sábado, 17 de outubro de 2020

1ºEJA do ensino médio semana de 19 a 23 de outubro de 2020

 Atividade da semana de 19  a 23 de outubro 2020

                                                   

1º TA /Noturno

Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

A Música toca em nossa vida.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Analisar, de maneira cada vez mais aprofundada, o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas linguagens.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

O texto que você vai ler a seguir é a letra de uma música. Este texto fala à respeito do que uma pessoa que ama seria capaz de fazer pela pessoa amada para conquista-la. Vamos ver?

Por Você

 

Por você

Eu dançaria tango no teto

Eu limparia

Os trilhos do metrô

Eu iria a pé

Do Rio a Salvador

 

Eu aceitaria

A vida como ela é

Viajaria a prazo

Pro inferno

Eu tomaria banho gelado

No inverno

 

Por você

Eu deixaria de beber

Por você

Eu ficaria rico num mês

Eu dormiria de meia

Prá virar burguês

 

Eu mudaria

Até o meu nome

Eu viveria

Em greve de fome

Desejaria todo o dia

A mesma mulher

 

Por você! Por você!...[...]

Barão Vermelho

Composição: Roberto Frejat / Guto Goffi / Mauro Santa Cecília Disponível em: http://letras.mus.br/barao-vermelho/44432/

 

Compreendendo e Interpretando o texto

1-O que o autor pretende ao utilizar a repetição da frase “ Por você”?

2-Cite quatro coisas que o autor diz que faria pela pessoa amada:

3-De todas as coisas que ele faria o que você considera ser a mais difícil? Por quê?

4-Você acha que para conquistar alguém que se ama, realmente é necessário fazer coisas absurdas? Por quê?

5-Produza um texto onde, a mulher amada, após ler o texto, responde para o autor, aceitando ou não as propostas por ele feitas...e suas condições:

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 19/10 a 23/10

 

__

 

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Roteiros para os Alunos Ensino Médio e EJA

4ºBimestre

 

1ºTermo A Roteiro de Estudo – Semana de 19/10 à 23/10

https://drive.google.com/file/d/1OKOrhvGOAKzYBCza_FS_NpG9t4KZ9vyk/view?usp=sharing

Filosofia/ProfºJoyce

 

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Filosofia

1 ANOS EJA -1TA Noturno

Habilidades:  Conceitos e suas habilidades, Raciocinio

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

 

 

O MITO DA CAVERNA

“Imaginemos uma caverna separada do mundo externo por um alto muro, cuja entrada permite a passagem da luz exterior. Desde seu nascimento, geração após geração, seres humanos ali vivem acorrentados, sem poder mover a cabeça para a entrada, nem locomover-se, forçados a olhar apenas a parede do fundo, e sem nunca terem visto o mundo exterior nem a luz do Sol.

Acima do muro, uma réstia de luz exterior ilumina o espaço habitado pelos prisioneiros, fazendo com que as coisas que se passam no mundo exterior sejam projetadas como sombras nas paredes do fundo da caverna.

Por trás do muro, pessoas passam conversando e carregando nos ombros figuras de homens, mulheres, animais cujas sombras são projetadas na parede da caverna.

Os prisioneiros julgam que essas sombras são as próprias coisas externas, e que os artefatos projetados são os seres vivos que se movem e falam.

Um dos prisioneiros, tomado pela curiosidade, decide fugir da caverna. Fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões e escala o muro. Sai da caverna, e no primeiro instante fica totalmente cego pela luminosidade do Sol, com a qual seus olhos não estão acostumados; pouco a pouco, habitua-se à luz e começa a ver o mundo.

Encanta-se, deslumbra-se, tem a felicidade de, finalmente, ver as próprias coisas, descobrindo que, em sua prisão, vira apenas sombras.

De volta à caverna, para contar o que viu e libertar os demais, também não saberá mover-se nem falar de modo compreensível para os outros, que não acreditarão nele e, correrá o risco de ser morto pelos que jamais abandonaram a caverna”




 

O texto acima faz menção à uma das mais importantes alegorias do filósofo PLATÃO: “O Mito da Caverna”.

Reflita sobre a temática e explique:

A)    O que representa a Caverna?

 

B)    Quem seriam os Prisioneiros?

 

 

C)   Qual o objetivo de Platão com o Mito da Caverna?

 

D)   O que representaria o mundo fora da Caverna?

 

 

Enviar atividade para o e-mail

Joycedancy@yahoo.com.br

 

Estarei disponível de terças e quintas  no horário das 13h as 15h

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS EJA /1TA- Noturno

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.

Atividade: O poder da Observação

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão - Opionião

Esta atividade E somente para os alunos, que não fizeram nenhuma atividade neste bimestre.

Como pensar diferentes realidades

O imediatismo do Olhar

Distinguir o conhecimento do Senso Comum do conhecimento Científico, não é uma tarefa fácil, mas inicialmente para facilitar este entendimento iniciaremos com as definições de ambos:

Senso Comum: significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de suas experiências, vivências e observação do mundo.

Conhecimento Científico: é o conhecimento racional, sistematizado, exato e verificável da realidade;

O olhar do senso comum em contraposição do olhar científico O olhar humano está cheio de pré-noções sobre a realidade, o que nos achamos e etc, o que nos ajudam a compreender melhor nossa realidade (senso comum). O conhecimento do senso comum é uma forma válida de pensamento, mas não é o único possível. O conhecimento científico muitas as vezes parte do senso comum para olhar a realidade, mas ele sempre precisa ir além do senso comum, a ciência se constrói a partir de um cuidado metodológico ao olhar a realidade que procura se afastar dos juízos de valor típico do senso comum. Para lançar um olhar sociológico para a realidade é necessário afastar-se dessa forma comum de observar a realidade, deixando de lado questões como: "porque vi", "eu acho", "todos dizem" e etc. Tal maneira de observamos a realidade podem nos acarretar alguns problemas. Segundo (DEMO, 1987)

· Imediatista: se caracteriza por ser extremamente simplista, não é fruto de uma reflexão mais cuidadosa. Não se preocupa em definir nada muito bem.

· Superficial: esta relacionada com o fato de que ele se conforma com a aparência. expressa-se por frases como: "PORQUE VI", "PORQUE SENTI", "PORQUE DISSERAM", "PORQUE TODO MUNDO DIZ" segundo (ANDER-EGG apud MARCONI e LAKATOS, 2003, p. 77).

· Acrítico: não estabelece uma visão aprofundada do que se vê, não questiona o que é dito.

· Cheio de sentimento: é excessivamente marcada pelas nossas emoções, tiram a objetividade da pessoa, não estão baseadas na razão.

· Cheio de preconceitos: é o conceituar antecipadamente, é a atitude de achar que já se sabe, sem conhecer algo de verdade, repletas de juízo de valor.

Importante Ressaltar !!! Todas as formas de observação acima citada estão intimamente relacionadas pois uma alimenta a outra, se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as pré-noções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum. Esta postura é conhecida como o Olhar do Estranhamento.

Faça uma Redação de no mínimo 20 linhas, referente ao assunto, e a esta imagem, e diga o que você vê ?!




A realidade é relativa, depende do observador e do contexto ...

A REALIDADE É RELATIVA. DEPENDE DO OBSERVADOR E DO SEU CONTEXTO

E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

Para tirar duvidas estarei de tercas feiras e quinta feira das 13h as 15h para tirar duvidas.

Física/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, o Conceito Científico de Trabalho.  

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

   





     DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, o Conceito Científico de Trabalho.  

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Química/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, o Átomo.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)





        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma Pesquisa de 25 linhas sobre, o Átomo.  

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B. durante a semana de 19 a 23/10/20. 4º bimestre.

Principais Biomas do Mundo    

Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta

Tropical, Savanas, Campos e Deserto.

O que é bioma?

O bioma, de acordo com o IBGE, pode ser definido como o conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais (clima, relevo, características geológicas) parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.

É comum vermos em livros e materiais didáticos a adoção do conceito de bioma como sendo sinônimo de ecossistema. Contudo, diferentemente do ecossistema, que leva em consideração as interações entre os seus elementos, a classificação de bioma engloba essencialmente as características da vegetação, da fauna e do ambiente em que estão inseridas.

Como a classificação em bioma leva em consideração as características das formas de vida e do ambiente, um bioma, na maioria das vezes, ocupa grandes extensões do espaço geográfico e inclui diversos ecossistemas. Um exemplo disso é a Mata Atlântica, a floresta tropical do Brasil, que ocupa uma grande extensão de terra na faixa litorânea do país, indo do Piauí ao Rio grande do Sul, e agrega vários ecossistemas, como a Mata de Araucária, os campos de altitude, as restingas e os manguezais.

Atualmente existem diferentes classificações de biomas. A maioria delas classifica-os em: Biomas aquáticos e Biomas Terrestres. Os biomas aquáticos são formados pelos diversos ecossistemas localizados nos rios, mares e oceanos e subdividem-se em: bioma marinho, formado pelos ecossistemas adaptados à água salgada, e o bioma de água doce, constituído pelos ecossistemas localizados nas bacias hidrográficas no interior do continente, em rios e lagos. Já os Biomas Terrestres correspondem originalmente a cerca de 30% da biosfera e são classificados de acordo com as características do ambiente (clima, relevo, tipos de solo), da fauna e, principalmente, do tipo de vegetação.

Os principais tipos de biomas encontrados no planeta são:

·         Tundra: Localiza-se no extremo norte e sul da Terra, sendo muito encontrada no norte do Canadá, da Europa e da Ásia e nas partes descongeladas da Antártica. Por estar localizada nas zonas polares, apresenta as temperaturas mais baixas do planeta, pouca pluviosidade e dias e noites com longa duração, dependendo da estação estudada (no inverno, as noites são mais longas; e no verão, o dia possui uma maior duração). Como na maior parte do tempo o solo é recoberto por gelo, a vegetação é escassa, composta principalmente por musgos e líquens, que brotam no verão e praticamente desaparecem no inverno. A fauna é composta por animais adaptados ao frio, como os ursos-polares (no Ártico), pinguins (na Antártica) ou animais que migram para essa região atraídos por sua escassa vegetação no verão.

·         Taiga: Localiza-se em latitudes elevadas, ao sul das áreas de Tundra, e ocorre na maior parte do território canadense, no norte da Europa e da Rússia. A vegetação é pouco diversificada, sendo composta principalmente por coníferas, que possuem folhas em forma de agulhas (aciculares) recobertas por uma cera que conserva a umidade e o calor, evitando, assim, o seu congelamento no inverno. A fauna é composta por diversas espécies de insetos, aves, renas, alces, veados, ursos, raposas e morcegos.

·         Floresta Temperada: Origina-se nas zonas temperadas, principalmente nos países da América do Norte, Europa e em alguns países da Ásia. Em virtude da existência das quatro estações do ano bastante definidas, a vegetação é abundante e diversificada, possuindo espécies de diversos tamanhos, cascas grossas e folhas largas que caem durante o outono e brotam na primavera. A fauna é muito diversificada, com a presença de grandes mamíferos: como ursos e leões da montanha e animais herbívoros, como cervos, coelhos, camundongos, toupeiras, insetos, caramujos e outros.

·         Floresta Equatorial: Localizada em zonas tropicais bem próximas à linha do equador, com clima muito úmido e quente e pouca amplitude térmica. A vegetação é densa (apresenta árvores de grande, médio e pequeno porte), latifoliada (com folhas largas e grandes), perene (as folhas não caem no outono) e, em muitos casos, adaptada à umidade (hidrófila). Apresenta uma das maiores biodiversidades de animais, plantas e insetos do mundo.

·         Floresta Tropical: Localizada em áreas de clima tropical, principalmente próximas do litoral, possui características semelhantes às da floresta equatorial. Recebe muita umidade e possui uma vegetação densa, com vários extratos (tamanhos diferentes) e muita biodiversidade. O exemplo de floresta tropical brasileira é a Mata Atlântica, que já foi praticamente toda devastada pela atividade humana.

·         Savanas: Localizam-se entre as áreas de florestas tropicais e regiões de climas áridos ou semiáridos, nas zonas tropicais, havendo predominância de uma estação úmida (verão) e outra seca (inverno). Em razão da alternância entre estações secas e úmidas, a vegetação nas savanas é constituída, principalmente, por arbustos e árvores de médio e pequeno porte com raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos. A fauna das savanas é muito diversificada, com a presença de diversas espécies de grandes mamíferos, herbívoros, insetos e aves.

·         Campos: Muito comuns em área de clima subtropical e de relevos em que predominam as planícies. São muito encontrados nos Estados Unidos, no sul do Brasil e em algumas regiões da Ásia. Em virtude da irregularidade das chuvas, esse bioma possui poucas, ou nenhuma, espécies herbáceas e arbóreas, sendo constituído principalmente por gramíneas e outras plantas que se adaptam a esse tipo de clima. A fauna dessa região não é tão diversificada. Nos campos norte-americanos, encontram-se espécies de antílopes, bisões, roedores, muitos insetos, gaviões e corujas. No Brasil, os pampas abrigam vários animais, como as garças, marrecos, veados, lontras e capivaras.

·         Desertos: Localizam-se em áreas de clima árido ou desértico, com pouca umidade e chuvas irregulares, solos arenosos e uma escassa vegetação, que está adaptada à baixa umidade (xerófilas). A fauna dessa região também está adaptada à pouca umidade, com predomínio de espécies de répteis (lagartos, cobras etc.), insetos, camelos (presentes na Ásia, África e Oceania) e outros. Os principais desertos do mundo são: o deserto do Saara, o deserto do Kalahari, o deserto de Gobi e o grande deserto australiano.

Com a alteração provocada pelo desenvolvimento das atividades humanas, a maioria dos biomas do planeta Terra encontra-se ameaçado de extinção. A destruição parcial dos biomas pode comprometer o equilíbrio ecológico dos ecossistemas que os compõem, provocando a destruição de habitat e a extinção de animais e plantas. Assim, é essencial que o ser humano procure promover um desenvolvimento sustentável de suas atividades para não comprometer a existência das várias espécies de plantas e animais que habitam os diversos biomas mundiais e que são essenciais para o desenvolvimento da vida humana no planeta.


Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicados as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B.

Durante a semana de 19 a 23 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão: Considerando as características das formações vegetais e as transformações impostas pelo homem, correlacione corretamente as formações vegetais indicadas na coluna da esquerda com as características descritas na coluna da direita.

(I) Floresta temperada

 

 

 

(II) Floresta estacional e savanas

 

 

 

 

(III) Vegetação mediterrânea

 

 

 

 

(IV) Florestas pluviais equatoriais tropicais

(__) Formações vegetais em regiões de clima com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. As maiores ocorrências estão no sul da Europa, onde foi muito desmatada para o cultivo de oliveiras e videiras.

(__) Formações hidrófilas e latifoliadas, extremamente heterogêneas, localizadas nas baixas latitudes, em domínios quentes e úmidos. Nas últimas décadas, o desmatamento provocou grande redução das áreas florestadas.

(__) Formações florestais caducifólias, encontradas em latitudes intermediárias, com precipitação abundante e regularmente distribuída. Devido a práticas agrícolas intensivas e à intensa urbanização, restam poucas áreas representativas.

(__) Formações vegetais adaptadas à alternância de verões chuvosos e invernos secos. Vegetação complexa com estratos arbóreo, arbustivo e herbáceo. Amplamente utilizada para agricultura e pecuária.

Marque a alternativa que apresenta a sequência correta, decorrente do preenchimento da coluna da direita.

a) (  ) III, I, II e IV

b) (  ) I, II, III e IV

c) (  ) III, IV, I e II

d)  (  )IV, I, II e III

e) (  )  I, IV, III e II

2ª questão: Os principais biomas mundiais são:

a)  (  ) Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Desertos e Campos.

b)  (  ) Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical, Floresta Tropical, Mangues, Floresta Mediterrânea, Monções Asiáticas, Desertos.

c)  (  ) Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo, Floresta Tropical, Campo Sujo, Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.

d)  (  ) Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.

                                                                     

 

História/ProfºSergio

Conteúdo de História - 1º TA – Prof.: Sérgio - semana de 19 a 23/10/2020 - 4º bimestre

   Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno.

  A Idade Média é o nome do período da história localizado entre os anos 476 e 1453. A nomeação “Idade Média” é utilizada pelos historiadores dentro de uma periodização que engloba quatro idades: Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Quando nos referimos à Idade Média, geralmente referimo-nos a assuntos relacionados, direta ou indiretamente, com a Europa.

  A Idade Média iniciou-se com a desagregação do Império Romano do Ocidente, no século V. Isso deu início a um processo de mescla da cultura latina, oriunda dos romanos, e da cultura germânica, oriunda dos povos que invadiram e instalaram-se nas terras que pertenciam a Roma, na Europa Ocidental.

  Desse período destacam-se o processo de ruralização que a Europa viveu entre os séculos V e X; o fortalecimento da Igreja Católica; a estruturação do sistema feudal, não apenas economicamente, mas também política e socialmente. A partir do século XI, o renascimento urbano e comercial abre caminho para a crise do século XIV, que determina o fim da Idade Média.

               Quando começou e quando terminou a Idade Média?

  Como mencionado, a Idade Média é assim chamada dentro de uma periodização, estipulada pelos historiadores, que a determina entre os anos de 476 e 1453. O que estipula o início da Idade Média é a destituição de Rômulo Augusto do trono romano, em 476, e o que estipula seu fim é a conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453.

   A Idade Média é dividida pelos historiadores em duas grandes fases, que são:

·         Alta Idade Média: século V ao século X;

·         Baixa Idade Média: século XI ao século XV.

  Durante a Alta Idade Média, a Europa passava pelas transformações derivadas da desagregação do Império Romano e o feudalismo estava em formação. A Baixa Idade Média foi o período auge do feudalismo e no qual a Europa começou a sofrer transformações oriundas do renascimento urbano e comercial.

                                       Por que o nome “Idade Média”?



 A Idade Média durou de 476 a 1453, e seu nome foi resultado de uma visão negativa que os renascentistas tinham do período.

   O nome Idade Média, usado para referir-se a esse período entre 476 e 1453, foi uma invenção dos renascentistas. Uma das primeiras menções a essa época como “tempo médio”, segundo o historiador Hilário Franco Júnior, remonta ao bispo italiano Giovanni Andrea|1|. Essa ideia popularizou-se no século XVI, durante o renascimento.

  O sentido por trás dessa nomenclatura era pejorativo, uma vez que, na visão dos renascentistas, a Idade Média teria sido um tempo marcado pela interrupção da tradição clássica, isto é, greco-romana. Nessa perspectiva, tal tradição estava sendo retomada na época deles, inclusive, por isso, eles chamaram seu próprio período de “renascimento”.

   Eles acreditavam estar vivendo um momento de renascimento intelectual, científico e artístico. Isso nos leva a concluir que, na ótica renascentista, a Idade Média era um período ruim, de atraso e de interrupção no progresso humano. Outros grupos, conforme seus interesses, teciam suas críticas a essa Idade, sempre a taxando como “ignorante”.

  Essa visão negativa fez com que muitos a chamassem de “Idade das Trevas”, um termo negativo e rechaçado pelos historiadores. A primeira menção à Idade Média dessa maneira remonta a Francesco Petrarca, que, no século XVI, já a chamava de “tenebrae”.

                                                       Feudalismo

  O feudalismo é o termo que usamos para toda organização social, política, cultural, ideológica e econômica que existiu na Europa durante a Idade Média. Esse conceito explica a estruturação da sociedade da Europa Ocidental, e a organização que ele representa existiu, na sua forma clássica, entre os séculos XI e XIII, aproximadamente.

  Do século V ao século X, o feudalismo estava em processo de estruturação, uma vez que as relações políticas características da vassalagem estavam em formação, o poder da Igreja Católica estabelecia-se aos poucos, e a ruralização e feudalização da Europa desenvolviam-se.

  Do século XI ao século XIII, o feudalismo estava no seu auge, sobretudo nas regiões que hoje correspondem à Alemanha, à França, e ao norte da Itália e da Inglaterra. A partir do século XIV, o sistema feudal entra em decadência, uma vez que a Europa se urbanizava e o comércio ganhava importância.



No feudalismo, os castelos eram um importante centro de poder, pois neles viviam os senhores feudais.

  No aspecto econômico, podemos dizer que o feudalismo era um sistema baseado na produção agrícola e na exploração servil dos camponeses. Com o fim do Império Romano, a Europa Ocidental ruralizou-se e as pessoas empobrecidas passaram a estabelecer-se nas cercanias de grandes propriedades rurais, à procura de comida e proteção. Dessa situação criou-se a relação de dependência entre o senhor feudal e o camponês.

  O senhor feudal, dono das terras, permitia que o camponês ficasse nelas, desde que este cultivasse-as e entregasse parte do que tinha sido produzido àquele. O camponês era sujeito a uma série de tributos a serem pagos aos senhores feudais, tais como a corveia, a talha e a banalidade. O senhor feudal, por sua vez, tinha como obrigação proteger aqueles instalados em sua propriedade.

  No âmbito religioso, a Igreja Católica era dona de grande influência, uma vez que seu poder chegava a atingir decisões do poder secular. A Igreja também elaborava a construção ideológica que justificava as desigualdades do mundo feudal. Na visão estipulada por ela, e abraçada pela nobreza, os servos cumpriam seu papel por uma designação divina.



A relação de suserania e vassalagem existente entre reis e nobres medievais era uma das principais formas de organização política na Idade Média.

  A sociedade feudal era estamental, isto é, dividida em classes com funções muito bem definidas, e na qual a ascensão social era bastante difícil. Nela existiam três grandes classes sociais:

·         Nobreza (bellatores): classe privilegiada, detentora de terras, que tinha como função, dentro da ideologia medieval, proteger a sociedade;

·         Clero (oratores): membros da Igreja Católica que cumpriam funções religiosas. Também era uma classe privilegiada, uma vez que a Igreja detinha riqueza, poder e terras;

·         Camponeses (laboratores): grupo empobrecido que sustentava a sociedade feudal por meio de seu trabalho e dos altos impostos que pagava.

  No aspecto político, a vassalagem era uma das grandes manifestações do feudalismo. Essa estrutura surgiu por volta do século VIII e estabelecia as relações de poder entre rei e nobres de cada reino.

  Por meio da vassalagem, o rei (suserano) e os nobres (vassalos) realizam um acordo estabelecendo laços de fidelidade entre si. Os vassalos recebiam um feudo (terra) e tinham como obrigação auxiliar o seu suserano na execução da justiça, na administração do reino e na guerra, se necessário.

                                           Principais acontecimentos

  A Idade Média foi muito longa e, logicamente, impactada por diferentes acontecimentos importantes para a história humana. A Idade Média, em si, é fruto do fim do Império Romano do Ocidente, após o qual uma série de reinos germânicos estabeleceu-se na Europa Ocidental.

  O caso mais simbólico foi o dos francos, povo germânico que se estabeleceu na Gália e formou um reino governado, primeiro, pelos merovíngios e, depois, pelos carolíngios. Estes foram a primeira grande dinastia a governar um reino na Europa, e, por meio de Carlos Magno, seu principal rei, formaram um império com um território bastante vasto.

  O surgimento do islamismo no século VII marcou um rompimento do Ocidente com o Oriente, sobretudo quando os muçulmanos conquistaram a Península Ibérica. O avanço muçulmano na Europa só foi interrompido por Carlos Martel, em 732. Séculos depois, a Igreja Católica encontrou na guerra contra os muçulmanos uma forma de estender sua riqueza até o Oriente.




  A Inquisição foi um dos eventos mais importantes da Idade Média. Nela, todos aqueles que não seguiam a doutrina da Igreja eram perseguidos e mortos.

  As Cruzadas ocorreram do século XI ao século XII e mobilizaram tropas cristãs contra os muçulmanos, na Palestina e no norte da África. Ao todo foram nove cruzadas, sendo a primeira delas convocada pelo Papa Urbano II, em 1095. A nona Cruzada foi encerrada em 1272, e o objetivo inicial dos cristãos (conquistar Jerusalém) não foi alcançado.

  Outros destaques que podem ser feitos sobre a Idade Média são o Império Bizantino e o estabelecimento da Inquisição. Assuntos também relevantes são a cultura e a ciência medievais, geralmente pouco estudadas.

                                                        Fim da Idade Média

  O fim da Idade Média tem relação com o renascimento urbano e comercial que a Europa experimentou a partir do século XI. Novas técnicas agrícolas permitiram o aumento da produção de víveres, gerando um excedente que pôde ser comercializado. O aumento na produção de alimentos garantiu um aumento populacional, mas também do comércio e, consequentemente, da circulação de moeda.

  Com o aumento populacional, o número de pessoas mudando-se para as cidades aumentou e a quantidade de comerciantes ao redor delas também. O século XIII intensifica esse processo de êxodo rural, pois as produções agrícolas ruins fizeram com que muitos buscassem sobreviver nas cidades.





      

   A Peste Negra causou a morte de cerca de 1/3 da população europeia ao longo do século XIV.

  O século XIV é quando os historiadores estipulam a fronteira final da Idade Média. Trata-se de um século de crise, caracterizado por guerras que causaram destruição e geraram mais fome, e isso resultou na Peste. O século XIV é marcado pela famosa Peste Negra — surto de peste bubônica responsável pela morte de 1/3 da população europeia ao longo desse período.

  A fome gerou grandes revoltas de camponeses, sobretudo a partir do século XIII, e o crescimento urbano colocou fim no isolamento feudal. Revoltas também aconteceram nas grandes cidades, principalmente pela falta de empregos. Novas estruturas de poder começaram a surgir, a organização política dos reinos modificou-se e, assim, surgiram os Estados nacionais.

  O enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do comércio resultaram no mercantilismo. Quando Constantinopla cai e o comércio com o Oriente fecha-se, a Europa volta-se para o Oeste. A exploração do Oceano Atlântico abriu novas fronteiras e consolidou o fim da Idade Média.

 

                   

                Tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

 

 

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 19 à 23 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Anglofonia

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 16 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19
nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno quais são
os estados americanos que estão de fato vivendo essa situação.
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Covid in the U.S.: Latest Map and Case Count

By The New York Times - Updated October 16, 2020, 12:11 A.M. E.T.

Where new cases are higher and staying high

North Dakota
South Dakota
Montana
Wisconsin
Guam
Nebraska
Utah
Idaho
Iowa
Wyoming
Missouri
Arkansas
Oklahoma
Tennessee
Kansas
Alaska
Mississippi
Indiana
Illinois
Minnesota
Kentucky
New Mexico
Alabama
Nevada
Rhode Island
North Carolina
South Carolina
Texas
Colorado

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.  

      

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

19/10 até 23/10

 

 

Meu whatsapp 991547020

 







ATENÇÃO 1ºTa:

POUCOS ALUNOS PARTICIPANDO DAS AULAS.

 

Verbos no imperativo

 

O imperativo é um dos modos verbais, juntamente com o modo indicativo e o modo subjuntivo.

No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. 

Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.

O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo.

 

 

EXEMPLOS:

 

Frases com verbos no imperativo afirmativo.

 Façam silêncio, por favor!

  Saia daqui imediatamente!

    Pede o teu cartão de visitante ao porteiro.

 

 

Frases com verbos no imperativo negativo

Não venha agora, por favor.

Não coma tão depressa!

Não esperem por mim.

 

Exercícios

1-    Observe a receita abaixo:

 

Pavê de morango

Ingredientes: 4 potes de queijo cremoso sabor morango

½ xícara (chá) de leite

½ colher (sopa) de açúcar

1 pacote de biscoitos de maisena

1 caixa de morangos lavados e picados (400 g)

Modo de fazer: Retire o queijo cremoso dos potinhos e coloque em uma tigela. Guarde à parte. Em um prato fundo, misture o leite e o açúcar.

Molhe rapidamente os biscoitos de maisena nessa mistura.

Forre o fundo de uma travessa pequena com uma camada de biscoitos. Depois coloque uma camada de queijo cremoso sabor morango e espalhe parte dos morangos.

Repita essa operação mais duas vezes, finalizando com os morangos. Leve à geladeira e sirva gelado. Rendimento: receita para 6 pessoas.

Fonte: Receita adaptada de www.nestlé.com. br/cozinha.asp?pag=rec_livro.asp 18.

 

O texto tem por finalidade:

a) Enumerar.

b) Relatar.

c) Discutir.

d) Instruir.

 

2- Considerando as oraçãos “coloque uma camada de queijo cremoso sabor morango e espalhe parte dos morangos”, é correto afirmar que as formas verbais em negrito  estão conjugadas, respectivamente, no:

 

a) presente do modo indicativo.

b) imperativo afirmativo.

c) futuro do presente do modo indicativo.

d) pretérito perfeito do modo indicativo.

e) pretérito imperfeito do modo indicativo. 

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A , B  – Período 19 a 23/10

Atividades Matemática

Sequências numéricas: Faça uma pequena pesquisa sobre cálculo do termo de uma PA (Progressão Aritmética)

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

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1ºTB /Noturno

Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

A Música toca em nossa vida.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Analisar, de maneira cada vez mais aprofundada, o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas linguagens.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

O texto que você vai ler a seguir é a letra de uma música. Este texto fala à respeito do que uma pessoa que ama seria capaz de fazer pela pessoa amada para conquista-la. Vamos ver?

Por Você

 

Por você

Eu dançaria tango no teto

Eu limparia

Os trilhos do metrô

Eu iria a pé

Do Rio a Salvador

 

Eu aceitaria

A vida como ela é

Viajaria a prazo

Pro inferno

Eu tomaria banho gelado

No inverno

 

Por você

Eu deixaria de beber

Por você

Eu ficaria rico num mês

Eu dormiria de meia

Prá virar burguês

 

Eu mudaria

Até o meu nome

Eu viveria

Em greve de fome

Desejaria todo o dia

A mesma mulher

 

Por você! Por você!...[...]

Barão Vermelho

Composição: Roberto Frejat / Guto Goffi / Mauro Santa Cecília Disponível em: http://letras.mus.br/barao-vermelho/44432/

 

Compreendendo e Interpretando o texto

1-O que o autor pretende ao utilizar a repetição da frase “ Por você”?

2-Cite quatro coisas que o autor diz que faria pela pessoa amada:

3-De todas as coisas que ele faria o que você considera ser a mais difícil? Por quê?

4-Você acha que para conquistar alguém que se ama, realmente é necessário fazer coisas absurdas? Por quê?

5-Produza um texto onde, a mulher amada, após ler o texto, responde para o autor, aceitando ou não as propostas por ele feitas...e suas condições:

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 19/10 a 23/10

 

__

 

Biologia/ProfºIsmael


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

    ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020.

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°Tb – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, as Cadeias Alimentares.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                            


                   Atividade

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, as Cadeias Alimentares..

 

                                       

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

1°TERMO B - noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 19/10/2020 a 23/10/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica do grande pensador da tradição ocidental: Santo Agostinho (354-430). Santo Agostinho representa na tradição ocidental a primeira grande síntese entre filosofia grega, em especial o platonismo, e o cristianismo. Marcou profundamente o desenvolvimento da filosofia na Idade Média e influenciou também o pensamento filosófico do início da modernidade (séc. XVII).    

Tempo para realização: Uma semana.

 

          







   Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 19/10/2020 a 23/10/2020

 

 

Filosofia da Idade Média e a ética de Santo Agostinho: A ética de santo Agostinho resulta de uma releitura das principais teorias éticas de origem grega e romana, destacando-se o estoicismo do filósofo romano Sêneca (4. a.C-65 d.C). Contudo, a finalidade de Agostinho se dá por conta dos escritos de Platão, porém, Agostinho marca seus próprios escritos baseados e discutidos à luz da doutrina cristã, que constitui o pano de fundo filosófico do seu pensamento. As principais questões éticas que santo Agostinho discute são, portanto, herdadas da tradição grega e tratadas com base nos ensinamentos do cristianismo.    

 



 

 

 

O livre-arbítrio: A origem do livre-arbítrio e o problema do Mal

 

 

O diálogo sobre o livre-arbítrio (de libero arbítrio) foi escrito por santo Agostinho entre 388, logo após sua conversão, e 395, após retornar a Tagaste, sua cidade natal, no norte da África. A temática central é o problema do mal moral e da liberdade de escolha, o livre-arbítrio. Santo Agostinho rejeita o determinismo e defende a liberdade humana, resultado da vontade livre.

O pecado resultaria então da submissão às paixões, ou seja, o pecado para Agostinho é uma condição no qual o indivíduo obedece docilmente ao pecado – e este pecado resulta do livre-arbítrio. Agostinho discute com seu interlocutor Evódio a respeito: por que Deus nos teria dado a liberdade de pecar.

 



 

Perguntado (a Santo Agostinho) se o livre-arbítrio vem de Deus, conclui que sim, sendo que quando se age mal é porque se faz a escolha errada. Santo Agostinho procura assim dar conta da relação entre natureza humana criada por Deus, a vontade livre que Deus deu ao homem e a possibilidade de o homem escolher entre fazer o Bem e o Mal. Sem vontade livre o ser humano não seria responsável por seus atos.

Para Agostinho o afastamento de Deus, nosso Senhor, consiste sem dúvida no pecado, ou seja, pelos sentidos, pela inteligência ou pelo pensamento em geral, existe um Bem que provem de Deus, e, o afastamento de Deus nos leva ao pecado. Em síntese, todo bem vem de Deus, não há nada que possa ter outra origem. Para finalizar, o defeito, o pecado é voluntário e está sujeito a nossa vontade.

Abaixo o trecho do livro utilizado na aula anterior para debatermos a questão proposta por Santo Agostinho sobre a grande questão filosófica que se estende a séculos. 

 

Trecho do livro:

                         

Evódio: Explica-me, se possível, por que Deus concedeu ao homem o livre-arbítrio, uma vez que com certeza o homem não poderia pecar se não o tivesse recebido.

Agostinho: Então já tens certeza que Deus concedeu ao homem está dádiva, que segundo tua suposição não lhe deveria ter sido dada.

Evódio: É o que compreendi no livro anterior. Possuímos o livre-arbítrio e por isso pecamos.

Agostinho: Lembro-me também de termos chegado a essa conclusão. Mas agora pergunto o seguinte: como sabes que foi Deus que nos concedeu essa dádiva que certamente e por meio da qual pecamos?

Evódio: Creio que só pode ter sido, pois Ele nos criou e é Dele que recebemos a punição ou a recompensa que merecemos quando pecamos ou agimos bem.

Agostinho: se realmente é assim, a questão que propõe está resolvida. Se é verdade que o homem em si é bom, mas não poderia agir bem exceto por querer, seria preciso que tivesse vontade livre para que pudesse agir desse modo. De fato, não é porque o homem pode usar a vontade livre para pecar que se deve supor que Deus a concedeu para isso. Há, portanto, uma razão pela qual Deus deu ao homem está característica, pois sem ela não poderia viver e agir corretamente. Pode-se compreender, então que ela foi concedida ao homem para esse fim, considerando-se que se uns homens a usar para pecar recairão sobre ele as punições divinas. Ora, isso seria injusto se a vontade livre tivesse sido dada ao homem não apenas para agir corretamente, mas também para pecar. Entretanto, se o homem não fosse dotado de livre-arbítrio, não poderia existir esse bem que consiste na realização da justiça através da condenação dos pecados e da premiação da ação correta. A conduta de um homem não poderia ser caracterizada nem como correta nem como um pecado, não fosse pelo livre-arbítrio. Da mesma maneira, tanto a punição quanto a recompensa seriam injustas se o homem não tivesse o livre-arbítrio. 



 Livro que aborda as questões discutidas nesta aula.

 

 

 

Questão reflexiva: leia o pequeno diálogo entre Agostinho e Evódio sobre a livre escolha, ou livre-arbítrio, assim Agostinho chega à conclusão de que, a livre escolha é uma dádiva, pois somente por ela que podemos corrigir-nos constantemente pela premiação ou pela puniçãoEm que sentido se pode entender que Deus deu aos homens a liberdade de pecar e como Deus sendo sumamente bom, exista o Mal?

 

 

Indicação de filme baseado no livre-arbítrio: o Show de Truman (1998) Peter Weir: Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e transmitidos para todo o mundo.

 

Indicação de filme baseado no livre-arbítrio: Quero ser John Malkovich (1999) Spike Jonze: Craig (John Cusack) descobre algo que pode deixá-lo milionário: um portal no andar sete e meio do prédio onde trabalha que o leva diretamente à mente do famoso ator John Malkovich, possibilitando quem o fizer sentir tudo o que o ator faz. Estreia de Charlie Kaufman como roteirista, em um bizarro, esquisito e divertido roteiro – indicado ao Oscar.

Sociologia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Sociologia.

2º Bimestre

1TB

Inserção em grupos sociais

Semana 19 a 23 de outubro

· Assistir a vídeo aula disponível no link:

· Link: https://www.youtube.com/watch?v=CCkBCzBiQVE

· Faça um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

· Entregar até 30 de outubro

Física/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, o Conceito Científico de Trabalho.  

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

  





      DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, o Conceito Científico de Trabalho.  

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Química/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, o Átomo.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

     




   DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma Pesquisa de 25 linhas sobre, o Átomo.  

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B. durante a semana de 19 a 23/10/20. 4º bimestre.

Principais Biomas do Mundo    

Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta

Tropical, Savanas, Campos e Deserto.

O que é bioma?

O bioma, de acordo com o IBGE, pode ser definido como o conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais (clima, relevo, características geológicas) parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.

É comum vermos em livros e materiais didáticos a adoção do conceito de bioma como sendo sinônimo de ecossistema. Contudo, diferentemente do ecossistema, que leva em consideração as interações entre os seus elementos, a classificação de bioma engloba essencialmente as características da vegetação, da fauna e do ambiente em que estão inseridas.

Como a classificação em bioma leva em consideração as características das formas de vida e do ambiente, um bioma, na maioria das vezes, ocupa grandes extensões do espaço geográfico e inclui diversos ecossistemas. Um exemplo disso é a Mata Atlântica, a floresta tropical do Brasil, que ocupa uma grande extensão de terra na faixa litorânea do país, indo do Piauí ao Rio grande do Sul, e agrega vários ecossistemas, como a Mata de Araucária, os campos de altitude, as restingas e os manguezais.

Atualmente existem diferentes classificações de biomas. A maioria delas classifica-os em: Biomas aquáticos e Biomas Terrestres. Os biomas aquáticos são formados pelos diversos ecossistemas localizados nos rios, mares e oceanos e subdividem-se em: bioma marinho, formado pelos ecossistemas adaptados à água salgada, e o bioma de água doce, constituído pelos ecossistemas localizados nas bacias hidrográficas no interior do continente, em rios e lagos. Já os Biomas Terrestres correspondem originalmente a cerca de 30% da biosfera e são classificados de acordo com as características do ambiente (clima, relevo, tipos de solo), da fauna e, principalmente, do tipo de vegetação.

Os principais tipos de biomas encontrados no planeta são:

·         Tundra: Localiza-se no extremo norte e sul da Terra, sendo muito encontrada no norte do Canadá, da Europa e da Ásia e nas partes descongeladas da Antártica. Por estar localizada nas zonas polares, apresenta as temperaturas mais baixas do planeta, pouca pluviosidade e dias e noites com longa duração, dependendo da estação estudada (no inverno, as noites são mais longas; e no verão, o dia possui uma maior duração). Como na maior parte do tempo o solo é recoberto por gelo, a vegetação é escassa, composta principalmente por musgos e líquens, que brotam no verão e praticamente desaparecem no inverno. A fauna é composta por animais adaptados ao frio, como os ursos-polares (no Ártico), pinguins (na Antártica) ou animais que migram para essa região atraídos por sua escassa vegetação no verão.

·         Taiga: Localiza-se em latitudes elevadas, ao sul das áreas de Tundra, e ocorre na maior parte do território canadense, no norte da Europa e da Rússia. A vegetação é pouco diversificada, sendo composta principalmente por coníferas, que possuem folhas em forma de agulhas (aciculares) recobertas por uma cera que conserva a umidade e o calor, evitando, assim, o seu congelamento no inverno. A fauna é composta por diversas espécies de insetos, aves, renas, alces, veados, ursos, raposas e morcegos.

·         Floresta Temperada: Origina-se nas zonas temperadas, principalmente nos países da América do Norte, Europa e em alguns países da Ásia. Em virtude da existência das quatro estações do ano bastante definidas, a vegetação é abundante e diversificada, possuindo espécies de diversos tamanhos, cascas grossas e folhas largas que caem durante o outono e brotam na primavera. A fauna é muito diversificada, com a presença de grandes mamíferos: como ursos e leões da montanha e animais herbívoros, como cervos, coelhos, camundongos, toupeiras, insetos, caramujos e outros.

·         Floresta Equatorial: Localizada em zonas tropicais bem próximas à linha do equador, com clima muito úmido e quente e pouca amplitude térmica. A vegetação é densa (apresenta árvores de grande, médio e pequeno porte), latifoliada (com folhas largas e grandes), perene (as folhas não caem no outono) e, em muitos casos, adaptada à umidade (hidrófila). Apresenta uma das maiores biodiversidades de animais, plantas e insetos do mundo.

·         Floresta Tropical: Localizada em áreas de clima tropical, principalmente próximas do litoral, possui características semelhantes às da floresta equatorial. Recebe muita umidade e possui uma vegetação densa, com vários extratos (tamanhos diferentes) e muita biodiversidade. O exemplo de floresta tropical brasileira é a Mata Atlântica, que já foi praticamente toda devastada pela atividade humana.

·         Savanas: Localizam-se entre as áreas de florestas tropicais e regiões de climas áridos ou semiáridos, nas zonas tropicais, havendo predominância de uma estação úmida (verão) e outra seca (inverno). Em razão da alternância entre estações secas e úmidas, a vegetação nas savanas é constituída, principalmente, por arbustos e árvores de médio e pequeno porte com raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos. A fauna das savanas é muito diversificada, com a presença de diversas espécies de grandes mamíferos, herbívoros, insetos e aves.

·         Campos: Muito comuns em área de clima subtropical e de relevos em que predominam as planícies. São muito encontrados nos Estados Unidos, no sul do Brasil e em algumas regiões da Ásia. Em virtude da irregularidade das chuvas, esse bioma possui poucas, ou nenhuma, espécies herbáceas e arbóreas, sendo constituído principalmente por gramíneas e outras plantas que se adaptam a esse tipo de clima. A fauna dessa região não é tão diversificada. Nos campos norte-americanos, encontram-se espécies de antílopes, bisões, roedores, muitos insetos, gaviões e corujas. No Brasil, os pampas abrigam vários animais, como as garças, marrecos, veados, lontras e capivaras.

·         Desertos: Localizam-se em áreas de clima árido ou desértico, com pouca umidade e chuvas irregulares, solos arenosos e uma escassa vegetação, que está adaptada à baixa umidade (xerófilas). A fauna dessa região também está adaptada à pouca umidade, com predomínio de espécies de répteis (lagartos, cobras etc.), insetos, camelos (presentes na Ásia, África e Oceania) e outros. Os principais desertos do mundo são: o deserto do Saara, o deserto do Kalahari, o deserto de Gobi e o grande deserto australiano.

Com a alteração provocada pelo desenvolvimento das atividades humanas, a maioria dos biomas do planeta Terra encontra-se ameaçado de extinção. A destruição parcial dos biomas pode comprometer o equilíbrio ecológico dos ecossistemas que os compõem, provocando a destruição de habitat e a extinção de animais e plantas. Assim, é essencial que o ser humano procure promover um desenvolvimento sustentável de suas atividades para não comprometer a existência das várias espécies de plantas e animais que habitam os diversos biomas mundiais e que são essenciais para o desenvolvimento da vida humana no planeta.


Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicados as turmas dos 1º anos: E, F e Termo A, B.

Durante a semana de 19 a 23 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão: Considerando as características das formações vegetais e as transformações impostas pelo homem, correlacione corretamente as formações vegetais indicadas na coluna da esquerda com as características descritas na coluna da direita.

(I) Floresta temperada

 

 

 

(II) Floresta estacional e savanas

 

 

 

 

(III) Vegetação mediterrânea

 

 

 

 

(IV) Florestas pluviais equatoriais tropicais

(__) Formações vegetais em regiões de clima com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. As maiores ocorrências estão no sul da Europa, onde foi muito desmatada para o cultivo de oliveiras e videiras.

(__) Formações hidrófilas e latifoliadas, extremamente heterogêneas, localizadas nas baixas latitudes, em domínios quentes e úmidos. Nas últimas décadas, o desmatamento provocou grande redução das áreas florestadas.

(__) Formações florestais caducifólias, encontradas em latitudes intermediárias, com precipitação abundante e regularmente distribuída. Devido a práticas agrícolas intensivas e à intensa urbanização, restam poucas áreas representativas.

(__) Formações vegetais adaptadas à alternância de verões chuvosos e invernos secos. Vegetação complexa com estratos arbóreo, arbustivo e herbáceo. Amplamente utilizada para agricultura e pecuária.

Marque a alternativa que apresenta a sequência correta, decorrente do preenchimento da coluna da direita.

a) (  ) III, I, II e IV

b) (  ) I, II, III e IV

c) (  ) III, IV, I e II

d)  (  )IV, I, II e III

e) (  )  I, IV, III e II

2ª questão: Os principais biomas mundiais são:

a)  (  ) Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Desertos e Campos.

b)  (  ) Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical, Floresta Tropical, Mangues, Floresta Mediterrânea, Monções Asiáticas, Desertos.

c)  (  ) Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo, Floresta Tropical, Campo Sujo, Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.

d)  (  ) Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.

                                                                     

 

História/ProfºAlason

MOMENTO DE APRENDER

História

Nome do Professor: Alason Santos Silva

Disciplina: História

Turma envolvida: 1ºTB

Atividade e Conteúdo

Título: Hebreus, Fenícios e Persas

Objetivo:

Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber

Explicação do Professor:

A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo

Atividade do Aluno (Tarefa):

Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:

Quem foram os Hebreus?

Quem foram os Fenícios?

Quem foram os Persas?

Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola

prof2012alason@gmail.com

Materiais para Realização da Tarefa:

Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.

Quantidade de Aulas: 2

Período da realização da atividade: 19/10/2020 a 23/10/2020

Inglês/ProfºRene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 19/10/2020 A 23/10/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA

1ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

1º TB - EJA - NOTURNO

Verbo em Inglês

O verbo é a partícula que faz com que uma frase seja uma oração, ou seja, é necessário pelo menos um verbo em uma sentença.

Quando estamos conversando, tanto em inglês quanto em português, temos o costume de usar alguns verbos com mais frequência do que outros. Isto acontece porque algumas frases tem uma estrutura de aplicação mais comum na comunicação do cotidiano.

Verbos em inglês como o to be, to do e to have fazem parte de várias sentenças em um bate-papo usual. Por isso, é importante ter conhecimento desses verbos para facilitar a comunicação e o entendimento entre os interlocutores em uma conversa básica

Principais verbos em inglês

1. To be (ser)

2. To have (ter)

3. To do (fazer)

4. To say (dizer)

5. To get (conseguir)

6. To make (fazer)

7. To go (ir)

9. To take (pegar)

10. To see (ver)

11. To come (vir)

12. To think (pensar)

13. To look (olhar)

14. To want (querer)

15. To give (dar)

16. To use (usar)

17. To find (achar; encontrar)

18. To tell (contar uma história; dizer)

19. To ask (perguntar)

20. To work (trabalhar)

A explicação dos verbos mais usados no inglês está abrangido na vídeo aula: https://youtu.be/d82y9SW_EZg

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”. renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Língua Portuguesa/ProfºSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 1º Termo B

Matéria de Português

2º Bimestre.

Atividade do período 20 e 21/10 Duração de 45 minutos cada aula.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. Pesquise o que é humanismo e seu contexto histórico social.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A , B  – Periodo 19 a 23/10

Atividades Matemática

Sequências numéricas: Faça uma pequena pesquisa sobre cálculo do termo de uma PA (Progressão Aritmética)

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


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