domingo, 4 de outubro de 2020

3ºEJA do ensino médio semana de 05 a 09 de outubro de 2020

    Atividade da semana de 05  a 09 de outubro 2020

                                                 

                                           3ºTA/EJA

Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           3º TA, TB.

 

CONTEÚDOS:

 

Expressionismo

 

 1º aula e 2ª aula

 

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

 

https://www.youtube.com/watch?v=xPzkeMnCm0w

 

https://www.youtube.com/watch?v=Cx1-WO44yWs

 

Responda:

Quais são as principais características do Expressionismo?

 

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 05/10/2020 a 09/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º TERMO A    e 3º Termo B                                    – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Atividade:

Avaliação pelo Google Forms.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 05/10 a 09/10 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 











Avaliação pelo Google Forms Semana 05 a 09 de outubro.

 

 

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScs8fYfzrNnhSZjpGpg8cpB2Rn0oHGU_2H-rxHOtgc9k_BVmg/viewform?usp=sf_link


 

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

 

3TA, TB

 

Concepção de Liberdade

 

Semana de 05 a 09 de outubro

 

·       Assistir a vídeo aula disponível no link.

 

·       hhttps://www.youtube.com/watch?v=Jyv5MIwRVyk

 

·       Escolha quais das três concepções você concorda mais, explique!

 

·       Não esquecer de colocar o nome, número e série 

 

·       Entregar até 30 setembro

 

·       Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

 

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÃO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Atividade: PESQUISA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

1)Cite quais são os deveres do cidadão ?Explique!

2) Quais são os direitos do Cidadão ?Explique!

3) Com base na sua pesquisa, o que você entendeu deste tema?Explique!

Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.

Física/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 3 º termo A

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

28/09/2020 a 02/10/2020

 

TEMA:ELETRICIDADE

                               

                                                    ATIVIDADE AVALIATIVA LINK, Boa sorte !!

 

                                                https://forms.gle/fLERsN5jujxd85qm7

FIQUEM ATENTOS AS DATAS DAS ENTREGAS DAS ATIVIDADES O 1ºBIMESTRE SE ENCERRA DIA 16/10/2020.

DOS DIAS 05/10/2020 A 14/10/2020 VAMOS REALIZAR RETOMADAS DOS TEMAS ABORDADOS !!

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 05 a 09/10/2020

Turmas: 3º Termos A, B e C

 

Questões sobre ácidos, bases e pH:

1. (Udesc/2009) "Chuva ácida" é um termo que se refere à precipitação, a partir da atmosfera, de chuva com quantidades de ácidos nítrico e sulfúrico maiores que o normal.Os precursores da chuva ácida vêm tanto de fontes naturais, tais como vulcões e vegetação em decomposição, quanto de processos industriais, principalmente emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio resultantes da queima de combustíveis fósseis.

O pH da água da chuva considerado normal é de 5,5 (devido à presença de ácido carbônico proveniente da solubilização de dióxido de carbono). Um químico monitorando uma região altamente industrializada observou que o pH da água da chuva era igual a 4,5. Considerando que a acidez está relacionada com a concentração de H+, é correto afirmar que a água com pH 4,5 era ácida ou básica? Justifique.

2. (UFMG/2009) Considere certa quantidade de água e suco de limão, misturados, contida em um copo. Analise estas três afirmativas concernentes a esse sistema:

I. O sistema é ácido.

II. O pH do sistema é maior que 7.

III. No sistema, a concentração dos íons H+ é maior que a dos OH–.

A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que:

a) apenas as afirmativas I e II estão certas.

b) apenas as afirmativas I e III estão certas.

c) apenas as afirmativas II e III estão certas.

d) as três afirmativas estão certas.

3. (Enem/2014) Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas.

Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles.

O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém:

a) cubo de batata em solução com pH = 9

b) pedaço de carne em solução com pH = 5

c) clara de ovo cozida em solução com pH = 9

d) porção de macarrão em solução com pH = 5

e) bolinha de manteiga em solução com pH = 9

4-Identifique os compostos abaixo como ácidos ou bases:

 HBr, H3PO4, NH4OH,  H2CO3 ,Al2(OH)3, HCl, KOH

 

Observação: Entregar as questões respondidas no e mail: proedjane@outlook.com até 14/10/2020

Geografia/ProfºRicardo

Semana 05 a 09 de outubro

Serie:3ºTA,3ºTB

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

Lê o texto e responder as questões

 

O que é agronegócio?

O agronegócio, também conhecido por agrobusiness, compreende as atividades econômicas ligadas à agropecuária, ao manejo de florestas para comércio e serviços (silvicultura) e ao extrativismo vegetal. Esse termo foi cunhado na década de 1950, mas popularizou-se na década de 1970, no auge da Revolução Verde.

 

Todas as empresas que fornecem insumos agrícolas aos agricultores, remédio ao gado e máquinas para a agricultura e os bancos que fornecem empréstimos financeiros aos grandes empresários do campo também estão relacionados com o agronegócio.

 

Além desses segmentos, podemos citar como integrante no agronegócio o comércio, seja varejista, seja atacadista, que lida com os produtos voltados para o meio rural. Armazenamento, logística, distribuição e até o marketing dessas atividades comerciais também estão agrupados no agronegócio. Com isso, podemos perceber que vários setores da economia estão relacionados ao agronegócio, o que mostra sua força e importância socioeconômica.

 

Características do agronegócio

Como características do agronegócio, podemos citar as médias e grandes propriedades rurais que conseguem alta produtividade em seus respectivos ramos de produção, tanto na agricultura quanto na pecuária. Na agricultura, é frequente a prática da monocultura, ou seja, a produção de um tipo de plantio apenas. Em muitos casos, há propriedades que praticam as duas modalidades, criando gado e plantando algum tipo de vegetal.

 

As médias e grandes propriedades rurais desempenham um papel importante para outra característica do agronegócio: a modernização do campo. Esta é resultado de intensas transformações científicas e tecnológicas a partir da década de 1950, com maior intensidade na década de 1970, com o surgimento dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM), por exemplo.

 

Essa modernização engloba máquinas, sementes modificadas, técnicas de cultivo e criação de animais avançadas e desenvolvimento de produtos que aceleram o ciclo natural de plantio e crescimento de plantas e gados. Existem laboratórios especializados em aprimorar espécies de animais ou para cultivos, a fim de melhorar e aumentar a produção.

 

Esses fatores (extensão das propriedades e modernização) contribuem para elevada produtividade do solo, o que faz com que haja uma agropecuária modernizada. Tudo isso é fruto de grandes investimentos de capital, sendo esta mais uma característica marcante do agronegócio: a concentração de renda e riquezas.

 

Veja mais: Rotação de culturas – alternância planejada de culturas para conservar o solo

 

Setores do agronegócio

Devido a sua complexidade e diversas cadeias produtivas envolvidas, podemos dizer que o agronegócio abrange os três setores da economia: primário, secundário e terciário.

 

Agroindústrias, grandes propriedades rurais com capacidade de produção em larga escala e industrial.

Agroindústrias, grandes propriedades rurais com capacidade de produção em larga escala e industrial.

O primário está relacionado à produção rural, tanto agrícola quanto na pecuária. O segundo setor está ligado às agroindústrias, grandes fazendas que plantam e processam a matéria-prima em escala industrial, como as grandes fazendas produtoras de laranja que já produzem o suco engarrafado, pronto para ser vendido/consumido.

 

Daí chegamos ao terceiro setor, o de comércio. A distribuição e venda dos produtos rurais movimentam bilhões pelo mundo, tornando a atividade altamente lucrativa e sofisticada devido ao grau de complexidade dos três setores.

 

Ciclo do agronegócio

O ciclo do agronegócio pode ser divido em três etapas:

 

Produção rural

Agroindústria

Envolvimento do setor de comércio e logística

A complexidade do agronegócio faz com que seja uma atividade econômica que envolve, praticamente, todas as etapas da economia. Primeiro temos os médios e grandes proprietários rurais com suas variadas atividades: criação de gado, plantação de lavouras, frutos, extração vegetal, entre outros.

 

Em seguida, há o envolvimento das indústrias que atuam nessa área com as máquinas rurais (tratores, equipamentos de irrigação, aração, colheitadeiras) e com fertilizantes, adubos, agrotóxicos, sementes geneticamente modificadas (transgênicas) e insumos.

 

No fim da linha produtiva, mas não menos importante, temos as atividades comerciais, com o armazenamento, distribuição e venda dos produtos rurais para os consumidores finais, estando esses consumidores nas escalas local, regional, nacional e/ou mundial.

 

Vale ressaltar que, apesar de estar no ciclo do agronegócio, o setor de comércio não é agronegócio, mas sim integra uma grande cadeia produtiva.

 

Agronegócio no Brasil

O Brasil, com sua enorme extensão territorial (quinto maior país do mundo) e toda a grande quantidade de recursos naturais (biomas, hidrografia, solos férteis em algumas localidades), é um dos grandes protagonistas do agronegócio mundial.

 

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, nosso país possuía o maior rebanho bovino para abate do mundo, com 213.523.056 cabeças de gado, além de mais de 245 milhões de galináceos (galinhas) e 41 milhões de suínos. Somos uma grande potência nesse assunto, alimentando um sexto de toda a população mundial, de acordo com o Ministério da Agricultura.

 

Gado bovino em Mato Grosso do Sul, o estado com o terceiro maior rebanho bovino do país, atrás de Minas Gerais (segundo) e Mato Grosso.

Gado bovino em Mato Grosso do Sul, o estado com o terceiro maior rebanho bovino do país, atrás de Minas Gerais (segundo) e Mato Grosso.

No entanto, não é só de pecuária que vive o agronegócio no Brasil. Estimativas do IBGE apontam para grandes recordes de safras de soja, cana e laranja nos próximos anos, cujos produtos fazem do território brasileiro liderança no ranking internacional. A projeção na produção de grãos, em 2027, é de mais de 355 milhões de toneladas, um aumento de pouco mais de 25% se comparado com a safra de 2018, que foi de 232 milhões de toneladas.

 

O Brasil lidera a produção mundial de soja.

Os grãos que mais se destacam na produção nacional são a soja e o milho, ambos com 38 milhões e 16 milhões de toneladas produzidas em 2019, respectivamente. Grande parte dessas produções ocorre no Centro-Oeste do país, com destaque para Mato Grosso, o estado com o maior rebanho bovino do país, com mais de 30 milhões de cabeças de gado, e liderança no cultivo da soja.

 

Vantagens e desvantagens do agronegócio

Uma das grandes vantagens do agronegócio, associada à modernização do campo, é o aumento da produção de alimentos e produtos oriundos do campo, como óleos, vinhos, tecidos e até cigarros, com a plantação do tabaco.

 

Nas últimas décadas, a produção alimentícia mundial vem aumentando consideravelmente, sendo capaz, de forma eficiente, de alimentar toda a população mundial, entretanto essa produção não atinge todos os lugares.

 

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a fome mata uma pessoa a cada quatro segundos no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 870 milhões de pessoas estão subnutridas no planeta, número assustador tendo-se em vista a grande quantidade de alimentos produzidos ultimamente.

 

A modernização agrícola eleva a produtividade, mas isso tem um custo ambiental muito caro. Os impactos ambientais causados pelas práticas agropecuaristas em muitas regiões são praticamente irreversíveis:

 

desmatamento e queimadas de áreas de preservação para o surgimento de lavoura e pasto;

contaminação do solo devido ao uso excessivo de agrotóxicos e fertilizantes, e outros.

Dentre os impactos ambientais mais perigosos no agronegócio, podemos citar a acentuação de processos erosivos e a degradação dos solos. Como o solo é um recurso renovável, ele deve ser usado de acordo com sua capacidade, o que em muitas propriedades rurais não acontece. Além disso, a retirada da cobertura vegetal para a implantação de pastagens e lavouras pode acentuar as erosões, com perdas significativas de terras agricultáveis.

 

Há também os impactos sociais, como:

 

desemprego e êxodo rural, pois, com o uso exagerado de máquinas, a presença de mão de obra humana diminui;

prováveis doenças advindas de alimentos contaminados com os agrotóxicos;

aumento de conflitos agrários por posse de terras;

aumento da concentração de renda e da desigualdade no meio rural.☃️🌫️

 

Questões

 

1 O que é agronegócio?

2 Quais são as características do agronegócio.

3 Quais são os setores do agronegócio.

4 Quais são os ciclos do agronegócio.

5 Quais os produtos agrícolas o Brasil se destaca no cenário mundial.

6 Quais os pontos positivos do agronegócio.

7 Quais os pontos negativos do agronegócio. 



História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

PARA TODAS AS TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO

 

Para esta semana continuaremos com a atividade da aula anterior e os estudantes que devem alguma atividade devem aproveitar para colocar em dia.




Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 08 e 09/10

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:

 Job interview

Ainda sobre pronomes interrogativos, veremos um exemplo em que podemos utilizar vários deles, é uma entrevista de emprego a partir do anúncio abaixo:




 

A imagem foi retirada do site https://br.pinterest.com/pin/623889354608277970/

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Características textuais e extratextuais de anúncios de emprego Vocabulário específico Leitura e compreensão de anúncios em inglês publicados no Brasil e no mundo Resposta ao anúncio de emprego


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

  1. Escolha a tradução correta para cada pergunta e coloque a resposta em baixo da pergunta:

a)     Why are you interested in this Job?

b)     What are your strengths? What are your weaknesses?

c)     Where do you see yourself in 5 Years?

d)     Who is the person what do you consider an example of success?

e)     What are your best qualities as a professional?

f)      Why do you want to leave your current job?

Quais são as suas forças? Quais são as suas fraquezas?

Quem é a pessoa que você considera um exemplo de sucesso?

Por que você quer deixar o seu emprego atual?

Quais são as suas melhores qualidades como profissional?

Onde você se vê daqui a 5 anos?

Por que você está interessado nesse emprego?

  1. Releia as perguntas em inglês e indique as palavras que você nunca ouviu falar, ou seja, as palavras novas
  2. Responda em Inglês ou Português: What is success for You?


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

 

Língua Portuguesa/ProfºThiago

https://m.youtube.com/watch?v=ff7NeYvvf9I


1) Prezado aluno, copie e cole o link acima em seu navegador , ou digite no google"  ( Que País é  esse? ) Legião Urbana".

2) Responda as questões: 

A) Quais aspectos podemos comparar da letra da música que foi escrita no ano de 1987, com os dias atuais? 

B) A quem , e a qual esfera governamental cabe a defesa  do meio ambiente? E a quem esse órgão pertence? ( Gov Federal , Estadual ou municipal)?

C) Qual a importância dos índios para nosso país ?O que a música defende? 

D) Pesquise outra música do Grupo Legião Urbana que você considere qque contribua para uma crítica atual da vida no Brasil e escreva somente o título, lembre se que a música deve ser do " Legião Urbana" e que contenha críticas recentes. 


Caso você não consiga acessar a música,  deixarei a letra ....


Boa Sorte !!! 

Que País É Esse
Canção de Renato Russo
VISÃO GERAL
LETRAS
OUVIR
OUTRAS GRAVAÇÕES
OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PESQUISARAM

Letras

Nas favelas do senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é este
No amazonas no Araguai
Na baixada fluminense
Mato Grosso nas gerais
E no nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este
Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasíl vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando venderemos
Todas as almas
Dos nossos índios
Em um leilão
Que país é este.

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC

9º semana de 05/10/2020 à 09/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.


-----------------------------------------------------------------

3ºTB/EJA


Arte/ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           3º TA, TB.

 

CONTEÚDOS:

 

Expressionismo

 

 1º aula e 2ª aula

 

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

 

https://www.youtube.com/watch?v=xPzkeMnCm0w

 

https://www.youtube.com/watch?v=Cx1-WO44yWs

 

Responda:

Quais são as principais características do Expressionismo?

 

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 05/10/2020 a 09/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º TERMO A    e 3º Termo B                                    – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Atividade:

Avaliação pelo Google Forms.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 05/10 a 09/10 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 











Avaliação pelo Google Forms Semana 05 a 09 de outubro.

 

 

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScs8fYfzrNnhSZjpGpg8cpB2Rn0oHGU_2H-rxHOtgc9k_BVmg/viewform?usp=sf_link


 

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

 

3TA, TB

 

Concepção de Liberdade

 

Semana de 05 a 09 de outubro

 

·       Assistir a vídeo aula disponível no link.

 

·       hhttps://www.youtube.com/watch?v=Jyv5MIwRVyk

 

·       Escolha quais das três concepções você concorda mais, explique!

 

·       Não esquecer de colocar o nome, número e série 

 

·       Entregar até 30 setembro

 

·       Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

 

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÃO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Atividade: PESQUISA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

1)Cite quais são os deveres do cidadão ?Explique!

2) Quais são os direitos do Cidadão ?Explique!

3) Com base na sua pesquisa, o que você entendeu deste tema?Explique!

Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.

Física/ProfºPatricia

Prof.ª Patricia
Disciplina: Física
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:  Percepção dos campos e sua natureza ( "Raios em aviões")
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Ler o texto sugerido no site:  http://www.inpe.br/webelat/homepage/menu/infor/relampagos.e.efeitos/avioes.php, copiar as questões no caderno e responde-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 14/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividades 1º Bimestre sobre  Raios em Aviões
1- Por que uma pessoa que se encontra no interior de um avião que é atingido por um raio está protegida?
2-  Será que podemos blindar a ação do campo elétrico sobre os corpos?
3-  Caso o raio atingisse um ônibus ou um carro, o que ocorreria com os passageiros? Por que?

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 05 a 09/10/2020

Turmas: 3º Termos A, B e C

 

Questões sobre ácidos, bases e pH:

1. (Udesc/2009) "Chuva ácida" é um termo que se refere à precipitação, a partir da atmosfera, de chuva com quantidades de ácidos nítrico e sulfúrico maiores que o normal.Os precursores da chuva ácida vêm tanto de fontes naturais, tais como vulcões e vegetação em decomposição, quanto de processos industriais, principalmente emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio resultantes da queima de combustíveis fósseis.

O pH da água da chuva considerado normal é de 5,5 (devido à presença de ácido carbônico proveniente da solubilização de dióxido de carbono). Um químico monitorando uma região altamente industrializada observou que o pH da água da chuva era igual a 4,5. Considerando que a acidez está relacionada com a concentração de H+, é correto afirmar que a água com pH 4,5 era ácida ou básica? Justifique.

2. (UFMG/2009) Considere certa quantidade de água e suco de limão, misturados, contida em um copo. Analise estas três afirmativas concernentes a esse sistema:

I. O sistema é ácido.

II. O pH do sistema é maior que 7.

III. No sistema, a concentração dos íons H+ é maior que a dos OH–.

A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que:

a) apenas as afirmativas I e II estão certas.

b) apenas as afirmativas I e III estão certas.

c) apenas as afirmativas II e III estão certas.

d) as três afirmativas estão certas.

3. (Enem/2014) Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas.

Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles.

O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém:

a) cubo de batata em solução com pH = 9

b) pedaço de carne em solução com pH = 5

c) clara de ovo cozida em solução com pH = 9

d) porção de macarrão em solução com pH = 5

e) bolinha de manteiga em solução com pH = 9

4-Identifique os compostos abaixo como ácidos ou bases:

 HBr, H3PO4, NH4OH,  H2CO3 ,Al2(OH)3, HCl, KOH

 

Observação: Entregar as questões respondidas no e mail: proedjane@outlook.com até 14/10/2020

Geografia/ProfºRicardo

Semana 05 a 09 de outubro

Serie:3ºTA,3ºTB

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

Lê o texto e responder as questões

 

O que é agronegócio?

O agronegócio, também conhecido por agrobusiness, compreende as atividades econômicas ligadas à agropecuária, ao manejo de florestas para comércio e serviços (silvicultura) e ao extrativismo vegetal. Esse termo foi cunhado na década de 1950, mas popularizou-se na década de 1970, no auge da Revolução Verde.

 

Todas as empresas que fornecem insumos agrícolas aos agricultores, remédio ao gado e máquinas para a agricultura e os bancos que fornecem empréstimos financeiros aos grandes empresários do campo também estão relacionados com o agronegócio.

 

Além desses segmentos, podemos citar como integrante no agronegócio o comércio, seja varejista, seja atacadista, que lida com os produtos voltados para o meio rural. Armazenamento, logística, distribuição e até o marketing dessas atividades comerciais também estão agrupados no agronegócio. Com isso, podemos perceber que vários setores da economia estão relacionados ao agronegócio, o que mostra sua força e importância socioeconômica.

 

Características do agronegócio

Como características do agronegócio, podemos citar as médias e grandes propriedades rurais que conseguem alta produtividade em seus respectivos ramos de produção, tanto na agricultura quanto na pecuária. Na agricultura, é frequente a prática da monocultura, ou seja, a produção de um tipo de plantio apenas. Em muitos casos, há propriedades que praticam as duas modalidades, criando gado e plantando algum tipo de vegetal.

 

As médias e grandes propriedades rurais desempenham um papel importante para outra característica do agronegócio: a modernização do campo. Esta é resultado de intensas transformações científicas e tecnológicas a partir da década de 1950, com maior intensidade na década de 1970, com o surgimento dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM), por exemplo.

 

Essa modernização engloba máquinas, sementes modificadas, técnicas de cultivo e criação de animais avançadas e desenvolvimento de produtos que aceleram o ciclo natural de plantio e crescimento de plantas e gados. Existem laboratórios especializados em aprimorar espécies de animais ou para cultivos, a fim de melhorar e aumentar a produção.

 

Esses fatores (extensão das propriedades e modernização) contribuem para elevada produtividade do solo, o que faz com que haja uma agropecuária modernizada. Tudo isso é fruto de grandes investimentos de capital, sendo esta mais uma característica marcante do agronegócio: a concentração de renda e riquezas.

 

Veja mais: Rotação de culturas – alternância planejada de culturas para conservar o solo

 

Setores do agronegócio

Devido a sua complexidade e diversas cadeias produtivas envolvidas, podemos dizer que o agronegócio abrange os três setores da economia: primário, secundário e terciário.

 

Agroindústrias, grandes propriedades rurais com capacidade de produção em larga escala e industrial.

Agroindústrias, grandes propriedades rurais com capacidade de produção em larga escala e industrial.

O primário está relacionado à produção rural, tanto agrícola quanto na pecuária. O segundo setor está ligado às agroindústrias, grandes fazendas que plantam e processam a matéria-prima em escala industrial, como as grandes fazendas produtoras de laranja que já produzem o suco engarrafado, pronto para ser vendido/consumido.

 

Daí chegamos ao terceiro setor, o de comércio. A distribuição e venda dos produtos rurais movimentam bilhões pelo mundo, tornando a atividade altamente lucrativa e sofisticada devido ao grau de complexidade dos três setores.

 

Ciclo do agronegócio

O ciclo do agronegócio pode ser divido em três etapas:

 

Produção rural

Agroindústria

Envolvimento do setor de comércio e logística

A complexidade do agronegócio faz com que seja uma atividade econômica que envolve, praticamente, todas as etapas da economia. Primeiro temos os médios e grandes proprietários rurais com suas variadas atividades: criação de gado, plantação de lavouras, frutos, extração vegetal, entre outros.

 

Em seguida, há o envolvimento das indústrias que atuam nessa área com as máquinas rurais (tratores, equipamentos de irrigação, aração, colheitadeiras) e com fertilizantes, adubos, agrotóxicos, sementes geneticamente modificadas (transgênicas) e insumos.

 

No fim da linha produtiva, mas não menos importante, temos as atividades comerciais, com o armazenamento, distribuição e venda dos produtos rurais para os consumidores finais, estando esses consumidores nas escalas local, regional, nacional e/ou mundial.

 

Vale ressaltar que, apesar de estar no ciclo do agronegócio, o setor de comércio não é agronegócio, mas sim integra uma grande cadeia produtiva.

 

Agronegócio no Brasil

O Brasil, com sua enorme extensão territorial (quinto maior país do mundo) e toda a grande quantidade de recursos naturais (biomas, hidrografia, solos férteis em algumas localidades), é um dos grandes protagonistas do agronegócio mundial.

 

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, nosso país possuía o maior rebanho bovino para abate do mundo, com 213.523.056 cabeças de gado, além de mais de 245 milhões de galináceos (galinhas) e 41 milhões de suínos. Somos uma grande potência nesse assunto, alimentando um sexto de toda a população mundial, de acordo com o Ministério da Agricultura.

 

Gado bovino em Mato Grosso do Sul, o estado com o terceiro maior rebanho bovino do país, atrás de Minas Gerais (segundo) e Mato Grosso.

Gado bovino em Mato Grosso do Sul, o estado com o terceiro maior rebanho bovino do país, atrás de Minas Gerais (segundo) e Mato Grosso.

No entanto, não é só de pecuária que vive o agronegócio no Brasil. Estimativas do IBGE apontam para grandes recordes de safras de soja, cana e laranja nos próximos anos, cujos produtos fazem do território brasileiro liderança no ranking internacional. A projeção na produção de grãos, em 2027, é de mais de 355 milhões de toneladas, um aumento de pouco mais de 25% se comparado com a safra de 2018, que foi de 232 milhões de toneladas.

 

O Brasil lidera a produção mundial de soja.

Os grãos que mais se destacam na produção nacional são a soja e o milho, ambos com 38 milhões e 16 milhões de toneladas produzidas em 2019, respectivamente. Grande parte dessas produções ocorre no Centro-Oeste do país, com destaque para Mato Grosso, o estado com o maior rebanho bovino do país, com mais de 30 milhões de cabeças de gado, e liderança no cultivo da soja.

 

Vantagens e desvantagens do agronegócio

Uma das grandes vantagens do agronegócio, associada à modernização do campo, é o aumento da produção de alimentos e produtos oriundos do campo, como óleos, vinhos, tecidos e até cigarros, com a plantação do tabaco.

 

Nas últimas décadas, a produção alimentícia mundial vem aumentando consideravelmente, sendo capaz, de forma eficiente, de alimentar toda a população mundial, entretanto essa produção não atinge todos os lugares.

 

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a fome mata uma pessoa a cada quatro segundos no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 870 milhões de pessoas estão subnutridas no planeta, número assustador tendo-se em vista a grande quantidade de alimentos produzidos ultimamente.

 

A modernização agrícola eleva a produtividade, mas isso tem um custo ambiental muito caro. Os impactos ambientais causados pelas práticas agropecuaristas em muitas regiões são praticamente irreversíveis:

 

desmatamento e queimadas de áreas de preservação para o surgimento de lavoura e pasto;

contaminação do solo devido ao uso excessivo de agrotóxicos e fertilizantes, e outros.

Dentre os impactos ambientais mais perigosos no agronegócio, podemos citar a acentuação de processos erosivos e a degradação dos solos. Como o solo é um recurso renovável, ele deve ser usado de acordo com sua capacidade, o que em muitas propriedades rurais não acontece. Além disso, a retirada da cobertura vegetal para a implantação de pastagens e lavouras pode acentuar as erosões, com perdas significativas de terras agricultáveis.

 

Há também os impactos sociais, como:

 

desemprego e êxodo rural, pois, com o uso exagerado de máquinas, a presença de mão de obra humana diminui;

prováveis doenças advindas de alimentos contaminados com os agrotóxicos;

aumento de conflitos agrários por posse de terras;

aumento da concentração de renda e da desigualdade no meio rural.☃️🌫️

 

Questões

 

1 O que é agronegócio?

2 Quais são as características do agronegócio.

3 Quais são os setores do agronegócio.

4 Quais são os ciclos do agronegócio.

5 Quais os produtos agrícolas o Brasil se destaca no cenário mundial.

6 Quais os pontos positivos do agronegócio.

7 Quais os pontos negativos do agronegócio. 



História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

PARA TODAS AS TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO

 

Para esta semana continuaremos com a atividade da aula anterior e os estudantes que devem alguma atividade devem aproveitar para colocar em dia.



Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 08 e 09/10

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:

 Job interview

Ainda sobre pronomes interrogativos, veremos um exemplo em que podemos utilizar vários deles, é uma entrevista de emprego a partir do anúncio abaixo:




 

A imagem foi retirada do site https://br.pinterest.com/pin/623889354608277970/

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Características textuais e extratextuais de anúncios de emprego Vocabulário específico Leitura e compreensão de anúncios em inglês publicados no Brasil e no mundo Resposta ao anúncio de emprego


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

  1. Escolha a tradução correta para cada pergunta e coloque a resposta em baixo da pergunta:

a)     Why are you interested in this Job?

b)     What are your strengths? What are your weaknesses?

c)     Where do you see yourself in 5 Years?

d)     Who is the person what do you consider an example of success?

e)     What are your best qualities as a professional?

f)      Why do you want to leave your current job?

Quais são as suas forças? Quais são as suas fraquezas?

Quem é a pessoa que você considera um exemplo de sucesso?

Por que você quer deixar o seu emprego atual?

Quais são as suas melhores qualidades como profissional?

Onde você se vê daqui a 5 anos?

Por que você está interessado nesse emprego?

  1. Releia as perguntas em inglês e indique as palavras que você nunca ouviu falar, ou seja, as palavras novas
  2. Responda em Inglês ou Português: What is success for You?


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

 

Língua Portuguesa/ProfºThiago

https://m.youtube.com/watch?v=ff7NeYvvf9I


1) Prezado aluno, copie e cole o link acima em seu navegador , ou digite no google"  ( Que País é  esse? ) Legião Urbana".

2) Responda as questões: 

A) Quais aspectos podemos comparar da letra da música que foi escrita no ano de 1987, com os dias atuais? 

B) A quem , e a qual esfera governamental cabe a defesa  do meio ambiente? E a quem esse órgão pertence? ( Gov Federal , Estadual ou municipal)?

C) Qual a importância dos índios para nosso país ?O que a música defende? 

D) Pesquise outra música do Grupo Legião Urbana que você considere qque contribua para uma crítica atual da vida no Brasil e escreva somente o título, lembre se que a música deve ser do " Legião Urbana" e que contenha críticas recentes. 


Caso você não consiga acessar a música,  deixarei a letra ....


Boa Sorte !!! 

Que País É Esse
Canção de Renato Russo
VISÃO GERAL
LETRAS
OUVIR
OUTRAS GRAVAÇÕES
OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PESQUISARAM

Letras

Nas favelas do senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é este
No amazonas no Araguai
Na baixada fluminense
Mato Grosso nas gerais
E no nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este
Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasíl vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando venderemos
Todas as almas
Dos nossos índios
Em um leilão
Que país é este.

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC

9º semana de 05/10/2020 à 09/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

----------------------------------------------------------------------------------

                                           3ºTC/EJA

Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  3º T. C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Pesquisar elementos do teatro.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Pesquisar e analisar diferentes elementos do teatro, reconhecendo e apreciando cada gênero teatral.

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Para que um espetáculo teatral aconteça são necessários três elementos básicos, Ator, Personagem e Espectador, os espetáculos teatrais podem ser encenados de várias formas: Teatro Convencional, Musical, Teatro de Bonecos, Teatro de Sombras, entre outras, faça uma pesquisa sobre os temas destacados.

 

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades, revistas, livros, internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 05/10  a 09/10

 

__

 

 

 

Biologia/ProfºRene

Disciplina : biologia

Serie :e.j.a 3tc

Aulas : quarta 4 e 5 aula )

Período de 05/10 a 09/10

Tema : conceito de especie

Atividade\;pesquisar os conceitos de espécie tipológico e biologico

Habilidade : Compreender os conceitos de especie

Material : livro didático internet ( sempre citar a fonte )

Enviar em renecaesquerdo@outlook.com.br

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºEdison


Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÃO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Atividade: PESQUISA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

1)Cite quais são os deveres do cidadão ?Explique!

2) Quais são os direitos do Cidadão ?Explique!

3) Com base na sua pesquisa, o que você entendeu deste tema?Explique!

Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.

Física/ProfºPatricia

Prof.ª Patricia
Disciplina: Física
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo:  Percepção dos campos e sua natureza ( "Raios em aviões")
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Ler o texto sugerido no site:  http://www.inpe.br/webelat/homepage/menu/infor/relampagos.e.efeitos/avioes.php, copiar as questões no caderno e responde-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 14/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividades 1º Bimestre sobre  Raios em Aviões
1- Por que uma pessoa que se encontra no interior de um avião que é atingido por um raio está protegida?
2-  Será que podemos blindar a ação do campo elétrico sobre os corpos?
3-  Caso o raio atingisse um ônibus ou um carro, o que ocorreria com os passageiros? Por que?

Química/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química 05 a 09/10/2020

Turmas: 3º Termos A, B e C

 

Questões sobre ácidos, bases e pH:

1. (Udesc/2009) "Chuva ácida" é um termo que se refere à precipitação, a partir da atmosfera, de chuva com quantidades de ácidos nítrico e sulfúrico maiores que o normal.Os precursores da chuva ácida vêm tanto de fontes naturais, tais como vulcões e vegetação em decomposição, quanto de processos industriais, principalmente emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio resultantes da queima de combustíveis fósseis.

O pH da água da chuva considerado normal é de 5,5 (devido à presença de ácido carbônico proveniente da solubilização de dióxido de carbono). Um químico monitorando uma região altamente industrializada observou que o pH da água da chuva era igual a 4,5. Considerando que a acidez está relacionada com a concentração de H+, é correto afirmar que a água com pH 4,5 era ácida ou básica? Justifique.

2. (UFMG/2009) Considere certa quantidade de água e suco de limão, misturados, contida em um copo. Analise estas três afirmativas concernentes a esse sistema:

I. O sistema é ácido.

II. O pH do sistema é maior que 7.

III. No sistema, a concentração dos íons H+ é maior que a dos OH–.

A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que:

a) apenas as afirmativas I e II estão certas.

b) apenas as afirmativas I e III estão certas.

c) apenas as afirmativas II e III estão certas.

d) as três afirmativas estão certas.

3. (Enem/2014) Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas.

Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles.

O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém:

a) cubo de batata em solução com pH = 9

b) pedaço de carne em solução com pH = 5

c) clara de ovo cozida em solução com pH = 9

d) porção de macarrão em solução com pH = 5

e) bolinha de manteiga em solução com pH = 9

4-Identifique os compostos abaixo como ácidos ou bases:

 HBr, H3PO4, NH4OH,  H2CO3 ,Al2(OH)3, HCl, KOH

 

Observação: Entregar as questões respondidas no e mail: proedjane@outlook.com até 14/10/2020

Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 3TC     SEMANA 05 a 09/10           PROF. VANILDO.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)

Leitura de texto para responder os questionamentos futuro

A constituição de grandes cidades no mundo contemporâneo

  Observe os mapas da próxima página. Note que são mapas quantitativos que mostram, pelos diferentes tamanhos de círculos, a evolução do crescimento populacional de cidades em dois momentos. Perceba que, em 1950, apenas Nova Iorque (EUA) e Tóquio (Japão) tinham mais de 10 milhões de habitantes.  Em 2014, muitas cidades do mundo ultrapassaram essa marca, várias delas com população em torno de 20 milhões de pessoas na área metropolitana.



  A concentração populacional urbana é evidente em diversas regiões do planeta. Isso indica que a urbanização está em marcha no mundo, mas é preciso considerar as variações nos ritmos de crescimento. Boa parte dessas megacidades (com mais de 10 milhões de habitantes) atrai grandes contingentes populacionais, seja pelas dificuldades nas regiões de origem dos que se deslocam, seja pelas eventuais oportunidades que esses núcleos urbanos oferecem.

  Assim, o mapa referente a 2014, mostra megacidades em países que não necessariamente têm urbanização generalizada e bem distribuída em seus territórios. Alguns exemplos são Dacca (Bangladesh), Calcutá e Mumbai  (Índia), Shangai e Beijing (China), Karachi (Paquistão) e Jacarta (Indonésia) na Ásia. Há também grandes cidades na África, como Lagos (Nigéria) e Cairo (Egito), e na América Latina, entre elas Cidade do México (México) e São Paulo, essas duas últimas com populações equivalentes a Shangai e Beijing.

Distintos processos econômicos e sociais podem gerar aglomerações de grande porte. Países da América Latina viveram nas décadas passadas acelerado processo de migrações do campo para a cidade. Algo similar está ocorrendo na China, país de grande população rural, no qual milhões de pessoas têm se deslocado das províncias do oeste para grandes cidades do leste, nas quais há empregos e muitos investimentos.

Entre os países desenvolvidos, apenas cidades como Tóquio e Osaka, no Japão e Nova Iorque e Los Angeles, nos Estados Unidos, figuram entre os núcleos urbanos de grande porte, com população superior a 10 milhões de habitantes. Ainda assim, elas apresentam forte tendência à estabilização de seu contingente populacional.  É possível notar que o fenômeno não ocorre nas cidades europeias, exceto em Istambul, cujo sítio se estende pela Europa e pela Ásia.

  O fato de as megacidades terem mais de 10 milhões de habitantes não lhes confere, necessariamente, o status de influência que algumas metrópoles têm. As metrópoles possuem diferentes graus de influência: regional (dentro de uma região do país), nacional (no país todo), e ainda há as “cidades globais” (metrópoles que exercem influência em escala mundial). Veja o exemplo de Genebra, na Suíça, que apresenta população na casa dos 200 mil habitantes, mas cujo papel no sistema financeiro global é inegável.

  Índices elevados de população urbana nos países desenvolvidos começaram a se expressar no final do século XIX. Isso resultou de um conjunto de transformações na sociedade e na economia, efeitos da 1a e da 2a Revolução Industrial, e a urbanização foi um dos fenômenos-chave dessas grandes mudanças.

  A urbanização nos países que então se industrializavam acelerou-se e valeu-se do desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias na agricultura, na produção industrial, nos usos da energia, na geração de novos conhecimentos e no desenvolvimento de meios de transporte (ferrovias, em especial) e de comunicação. Tais elementos contribuíram para o incremento da produtividade agrícola, liberando trabalhadores para a integração territorial e a concentração espacial de populações nas cidades. Cresciam atividades e negócios urbanos, entre eles o mercado de bens de consumo.

   Atualmente, as metrópoles do mundo desenvolvido, embora não estejam isentas de conflitos e desigualdades, possuem bons equipamentos e serviços urbanos. Ao longo do tempo, essas ofertas não decorreram de uma suposta maior capacidade das populações ou dos governos. Elas foram fruto, entre outros fatores, de lutas trabalhistas e sociais que levaram a melhorias urbanas, como no caso das inúmeras ciclovias implantadas na Holanda. Essa opção de transporte foi iniciada nos anos 1950, após fortes protestos da população contra a violência no trânsito.

  Na Ásia, na África e em parte da América Latina, sobretudo na América Central, ainda estão em marcha os deslocamentos campo-cidade. Mesmo que as condições de vida nas cidades não sejam as melhores, grandes contingentes populacionais seguem procurando novas oportunidades nos centros urbanos. Nesse percurso da urbanização mundial, é importante ressaltar, conforme dados do Fundo de  População das Nações Unidas (UNFPA, em inglês), que, a partir de 2008, mais da metade da população humana passou a viver em cidades, a maioria em núcleos com menos de 500 mil habitantes. A estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2050 é de que 70% da população viva em cidades. Pode-se dizer, portanto, que as sociedades contemporâneas produziram um ser urbano.



História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

PARA TODAS AS TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO

 

Para esta semana continuaremos com a atividade da aula anterior e os estudantes que devem alguma atividade devem aproveitar para colocar em dia.


Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 08 e 09/10

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:

 Job interview

Ainda sobre pronomes interrogativos, veremos um exemplo em que podemos utilizar vários deles, é uma entrevista de emprego a partir do anúncio abaixo:




 

A imagem foi retirada do site https://br.pinterest.com/pin/623889354608277970/

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Características textuais e extratextuais de anúncios de emprego Vocabulário específico Leitura e compreensão de anúncios em inglês publicados no Brasil e no mundo Resposta ao anúncio de emprego


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

  1. Escolha a tradução correta para cada pergunta e coloque a resposta em baixo da pergunta:

a)     Why are you interested in this Job?

b)     What are your strengths? What are your weaknesses?

c)     Where do you see yourself in 5 Years?

d)     Who is the person what do you consider an example of success?

e)     What are your best qualities as a professional?

f)      Why do you want to leave your current job?

Quais são as suas forças? Quais são as suas fraquezas?

Quem é a pessoa que você considera um exemplo de sucesso?

Por que você quer deixar o seu emprego atual?

Quais são as suas melhores qualidades como profissional?

Onde você se vê daqui a 5 anos?

Por que você está interessado nesse emprego?

  1. Releia as perguntas em inglês e indique as palavras que você nunca ouviu falar, ou seja, as palavras novas
  2. Responda em Inglês ou Português: What is success for You?


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

 

Língua Portuguesa/ProfºThiago

https://m.youtube.com/watch?v=ff7NeYvvf9I


1) Prezado aluno, copie e cole o link acima em seu navegador , ou digite no google"  ( Que País é  esse? ) Legião Urbana".

2) Responda as questões: 

A) Quais aspectos podemos comparar da letra da música que foi escrita no ano de 1987, com os dias atuais? 

B) A quem , e a qual esfera governamental cabe a defesa  do meio ambiente? E a quem esse órgão pertence? ( Gov Federal , Estadual ou municipal)?

C) Qual a importância dos índios para nosso país ?O que a música defende? 

D) Pesquise outra música do Grupo Legião Urbana que você considere qque contribua para uma crítica atual da vida no Brasil e escreva somente o título, lembre se que a música deve ser do " Legião Urbana" e que contenha críticas recentes. 


Caso você não consiga acessar a música,  deixarei a letra ....


Boa Sorte !!! 

Que País É Esse
Canção de Renato Russo
VISÃO GERAL
LETRAS
OUVIR
OUTRAS GRAVAÇÕES
OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PESQUISARAM

Letras

Nas favelas do senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é este
No amazonas no Araguai
Na baixada fluminense
Mato Grosso nas gerais
E no nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este
Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasíl vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando venderemos
Todas as almas
Dos nossos índios
Em um leilão
Que país é este.

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC

9º semana de 05/10/2020 à 09/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário