Atividade da semana de 19 a 23 de outubro 2020
Eletivas Profª Denise
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
DATA: 19 a 23/10/2020 |
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DISCIPLINA/TURMA: 7°,
9°, 1°.
ELETIVA: JIU JITSU |
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CONTEÚDOS:
REVISÃO DO CONTEÚDO: JIU JITSU A ARTE
SUAVE |
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Aula
I. Reflita e responda: O que é importante saber para o
desenvolvimento integral no Jiu Jitsu?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II: Revisão
do conteúdo. Escreva um relato sobre todos os conteúdos
que você aprendeu neste bimestre. Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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: Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere.
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Eletivas Profª Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E
LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
·
Atividade 1- Atividade 1- Escolher
Música
Jogos
Livros
Lazer
·
Atividade 2- Responder o questionário;
Qual atividade de seu lazer te motiva em
tempos de Pandemia? Enviar o que escolheu;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 28/10/2020
Eletivas
9º A
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas
9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Apreciação de
Imagens e Vídeos |
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR25):Investigar,
identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as
linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes
tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a
capacidade de apreciação estética teatral |
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Observe essas
imagens, assistam os vídeos nos links indicados e respondas o questionário.
Links: Os Desequilibrados -Vida, o Filme. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnRmR7DWhWs. Acesso em: 11/
fev./2020. Cenas de DOGVILLE.
Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=klTPPI_Xprg. Acesso em: 27 dez. 2019.2010 Sin Sangre (Without Blood) -Teatro Cinema. Youtube Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=xNRSDtSVwl0. Acesso em: 27dez. 2019. Vinte mil léguas
submarinas. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ivAvwYg8rgw. Acesso
em: 27 dez. 2019. Vinte mil léguas
submarinas -Concerto harmonia. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6qLJK5nsWeA Acesso em: 27
dez. 2019.
1. Qual a
relação entre as linguagens teatral e cinematográfica, que você conseguiu
perceber durante a apreciação dos vídeos e imagens? 2. Em quais
momentos você percebeu o uso de tecnologias digitais na produção dos
espetáculos? 3. Durante a
apreciação estética teatral conseguiu observar como acontece as cenas, e as
performances atores. 4. Descreva os cenários,
o tipo de iluminação e sonoplastia 5.Como são os figurinos,
adereços e maquiagem dos personagens.
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RECURSOS:
Caderno
para anotações e internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA
19/10 a 23/10
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Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 19/10/2020
à 23/10/2020
Revisão dos conteúdos:
Habilidades:
Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações
humanas e as bacias hidrográfica.
Atividade:
1-
Como é possível proteger a biodiversidade?
2-
Qual a importância da proteção legal das
áreas de preservação ambiental?
3-
O que são crimes ambientais?
4-
O que são unidades de conservação? Cite três
exemplos:
Observação: entregar
atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº DAYANE
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO
DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática:
Unidade Temática – Esporte;
ATIVIDADE
·
Atividade 1- Assistir a aula Movimento Inova do
CMSP data de 22/10/20 ás 15h30;
·
Atividade 2- Relatar o contúdo da aula do CMSP;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:28/10/2020
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 19 a 23 do 10 de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 4º bimestre.
Recuperação continuada de habilidades do 3º Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, os conceitos de cidade e/ou urbanização.
GEOGRAFIA : Urbanização: conceitos principais ( 1 / 2 ).
Nota: Esta atividade possui três páginas de mapas e imagens e, três páginas de conteúdo escrito que auxiliam sua compreensão.
URBANIZAÇÃO: CONCEITOS PRINCIPAIS
Urbanização é o nome do processo que ocorre quando a população urbana cresce num ritmo mais rápido do que a população rural. Normalmente isso ocorre quando, por algum motivo, começa a haver uma intensa migração de pessoas do campo para a cidade, ou seja, um êxodo rural. Na maior parte das vezes, esse movimento migratório tem a ver com o processo de industrialização, que faz com que as cidades se tornem atraentes em função do surgimento de novas vagas de emprego.
URBANIZAÇÃO: CONCEITOS PRINCIPAIS
De modo geral, a urbanização vem acompanhada do aumento do tamanho e da quantidade de cidades num país. Na maior parte dos casos, a economia dos países também passa a depender principalmente de atividades ocorridas no espaço urbano, ao passo que diminui a importância das atividades produzidas no espaço rural.
Como pode ser visto no gráfico abaixo, a urbanização acelerada é um fenômeno relativamente recente na história do planeta. O início desse processo ocorreu no século XVIII, quando houve a 1ª Revolução Industrial na Inglaterra. Portanto, podemos afirmar que a industrialização incentivou o processo de urbanização – assim como as cidades preexistentes possibilitaram a industrialização.
População urbana sobre o total mundial (%)
Nesta fase da história mundial, o crescimento das cidades foi intenso. Em 1801, 10% da população da Inglaterra vivia em cidades de 100 mil habitantes ou mais; quarenta anos depois, esta população estava duplicada e em 1900, quadruplicada. Nos países que realizaram a Revolução Industrial posteriormente, como Estados Unidos, Alemanha e Japão, a urbanização foi ainda mais veloz.
A partir do início do século XX, o ritmo de urbanização diminuiu nesses países, de modo que os acréscimos populacionais passaram a ser resultado do crescimento demográfico, e não mais de um intenso êxodo rural. No pós-guerra, a concentração humana e a elevação do poder aquisitivo das populações dos países mais desenvolvidos produziram um grande aumento do consumo de bens e serviços, o que favoreceu a expansão do setor terciário da economia. Com isso, gradativamente houve um deslocamento de parte da população ativa do setor secundário para o terciário, ao mesmo tempo que ocorria uma urbanização mais lenta e que permitia promover a melhora dos serviços e infraestrutura essenciais à sociedade.
Após a Segunda Guerra Mundial, quando a urbanização já estava “concluída” nos países centrais, foi a vez de os países periféricos experimentarem uma urbanização rápida e desordenada, principalmente na Ásia e na América Latina. Por consequência disso, podemos notar que todos os países centrais e a maioria dos periféricos industrializados possuem altas taxas de urbanização. Afinal, ao se industrializarem, esses países (primeiro os desenvolvidos, e depois os periféricos) experimentaram um rápido crescimento populacional nas suas cidades.
Atualmente, a urbanização continua a ocorrer, mas de forma desigual. Em muitos países pobres o ritmo de urbanização continua acelerado, principalmente por conta das péssimas condições de vida existentes na zona rural, causadas pela estrutura fundiária bastante concentrada; pelos baixos salários e baixa qualidade de vida; pela falta de apoio aos pequenos agricultores; e pela modernização do campo, que ao se mecanizar provoca desemprego e libera grandes contingentes de mão-de-obra para as cidades.
Assim, os últimos 50 anos foram marcados por um crescimento muito maior da urbanização nos chamados países semiperiféricos e nos periféricos do que nos chamados países centrais. Esta urbanização pode ser classificada como tardia ou anômala, possuindo como características a rapidez e a desordem na ocupação do solo urbano. Além disso, nesses países também predominou a urbanização periférica, já que boa parte dos novos moradores das cidades acabaram indo morar em loteamentos clandestinos de áreas de periferias, afastadas dos centros principais – por conta da dificuldade de obter imóveis baratos, o que é causado pela especulação imobiliária.
Outra característica da urbanização atual é que, em função da robotização industrial, houve uma diminuição do número de vagas de emprego nas fábricas nas últimas décadas. Logo, atualmente muitas cidades continuam a crescer e a verem sua população aumentar, mas não necessariamente por conta da existência de fábricas e da oferta de empregos industriais, como era no passado. Na verdade, atualmente a maior parte das vagas de emprego em muitas cidades estão nas atividades de comércio e prestação de serviços. Com isso, aumenta urbanização terciária – ou seja, ligada ao setor terciário da economia.
METROPOLIZAÇÃO E HIERARQUIA URBANA
Metropolização é o que ocorre quando há uma concentração do crescimento populacional em algumas poucas cidades. Essas cidades passam a ser chamadas de metrópoles, e se caracterizam pelo recebimento de grandes contingentes de novos habitantes, o que as obriga a desenvolver cada vez mais infraestrutura e serviços para atender a esses cidadãos. Com isso, passam a se tornar mais importantes e a influenciar outras cidades vizinhas – ou, dependendo da escala, do resto do país ou do mundo.
Esse processo teve início nos países centrais, junto com o processo de urbanização influenciado pelo desenvolvimento das indústrias. As metrópoles (detentoras dos principais equipamentos urbanos e influências num determinado país) apresentaram, por muito tempo, ritmo de crescimento populacional superior do que o verificado nas médias e pequenas cidades.
Alguns exemplos são as metrópoles de Londres, Paris e, posteriormente, Nova Iorque e Tóquio.
O crescimento dessas cidades originou conurbações (junção das áreas urbanas de duas ou mais cidades), pois as metrópoles passavam a crescer e a se encontrar fisicamente com outras cidades vizinhas.
Esquema representando o processo de conurbação
Com isso, surgiram regiões metropolitanas, que são definidas como sendo um conjunto de municípios contíguo, conturbados e integrados a uma cidade principal (metrópole), com serviços públicos e de infraestrutura comuns. Esse mesmo processo, quando ocorre entre duas ou mais metrópoles, provoca a formação de uma outra estrutura urbana, chamada de megalópole – que são conurbações de duas ou mais regiões metropolitanas ou de metrópoles. As megalópoles são mais comuns em países desenvolvidos, justamente por eles terem um processo de urbanização mais antigo e por terem mais metrópoles geograficamente próximas – o que facilita a ocorrência de uma conurbação entre elas.
Exemplos de megalópoles nos EUA, Japão e Europa
REDE E HIERARQUIA URBANA
A rede urbana é o conjunto articulado de cidades e grandes centros urbanos, que se integram em escalas mundial, regional e local por meio de fluxos de serviços, mercadorias, capitais, informações e recursos humanos. O grau de integração de uma dada rede urbana de um país é um indicativo de seu nível de desenvolvimento. Em regiões economicamente mais dinâmicas, a tendência é uma maior interligação entre as suas diferentes cidades, geralmente mais adensadas e com uma melhor infraestrutura. Por outro lado, países considerados subdesenvolvidos apresentam uma integração limitada entre as suas cidades, apresentando uma organização territorial dispersa e pouco coesa.
Essa rede estrutura-se por meio de uma hierarquia, em que as cidades menores costumam ser relativamente dependentes das cidades maiores e economicamente mais desenvolvidas. Ou seja, a hierarquia urbana é a influência ou polarização que cada cidade exerce num determinado espaço, sendo que, por exemplo, metrópoles são muito mais influentes do que centros regionais, que por sua vez, são mais influentes do que cidades e vilas. Contudo, é importante entender que, com a evolução tecnológica e a melhora nos transportes e nas telecomunicações, a rede urbana melhorou e a hierarquia entre as cidades se tornou muito menos rígida.
Relações entre as cidades: a hierarquia urbana antiga (esquerda) e a atual (direita)
Por isso mesmo, é importante entender o conceito de cidade global. As cidades assim nomeadas são lugares de comando (poder decisório) da política e/ou da economia internacional. Normalmente possuem sedes de grandes corporações internacionais, de grandes bancos e serviços ligados à tecnologia de ponta. São “nós” da economia global, já que as decisões tomadas ali vão influenciar a produção industrial, agropecuária e a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta. Nova Iorque, Londres, Tóquio e Paris são exemplos de cidades globais com enorme influência. Porém, há outras cidades globais que, apesar de serem menos influentes, também representam polos de importância mundial – como é o caso de São Paulo.
Na economia financeira atual, a formação de cidades globais é algo crucial para o desenvolvimento de um dado país, pois são nessas cidades que se instalam os principais centros econômicos e onde a comunicação com os demais polos de desenvolvimento acontece. Forma-se, então, uma verdadeira rede de cidades globais, capazes de concentrar boa parte da população mundial e de garantir o funcionamento da economia globalizada.
É importante não confundir o termo “cidade global” com o termo “megacidade”. Isso porque as megacidades são, na verdade, aglomerados urbanos com população grande – mais de dez milhões de habitantes. Assim, enquanto as cidades globais são mais comuns em países desenvolvidos, a maioria das megacidades são encontradas em países periféricos, justamente por serem estes os locais cujo processo de urbanização é mais recente – e que, em vários casos, continua acelerado.
Principais cidades globais (cidades muito influentes)
Principais megacidades (cidades muito populosas)
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos tempos:
“A META É SER MELHOR QUE ONTEM,
NÃO MELHOR QUE NIMGUÉM ” !
Geografia/Profº
História/Profº Silvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e
por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que
dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de
quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar
um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar
dessa reta final. Conto com vocês.
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra
mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a
humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de
um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das
diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.
AVALIAÇÃO: Introdução ao tema com texto sobre a Segunda Grande Guerra
Mundial. Não tem atividade nessa semana.
DURAÇÃO: 04 AULAS
SEMANA: de 19 a 23 de outubro
A Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial foi
um conflito militar global que
durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo
todas as grandes potências — organizadas
em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais
abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em
estado de "guerra total", os principais
envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a
serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a
distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante
de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em
combate,
foi o conflito mais letal da história da
humanidade,
resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.[1]
Geralmente considera-se o ponto inicial da
guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de
setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a
Alemanha pela França e pela maioria
dos países do Império Britânico e da Commonwealth. Alguns países já
estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino
de Itália na Segunda
Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda
Guerra Sino-Japonesa.[2] Muitos dos que
não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a
eventos como a invasão da União
Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas
britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos Estados
Unidos, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.[3][4]
A guerra terminou com a vitória dos Aliados
em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura
social mundial. Enquanto a Organização
das Nações Unidas (ONU)
era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos,
a União Soviética e os Estados Unidos emergiam
como superpotências rivais,
preparando o terreno para uma Guerra Fria que se
estenderia pelos próximos quarenta e seis anos (1945-1991). Nesse ínterim, a
aceitação do princípio de autodeterminação acelerou
movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a
um movimento de recuperação econômica e integração
política.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bim. Data: 19/10/20 a 23/10/20
Turmas: 9º A, B, C
Retomada
de Conteúdo e Atividade
Tempo verbal
futuro em inglês
CONTEÚDO: Simple future: uso dos verbos will e going to – tempo verbal
futuro
Retomada da
atividade:
1ª aula: Leia
atentamente, depois copie as explicações e os exemplos em seu caderno.
Como e quando usar o will:
Ø Quando você quiser falar de algo que tem a intenção
de realizar no futuro, como uma previsão, deve usar o will.
1) As situações em que usamos o verbo will são:
Coisas que vão acontecer em um futuro
não imediato.
One day she will be a big painter. –
Um dia ela será uma grande pintora.
2) Para aquilo que é certo para o futuro, seja ele
imediato ou não.
I’ll buy a new car, that one is too
old. – Eu comprarei um novo carro, esse está muito velho.
3) Expressar decisões tomadas na hora da fala.
We need more coffee. I’ll take it! –
Nós precisamos de mais café. Eu pegarei!
4) Falar daquilo que será consumado no futuro.
I think the Brazilian economy will be
better next year. – Eu acho que a economia brasileira estará melhor ano que
vem.
5) Para fazer um pedido de forma muito educada.
Will you open the door, please? –
Você poderia abrir a porta, por favor?
2ª
aula
Como e quando usar o going to:
Ø O going to é indicado para situações em que há
planejamento daquilo que se vai fazer no futuro, algo como o “vou realizar” do
português. Como nestes exemplos:
a)
I’m going to
call her to know what happened. – Eu vou ligar para ela para saber o que
aconteceu.
b)
Paul is going
to see the doctor on Friday. –Paul vai ver o médico na sexta.
Ø Mas se precisar dizer que algo não vai acontecer,
você deve colocar o not antes do going to na frase, como você vê abaixo:
c)
He isn’t going
to visit his mother this holiday. – Ele não vai visitar a mãe dele neste
feriado.
d)
It isn’t going
to rain anytime soon. – Não vai chover tão cedo.
Ø Se precisar fazer uma pergunta sobre o futuro,
basta fazer uma frase interrogativa comum e acrescentar o going to antes do
verbo. Com estes exemplos abaixo você vai entender direitinho:
e)
Are you going
to talk to your brother about that? – Você vai falar com seu irmão sobre isso?
f)
Is she going
to be there also? – Ela vai estar lá também?
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
E. E. Salim Farah Maluf
Ano: 9° A, 9°B e 9° C
Matéria: Língua Portuguesa
Semana de 19/10 a 23/10/2020
Orientação:
Revisar as atividades do 3° bimestre que não foram realizadas e encaminhar para
o e-mail jobiane.reis@hotmail.com
(com urgência), em documento Word ou PDF da foto do caderno, caso haja dúvidas,
fazer o encaminhamento também por e-mail.
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta
para o período de 19/10/2020 a 23/10/2020
(6 aulas)
4º BIMESTRE
Caros alunos, iniciamos o 4º bimestre, mas vamos continuar com o
caderno do aluno volume 3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
ATIVIDADE 1 – PONTO MÉDIO
Na malha quadriculada,
abaixo estão representados cinco
segmentos de retas. Escreva as coordenadas dos pontos das extremidades e das
coordenadas do ponto médio de cada segmento. Analisando as coordenadas das
extremidades de cada segmento e as coordenadas
dos seus respectivos pontos médios, qual é a relação entre elas?
Vamos tomar como exemplo o segmento 𝐴𝐵 ̅̅̅̅
O ponto
A é formado pela abcissa 2 e
ordenada 6 daí temos A (2; 6)
O ponto B é formado pela abcissa -2 e ordenada
2 daí
temos B (-2; 2)
O ponto
médio 𝐴𝐵 ̅̅̅̅ = é formado pela abcissa 0 e ordenada 4
daí temos (0; 4)
Lembrando
que !!!!
Segmento de reta são partes da reta que possuem ponto
inicial e ponto final. Dessa forma, é possível medir o comprimento de um
segmento de reta, diferentemente da reta, que não possui um ponto inicial ou um
ponto final. Ela é infinita.
Agora é sua vez !!!
Responder as atividades das páginas 70,71 e 72
Projeto de Vida/Profº
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E.
Prof. Salim Farah Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º A
Matéria
de tecnologia
Atividade
do período 27/04
1.
Pesquisar:
·
Produtos de mídia digital
·
Mídias paga
·
Mídia
própria
·
Mídia
ganha
Habilidades: Analisar,
Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto,
reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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9º B
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA: Arte |
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CONTEÚDOS: Apreciação de Imagens e Vídeos |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR25):Investigar, identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Observe essas imagens, assistam os vídeos nos links indicados e respondas o questionário.
Links: Os Desequilibrados -Vida, o Filme. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnRmR7DWhWs. Acesso em: 11/ fev./2020. Cenas de DOGVILLE. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=klTPPI_Xprg. Acesso em: 27 dez. 2019.2010 Sin Sangre (Without Blood) -Teatro Cinema. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xNRSDtSVwl0. Acesso em: 27dez. 2019. Vinte mil léguas submarinas. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ivAvwYg8rgw. Acesso em: 27 dez. 2019. Vinte mil léguas submarinas -Concerto harmonia. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6qLJK5nsWeA Acesso em: 27 dez. 2019.
1. Qual a relação entre as linguagens teatral e cinematográfica, que você conseguiu perceber durante a apreciação dos vídeos e imagens? 2. Em quais momentos você percebeu o uso de tecnologias digitais na produção dos espetáculos? 3. Durante a apreciação estética teatral conseguiu observar como acontece as cenas, e as performances atores. 4. Descreva os cenários, o tipo de iluminação e sonoplastia 5.Como são os figurinos, adereços e maquiagem dos personagens.
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RECURSOS:
Caderno para anotações e internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 19/10 a 23/10
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Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 19/10/2020
à 23/10/2020
Revisão dos conteúdos:
Habilidades:
Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações
humanas e as bacias hidrográfica.
Atividade:
1-
Como é possível proteger a biodiversidade?
2-
Qual a importância da proteção legal das
áreas de preservação ambiental?
3-
O que são crimes ambientais?
4-
O que são unidades de conservação? Cite três
exemplos:
Observação: entregar
atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO
DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática:
Unidade Temática – Esporte;
ATIVIDADE
·
Atividade 1- Assistir a aula Movimento Inova do
CMSP data de 22/10/20 ás 15h30;
·
Atividade 2- Relatar o contúdo da aula do CMSP;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:28/10/2020
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 19 a 23 do 10 de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 4º bimestre.
Recuperação continuada de habilidades do 3º Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, os conceitos de cidade e/ou urbanização.
GEOGRAFIA : Urbanização: conceitos principais ( 1 / 2 ).
Nota: Esta atividade possui três páginas de mapas e imagens e, três páginas de conteúdo escrito que auxiliam sua compreensão.
URBANIZAÇÃO: CONCEITOS PRINCIPAIS
Urbanização é o nome do processo que ocorre quando a população urbana cresce num ritmo mais rápido do que a população rural. Normalmente isso ocorre quando, por algum motivo, começa a haver uma intensa migração de pessoas do campo para a cidade, ou seja, um êxodo rural. Na maior parte das vezes, esse movimento migratório tem a ver com o processo de industrialização, que faz com que as cidades se tornem atraentes em função do surgimento de novas vagas de emprego.
URBANIZAÇÃO: CONCEITOS PRINCIPAIS
De modo geral, a urbanização vem acompanhada do aumento do tamanho e da quantidade de cidades num país. Na maior parte dos casos, a economia dos países também passa a depender principalmente de atividades ocorridas no espaço urbano, ao passo que diminui a importância das atividades produzidas no espaço rural.
Como pode ser visto no gráfico abaixo, a urbanização acelerada é um fenômeno relativamente recente na história do planeta. O início desse processo ocorreu no século XVIII, quando houve a 1ª Revolução Industrial na Inglaterra. Portanto, podemos afirmar que a industrialização incentivou o processo de urbanização – assim como as cidades preexistentes possibilitaram a industrialização.
População urbana sobre o total mundial (%)
Nesta fase da história mundial, o crescimento das cidades foi intenso. Em 1801, 10% da população da Inglaterra vivia em cidades de 100 mil habitantes ou mais; quarenta anos depois, esta população estava duplicada e em 1900, quadruplicada. Nos países que realizaram a Revolução Industrial posteriormente, como Estados Unidos, Alemanha e Japão, a urbanização foi ainda mais veloz.
A partir do início do século XX, o ritmo de urbanização diminuiu nesses países, de modo que os acréscimos populacionais passaram a ser resultado do crescimento demográfico, e não mais de um intenso êxodo rural. No pós-guerra, a concentração humana e a elevação do poder aquisitivo das populações dos países mais desenvolvidos produziram um grande aumento do consumo de bens e serviços, o que favoreceu a expansão do setor terciário da economia. Com isso, gradativamente houve um deslocamento de parte da população ativa do setor secundário para o terciário, ao mesmo tempo que ocorria uma urbanização mais lenta e que permitia promover a melhora dos serviços e infraestrutura essenciais à sociedade.
Após a Segunda Guerra Mundial, quando a urbanização já estava “concluída” nos países centrais, foi a vez de os países periféricos experimentarem uma urbanização rápida e desordenada, principalmente na Ásia e na América Latina. Por consequência disso, podemos notar que todos os países centrais e a maioria dos periféricos industrializados possuem altas taxas de urbanização. Afinal, ao se industrializarem, esses países (primeiro os desenvolvidos, e depois os periféricos) experimentaram um rápido crescimento populacional nas suas cidades.
Atualmente, a urbanização continua a ocorrer, mas de forma desigual. Em muitos países pobres o ritmo de urbanização continua acelerado, principalmente por conta das péssimas condições de vida existentes na zona rural, causadas pela estrutura fundiária bastante concentrada; pelos baixos salários e baixa qualidade de vida; pela falta de apoio aos pequenos agricultores; e pela modernização do campo, que ao se mecanizar provoca desemprego e libera grandes contingentes de mão-de-obra para as cidades.
Assim, os últimos 50 anos foram marcados por um crescimento muito maior da urbanização nos chamados países semiperiféricos e nos periféricos do que nos chamados países centrais. Esta urbanização pode ser classificada como tardia ou anômala, possuindo como características a rapidez e a desordem na ocupação do solo urbano. Além disso, nesses países também predominou a urbanização periférica, já que boa parte dos novos moradores das cidades acabaram indo morar em loteamentos clandestinos de áreas de periferias, afastadas dos centros principais – por conta da dificuldade de obter imóveis baratos, o que é causado pela especulação imobiliária.
Outra característica da urbanização atual é que, em função da robotização industrial, houve uma diminuição do número de vagas de emprego nas fábricas nas últimas décadas. Logo, atualmente muitas cidades continuam a crescer e a verem sua população aumentar, mas não necessariamente por conta da existência de fábricas e da oferta de empregos industriais, como era no passado. Na verdade, atualmente a maior parte das vagas de emprego em muitas cidades estão nas atividades de comércio e prestação de serviços. Com isso, aumenta urbanização terciária – ou seja, ligada ao setor terciário da economia.
METROPOLIZAÇÃO E HIERARQUIA URBANA
Metropolização é o que ocorre quando há uma concentração do crescimento populacional em algumas poucas cidades. Essas cidades passam a ser chamadas de metrópoles, e se caracterizam pelo recebimento de grandes contingentes de novos habitantes, o que as obriga a desenvolver cada vez mais infraestrutura e serviços para atender a esses cidadãos. Com isso, passam a se tornar mais importantes e a influenciar outras cidades vizinhas – ou, dependendo da escala, do resto do país ou do mundo.
Esse processo teve início nos países centrais, junto com o processo de urbanização influenciado pelo desenvolvimento das indústrias. As metrópoles (detentoras dos principais equipamentos urbanos e influências num determinado país) apresentaram, por muito tempo, ritmo de crescimento populacional superior do que o verificado nas médias e pequenas cidades.
Alguns exemplos são as metrópoles de Londres, Paris e, posteriormente, Nova Iorque e Tóquio.
O crescimento dessas cidades originou conurbações (junção das áreas urbanas de duas ou mais cidades), pois as metrópoles passavam a crescer e a se encontrar fisicamente com outras cidades vizinhas.
Esquema representando o processo de conurbação
Com isso, surgiram regiões metropolitanas, que são definidas como sendo um conjunto de municípios contíguo, conturbados e integrados a uma cidade principal (metrópole), com serviços públicos e de infraestrutura comuns. Esse mesmo processo, quando ocorre entre duas ou mais metrópoles, provoca a formação de uma outra estrutura urbana, chamada de megalópole – que são conurbações de duas ou mais regiões metropolitanas ou de metrópoles. As megalópoles são mais comuns em países desenvolvidos, justamente por eles terem um processo de urbanização mais antigo e por terem mais metrópoles geograficamente próximas – o que facilita a ocorrência de uma conurbação entre elas.
Exemplos de megalópoles nos EUA, Japão e Europa
REDE E HIERARQUIA URBANA
A rede urbana é o conjunto articulado de cidades e grandes centros urbanos, que se integram em escalas mundial, regional e local por meio de fluxos de serviços, mercadorias, capitais, informações e recursos humanos. O grau de integração de uma dada rede urbana de um país é um indicativo de seu nível de desenvolvimento. Em regiões economicamente mais dinâmicas, a tendência é uma maior interligação entre as suas diferentes cidades, geralmente mais adensadas e com uma melhor infraestrutura. Por outro lado, países considerados subdesenvolvidos apresentam uma integração limitada entre as suas cidades, apresentando uma organização territorial dispersa e pouco coesa.
Essa rede estrutura-se por meio de uma hierarquia, em que as cidades menores costumam ser relativamente dependentes das cidades maiores e economicamente mais desenvolvidas. Ou seja, a hierarquia urbana é a influência ou polarização que cada cidade exerce num determinado espaço, sendo que, por exemplo, metrópoles são muito mais influentes do que centros regionais, que por sua vez, são mais influentes do que cidades e vilas. Contudo, é importante entender que, com a evolução tecnológica e a melhora nos transportes e nas telecomunicações, a rede urbana melhorou e a hierarquia entre as cidades se tornou muito menos rígida.
Relações entre as cidades: a hierarquia urbana antiga (esquerda) e a atual (direita)
Por isso mesmo, é importante entender o conceito de cidade global. As cidades assim nomeadas são lugares de comando (poder decisório) da política e/ou da economia internacional. Normalmente possuem sedes de grandes corporações internacionais, de grandes bancos e serviços ligados à tecnologia de ponta. São “nós” da economia global, já que as decisões tomadas ali vão influenciar a produção industrial, agropecuária e a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta. Nova Iorque, Londres, Tóquio e Paris são exemplos de cidades globais com enorme influência. Porém, há outras cidades globais que, apesar de serem menos influentes, também representam polos de importância mundial – como é o caso de São Paulo.
Na economia financeira atual, a formação de cidades globais é algo crucial para o desenvolvimento de um dado país, pois são nessas cidades que se instalam os principais centros econômicos e onde a comunicação com os demais polos de desenvolvimento acontece. Forma-se, então, uma verdadeira rede de cidades globais, capazes de concentrar boa parte da população mundial e de garantir o funcionamento da economia globalizada.
É importante não confundir o termo “cidade global” com o termo “megacidade”. Isso porque as megacidades são, na verdade, aglomerados urbanos com população grande – mais de dez milhões de habitantes. Assim, enquanto as cidades globais são mais comuns em países desenvolvidos, a maioria das megacidades são encontradas em países periféricos, justamente por serem estes os locais cujo processo de urbanização é mais recente – e que, em vários casos, continua acelerado.
Principais cidades globais (cidades muito influentes)
Principais megacidades (cidades muito populosas)
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos tempos:
“A META É SER MELHOR QUE ONTEM,
NÃO MELHOR QUE NIMGUÉM ” !
História/Profº Wilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – 9º Ano B
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 19 de outubro a 23 de outubro
TEMAS: Ditadura militar Argentina e ditadura
militar Chilena.
HABILIDADES:
(EF09HI29) e
(EF09HI30) Descrever, analisar e comparar as
experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos (econômicos,
sociais, de censura e repressão) e vínculos com o poder, em nível nacional e
internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS
DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA
SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Pesquisa:
Favor usar caneta azul ou preta para eu
conseguir ler sua pesquisa.
Aula 1 e 2 –
Ditadura militar na Argentina.
Aula 3
e 4 – Ditadura militar no Chile.
Obs.: não
esquecer de colocar fonte e data da consulta.
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bim. Data: 19/10/20 a 23/10/20
Turmas: 9º A, B, C
Retomada
de Conteúdo e Atividade
Tempo verbal
futuro em inglês
CONTEÚDO: Simple future: uso dos verbos will e going to – tempo verbal
futuro
Retomada da
atividade:
1ª aula: Leia
atentamente, depois copie as explicações e os exemplos em seu caderno.
Como e quando usar o will:
Ø Quando você quiser falar de algo que tem a intenção
de realizar no futuro, como uma previsão, deve usar o will.
1) As situações em que usamos o verbo will são:
Coisas que vão acontecer em um futuro
não imediato.
One day she will be a big painter. –
Um dia ela será uma grande pintora.
2) Para aquilo que é certo para o futuro, seja ele
imediato ou não.
I’ll buy a new car, that one is too
old. – Eu comprarei um novo carro, esse está muito velho.
3) Expressar decisões tomadas na hora da fala.
We need more coffee. I’ll take it! –
Nós precisamos de mais café. Eu pegarei!
4) Falar daquilo que será consumado no futuro.
I think the Brazilian economy will be
better next year. – Eu acho que a economia brasileira estará melhor ano que
vem.
5) Para fazer um pedido de forma muito educada.
Will you open the door, please? –
Você poderia abrir a porta, por favor?
2ª
aula
Como e quando usar o going to:
Ø O going to é indicado para situações em que há
planejamento daquilo que se vai fazer no futuro, algo como o “vou realizar” do
português. Como nestes exemplos:
a)
I’m going to
call her to know what happened. – Eu vou ligar para ela para saber o que
aconteceu.
b)
Paul is going
to see the doctor on Friday. –Paul vai ver o médico na sexta.
Ø Mas se precisar dizer que algo não vai acontecer,
você deve colocar o not antes do going to na frase, como você vê abaixo:
c)
He isn’t going
to visit his mother this holiday. – Ele não vai visitar a mãe dele neste
feriado.
d)
It isn’t going
to rain anytime soon. – Não vai chover tão cedo.
Ø Se precisar fazer uma pergunta sobre o futuro,
basta fazer uma frase interrogativa comum e acrescentar o going to antes do
verbo. Com estes exemplos abaixo você vai entender direitinho:
e)
Are you going
to talk to your brother about that? – Você vai falar com seu irmão sobre isso?
f)
Is she going
to be there also? – Ela vai estar lá também?
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
E. E. Salim Farah Maluf
Ano: 9° A, 9°B e 9° C
Matéria: Língua Portuguesa
Semana de 19/10 a 23/10/2020
Orientação:
Revisar as atividades do 3° bimestre que não foram realizadas e encaminhar para
o e-mail jobiane.reis@hotmail.com
(com urgência), em documento Word ou PDF da foto do caderno, caso haja dúvidas,
fazer o encaminhamento também por e-mail.
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta
para o período de 19/10/2020 a 23/10/2020
(6 aulas)
4º BIMESTRE
Caros alunos, iniciamos o 4º bimestre, mas vamos continuar com o
caderno do aluno volume 3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
ATIVIDADE 1 – PONTO MÉDIO
Na malha quadriculada,
abaixo estão representados cinco
segmentos de retas. Escreva as coordenadas dos pontos das extremidades e das
coordenadas do ponto médio de cada segmento. Analisando as coordenadas das
extremidades de cada segmento e as coordenadas dos seus respectivos pontos médios, qual é a relação entre elas?
Vamos tomar como exemplo o segmento 𝐴𝐵 ̅̅̅̅
O ponto
A é formado pela abcissa 2 e
ordenada 6 daí temos A (2; 6)
O ponto B é formado pela abcissa -2 e ordenada
2 daí
temos B (-2; 2)
O ponto
médio 𝐴𝐵 ̅̅̅̅ = é formado pela abcissa 0 e ordenada 4
daí temos (0; 4)
Lembrando
que !!!!
Segmento de reta são partes da reta que possuem ponto
inicial e ponto final. Dessa forma, é possível medir o comprimento de um
segmento de reta, diferentemente da reta, que não possui um ponto inicial ou um
ponto final. Ela é infinita.
Agora é sua vez !!!
Responder as atividades das páginas 70,71 e 72
Projeto de Vida/Profº Rosiane
|
||||
1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias
Quintão |
2.
TURMA
9° ANO - B |
|||
3.
DISCIPLINA: Professor
especialista, Projeto de vida |
||||
4.
CONTEÚDOS: O que está no cinema
que pode ser um referencial no meu projeto de vida |
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Organização e
responsabilidade. |
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Os
alunos deverão escolher um filme que já tenham assistido e fazer uma resenha
de como esse filme está relacionado com o seu projeto de vida. OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.
|
||||
7.
RECURSOS
UTILIZADOS: Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno. |
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via
whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
10. PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
19 a 23/10/2020 |
11. PROFESSOR
Rosiane
Ap. Dias Quintão |
12.
VALIDADO EM: 19/10/2020 |
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E.
Salim Farah Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º B
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
do período 23/10 Duração de 45 minutos.
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.
O que é deepfake?
Habilidades:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
---------------------------------------------------------------------
9º C
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
| ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
| |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
| ||||
CONTEÚDOS: Apreciação de Imagens e Vídeos |
| ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR25):Investigar, identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral |
| ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Observe essas imagens, assistam os vídeos nos links indicados e respondas o questionário.
Links: Os Desequilibrados -Vida, o Filme. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnRmR7DWhWs. Acesso em: 11/ fev./2020. Cenas de DOGVILLE. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=klTPPI_Xprg. Acesso em: 27 dez. 2019.2010 Sin Sangre (Without Blood) -Teatro Cinema. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xNRSDtSVwl0. Acesso em: 27dez. 2019. Vinte mil léguas submarinas. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ivAvwYg8rgw. Acesso em: 27 dez. 2019. Vinte mil léguas submarinas -Concerto harmonia. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6qLJK5nsWeA Acesso em: 27 dez. 2019.
1. Qual a relação entre as linguagens teatral e cinematográfica, que você conseguiu perceber durante a apreciação dos vídeos e imagens? 2. Em quais momentos você percebeu o uso de tecnologias digitais na produção dos espetáculos? 3. Durante a apreciação estética teatral conseguiu observar como acontece as cenas, e as performances atores. 4. Descreva os cenários, o tipo de iluminação e sonoplastia 5.Como são os figurinos, adereços e maquiagem dos personagens.
|
| ||||
RECURSOS:
Caderno para anotações e internet.
|
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
| ||||
|
DATA 19/10 a 23/10
__ |
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
Educação física/Profº Donizete
EE
SALIM FARAH MALUF SEMANA DE
19/10 Á 23/10/2020 AULA
1 E 2 - TEMA: Ginástica / Corpo Movimento Saúde EDUCAÇÃO
FÍSICA - EF II
- 9º ANO C PROFESSOR
: DONIZETI |
1ª AULA
(45 minutos) A prática
da Ginástica contribui para uma consciência corporal? Justifique sua
resposta.
|
2ª AULA
(45minutos) Na
sua opinião, qual a importância do Movimento para a Saúde?
|
ORIENTAÇÕES Retirar
na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador. Atividades
referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo. Quem
perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube. Essas
atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada
no seu caderno. As atividades realizadas correspondem a presença e nota. |
REGISTRO Quem não tiver acesso a e-mail,
acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para
conferência no retorno as aulas presenciais |
DEVOLUÇÃO doniz6@hotmail.com ou Google Classroom |
ATIVIDADE SEMANAL (19 a 23 /10)Geografia/Profº Hosana
PROFESSORA: HOSANA
EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA: 9ºC
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após
realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre
eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a
Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema
abordado.
Leia o texto abaixo e utilize outras fontes de
pesquisa sobre o tema para a realização de atividades na próxima semana.
A POLUIÇÃO DO AR
A Poluição do Ar ou
Poluição Atmosférica é o resultado do lançamento na atmosfera de grandes
quantidades de gases ou partículas líquidas e sólidas, que provocam impacto
ambiental e problemas de saúde humana.
Dentre as
substâncias poluentes temos as poeiras industriais, aerossóis, fumaças negras,
solventes, ácidos e hidrocarbonetos.
Em diversos países,
o nível de poluição do ar está acima do considerado aceitável pela OMS
(Organização Mundial da Saúde).
Apesar da China ser
frequentemente lembrada como um desses países, estão a ser realizados muitos esforços
para que esse grave quadro seja revertido.
Na lista dos países
que liberam a maior quantidade de dióxido de carbono, o Brasil aparece nas
primeiras colocações.
História/Profº Vanildo
ATIVIDADE 9C HISTÓRIA 4ºBimestre SEMANA
19 a 23/10 PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para
correção).
Leitura dos textos abaixo para atividades futura.
A questão judaico-palestina
Inglês/Profº Mônica
Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bim. Data: 19/10/20 a 23/10/20
Turmas: 9º A, B, C
Retomada
de Conteúdo e Atividade
Tempo verbal
futuro em inglês
CONTEÚDO: Simple future: uso dos verbos will e going to – tempo verbal
futuro
Retomada da
atividade:
1ª aula: Leia
atentamente, depois copie as explicações e os exemplos em seu caderno.
Como e quando usar o will:
Ø Quando você quiser falar de algo que tem a intenção
de realizar no futuro, como uma previsão, deve usar o will.
1) As situações em que usamos o verbo will são:
Coisas que vão acontecer em um futuro
não imediato.
One day she will be a big painter. –
Um dia ela será uma grande pintora.
2) Para aquilo que é certo para o futuro, seja ele
imediato ou não.
I’ll buy a new car, that one is too
old. – Eu comprarei um novo carro, esse está muito velho.
3) Expressar decisões tomadas na hora da fala.
We need more coffee. I’ll take it! –
Nós precisamos de mais café. Eu pegarei!
4) Falar daquilo que será consumado no futuro.
I think the Brazilian economy will be
better next year. – Eu acho que a economia brasileira estará melhor ano que
vem.
5) Para fazer um pedido de forma muito educada.
Will you open the door, please? –
Você poderia abrir a porta, por favor?
2ª
aula
Como e quando usar o going to:
Ø O going to é indicado para situações em que há
planejamento daquilo que se vai fazer no futuro, algo como o “vou realizar” do
português. Como nestes exemplos:
a)
I’m going to
call her to know what happened. – Eu vou ligar para ela para saber o que
aconteceu.
b)
Paul is going
to see the doctor on Friday. –Paul vai ver o médico na sexta.
Ø Mas se precisar dizer que algo não vai acontecer,
você deve colocar o not antes do going to na frase, como você vê abaixo:
c)
He isn’t going
to visit his mother this holiday. – Ele não vai visitar a mãe dele neste
feriado.
d)
It isn’t going
to rain anytime soon. – Não vai chover tão cedo.
Ø Se precisar fazer uma pergunta sobre o futuro,
basta fazer uma frase interrogativa comum e acrescentar o going to antes do
verbo. Com estes exemplos abaixo você vai entender direitinho:
e)
Are you going
to talk to your brother about that? – Você vai falar com seu irmão sobre isso?
f)
Is she going
to be there also? – Ela vai estar lá também?
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
E. E. Salim Farah Maluf
Ano: 9° A, 9°B e 9° C
Matéria: Língua Portuguesa
Semana de 19/10 a 23/10/2020
Orientação:
Revisar as atividades do 3° bimestre que não foram realizadas e encaminhar para
o e-mail jobiane.reis@hotmail.com
(com urgência), em documento Word ou PDF da foto do caderno, caso haja dúvidas,
fazer o encaminhamento também por e-mail.
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 19/10/2020 a 23/10/2020 (6 aulas)
4º BIMESTRE
Caros alunos, iniciamos o 4º bimestre, mas vamos continuar com o caderno do aluno volume 3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
ATIVIDADE 1 – PONTO MÉDIO
Na malha quadriculada, abaixo estão representados cinco segmentos de retas. Escreva as coordenadas dos pontos das extremidades e das coordenadas do ponto médio de cada segmento. Analisando as coordenadas das extremidades de cada segmento e as coordenadas dos seus respectivos pontos médios, qual é a relação entre elas?
Vamos tomar como exemplo o segmento 𝐴𝐵 ̅̅̅̅
O ponto A é formado pela abcissa 2 e ordenada 6 daí temos A (2; 6)
O ponto B é formado pela abcissa -2 e ordenada 2 daí temos B (-2; 2)
O ponto médio 𝐴𝐵 ̅̅̅̅ = é formado pela abcissa 0 e ordenada 4 daí temos (0; 4)
Lembrando que !!!!
Segmento de reta são partes da reta que possuem ponto inicial e ponto final. Dessa forma, é possível medir o comprimento de um segmento de reta, diferentemente da reta, que não possui um ponto inicial ou um ponto final. Ela é infinita.
Agora é sua vez !!!
Responder as atividades das páginas 70,71 e 72
Projeto de Vida/Profº
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E.
Salim Farah Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º C
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
22/10 Duração de 45 minutos.
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.
O que é deepfake?
Habilidade:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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