terça-feira, 13 de outubro de 2020

5ºAnos iniciais semana de 13 a 16 de outubro de 2020

  Atividade da semana de 13  a 16 de outubro 2020

5ºAno A ( Anos Iniciais )

Professor:  João Bina


ROTEIRO DE ATIVIDADES  5 ANO A  da semana  de 12 a 16 de outubro de 2020

Professor João Bina de Almeida

ENVIO DE ATIVIDADES e contato: whatsapp 96303 1446   almeidabina@htmail.com  FACEBOOK DA  ESCOLA-https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600 / http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

Segunda feira 12 /10 /2020

Feriado nacional das crianças

------------------------------------------

Terça feira 13/10/2020

1ª aula - Momento de leitura  Trem de Ferro :( Manuel  Bandeira) Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

2ª aula - Ler e escrever projeto Mata Atlântica continuação atividade 3  C  deverão reler o infográfico PÁG.171  Á 173 e responda as perguntas no caderno responda no seu caderno

 A - Localize, no texto, o trecho que define hotspot e copie no caderno.

B- No infográfico que você pesquisou, constam os dez hotspots mais críticos do planeta? Qual deles se encontra no Brasil?

C- Qual é o hotspot que tem mais espécies endêmicas ameaçadas de extinção?

D- No infográfico, identifique a principal ameaça que assola os biomas.

Habilidade - EF05LP22- Ler e compreender textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

3ª aula - Pratica de produção de texto  :    Com suas palavras  escreva a importância de cuidar do meio ambiente.

Habilidade - EF15LP05C- Produzir textos de diferentes gêneros textuais, considerando a situação comunicativa.

,

  4- aula – EMAI  17.1  pagina  16  resolva os problemas  antes de resolver faça a leitura do problema e resolva faça as contas.

  Habilidade - EF05MA12- Resolver situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

5ª aula atividades diversificada dia das crianças via grupo sala  whatsapp.

 

 

 

Quarta feira 14/10/2020

1ª aula-educação  física

2ª  -Momento de leitura A Língua do NHEM: (Cecilia Meireles) Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

3ª aula - aula Aprender sempre matemática  sequencia 5 pagina 29 atividade 2 complete a tabela levando em   conta  que são necessário para 2 rodas para uma moto,4 rodas para 1skate,6 rodas para um caminhão,3 rodas para 1 patinete.

Habilidade- 5N2.2 Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados de formação, de grupos iguais (incluindo repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou disposição retangular 

4- aula- EMAI  17.2 pagina 17-resolva a situação problema  , no caderno  faça as contas  ou como  solucionou os  problemas

Habilidade- EF05MA12- Resolver situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas , entre outros.

 5ª aula

Atividade diversificada dia das crianças via grupo sala  whatsapp.

-------------------------------

Quinta feira 15/10/2020

1ª aula educação física

2ª aula - Momento de leitura Não me Deixe: (Gonçalves dias Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome do professor, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.)

3ª aula - Ler e escrever projeto Mata Atlântica atividade  3 D Transformar textos anteriores num pequeno texto informativo .

Habilidade-EF05LP09- Ler e compreender resumos, mapas conceituais, relatórios, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero. EF35LP01- Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia efluência, gêneros textuais variados.EF35LP05- Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

  4ª aula-EMAI  17.3 pagina18,19 Resolver os problemas e os cálculos use  suas estratégias de calculo(atividade complementar  livro  Buriti matemática pág. 216)

Habilidade-EF05MA08- Resolver e elaborar situações- problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

5-Atividade diversificada

----------------------------------

Sexta feira  16/10/2020

1ª aula - Momento de leitura Canção do Exilio: ( Gonçalves dias) Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

2 aula

- ler e escrever projeto Mata Atlântica atividade 3  E leia o texto Mata Atlântica da Beleza à devastação página175 e elabore um resumo que contenha :

• Desde quando a Mata Atlântica vem sendo devastada, por quem e como;

• Manifestações históricas que demonstraram preocupações com o meio ambiente;

• Extensão da Mata Atlântica original e atual;

• Motivos que têm provocado o desmatamento.

 3ª aula –

 EMAI  17.4 pagina 20 Resolva situação problema  sobre medidas de comprimento explorando a unidade de medida metro .

Habilidade - EF05MA19- Resolver e elaborar situações-problema envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas como o metro quadrado e o centímetro quadrado, recorrendo a transformações adequadas entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

4ª aula-

 Aprender sempre  sequencia 5 atividade 3 pagina 31-resolva os problemas não esqueça de fazer as contas ,ou registrar sua estratégia de calculo.

5ª aula  artes

 

 


Disciplina :Arte

Professora:Flávia 

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º A  e B anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha  para fazer a atividade escolhida.

 

Com a ajuda dos pais ou resposável faça uma pesquisa sobre piadas, escolha uma passe para o caderno e, faça uma ilustração sobre a piada escolhida usando o caderno de desenho ou caderno normal da sala.

Disciplina: Educação Física

Professor:Donizeti

           EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 5º ANOS  A  /  B  

 

                    ATIVIDADES   SEMANA    13/10   Á  16/10/2020

1ª AULA (50 minutos)

Semana das Crianças! Parabéns a todos !!!!

Peça ajuda aos seus pais, para fazer essa atividade. Vamos lá, quais são as brincadeiras que você conhece, que nós fazemos uma roda? Existem várias!!! Escreva o nome delas no seu caderno, poder ser um desenho também.

                

2ª AULA (50 minutos)

Chame sua família para brincar com você, esse jogo precisa ter muita atenção e concentração. O nome do jogo é ´Jogo da velha ‘

 





 

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis colorido e papel, caderno.

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

----------------------------------------------------------------

5ºAno B ( Anos Iniciais )

Professora:  Rosangela

Roteiro de Atividades – 5º ano B

Professora Rosângela

Semana de 13 à 16 de outubro de 2020

13/10 – Terça –feira

1ª aula: Português

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

No livro Ler e Escrever volume II, Unidade 4:

Sequência Didática: Conhecendo algumas histórias da Cultura Afro-brasileira.

Atividade 1.

Nessa atividade vamos aprender um pouco sobre contos africanos. Acompanhe a leitura do texto OXÓSSI, lido pelo professor nas págs. 197 à 199.

Habilidade: (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).

(EF05LP10) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e do discurso direto.

2ª aula: Português

No livro Ler e Escrever volume II, Unidade 4:

Sequência Didática: Conhecendo algumas histórias da Cultura Afro-brasileira.

Atividade 1.

Após a leitura da professora, em seu caderno faça o cabeçalho e responda as seguintes perguntas:

1)    O que você sabe sobre os contos africanos? Já leram algum?

2)    Considerando o título “OXÓSSI” do que você acha que esse conto trata?

3)    O que acontece na história?

4)    Quais personagens aparecem no conto?

 

Habilidade:( EF35LP26 ) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e do discurso direto.

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados.

 

3ª aula: Matemática

Livro EMAI (volume II) Sequência 17

Atividade 17.2. 



Vamos pensar um pouco...

As lojas e supermercados realizam promoções? Com que finalidade?

- Vocês já viram promoções em supermercados?

- Que tipo de promoção?

Responda no caderno e tire foto e envie para a professora.

Nessa atividade temos a tabela de ofertas de margaridas na pág.17, dividido em três colunas, tamanhos, preço e promoção metade do preço, agora você precisa descobrir qual é a metade do preço de cada tamanho das ofertas das margaridas? E preencha a tabela.

Na sequência observe o cartaz na mesma pág.17, e responda quanto Silvana deve pagar por 6 sabonetes?

 

Habilidade: (EF05MA12) Resolver situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

 

4ª aula: Matemática

 

Atividade 17.3

 

- Quem já ajudou a mãe ou um adulto a fazer a conta do gasto do supermercado? Se nunca ajudou, pergunte quanto custa o valor do arroz, do feijão, do açúcar, do leite, do macarrão, do café e anote no caderno cada um, depois some e veja o total.

 

- Agora faça a leitura da situação-problema e observe se o cálculo que Silvana fez está correto? 






 E a forma que o Sr. Micael fez no papel para mostrar a filha, como você explicaria esse procedimento na pág. 18. , em seguida calcule as multiplicações do seu jeito da pág. 19.

 

(EF05MA08) Resolver e elaborar situações- problema de multiplicação e divisão

envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita

(com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias

diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 

● (EF05MA07) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com

números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita,

utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 

5ª aula: Artes


14/09 – Quarta-feira

 

1ª aula: Ciências

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

Livro utilizado Buriti de Ciências.

Nessa atividade será estudado o ciclo da água.Observem na imagem, a representação de reservas subterrâneas de água, e percebam que a água também pode ser encontrada  no subsolo, em rochas subterrâneas que possuem pequenos espaços nos quais a água se acumula. E que essas rochas são chamadas de aquíferos. Após respondas as questões no link a seguir. https://forms.gle/eqQhS55ZqDyfde6d7





Habilidade:EF05CIO2- Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico de água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

 

2ª aula: Geografia

Livro Utilizado livro Buriti

Objetivo dessa atividade é reconhecer  a modernização das atividades econômicas e perceber a evolução dos meios de comunicação e identificar a evolução tecnológica dos meios de transporte.





Habilidades: EF05GE05-Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.

EF05GE06: Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.

EF05GE07: Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

Segue link para as responder as questões: https://forms.gle/yxkPWoMBDernwPww8






Segue o link: https://forms.gle/ZAn9YQC3Cd69Y9fW6 para responder as questões sobre o tema.
Habilidade:(EF05HI03):Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

 

4ªaula.  e 5 ª aula

Reforço de Língua Portuguesa

Livro Aprender Sempre volume II

Nessa atividade analise e identifique, os efeitos de humor contidos na tirinha da pág. 73. Em seguida anote no caderno a situação de cada cena. E crie uma tirinha divertida no seu caderno.

Habilidade:(EF35LP22) Reconhecer o uso de diálogos em textos do campo artístico-literário (contos, crônicas, fábulas), observando os efeitos de sentido de verbos de dizer (disse, falou, perguntou) e de variedades lingüísticas no discurso direto (fala dos personagens).

15/09 – Quirta-feira

 

1ª aula: Reforço de Língua Portuguesa livro Aprender Sempre

Leitura: pelo professor textos literários diversos.

Bloco 2- Sequência Didática páginas 74 à 77

Leitura de Textos da Esfera Literária, 1ª Atividade- Leitura compartilhada com seus familiares do conto- “O BAILE DO CAIXEIRO VIAJANTE”.

Nessa atividade, aproveite para reunir a família e faça a leitura compartilhada observando cada detalhe do texto, e discuta sobre quem conta a história?

 

2ª e 3 aula: Reforço de Língua Portuguesa livro Aprender Sempre

Bloco 2- Sequência Didática páginas 74 à 77

Leitura de Textos da Esfera Literária, 1ª Atividade- Leitura compartilhada com seus familiares do conto- “O BAILE DO CAIXEIRO VIAJANTE”.

 

Após a leitura, observe quem está falando no texto?

Como o autor iniciou o conto?

Onde a história se passa, em que local?

Quem participa da história?

E quem conta a história?

Observe se tem algum personagem que narra e participa da história como primeira pessoa, ou alguém que não está dentro da história como em terceira pessoa?

A história tem um fato que causa um conflito, uma complicação, uma situação a ser resolvida?

Se tem um conflito, ele precisa ser resolvido?

Temos a resolução do conflito que encaminha para o final?

Como terminou o conto?

Habilidade:(EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes  gêneros.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

4ª aula: Educação Física

5ª aula: Reforço de Matemática livro Aprender Sempre

Na pág. 19 desenhe na malha quadriculada a figura 2 da pág. 18 usando o dobro da medida de seus lados, use régua .

 

(EF05MA19) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas como o metro quadrado e o centímetro quadrado, recorrendo a transformações adequadas entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

 

 

16/10- sexta-feira

1ªaula Reforço de Matemática livro Aprender Sempre

Sequência 3, apresentação da Atividade 1, resolver problemas que envolvam medidas  de grandezas (comprimento, massa, tempo e capacidade) em que haja conversões no campo aditivo, explorando números racionais em um contexto que envolve  grandeza e massa. Na pág. 20/21.  Arme a conta vírgula em baixo de vírgula e efetue o cálculo.

(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

2ªaula e 3 aula Reforço de Matemática livro Aprender Sempre

Agora nas páginas 22/23 vamos estudar quilogramas, nessas atividades vocês deverão resolver algumas situações-problemas em que o foco são unidades de comprimento.

O que vocês sabe sobre unidades de comprimento?

O que significa isso? Pesquise e responda em seu caderno antes de fazer essas atividades.

Habilidades: (EF02MA17) Estimar, medir, comparar e registrar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).

 4ª aula Arte

5ªaula: Recreação de Língua Portuguesa

Vamos agora colorir, pintar , relaxar e brincar, curtir o momento de ser criança.






Disciplina :Arte

Professora:Flávia

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º A  e B anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir imagens

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha  para fazer a atividade escolhida.

 

Com a ajuda dos pais ou resposável faça uma pesquisa sobre piadas, escolha uma passe para o caderno e, faça uma ilustração sobre a piada escolhida usando o caderno de desenho ou caderno normal da sala.

Disciplina: Educação Física

Professor:Donizeti

           EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 5º ANOS  A  /  B  

 

                    ATIVIDADES   SEMANA    13/10   Á  16/10/2020

1ª AULA (50 minutos)

Semana das Crianças! Parabéns a todos !!!!

Peça ajuda aos seus pais, para fazer essa atividade. Vamos lá, quais são as brincadeiras que você conhece, que nós fazemos uma roda? Existem várias!!! Escreva o nome delas no seu caderno, poder ser um desenho também.

                

2ª AULA (50 minutos)

Chame sua família para brincar com você, esse jogo precisa ter muita atenção e concentração. O nome do jogo é ´Jogo da velha ‘

 





 

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis colorido e papel, caderno.

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.



Nenhum comentário:

Postar um comentário