domingo, 18 de outubro de 2020

4ºAnos iniciais semana de 19 a 23 de outubro de 2020

    Atividade da semana de 19  a 23 de outubro 2020

4ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora: Claudia Rudi

São Paulo, 19 de outubro de 2020.

Segunda-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

Telefone: (11) 9 9330-3341

Suas atividades podem ser devolvidas também por email. rudiclaudia8@gmail.com

 

Português

1ª Aula e 2ª Aula

 

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

Ortografia: Dígrafos ou encontro consonantal.

 

Substantivos próprio e comuns

1.    Sublinhe de vermelho os substantivos próprios, e de azul, os substantivos comuns.

 

a)    Vênus e Marte são planetas vizinhos da terra.

b)    A formiguinha transportava uma folha para o formigueiro.

c)    O Brasil tem uma das maiores florestas do mundo.

d)    Ana, Pedro e Raquel foram ao cinema.

e)    Os meninos estão jogando bola no campinho.

f)     Amanhã, viajarei para Curitiba e, no domingo, para Porto Alegre.

 

2.    Pinte a frase em que há substantivo(s) próprio(s).

a)    O patinho feio.

b)    Rapunzel

c)    O gato de botas.

d)    O soldadinho de chumbo.

e)    Pinóquio

f)     A pequena sereia.

g)    João e Maria.

h)    A galinha ruiva.

i)      Cinderela

 

 

Projeto Jornal. Etapa 6 A- Atividade propõe analisar cartas de leitor identificando a presença de opinião sustentada.Página, 160

 

Habilidades:(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública (EF04LP15A) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

Duas aulas de cinquenta minutos.


Matemática

4ª Aula e 5ª Aula

 

Atividade permanente


Caderno do aluno EMAI

 

Sequência 26

Atividade 26.6

 

Está atividade tem por objetivo propor que os estudantes observem um trecho do mapa da cidade de São Paulo, onde se localiza o Museu do futebol, e auxiliem algum familiar, que não conhecem a região, chegarem ao endereço do museu a partir de suas localizações.

 

Sequência 27

Atividade 27.1

 

Atividade tem por objetivo, apresentar às crianças os preços referentes ao quilo das frutas, para que sejam comparados os seus valores.

 

Páginas 80 a 82.

 

 

 

Habilidade: (EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. (EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal. (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

São Paulo, 20 de outubro de 2020.

Terça-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Português

1ª Aula e 2ª Aula

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

1.    Que conjunto estes substantivos coletivos designam?

a.    Fauna

b.    Flora

c.     Ninhada

d.    Matilha

 

2.    Associe as colunas correspondentes.

A

álbum

 

Anjos, soldados

B

manada

 

Alho, cebola

C

legião

 

Selos, fotografias

D

réstia

 

Bois, elefantes

 

Atividades de estudos intensivos.

1.    Qual é o título do texto?

2.     Este texto é:

 

a.             

 

Piada

b.             

 

Recita

c.             

 

Fábula

 

3.    A finalidade do texto é:

 

 

Transmitir um ensinamento, uma moral.

 

Manifestar sentimento, emocionar ou entreter o leitor.

 

Ensinar o preparo de um alimento.

 

4.    Quem são os personagens do texto?

 

5.    Quem dormia embaixo da árvore?

 

6.    Oque o leão fez com o ratinho?

 

7.    Como os caçadores pegaram o leão?

 

8.    Quem é o autor do texto?

 

9.    Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. A quem se refere a palavra destacada?

 

10.  Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. A palavra destacada, dá ideia de:

 

 

Modo

 

Tempo

 

Lugar

 

11.  Quantas palavras há na frase: Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.

 

12.  Enumere as frases abaixo, de acordo com os acontecimentos

no texto:

 

(  ) O ratinho roeu as cordas e soltou o leão.

(  ) Os caçadores prenderam o leão numa rede.

(  ) Os ratinhos brincavam perto do leão.

(  ) O leão prendeu um ratinho com a pata.

 

Habilidade:EF15PL02 Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos.EF15LP03 Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais. EF35LP05 Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

 

Matemática

3ª Aula e 4ª Aula

 

Atividade permanente

 

1.    Realize estes cálculos mentalmente e registre os resultados.

 

A

60-20=

F

180-30=

b

35-12=

G

768-122=

C

72-41=

H

825-425=

D

87-33=

I

645-531=

E

99-77=

j

999-240=

 

2.    Em janeiro, Patrícia depositou R$ 278,00. Em fevereiro, depositou R$ 365,00 e em março, mais R$ 327,00. Quanto Patrícia depositou nesses três primeiros messes do ano?

 

 

Atividades de estudos intensivos.

1.O mistério dos números:





2-       2 - Observe e complete o quadro a seguir:





a.    Quantos mm são necessários para formar 1cm?

b.    Quantos mm são necessários para formar 1 m?

c.     Patrícia, mede 1, 60 m e Renato 1,6 m. Qual dos dois é o mais alto?

 

3- A fazenda seu João produz leite e queijo. Veja as anotações das quantidades produzidas em três semanas.


 

Nas três semanas, qual foi a produção de:

a. Leite

b. Queijo

 

4-Complete a tabela usando as seguintes equivalências:

 


Habilidade: (EF04MA03) Resolver e elaborar situações problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.

(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida

padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

São Paulo, 21 de outubro de 2020.

Quarta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Português

1ª Aula e 2ª Aula

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

Masculino e feminino

 

 

1.    Consulte um dicionário e anote se o substantivo é masculino ou feminino.

a.    Couve

b.    Alface

c.     Guaraná

d.    Telefonema

e.    Canoa

f.      Cal

g.    Criança

h.    Automóvel

i.      Eclipse

j.      Isqueiro

 

2.     Escreva o feminino destas palavras:

 

a.    Camponês

b.    Diretor

c.     Rei

d.    Ator

e.    Cidadão

f.      Padrinho

 

3.    Escreva o masculino destas palavras.

a.    Égua

b.    Cabra

c.     Nora

d.    Madrinha

e.    Cadela

f.      Ovelha

g.    Amazona

 

Atividades de estudos intensivos.


Leitura do texto 1


 

Leitura do texto 2



Leitura do texto 3





FONTE DA IMAGEM: https://images.app.goo.gl/5DohkKAQouZjcM8M9

 

1. Qual a finalidade do texto?

2. Qual o principal assunto do texto.

3. Onde costumamos encontrar textos deste gênero.

 

Habilidade: Habilidade:EF15PL02 Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos.EF15LP03 Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais. EF15LP04 Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo   uso    de    recursos expressivos gráfico-visuais. EF35LP05 Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

 

    Matemática

3ª Aula , 4ª Aula e 5ª aula

Atividade permanente






2.Realize estes cálculos mentalmente e registre em seu caderno os resultados.

 

a.    80+30=                      f.  110+70=

b.    15+25=                      g.  230+120=

c.     22+33=                      h.  190+40=

d.    40+36=                      i.   540+150=

e.    34+34=                      j.  310+240=

 

 

 

    Atividades de estudos intensivos

 

1. Lucas tem 130 reais e quer comprar dois dos presentes anunciados no folheto.


a) Quais são os dois presentes possíveis que Lucas pode comprar?

b) Se Lucas comprar a bola e o carinho, quantos reais vai gastar?

c) Se ele comprar o urso e o carrinho, quanto vai sobrar de troco?

    

2.Bruna foi a papelaria e comprou os materiais abaixo, quanto ela pagou pelos materiais juntos?



Resposta:

 

3.Observando os produtos abaixo que foi comprado em uma loja de esportes, responda



a)    Qual a diferença entre o preço do Skate e da bola?

b)    Quanto foi gasto, se somados roupas e calçados?

c)    Qual a diferença de preço entre o mais caro e o mais barato?

d)    Quanto custou a bola e o Skate juntos?

e)    No total, quanto foi gasto?

f)     A compra foi paga com 4 notas de cem reais. De quanto foi o troco?

g)    Quais presentes custaram menos de 100,00?

 

J)    Uma farmácia possuía em seu estoque 250 frascos de álcool gel. Comprou o triplo da quantidade que já tinha para atender seus clientes. Com quantos frascos de álcool gel a farmácia ficou?

 

K)   Na farmácia, um cliente comprou 1 frasco de álcool gel por R$12,50. Ele pagou com uma nota de R$ 50,00. Quanto o cliente recebeu de troco?

 

L)    Um pacote com 5 máscaras está sendo vendido em uma farmácia por R$ 5,00. Um cliente está comprando dois pacotes de máscaras. Então, quantas máscaras estão sendo compradas? E quanto ele receberá de troco se está pagando com uma nota de R$ 20,00?

               

                       Geometria.







1.    A partir da observação do sólido a seguir, responda as seguintes questões:





a.    Quantas faces tem o prisma?

b. Quais figuras planas formam estas faces?

c. Quantas de cada?

 

1.    A partir da observação do sólido abaixo, responda as seguintes questões:


 



a. Quantas faces tem a pirâmide acima?

b. Quais figuras planas formam estas faces?

c. Quantas de cada?

 

1.     Observe o quadro abaixo e complete a tabela abaixo. Caso seja necessário, consulte o registro coletivo e outras anotações que fizeram anteriormente.




 

Habilidade: (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado. diversas, como cálculo mental e algoritmos, (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA17B) Identificar as regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides. (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Três aulas de cinquenta minutos.

 

 

 

São Paulo, 22 de outubro de 2020.

Quinta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Português

1ª Aula e 2ª Aula

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

Gênero do substantivo

1.    Acrescente o artigo “O” ou artigo “A” diante de cada substantivo. (se precisar consulte o dicionário)

 

                               A) ____ testemunha                                 f) _____ indivíduo

b) _____ vítima                                        g) _____ ídolo

    c) _____cônjuge                                      h) _____ criatura

d)_____ pessoa                                       i) ______ líder

e) _____ monstro                                     j) ______ tipo

 

2.    Passe para o feminino.

 

a.    Encontrei o jornalista na passeata.

b.    No sítio, há galos, bodes e carneiros.

c.     Meu patrão é bastante exigente.

d.    Comprei um cavalo molhado e um touro preto.

e.    Aqueles turistas fizeram um passeio na mata.

f.      O ator recebeu o prêmio das mãos do diretor do filme.

g.    O rei cavalgou com o duque e o barão.

 

 

Atividades de estudos intensivos.



1. O que significa a palavra “claro”, no segundo quadrinho?

(a) O contrário de escuro.    (c) O contrário de pode.

(b) O mesmo que escuro.     (d) O mesmo que pode.

 

 

   2. Por que Mônica ficou aborrecida?

 

(a) Entendeu diferente o sentido da palavra pintar.

(b) Implicou com o assobio do Cebolinha.

(c) Pensou que o Cebolinha fosse pintar o retrato dela.

(d) Respondeu apressadamente a pergunta.

 

1.    Os três quadrinhos mostram Cebolinha:

 

(a) Caminhando em direção à escola.

(b) Indo para uma escola de pintura.

(c) Vestindo-se como um pintor de quadros.

(d) Voltando alegremente da aula de música.

 

2.    Os três quadrinhos mostram Cebolinha:

 

(a) Caminhando em direção à escola.

(b) Indo para uma escola de pintura.

            (c) Vestindo-se como um pintor de quadros.

(d) Voltando alegremente da aula de música.

 

3.    Quem é o autor da história que você leu?

4.    Quais são os personagens que aparecem na história lida?

5.    Esses personagens fazem parte de qual turma?

 

 

(SAEPE). Leia o texto abaixo.

A onça e a coelhinha

 

Uma onça faminta vagava pela floresta à procura de comida.

De repente, uma coelha branquinha pulou diante dela.

Percebendo a intenção da onça, o pequeno animal tentou distrair o poderoso adversário.

– Bom dia, dona Onça, como vai?

– Muito bem, e vai ficar melhor – respondeu a onça, lançando olhares famintos para a indefesa coelhinha.

– Sabe, tenho seis lindos filhotes que acabaram de nascer. A senhora quer conhecê-los?

– Oh, sim, por que não? – disse a onça, já pensando num almoço farto.

– Então, espere que vou buscá-los. Volto já. A onça nem foi atrás. Só pensava no banquete que a aguardava.

E lá ficou à espera.

Se ainda permanece no local, não sei, não.

Só sei que desta vez a coelhinha escapou de virar comida de onça.

 

AROEIRA, M. Luisa; BIZZOTO, M. Inês Bizzoto (adapt.). Armazém de Textos.

FAPI.

 

 

6.    No trecho “De repente, uma coelha branquinha pulou diante dela.” (2° parágrafo), a palavra destacada indica;

 

A) causa.

B) lugar.

C) modo.

D) tempo.

 

7.    Leia o texto abaixo e responda.

 

A lebre e a tartaruga

 

Um dia uma tartaruga começou a contar vantagem dizendo que corria muito depressa, que a lebre era muito mole e, enquanto falava, a tartaruga ria e ria da lebre. Mas a lebre ficou mesmo impressionada foi quando a tartaruga resolveu apostar uma corrida com ela.

“Deve ser só de brincadeira!”, pensou a lebre.

A raposa era o juiz e recebia as apostas. A corrida começou e, na mesma hora, claro, a lebre passou à frente da tartaruga. O dia estava quente, por isso lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar um pouco. Depois de brincar, resolveu tirar

            uma soneca à sombra fresquinha de uma árvore.

“Se por acaso a tartaruga me passar, é só correr um pouco e fico na frente de novo”, pensou.

A lebre achava que não ia perder aquela corrida de jeito nenhum. Enquanto isso, lá vinha a tartaruga com seu jeitão, arrastando os pés, sempre na mesma velocidade, sem descansar nem uma vez, só pensando na chegada. Ora, a lebre dormiu tanto que esqueceu de prestar atenção na tartaruga. Quando ela acordou cadê a tartaruga? Bem que a lebre se levantou e saiu zunindo, mas nem adiantava! De longe ela viu a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.

Moral: Não devemos menosprezar a capacidade dos outros.

 

Disponível em:

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24259>.

 

No trecho “... a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.”. (último parágrafo), a expressão destacada indica uma ideia

 

A) da causa da disputa entre os bichos.

B) da maneira como os bichos correram.

C) do lugar onde termina a corrida.

D) do momento em que a disputa acontece.

 

Habilidade: Habilidade:EF15PL02 Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos.EF15LP03 Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais. EF15LP04 Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo   uso    de    recursos expressivos gráfico-visuais. EF35LP05 Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

 

 

Duas aulas de cinquenta minutos.


Matemática

3ª Aula , 4ª Aula e 5ª aula

Atividade permanente



Atividades de estudos intensivos.

2.Maria e Helena resolveram fazer uma tabela com alguns itens que elas já

haviam comprado e outros que gostariam de comprar:

 


 

1.    As irmãs têm juntas R$ 42,00. Se elas comprarem dois carimbos e um batom perfumado, o valor será suficiente? Faça o cálculo:

2.    Para comprar três almofadas de pelúcia e uma varinha mágica, elas vão precisar de quanto?

3.    Como todos nós sabemos, Helena gosta muito de comprar. Ela resolveu comprar todos os itens da lista. De quanto ela vai precisar?

4.    Maria e Helena querem presentear sua madrinha com uma carteira nova e um batom perfumado. Mas, suas economias já estão quase acabando. Ajude-as a fazer        o cálculo desses itens:

5.    Vamos brincar de multiplicar, calculando os valores abaixo:


 6.    Maria e Helena querem presentear sua madrinha com uma carteira nova e um batom perfumado. Mas, suas economias já estão quase acabando. Ajude-as a fazer        o cálculo desses itens:

2.   7-  Vamos brincar de multiplicar, calculando os valores abaixo:



Leitura do gráfico:




Habilidade: (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido.(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área. (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Três aulas de cinquenta minutos.


São Paulo, 23 de outubro de 2020.

Sexta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Educação física uma aula de cinquenta minutos.

 

 

Artes uma aula de cinquenta minutos.

 

Português

3ª Aula, 4ª Aula e 5ª aula

 

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

Plural dos substantivos.

 

1.    Passe para o plural estas palavras terminadas em ão.

 

A

Vulcão

E

grão

B

Irmão

F

Porão

C

Leão

G

Mamão

D

Alemão

H

Anão

 

2.    Dê o plural destas palavras terminadas em Z ou R.

 

A

Juiz

E

Cantor

B

Raiz

F

Pastor

C

Nariz

G

Ator

D

Rapaz

H

Mar

 

3.    Passe para o plural estas palavras terminadas em l.

 

A

Jornal

E

Cantil

B

Pastel

F

Fuzil

C

Lençol

G

Funil

D

azul

H

Barril

 

Atividades de estudos intensivos

GÊNERO TEXTUAL – BIOGRAFIA

Biografia de Ruth Rocha

 

Ruth Rocha nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931. Tem formação em Sociologia e atuou na área de educação. Em 1967, começou a escrever para a revista Claudia artigos sobre educação. Participou da criação da revista Recreio, da Editora Abril, onde teve suas primeiras histórias publicadas a partir de 1969.

Influenciada pelo escritor Monteiro Lobato, iniciou a carreira de escritora em 1976, com o livro, "Palavras Muitas Palavras". Porém, sua obra mais famosa é "Marcelo, Marmelo, Martelo", com mais de 1 milhão de cópias vendidas e traduzida

para diversas línguas.

Mas sua escrita é rica também em conteúdos sociais, como por exemplo, o livro "Uma História de Rabos Presos", lançado no Congresso Nacional Brasileiro, em 1989.

Em 1990, lançou na sede das Organizações das Nações Unidas o livro "Declaração                         Universal dos Direitos Humanos Para Crianças".

Foi condecorada em 1998, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a Comenda da Ordem do Ministério da Cultura.

Ganhou quatro prêmios Jabuti, considerado de grande valor para quem atua no ramo literário no Brasil, com destaque para o livro "Escrever e Criar", lançado em 2002.

Ruth Rocha foi escolhida para fazer parte do Pen Club – Associação Mundial dos escritores, localizada no Rio de Janeiro.

Foi eleita para a cadeira n.o 38 da Academia Paulista de Letras.

Fontes: http://www.e-biografias.net/ruth_rocha

 

Após a leitura do texto, copie as perguntas e responda as questões em seu caderno.

 

1-    Qual é o gênero textual?

2-    Qual é a finalidade do texto?

3-    Que tipos de fatos e informações sempre estão presentes nesse gênero textual?

4-     No texto, o narrador é: narrador-observador ou narrador-personagem? Por quê?

5-     Qual é o personagem principal?

 

 

6-    Leia o haicai abaixo:

acenda a luz de leve

eu lhe mostro uma beleza

a bola de neve

(Leminski, Paulo. Vida. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 143)

 

a.    Do que o poeta está falando?

b. Observem as frases:

1. Como este poema é belo!

2. eu lhe mostro uma beleza.

      O que essas duas palavras têm em comum?

 

       c.  Observem mais estas duas frases:

1. eu lhe mostro uma beleza.

2. A leveza deste poema é demais!

Agora pensem: se beleza se origina de belo, leveza se origina de qual palavra?

 

7-     Leiam as frases abaixo, observando qual o papel das palavras destacadas.

 

·         Aquele haicai é belo.

·         A menina tem modos delicados.

·         Ele comprou um rico tecido para fazer sua camisa.

·         Este filme tem um final muito triste.

a. Indiquem a que se refere cada uma das palavras destacadas:

 

belo –_________________________________________________

delicado -_______________________________________________

rico –__________________________________________________

triste –_________________________________________________

 

b.    Belo, delicado, rico, triste... Vocês sabem qual o nome que a gramática dá a estas palavras? E que tipo de informação elas acrescentam às frases?

 

 

c.     Agora, faça a modificação nas palavras entre parênteses e preencham as lacunas, como no modelo. Atenção à terminação da palavra!

 

A leveza deste poema é demais! (leve)

      Sua _________________________ está no sorriso. (belo)

      Ela se despediu da mãe com _________________________. (delicada)

A _________________________ não traz felicidade, mas ajuda! (rica)

      Você tem uma missão: acabar com a minha __________________. (triste)

 

Habilidade: (EF04LP08A) Grafar, corretamente palavras com regularidades morfológico-gramaticais terminadas em– izar/-isar; ência/ância/ança (substantivos derivados). (EF04LP07) Identificar e fazer uso da concordância nominal entre artigo, substantivo e adjetivo - no masculino e feminino, singular e plural, na leitura e na escrita de textos de diferentes gêneros.  (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF15LP02A) – Estabelecer expectativas em relação aos textos que vai ler (pressuposições antecipadoras do sentido), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra, entre outros elementos. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

Três aulas de cinquenta minutos.

 

 

Professora:Flávia 

Disciplina: Arte


Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 4º A anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha  para fazer a atividade escolhida.

 

Com a ajuda dos pais ou responsável escolha uma noticia em jornais impressos ou digitais uma notícia ou reportagem atual sobre a situação da pandemia no Brasil ou em sua região. Leia o texto na íntegra, transfira para o caderno para se informar mais sobre o assunto e , faça uma ilustração com modelo de tirinhas usando o caderno de desenho ou caderno normal da sala.

 

Professor: Donizeti

Disciplina :Educação física

  EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 4º ANOS  A  

                ATIVIDADES   SEMANA    19/10   Á  23/10/2020

1ª AULA (50 minutos)

Vamos realizar a brincadeira do “Vivo e Morto”

Morto a pessoa se abaixa, e vivo a pessoa se levanta. Quem ficar por último vence a rodada. Convide toda a família para participar.

 





 

2ª AULA (50 minutos)

Esporte são atividades que possuem regras oficiais.

Jogos e brinadeiras são atividades que podem variar as regras e serem adaptadas.



Assinale a resposta correta. A figura acima representa: um esporte ou jogo?

      (  )  esporte         (  )  jogo

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis preto e um espaço na sua casa ou o seu quintal.

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário