terça-feira, 13 de outubro de 2020

1ºEJA do ensino médio semana de 13 a 16 de outubro de 2020

 Atividade da semana de 13  a 16 de outubro 2020

                                                    

1º TA /Noturno

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINOj LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Semana de Estudos Intensivos: Introdução à Música

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Música
É a forma com que o compositor e/ou executante expõe seus sentimentos, através de combinações de sons que conservam entre si uma certa relação de lógica e ordenação.

Som
É o efeito produzido no órgão auditivo através do choque entre dois corpos. Um movimento completo de vai-e-vem de um corpo elástico se chama vibração. As vibrações são transmitidas ao ar na forma de ondas sonoras e essas chegam até nossos ouvidos produzindo então a sensação do som.

Altura

Os sons podem ser classificados em sons agudos e sons graves.

Os sons graves, também chamados baixos, são sons com maior comprimento de onda (pequena frequência).

Os sons agudos, ou altos, tem um menor comprimento de onda (maior frequência).

Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos.

Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos.

Timbre: é esta propriedade do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra.

Duração: representa simplesmente o tempo que o som dura.

Depois de termos analisados as quatro propriedades do som, veremos agora os 3 elementos fundamentais da música, que são:

Melodia: combinação de sons sucessivos com alturas e valores diferentes, dando um certo sentido lógico musical.

Harmonia: combinação de sons simultâneos e as relações que eles estabelecem entre si. Também pode ser definida como a ciência que estuda os acordes (sons simultâneos) e a maneira de concatená-los.

Ritmo: a maneira como os sons e silêncios são organizados, produzindo a pulsação da música.

Atividade:

1.Qual o conceito de música?

2.Qual o conceito de som?

3. O que são vibrações?

4. De as definições de sons graves e sons agudos.

5. O que é timbre?

6. O que é duração?

7. Quais são os 3 elementos fundamentais da música? Defina-os.

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 13/10 a 16/10

 

__

 

 

 

 

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

Professora Benedita.             Disciplina: Biologia.  

 

Ensino Médio 2º Ano C, 2º Ano D e 2º E 

EJA 1º Termo A

EJA 2º Termo A, B, C e D

EJA 3º Termo A e B

 

Semana de Estudos Intensivos

13/10 à 16/10

   

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Atividades:



  1. Escrevam os pontos positivos e negativos encontrados para realizar as atividades online.
  2. Qual dos temas apresentados você teve mais facilidade e qual teve mais dificuldade para entender?
  3. Com que nota você se avaliaria e por quê?

 

 

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÃO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Filosofia

1 ANOS EJA -1TA Noturno

Habilidades: Conceitos e suas habilidades

Atividade: Reflexão

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão

Esta semana vamos fazer uma reflexão sobre o vídeo abaixo.

Esta atividade e para os alunos que não fizeram nenhuma atividade de filosofia.

Video

https://www.youtube.com/watch?v=phhyouo3dyI

Enviar atividade para o e-mail Joycedancy@yahoo.com.br

Estarei disponível de terças e quintas no horário das 13h as 15h

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÂO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 TA  EJA Noturno

Habilidades: Analisar o comportamento do ser humano, em diversas sociedades, reflexão.

Atividade: Video

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão do Video Convivencia

Você já pensou, como é viver em sociedade?

Assista o vídeo abaixo, e faça uma reflexão https://www.youtube.com/watch?v=PsrAkgzySTI

Enviar para o e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Física/Profº Ismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.  

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3



 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 13/10/2020 a 16/10/2020.

                                         Atividade              

   Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.  

                           

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

                                                  

Química/Profº Ismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade com três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

 

        




DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 13/10/2020 a 16/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.

                           

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Geografia/ProfºEdivaldo

Atividade do professor Edivaldo de geografia para os alunos dos 1º anos E, F e Termo A, B. Da semana de estudos intensivos que vai da semana de 13 a 16/10/20

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Atividades dos conteúdos trabalhados no 3º Bimestre:

1ª questão: A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:

a) (  )  o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.

b) (  ) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.

c) (  ) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água baixa.

d) (  ) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.

e) (  ) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes. 

2ª questão: Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica do mundo, compreendendo porções dos territórios do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Possui grande potencial de navegação, e seus rios principais são: Huallaga, Napo, Xingu, Negro, entre tantos outros.

Essas características são da bacia hidrográfica:

a) (  ) São Francisco           b) (  )  Tocantins-Araguaia               c) (  ) Parnaíba

d) (  ) Amazônica                e) (  ) Paraná

3ª questão: Assinale a alternativa que indica as formas de relevo onde predominam os processos de erosão em detrimento do acúmulo da sedimentação:

a) (  ) Montanhas e planaltos            b) (  ) Planícies e depressões          c) (  )  Planícies e planaltos

d) (  ) Montanhas e planícies            e) (  ) Planaltos e depressões

 

 4ª questão: Área localizada entre as serras do Mar e Mantiqueira. Ocupada por extensos cafezais no século passado, atualmente se caracteriza por atividades pecuárias e grande desenvolvimento urbano industrial. O texto se refere ao Vale do Rio

a) (  ) Ribeira.          b) (  ) Paranapanema.            c) (  )  Paraíba do Sul.

d) (  ) Piracicaba.                 e) (  ) Jundiaí.

5ª questão: Relacione as duas colunas a seguir, designando os agentes endógenos e exógenos de transformação do relevo.

Coluna 01

(1) Agentes Endógenos

(2) Agentes Exógenos

Coluna 02

a. ( ) Vulcanismo          b. ( ) Ventos              c. ( ) Tectonismo

d. ( ) Terremotos         e. ( ) Pluviosidade        f. ( ) Geleiras

 

6ª questão: “As formas de relevo sofrem intenso desgaste à medida que a água, o gelo, o vento e os seres vivos atuam sobre o terreno. Esses agentes causam erosão nas partes mais elevadas e transportam os detritos, acumulando-os nas porções mais baixas da crosta terrestre”.

(VESSENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.186).

Os processos acima mencionados no texto são conhecidos, respectivamente, por:

a) (  )  desgaste e deposição.       b) (  ) lixiviação e assoreamento.        c)  (  ) diagênese e diaposição.

d)  (  ) transposição e acumulação.             e)  (  ) deslizamento e retenção.

7ª questão: Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.

 (1) Agentes Endógenos

 

(2) Agentes Exógenos

(  ) Vulcanismo

(  ) Intemperismo

(  ) Lixiviação

(  ) Tectonismo

(  ) Processos erosivos

A alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é:

a)  (  ) 1-2-2-2-1                               b) (  ) 1-1-2-2-2                                          c)  (  ) 1-2-2-1-2

d) (  ) 2-2-1-1-1                                  e) (  ) 2-1-2-1-1

8ª questão: Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.

Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

a) (  ) Movimento tectônico.           b) (  ) Epirogênese.                             c) (  ) Vulcanismo.

d) (  ) Desmoronamento.                                             e) (  ) Erosão.

9ª questão: Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.

a) (  ) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.

b) (  )  As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.

c) (  ) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.

d) (  ) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.

e) (  ) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.

10ª questão: O intemperismo é um tipo de agente de transformação de relevo caracterizado por atuar através de processos químicos, físicos e biológicos, transformando as rochas. O tipo de rocha formada pela ação do intemperismo é a:

a) (  )  ígnea    b) (  ) sedimentar       c) (  ) granítica     d) (  ) metamórfica      e) (  ) intrusiva

 

História/ProfºSergio

Atividade de História - 1º TA, 2ºs TC, TD e 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 13 a 16/10/2020

Redija um texto dizendo o que entendeu e quais foram as dificuldades encontradas nos conteúdos deste bimestre.

Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio - ESTUDOS INTENSIVOS

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: 13 à 16 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Anglofonia

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado 
por https://www.google.com/search?q=the+numbers+of+covid+in+the+world&oq=&aqs=chrome.
0.69i59l8.1157420j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 em 05 de outubro de 2020 sobre
o número de casas e mortes de COVID19 no mundo. Em seguida escreva em seu caderno quais são
as palavras cognatas (palavras em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa
e que possuem o mesmo significado), e o número de casos e morte pelo mundo e pelos países citados.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

			Casos						Mortes
											
Local

Word (mundo)		35.179.573					 1.037.340

Estados Unidos		 7.444.705					   209.603

Índia			 6.623.815					   102.685

Brasil			 4.915.289					   146.352
 
Rússia			 1.225.889		 			    21.475

Colômbia		   855.042					    26.712

Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.         

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

13/10 até 16/10





 

ATENÇÃO 1ºTa: NENHUM ALUNO PARTICIPANDO DAS AULAS.


Leia os textos a seguir, que poderiam estar publicados na mídia.

Cartas - Corte de árvores

 

Carta I-  

Depois de ler a reportagem Prefeitura de SP corta 12 árvores de parque tombado (Cotidiano,ontem), sinceramente, fico com uma dúvida: Será que a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente não recebe alguma bonificação por cada árvore retirada das ruas? Falo por experiência própria, pois, recentemente, uma árvore da calçada da minha casa foi cortada, e só alguns dias depois fui descobrir que, na verdade, não era necessário derrubá-la. Pedi esclarecimentos no SAC e na ouvidoria da Secretaria, mas, até agora, não houve nenhuma manifestação a respeito.

Francielle Alencar (Pinheiros/São Paulo, SP)

 

Carta II

Há um mês venho reclamando do estrago feito nas árvores do meu bairro, aqui bem perto de minha casa: um verdadeiro desmatamento ilegal. Já fui à Unidade de Áreas Verdes da Sub-prefeitura, e nenhuma providência foi tomada. Descobri que nem sequer havia uma ordem de serviço ou qualquer publicação no Diário Oficial. Pra completar o desserviço, foi cortado um fio de energia que abastece minha casa. Os funcionários responsáveis, quando se deram conta do que fizeram, desapareceram. Deveríamos todos depositar o IPTU em juízo até que o prefeito aprenda seu ofício.

Estela Maris Ferreira (Mooca/São Paulo, SP)

 

 

a) Qual é o assunto desses textos?

 

b) Você diria que foram escritos a partir da leitura da mesma matéria? De que modo chegou a essa conclusão?

 

c) As cartas argumentativas de leitor que você leu nesta Unidade podem ser entendidas como uma forma de comunicação e expressão de opiniões e posicionamentos. Quais outras alternativas que todo e qualquer cidadão teria para expressar suas ideias de forma democrática?

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A , B , C – Periodo 13 a 16/10

Atividades Matemática

Monte no plano cartesiano , gráficos de função do segundo grau.

Um crescente e um decrescente

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


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1º TB /Noturno

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINOj LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Semana de Estudos Intensivos: Introdução à Música

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Música
É a forma com que o compositor e/ou executante expõe seus sentimentos, através de combinações de sons que conservam entre si uma certa relação de lógica e ordenação.

Som
É o efeito produzido no órgão auditivo através do choque entre dois corpos. Um movimento completo de vai-e-vem de um corpo elástico se chama vibração. As vibrações são transmitidas ao ar na forma de ondas sonoras e essas chegam até nossos ouvidos produzindo então a sensação do som.

Altura

Os sons podem ser classificados em sons agudos e sons graves.

Os sons graves, também chamados baixos, são sons com maior comprimento de onda (pequena frequência).

Os sons agudos, ou altos, tem um menor comprimento de onda (maior frequência).

Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos.

Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos.

Timbre: é esta propriedade do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra.

Duração: representa simplesmente o tempo que o som dura.

Depois de termos analisados as quatro propriedades do som, veremos agora os 3 elementos fundamentais da música, que são:

Melodia: combinação de sons sucessivos com alturas e valores diferentes, dando um certo sentido lógico musical.

Harmonia: combinação de sons simultâneos e as relações que eles estabelecem entre si. Também pode ser definida como a ciência que estuda os acordes (sons simultâneos) e a maneira de concatená-los.

Ritmo: a maneira como os sons e silêncios são organizados, produzindo a pulsação da música.

Atividade:

1.Qual o conceito de música?

2.Qual o conceito de som?

3. O que são vibrações?

4. De as definições de sons graves e sons agudos.

5. O que é timbre?

6. O que é duração?

7. Quais são os 3 elementos fundamentais da música? Defina-os.

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 13/10 a 16/10

 

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Biologia/Profº Ismael

        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

    ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 13/10/2020 a 16/10/2020.

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°Tb – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, os Componentes de um Ecossistema.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                                       

 

        


Atividade

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, os Componentes de um Ecossistema.

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

                                                  

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

1°TB noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 13/10/2020 a 16/10/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica do grande pensador da tradição ocidental: Santo Agostinho (354-430). Santo Agostinho representa na tradição ocidental a primeira grande síntese entre filosofia grega, em especial o platonismo, e o cristianismo. Marcou profundamente o desenvolvimento da filosofia na Idade Média e influenciou também o pensamento filosófico do início da modernidade (séc. XVII).    

Tempo para realização: Uma semana.

 

     






        Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 13/10/2020 a 16/10/2020

 

 

Filosofia da Idade Média e a ética de santo Agostinho: A ética de santo Agostinho resulta de uma releitura das principais teorias éticas de origem grega e romana, destacando-se o estoicismo do filósofo romano Sêneca (4. a.C-65 d.C). Contudo, a finalidade de Agostinho se dá por conta dos escritos de Platão, porém, Agostinho marca seus próprios escritos baseados e discutidos à luz da doutrina cristã, que constitui o pano de fundo filosófico do seu pensamento. As principais questões éticas que santo Agostinho discute são, portanto, herdadas da tradição grega e tratadas com base nos ensinamentos do cristianismo.    

 



 

 

 

O livre-arbítrio: A origem do livre-arbítrio 

 

 

O diálogo sobre o livre-arbítrio (de libero arbítrio) foi escrito por santo Agostinho entre 388, logo após sua conversão, e 395, após retornar a Tagaste, sua cidade natal, no norte da África. A temática central é o problema do mal moral e da liberdade de escolha, o livre-arbítrio. Santo Agostinho rejeita o determinismo e defende a liberdade humana, resultado da vontade livre.

O pecado resultaria então da submissão às paixões, ou seja, o pecado para Agostinho é uma condição no qual o indivíduo obedece docilmente ao pecado – e este pecado resulta do livre-arbítrio. Agostinho discute com seu interlocutor Evódio a respeito: por que Deus nos teria dado a liberdade de pecar.

 



 

Trecho do livro:

                         

Evódio: Explica-me, se possível, por que Deus concedeu ao homem o livre-arbítrio, uma vez que com certeza o homem não poderia pecar se não o tivesse recebido.

Agostinho: Então já tens certeza que Deus concedeu ao homem está dádiva, que segundo tua suposição não lhe deveria ter sido dada.

Evódio: É o que compreendi no livro anterior. Possuímos o livre-arbítrio e por isso pecamos.

Agostinho: Lembro-me também de termos chegado a essa conclusão. Mas agora pergunto o seguinte: como sabes que foi Deus que nos concedeu essa dádiva que certamente e por meio da qual pecamos?

Evódio: Creio que só pode ter sido, pois Ele nos criou e é Dele que recebemos a punição ou a recompensa que merecemos quando pecamos ou agimos bem.

Agostinho: se realmente é assim, a questão que propõe está resolvida. Se é verdade que o homem em si é bom, mas não poderia agir bem exceto por querer, seria preciso que tivesse vontade livre para que pudesse agir desse modo. De fato, não é porque o homem pode usar a vontade livre para pecar que se deve supor que Deus a concedeu para isso. Há, portanto, uma razão pela qual Deus deu ao homem está característica, pois sem ela não poderia viver e agir corretamente. Pode-se compreender, então que ela foi concedida ao homem para esse fim, considerando-se que se uns homens a usar para pecar recairão sobre ele as punições divinas. Ora, isso seria injusto se a vontade livre tivesse sido dada ao homem não apenas para agir corretamente, mas também para pecar. Entretanto, se o homem não fosse dotado de livre-arbítrio, não poderia existir esse bem que consiste na realização da justiça através da condenação dos pecados e da premiação da ação correta. A conduta de um homem não poderia ser caracterizada nem como correta nem como um pecado, não fosse pelo livre-arbítrio. Da mesma maneira, tanto a punição quanto a recompensa seriam injustas se o homem não tivesse o livre-arbítrio. 



 

      

 

 

 

Questão reflexiva: leia o pequeno diálogo entre Agostinho e Evódio sobre a livre escolha, ou livre-arbítrio, assim Agostinho chega à conclusão de que, a livre escolha é uma dádiva, pois somente por ela que podemos corrigir-nos constantemente pela premiação ou pela punição.  Em que sentido se pode entender que Deus deu aos homens a liberdade de pecar?

 

 

Indicação de filme baseado no livre-arbítrio: o Show de Truman (1998) Peter Weir: Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e transmitidos para todo o mundo.

 

Indicação de filme baseado no livre-arbítrio: Quero ser John Malkovich (1999) Spike Jonze: Craig (John Cusack) descobre algo que pode deixá-lo milionário: um portal no andar sete e meio do prédio onde trabalha que o leva diretamente à mente do famoso ator John Malkovich, possibilitando quem o fizer sentir tudo o que o ator faz. Estreia de Charlie Kaufman como roteirista, em um bizarro, esquisito e divertido roteiro – indicado ao Oscar.

Sociologia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Sociologia.

1º Bimestre

1TB

Inserção em grupos sociais

Semana 13 a 16 outubro

· Ler o texto disponível no link:

· Link: https://www.todamateria.com.br/processo-de-socializacao/

· Faça um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

· Entregar até 30 de outubro

Física/Profº Ismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.  

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 


ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 13/10/2020 a 16/10/2020.

                                          Atividade              

   Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.  

                           

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

                                                  

Química/Profº Ismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade com três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

 

        




DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 13/10/2020 a 16/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.

                           

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Geografia/ProfºEdivaldo

Atividade do professor Edivaldo de geografia para os alunos dos 1º anos E, F e Termo A, B. Da semana de estudos intensivos que vai da semana de 13 a 16/10/20

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Atividades dos conteúdos trabalhados no 3º Bimestre:

1ª questão: A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:

a) (  )  o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.

b) (  ) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.

c) (  ) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água baixa.

d) (  ) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.

e) (  ) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes. 

2ª questão: Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica do mundo, compreendendo porções dos territórios do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Possui grande potencial de navegação, e seus rios principais são: Huallaga, Napo, Xingu, Negro, entre tantos outros.

Essas características são da bacia hidrográfica:

a) (  ) São Francisco           b) (  )  Tocantins-Araguaia               c) (  ) Parnaíba

d) (  ) Amazônica                e) (  ) Paraná

3ª questão: Assinale a alternativa que indica as formas de relevo onde predominam os processos de erosão em detrimento do acúmulo da sedimentação:

a) (  ) Montanhas e planaltos            b) (  ) Planícies e depressões          c) (  )  Planícies e planaltos

d) (  ) Montanhas e planícies            e) (  ) Planaltos e depressões

 

 4ª questão: Área localizada entre as serras do Mar e Mantiqueira. Ocupada por extensos cafezais no século passado, atualmente se caracteriza por atividades pecuárias e grande desenvolvimento urbano industrial. O texto se refere ao Vale do Rio

a) (  ) Ribeira.          b) (  ) Paranapanema.            c) (  )  Paraíba do Sul.

d) (  ) Piracicaba.                 e) (  ) Jundiaí.

5ª questão: Relacione as duas colunas a seguir, designando os agentes endógenos e exógenos de transformação do relevo.

Coluna 01

(1) Agentes Endógenos

(2) Agentes Exógenos

Coluna 02

a. ( ) Vulcanismo          b. ( ) Ventos              c. ( ) Tectonismo

d. ( ) Terremotos         e. ( ) Pluviosidade        f. ( ) Geleiras

 

6ª questão: “As formas de relevo sofrem intenso desgaste à medida que a água, o gelo, o vento e os seres vivos atuam sobre o terreno. Esses agentes causam erosão nas partes mais elevadas e transportam os detritos, acumulando-os nas porções mais baixas da crosta terrestre”.

(VESSENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.186).

Os processos acima mencionados no texto são conhecidos, respectivamente, por:

a) (  )  desgaste e deposição.       b) (  ) lixiviação e assoreamento.        c)  (  ) diagênese e diaposição.

d)  (  ) transposição e acumulação.             e)  (  ) deslizamento e retenção.

7ª questão: Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.

 (1) Agentes Endógenos

 

(2) Agentes Exógenos

(  ) Vulcanismo

(  ) Intemperismo

(  ) Lixiviação

(  ) Tectonismo

(  ) Processos erosivos

A alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é:

a)  (  ) 1-2-2-2-1                               b) (  ) 1-1-2-2-2                                          c)  (  ) 1-2-2-1-2

d) (  ) 2-2-1-1-1                                  e) (  ) 2-1-2-1-1

8ª questão: Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.

Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

a) (  ) Movimento tectônico.           b) (  ) Epirogênese.                             c) (  ) Vulcanismo.

d) (  ) Desmoronamento.                                             e) (  ) Erosão.

9ª questão: Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.

a) (  ) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.

b) (  )  As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.

c) (  ) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.

d) (  ) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.

e) (  ) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.

10ª questão: O intemperismo é um tipo de agente de transformação de relevo caracterizado por atuar através de processos químicos, físicos e biológicos, transformando as rochas. O tipo de rocha formada pela ação do intemperismo é a:

a) (  )  ígnea    b) (  ) sedimentar       c) (  ) granítica     d) (  ) metamórfica      e) (  ) intrusiva

 

História/ProfºAlason

MOMENTO DE APRENDER

História

Nome do Professor: Alason Santos Silva

Disciplina: História

Turma envolvida: 1ºTB

Atividade e Conteúdo

Título: As Primeiras Cidades( parte 2)

Objetivo:

Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber

Explicação do Professor:

A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo

Atividade do Aluno (Tarefa):

Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:

O que foi o código de hamurabi?

Como surgiu a escrita?

Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola

prof2012alason@gmail.com

Materiais para Realização da Tarefa:

Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.

Quantidade de Aulas: 2

Período da realização da atividade: 12/10/2020 a 16/10/2020

Inglês/ProfºRene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 13/10/2020 A 16/10/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA

8ª ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE

 1º TB - EJA - NOTURNO

 

 

Exercício: Presente Simples em inglês Verbo To Be

 

Complete as sentenças em inglês com a forma correta do verbo to be no Presente Simples: am, is ou are.

1.        My name__________Miguel.

(Meu nome é Miguel)

2.        I__________ brazilian.

(Eu sou  brasileiro)

3.        My parents__________americans.

(Meus pais são americanos.)

4.        My mother__________an accountant.

(Minha mãe é contadora.)

5.        I have one brother, he__________11 years old.

(Eu tenho um irmão, ele tem 11 anos.)

6.        We__________playing with our friends, Helena and Beto.

 (Nós estamos jogando com nossos amigos, Helena e Beto.)

7.        I__________happy today.

 (Eu estou feliz hoje.)

8.        My grandparents__________coming to see me. 

 (Meus avós estão vindo me ver.)

 

A explicação do (verbo to be) está abrangido na vídeo aula 》》》 Clique aqui 《《《

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Língua Portuguesa/ProfºSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                       Série: 1º Termo B

Matéria de Português

1º Bimestre.

Atividade do período 13 e 14/10 Duração de 45 minutos cada aula.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    Pesquise a origem da Língua Portuguesa.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A , B  – Periodo 13 a 16/10

Atividades Matemática

Monte no plano cartesiano , gráficos de função do segundo grau.

Um crescente e um decrescente

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

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