O exemplo de floresta tropical brasileira é a Mata Atlântica, que já foi praticamente toda devastada pela atividade humana.
· Savanas: Localizam-se entre as áreas de florestas tropicais e regiões de climas áridos ou semiáridos, nas zonas tropicais, havendo predominância de uma estação úmida (verão) e outra seca (inverno). Em razão da alternância entre estações secas e úmidas, a vegetação nas savanas é constituída, principalmente, por arbustos e árvores de médio e pequeno porte com raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos. A fauna das savanas é muito diversificada, com a presença de diversas espécies de grandes mamíferos, herbívoros, insetos e aves.
· Campos: Muito comuns em área de clima subtropical e de relevos em que predominam as planícies. São muito encontrados nos Estados Unidos, no sul do Brasil e em algumas regiões da Ásia. Em virtude da irregularidade das chuvas, esse bioma possui poucas, ou nenhuma, espécies herbáceas e arbóreas, sendo constituído principalmente por gramíneas e outras plantas que se adaptam a esse tipo de clima. A fauna dessa região não é tão diversificada. Nos campos norte-americanos, encontram-se espécies de antílopes, bisões, roedores, muitos insetos, gaviões e corujas. No Brasil, os pampas abrigam vários animais, como as garças, marrecos, veados, lontras e capivaras.
· Desertos: Localizam-se em áreas de clima árido ou desértico, com pouca umidade e chuvas irregulares, solos arenosos e uma escassa vegetação, que está adaptada à baixa umidade (xerófilas). A fauna dessa região também está adaptada à pouca umidade, com predomínio de espécies de répteis (lagartos, cobras etc.), insetos, camelos (presentes na Ásia, África e Oceania) e outros. Os principais desertos do mundo são: o deserto do Saara, o deserto do Kalahari, o deserto de Gobi e o grande deserto australiano.
Com a alteração provocada pelo desenvolvimento das atividades humanas, a maioria dos biomas do planeta Terra encontra-se ameaçado de extinção. A destruição parcial dos biomas pode comprometer o equilíbrio ecológico dos ecossistemas que os compõem, provocando a destruição de habitat e a extinção de animais e plantas. Assim, é essencial que o ser humano procure promover um desenvolvimento sustentável de suas atividades para não comprometer a existência das várias espécies de plantas e animais que habitam os diversos biomas mundiais e que são essenciais para o desenvolvimento da vida humana no planeta.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicados as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B.
Durante a semana de 19 a 23 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão: Considerando as características das formações vegetais e as transformações impostas pelo homem, correlacione corretamente as formações vegetais indicadas na coluna da esquerda com as características descritas na coluna da direita.
(I) Floresta temperada
(II) Floresta estacional e savanas
(III) Vegetação mediterrânea
(IV) Florestas pluviais equatoriais tropicais | (__) Formações vegetais em regiões de clima com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. As maiores ocorrências estão no sul da Europa, onde foi muito desmatada para o cultivo de oliveiras e videiras. (__) Formações hidrófilas e latifoliadas, extremamente heterogêneas, localizadas nas baixas latitudes, em domínios quentes e úmidos. Nas últimas décadas, o desmatamento provocou grande redução das áreas florestadas. (__) Formações florestais caducifólias, encontradas em latitudes intermediárias, com precipitação abundante e regularmente distribuída. Devido a práticas agrícolas intensivas e à intensa urbanização, restam poucas áreas representativas. (__) Formações vegetais adaptadas à alternância de verões chuvosos e invernos secos. Vegetação complexa com estratos arbóreo, arbustivo e herbáceo. Amplamente utilizada para agricultura e pecuária. |
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta, decorrente do preenchimento da coluna da direita.
a) ( ) III, I, II e IV
b) ( ) I, II, III e IV
c) ( ) III, IV, I e II
d) ( )IV, I, II e III
e) ( ) I, IV, III e II
2ª questão: Os principais biomas mundiais são:
a) ( ) Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Desertos e Campos.
b) ( ) Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical, Floresta Tropical, Mangues, Floresta Mediterrânea, Monções Asiáticas, Desertos.
c) ( ) Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo, Floresta Tropical, Campo Sujo, Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.
d) ( ) Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.
História/ProfºSergio
Conteúdo de
História - 1º TA – Prof.: Sérgio - semana de 19 a 23/10/2020 - 4º bimestre
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno.
A Idade Média é o nome do período da
história localizado entre os anos 476 e 1453. A nomeação “Idade Média” é
utilizada pelos historiadores dentro de uma periodização que engloba quatro
idades: Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Quando nos
referimos à Idade Média, geralmente referimo-nos a assuntos relacionados,
direta ou indiretamente, com a Europa.
A Idade Média iniciou-se com a desagregação do
Império Romano do Ocidente, no século V. Isso deu início a um processo de mescla da
cultura latina, oriunda dos romanos, e da cultura germânica, oriunda dos
povos que invadiram e instalaram-se nas terras que pertenciam a Roma, na Europa
Ocidental.
Desse
período destacam-se o processo de ruralização que a Europa viveu entre os
séculos V e X; o fortalecimento da Igreja Católica; a estruturação do sistema
feudal, não apenas economicamente, mas também política e socialmente. A partir
do século XI, o renascimento urbano e comercial abre caminho para a crise do
século XIV, que determina o fim da Idade Média.
Quando começou e quando terminou
a Idade Média?
Como mencionado, a Idade Média é assim
chamada dentro de uma periodização, estipulada pelos historiadores, que a
determina entre os anos de 476 e 1453. O que estipula o início da Idade Média é
a destituição de Rômulo Augusto do trono romano, em 476, e o que estipula seu
fim é a conquista de
Constantinopla pelos otomanos, em 1453.
A
Idade Média é dividida pelos historiadores em duas grandes fases, que são:
·
Alta Idade Média: século V ao século X;
·
Baixa Idade Média: século XI ao século XV.
Durante a Alta Idade
Média, a Europa passava pelas transformações derivadas da desagregação do
Império Romano e o feudalismo estava em
formação. A Baixa Idade
Média foi o período auge do feudalismo e no qual a Europa começou a sofrer
transformações oriundas do renascimento urbano e comercial.
Por que
o nome “Idade Média”?
A
Idade Média durou de 476 a 1453, e seu nome foi resultado de uma visão negativa
que os renascentistas tinham do período.
O nome Idade Média, usado para referir-se a
esse período entre 476 e 1453, foi uma invenção dos renascentistas. Uma das
primeiras menções a essa época como “tempo médio”, segundo o historiador
Hilário Franco Júnior, remonta ao bispo italiano Giovanni Andrea|1|. Essa ideia
popularizou-se no século XVI, durante o renascimento.
O sentido por trás dessa nomenclatura era
pejorativo, uma vez que, na visão dos renascentistas, a Idade Média teria sido
um tempo marcado pela interrupção da tradição clássica, isto é, greco-romana.
Nessa perspectiva, tal tradição estava sendo retomada na época deles,
inclusive, por isso, eles chamaram seu próprio período de “renascimento”.
Eles acreditavam estar vivendo um momento de
renascimento intelectual, científico e artístico. Isso nos leva a concluir que,
na ótica renascentista, a Idade Média era um período ruim, de atraso e de
interrupção no progresso humano. Outros grupos, conforme seus interesses,
teciam suas críticas a essa Idade, sempre a taxando como “ignorante”.
Essa
visão negativa fez com que muitos a chamassem de “Idade das Trevas”, um termo
negativo e rechaçado pelos historiadores. A primeira menção à Idade Média dessa
maneira remonta a Francesco Petrarca, que, no século XVI, já a chamava de “tenebrae”.
Feudalismo
O feudalismo é o termo que usamos para toda organização
social, política, cultural, ideológica e econômica que existiu na Europa
durante a Idade Média. Esse conceito explica a estruturação da sociedade da
Europa Ocidental, e a organização que ele representa existiu, na sua forma
clássica, entre os séculos XI e XIII, aproximadamente.
Do século V ao século X, o feudalismo estava
em processo de estruturação, uma vez que as relações políticas características
da vassalagem estavam em formação, o poder da Igreja Católica estabelecia-se
aos poucos, e a ruralização e feudalização da Europa desenvolviam-se.
Do século XI ao século XIII, o feudalismo
estava no seu auge, sobretudo nas regiões que hoje correspondem à Alemanha, à
França, e ao norte da Itália e da Inglaterra. A partir do século XIV, o sistema
feudal entra em decadência, uma vez que a Europa se urbanizava e o comércio
ganhava importância.
No feudalismo, os castelos eram um
importante centro de poder, pois neles viviam os senhores feudais.
No aspecto econômico, podemos dizer que o
feudalismo era um sistema baseado na produção agrícola e na exploração servil
dos camponeses. Com o fim do Império Romano, a Europa Ocidental ruralizou-se e
as pessoas empobrecidas passaram a estabelecer-se nas cercanias de grandes
propriedades rurais, à procura de comida e proteção. Dessa situação criou-se a
relação de dependência entre o senhor feudal e o camponês.
O senhor feudal, dono das terras, permitia
que o camponês ficasse nelas, desde que este cultivasse-as e entregasse parte
do que tinha sido produzido àquele. O camponês era sujeito a uma série de
tributos a serem pagos aos senhores feudais, tais como a corveia, a talha e a
banalidade. O senhor feudal, por sua vez, tinha como obrigação proteger aqueles
instalados em sua propriedade.
No
âmbito religioso, a Igreja Católica era dona de grande
influência, uma vez que seu poder chegava a atingir decisões do poder secular. A
Igreja também elaborava a construção ideológica que justificava as
desigualdades do mundo feudal. Na visão estipulada por ela, e abraçada pela
nobreza, os servos cumpriam seu papel por uma designação divina.
A relação de suserania e vassalagem existente
entre reis e nobres medievais era uma das principais formas de organização
política na Idade Média.
A
sociedade feudal era estamental, isto é, dividida em classes com funções muito
bem definidas, e na qual a ascensão social era bastante difícil. Nela existiam
três grandes classes sociais:
·
Nobreza (bellatores): classe privilegiada,
detentora de terras, que tinha como função, dentro da ideologia medieval,
proteger a sociedade;
·
Clero (oratores): membros da Igreja Católica que
cumpriam funções religiosas. Também era uma classe privilegiada, uma vez que a Igreja
detinha riqueza, poder e terras;
·
Camponeses (laboratores): grupo empobrecido que
sustentava a sociedade feudal por meio de seu trabalho e dos altos impostos que
pagava.
No aspecto político, a vassalagem era uma das
grandes manifestações do feudalismo. Essa estrutura surgiu por volta do século
VIII e estabelecia as relações de poder entre rei e nobres de cada reino.
Por
meio da vassalagem, o rei (suserano) e os nobres (vassalos) realizam um acordo
estabelecendo laços de fidelidade entre si. Os vassalos recebiam um feudo
(terra) e tinham como obrigação auxiliar o seu suserano na execução da justiça,
na administração do reino e na guerra, se necessário.
Principais acontecimentos
A Idade Média foi muito longa e, logicamente,
impactada por diferentes acontecimentos importantes para a história humana. A
Idade Média, em si, é fruto do fim do Império Romano do Ocidente, após o qual
uma série de reinos germânicos estabeleceu-se na Europa Ocidental.
O caso mais simbólico foi o dos francos, povo
germânico que se estabeleceu na Gália e formou um reino governado, primeiro,
pelos merovíngios e, depois, pelos carolíngios. Estes foram a primeira grande
dinastia a governar um reino na Europa, e, por meio de Carlos Magno, seu
principal rei, formaram um império com um território bastante vasto.
O
surgimento do islamismo no século VII
marcou um rompimento do Ocidente com o Oriente, sobretudo quando os muçulmanos
conquistaram a Península Ibérica. O avanço muçulmano na Europa só foi
interrompido por Carlos Martel, em 732. Séculos depois, a Igreja Católica
encontrou na guerra contra os muçulmanos uma forma de estender sua riqueza até
o Oriente.
A Inquisição foi um dos eventos mais
importantes da Idade Média. Nela, todos aqueles que não seguiam a doutrina da
Igreja eram perseguidos e mortos.
As Cruzadas ocorreram do
século XI ao século XII e mobilizaram tropas cristãs contra os muçulmanos, na
Palestina e no norte da África. Ao todo foram nove cruzadas, sendo a primeira delas
convocada pelo Papa Urbano II, em 1095. A nona Cruzada foi encerrada em 1272, e
o objetivo inicial dos cristãos (conquistar Jerusalém) não foi alcançado.
Outros destaques que podem ser feitos sobre a Idade Média são o Império
Bizantino e o estabelecimento da Inquisição. Assuntos
também relevantes são a cultura e a ciência medievais, geralmente pouco
estudadas.
Fim da Idade Média
O fim da Idade Média tem relação com o
renascimento urbano e comercial que a Europa experimentou a partir do século
XI. Novas técnicas agrícolas permitiram o aumento da produção de víveres,
gerando um excedente que pôde ser comercializado. O aumento na produção de
alimentos garantiu um aumento populacional, mas também do comércio e,
consequentemente, da circulação de moeda.
Com o
aumento populacional, o número de pessoas mudando-se para as cidades aumentou e
a quantidade de comerciantes ao redor delas também. O século XIII intensifica
esse processo de êxodo rural, pois as
produções agrícolas ruins fizeram com que muitos buscassem sobreviver nas
cidades.
A Peste
Negra causou a morte de cerca de 1/3 da população europeia ao longo do século
XIV.
O século XIV é quando os historiadores
estipulam a fronteira final da Idade Média. Trata-se de um século de crise,
caracterizado por guerras que causaram destruição e geraram mais fome, e isso
resultou na Peste. O século XIV é marcado pela famosa Peste Negra — surto de
peste bubônica responsável pela morte de 1/3 da população europeia ao longo
desse período.
A fome gerou grandes revoltas de
camponeses, sobretudo a partir do século XIII, e o crescimento urbano colocou fim
no isolamento feudal. Revoltas também aconteceram nas grandes cidades, principalmente
pela falta de empregos. Novas estruturas de poder começaram a surgir, a
organização política dos reinos modificou-se e, assim, surgiram os Estados
nacionais.
O
enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do comércio resultaram no mercantilismo. Quando
Constantinopla cai e o comércio com o Oriente fecha-se, a Europa volta-se para
o Oeste. A exploração do
Oceano Atlântico abriu novas fronteiras e consolidou o fim da Idade
Média.
Tirar foto e enviar para o
e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 19 à 23 de outubro de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Período: Noturno Tema:Anglofonia Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal "The New York Times" em 16 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19 nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno quais são os estados americanos que estão de fato vivendo essa situação. Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Covid in the U.S.: Latest Map and Case Count By The New York Times - Updated October 16, 2020, 12:11 A.M. E.T. Where new cases are higher and staying high North Dakota South Dakota Montana Wisconsin Guam Nebraska Utah Idaho Iowa Wyoming Missouri Arkansas Oklahoma Tennessee Kansas Alaska Mississippi Indiana Illinois Minnesota Kentucky New Mexico Alabama Nevada Rhode Island North Carolina South Carolina Texas Colorado
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
E.E. Salim Farah Maluf. |
1º
TERMO A –
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br 19/10 até 23/10
Meu whatsapp 991547020 |
ATENÇÃO
1ºTa:
POUCOS
ALUNOS PARTICIPANDO DAS AULAS.
Verbos no imperativo
O imperativo é
um dos modos verbais, juntamente com o modo indicativo e o modo subjuntivo.
No
modo imperativo a pessoa falante
leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele
faça.
Assim,
a ação transmitida por um verbo no
imperativo é um pedido, convite,
exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.
O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo.
EXEMPLOS:
Frases com verbos
no imperativo afirmativo.
Façam silêncio, por favor!
Saia daqui imediatamente!
Pede o
teu cartão de visitante ao porteiro.
Frases com verbos
no imperativo negativo
Não venha agora, por
favor.
Não coma tão depressa!
Não esperem por
mim.
Exercícios
1-
Observe a receita abaixo:
Pavê
de morango
Ingredientes: 4 potes de queijo cremoso sabor
morango
½ xícara (chá) de leite
½ colher (sopa) de açúcar
1 pacote de biscoitos de
maisena
1 caixa de morangos lavados e
picados (400 g)
Modo de fazer: Retire o queijo cremoso dos potinhos e coloque em uma tigela. Guarde à parte. Em um prato fundo, misture o leite e o açúcar.
Molhe
rapidamente os biscoitos de maisena nessa mistura.
Forre o
fundo de uma travessa pequena com uma camada de biscoitos. Depois coloque uma camada de queijo cremoso
sabor morango e espalhe parte dos
morangos.
Repita essa
operação mais duas vezes, finalizando com os morangos. Leve à geladeira e sirva
gelado. Rendimento: receita para 6 pessoas.
Fonte:
Receita adaptada de www.nestlé.com. br/cozinha.asp?pag=rec_livro.asp 18.
O texto tem por finalidade:
a) Enumerar.
b) Relatar.
c) Discutir.
d) Instruir.
2-
Considerando as oraçãos “coloque uma
camada de queijo cremoso sabor morango e espalhe
parte dos morangos”, é correto
afirmar que as formas verbais em negrito estão conjugadas, respectivamente, no:
a) presente do modo indicativo.
b) imperativo afirmativo.
c) futuro do presente do modo
indicativo.
d) pretérito perfeito do modo
indicativo.
e) pretérito imperfeito do modo indicativo.
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B – Período 19 a 23/10
Atividades Matemática
Sequências numéricas: Faça uma pequena pesquisa sobre cálculo do termo de uma PA (Progressão Aritmética)
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
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1ºTB /Noturno
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: A Música toca em nossa vida. |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Analisar, de
maneira cada vez mais aprofundada, o funcionamento das linguagens, para
interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas
linguagens. |
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
O texto que você vai ler a seguir é a
letra de uma música. Este texto fala à respeito do que uma pessoa que ama
seria capaz de fazer pela pessoa amada para conquista-la. Vamos ver? Por Você
Por você Eu dançaria tango no teto Eu limparia Os trilhos do metrô Eu iria a pé Do Rio a Salvador
Eu aceitaria A vida como ela é Viajaria a prazo Pro inferno Eu tomaria banho gelado No inverno
Por você Eu deixaria de beber Por você Eu ficaria rico num mês Eu dormiria de meia Prá virar burguês
Eu mudaria Até o meu nome Eu viveria Em greve de fome Desejaria todo o dia A mesma mulher
Por você! Por você!...[...] Barão Vermelho Composição: Roberto Frejat / Guto Goffi
/ Mauro Santa Cecília Disponível em: http://letras.mus.br/barao-vermelho/44432/
Compreendendo e Interpretando o texto 1-O que o autor pretende ao utilizar a
repetição da frase “ Por você”? 2-Cite quatro coisas que o autor diz que
faria pela pessoa amada: 3-De todas as coisas que ele faria o que
você considera ser a mais difícil? Por quê? 4-Você acha que para conquistar alguém
que se ama, realmente é necessário fazer coisas absurdas? Por quê? 5-Produza um texto onde, a mulher amada,
após ler o texto, responde para o autor, aceitando ou não as propostas por
ele feitas...e suas condições:
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RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 19/10 a 23/10
__ |
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Biologia/ProfºIsmael
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020.
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1°Tb – Professor Ismael. Disciplina:
Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma pesquisa
de 25 linhas sobre, as Cadeias Alimentares. |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, as
Cadeias Alimentares..
Entregar as respostas via e-mail:
ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de
Ensino Leste 3 |
1°TERMO B -
noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 19/10/2020
a 23/10/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina:
Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: faça a leitura
dinâmica do grande pensador da tradição ocidental: Santo Agostinho (354-430).
Santo Agostinho representa na tradição ocidental a primeira grande síntese
entre filosofia grega, em especial o platonismo, e o cristianismo. Marcou
profundamente o desenvolvimento da filosofia na Idade Média e influenciou
também o pensamento filosófico do início da modernidade (séc. XVII). |
Tempo para
realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 19/10/2020 a 23/10/2020
Filosofia
da Idade Média e a ética de Santo Agostinho: A ética de santo Agostinho resulta
de uma releitura das principais teorias éticas de origem grega e romana,
destacando-se o estoicismo do filósofo romano Sêneca (4. a.C-65 d.C). Contudo,
a finalidade de Agostinho se dá por conta dos escritos de Platão, porém,
Agostinho marca seus próprios escritos baseados e discutidos à luz da doutrina
cristã, que constitui o pano de fundo filosófico do seu pensamento. As
principais questões éticas que santo Agostinho discute são, portanto, herdadas
da tradição grega e tratadas com base nos ensinamentos do cristianismo.
O
livre-arbítrio: A origem do livre-arbítrio e o problema do Mal
O diálogo sobre o
livre-arbítrio (de libero arbítrio)
foi escrito por santo Agostinho entre 388, logo após sua conversão, e 395, após
retornar a Tagaste, sua cidade natal, no norte da África. A temática central é
o problema do mal moral e da liberdade de escolha, o livre-arbítrio. Santo
Agostinho rejeita o determinismo e defende a liberdade humana, resultado da
vontade livre.
O pecado
resultaria então da submissão às paixões, ou seja, o pecado para Agostinho é
uma condição no qual o indivíduo obedece docilmente ao pecado – e este pecado
resulta do livre-arbítrio. Agostinho discute com seu interlocutor Evódio a
respeito: por que Deus nos teria dado a liberdade de pecar.
Perguntado (a
Santo Agostinho) se o livre-arbítrio vem de Deus, conclui que sim, sendo que quando
se age mal é porque se faz a escolha errada. Santo Agostinho procura assim dar
conta da relação entre natureza humana criada por Deus, a vontade livre que
Deus deu ao homem e a possibilidade de o homem escolher entre fazer o Bem e o
Mal. Sem vontade livre o ser humano não seria responsável por seus atos.
Para Agostinho o
afastamento de Deus, nosso Senhor, consiste sem dúvida no pecado, ou seja,
pelos sentidos, pela inteligência ou pelo pensamento em geral, existe um Bem
que provem de Deus, e, o afastamento de Deus nos leva ao pecado. Em síntese,
todo bem vem de Deus, não há nada que possa ter outra origem. Para finalizar, o
defeito, o pecado é voluntário e está sujeito a nossa vontade.
Abaixo o trecho do
livro utilizado na aula anterior para debatermos a questão proposta por Santo
Agostinho sobre a grande questão filosófica que se estende a séculos.
Trecho do livro:
Evódio: Explica-me, se possível, por que Deus
concedeu ao homem o livre-arbítrio, uma vez que com certeza o homem não poderia
pecar se não o tivesse recebido.
Agostinho: Então já tens certeza que Deus concedeu ao
homem está dádiva, que segundo tua suposição não lhe deveria ter sido dada.
Evódio: É o que compreendi no livro anterior.
Possuímos o livre-arbítrio e por isso pecamos.
Agostinho: Lembro-me também de termos chegado a essa
conclusão. Mas agora pergunto o seguinte: como sabes que foi Deus que nos
concedeu essa dádiva que certamente e por meio da qual pecamos?
Evódio: Creio que só pode ter sido, pois Ele nos
criou e é Dele que recebemos a punição ou a recompensa que merecemos quando
pecamos ou agimos bem.
Agostinho: se realmente é assim, a questão que propõe
está resolvida. Se é verdade que o homem em si é bom, mas não poderia agir bem
exceto por querer, seria preciso que tivesse vontade livre para que pudesse
agir desse modo. De fato, não é porque o homem pode usar a vontade livre para
pecar que se deve supor que Deus a concedeu para isso. Há, portanto, uma razão
pela qual Deus deu ao homem está característica, pois sem ela não poderia viver
e agir corretamente. Pode-se compreender, então que ela foi concedida ao homem
para esse fim, considerando-se que se uns homens a usar para pecar recairão
sobre ele as punições divinas. Ora, isso seria injusto se a vontade livre
tivesse sido dada ao homem não apenas para agir corretamente, mas também para
pecar. Entretanto, se o homem não fosse dotado de livre-arbítrio, não poderia
existir esse bem que consiste na realização da justiça através da condenação
dos pecados e da premiação da ação correta. A conduta de um homem não poderia
ser caracterizada nem como correta nem como um pecado, não fosse pelo
livre-arbítrio. Da mesma maneira, tanto a punição quanto a recompensa seriam
injustas se o homem não tivesse o livre-arbítrio.
Livro que aborda as questões discutidas nesta
aula.
Questão
reflexiva: leia
o pequeno diálogo entre Agostinho e Evódio sobre a livre escolha, ou
livre-arbítrio, assim Agostinho chega à conclusão de que, a livre escolha é uma
dádiva, pois somente por ela que podemos corrigir-nos constantemente pela
premiação ou pela punição. Em que sentido se pode entender que Deus
deu aos homens a liberdade de pecar e como Deus sendo sumamente bom, exista o
Mal?
Indicação
de filme baseado no livre-arbítrio: o
Show de Truman (1998) Peter Weir: Truman
Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um
reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente
projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e
transmitidos para todo o mundo.
Indicação de filme baseado no livre-arbítrio: Quero ser John Malkovich (1999) Spike
Jonze: Craig
(John Cusack) descobre algo que pode deixá-lo milionário: um portal no andar
sete e meio do prédio onde trabalha que o leva diretamente à mente do famoso
ator John Malkovich, possibilitando quem o fizer sentir tudo o que o ator faz. Estreia
de Charlie Kaufman como roteirista, em um bizarro, esquisito e divertido
roteiro – indicado ao Oscar.
Sociologia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Sociologia.
2º Bimestre
1TB
Inserção em grupos sociais
Semana 19 a 23 de outubro
· Assistir a vídeo aula disponível no link:
· Link: https://www.youtube.com/watch?v=CCkBCzBiQVE
· Faça um breve resumo
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
· Entregar até 30 de outubro
Física/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Física.
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
pesquisa de 25 linhas sobre, o Conceito Científico de Trabalho. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020.
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, o
Conceito Científico de Trabalho.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Química/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
pesquisa de 25 linhas sobre, o Átomo. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020.
Atividade
Realize uma Pesquisa de 25 linhas sobre, o
Átomo.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B. durante a semana de 19 a 23/10/20. 4º bimestre.
Principais Biomas do Mundo
Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta
Tropical, Savanas, Campos e Deserto.
O que é bioma?
O bioma, de acordo com o IBGE, pode ser definido como o conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais (clima, relevo, características geológicas) parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.
É comum vermos em livros e materiais didáticos a adoção do conceito de bioma como sendo sinônimo de ecossistema. Contudo, diferentemente do ecossistema, que leva em consideração as interações entre os seus elementos, a classificação de bioma engloba essencialmente as características da vegetação, da fauna e do ambiente em que estão inseridas.
Como a classificação em bioma leva em consideração as características das formas de vida e do ambiente, um bioma, na maioria das vezes, ocupa grandes extensões do espaço geográfico e inclui diversos ecossistemas. Um exemplo disso é a Mata Atlântica, a floresta tropical do Brasil, que ocupa uma grande extensão de terra na faixa litorânea do país, indo do Piauí ao Rio grande do Sul, e agrega vários ecossistemas, como a Mata de Araucária, os campos de altitude, as restingas e os manguezais.
Atualmente existem diferentes classificações de biomas. A maioria delas classifica-os em: Biomas aquáticos e Biomas Terrestres. Os biomas aquáticos são formados pelos diversos ecossistemas localizados nos rios, mares e oceanos e subdividem-se em: bioma marinho, formado pelos ecossistemas adaptados à água salgada, e o bioma de água doce, constituído pelos ecossistemas localizados nas bacias hidrográficas no interior do continente, em rios e lagos. Já os Biomas Terrestres correspondem originalmente a cerca de 30% da biosfera e são classificados de acordo com as características do ambiente (clima, relevo, tipos de solo), da fauna e, principalmente, do tipo de vegetação.
Os principais tipos de biomas encontrados no planeta são:
· Tundra: Localiza-se no extremo norte e sul da Terra, sendo muito encontrada no norte do Canadá, da Europa e da Ásia e nas partes descongeladas da Antártica. Por estar localizada nas zonas polares, apresenta as temperaturas mais baixas do planeta, pouca pluviosidade e dias e noites com longa duração, dependendo da estação estudada (no inverno, as noites são mais longas; e no verão, o dia possui uma maior duração). Como na maior parte do tempo o solo é recoberto por gelo, a vegetação é escassa, composta principalmente por musgos e líquens, que brotam no verão e praticamente desaparecem no inverno. A fauna é composta por animais adaptados ao frio, como os ursos-polares (no Ártico), pinguins (na Antártica) ou animais que migram para essa região atraídos por sua escassa vegetação no verão.
· Taiga: Localiza-se em latitudes elevadas, ao sul das áreas de Tundra, e ocorre na maior parte do território canadense, no norte da Europa e da Rússia. A vegetação é pouco diversificada, sendo composta principalmente por coníferas, que possuem folhas em forma de agulhas (aciculares) recobertas por uma cera que conserva a umidade e o calor, evitando, assim, o seu congelamento no inverno. A fauna é composta por diversas espécies de insetos, aves, renas, alces, veados, ursos, raposas e morcegos.
· Floresta Temperada: Origina-se nas zonas temperadas, principalmente nos países da América do Norte, Europa e em alguns países da Ásia. Em virtude da existência das quatro estações do ano bastante definidas, a vegetação é abundante e diversificada, possuindo espécies de diversos tamanhos, cascas grossas e folhas largas que caem durante o outono e brotam na primavera. A fauna é muito diversificada, com a presença de grandes mamíferos: como ursos e leões da montanha e animais herbívoros, como cervos, coelhos, camundongos, toupeiras, insetos, caramujos e outros.
· Floresta Equatorial: Localizada em zonas tropicais bem próximas à linha do equador, com clima muito úmido e quente e pouca amplitude térmica. A vegetação é densa (apresenta árvores de grande, médio e pequeno porte), latifoliada (com folhas largas e grandes), perene (as folhas não caem no outono) e, em muitos casos, adaptada à umidade (hidrófila). Apresenta uma das maiores biodiversidades de animais, plantas e insetos do mundo.
· Floresta Tropical: Localizada em áreas de clima tropical, principalmente próximas do litoral, possui características semelhantes às da floresta equatorial. Recebe muita umidade e possui uma vegetação densa, com vários extratos (tamanhos diferentes) e muita biodiversidade. O exemplo de floresta tropical brasileira é a Mata Atlântica, que já foi praticamente toda devastada pela atividade humana.
· Savanas: Localizam-se entre as áreas de florestas tropicais e regiões de climas áridos ou semiáridos, nas zonas tropicais, havendo predominância de uma estação úmida (verão) e outra seca (inverno). Em razão da alternância entre estações secas e úmidas, a vegetação nas savanas é constituída, principalmente, por arbustos e árvores de médio e pequeno porte com raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos. A fauna das savanas é muito diversificada, com a presença de diversas espécies de grandes mamíferos, herbívoros, insetos e aves.
· Campos: Muito comuns em área de clima subtropical e de relevos em que predominam as planícies. São muito encontrados nos Estados Unidos, no sul do Brasil e em algumas regiões da Ásia. Em virtude da irregularidade das chuvas, esse bioma possui poucas, ou nenhuma, espécies herbáceas e arbóreas, sendo constituído principalmente por gramíneas e outras plantas que se adaptam a esse tipo de clima. A fauna dessa região não é tão diversificada. Nos campos norte-americanos, encontram-se espécies de antílopes, bisões, roedores, muitos insetos, gaviões e corujas. No Brasil, os pampas abrigam vários animais, como as garças, marrecos, veados, lontras e capivaras.
· Desertos: Localizam-se em áreas de clima árido ou desértico, com pouca umidade e chuvas irregulares, solos arenosos e uma escassa vegetação, que está adaptada à baixa umidade (xerófilas). A fauna dessa região também está adaptada à pouca umidade, com predomínio de espécies de répteis (lagartos, cobras etc.), insetos, camelos (presentes na Ásia, África e Oceania) e outros. Os principais desertos do mundo são: o deserto do Saara, o deserto do Kalahari, o deserto de Gobi e o grande deserto australiano.
Com a alteração provocada pelo desenvolvimento das atividades humanas, a maioria dos biomas do planeta Terra encontra-se ameaçado de extinção. A destruição parcial dos biomas pode comprometer o equilíbrio ecológico dos ecossistemas que os compõem, provocando a destruição de habitat e a extinção de animais e plantas. Assim, é essencial que o ser humano procure promover um desenvolvimento sustentável de suas atividades para não comprometer a existência das várias espécies de plantas e animais que habitam os diversos biomas mundiais e que são essenciais para o desenvolvimento da vida humana no planeta.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicados as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B.
Durante a semana de 19 a 23 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão: Considerando as características das formações vegetais e as transformações impostas pelo homem, correlacione corretamente as formações vegetais indicadas na coluna da esquerda com as características descritas na coluna da direita.
(I) Floresta temperada
(II) Floresta estacional e savanas
(III) Vegetação mediterrânea
(IV) Florestas pluviais equatoriais tropicais | (__) Formações vegetais em regiões de clima com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. As maiores ocorrências estão no sul da Europa, onde foi muito desmatada para o cultivo de oliveiras e videiras. (__) Formações hidrófilas e latifoliadas, extremamente heterogêneas, localizadas nas baixas latitudes, em domínios quentes e úmidos. Nas últimas décadas, o desmatamento provocou grande redução das áreas florestadas. (__) Formações florestais caducifólias, encontradas em latitudes intermediárias, com precipitação abundante e regularmente distribuída. Devido a práticas agrícolas intensivas e à intensa urbanização, restam poucas áreas representativas. (__) Formações vegetais adaptadas à alternância de verões chuvosos e invernos secos. Vegetação complexa com estratos arbóreo, arbustivo e herbáceo. Amplamente utilizada para agricultura e pecuária. |
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta, decorrente do preenchimento da coluna da direita.
a) ( ) III, I, II e IV
b) ( ) I, II, III e IV
c) ( ) III, IV, I e II
d) ( )IV, I, II e III
e) ( ) I, IV, III e II
2ª questão: Os principais biomas mundiais são:
a) ( ) Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Desertos e Campos.
b) ( ) Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical, Floresta Tropical, Mangues, Floresta Mediterrânea, Monções Asiáticas, Desertos.
c) ( ) Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo, Floresta Tropical, Campo Sujo, Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.
d) ( ) Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.
História/ProfºAlason
MOMENTO DE APRENDER
História
Nome do Professor: Alason Santos Silva
Disciplina: História
Turma envolvida: 1ºTB
Atividade e Conteúdo
Título: Hebreus, Fenícios e Persas
Objetivo:
Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber
Explicação do Professor:
A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo
Atividade do Aluno (Tarefa):
Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:
Quem foram os Hebreus?
Quem foram os Fenícios?
Quem foram os Persas?
Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola
prof2012alason@gmail.com
Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 2
Período da realização da atividade: 19/10/2020 a 23/10/2020
Inglês/ProfºRene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 19/10/2020 A 23/10/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA
1ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE
1º TB - EJA - NOTURNO
Verbo em Inglês
O verbo é a partícula que faz com que uma frase seja uma oração, ou seja, é necessário pelo menos um verbo em uma sentença.
Quando estamos conversando, tanto em inglês quanto em português, temos o costume de usar alguns verbos com mais frequência do que outros. Isto acontece porque algumas frases tem uma estrutura de aplicação mais comum na comunicação do cotidiano.
Verbos em inglês como o to be, to do e to have fazem parte de várias sentenças em um bate-papo usual. Por isso, é importante ter conhecimento desses verbos para facilitar a comunicação e o entendimento entre os interlocutores em uma conversa básica
Principais verbos em inglês
1. To be (ser)
2. To have (ter)
3. To do (fazer)
4. To say (dizer)
5. To get (conseguir)
6. To make (fazer)
7. To go (ir)
9. To take (pegar)
10. To see (ver)
11. To come (vir)
12. To think (pensar)
13. To look (olhar)
14. To want (querer)
15. To give (dar)
16. To use (usar)
17. To find (achar; encontrar)
18. To tell (contar uma história; dizer)
19. To ask (perguntar)
20. To work (trabalhar)
A explicação dos verbos mais usados no inglês está abrangido na vídeo aula: https://youtu.be/d82y9SW_EZg
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”. renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Língua Portuguesa/ProfºSandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 1º Termo B
Matéria de Português
2º Bimestre.
Atividade do período 20 e 21/10 Duração de 45 minutos cada aula.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Pesquise o que é humanismo e seu contexto histórico social.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B – Periodo 19 a 23/10
Atividades Matemática
Sequências numéricas: Faça uma pequena pesquisa sobre cálculo do termo de uma PA (Progressão Aritmética)
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
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