terça-feira, 13 de outubro de 2020

3ºEJA do ensino médio semana de 13 a 16 de outubro de 2020

  Atividade da semana de 13  a 16 de outubro 2020

                                                    

3º TA /Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 3º TA, TB.

CONTEÚDOS:

Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.

A Arte moderna no Brasil.

Elementos luz e sombra.

Arte-Pós Moderna

Principais Movimentos Artísticos do Século 20.

Impressionismo.

Expressionismo.

2 aulas

Semana de Estudos Intensivos

Estas duas aulas da semana, é destinada a revisão e conclusão dos conteúdos do 3º bimestre e das atividades não entregues ainda.

Não fique sem entregar as atividades para não correr o risco de não concluir o ano letivo.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas usar o mesmo e-mail, assim que possível receberá o retorno.

DATA: 13/10/2020 a 16/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

Professora Benedita.             Disciplina: Biologia.  

 

Ensino Médio 2º Ano C, 2º Ano D e 2º E 

EJA 1º Termo A

EJA 2º Termo A, B, C e D

EJA 3º Termo A e B

 

Semana de Estudos Intensivos

13/10 à 16/10

   

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Atividades:



  1. Escrevam os pontos positivos e negativos encontrados para realizar as atividades online.
  2. Qual dos temas apresentados você teve mais facilidade e qual teve mais dificuldade para entender?
  3. Com que nota você se avaliaria e por quê?

 

 

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

3TA, TB

O homem como ser político

Semana 13 a 16 de outubro

· Ler o texto disponível no link.

· https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-conceito-animal-politico-aristoteles.htm

· Faça um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 30 outubro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÃO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Atividade: Reflexão do Video

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão

Esta semana vamos assistir um vídeo, e fazer uma reflexão sobre a Constituição no Brasil.

Lembrando que essa atividade e de recuperação, so vai fazer o aluno que entregou só uma atividade.

Segue o Video https://www.youtube.com/watch?v=BJbEIZdQkXA

Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.

Física/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 3 º termo A

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

13/10/2020 a 16/10/2020

 

TEMA:ELETRICIDADE

 

Meus queridos, essa semana serão destinados a retomada das atividades   anteriores liberarei os links das duas atividades avaliativas.

Aqueles alunos que por algum motivo não responderam  aproveitam essa oportunidade os demais podem responder novamente ok!

Acessem o link abaixo para responder as atividades !

Atividade 1

https://forms.gle/vEtSGS7YkBP14c3y6

Atividade 2

https://forms.gle/fLERsN5jujxd85qm7

Lembrando que !!!

O bimestre se encerra dia 16/10/2020 e essa será a data máxima de envio das atividades pendentes !!

 

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                   13 a 16/10/2020

 

Turmas: 3 Temos A, B e C

 



Façam apenas a leitura da introdução. Não  responder nada, pois será discutido posteriormente.

Geografia/ProfºRicardo

Semana intensiva 13 a 16 de Outubro

Geografia

Professor Ricardo José dos Santos

Serie 3ºTA e 3ºTB

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

 

AGRICULTURA DO FUTURO

GEOGRAFIA

 

 A agricultura do futuro ficar a mercê do embate entre o uso ou não dos transgênicos, a agricultura orgânica será realmente uma alternativa.

 

A expansão da agricultura até meados dos anos 1970 deu-se de forma horizontal, isto é, com a incorporação de novas áreas para aumentar sua produção. Em seguida, essa expansão ocorreu de forma vertical, isto é, houve um incremento de tecnologia para o aumento de sua produtividade. No Brasil, tal mudança ficou conhecida como “Modernização da Agricultura”.

 

A partir de então, o caminho da agricultura tem sido o incremento tecnológico. Essa tecnologia engloba tanto a produção de insumos agrícolas (agrotóxicos, fertilizantes, etc.) quanto a mecanização agrícola e o uso da biotecnologia. Hoje em dia há uma enorme utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), os quais os especialistas têm chamado de “agricultura de precisão”.

 

Dentre os desafios para a agricultura, estão principalmente a questão ambiental e a segurança alimentar. Nesse contexto é que o debate entre biotecnologia, transgênicos e agricultura orgânica ganha força.

 

A biotecnologia, há tempos, é uma realidade em todas as partes do planeta, pois consiste em desenvolver técnicas e tecnologias de melhoramento genético de organismos vegetais (até mesmo animais) para sua melhor adaptação a um tipo de clima, solo, relevo e etc., como também pretende desenvolver o melhoramento no manejo do solo, a fim de garantir uma melhor produtividade da lavoura.

 

A biotecnologia começou a produzir sementes modificadas em laboratório, os chamados transgênicos. Causador de muita polêmica, o uso dessa tecnologia ainda vai ser alvo de debate por muito tempo. Isso porque, além da preservação da biodiversidade, os produtores teriam que se subordinar a uma única empresa que detém o monopólio da patente de transgênicos. Consequentemente, a segurança alimentar mundial estaria comprometida. Para os agricultores, preocupados apenas em comercializar seu produto, tem sido positivo o uso de transgênicos, pois eles permitem a redução dos custos de produção e uma melhor produtividade.

 

A agricultura orgânica torna-se quase inviável em produção de larga escala. Apesar dos inúmeros benefícios à população, aos recursos naturais, ao controle dos ecossistemas, ela ainda não é viável para a segurança alimentar da população, pois seus custos são elevados e os resultados não são pragmáticos. Há que se considerar também que a estrutura fundiária é importante para a consolidação da agricultura orgânica. No caso do Brasil, um país dominado pelo latifúndio, sua expansão e consolidação fica muito mais difícil.

 

A agricultura do futuro é incerta. Mas sabe-se que a tecnologia é que dominará o seu cenário: tanto a biotecnologia quanto a mecanização do campo.

 

Questões

 

1 Como agricultura incorporou a tecnologia no seu processo de produção?

2 Quais são os benefícios da produção de transgênicos?

3 O que é agricultura orgânica?

4 O que é a biotecnologia? 

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.

SEMANA: de 13 a 16 de outubro

Quantidade de aulas: 02

 

Assista ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.

https://youtu.be/Wle8FBZ_z_0

 


 

ATIVIDADE

Faça um breve comentário sobre o que compreendeu do filme

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 15 e 16/10

Esta atividade é apenas para leitura – veja se está devendo alguma atividade anterior e envie as que não fez.

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:  

Five ways to improve your English by yourself

1. Place labels around your home - "Get post-it notes and label everything in your house. Every time you associate that object with the word, you’re more likely to remember it."

2. Start a blog - Starting an online blog or journal can be a simple (and free) way to develop you writing skills. "Start small. Maybe start with some photos and a caption."

3. Change your phone settings - We all use our phones and other devices (such as laptops or computers) multiple times a day. "It forces you to think in English all the time."

4. Read for interest - Reading is an important skill and it also helps your writing skills as well. In order to sustain your learning, Virginia recommends connecting reading with your passions. "Read something you’re interested in. If you’re into sport, read a sports magazine."

5. Write summaries - Listening to podcasts and watching videos and television in English are all useful ways to improve your English by yourself. Virginia recommends extending your learning by either writing down or saying aloud summaries of what you have heard or watched. "Summarising what you’re learning is a great skill. It’s quite a difficult thing to do as well."

Reportagem completa em https://www.abc.net.au/education/learn-english/five-ways-to-improve-your-english-by-yourself/9085604

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Esta atividade é apenas para leitura – veja se está devendo alguma atividade anterior e envie as que não fez.


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

Como Fazer Uma Resenha Crítica

A resenha crítica, conforme já pontuamos, é um texto de natureza argumentativa.

Assim sendo, sua estrutura deve incorporar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

A forma como as informações estarão dispostas torna perfeitamente possível identificar essas partes.

O número de páginas da sua resenha vai depender de qual será o destino dela.

Por exemplo, caso seja uma resenha crítica para avaliação de alguma disciplina, possivelmente quem leciona a disciplina vai estipular.

Já no caso de uma resenha para a submissão em algum periódico, o edital deverá prever um formato.

Ainda assim, em média uma resenha crítica costuma ter apenas 4 páginas, porém a sua pode conter uma página.

Você também pode escrever a resenha crítica com coautoria, mas novamente isso dependerá de qual o destino dela.

Veja para que serve cada etapa de uma resenha crítica:

Introdução

Assim como em qualquer introdução de trabalho acadêmico, deve-se deixar claro qual é o objeto que está sendo analisado.

Também é importante contextualizar o assunto sobre o qual se fala, por exemplo, no caso de um livro, deve-se trazer dados como: nome do autor, título, editora, local e ano da publicação e número de páginas.

Você também pode argumentar sobre a relevância do assunto visando orientar a pessoa que vai ler seu trabalho.

Desenvolvimento

Ao desenvolver a resenha deve-se observar as ideias e argumentos principais trazidos na obra.

Pode ser feito um breve resumo mais objetivo para facilitar a organização das ideias centrais.

O desenvolvimento exige a capacidade de articular as ideias de quem escreveu o livro com as suas próprias.

Você não deve se preocupar em bajular ou atacar diretamente a autoria, mas sim em apresentar argumentos relacionados à outras obras sobre o mesmo tema.

Conclusão

O enfoque da conclusão deverá ser a sua opinião de forma mais direta.
Você pode focar em aspectos como:

  • Qualidade e originalidade da leitura;
  • Benefícios proporcionados mediante a leitura;
  • Qualidade da linguagem utilizada, ou as dificuldades encontradas;
  • Se a obra tem fácil acesso;
  • Pontos mais relevantes e/ou necessários;
  • Aspectos desnecessários e/ou irrelevantes.

No decorrer da escrita você vai descobrir qual estilo faz mais sentido para você e com qual você melhor se encaixa.

Tente se colocar no lugar de quem vai ler para saber investir a sua atenção nos pontos mais importantes.
Já que será um texto curto, é melhor que ele tenha informações suficientes e relevantes.

Para realizar sua resenha , você deverá escolher um dos dois filmes abaixo que será objeto de sua análise crítica.

* O dilema das redes

2020 ‧ Documentário ‧ 1h 33m (NetFlix)

* Rede de Ódio

2020 ‧ Suspense ‧ 2h 15m

* Os Substitutos (SUGORRATES)


Os trabalhos , bem como as hipotéticas dúvidas deverão ser encaminhados para o 

Bom Trabalho!

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC

10º semana de 13/10/2020 à 16/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.


---------------------------------------------------------------------------

3º TB /Noturno

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 3º TA, TB.

CONTEÚDOS:

Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.

A Arte moderna no Brasil.

Elementos luz e sombra.

Arte-Pós Moderna

Principais Movimentos Artísticos do Século 20.

Impressionismo.

Expressionismo.

2 aulas

Semana de Estudos Intensivos

Estas duas aulas da semana, é destinada a revisão e conclusão dos conteúdos do 3º bimestre e das atividades não entregues ainda.

Não fique sem entregar as atividades para não correr o risco de não concluir o ano letivo.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas usar o mesmo e-mail, assim que possível receberá o retorno.

DATA: 13/10/2020 a 16/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

Professora Benedita.             Disciplina: Biologia.  

 

Ensino Médio 2º Ano C, 2º Ano D e 2º E 

EJA 1º Termo A

EJA 2º Termo A, B, C e D

EJA 3º Termo A e B

 

Semana de Estudos Intensivos

13/10 à 16/10

   

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Atividades:



  1. Escrevam os pontos positivos e negativos encontrados para realizar as atividades online.
  2. Qual dos temas apresentados você teve mais facilidade e qual teve mais dificuldade para entender?
  3. Com que nota você se avaliaria e por quê?

 

 

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

3TA, TB

O homem como ser político

Semana 13 a 16 de outubro

· Ler o texto disponível no link.

· https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-conceito-animal-politico-aristoteles.htm

· Faça um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 30 outubro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÃO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Atividade: Reflexão do Video

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão

Esta semana vamos assistir um vídeo, e fazer uma reflexão sobre a Constituição no Brasil.

Lembrando que essa atividade e de recuperação, so vai fazer o aluno que entregou só uma atividade.

Segue o Video https://www.youtube.com/watch?v=BJbEIZdQkXA

Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.

Física/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:Utilizando um relâmpago para estimar grandezas físicas  
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Ler e copiar, o texto e as questões abaixo, no caderno, e respondê-las .
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 21/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 1º Bimestre sobre Utilizando um relâmpago para estimar grandezas físicas
Utilizando um relâmpago para estimar grandezas físicas. A análise de uma descarga elétrica, que chamamos de relâmpago ou raio, na natureza, permite-nos estimar algumas grandezas físicas. Uma delas é a carga elétrica acumulada em nuvens. Para essa análise, devemos entender primeiro o que é um capacitor. O capacitor é um dispositivo utilizado para armazenar energia elétrica pelo acúmulo de cargas elétricas. Na natureza, o conjunto “terra-ar-nuvem”, ou “nuvem-ar-nuvem”, forma capacitores. A carga armazenada nos capacitores pode ser determinada pela expressão , em que é a carga acumulada no capacitor, é a grandeza denominada capacitância e é a tensão à qual estão submetidas as placas do capacitor. A capacitância de um capacitor também pode ser determinada pela sua forma geométrica. No caso de um capacitor de placas paralelas, a expressão é dada por: , onde depende do meio entre as placas do capacitor, que no caso do ar vale 8,85.10-12 F/m, A é a área do capacitor e d é a distância entre as placas, que, no caso da nuvem, é a distância entre as nuvens ou a distância entre a nuvem e a terra. Pode-se estimar também a corrente elétrica de um raio. Para isso, basta lembrar que a intensidade da corrente elétrica é a razão entre a carga elétrica e o tempo que ela demora para passar por uma secção, ou seja, Maxwell Siqueira. Utilizando um relâmpago para estimar grandezas físicas. São Paulo Faz Escola.
1-  Qual é o processo de eletrização das nuvens?
2-  A partir do que foi estudado, como você pode definir capacitância?
3-  Algumas vezes, principalmente em dias muito secos, costuma-se tomar choque quando se toca em maçanetas de portas ou em carros. Reflita sobre esse fenômeno, relacionando-o com o que foi discutido na atividade.

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                   13 a 16/10/2020

 

Turmas: 3 Temos A, B e C

 



Façam apenas a leitura da introdução. Não  responder nada, pois será discutido posteriormente.

Geografia/ProfºRicardo

Semana intensiva 13 a 16 de Outubro

Geografia

Professor Ricardo José dos Santos

Serie 3ºTA e 3ºTB

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

 

AGRICULTURA DO FUTURO

GEOGRAFIA

 

 A agricultura do futuro ficar a mercê do embate entre o uso ou não dos transgênicos, a agricultura orgânica será realmente uma alternativa.

 

A expansão da agricultura até meados dos anos 1970 deu-se de forma horizontal, isto é, com a incorporação de novas áreas para aumentar sua produção. Em seguida, essa expansão ocorreu de forma vertical, isto é, houve um incremento de tecnologia para o aumento de sua produtividade. No Brasil, tal mudança ficou conhecida como “Modernização da Agricultura”.

 

A partir de então, o caminho da agricultura tem sido o incremento tecnológico. Essa tecnologia engloba tanto a produção de insumos agrícolas (agrotóxicos, fertilizantes, etc.) quanto a mecanização agrícola e o uso da biotecnologia. Hoje em dia há uma enorme utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), os quais os especialistas têm chamado de “agricultura de precisão”.

 

Dentre os desafios para a agricultura, estão principalmente a questão ambiental e a segurança alimentar. Nesse contexto é que o debate entre biotecnologia, transgênicos e agricultura orgânica ganha força.

 

A biotecnologia, há tempos, é uma realidade em todas as partes do planeta, pois consiste em desenvolver técnicas e tecnologias de melhoramento genético de organismos vegetais (até mesmo animais) para sua melhor adaptação a um tipo de clima, solo, relevo e etc., como também pretende desenvolver o melhoramento no manejo do solo, a fim de garantir uma melhor produtividade da lavoura.

 

A biotecnologia começou a produzir sementes modificadas em laboratório, os chamados transgênicos. Causador de muita polêmica, o uso dessa tecnologia ainda vai ser alvo de debate por muito tempo. Isso porque, além da preservação da biodiversidade, os produtores teriam que se subordinar a uma única empresa que detém o monopólio da patente de transgênicos. Consequentemente, a segurança alimentar mundial estaria comprometida. Para os agricultores, preocupados apenas em comercializar seu produto, tem sido positivo o uso de transgênicos, pois eles permitem a redução dos custos de produção e uma melhor produtividade.

 

A agricultura orgânica torna-se quase inviável em produção de larga escala. Apesar dos inúmeros benefícios à população, aos recursos naturais, ao controle dos ecossistemas, ela ainda não é viável para a segurança alimentar da população, pois seus custos são elevados e os resultados não são pragmáticos. Há que se considerar também que a estrutura fundiária é importante para a consolidação da agricultura orgânica. No caso do Brasil, um país dominado pelo latifúndio, sua expansão e consolidação fica muito mais difícil.

 

A agricultura do futuro é incerta. Mas sabe-se que a tecnologia é que dominará o seu cenário: tanto a biotecnologia quanto a mecanização do campo.

 

Questões

 

1 Como agricultura incorporou a tecnologia no seu processo de produção?

2 Quais são os benefícios da produção de transgênicos?

3 O que é agricultura orgânica?

4 O que é a biotecnologia? 

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.

SEMANA: de 13 a 16 de outubro

Quantidade de aulas: 02

 

Assista ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.

https://youtu.be/Wle8FBZ_z_0

 


 

ATIVIDADE

Faça um breve comentário sobre o que compreendeu do filme

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 15 e 16/10

Esta atividade é apenas para leitura – veja se está devendo alguma atividade anterior e envie as que não fez.

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:  

Five ways to improve your English by yourself

1. Place labels around your home - "Get post-it notes and label everything in your house. Every time you associate that object with the word, you’re more likely to remember it."

2. Start a blog - Starting an online blog or journal can be a simple (and free) way to develop you writing skills. "Start small. Maybe start with some photos and a caption."

3. Change your phone settings - We all use our phones and other devices (such as laptops or computers) multiple times a day. "It forces you to think in English all the time."

4. Read for interest - Reading is an important skill and it also helps your writing skills as well. In order to sustain your learning, Virginia recommends connecting reading with your passions. "Read something you’re interested in. If you’re into sport, read a sports magazine."

5. Write summaries - Listening to podcasts and watching videos and television in English are all useful ways to improve your English by yourself. Virginia recommends extending your learning by either writing down or saying aloud summaries of what you have heard or watched. "Summarising what you’re learning is a great skill. It’s quite a difficult thing to do as well."

Reportagem completa em https://www.abc.net.au/education/learn-english/five-ways-to-improve-your-english-by-yourself/9085604

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Esta atividade é apenas para leitura – veja se está devendo alguma atividade anterior e envie as que não fez.


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

Como Fazer Uma Resenha Crítica

A resenha crítica, conforme já pontuamos, é um texto de natureza argumentativa.

Assim sendo, sua estrutura deve incorporar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

A forma como as informações estarão dispostas torna perfeitamente possível identificar essas partes.

O número de páginas da sua resenha vai depender de qual será o destino dela.

Por exemplo, caso seja uma resenha crítica para avaliação de alguma disciplina, possivelmente quem leciona a disciplina vai estipular.

Já no caso de uma resenha para a submissão em algum periódico, o edital deverá prever um formato.

Ainda assim, em média uma resenha crítica costuma ter apenas 4 páginas, porém a sua pode conter uma página.

Você também pode escrever a resenha crítica com coautoria, mas novamente isso dependerá de qual o destino dela.

Veja para que serve cada etapa de uma resenha crítica:

Introdução

Assim como em qualquer introdução de trabalho acadêmico, deve-se deixar claro qual é o objeto que está sendo analisado.

Também é importante contextualizar o assunto sobre o qual se fala, por exemplo, no caso de um livro, deve-se trazer dados como: nome do autor, título, editora, local e ano da publicação e número de páginas.

Você também pode argumentar sobre a relevância do assunto visando orientar a pessoa que vai ler seu trabalho.

Desenvolvimento

Ao desenvolver a resenha deve-se observar as ideias e argumentos principais trazidos na obra.

Pode ser feito um breve resumo mais objetivo para facilitar a organização das ideias centrais.

O desenvolvimento exige a capacidade de articular as ideias de quem escreveu o livro com as suas próprias.

Você não deve se preocupar em bajular ou atacar diretamente a autoria, mas sim em apresentar argumentos relacionados à outras obras sobre o mesmo tema.

Conclusão

O enfoque da conclusão deverá ser a sua opinião de forma mais direta.
Você pode focar em aspectos como:

  • Qualidade e originalidade da leitura;
  • Benefícios proporcionados mediante a leitura;
  • Qualidade da linguagem utilizada, ou as dificuldades encontradas;
  • Se a obra tem fácil acesso;
  • Pontos mais relevantes e/ou necessários;
  • Aspectos desnecessários e/ou irrelevantes.

No decorrer da escrita você vai descobrir qual estilo faz mais sentido para você e com qual você melhor se encaixa.

Tente se colocar no lugar de quem vai ler para saber investir a sua atenção nos pontos mais importantes.
Já que será um texto curto, é melhor que ele tenha informações suficientes e relevantes.

Para realizar sua resenha , você deverá escolher um dos dois filmes abaixo que será objeto de sua análise crítica.

* O dilema das redes

2020 ‧ Documentário ‧ 1h 33m (NetFlix)

* Rede de Ódio

2020 ‧ Suspense ‧ 2h 15m

* Os Substitutos (SUGORRATES)


Os trabalhos , bem como as hipotéticas dúvidas deverão ser encaminhados para o 

Bom Trabalho!

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC

10º semana de 13/10/2020 à 16/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

-------------------------------------------------------------------------

3º TC /Noturno

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  3º T. C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Semana de Estudos Intensivos: Introdução a Música

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Música

É provável que você diga que a música é um som, o som do rádio, da televisão, do computador, da natureza, dos objetos e dos instrumentos dos musicais. Se você pensa assim já está com meio caminho andado.

Na Grécia Antiga, a música era a própria musa da inspiração e companhia dos homens em todos os lugares.

Podemos dizer que “a música e a arte de combinar os sons dentro das leis do gosto e do grau do conhecimento musical de cada um, seguindo regras básicas para entender e agradar com um toque de intenção”.

Isso significa que todos nós temos acesso à música, pois ela está perto de nós e dentro de nós. Sabemos que o fundamento da música baseia-se nas sete notas musicais, a saber: dó, ré mi, fá, sol, lá si, e é com as sete notas que podemos brincar de fazer música.

Agora, você já parou para ouvir a natureza? Os cantos dos pássaros, o mover das águas, às folhas das árvores, os sons do seu corpo, como por exemplo, a barriga roncando e, principalmente, o som do seu coração batendo?

Quando paramos para ouvir, com atenção, percebemos o som em movimento, e, em determinado momento, podemos sentir o equilíbrio dessa movimentação sonora presente na natureza. Assim, também, muitas vezes, o som que provocamos e produzimos, com a intenção de fazer barulho, traz, evidentemente, a desagradável sensação de incômodo e perturbação aos nossos ouvidos.

Se resolvermos organizar os sons, de uma maneira geral, estamos construindo uma produção e compondo uma sequência sonora organizada.

Certamente, você vai compor algo que agrade seus ouvidos. Então, esse é o objetivo maior da música: o de agradar.

Hoje, o conceito de música vem se modificando e se desenvolvendo rapidamente, por que o homem busca, na sociedade, maneiras diferentes de escuta musical como em fitas, Cds, rádios, televisão, jogos eletrônicos, computador, cinema publicidade e instrumentos musicais.

Com isso você tem uma visão global da música.

Se na antiguidade, a música era caracterizada pela cultura do lazer, do canto, da dança como objetivo de diversão e descontração, podemos observar que atualmente, a música, além dessas manifestações, ganha espaços nas relações sociais e convence o homem a comprar, trocar, vender e se relacionar comercialmente.

Definições sobre a Música:

Poética: “Música e a parte de manifestar os diversos afetos da alma por meio de sons e sinais. ”

Técnica: “Música é a composição de sons e silêncios, sem caráter verbal, com intenção estética”.

1.      Você gosta de ouvir música? Que sensações uma boa música provoca em você?

2.      Que tipo de música gosta de ouvir?

3.      Tem alguma banda, cantor ou música preferida?

4.      Que tipo de música você gosta de ouvir? Por que?

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 13/10  a 16/10

 

__

 

 

 

 

Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 13/10/ a 16/10/2020

Disciplina : biologia

Prof : Rene

Turmas : 3ºTC


Tema : excressão

Atividade : pesquisar:

A diversidade de sistemas e xcretores dos animais

Metanefridios

Nefrostomo

nefridioporo

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema excretor dos diversos animais

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºEdison


Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÃO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Atividade: Reflexão do Video

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão

Esta semana vamos assistir um vídeo, e fazer uma reflexão sobre a Constituição no Brasil.

Lembrando que essa atividade e de recuperação, so vai fazer o aluno que entregou só uma atividade.

Segue o Video https://www.youtube.com/watch?v=BJbEIZdQkXA

Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.

Física/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:Utilizando um relâmpago para estimar grandezas físicas  
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Ler e copiar, o texto e as questões abaixo, no caderno, e respondê-las .
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 21/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 1º Bimestre sobre Utilizando um relâmpago para estimar grandezas físicas
Utilizando um relâmpago para estimar grandezas físicas. A análise de uma descarga elétrica, que chamamos de relâmpago ou raio, na natureza, permite-nos estimar algumas grandezas físicas. Uma delas é a carga elétrica acumulada em nuvens. Para essa análise, devemos entender primeiro o que é um capacitor. O capacitor é um dispositivo utilizado para armazenar energia elétrica pelo acúmulo de cargas elétricas. Na natureza, o conjunto “terra-ar-nuvem”, ou “nuvem-ar-nuvem”, forma capacitores. A carga armazenada nos capacitores pode ser determinada pela expressão , em que é a carga acumulada no capacitor, é a grandeza denominada capacitância e é a tensão à qual estão submetidas as placas do capacitor. A capacitância de um capacitor também pode ser determinada pela sua forma geométrica. No caso de um capacitor de placas paralelas, a expressão é dada por: , onde depende do meio entre as placas do capacitor, que no caso do ar vale 8,85.10-12 F/m, A é a área do capacitor e d é a distância entre as placas, que, no caso da nuvem, é a distância entre as nuvens ou a distância entre a nuvem e a terra. Pode-se estimar também a corrente elétrica de um raio. Para isso, basta lembrar que a intensidade da corrente elétrica é a razão entre a carga elétrica e o tempo que ela demora para passar por uma secção, ou seja, Maxwell Siqueira. Utilizando um relâmpago para estimar grandezas físicas. São Paulo Faz Escola.
1-  Qual é o processo de eletrização das nuvens?
2-  A partir do que foi estudado, como você pode definir capacitância?
3-  Algumas vezes, principalmente em dias muito secos, costuma-se tomar choque quando se toca em maçanetas de portas ou em carros. Reflita sobre esse fenômeno, relacionando-o com o que foi discutido na atividade.

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                   13 a 16/10/2020

 

Turmas: 3 Temos A, B e C

 



Façam apenas a leitura da introdução. Não  responder nada, pois será discutido posteriormente.

Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 3TC SEMANA 13 a 16/10  PROF. VANILDO     EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)

Leitura dos textos anterior para responder as  atividades


 

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.

SEMANA: de 13 a 16 de outubro

Quantidade de aulas: 02

 

Assista ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.

https://youtu.be/Wle8FBZ_z_0

 


 

ATIVIDADE

Faça um breve comentário sobre o que compreendeu do filme

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 15 e 16/10

Esta atividade é apenas para leitura – veja se está devendo alguma atividade anterior e envie as que não fez.

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:  

Five ways to improve your English by yourself

1. Place labels around your home - "Get post-it notes and label everything in your house. Every time you associate that object with the word, you’re more likely to remember it."

2. Start a blog - Starting an online blog or journal can be a simple (and free) way to develop you writing skills. "Start small. Maybe start with some photos and a caption."

3. Change your phone settings - We all use our phones and other devices (such as laptops or computers) multiple times a day. "It forces you to think in English all the time."

4. Read for interest - Reading is an important skill and it also helps your writing skills as well. In order to sustain your learning, Virginia recommends connecting reading with your passions. "Read something you’re interested in. If you’re into sport, read a sports magazine."

5. Write summaries - Listening to podcasts and watching videos and television in English are all useful ways to improve your English by yourself. Virginia recommends extending your learning by either writing down or saying aloud summaries of what you have heard or watched. "Summarising what you’re learning is a great skill. It’s quite a difficult thing to do as well."

Reportagem completa em https://www.abc.net.au/education/learn-english/five-ways-to-improve-your-english-by-yourself/9085604

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Esta atividade é apenas para leitura – veja se está devendo alguma atividade anterior e envie as que não fez.


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

Língua Portuguesa/ProfºThiago

Como Fazer Uma Resenha Crítica

A resenha crítica, conforme já pontuamos, é um texto de natureza argumentativa.

Assim sendo, sua estrutura deve incorporar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

A forma como as informações estarão dispostas torna perfeitamente possível identificar essas partes.

O número de páginas da sua resenha vai depender de qual será o destino dela.

Por exemplo, caso seja uma resenha crítica para avaliação de alguma disciplina, possivelmente quem leciona a disciplina vai estipular.

Já no caso de uma resenha para a submissão em algum periódico, o edital deverá prever um formato.

Ainda assim, em média uma resenha crítica costuma ter apenas 4 páginas, porém a sua pode conter uma página.

Você também pode escrever a resenha crítica com coautoria, mas novamente isso dependerá de qual o destino dela.

Veja para que serve cada etapa de uma resenha crítica:

Introdução

Assim como em qualquer introdução de trabalho acadêmico, deve-se deixar claro qual é o objeto que está sendo analisado.

Também é importante contextualizar o assunto sobre o qual se fala, por exemplo, no caso de um livro, deve-se trazer dados como: nome do autor, título, editora, local e ano da publicação e número de páginas.

Você também pode argumentar sobre a relevância do assunto visando orientar a pessoa que vai ler seu trabalho.

Desenvolvimento

Ao desenvolver a resenha deve-se observar as ideias e argumentos principais trazidos na obra.

Pode ser feito um breve resumo mais objetivo para facilitar a organização das ideias centrais.

O desenvolvimento exige a capacidade de articular as ideias de quem escreveu o livro com as suas próprias.

Você não deve se preocupar em bajular ou atacar diretamente a autoria, mas sim em apresentar argumentos relacionados à outras obras sobre o mesmo tema.

Conclusão

O enfoque da conclusão deverá ser a sua opinião de forma mais direta.
Você pode focar em aspectos como:

  • Qualidade e originalidade da leitura;
  • Benefícios proporcionados mediante a leitura;
  • Qualidade da linguagem utilizada, ou as dificuldades encontradas;
  • Se a obra tem fácil acesso;
  • Pontos mais relevantes e/ou necessários;
  • Aspectos desnecessários e/ou irrelevantes.

No decorrer da escrita você vai descobrir qual estilo faz mais sentido para você e com qual você melhor se encaixa.

Tente se colocar no lugar de quem vai ler para saber investir a sua atenção nos pontos mais importantes.
Já que será um texto curto, é melhor que ele tenha informações suficientes e relevantes.

Para realizar sua resenha , você deverá escolher um dos dois filmes abaixo que será objeto de sua análise crítica.

* O dilema das redes

2020 ‧ Documentário ‧ 1h 33m (NetFlix)

* Rede de Ódio

2020 ‧ Suspense ‧ 2h 15m

* Os Substitutos (SUGORRATES)


Os trabalhos , bem como as hipotéticas dúvidas deverão ser encaminhados para o 

Bom Trabalho!

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC

10º semana de 13/10/2020 à 16/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário