Atividade da semana de 13 a 16 de outubro 2020
5ºAno A ( Anos Iniciais )
Professor: João Bina
ROTEIRO DE ATIVIDADES
5 ANO A da semana de 12 a 16 de outubro de 2020
Professor João Bina de Almeida
ENVIO DE ATIVIDADES e contato: whatsapp 96303 1446 almeidabina@htmail.com FACEBOOK DA
ESCOLA-https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600 /
http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
Segunda feira 12 /10 /2020
Feriado nacional das crianças
------------------------------------------
Terça feira 13/10/2020
1ª aula - Momento de leitura Trem de Ferro :( Manuel Bandeira) Escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
2ª aula - Ler e escrever projeto Mata Atlântica continuação
atividade 3 C deverão reler o infográfico PÁG.171 Á 173 e responda as perguntas no caderno
responda no seu caderno
A - Localize, no
texto, o trecho que define hotspot e copie no caderno.
B- No infográfico que você pesquisou, constam os dez
hotspots mais críticos do planeta? Qual deles se encontra no Brasil?
C- Qual é o hotspot que tem mais espécies endêmicas
ameaçadas de extinção?
D- No infográfico, identifique a principal ameaça que
assola os biomas.
Habilidade - EF05LP22- Ler e compreender textos do campo
das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de
divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos
estudantes, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o
estilo do gênero.
3ª aula - Pratica de produção de texto : Com
suas palavras escreva a importância de
cuidar do meio ambiente.
Habilidade - EF15LP05C- Produzir textos de diferentes
gêneros textuais, considerando a situação comunicativa.
,
4- aula – EMAI 17.1
pagina 16 resolva os problemas antes de resolver faça a leitura do problema
e resolva faça as contas.
Habilidade - EF05MA12- Resolver situações-problema
que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para
associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de
ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
5ª aula atividades diversificada dia das crianças via grupo
sala whatsapp.
Quarta feira 14/10/2020
1ª aula-educação
física
2ª -Momento de
leitura A Língua do NHEM: (Cecilia Meireles) Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura
diária e autor.
3ª aula - aula Aprender sempre
matemática sequencia 5 pagina 29
atividade 2 complete a tabela levando em
conta que são necessário para 2
rodas para uma moto,4 rodas para 1skate,6 rodas para um caminhão,3 rodas para 1
patinete.
Habilidade- 5N2.2 Resolver problemas de multiplicação ou de
divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados de
formação, de grupos iguais (incluindo repartição equitativa e medida), proporcionalidade
ou disposição retangular
4- aula- EMAI 17.2
pagina 17-resolva a situação problema ,
no caderno faça as contas ou como
solucionou os problemas
Habilidade- EF05MA12- Resolver situações-problema que
envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para
associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de
ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas , entre outros.
5ª aula
Atividade diversificada dia das crianças via grupo sala
whatsapp.
-------------------------------
Quinta feira 15/10/2020
1ª aula educação física
2ª aula - Momento de leitura Não me Deixe: (Gonçalves dias
Escrever no caderno o cabeçalho, colocando
data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.)
3ª aula - Ler e escrever projeto Mata Atlântica
atividade 3 D Transformar textos
anteriores num pequeno texto informativo .
Habilidade-EF05LP09- Ler e compreender resumos, mapas
conceituais, relatórios, entre outros textos do campo das práticas de estudo e
pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura
composicional e o estilo do gênero. EF35LP01-
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia
efluência, gêneros textuais variados.EF35LP05- Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
4ª aula-EMAI 17.3 pagina18,19 Resolver os problemas e os
cálculos use suas estratégias de calculo(atividade
complementar livro Buriti matemática pág. 216)
Habilidade-EF05MA08- Resolver e elaborar situações-
problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números
racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e
divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como
cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
5-Atividade diversificada
----------------------------------
Sexta feira
16/10/2020
1ª aula - Momento de leitura Canção do Exilio: ( Gonçalves
dias) Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária e autor.
2 aula
- ler e escrever projeto Mata Atlântica atividade 3 E leia o texto Mata Atlântica da Beleza à
devastação página175 e elabore um resumo que contenha :
• Desde quando a Mata Atlântica vem sendo devastada, por
quem e como;
• Manifestações históricas que demonstraram preocupações
com o meio ambiente;
• Extensão da Mata Atlântica original e atual;
• Motivos que têm provocado o desmatamento.
3ª aula –
EMAI 17.4
pagina 20 Resolva situação problema sobre medidas de comprimento explorando a
unidade de medida metro .
Habilidade - EF05MA19- Resolver e elaborar
situações-problema envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento,
massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas
como o metro quadrado e o centímetro quadrado, recorrendo a transformações adequadas
entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
4ª aula-
Aprender sempre sequencia 5 atividade 3 pagina 31-resolva os
problemas não esqueça de fazer as contas ,ou registrar sua estratégia de
calculo.
5ª aula artes
Disciplina :Arte
Professora:Flávia
Atividade de estudo online
Professora:
Flávia Lima
Disciplina:
Artes
Ano/Series: 5º
A e B anos iniciais.
Objetivos: Interpretar e
reproduzir imagens
Duração: 2
aulas.
Orientação
para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.
Com a ajuda dos pais ou resposável faça uma pesquisa sobre piadas,
escolha uma passe para o caderno e, faça uma ilustração sobre a piada escolhida
usando o caderno de desenho ou caderno normal da sala.
Disciplina: Educação Física
Professor:Donizeti
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 5º ANOS A / B |
ATIVIDADES SEMANA 13/10 Á 16/10/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Semana das Crianças! Parabéns a todos !!!! Peça ajuda aos seus pais, para fazer essa atividade. Vamos lá, quais são as brincadeiras que você conhece, que nós fazemos uma roda? Existem várias!!! Escreva o nome delas no seu caderno, poder ser um desenho também. |
2ª AULA (50 minutos) Chame sua família para brincar com você, esse jogo precisa ter muita atenção e concentração. O nome do jogo é ´Jogo da velha ‘
|
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis colorido e papel, caderno. Assistir as aulas no CMSP. |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala. |
----------------------------------------------------------------
5ºAno B ( Anos Iniciais )
Professora: Rosangela
Roteiro
de Atividades – 5º ano B
Professora
Rosângela
Semana
de 13 à 16 de outubro de 2020
13/10 – Terça –feira
1ª aula: Português
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
No
livro Ler e Escrever volume II, Unidade 4:
Sequência
Didática: Conhecendo algumas histórias da Cultura Afro-brasileira.
Atividade
1.
Nessa
atividade vamos aprender um pouco sobre contos africanos. Acompanhe a leitura
do texto OXÓSSI, lido pelo professor nas págs.
197 à 199.
Habilidade:
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do
professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas,
acumulativos, de assombração, entre outros).
(EF05LP10)
Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário,
que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos
constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens,
narrador e a construção do discurso indireto e do discurso direto.
2ª aula: Português
No
livro Ler e Escrever volume II, Unidade 4:
Sequência
Didática: Conhecendo algumas histórias da Cultura Afro-brasileira.
Atividade
1.
Após a leitura
da professora, em seu caderno faça o cabeçalho e responda as seguintes
perguntas:
1)
O que você sabe sobre os contos africanos? Já
leram algum?
2)
Considerando o título “OXÓSSI” do que você
acha que esse conto trata?
3)
O que acontece na história?
4)
Quais personagens aparecem no conto?
Habilidade:(
EF35LP26 ) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo
artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens,
observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo,
espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e do discurso
direto.
(EF35LP01) Ler
e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, gêneros textuais variados.
3ª aula: Matemática
Livro
EMAI (volume II) Sequência 17
Atividade 17.2.
Vamos
pensar um pouco...
As
lojas e supermercados realizam promoções? Com que finalidade?
- Vocês
já viram promoções em supermercados?
- Que
tipo de promoção?
Responda
no caderno e tire foto e envie para a professora.
Nessa
atividade temos a tabela de ofertas de margaridas na pág.17, dividido em três colunas, tamanhos, preço e promoção metade
do preço, agora você precisa descobrir qual é a metade do preço de cada tamanho
das ofertas das margaridas? E preencha a tabela.
Na sequência
observe o cartaz na mesma pág.17, e
responda quanto Silvana deve pagar por 6 sabonetes?
Habilidade: (EF05MA12) Resolver situações-problema que envolvam variação de
proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um
produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas,
ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
4ª aula: Matemática
Atividade 17.3
- Quem já
ajudou a mãe ou um adulto a fazer a conta do gasto do supermercado? Se nunca
ajudou, pergunte quanto custa o valor do arroz, do feijão, do açúcar, do leite,
do macarrão, do café e anote no caderno cada um, depois some e veja o total.
- Agora faça a leitura da situação-problema e observe se o cálculo que Silvana fez está correto?
E a forma que o Sr. Micael fez no papel para
mostrar a filha, como você explicaria esse procedimento na pág. 18. , em seguida calcule as multiplicações do seu jeito da pág. 19.
(EF05MA08)
Resolver e elaborar situações- problema de multiplicação e divisão
envolvendo
números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita
(com
multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando
estratégias
diversas, como
cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
● (EF05MA07)
Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com
números
naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita,
utilizando
estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
5ª aula:
Artes
14/09 – Quarta-feira
1ª aula: Ciências
Leitura:
pelo professor textos literários diversos.
Livro
utilizado Buriti de Ciências.
Nessa atividade será estudado o ciclo da água.Observem na imagem, a representação de reservas subterrâneas de água, e percebam que a água também pode ser encontrada no subsolo, em rochas subterrâneas que possuem pequenos espaços nos quais a água se acumula. E que essas rochas são chamadas de aquíferos. Após respondas as questões no link a seguir. https://forms.gle/eqQhS55ZqDyfde6d7
Habilidade:EF05CIO2- Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado
físico de água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na
agricultura, no clima, na geração de energia, no provimento de água potável e
no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
2ª aula: Geografia
Livro Utilizado livro Buriti
Objetivo dessa atividade é reconhecer a modernização das atividades econômicas e perceber a evolução dos meios de comunicação e identificar a evolução tecnológica dos meios de transporte.
Habilidades: EF05GE05-Identificar e comparar as mudanças dos tipos de
trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio
e nos serviços.
EF05GE06: Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e
de comunicação.
EF05GE07: Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção
industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.
Segue
link para as responder as questões: https://forms.gle/yxkPWoMBDernwPww8
Segue o link: https://forms.gle/ZAn9YQC3Cd69Y9fW6 para responder as questões sobre o tema.
Habilidade:(EF05HI03):Analisar o papel das culturas e das religiões na
composição identitária dos povos antigos.
4ªaula.
e 5 ª aula
Reforço de
Língua Portuguesa
Livro Aprender
Sempre volume II
Nessa
atividade analise e identifique, os efeitos de humor contidos na tirinha da pág. 73. Em seguida anote no caderno a
situação de cada cena. E crie uma tirinha divertida no seu caderno.
Habilidade:(EF35LP22)
Reconhecer o uso de diálogos em textos do campo artístico-literário (contos,
crônicas, fábulas), observando os efeitos de sentido de verbos de dizer (disse,
falou, perguntou) e de variedades lingüísticas no discurso direto (fala dos
personagens).
15/09 – Quirta-feira
1ª aula: Reforço de Língua Portuguesa livro
Aprender Sempre
Leitura: pelo professor textos literários diversos.
Bloco 2-
Sequência Didática páginas 74 à 77
Leitura de
Textos da Esfera Literária, 1ª Atividade- Leitura compartilhada com seus
familiares do conto- “O BAILE DO CAIXEIRO VIAJANTE”.
Nessa
atividade, aproveite para reunir a família e faça a leitura compartilhada
observando cada detalhe do texto, e discuta sobre quem conta a história?
2ª e 3 aula: Reforço de Língua Portuguesa
livro Aprender Sempre
Bloco 2-
Sequência Didática páginas 74 à 77
Leitura de
Textos da Esfera Literária, 1ª Atividade- Leitura compartilhada com seus
familiares do conto- “O BAILE DO CAIXEIRO VIAJANTE”.
Após a leitura,
observe quem está falando no texto?
Como o autor
iniciou o conto?
Onde a
história se passa, em que local?
Quem participa
da história?
E quem conta a
história?
Observe se tem
algum personagem que narra e participa da história como primeira pessoa, ou
alguém que não está dentro da história como em terceira pessoa?
A história tem
um fato que causa um conflito, uma complicação, uma situação a ser resolvida?
Se tem um
conflito, ele precisa ser resolvido?
Temos a
resolução do conflito que encaminha para o final?
Como terminou
o conto?
Habilidade:(EF35LP04)
Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
(EF35LP05)
Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos
de diferentes gêneros.
4ª aula: Educação Física
5ª aula: Reforço de Matemática livro Aprender
Sempre
Na pág. 19
desenhe na malha quadriculada a figura 2 da pág. 18 usando o dobro da medida de
seus lados, use régua .
(EF05MA19)
Resolver e elaborar situações-problema envolvendo medidas de diferentes
grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade e área,
reconhecendo e utilizando medidas como o metro quadrado e o centímetro
quadrado, recorrendo a transformações adequadas entre as unidades mais usuais
em contextos socioculturais.
16/10- sexta-feira
1ªaula Reforço de Matemática livro Aprender
Sempre
Sequência 3,
apresentação da Atividade 1, resolver problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, massa, tempo e
capacidade) em que haja conversões no campo aditivo, explorando números
racionais em um contexto que envolve
grandeza e massa. Na pág. 20/21. Arme a conta vírgula em baixo de vírgula e
efetue o cálculo.
(EF02MA16) Estimar, medir e comparar
comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando
unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e
milímetro) e instrumentos adequados.
2ªaula e 3 aula Reforço de Matemática livro
Aprender Sempre
Agora nas
páginas 22/23 vamos estudar quilogramas, nessas atividades vocês deverão
resolver algumas situações-problemas em que o foco são unidades de comprimento.
O que vocês
sabe sobre unidades de comprimento?
O que
significa isso? Pesquise e responda em seu caderno antes de fazer essas
atividades.
Habilidades:
(EF02MA17) Estimar, medir, comparar e registrar capacidade e massa, utilizando
estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas
(litro, mililitro, grama e quilograma).
4ª aula Arte
5ªaula: Recreação de Língua Portuguesa
Vamos agora colorir, pintar , relaxar e brincar,
curtir o momento de
ser criança.
Disciplina :Arte
Professora:Flávia
Atividade de estudo online
Professora:
Flávia Lima
Disciplina:
Artes
Ano/Series: 5º
A e B anos iniciais.
Objetivos: Interpretar e
reproduzir imagens
Duração: 2
aulas.
Orientação
para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.
Com a ajuda dos pais ou resposável faça uma pesquisa sobre piadas,
escolha uma passe para o caderno e, faça uma ilustração sobre a piada escolhida
usando o caderno de desenho ou caderno normal da sala.
Disciplina: Educação Física
Professor:Donizeti
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 5º ANOS A / B |
ATIVIDADES SEMANA 13/10 Á 16/10/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Semana das Crianças! Parabéns a todos !!!! Peça ajuda aos seus pais, para fazer essa atividade. Vamos lá, quais são as brincadeiras que você conhece, que nós fazemos uma roda? Existem várias!!! Escreva o nome delas no seu caderno, poder ser um desenho também. |
2ª AULA (50 minutos) Chame sua família para brincar com você, esse jogo precisa ter muita atenção e concentração. O nome do jogo é ´Jogo da velha ‘
|
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis colorido e papel, caderno. Assistir as aulas no CMSP. |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário