domingo, 18 de outubro de 2020

3ºserie do ensino médio semana de 19 a 23 de outubro de 2020

 Atividade da semana de 19  a 23 de outubro 2020

                                                   Eletivas  Profª Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos Eletronicos e de app;

 

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1- Escolher

Música

Jogos

Livros

Lazer

·         Atividade 2- Responder o questionário;

Qual atividade de seu lazer te motiva em tempos de Pandemia? Enviar o que escolheu;

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 28/10/2020


                                                   Eletivas Profª Sandra

E. E. Salim Fara Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                                   Série: 3º A

Eletiva

4° Bimestre

Período 20/10 Duração de 90 minutos

Empreendedorismo/Profissões

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que o empreendedor não deve fazer?

 

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

                                                   

3º A /Manhã


Arte/ProfºEdlenne

 E.E. Salim Farah Maluf  

  Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

  Ensino médio 3ºA,3ºB

 E-mail Edlenne190@gmail.com   

4 bimestre 







Biologia/Profº Ismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Celenterados (Reino Animal).

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).

 

        





DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 4°Bi – 19/10/2020 a 23/10/2020.

                                    

          

                                               Atividade

  Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, os Celenterados (Reino Animal).

                                                                                      

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 19 a 23/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

 

           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

          REVISÃO DO CONTEÚDO: JOGOS DIGITAIS

 

Aula I: Revisão do conteúdo: Faça um relato sobre a importância do lúdico nos jogos digitas.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Faça um resumo sobre os conteúdos abordados neste bimestre.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Filosofia/Profº Hosana

TURMA: 3ºA

DISCIPLINA: FILOSOFIA

DURAÇÃO: 2 AULAS SEMANAIS

 

Leia o texto abaixo e utilize outras fontes de pesquisa sobre o tema para a realização de atividades na próxima semana.

Significado de Fascismo

 

A palavra fascismo vem do latim fascio (feixe), pois um dos símbolos fascistas era o fascio littorio.

Este consistia num machado envolvido num feixe de varas utilizado nas cerimônias do Império Romano como um símbolo de união.

Após os estragos causados por essa ideologia na Segunda Guerra Mundial, a palavra fascismo foi ganhando novos significados. Agora, nas primeiras décadas do século XXI, é comum denominarmos "fascismo" ou "fascista" o indivíduo ou movimento que defende a repressão violenta para resolver problemas da sociedade.

No entanto, essa definição não tem relação com o que era o fascismo na Itália, na década de 20 e 30. Para eles, o a violência era um meio para alcançar o poder e não um fim.

Ainda que tenham usado de métodos violentos em manifestações, não foram diferentes de outros grupos políticos na época.

Sociologia/Profº Hosana

TURMA: 3ºA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

DURAÇÃO: 2 AULAS SEMANAIS

 

Leia o texto abaixo e utilize outras fontes de pesquisa sobre o tema para a realização de atividades na próxima semana.

 

LIBERDADE DE EXPRESSÃO E MIDIA

 

A relação entre a mídia e a liberdade de expressão é fundamental, pois ela reúne os meios que alargam as possibilidades das mais variadas manifestações como a escrita e a expressão plástica.

O direito de se expressar não indica que não haja imposição de limites éticos e morais. Assim, a calúnia não é permitida, bem como atos de injúria, pois desta forma há direitos que deixariam de ser preservados.

A preservação dos direitos de expressão deve ser assegurada em qualquer meio de comunicação, incluindo a Internet.

A informalidade não deve significar a liberdade total para se dizer o que se quer e ofender as pessoas, causando danos morais.

Física/Profº Romeu

  • DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana  19/10  a 23/10//2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  Turma 3° A

CONTEÚDOS:

 

Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS

 

Identificar as linhas do campo magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações;

 Representar o campo

 

 

                                 DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                              Atividade de estudos ( 1 )

                                             Motores e geradores : Produção de movimentos

                                                  

             

                                                         Apostila do 2 bimestre páginas 31,32e33

                 

                                                                  Faça atividade  3  exercicio 4                                                      

                 

 

           

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com

 

            

              

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla )

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

 

 


 

Química/Profº Lucilene

                                               QUÍMICA

                                   E. E. SALIM FARAH MALUF

                               SEMANA DE 19/10 À 23/10/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turma: 3ºA                                           02 aulas semanais (90 minutos)

Tema:

Revisão e recuperação de conteúdos

Desenvolvimento:

Revisar os conteúdos trabalhados anteriormente

Responda as questões a seguir:

1) Construa a fórmula estrutural das substâncias abaixo:

a) C4H10

b) C3H6

c) C5H10

d) C2H6O

2) Construa a fórmula estrutural de uma substância que apresente:

a) Cinco átomos de carbonos com cadeia aberta.

b) Quatro átomos de carbono, com uma ligação dupla e uma cadeia fechada.

c) Cadeia aberta com sete carbonos, sendo um terciário.

d) Cadeia aberta com sete carbonos, sendo um átomo quaternário e outro terciário.

e) Cadeia fechada, apenas com ligações simples, com seis átomos de carbono.

3) O que são substâncias organossintéticas? Cite alguns exemplos

4) O metano é uma das substâncias presentes na atmosfera. Sobre ele é correto afirmar:

(A) É expelido pelos escapamentos dos veículos.

(B) É um hidrocarboneto de fórmula geral CnH2n.

(C) É formada pela decomposição do lixo nos aterros sanitários.

(D) Constitui o gás de uso doméstico.

Ao término enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com  

Geografia/Profº

História/Profº Silvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Introdução ao tema com texto sobre a Segunda Grande Guerra Mundial.

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 19 a 23 de outubro

SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

 


A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolveu mais de setenta nações, opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1 de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Grã-Bretanha, estendendo-se até 2 de setembro de 1945.

Esta guerra mobilizou mais de 100 milhões de militares, e acarretou a morte de, aproximadamente, setenta milhões de pessoas (aproximadamente 2% da população mundial da época), a maior parte foram civis. É considerado o maior e mais sangrento conflito de toda a história da humanidade.

As principais nações que lutaram pelo Eixo foram: Itália, Japão e Alemanha. As que lutaram pelos Aliados foram especialmente: França, Grã-Bretanha, Estados Unidos  e União Soviética.

A guerra terminou  com a rendição das nações do Eixo, seguindo-se a criação da ONU (Organização das Nações Unidas), o início da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética (que saíram do conflito como superpotências mundiais) e a aceleração do processo de descolonização da Ásia e da África.

Entre os fatores que levaram à 2ª Guerra Mundial está o descontentamento da Alemanha com o desfecho da Primeira Guerra (1914-1918).

A Alemanha foi declarada a única culpada deste conflito, teve suas Forças Armadas reduzidas e teve que pagar indenizações aos vencedores.

Isto provocou fragilidade econômica, alta inflação e acúmulo de problemas sociais. Na década de 20, surgem movimentos radicais como o nazismo, liderado por Adolf Hitler, que conquistam parte da população.

Hitler defendia o nacionalismo, a ideia que os arianos eram uma raça superior e as demais deveriam ser submetidas ou eliminadas, especialmente, os judeus, considerados culpados de todos os males. Isto gerou o chamado Holocausto, que foi o assassinato em escala industrial deste povo.

Igualmente foram condenados e assassinados descapacitados mentais e físicos, comunistas, homossexuais, religiosos e ciganos

FASES DA SEGUNDA GUERRA

 

O conflito pode ser dividido em três fases:

·       As vitórias do Eixo (1939-1941);

·       O equilíbrio das forças (1941-1943);

·       A vitória dos Aliados (1943-1945).

A 2ª Guerra Mundial se iniciou com a invasão da Polônia pela Alemanha no dia 1º de setembro de 1939 e terminou com a rendição da Alemanha em 8 de maio de 1945. No Pacífico, porém, a contenda continuaria até a capitulação do Japão em 2 de setembro de 1945.

A frente de batalha era formada pelas nações do Eixo (integrado por Alemanha, Itália e Japão) e os países Aliados (Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos).

O Brasil declarou guerra ao Eixo em 22 de agosto de 1942 e mandou soldados para a Itália em 1944. Além disso, os Estados Unidos usaram uma base aérea em Natal/RN.

1ª FASE: VITÓRIAS DO EIXO (1939-1941)

 

A primeira fase da 2ª Guerra Mundial ocorreu com a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939.

Na tentativa de barrar as incursões do chanceler alemão Adolf Hitler (1889-1945), os governos de França e Grã-Bretanha impuseram bloqueios econômicos à Alemanha. No entanto, não chegaram ao conflito direto.

Eficaz no campo de batalha, a Alemanha realizou em 1940, uma operação em que combinou ataques terrestres, aéreos e navais para ocupar a Dinamarca.

O exército alemão também tomou a Noruega como forma de salvaguardar o comércio de aço com a Suécia e marcar posição contra a Grã-Bretanha. Para tanto, foi ocupado o porto norueguês de Narvik.

Em maio de 1940, Hitler ordenou a invasão da Holanda e da Bélgica, e uma vez ocupados estes países, as tropas nazistas rumam à França e conseguem dominá-la.

A França assina o armistício com a Alemanha em 14 de junho de 1940 e é dividida em duas áreas: uma administrada pelos alemães e a outra, pelo Marechal Petáin, que colaborava com os nazistas.

Hitler volta seus olhos para a Grã- Bretanha e, no dia 8 de agosto, a Alemanha bombardeou as cidades britânicas com a Luftwaffe, a força aérea alemã. Embora tivessem em menor número, a Força Aérea Britânica (RAF), consegue neutralizar o ataque e o governo da Grã-Bretanha ordenou incursões em solo alemão.

Esta foi a única derrota de Adolfo Hitler na primeira fase da guerra e permitiu aos Aliados a recompor suas forças.

No ano seguinte, em 1941, o exército de Hitler chegou à Líbia, no norte da África, com objetivo de conquistar o canal de Suez. Em maio deste mesmo ano, Iugoslávia e Grécia foram ocupadas por tropas do Eixo.

 

2ª FASE: EQUILÍBRIO DE FORÇAS (1941-1943)

 

O equilíbrio das forças caracteriza a segunda fase da Segunda Guerra. Esta etapa se inicia em 1941 com a invasão da União Soviética pelos alemães e termina em 1943 com a capitulação da Itália.

A conquista da União Soviética tinha como finalidade a ocupação das regiões de Leningrado (hoje São Petersburgo), Moscou, Ucrânia e Cáucaso.

A entrada do exército alemão ocorreu pela Ucrânia e, posteriormente, seguiu para Leningrado. Quando as forças de Hitler chegaram a Moscou, em dezembro de 1941, foram contidas pelo Exército Vermelho.

 

 

BATALHAS NO PACÍFICO

 

Paralelo ao conflito na Europa, as forças do Japão e dos Estados Unidos tinham as relações estremecidas.

Antes da guerra, na década de 30, o Japão invadiu a China e em 1941, a Indochina francesa. Como consequência, em novembro daquele ano, os EUA decretaram o embargo comercial ao Japão, exigindo a desocupação da China e Indochina.

Em meio a negociações diplomáticas entre EUA e Japão, este bombardeou a base naval de Pearl Harbor, no Havaí, e prosseguiu a ofensiva contra os americanos na Ásia meridional e no Pacífico. Diante do ataque, os Estados Unidos declararam guerra ao Japão.

Os japoneses invadiram a Malásia Britânica, o porto de Cingapura, a Birmânia, a Indonésia e as Filipinas. No meio da tensão, o Japão ocupou o porto de Hong Kong e ilhas no Oceano Pacífico que pertenciam à Grã-Bretanha e aos Estados Unidos. Além disso, a Alemanha e a Itália declararam guerra aos Estados Unidos.

Até janeiro de 1942, a ofensiva japonesa resultou na conquista de 4 milhões de quilômetros quadrados e o comando de uma população de 125 milhões de habitantes.

O MOMENTO DA VIRADA: DERROTA ALEMÃ NA UNIÃO SOVIÉTICA

 

O cenário da Segunda Guerra Mundial começa a mudar ao final de 1942, quando os Aliados passam a ter êxito contra os ataques do Eixo. A Batalha de Estalingrado marca essa fase, alterando o curso do conflito.

O Japão sofre importantes derrotas no Pacífico, sendo impedido de conquistar a Austrália e o Havaí.

As forças britânicas e americanas também têm êxito na Líbia e Tunísia. A partir do norte da África, os Aliados desembarcam na Sicília e invadem a Itália, em 1943.

 

3ª FASE: VITÓRIA DOS ALIADOS (1943-1945)

 

A partir da capitulação da Itália, a Segunda Guerra Mundial entra na terceira fase, que termina com a rendição do Japão em setembro de 1945.

Na Itália, o governo de Benito Mussolini (1883-1945) é destituído pelo rei Vítor Emanuel III em julho de 1943. No norte do país é proclamada a República de Saló, um Estado reconhecido somente pelos países do Eixo. Em setembro do mesmo ano, a Itália firma o armistício com os Aliados.

Após esse ponto, a Itália muda de lado e declara guerra à Alemanha em outubro de 1943. Em abril de 1945, depois da captura das forças nazistas na Itália, Mussolini tenta fugir para a Suíça, mas é detido e fuzilado pela resistência.

O cerco à Alemanha se concretiza com a queda da Itália. Em paralelo, em 1944, os soviéticos libertaram a Romênia, a Hungria, a Bulgária e a Tcheco-Eslováquia.

Em 6 de junho daquele ano, ocorreu o Dia D, como é chamado o desembarque do exército Aliado na Normandia, (França), que provoca o recuo dos alemães e a libertação da França.

Ainda na Europa, o Exército soviético liberta a Polônia em janeiro de 1945, conquista a Alemanha e derrota o III Reich. Em 8 de maio, o conflito termina na Europa.

Já no Pacífico, os Estados Unidos pressionam o Japão e no fim de 1944, conquistam as ilhas Marshall, Carolinas, Marianas e Filipinas. A Birmânia é conquistada em 1945 e a ilha de Okinawa é ocupada.

Sem perspectiva de capitular, o Japão sofre a pior ofensiva bélica da Segunda Guerra Mundial. Em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos jogam uma bomba atômica sobre Hiroshima e em 9 de agosto fazem o mesmo em Nagasaki

A rendição do Japão é assinada em 2 de setembro de 1945, pondo fim ao conflito no Pacífico.

 

Inglês/Profº Silvana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

Escola Salim Farah Maluf

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 19/10 à 23/10/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

 

DISCIPLINA/TURMA: 3º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS:  Leitura e Interpretação de Texto: If You’re Out There

ENEM 2017.

Habilidade: Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

If You’re Out There

 

If you hear this message

  Wherever you stand

  I’m calling every woman

  Calling every man

  

  We’re the generation

   We can’t afford to wait

  The future started yesterday

  And we’re already late

  

  We’ve been looking for a song to sing

  Searched for a melody

  Searched for someone to lead

  We’ve been looking for the world to change

  If you feel the same, we’ll go on and say

  If you’re out there

  

  Sing along with me if you’re out there

  I’m dying to believe that you’re out there

  Stand up and say it loud if you’re out there

  Tomorrow’s starting now...now...now […]

  

  We can destroy Hunger

  We can conquer Hate

  Put down the arms and raise your voice

  We’re joining hands today […]

                                                               LEGEND, J. Evolver. Los Angeles: Sony Music, 2008 (fragmento)

O trecho da letra de If You’re Out There revela que essa canção, lançada em 2008, é um(a)

A- convocação à luta armada.

B- apelo ao engajamento social.

C- atitude saudosista.

D-crítica a atitudes impensadas.

E- elogio à capacidade de aceitação.

 

Língua Portuguesa/Profº /Silvia

   Conteúdo de Língua Portuguesa – 3ª. Série A – Profa.: Sílvia - semana de 19 a 23/10/2020

   Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno.

   4° bimestre

  

                                     Graciliano Ramos

   Graciliano Ramos de Oliveira nasceu em nasceu em Quebrângulo (AL) no ano de 1892. Foi romancista, contista e cronista.

   Estudou em Maceió. Após breve período trabalhando como jornalista no Rio de Janeiro, fixou residência em Palmeira dos Índios (AL), onde se casou e abriu um pequeno comércio.



Graciliano Ramos, Quebrângulo (Alagoas) – 1892-1953




Graciliano Ramos com a esposa Heloísa e filhos em Palmeira dos Índios, 1931.

   No período de 1928 a 1930, foi prefeito da cidade. Posteriormente mudou-se para Maceió (AL), onde exerceu importantes cargos burocráticos e publicou suas primeiras obras Caetés e São Bernardo.



Primeira capa da obra Caetés

   No ano de 1936, foi preso sob a acusação de era comunista. Sem julgamento, ficou detido por 10 meses, passando por inúmeras humilhações dentro dos vários presídios, experiência que foi contada em Memórias do cárcere.  


Capa obra Memórias do cárcere

   Quando em liberdade, mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como revisor, inspetor de ensino e como colaborador do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). O DIP era o órgão de propaganda cultural e política do Estado Novo e também servia para cooptar intelectuais.

   Neste mesmo período, os romances de Graciliano Ramos passaram a ter excelente aceitação entre um público mais sofisticado e nos círculos intelectuais. No ano de 1945, Graciliano filiou-se ao PCB.

   Morreu vitima de câncer na capital do Rio de Janeiro no ano de 1953, reconhecido como importante romancista.



Graciliano Ramos na União de Escritores Soviéticos, em Moscou, maio de 1952




Últimos dias de vida de Graciliano Ramos

   Suas obras foram traduzidas em dezenas de idiomas, e alguns relatos receberam versão cinematográfica.


Personagens da obra Vidas Secas na versão cinematográfica

   Principais obras:

 

   Romance: Caetés (1933); São Bernardo (1934); Angústia (1936); Vidas Secas (1938);Brandão Entre o Mar e o Amor – em colaboração com Jorge Amado, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz e Aníbal Machado(1942); Histórias de Alexandre (1944); Infância (1945); Dois Dedos (1945);Histórias Incompletas (1946); Insônia (1947);7 Histórias Verdadeiras (1951); Memórias do Cárcere (1953); Viagem (1953); Pequena História da República (1960); Histórias Agrestes (1960); Viventes de Alagoas (1962);Alexandre e Outros Heróis (1962); Linhas Tortas (1962).



Obra Histórias Incompletas

 

   Graciliano Ramos destaca-se como o principal romancista da segunda fase do Modernismo. Suas obras conciliam o regionalismo e a psicologia, trazendo como tônica a relação problemática e repleta de conflitos  do homem com o meio natural e a sociedade.

   Seu estilo surpreende pela quase inexistência de adjetivos, traz um estilo seco, conciso e sintético, onde deixa de lado o sentimentalismo a favor de uma objetividade e clareza em textos com mensagens diretas e sem rodeios. Nas obras São Bernardo, Angústia e Vidas Secas, Graciliano Ramos mostra um perfil psicológico e sociopolítico que nos instiga a uma visão crítica dos rumos que a sociedade moderna toma. Observe este trecho de Vidas Secas:

   Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco. Admira as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas. 
[...]

   Na obra autobiográfica, que contém certos elementos ficcionais, Memórias do Cárcere, Graciliano Ramos descreve toda a violência e humilhações que viveu enquanto esteve preso, denunciando o autoritarismo provocado por um regime ditatorial chamado de Estado Novo.

   Observe este fragmento da obra Memórias do Cárcere:

   “O mundo se tornava fascista. Num mundo assim, que futuro nos reservariam? Provavelmente não havia lugar para nós, éramos fantasmas, rolaríamos de cárcere em cárcere, findaríamos num campo de concentração. Nenhuma utilidade representávamos na ordem nova. Se nos largassem, vagaríamos tristes, inofensivos e desocupados, farrapos vivos, fantasmas prematuros; desejaríamos enlouquecer, recolhermo-nos ao hospício ou ter coragem de amarrar uma corda ao pescoço e dar o mergulho decisivo.          Essas ideias, repetidas, vexavam-me; tanto me embrenhara nelas que me sentia inteiramente perdido.”
[...]

 

 

 Tirar foto e enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com


Matemática/Profº Rosélia

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

5 AULAS

 

SEMANA 19 á 23/10/2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

2º B (E.M)

 

CONTEÚDOS:

·        Semana dos Estudos intensivos( Revisão do bimestre)

·        Retomada dos conteúdos

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

·        AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO 2º BIMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.

·        OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS .

·        ASSISTIR AS AULAS DO CMSP DA SEMANA DO DIA 19 Á 23/10/2020. E FAZER O MAPA MENTAL DAS AULAS ABORDADAS E REGISTRAR SUAS DÚVIDAS NO CADERNO PARA RETOMADAS NO CLASSROON.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·        Avaliação Processual

·        Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno, criar um mapa mental e Entregar via email ou no Class roon (foto).

·        roselia.scardelato044@gmail.com

·        Dúvidas no grupo do whats.da sala (14;00 ás 17;00)

 

 

 

   Data:23/10/2020.     

 

 

Projeto de Vida/Profº 

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 3º A

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade 22/10 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é deepfake?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

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3º B /noturno

Arte/ProfºEdlenne


 E.E. Salim Farah Maluf  

  Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

  Ensino médio 3ºA,3ºB

 E-mail Edlenne190@gmail.com   

4 bimestre 





Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 19/10/ a 23/10/2020

Disciplina : biologia

Prof : Rene

Turmas : 3 B e 3 C

Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )

3 C ( quinta , 1aula, e2aula )

Tema : excressão

Atividade : pesquisar:

Anatomia e funcionamento do sistema urinário humano

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema urinário humano

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br


Filosofia/ProfºKatia

Atividade

Direitos à propriedade

            Se todos são iguais, quem poderia arbitrar as questões e fazer justiça?   Sendo fruto do consentimento de todos, a instituição de uma sociedade política não significaria a renuncia à liberdade individual, e sim a instauração de uma nova forma de liberdade: a liberdade civil. Esta não se contrapõe à liberdade natural. Mas a preserva e a amplia, já que os direitos naturais se tornam direitos políticos.                                                                                                    A soberania (o poder) pertence à totalidade do povo. Que pode indicar quem assumira as funções de administração e de governo. E todo individuo que ocupar essa função o fará em nome do povo, podendo ser destituído por ele quando não corresponder às expectativas.                                                               A necessidade de separar e articular os poderes legislativo (que elabora as leis), executivo (que as coloca em prática) e judiciário (que arbitra a pratica das leis), para evitar a concentração de poder em uma única pessoa ou grupo. Essa teoria foi consolidada por Montesquieu e se tornou elemento fundamental do sistema democrático moderno.                                                                                 Para transformar o conjunto da sociedade, porém, também seria necessária uma forma de organização não corrompida e não corruptora, que possibilitasse uma vida livre, em que não houvesse a exploração de uma pessoa por outra e neste contexto a educação é um dos fatores que podem evitar que o individuo seja corrompido pelas relações sociais, mesmo vivendo em uma sociedade desigual, centrada na exploração, visto que o conhecimento é algo único que nos leva a reflexões que transformam nossa cultura, por abrir possibilidades que auxiliam no desenvolvimento cognitivo.                                               A soberania não é do governo, mas do povo, como conjunto dos indivíduos pactuantes (que combina ou faz acordo), então nunca há submissão. A igualdade política dos indivíduos se realiza no Estado, assim como a liberdade se realiza ao seguir as leis criadas por eles mesmos, e não impostas por outrem, sendo assim, a cada um fica a responsabilidade de analisar quem esta mais próximo de fazer uma boa administração dos nossos direitos de maneira conjunta, participativa e não dominante.

 

Redação

Elaborar uma redação destacando o que você entendeu sobre o texto: Direitos à propriedade, apresentando também uma opinião positiva e uma negativa em relação a uma visão individual e geral sobre o penúltimo parágrafo.

 

 

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi realizada, após isso, enviar para o meu email: niciza@hotmail.com e para o da escola.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Reflexão

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão do Vídeo

Nas Ultimas Aulas vimos os Direitos que conquistamos, com a Constituiçã Federal, leis, decretos etc.

Neste Bimestre vamos falar da participação da população na Politica.

Segue o Texto Para a compreensão do Tema

PARTICIPAÇÃO POPULAR NA POLITICA O voto é sempre apenas o primeiro passo da atuação de um cidadão engajado, pois existem diferentes maneiras de participar ativamente da política. Além das formas tradicionais de participação na política partidária (como candidatar-se a um cargo eletivo, filiar-se ou apoiar um partido político), é possível participar de um conjunto de espaços de participação social garantidos por lei, ou até mesmo criar novas formas e estratégias para influenciar as políticas e decisões públicas.

Vamos lá:

1. Conhecer mais sobre os Conselhos temáticos da cidade e participar de algum deles, como o Conselho da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente, entre outros.

2. Participar das reuniões do Orçamento Participativo (OP) para propor que as necessidades coletivas da minha região possam, de fato, entrar no orçamento público municipal. Caso não exista um OP em minha cidade, uma opção é ir à Câmara de Vereadores para propor a sua criação.

3. Acompanhar as Audiências Públicas de sua cidade, seja para discussão do orçamento público, para definições do planejamento urbano municipal, para licenças ambientais ou tantas outras questões relevantes. Quando houver outros

assuntos de relevância social, propor a realização de mais audiências junto à Câmara de Vereadores.

4. Montar um grupo de acompanhamento das sessões legislativas que monitore de perto todo o trabalho realizado pelos vereadores – assim como faz o pessoal do Voto Consciente (de São Paulo ou Jundiaí, por exemplo), que possuem inclusive uma cartilha explicando o método utilizado. Ou simplesmente adotar um vereador para monitorar seu desempenho.

5. Ficar de olho nos Portais da Transparência (da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e de Autarquias municipais), tanto para acompanhar as licitações, os gastos e as receitas, quanto para ver se as informações contidas estão de acordo com a Lei de Acesso a Informação (para municípios com até 10 mil habitantes).

6. Solicitar ao Serviço de Informação ao Cidadão as informações públicas que desejar receber para minha atuação cidadã. Este canal de comunicação entre governo e sociedade civil – que deve funcionar nos municípios brasileiros – tem a obrigação de disponibilizar dados públicos a todos os cidadãos interessados: tudo de acordo com a Lei de Acesso a Informação.

7. Organizar um “observatório cidadão” que possa acompanhar as metas municipais determinadas pela Prefeitura e monitorar as políticas públicas da cidade – algo inspirado nas iniciativas da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, tais como: a Rede Nossa São Paulo, o Instituto Nossa Ilhéus, Ilhabela Sustentável etc.

8. Fomentar a organização de um grupo específico do Observatório Social do Brasil em minha cidade, cujo foco é o acompanhamento das compras e licitações públicas – a exemplo do que fazem várias cidades no país organizadas nesta rede.

9. Solicitar o compromisso do Prefeito e dos Vereadores com o Programa Cidades Sustentáveis, para que realizem a elaboração de metas municipais associadas a um conjunto de indicadores que, juntos, contribuem para uma gestão pública municipal mais sistêmica e efetiva.

10. Participar das Conferências temáticas que ocorrerão na cidade. Estas possuem o objetivo de debater e elaborar propostas de políticas públicas, em áreas como: direitos humanos, educação, idosos, saúde, mulheres, segurança, meio ambiente, assistência social etc. É preciso estar atento ao calendário, pois costumam ocorrer a cada dois anos.

11. Articular uma rede de mobilização local, com cidadãos ativos em realizar o controle social na cidade, aos moldes do que fazem as iniciativas da rede Nossas Cidades (como o Minha Sampa, Minha Porto Alegre etc) ou a Plataforma Engajados.

12. Adaptar ferramentas digitais já existentes (com licenças livres e códigos abertos disponíveis) para que passem a conter informações específicas sobre minha cidade e auxiliem no controle social, tal como o Login Cidadão, a DemocracyOs, o Legislando ou o De Olho nas Metas.

13. Utilizar alguns aplicativos cívicos e aproveitar a tecnologia a favor da participação e do controle social. Um bom exemplo de aplicativo é a Colab.

14. Articular ou engajar-se em coletivos ou movimentos sociais dos quais se identifique e, assim, provocar melhorias na cidade.

15. Provocar ações ativistas, vinculadas ou não a movimentos sociais, também são maneiras de buscar uma maior participação nas decisões públicas e na construção daquilo que é coletivo. A Escola de Ativismo e o Imagina.vc_napolítica, por exemplo, podem ajudar nessa inspiração.

16. Articular uma iniciativa coletiva em prol da fiscalização municipal, como o trabalho realizado pela Rede Amarribo, que conecta centenas de grupos de diferentes municípios com a missão de praticarem o controle social.

17. Realizar um concurso municipal que vise desenvolver e premiar soluções colaborativas para problemas municipais. Uma ação como essa pode ser viabilizada, por exemplo, por meio da plataforma Cidade Democrática.

18. Propor a criação de fóruns que discutam políticas públicas da cidade acerca de temas como, por exemplo: “resíduos sólidos”, “mobilidade urbana”, “habitação”, “transporte público”.

19. Utilizar a ouvidoria pública do governo municipal como um canal de denúncias ou sugestões de melhorias para a cidade.

20. Articular um grupo de estudos para monitorar alguma área/política pública da cidade (como o Transporte Público, por exemplo) e divulgar boletins para a população. Um exemplo é o trabalho do Observatório Cidadão de Piracicaba, como nesses boletins de Mobilidade Urbana e Transparência Pública. 21. Organizar ou participar de campanhas no Avaaz, Change.org ou no Panela de Pressão, com a consciência de que são ferramentas importantes, mas que é possível complementá-las com outras formas de participação social.

22. Estudar um pouco mais sobre Política e Cidadania e buscar formações especializadas (como este curso de Ciência Política online oferecido de forma gratuita pela USP) e também utilizar plataformas de educação política como o Meu Município ou o próprio Politize.

23. Levar educação política para minha cidade! Você pode, por exemplo, procurar a Escola de Cidadania Criativa do Instituto Terroá, o Pé na Escola ou Fast Food da Política.

As formas e estratégias de participação e controle social são infinitas. E é importante que estejam sempre conectadas àquilo que é coletivo. Isto é, a participação social, no campo democrático, precisa estar associada à ampliação de direitos, ao acesso à cidade e à inclusão social.

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Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºMarcelo

Atividade de FÍSICA 3B 3C

ATIVIDADE 1, 4º BIMESTRE de 19/10/2020 à 23/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/4yf6nD4rpsmwFrXv6

Química/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno  e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 28/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 4º Bimestre sobre  Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera
1. O que é poluição? Quais tipos de poluição você conhece?
2. Vocês conhecem quais são as substâncias poluentes?
3. Quais gases poluentes são liberados na atmosfera?
4. Vocês conhecem as diversas regiões que compõem a atmosfera?
5. O que você entende por ciclo biogeoquímico?
6. Qual o aspecto positivo e/ou negativo da ação do ser humano, em relação aos ciclos biogeoquímicos?

Geografia/ProfºErica

 

DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

 

Projeto de Geografia: O DESTINO DO LIXO EM SÃO PAULO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

PRODUTO FINAL: campanha publicitária de conscientização.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO: áudio, vídeo (tempo máximo de 5 minutos) ou power point.

Individual ou em grupo de ATÉ TRÊS PESSOAS (desde que respeitado o distanciamento social e explicitando a participação de cada membro da  equipe).

ENTREGA: 12 DE NOVEMBRO

É fundamental que vocês leiam os textos relacionados ao desenvolvimento sustentável e o destino dos resíduos sólidos e orgânicos que produzimos.

É fundamental que a campanha tenha como referência uma ou mais situações problemas relacionadas ao descarte dos resíduos sólidos ou orgânicos. Preferencialmente, seria interessante que vocês se atentassem à problemas relacionados às suas comunidades, bairro ou da cidade de São Paulo.

OBJETIVO: Entre os objetivos deste projeto está a promoção de uma relação mais consciente com o que consumimos e em seguida descartamos no meio ambiente. Trazemos também a reflexão sobre a ODS 12 da ONU, que trata das mudanças nos padrões de consumo e produção como base do desenvolvimento econômico e social sustentável; visando a promoção da eficiência do uso de recursos energéticos naturais, da infraestrutura sustentável, do acesso a serviços básicos. Prioriza ainda a informação, a gestão coordenada, a transparência e a responsabilização dos atores consumidores de recursos naturais como ferramentas chave para o alcance de padrões mais sustentáveis de produção e consumo.

ATIVIDADE

Analisar de forma crítica o vídeo disponível no youtube conforme o link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=9tjnA2x_DVA&feature=emb_logo

Canal Recicla Sampa: O Caminho do Lixo

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/4.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS Atividades Devem ser enviadas para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX 

História/ProfºSergio

         Conteúdo de História - 3ªs B e C – Prof.: Sérgio - semana de 19 a 23/10/2020

 

                                                    

                                                             Diretas já

 

  No ano de 1979, o regime militar tomou medidas que permitiram o retorno das liberdades democráticas no país. O sistema bipartidário foi substituído por uma reforma política que abriu espaço para a formação de novos partidos dentro do país. Dessa forma, as novas siglas que ao mesmo tempo representavam maior direito de expressão política, também marcavam um atípico processo de fragmentação político-partidária.

  Chegado o ano de 1982, estes partidos disputaram eleições para os governos estaduais e demais cargos legislativos. Mediante esse novo quadro, membros de oposição da Câmara dos Deputados tentaram articular uma lei que instituísse o voto direto na escolha do sucessor do presidente João Batista Figueiredo. Em 1983, essa movimentação tomou a forma de um projeto de lei elaborado pelo deputado peemedebista Dante de Oliveira.

  A divulgação da chamada “Emenda Dante de Oliveira” repercutiu entre vários grupos mais politizados das capitais e grandes cidades do país. Em um curto espaço de tempo, membros do PMDB, PT e PDT passaram a organizar grandes comícios onde a população se colocava em favor da escolha direta para o cargo de presidente. Com a repercussão tomada nos meios de comunicação, essas manifestações se transformaram no movimento das “Diretas Já!”.

  Reconhecida como uma das maiores manifestações populares já ocorridas no país, as “Diretas Já!” foram marcadas por enormes comícios onde figuras perseguidas pela ditadura militar, membros da classe artística, intelectuais e representantes de outros movimentos militavam pela aprovação do projeto de lei. Em janeiro de 1984, cerca de 300.000 pessoas se reuniram na Praça da Sé, em São Paulo. Três meses depois, um milhão de cidadãos tomou o Rio de Janeiro. Algumas semanas depois, cerca de 1,7 milhões de pessoas se mobilizaram em São Paulo.

  Mesmo realizando uma enorme pressão para que as eleições diretas fossem oficializadas, os deputados federais da época não se sensibilizaram mediante os enormes apelos. Com isso, por uma diferença de apenas 22 votos e um vertiginoso número de abstenções, o Brasil manteve o sistema indireto para as eleições de 1985. Para dar a tal disputa política uma aparência democrática, o governo permitiu que civis concorressem ao pleito.

 

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 19 à 23 de outubro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 16 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19
nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno quais são
os estados americanos que estão de fato vivendo essa situação.
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Covid in the U.S.: Latest Map and Case Count

By The New York Times - Updated October 16, 2020, 12:11 A.M. E.T.

Where new cases are higher and staying high

North Dakota
South Dakota
Montana
Wisconsin
Guam
Nebraska
Utah
Idaho
Iowa
Wyoming
Missouri
Arkansas
Oklahoma
Tennessee
Kansas
Alaska
Mississippi
Indiana
Illinois
Minnesota
Kentucky
New Mexico
Alabama
Nevada
Rhode Island
North Carolina
South Carolina
Texas
Colorado

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 19/10/2020 a 24/10/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Livro Aprender Sempre – Vol. 2

Sequência 1 – Continuação:

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:

Quais são os impactos ambientais das sacolas plásticas?

Os impactos ambientais de sacos e sacolas plásticas estão em todos os lugares, indo da poluição visual até a morte de animais. Se pensarmos que despejamos bilhões de sacolas plásticas no mundo todos os anos, teremos uma noção do tamanho do problema.

Por serem leves, os sacos e sacolas plásticas voam com o vento, indo parar em árvores, arbustos, fios de alta tensão, gramados, beiras de estrada, rios, lagos, oceanos – ou seja, acabam poluindo as cidades e a natureza.

Muitas sacolas plásticas acabam em bueiros nas cidades, agravando o problema das enchentes, pois impedem a drenagem das águas das chuvas. Sacos plásticos abandonados também são depósitos de água das chuvas e podem ajudar na proliferação do mosquito da dengue.

Os sacos e sacolas que chegam até a natureza são confundidos com comida por animais, que os ingerem e morrem engasgados – tartarugas marinhas confundem as sacolas plásticas com águas-vivas. Outros animais menores morrem ao se enroscarem no plástico. Na Índia, centenas de vacas morrem por ano ao ingerirem sacos plásticos com restos de alimentos.

Estima-se que mais de cem mil mamíferos e pássaros morram por ano devido à ingestão de sacos plásticos – e sequer temos ideia de quantos peixes. O plástico leva centenas de anos para se degradar, então não é demais pensar que uma mesma sacolinha possa matar mais de um animal durante sua permanência na natureza.

De alguma forma, também a produção de sacolas plásticas dá a sua contribuição para o aquecimento global, porque os processos de refino do petróleo e fabricação das sacolas consomem energia, água e liberam efluentes e emitem gases poluentes. 100 milhões de sacolas plásticas precisam de 1,5 milhão de litros de petróleo para serem produzidas e causam a emissão de 4,2 mil toneladas de CO2. Fonte: Campanha Saco é um Saco / Ministério do Meio Ambiente.

8. (G1 - IFCE 2014) No decorrer do texto, o autor vai defendendo a ideia das consequências maléficas com relação ao uso das sacolas plásticas. As principais estratégias argumentativas utilizadas consistem em:

a. Comparar as situações do uso e do não uso das sacolas plásticas.

b. Deter-se apenas nos prejuízos causados aos animais.

c. Valer-se de dados históricos para justificar o impacto ambiental provocado pelas sacolas.

d. Ilustrar, através de vários exemplos, os danos que as sacolas causam à natureza.

e. Mostrar que, apesar dos impactos naturais, é inevitável o uso das sacolas pelos consumidores.

Segue texto para responder à próxima questão:

As questões a seguir tomam por base um trecho do artigo "Horror a aprender" (1957), escrito pelo historiador e crítico literário Afrânio Coutinho (1911-2000),

Horror a aprender

Se quiséssemos, numa fórmula, definir a mentalidade mais ou menos generalizada dos que militam na vida literária brasileira, não lograríamos descobrir outra que melhor se prestasse do que esta: horror a aprender. Nosso autodidatismo enraizado, nossa falta de hábito universitário, fazem com que aprender, entre nós, seja motivo de inferioridade intelectual. Ninguém gosta de aprender. Ninguém se quer dar ao trabalho de aprender. Porque já se nasce sabendo. Todos somos mestres antes de ser discípulos. Aprender o quê? Pois já sabemos tudo de nascença! Ignoramos essa verdade de extrema sabedoria: só os bons discípulos dão

grandes mestres, e só é bom mestre quem foi um dia bom discípulo e continua com o espírito aberto a um perpétuo aprendizado. Quem sabe aprender, sabe ensinar, e só quem gosta de aprender tem o direito de dar lições. Como pode divulgar e orientar conhecimentos quem mantém o espírito impermeável a qualquer aprendizagem?

Nossos jovens intelectuais, em sua maioria, primam pelo pedantismo, autossuficiência e falta de humildade de espírito. São mestres antes de ter sido discípulos. Saber não os preocupa, estudar, ninguém lhes viu os estudos. É só meter-lhes na mão uma pena e cair-lhes ao alcance uma coluna de jornal, e lá vem doutrinação leviana e prosa de meia-tigela. Não lhes importa verificar se estão arrombando portas abertas ou chovendo no molhado.

9. (Unesp 2014) No segundo parágrafo, para reforçar sua argumentação, Coutinho se vale de duas expressões idiomáticas que apresentam praticamente o mesmo sentido. Identifique estas duas expressões idiomáticas e, com base no sentido comum a ambas, esclareça o argumento do autor.

Matemática/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 19/10/2020 / a 23 /10/2020 (4aulas)

 

      

ATIVIDADE 6 ( caderno do aluno volume 3 página  24)

MOMENTO DIGITAL
Construção de gráficos com o auxílio de um software.
Alguns softwares livres, como o Graphmatica, GeoGebra ou o Winplot, podem ser utilizados para construir gráficos de funções de vários tipos.
Para aprofundar os estudos propostos, neste caderno, você poderá efetuar o
download de alguns dos programas de geometria dinâmica, mencionados
anteriormente.
Tomaremos como exemplo a utilização do software GeoGebra, que pode ser utilizado tanto em computadores pessoais, bem como em aparelhos móveis (tablets ou celulares).

Para baixar os diferentes produtos oferecidos, acesse pela internet o site do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/, acesso em 09/04/2019.
No nosso caso, sugerimos que efetuem o download do programa denominado GeoGebra
Clássico, para utilizar em computadores pessoais.
O programa mencionado possui duas funcionalidades, além do usuário explorar todas as funcionalidades da Geometria Dinâmica, ele também é um
plotador gráfico.
Para a utilização em aparelhos móveis sugerimos dois programas: a Calculadora gráfica e o Geometria
Para aparelhos móveis que utilizam o sistema Android o download, da Calculadora Gráfica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code:
Para aparelhos que utilizam o sistema IOS o download, da Calculadora Grá-
fica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code.
O GeoGebra on-line está disponível na URL ou no QR code: 
https://wwwgeogebra.org/graphing ,  acesso em 09/04/2019:

 



Como exemplo de aplicação do software construiremos o gráfico de y = e ^ (x – 5)

 

 




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3º C /Noturno

Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              E.M     3º C

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

CONTEÚDOS:

Teatro, A Arte do Efêmero

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Investigar e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso das tecnologias nas linguagens artísticas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIA:

Copie no caderno.

Teatro, A Arte do Efêmero

Você já ouviu a expressão “o teatro é a arte do efêmero”?

‘Efêmero’ significa algo passageiro, transitório, que logo acaba. E essa é a realidade dessa forma de arte. O teatro tem a duração exata do acontecimento que está sendo representado. Acabado o espetáculo, terminou o teatro.

No decorrer da história vemos alguns rastros de desenhos, pinturas em vasos, esculturas, que ficaram da época em que não existiam os recursos tecnológicos de registro que temos hoje, mas mesmo as filmagens, as fotografias, etc. são apenas registros do que foi o espetáculo. O acontecimento teatral, o fenômeno cênico, é impossível de ser guardado em sua totalidade. O teatro é uma forma de arte que, no momento em que se realiza, desaparece – daí ser considerado a arte do efêmero.

Por isso, o estudo do teatro é apoiado em outras formas de arte, como a pintura, a escultura, e a literatura. Esses registros servem de pistas para que possamos imaginar como era o teatro de outros tempos.

No entanto, os teatrólogos desenvolveram, ao longo dos séculos, sua forma particular de registro: a dramaturgia. Ela constitui o texto teatral, a forma textual desenvolvida para criar e registrar parte do fenômeno teatral. Com a dramaturgia podemos ter uma noção do que era o teatro no passado.

A dramaturgia, normalmente, é composta das falas dos personagens e das rubricas, que servem para descrever tudo o que não faz parte do diálogo, seja a descrição do cenário, seja uma ação. Ela pode servir também para apontar a intenção com a qual o ator ou a atriz deve ler aquela fala.

 

Atividade

Procure informações sobre remontagens de tragédias gregas nos palcos do Brasil e do mundo.

Teatro grego: diferença entre comédia e tragédia. Disponível em http://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/teatro-grego-diferencas-entre-comedia-e-tragedia.htm. Acesso em: 28 abr.2015.

No site Catraca Livre você pode encontrar montagens de tragédias gregas em todo o Brasil. Disponível em: https://catracalivre.com.br/sp/?s=trag%C3%A9dia+grega. Acesso em: 28 abr. 2015.

 

Com base nas informações encontradas, responda às questões:

1.     O que você descobriu em seu levantamento sobre o teatro grego nos dias de hoje?

2.     Que imagem lhe chamou mais atenção?

3.     Descobriu alguma filmagem interessante na internet?

 

 

RECURSOS:

Caderno para registro e realização da atividade.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 19/10  a 23/10

 

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Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 19/10/ a 23/10/2020

Disciplina : biologia

Prof : Rene

Turmas : 3 B e 3 C

Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )

3 C ( quinta , 1aula, e2aula )

Tema : excressão

Atividade : pesquisar:

Anatomia e funcionamento do sistema urinário humano

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema urinário humano

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br


Filosofia/ProfºKatia

Atividade

Direitos à propriedade

            Se todos são iguais, quem poderia arbitrar as questões e fazer justiça?   Sendo fruto do consentimento de todos, a instituição de uma sociedade política não significaria a renuncia à liberdade individual, e sim a instauração de uma nova forma de liberdade: a liberdade civil. Esta não se contrapõe à liberdade natural. Mas a preserva e a amplia, já que os direitos naturais se tornam direitos políticos.                                                                                                    A soberania (o poder) pertence à totalidade do povo. Que pode indicar quem assumira as funções de administração e de governo. E todo individuo que ocupar essa função o fará em nome do povo, podendo ser destituído por ele quando não corresponder às expectativas.                                                               A necessidade de separar e articular os poderes legislativo (que elabora as leis), executivo (que as coloca em prática) e judiciário (que arbitra a pratica das leis), para evitar a concentração de poder em uma única pessoa ou grupo. Essa teoria foi consolidada por Montesquieu e se tornou elemento fundamental do sistema democrático moderno.                                                                                 Para transformar o conjunto da sociedade, porém, também seria necessária uma forma de organização não corrompida e não corruptora, que possibilitasse uma vida livre, em que não houvesse a exploração de uma pessoa por outra e neste contexto a educação é um dos fatores que podem evitar que o individuo seja corrompido pelas relações sociais, mesmo vivendo em uma sociedade desigual, centrada na exploração, visto que o conhecimento é algo único que nos leva a reflexões que transformam nossa cultura, por abrir possibilidades que auxiliam no desenvolvimento cognitivo.                                               A soberania não é do governo, mas do povo, como conjunto dos indivíduos pactuantes (que combina ou faz acordo), então nunca há submissão. A igualdade política dos indivíduos se realiza no Estado, assim como a liberdade se realiza ao seguir as leis criadas por eles mesmos, e não impostas por outrem, sendo assim, a cada um fica a responsabilidade de analisar quem esta mais próximo de fazer uma boa administração dos nossos direitos de maneira conjunta, participativa e não dominante.

 

Redação

Elaborar uma redação destacando o que você entendeu sobre o texto: Direitos à propriedade, apresentando também uma opinião positiva e uma negativa em relação a uma visão individual e geral sobre o penúltimo parágrafo.

 

 

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi realizada, após isso, enviar para o meu email: niciza@hotmail.com e para o da escola.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Reflexão

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão do Vídeo

Nas Ultimas Aulas vimos os Direitos que conquistamos, com a Constituiçã Federal, leis, decretos etc.

Neste Bimestre vamos falar da participação da população na Politica.

Segue o Texto Para a compreensão do Tema

PARTICIPAÇÃO POPULAR NA POLITICA O voto é sempre apenas o primeiro passo da atuação de um cidadão engajado, pois existem diferentes maneiras de participar ativamente da política. Além das formas tradicionais de participação na política partidária (como candidatar-se a um cargo eletivo, filiar-se ou apoiar um partido político), é possível participar de um conjunto de espaços de participação social garantidos por lei, ou até mesmo criar novas formas e estratégias para influenciar as políticas e decisões públicas.

Vamos lá:

1. Conhecer mais sobre os Conselhos temáticos da cidade e participar de algum deles, como o Conselho da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente, entre outros.

2. Participar das reuniões do Orçamento Participativo (OP) para propor que as necessidades coletivas da minha região possam, de fato, entrar no orçamento público municipal. Caso não exista um OP em minha cidade, uma opção é ir à Câmara de Vereadores para propor a sua criação.

3. Acompanhar as Audiências Públicas de sua cidade, seja para discussão do orçamento público, para definições do planejamento urbano municipal, para licenças ambientais ou tantas outras questões relevantes. Quando houver outros

assuntos de relevância social, propor a realização de mais audiências junto à Câmara de Vereadores.

4. Montar um grupo de acompanhamento das sessões legislativas que monitore de perto todo o trabalho realizado pelos vereadores – assim como faz o pessoal do Voto Consciente (de São Paulo ou Jundiaí, por exemplo), que possuem inclusive uma cartilha explicando o método utilizado. Ou simplesmente adotar um vereador para monitorar seu desempenho.

5. Ficar de olho nos Portais da Transparência (da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e de Autarquias municipais), tanto para acompanhar as licitações, os gastos e as receitas, quanto para ver se as informações contidas estão de acordo com a Lei de Acesso a Informação (para municípios com até 10 mil habitantes).

6. Solicitar ao Serviço de Informação ao Cidadão as informações públicas que desejar receber para minha atuação cidadã. Este canal de comunicação entre governo e sociedade civil – que deve funcionar nos municípios brasileiros – tem a obrigação de disponibilizar dados públicos a todos os cidadãos interessados: tudo de acordo com a Lei de Acesso a Informação.

7. Organizar um “observatório cidadão” que possa acompanhar as metas municipais determinadas pela Prefeitura e monitorar as políticas públicas da cidade – algo inspirado nas iniciativas da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, tais como: a Rede Nossa São Paulo, o Instituto Nossa Ilhéus, Ilhabela Sustentável etc.

8. Fomentar a organização de um grupo específico do Observatório Social do Brasil em minha cidade, cujo foco é o acompanhamento das compras e licitações públicas – a exemplo do que fazem várias cidades no país organizadas nesta rede.

9. Solicitar o compromisso do Prefeito e dos Vereadores com o Programa Cidades Sustentáveis, para que realizem a elaboração de metas municipais associadas a um conjunto de indicadores que, juntos, contribuem para uma gestão pública municipal mais sistêmica e efetiva.

10. Participar das Conferências temáticas que ocorrerão na cidade. Estas possuem o objetivo de debater e elaborar propostas de políticas públicas, em áreas como: direitos humanos, educação, idosos, saúde, mulheres, segurança, meio ambiente, assistência social etc. É preciso estar atento ao calendário, pois costumam ocorrer a cada dois anos.

11. Articular uma rede de mobilização local, com cidadãos ativos em realizar o controle social na cidade, aos moldes do que fazem as iniciativas da rede Nossas Cidades (como o Minha Sampa, Minha Porto Alegre etc) ou a Plataforma Engajados.

12. Adaptar ferramentas digitais já existentes (com licenças livres e códigos abertos disponíveis) para que passem a conter informações específicas sobre minha cidade e auxiliem no controle social, tal como o Login Cidadão, a DemocracyOs, o Legislando ou o De Olho nas Metas.

13. Utilizar alguns aplicativos cívicos e aproveitar a tecnologia a favor da participação e do controle social. Um bom exemplo de aplicativo é a Colab.

14. Articular ou engajar-se em coletivos ou movimentos sociais dos quais se identifique e, assim, provocar melhorias na cidade.

15. Provocar ações ativistas, vinculadas ou não a movimentos sociais, também são maneiras de buscar uma maior participação nas decisões públicas e na construção daquilo que é coletivo. A Escola de Ativismo e o Imagina.vc_napolítica, por exemplo, podem ajudar nessa inspiração.

16. Articular uma iniciativa coletiva em prol da fiscalização municipal, como o trabalho realizado pela Rede Amarribo, que conecta centenas de grupos de diferentes municípios com a missão de praticarem o controle social.

17. Realizar um concurso municipal que vise desenvolver e premiar soluções colaborativas para problemas municipais. Uma ação como essa pode ser viabilizada, por exemplo, por meio da plataforma Cidade Democrática.

18. Propor a criação de fóruns que discutam políticas públicas da cidade acerca de temas como, por exemplo: “resíduos sólidos”, “mobilidade urbana”, “habitação”, “transporte público”.

19. Utilizar a ouvidoria pública do governo municipal como um canal de denúncias ou sugestões de melhorias para a cidade.

20. Articular um grupo de estudos para monitorar alguma área/política pública da cidade (como o Transporte Público, por exemplo) e divulgar boletins para a população. Um exemplo é o trabalho do Observatório Cidadão de Piracicaba, como nesses boletins de Mobilidade Urbana e Transparência Pública. 21. Organizar ou participar de campanhas no Avaaz, Change.org ou no Panela de Pressão, com a consciência de que são ferramentas importantes, mas que é possível complementá-las com outras formas de participação social.

22. Estudar um pouco mais sobre Política e Cidadania e buscar formações especializadas (como este curso de Ciência Política online oferecido de forma gratuita pela USP) e também utilizar plataformas de educação política como o Meu Município ou o próprio Politize.

23. Levar educação política para minha cidade! Você pode, por exemplo, procurar a Escola de Cidadania Criativa do Instituto Terroá, o Pé na Escola ou Fast Food da Política.

As formas e estratégias de participação e controle social são infinitas. E é importante que estejam sempre conectadas àquilo que é coletivo. Isto é, a participação social, no campo democrático, precisa estar associada à ampliação de direitos, ao acesso à cidade e à inclusão social.

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Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºMarcelo

Atividade de FÍSICA 3B 3C

ATIVIDADE 1, 4º BIMESTRE de 19/10/2020 à 23/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/4yf6nD4rpsmwFrXv6


Química/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno  e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 28/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 4º Bimestre sobre  Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera
1. O que é poluição? Quais tipos de poluição você conhece?
2. Vocês conhecem quais são as substâncias poluentes?
3. Quais gases poluentes são liberados na atmosfera?
4. Vocês conhecem as diversas regiões que compõem a atmosfera?
5. O que você entende por ciclo biogeoquímico?
6. Qual o aspecto positivo e/ou negativo da ação do ser humano, em relação aos ciclos biogeoquímicos?

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com a turma do 3º anos: C.

Durante a semana de 19 a 23/10/20 ------------4º Bimestre>

 

Definições de fluxos materiais e fluxos imateriais?

Os fluxos materiais são aqueles representados por objetos que possuem materialidade e volume. Já os fluxos imateriais não são palpáveis e, portanto, não têm materialidade.

O que pode ser transportado por fluxos materiais?

: Fluxos materiais podem ser transportados através de: rede de estradas, cidades e outros. . Fluxos imateriais podem ser através de: comunicação e ideias, ou seja, por evidencias de pensamentos compartilhados.

Já os fluxos imateriais são aqueles disseminados pelos meios de comunicação e informação, como a internet e a telefonia, e que influem em nossas vidas, alteram a nossa economia, mas que não são palpáveis e, portanto, não têm materialidade.

Os fluxos materiais são aqueles que, de alguma forma, possuem forma física e necessitam de algum tipo de modelo de distribuição. Um exemplo disso é o fluxo de mercadorias entre países, por exemplo.

 Fluxo internacional

São os investimentos feitos por investidores que fazem aplicações ou investimentos em vários países

Os fluxos imateriais estão relacionados a algo invisível, ou seja, a arte a cultura e no mundo globalizado esse bem imaterial passa a ser homogêneo nos países mais desenvolvidos, é comum notarmos que temos uma cultura que vem dos EUA, porque estamos tão integradas as suas redes que os espaços quase se tornam homogêneos

Mas, no atual momento do sistema econômico, o fluxo e a circulação de capitais, mercadorias, pessoas e outros, estão muito ampliados e acelerados. Os principais fluxos são: capitais produtivos, capitais especulativos, fluxo de mercadorias, de pessoas e de informação.

Fluxos globais é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.

Fluxo de Mercadorias é toda e qualquer movimentação de materiais existentes em um plano logístico, de uma plataforma industrial, que vai desde a aquisição de matérias-primas até a chegada do produto acabado.

Fluxo de pessoas é o processo de deslocamento entre cidades, regiões ou países ou continentes, está relacionado às conhecidas migrações e imigrações e, geralmente, pela busca de melhores condições de vida.

Diferença entre fluxos e redes

Conjunto de informações e análises geográficas sob a ótica das redes que articulam e organizam o território, a partir do levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação.

Fluxo geográfico são os elementos de movimentos existente em uma cidade ou qualquer outro lugar. Exemplo: transportes, energia, serviços, informações e demais.

A relação entre as redes materiais e os fluxos imateriais dão-se pelo fato de que elas, as redes materiais, proporcionam a existência dos fluxos imateriais, que são fluxos virtuais, tal como a troca de informações via internet.


Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicados as turmas dos 3º anos: C.

Durante a semana de 19 a 23 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

Em geral, países com dimensões continentais encontram mais dificuldade em desenvolver uma logística eficiente, pois, além de enfrentar as distâncias, há o desafio de se superar as diversidades climáticas e os obstáculos naturais. Nesse sentido, esses países precisam desenvolver políticas que visem à diversificação de seus modais e ampliação da tecnologia adequada.

O meio de transporte mais recomendado para a integração terrestre em territórios com as características acima é o:

a)  (  ) rodoviário

b)  (  ) ferroviário

c)  (  ) aéreo

d)  (  ) subterrâneo

e)  (  ) dutoviário

 

2ª questão:

O século XX passou para a História como um dos mais importantes no processo de desenvolvimento dos meios de comunicação e de informação. A “revolução” ocorrida foi extraordinária, sem precedentes, e mudou radicalmente o estilo de vida das pessoas.

Em relação aos efeitos desse fenômeno, marque nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

 

(    ) O exercício da liberdade, as ações sociais e as atividades comerciais se modificaram de forma homogênea nos continentes.

(    ) O sistema de comunicação se tornou um valioso instrumento político.

(    ) O Estado, que, inicialmente, via a internet como um “templo para amadores”, passou a considerá-la um serviço de utilidade pública.

(    ) A importância e a diversificação dos meios de comunicação impuseram uma única legislação, dirigida aos crimes virtuais, para todos os países.

(    ) A banalização da violência, na sociedade atual, se constitui uma das consequências do “mundo de fantasia” criado pela televisão.

 

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

 

01) (  )  FVFVV

02)  (  ) FVVFV

03)  (  ) VFVFF

04)  (  ) FFVFV

05)  (  ) VFFVF

História/ProfºSergio

         Conteúdo de História - 3ªs B e C – Prof.: Sérgio - semana de 19 a 23/10/2020

 

                                                    

                                                             Diretas já

 

  No ano de 1979, o regime militar tomou medidas que permitiram o retorno das liberdades democráticas no país. O sistema bipartidário foi substituído por uma reforma política que abriu espaço para a formação de novos partidos dentro do país. Dessa forma, as novas siglas que ao mesmo tempo representavam maior direito de expressão política, também marcavam um atípico processo de fragmentação político-partidária.

  Chegado o ano de 1982, estes partidos disputaram eleições para os governos estaduais e demais cargos legislativos. Mediante esse novo quadro, membros de oposição da Câmara dos Deputados tentaram articular uma lei que instituísse o voto direto na escolha do sucessor do presidente João Batista Figueiredo. Em 1983, essa movimentação tomou a forma de um projeto de lei elaborado pelo deputado peemedebista Dante de Oliveira.

  A divulgação da chamada “Emenda Dante de Oliveira” repercutiu entre vários grupos mais politizados das capitais e grandes cidades do país. Em um curto espaço de tempo, membros do PMDB, PT e PDT passaram a organizar grandes comícios onde a população se colocava em favor da escolha direta para o cargo de presidente. Com a repercussão tomada nos meios de comunicação, essas manifestações se transformaram no movimento das “Diretas Já!”.

  Reconhecida como uma das maiores manifestações populares já ocorridas no país, as “Diretas Já!” foram marcadas por enormes comícios onde figuras perseguidas pela ditadura militar, membros da classe artística, intelectuais e representantes de outros movimentos militavam pela aprovação do projeto de lei. Em janeiro de 1984, cerca de 300.000 pessoas se reuniram na Praça da Sé, em São Paulo. Três meses depois, um milhão de cidadãos tomou o Rio de Janeiro. Algumas semanas depois, cerca de 1,7 milhões de pessoas se mobilizaram em São Paulo.

  Mesmo realizando uma enorme pressão para que as eleições diretas fossem oficializadas, os deputados federais da época não se sensibilizaram mediante os enormes apelos. Com isso, por uma diferença de apenas 22 votos e um vertiginoso número de abstenções, o Brasil manteve o sistema indireto para as eleições de 1985. Para dar a tal disputa política uma aparência democrática, o governo permitiu que civis concorressem ao pleito.

 

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 19 à 23 de outubro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 16 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19
nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno quais são
os estados americanos que estão de fato vivendo essa situação.
Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Covid in the U.S.: Latest Map and Case Count

By The New York Times - Updated October 16, 2020, 12:11 A.M. E.T.

Where new cases are higher and staying high

North Dakota
South Dakota
Montana
Wisconsin
Guam
Nebraska
Utah
Idaho
Iowa
Wyoming
Missouri
Arkansas
Oklahoma
Tennessee
Kansas
Alaska
Mississippi
Indiana
Illinois
Minnesota
Kentucky
New Mexico
Alabama
Nevada
Rhode Island
North Carolina
South Carolina
Texas
Colorado

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 19/10/2020 a 24/10/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Livro Aprender Sempre – Vol. 2

Sequência 1 – Continuação:

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:

Quais são os impactos ambientais das sacolas plásticas?

Os impactos ambientais de sacos e sacolas plásticas estão em todos os lugares, indo da poluição visual até a morte de animais. Se pensarmos que despejamos bilhões de sacolas plásticas no mundo todos os anos, teremos uma noção do tamanho do problema.

Por serem leves, os sacos e sacolas plásticas voam com o vento, indo parar em árvores, arbustos, fios de alta tensão, gramados, beiras de estrada, rios, lagos, oceanos – ou seja, acabam poluindo as cidades e a natureza.

Muitas sacolas plásticas acabam em bueiros nas cidades, agravando o problema das enchentes, pois impedem a drenagem das águas das chuvas. Sacos plásticos abandonados também são depósitos de água das chuvas e podem ajudar na proliferação do mosquito da dengue.

Os sacos e sacolas que chegam até a natureza são confundidos com comida por animais, que os ingerem e morrem engasgados – tartarugas marinhas confundem as sacolas plásticas com águas-vivas. Outros animais menores morrem ao se enroscarem no plástico. Na Índia, centenas de vacas morrem por ano ao ingerirem sacos plásticos com restos de alimentos.

Estima-se que mais de cem mil mamíferos e pássaros morram por ano devido à ingestão de sacos plásticos – e sequer temos ideia de quantos peixes. O plástico leva centenas de anos para se degradar, então não é demais pensar que uma mesma sacolinha possa matar mais de um animal durante sua permanência na natureza.

De alguma forma, também a produção de sacolas plásticas dá a sua contribuição para o aquecimento global, porque os processos de refino do petróleo e fabricação das sacolas consomem energia, água e liberam efluentes e emitem gases poluentes. 100 milhões de sacolas plásticas precisam de 1,5 milhão de litros de petróleo para serem produzidas e causam a emissão de 4,2 mil toneladas de CO2. Fonte: Campanha Saco é um Saco / Ministério do Meio Ambiente.

8. (G1 - IFCE 2014) No decorrer do texto, o autor vai defendendo a ideia das consequências maléficas com relação ao uso das sacolas plásticas. As principais estratégias argumentativas utilizadas consistem em:

a. Comparar as situações do uso e do não uso das sacolas plásticas.

b. Deter-se apenas nos prejuízos causados aos animais.

c. Valer-se de dados históricos para justificar o impacto ambiental provocado pelas sacolas.

d. Ilustrar, através de vários exemplos, os danos que as sacolas causam à natureza.

e. Mostrar que, apesar dos impactos naturais, é inevitável o uso das sacolas pelos consumidores.

Segue texto para responder à próxima questão:

As questões a seguir tomam por base um trecho do artigo "Horror a aprender" (1957), escrito pelo historiador e crítico literário Afrânio Coutinho (1911-2000),

Horror a aprender

Se quiséssemos, numa fórmula, definir a mentalidade mais ou menos generalizada dos que militam na vida literária brasileira, não lograríamos descobrir outra que melhor se prestasse do que esta: horror a aprender. Nosso autodidatismo enraizado, nossa falta de hábito universitário, fazem com que aprender, entre nós, seja motivo de inferioridade intelectual. Ninguém gosta de aprender. Ninguém se quer dar ao trabalho de aprender. Porque já se nasce sabendo. Todos somos mestres antes de ser discípulos. Aprender o quê? Pois já sabemos tudo de nascença! Ignoramos essa verdade de extrema sabedoria: só os bons discípulos dão

grandes mestres, e só é bom mestre quem foi um dia bom discípulo e continua com o espírito aberto a um perpétuo aprendizado. Quem sabe aprender, sabe ensinar, e só quem gosta de aprender tem o direito de dar lições. Como pode divulgar e orientar conhecimentos quem mantém o espírito impermeável a qualquer aprendizagem?

Nossos jovens intelectuais, em sua maioria, primam pelo pedantismo, autossuficiência e falta de humildade de espírito. São mestres antes de ter sido discípulos. Saber não os preocupa, estudar, ninguém lhes viu os estudos. É só meter-lhes na mão uma pena e cair-lhes ao alcance uma coluna de jornal, e lá vem doutrinação leviana e prosa de meia-tigela. Não lhes importa verificar se estão arrombando portas abertas ou chovendo no molhado.

9. (Unesp 2014) No segundo parágrafo, para reforçar sua argumentação, Coutinho se vale de duas expressões idiomáticas que apresentam praticamente o mesmo sentido. Identifique estas duas expressões idiomáticas e, com base no sentido comum a ambas, esclareça o argumento do autor.

Matemática/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 19/10/2020 / a 23 /10/2020 (4aulas)

 

      

ATIVIDADE 6 ( caderno do aluno volume 3 página  24)

MOMENTO DIGITAL
Construção de gráficos com o auxílio de um software.
Alguns softwares livres, como o Graphmatica, GeoGebra ou o Winplot, podem ser utilizados para construir gráficos de funções de vários tipos.
Para aprofundar os estudos propostos, neste caderno, você poderá efetuar o
download de alguns dos programas de geometria dinâmica, mencionados
anteriormente.
Tomaremos como exemplo a utilização do software GeoGebra, que pode ser utilizado tanto em computadores pessoais, bem como em aparelhos móveis (tablets ou celulares).

Para baixar os diferentes produtos oferecidos, acesse pela internet o site do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/, acesso em 09/04/2019.
No nosso caso, sugerimos que efetuem o download do programa denominado GeoGebra
Clássico, para utilizar em computadores pessoais.
O programa mencionado possui duas funcionalidades, além do usuário explorar todas as funcionalidades da Geometria Dinâmica, ele também é um
plotador gráfico.
Para a utilização em aparelhos móveis sugerimos dois programas: a Calculadora gráfica e o Geometria
Para aparelhos móveis que utilizam o sistema Android o download, da Calculadora Gráfica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code:
Para aparelhos que utilizam o sistema IOS o download, da Calculadora Grá-
fica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code.
O GeoGebra on-line está disponível na URL ou no QR code:
https://wwwgeogebra.org/graphing ,  acesso em 09/04/2019:

 



Como exemplo de aplicação do software construiremos o gráfico de y = e ^ (x – 5)

 

 


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