Atividade da semana de 13 a 16 de outubro 2020
1º TA /Noturno
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINOj
LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas
E.JA 1º T.A e B |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Semana
de Estudos Intensivos: Introdução à Música |
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: Desenvolver
habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Música Som Altura Os sons podem ser classificados em sons agudos e
sons graves. Os sons graves, também chamados baixos, são sons
com maior comprimento de onda (pequena frequência). Os sons agudos, ou altos, tem um menor comprimento
de onda (maior frequência). Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes
ou fracos. Os sons fortes transportam uma maior quantidade de
energia que os fracos. Timbre: é esta propriedade do som que nos permite
distinguir uma fonte sonora de outra. Duração: representa simplesmente o tempo que
o som dura. Depois de termos analisados as quatro propriedades
do som, veremos agora os 3 elementos fundamentais da música, que são: Melodia: combinação de sons sucessivos com alturas
e valores diferentes, dando um certo sentido lógico musical. Harmonia: combinação de sons simultâneos e as
relações que eles estabelecem entre si. Também pode ser definida como a
ciência que estuda os acordes (sons simultâneos) e a maneira de
concatená-los. Ritmo: a maneira como os sons e silêncios são
organizados, produzindo a pulsação da música. Atividade: 1.Qual o conceito de música? 2.Qual o conceito de som? 3. O que são vibrações? 4. De as definições de sons graves e sons agudos. 5. O que é timbre? 6. O que é duração? 7. Quais são os 3 elementos fundamentais da
música? Defina-os.
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RECURSOS: Caderno
anotações e registro das atividades.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA
13/10 a 16/10
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Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah Maluf. |
Professora Benedita. Disciplina: Biologia.
Ensino Médio 2º Ano C, 2º Ano D e 2º E EJA 1º Termo A EJA 2º Termo A, B, C e D EJA 3º Termo A e B
Semana de Estudos Intensivos 13/10 à 16/10 E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br
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Atividades:
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Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Educação física/Profº
Filosofia/ProfºJoyce
RECUPERAÇÃO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Filosofia
1 ANOS EJA -1TA Noturno
Habilidades: Conceitos e suas habilidades
Atividade: Reflexão
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão
Esta semana vamos fazer uma reflexão sobre o vídeo abaixo.
Esta atividade e para os alunos que não fizeram nenhuma atividade de filosofia.
Video
https://www.youtube.com/watch?v=phhyouo3dyI
Enviar atividade para o e-mail Joycedancy@yahoo.com.br
Estarei disponível de terças e quintas no horário das 13h as 15h
Sociologia/ProfºJoyce
RECUPERAÇÂO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1 TA EJA Noturno
Habilidades: Analisar o comportamento do ser humano, em diversas sociedades, reflexão.
Atividade: Video
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão do Video Convivencia
Você já pensou, como é viver em sociedade?
Assista o vídeo abaixo, e faça uma reflexão https://www.youtube.com/watch?v=PsrAkgzySTI
Enviar para o e-mail joycedancy@yahoo.com.br
Física/Profº Ismael
E.E. Salim Farah
Maluf.
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1° Ta, Tb – Professor
Ismael. Disciplina: Física. E-mail:
ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma atividade
de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.
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Tempo para realização: Uma semana ( Duas
aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 13/10/2020 a 16/10/2020.
Realize uma atividade de três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO
ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Química/Profº Ismael
E.E. Salim Farah
Maluf.
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1° Ta, Tb – Professor
Ismael. Disciplina: Química E-mail:
ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma atividade
com três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, A Transformação
de Energia. |
Tempo para realização: Uma semana ( Duas
aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 13/10/2020 a 16/10/2020.
Atividade
Realize uma atividade de três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO
ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Geografia/ProfºEdivaldo
Atividade do professor Edivaldo de geografia para os alunos dos 1º anos E, F e Termo A, B. Da semana de estudos intensivos que vai da semana de 13 a 16/10/20
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
Atividades dos conteúdos trabalhados no 3º Bimestre:
1ª questão: A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
a) ( ) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
b) ( ) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
c) ( ) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água baixa.
d) ( ) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
e) ( ) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.
2ª questão: Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica do mundo, compreendendo porções dos territórios do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Possui grande potencial de navegação, e seus rios principais são: Huallaga, Napo, Xingu, Negro, entre tantos outros.
Essas características são da bacia hidrográfica:
a) ( ) São Francisco b) ( ) Tocantins-Araguaia c) ( ) Parnaíba
d) ( ) Amazônica e) ( ) Paraná
3ª questão: Assinale a alternativa que indica as formas de relevo onde predominam os processos de erosão em detrimento do acúmulo da sedimentação:
a) ( ) Montanhas e planaltos b) ( ) Planícies e depressões c) ( ) Planícies e planaltos
d) ( ) Montanhas e planícies e) ( ) Planaltos e depressões
4ª questão: Área localizada entre as serras do Mar e Mantiqueira. Ocupada por extensos cafezais no século passado, atualmente se caracteriza por atividades pecuárias e grande desenvolvimento urbano industrial. O texto se refere ao Vale do Rio
a) ( ) Ribeira. b) ( ) Paranapanema. c) ( ) Paraíba do Sul.
d) ( ) Piracicaba. e) ( ) Jundiaí.
5ª questão: Relacione as duas colunas a seguir, designando os agentes endógenos e exógenos de transformação do relevo.
Coluna 01
(1) Agentes Endógenos
(2) Agentes Exógenos
Coluna 02
a. ( ) Vulcanismo b. ( ) Ventos c. ( ) Tectonismo
d. ( ) Terremotos e. ( ) Pluviosidade f. ( ) Geleiras
6ª questão: “As formas de relevo sofrem intenso desgaste à medida que a água, o gelo, o vento e os seres vivos atuam sobre o terreno. Esses agentes causam erosão nas partes mais elevadas e transportam os detritos, acumulando-os nas porções mais baixas da crosta terrestre”.
(VESSENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.186).
Os processos acima mencionados no texto são conhecidos, respectivamente, por:
a) ( ) desgaste e deposição. b) ( ) lixiviação e assoreamento. c) ( ) diagênese e diaposição.
d) ( ) transposição e acumulação. e) ( ) deslizamento e retenção.
7ª questão: Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.
(1) Agentes Endógenos
(2) Agentes Exógenos | ( ) Vulcanismo ( ) Intemperismo ( ) Lixiviação ( ) Tectonismo ( ) Processos erosivos |
A alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é:
a) ( ) 1-2-2-2-1 b) ( ) 1-1-2-2-2 c) ( ) 1-2-2-1-2
d) ( ) 2-2-1-1-1 e) ( ) 2-1-2-1-1
8ª questão: Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.
Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.
a) ( ) Movimento tectônico. b) ( ) Epirogênese. c) ( ) Vulcanismo.
d) ( ) Desmoronamento. e) ( ) Erosão.
9ª questão: Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.
a) ( ) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.
b) ( ) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.
c) ( ) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.
d) ( ) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.
e) ( ) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.
10ª questão: O intemperismo é um tipo de agente de transformação de relevo caracterizado por atuar através de processos químicos, físicos e biológicos, transformando as rochas. O tipo de rocha formada pela ação do intemperismo é a:
a) ( ) ígnea b) ( ) sedimentar c) ( ) granítica d) ( ) metamórfica e) ( ) intrusiva
História/ProfºSergio
Atividade de História - 1º TA, 2ºs TC, TD e 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 13 a 16/10/2020
Redija um texto dizendo o que entendeu e quais foram as dificuldades encontradas nos conteúdos deste bimestre.
Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio - ESTUDOS INTENSIVOS Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: 13 à 16 de outubro de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Período: Noturno Tema:Anglofonia Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por https://www.google.com/search?q=the+numbers+of+covid+in+the+world&oq=&aqs=chrome. 0.69i59l8.1157420j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 em 05 de outubro de 2020 sobre o número de casas e mortes de COVID19 no mundo. Em seguida escreva em seu caderno quais são as palavras cognatas (palavras em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa e que possuem o mesmo significado), e o número de casos e morte pelo mundo e pelos países citados. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Casos Mortes Local Word (mundo) 35.179.573 1.037.340 Estados Unidos 7.444.705 209.603 Índia 6.623.815 102.685 Brasil 4.915.289 146.352 Rússia 1.225.889 21.475 Colômbia 855.042 26.712
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
E.E. Salim Farah Maluf. |
1º
TERMO A –
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br 13/10 até 16/10 |
ATENÇÃO
1ºTa: NENHUM ALUNO PARTICIPANDO DAS AULAS.
Leia os textos a seguir, que poderiam
estar publicados na mídia.
Cartas - Corte
de árvores
Carta
I-
Depois de ler a reportagem Prefeitura de SP corta 12 árvores de parque
tombado (Cotidiano,ontem), sinceramente, fico com uma dúvida: Será que
a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente não
recebe alguma bonificação por cada árvore retirada das ruas? Falo por
experiência própria, pois, recentemente, uma árvore da calçada da minha casa
foi cortada, e só alguns dias depois fui descobrir que, na verdade, não
era necessário derrubá-la. Pedi esclarecimentos no SAC e na ouvidoria da Secretaria, mas, até agora,
não houve nenhuma manifestação a respeito.
Francielle Alencar (Pinheiros/São Paulo, SP)
Carta II –
Há um mês venho
reclamando do estrago feito nas árvores do meu bairro, aqui bem perto de minha
casa: um verdadeiro desmatamento ilegal. Já fui à Unidade de Áreas Verdes
da Sub-prefeitura, e nenhuma providência foi tomada. Descobri que nem sequer
havia uma ordem de serviço ou qualquer publicação no Diário Oficial. Pra
completar o desserviço, foi cortado um fio de energia que abastece
minha casa. Os funcionários responsáveis, quando se deram conta do que
fizeram, desapareceram. Deveríamos todos depositar o IPTU em juízo até que o
prefeito aprenda seu ofício.
Estela Maris Ferreira (Mooca/São Paulo, SP)
a) Qual é o assunto desses textos?
b) Você diria que foram escritos
a partir da leitura da mesma matéria? De que modo chegou a essa
conclusão?
c) As cartas argumentativas de leitor que você leu nesta
Unidade podem ser entendidas como uma forma
de comunicação e expressão de opiniões e posicionamentos. Quais outras
alternativas que todo e qualquer cidadão teria para expressar suas ideias de
forma democrática?
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B , C – Periodo 13 a 16/10
Atividades Matemática
Monte no plano cartesiano , gráficos de função do segundo grau.
Um crescente e um decrescente
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
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1º TB /Noturno
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINOj
LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas
E.JA 1º T.A e B |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Semana
de Estudos Intensivos: Introdução à Música |
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: Desenvolver
habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Música Som Altura Os sons podem ser classificados em sons agudos e
sons graves. Os sons graves, também chamados baixos, são sons
com maior comprimento de onda (pequena frequência). Os sons agudos, ou altos, tem um menor comprimento
de onda (maior frequência). Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes
ou fracos. Os sons fortes transportam uma maior quantidade de
energia que os fracos. Timbre: é esta propriedade do som que nos permite
distinguir uma fonte sonora de outra. Duração: representa simplesmente o tempo que
o som dura. Depois de termos analisados as quatro propriedades
do som, veremos agora os 3 elementos fundamentais da música, que são: Melodia: combinação de sons sucessivos com alturas
e valores diferentes, dando um certo sentido lógico musical. Harmonia: combinação de sons simultâneos e as
relações que eles estabelecem entre si. Também pode ser definida como a
ciência que estuda os acordes (sons simultâneos) e a maneira de
concatená-los. Ritmo: a maneira como os sons e silêncios são
organizados, produzindo a pulsação da música. Atividade: 1.Qual o conceito de música? 2.Qual o conceito de som? 3. O que são vibrações? 4. De as definições de sons graves e sons agudos. 5. O que é timbre? 6. O que é duração? 7. Quais são os 3 elementos fundamentais da
música? Defina-os.
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RECURSOS: Caderno
anotações e registro das atividades.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA
13/10 a 16/10
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Biologia/Profº Ismael
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 13/10/2020 a 16/10/2020.
E.E. Salim Farah
Maluf.
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1°Tb – Professor Ismael. Disciplina:
Biologia E-mail:
ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma pesquisa
de 25 linhas sobre, os Componentes de um Ecossistema. |
Tempo para realização: Uma semana. ( Duas
aulas de 45 minutos cada) |
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, os
Componentes de um Ecossistema.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO
ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE
PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Educação física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
1°TB noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 13/10/2020 a 16/10/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: faça a leitura dinâmica do grande pensador da tradição ocidental: Santo Agostinho (354-430). Santo Agostinho representa na tradição ocidental a primeira grande síntese entre filosofia grega, em especial o platonismo, e o cristianismo. Marcou profundamente o desenvolvimento da filosofia na Idade Média e influenciou também o pensamento filosófico do início da modernidade (séc. XVII). |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 13/10/2020 a 16/10/2020
Filosofia da Idade Média e a ética de santo Agostinho: A ética de santo Agostinho resulta de uma releitura das principais teorias éticas de origem grega e romana, destacando-se o estoicismo do filósofo romano Sêneca (4. a.C-65 d.C). Contudo, a finalidade de Agostinho se dá por conta dos escritos de Platão, porém, Agostinho marca seus próprios escritos baseados e discutidos à luz da doutrina cristã, que constitui o pano de fundo filosófico do seu pensamento. As principais questões éticas que santo Agostinho discute são, portanto, herdadas da tradição grega e tratadas com base nos ensinamentos do cristianismo.
O livre-arbítrio: A origem do livre-arbítrio
O diálogo sobre o livre-arbítrio (de libero arbítrio) foi escrito por santo Agostinho entre 388, logo após sua conversão, e 395, após retornar a Tagaste, sua cidade natal, no norte da África. A temática central é o problema do mal moral e da liberdade de escolha, o livre-arbítrio. Santo Agostinho rejeita o determinismo e defende a liberdade humana, resultado da vontade livre.
O pecado resultaria então da submissão às paixões, ou seja, o pecado para Agostinho é uma condição no qual o indivíduo obedece docilmente ao pecado – e este pecado resulta do livre-arbítrio. Agostinho discute com seu interlocutor Evódio a respeito: por que Deus nos teria dado a liberdade de pecar.
Trecho do livro:
Evódio: Explica-me, se possível, por que Deus concedeu ao homem o livre-arbítrio, uma vez que com certeza o homem não poderia pecar se não o tivesse recebido.
Agostinho: Então já tens certeza que Deus concedeu ao homem está dádiva, que segundo tua suposição não lhe deveria ter sido dada.
Evódio: É o que compreendi no livro anterior. Possuímos o livre-arbítrio e por isso pecamos.
Agostinho: Lembro-me também de termos chegado a essa conclusão. Mas agora pergunto o seguinte: como sabes que foi Deus que nos concedeu essa dádiva que certamente e por meio da qual pecamos?
Evódio: Creio que só pode ter sido, pois Ele nos criou e é Dele que recebemos a punição ou a recompensa que merecemos quando pecamos ou agimos bem.
Agostinho: se realmente é assim, a questão que propõe está resolvida. Se é verdade que o homem em si é bom, mas não poderia agir bem exceto por querer, seria preciso que tivesse vontade livre para que pudesse agir desse modo. De fato, não é porque o homem pode usar a vontade livre para pecar que se deve supor que Deus a concedeu para isso. Há, portanto, uma razão pela qual Deus deu ao homem está característica, pois sem ela não poderia viver e agir corretamente. Pode-se compreender, então que ela foi concedida ao homem para esse fim, considerando-se que se uns homens a usar para pecar recairão sobre ele as punições divinas. Ora, isso seria injusto se a vontade livre tivesse sido dada ao homem não apenas para agir corretamente, mas também para pecar. Entretanto, se o homem não fosse dotado de livre-arbítrio, não poderia existir esse bem que consiste na realização da justiça através da condenação dos pecados e da premiação da ação correta. A conduta de um homem não poderia ser caracterizada nem como correta nem como um pecado, não fosse pelo livre-arbítrio. Da mesma maneira, tanto a punição quanto a recompensa seriam injustas se o homem não tivesse o livre-arbítrio.
Questão reflexiva: leia o pequeno diálogo entre Agostinho e Evódio sobre a livre escolha, ou livre-arbítrio, assim Agostinho chega à conclusão de que, a livre escolha é uma dádiva, pois somente por ela que podemos corrigir-nos constantemente pela premiação ou pela punição. Em que sentido se pode entender que Deus deu aos homens a liberdade de pecar?
Indicação de filme baseado no livre-arbítrio: o Show de Truman (1998) Peter Weir: Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e transmitidos para todo o mundo.
Indicação de filme baseado no livre-arbítrio: Quero ser John Malkovich (1999) Spike Jonze: Craig (John Cusack) descobre algo que pode deixá-lo milionário: um portal no andar sete e meio do prédio onde trabalha que o leva diretamente à mente do famoso ator John Malkovich, possibilitando quem o fizer sentir tudo o que o ator faz. Estreia de Charlie Kaufman como roteirista, em um bizarro, esquisito e divertido roteiro – indicado ao Oscar.
Sociologia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Sociologia.
1º Bimestre
1TB
Inserção em grupos sociais
Semana 13 a 16 outubro
· Ler o texto disponível no link:
· Link: https://www.todamateria.com.br/processo-de-socializacao/
· Faça um breve resumo
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
· Entregar até 30 de outubro
Física/Profº Ismael
E.E. Salim Farah
Maluf.
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1° Ta, Tb – Professor
Ismael. Disciplina: Física. E-mail:
ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma atividade
de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.
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Tempo para realização: Uma semana ( Duas
aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 13/10/2020 a 16/10/2020.
Realize uma atividade de três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO
ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Química/Profº Ismael
E.E. Salim Farah
Maluf.
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1° Ta, Tb – Professor
Ismael. Disciplina: Química E-mail:
ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma atividade
com três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, A Transformação
de Energia. |
Tempo para realização: Uma semana ( Duas
aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 13/10/2020 a 16/10/2020.
Atividade
Realize uma atividade de três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO
ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Geografia/ProfºEdivaldo
Atividade do professor Edivaldo de geografia para os alunos dos 1º anos E, F e Termo A, B. Da semana de estudos intensivos que vai da semana de 13 a 16/10/20
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
Atividades dos conteúdos trabalhados no 3º Bimestre:
1ª questão: A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
a) ( ) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
b) ( ) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
c) ( ) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água baixa.
d) ( ) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
e) ( ) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.
2ª questão: Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica do mundo, compreendendo porções dos territórios do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Possui grande potencial de navegação, e seus rios principais são: Huallaga, Napo, Xingu, Negro, entre tantos outros.
Essas características são da bacia hidrográfica:
a) ( ) São Francisco b) ( ) Tocantins-Araguaia c) ( ) Parnaíba
d) ( ) Amazônica e) ( ) Paraná
3ª questão: Assinale a alternativa que indica as formas de relevo onde predominam os processos de erosão em detrimento do acúmulo da sedimentação:
a) ( ) Montanhas e planaltos b) ( ) Planícies e depressões c) ( ) Planícies e planaltos
d) ( ) Montanhas e planícies e) ( ) Planaltos e depressões
4ª questão: Área localizada entre as serras do Mar e Mantiqueira. Ocupada por extensos cafezais no século passado, atualmente se caracteriza por atividades pecuárias e grande desenvolvimento urbano industrial. O texto se refere ao Vale do Rio
a) ( ) Ribeira. b) ( ) Paranapanema. c) ( ) Paraíba do Sul.
d) ( ) Piracicaba. e) ( ) Jundiaí.
5ª questão: Relacione as duas colunas a seguir, designando os agentes endógenos e exógenos de transformação do relevo.
Coluna 01
(1) Agentes Endógenos
(2) Agentes Exógenos
Coluna 02
a. ( ) Vulcanismo b. ( ) Ventos c. ( ) Tectonismo
d. ( ) Terremotos e. ( ) Pluviosidade f. ( ) Geleiras
6ª questão: “As formas de relevo sofrem intenso desgaste à medida que a água, o gelo, o vento e os seres vivos atuam sobre o terreno. Esses agentes causam erosão nas partes mais elevadas e transportam os detritos, acumulando-os nas porções mais baixas da crosta terrestre”.
(VESSENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.186).
Os processos acima mencionados no texto são conhecidos, respectivamente, por:
a) ( ) desgaste e deposição. b) ( ) lixiviação e assoreamento. c) ( ) diagênese e diaposição.
d) ( ) transposição e acumulação. e) ( ) deslizamento e retenção.
7ª questão: Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.
(1) Agentes Endógenos
(2) Agentes Exógenos | ( ) Vulcanismo ( ) Intemperismo ( ) Lixiviação ( ) Tectonismo ( ) Processos erosivos |
A alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é:
a) ( ) 1-2-2-2-1 b) ( ) 1-1-2-2-2 c) ( ) 1-2-2-1-2
d) ( ) 2-2-1-1-1 e) ( ) 2-1-2-1-1
8ª questão: Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.
Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.
a) ( ) Movimento tectônico. b) ( ) Epirogênese. c) ( ) Vulcanismo.
d) ( ) Desmoronamento. e) ( ) Erosão.
9ª questão: Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.
a) ( ) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.
b) ( ) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.
c) ( ) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.
d) ( ) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.
e) ( ) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.
10ª questão: O intemperismo é um tipo de agente de transformação de relevo caracterizado por atuar através de processos químicos, físicos e biológicos, transformando as rochas. O tipo de rocha formada pela ação do intemperismo é a:
a) ( ) ígnea b) ( ) sedimentar c) ( ) granítica d) ( ) metamórfica e) ( ) intrusiva
História/ProfºAlason
MOMENTO DE APRENDER
História
Nome do Professor: Alason Santos Silva
Disciplina: História
Turma envolvida: 1ºTB
Atividade e Conteúdo
Título: As Primeiras Cidades( parte 2)
Objetivo:
Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber
Explicação do Professor:
A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo
Atividade do Aluno (Tarefa):
Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:
O que foi o código de hamurabi?
Como surgiu a escrita?
Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola
prof2012alason@gmail.com
Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 2
Período da realização da atividade: 12/10/2020 a 16/10/2020
Inglês/ProfºRene
E.E. SALIM FARAH
MALUF
SEMANA DE 13/10/2020
A 16/10/2020
PROFESSOR RENÊ
CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA
8ª ATIVIDADE DO 1º
BIMESTRE
1º TB - EJA - NOTURNO
Exercício:
Presente Simples em inglês Verbo To Be
Complete
as sentenças em inglês com a forma correta do verbo to be no Presente Simples: am, is ou are.
1.
My name__________Miguel.
(Meu
nome é Miguel)
2.
I__________ brazilian.
(Eu
sou brasileiro)
3.
My parents__________americans.
(Meus
pais são americanos.)
4.
My mother__________an
accountant.
(Minha mãe é contadora.)
5.
I have one brother, he__________11 years old.
(Eu
tenho um irmão, ele tem 11 anos.)
6.
We__________playing with our friends, Helena and Beto.
(Nós estamos jogando com nossos amigos, Helena e
Beto.)
7.
I__________happy today.
(Eu estou feliz hoje.)
8.
My grandparents__________coming to see me.
(Meus avós estão vindo me ver.)
A explicação do (verbo to be) está abrangido na vídeo aula 》》》 Clique aqui 《《《
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Língua Portuguesa/ProfºSandra
E. E.
Salim Farah Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 1º
Termo B
Matéria
de Português
1º
Bimestre.
Atividade
do período 13 e 14/10 Duração de 45 minutos cada aula.
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.
Pesquise a origem da Língua Portuguesa.
Habilidades:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B – Periodo 13 a 16/10
Atividades Matemática
Monte no plano cartesiano , gráficos de função do segundo grau.
Um crescente e um decrescente
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
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