Atividade da semana de 19 a 23 de outubro 2020
4ºAno A ( Anos Iniciais )
Professora: Claudia Rudi
São
Paulo, 19 de outubro de 2020.
Segunda-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Telefone:
(11) 9 9330-3341
Suas atividades podem ser devolvidas
também por email. rudiclaudia8@gmail.com
Português
1ª Aula
e 2ª Aula
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
Ortografia:
Dígrafos ou encontro consonantal.
Substantivos
próprio e comuns
1.
Sublinhe de vermelho os substantivos
próprios, e de azul, os substantivos comuns.
a) Vênus e
Marte são planetas vizinhos da terra.
b) A
formiguinha transportava uma folha para o formigueiro.
c) O
Brasil tem uma das maiores florestas do mundo.
d) Ana,
Pedro e Raquel foram ao cinema.
e) Os
meninos estão jogando bola no campinho.
f) Amanhã,
viajarei para Curitiba e, no domingo, para Porto Alegre.
2.
Pinte a frase em que há substantivo(s) próprio(s).
a) O
patinho feio.
b) Rapunzel
c) O gato
de botas.
d) O
soldadinho de chumbo.
e) Pinóquio
f) A
pequena sereia.
g) João e
Maria.
h) A
galinha ruiva.
i) Cinderela
Projeto Jornal. Etapa 6 A- Atividade propõe analisar cartas de leitor identificando a presença de opinião sustentada.Página, 160
Habilidades:(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre
outros textos do campo da vida pública (EF04LP15A) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura
de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor,
comentários, posts...).
Duas aulas de cinquenta minutos.
Matemática
4ª Aula
e 5ª Aula
Atividade
permanente
Caderno do aluno EMAI
Sequência 26
Atividade
26.6
Está atividade tem por objetivo propor
que os estudantes observem um trecho do mapa da cidade de São Paulo, onde se
localiza o Museu do futebol, e auxiliem algum familiar, que não conhecem a
região, chegarem ao endereço do museu a partir de suas localizações.
Sequência 27
Atividade 27.1
Atividade tem por objetivo, apresentar
às crianças os preços referentes ao quilo das frutas, para que sejam comparados
os seus valores.
Páginas 80 a 82.
Habilidade: (EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e
1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores
do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. (EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e
decimal. (EF04MA21) Medir, comparar e
estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem
dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras
com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações problema que envolvam compra e venda e
formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o
consumo ético, consciente e responsável.
São
Paulo, 20 de outubro de 2020.
Terça-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Português
1ª Aula
e 2ª Aula
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
1.
Que conjunto estes substantivos coletivos designam?
a.
Fauna
b.
Flora
c.
Ninhada
d.
Matilha
2.
Associe as colunas correspondentes.
A |
álbum |
|
Anjos, soldados |
B |
manada |
|
Alho, cebola |
C |
legião |
|
Selos, fotografias |
D |
réstia |
|
Bois, elefantes |
Atividades de estudos intensivos.
1.
Qual é o título do texto?
2.
Este texto é:
a. |
|
Piada |
b. |
|
Recita |
c. |
|
Fábula |
3.
A finalidade do texto é:
|
Transmitir um ensinamento, uma moral. |
|
Manifestar sentimento, emocionar ou entreter o leitor. |
|
Ensinar o preparo de um alimento. |
4. Quem são os personagens do texto?
5. Quem dormia embaixo da árvore?
6. Oque o leão fez com o ratinho?
7. Como os caçadores pegaram o leão?
8. Quem é o autor do texto?
9. Vieram uns ratinhos passear em cima dele
e ele acordou. A quem se refere a palavra destacada?
10. Não conseguia se soltar, e fazia a
floresta inteira tremer com seus urros de raiva. A palavra destacada, dá ideia
de:
|
Modo |
|
Tempo |
|
Lugar |
11. Quantas palavras há na frase: Nisso,
apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
12. Enumere as frases abaixo, de acordo com
os acontecimentos
no texto:
( ) O ratinho roeu as cordas e
soltou o leão.
( ) Os caçadores prenderam o leão
numa rede.
( ) Os ratinhos brincavam perto
do leão.
( ) O leão prendeu um ratinho com
a pata.
Habilidade:EF15PL02 Estabelecer
expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos
sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e
recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de
recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros
elementos.EF15LP03 Localizar informações explícitas em textos de diferentes
gêneros textuais. EF35LP05 Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na
leitura de textos de diferentes gêneros.
Duas aulas de cinquenta minutos.
Matemática
3ª Aula
e 4ª Aula
Atividade
permanente
1.
Realize
estes cálculos mentalmente e registre os resultados.
A |
60-20= |
F |
180-30= |
b |
35-12= |
G |
768-122= |
C |
72-41= |
H |
825-425= |
D |
87-33= |
I |
645-531= |
E |
99-77= |
j |
999-240= |
2.
Em
janeiro, Patrícia depositou R$ 278,00. Em fevereiro, depositou R$ 365,00 e em
março, mais R$ 327,00. Quanto Patrícia depositou nesses três primeiros messes
do ano?
Atividades de estudos intensivos.
1.O
mistério dos números:
2- 2 - Observe e complete o quadro a seguir:
a.
Quantos
mm são necessários para formar 1cm?
b.
Quantos
mm são necessários para formar 1 m?
c.
Patrícia,
mede 1, 60 m e Renato 1,6 m. Qual dos dois é o mais alto?
3- A fazenda seu João produz leite e
queijo. Veja as anotações das quantidades produzidas em três semanas.
Nas
três semanas, qual foi a produção de:
a.
Leite
b.
Queijo
4-Complete
a tabela usando as seguintes equivalências:
Habilidade:
(EF04MA03)
Resolver e elaborar situações problema com números naturais envolvendo adição e
subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além
de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.
(EF04MA20)
Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades,
utilizando unidades de medida
padronizadas
mais usuais, e recorrendo a instrumentos.
Duas
aulas de cinquenta minutos.
São
Paulo, 21 de outubro de 2020.
Quarta-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Português
1ª Aula
e 2ª Aula
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
Masculino
e feminino
1. Consulte um dicionário e anote se o
substantivo é masculino ou feminino.
a. Couve
b. Alface
c. Guaraná
d. Telefonema
e. Canoa
f. Cal
g. Criança
h. Automóvel
i. Eclipse
j. Isqueiro
2. Escreva o feminino destas palavras:
a. Camponês
b. Diretor
c. Rei
d. Ator
e. Cidadão
f. Padrinho
3. Escreva o masculino destas palavras.
a. Égua
b. Cabra
c. Nora
d. Madrinha
e. Cadela
f. Ovelha
g. Amazona
Atividades de estudos intensivos.
Leitura
do texto 1
Leitura
do texto 2
Leitura
do texto 3
FONTE
DA IMAGEM: https://images.app.goo.gl/5DohkKAQouZjcM8M9
1.
Qual a finalidade do texto?
2.
Qual o principal assunto do texto.
3.
Onde costumamos encontrar textos deste gênero.
Habilidade: Habilidade:EF15PL02 Estabelecer
expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos
sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e
recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de
recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros
elementos.EF15LP03 Localizar informações explícitas em textos de diferentes
gêneros textuais. EF15LP04 Compreender, na leitura de
textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso
de recursos expressivos gráfico-visuais. EF35LP05 Inferir o sentido de palavras
ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Duas aulas de cinquenta minutos.
Matemática
3ª Aula
, 4ª Aula e 5ª aula
Atividade
permanente
2.Realize
estes cálculos mentalmente e registre em seu caderno os resultados.
a.
80+30= f. 110+70=
b. 15+25= g. 230+120=
c. 22+33= h. 190+40=
d. 40+36= i. 540+150=
e. 34+34= j.
310+240=
Atividades de estudos
intensivos
1. Lucas
tem 130 reais e quer comprar dois dos presentes anunciados no folheto.
a)
Quais são os dois presentes possíveis que Lucas pode comprar?
b)
Se Lucas comprar a bola e o carinho, quantos reais vai gastar?
c)
Se ele comprar o urso e o carrinho, quanto vai sobrar de troco?
2.Bruna
foi a papelaria e comprou os materiais abaixo, quanto ela pagou pelos materiais
juntos?
Resposta:
3.Observando os produtos abaixo que foi comprado em uma loja de esportes, responda
a)
Qual
a diferença entre o preço do Skate e da bola?
b)
Quanto
foi gasto, se somados roupas e calçados?
c)
Qual
a diferença de preço entre o mais caro e o mais barato?
d)
Quanto
custou a bola e o Skate juntos?
e)
No total,
quanto foi gasto?
f)
A
compra foi paga com 4 notas de cem reais. De quanto foi o troco?
g)
Quais
presentes custaram menos de 100,00?
J)
Uma
farmácia possuía em seu estoque 250 frascos de álcool gel. Comprou o triplo da quantidade
que já tinha para atender seus clientes. Com quantos frascos de álcool gel a farmácia
ficou?
K)
Na
farmácia, um cliente comprou 1 frasco de álcool gel por R$12,50. Ele pagou com
uma nota de R$ 50,00. Quanto o cliente recebeu de troco?
L)
Um
pacote com 5 máscaras está sendo vendido em uma farmácia por R$ 5,00. Um
cliente está comprando dois pacotes de máscaras. Então, quantas máscaras estão
sendo compradas? E quanto ele receberá de troco se está pagando com uma nota de
R$ 20,00?
Geometria.
1.
A
partir da observação do sólido a seguir, responda as seguintes questões:
a.
Quantas
faces tem o prisma?
b. Quais figuras planas formam estas
faces?
c. Quantas de cada?
1.
A
partir da observação do sólido abaixo, responda as seguintes questões:
a. Quantas
faces tem a pirâmide acima?
b. Quais
figuras planas formam estas faces?
c. Quantas de
cada?
1. Observe o quadro abaixo e complete a tabela
abaixo. Caso seja necessário, consulte o registro coletivo e outras anotações
que fizeram anteriormente.
Habilidade: (EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números
naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias além de fazer
estimativas e/ou arredondamento do resultado. diversas, como cálculo mental e
algoritmos, (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema
envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais,
organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por
estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA17B) Identificar as
regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e
das pirâmides. (EF04MA21) Medir, comparar e
estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem
dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras
com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Três aulas de cinquenta minutos.
São
Paulo, 22 de outubro de 2020.
Quinta-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Português
1ª Aula
e 2ª Aula
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
Gênero
do substantivo
1.
Acrescente o artigo “O” ou artigo “A”
diante de cada substantivo. (se precisar consulte o dicionário)
A) ____ testemunha f) _____
indivíduo
b) _____ vítima g)
_____ ídolo
c) _____cônjuge h) _____ criatura
d)_____ pessoa i) ______ líder
e) _____ monstro j) ______
tipo
2.
Passe para o feminino.
a.
Encontrei o jornalista na passeata.
b.
No sítio, há galos, bodes e carneiros.
c.
Meu patrão é bastante exigente.
d.
Comprei um cavalo molhado e um touro
preto.
e.
Aqueles turistas fizeram um passeio na
mata.
f.
O ator recebeu o prêmio das mãos do diretor
do filme.
g.
O rei cavalgou com o duque e o barão.
Atividades de estudos intensivos.
1. O que significa a palavra “claro”, no segundo
quadrinho?
(a) O
contrário de escuro. (c) O contrário
de pode.
(b) O
mesmo que escuro. (d) O mesmo que
pode.
2. Por que Mônica ficou aborrecida?
(a)
Entendeu diferente o sentido da palavra pintar.
(b)
Implicou com o assobio do Cebolinha.
(c)
Pensou que o Cebolinha fosse pintar o retrato dela.
(d)
Respondeu apressadamente a pergunta.
1.
Os
três quadrinhos mostram Cebolinha:
(a)
Caminhando em direção à escola.
(b) Indo
para uma escola de pintura.
(c)
Vestindo-se como um pintor de quadros.
(d)
Voltando alegremente da aula de música.
2.
Os
três quadrinhos mostram Cebolinha:
(a)
Caminhando em direção à escola.
(b) Indo para
uma escola de pintura.
(c) Vestindo-se como um pintor de
quadros.
(d) Voltando
alegremente da aula de música.
3.
Quem
é o autor da história que você leu?
4.
Quais
são os personagens que aparecem na história lida?
5.
Esses
personagens fazem parte de qual turma?
(SAEPE).
Leia o texto abaixo.
A
onça e a coelhinha
Uma
onça faminta vagava pela floresta à procura de comida.
De
repente, uma coelha branquinha pulou diante dela.
Percebendo
a intenção da onça, o pequeno animal tentou distrair o poderoso adversário.
–
Bom dia, dona Onça, como vai?
–
Muito bem, e vai ficar melhor – respondeu a onça, lançando olhares famintos para
a indefesa coelhinha.
–
Sabe, tenho seis lindos filhotes que acabaram de nascer. A senhora quer
conhecê-los?
–
Oh, sim, por que não? – disse a onça, já pensando num almoço farto.
–
Então, espere que vou buscá-los. Volto já. A onça nem foi atrás. Só pensava no
banquete que a aguardava.
E
lá ficou à espera.
Se
ainda permanece no local, não sei, não.
Só sei que desta vez a coelhinha escapou
de virar comida de onça.
AROEIRA, M. Luisa; BIZZOTO, M. Inês
Bizzoto (adapt.). Armazém de Textos.
FAPI.
6.
No
trecho “De repente, uma coelha branquinha pulou diante dela.” (2°
parágrafo), a palavra destacada indica;
A) causa.
B) lugar.
C) modo.
D) tempo.
7.
Leia
o texto abaixo e responda.
A
lebre e a tartaruga
Um
dia uma tartaruga começou a contar vantagem dizendo que corria muito depressa,
que a lebre era muito mole e, enquanto falava, a tartaruga ria e ria da lebre.
Mas a lebre ficou mesmo impressionada foi quando a tartaruga resolveu apostar uma
corrida com ela.
“Deve
ser só de brincadeira!”, pensou a lebre.
A
raposa era o juiz e recebia as apostas. A corrida começou e, na mesma hora,
claro, a lebre passou à frente da tartaruga. O dia estava quente, por isso lá
pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar um pouco. Depois de
brincar, resolveu tirar
uma soneca à sombra fresquinha de
uma árvore.
“Se por acaso a tartaruga me passar, é
só correr um pouco e fico na frente de novo”, pensou.
A
lebre achava que não ia perder aquela corrida de jeito nenhum. Enquanto isso,
lá vinha a tartaruga com seu jeitão, arrastando os pés, sempre na mesma velocidade,
sem descansar nem uma vez, só pensando na chegada. Ora, a lebre dormiu tanto
que esqueceu de prestar atenção na tartaruga. Quando ela acordou cadê a
tartaruga? Bem que a lebre se levantou e saiu zunindo, mas nem adiantava! De
longe ela viu a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.
Moral:
Não devemos menosprezar a capacidade dos outros.
Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24259>.
No trecho “... a tartaruga esperando
por ela na linha de chegada.”. (último parágrafo), a expressão destacada
indica uma ideia
A) da causa da disputa entre os bichos.
B) da maneira como os bichos correram.
C) do lugar onde termina a corrida.
D) do momento em que a disputa acontece.
Habilidade: Habilidade:EF15PL02 Estabelecer
expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos
sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e
recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de
recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros
elementos.EF15LP03 Localizar informações explícitas em textos de diferentes
gêneros textuais. EF15LP04 Compreender, na leitura de
textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso
de recursos expressivos
gráfico-visuais. EF35LP05 Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na
leitura de textos de diferentes gêneros. (EF15LP08) Utilizar software, inclusive
programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos,
explorando os recursos multissemióticos disponíveis.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na
leitura de textos de diferentes gêneros.
Duas aulas de cinquenta minutos.
Matemática
3ª Aula
, 4ª Aula e 5ª aula
Atividade permanente
Atividades de estudos intensivos.
2.Maria
e Helena resolveram fazer
uma tabela com alguns itens que elas já
haviam
comprado e outros que gostariam de comprar:
1.
As
irmãs têm juntas R$ 42,00. Se elas comprarem dois carimbos e um batom perfumado,
o valor será suficiente? Faça o cálculo:
2.
Para
comprar três almofadas de pelúcia e uma varinha mágica, elas vão precisar de
quanto?
3.
Como
todos nós sabemos, Helena gosta muito de comprar. Ela resolveu comprar todos os
itens da lista. De quanto ela vai precisar?
4. Maria e Helena querem presentear sua madrinha com uma carteira nova e um batom perfumado. Mas, suas economias já estão quase acabando. Ajude-as a fazer o cálculo desses itens:
5. Vamos brincar de multiplicar, calculando os valores abaixo:
6. Maria e Helena querem presentear sua madrinha com uma carteira nova e um batom perfumado. Mas, suas economias já estão quase acabando. Ajude-as a fazer o cálculo desses itens:
2. 7- Vamos
brincar de multiplicar, calculando os valores abaixo:
Leitura do gráfico:
Habilidade: (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço,
por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta
baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção
e sentido.(EF04MA21) Medir, comparar e
estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem
dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras
com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área. (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas
simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em
informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a
síntese de sua análise. (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo
variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de
tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de
tecnologias digitais.
Três aulas de cinquenta minutos.
São
Paulo, 23 de outubro de 2020.
Sexta-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Educação
física uma aula de cinquenta minutos. |
Artes
uma aula de cinquenta minutos. |
Português
3ª Aula,
4ª Aula e 5ª aula
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
Plural dos substantivos.
1.
Passe para o plural estas palavras terminadas
em ão.
A |
Vulcão |
E |
grão |
B |
Irmão |
F |
Porão |
C |
Leão |
G |
Mamão |
D |
Alemão |
H |
Anão |
2.
Dê o plural destas palavras terminadas em Z
ou R.
A |
Juiz |
E |
Cantor |
B |
Raiz |
F |
Pastor |
C |
Nariz |
G |
Ator |
D |
Rapaz |
H |
Mar |
3.
Passe para o plural estas palavras terminadas
em l.
A |
Jornal |
E |
Cantil |
B |
Pastel |
F |
Fuzil |
C |
Lençol |
G |
Funil |
D |
azul |
H |
Barril |
Atividades de estudos intensivos
GÊNERO TEXTUAL – BIOGRAFIA
Biografia
de Ruth Rocha
Ruth
Rocha nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931. Tem formação em Sociologia
e atuou na área de educação. Em 1967, começou a escrever para a revista Claudia
artigos sobre educação. Participou da criação da revista Recreio, da Editora
Abril, onde teve suas primeiras histórias publicadas a partir de 1969.
Influenciada
pelo escritor Monteiro Lobato, iniciou a carreira de escritora em 1976, com o
livro, "Palavras Muitas Palavras". Porém, sua obra mais famosa é
"Marcelo, Marmelo, Martelo", com mais de 1 milhão de cópias vendidas
e traduzida
para
diversas línguas.
Mas
sua escrita é rica também em conteúdos sociais, como por exemplo, o livro
"Uma História de Rabos Presos", lançado no Congresso Nacional
Brasileiro, em 1989.
Em 1990, lançou na sede das Organizações
das Nações Unidas o livro "Declaração Universal dos Direitos Humanos
Para Crianças".
Foi condecorada em 1998, pelo então
Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a Comenda da Ordem do Ministério da
Cultura.
Ganhou quatro prêmios Jabuti,
considerado de grande valor para quem atua no ramo literário no Brasil, com destaque
para o livro "Escrever e Criar", lançado em 2002.
Ruth Rocha foi escolhida para fazer
parte do Pen Club – Associação Mundial dos escritores, localizada no Rio de
Janeiro.
Foi eleita para a cadeira
n.o 38 da Academia Paulista de Letras.
Fontes:
http://www.e-biografias.net/ruth_rocha
Após a leitura do texto, copie as
perguntas e responda as questões em seu caderno.
1-
Qual
é o gênero textual?
2-
Qual
é a finalidade do texto?
3-
Que
tipos de fatos e informações sempre estão presentes nesse gênero textual?
4-
No texto, o narrador é: narrador-observador ou
narrador-personagem? Por quê?
5-
Qual é o personagem principal?
6-
Leia
o haicai abaixo:
acenda a luz de leve
eu lhe mostro uma beleza
a bola de neve
(Leminski, Paulo. Vida. São Paulo:
Companhia das Letras, 2013. p. 143)
a.
Do
que o poeta está falando?
b. Observem as
frases:
1. Como este poema é belo!
2.
eu lhe mostro uma beleza.
O que essas duas palavras têm em comum?
c. Observem
mais estas duas frases:
1. eu lhe mostro uma beleza.
2. A leveza deste poema é
demais!
Agora pensem: se beleza se
origina de belo, leveza se origina de qual palavra?
7-
Leiam as frases abaixo, observando qual o
papel das palavras destacadas.
·
Aquele
haicai é belo.
·
A
menina tem modos delicados.
·
Ele
comprou um rico tecido para fazer sua camisa.
·
Este
filme tem um final muito triste.
a. Indiquem a que se refere cada uma das
palavras destacadas:
belo
–_________________________________________________
delicado
-_______________________________________________
rico
–__________________________________________________
triste
–_________________________________________________
b.
Belo,
delicado, rico, triste... Vocês sabem qual o nome que a gramática dá a estas palavras?
E que tipo de informação elas acrescentam às frases?
c.
Agora,
faça a modificação nas palavras entre parênteses e preencham as lacunas, como
no modelo. Atenção à terminação da palavra!
A leveza deste poema é demais! (leve)
Sua _________________________ está no
sorriso. (belo)
Ela se despediu da mãe com
_________________________. (delicada)
A _________________________ não traz
felicidade, mas ajuda! (rica)
Você tem uma missão: acabar com a minha
__________________. (triste)
Habilidade: (EF04LP08A) Grafar,
corretamente palavras com regularidades morfológico-gramaticais terminadas em–
izar/-isar; ência/ância/ança (substantivos derivados). (EF04LP07) Identificar e
fazer uso da concordância nominal entre artigo, substantivo e adjetivo - no
masculino e feminino, singular e plural, na leitura e na escrita de textos de
diferentes gêneros. (EF35LP03) Identificar a ideia
central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando
compreensão global. (EF15LP02A) – Estabelecer expectativas em
relação aos textos que vai ler (pressuposições antecipadoras do sentido), a
partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do
gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos,
imagens, dados da obra, entre outros elementos. (EF35LP05) Inferir o
sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de
diferentes gêneros.
Três
aulas de cinquenta minutos.
Professora:Flávia
Disciplina: Arte
Atividade de estudo online
Professora:
Flávia Lima
Disciplina:
Artes
Ano/Series: 4º
A anos iniciais.
Objetivos: Interpretar e
reproduzir uma imagem
Duração: 2
aulas.
Orientação para
o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.
Com a ajuda dos pais ou responsável escolha uma noticia em jornais impressos ou digitais uma
notícia ou reportagem atual sobre a situação da pandemia no Brasil ou em sua
região. Leia o texto na íntegra, transfira para o caderno para se informar mais
sobre o assunto e , faça uma ilustração com modelo de
tirinhas usando o caderno de desenho ou caderno normal da sala.
Professor: Donizeti
Disciplina :Educação física
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 4º ANOS A |
ATIVIDADES SEMANA 19/10 Á 23/10/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Vamos realizar a brincadeira do “Vivo e Morto” Morto a pessoa se abaixa, e vivo a pessoa se levanta. Quem ficar por último vence a rodada. Convide toda a família para participar.
|
2ª AULA (50 minutos) Esporte são atividades que possuem regras oficiais. Jogos e brinadeiras são atividades que podem variar as regras e serem adaptadas. Assinale a resposta correta. A figura acima representa: um esporte ou jogo? ( ) esporte ( ) jogo |
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis preto e um espaço na sua casa ou o seu quintal. Assistir as aulas no CMSP. |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário