terça-feira, 13 de outubro de 2020

2ºEJA do ensino médio semana de 13 a 16 de outubro de 2020

 Atividade da semana de 13  a 16 de outubro 2020

                                                    

2º TA /Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB, TC, TD.

CONTEÚDO:

Mediação cultural, canais de interação com o público.

Espaços expositivos

Modos de expor.

Salões de arte.

Bienais e feiras de arte

Espaços colaborativos.

Texto teatral.

Poética Pessoal

A poética pessoal de Michelangelo.

A poética pessoal de Leonardo da Vinci.

2 aulas

Semana de Estudos Intensivos

Estas duas aulas da semana, é destinada a revisão e conclusão dos conteúdos do 3º bimestre e das atividades não entregues ainda.

Não fique sem entregar as atividades para não correr o risco de não concluir o ano letivo.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas usar o mesmo e-mail, assim que possível receberá o retorno.

DATA: 13/10/2020 a 16/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

Professora Benedita.             Disciplina: Biologia.  

 

Ensino Médio 2º Ano C, 2º Ano D e 2º E 

EJA 1º Termo A

EJA 2º Termo A, B, C e D

EJA 3º Termo A e B

 

Semana de Estudos Intensivos

13/10 à 16/10

   

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Atividades:



  1. Escrevam os pontos positivos e negativos encontrados para realizar as atividades online.
  2. Qual dos temas apresentados você teve mais facilidade e qual teve mais dificuldade para entender?
  3. Com que nota você se avaliaria e por quê?

 

 

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 13 a 16 de outubro

· Ler o texto disponível no link:

· https://www.revistaplaneta.com.br/desafios-da-bioetica/

· Faça um breve resumo

· Entrega até 30 de outubro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÂO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

Atividade:FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão do video

Esta semana vamos fazer uma reflexão sobre a formação do Povo brasileiro.

Lembrando que essa atividade e de recuperação, para alunos que não fizeram nenhuma atividade.

Video: https://www.youtube.com/watch?v=a8jTDZnOqdQ

Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.

Física/ProfºErica

 Para as turmas do 2 termo (A, B, C, D) de física.

SEMANA 13 A 16.10
Caros alunos, estamos finalizando o 3º Bimestre, portanto essa semana vocês devem enviar as atividades já postadas para que eu possa atribuir nota.

Quem já fez toda atividade, reveja as aulas de apoio, é sempre bom estudar!


Grata, Professora Érica

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                               13 a 16/10/2020

Turmas:  2 termos A, B, C, D



 


 

Texto apenas para leitura. Não responder nada pois será discutido posteriormente.

Geografia/ProfºRicardo

Atividade semana intensiva

Semana 13 a 16 de Outubro

Geografia

Série 2ºTA,2ºTB

Professor Ricardo José dos Santos

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, O HOMEM E O MEIO AMBIENTE

GEOGRAFIA

 

A agricultura sustentável é caracterizada por conservar os recursos naturais e fornecer produtos mais saudáveis.

No debate internacional das últimas décadas sobre as questões sociais e ambientais um dos temas mais recorrentes refere-se a agricultura. As questões que norteiam estes debates, dentro de simpósios, encontros, comissões, pesquisas, entre outros, oficiais e não oficiais, giram bastante em torno do conceito de sustentabilidade, consequentemente, de uma agricultura sustentável.

 

A chamada agricultura sustentável, idealizada e tão aclamada em diversos círculos intelectuais, científicos e políticos seria um tipo agricultura que pudesse conservar os recursos naturais e fornecesse produtos saudáveis (ou mais saudáveis), sem comprometer os níveis tecnológicos já alcançados de segurança alimentar dos indivíduos. Tal conceituação resulta de emergentes pressões sociais por uma agricultura que não prejudique o meio ambiente, a economia, a saúde, em suma, a sociedade como um todo.

 

Neste sentido, a agricultura sustentável adquire num contexto internacional um papel extremamente relevante, visto que, apesar de seus dez mil anos, a agricultura permanece sendo a atividade humana que mais intimamente relaciona a sociedade com a natureza, e em sentido inverso, mas presente na relação, natureza e sociedade.

 

Dentro deste quadro, em que condições alimentares, saúde, meio ambiente, economia estão todos circunscritos, ainda a que se levarem em conta as condições de trabalho no campo, as relações inerentes desse processo. E, além disto, em contraste com outros processos produtivos, a intervenção humana na agricultura não é realizada com o propósito primordial de transformar a matéria-prima, num primeiro instante. Nela, o trabalho humano visa regular, controlar, ou mesmo submeter às condições ambientais sob as quais as plantas e os animais crescem e se reproduzem, pois nesse processo, há um momento de transformação que se realiza por dinâmicas orgânico-naturais, e não pela aplicação do trabalho humano.

 

Assim sendo, poderíamos supor na relação homem/natureza, uma outra vertente, natureza/homem, onde a natureza poderia exercer algum tipo de pressão sobre os homens, por exemplo, um agricultor que sente dificuldades em abrir e revirar o solo a fim de expô-lo a luz do sol, utiliza um instrumento que não condiz com o esforço exigido por aquele terreno, consequentemente seu equipamento desgasta-se mais rápido e seu trabalho não é feito com a destreza que gostaria. Visto desta perspectiva, ou o agricultor pode-se valer de outros equipamentos, ou mesmo comprar outras máquinas e adquirir novas técnicas na lida com sua propriedade.

 

Este ponto de vista revela a força da natureza agindo contra o homem, sendo ele obrigado a se adaptar, transformar, e controlar suas idéias e habilidades, técnicas e instrumentos em prol de um relativo controle pretendido sobre a terra e a natureza.

 

Questões

 

1 Quais são os objetivos da agricultura sustentável?

2 Como a agricultura pode ser mais sustentável?

3 Quais são os impactos ambientais gerado pela agricultura.

 

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 2A, 2B, 2TA, 2TB

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Analisar a importância do voto feminino, a luta das mulheres por direitos.

SEMANA: de 13 a 16 de outubro

Quantidade de aulas: 02

 

Assista ao filme As Sufragistas acessando o endereço eletrônico abaixo.

https://youtu.be/VTTy39nxGc4

 


ATIVIDADE

Descreva nas linhas abaixo a sua compreensão sobre o filme

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 


Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "A" EJA Ensino Médio - ESTUDO INTENSIVO

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: 13 à 16 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado 
por https://www.google.com/search?q=the+numbers+of+covid+in+the+world&oq=&aqs=chrome.
0.69i59l8.1157420j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 em 05 de outubro de 2020 sobre
o número de casas e mortes de COVID19 no mundo. Em seguida escreva em seu caderno quais são
as palavras cognatas (palavras em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa
e que possuem o mesmo significado), e o número de casos e morte pelo mundo e pelos países citados.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

			Casos						Mortes
											
Local

Word (mundo)		35.179.573					 1.037.340

Estados Unidos		 7.444.705					   209.603

Índia			 6.623.815					   102.685

Brasil			 4.915.289					   146.352
 
Rússia			 1.225.889		 			    21.475

Colômbia		   855.042					    26.712


Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 13/10 até 16/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

 




      ATENÇÃO: Poucos alunos participando das aulas.

Poucos alunos com nota para fechamento do bimestre.

 

Gramática

 

POR QUÊ (separado e com acento)

Usado no final, geralmente após vírgula.

É um porquê de pergunta.

EXEMPLO: Não assistiu aos vídeos ainda POR QUÊ?

 

 

 

 

PORQUÊ (junto e com acento)

É o porquê substantivo.

Sempre terá um artigo antes dele(o,a,um)

Pode ser substituído por “o motivo”, ”um motivo”, “a causa”,.

É o único que pode ir para o plural: os porquês.

EXEMPLO: Não sabemos o PORQUÊ da sua euforia.

Não sabemos o motivo / a causa da sua euforia.

 

 

 

 

PORQUE (junto e sem acento)

É usado para responder às perguntas.

É igual a pois.

EXEMPLO: Não passei, PORQUE não conhecia o conteúdo.

Não passei, pois não conhecia o conteúdo.

 

 

 

 

 

POR QUE (separado e sem acento)

ATENÇÃO A ESTE PORQUÊ: há três possibilidades de uso.

 

1 POR QUE = INÍCIO DE PERGUNTA

POR QUE você não assistiu ao filme?

 

2 POR QUE = POR QUAL MOTIVO.

Não sei POR QUE você ainda não assinou o canal.

Não sei por qual motivo você ainda não assinou o canal.

 

3 POR QUE = PELO QUAL / PELA QUAL

Utilizado no meio da frase.

O momento POR QUE sempre esperei.

O momento pelo qual sempre esperei

 

 

Exercício de fixação.

 

1- _____ você não resolveu todas as questões da prova? Creio que é _____ você não sabe o _____ das regras.

a) Porque – porque – porquê

b) Por que – porque – porquê

c) Por que – por que – porquê

d) Porquê – por que – por quê

e) Por quê – porquê – por que

 

 

 

2. Assinale a alternativa que contenha as palavras que completem corretamente os espaços nas proposições a seguir:

I. O caminho _______ venho é mais longo.

II. Não há nenhum ________ que não tenha resposta.

III. As razões _________ falaram não ficaram claras.

IV. Ninguém falou não se sabe ___________.

 

a) I. por que; II. por quê; III. porque; IV. porquê.

b) I. por que; II. porquê; III. por que; IV. por quê.

c) I. porque; II. por que; III. porque; IV. por que.

d) I. porque; II. porquê; III. por que; IV. porque.

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

10º semana de 13/10/2020 à 16/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.


---------------------------------------------------------------------------

2º TB /Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB, TC, TD.

CONTEÚDO:

Mediação cultural, canais de interação com o público.

Espaços expositivos

Modos de expor.

Salões de arte.

Bienais e feiras de arte

Espaços colaborativos.

Texto teatral.

Poética Pessoal

A poética pessoal de Michelangelo.

A poética pessoal de Leonardo da Vinci.

2 aulas

Semana de Estudos Intensivos

Estas duas aulas da semana, é destinada a revisão e conclusão dos conteúdos do 3º bimestre e das atividades não entregues ainda.

Não fique sem entregar as atividades para não correr o risco de não concluir o ano letivo.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas usar o mesmo e-mail, assim que possível receberá o retorno.

DATA: 13/10/2020 a 16/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

Professora Benedita.             Disciplina: Biologia.  

 

Ensino Médio 2º Ano C, 2º Ano D e 2º E 

EJA 1º Termo A

EJA 2º Termo A, B, C e D

EJA 3º Termo A e B

 

Semana de Estudos Intensivos

13/10 à 16/10

   

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Atividades:



  1. Escrevam os pontos positivos e negativos encontrados para realizar as atividades online.
  2. Qual dos temas apresentados você teve mais facilidade e qual teve mais dificuldade para entender?
  3. Com que nota você se avaliaria e por quê?

 

 

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 13 a 16 de outubro

· Ler o texto disponível no link:

· https://www.revistaplaneta.com.br/desafios-da-bioetica/

· Faça um breve resumo

· Entrega até 30 de outubro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÂO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

Atividade:FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão do video

Esta semana vamos fazer uma reflexão sobre a formação do Povo brasileiro.

Lembrando que essa atividade e de recuperação, para alunos que não fizeram nenhuma atividade.

Video: https://www.youtube.com/watch?v=a8jTDZnOqdQ

Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.

Física/ProfºErica

Para as turmas do 2 termo (A, B, C, D) de física.

SEMANA 13 A 16.10
Caros alunos, estamos finalizando o 3º Bimestre, portanto essa semana vocês devem enviar as atividades já postadas para que eu possa atribuir nota.

Quem já fez toda atividade, reveja as aulas de apoio, é sempre bom estudar!


Grata, Professora Érica

Química/ProfºEdjane


Professora Edjane – Química                               13 a 16/10/2020

Turmas:  2 termos A, B, C, D



 


 

Texto apenas para leitura. Não responder nada pois será discutido posteriormente.

Geografia/ProfºRicardo

Atividade semana intensiva

Semana 13 a 16 de Outubro

Geografia

Série 2ºTA,2ºTB

Professor Ricardo José dos Santos

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, O HOMEM E O MEIO AMBIENTE

GEOGRAFIA

 

A agricultura sustentável é caracterizada por conservar os recursos naturais e fornecer produtos mais saudáveis.

No debate internacional das últimas décadas sobre as questões sociais e ambientais um dos temas mais recorrentes refere-se a agricultura. As questões que norteiam estes debates, dentro de simpósios, encontros, comissões, pesquisas, entre outros, oficiais e não oficiais, giram bastante em torno do conceito de sustentabilidade, consequentemente, de uma agricultura sustentável.

 

A chamada agricultura sustentável, idealizada e tão aclamada em diversos círculos intelectuais, científicos e políticos seria um tipo agricultura que pudesse conservar os recursos naturais e fornecesse produtos saudáveis (ou mais saudáveis), sem comprometer os níveis tecnológicos já alcançados de segurança alimentar dos indivíduos. Tal conceituação resulta de emergentes pressões sociais por uma agricultura que não prejudique o meio ambiente, a economia, a saúde, em suma, a sociedade como um todo.

 

Neste sentido, a agricultura sustentável adquire num contexto internacional um papel extremamente relevante, visto que, apesar de seus dez mil anos, a agricultura permanece sendo a atividade humana que mais intimamente relaciona a sociedade com a natureza, e em sentido inverso, mas presente na relação, natureza e sociedade.

 

Dentro deste quadro, em que condições alimentares, saúde, meio ambiente, economia estão todos circunscritos, ainda a que se levarem em conta as condições de trabalho no campo, as relações inerentes desse processo. E, além disto, em contraste com outros processos produtivos, a intervenção humana na agricultura não é realizada com o propósito primordial de transformar a matéria-prima, num primeiro instante. Nela, o trabalho humano visa regular, controlar, ou mesmo submeter às condições ambientais sob as quais as plantas e os animais crescem e se reproduzem, pois nesse processo, há um momento de transformação que se realiza por dinâmicas orgânico-naturais, e não pela aplicação do trabalho humano.

 

Assim sendo, poderíamos supor na relação homem/natureza, uma outra vertente, natureza/homem, onde a natureza poderia exercer algum tipo de pressão sobre os homens, por exemplo, um agricultor que sente dificuldades em abrir e revirar o solo a fim de expô-lo a luz do sol, utiliza um instrumento que não condiz com o esforço exigido por aquele terreno, consequentemente seu equipamento desgasta-se mais rápido e seu trabalho não é feito com a destreza que gostaria. Visto desta perspectiva, ou o agricultor pode-se valer de outros equipamentos, ou mesmo comprar outras máquinas e adquirir novas técnicas na lida com sua propriedade.

 

Este ponto de vista revela a força da natureza agindo contra o homem, sendo ele obrigado a se adaptar, transformar, e controlar suas idéias e habilidades, técnicas e instrumentos em prol de um relativo controle pretendido sobre a terra e a natureza.

 

Questões

 

1 Quais são os objetivos da agricultura sustentável?

2 Como a agricultura pode ser mais sustentável?

3 Quais são os impactos ambientais gerado pela agricultura.

 

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 2A, 2B, 2TA, 2TB

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Analisar a importância do voto feminino, a luta das mulheres por direitos.

SEMANA: de 13 a 16 de outubro

Quantidade de aulas: 02

 

Assista ao filme As Sufragistas acessando o endereço eletrônico abaixo.

https://youtu.be/VTTy39nxGc4

 


ATIVIDADE

Descreva nas linhas abaixo a sua compreensão sobre o filme

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 


Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "B" EJA Ensino Médio - ESTUDO INTENSIVO

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: 13 à 16 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado 
por https://www.google.com/search?q=the+numbers+of+covid+in+the+world&oq=&aqs=chrome.
0.69i59l8.1157420j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 em 05 de outubro de 2020 sobre
o número de casas e mortes de COVID19 no mundo. Em seguida escreva em seu caderno quais são
as palavras cognatas (palavras em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa
e que possuem o mesmo significado), e o número de casos e morte pelo mundo e pelos países citados.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

			Casos						Mortes
											
Local

Word (mundo)		35.179.573					 1.037.340

Estados Unidos		 7.444.705					   209.603

Índia			 6.623.815					   102.685

Brasil			 4.915.289					   146.352
 
Rússia			 1.225.889		 			    21.475

Colômbia		   855.042					    26.712

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 13/10 até 16/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

 





      ATENÇÃO: Poucos alunos participando das aulas.

Poucos alunos com nota para fechamento do bimestre.

 

Gramática

 

POR QUÊ (separado e com acento)

Usado no final, geralmente após vírgula.

É um porquê de pergunta.

EXEMPLO: Não assistiu aos vídeos ainda POR QUÊ?

 

 

 

 

PORQUÊ (junto e com acento)

É o porquê substantivo.

Sempre terá um artigo antes dele(o,a,um)

Pode ser substituído por “o motivo”, ”um motivo”, “a causa”,.

É o único que pode ir para o plural: os porquês.

EXEMPLO: Não sabemos o PORQUÊ da sua euforia.

Não sabemos o motivo / a causa da sua euforia.

 

 

 

 

PORQUE (junto e sem acento)

É usado para responder às perguntas.

É igual a pois.

EXEMPLO: Não passei, PORQUE não conhecia o conteúdo.

Não passei, pois não conhecia o conteúdo.

 

 

 

 

 

POR QUE (separado e sem acento)

ATENÇÃO A ESTE PORQUÊ: há três possibilidades de uso.

 

1 POR QUE = INÍCIO DE PERGUNTA

POR QUE você não assistiu ao filme?

 

2 POR QUE = POR QUAL MOTIVO.

Não sei POR QUE você ainda não assinou o canal.

Não sei por qual motivo você ainda não assinou o canal.

 

3 POR QUE = PELO QUAL / PELA QUAL

Utilizado no meio da frase.

O momento POR QUE sempre esperei.

O momento pelo qual sempre esperei

 

 

Exercício de fixação.

 

1- _____ você não resolveu todas as questões da prova? Creio que é _____ você não sabe o _____ das regras.

a) Porque – porque – porquê

b) Por que – porque – porquê

c) Por que – por que – porquê

d) Porquê – por que – por quê

e) Por quê – porquê – por que

 

 

 

2. Assinale a alternativa que contenha as palavras que completem corretamente os espaços nas proposições a seguir:

I. O caminho _______ venho é mais longo.

II. Não há nenhum ________ que não tenha resposta.

III. As razões _________ falaram não ficaram claras.

IV. Ninguém falou não se sabe ___________.

 

a) I. por que; II. por quê; III. porque; IV. porquê.

b) I. por que; II. porquê; III. por que; IV. por quê.

c) I. porque; II. por que; III. porque; IV. por que.

d) I. porque; II. porquê; III. por que; IV. porque.

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

10º semana de 13/10/2020 à 16/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.


-------------------------------------------------------------------------

2º TC /Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB, TC, TD.

CONTEÚDO:

Mediação cultural, canais de interação com o público.

Espaços expositivos

Modos de expor.

Salões de arte.

Bienais e feiras de arte

Espaços colaborativos.

Texto teatral.

Poética Pessoal

A poética pessoal de Michelangelo.

A poética pessoal de Leonardo da Vinci.

2 aulas

Semana de Estudos Intensivos

Estas duas aulas da semana, é destinada a revisão e conclusão dos conteúdos do 3º bimestre e das atividades não entregues ainda.

Não fique sem entregar as atividades para não correr o risco de não concluir o ano letivo.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas usar o mesmo e-mail, assim que possível receberá o retorno.

DATA: 13/10/2020 a 16/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

Professora Benedita.             Disciplina: Biologia.  

 

Ensino Médio 2º Ano C, 2º Ano D e 2º E 

EJA 1º Termo A

EJA 2º Termo A, B, C e D

EJA 3º Termo A e B

 

Semana de Estudos Intensivos

13/10 à 16/10

   

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Atividades:



  1. Escrevam os pontos positivos e negativos encontrados para realizar as atividades online.
  2. Qual dos temas apresentados você teve mais facilidade e qual teve mais dificuldade para entender?
  3. Com que nota você se avaliaria e por quê?

 

 

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

2TA,B,C

Desafios éticos contemporâneos.

Semana 13 a 16 de outubro

· Ler o texto disponível no link:

· https://www.revistaplaneta.com.br/desafios-da-bioetica/

· Faça um breve resumo

· Entrega até 30 de outubro

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÂO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

Atividade:FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão do video

Esta semana vamos fazer uma reflexão sobre a formação do Povo brasileiro.

Lembrando que essa atividade e de recuperação, para alunos que não fizeram nenhuma atividade.

Video: https://www.youtube.com/watch?v=a8jTDZnOqdQ

Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.

Física/ProfºErica

Para as turmas do 2 termo (A, B, C, D) de física.

SEMANA 13 A 16.10
Caros alunos, estamos finalizando o 3º Bimestre, portanto essa semana vocês devem enviar as atividades já postadas para que eu possa atribuir nota.

Quem já fez toda atividade, reveja as aulas de apoio, é sempre bom estudar!


Grata, Professora Érica

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                               13 a 16/10/2020

Turmas:  2 termos A, B, C, D



 

Texto apenas para leitura. Não responder nada pois será discutido posteriormente.

Geografia/ProfºEdivaldo

Atividade de geografia do professor Edivaldo para os 2º anos: C, D, E e  Termo C. Durante a semana de 13 a 16/10/20 para aplicar a semana de estudos intensivos

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Atividades dos conteúdos trabalhados no 3º Bimestre:

1ª questão: “Brasil discute nesta semana com ministros de países do Brics – grupo de países emergentes integrado pela Rússia, Índia, China e África do Sul – como conter a aceleração do envelhecimento da população, entre outros assuntos. Para o subsecretário da Política de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, o país não está sabendo construir barreiras para conter o problema, também enfrentado pelos chineses”.

DINIZ, F. País discute com Brics como conter avanço do envelhecimento. Portal Terra, 10 fev. 2015. Disponível em: http://economia.terra.com.br. Acesso em: 05 jun. 2015.

O principal objetivo em conter o envelhecimento demográfico em um país é:

a) (  ) a elevação das taxas de desemprego           b) (  ) a redução dos gastos previdenciários

c) (  ) o controle dos índices de pobreza           d) (  ) o aumento da esperança de vida

e) (  ) a redução da “explosão demográfica”

2ª questão: “(...) o processo de ocupação espacial da população brasileira, nos últimos 56 anos, foi pautado por uma desruralização e pela concentração da população nas áreas urbanas. Esse fenômeno não se deu de forma homogênea no espaço nacional. As diferenças regionais estão fortemente associadas às diferenças nos timings em que os fenômenos ocorreram em cada região, os quais, por sua vez, decorrem das especificidades regionais (…)”.

(CAMARANO, A. A; BELTRÃO, K. I. Distribuição espacial da população brasileira: mudanças na segunda metade deste século. Rio de Janeiro, IPEA, 2000. p.27).

O fragmento acima descreve alguns pontos da dinâmica demográfica brasileira na segunda metade do século XX. Nesse caso, as expressões desruralização e concentração da população nas áreas urbanas fazem referência, respectivamente,

a) (  ) às migrações inter-regionais e à expansão das cidades.

b) (  ) ao êxodo rural e às migrações intraurbanas.

c) (  )ao êxodo rural e ao processo de metropolização.

d) (  ) às migrações internas e ao início da urbanização brasileira.

e) (  ) às migrações inter-regionais e ao processo de metropolização.

3ª questão: O trabalho e a Economia no Brasil: Segundo dados do “Jornal do Brasil”, a mulher brasileira tem hoje, em média, 3 filhos contra 4,35 nos anos 1980, e 6,28 na década de 1960. A redução da taxa de natalidade verificada no Brasil está relacionada à(ao):
a) participação crescente da mulher no mercado de trabalho, inviabilizando o tradicional instituto do casamento.
b) mudança 
da população, que deixou, em cerca de 30 anos, de ser rural, passando a majoritariamente urbana.
c) sucesso de políticas de controle da natalidade, impostas pelos governos militares, no final dos anos 1960.

d) processo de envelhecimento rápido da estrutura demográfica, motivada pela elevação da expectativa de vida da população.

4ª questão:  (PUC Minas). O trabalho e a Economia no Brasil: Camelôs Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão

O que vende balõezinhos de cor […].
[…] Alegria das calçadas

Uns falam pelos cotovelos […]
Outros, coitados, têm a língua atada.
Todos porém sabem mexer nos cordéis com o tino
ingênuo de demiurgos de inutilidades.
Manuel Bandeira

O mercado de trabalho formal urbano, como se sabe, não tem sido capaz de absorver os contingentes de desempregados. O trecho acima serve para ilustrar tal realidade.
Assinale a alternativa que melhor retrate o problema do desemprego e subemprego atual.
a) (  ) A modernização das atividades produtivas, nos setores primário e secundário, têm deixado como única alternativa o emprego no setor terciário da economia.
b) (  ) Como vendem inutilidades, os camelôs ou marreteiros possuem baixa remuneração pelo seu trabalho.
c)  (  ) A crise econômica aliada à reestruturação de vários ramos da economia tem contribuído para a expansão das atividades informais.
d)  (  ) Ao fechar postos de trabalho no setor formal, as inovações tecnológicas e gerenciais estimulam a geração de formas criativas de emprego.

5ª questão: Assinale a alternativa que apresenta uma prática bastante difundida no contexto da economia de mercado:

a)  (  ) estatização de empresas privadas            b) (  ) regulação dos espaços industriais pelo Estado

c) (  ) formação de trustes                                 d) (  ) predomínio de pequenas empresas na economia

e) (  ) declínio das práticas de incentivos fiscais

6ª questão: Assinale a alternativa que indica o modelo econômico que melhor se relaciona ao contexto atual da “economia de mercado”:

a) (  ) Economia planificada              b)  (  ) Keynesianismo                    c)  (  ) Neoliberalismo

d)  (  ) Desenvolvimentismo                                              e) Sustentabilidade

7ª questão: Das alternativas abaixo, todas representam problemas vivenciados no espaço urbano, EXCETO:

a)  (  ) Ilhas de Calor.                b)  (  ) Inversão Térmica.                 c)  (  ) Favelização.

d)  (  ) Segregação Espacial.                       e) (  ) Concentração Fundiária.

9ª questão: Existem quatro tipos de pirâmides etárias que refletem a estrutura da sociedade. Sobre esses tipos de pirâmides, assinale a alternativa INCORRETA:

a) (  )  A pirâmide jovem possui a base larga, o que indica altas taxas de natalidade. Sendo assim, a população do lugar representado é considerada jovem.

b) (  ) A pirâmide adulta possui base larga, contudo, apresenta tendências de redução. O topo aparece mais alargado bem como o corpo da pirâmide, que representa a população economicamente ativa.

c) ( ) A pirâmide envelhecida possui a base larga, indicando aumento da população idosa e, consequentemente, elevação da expectativa de vida. Além disso, seu topo é estreito, indicando diminuição das taxas de natalidade.

d) (  ) A pirâmide rejuvenescida apresenta base alargada e topo também mais largo, tendência vista, principalmente, em países desenvolvidos.

10ª questão: Sobre a análise das pirâmides etárias, marque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

( ) O topo das pirâmides representa a população jovem.

( ) O corpo das pirâmides representa a população adulta.

( ) A base das pirâmides representa a população idosa.

( ) No eixo horizontal, as mulheres estão representadas à esquerda, e os homens à direita.

Assinale a alternativa correta:

a) (  ) FVFV

b)  (  ) FVFF

c)  (  ) VVFF

d)  (  ) FVVF

História/ProfºSergio

Atividade de História - 1º TA, 2ºs TC, TD e 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 13 a 16/10/2020

Redija um texto dizendo o que entendeu e quais foram as dificuldades encontradas nos conteúdos deste bimestre.

Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 15 e 16/10

Esta atividade é apenas para leitura – veja se está devendo alguma atividade anterior e envie as que não fez.

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:  

Five ways to improve your English by yourself

1. Place labels around your home - "Get post-it notes and label everything in your house. Every time you associate that object with the word, you’re more likely to remember it."

2. Start a blog - Starting an online blog or journal can be a simple (and free) way to develop you writing skills. "Start small. Maybe start with some photos and a caption."

3. Change your phone settings - We all use our phones and other devices (such as laptops or computers) multiple times a day. "It forces you to think in English all the time."

4. Read for interest - Reading is an important skill and it also helps your writing skills as well. In order to sustain your learning, Virginia recommends connecting reading with your passions. "Read something you’re interested in. If you’re into sport, read a sports magazine."

5. Write summaries - Listening to podcasts and watching videos and television in English are all useful ways to improve your English by yourself. Virginia recommends extending your learning by either writing down or saying aloud summaries of what you have heard or watched. "Summarising what you’re learning is a great skill. It’s quite a difficult thing to do as well."

Reportagem completa em https://www.abc.net.au/education/learn-english/five-ways-to-improve-your-english-by-yourself/9085604

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Esta atividade é apenas para leitura – veja se está devendo alguma atividade anterior e envie as que não fez.


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 13/10 até 16/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

 




      ATENÇÃO: Poucos alunos participando das aulas.

Poucos alunos com nota para fechamento do bimestre.

 

Gramática

 

POR QUÊ (separado e com acento)

Usado no final, geralmente após vírgula.

É um porquê de pergunta.

EXEMPLO: Não assistiu aos vídeos ainda POR QUÊ?

 

 

 

 

PORQUÊ (junto e com acento)

É o porquê substantivo.

Sempre terá um artigo antes dele(o,a,um)

Pode ser substituído por “o motivo”, ”um motivo”, “a causa”,.

É o único que pode ir para o plural: os porquês.

EXEMPLO: Não sabemos o PORQUÊ da sua euforia.

Não sabemos o motivo / a causa da sua euforia.

 

 

 

 

PORQUE (junto e sem acento)

É usado para responder às perguntas.

É igual a pois.

EXEMPLO: Não passei, PORQUE não conhecia o conteúdo.

Não passei, pois não conhecia o conteúdo.

 

 

 

 

 

POR QUE (separado e sem acento)

ATENÇÃO A ESTE PORQUÊ: há três possibilidades de uso.

 

1 POR QUE = INÍCIO DE PERGUNTA

POR QUE você não assistiu ao filme?

 

2 POR QUE = POR QUAL MOTIVO.

Não sei POR QUE você ainda não assinou o canal.

Não sei por qual motivo você ainda não assinou o canal.

 

3 POR QUE = PELO QUAL / PELA QUAL

Utilizado no meio da frase.

O momento POR QUE sempre esperei.

O momento pelo qual sempre esperei

 

 

Exercício de fixação.

 

1- _____ você não resolveu todas as questões da prova? Creio que é _____ você não sabe o _____ das regras.

a) Porque – porque – porquê

b) Por que – porque – porquê

c) Por que – por que – porquê

d) Porquê – por que – por quê

e) Por quê – porquê – por que

 

 

 

2. Assinale a alternativa que contenha as palavras que completem corretamente os espaços nas proposições a seguir:

I. O caminho _______ venho é mais longo.

II. Não há nenhum ________ que não tenha resposta.

III. As razões _________ falaram não ficaram claras.

IV. Ninguém falou não se sabe ___________.

 

a) I. por que; II. por quê; III. porque; IV. porquê.

b) I. por que; II. porquê; III. por que; IV. por quê.

c) I. porque; II. por que; III. porque; IV. por que.

d) I. porque; II. porquê; III. por que; IV. porque.

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 13 a 16/10

Atividades Matemática

Dê exemplos de operações envolvendo multiplicação entre 2 ou mais matrizes

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


---------------------------------------------------------------------------

2º TD /Noturno

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB, TC, TD.

CONTEÚDO:

Mediação cultural, canais de interação com o público.

Espaços expositivos

Modos de expor.

Salões de arte.

Bienais e feiras de arte

Espaços colaborativos.

Texto teatral.

Poética Pessoal

A poética pessoal de Michelangelo.

A poética pessoal de Leonardo da Vinci.

2 aulas

Semana de Estudos Intensivos

Estas duas aulas da semana, é destinada a revisão e conclusão dos conteúdos do 3º bimestre e das atividades não entregues ainda.

Não fique sem entregar as atividades para não correr o risco de não concluir o ano letivo.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas usar o mesmo e-mail, assim que possível receberá o retorno.

DATA: 13/10/2020 a 16/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

Professora Benedita.             Disciplina: Biologia.  

 

Ensino Médio 2º Ano C, 2º Ano D e 2º E 

EJA 1º Termo A

EJA 2º Termo A, B, C e D

EJA 3º Termo A e B

 

Semana de Estudos Intensivos

13/10 à 16/10

   

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Atividades:



  1. Escrevam os pontos positivos e negativos encontrados para realizar as atividades online.
  2. Qual dos temas apresentados você teve mais facilidade e qual teve mais dificuldade para entender?
  3. Com que nota você se avaliaria e por quê?

 

 

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºIslilia

São Paulo, 13 de Outubro 2020

Professora: Islilia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 13/10/20 a 16/10/20 para 2TD Ano Eja.

Atividade: Conceitos da Filosofia fazer uma conclusão.

Objetivo: Entender a importância da vida.

Obs.: As atividades anteriores podem ser usadas como material de apoio.

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÂO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

Atividade:FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão do video

Esta semana vamos fazer uma reflexão sobre a formação do Povo brasileiro.

Lembrando que essa atividade e de recuperação, para alunos que não fizeram nenhuma atividade.

Video: https://www.youtube.com/watch?v=a8jTDZnOqdQ

Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.

Física/ProfºErica

Para as turmas do 2 termo (A, B, C, D) de física.

SEMANA 13 A 16.10
Caros alunos, estamos finalizando o 3º Bimestre, portanto essa semana vocês devem enviar as atividades já postadas para que eu possa atribuir nota.

Quem já fez toda atividade, reveja as aulas de apoio, é sempre bom estudar!


Grata, Professora Érica

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                               13 a 16/10/2020

Turmas:  2 termos A, B, C, D



 


 

Texto apenas para leitura. Não responder nada pois será discutido posteriormente.

Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE SEMANA  13 a 16/10                 2TD EJA                PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

 Leitura dos textos abaixo para atividades futura.

Migrações no Brasil

Registros mostram que a população brasileira sempre foi muito móvel. No século XX, em especial na segunda metade, as más condições de vida no campo e o avanço da industrialização e da urbanização provocaram fortes fluxos migratórios. De forma geral, a partir dos anos 1950 e 1960, eram movimentos de longa distância e entre regiões, sobretudo do Nordeste para grandes cidades do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro. Houve também fluxos de sulistas para as áreas de fronteiras agrícolas no Centro-Oeste e no sul da Amazônia (veja infográficos a seguir).


A partir de 1990, mudaram a natureza, a direção e a intensidade dos fluxos (veja mapa da próxima página).

Eles passaram a ser de curta distância e entre Estados da mesma região. Chamaram a atenção também as migrações de retorno, como o caso de migrantes nordestinos que voltam para sua região de origem. Existem ainda fluxos sazonais, que acontecem quando alguém trabalha parte do ano em uma cidade e a outra metade do ano no lugar de origem, como ocorre na colheita de cana-de-açúcar e na construção civil.

 

 



Nos séculos XIX e XX, o Brasil recebeu milhões de imigrantes, como italianos, espanhóis e japoneses. Nos anos 1980 e 1990, vieram chineses, coreanos e grupos originários de países africanos de língua portuguesa, como Angola e Moçambique. Nas décadas seguintes, chegaram imigrantes de países vizinhos, em especial da Bolívia.

Nas últimas décadas do século XX, em um quadro de crise econômica e dificuldades para conseguir empregos, o movimento se inverteu: brasileiros emigraram em busca de novas oportunidades. Os principais destinos foram Estados Unidos, Paraguai, Japão, Reino Unido e Portugal. Os emigrantes se originam principalmente dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Contudo, com a forte crise econômica ocorrida a partir de 2008, muitos brasileiros emigrados retornaram e se somaram a novos imigrantes que se dirigiram para o Brasil. Nos últimos anos, sobretudo após 2010, ano em que ocorreu um forte terremoto no Haiti, muitos imigrantes daquele país ingressaram no Brasil, por conexões que passam pelo Panamá e pelo Peru até a entrada pelas fronteiras no Estado do Acre.






Composição da população segundo a cor

O resultado das matrizes étnico-culturais da sociedade brasileira (indígenas, europeus e afrodescendentes) foi a constituição de uma formação social marcada pela mistura, pela diversidade e, também, pela desigualdade de oportunidades, afetando em especial indígenas e afrodescendentes.

A cada década, o Censo Demográfico do IBGE afere a composição da população pela cor ou “raça”. A identificação de cada um é autodeclarada, ou seja, é o cidadão que indica sua cor. Os dados de 2010 trazem uma grande novidade: pela primeira vez na história do Brasil, pretos e pardos (designação do Censo) alcançaram mais de 50% da população, com 43,1% de pardos e 7,6% de pretos.

História/ProfºSergio

Atividade de História - 1º TA, 2ºs TC, TD e 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 13 a 16/10/2020

Redija um texto dizendo o que entendeu e quais foram as dificuldades encontradas nos conteúdos deste bimestre.

Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 15 e 16/10

Esta atividade é apenas para leitura – veja se está devendo alguma atividade anterior e envie as que não fez.

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:  

Five ways to improve your English by yourself

1. Place labels around your home - "Get post-it notes and label everything in your house. Every time you associate that object with the word, you’re more likely to remember it."

2. Start a blog - Starting an online blog or journal can be a simple (and free) way to develop you writing skills. "Start small. Maybe start with some photos and a caption."

3. Change your phone settings - We all use our phones and other devices (such as laptops or computers) multiple times a day. "It forces you to think in English all the time."

4. Read for interest - Reading is an important skill and it also helps your writing skills as well. In order to sustain your learning, Virginia recommends connecting reading with your passions. "Read something you’re interested in. If you’re into sport, read a sports magazine."

5. Write summaries - Listening to podcasts and watching videos and television in English are all useful ways to improve your English by yourself. Virginia recommends extending your learning by either writing down or saying aloud summaries of what you have heard or watched. "Summarising what you’re learning is a great skill. It’s quite a difficult thing to do as well."

Reportagem completa em https://www.abc.net.au/education/learn-english/five-ways-to-improve-your-english-by-yourself/9085604

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Esta atividade é apenas para leitura – veja se está devendo alguma atividade anterior e envie as que não fez.


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf – Semana de 13/10 até 16/10.

2º TERMO A, B, C,  D - Leitura e compreensão textual

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

  




     ATENÇÃO: Poucos alunos participando das aulas.

Poucos alunos com nota para fechamento do bimestre.

 

Gramática

 

POR QUÊ (separado e com acento)

Usado no final, geralmente após vírgula.

É um porquê de pergunta.

EXEMPLO: Não assistiu aos vídeos ainda POR QUÊ?

 

 

 

 

PORQUÊ (junto e com acento)

É o porquê substantivo.

Sempre terá um artigo antes dele(o,a,um)

Pode ser substituído por “o motivo”, ”um motivo”, “a causa”,.

É o único que pode ir para o plural: os porquês.

EXEMPLO: Não sabemos o PORQUÊ da sua euforia.

Não sabemos o motivo / a causa da sua euforia.

 

 

 

 

PORQUE (junto e sem acento)

É usado para responder às perguntas.

É igual a pois.

EXEMPLO: Não passei, PORQUE não conhecia o conteúdo.

Não passei, pois não conhecia o conteúdo.

 

 

 

 

 

POR QUE (separado e sem acento)

ATENÇÃO A ESTE PORQUÊ: há três possibilidades de uso.

 

1 POR QUE = INÍCIO DE PERGUNTA

POR QUE você não assistiu ao filme?

 

2 POR QUE = POR QUAL MOTIVO.

Não sei POR QUE você ainda não assinou o canal.

Não sei por qual motivo você ainda não assinou o canal.

 

3 POR QUE = PELO QUAL / PELA QUAL

Utilizado no meio da frase.

O momento POR QUE sempre esperei.

O momento pelo qual sempre esperei

 

 

Exercício de fixação.

 

1- _____ você não resolveu todas as questões da prova? Creio que é _____ você não sabe o _____ das regras.

a) Porque – porque – porquê

b) Por que – porque – porquê

c) Por que – por que – porquê

d) Porquê – por que – por quê

e) Por quê – porquê – por que

 

 

 

2. Assinale a alternativa que contenha as palavras que completem corretamente os espaços nas proposições a seguir:

I. O caminho _______ venho é mais longo.

II. Não há nenhum ________ que não tenha resposta.

III. As razões _________ falaram não ficaram claras.

IV. Ninguém falou não se sabe ___________.

 

a) I. por que; II. por quê; III. porque; IV. porquê.

b) I. por que; II. porquê; III. por que; IV. por quê.

c) I. porque; II. por que; III. porque; IV. por que.

d) I. porque; II. porquê; III. por que; IV. porque.

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 13 a 16/10

Atividades Matemática

Dê exemplos de operações envolvendo multiplicação entre 2 ou mais matrizes

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário